Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Renato Paiva elimina um dos favoritos na Libertadores

Em grande e as condições eram adversas. Teve de jogar em ‘casa emprestada’ na 1.ª mão, e neste 2.º embate viu-se forçado a remontar quando parecia tudo bem encaminhado para o Grémio, que nos últimos anos foi sempre um dos 4-5 principais favoritos a vencer a competição (vitória em 2017 e semi-finalista em 2018 e 2019).

O Independiente del Valle, orientado pelo português Renato Paiva, apurou-se para a fase de grupos da Libertadores ao eliminar o Grémio na terceira pré-eliminatória. A equipa equatoriana tinha vencido por 2-1 na 1.ª mão e voltou a conseguir o mesmo resultado em Porto Alegre. O Grémio até se colocou em vantagem, através de Jean Pyerre, no entanto os equatorianos responderam no 2.º tempo com um bis de Christian Ortiz. Na fase de grupos da Libertadores a turma de Paiva vai ter pela frente o Palmeiras, de Abel Ferreira, os argentinos do Defensa y Justicia, vencedores da última edição da Taça sul-americana e da Recopa Sul-Americana, e os peruanos do Universitario.

49 Comentários

  • Kacal
    Posted Abril 15, 2021 at 3:05 pm

    Teve um inicio conturbado no clube mas estes tiveram paciência com ele e deu a volta. Neste momento leva 4 vitórias nos últimos 5 jogos da Liga e agora fez isto nesta eliminatória com o Grémio. Se vencerem o jogo em atraso que têm na Liga assumem o 3º lugar isolados a 2 pontos do 1º e 2º tudo isto com um futebol agradável e de ataque. Belo trabalho de Renato Paiva, que continue assim que como português fico contente por ele!

  • Kafka
    Posted Abril 15, 2021 at 2:48 pm

    Renaturalização Gaúcho é o saco de pancada oficial dos treinadores portugueses, levou baile do Jesus, perdeu com o Abel e agora com o Paiva

  • Abbas
    Posted Abril 15, 2021 at 1:33 pm

    Embrulha, Renato Paiva… vai-se a ver e é melhor que o AVB haha só teve azar de não ser visconde.

    • San Iker
      Posted Abril 15, 2021 at 3:35 pm

      Porque eliminou o Grémio já é melhor que alguém que fez a melhor época de um clube português nos últimos 15 anos. Está certo

      • Abbas
        Posted Abril 15, 2021 at 3:57 pm

        Por ter ganho a Euroliga? Haha

        • Il Codino Divino
          Posted Abril 15, 2021 at 7:55 pm

          Eu também acho que o AVB não alcançou o que prometia, mas às vezes tenho vergonha alheia de algumas coisas que escreves. Quem nos dera ter essa “euroliga”, espetar 5 ao Porto, acabar invicto e festejar no estádio do dragão.

          • Pablo
            Posted Abril 16, 2021 at 4:49 am

            A taça de vice têm na estante apresentaram há pouco tempo, deve ser bonito a figura que fazem. Só para veres como o clube anda, adeptos que defendem figuras mais que o clube ainda fazem um papel ridículo destes. São culpados também de como estamos.

            • BrunoAfonso 12
              Posted Abril 16, 2021 at 10:55 am

              Engraçado que tu só apontas o dedo a uma única pessoa, mas ao verdadeiro culpado tu nunca apontaste o dedo ou criticaste, neste caso ao teu querido líder LFV. Porque será? Continuem tapadinhos dos olhos, e a odiar o melhor treinador pós Ericksson, ou deste século XXI, e deixem o teu querido líder a passar pelos pingos da chuva sem se molhar, quando o verdadeiro culpado de estarmos onde estamos é do presidente e da estrutura, devido a sabotagem que tem feito desde 2015.

          • Abbas
            Posted Abril 15, 2021 at 9:50 pm

            Já ninguém tem humor aqui? Obviamente que estou a gozar, o SanIker é um fanático e estava apenas a meter-me com ele.

        • San Iker
          Posted Abril 15, 2021 at 5:53 pm

          Campeonato invicto, campeão no estádio do rival, goleada em casa ao Benfica, reviravolta fantástica na taça também na Luz, vitória na Liga Europa (se fosse fácil já outros clubes o tinham feito) e conquista da supertaça e taça de Portugal. Se não concorda diga alguém que tenha superado isto

          • Abbas
            Posted Abril 15, 2021 at 8:50 pm

            O Vítor Pereira fez isso duas vezes contra Benficas 10x vez mais fortes. Só não ganhou a Euroliga contra o Braga haha

          • BrunoAfonso 12
            Posted Abril 15, 2021 at 8:18 pm

            E o que ele fez depois de ter saído do Porto não conta? Com despedimentos atrás de despedimentos. Bem, o Di Matteo deve ser o melhor treinador da história do Chelsea porque ganhou uma liga dos Campeões.

          • GabCel
            Posted Abril 15, 2021 at 6:54 pm

            essa época foi fantástica, mas não foi apenas pelo AVB… Tanto que ele, sem o Vitor Pereira nunca mais esteveremotamente perto de repetir o feito.

  • Ricardo Lopes
    Posted Abril 15, 2021 at 1:05 pm

    Belíssimo trabalho de Renato Paiva. Já aqui tinha expressado que gosto muito deste treinador. Está agora na América do Sul a mostrar toda a sua qualidade num projeto bastante interessante. Era difícil terem escolhido melhor o sucessor de Miguel Angel Ramírez. Espero que dê o salto como fez o espanhol mas primeiro que se consolide no Equador.
    Já do lado do Grémio, é o dizer adeus à um dos grandes objetivos. Renato Gaúcho já devia ter saído no final da época passada. O Grémio tem boa equipa, porém acho que não tem capacidade para lutar pelo título. Devia ter aproveitado quando era unanimemente considerado o melhor treinador brasileiro e do Brasileirão para rumar à Europa, mas por algum motivo não o fez, preferiu jogar pelo seguro.

    • Antonio Clismo
      Posted Abril 15, 2021 at 2:51 pm

      Renato Gaúcho a treinar na Europa? Só se fosse para um Las Palmas ou Marítimo…

      • Ricardo Lopes
        Posted Abril 15, 2021 at 4:10 pm

        Atualmente concordo que não tem a qualidade necessária para orientar uma equipa de primeira ou segunda linha do futebol europeu, mas em 2018 estava bem cotado.

  • Vegeta
    Posted Abril 15, 2021 at 11:49 am

    E estava a fazer um mau trabalho segundo alguns.
    Também é muito bom treinador e vai mostrar isso.
    Agora isto é curioso, o Renato Gaucho que para muitos é o melhor treinador brasileiro não ganha a um treinador que tem pior equipa e que nem top 15 de treinadores portugueses é.
    Quando foi humilhado pelo JJ é normal, agora pelo Renato Paiva já não é casual ?

  • JoaoMiguel96
    Posted Abril 15, 2021 at 11:25 am

    Epá os comentários saíram todos trocados. Peço desculpa terem andado nas respostas de outros users.

  • DNowitzki
    Posted Abril 15, 2021 at 11:07 am

    O del Valle não é um clube qualquer, que chegou agora à alta roda do futebol sul-americano. É uma equipa estruturada e com impacto já nas competições além-Altântico.

  • coach407
    Posted Abril 15, 2021 at 10:33 am

    Ao fim de 4 jogos já havia por aqui comentários irónicos a dizer que o Renato Paiva tinha começado bem e mestres a dizer que nunca viram nada dele para ser o que era falado e blablabla.

    Não é que não se possa ter essa opinião, mas quando se fala ao fim de 4 (QUATRO!) jogos em que provavelmente não viram nenhum dos jogos é complicado… Desde aí são 7 jogos, 6 vitórias e 1 empate.

    De realçar que não eliminou apenas o Grémio. Eliminar pode acontecer, é verdade, mas o que assistimos na 1ª volta não foi uma “vitória”. Foi um massacre. O Grémio até marcou primeiro, mas a reação foi verdadeiramente fabulosa, sufocando completamente os brasileiros. A sensação da 1ª mão é que a vitória por 2-1 do Independiente soube manifestamente a pouco, tal foi a supremacia. Esta eliminatória só não acabou no Equador por manifesta falta de eficácia.

    Nesta 2ª mão a equipa voltou a começar a perder 1-0, resultado que dava a eliminação, mas voltaram a ir para cima do Grémio e voltaram a conseguir a reviravolta, acabando completamente tranquilos. Sem espinhas!

    É verdade que começou mal com 3 derrotas em 4 jogos no campeonato, mas relembro que já só está a 4 pontos do 1º classificado e tem menos 1 jogo portanto pode ficar a 1 ponto da melhor classificação possível, mesmo depois desse arranque péssimo. Contas feitas, se vencer esse jogo em atraso, já passa a ter uma avaliação global de todas as competições muito positiva até ao momento.

    • Malloy
      Posted Abril 15, 2021 at 4:16 pm

      Começou bastante mal ; mas nos últimos 6-7 jogos o nível futebolístico da equipa subiu muito mesmo. Para o campeonato equatoriano nos últimos 5 jogos ganharam 4 seguidos e empataram o último com o primeiro classificado; neste momento tem um jogo a menos e se o ganharem passsm para terceiro a um pontos dos dois primeiros classificados.
      Bom trabalho do Renato , gosto muito do jogo do Renato e tinha a certeza absoluta que o tempo dele nas B’s já tinha passado há muito, muito tempo !! Ficou no Benfica tempo demais , devia ter dado o salto mais cedo mas ainda vai muito a tempo

    • JoaoMiguel96
      Posted Abril 15, 2021 at 11:26 am

      E esquece a pergunta do Ortiz. Dois golos são suficientes para brilhar.

      • coach407
        Posted Abril 15, 2021 at 12:55 pm

        Vê os golos. Vale a pena. Que chocolate do Ortiz… Sobretudo o primeiro golo é estrondoso. Até levei as mãos à cabeça.

        • JoaoMiguel96
          Posted Abril 15, 2021 at 1:51 pm

          Livre absurdo, Jesus. E o segundo também é um golaço. Aquele domínio de peito não é para qualquer um.

          Honestamente, não sei como é que ainda está no Equador.

    • JoaoMiguel96
      Posted Abril 15, 2021 at 11:25 am

      Infelizmente não pude ver o jogo, mas fico feliz pelo Paiva e pela passagem merecida do Independiente.

      A verdade é que só com o chocolate que deram na primeira mão podiam ter facilmente passado.

      Ortiz voltou a brilhar e duvido que fique mais tempo no Equador.

    • JoaoMiguel96
      Posted Abril 15, 2021 at 11:23 am

      Ia dizer isso exatamente. Quem viu a primeira mão viu uma massacre incrível que só pecou por excasso. Aliás, comentei esse facto aqui no VM, aquando da primeira mão.

      Infelizmente não vi o jogo, mas o Ortiz voltou a brilhar ou não? Que craque.

    • Tiago Silva
      Posted Abril 15, 2021 at 11:13 am

      Era um dos users que não via nada de especial no Renato Paiva e de facto não via na equipa B. Eu avaliei na altura consoante o que ele tinha feito na equipa B do Benfica que era o que conhecia e na altura não me convenceu.

      Agora está em grande e a equipa joga com grande intensidade e domínio, dá gosto de se ver. Parabéns ao mister Renato Paiva, que continue com o bom trabalho!

      • coach407
        Posted Abril 15, 2021 at 1:16 pm

        Até vou dar um exemplo mais concreto e recente.

        O Benfica B na época passada com o Renato Paiva ficou pouco acima das equipas que desceram de divisão e agora com o Veríssimo está melhor.

        Mas na época passada o Renato jogava sempre com o Rafael Brito de 2002 e abdicava do Diogo Mendes de 1998. O Diogo Mendes tem 23 anos. É o típico jogador que fez do Porto B campeão. Um jogador muito mais maturado.

        Que jogador de 23 anos de QUALQUER equipa B tornou-se útil na equipa principal?

        É capaz de haver algum num Vitória ou assim. Não sei. Se calhar o Diogo Mendes vai ser o primeiro jogador de 23 anos da equipa B que se torna útil na equipa principal.

        Ou então segue a tendência normal dos jogadores de 23 anos que é sair pela porta pequena sem qualquer relevância na equipa principal.

        Para um treinador da equipa B será mais adequado apostar no Rafael Brito, perder resultados com isso, mas depois o jogador chega à equipa principal e tem logo impacto ou apostar no Diogo Mendes e ser campeão para passando uns anos pensarmos “eish olha o Podstawski, este é que jogava no Porto B…”.

        Dá que pensar. É um contexto muito diferente.

        • Tiago Silva
          Posted Abril 16, 2021 at 10:46 am

          Concordo, mas o Renato Paiva também teve os seus Diogos Mendes, apostou imenso no Vukotic que tem 22 anos por exemplo que a meu ver não tem qualquer futuro na equipa principal, ou no Kalaica que também tem 22 anos. A verdade é que o Renato Paiva apenas conseguiu colocar o Gonçalo Ramos na equipa principal digamos assim e alguns dos jogadores com maior potencial como o Paulo Bernardo ou o Rafael Brito pouco renderam com ele. E penso que esse sim é o principal trabalho de um treinador da equipa B.

          Quanto ao Veríssimo também não acho que esteja a fazer um trabalho assim tão bom, mas pelo menos o Henrique Araújo e o Tomás Araújo estão a render bastante bem.

        • Pedro Almeida
          Posted Abril 15, 2021 at 3:32 pm

          Tenho ideia que foi o treinador anterior( não me recordo do nome) ao Paiva que adaptou o Semedo.

          • Creed Bratton
            Posted Abril 15, 2021 at 5:09 pm

            E tem razão. Foi Helder Cristovão. O Coach aqui trocou-se todo. O Renato Paiva só entrou na B em 18/19 depois de Lage subir. Não apanhou Ruben, nem Lindelof, nem Pêpê…nada disso (se os treinou foi no futebol de formação).

            O trabalho do Paiva no futebol de formação foi muito bom. Na B foi mediocre. Sim, há muitas limitações ao treinar a B mas isso não desculpa tudo. Hélder Cristovao, que é patinho feio entre a generalidade dos adeptos, fez um excelente trabalho na B e esse sim recebe pouco crédito por isso.

            Até o exemplo do Brito que o Coach pega não tem nada a ver com a forma como Verissimo olha para a B vs a forma como Paiva olhava. O Brito desceu o nível e foi para os sub23. Se o subir novamente, voltará a jogar na B. Tudo lógico. É Veríssimo que também anda a trazer para a B o Ndour de 16 anos ou o Martim Neto (primo do Pedro Neto). Foi Veríssimo que aposta definitivamente em Tomás Araújo de 18 anos a DC. A amostra é curta ainda mas Veríssimo tem feito um trabalho muito interessante o que até é surpreendente para mim.

            Ninguém pode tirar mérito ou diminuir a capacidade do Paiva no futebol de formação no SL Benfica. Mas na B foi só mau e não faz sentido tentar esconder isso.

            Se quiser especular, até diria que a não escolha por ele para substituir Lage caiu muito mal ao Paiva. Possivelmente até perdeu alguma motivação no clube. A saída pecou por tardia. Que tenha toda a sorte agora.

      • coach407
        Posted Abril 15, 2021 at 12:05 pm

        Não sei, não decorei quem foram os users.

        Como disse, acho perfeitamente aceitável que se ache que não é nada de especial desde que o fundamento não sejam 4 jogos.

        Em relação às suas competências, é uma incógnita para mim. O contexto de equipa B não é nada bom porque o trabalho não se avalia da mesma forma como a treinar outra equipa. Ele podia perfeitamente tomar decisões que sabia que iriam diminuir a probabilidade de vencer, mas era importante dar minutos a um jogador, recuperar outro de lesão, pôr um miúdo muito novo que hoje é mais fraco que outro, mas se jogar sempre pode tornar-se um caso sério…

        O FC Porto B foi campeão, mas qual era a faixa etária dos jogadores? Quantos jogadores foram lançados para outro patamar vindos de baixo?

        É que nessa equipa do Benfica B vejo Nélson Semedo que era um 10 quando chegou às mãos do Renato Paiva, adaptou-o a lateral direito num processo que certamente custou-lhe pontos e tempo que poderia estar a investir a trabalhar como ganhar o próximo jogo… vejo o Rúben Dias no centro da defesa vindo dos juniores, vejo o Dawidowicz que é titular na Série A, veho o Pepê, vejo o João Carvalho, vejo o Diogo Gonçalves, vejo o Yuri Ribeiro. Na primeira volta vi o Lindelof e o Renato Sanches…

        Repara que disse um monte de jogadores de 97. 18 aninhos na altura.

        O Porto B jogava com quem? Metia o José Sá na baliza (esse vem de cima não vem de baixo), o Rodrigo Soares que é de 92, Victor Garcia de 94, Diogo Verdasca de 96, Podstawski de 95, João Graça de 95, Omar Govea de 96, Gleison de 95, Leonardo Ruiz de 96. Os únicos de 97 desta equipa eram o Erik Palmer-Brown e o Ismael Díaz, dois estrangeiros desencantados no Mundial sub-20.

        Tu dizes “ok, mas o Luís Castro foi campeão da II Liga” e eu digo-te “mas o Renato Paiva foi campeão da I Liga porque o Nélson Semedo, Lindelof e Renato Sanches entraram na equipa principal e revelaram-se logo grande mais valias e estando perfeitamente preparados para jogar ali e ainda foram vendidos por muitos milhões contribuindo para o projeto de sustentabilidade financeira do Clube”.

        Ok, o Porto B tem mais uma taça. Ok que o Renato Paiva não foi campeão, mas não fez um trabalho melhor que o Luís Castro dadas as responsabilidades de um treinador da equipa B?

        Discutível, mas o Luís Castro mostrou ali que era treinador de equipa principal. Montou uma equipa para ganhar e ganhou. É isso um treinador de equipa principal. O Renato Paiva não mostrou esse lado. Por isso é que para mim é uma incógnita ainda.

        • chuta dai
          Posted Abril 15, 2021 at 4:48 pm

          Renato Paiva só assumio a equipa B quando Lage foi para equipa principal do Benfica. O quê que o Renato Sanches, Lindelof e Nelson Semedo tem haver com o Renato Paiva? Tas confudido.

          • coach407
            Posted Abril 15, 2021 at 6:18 pm

            Verdade. Estava a pensar que o Renato Paiva era treinador há 300 anos do Benfica então já estava a presumir que estava sempre na B ?

            De qualquer forma, aplica-se a mesma lógica. O Porto B foi campeão esse ano, mas se calhar o Lage foi mais útil, o que mostra que as dinâmicas são demasiado diferentes para se tecer grande opinião sobre estes treinadores de equipa B.

    • Mastodon
      Posted Abril 15, 2021 at 11:05 am

      Eu concordo com tudo o que dizes mas convém dizer que 11 contra 11 o Grémio marcou 2 e sofreu 1. Portanto o massacre também foi um pouco impulsionado pelas expulsões.

      • coach407
        Posted Abril 15, 2021 at 11:40 am

        Errado. No momento das expulsões em ambos os jogos estava 1-1 logo, mesmo que queiras reduzir o jogo a quando estava 11 contra 11, tens de referir que marcou 2 e sofreu 2. Mas é particularmente esquisito dizer isto porque na primeira mão o jogador foi expulso porque cometeu o penálti que deu o 2° golo. Ele ter levado o 2° amarelo nesse lance ou não era completamente indiferente uma vez que não é guarda-redes logo todos os golos da 1a mão foram zero influenciados pelo Grémio estar com 10 já que a partir daí assistiu-se a um festival de falhanços e não de golos.

        No total da eliminatória, para sermos justos, 11 contra 11 o Independiente marcou 3 e o Grémio marcou 2 já que o penálti também foi conquistado quando estavam 11 contra 11.

        Convém ainda referir que o Independiente (contra 11) ainda mandou uma bola ao poste e outra à barra. Não vi as estatísticas, mas diria que a posse de bola do Independiente quando o Ruan foi expulso era superior a 60%.

        E depois ainda há outro pormenor. É que o Ruan foi expulso porquê? Porque o Independiente teve um volume ofensivo e perigoso que o obrigou a fazer 2 faltas, a 2a foi penálti num lance extremamente perigoso. Não caiu do céu o vermelho.

        Ainda assim, penso que estamos conversados em relação à 1a mão em que o facto de estar a jogar com 10 teve 0 interferência nos golos sofridos.

        Na 2a mão não houve massacre nenhum como é óbvio. Era o Grémio, em casa, quem precisava de assumir o jogo. Aliás, até tiveram bastantes dificuldades e poderiam perfeitamente ter sido eliminados. Neste caso, sim, a expulsão ajudou porque estava 1-1, o Independiente estava em vantagem e portanto obviamente era o Grémio quem estava a atacar o máximo possível para chegar ao prolongamento e o Independiente estava obviamente a defender mais. Foi o vermelho da tranquilidade. Souberam aproveitar para fazer o 2-1 e depois controlaram. O Grémio nunca mais teve capacidade para incomodar.

        Falo em massacre na 1a mão e competência (e sorte) na 2a mão. Mas o Grémio é uma equipa bem superior portanto mal seria se a ganhar os equatorianos ainda massacrassem na 2a mão também…

  • Cossery
    Posted Abril 15, 2021 at 10:10 am

    Excelente! Gostava que em vez do Veríssimo, depois da saída do Laje, tivessem apostado nele. Talvez ainda fosse o técnico principal do Benfica, talvez o Benfica tivesse mais 50 milhões em caixa, talvez alguns jogadores como Florentino, Krovinovic, Vinicius, Gedson, Ferro, Jota, Embaló, Dantas, Bernardo, Morato, Camará, Ramos, Chiquinho, Pedrinho fizessem parte das opções seguras da equipa principal e os resultados não fossem piores que os desta temporada. São muitos “talvez”, mas a sua qualidade na formação sempre deixou a dúvida de que podia ser uma aposta segura.

  • Goncalo Silva
    Posted Abril 15, 2021 at 9:53 am

    Diga-se que este Independiente tem feito também excelentes campanhas na Libertadores, mesmo antes de Renato Paiva, mas não deixa de ter de se realçar o belo trabalho do português nesta eliminatória. Se calhar o Independiente até está pior que nos outros anos, mas isso também se deve ao facto de terem perdido alguns jogadores (inevitável devido às boas campanhas).

    • coach407
      Posted Abril 15, 2021 at 1:33 pm

      Isso não é verdade por acaso.

      2020: Passou em 2° atrás da única equipa que era melhor que eles, o Flamengo. Depois foram eliminados pelo Nacional do Uruguai, equipa que logo a seguir levou 8 do River Plate. Era um duelo equilibrado. Não é um escândalo terem sido eliminados, de todo, mas daí a ser uma “excelente” campanha vai uma longa distância.

      Em 2019 nem sequer participaram na Libertadores.

      Em 2018 foram eliminados logo nas pré-eliminatórias pelo Banfield.

      Em 2017 também nem chegaram à fase de grupos. Foram eliminados pelo Olimpia do Paraguai.

      É preciso recuar ao mítico ano de 2016 para ver realmente uma campanha “excelente”. Esta até é para lá de excelente já que eliminaram os dois gigantes argentinos, chegando à final da Libertadores.

      Se continuarmos a ir para trás vemos que só o facto de ter chegado à fase de grupos da Libertadores já é um grande feito já que na maioria das vezes não passam das pré-eliminatórias. Aliás, a última vez que passaram esta fase foi precisamente em 2016 quando eliminaram o Guaraní do Paraguai por golo fora.

      A última vez que o Independiente del Valle eliminou uma equipa da dimensão do Grémio na Libertadores foi em 2016.

  • Mastodon
    Posted Abril 15, 2021 at 9:36 am

    Uma nota para o Pepê, reforço milionário do Porto, entrou na segunda parte e jogou ao mesmo nível do Paulinho do Sporting (e não estou a falar do Ponta de Lança que veio agora do Braga).

    • P27
      Posted Abril 15, 2021 at 3:32 pm

      Qualquer craque vindo do Brasil corre o risco de sair um “Cebolinha” no final…
      Características do Pepê até encaixem bem no Porto actual mas nunca se sabe…
      Não é pelo jogo de ontem que se vai avaliar um jogador.

    • JJoker
      Posted Abril 15, 2021 at 10:47 am

      Qualquer que fosse o Paulinho do Sporting já seria trágico o suficiente como comparação, no que à qualidade futebolistica diz respeito…

    • Silvestre
      Posted Abril 15, 2021 at 10:08 am

      Savage…Jogou assim tão mal?
      :S

Deixa um comentário