Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Portugal já tinha o bilhete para o Mundial no bolso mas sofreu nos descontos e adiou apuramento; Ronaldo bisou; Semedo e Mendes assistiram; Diogo Costa ficou mal na fotografia; Renato Veiga foi batido várias vezes

Acaba por ser apenas um adiamento do inevitável, que é Portugal estar no próximo Mundial, mas é mais um aviso a Martínez, que voltou a passar mal contra a Hungria, um adversário teoricamente muito inferior, e com erros já vistos várias vezes noutros jogos (pressão ineficiente, dificuldade nas bolas paradas e nos duelos). Além disso, este resultado também impede que encare a última ronda de jogos de outra forma, se bem que conhecendo o selecionador dificilmente aproveitaria para chamar caras novas. Em relação ao jogo, Portugal teve muita posse, mas foi pouco dominador, criou perigo sobretudo em remates de longe (Rúben Dias e Bruno Fernandes acertaram nos postes e Vitinha ficou perto) e também permitiu à Hungria chegar demasiadas vezes à sua área com perigo (antes do golo a barra e Rúben Dias já tinham salvo o empate), tendo os Magiares acabado o jogo com 17 remates, 7 à baliza. Diogo Costa acaba por ficar ligado ao 1-0 (péssima abordagem), mas foi um canto coletivamente mal defendido (incompreensível ser Bernardo Silva a fechar o segundo poste). Já Renato Veiga teve também noite para esquecer (deve ser o central com 1,90m mais inútil no jogo aéreo, inclusive desvia-se das bolas), enquanto Bernardo Silva e Bruno Fernandes arrastaram-se em campo e Pedro Neto voltou a fazer pouco. Já Ronaldo desta vez esteve feliz na finalização, fazendo a diferença com as suas movimentações clínicas. Nuno Mendes esteve igualmente em destaque (grande assistência) e Semedo acrescentou muito mais que Dalot. Nota ainda para Rúben Dias, que vestiu várias vezes as vestes de bombeiro.

Portugal 2-2 Hungria (Ronaldo 22′ e 45’+3; Szalai 8′ e Szoboszlai 90’+1)

Portugal tropeçou na recepção à Hungria e adiou o carimbar do apuramento para o Mundial’26. Os lusos começaram logo mal, com Szalai a adiantar os forasteiros aos 8′, num canto em que Diogo Costa e Bernardo Silva ficam mal na fotografia. Portugal, no entanto, conseguiu dar a volta ainda na 1.ª parte através de um bis de Cristiano Ronaldo (respondeu da melhor forma a dois cruzamentos bem tirados de Semedo e Nuno Mendes), só que não matou o jogo e deixou os húngaros crescer e chegar mesmo ao empate nos descontos, por Szoboszlai.

XI Portugal: Diogo Costa; Nélson Semedo, Rúben Dias, Renato Veiga, Nuno Mendes; Rúben Neves, Vitinha; Pedro Neto, Bruno Fernandes, Bernardo Silva; Cristiano Ronaldo
XI Hungria: Balázs Tóth; Nego, Orbán, Attila Szalai, Kerkez; Schäfer, Szoboszlai, Styles; Bolla, Roland Sallai, Barnabás Varga.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

84 Comentários

  • Knox_oTal
    Posted Outubro 15, 2025 at 2:34 pm

    Outro aspecto: Renato Veiga fez o quê na carreira até agora para ser tão assíduo nas convocatórias?!? E ser a terceira opção nos centrais!!! Tem características interessantes sem dúvidas, mas não tem muita experiência e ainda não conseguiu se afirmar em nenhum clube… até Diogo Leite fez mais para ter mais oportunidades e minutos na selecção! Enfim… péssima gestão do grupo e da pool de seleccionáveis por parte de Roberto Martinez.
    .
    Está a fazer um trabalho positivo, ganhou um troféu e fez uma (pequena) renovação no grupo, mas depois tem discurso esquisito em certos aspectos como as famosas listas de jogadores “às portas”, ou os critérios dados para as convocatórias que são completamente aleatórios por vezes, fechou em demasia o seu grupo a certo ponto e inventa nos posicionamentos e na estratégia da equipa, complicando o que é, ou devia ser, fácil!!!
    .
    Saudações desportivas

  • filipe19
    Posted Outubro 15, 2025 at 11:53 am

    Suponhamos que o Ronaldo já não está nesta equipa e o Ramos se lesiona quem ia jogar a avançado centro?
    Com isto não quero defender a convocatória do CR7 à seleção ou todo o papel que atualmente está desempenhar, é simplesmente uma pergunta que me passou pela cabeça. Quem serão os nossos avançados para o futuro?

    • Fantantonio
      Posted Outubro 15, 2025 at 8:39 pm

      O André Silva tem 4 golos em 7 jogos na La Liga.

    • Kacal
      Posted Outubro 15, 2025 at 5:46 pm

      Se fosse neste preciso momento diria Paulinho como uma boa opção. Para o futuro talvez Fábio Silva visto que era habitual na Selecção Sub21 tendo bom rendimento e nos clubes afirmou-se finalmente no Las Palmas e transferiu-se para o Dortmund. Esteve lesionado e só agora tem somado alguns minutos lá mas pode ser que no futuro agarre o lugar lá quem sabe. Para já há bastante concorrência mas saindo Guirassy e ele adaptando-se, pode ser.

      • filipe19
        Posted Outubro 15, 2025 at 6:06 pm

        Verdade. Nem me tinha lembrado do Fábio Silva. Sinceramente tenho as minhas dúvidas que ele vá dar o próximo passo. Nunca me convenceu mas isso sou eu. O que importa foi ter convencido os funcionários do Dortmund e daí deve haver ali qualquer coisa que ainda não vi. Veremos.
        No Gil anda o Pablo Felipe a marcar golos mas não sei sequer se ele quer representar Portugal ou não ou se ele realmente tem a qualidade para isso. Nos sub21 anda o seu colega o Varela e depois o Chermiti que já geriu mais de 20 milhões em transferências mas que…não sei. Ainda não conseguiu convencer ninguém?
        Posição complicada com poucas opções por onde escolher

  • Mantorras
    Posted Outubro 15, 2025 at 9:41 am

    Portugal devia ter fechado o jogo e nao o fez, alem das bolas nos ferros teve la varios lances em que a definicao falhou, cruzamentos do Tavares, com Ramos a chegar tarde, lances do Chico, um a grande passe do Bernardo, onde tem que fazer melhor, enfim.

  • Red Onion
    Posted Outubro 15, 2025 at 9:04 am

    Já não via um jogo da seleção ao vivo há muito tempo, mas ontem fui ao estádio e… desilusão! Martinez parece equivocado (ou pressionado, se preferirem) para colocar aqueles médios gémeos todos a jogar no mesmo meio campo. Bernardo não funciona na ala! Bruno está fora dela! Ruben Neves não é intenso na recuperação. Só Vitinha se salva naquele meio campo, mas sem João Neves ao lado as debilidades do meio campo luso ficam expostas. Martinez tem de deixar de fazer as convocatórias pelo nome (dos empresários) e começar a pensar pela sua cabeça porque está à vista de todos que Portugal, nestes jogos contra blocos baixos, precisa de alas. Verdadeiros alas. Tecnicistas e/ou explosivos. E de preferência que saibam cruzar para Cristiano o Chanfana (aka Old GOAT) marcar golos de cabeça ou encostar para as redes.

  • Bayern de Monchique
    Posted Outubro 15, 2025 at 8:53 am

    Roberto Martins está a entrar num terreno que Fernando Santos também pisou. Não interessa o momento dos jogadores. O que interessa é que as vacas sagradas continuem a jogar, acrescentem ou não algo à equipa.

    – Bernardo é menos um jogando na linha mas (e já escrevi sobre isso há muito tempo atrás) acho que pode acrescentar bastante jogando no meio, com Vitinha.
    – Ruben Neves vai na sua terceira titularidade, algo que não acontecia desde o Mundial 2022. Não tem intensidade e falta-lhe inteligência em muitos momentos do jogo.
    – Bruno está em claro decréscimo de forma – completamente alheado do jogo. Banco!
    – Renato Veiga, chega à seleção em 2024 após umas míseras titularidades (na Conference League) pelo Chelsea e por cá continua. O nosso 3º central 🤡 Este que seria 4º central no Benfica, se é que me entendem.
    – Cristiano… Pouco reativo, associativo, criativo mas sobretudo coordenado. Uma sombra do que já foi. Movimentações previsíveis, fintas que não saem, passes ao nível de Zaidu. Defensivamente nunca contou e ofensivamente conta pouco. Vão valendo os golos, dizem eles. Ficamos à espera desses golos no próximo Mundial.
    – Félix 😂 O Dani dos termos modernos.

    Falta coragem ao Roberto Martins para mudar as peças e apostar em elementos que, embora não tenham o peso das vacas sagradas, corram, se esforcem e que sobretudo possam acrescentar algo. Talvez, num acto de loucura, convocar alguém dos sub21 que possa ser uma mais valia. Esquecer Matheus Nunes como lateral e devovê-lo ao meio-campo, sei lá..

    Parece-me que existe uma certa resistência em fazê-lo. Por parte da própria federação ou dele mesmo? Roberto Martins está cada vez mais aportuguesado. Aprendeu português, o hino e aprendeu também a jogar à portuguesa 👏🏻👏🏻

  • ManuelFAlbuquerque_
    Posted Outubro 15, 2025 at 8:39 am

    A lógica é e será sempre a mesma, tens um grupo de jogadores e não vences um adversário mais fraco? Então tem de se analisar o que o treinador decidiu durante e antes do jogo, a abordagem escolhida, o sistema, os jogadores.
    Depois de um empate que apenas valoriza a Hungria, ninguém pode vir falar de “identidade” etc para desculpar Roberto Martinez.
    As pessoas não são coerentes, as pessoas só olham para o umbigo, as pessoas são iguais aos “poderosos” que elas tanto criticam.
    Chama-se isso estupidez, fanatismo, miopia, o que for.
    Bom, quem diz que eu só critico o Amorim aparentemente arranja sempre qualquer coisa para defender o Ronaldo.
    Muito bom. Afinal tem a postura que tanto critica em mim, mas ao contrário. Deve ser o fanatismo do bem.
    Muito bom mesmo.
    Isto é uma anedota.
    Bernardo Silva também está no lote dos intocáveis, há muito que se sabe isso não sei onde está a surpresa.
    Lógica de meter os “melhores” todos juntos e ver no que dá.
    Por isso eu vou sempre valorizar o mister e o trabalho que ele estava a fazer no United, o Pogba era um elemento desestabilizador, mas como sorri muito e faz caretas obviamente é um colosso mundial.
    Sim, fez épocas muito boas e bons mundiais.
    Irrelevante, fez tá feito. O que interessa nas equipas é o momento porque tens de harmonizar a coisa.

  • Artur Trindade
    Posted Outubro 15, 2025 at 8:16 am

    Entrar em campo nestes 2 jogos contra adversários acessíveis e em casa, com um meio campo constituído por Rúben Neves/Vitinha/Bruno Fernandes e Bernardo, é aberrante e nem nos saudosos tempos de Paulo Bento. 4 jogadores iguais, de passe, em que apenas muda a tensão colocada no passe ou a sua extensão, sem haver alguém que vagamente encoste na linha, ou alguém que tenha dimensão física (força ou velocidade de progressão) que torne um meio campo funcional e compatível entre elementos. Palhinha sempre titular seria um passo nessa direção, a menos que esteja João Neves em campo, que dê essa vitalidade nos duelos, e Matheus Nunes é tão díspar nas características que seria sempre a considerar nas opções.
    – Palhinha ou João Neves, algum sempre em campo.
    – Vitinha e Bernardo, nunca os 2 em campo.
    Nuno Mendes é o grande desequilibrador a par de Rafael Leão (desistiu do futebol?), e é o único elemento de classe mundial desta equipa, mas não pode estar na defesa e ataque, apesar de nestes jogos dever estar mais concentrado nas tarefas ofensivas, o que em condições normais, garantiria sempre a vitória, mas temos que estafar o rapaz a ir buscar adversários na defesa.
    Pedro Neto é uma agradável surpresa e com Mendes são os únicos (Cancelo já joga a espaços) que consegue ultrapassar adversários, não tendo estado ontem particularmente feliz.
    Por fim Ronaldo marcou 2 golos (nenhum de penalty) e segundo muitos devíamos ter começado a jogar melhor quando saiu a 15 minutos do fim, e azar dos távoras para os que querem provar que jogamos melhor sem ele, não se conseguiu provar mais uma vez a teoria.
    Jogar melhor não pode ser um conceito vago, subjetivo a cada um, deve estar respaldado por resultados, e não se aconteceu isso. Mas como diz o outro, não devemos deixar que factos atrapalhem um bela narrativa.

    • Mantorras
      Posted Outubro 15, 2025 at 9:47 am

      Em condicoes normais, o meio campo da seleccao sao o Joao Neves, o Vitinha e o Bruno. Ninguem tem grande velocidade ou dimensao fisica, mas esse meio campo tem qualidade para enfrentar qualquer equipa e poder dominar o jogo, com bola.

    • Mantorras
      Posted Outubro 15, 2025 at 9:44 am

      Ter jogadores diferentes so por ter nao significa, necessariamente, mais qualidade colectiva. Se a ideia é ter a bola, nao vejo porque nao possa jogar o Ruben em vez do Palhinha, que nem achei que tenha entrado bem, depois. O Barcelona do Pep tinha 3 jogadores lentos, e deles muito baixinhos, e faziam falta todos, e meter la o Yaya ou o Keita nao era igual, embora fossem, teoricamente, mais complementares. Se queres uma equipa de posse colocas medios de posse, e para trocar a bola tens que ter mais que um, um jogador sozinho nao troca a bola com ele mesmo. Onde faltou mais qualquer coisa, foi nos desequilibrios, que quer Bernardo, quer Neto, nao conseguiram dar.

      • Artur Trindade
        Posted Outubro 15, 2025 at 11:01 am

        Mantorras, boa análise, mas deve existir complementaridade nas valências, o Vitinha e o Rubén Neves são completamente redundantes, ambos gostam de recuar para a 1ª fase da organização, e fazem-no muito bem, é a principal qualidade dos 2, se tens 2 em campo, um anula-se ou atropelam-se nas mesmas funções. Por outro lado deves ter a possibilidade de fazer passe longo, mas para teres 4 médios de circulação, tens que retirar algum jogador que possam receber esses passes, e esse jogador fica a faltar numa das linhas ou na frente. Existe Neto, tem que existir 2, seja Leão, Trincão ou até Chico, sendo que o Quenda será porventura a melhor futura na direita. Essa é a fisionomia normal de qualquer equipa dominadora, ter no mínimo 3 jogadores de ataque. Tens 2, e um deles (Neto) que está colado á linha, e muito longe de Ronaldo.
        Se entras com o Dalot em vez do mais vertical Semedo, a coisa fica para lá de horrível.
        Se for uma pancada de Martinez (os 4 médios) tem que haver complementaridade, se achares que Félix consegue apoiar e fixar-se mais no ataque, sai o Bruno ou o Bernardo, se o Palhinha (ou o João Neves) for diferente do Vitinha sai o Rúben, pois esta coisa de circulares sem intenção com 4 jogadores num curto espaço de terreno, é apenas absurdo, podes impedir o adversário de ter a bola, mas não tens um propósito com ela, ou sequer a possibilidade de ligar com 2 jogadores como Neto ou Ronaldo, que gostam de receber no espaço. É ter 4 jogadores com o propósito único de lançarem outros 2, sem capacidades associativas, no caso do Ronaldo nesta fase da carreira.
        Comparar o tónus muscular, o encosto, a classe de Iniesta, Xavi ou Messi, com Vitinha ou Bernardo é desonesto (talvez o João Neves seja um baixinho comparável fisicamente), até porque o melhor Vitinha não coincidiu com os melhores Bernardo ou Bruno, e estava lá o Busquets por quê? Seria porque a racionalidade mande ter alguém como ele, mesmo que os restantes sejam os melhores do mundo (longe dos nossos)? E no caso do Guardiola, mesmo tendo um complementar (Busquets), o 4º era MESSI, com uma capacidade de integração/velocidade/relação com a baliza, “ligeiramente” diferente do nosso Bernardo.

        • Mantorras
          Posted Outubro 15, 2025 at 4:50 pm

          Eu nao defendo os 4, defendo os 3.
          Para mim Bernardo sai e pronto, simples.
          A questao era mais “genericamente ” falando, dizer que quando queres ter um meio de posse podes ter 3 medios de posse, todos de posse, e nenhum de transporte, que nao vejo ai nenhum problema.
          Quando digo acima “onde faltou qualquer coisa”, estou realmente a referir-me a isso, ou seja, tens 3 para dominar o jogo com bola, e desequilibrar no passe, e os restantes para desequilibrar em velocidade, 1 vs 1, etc. Dei o exemplo do Barcelona porque Busquets, Xavi, e mesmo Iniesta, nao tem explosao nenhuma, viviam do toca e foge, da visao, tecnica e inteligencia superlativa, e acho que o JN, o Vitinha e o Bruno podem fazer “parecido”, todos longe dos exemplos que dou, mas com um paralelo a nivel de perfil.
          Nao temos nem teremos nenhum Messi, ai ja teremos que esperar que o meu pequeno cresca e seja lancado na seleccao xD

          • Artur Trindade
            Posted Outubro 15, 2025 at 10:04 pm

            Correto, mas eu refiro os 4 médios similares no comentário inicial, sem haver nenhum com capacidade entrelinhas tipo Félix, Pote ou Trincão, que tentam acionar pelo passe no espaço 2 jogadores não associativos, tornando a ligação meio campo/ataque inexistente, sendo este o principal problema recorrente dos últimos jogos de Portugal. Devem ser 3 e não 4, mal alguém explique isso ao Martinez, sendo João Neves a alternativa a Palhinha, por ser o outro jogador mais contundente.
            Pessoalmente, penso que a solução deve ser a mais clássica, um trinco com maior capacidade no passe longo, no jogo aéreo, e maior capacidade de fazer o trabalho sujo pelos 1,90cm.
            Até pelo paralelo que fiz aqui entre Hjulmand e Neves. Neves pode ser mais jogador em abstrato, mas para a posição 6, Hjulmand. Palhinha tinha o handicap de jogar pouco no Bayern, mas voltou á melhor liga mundial, está de novo no topo, e Neves e Vitinha tiveram sucesso até ver na liga francesa, mas dou de barato que possa alternar com Neves.
            Este meio campo amorfo a 4 é a principal causa do momento atual e não a estafada questão Ramos/Ronaldo.

            • Mantorras
              Posted Outubro 16, 2025 at 9:13 am

              Concordo no geral, mas Palhinha a frente do Neves?
              Neves ja é de outro nivel ao dia de hoje.
              Ele nao teve “sucesso, ate ver, na liga francesa”. Limparam tudo.
              Aqui diziam que o Neves nao sabia jogar para a frente, nao sabem ver futebol, nao entendem o que vale o QI dentro de um jogo, e o quao idiota seria ser ele a arriscar quando absolutamente todos os outros, ao lado e a frente dele, estavam la para isso (Kokcu, Rafa, Neres, Di Maria e Cabral). Ele é um jogador de equipa, e nao fazer (muito) é diferente de nao saber.
              Tambem diziam que ia para o PSG mas nunca na vida iria ser titular, segundo alguns tinham prai 15 medios todos melhores que ele. Ainda a meio da epoca passada, alguns aqui estavam a discutir comigo por eu dizer que ele era titularissimo, é que nao era titular, era titularissimo. Totalmente desfazados. Nao veem os jogos.
              Outros perguntaram-me “mas ele anda melhor ofensivamente? Baseado em que?”. Esta a vista desarmada. Tem mais liberdade, porque ali todos defendem, nao passa disso. Continua a ser um jogador de equilibrios.
              Ganharam tudo num clube que ainda nao o tinha feito, o rapaz anda a fazer hat-tricks de puskas, e bateu o record do Gattuso de recuperacoes numa champions. Faz tudo e faz tudo bem, é um jogador de equipa, totalmente, recupera muita bola e compensa todos os outros, alem de que joga com o Vitinha, que é o nosso jogador mais esclarecido, o maestro da equipa, e seria bastante criticavel nao aproveitar o entendimento entre ambos. Basta ver o jogo do Palhinha contra a Hungria para ver que oferece pouco ofensivamente, e é por isso vai ficar mais no banco. Joao Neves é mais completo. É um pouco como a discussao que ja tivemos aqui em tempos sobre Ugarte e Enzo. Um é um medio total, muito raro, o outro é um recuperador sem capacidade com bola para ser um grande medio. Hoje esta bastante claro que um esta no Chelsea e pode perfeitamente jogar a um nivel ate superior, e o outro esta no United e nem ai se consegue impor. O Palhinha falhou no Bayern por isso mesmo.

              • Quinhas
                Posted Outubro 16, 2025 at 9:52 pm

                Excelente Mantorras, exactamente o que penso!!!

              • Artur Trindade
                Posted Outubro 16, 2025 at 9:22 pm

                Mantorras, não deve haver aqui no blog quem defenda mais a aposta nos jogadores da formação que eu, com a exceção do António, e no caso do Neves que fui o primeiro a dizer aqui que era o melhor médio do Benfica, que era o sacrificado (trinco á força) do inapto (para um duplo pivot) Kokcu, e disse-o antes de ter feito 20 jogos no Benfica, mas também já disse que o Veloso era o melhor médio atual do Benfica, mas isto só se cumpre se for (tivesse sido) aposta, caso contrário perde-se como jogador de elite, após anos de arrasto na equipa B, mas dizer maravilhas do Neves agora é acertar no totobola á segunda, provavelmente o momento do Veloso vir a ser um jogador comparável com o Neves já foi ultrapassado, já vai com 20 anos.
                Como já disse muitas vezes não relevo em demasia jogadores frágeis fisicamente que têm como grande qualidade nunca perderem a bola, jogadores de circulação como Bernardo ou Vitinha, para muitos ambos estão no topo mundial, para mim beneficiaram grandemente do contexto de jogarem com os 2 aprendizes de Cruyff, que implementaram um sistema único de grande sucesso, que vive da circulação de bola entre jogadores que mantêm sempre uma curta distância entre si, gostaria de os ver noutro contexto, o Vitinha já jogou em Inglaterra, o Bernardo não jogou ainda fora de Guardiola, mesmo considerando os tempos iniciais no Monaco, já depois de não ter qualidades visíveis para o mestre Jesus.
                Neves tem a mesmíssima qualidade de nunca perder a bola que é muito valorizada nas equipas dos 2 aprendizes de sucesso de Cruyff (só há 2), mas Neves tem a qualidade física (enorme) que Vitinha e Bernardo não têm, falta-lhe um pouco da magia daqueles, mas está ótimo para mim, cresce a cada dia, os horizontes são difíceis de calcular, é uma esponja, e chega perto da capacidade do Nuno Mendes de ser um jogador global, não dependente de contextos favoráveis, acreditamos nós, porque como disse é preciso sair de França para comprová-lo, mesmo que digas que limparam tudo, mas foi na orquestra do Luiz Enrique.
                Um meio campo Palhinha-Vitinha-João Neves torna-se demasiado defensivo, concordo, daí a necessidade de escolher Palhinha ou João Neves, mas deves estar atento á dificuldade dos jogadores de Guardiola/Luiz Enrique não jogarem tanto na seleção (ao contrário do Nuno Mendes), no mundo lá fora da maravilhosa bolha dos aprendizes de Cruyff.

                • Mantorras
                  Posted Outubro 17, 2025 at 10:39 am

                  Imagino que concordes comigo que o Palhinha entrou mal e demonstrou o porque de, ofensivamente, ficar aquem. O Palhinha tera os seus jogos e momentos dentro de jogos, mas nao devia ser a primeira opcao. Alem disso, parece-me importante aproveitar as dinamicas dos clubes nas seleccoes. Sejam elas o Ronaldo/Felix, ou Nuno/Vitinha/Neves, ou antes Ruben/Cancelo/Bernardo, por exemplo.
                  —-
                  Nem Vitinha, nem J. Neves, precisam de bolhas. A bolha que falas é o futebol moderno, futebol jogado no campo todo, com pressao alta sempre, com 11 jogadores que defendem (e nao alguns a passear e outros que so defendem para compensar), e com jogadores diferenciados que, ao nivel da tecnica e inteligencia sao de um nivel altissimo. Nao sao eles que precisam da seleccao, é a seleccao que precisa deles se quiser jogar futebol ao nivel dos melhores. Futebol esse que elevou a Espanha à melhor seleccao do mundo, e os fez vencer varios titulos importantes nas ultimas decadas, futebol esse que fez renascer a Alemanha e afundou o Brasil com 0-7, futebol esse que finalmente levou o PSG a vencer o trofeu que mais desejava. O futebol mudou, e isto nao quer dizer que os outros estilos nao sejam viaveis ou bons, mas para mim, so entram em cena se pelas caracteristicas dos jogadores nao for possivel colocar em pratica aquilo que se pratica na bolha. O problema nao é uns so jogarem na bolha. O problema é nos nao nos tornarmos parte dessa bolha, e ainda pior quando nao ha a desculpa de “nao temos jogadores para isso”. Hoje, quase todas as equipas de bom nivel tem muitos conceitos “roubados” dessa bolha, pequenos e grandes clubes, alias. Depois, tens equipas que condicionam o seu 11 e o seu estilo colectivo a alguns jogadores especificos, o que limita o colectivo, porque obrigam a ter no 11 certos jogadores, para compensar. Era o caso do PSG antes de LE, com as estrelas, é o caso do Real Madrid, por exemplo, e em certa medida, é o caso de Portugal, com Ronaldo, mas ai a bolha é em redor de 1 jogador, nao é um estilo colectivo. Eu prefiro a primeira.

                  • Artur Trindade
                    Posted Outubro 17, 2025 at 1:10 pm

                    Muito bem, o Palhinha é mais unidimensional, mas ganhou faz 3/4 anos uma excelente capacidade de passe de variação de flanco, e mesmo a quebrar linhas interiores, não é um Florentino que apenas passa curto no colega da dupla, e se reparares mesmo nas 3 equipas que chamas de futebol moderno, apenas 3 (faltou-me a óbvia Espanha que seria impossível não beber todos os méritos de Cruyff e seus aprendizes, pela ligação umbilical com o Barcelona), existe o clássico 1,90 que joga no centro do meio campo, chame-se Busquets ou Rodri, virado de frente para o jogo, e se o no PSG, existe a mesma fisionomia em Fabián, eles são 3 híbridos como referes, mas a dinâmica Vitinha/Neves parece ser do tipo Pirlo/Gattuso em que que Vitinha é o mais recuado, o Pirlo lançador, sobrando para Neves o papel de trabalhador/transportador fabuloso, mas interior, não como 6, o que limitaria até a sua grande qualidade que é estar em todo o lado a fornecer uma linha de passe.
                    Podias tentar replicar essa dinâmica na seleção, mas não tens um Fabian trabalhador, e nós não podemos construir (contratar jogadores) um plantel propício para depois lhe injetarmos a doutrina de Cruyff, que o Martinez também não sabe, logo demasiado arriscado, tentares aproveitar uma dinâmica de 2 jogadores, que naquela posição, apenas funciona naquela equipa (PSG).
                    Isto sou eu a falar, que muito raramente vi o PSG, e é nesta lógica que prefiro Palhinha no papel dedicado a varrer tudo, porque não podes querer jogar como as 3 fabulosas equipas descendentes de Cruyff, quando não existe esse know-how no nosso futebol, não se ensina nas escolas, sendo que o próprio Guardiola tentou inovar com os tanques/ciclistas Haaland/Matheus Nunes/ Doku, para não cair num certo jogo sem balizas que ocorre quando não existe complementaridade de outros elementos.
                    É um ponto curioso esta discussão e observar como os tais treinadores de futebol moderno (apenas 2) preferem avançados muito móveis, capazes de esticarem e transportarem o jogo, e literalmente o Luiz Enrique não inclui no seu 11 o nosso Ramos (o oposto do perfil), sendo Ronaldo (o antigo, sobrando aos 40 apenas alguns traços) o tal paradigma de avançado moderno, que não se limita ao seu pequeno quadrado.

                    • Mantorras
                      Posted Outubro 17, 2025 at 2:27 pm

                      O Palhinha pode ter evoluido no passe longo, mas continua a nao ser um jogador capaz de rodar pelas outras posicoes do meio campo, porque nao tem capacidade tecnica para isso, e nao é um jogador associativo e com o qual possas contar numa dinamica de posse semi anarquica, onde cada um sabe que X posicoes tem que estar ocupadas, todos tem liberdade de rodar por qualquer uma delas, mas tem que estar sempre atentos para compensar os movimentos dos colegas.
                      O Fabian Ruiz nao tem nada a ver com o Palhinha, mas nada mesmo, nem com o Busquets, ja agora. Ambos tem um raio de accao muito limitado quando comparados com o Fabian. Ja agora, o Busquets tem 1.90 e tu falas do Palhinha como sendo o jogador que “varre”, mas o Busquets é o oposto do Palhinha, primeiro nunca foi um grande recuperador de bolas, primava pelo posicionamento, sendo tambem muito “fixo”, mas era um jogador quase impossivel de pressionar e um alien com bola, na visao de jogo, incluindo jogo interior. Quem dera a Portugal ter um Busquets.
                      —-
                      Quanto ao resto, o futebol moderno tem muito do que tu consideras descendetes da filosofia de Cruyff, mas muito mesmo. Hoje, praticamente todas as equipas saem a jogar desde tras, praticamente todas elas chamam a pressao, todas tem jogadores que nas diversas fases tem papeis muito diferentes, e que sao capazes de desempenhar mais que uma posicao em campo. Hoje em dia praticamente todas as equipas tem 11 jogadores que defendem e 11 que atacam, de alguma maneira. Essa filosofia e a sua implantacao nao é estanque, é normal que haja variacoes e que certos treinadores usem apenas algumas partes e misturem ideias, essa é a evolucao do futebol.
                      O Ronaldo antigo era um super jogador, mas nao era um avancado moderno, pelo menos eu nao o considero. Ele nunca aprendeu a jogar de costas, a ser a referencia, a servir os colegas, e nisso, basta comparar com um Kane, por exemplo, para se entender a diferenca. Ronaldo era um extremo/avancado que revolucionou sim essa posicao, porque hoje em dia praticamente qualquer extremo tem que fazer golos para ter lugar em clubes de topo. Ja nao basta fazer umas bicicletas e cruzar. Esse foi o melhor Ronaldo, e esse Ronaldo teve o seu apogeu ao jogar ao lado de um avancado moderno como Benzema, que fazia muitas coisas, como baixar e ligar o jogo, cair nas alas, arrastar defesas, tabelar e assistir, alem dos golos que ia marcando, e esse é o prototipo de futebol moderno: Benzema como avancado e Ronaldo como extremo. É isso que ves replicado em muitas equipas. Olhas para o PSG e tens um avancado capaz de cair nas alas e ser o extremo, de assistir, de desequilibrar, de baixar para ligar e tabelar, e tambem de marcar golos, e depois nas alas tens extremos que desequilibram e que tem muito golo e capacidade de remate e 1 vs 1.

              • Nobu
                Posted Outubro 16, 2025 at 2:19 pm

                Mas eu acho que é algo fácil de entender e observar que o João Neves, juntamente com o Nuno Mendes, além de serem os jogares em melhor forma são os jogadores que mais fazem a diferença no coletivo!! Vitinha sofre e muito sem o João, porque tem de ir fazer outro tipo de coisas que em Paris não precisa! O João é quem cola todo o meio campo português! É um jogador com um QI gigante, um monstro físico de “1,50m”! Nuno Mendes é um absurdo por tudo o que oferece nos vários momentos do jogo e todos com a mesma qualidade!

                A seleção portuguesa é um case study, porque na teoria não falta nada, e em muitos jogos sofre com momentos do jogo que não deveria ser possível!! É óbvio que não jogam sozinhos, e há momentos que estão por baixo, mas com a qualidade ao seu dispor e insistir tantas vezes no mesmo erro, tendo jogadores com uma qualidade semelhante ou superior aos que estão a jogar e nada fazer?? Hoje em dia podes mudar 1/2 equipa, e alterar muitos comportamentos! O treinador não tem culpa se falharem passes ou golos, mas tem culpa em analisar ou não o que se está a passar e insistir no mesmo problema inúmeras vezes.

    • Nickles
      Posted Outubro 15, 2025 at 9:14 am

      12 minutos foi o que não se jogou com Cristiano nesta paragem de selecções. Desde que o Martinez chegou há quase 3 anos, em partidas oficiais jogou-se a quantia absurda de 205 minutos sem Cristiano (quando esteve apto), espalhados por 10 jogos onde metade desses jogos sai após os 75 minutos.
      A última vez que o Cristiano jogou menos de 20 minutos ou não jogou de todo, houve:
      – uma goleada histórica à Suiça numa fase a eliminar de um Mundial, onde o seu substituto faz um hat-trick, ultrapassando o Cristiano em números de golos (com ZERO) precisamente em fases a eliminar do Mundial.
      – Um 9-0 ao Luxemburgo
      – Um 5-2 à Suécia
      – Um 4-2 à Finlandia
      *
      Ramos é o nome do rapaz do hat-trick no mundial, que depois desse fatidico dia, teve direito a 24 minutos (em 5 jogos) na competição seguinte.
      Mas claro que vais pegar nestes 12 minutos para justificar seja lá o que tentas justificar há 3 anos.

      • GabCel
        Posted Outubro 16, 2025 at 9:17 am

        perfeito resumo…

      • Artur Trindade
        Posted Outubro 15, 2025 at 11:46 am

        Dizer que “jogou-se a quantia absurda de 205 minutos sem Cristiano” e colocar lá um “(quando esteve apto)” é muito bom, mas é principalmente desonesto quando o ponto aqui é analisar a diferença assombrosa de qualidade que muitos prometem poder observar-se na ausência de Ronaldo, e que por ser tão assombrosa devia ter sido facilmente observada a olho nu nos 12m + descontos de ontem, como devia ter sido observada (a diferença assombrosa) no famosa eliminação no mundial contra Marrocos, aquela derrota que no barulho das luzes costuma ser associada a Ronaldo.

        • GabCel
          Posted Outubro 16, 2025 at 9:21 am

          Oh Artur… se não entendes Português o Nickles não tem culpa… desonesto é tu insistires que os poucos minutos sem o Ronaldo servem como exemplo. Principalmente quando se vê o pânico de toda e equipa, depois desse hat-trick, que o Ramos possa brilhar e expor o óbvio.

        • Durin
          Posted Outubro 15, 2025 at 6:13 pm

          Mais um grande comentário teu! Mais um terceiro jogo em que haja alguns minutos sem Ronaldo e em que Portugal jogue mal e fica confirmado que não há alternativa válida ao Ronaldo. Já os vários jogos em que Portugal joga mal com ele ou os ainda mais em que ele joga mal não servem como prova de nada. É como se diz, não há nenhum jogador em Portugal com o número de golos do Ronaldo, por isso, há que manter lá o Ronaldo (não interessa que já não é o “mesmo” Ronaldo que marcou a maior parte dos golos).

          • Artur Trindade
            Posted Outubro 15, 2025 at 9:25 pm

            Estás a confirmar a inexistência de dados que provem qualquer relação entre a presença de Ronaldo, e a qualidade das exibições, bastando para isso que tenham havido boas e más exibições com e sem ele, confirmadas por ti, concluindo-se pela improcedência do argumentário.
            Isto é demasiado óbvio, menos para aqueles que tentam provar uma narrativa, baseando-se nas boas exibições sem Ronaldo, ignorando as más sem ele, recordando-me do jogo contra a Croácia com o Gonçalo Ramos (fraca exibição e derrota 1-2), seguido de outro com a Irlanda (boa exibição de Ronaldo e vitória 3-0) antes do mundial, mais um exemplo de como nada se pode concluir, e é apenas isso que me move, desmentir os fatalistas de Ronaldo, contrariando as percepções preconceituosas, não havendo lugar a condenações sumárias infundadas, observando-se antes as exibições do chalanger, que deve aproveitar todas as oportunidades para destronar o titular estabelecido. Gonçalo Ramos nos 741 minutos que teve na seleção, retirando o jogo 6-1 contra a Suiça, com 3 golos, não conseguiu mostrar o suficiente, havendo em sua defesa as lesões que teve, quando parecia querer afirmar-se.
            Nem parece colher o argumento que teve poucas titularidades, pois acontece-lhe o mesmo no PSG, e é elogiado mesmo pela sua capacidade de impactar vindo do banco.

    • filipe19
      Posted Outubro 15, 2025 at 8:55 am

      Já é o segundo ou terceiro comentário que vejo aqui sobre o Palhinha mas vou responder a ti uma vez que queres ver o Palhinha a titular quando o JN não está.
      Acho engraçado como aqui vimos dois Palhinhas diferentes. Antes mais, eu gosto imenso dele. Parece uma pessoa porreira e como jogador é um jogador que não se recusa de fazer o trabalho sujo. Alias, é mesmo esse o trabalho dele. MAS, não viste que o jogo jogado/técnico dele é bastante limitado? Ele falha um cruzamento de forma escandalosa com o Ronaldo completamente solto na area, depois aos 82min há uma série de passes ao lado direito, o Chico consegue desmarcar-se, a bola chega ao Palhinha e a única coisa que precisa de fazer é lançar o Chico na profundidade mas a bola sai com muita força pela linha de fundo. Se a bola entra no Chico teríamos aqui uma grande oportunidade, e foi uma bola de cinco metros ou assim. Depois, dois minutos a seguir faz um corte super importante contra o Szallai sendo o último jogador na defesa. Eu acho que estes dois lances são um bom resumo do jogador que ele é. Ele é um jogador muito bom a destruir o jogo, a recuperar bolas, mas depois quando a bola chega aos pés dele não é aquilo que nós precisamos. O Ruben Neves nesse aspeto tem muito mais passes progressivos. O Palhinha (13) ontem fez um quinto dos passes do Ruben Neves (58) e falhou o mesmo número que ele. É exatamente por isso que ele hoje já não joga no Bayern.
      O que não percebi foi de ele ter entrando e o Vitinha ter recuado para a posição 6 enquanto o Palhinha andava ali numa função mais ofensiva. Se isso foi tática, então foi uma má decisão a não ser que o Martinez queria que o Palhinha tivesse mais perto do Szobozlai.
      Enfim, com o Palhinha ganhas nos duelos mas perdes no jogo jogado e se realmente os adversários eram como tu dizes acessíveis então a tua analise de colocar o Palhinha é contraditória porque não é isso que o nosso jogo com muita posse de bola exige.

      • Knox_oTal
        Posted Outubro 15, 2025 at 6:26 pm

        Mas essa questão do Palhinha é mais incapacidade do treinador de aproveitar melhor as suas características, que são algo únicas nos médios disponíveis (excepção feita a Samuel Costa talvez). Como referiste e bem, ele esteve errático ao entrar no jogo porque vinha claramente com uma missão específica dada pelo Martinez, possivelmente para bloquear as acções do Szobozlai, mas com isso jogou fora do seu “habitat natural” e quando o jogo lhe chegava, pela sua posição em campo, obviamente o que era exigido tecnicamente era incompatível com o que ele consegue fazer. E pior, tirou igualmente o Vitinha do jogo e da zona de decisão…
        .
        Quanto a mim o Palhinha era sempre titular se estivesse bem fisicamente e num bom momento no seu clube, que é o caso, pois como trinco oferece uma capacidade de choque, recuperação de bolas muito importante na organização defensiva, dá liberdade aos interiores (sejam eles Vitinha e João Neves, para mim os titulares neste momento, ou Bernardo e Bruno) e é sempre uma ajuda/ameaça nas bolas paradas (detalhe que pode decidir muitos jogos).
        .
        Noutra lógica, num campeonato do Mundo haverá jogos de dificuldade máxima, logo era importante dar tempo de habituação ao Palhinha e não o lançar do nada num jogo dificílimo no Mundial. Neste momento há pouca experimentação e antecipação de futuros problemas, e numa qualificação com adversários tão frágeis no geral é uma palermice não aproveitar para preparar desde já a equipa para os jogos mais difíceis. É verdade que na Liga das Nações a estratégia foi esta e resultou, mais arrisco a dizer que a intensidade/competitividade dos adversários vai ser bem superior no Mundial, o próprio contexto vai proporcionar esse aumento da dificuldade!
        .
        Por isso, para mim é fundamental dar rotinas a um trio de meio campo mais sólido em todos os momentos do jogo, e Palhinha tem que constar nesse trio na minha opinião, Vitinha é indiscutível neste momento. Sobra a outra vaga de interior, que neste momento é do Neves, até para aproveitar ao máximo as rotinas do PSG, mas por altura do Mundial seria uma posição mais aberta em função do momento de forma do Neves, do Bernardo e do Bruno. Sendo que não é de negligenciar o factor experiência, ou até o factor das bolas paradas no caso do Bruno.
        .
        Porém, e é o que me preocupa um pouco, mesmo percebendo pouca da poda, vejo muita rigidez táctica e estratégica por parte do Martinez, ou de nem sequer pôr estas questões. Mesmo Nunes, que tem um perfil de transporte que pode ser importante em alguns momentos tem tido muito poucas oportunidades, e depois claro parece sempre um peixe fora de água. Enfim, vamos ver…
        .
        Peço desculpa se ficou longa a “dissertação”, mas considero o tema Palhinha estrategicamente importante e interessante para debate.
        .
        Saudações desportivas

        • filipe19
          Posted Outubro 15, 2025 at 9:14 pm

          Não tens que pedir desculpa, tudo na boa. Eu também não sou tipo das mensagens curtas ;)
          ————————————-
          Sim, é interessante. Curiosamente eu sinto-me bem com as duas opções mas eu nunca diria que o Palhinha tem que jogar sempre. Depende do adversário. É verdade que o Martinez o coloca raramente, embora ele até teve alguns bons minutos durante o Euro, depois, ele teve um ano perdido no Bayern e desde aí ele raramente joga. Mas eu percebo o porquê. Em jogos com mais de 60% de posse bola o Ruben oferece muito mais do que o Palhinha, era ai que eu queria chegar no meu post anterior, agora se amanhã tivéssemos jogar contra a Inglaterra, neste momento de forma, eu preferia ver o Palhinha de início. Sem dúvida. Quando o Ruben se mudou para a Arábia pensei que ele tinha “acabado”, mas não é verdade, ele tem feito bons jogos, é pouco errático, ele procura os passes progressivos, ele procura de mudar os flancos e ele tem um passe muito bom, muito certinho. Agora quando andas em cima do adversário é isso que tu precisas e não aquele tanque à frente da defesa. Pelo menos assim que vejo a ideia do Martinez, admitindo que ontem a entrada do Palhinha não lhe correu bem.
          ……………………………………………………
          Também é verdade que temos nessas posições muito por onde escolher. Tens Palhinha, RNeves, JNeves, Vitinha, Bruno, Bernardo e Matheus Nunes, e dois ficam sempre de fora, uma vez que ele coloca o Bernardo mais à frente, eu não digo a lateral porque não é ai que ele joga, o Bernardo puxa sempre para dentro e deixa o defesa fazer o corredor. A mesma coisa que ele aos anos faz com o Guardiola no City mas ali como já não é o Martinez já não é problema. Enfim. Haters gonna hate.
          …………………………………………………..
          Próximo jogo contra a Irlanda. Em casa deles, em princípio com eles a serem obrigados de fazer mais para o jogo talvez o Palhinha até fazia jeito. Mas acredito que o Martinez tem outras ideias. Não nos pudemos esquecer que a melhor Espanha de todos os tempos (2008-12) também não jogava com um destruidor à frente da defesa e vejo o Martinez obviamente muito influenciado pelo Guardiola e o estilo de jogo espanhol.
          Se fosse eu, desses seis só jogavam três, a combinação dos seis seria indiferente para mim, estou com tranquilo com todas as opções, mas à frente colocava dois alas de raiz. Neto de um lado e em vez do Bernardo o Chico ou o Trincão.

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Outubro 15, 2025 at 8:38 am

      Uma narrativa como a tua por exemplo. Quando ele marca dois golos de encostar, mesmo não tendo jogado nada, para ti está tudo bem. Aliás para ti está tudo bem o resultado, o importante mesmo é ele marcar, verdade?!

      O teu problema é que vives em negação, e quanto a isso não há nada a fazer. Recusas a decadência física dele, negas coisas óbvias, como por exemplo o seu ridículo jogo aéreo, em que outrora foi um mestre, ou a sua incapacidade de criar espaços com a sua movimentação. Viver em dissonância cognitiva é lixado, compreendo.

      Só concordo contigo numa coisa, não jogámos nada com ele, nem sem o seu contributo, ou seja foi indiferente ele estar ou não, e viu-se bem o dedo do Roberto nestes dois jogos, uma equipa sem fio de jogo, sem alegria, sem alma, sem nada. Já nem falo em futebol, mas viu-se bem que os jogadores foram fazer um frete a jogar estes dois jogos, e devem estar fartos do careca.

  • MuchoG
    Posted Outubro 15, 2025 at 8:10 am

    O Renato Veiga também deve ser sobrinho de alguém. Um jogador mediano que já gerou múltiplas transferências de milhões, jogou no Chelsea e Juventus, e continua a ter oportunidades na seleção sem justificar. Não é superior ao Rúben Dias, Gonçalo Inácio, António Silva e Tomás Araújo mas só está atrás do 1º na hierarquia.

  • Niall joaQuinn
    Posted Outubro 15, 2025 at 8:02 am

    É evidente que o Martinez tem pontos fracos mas esta unanimidade sobre a mediocridade do homem roça o ridículo. Parece que estamos a falar do pior treinador do mundo.
    Até agora o homem deu uma Liga das Nações a Portugal (numa final four com a Alemanha e a Espanha) e teve uma eliminação com a França em penalties (no único jogo da história em que Portugal se superiorizou à França). Em jogos a doer (daqueles que interessa mesmo ganhar) é este o saldo.
    Jogos como de ontem, que para nós são feijões e para o adversário são de vida ou morte, não dizem nada. Podia lá estar o jogador A em vez do B, que ia ser igual, porque o tema não é de qualidade ou tática, mas de motivação. A Hungria estava a jogar o sonho de estar no mundial e nós não estávamos a jogar nada.
    Deixem o homem acabar o seu trabalho em paz, que logo, logo, já vem outro para continuarem a bater, como tem sido praxe.

    • Durin
      Posted Outubro 15, 2025 at 6:19 pm

      Não acho o Martinez tão mau como alguns aqui o pintam, até acho bom treinador, mas acho um argumento bastante redutor quando se apenas falam desses jogos. A verdade é que fez um Euro fraco em termos de jogo jogado, em que nos vimos à rasca para ganhar a Eslovénia, a Turquia nos ofereceu a vitória e pedemos com a Geórgia. Isto são tudo equipas que deviamos ganhar confortavelmente. O meu maior problema com o Martinez é mesmo as chamadas “vacas sagradas” e ter um grupo demasiado fechado. Um pouco de mudança só faz bem, tanto na convocatória como no 11 titular.

      • Niall joaQuinn
        Posted Outubro 16, 2025 at 8:18 am

        Mas era isso mesmo que eu queria sublinhar: quando subiu o nível do adversário, a seleção também subiu de nível, porque a motivação era outra.
        Este jogo para a Hungria era de vida ou de morte. Para nós era mais um. E é difícil trazer motivação a um grupo de jogadores q

        Todos nos habituámos a ver um Portugal forte contra os fracos e fraco contra os fortes. Com Martinez não tem sido assim.

    • filipe19
      Posted Outubro 15, 2025 at 8:27 am

      Quando o Mourinho assumir, ou seja, depois do mundial, tudo vai ser melhor e vamos todos ser felizes. jajajaj

  • Ricardo F.
    Posted Outubro 15, 2025 at 7:30 am

    O Neto é muito fraquinho em organização ofensiva. Não tem jogo interior, não faz passes progressivos, não tira um adversário da frente. Dêem-lhe transições e campo para correr, que ele até faz a diferença. Agora neste tipo de jogos não dá. O Renato Veiga, por sua vez, é só mau que dói.

    Sobre o jogo, é mais do mesmo. Bola a circular de um lado para o outro, sem grande exploração do corredor central, e cruzamentos que nunca mais acabam.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Outubro 15, 2025 at 6:32 am

    Continuamos sem uma equipa de futebol, e com Martinez dá a sensação que jogamos cada vez pior. Um jogo aos repelões, falta de agressividade defensiva, falta de dinâmica de jogo, falta quase tudo. E sobra talento individual, mas simplesmente os jogadores devem entrar em campo envenenados pelo facto de não haver meritocracia e não alinharem os melhores. Sinceramente? Precisamos de levar uma goleada para acordar, e mudar do paradigma dos Bernardos, dos Brunos e dos Ronaldos.

  • Knox_oTal
    Posted Outubro 15, 2025 at 5:09 am

    Pronto já está, o grande objectivo foi alcançado! Muito bem as Quinas a trabalhar para isso… outros objectivos virão para alcançar!!!
    .
    Noutro apontamento menos importante, o apuramento da selecção ainda não está, mas é apenas uma nota de rodapé.
    .
    Bem os laterais, Semedo deveria ter a oportunidade de ter uma sequência a titular. O Bernardo e o Bruno deviam sair da equipa titular, continuo a achar que são importantes, mas neste momento não dá, sobretudo com o jogador do City a jogar na ala. Trincão a titular também devia ser algo estabelecido por esta altura, e no meio campo testar alternativas (o Matheus Nunes devia ter mais minutos e não desgostava de numa próxima ver o Mateus Fernandes). O Palhinha não ser titular também é uma aberração, enfim, Martinez continua a complicar o que é fácil!
    .
    O que vale é que difícil é não estar neste Mundial, seria preciso ser quase premeditado… mas a amostra não deixa antever um Mundial muito feliz, espero que me engane!
    .
    Ainda assim, o mais importante foi alcançado, há muita gente feliz hoje!!!
    .
    Saudações desportivas

  • Verdade_Desportiva
    Posted Outubro 14, 2025 at 11:34 pm

    Continuamos com elementos a ter minutos só pelo estatuto e continuamos sem ter um guarda redes de nível para ambicionar um mundial. Continua-se também a fingir que está tudo bem na baliza e a desculpabilizar todos os erros graves que são cometidos pelo Diogo Costa.

    • Joga_Bonito
      Posted Outubro 15, 2025 at 1:33 pm

      Há melhor que o Diogo costa em Portugal? A verdade é essa…eu falo à vontade porque nunca achei que fosse tudo o que dizia dele mas tampouco é o rei do churrasco como querem fazer crer…
      Creio que o problema dele é estar numa encruzilhada na carreira. Já se percebeu que não irá dar classe mundial e terá de definir se fica no Porto e faz carreira, se sai para um supercontrato na Turquia ou Arábias ou se tenta ainda o sonho com o colosso.

      • Nobu
        Posted Outubro 16, 2025 at 2:26 pm

        O Diogo é claramente o melhor GR português por larga margem e erra como todos os outros! Isso nem sequer devia ser assunto!! Agora também acho que ele já devia ter ido embora, já não está a fazer nada em Portugal, o problema é que as balizas raramente abrem e quando abrem ele não é equacionado para nenhuma!! Acredito que o Porto também peça dinheiro a mais para o libertar, mas os anos vão passando e ele por vai continuando aqui, onde não pode mostrar mais do que já mostrou, com exceção aos jogos internacionais e nos clássicos.

    • Miguel Lopes
      Posted Outubro 15, 2025 at 8:40 am

      Todos os Redes do mundo têm falhas graves e não é por ontem o Diogo Costa ter tido uma, que ele deixa de ser um excelente Redes.
      E para não haverem dúvidas, eu sou do Sporting, mas não tenho palas.

  • Martinator
    Posted Outubro 14, 2025 at 10:46 pm

    O treinador é fraco, há muitas exibições cinzentas mas com o Diogo Costa na baliza qualquer cruzamento é uma possibilidade de golo

  • Kacal
    Posted Outubro 14, 2025 at 10:11 pm

    Eu pensei para mim que hoje ainda iam arranjar maneira de dizer que a culpa era do Ronaldo, mas depois assumi que não iria haver ninguém com essa ideia, enganei-me lol Portugal dá a volta com ele a bisar e ele já nem em campo estava quando sofremos o 2-2 e conseguem meter as culpas no Homem. Quando ficam frustrados com as coisas, bora para o mais fácil… dizer que várias vezes havia colegas desmarcados, incluindo Ronaldo, e certos jogadores decidiram não passar a bola não importa (tivemos lances que podiam ter sido executados de forma mais simples e decidimos complicar porque queremos sempre mais um passe para o carrossel). Ter 2 jogadores a disputar a bola no lance do golo pelo ar contra um da Hungria e conseguirem perder o lance também nada importa. Entre outras coisas. Danado do Ronaldo que devia ter ido para central disputar a bola naquele lance e foi para o banco. Shame on you. O meu problema com certas pessoas é este, criticam quando merece (e bem) mas também criticam quando não é culpa dele.

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Outubro 15, 2025 at 6:27 am

      Marca dois golos de encostar contra um adversário ridículo, e tu ficas doido com a exibição dele?! Tu viste sequer o jogo? Não te ocorreu, sei lá num momento de loucura, louvar quer as jogadas, quer as fabulosas assistências de Nelson Semedo e Nuno Mendes?

      Ok esteve bem a desmarcar-se naqueles dois lances, mas á parte disso continua completamente perdido e fora dela. No jogo aéreo, por exemplo, e que era em tempos um dos seus pontos mais fortes, nota-se que simplesmente perdeu a velocidade mental para abordar os lances. Vocês vivem simplesmente em negação, e enfim como a única coisa que vêm é uma folha de Excel, recusam ver coisas óbvias.

      Mas enfim leva lá a Taça, para ti pelos vistos o que interessa é ele marcar, no outro dia foi só criticas, e GANHÁMOS, ontem empatámos de forma ridícula, mas como ele marcou ficaste todo contentinho. Tu na realidade queres lá saber da seleção nacional de futebol, o que te interessa é que um jogador egocentrista e narcisista continue a sua lenda, se perdermos que se lixe. Parabéns portanto, o resultado que se lixe, o importante é que o bicho faturou, não é verdade?

      • Kacal
        Posted Outubro 15, 2025 at 1:38 pm

        Não fiquei contente com o empate no fim, fiquei até bastante frustrado. E não, prefiro ganhar o jogo sem golos de Ronaldo do que não ganhar com ele a marcar. Mas pronto é a vossa visão, nada a fazer. Na minha apenas acho que ele cumpriu o seu papel como PL e faz duas finalizações competentes a desmarcar-se bem. Depois sai os 77 minutos e sofremos o empate nos descontos. Acho que neste jogo cumpriu e a culpa do empate não foi dele, mas até num jogo destes conseguem focar nele e meter as culpas em cima do Homem e nisso não consigo concordar. E sim não retiro valor a outros jogadores que fizeram coisas boas no jogo. Ter focado nisto não quer dizer que lhes retire valor. Mas não fizemos um grande jogo e não penso que a culpa foi de Ronaldo hoje.

        • beterrabapragmatica
          Posted Outubro 15, 2025 at 11:53 pm

          Caramba. “Homem”. Com H grande. É mesmo um Deus para ti. As melhoras, porque já me começa a dar pena. E não te esqueças de rezar à noite ao Deus patriota das arábias.

          • Kacal
            Posted Outubro 16, 2025 at 4:18 pm

            Gosto de escrever Homem com H grande seja qual for a pessoa em questão, é uma escolha apenas. Aliás devo tê-lo feito noutras situações que não com CR7 por aqui. Mas até nisso focas para reduzir o outro portanto é de ti que devemos ter pena. Mas sim, eu por acaso rezo portanto não tenho problema em o fazer, não te preocupes. Mas eu de ti nem pena tenho porque és me indiferente.

        • Paulo Roberto Falcao
          Posted Outubro 15, 2025 at 5:33 pm

          Podes ter a certeza de uma coisa: se o Ronaldo jogar bem e entender o que tem que fazer, eu vou defendê-lo, como sempre o fiz quando ele o faz. O que eu não quero é jeitinhos, cunhas e favores, quero que sejam os méritos próprios dele a determinar a sua titularidade. E estou-me marimbando para os recordes pessoais dele, podes ter a certeza absoluta que, se ele jogar bem, eu iriei defendê-lo. Porque sei que se ele jogar bem estaremos muito mais perto do nosso sonho, se ele pensar que é um mês onde terá que colocar o nós, acima do eu.

          • Kacal
            Posted Outubro 15, 2025 at 9:30 pm

            Certo, confesso que me tens surpreendido pela positiva porque mudaste a tua abordagem e começaste a ser mais sensato e tentar ver ambos os lados e não atacar as pessoas de forma tão brusca. Dou-te isso. E sim tenho visto opiniões tuas mais nesse sentido. E eu não discordo de ti atenção, apenas NESTE jogo achei que ele cumpriu e não foi culpa dele o empate. E nem foi o teu caso focares nele como tal aqui, mas vi pessoas a faze-lo e intervi.

      • Artur Trindade
        Posted Outubro 15, 2025 at 8:58 am

        Paulo, a grande massa popular divide-se entre Ronaldo não dever ser convocado há 3/4 anos, e os “Ok, deve ser convocado mas Gonçalo Ramos deve ter a maioria dos minutos”.
        O 1º grupo defende sem se rir, que devíamos ter consistentemente Araújo, Chermiti ou Varela nos convocados, e que algum desses elementos poderia fazer o que Ronaldo fez ontem aos 40 anos.
        O 2º grupo, perante o jogo de ontem, prefere ignorar e continuar a ter a memória seletiva dos raros jogos em que Ramos teve algum impacto.
        Quando disse após o jogo da Irlanda que Ramos devia ter entrado mais cedo para o lado de Ronaldo, foi porque estavas a jogar contra um autocarro, e sabendo que Ronaldo aos 40 anos (qual a razão disso ter mudado?) continua a jogar melhor com alguém mais centralizado ao lado, seja Ramos ou Félix, e que Ramos apesar de ter mais agressividade defensiva, não tem metade da agressividade ofensiva individual de Ronaldo, e sem Leão (ou o Jota que já não está entre nós) de nada serve a qualidade tabeladora do Ramos, não existe lá ninguém (o Neto joga por fora) para romper, e o Ronaldo ainda continua a ser aquilo que mais parecido temos com alguém que pode usufruir dessa ótima qualidade do Ramos.
        Que o jogo de ontem servisse para olhar para aquele meio campo como a causa principal dos nossos problemas, e Martinez devia ter essa consciência.

        • Paulo Roberto Falcao
          Posted Outubro 15, 2025 at 11:16 am

          Recordo que tu defendes uma impossibilidade, o Ronaldo suplente do Ramos. Sabes perfeitamente que isso não é possível, logo o teu raciocínio está tolhido de reserva mental, uma vez propões uma impossibilidade para eternizar o Ronaldo na seleção, que é o que tu queres, basta ler-te cada vez que ele joga.

        • beterrabapragmatica
          Posted Outubro 15, 2025 at 10:46 am

          Já agora adorava ver o Ronaldo a fazer uma tabelinha, ia ser magistral. Penso que a última vez que ele tentou um drible em progressão, sem cair no chão, ninguém sabia o que era covid.

        • beterrabapragmatica
          Posted Outubro 15, 2025 at 10:40 am

          Ahahahahah a agressividade ofensiva do Ronaldo. Isto é comédia. Um gajo que andas nas laterais e atrás do meio campo a vaguear e a passar os pés por cima da bola para fazer uma passe para trás. Um verdadeiro leão ahahah Depois dás por ti e tens laterais e médios a fazer de ponta de lança, tal é a agressividade do menino.

          • Artur Trindade
            Posted Outubro 15, 2025 at 11:22 am

            Ronaldo nesta fase da carreira (nunca ninguém a este nível aos 40 anos) já quase só consegue ser efetivo nessa agressividade (em que já foi o melhor mundial disparado), no ataque aos espaços nas costas, mas engraçado como dizes que teve sorte, e não o dizes que é aquela nesga de velocidade (que ainda lhe sobra) para chegar á bola (o teu encosto) e que essa nesga que lhe sobrou ainda é superior ao que a natureza decidiu dotar o Ramos no seu auge.
            Ramos trabalha defensivamente e tabela muito bem, falta-lhe saber jogar no limite do fora de jogo (Ronaldo ainda tem uma nesga) para poder aplicar a velocidade que não tem.
            2 avançados muito diferentes, que dão coisas diferentes, podem ser complementares no mesmo 11, e quando sozinhos pedem coisas diferentes á equipa.

    • beterrabapragmatica
      Posted Outubro 14, 2025 at 11:03 pm

      Tens um olho muito crítico para as acções de todos os jogadores, menos para o tronco, que passa os pés por cima da bola a lá neymar e faz um passe para trás e passa 90% do jogo a vaguear pelo campo sem termos ninguém na área. É um caso giro o teu, ele deve tornar-se invisível excepto quando encosta ou mete um penalty. Mas mesmo aí não percebo como é que um olho tão crítico como o teu não pensa a meio do jogo “mas espera aí, falta-nos um ponta de lança”.

      • Kacal
        Posted Outubro 15, 2025 at 1:33 pm

        O ponta de lança estava lá no sítio certo a finalizar dois bons lances, bisando. Quando saiu do jogo estávamos a vencer 2-1. Parecem lances fáceis mas já vi muitos jogadores a falhar. Para mim ele cumpriu o papel da sua função e se não vencemos não foi por ele neste jogo.

      • Artur Trindade
        Posted Outubro 15, 2025 at 8:21 am

        Beterraba ou a teoria que Ronaldo aos 40 anos, apenas consegue marcar a quase totalidade dos seus golos de penalty.
        Força nessa luta!

        • beterrabapragmatica
          Posted Outubro 15, 2025 at 10:36 am

          Meu caro, foram 2 penalties em jogo corrido. O que foi uma sorte, dos 11 metros a coisa não parece estar fácil. Um abraço.

    • 6.Mik
      Posted Outubro 14, 2025 at 10:52 pm

      Agora a sério, o Ronaldo fez um bom jogo?

      • Kacal
        Posted Outubro 15, 2025 at 1:31 pm

        Cumpriu o seu papel, o Ramos também não foi excelente quando entrou. Não fizemos uma ótima exibição e apenas acho que hoje a culpa foi de outros factores e alguns focaram no mesmo.

        • 6.Mik
          Posted Outubro 15, 2025 at 5:22 pm

          Cumpriu porque marcou. Isto é do mais Ronaldete que há, não interessa se jogamos bem logo que Ronaldo faça o seu.
          Eu cá vi um jogador (como é hábito) a pisar os terrenos que quer, a pedir uns penaltis ou a olhar para o céu quando falhava alguma ação.

          • Kacal
            Posted Outubro 15, 2025 at 9:26 pm

            Tu vês os outros como “Ronaldetes” portanto a partir dai tudo que diga vais levar para o lado que queres e consegues ver por isso nem vou perder tempo. É a tua opinião, aceito e respeito.

      • Artur Trindade
        Posted Outubro 15, 2025 at 8:26 am

        A teoria é que melhorámos nos 15 minutos com Gonçalo Ramos, mas vamos fazer de conta que não aconteceu.

    • Balakov
      Posted Outubro 14, 2025 at 10:49 pm

      Ja ca faltava, para ti foi uma grande noite. Que tristeza!

      • Kacal
        Posted Outubro 15, 2025 at 1:30 pm

        Não foi uma grande noite, visto que eu queria ganhar. Mas ele fez o seu papel e neste jogo não foi por culpa dele que perdemos. Simples. Temos que fazer mais em muita coisa.

  • alberaj
    Posted Outubro 14, 2025 at 9:50 pm

    Dizer que Bernardo se arrastou em campo e esteve terrível é um grande exagero.
    Falhou no canto, mas quem é que com 1.70m marca um bicho daqueles? Não faz qualquer sentido achar que poderia ter impedido alguem com mais peso numa perna que ele no total.
    Literalmente ofereceu do nada uma assistência fácil ao Conceição que este desperdiçou ao dar a bola ao guarda-redes. Faz mais 2 desmarcações ao primeiro toque, uma delas genial em que o remate do Ronaldo foi bloqueado.
    Foi dos que mais pressionou e correu durante os 90 minutos e quando passou para o meio com o Vitinha foi a seguir a este dos que teve mais iniciativa e gerir a posse com a pressão dos Hungaros.
    O Bernardo nunca foi vistoso, mas dizer que esteve terrivel e depois dizer que o Neto “fez pouco”, é para rir… Acho que conto pelos dedos duma mão os passes para a frente que o Neto fez o jogo todo

  • 6.Mik
    Posted Outubro 14, 2025 at 9:37 pm

    Martínez a mexer mal na equipa.
    Palhinha, Conceição e Félix não acrescentaram nada como ainda pioraram a equipa.
    Renato Veiga esteve péssimo nos duelos aéreos, o Bernardo não finta uma cadeira, o Bruno Fernandes e o Ruben Neves mal se viram e tirando Vitinha, Nuno Mendes e Ruben Dias houve poucos destaques positivos.
    Trincão é neste momento o jogador mais refinado que temos no ataque e não tem minutos, Matheus já foi ver dois jogos ao vivo e vai ter que esperar que Dalot ou Semedo se lesionem para voltar a ser equacionado.
    Era bom também que se começasse a olhar para os s 21, jogadores como Mateus Fernandes ou Quenda já deviam estar na equipa A.

  • VAR
    Posted Outubro 14, 2025 at 8:58 pm

    Bernardo Silva não quis saltar no primeiro Húngaro.
    Nuno Tavares não quis atacar a bola no segundo golo, e recuou até deixar o húngaro cruzar.

    Não tenho mais comentários a fazer.

  • Flavio Trindade
    Posted Outubro 14, 2025 at 8:57 pm

    Disse no jogo passado que enquanto a sorte durasse estava tudo bem…
    O problema é que a sorte não dura sempre, e não se podem ganhar jogos só com base na estrelinha do treinador.

    Hoje voltou a ser um jogo muito pobre como já tinha sido com a Irlanda, com muitos jogadores em sub rendimento e com muito passe lateral e cruzamentos.

    Portugal que tem muita dificuldade em desmontar blocos baixos (é quase característica do futebol português) usa e abusa do cruzamento como única arma ofensiva.

    Contra a Irlanda foi um fartote e hoje a diferença é que entraram duas assim.

    A Hungria nem sequer jogou dessa forma, e te tou ganhar o jogo, mas hoje foram evidentes as dificuldades de Portugal.

    O principal desequilibrador é Nuno Mendes e tem que ser o lateral a agitar porque o resto é demasiado previsível.

    Martinez falhou em toda a linha.
    Senão vejamos:

    – Rúben Neves joga a titular porque gere melhor a posse. E no jogo em que é preciso gerir a posse Martinez coloca Palhinha.

    – A entrada de Palhinha era para anular o jogo aéreo da Hungria. O que faz Martinez? Deixa Vitinha como médio mais recuado e Palhinha a tentar recuperar bolas acima da linha de Vitinha e Bernardo.

    – Renato Veiga não ganhou uma bola de cabeça. Tem a sorte de não se chamar António Silva

    – Portugal com Ronaldo joga sempre com menos um defensivamente. Retira Ronaldo mas atira Félix para o campo que não é conhecido pelo seu compromisso defensivo.

    – Com Trincão e Pote no banco que dariam qualidade em posse e tiro exterior, mete o Chico num jogo que não pedia vertigem e 1×1.

    Demasiados erros e verdade seja dita, a Hungria não merecia perder.

    Pede-se outro compromisso e seriedade nos dois jogos que faltam.

    • filipe19
      Posted Outubro 15, 2025 at 8:59 am

      – Eu acredito que ele quis que o Palhinha tivesse mais perto do Szobozlai e anular o jogo dele.

    • Fica a nota
      Posted Outubro 14, 2025 at 10:20 pm

      Excelente análise.
      Para mim é de facto incompreensível como é que Trincao e Pote têm tao poucos minutos nos últimos compromissos da seleção, quando são os extremos mais fortes que temos para furar pelo interior e em remate exterior, precisamente o que tem faltado grotescamente a esta equipa, que usa e abusa de cruzamentos. Já para não falar na diferença abismal de compromisso defensivo face a Félix, por exemplo.

      • Mantorras
        Posted Outubro 15, 2025 at 9:33 am

        Nem Trincao nem Pote sao mais fortes que o Felix, no jogo interior, ofensivamente.

        • PriM
          Posted Outubro 15, 2025 at 12:39 pm

          Escrever é fácil, mas consegues dizer isso sem te rires?

          • Mantorras
            Posted Outubro 17, 2025 at 10:56 am

            Nao tenho dificuldades em escrever nem dizer.
            Tu, pelos vistos, tens dificuldades em ver futebol.
            É que olhar é uma coisa, ver é outra.
            Boa sorte para o futuro.

    • Ss
      Posted Outubro 14, 2025 at 10:01 pm

      Tudo tudo dito. Martinez é um mau treinador. Sempre o foi.

  • Balakov
    Posted Outubro 14, 2025 at 8:53 pm

    Acho que foi um dia muito bom, o Deus madeirense fez 2 golos, portanto objetivo cumprido.

    Apesar de não ser do Benfica e não ser o maior fã do Tó, acho aberrante Veiga ser titular. T Araujo com limitações é 100x superior. Uma vergonha este boneco.

    • Citizen_Erased
      Posted Outubro 14, 2025 at 10:40 pm

      O Tó esta queimado para a seleção por causa daquele jogo, mesmo que vire o novo Baresi vão existir sempre vozes a lembrar a exibição. O que o pessoal não compreende é que ele acertou cerca de 66% das acções, e ninguém garante que se tivesse la outro, conseguiria acertar os outros 34%. Por isso nem deveria ser criticado, sabe-se la se outro faria ou nao melhor.

  • ZeNando
    Posted Outubro 14, 2025 at 8:48 pm

    Resultado perfeito para o Martinez. Assim para os próximos jogos pode convocar os de sempre porque tem a desculpa de que o apuramento ainda não está garantido e não há possibilidade de experimentar novos jogadores. E isto num dia em que o patrão conseguiu marcar mais dois golos. Dia perfeito para o Martinez.

  • Um Jasomp
    Posted Outubro 14, 2025 at 8:44 pm

    Vergonhoso! Tivesse este espanhol vergonha na cara e já nem ao Mundial ia.
    Jornada dupla miserável.
    E empatar em casa contra a Hungria roça o escândalo. Tal como escândalo tinha sido perder contra a Geórgia. Mas continuam a fingir que está tudo bem.

    • Ricardo8989
      Posted Outubro 15, 2025 at 12:13 am

      Empatar em casa com a Hungria é um exagero dizer que roça o escândalo. Tirando as melhores não são todas São Marinos e Liechtensteins.

  • Nickles
    Posted Outubro 14, 2025 at 8:43 pm

    O objectivo do jogo foi atingido, nao percebo a negatividade

Deixa um comentário