A dúvida é perceber quem vai acompanhar Messi no pódio. Ronaldo, apesar da ausência de títulos e ter protagonizado uma época pouco conseguida em termos exibicionais, tem a vantagem dos golos; Neymar conta com os títulos e o peso mediático; Suárez com o que jogou; e veremos se algum elemento, como Lewandowski, aproveita o impacto do momento (quem vota agora já não se lembra do que aconteceu nos primeiros meses do Ano) para ter uma boa votação. Buffon, que também podia ser um candidato, curiosamente nem está na lista.
O Mundo Deportivo deu a conhecer a primeira lista de candidatos à Bola de Ouro’2015. O jornal espanhol indica 59 jogadores que vão passar por uma primeira filtragem pelo Comité de Futebol da FIFA, que depois vai eleger os 23 finalistas, cujo vencedor será anunciado dia 11 de janeiro em Zurique, na Suiça. Na lista, destaque para a presença de 4 elementos que passaram pelo FC Porto: James Rodríguez, Christian Atsu, Jackson Martínez e Nicolás Otamendi; O ex-Sp.Braga e Penafiel Diego Costa também está presente; Enquanto que o inevitável Cristiano Ronaldo é o único representante português. Real Madrid e Barcelona também são, sem surpresa, as equipas mais representadas, com 7 elementos cada.
Lista de candidatos à Bola de Ouro:
Alemanha: Toni Kroos (Real Madrid), Thomas Müller (Bayern Munique), Manuel Neuer (Bayern Munique)
Argentina: Sergio Agüero (Manchester City), Javier Mascherano (Barcelona), Lionel Messi (Barcelona), Nicolás Otamendi (Valencia/Manchester City), Javier Pastore (Paris SG), Carlos Tévez (Juventus/Boca Juniors)
Austrália: Massimo Luongo (Swindon Town/QPR)
Bélgica: Thibaut Courtois (Chelsea), Kevin De Bruyne (Wolfsburgo/Manchester City), Eden Hazard (Chelsea)
Brasil: Philippe Coutinho (Liverpool), Neymar (Barcelona) e Willian (Chelsea)
Chile: Claudio Bravo (Barcelona), Gary Medel (Inter), Alexis Sanchéz (Arsenal), Eduardo Vargas (QPR/Hoffenheim), Arturo Vidal (Juventus/Bayern Munique)
Colômbia: Carlos Bacca (Sevilha/Milan), Jackson Martínez (Porto/Atlético), David Ospina (Arsenal), James Rodríguez (Real Madrid)
Coreia do Sul: Heung-Min Son (Leverkusen/Tottenham)
Costa do Marfim: Wilfried Bony (Swansea/Manchester City), Yaya Touré (Manchester City)
Croácia: Luka Modric (Real Madrid) e Ivan Rakitic (Barcelona)
Espanha: Diego Costa (Chelsea), David De Gea (Manchester United), Andrés Iniesta (Barcelona), Álvaro Morata (Juventus) e Sérgio Ramos (Real Madrid)
França: Karim Benzema (Real Madrid), Antoine Griezmann (Atlético Madrid), Alexandre Lacazette (Lyon), Paul Pogba (Juventus)
Gana: Christian Atsu (Everton/Bournemouth), André Ayew (Marselha/Swansea)
Holanda: Memphis Depay (PSV/Manchester United) e Arjen Robben (Bayern Munique)
Inglaterra: Harry Kane (Tottenham) e Wayne Rooney (Manchester United)
Itália: Giorgio Chiellini (Juventus) e Andrea Pirlo (Juventus/New York City)
Japão: Shinji Okazaki (Mainz/Leicester)
México: Giovanni dos Santos (Villareal/LA Galaxy) e Andrés Guardado (PSV)
País de Gales: Gareth Bale (Real Madrid)
Perú: Paolo Guerrero (Corinthians/Flamengo)
Polónia: Robert Lewandowski (Bayern Munique)
Portugal: CRISTIANO RONALDO (Real Madrid)
Suécia: Zlatan Ibrahimovic (Paris SG)
Uruguai: Edinson Cavani (Paris SG), Carlos Sánchez (River Plate) e Luis Suárez (Barcelona)
Alemanha: Toni Kroos (Real Madrid), Thomas Müller (Bayern Munique), Manuel Neuer (Bayern Munique)
Argentina: Sergio Agüero (Manchester City), Javier Mascherano (Barcelona), Lionel Messi (Barcelona), Nicolás Otamendi (Valencia/Manchester City), Javier Pastore (Paris SG), Carlos Tévez (Juventus/Boca Juniors)
Austrália: Massimo Luongo (Swindon Town/QPR)
Bélgica: Thibaut Courtois (Chelsea), Kevin De Bruyne (Wolfsburgo/Manchester City), Eden Hazard (Chelsea)
Brasil: Philippe Coutinho (Liverpool), Neymar (Barcelona) e Willian (Chelsea)
Chile: Claudio Bravo (Barcelona), Gary Medel (Inter), Alexis Sanchéz (Arsenal), Eduardo Vargas (QPR/Hoffenheim), Arturo Vidal (Juventus/Bayern Munique)
Colômbia: Carlos Bacca (Sevilha/Milan), Jackson Martínez (Porto/Atlético), David Ospina (Arsenal), James Rodríguez (Real Madrid)
Coreia do Sul: Heung-Min Son (Leverkusen/Tottenham)
Costa do Marfim: Wilfried Bony (Swansea/Manchester City), Yaya Touré (Manchester City)
Croácia: Luka Modric (Real Madrid) e Ivan Rakitic (Barcelona)
Espanha: Diego Costa (Chelsea), David De Gea (Manchester United), Andrés Iniesta (Barcelona), Álvaro Morata (Juventus) e Sérgio Ramos (Real Madrid)
França: Karim Benzema (Real Madrid), Antoine Griezmann (Atlético Madrid), Alexandre Lacazette (Lyon), Paul Pogba (Juventus)
Gana: Christian Atsu (Everton/Bournemouth), André Ayew (Marselha/Swansea)
Holanda: Memphis Depay (PSV/Manchester United) e Arjen Robben (Bayern Munique)
Inglaterra: Harry Kane (Tottenham) e Wayne Rooney (Manchester United)
Itália: Giorgio Chiellini (Juventus) e Andrea Pirlo (Juventus/New York City)
Japão: Shinji Okazaki (Mainz/Leicester)
México: Giovanni dos Santos (Villareal/LA Galaxy) e Andrés Guardado (PSV)
País de Gales: Gareth Bale (Real Madrid)
Perú: Paolo Guerrero (Corinthians/Flamengo)
Polónia: Robert Lewandowski (Bayern Munique)
Portugal: CRISTIANO RONALDO (Real Madrid)
Suécia: Zlatan Ibrahimovic (Paris SG)
Uruguai: Edinson Cavani (Paris SG), Carlos Sánchez (River Plate) e Luis Suárez (Barcelona)



0 Comentários
Fábio Sousa
4 jogadores do FC Porto, 2 deles formados no clube…
Anónimo
1- Messi
2- Neymar
3- Ronaldo
4- Suarez
5- Carlos Tevez
6- Iniesta
7- James Rodrigues
8- Hazard
9- Alexis Saches
10- K.Benzema
11- Bravo
12- T.Muller
13- M.Nuer
14- S.Aguero
15- R. Lewandowski
16- G.Bale
17- T.Kroos
18- Sergio Ramos
19- Javier Mascherano
20- Luca Modric
21- Paul Pogba
22- A. Pirlo
23- Coutinho
Esses são os 23 melhores do mundo desse ano.
Natan Fox
Diogo Moura
Sergio Ramos? Coutinho? Benzema a nº10? Bravo a nº11?
Stalley VM
O Top para mim vai ser.
1ºMessi
2ºRonaldo
3ºNeymar
Parece-me o mais justo, Messi, foi superior a todos no ano de 2015.
Cristiano Ronaldo, a nível individual foi fantástico, mas a nível colectivo foi fraco, aliás é o que tem faltado a Ronaldo no Real Madrid, são os títulos colectivos.
Neymar é um prémio justo para época fantástica que fez no Barcelona, tem que estar neste Top3, curioso para ver o que vai render na 3º época de Barcelona.
SL!
karabatic13
Ronaldo não foi fantástico e a votação do VM comprova-o.
Dr. Bayard
Para mim o Top3:
1 – Massimo Luongo;
2 – Okazaki
3 – Atsu
Sem dúvida os 3 jogadores que mais surpreenderam o mundo… ao aparecer nesta lista!
Já há muito tempo que digo para não elaborar estas listas após o almoço, ninguém liga ao que digo…
diogoribeiro
Jogadores como Buffon, Vidal, Pirlo e Pogba vão ficar à frente de Tevez sem qualquer explicação lógica. Espero que no futuro se comece a ligar mais ao futebol e menos à imagem.
Matuidi e/ou Verrati também mereciam estar nesta lista. Apenas 3 jogadores do PSG é uma vergonha.
Morata está nesta lista por apenas dois jogos mas aceita-se.
Rooney, Willian e Depay não mereciam.
As nomeações por três ou quatro exibições na Copa América ou na CAN são ridículas e não fazem sentido nenhum. O que me ri com o Gary Medel.
O Robben é um jogador fantástico mas quantos minutos é que fez em 2015?
1- Medel
2 – Messi
3 – Suarez
4 – Ronaldo
5 – Neymar
Borussia
Numa lista que tem o Okazaki, entraria facilmente o Jonas.
Killer
FIFA a ser FIFA, meu deus! Ospina superior a Buffon , desta não esperava…
Thiago Silva, Pepe, Marchisio (penso que merecia mais que o pirlo), Matuidi, verrati e Alaba podiam estar nesta lista…
1.Messi
2.Cristiano Ronaldo
3.Suarez
4.Neymar
5.Tevez (ou buffon)
Anónimo
Douglas Costa? Buffon? Fekir? Pepe?
Esta bola de ouro engloba mesmo que espaço de tempo?
Mário
João Lains
Excelente temporada, sem dúvida, mas creio que Fekir ainda não é um valor completamente estabelecido.
Tiago Oliveira
Ha um jogador que tem que estar no top 5 e, a meu ver, e se houvesse justica, ficaria em 3lugar. Falo de Arturo Vidal.. Enorme epoca fez ele na Juventus, tendo levado ao colo a fantastica seleccao do Chile na Copa America. Portanto, se houvesse justica seria: 1 – Messi; 2- Ronaldo; 3- Arturo Vidal.
João Lains
Justiça? Foi a pior época desde que chegou a Turim. Os problemas físicos que não lhe permitiram estar na sua melhor forma durante o Mundial, arrastaram-se para a última temporada. Apareceu ao seu melhor nível mas de forma muito intermitente. A primeira volta foi para esquecer. Na segunda, já colocou a Juventus nas meias finais da Liga dos Campeões e selou o título na visita à Gênova. Nada mais. Embalou o Chile para a vitória na Copa América mas nem sequer esteve particularmente feliz após a fase de grupos. Só na Juventus, há pelo menos uma mão cheia de jogadores com temporadas mais bem conseguidas.
Kafka I
Eu não sou seguidor assíduo da Juventus, mas do que fui vendo tenho ideia que este ano de 2015 não foi dos melhores anos do Vidal e ele até baixou o rendimento face a épocas anteriores…mas admito estar errado até porque não sou seguidor assíduo da Juve
João Lains
Bonucci e Marchisio mereciam aqui estar, mais que por exemplo os seus compatriotas Chiellini e Pirlo. Espero que o Tevez feche o top 5, depois de Messi, Ronaldo, Suarez ou Neymar.
Incrível como Alaba, Matuidi ou Muller foram esquecidos, entre tantos outros.
José Santos
O Muller está, ao menos isso, Buffon não estar é que é uma perfeita piada de mau gosto na minha opinião.
Diogo Moura
Fico abismado com o facto de Eliseu não constar nesta lista, mas a malta da FIFA lá sabe… (just kidding).
É certo e sabido que desde há uns anos para cá, o primeiro e segundo lugar é sempre para o Cristiano e para o Messi (alternando, num ano um é melhor, noutro já é o segundo melhor).
Em suma, o mais importante do prémio na minha opinião não é saber quem ganha, é saber quem fica em terceiro lugar, e para mim é Neymar ou Suarez, qualquer um dos dois merece.
Nota: Pena o Verratti não figurar nesta lista, é que gosto mesmo de o ver jogar.
Pedritxo
A FIFA a dar-nos mais uma lista ridicula, dando previlegio a 4,5,6 jogos do que 1 ano inteiro, enfim futebol ao mais alto nivel.
Eu teria vergonha desta lista, caso fosse presidente da fifa ou tivesse alto cargo.
Meu top:
Messi, Ronaldo e Suarez.
Luís M.
O presidente da FIFA e os altos encarregados não se envergonham facilmente.
Concordo com esse top 3.
Ricardo Ricard
A nomeação do Atsu é das coisas mais ridículas que já houve nestas nomeações. A justificação da CAN é ridícula também,estamos a falar de 6 jogos!
Olhando para a lista eu pergunto…Por exemplo,o Matic é e foi melhor em 2015 do que quantos jogadores que estão na lista? Ridículo!
Gastón Pérez
O Matic apresentou um excelente rendimento na primeira metade da época, depois foi perdendo preponderância..aceita se se pensarmos apenas no ano civil
Rui Sousa
Já disse num post acima, esta lista devia ser no máximo 10 jogadores, pq 80% da lista na realidade não é um jogador fora de série…já para não falar que depois levanta questões como as que mencionaste acima que são simplesmente ridículas..
Cumps
ata
Ronaldo é so golos?
E não foi top 5 e assistencias?
Não deve haver mts jogadores com mais assistencias que ele.
Juntando 50 golos e 25 assistencias realmente esses numeros só podem vir de exibições pouco conseguidas…
1 – Messi
2 – Ronaldo
3 – Neymar
Stalley VM
Kafka penso que seja os números da temporada de 2014/2015.
Kafka I
Não sei onde foste buscar esses dados mas os mesmos não estão de todo correctos…em 2015 o Cristiano tem 42 golos e 11 assistências
NoSense
1-Messi (juntando a vertende individual e colectiva – que, na minha opinião, nada interessa para um prémio individual – foi o melhor do ano)
2-Ronaldo (individualmente o melhor do ano)
3-Buffon (só não fez o que não podia na temporada passada e está a fazer o mesmo esta época – jogo com o city é exemplo – além de ter trofeus colectivos – que reforço a minha opinião, não contam para um prémio individual)
karabatic13
Golos, assistências, futebol praticado e tudo e tudo.
fui
Há gente nesta lista que ninguém entende! Acho que o Jackson merece estar, mas só está porque foi contratado pelo Atlético e isso é triste…
Messi claro que foi o melhor em 2015, não há discussão!
Mas se falamos em golos temos de ver que ele fez muito mais jogos que o Ronaldo, só por isso tem mais golos. E na época 14/15 o Ronaldo tem claramente vantagem nos números.
Agora no jogo jogado o Messi foi melhor, mais preponderante e, sobretudo, mais vitorioso.
Kafka I
Helder Cruz,
Mas já agora, em 2015 o Messi marcou mais golos que o Cristiano, é que nem por aí conseguem pegar, enfim..
Helder Cruz
O melhor jogador do mundo deve der aquele que melhor cumpre individualmente os objetivos do desporto neste caso o futebol e assim sendo será fazer golos ou evita los…. E o Ronaldo e o melhor do mundo neste momento a fazer isso não há nenhum com tanto rendimento de golos o messi tem a magia o drible o passe sim mas o Ronaldo não tem isso, não , mas tem os golos e a não nomeação do Buffon também e uma estupidez… Para mim e o melhor a par do neuer e no courtois o melhor guarda redes e devia no mínimo estar na lista
Anónimo
Ao ponto que alguns chegam. Considerar o Ronaldo melhor do que o Messi em 2015 devia dar direito a multa! Deixa o facciosismo. Aqui está a prova de como no futebol actual só os golos é que interessam para muitos considerarem ou não o melhor do mundo. Interessa talvez perceber que um marca 5 e 6 golos ao Granada e o outro marca golos que valem títulos, como marcar fora ao Atletico Madrid em pleno Vicente Calderon e dar o título da liga espanhola ao Barcelona. Diferenças…
Jorge S.
Kafka I
Ninguém aqui esta a juntar o individual e o colectivo, e individualmente Messi foi sem dúvida o melhor de 2015, qualquer pessoa que tenha visto os jogos do Barça perceberá isso.
NoSense
Abençoado mundo que não posso ter opiniões pessoais…
Melhor marcador do campeonato espanhol, melhor marcador da liga dos campeões (empatado com messi e neymar), melhor marcador da nossa selecção…se eu vi os jogos do "barça"? vi, mas como disse eu separo o individual do colectivo…e não estou a atribuir o 1º lugar ao Ronaldo mas sim ao messi…
JSC
Eu acho que este título devia deixar de existir "melhor do mundo" e passar apenas para discussões de adeptos.
Devia de haver um MVP (jogador mais valioso) de um ano/época (Messi este ano) onde claro que os títulos colectivos são o mais importante e depois o onze do ano (no máximo).
Anónimo
NoSense, este ano é indiscutível… Quer individual que colectivamente, o argentino foi o melhor. Ronaldo deve ficar em segundo, mas Buffon e Suarez também merecem.
Bruno
Kafka I
ahaha João bem visto
João Lains
Kafka, não leste o ponto prévio: "No sense".
Kafka I
O Ronaldo foi individualmente o melhor do ano 2015????? em que Modalidade? viste os jogos do Barça ao menos?… meu deus…
RiefSilva
É um orgulho ver um ex-Penafiel na lista de candidatos a melhor do Mundo.
RiefSilva
Eu já na altura lhe reconhecia muito talento, e não fiquei admirado de o ver ser contrado pelo Atl Madrid, mas nunca pensei que atingisse o patamar que atingiu.
João Lains
Ninguém diria que aquele monstro passou pelos campos da nossa segunda liga.
Visão de Mercado
A presença do Atsu tem uma explicação. Foi um dos melhores jogadores do CAN'2015, e por norma a FIFA valoriza as competições de selecções.
The Monster
Ter 4 elementos nesta lista, e o Pepe tambem devia de la estar, so demonstra a qualidade dos jogadores que o Porto tem tido ultimamente.
Mais, para quem dizia que o Vitor Pereira nao tinha grande equipa no Porto, estes 4 jogadores faziam todos parte dessa equipa do Vitor Pereira.
Ja o Benfica que tinha um super hiper mega plantel com JJ nao tem nenhum!
Jose Vilela
Kafka o Monster continua a fazer querer que aqueles 4 jogadores estiveram sempre com VP para lhe retirar merito porque o Pinto da Costa o fez e para eles tem que ser seguidores( como o nosso querido Manuel Guerra) e nao é verdade.
No 1º ano VP perdeu Falcao, Guarin e Beluschi( estes em Janeiro),Atsu tava emprestado.
No 2º ano ganha o Jackson e os laterais Danilo e Alex Sandro, mas perde o seu melhor jogador que decidia jogos sozinho Hulk, alvaro pereira e alternativas a muitos titulares.
As equipas de VP tinham qualidade tinham mas era o seu 11 titular, porque depois no banco era pouco ou nenhum, por isso é que o Benfica tinha um plantel superior ao do Porto.
Diogo JR
Kafka,
O que nós nos queixamos no ano do VP era do banco, o onze era bom, mas basta olha para aquele jogo no Dragão que ganhamos aos 92, em que as alternativas para ir para cima do Benfica foi Kelvin e Liedson…
Kafka I
JSC
Ok e até posso concordar com isso que dizes, mas assim a diferença não é tão abismal quanto se quer fazer querer, é que muita gente aqui considera quase um escândalo o Benfica não ter ganho a essas equipas, agora a diferença não era assim tão grande na minha opinião
Da mesma forma que o Real é o candidato nº1 (na minha opinião) mas não é escândalo nenhum se for o Barça a vencer este ano…a diferença entre o deve e haver não é tão grande assim…
Francisco A.
O Benfica nos últimos 6 anos teve melhor plantel que o Porto em 2009/2010, 2012/2013 e 2013/2014. Mas, a nível dos 11, o Porto tinha melhor equipa em 2012/2013.
JSC
K I,
Acho que o F. A. quer dizer é o mesmo que tu dizes do Barça tem melhor onze, mas não tem melhor plantel.
Rui Sousa
Estas listas valem o que valem, mas por essa linha de raciocínio, o que está a dizer é que acha que o Atsu vale por exemplo mais que o Gaitan (que já na altura estava no Benfica) só porque está na lista? Não me acredito que acredite nisso….
Cumps,
Kafka I
Aleluia …alguém que desfaz o mito que o Benfica tinha equipas muito superiores às do Porto no tempo do Vitor Pereira e Villas Boas
Francisco A.
Dou mais valor ao trabalho do VP no Porto do que AVB.
Na 2ª época, tinhamos como suplentes, Castro, Sebá, Kelvin, Abdou, Atsu e alguns jogos Tozé e conseguimos ser campeões.
Foi o melho treinador do Porto desde Mourinho…
Kafka I
Voto mais justo seria
1 – Messi
2 – Messi
3 – Messi
Voto dentro das regras
1 – Messi
2 – Suarez
3 – Cristiano
O que acho que vai ficar
1 – Messi
2 – Cristiano
3 – Neymar
Miguel
o ano passado o voto mais justo seria 1- Ronaldo, 2- Ronaldo, 3- Ronaldo??
Zé Maria
Ahah subscrevo!
Ruben
Subscrevo a 100% ! O Suarez teve uma época extraordinária mas o mais certo é ficar fora do pódio porque não é propriamente popular. O Neymar também teve um ano excelente, por isso não fico "triste". E se isto fosse por qualidade exibicional, o pódio seria composto pelo trio do Barça ! No entanto, também acho justo que se valorizem os golos do Ronaldo que foram muitos e muitos deles importantes. Apesar de as exibições, por vezes, terem ficado aquém os números não deixam de ser estratosféricos
Rui Sousa
É verdade que não tenho acompanhado a carreira do Atsu desde que saiu do Porto, mas sou o único a estranhar o facto de ele estar nesta lista? Assim de repente, e pensado apenas em Ex-Porto, o Hulk vale 10 ou 20 Atsus…. Complicado levar a sério estas nomeações..
Cumps,
Rui Sousa
Pois, só se for por aí, mas ainda assim….
Já para não dizer que estas listas são demasiado extensas, quer a pre-lista, quer a lista final de 23!
Só existem 10 ou no máximo 15 jogadores que estão verdadeiramente num nível top (se calhar já estou a exagerar), pelo que a disputa devia ser só entre esses… mas isso sou eu a dizer…
João Lains
Foi o melhor jogador da CAN. O Luongo foi o melhor da Taça das Nações Asiáticas, e por aí fora. Há certas nomeações que não devem ser levadas demasiado a sério. Se retirares os 23 melhores, creio que a lista final não deverá deixar nada a desejar.
Cumprimentos
Pedro Fonseca
Onde estão Pepe, Thiago Silva, Marcelo, Daniel Alves, Matuidi, Buffon? Que lista ridícula