Pazes feitas? O adversário era extremamente frágil e foi o jogo ideal para Portugal recuperar confiança, tanto dentro como fora de campo, onde muitos já começavam a duvidar. A equipa lusa voltou a começar com um golo madrugador, mas desta vez não tirou o pé e fez logo o 2-0, e apesar de ter tido um mau período após a pausa para hidratação, rapidamente recuperou o controlo do jogo e chegou à goleada com relativa tranquilidade. A entrada de João Félix no onze acabou por ser fundamental para a melhoria do nível de jogo, com o avançado a produzir grandes combinações com Nuno Mendes e a ter grande influência em todo o jogo ofensivo da seleção. O lateral do PSG, que foi o melhor em campo, marcou de livre e fez um jogaço, muito mais subido no terreno e a participar nos melhores lances de ataque. Também Ronaldo subiu o nível, apontando dois golos ao seu estilo e mostrado momentos raros de ‘team player’, inclusive com lances estudados em bolas paradas, sendo que com outro acerto até podia ter marcado mais (desperdiçou 2/3 chances claras). De resto, boas exibições também de João Cancelo e da dupla de centrais, com Pedro Neto a ser o jogador que destoou. Já o Uzbequistão mostrou poucas armas para contrariar a superioridade portuguesa e cedo se percebeu que a dúvida seria por quantos iam perder.
Portugal 5-0 Uzbequistão (Ronaldo 6′ e 39′, Nuno Mendes 17′, Nematov p.b. 60 e Rafael Leão 87′)
Portugal conseguiu a primeira vitória no Mundial’2026 ao golear o Uzbequistão por 5-0 e ficou com o apuramento para os dezasseis avos praticamente confirmado. Cristiano Ronaldo foi a figura do jogo ao bisar, regressando aos golos após 10 jogos sem marcar em grandes competições e tornando-se no primeiro a marcar em 6 Mundiais diferentes. Nuno Mendes também marcou, de livre direto, deixando o resultado em 3-0 ao intervalo. Na 2.ª parte, o guarda-redes Nematov cometeu auto-golo após um canto de Portugal e Rafael Leão fechou a contagem perto do fim.
XI Portugal: Diogo Costa, Cancelo, Rúben Dias, Renato Veiga, Nuno Mendes, Vitinha, João Neves, Bruno Fernandes, Pedro Neto, João Félix, Ronaldo.
XI Uzbequistão: Nematov; Khusanov, Ashurmatov, Nasrullaev, Abdullaev e Karimov; Shukurov, Xamrobekov, Ganiev, Fayzullaev; Shomurodov.


22 Comentários
Nickles
Como esperado, zero minutos para o Ramos. Os minutos que o Ramos fará neste Mundial não chegam para um intervalo de hidratação aliás como já tinha dito aqui
Antonio Clismo II
Contra a Colômbia rodam todos porque é preciso ser inteligente para que lado da fase a eliminar querem que Portugal caia. Como são dos últimos a jogar já podem ter alguma ideia e fazer a gestão adequada. Se der jeito, que percam, não me importo, vai dar ao mesmo. MAS O MAIS PROVÁVEL É O PRIMEIRO LUGAR DO GRUPO DAR JEITO, PORTANTO IMPORTA GANHAR À COLOMBIA.
O mundial joga-se muito na fisicalidade, vontade, atleticismo, mas também no pragmatismo e na componente estratégica.
Nenhum campeão chega lá sem antes ter tido uma dose inimaginável de sorte. Mas a sorte dá muito trabalho.
Não esquecer que o Proença que anda lá a passear com os altos cargos da FIFA que tenha a visão de definir juntamente com Marrocos e Espanha a organização do Mundial de Clubes 2029. Nunca mais na história terá uma oportunidade destas para faturar com mais um torneio. Hoje até teve a companhia do Luís Montenegro portanto só não se mexe se não quiser…
Luke Skywalker
Vou buscar as pipocas. Rumo à final!
El Cadong
Dia complicado hoje. É lidar…
Nickles
Uzbequistão.
El Cadong
Eu sei, campeão. É duro, mas vais conseguir. É lidar…
pg1960
Uzbequistao
Nível de 3/2 divisao de portugal
ACT
Com o melhor jogador a abrir espaços a conversa é outra.
Finalmente alguma atitude principalmente na perda da bola, mas também o Uzbequistão é muito limitado, não fazem 3 passes seguidos.
Boa exploração das bolas paradas, o que neste tipo de competições pode ser fundamental.
Não se percebe muito bem como o Ronaldo não é poupado, quando a ideia é fazer os jogos todos.
Hoje com 2 golos já aparece na flash, bem o capitão a dar a cara.
Pode não estar em grande forma, mas ter um líder dentro de campo a atitude que imprime e contagia os colegas é logo outra coisa, Ruben Dias.
Nuno Mendes fez um grande jogo, deveria também ser poupado na segunda parte.
Passagem garantida, mas a Colômbia não é a brincadeira que é hoje e ficar em primeiro, segundo ou até terceiro faz bem a diferença.
Chanandler Bong
EM primeiro lugar apesar de o Cris não acrescentar o que acrescentava e nisso a culpa é dele, colocou o patamar tão alto que nós tendemos a criticar tudo porque nos habituámos a que ele nos levasse ao colo durante 20 anos, sim foi o Cris que nos colocou no mapa não só como seleção mas como país, o que se passou hoje no estádio em que nitidamente não eram portugueses a apoiar (era uma minoria), todos por causa do Cris, e é este legado que fica e isso estou eternamente grato como adepto de futebol e como português.
Como esperado seria um jogo de faca nos dentes depois da critica generalizada e foi o Uzbequistão que levou com a fava, assim como será a Colombia, e ainda bem que aconteceu o que aconteceu vs Congo assim a equipa acordou..
Temos seleção para ganhar, eu continuo na minha que menos que as meias finais é um fiasco dado que temos o melhor meio campo do mundo, melhor DE, top3 DD, top7 GR.. e podia continuar até a dizer jogadores do banco.. a qualidade é tanta que temos de pensar em grande.
Força Portugal, tem de ser este ano!
Art Vandelay
Aconteceu tal como eu disse que ia acontecer
***
A parte mais engraçada foi ver a sessão de vergonha alheia que a Sportv e a TVI proporcionaram ao Mundo inteiro, com 90 minutos de bajulação e lambe-botismo ao Aveiro onde o único foco passar lustro ao Aveiro e elogiaram tudo o que ele fazia mesmo quando ele não fazia como no golo do Nuno Mendes em que disseram que o mérito foi o Aveiro 😂😂😂😂…. Este País é uma anedota mas mais uma vez se provou aquilo que eu tenho dito ao longo dos anos, é que o Aveiro vive num autêntico paraíso em Portugal acima de qualquer pressão ou crítica
**
Mas adiante, hoje ficou mais uma vez provado porque Portugal tem o melhor 11 combinado das 48 seleções presentes em competição, mas hoje vão ficar todos caladinhos
***
Por fim tudo está a correr de forma tão perfeita a Portugal que Portugal até vai literalmente poder escolher os adversários da fase a eliminar, já que Portugal será o penúltimo a entrar em campo mas os últimos a entrar em campo serão o grupo da Argentina que é um grupo que já está resolvido, portanto quando Portugal entrar em campo contra a Colômbia já saberá o quadro completo da fase eliminar e depois vai poder escolher se é preferível ficar em 1º ou em 2º lugar no grupo
**’
Como hoje ficou provado caminho está mais do que escancarado até pelo menos às meias finais, e mesmo nas meias finais serão claros favoritos mesmo que seja contra a Inglaterra que em teoria é a seleção mais forte que pode calhar a Portugal nas meias finais
Ricardo F.
Uma goleada ao Uzbequistão é bandeira para reafirmar que “Portugal tem o melhor 11 combinado das 48 seleções presentes em competição”. Top, avisador profissional.
–
Aproveitar para dizer, já que se fala nas transmissões, que ouvir o Dani me dá vontade de derreter de vergonha. Que suplício.
maZe
Hoje toda a gente fez o que lhe competia, incluindo o Martinez. Uma palavra para as bolas paradas, muito criativas.
Kacal
Começar por dizer que não faz sentido Ronaldo jogar os 90 minutos, é uma estupidez. Devia ter saído por volta dos 65 minutos pelo menos e dar oportunidade ao Ramos. De resto alguma passividade em alguns momentos o que acaba por ser normal porque contra uma equipa que defende mais que ataca por vezes há alguma desconcentração e é preciso ter mais cuidado na saida atrás porque oferecemos algumas bolas desnecessariamente, mais foco!
Dito isto que é as críticas que faço, de resto uma exibição muito melhor que contra Congo. Fomos mais eficazes e mais proativos em relação à passividade do jogo anterior. Criamos mais e melhor. Ajudou que o Uzbequistão tenha uma mentalidade mais ofensiva que o Congo, tentaram atacar mais o que abriu mais espaços e nós também pressionamos mais e melhor a saida deles. Primeira parte sublime e segunda menos mas a exibição acho que foi globalmente boa e uma chapa 5 é sempre bem-vinda! Vamos ver o que faz a Colombia logo, um empate era bom que assim o empatava bastava na última jornada com esta goleada, mas é jogar para ganhar.
O que não entendi tão bem foram as substituições do Seleccionador. Devia ter descansado Bruno Fernandes e CR7 dando oportunidade a Ramos. Podia ter dado minutos ao Samu Costa, por exemplo. Rodar mais um bocado. Mas pronto vencemos e bem portanto veremos os próximos jogos.
CR7 hoje fez uma exibição positiva. Mexeu-se mais, pressionou mais vezes aliás tem 3 ou 4 lances que mete o GR em pressão, até carrinhos o vi a fazer. Faz um bis. Até deixou o Nuno Mendes bater o livre dizendo ao Bruno Fernandes que dali era muito perto para ele, esteve bem. Devia era ter saido aos 65 minutos ou assim, é a única critica que faço hoje. Mas gostei bem mais! De resto também gostei dos laterais, Neves e Vitinha hoje foram mais ativos. Félix esteve muito bem e acho que com Ronaldo a titular deve jogar sempre. E Bruno Fernandes também bem. Muitos dirão que Uzbequistão é fraco, tenho duvidas que seja muito mais que o Congo que tem 2 ou 3 com mais nome mas veremos na última jornada quando se defrontaram, mas a Colombia venceu 3-1 e nós 5-0 portanto vale o que vale, não tira brilho à exibição tal como contra o Congo fomos fracos. Venha o próximo! FORÇA PORTUGAL!!
Francisco Ramos
Pontos positivos:
– Grande gestão do Martinez! Duas substituições antes do jogo, 90 minutos para o Ronaldo, a famosa substituição do lateral, 0 minutos para o Ramos! Vamos fazer gestão é contra a Colombia, visto ser o adversário mais fraco do grupo.
– Grande festa por termos ganho contra o Uzebakistão! Estamos de volta!
– Num estádio fechado e climatizado, foi muito importante a pausa para hidratação! É assim mesmo FIFA, preocupada com os jogadores!
– Grande arbitragem a mostrar aos jogadores que se podem sentir em casa, parecia o Lucílio Batista!
Pontos negativos:
– As câmaras não paravam de mostrar camisolas 7 nas bancadas em todos os portugueses espalhados nos 4 cantos do mundo a mostrar o porquê da FPF abusar da imagem do Ronaldo, pelo que vai ter que fazer mais 90 minutos no próximo jogo. Coitado!
Luso
Pena aqueles 2 golos.
Era o dia ideal para estarem todos contentes mas mais uma vez o Rei Sol a estragar tudo.
Completamento incompreencivel ele ainda jogar, já devia ter deixado de jogar pela selecção a prai 15 anos
Nickles
Uzbequistão
pg1960
Uzbequistão
Nível de 2/3 liga em pt
Zanjose
Criatividade só mesmo nas bolas paradas.
O Martínez não teve coragem de tirar Ronaldo mesmo este estando a se arrastar em campo. Hoje, os chorões nem vão ter motivos para destilar a irracionalidade desmedida.
Quem te viu, e quem te vê, Ronaldo. Oportunidades para marcar 4 a 5 golos. Mas a finalização já teve os melhores dias. 😍😍
Que seja o fim do “pão e circo” da toxidade dos idólatras que não estão aí para o bem da seleção. Pelo contrário, tudo deve gravitar em torno do Rei.
Que esta vitória seja o caminho para a glória final.
PS: Quando vi o equipamento dos Tugas, pensei logo na capa da revista The Economist. 😲😲😲
E com outras pistas que já vieram à tona, não é descabida a teoria de que tudo está montado para Portugal ser campeão. 🤔🤔🤔
Luso
I found another one
batalha34
Bom jogo da seleção, cumpriram e pela primeira vez em alguma tempo deu para ver um jogo da seleção sem stressar..
Ronaldo noutros tempos tinha feito 4 ou 5 neste jogo, é notorio a dificuldade que tem em chegar aos lances e dominar a bola, mas pronto la pos os dois golos contra o Uzbequistão pode ser que lhe sirva para acalmar a pipoca (spoiler: não vai acalmar a pipoca e estes dois golos contra o Uzbequistão vão servir para justificar uma chamada ao Euro 2028).
Numa situação diferente seria bonito ver um jogador de 41 anos ainda nos grandes palcos depois de ter estado no topo uma decada, tal como é bonito ver o Messi e o Modric, mas com a personalidade do individuo em questão só alguem com muita cegueira pode aplaudir isto. Aliás a celebração ridicula do I’m back com um golo ao Uzbequistão acho que diz tudo.
Ramos com 0 minutos até agora em detrimento de 180 minutos de um jogador de 41 anos é um case study
Vamos lá ver contra a Colombia, será o primeiro teste contra uma seleção que não é composta por marretas, pode ser que este jogo dê alguma confiança.
Paulo Roberto Falcao
Bom inicio novamente, o adversário não era grande coisa, mas boa entrada em jogo. Depois do 2-0 voltámos ao registo do Congo, o que foi o chamado dedo do treinador: passes para o lado e para trás e ficar à espera. Não levámos o 1-2 por milagre, contra uma equipa próxima da nossa terceira divisão, quando um contra ataque superiormente conduzido por Bruno Fernandes levou ao terceiro golo.
Destaques do jogo.
Cristiano Ronaldo, não apenas pelos golos mas por se ter mexido bem, criado espaços, e genericamente ter sido uma mais valia no ataque. Quando ele joga bem e assim pode ser uma mais valia, pode ser o nosso avançado, eu não sou cego, se ele jogar bem vou dizer que ele jogou bem, pena não ter sido poupado, mas percebo a decisão do ponto de vista psicológico para o motivar.
Bruno Fernandes, para mim o melhor em campo, foi capaz de ser tudo aquilo que a equipa precisava, um líder no meio campo de ataque. Aqueles pezinhos naquele livre da segunda parte mereciam o golo do Cristiano, impedido a meu ver por um penalty escandaloso( tocou na bola??? Então e não varreu o Ronaldo??)
No negativo não gostei da instabilidade emocional da equipa na primeira parte, o nosso meio campo continua inseguro quando temos que tocar por tocar, e pelos vistos é a vertigem e o contra ataque que fazem emergir as nossas melhores qualidades, hoje lembro-me de várias jogadas, para além do 3-0, em que a equipa pareceu respirar melhor a contra atacar do que a tocar bolas sem sentido, para trás e para o lado.
Mike-UK
“Oh, isso com o Uzbequistão a gente até cu Simões e o Bento e o Humberto c’a idade deles hoje a gente lhes ganhava-lhes ós gajos e sacav’um melhor onze combinado có d’eles oh migo – tira-me aí ôtra imperial oh Chico!”
E por aí fora….