Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Jogos em sinal aberto? Também foi discutido na Alemanha e em Itália»

Dificilmente vai ser uma prioridade para o Governo nesta fase, mas…

Pedro Proença justificou esta segunda-feira o pedido feito a Marcelo Rebelo de Sousa e ao Governo para que os jogos da I Liga pudessem ser transmitidos em sinal aberto. De acordo com o presidente da Liga, esta é uma questão que tem sido também discutida na Alemanha e em Itália: “Essa posição não foi só defendida pela Liga Portugal, também pela Bundesliga, está agora a ser discutida na primeira liga italiana e é fácil de perceber aquilo que se pretende. Sabemos que os jogos são à porta fechada e que o público não vai poder aceder à visualização dos jogos. O que procuramos potenciar foi, de alguma forma, que o Governo pudesse injetar dinheiro nos canais generalistas, para que estes pudessem de alguma forma adquirir conteúdos dos operadores e esses seriam ressarcidos de tudo o que perderam durante estes dois meses para puderem pagar aos clubes que são os seus clientes e assim fechar o ciclo. Também para não ter pessoas aglomeradas à volta dos estádios quando os jogos acontecerem e poder potenciar, num momento muito difícil para as famílias portuguesas, quer operadores, quer clubes, quer as próprias famílias para assistirem aos jogos do seu clube”.

25 Comentários

  • MikA77MiKe
    Posted Maio 26, 2020 at 6:06 pm

    Era interessante durante esta quarentena, em vez de se pagar mensalidade, poder se comprar o jogo que se quer ver, eu costumo ver os jogos do meu clube no café, até porque gosto do convívio com os amigos e até outros apoiantes, mas agora não quero ir, no entanto também não me apetece pagar 20 ou 25 € de sporttv só para ver os jogos do meu clube. Se houvesse a possibilidade de pagar só o jogo que tenho interesse pagava sem problema, e até poderia comprar outros jogos do meu interesse.

  • RomeuPaulo
    Posted Maio 26, 2020 at 12:24 pm

    O Proença fala em alguns pontos importantes, até faz algum sentido os jogos serem transmitidos em canal aberto numa ótica de evitar aglomerações de pessoas, mas dada a atual situação do país, há outras áreas que são mais prioritárias pelo que não faz sentido equacionar o investimento do Estado nos canais generalistas para transmitir jogos.

    Aliás, se os canais generalistas quisessem avançar para a transmissão de jogos com investimento próprio, seria ainda assim um negócio bastante lucrativo, pelo menos é a minha opinião uma vez que os programas mais vistos da TV nos últimos anos são sempre jogos de futebol.

    Não sou fã do Proença, mas alguém me consegue sintetizar o trabalho feito por este desde que está à frente da Liga? Assim de repente não me lembro de nenhum feito extraordinário.

  • Filipe Ferreira
    Posted Maio 26, 2020 at 8:39 am

    Claro, se o Governo quiser injetar uns trocos nos canais de sinal aberto, já agora se quiserem injetar algum na minha conta também. Durante uma pandemia, uma economia que sofreu um enorme rombo, a taxa de desemprego a aumentar, pessoas em lay off que ainda não receberam e empresários à espera dos apoios, faz todo o sentido. O dinheiro de um bilhete, das sandes e a bebida antes do jogo paga 1 mês de sport tv, não é por aí oh Pedro. Para não falar que há várias formas de ver os jogos na internet.

    • Ricard0
      Posted Maio 26, 2020 at 10:28 am

      Também sou contra esta sugestão (ou o que for) do Proença mas não te esqueças que muita gente não assina com a sport tv por falta de dinheiro. É mesmo porque se recusam a dar dinheiro à sport tv.
      Eu por exemplo prefiro ver os jogos todos (que a sport tv transmite) à Inácio com 2 ou 3 minutos de delay do que lhes dar esse dinheiro.
      E o motivo é simples: 25 euros é um abuso para a qualidade e quantidade do conteúdo que disponibilizam. Nisso a Eleven Sports, de quem sou assinante, tem uma grande vantagem.

      • Filipe Ferreira
        Posted Maio 26, 2020 at 10:38 am

        Pronto exato, mas o Governo não tem nem deve agir porque as pessoas se recusam a comprar o serviço à Sport TV. O serviço da Eleven para já, tem sido bastante superior, melhor qualidade nos comentários, melhor interação com o público nas redes sociais.

  • Joga_Bonito
    Posted Maio 25, 2020 at 10:19 pm

    Sou a favor dos jogos da I liga serem em canal aberto, assim como da LC, mas não desta forma, com o estado a pagar a operadoras. É deixar esses contratos expirarem e voltarmos a ter a I Liga e a LC nos 4 canais. Prejudica gravemente a popularização do futebol os jogos em sinal fechado. Contudo, o estado não tem de pagar a operadoras para elas passarem em sinal aberto num momento destes. Não deixa contudo de ser curioso que Proença, que tanta asneira fez, seja atacado por ter feito uma proposta qu belisca interesses de operadoras de tv, Quando prejudicou o futebol em outros momentos (à cabeça vem a decisão patética de anular o futebol amador, futsal, feminino e II liga) no pasa nada, bastou tocar em grandes operadoras e agora à escândalo?
    Triste caminho este que leva o futebol!

  • Estigarribia
    Posted Maio 25, 2020 at 9:56 pm

    Será uma vergonha se houver jogos de futebol em sinal aberto. Portugal vai enfrentar uma grave crise financeira e de saúde pública, devido à pandemia de COVID-19, e não se pode gastar dinheiro em coisas sem interesse público como é o futebol. O Governo tem de investir no Serviço Nacional de Saúde que é muito mais urgente para ajudar a combater este “inimigo silencioso”.

    Saudações Leoninas

    • RomeuPaulo
      Posted Maio 26, 2020 at 12:16 pm

      Concordo que o Estado não deve investir no futebol apenas para que os jogos sejam transmitidos em sinal aberto, principalmente num momento como este.

      Agora o investimento nunca pode ser só canalizado para o SNS, existem outras áreas que também vão precisar de bastante investimento para ultrapassar esta crise económica que aí vem.

      Quanto ao “inimigo silencioso”, se começou por ser uma questão de saúde pública, sendo essencial evitar o colapso do SNS (o que foi conseguido), neste momento está a tornar-se um problema económico, provavelmente mais grave que a crise de 2011, vai haver empresas a fechar, taxas de desemprego a aumentar, uma maior desigualdade social e, consequentemente, fome nas classes mais baixas.

      Usando terminologia de guerra, a primeira batalha (que ocorreu na saúde) aparenta estar perto de ser vencida e está minimamente controlada, agora vêm aí muito mais batalhas, onde a principal vai ocorrer na economia, e a guerra contra o covid-19 está longe de estar ganha.

  • Flavio Trindade
    Posted Maio 25, 2020 at 9:37 pm

    Mais uma Proençada.

    Já são tantas que até se torna difícil enumera-las.

    Se a Bundesliga, ou a Serie A, ou a La Liga sugeriram o mesmo não sei, mas facto é que a distribuição dos conteúdos televisivos continua em sinal fechado como continuam aqui.

    A mensalidade dos canais é cara? Pode até ser, não discuto isso, mas a realidade é que é com o dinheiro das tvs que os clubes sobrevivem, já para não falar que seria ridículo ver o estado a injectar dinheiro no futebol, via RTP, em plena crise e por período de tempo curto.

    Proença que se preocupe em fazer o que nunca fez, gerir a Liga de Clubes, e deixe os potenciais problemas de saúde pública para quem percebe do assunto.

    Os portugueses foram responsáveis durante o período de confinamento e continuarão a sê-lo mesmo com o futebol.

    Neste momento só Pinto da Costa e uma possível alteração de estatutos seguram Proença na liga.

  • lpmpp
    Posted Maio 25, 2020 at 9:01 pm

    Gostava de ter visto a risota gerada quando o Proença fez essa sugestão.

  • Bruso
    Posted Maio 25, 2020 at 8:27 pm

    Corrijam me se estiver errado mas a mensalidade da sporttv é mais barato que bilhetes para levar a família a qualquer estádio da 1a liga. Para além dos bilhetes, somar o preço de deslocação, estacionamento, a cerveja e batatas fritas vendidas dentro do estádio a peso de ouro? Que sentido faz o governo injectar dinheiro para cobrir direitos de transmissão? Claro que cada um puxa a brasa à sua sardinha e o Proença como líder da Liga de Clubes tem de lutar pelo interesse dos clubes e da Liga mas é preciso ter a noção da realidade.

  • Kafka
    Posted Maio 25, 2020 at 8:23 pm

    VERGONHAAAA, se isto acontecer é só uma das maiores vergonhas deste País…. O dinheiro dos MEUS IMPOSTOS não tem de ir para coisas sem importância alguma como o futebol….

    Quem quer ver futebol que pague para isso, não são os meus impostos que têm de andar a pagar futebol na TV, isto é só simplesmente VERGONHOSO se acontecer

    • Joao Duarte
      Posted Maio 26, 2020 at 8:48 am

      Concordo que neste caso da transmissão de jogos não faz qualquer sentido, sobretudo neste momento. Mas há áreas onde o estado deve intervir que não são essenciais, se isso permitir ter uma perspectiva de lucro para o futuro. Por exemplo, agora falou-se na possibilidade de voltar a trazer a F1 a Portugal e eu acho que faz todo o sentido o estado apoiar se isso permitir gerar lucro para o país. Claro que não estou a falar este ano porque seria suicídio, mas acho que também pertence ao estado o papel de apoiar estes eventos (sejam desportivos ou não) de forma equilibrada. Sejam essenciais ou não.

    • Mantorras
      Posted Maio 26, 2020 at 7:17 am

      Nem mais.

    • RL15
      Posted Maio 25, 2020 at 9:41 pm

      Totalmente de acordo Kafta. O dinheiro dos impostos deve ser usado para bens e serviços indispensáveis para a população e não para algo que é dispensável como é o futebol.

  • Chico
    Posted Maio 25, 2020 at 8:23 pm

    Governo injetar dinheiro para transmissões televisivas no meio da maior crise que há memória? Este moço não tem noção.

  • Nazgul
    Posted Maio 25, 2020 at 8:02 pm

    É a TAP, novo banco agora o futebol por isso è que ainda não recebi o lay-off ta visto!

  • E o que temos
    Posted Maio 25, 2020 at 7:30 pm

    Exacto, vamos entrar numa crise mas o governo tem é que injetar dinheiro nos canais de tv (nem sequer vou falar da pouca vergonha dos 15M) para o zé povinho ver a bola em casa

  • Rev7
    Posted Maio 25, 2020 at 7:29 pm

    O que ele diz faz todo o sentido (principalmente a parte das aglomerações das pessoas, que vai obviamente acontecer) e só não faz sentido para quem anda no futebol amar-se em político e aproveitar certos momentos para prevalecer o seu poder. Aliás agora a Liga de Clubes tem de sair do Porto, porque isso vai fazer uma diferença enorme não haja duvida (engraçado que nem põe em causa muda-la para Aveiro ou Coimbra, tem de ser logo para Lisboa). Mais, vamos ver a NOS dar o passo atrás no momento certo e a continuar como patrocinador, isso também não tenho dúvidas. Politiquice de quem continua a querer armar-se em vitima como se fosse diferente dos outros.

    A Liga de clubes que acabe e entreguem à federação. No final quem manda são 3 clubes, por isso nada interessa, apenas para guerrinhas do costume, a ver quem se faz mais de vítima. Triste que vários clubes continuem armar-se em coitadinhos, mas basta um dos grandes fazer uma manobra que juntam-se logo a eles. São poucos os clubes ainda com identidade própria neste país.

    • Kafka
      Posted Maio 25, 2020 at 8:33 pm

      “o que ele diz faz todo o sentido”

      Claro que faz então agora Portugal que vai entrar numa crise brutal, deve andar a gastar dinheiro em fantochada de futebol em vez de o canalizar para o que é realmente importante para o País, de facto faz todo o sentido

      Vamos gastar o pouco dinheiro que o País em palhaçadas de futebol, epah faz mesmo todo o sentido isso, tu e o Proença são uns génios

      Quanto a essa boquinha da mudança para Lisboa ao invés de Coimbra ou Aveiro, tem piada que enquanto esteve no Porto vocês portuenses nunca se preocuparam com Coimbra e Aveiro, agora é que se lembram que existe Portugal para além da cidade do Porto… Vocês Portuenses têm imensa piada, porque isto é só mais um caso que vocês não querem um País igual vocês querem é centralizar tudo na cidade do Porto, aliás já o fazem, a centralização de TUDO a norte do Mondego na cidade do Porto é simplesmente vergonhoso…. Vocês no Porto pensam é que o resto do País anda a dormir

      • Chris
        Posted Maio 26, 2020 at 10:10 am

        Hum…penso que em termos de “igualdade territorial”, nem Porto (ou portuenses) nem Lisboa (ou lisboetas) têm grande moral para falar! Vivemos num país altamente desequilibrado em termos territoriais, há autores que falam em bicefalia territorial (um pais com duas cabeças e sem membros), portanto se há cidadãos que se podem queixar de injustiças territoriais e consequente falta de oportunidades nas suas terras natais são todos aqueles fora das áreas metropolitanas. Sem me querer posicionar nesta guerra Lisboa vs Porto (que muitos tranformam em Sul vs Norte), seria importante termos a noção de que fora das GAM Portugal está praticamente a morrer! Desculpem este aparte!

        • M'difh
          Posted Maio 26, 2020 at 2:15 pm

          Concordo plenamente, quem vive fora dessas zonas sente bem o sub-desenvolvimento. Entre Lisboa e Coimbra é um deserto de investimento, emprego e infraestruturas, por isso apesar de ser portista e habitar fora das GAM sei bem que o Porto queixa-se do centralismo lisboeta quando promove a mesma táctica.

        • Kafka
          Posted Maio 26, 2020 at 10:32 am

          Certo Chris, mas o problema aqui é que os Portuenses não admitem isso e tentam passar a ideia que querem um País igual quando é mentira, os Portuenses querem superioridade e querem centralizar TUDO no Porto, aliás já o fazem, é vergonhosos o que se passa a norte do Mondego onde tudo é centralizada na cidade do Porto, mas os Portuenses não são capazes de admitir isto

          Nenhum Portuense se for sério tem moral para falar na centralização de Lisboa, porque o Porto faz igual ou pior centralialzando tudo a norte e quer ainda centralizar todo o resto do País no Porto

          • Joaopcalves
            Posted Maio 31, 2020 at 6:08 pm

            Isto é falso. Braga tem tido um investimento baixo um desenvolvimento muito superior ao Porto, por exemplo.

  • André Dias
    Posted Maio 25, 2020 at 7:22 pm

    Com milhares de portugueses em dificuldades porque perderam (ou estão em risco de perder) o seu emprego ou a sua empresa e Proença acha que seria uma boa ideia o estado injectar dinheiro nos canais generalistas para haver jogos de futebol em canal aberto. Enfim, sem comentários.

Deixa um comentário