Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Portugal renovado deixa boas indicações frente à vice-campeã Mundial, apesar da 2.ª parte sonolenta; Pepe marcou no jogo 100, Cancelo e Bruma ganharam pontos; Pizzi assistiu mas esteve apagado, André Silva pecou quase sempre na definição, Sérgio Oliveira e Gedson estrearam-se

Portugal 1-1 Croácia (Pepe 32′; Perišić 19′)

A selecção nacional empatou frente à Croácia, num jogo, em que apesar das muitas ausências, esteve mais tempo por cima. O duelo, salvo alguns momentos, esteve longe de ser espectacular (a 2.ª parte até aos 80 minutos inclusive foi excessivamente sonolenta), mas Portugal procurou mais o golo, apresentou uma circulação de bola interessante, algo que não tem sido regra com Fernando Santos, e ainda viu alguns elementos, como Cancelo e Bruma, demonstrarem que podem ser mais-valias. No centro da defesa Pepe (que marcou no jogo 100) e Rúben Dias também cumpriram, já no ataque André Silva, destacou-se pela negativa, falhando tanto na finalização como no passe (desperdiçou várias hipóteses de desmarcar os companheiros de equipa), num jogo que fica marcado pelas estreias de Sérgio Oliveira e Gedson Fernandes pela equipa das Quinas.

No que respeita ao encontro, Portugal entrou melhor, com Bruma a não conseguir finalizar da melhor maneira um cruzamento de Cancelo e depois com Bernardo Silva a testar Kalinic. A Croácia respondeu numa excelente defesa de Rui Patrício a disparo de Kovacic. Pouco depois Rúben Neves esteve perto de um golaço num livre, mas a bola saiu perto do poste. No entanto, foi a formação dos Balcãs a inaugurar o marcador por intermédio de Perisic, que depois de uma perda de bola em zona proibida de Rúben Neves e de uma jogada confusa, rematou forte para o fundo das redes. A partir daí, a seleção nacional assumiu as despesas do jogo e acabou por chegar ao empate por Pepe, que com um belo golpe de cabeça correspondeu da melhor maneira a um cruzamento de Pizzi. Até ao intervalo, o ritmo de jogo baixou um pouco e não se assistiu a mais lances de relevo. Para a segunda parte Fernando Santos lançou Gelson para o lugar de Bernardo, mas a partida desenrolou-se numa toada morna e com poucos motivos de interesse. Depois foi a vez de Rony Lopes e Bruno Fernandes renderem Pizzi e Bruma. A melhor oportunidade pertenceu a Portugal num bom lance que culminou num quase auto-golo de Milic, que acertou no poste da sua baliza. Era a vez de William Carvalho, Rúben Neves e André Silva serem substituídos por Sérgio Oliveira, Renato Sanches e Gedson. Nos últimos minutos, a turma das quinas pressionou em busca da vitória, mas o 1-1 manteve-se.

Destaques:

Portugal – Bom teste para os campeões da Europa, o qual revestia-se de particular importância por marcar o começo de um novo ciclo (após o Mundial’2018) e por Fernando Santos ter convocado um elenco renovado, sem vários dos elementos que têm formado a espinha-dorsal da selecção nos últimos anos e com muita juventude. Portugal esteve sempre por cima da partida, com uma 1.ª parte de qualidade, na qual circulou o esférico de qualidade, de flanco a flanco e criando situações de desequilíbrio e finalização suficientes para somar mais golos. No 2.º tempo, e como é habitual nestes amigáveis, o ritmo caiu muito mas ainda assim a equipa mostrou ambição na parte final, lançando-se ao ataque e justificando mesmo o triunfo, num jogo que deixa boas indicações para a participação na Liga das Nações que arrancará segunda-feira. Individualmente, Rui Patrício foi pouco testado mas ainda evitou o golo de Kovacic com uma bela defesa (no único lance de perigo dos croatas para além do tento de Perisic), enquanto João Cancelo aproveitou a oportunidade com uma actuação plena de qualidade a atacar, mostrando técnica e uma capacidade física invulgar (a maneira como muda de velocidade e causa desequilíbrios é fantástica). Já Pepe teve uma noite especial, com a 100.ª internacionalização (6.º jogador a alcançar a marca, depois de Couto, Nani, Moutinho, Figo e Ronaldo) e o golo do empate. No meio-campo, Rúben Neves fica ligado ao golo sofrido com uma perda de bola num lance em que Mário Rui toma uma má decisão ao dar a bola ao colega com este pressionado por dois adversários, ao passo que William, actuando mais adiantado do que o normal (o que não o favorece) conseguiu acrescentar, mostrando velocidade de execução, ainda que não consiga apresentar chegada à área. Mais à frente, Pizzi viu-se pouco mas assistiu Pepe para o 1-1 (o benfiquista tem esta capacidade de, jogando melhor ou pior, acumular acções “de golo” com facilidade) e Bruma foi um diabo à solta no começo do jogo, com muitas acções de desequilíbrio em condução, mas perdeu gás com o decorrer dos minutos. Bernardo Silva combinou bem com Cancelo e contribuiu para a fluidez da circulação portuguesa e André Silva fez um mau jogo, desastrado a finalizar e sem conseguir dar a melhor sequência a lances prometedores. Já as unidades que saíram do banco (Gelson, Bruno Fernandes, Rony Lopes, Renato Sanches e os estreantes Sérgio Oliveira e Gedson) pouco impacto tiveram.

Croácia – Os vice-campeões do mundo apresentaram-se no Algarve com uma formação com algumas diferenças face à que atingiu a final na Rússia, seja pelos abandonos de Subasic, Corluka ou Mandzukic ou por Rakitic ter sido poupado, e a verdade é que deixaram uma actuação algo pobre. Os croatas jogaram a um ritmo baixo, sem muita capacidade de criação ofensiva e permitindo várias acções de finalização, podendo dar-se por satisfeitos pelo empate (deu a sensação de que os balcânicos não levaram este particular muito a sério). Individualmente, Kalinic esteve seguro, enquanto os laterais Vrsaljko e Braisic sofreram, respectivamente, com Bruma e Cancelo (destaque negativa para  saída de Vida por lesão). Kovacic foi o melhor jogador dos croatas, com muito acerto no passe e impressionado pelas suas tradições arrancadas pela zona central, sendo que Modric esteve pouco em jogo e saiu cedo (e ovacionado). Na frente, Perisic não desperdiçou a oportunidade que teve, finalizando com categoria para abrir o marcador.

XI de Portugal: Rui Patrício; João Cancelo, Pepe, Rúben Dias, Mário Rui; William Carvalho, Rúben Neves, Pizzi; Bernardo Silva, Bruma, André Silva

XI da Croácia: Kalinić, Vrsaljko, Vida, Mitrović, Barišić, Badelj, Kovačić, Modrić, Perišić, Pjaca, Livaja

126 Comentários

  • ThatMan
    Posted Setembro 6, 2018 at 9:45 pm

    Um jogo melhor do que esperava. No geral boa exibição, com destaque para Bruma e Cancelo (como é possível o Cedric ter jogado tantas vezes na seleção…), Ruben Neves também muito bem, apenas uma desconcentração no golo croata.
    André Silva que esteve completamente desastrado na finalização.

    Deu para as estreias e para ver que o futuro está bem entregue.

    • RicardoFaria
      Posted Setembro 6, 2018 at 9:51 pm

      O Mário Rui no golo croata passa a bola um bocado a queima.
      De resto, concordo com tudo!

      Saudações DesPortistas!

      • ThatMan
        Posted Setembro 7, 2018 at 1:19 pm

        Apenas coloquei a desconcentração,pois podia aperceber-se da pressão e colocar a bola de primeira

    • Tio Charles
      Posted Setembro 6, 2018 at 9:54 pm

      Ruben Neves muito bem?! Claramente o pior do meio-campo. E não foi “apenas uma desconcentração”, o golo croata foi inteiramente oferecido por ele.

      • RicardoFaria
        Posted Setembro 7, 2018 at 10:05 am

        Inteiramente oferecido por ele?
        Ou não viste o jogo, ou queres simplesmente malhar no rapaz só porque sim..
        O Mário Rui fez um passe à queima em que o jogador croata já estava a chegar nas costas do Neves e tu dizes isso? Está bom está..

        Saudações DesPortistas!

    • Tiago Martins
      Posted Setembro 6, 2018 at 10:03 pm

      Eu gosto do Rúben Neves, mas pior que ele hoje só vi André Silva.

  • Player19
    Posted Setembro 6, 2018 at 9:46 pm

    O André Silva é mau demais. Só tem nome. Não temos grande alternativas, mas não deve ser difícil alguém fazer mais que ele. Destaco o Cancelo, o Bruma e o William.

  • RicardoFaria
    Posted Setembro 6, 2018 at 9:46 pm

    Apenas vi a 1a parte e os últimos 25min da 2a parte.
    Fico muito descansado com o futuro da seleção portuguesa de futebol uma vez que há tanta qualidade e os jogadores são muito novos.
    Cancelo para mim foi o melhor de Portugal e tem tudo para ser um dos melhores do mundo na posição. Se na segunda feira fica no banco, eu processo o FS.
    Bernardo, William e Bruma também estiveram muito bem.
    Gostava de ver Bernardo Silva a jogar no meio já contra a Itália e, sinceramente, temos equipa para vencer troféus nos próximos anos.

    Saudações DesPortistas!

  • Xefe
    Posted Setembro 6, 2018 at 9:47 pm

    Primeira parte boa tirando 10 minutos onde Portugal deixou a Croácia subir. Destaque para o triângulo da direita (Bernardo Pizzi Cancelo) e as arrancadas de Bruma. William fez um jogo em crescendo acabando muito bem.

    Com as substituições o jogo adormeceu e só voltou a agitar na segundo vaga de substituições com S. Oliveira, Renato e depois Gedson a mexerem muito bem com o jogo.

  • Amigos e bola
    Posted Setembro 6, 2018 at 9:48 pm

    Jogo mais alegre do que é habitual na Era Fernando Santos com alguns jogadores a agradarem-me bastante.
    Com o DD titular da Juventus e o DE titular do Nápoles na nossa seleção acho que estamos muito bem servidos com ambos.
    E o Cancelo é tãooooo melhor que o Cedric. Chega a ser crime o Cedric ser titular nesta equipa.

    Muitos craques, muito virtuosimos e muitos jogadores com capacidade criativa. Se esta é a base da seleção para o futuro então está garantido que continuaremos a ser uma seleção de top.

  • Tio Charles
    Posted Setembro 6, 2018 at 9:48 pm

    Quando William Carvalho é mais intenso a progredir com a bola e a pressionar do que o Rúben Neves… O ex-Porto claramente a ser o jogador menos do meio-campo (e ainda a oferecer o golo à Croácia).

    Gostei muito de Bruma. Gelson entrou na segunda parte e Bruma com dezenas de minutos em cima sempre muito mais activo do que o actual jogador do Atlético enquanto esteve em campo.

    Bernardo Silva para mim foi indiscutivelmente o melhor em campo. Muitas e boas combinações com o Cancelo que também esteve muito bem.

    Mário Rui melhor hoje, também a fazer um jogo positivo.

    William, como disse antes, hoje esteve intenso e é deste William que precisamos na selecção. Oxalá que os ares espanhóis lhe estejam a fazer bem e seja para continuar a este nível.

    • Alwaysright
      Posted Setembro 6, 2018 at 9:56 pm

      A intensidade do William hoje valeu-lhe de 3 recuperações de bola até ser substituido, excelente não é?

    • BrunoFranco
      Posted Setembro 6, 2018 at 10:01 pm

      O passe do Mário Rui também não lembra ninguém. A queimar completamente o Rúben. De resto, Rúben esteve bem no que faz bem, na posse. No que diz respeito às pressão e recuperação, está a evoluir e jogar em Inglaterra só lhe fará bem. Penso que não foi o elemento menos e esteve ao nível de Pizzi, ambos abaixo de William, que, a jogar a 8, fez uma excelente exibição.

      • Tio Charles
        Posted Setembro 6, 2018 at 10:15 pm

        Concordo que William foi (e muito) superior ao Pizzi e ao Neves.

        Em relação ao Neves, sim, ele é um jogador de posse. Mas tendo em conta a posição em que joga não podemos desculpar a incapacidade dele em pressionar e progredir com a bola por ser um jogador de posse. Se não consegue acrescentar, só há uma solução: ou ele ou o William sentam e dão lugar a um box-to-box como Gedson ou Renato.

        • BrunoFranco
          Posted Setembro 6, 2018 at 11:14 pm

          Foi uma incapacidade ocasional, uma vez que no Wolves tem sido bastante bom na recuperação, como é prova o golo do Wolves neste último jogo.
          No entanto, concordo que William e Rúben não deviam ser titulares juntos. Gerson, a manter esta forma, seria a minha aposta.

  • MuchoG
    Posted Setembro 6, 2018 at 9:49 pm

    Destaques individuais:
    Cancelo: Só de pensar que o melhor lateral direito português ficou em casa no Mundial para ter um dos piores da Premier League no 11… jogaço do ponto de vista ofensivo e a agarrar a titularidade com unhas e dentes
    Bruma: Rapidíssimo e muito bom no drible a criar muitos desequilíbrios, percebo a experiência que Quaresma trás mas começa a não fazer sentido deixar jogadores jovens como este em casa
    André Silva: Simplesmente terrível… muito trapalhão e ainda foi a tempo de mandar duas bolas para fora do estádio, mas não temos outro opção credível para a posição

  • DNowitzki
    Posted Setembro 6, 2018 at 9:50 pm

    1. Hoje não vou falar do Pizzi.
    2. Cancelo, Bruma e Neves: espetáculo!
    3. COMO É QUE CANCELO NÃO FOI AO MUNDIAL?
    4. Que bom ver Renato de volta aos relvados!
    5. Será que o homem vai fazer regressar Cedric terça-feira?
    6. Gelson vai ter de dar corda aos sapatos.
    7. Bruno Fernandes muito chocho.

  • Tiago Martins
    Posted Setembro 6, 2018 at 9:51 pm

    Veremos se são assim muitas ausências, pois há elementos que tiveram hoje das primeiras oportunidades na selecção e que são claras mais valias em relação aos antecessores. O exemplo mais claro e escandaloso é o de João Cancelo que rubricou uma excelente exibição e terá feito “envergonhar” Cedric Soares. Autêntica locomotiva, notável. Gostei de Bernardo Silva e de William Carvalho, Bruma também esteve muito bem, Pizzi apareceu bem a espaços numa exibição positiva da nossa selecção, onde pela negativa apenas sobressai André Silva com uma exibição para os apanhados.

    Para a Itália, e encarando a Liga das Nações com máximo de seriedade: Rui Patrício; João Cancelo, Rúben Dias, Pepe, Mário Rui; William Carvalho, Bruno Fernandes, Pizzi; Bruma, Bernardo, André Silva

    • Sombras
      Posted Setembro 6, 2018 at 9:56 pm

      Bruno Fernandes não pode ser titular nesta selecção neste momento de forma horrível. Epá que se meta lá o Sérgio Oliveira até, o Bruno Fernandes é que não.

      • Mike The Kid
        Posted Setembro 6, 2018 at 10:05 pm

        O Sérgio Oliveira está em boa forma?

      • Tiago Martins
        Posted Setembro 6, 2018 at 10:06 pm

        Preferia outra solução, Moutinho se estivesse comigo ia para dentro. Mas quem poderá jogar? Prefiro um Bruno Fernandes em baixo de forma a Sérgio Oliveira. Renato não tem jogado e é arriscado por o Gedson.

      • ACT7
        Posted Setembro 6, 2018 at 10:08 pm

        Concordo, é grande jogador mas está em baixo de forma. Ainda por cima B.Fernandes e Pizzi no mesmo 11 têm tudo para dar asneira (a menos que o Pizzi jogue na linha). Concordo mais com a entrada do S.Oliveira ou Gedson, precisamos de alguém que faça o trabalho “sujo” sem bola, de transporte e remate. O Gedson é melhor no transporte e chegada à área, o S.Oliveira é melhor na gestão da posse e no remate.

  • Sombras
    Posted Setembro 6, 2018 at 9:52 pm

    Este jogo serviu para provar coisas que toda a gente já sabia:
    – A selecção Portuguesa não é Ronaldodependente. Esses tempos já lá vão. É o melhor jogador Português sem qualquer dúvida, mas não é acompanhado por 22 mancos;

    – A ideia ridícula que sem Ronaldo somos a selecção cipriota, como é dado a entender por qualquer comentador televisivo em Portugal é ridícula;

    – O Cancelo ao lado do Cédric parece o Carvajal contra o Lucas da minha rua. A diferença que é ter um lateral de classe mundial. É o melhor lateral direito da selecção, o melhor lateral esquerdo da selecção, e acho que vendado ainda é o melhor lateral direito da selecção;

    – Mário Rui é uma boa alternativa a Guerreiro, o que dá jeito porque contar com a disponibilidade física de Guerreiro é jogar uma roleta russa.

    – O Bruma é aquilo que toda a gente acha que o Gelson é, mas que não é. É o melhor extremo puro Português, pena é ter um grilo no lugar do cérebro;

    – O André Silva é um tronco. Não é por ter feito um hattrick no primeiro jogo pelo Sevilla que deixa de ser. Faz o Hélder Postiga parecer o Gerd Muller e isso é difícil;

    – Pepe e Rúben Dias são a melhor dupla de centrais de Portugal;

    – Há um futebol na selecção quando Bernardo Silva está em campo, deixa de haver quando não está;

    – Rui Patrício é um GR de nível mundial desde o Euro 2016. Pode não estar no patamar dos De Gea, Ederson e Oblaks, mas está na discussão abaixo;

    – Gedson joga no Benfica, na Selecção, na Final da Champions ou no seu quintal da mesma maneira. É refrescante;

    – Pizzi está mesmo a acertar nas bolas paradas;

    – Rúben Neves é um predistinado e está em grande forma, mas não pode partilhar um onze com William Carvalho, se não jogamos a carvão;

    – O público da selecção é hediondo;

    – Um seleccionador que não leva Rúben Neves, João Cancelo e Bruma ao mundial para insistir em Cédrics, Adriens e João Mario que não jogam ou jogam mal não merece melhor sorte que isto.

    • Bio
      Posted Setembro 6, 2018 at 10:08 pm

      Concordo com quase tudo Sombras. Excelente comentário. E ainda me fizeste soltar umas gargalhadas com os comentários do Bruma e do André Silva.
      Só não concordo com a parte do William. Sim, ele é lento e não “intenso” como alguns costumam dizer (não sei como alguém pode dizer que ele é intenso sinceramente), mas não sei se temos melhor solução que nos dê estabilidade defensiva e qualidade de posse.

      • Sombras
        Posted Setembro 6, 2018 at 10:18 pm

        Bio

        Eu acho que William deve jogar. Não deve é jogar ao mesmo tempo que Rúben Neves. Ou um, ou o outro.

      • José S.
        Posted Setembro 7, 2018 at 3:54 am

        Qualidade defensiva? Temos, o Danilo!!
        Qualidade de posse, temos outro Ruben Neves (para além do próprio William)
        Não podem é jogar todos ao mesmo tempo…

    • Amigos e bola
      Posted Setembro 6, 2018 at 10:16 pm

      Essa do público é verdade. Tem de se fazer algum coisa. Já vi velórios mais animados que o ambiente dos estádios onde joga a seleção.

      • Sombras
        Posted Setembro 6, 2018 at 10:25 pm

        Cada vez que começam com olas dá-me vontade de furar os olhos com um garfo.

        Mas era capaz de jurar que a FPF tinha uma claque oficial. Não vale para estes jogos, ou é só para quando é para ir passear às custas dos contribuintes?

        • Amigos e bola
          Posted Setembro 6, 2018 at 10:33 pm

          A FPF disse ser alheia a essa claque.

        • Deco10
          Posted Setembro 6, 2018 at 11:10 pm

          A seleção teve uma claque de apoio no Euro, fez-se tanto barulho por causa dessa mesma claque apenas e só por ser liderada por alguém que é também líder da melhor claque de Portugal e das melhores da Europa, e, por isso, essa pessoa afastou-se também da seleção. Por isso acho, no mínimo, irónico que alguém que tantas bocas mandou quando houve claque se venha queixar do ambiente no estádio agora.

          • Gil Rodrigues
            Posted Setembro 7, 2018 at 12:01 am

            Melhor Claque nacional??? e Isso é aferido como? cada espancamento 10 pontos, cada Area de serviço arrasada 50 pontos, cada petardo rebentado 1000 pontos…

          • Sombras
            Posted Setembro 7, 2018 at 12:10 am

            O ambiente no euro é horrível à mesma. E custa-me um bocado elogiar um grupo de bandidos, mas se calhar sou eu. Foram esses que foram dar prendas de natal aos árbitros?

          • Mantorras
            Posted Setembro 7, 2018 at 12:48 am

            Nunca foi preciso claque para vritsr por Portugal. Isso foi uma invenção completsmente parola e ainda bem que já acabou.

    • Mantorras
      Posted Setembro 7, 2018 at 12:50 am

      Concordo com tudo sombras. Bem que andava a pedir tudo isso antes dl mundial e ainda durante, mas o FS muito gostava do 442 que não dava em nada e depois de mudar jogador por jogador, sai B.Fernandes entra J.Mario. Uau. Tudo igual. No shit Sherlock.

    • Turiacus
      Posted Setembro 7, 2018 at 10:44 am

      Concordo com tudo de facto! Quando vejo os jogos de Portugal e os ouço a falar a seleção com e sem Ronaldo até fico irritado porque de facto temos muitos bons jogadores para além do atual melhor do mundo.
      Quanto ao André Silva, já não gosto dele desde que o via no Porto e não conseguia perceber como é que os adeptos gostavam tanto dele (e sou portista), ou se calhar até consigo mas era só parcialidade a mais a distorcer o que achavam do jogador.
      Quanto à questão do WC e Ruben Neves, até gostava que o FS experimentasse um meio campo semelhante mas com o Danilo no lugar do William, acho que poderia render muito mais porque o portista tem um grande raio de ação em campo, é muito intenso e é muito bom na recuperação. Só é preciso que ele recupere a forma.
      Também acho o Gelson fraco, dribla um ou dois adversários bem (quando o consegue) e depois a decidir é horrível, parece um miúdo dos benjamins a decidir. O Bruma é muito superior.

      • Sombras
        Posted Setembro 7, 2018 at 10:49 am

        Com Danilo já acho que talvez funcionasse, embora ache que a melhor opção passa mesmo por William/Rúben Neves com um box to box como Gedson ou Renato.

        • Turiacus
          Posted Setembro 7, 2018 at 11:36 am

          Acho que seria uma experiência interessante, colocando o Pizzi ou mesmo o Bernardo no meio. Poderia ser aposta num jogo amigável.
          Mas sim, o ideal seria um box to box e a minha escolha seria o Gedson.

  • Estigarribia
    Posted Setembro 6, 2018 at 9:52 pm

    Portugal continua a jogar muito poucochinho. Um campeão da Europa tem de jogar mais e melhor.

    Ainda assim, quero deixar aqui alguns apontamentos:

    1 – Finalmente, o Bruma teve a sua oportunidade na Seleção Nacional. Era o tipo de extremo que faltava á seleção;

    2 – Pepe e Rúben Dias, neste momento, são a melhor dupla de defesas-centrais na Seleção Nacional;

    3 – André Silva continua de pé frio na Seleção Nacional e frente a seleções de maior nível apaga-se um pouco;

    4 – Pizzi pode vir a ser um jogador útil á Seleção Nacional na Liga das Nações. O jogador benfiquista dá outras valências ao meio-campo do Campeão Europeu;

    5 – Por fim ficou bem demonstrado que temos jogadores de grande qualidade para continuarmos a jogar ao mais alto nível, assim que CR7 abandonar a Seleção Nacional.

    Saudações Leoninas

    • Bio
      Posted Setembro 6, 2018 at 10:10 pm

      A primeira parte foi boa. Além de que se o campeão da Europa tem do jogar mais, o que dizer do vice-campeão do mundo, que parecia uma equipa de reformados…
      De resto concordo com tudo.

  • Joao X
    Posted Setembro 6, 2018 at 9:54 pm

    Bom jogo de Portugal.
    Gostei muito de ver a nossa seleção renovada. Temos bastantes jovens com qualidade e isso é ótimo.
    Destaque claro para Bruma e Cancelo. Têm qualidade e já andam a pedir a seleção há muito!
    Quem é este William? Gostei de vê-lo hoje.
    O Bernardo tem que jogar no meio e FS demora a perceber isso.
    O XI base será à volta disto, parece.

  • ACT7
    Posted Setembro 6, 2018 at 9:57 pm

    O Cancelo não demonstrou que pode ser uma mais valia, o Cancelo é o nosso melhor lateral direito e esquerdo, pode ainda fazer uma perninha a extremo que não fica nada a dever o Gelson e ao Bruma. Incrível como um jogador destes não esteve nos 23 do Mundial.
    Quanto à exibição, gostei da circulação, mas a Croácia esteve bastante passiva também. William a 8 não me convence (já era esta a minha opinião quando ele jogava com Battaglia), principalmente quando a ideia seria Rúben Neves mais atrás e William pelo lado esquerdo e Pizzi pelo direito, o Pizzi cumpriu o que o treinador lhe pediu e associou-se bastante bem com Bernardo e Cancelo, já o William raramente jogo com Bruma e Mário Rui.l
    Outro coisa que não se pode repetir é colocar Gelson e Bruma ao mesmo tempo, são muito parecidos, rápidos, fintas e cabeça no chão (com Bernardo há mais pausa e um jogo mais pensado).
    André Silva foi assistido pelo Cancelo de todas as maneiras e feitios, pé direito, pé esquerdo, pelo ar, pelo chão e não conseguiu sequer acertar na baliza, algo preocupante.
    Mário Rui hoje esteve melhor mas houve falta de jogo do seu lado (o William não ligou bem na esquerda) mas está ligado ao erro do Rúben Neves.
    Gostei da entrada do S.Oliveira (bom remate e a meter agressividade) e do Gedson (que saiu bem para o contra ataque e com um grande passe).
    Uma palavra para o Patrício que fez uma grande defesa.

    • Mike The Kid
      Posted Setembro 6, 2018 at 10:04 pm

      Não fica nada a dever ao gelson e ao Bruma.
      Ok

      • ACT7
        Posted Setembro 6, 2018 at 10:14 pm

        Vai ver a qualidade dos cruzamentos dos 3, os 2 extremos nem levantam a cabeça. Tens o caso do lance que ia dando auto golo onde se cruzou rasteiro “para o barulho” e depois tens 3 ou 4 cruzamentos do Cancelo que vão bem direccionados e tensos.
        No remate o Cancelo também é bem melhor que o Gelson (aí o Bruma também é muito forte).

        • Mike The Kid
          Posted Setembro 6, 2018 at 10:41 pm

          O gelson e o Bruma jogaram os dois do lado esquerdo, é difícil avaliar os cruzamentos assim.
          Agora dizer que o cancelo remata bem melhor que o gelson (e o gelson falha muito golo)

          • psychomantis
            Posted Setembro 6, 2018 at 11:07 pm

            O Gelson joga no lado esquerdo? Penso que não, pelo menos no Sporting jogava quase sempre no lado direito.

          • RuiCosta10
            Posted Setembro 7, 2018 at 12:10 am

            O Gelson no 1×1 é fortissímo, e é bastante rápido. Mas de resto não tem nada que sobressaia. Não é inteligente nem criativo no seu jogo, as suas movimentações não são nada demais, a cruzar é ok, rematar é para esquecer, jogo aereo também não. Tem muito por onde crescer, resta saber se vai chegar lá. O Cancelo apesar de ser algo burro a decidir e ter falhas de concentração e abordagem aos lances, honestamente a atacar não fica a dever nada ao Gelson. Um é melhor numas coisas, outro é melhor noutras, mas é ela por ela. E o Gelson jogava na direita.

          • coach407
            Posted Setembro 7, 2018 at 3:12 am

            O Cancelo remata bem melhor que o Gelson. Qual é a dúvida?

      • Il Codino Divino
        Posted Setembro 6, 2018 at 10:19 pm

        E é alguma mentira? Técnica não lhe falta, sabe cruzar, tem velocidade, joga nos dois lados… A única coisa onde não é assim tão bom é a defender, coisa que até dá jeito na posição de joga.

      • Mantorras
        Posted Setembro 7, 2018 at 1:01 am

        Vais ver onde vai parar o Gelson daqui a uns anitos. O Salvio não ficou no atlético e era muito superior ao Gelson.

      • Mantorras
        Posted Setembro 7, 2018 at 1:03 am

        Certo. Danilo, Ruben e Bernardo? William, Gedson e Bernardo? Danilo, B. Fernandes e Bernardo?
        Bernardo, “o denominador comum”?

    • Sombras
      Posted Setembro 6, 2018 at 10:05 pm

      O Sérgio Oliveira é o novo Raúl Meireles. Está longe de ser um jogador que eu aprecio, mas tem aquela vantagem de nunca jogar mal, porque na pior das hipóteses vai atrás das bolas todas, o que o torna muito útil.

      • Aliados
        Posted Setembro 6, 2018 at 10:32 pm

        tem aquela vantagem de nunca jogar mal

        Vou assumir que não vês os jogos do Porto

      • Tiago Martins
        Posted Setembro 6, 2018 at 10:45 pm

        Que exagero. Mal Danilo esteja a 50% fará parelha com o Herrera.

      • Ze Maria
        Posted Setembro 7, 2018 at 12:12 am

        O Raul Meireles era um grande jogador. Fez grandes épocas no Porto, uma esperacular no Liverpool e era peça importante no Chelsea.

        Juntamente com Miguel Veloso e Moutinho formou um grande meio campo no Euro 2012.

      • RuiCosta10
        Posted Setembro 7, 2018 at 12:13 am

        É o Raul Meireles dos pobres. Mas percebe-se a comparação. É um jogador intenso, com alguma capacidade de remate, sem grandes virtudes mas também sem grandes defeitos. Para mim fica muito àquem é na chegada à area que o Meireles tinha.

      • Apessoa
        Posted Setembro 7, 2018 at 7:07 am

        O Sérgio Oliveira, é o Paulo Ferreira desta geração. Sempre me fez lembrar esta comparação, não sobressai, mas raramente comete erros e parece que não joga mal. ( Atenção que sempre gostei mais do Paulo F.)

    • coach407
      Posted Setembro 7, 2018 at 3:11 am

      Cancelo é claramente o melhor extremo vertical da seleção. Isto é, excluindo outro tipo de extremos como Ronaldo, Quaresma, Bernardo, Guedes ou Rony. Quando digo extremos verticais falo em Bruma ou Gelson, aqueles que não costumam jogar “com pés trocados” e ressentem-se imenso disso quando acontece.

      Nem é “não ficar a dever nada”. É mesmo ser muito melhor. Aliás o Cancelo já foi titular (e a brilhar) a extremo num nível competitivo que nem Gelson nem Bruma alguma vez tiveram. Portanto não só tem todas as qualidades como até já o comprovou a jogar nessa posição.

      A lateral direito é o melhor do Mundo quando for mais regular.

      • ACT7
        Posted Setembro 7, 2018 at 9:48 am

        Foi isso mesmo que quis dizer. O Cancelo contra o Benfica na pré época (vale o que vale) jogou a extremo esquerdo nesse papel que referes e fez grandes arrancadas com remates fortes e colocados.

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 6, 2018 at 9:59 pm

    Deu para ver uns progressos interessantes. A circulação de bola na defesa está bem melhor, o que não era difícil, não tivéssemos William e Rúben Neves a construir desde trás. O Pizzi teve uma tarefa complicadíssima por ter que levar a bola para a frente e ainda definir no último terço. Os extremos conseguiram entrar melhor para dentro, vi um futebol mais apoiado com os laterais a subir mais e isso agrada-me. Só falta pôr um 8 que seja um box-to-box (Gedson ou Renato) metendo depois ou Pizzi ou Bruno Fernandes (o segundo tem estado horrível na seleção, parece que entra nervoso e altamente pressionado). Depois falta um ponta de lança que faça golos e que saiba definir minimamente (talvez dando mais tempo ao André Silva, não temos muitas mais alternativas, ou então meter o Ronaldo a avançado).

    Outro fator que não gostei foi as mexidas do Fernando Santos. Mexeu quase sempre tarde e mal! Quando saiu o Bernardo porque não entrou logo o Rony? Porqye não entrou o Gedson mais cedo? Porquê ficar sem um 9 no final? Muitas mexidas e as substituições ocorreram sempre uma de cada vez, o que quebrava muitas vezes o ritmo do jogo.

    Quanto à Croácia, prevejo uma regressão gigantesca! Cop? Santini? Mitrovic? Milic? Isto são jogadores para a Croácia? A geração de ouro está a dar o berro, já sairam Mandzukic e Subasic, o próximo será Modric. E ainda por cima saem os das posições mais deficientes, se saisse alguém do meio-campo não haveria problema, porque não há Brozovic, há Badelj, não há Rakitic, há Kovacic, não há Modric, há Pasalic e ainda há Coric, Krovinovic e até o Marko Rog rende mais no meio. Vamos ver como o Dalic avança nesta seleção, mas vai ter sérias dificuldades a meu ver.

    • Sombras
      Posted Setembro 6, 2018 at 10:17 pm

      O teu primeiro parágrafo diz tudo o que penso sobre a selecção neste momento. No entanto acho que beneficiaríamos mais tendo Pizzi numa ala, Bernardo mais por dentro, Bruma na outra e Ronaldo no meio, secundados por William e um dos box-to-box que referes. Penso que seria a nossa melhor opção.

      E com a inteligência que Bernardo e Pizzi têm, até podiam estar em trocas constantes, indo o Pizzi para dentro e o Bernardo para fora. Havendo Cancelo essa ala não “precisa” de extremo.

      • Tiago Silva
        Posted Setembro 7, 2018 at 7:40 am

        Concordo Sombras e é uma abordagem interessante da tua parte. Eu sinceramente não gosto de ver o Pizzi numa ala, mas se estivesse em constante mudança com o Bernardo poderia resultar, ficariamos com mais jogadores no meio e é nessa zona do campo que temos que desequilibrar. Outra alternativa interessante seria ver o Rony à direita e o Bernardo no meio. O que achas?

        • Sombras
          Posted Setembro 7, 2018 at 10:42 am

          Também seria possível, embora eu ache que o Ronny cada vez é menos um extremo e mais um segundo avançado.

  • Bio
    Posted Setembro 6, 2018 at 10:02 pm

    Boa primeira parte, com a equipa a dominar o jogo e a jogar bom futebol. Azar no golo sofrido, que foi uma junção de um erro individual com uma carambola improvável.
    Segunda parte mais aborrecida, com ambas as equipas a terem dificuldade em criar boas oportunidades, fruto das várias alterações que foram ocorrendo. Ainda assim Portugal continuou melhor e merecia ter saído com a vitória. A Croácia foi uma desilusão total, não foi capaz de mostrar um futebol minimamente convincente…
    Fernando Santos voltou a provar que não percebe nada da coisa. A equipa estava a jogar bem e ele tira um dos melhores jogadores (Bernardo) para colocar o Gelson que nem tem jogado no Atlético… Depois coloca o Renato que também não tem jogado em vez do Gedson, que tem estado bem no Benfica. Só tira o André Silva mesmo no final (e para pôr o Gelson na frente, enfim… demasiadas coisas más!).
    Destaques para Bruma, Bernardo e Cancelo que foram os melhores na minha opinião. Também gostei do Rúben Neves, apesar do erro no golo. Mário Rui não foi muito chamado ao jogo, mas quando apareceu esteve bem. William ao seu estilo meio atrapalhado foi cumprindo bem também. Pizzi mais discreto. Os centrais e o Rui tiveram pouco trabalho.
    Por fim, muita gente considera André Silva o futuro do ataque da Selecção. Quanto ao futuro não sei, mas no presente agradecia que pusessem alguém que soubesse jogar à bola a titular. Obrigado!

  • Sombras
    Posted Setembro 6, 2018 at 10:08 pm

    Fernando Santos se for um treinador inteligente tem que arranjar maneira de meter o Bernardo no meio. Guardiola já percebeu e Fernando Santos tem que perceber também. Todo o jogo de Portugal tem que lhe passar pelos pés, é evidentíssimo. O único jogador que se aproxima de si na capacidade de organização é o Pizzi, mas falta-lhe o toque de classe.

    Ah e já agora, o Ronaldo a 9, pois é a única maneira de termos laterais ofensivos e o André Silva no sofá.

    • Ze Maria
      Posted Setembro 7, 2018 at 12:06 am

      O Bernardo teve o azar da posição 10 estar ao abandono hoje em dia.

      Mas devido à sua qualidade nenhum treinador quer abdicar dele. Talvez jogando na posição que Peseiro quer dar, por exemplo, ao Bruno Fernandes…

    • coach407
      Posted Setembro 7, 2018 at 3:03 am

      Por acaso o Bernardo hoje até nem fez a diferença no último passe (Pizzi fez duas assistências de golo, ele nenhuma) mas realmente é um predestinado e está acima de qualquer outro playmaker português.

      No entanto o Guardiola percebeu enquanto Silva ou De Bruyne estiverem de fora. E mesmo assim não tem colocado o Bernardo no meio apostando até em dois avançados no último jogo.

  • Goncalo Silva
    Posted Setembro 6, 2018 at 10:14 pm

    Vês Nandinho, não é muito melhor quando ofereces muito maior profundidade e criatividade com a subida do lateral direito? Temos o João Cancelo que é o jogador perfeito para complementar com Bernardo, que assim pode fazer muitos movimentos interiores. A questão da descompensação defensiva causada pelo lateral, existem duas soluções: defesa subida (com laterais e centrais rápidos são capazes de recuperar terreno por estarem mais longe da baliza e ainda há a armadilha de fora de jogo) e dobras realizadas pelo 6 (Danilo).
    Para mim o melhor 11 de Portugal é o seguinte:
    Patrício, Cancelo, Pepe, Dias, Guerreiro, Danilo, Gedson/Renato, Bernardo, Rony, Guedes, Ronaldo

    • Kacal
      Posted Setembro 7, 2018 at 12:28 am

      Gosto desse 11! O problema é mesmo o Ronaldo a avançado que não rende o mesmo, pelo menos por enquanto. Mas era uma questão de dinâmicas e testar bem.

      • Goncalo Silva
        Posted Setembro 7, 2018 at 7:43 am

        Exato, e essas dinâmicas estão a ser aprendidas por Ronaldo na Juve.

        • Kacal
          Posted Setembro 7, 2018 at 10:01 am

          Sim, também é verdade. Pode ser que daqui a algum tempo um 11 desse tipo seja válido e aconteça, esperemos que sim!

      • NunoLFC
        Posted Setembro 7, 2018 at 10:56 am

        Vejo esse 4-3-3 a desdobrar-se num 4-4-2 no momento ofensivo, com Guedes a juntar-se a Ronaldo (ou a trocar com ele nalgumas alturas) e o Bernardo a vir para o meio, abrindo as alas aos dois laterais, deixando o 6 e o 8 lado a lado no meio campo para as sobras.

        • Kacal
          Posted Setembro 7, 2018 at 4:54 pm

          Isto! São as tais dinâmicas, mas podia funcionar bem. Embora eu ache que o Eng.º Fernando Santos não é o homem certo para tal.

    • Apessoa
      Posted Setembro 7, 2018 at 7:02 am

      Se fosse ” FM ” jogaria com um modelo um pouco diferente,
      Partricio
      Cancelo Pepe Dias Guerreiro
      Danilo
      Bernardo J.Moutinho Guedes
      Ronaldo e André
      Porque? Acho sinceramente que o Ronaldo deve deambular entre a esquerda e o meio, mas sempre aproveitar os espaços dado pelo Avançado, o Guedes na esquerda para trocar por vezes de posição com o Ronaldo, mas nunca esquecer que tem de ajudar o Guerreiro na lateral, porque o Ronaldo desce pouco. Claro que pouco importa, mas o 4-4-2 podia se transformar em conformidade com os adversários e os tipos de jogo, para um 4-1-3-2 ou 4-2-3-1 ou 4-3-1-2. Acho que temos jogadores para vários sistemas, agora é criar dinâmicas e testar como disse o Kacal. Mas que temos uma bela selecção, acho que ninguém tem duvidas, tenho esperança que bem oleada possa dar bons momentos a todos os adeptos do mundo.

      • Kacal
        Posted Setembro 7, 2018 at 10:03 am

        Sem duvida, Apessoa. E esse 11 que deste parece-me muito bom, onde Ronaldo renderia mais e a equipa podia encaixar toda bem. Rony Lopes seria a alternativa a Bernardo, uma alternativa muito válida. É testar, mas temos uma selecção forte e que pode jogar bem melhor que fez no Mundial!

  • Moskva slezam ne verit
    Posted Setembro 6, 2018 at 10:20 pm

    Responsabilizar o Rúben Neves pelo golo da Croácia só poderá ser algo pessoal, que foi consequência clara de um erro do Mário Rui. Um bom jogo da selecção, à excepção da exibição menos bem conseguida do André Silva. Portugal tem uma equipa bastante equilibrada, actualmente.

    • Nodlehs
      Posted Setembro 6, 2018 at 10:38 pm

      Pela minha interpretação no texto o “culpado” é o Mário Rui que toma ” uma má decisão”

    • coach407
      Posted Setembro 7, 2018 at 2:58 am

      Qualquer equipa de topo faz estes passes para jogadores sob pressão para cairem em cima dele, esse jogador devolve de primeira e como foi pressionado abriu espaço mais à frente para dar a bola a um jogador melhor posicionado. O tiki taka é baseado em lances deste género. A diferença é que o Busquets pressionado devolve em vez de tentar fazer sabe-se lá o que é que passou pela cabeça do Rúben Neves.

      O Mário Rui não fez um passe difícil de devolver. Zero difícil. Ele é que tentou rodar. “O terceiro jogador é impossível de marcar”. Quando és pressionado estás a abrir espaço para outro jogador. É preciso é saber ser pressionado. Por vezes corre mal mas até o Belenenses faz isto. Aí como a qualidade não é a do Rúben Neves corre mal mais vezes.

  • Il Codino Divino
    Posted Setembro 6, 2018 at 10:31 pm

    Só consegui ver os últimos 10 minutos por isso não posso falar sobre o jogo. Mas quero realçar o aplauso que o Renato recebeu quando entrou. É claro que não mereceu ser chamado porque não fez nada para isso, mas também é verdade que a nossa selecção precisa do Renato na sua melhor forma (fez falta no Mundial um jogador explosivo e que transportasse a bola) e o Renato precisa de receber esse apoio e confiança.

  • DICAS
    Posted Setembro 6, 2018 at 10:39 pm

    O Cancelo tem potencial para ser o melhor na posicao, a ver vamos como sera a sua evolucao

    Bruma !!! Ja estava na altura !

    • Pinkman
      Posted Setembro 7, 2018 at 12:02 am

      Há um português com mais potencial ainda para a mesma posição.

      • Aslio
        Posted Setembro 7, 2018 at 1:55 am

        Diogo Dalot? Terá o seu tempo e oportunidade.
        Neste momento, Cancelo parece ser o melhor colocado para a posição. Nelson Semedo também devia estar convocado.

        Continuar a apostar no Cedric é ser teimoso. Mas aposto que lá estará no Cedric na segunda, titular frente à Itália.

      • Sombras
        Posted Setembro 7, 2018 at 10:40 am

        Por acaso não concordo. Acho que têm um potencial semelhante. Acho que a discussão entre Cancelo e Dalot é parecida entre a discussão entre Marcelo e Alex Sandro, ou seja, Cancelo é muito mais forte no momento ofensivo, mas o Dalot tem mais características daquilo que é esperado num lateral direito de topo. Mas a realidade é que no presente momento o Cancelo já é um dos melhores do mundo e o Dalot ainda tem que dar corda aos sapatos.

        Contudo, com a falta de criatividade do ataque Português, acho que dificilmente o Dalot algum dia será titular à frente do Cancelo estando os 2 em forma, a não ser que se desloque Cancelo para a esquerda. E ainda há Nelson Semedo na equação.

      • Empaler
        Posted Setembro 7, 2018 at 11:02 am

        Mais potencial? Que interessa isso? Quando for melhor jogará, até lá Semedo e Cancelo são incomparavelmente melhores

  • Pinkman
    Posted Setembro 6, 2018 at 10:56 pm

    O melhor 11, contando com todos num estado aceitável de forma, no meu entender para os jogadores que FS costuma levar:
    Rui Patrício, João Cancelo, Pepe, Rúben Dias, Danilo, Rúben Neves, Bernardo, Bruma, Guedes e Ronaldo.

  • acalado
    Posted Setembro 6, 2018 at 11:00 pm

    É com enorme alegria que vejo Fernando Santos a tomar uma posição e a começar a renovação da Seleção Nacional. Já fazia falta a presença de caras novas e, pelo potencial e qualidade já apresentados, o futuro ilustra-se como promissor. Como já foi referido por alguns, e pelo próprio VM, penso destacarem-se as exibições de Cancelo e de Rúben Neves, o segundo que após uma época no Championship apresenta já uma regularidade diferente daquela que apresentava nos tempos do FCP e que poderá acrescentar imenso a este grupo. O André Silva continua a pecar na finalização e falta qualquer coisa, que não sei averiguar, ao seu jogo.

    Saudações.

    • José S.
      Posted Setembro 7, 2018 at 4:06 am

      Já era tempo…
      E totalmente previsível que o faria após o mundial que já se sabia que ia ser assim. Nada que não tenha afirmado…
      Bem qualquer das formas está a fazê-lo e já é positivo.
      O problema é que vai usar a liga das Nações para os testes todos e convém não fazer má figura, afinal ainda somos os campeões europeus.
      Mas pronto também não houve outros tempos… vamos ver.

  • MikeM
    Posted Setembro 6, 2018 at 11:10 pm

    Continua a fazer-me um bocado de confusão como é que o André Silva conseguiu chegar a jogador de futebol profissional…

  • OAmericano
    Posted Setembro 6, 2018 at 11:49 pm

    Minhas Notas:

    -Cancelo dá algo mais no flanco direito e complementa bem com o Bernardo. Essa aceleração, meu deus.

    -A jogar assim, temos uma opção válida para o lateral esquerdo com Mario Rui. Só fez asneira nesse passe para o Neves.

    Joga-se melhor quando a Seleção tem um jogador como Gedson, Renato ou até Bernardo a empurrar o jogo para frente, porque os contra-attaques são muito lentos.

    A maior problema da Seleção, no meus olhos, é que não ha stratégia para marcar golo. Faz-se tudo muito bem mas quando se chega ao ultimo terço, parece ser sempre uma coisa inventado. Bolas cruzados no ar para a area são todas desviados pela defesa. Andre Silva pára muito o jogo e só consegue marcar o golo “facil.” Temos mais 4 anos de CR7, mas depois…

  • Francisco Ramos
    Posted Setembro 7, 2018 at 12:18 am

    Eu que percebo muito pouco de futebol, vou tecer alguns comentários.
    1- Penso que o 4-3-3 é a táctica que mais favorece os jogadores que neste momento são seleccionáveis e hoje demonstramos exactamente isso.
    2- Temos um dos melhores jogadores do mundo, mas sem ele parece que o futebol fica mais fluido porque não existe jogador alvo. Idealmente devia ser a segunda opção com o primeiro encaixado.
    3- Existem áreas onde existe muita abundância de talento,
    como na lateral direita, no meio campo e nos extremos. Assim sendo devia ser convocado quem está melhor ou é melhor (e acabar com os afilhados)
    4 – Penso que temos um óptimo selecionador mas é péssimo como treinador, e hoje as substituiçãos comprovaram isso mesmo.
    5 – Acho que estamos com um problema em definir melhor no último terço, pelo que deviamos começar a pensar em alternativas.

    A respeito do jogo, gostei bastante do Cancelo (melhor português em campo), do Bernardo e do Bruma. Nunca vou conseguir gostar do William e do Gelson. Resumindo, faltamos uma alternativa válida para 3.º central e PL para os 23 (Ronaldo acabará por jogar aqui em 4-3-3).

  • Aslio
    Posted Setembro 7, 2018 at 12:19 am

    Foi um bom jogo, principalmente na primeira parte. Fico feliz pelas oportunidades dadas a alguns jogadores, com destaque claro para o João Cancelo e Rúben Neves, que já deviam ter estado na convocatória para o Mundial.

    Fica também patente o défice brutal de qualidade no centro do ataque. André Silva prometia nos tempos do Porto, mas parece que estagnou e, até, que regrediu em alguns aspectos do jogo. Ronaldo a 9 terá de ser a solução, com Guedes a poder fazer a posição em dererminados jogos. No entanto, fico apreensivo pela falta de pontas-de-lança “puros” em Portugal, tanto na seleção principal como nas camadas jovens mais próximas de dar o salto. É, provavelmente, a posição mais carenciada!

    Já na algura do mundial fiquei com a ideia que Portugal poderia ter ido mais longe, com outros jogadore e outra forma de jogar. Hoje ainda fiquei mais com essa certeza, apesar de não ter sido um grande, grande jogo. Há qualidade, Portugal tem muitos bons jogadores prontos a mostrar serviço e outros prontos ou quase para dar o salto. O futuro poderá ser brilhante, poderão haver mais oportunidades de ganhar troféus internacionais.

  • Mantorras
    Posted Setembro 7, 2018 at 12:38 am

    Patricio/Lopes, Cancelo/Nelson, Raphael/Vinagre, Pepe/Leite, R.Dias/P.Mendes, Danilo/William, Neves/Gedson, B.Fernandes/Pizzi, Bernardo/Gelson, Guedes/Bruma, Ronaldo/Ronny/A.Silva
    E vários na calha… 433 de volts e Portugal voltará a jogar “bonito”.

  • Mantorras
    Posted Setembro 7, 2018 at 12:42 am

    Já agora, gostava de dizer que vejo muita gente a criticar o FS, mas depois fartava-me de ver pessoal a dede der que quem devia jogar a LD era o Cedric… percebem que não faz sentido ou não? É que esse era claramente o maior barrete de todos, numa das posições mais avantajadas, jogar o Cedric. Juro que não entendo…

    • José S.
      Posted Setembro 7, 2018 at 4:12 am

      Sempre se disse que era o protegido de FS (ele e o André Gomes, mas esse não foi ufaaa).
      Toda gente pedia cancelo, Nelson Semedo, Ricardo Pereira… aliás até André Almeida vi… não me lembro de pedirem o cedric….
      Não interpretes mal, eu acho o cedric certinho e na hora da verdade, corre e vai a todas há que enaltecer, mas não oferece de todo o que os outros dão, ofensivamente por exemplo…

      • Sombras
        Posted Setembro 7, 2018 at 10:35 am

        O João Mário é muito mais protegido de Fernando Santos que o André Gomes. O João Mário mal jogou o ano passado e foi titular no mundial.

        • Gil Rodrigues
          Posted Setembro 7, 2018 at 11:22 am

          Exacto… o João Mário é protegido do FS e de Portugal inteiro… tivesse o André Gomes a imprensa do JM e nunca teria entrado em depressão (ou espécie).

        • José S.
          Posted Setembro 8, 2018 at 6:00 am

          Acho que foram os dois sombras.
          Simplesmente para substituir André Gomes era mais fácil (ou não…) do que João Mário que pode jogar na linha ou no meio (ofensivo ou não) e oferece muito mais criatividade do que o André…digo..Mas sim também não merecia de todo…
          Mas quaresma e Bernardo a titulares e não aproveitaram… assim também fica difícil..
          Cumprimentos

      • Mantorras
        Posted Setembro 7, 2018 at 2:54 pm

        Sempre que eu pedia outro que nao o Cedric, recebia 3 ou 4 reprimendas a explicar-me porque que o Cedric era quem devia ir. Respeito, e uma opiniao e tudo bem, o seleccionador campeao da europa tambem concorda com esses, mas para mim esses nao deviam criticar mais nenhuma escolha do eng. porque se essa para eles ta bem, entao todas as outras devem ser “fechar os olhos e acreditar”. Ve-se bem a diferenca para os outros.

  • RafaMota97
    Posted Setembro 7, 2018 at 1:25 am

    – Euro 2016 Bernardo Silva de fora

    -Mundial 2018 Cancelo de fora

    Dá que pensar não?

  • José S.
    Posted Setembro 7, 2018 at 4:23 am

    Não vi a 1parte mas do que vi na segunda, vi um cancelo de topo. Bruma destacou se, Gelson teve lances.. André Silva está horrível na finalização, decisão e passe. 2 das características são importantes num avançado. Terá de melhorar com a seleção, mas ele parece-me o único ainda dependente de Ronaldo… o problema é que não há outro PL, fazemos regressar Éder?
    Gostei de ver o Gedson (não sei porquê mas gosto do miúdo mais que o Renato..), Renato assim assim e Sérgio Oliveira entre a raça, passe e remate e a sua habilidade para cometer faltas escusadas.
    Os outros foram na medida do que são e do que vi…(já não vi nem Bernardo nem pizzi…) nem vi muito de Neves.. vi foi uma finta deliciosa de WC, e está hein? Foi pena, podia se ter ganho, mas provavelmente o empate era ajustado.
    FS não sejas medricas agora e mantém a canalha…

  • Xavi H.
    Posted Setembro 7, 2018 at 11:07 am

    A principal nota de destaque deste jogo, é a diferença do Cancelo para o Cedric ser abismal.

  • RodolfoTrindade
    Posted Setembro 7, 2018 at 11:50 am

    Como é que o Cancelo falhou o mundial deveria ser motivo de estudo…

Deixa um comentário