Dos poucos sites que valoriza a boa época de Luís Suárez. Já 1.º lugar de Ronaldo neste tipo de prémios começa a ser consensual, a dúvida é perceber se vai ganhar só a Bola de Ouro, o prémio da FIFA ou os dois. Messi, por sua vez, que tem sido apontado como o principal rival do português pela 1.ª vez na história deste prémio ficou fora do pódio.
Cristiano Ronaldo foi eleito o Melhor Jogador do Mundo em 2016 pelo site Goal.com, sendo já a 4.ª a vez na carreira que conquista o troféu, o que lhe permite igualar o n.º de prémios de Messi. O avançado português, do Real Madrid, bateu a concorrência de Luis Suárez e Griezmann. Curiosamente Messi foi apenas 4.º. Entre a lista dos 50 melhores jogadores do ano destaque ainda para a presença de Pepe no 12.º lugar e de Renato Sanches, na posição 44.
Os 20 melhores do Mundo em 2016 para o Goal.com:
1 – Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
2 – Luís Suárez (Barcelona)
3 – Griezmann (Atlético Madrid)
4 – Messi (Barcelona)
5 – Bale (Real Madrid)
6 – Neymar (Barcelona)
7 – Mahrez (Leicester City)
8 – Lewandowski (Bayern Munique)
9 – Híguain (Juventus)
10 – Ibrahimovic (Manchester United)
11 – Jamie Vardy (Leicester City)
12 – Pepe (Real Madrid)
13 – N’Golo Kante (Chelsea)
14 – Dimitri Payet (West Ham)
15 – Paul Pogba (Manchester United
16 – Pierre-Emerick Aubameyang (Borussia Dortmund)
17 – Arturo Vidal (Bayern Munique)
18 – Luka Modric (Real Madrid)
19 – Sergio Ramos (Real Madrid)
20 – Gianluigi Buffon (Juventus)


80 Comentários
Rui Tiago
Esta lista parece-me muito interessante e sem dúvida que devia ser a mesmo quer na Bola de Ouro quer no Prémio da Fifa. Na minha opinão reflete o rendimento dos atletas não só nos clubes, mas também nas selecções (todos sabemos a miséria que foi Messi na selecção comparado com Ronaldo e Bale).
Miguel Costa
Miséria de Messi na seleção? Vá ver os jogos na copa América… Dizer que aquilo é uma miséria comparado com Ronaldo é não perceber nada de futebol.
Kafka
oi?? O Messi fez uma Copa América melhor que o Cristiano fez o Europeu
Bruno V
SIIIIIIIIIII! É mais um prémio arrecadado pela lenda viva que é Ronaldo, facilmente o melhor desportista Português de sempre. Certamente que os outros dois prémios não lhe fugirão.
Este menino não brinca em serviço.
SL!
Joao C Alves
Penso que CR acabará mesmo por conquistar a bola de ouro, muito à custa dos 2 títulos europeus . Na minha óptica não foi o melhor da sua equipa em ambos os casos, mas cada um tem a sua visão das coisas .
Desde Canavarro que um jogador com tantas limitações técnicas não ganhava uma bola de ouro .
The Sporting Fan
Fiz umas pequenas alterações ao meu top 10:
1 – Messi
2- Suarez
3 – Griezmann
4 – Godin
5 – Ronaldo
6 – Neymar
7 – Sergio Busquets
8 – Pepe
9 – Gareth Bale
10 – Thomas Müller
Leandro
Godin em 4º lugar e à frente do Ronaldo ? sem palavras…
The Sporting Fan
É melhor não teres.
Ricardo Sampaio
O melhor jogador português de sempre! Terá lugar assegurado no Olimpo com os outros deuses do futebol.
Pedro Matosas
Jamais
My Opinion
Incrivel como querem fazer parecer que o Messi ta a ter uma época inferior ao Ronaldo. Desde quando é que os titulos ganham bolas de ouro? O Pepe teve uma época muito superior em termos de qualidade de jogo e ganhou os mesmos titulos porque nao ele para lutar pelo 1º lugar? Enfim Messi muito superior a todos em qualidade de jogo, ganhou alguns trofeus, que para muitos nem importam porque o Ronaldo ainda só ganhou 1! estes anos todos. O ronaldo do manchester esse sim era um fenómeno brutal, que jogador! E mesmo na selecçao nessa altura fazia tudo o que ninguem fazia. Agora infelizmente nao passa de um goleador (para mim vale o que vale), apesar de ser top 2 do mundo o Neymar ta prestes a ultrapassa lo. O Messi ganhou um mundial sub20, os jogos olimpicos, levou e repito levou a Argentina a 3 finais! Não ganhou é certo, mas se ganhasse era melhor jogador por causa disso? Claro que não! Resumindo acho que o Messi merece ganhar mas se for para o Ronaldo/Pepe nao fica mal entregue.
Sombras
A minha questão é só uma: se a performance colectiva e os títulos conquistados são o critério, então Ronaldo tem que ganhar, tal como Sneijder deveria ter ganho, ou Iniesta. Se vamos apenas ver a performance individual na época, para mim o vencedor só poderia ser Antoine Griezmann. Se vamos ver a melhor combinação títulos/performance individual, Suárez. Se vamos ver a melhor performance individual estritamente no ano 2016, Messi seria o vencedor.
Como não fazemos ideia daquilo que se premeia, pode ganhar qualquer um. É ridículo um prémio individual não ser referido directamente a uma época desportiva.
Assumindo que o que interessa é premiar o jogador que mais ganhou no ano 2016, Ronaldo é o vencedor. É que parece-me ridículo na premiar o jogador que levou o Real à conquista da Champions (ainda que mais apagado das meias finais para a frente) e teve um papel fundamental no título Europeu de Portugal.
The Sporting Fan
Na minha opinião, o melhor do mundo foi Messi. Em todos os aspectos. Não nos podemos esquecer que venceu a Liga Espanhola e a Copa do Rei.
Se formos pelos títulos mais importantes conjuntamente com performance individual, o que tem Ronaldo a mais do que Pepe? Ambos ganharam o mesmo e o Pepe fez um 2016 ASSOMBROSO (juntamente com Godin e Bonnuci, o melhor defesa de 2016)….
Eu adoro o Ronaldo mas não consigo encontrar um critério em que ele seja o vencedor indiscutível.
Sombras
Melhor marcador da Champions em 2016. E o Pepe nem foi titular o ano todo, acho que isso é evidente. Então se é assim o Suárez devia estar a cima do Messi porque ganhou o mesmo que ele e ainda mais a bota de ouro. Ou o Cláudio Bravo que ganhou tudo o que o Messi ganhou mais a Copa América.
Pedro Matosas
O melhor marcador da Champions em 2016 é Messi. Ora faça as contas.
Dinho RMG
O melhor marcador e vencedor da Champions 15/16 é o Ronaldo.
Kacal
Subscrevo!
The Sporting Fan
Bom argumento esse do “Ai é? Ai se formos por aí…”.
Prova-me por A+B que o Ronaldo foi melhor que o Pepe.
Desafio-te a encontrares UM critério claro e objetivo em que o Ronaldo vence!
Sombras
Golos. Assistências. Minutos.
The Sporting Fan
Bom critério para comparar um defesa com um avançado.
Parabéns.
Kacal
Concordo a 100% mas o Pepe estará entre os 3 finalistas? Duvido portanto é uma “não-questão”.
Ninguém que vença será um vencedor indiscutível, a meu ver, mas justos vencedores há 2 ou 3 que serão ganhe quem ganhar.
The Sporting Fan
Claro Kacal…
Eu penso que o Ronaldo vai arrecadar ambas (FIFA e FF)
Kacal
Eu também acho que sim! E espero.
Kacal
Acrescento apenas que os números e ser decisivo conta como rendimento e performance individual, para muitos pode não contar mas no fim das contas é o que realmente conta e aí o Ronaldo fez um ano muito bom a juntar aos titulos conquistados. Em futebol jogado até acho que Messi e Griezmann foram superiores mas num geral acho que o Ronaldo é um justo vencedor.
Carlos Marques
Como é que se diz aqui que o Messi foi o melhor jogador em 2016 quando o Ronaldo com o Madrid ganhou as duas provas europeias mais importantes a nível de clubes e a nível de seleções. Juro que me ultrapassa este hate pelo Ronaldo e a divinificaçao do Messi
Pulga
E então porque não é o Pepe o melhor do mundo? Também ganhou as duas competições e até teve melhor que o Ronaldo..
Pedro Ribeiro
Recue uns anos… Iniesta ou Sneijder mereciam?
Kacal
Eu faço sempre a mesma pergunta mas repito: o Pepe estará entre os 3 finalistas? Se estiver tem o meu voto!
Pedro Matosas
Não haverá 3 finalistas.
Kacal
Não? Pensei que sim.
B.Jardim
Porque o futebol nao é tenis, ou seja, é um jogo coletivo. Ganhar um título não depende só dum jogador.
Pedro Marques
Ainda alguém duvida que Ronaldo vai ganhar os 2 prémios? Se não ganhar no ano em que é campeão da Europa de clubes e de seleções vai ganhar quando? Independentemente de se gostar mais de A ou B os titulos coletivos sao o barometro destes premios. Aposto toda a minha banca em como CR ganha os 2 prémios.
Maradona
Mas porque é que não ganha o Pepe então? Se o critério é exclusivamente títulos colectivos, Pepe e Ronaldo têm a mesma hipótese de ganhar.
Que me lembre, Ronaldo até já ganhou uma bola de ouro sem ter conquistado nenhum troféu colectivo. E este prémio visa premiar o melhor, individualmente. E Messi foi melhor em todos os aspectos:
golos, assistências, espectáculo…
As pessoas falam do Europeu de Ronaldo (que foi bem mediano, diga-se) mas até parece que Messi não fez nada na Copa América, nem que não esteve a uns meros penaltis de lograr o título também.
Kacal
E o Pepe vai estar entre os 3 finalistas? Caso esteja eu voto nele!
Pogback
Porreiro para o nosso tuga!
PS: Que desilusão ver Messi no top 3.. isto é algo inadmissível…
Sombras
Porquê?
Pode discordar, mas a publicação preferiu premiar:
1º um título Europeu e uma Champions;
2º um jogador que ganhou tanto como Messi e ainda foi bota de Ouro pelo meio;
3º um vice-campeonato Espanhol, final da Champions, final do Europeu;
é um critério. Podemos considerar justo ou não, mas está longe de ser inadmissível.
The Sporting Fan
O critério coloca o Ronaldo em primeiro também coloca o Griezmann em terceiro.
Não estou a discordar de ti e da tua opinião (até porque entre monstros do futebol a escolha é de cada um), apenas dizer que o critério não é uniforme, nem nunca será.
Sombras
É natural, o Griezmann em termos práticos não ganhou nada. Foi 2º em tudo.
Kacal
As pessoas têm o vicio de dizer coisas como “ah escolheu assim não percebe nada de futebol” ou “que coisa ridícula”, etc, etc, as pessoas dizem isso porque são vidradas no seu favorito e parciais, tudo que não seja estar o seu favorito em 1º está errado, contra mim falo porque sou assim com o Ronaldo, admito, mas devemos parar para pensar que se calhar alguns escolhem de forma imparcial e pela sua opinião mesmo, valem o que valem estes Tops e rankings mas devemos respeitar e aceitar todas as opiniões e ninguém está mais certo do que ninguém e ninguém tem o dom da razão, embora alguns pensem que sim. Detesto pessoas que são: concordas comigo ou estás contra mim (e errado) porque é impossível ter um debate e discussão saudável e interessante com essas pessoas, também há que saber ceder às vezes. Se fosse assim, nós não podiamos ter opinião e comentar nada porque somos meros amadores e treinadores de bancada mas podemos porque cada opinião vale algo e deve ser aceite e respeitada. Para este site o Ronaldo foi o melhor e o Messi está em 4º, eu concordo com a primeira e discordo da 2ª (Messi devia estar em 2º ou 3º no minimo mas 2º, a meu ver) mas é a opinião deles, tão válida como a nossa, se fosse o Tozé Marreco em 1º aí era disparatado mas ter o Ronaldo é perfeitamente aceitável menos para quem pensa ter o dom da razão e está vidrado com o seu favorito, eu admito que sou assim no que toca ao Ronaldo mas mesmo consigo moderar um pouco e tirar as palas para avaliar outros.
Nuno R
Kacal, excelente comentário.
Enquanto não se entender que uma opinião é sempre subjectiva, e que estas listas e escolhas têm cunho pessoal…
Kacal
Obrigado Nuno R.
Concordo a 100%, temos que entender que é assim e dar a nossa opinião sem ficarmos indignados porque de nada serve, é perda de tempo.
The Sporting Fan
Claro!
Entre o Toze Marreco e o Ronaldo penso que é unânime que o Ronaldo ganha.
Agora entre o Suarez e o Ronaldo, é assim tão estupido preferir o Ronaldo? Ou preferir o Suarez? Claro que ambos são válidos.
Mais! Como comparo eu o Messi ao Godin? Como mesmo?
Se para mim o Godin fosse o melhor jogador do mundo, quem está em condições de me desmentir?
Abraço
Luís Martins
Sem querer menosprezar o trabalho dos defesas e médios defensivos – que são obviamente cruciais para o futebol -, os jogadores de ataque, no geral, serão sempre mais importantes e preponderantes.
Veja-se isto no extremo (exemplo hipotético para fins explicativos):
– Uma equipa com uma defesa PERFEITA e um ataque normal (ou seja, bom), nunca sofrerá golos. Portanto, ganhará a maior parte dos jogos. Mas não todos! Tendo jogadores ofensivos apenas “bons”, haverá dias em que o resultado não passará do 0-0.
– Pelo contrário, uma equipa que tenho um ataque PERFEITO e uma defesa normal (ou seja, boa), ganhará todos os jogos (independentemente da performance dos defesas) porque marcará sempre mais golos que o adversário.
Isto tudo para explicar que é normal que toda a gente dê mais importância e protagonismo aos jogadores de ataque, já que o objetivo central do futebol é marcar golos. Não os sofrer também é importante, mas desde que se marque mais que o adversário…
Quanto à tua questão… Para te desmentir, pode-se alegar que, por exemplo, o Messi teve mais preponderância nos resultados da sua equipa do que o Godín nos da sua. Ou que o Messi esteve melhor no ataque do que o Godín na defesa. Ou que o Messi participa em mais fases do jogo do que o Godín. Ou que o Messi assume mais funções e posições em campo do que o Godín.
Percebo o que queres dizer, mas é possível fazer-se a comparação.
Com guarda-redes é que já não, tendo em conta que é uma posição totalmente diferente de todas as outras.
The Sporting Fan
Mesmo assim. Como posso eu concordar ou discordar de ti com base em factos?
O Messi foi mais preponderante que o Godin porque? Atenção que isto é uma bela discussão!
O problema é que hoje o futebol é uma indústria poderosa, cheia de interesses e (principalmente) conflitos de interesse!
Por isso vamos sempre privilegiar quem tem melhor imagem, que garante mais “visualizações” nos media.
Alguém vai ao youtube pesquisar “cortes do Godin”? Ninguém ou quase ninguém.
As pessoas querem é “golaço do Ronaldo”
O Godin faz trabalho invisível! Ele é um dos pilares do Grande Atlético que enfrenta Barça é Real por igual é que levou os colchoneros a duas finais da Champions.
Ele é importantíssimo igualmente ao liderar a sua seleção!
Trabalho invisível volto a dizer.
Continuo sem ter uma base para dIzer que o Messi é mais preponderante que o Godin…
Kacal
Lá está, é apenas uma questão de opinião e preferência e todas são válidas e devem ser aceites e respeitadas. Quando é disparatado é disparatado mas quando há lógica não é nada de estupido. Se achasses que o Godín era o melhor, achava aceitável.
Abraço
PedroN
Kacal, nunca deixe de emitir as suas opiniões neste blog! Dos comentadores assíduos, aquele que a meu ver melhor consegue combinar conhecimento de causa com sensatez nas suas intervenções, sempre com desportivismo e sem entrar em “guerras” inconsequentes. O meu bem haja!
Kacal
Não vou deixar porque é algo que desfruto fazer e gosto de dar a minha opinião, nem todos gostam e vão gostar mas outros sim e faço com toda a vontade. Não sou o mais conhecedor, há outros que vêem mais jogos e são mais conhecedores mas vejo os meus jogos e tenho o meu conhecimento e tento destacar-me noutros aspectos pela pessoa que sou e tenho conseguido e assim continuarei. Muito Obrigado pelos elogios! Um abraço.
Pogback
Kacal, eu só acho que essa resposta “politicamente correcta” se aplica a uma data de casos, mas neste caso do Messi ele não estar em segundo é um crime. Então em terceiro nem falo. Basta ver os jogos dele, basta ver ele a tocar na bola…
Kacal
É a minha opinião, se é “politicamente correcto”, talvez, mas é o que eu sigo ou tento seguir. Eu refiro-me a dizer isto sobre o Ronaldo ser 1º, não o Messi, como disse no comentário para mim ele seria 2º. No entanto até parece que Griezmann e Suárez são fracos e não fizeram um excelente ano.
João Pimenta
Colocaria Messi em 2º de resto concordo com praticamente todas as posições, sucesso individual + sucesso colectivo até está um ranking bem feito tirando apenas a posição de Messi..
Kacal
Está no lugar onde merece e deve estar, SIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!!
De resto, o Pepe como melhor defesa é o justo e Messi devia estar no Top3, em 2º até.
Avelino Rocha
Pior que CR7 em primeiro é Griezman no Top3
Mas pronto isto vale o que vale
jpcacelas
Não vejo nenhum descaramento nisso. Um jogador que aponta 35 golos numa época (contando também com os 3 tentos no Europeu), tem um papel fundamental no Atlético de Madrid vice-campeão europeu e na França o mesmo, adicionando a isso a qualidade que todos sabemos que tem. Não me parece nada descabido, foi a sua melhor época a nível profissional até ao momento.
Avelino Rocha
Agora comparado com os outros Messi , Suarez e Ronaldo não tem hipoteses
E se fosse para tirar alguém do Top para ele entrar era Ronaldo
jpcacelas
Sim, também concordo que o Griezman está bem distanciado desses três. Não podem caber lá todos!
Rui Sousa
Única lista que coloca Pepe não só à frente de Ramos como melhor defesa do ano. Faz sentido tendo em conta o individual e coletivo.
Os tops valem o que valem, é uma questão de opinião pessoal. e estão sempre a evoluir. Há dois meses atrás era incontestável para muitas pessoas que o Suarez deveria ser o primeiro. Hoje em dia já se fala no Messi. Em Julho a maioria colocaria o Ronaldo em 1º ou 2º, hoje se calhar já nem num top3.
A meu ver nem faz sentido estes prémios serem referentes ao ano civil, mas pronto é mais um ranking.
Cumps
neothecat1
Pepe como melhor defesa da lista, bom reconhecimento do óptimo trabalho feito em 2016.
Maradona
Não concordo com a posição de CR7 (2º ou 3º seria mais adequado), nem a de Messi (que devia ser o 1º). De resto, a posição de Ibrahimovic parece-me inflacionada.
mcgregor
ibrahimovic inflacionada claramente só foi campeão ,melhor marcado, estrela do campeonato francês ,6 ou 7 na bota de ouro com um factor de 1.5 realmente esta muito inflacionada esta
João Louro
Porque razão é que o Messi deveria ser o 1º? Porque foi campeão em Espanha?
Avelino Rocha
Porque ganhou o campeonato espanhol, a taça, e a supertaça de espanha.
Porque é o que faz melhores exibições , joga e faz jogar.
E por ultimo para os amantes da estistica é o jogador com mais golos e com mais assistências em 2016
Então agora diga-me voçê porque é que ele não deve ser o primeiro
Kacal
Não deve porque o Ronaldo conquistou a Champions e o Europeu (troféus mais importantes do ano), ficou à frente do Messi nos melhores marcadores do campeonato e da Champions, se a conquista da prova conta também contra os números e ganhou o prémio de melhor jogador da Europa. O que vocês dizem de estatistica eu digo que é rendimento.
Kafka
O Messi tem melhores números que o CR em 2016, portanto nem pelos números o CR foi melhor
No futebol jogado então nem há comparação, o Messi ainda alagar mais a vantagem
Messi, melhor numeros e melhor jogo jogado em 2016
Kacal
Tem melhores números mas ficou à atrás nas competições em que participou e essa é a imagem que fica, gostemos ou não.
Avelino Rocha
Kacal em 2013 para si o Ronaldo foi o justo vencedor da bola de ouro ?
E atençao que a bola de ouro é referente ao ano civil de 2016 e não á época desportiva 2015/2016
Kacal
Não é por mal mas não me recordo da Bola de Ouro de 2013 mas posso pesquisar e dizer o que acho.
Quanto ao resto, eu sei que é ano civil e o Ronaldo teve o azar de estar 2 meses lesionado mas ainda assim continuo a achar o mesmo.
Avelino Rocha
Bola de ouro 2013 o Ronaldo ganhou 0 troféus mas foi o melhor marcador do ano civil
Messi também esteve lesionado durante algum tempo, sei que não foram 2 meses mas também falhou alguns jogos
Kacal
Admito que possa ter anho de forma menos justa mas o Messi tambéma 2010 era o Sneijder.
Avelino Rocha
E já agora deixo-te a pergunta, para ti qual deviam ser os critérios para a escolha da bola de ouro ?
Kacal
As pessoas estão sempre a falar em estatistica e que não é tudo, ok. Nesse caso, o Sneijder tinha que ganhar em 2010, ele fez uma época fantastica e conquistou a Champions e foi à final do Mundial onde foi um dos melhores jogadores da competição, não ganhou por acaso porque podia ter caído para a Holanda.
Para mim é uma junção de titulos conquistados e rendimento individual e para mim o Ronaldo foi o melhor em 2016. Em 2010 e 2013 admito que Messi e Ronaldo não tivessem ganho, sim.
Avelino Rocha
Mas eu sou coerente, defendo que o prémio devia ser uma junção da qualidade das exibições, das estatisticas e dos titulos colectivos .
Em 2010 o Messi fez uma excelente epoca em termos exibicionais e estatisticos e ainda juntou alguns titulos, o Sneijder fez uma excelente época também mas no conjunto de todos os aspectos não ficava á frente de Messi
Beorf
Embora não concorde, percebo. Mas tenho uma questão: com Messi em 1º e Ronaldo em 3º, quem ficaria em 2º? Suárez?
I.C.E.
Atenção ainda para que, pela mesma lista, o melhor GR do mundo foi Buffon e o melhor defesa foi Pepe.
Sombras
Parece-me justíssimo. Pepe foi um autêntico colosso no título de Portugal, e para mim foi o melhor jogador do torneio. Buffon, é evidente!
Mikael Ferreira
Colocar Messi em 4º diz bem que este site não percebe nada de futebol, que ofensa ao melhor jogador em 2016 e muito provavelmente de sempre!
DM
O Ronaldo realmente foi o melhor jogador em 2016 mas não acho que seja o melhor de sempre.
A porpósito porque é que colocar o Messi em 4º é uma ofensa para o Ronaldo?
Nespera
O que é que colocar o Messi em 4º tem a haver com o Ronaldo?
Ruben Pinto
Portanto a tua opinião vale mais do que qualquer outra pessoa ?
Tiago Silva
Um ranking tal como muitos outros… mas o final é que conta.
Batista
Qual final?
Mesmo o mais mediatico a Bola de Ouro, vai haver quem v+a menosprezar o prémio, e quem vá dizer que é o mais justo. Nisto de tops não há meio termo.
Por pouco ligar a tops e votações nem sequer venho aqui comentar.
Hoje foi a excepção.