Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: PSG proclamado campeão da Ligue 1

Imagem: Twitter/PSG

Justo? É óbvio que a equipa de Tuchel ia vencer o campeonato, provavelmente até com mais 20 pontos que o 2.º (tinha mais 12 pontos e menos um jogo que o Marselha), mas campeões sem estarem concluídas as jornadas devidas está longe de ser um processo pacífico e fácil de aceitar. O mesmo se aplica para os outros lugares, é que um campeonato é uma maratona e por exemplo tanto o Marselha como o Rennes podiam muito bem ser ultrapassados pelo Lille caso fossem disputadas todas as rondas. Na Ligue 2, com uma diferença de apenas 4 pontos entre o 1.º e o 5.º, quando ainda faltam 10 rondas, também definir assim as subidas é tremendamente injusto.

O Conselho de Administração da Liga francesa decidiu acatar a decisão do governo e terminar a Ligue 1 com a classificação até ao momento da suspensão. Desta forma, o Paris Saint-Germain fica com o título de campeão francês, sendo que o Marselha – do português André Villas-Boas – e o Rennes garantem as restantes vagas na Liga dos Campeões do próximo ano. Lille, Nice e Reims, por sua vez, seguem para a Liga Europa. Já Amiens e Toulouse descem de divisão, enquanto Lorient e Lens são promovidos da Ligue 2.

Liga dos Campeões: PSG, Marsella e Rennes
Liga Europa: Lille, Nice e Reims
Descem: Amiens e Toulouse
Sobem: Lorient e Lens

https://twitter.com/LFPfr/status/1255883399241371649

55 Comentários

  • Antonio Clismo
    Posted Abril 30, 2020 at 9:40 pm

    O toulouse tem um jovem português mathieu gonçalves de 19 anos a lateral esquerdo que irá concerteza ser titularíssimo e assim cimentar a sua posição a partir da segunda liga francesa.

    Faz lembrar o raphael guerreiro quando estava ainda no Caen.

  • Diogo Leal
    Posted Abril 30, 2020 at 9:23 pm

    Acho que é uma decisão que acaba por ser justa e compreensível. Obviamente que é péssimo ver um campeonato decidido na secretaria, mas temos que ser pragmáticos. Vivemos um período excepcional, que a geração atual nunca antes viveu, e por isso é normal que o Governo francês queira ser conservador. A saúde das pessoas está em primeiro lugar e certamente terão tido o aconselhamento das autoridades de saúde.
    Neste sentido, e uma vez que esta pandemia apanhou o mundo ocidental de surpresa, se o Governo acha que não há condições de retomar as competições, acaba por ser justo manter as classificações atuais. Não percebo o porquê de tamanha indignação.

    Tendo sido já disputado dois terços do campeonato, acho mais justo que as equipas mantenham as atuais classificações do que anularmos a competição na base dos “ses” e das possibilidades. Ignorar o mérito de um Rennes, que ao fim de 2/3 do campeonato estava em lugar de Champions é tremendamente injusto. Ou mesmo o mérito do PSG, embora a proclamação do campeão seja o menor dos problemas a meu ver. Creio que as situações mais delicadas são as das equipas despromovidas, uma vez que o fosso a nível de receitas entre a Ligue 1 e a Ligue 2 é brutal. Nesse caso admito que pudesse não haver despromoções e na época seguinte descerem 4 equipas.
    Mas uma coisa parece-me clara, é uma injustiça ignorar o sucesso / insucesso e o esforço das equipas e atletas até ao aparecimento da pandemia.

  • Stravinsky
    Posted Abril 30, 2020 at 8:49 pm

    Acho injusto. Obviamente que todos acreditamos que o PSG seria campeão, mas na realidade isso não foi provado. Nunca será provado sem ser em campo. Nenhum clube devia ser proclamado campeão sem o provar no campo ao longo de todas as jornadas.

  • Joga_Bonito
    Posted Abril 30, 2020 at 8:39 pm

    Sou contra esta decisão.Apesar de no caso do PSG, assim como do Liverpool ninguém duvidar que seriam campeões, as pessoas esquecem-se que isso tem de se ganho no campo. Além do que eles iriam jogar contra outros e poderiam com isso decidir de outras classificações. Decidir assim, de forma abrupta, é perverter a competição. Há que ganhar no campo.

  • Harryke
    Posted Abril 30, 2020 at 6:57 pm

    Uma questão um pouco à parte: tendo em conta este cancelamento de campeonatos e de outras competições, já ficou decidido alguma coisa quanto a prémios individuais, mais concretamente The Best e Bola de Ouro?

    • Af2711
      Posted Abril 30, 2020 at 8:50 pm

      A hipótese mais plausível poderá ser mesmo a não realização.

    • Joga_Bonito
      Posted Abril 30, 2020 at 8:41 pm

      Também já me tinha feito esta pergunta a tempos. Creio que só deverá ser dado se acabarem as competições, mas desde há muito tempo que esses organismos não se pautam pela coerência e lógica, por isso não me surpreendia que houvessem prémios atribuídos sem as ligas estarem acabadas.

    • salo
      Posted Abril 30, 2020 at 7:08 pm

      Não faz sentido haver tais prêmios. Mas muitos vão defender que deve ser entregue o prêmio the best e a bola de ouro porque alguém marcou em nove jogos seguidos.

  • Joao X
    Posted Abril 30, 2020 at 6:54 pm

    Gravíssimo.

  • AndreChaves9
    Posted Abril 30, 2020 at 6:27 pm

    Espero que os clubes lutem com o que puderem contra isto.

  • Af2711
    Posted Abril 30, 2020 at 6:03 pm

    Devia ser feito um playoff entre os demais (descida, competições europeias) no retorno ao futebol.
    O campeão já estava decidido, deveria acontecer o mesmo ao Liverpool.

    • André Dias
      Posted Abril 30, 2020 at 6:42 pm

      O campeonato não existe apenas para sagrar um campeão. As outras equipas também têm objectivos. O calendário também não foi igual para todos. Terminar o campeonato tal e qual como está é retirar toda a legitimidade à competição.

    • Givanildo Vieira de Sousa
      Posted Abril 30, 2020 at 6:15 pm

      Imagina que a equipa que está em 2º tem 7 pontos de vantagem para o 3º. Como é que o playoff iria ajudar? São 7 pontos de diferença.

      • Af2711
        Posted Abril 30, 2020 at 6:23 pm

        O Marseille para mim se retirava deste playoff porque tinha mais 15 pontos que o quinto e só perdeu uma vez mais que o PSG, ao passo que o Rennes perdeu o dobro de jogos e estava mais na luta com o Lille.

        Nice, Monaco, Reims, Lyon e Montpellier são alguns dos prejudicados com isto. Um playoff com 9 equipas poderia ser perfeitamente alcançável tirar 12 pontos de diferença, haja visto a inconstância entre estes. Mesmo o Strasbourg e Angers poderiam tirar esta diferença (embora quase impossível)

        • Ricard0
          Posted Abril 30, 2020 at 6:41 pm

          Mas fazer play-offs como se o governo já proibiu eventos desportivos até 1 de setembro?

          Há campeonatos que vão recomeçar. Fala-se da Alemanha, Espanha e Portugal. Ou seja, estes campeonatos vão ter posições definidas em Julho (por aí).
          Duvido que se vá ficar à espera que passe o prazo de 1 de setembro para os franceses fazerem os play offs, arranjarem os qualificados e só depois voltavam as competições europeias. Isso ia ser em quê? Novembro?

          Nem todos os campeonatos foram cancelados e por isso os franceses tiveram de se orientar da maneira possível.

          • Af2711
            Posted Abril 30, 2020 at 7:08 pm

            Os playoffs só aconteceriam no melhor dos mundos, em datas que pudessem compatibilizar com o calendário da época seguinte. A decisão já está feita, todas as ideias aqui expostas no blog em relação à pandemia devem ser encaradas como exercícios de achismos já que não passam por nós as decisões.
            Diferente dos demais, não acho a decisão vergonhosa nem ridícula. Considero precipitada. Quem deve achar (e tentar reivindicar algo) são os clubes prejudicados com estas decisões.

            Para mim, se o futebol voltasse num tempo hábil que permitisse ter partidas num intervalo de dois jogos por semana, o mais adequado seria este tipo de playoff, até porque vagas em competições europeias são decididas até a última, isto sem contar as premiações e visibilidade que estas competições dão aos clubes.

            • Ricard0
              Posted Abril 30, 2020 at 7:26 pm

              Sim atenção, eu não estava a julgar nem a ridicularizar nem nada que se pareça. Só acho bastante improvável que os play offs funcionem.
              Apenas e só porque, pelo menos até agora, só a Holanda e a França decidiram cancelar os campeonatos.
              Se todos cancelassem, fazia sentido.

              Mas desta maneira, ia obrigar aos restantes países europeus ficarem à espera que 2 países “decidissem” acabar os play-offs.

              De realçar que parece fazer parte dos 10% (ou menos ainda ahah) que não está a tratar esta decisão como um escândalo.

              • Af2711
                Posted Abril 30, 2020 at 8:57 pm

                Não, eu te entendi perfeitamente hahaha nem levei para este lado.

                Com pouco mais de um mês para decorrer o fim da época (normalmente) seria praticamente impossível viabilizar um playoff. Só se no mês de junho houvessem melhoras significativas e avanços que permitissem os jogos, e com isso intercalar os playoffs com uma pré-época (algo que julgo improvável)

                É complicado tratar estas decisões como absurdas ou criminosas, principalmente porque todas são visões subjetivas e isto é um fato circunstancial e totalmente atípico para a nossa realidade. O que confirma isso é que cada entidade e governo vem tratando de formas diferentes, porque também houveram alguns países mais e menos afetados durante a pandemia.

                É controversa, e até meio precipitada decisão ao meu ver, mas certamente que os clubes farão algo no tocante a isto.

                • Ricard0
                  Posted Maio 1, 2020 at 1:03 am

                  Sim claro também há a hipótese de as coisas melhorarem bastante em França.

                  Mas isso teria de ser sempre decidido pelo governo porque há a tal proibição de eventos (não sei se só desportivos) até 1 de setembro. Ou a coisa melhora muito e baixam esse prazo de maneira a que dê tempo para os play-offs ou isto fica assim mesmo.

                  Realmente pode ter sido precipitado. Até porque agora vêm os clubes, que não beneficiaram disto, reclamar, como o Lyon. Veremos como isto acaba, mas tudo o que não for acabar a época ou deixar assim como está (ou play offs) não faz sentido nenhum.

  • RomeuPaulo
    Posted Abril 30, 2020 at 5:46 pm

    Antes de mais, péssima decisão, como disse noutro artigo, não se pode cancelar um campeonato e considerar a classificação de um campeonato cancelado para atribuir o título de campeão, definir as subidas e descidas e ainda os lugares europeus.

    Aliás, embora tenha de analisar e interpretar algumas leis no meu trabalho, não sou jurista nem nada parecido, no entanto acredito que os clubes lesados tem tudo o que precisam para recorrer a tribunal e ganhar a causa.

    Se a decisão na Holanda já tinha sido ridícula, esta consegue transcender-se ao ir ainda mais além.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Abril 30, 2020 at 5:37 pm

    Decisão vergonhosa, a pior de todas sem duvida, tirando o 1º lugar que é uma certeza do 2º ao ultimo (não sei se ja estavam descidas confirmadas) é tudo uma incognita e com poucos pontos de diferença e ainda imensos por disputar.. espero que a UEFA se chegue a frente e cancela esta decisão vergonhosa

    • Af2711
      Posted Abril 30, 2020 at 6:18 pm

      Eu não vejo incógnita no segundo lugar do Marseille. Só perdeu uma vez a mais que o PSG e vinha sendo mais forte que os outros de maneira clara.

      Do Strasbourg (décimo primeiro, mas com menos um jogo) ao Rennes (terceiro) sim havia uma fase de incógnita porque todos já haviam perdido mais de 7 jogos, e a diferença era de 12 pontos. Tirar uma diferença de 12 pontos com 9 equipas disputando um playoff seria perfeitamente alcançável dada a irregularidade das equipas.
      Concordo é que seja ridículo para com outras equipas como o Nimes que estava a 3 pontos do Saint-Etienne na luta de descida.

  • Francisco Ramos
    Posted Abril 30, 2020 at 5:31 pm

    Apesar de achar que alguns comentários acerca destes tópicos estejam toldados pelo querer que o futebol volte, a minha questão desta vez vai no seguinte:

    – É mais justo proclamar os lugares paras competições europeias, subidas e descidas (França) com base na sua classificação actual (e dar mérito a quem teve a prestação até à suspensão) ou dar a época como totalmente perdida (Holanda) e com isso alguns clubes serem prejudicados pelo que fizeram ao longo deste ano? Notem que no meio disto há também que saia beneficiado, quer com uma decisão, quer com outra.

    Pergunto isto porque não é algo que seja consensual e tem levantado muitas dúvidas. Vi o exemplo do Mónaco, mas ele teve 7 meses para atingir uma melhor classificação, sem sucesso, e está no lugar que merecia estar com base nos resultados que já teve. É apenas 1 exemplo em vários que podia pegar.

    P.S. Eu sou contra que se recomecem para já os campeonatos e caso não seja possível mexer nos calendários das próximas, prefiro o modelo Francês ao Holandês.

  • Estigarribia
    Posted Abril 30, 2020 at 5:14 pm

    Isto é uma decisão um tanto ou quanto polémica, mesmo sabendo-se que o Paris Saint-Germain iria ser campeão dentro do relvado. Vamos ver como esta novela se vai desenrolar agora, quase de certeza, com a UEFA metida ao barulho.

    Já agora, e fica aqui a informação, o futebol português será reatado a 1 de Junho, caso tudo entre na nova normalidade. Contudo, só não consigo entender porque é que nas modalidades tiveram que por um fim a tudo, e sem campeão, e no futebol é reuniões para aqui e para a acolá…

    Saudações Leoninas

  • André Dias
    Posted Abril 30, 2020 at 5:06 pm

    Subscrevo o negrito do VM. É exactamente a minha opinião sobre este tipo de resolução. Tudo o que não seja a conclusão das competições através da realização dos jogos que faltam será sempre uma solução injusta.

  • AndreChaves9
    Posted Abril 30, 2020 at 5:04 pm

    Um atentado isto

  • Amigos e bola
    Posted Abril 30, 2020 at 4:54 pm

    Custa assim tanto anular os campeonatos e recomeçar com a pré época em Junho, se houver condições de saúde para isso?

    Complica-se o que é fácil. Anular os campeonatos e está feito. Deita-se o esforço das equipas fora? Certo. Mas náo há soluções perfeitas e esta é a menos imperfeita de todas.

    Além disso, evitava-se que a época 2020/2021 fosse “contaminada” por esta que já foi ar por causa da pandemia do coronavirus.

    • Ricard0
      Posted Abril 30, 2020 at 6:37 pm

      Isso é tudo muito engraçado. Mais ainda quando anda a Europa toda à procura de soluções e depois aparecem pessoas a dizer que “complica-se o que é fácil”.

      O que para ti é fácil é anular jogos realizados de Agosto a Março? Em vez de acabar as ligas e deixar os meses de Abril e Maio de fora? É isso?

      Já agora, e sendo que para ti é assim tão fácil, elucida-me sobre alguns pontos.
      Quem metes nas competições europeias para o ano? Os que foram esta época? Ou seja, para o ano tenho de levar com o Espanyol na LE apesar de eles estarem em último no campeonato até Março? Portanto, vamos esquecer estes todos estes meses ridículos do Espanyol e para o ano estão lá outra vez. Apenas e só porque é “injusto” avaliar perfomances de equipa quando estão cumpridas 70% jornadas??

      O que acontece a todo o dinheiro que os clubes receberam? É que afinal de contas, não houve época.

      O que fazes às equipas que andaram o ano inteiro a pagar salários para, por exemplo, irem à CL (Leicester, Marselha etc) ou para subirem de divisão, e agora passam-lhes um apagador na época? Quem lhes vai dar o dinheiro de volta? É que não houve época, não houve “prémio” e não o dinheiro da CL ou da subida de divisão a cobrir o investimento.

      Se o Lille era assim tão melhor que o Rennes tiveram 70% das jornadas para o provar. Não o provaram.
      Se o Lyon devia ir à CL, tiveram 70% das jornadas para o provar. Não o provaram.
      É pena claro porque tinham hipóteses mas 70% não é 10%.

      Quer-se anular 70% do que foi realizado ao invés de deixar de fora os restantes 30% é apenas e só estar a pensar de maneira superficial e não nos problemas que isso podem provocar mais profundamente nos clubes. Nenhuma solução é perfeita, mas cancelar tudo, para mim, é a pior delas todas. Roça o rídiculo diria.

  • DNowitzki
    Posted Abril 30, 2020 at 4:54 pm

    Mas será que os vencedores se sentem bem com esta decisão?

  • BENFICA36
    Posted Abril 30, 2020 at 4:49 pm

    Lyon, Montpellier e Mônaco a assistir a isto…

    Rennes na liga dos campeões???
    Lille ,Nice e Reims na liga Europa???

    Incrível. O PSG ser campeão é normal , mas do 2° ao 6° tudo pode acontecer , o Lyon ficar fora das competições europeias é inacreditável , Mônaco e Montpellier também teriam argumentos para ir à liga Europa .

    Enfim , só espero que isto não seja exemplo em mais lado nenhum .

    Holanda não têm campeão o que também é surreal , mas assim também não é justo…

    • Givanildo Vieira de Sousa
      Posted Abril 30, 2020 at 6:17 pm

      Não sendo possível reatar o campeonato, prefiro sempre valorizar o mérito. Se o Lyon estava em 7º é porque até a data assim o merecia.

    • Joao Duarte
      Posted Abril 30, 2020 at 5:31 pm

      É inacreditável sobretudo por culpa própria.

    • AndreADG
      Posted Abril 30, 2020 at 5:11 pm

      Toda e qualquer decisão tem interessados e não interessados. Perpetuar os resultados do ano passado ignorando os atuais também é errado. Então e se agora a situação piorar com este levantamento de restrições e se chegar à conclusão que não é mesmo possível realizar jogos nem à porta fechada? Ficamos permanentemente a adiar temporadas? Secalhar nem em Agosto se pode começar uma nova temporada, quanto mais ir adiando tudo sem fim à vista. Não há 1 “decisão ótima” e é dificil criticar os outros quando eles têm que tomar uma decisão e nós não. Os números do COVID da França são péssimos, é óbvio que não vão haver jogos nenhuns tão cedo.

    • Ricard0
      Posted Abril 30, 2020 at 5:11 pm

      Ou seja, se fosse o Lyon e o Monaco na CL já estava tudo bem?
      O drama aqui é que a equipa que está em zona de CL e vai à CL é o Rennes?

      O Monaco, o Montpellier e etc tinham todos hipóteses de ir. Mas isto não foi uma decisão de se’s. Pelos vistos, foram dadas indicações para se terminar a liga e, dentro desse cenário, faz (o minimo de) sentido que a classificação atual seja o critério usado para as competições europeias.

      Acho curioso só falares das equipas europeias. A ti não te interessa por exemplo que houveram equipas da Ligue 2 que não vão subir por 1 ou 2 pontos. Deves ser daqueles que queria era as melhores equipas qualificadas, quer esse fosse ou não o reflexo atual da Liga.

      A medida há-de sempre dá jeito a uns e a outros não. Ninguém tem culpa da situação. Esta é a opção menos má.

      Por último, o que é que queres dizer com o último parágrafo? É que o Holanda só não deu o título de campeão (porque o Ajax e AZ estavam colados) porque de resto fez igual com as competições europeias, que tu tanto falas.

      • kiterioVFC
        Posted Abril 30, 2020 at 6:29 pm

        Deve não, é! Comentário típico… Enfim

        • Ricard0
          Posted Abril 30, 2020 at 6:45 pm

          É que em vez de aproveitarem para ver estreias ou equipas que raramente conseguem chegar à CL, ficam é revoltados porque não vão as do costume. Não consigo mesmo entender esta mentalidade.

  • VettelF1
    Posted Abril 30, 2020 at 4:49 pm

    Basta referir que o Lille já defrontou o PSG 2 vezes e o Rennes 1 vez, jornada essa que podia ser decisiva entre ir parar à Champions ou à Liga Europa. Não me parece justo para ninguém andar a atribuir lugares aos clubes só para apressar o fim desta época

    • Ricard0
      Posted Abril 30, 2020 at 5:06 pm

      Sim e?
      O Rennes também só jogou uma vez contra o Dijon, que está em 16º e o Lille já jogou 2.

      E já agora, o Rennes só jogou 1 vez com o PSG é certo. Mas ganhou. O Lille jogou 2 vezes e perdeu as 2. Só assim, mesmo com menos 1 jogo, o Rennes fez mais pontos contra o PSG que o Lille, por isso usar o argumento PSG como se significasse que quem joga contra eles perde sempre, não faz muito sentido neste caso.

      Nunca há de haver uma decisão totalmente justa. Mas se houveram ordens para que não houvesse mais jogos, então esta é a melhor opção e a que faz mais sentido. Uns saem prejudicados outros beneficiados, ninguém tem culpa.
      O Rennes podia passar para 4º e o Lille para 3º? Claro. Ou então o Rennes podia continuar o bom campeonato e fechar mesmo em 3º.

      Não percebo para quê tanta indignação (não estou a falar concretamente de ti) e para quê tantos se’s.

  • Givanildo Vieira de Sousa
    Posted Abril 30, 2020 at 4:42 pm

    Não surpreende.

  • RicardoFaria
    Posted Abril 30, 2020 at 4:39 pm

    O que fazia mais sentido era esperar até que seja possível jogar e cancelar ou adiar a próxima temporada.
    Provavelmente o PSG seria campeão mas a qualificação para as competições europeias estava longe de ser decidida.
    Tendo em conta a decisão, acho que podemos dizer que AVB fez uma boa época no seu Marselha.

    Saudações DesPortistas!

    • GuGu
      Posted Abril 30, 2020 at 8:01 pm

      Exatamente como penso, até porque mesmo que se cancele o resto desta temporada, o início da próxima é uma incógnita, ou seja, em vez de se perder uma só temporada, podemos estar a perder duas.

  • Bruno Cunha
    Posted Abril 30, 2020 at 4:39 pm

    Esta tem sempre de ser a ultima opção espero que avancem com uma queixa para a Uefa

    • Givanildo Vieira de Sousa
      Posted Abril 30, 2020 at 4:43 pm

      Qual as opções que estão a frente, sem ser reatar o campeonato quando possivel (assim espero)?

      • Bruno Cunha
        Posted Abril 30, 2020 at 4:51 pm

        Nem devia ser discutida mais nenhuma opção para além da que referiste já que é a única aceitável.

        Mas até a decisão da Liga Holandesa é mais razoável

        • Givanildo Vieira de Sousa
          Posted Abril 30, 2020 at 6:04 pm

          Acho esta mais justa, sobretudo equipas subirem e descerem. Há que valorizar o mérito.

        • Fields
          Posted Abril 30, 2020 at 5:57 pm

          Antes de mais concordo que as ligas devam ser retomadas quando possível e depois logo se vê como se faz com as épocas segiintes. No entanto, gostava de ter acesso a um universo paralelo, em que o Benfica fosse em primeiro no campeonato, para me rir um bocado com as opiniões radicalmente opostas que algumas pessoas teriam.

        • RicardoFaria
          Posted Abril 30, 2020 at 5:51 pm

          Não acho que a decisão da liga holandesa seja mais razoável porque continua a ser bastante injusta para quem trabalhou durante maior parte da temporada.
          Na minha opinião, não devia existir discussão porque o mais justo seria esperar até se conseguir jogar e aí sim acabar está temporada.

          Saudações DesPortistas!

        • Joao Duarte
          Posted Abril 30, 2020 at 5:31 pm

          A questão de ser aceitável é subjetiva. Para mim não é aceitável terminar uma competição com jornadas com 6 meses de diferença.

        • K18
          Posted Abril 30, 2020 at 5:29 pm

          Eu percebo essa opção, mas atualmente não é de todo viável, pelo que se percebe acabar já com as temporadas.

          Como adepto, não quero que acabem, mas como pessoa imparcial já deveriam ter dado a epoca como terminada ou feito uma pausa de alguns meses e voltar, por exemplo, só em Setembro

        • LevonAronian
          Posted Abril 30, 2020 at 5:05 pm

          Foi a própria Uefa que queria os campeonatos terminados até final de Agosto.
          Com os governos Holandes e Frances a proibirem eventos desportivos até Setembro as Ligas tiveram de tomar uma decisão que seria sempre injusta para alguém.
          Uma coisa é questionar se esta era a solução mais justa das possíveis, mas acabar o campeonato estava fora do controlo das ligas quando são os próprios governos que não o permitem

Deixa um comentário