
Fim do folclore ou de uma tentativa sem sentido de alterar a história, que faz lembrar exemplos do passado.
Bruno de Carvalho esteve presente na apresentação do novo Almanaque do Sporting, da autoria de Rui Miguel Tovar, onde vêm descritos 18 títulos de campeão nacional invés dos 22 títulos que o líder leonino defende o emblema de Alvalade possui. Rui Tovar, autor da obra, aproveitou para desmitificar a polémica, salientando que os campeonatos a que se o Sporting se refere são de uma prova experimental que antecedeu a Taça de Portugal… e não o campeonato: ” Neste livro [o “Almanaque do Leão”] estão 18 títulos. O Campeonato de Portugal, apesar da designação de campeonato, era uma prova disputada por eliminatórias e, por isso, é a antecessora da Taça de Portugal (..) não foi só o Sporting. O Benfica também ganhou [o Campeonato de Portugal], o Marítimo, o Olhanense”. O jornalista confirmou ainda que o Benfica tem 35 campeonatos.


235 Comentários
Pedro Salgado
Ora bem, parece-me evidente que quanto a títulos estamos conversados. Penso que agora estão reunidas as condições para iniciarmos uma outra discussão, também ela fundamental para todos os amantes do desporto nacional: quantos adeptos e sócios têm Benfica e o Sporting.
Quando é que passamos a uma discussão, também ela deveras interessante, começa a conversa do número de sócios e adeptos do Sporting e do Benfica?
Tiago Brito
Podemos também discutir a antiguidade dos 3 grandes… que tal? :)
Pedro Salgado
O que foste lembrar….:)
cards
A única ideologia que sigo e acredito é esta 18+1=19 ou 35+1=36
e não 18+1=23 ou 35+1=32.
El Cat
O Sporting tem efectivamente 18 títulos do Campeonato Nacional, ponto! Agora, o Benfica tem 32 títulos, estão a ser considerados os 3 títulos do campeonato “experimental”, prova que na época era considerada secundária sem relevância, que serviu de teste para o 1º campeonato nacional em 1938. Durante muitos anos a contagem foi feita corretamente, até que algum “iluminado” resolveu contabilizar esses títulos, quando não se trata de mesma prova e está cheio de contradições. Ainda recentemente aquando do falecimento de Mário Wilson próprio Benfica, classificou-o como o 1º treinador portugues a vencer um campeonato pelo benfica, informação correta a partir de 1938, agora em 1935 nessa liga experimental já havia vencido com um treinador português, outra prova disso, é que aquando do título de 1993, como podem comprovar nas capas dos jornais na época foi considerado o 27º título, número que juntando os 5 ganhos posteriormente, pra quem souber fazer contas não 35 de certeza. El Cat
cards
EL Cat nem tudo o que diz o Paulo Andrade, na CMTV é verdade lembra-te que ele só diz as coisas que combina com o Saraiva.
O Record já confirmou 35 títulos do Benfica.
Benfica 35
Porto 27
Sportng 18
Belenenses 1
Boavista 1
migueltomas
Obrigado Kafka :)
El Cat, parece que és dos que acredita em BdC :)
Manuel Afonso
Quando as pessoas abrem a boca para falar do que não sabem, ou entra mosca ou sai asneira.
1-A liga experimental surgiu na época de 34/35, pela necessidade que existia de aumentar a competitividade do futebol em Portugal.
2-O seu sucesso foi de tal forma, que logo no seu primeiro ano gerou um interesse do público nunca visto até então pela modalidade, e foi considerada por toda a imprensa e intervenientes no jogo como a competição mais importante do calendário futebolístico.
3-Quando a competição mudou de nome, na época de 38/39, o que mudou no seu modelo competitivo foi rigorosamente nada.
4-Lá pelo jornal Record mais o já extinto Gazeta dos Desportos demonstrarem um total desconhecimento da história, desrespeitando inclusive os grandes jornalistas da década de 30, grandes responsáveis pela criação, divulgação e sucesso do campeonato nacional de futebol, isso não serve de motivo para reescrever a história.
5-O Jornal A Bola, o mais antigo, sempre seguiu a tradição e rigor históricos, contabilizando correctamente os títulos de campeão nacional de Benfica e Porto. O Record e O Jogo acabaram por fazer o mesmo durante a década de 80.
6-O Peyroteu é o melhor marcador dos campeonatos nacionais contabilizando os golos que marcou quando o campeonato nacional ainda era designado por liga experimental.
7-O Porto é o primeiro campeão nacional por ter ganho a liga experimental na época de 34/35.
8-A história não se reescreve só porque não agrada a um qualquer chico esperto.
9-Quando um qualquer chico esperto tenta reescrever a história, ao menos que seja coerente, e não mude só o que lhe interessa mudar, mantendo o que lhe interessa manter.
Manuel Afonso
Fazer coisas à pressa dá nisto. Onde está gazeta deve estar O Jogo, e decada de oitenta, década de noventa.
Obrigado pelas correcções.
O que é curioso é que tudo isto está muito bem documentado e pode ser verificado com toda a facilidade.
Kafka
Caro Manuel Afonso
Eu concordo com tudo o que dizes, deixa-me só corrigir-te numa coisa, a Gazeta dos Desportos estava correcta, a foto que eu pus foi o 30º titulo em 1994 com o João V Pinto e estava certo
Titulo 30 – Com JVP em 94
Titulo 31 – Com Trapattoni em 2005
Titulo 32 – 1ª época Jesus em 2010
Titulo 33 – 2013
Titulo 34 – 2014
Titulo 35 – 2015
João Rodrigues
Era esse mesmo jornal que entretanto deixou de existir (gazeta dos desportos) que ja contava na altura com os títulos dos campeonatos da liga.
DM
Amigo, veja se percebe isto, essa suposta capa do jornal Record (“de 1993, como podem comprovar nas capas dos jornais na época”) foi a única capa nesse ano a considerar o 27º título do Benfica, para escrever isto de maneira mais perceptível, APENAS O RECORD NÃO CONTABILIZAVA OS 4 TÍTULOS DO SUPOSTO “CAMPEONATO EXPERIMENTAL”. Não vamos tentar fazer passar que todos os jornais da altura deram conta do 27º título nacional do Benfica, pois SÓ O RECORD não deu conta do 30º campeonato do Benfica, isto não é um blog leonino para andarmos a falar dessa capa e a julga la como exemplo de todos os jornais da altura!
Ricardo Ricard
Portanto…Está toda a gente errada incluindo a FPF e a UEFA menos tu,as provas são secundárias e sem relevância porque tu assim decides,correcto? E iluminados são os outros…
Kafka
Outra coisa, que é mentira no que disseste, a BTV de facto ERRADAMENTE disse que o Wilson foi o 1º treinador Português a ser campeão pelo Benfica, mas a informação não esta errada por se considerar 1938 o 1º campeonato, a informação esta apenas ERRADA ponto…
Isto porque o 1º treinador Tuga campeão pelo Benfica foi o Vitor Gonçalves em 35/36 mas ainda assim e se quisesses pegar pela questão do 38 a informação continuava ERRADA, porque o Francisco Cabrita foi campeão pelo Benfica em 1968
E o Mário Wilson apenas foi campeão em 1976, tendo sido o 3º treinador Português campeão pelo Benfica
AYRTON8SENNA
Em 35/36 o treinador não era o Herczka?
João Rodrigues
Tens noção que o Benfica ganhou 3 campeonatos de Portugal e por isso segundo a vossa lógica o Sporting teria 22 (e não 18 como disseste) e o Benfica ficaria na mesma com 35, certo? E isso era o Record e mais um ou outro jornal que não contava os títulos dos campeonatos da liga mas há um jornal que já não existe que contava! E eu que pensava que o Benfica mandava nisto tudo!
Kafka
João Rodrigues
Era só mesmo o Record que erradamente escreveu 27, mas todos os restantes jornais escreveram e bem 30 titulos
Kafka
Titulo numero 30 do Benfica
Diogo Gonçalves
Exactamente o que foi dito. Obrigado, Kafka!
Kafka
Mais uma prova do Benfica a festejar o 27º titulo em 1987
Kafka
Isso que dizes é mentira…o Benfica festejou o seu 27º titulo em 1987, como as capas dos jornais provam
migueltomas
Por acaso foi uma história que nunca liguei, pois bem quero saber se têm 18 se têm 22.
A verdade ia surgir e no final tirávamos as nossas conclusões (ou seja, mais uma vez BdC a ser cromo, “as usual”). Foi só mais um esquema que o pequeno gorducho tentou e que lhe saiu mal, como tantos outros que vão correr mal no futuro. Com este esquema ficou visível que muitos Sportinguistas ficaram envergonhados, mas nas próximas eleições cabe a eles decidir.
O que me interessa como Benfiquista é que tenho 35 títulos nacionais e lutamos para o 36.
Quero atingir os 40 para conseguir ter a 4ª estrela, isso é o que pretendo e o meu foco enquanto adepto (no que toca ao campeonato).
JSC101
Primeiro, esta discussão é irrelevante.
Segundo, o argumento de uma competição ser por eliminatórias e outra não, não faz sentido (pelo menos para a Uefa), ou a Taça dos Campeões Europeus é outra competição que a Liga dos campeões (por esta ter uma fase de grupos) Taça Uefa/Liga Europa?
Terceiro, o que se deve pôr por exemplo no caso do Porto 1 Taça dos Campeões Europeus e 1 Liga dos Campeões, 1 Liga Europa e 1 Taça Uefa e não o que está actualmente. Na minha opinião não faz sentido aglomerar estas e outras competições porque são disputadas de modo diferente, especialmente neste caso que têm formato diferente.
Dave Snow
Apesar de terem formato e nome diferentes a Taça dos Campeões Europeus e Liga dos Campeões são o mesmo já que consagram o campeão europeu de clubes.
JSC101
O formato da Taças dos Campeões, não mudou em relação à actual da Liga dos campeões?
Condições de acesso, formato das qualificações…. Acho que considerar a Taça dos campeões o mesmo (ou na mesma linha) à Liga dos campeões, é errado só isso (apesar de ter uam sido substituída pela outra).
Kafka, o que é que isso influencia o que eu disse? O que eu disse é que prefiro que se diga, X Campeonatos de Portugal e Y Taças de portugal, que eram os nomes que se davam à competição no seu respectivo local temporal. Ou defendes que os campeonatos de Portugal passem a contar para Taças de Portugal, mesmo tendo condições de acesso diferentes.
João Duarte
JSC101 o Campeonato de Portugal deu mesmo origem à Taça de Portugal. Está escrito nos regulamentos das competições. Basta pesquisares um bocadinho.
Miguel Mendes
E eu disse que não mudou? Vai lá ler o que eu disse. Mas pegando nesse exemplo que dás então todos os dias tem formatos diferentes porque por exemplo agora gibraltar e kosovo (penso eu) são membros e portanto levam clubes às competições da uefa e além disso todos os anos há alterações na posição ocupada pelos países no ranking uefa (vide o nosso caso em que caímos da 5ª posiçãi para a 7ª)e que por sua vez faz com que o número de equipas que se apuram seja diferente ou pelo menos que se apurem para competições diferentes.
Quanto ao que dizes no último parágrafo, concordo.
Kafka
JSC
Mas actualmente é isso que se faz, divide-se por competições, como por exemplo a Liga de Clubes faz no seu site Oficial, conforme mostra a foto
bbbnppp
Ficou escito na altura (1938) nos regulamentos das competiçoes a sua alteraçqo de nome e quais as q as sucediam…. é q nao há a minima duvida…. foi mesmo so mais uma tentativa ridicula do aldrabilhas d carvalho
Kafka
Mas qual argumento, até a o troféu do Campeonato Portugal se manteve para a Taça Portugal, é o mesmo..
Qual é mesmo a tua duvida que o Campeonato Portugal deu origem à Taça Portugal? até o troféu se manteve
Miguel Mendes
Tens noção que não é por mudarem de novo que passam a ter outro formato, pois não? Claro que com a mudança de nome simultaneamente veio (não sei se no caso de todas as competições) outro formato mas por exemplo já se chamava Liga dos Campeões da uefa quando tinha 2 fases de grupos e depois disso passou a ter apenas 1, portanto formatos diferentes apesar de o nome ser igual. Querem ver que agora se deve se parar as ligas dos campeões com 2 fases de grupos das com apenas 1? A comunicação social tem de aprender isto visto que não há nada como formato “champions” visto que as competições já com o mesmo nome tiveram mais do que 1 formato. Ou então venham falar em vencedores de competições já com outro nome mas nunca com outro formato.
Pedro Carvalho
Só para se ver o quão ridículo é esta a teoria de que os títulos de campeão de Portugal deviam contar tanto como os outros é que o 1º campeonato de Portugal que o Sporting ganhou foi disputado apenas entre ele e o Porto e penso que foram disputados ainda apenas 2 ou 3 jogos. Belo campeão! Ah, já sei, a desculpa é que na altura havia bem menos clubes de que há agora, o que é um facto, mas já havia outros clubes para além desses 2!
Miguel Mendes
Eh lá, e ainda diziam que o Eusébio jogava no tempo das bolas quadradas. E o que dizer dos 5 violinos anteriores a ele e disso anterior a eles? Belo futebol com apenas 2 clubes, esse.
Pedro Carvalho
Ah, e que o Eusébio não era português porque tinha nascido em Moçambique quando na altura todos os habitantes das províncias ultramarinas eram considerados cidadãos portugueses e o Peyroteo nasceu em Angola mas ou não sabem disso ou não dizem nada acerca disso!
Pedro Carvalho
São os mesmos que dizem que o Benfica teve o seu auge quando o futebol não era profissional quando este se tornou como tal para muitos nos anos 50 quando Otto Glória chegou ao Benfica. Os 5 violinos brilharam antes disso!
Filipe Gaspar
O problema disto é que o Bruno de Carvalho está-se a borrifar para o que os outros dizem(inclusive o que as leis dizem) e provavelmente vai continuar com esta palhaçada dos 22 campeonatos, mesmo já terem provado que são apenas 18.
Eu, como sportinguista acho que o Bruno de Carvalho podia ser um excelente presidente, que podia ficar para a historia do Sporting, pela maneira como reergueu um clube quase falido, levando novamente a que o campeonato seja disputado a 3, mas estas palhaçadas dia-sim, dia-sim tiram-lhe a credibilidade toda.
Pedro Carvalho
Curioso não ver o presidente do Marítimo dizer que já foi campeão nacional e exigir que considerem o campeonato de Portugal que ganhou como título de campeão nacional. É que assim passa de 1 vez campeão para 0 quando pelo menos os supostos 22 títulos do Sporting ainda passariam para 18 e não 0. Ah, já sei, segundo os sportinguistas faz mal. E quem diz o Marítimo diz os outros vencedores do campeonato de Portugal, claro. Só o Boavista e o Belenenses não ficam com 0 títulos se excluirmos os títulos dos campeonatos de Portugal. Será que são burros ou estão comprados pelo Benfica para não vierem fazer barulho para a comunicação social? Mais um argumento possível e previsível vindo dos sportinguistas e que eu inclusive já li em blogues e mais um episódio da saga de que o Benfica manda nisto tudo.
Pedro Carvalho
* virem.
Pedro Silva
Bem parece que esta polémica ficou resolvida e esta apresentação com o BdC foi uma tentativa dele limpar a imagem.
Ninguem é burro ao ponto de ir a apresentação do livro “oficial” do Sporting que conta os 18 títulos, e depois continuarem a dizer que tem 22.
Tentaram enfiar a peta na comunicação social, mandaram os lacaios do costume fazer a propaganda é certo que estamos no tugão, mas não exageremos.
Voltou pa gaveta obviamente eh eh eh
Pedro Soalho
No meio disto tudo só acho estranho (ou não) os portistas não dizerem que têm 30 títulos (27-1+4) e não 27, já para não falar dos outros clubes. É que esses então…
MiguelOliveira
Como sportinguista, esta era uma situação que me envergonhava. Desde o início que os argumentos apresentados a favor dos supostos 22 títulos conquistados, não tinham qualquer validade. Bastava ir ao Google e pesquisar um pouco em fontes credíveis.
O problema é que este é apenas um capítulo de uma história que já vai longa… Estou imensamente grato a Bruno de Carvalho por ter erguido novamente o clube, financeira e desportivamente, e de querer implementar uma cultura de vitória e de ambição. Mas caramba, já estou cansado deste anti-benfiquismo primário e deste complexo de inferioridade que domina o Bruno de Carvalho. Estou farto de ver a comunicação e o discurso sempre apontado ao Benfica. E o problema é que os resultados práticos desta política são nulos! Será que não se aprende com os erros do passado? É que isto sim, seria sinal de inteligência. Custa-me um pouco mas isto não vai terminar. Vai ser o resto da época a falar no Benfica. A inventar histórias que apenas e só demonstram mesquinhez e pequenez.
Carlos Gomes
Porque não? Não há clubes que mudaram a data de nascimento? e puseram um dragão no emblema? Não há outros que foram buscar a sua fundação aos “Catataus”, então porque não reescrever também a história?
Francisco A
Não posso acrescentar nada ao que foi escrito pelos meus companheiros de blog, Kafka e Rodolfo Trindade.
Já aqui escrevi e repito, há de chegar o dia em que os sportinguistas ( carneiros segundo BdC ) vão negar terem votado no Querido Líder.
Esse sujeito suja a cada dia que passa os valores e a história do Sporting.
RodolfoTrindade
Não dou 30 segundos para te chamarem de Benfiquista ahah
bmcrl
Basicamente BdC tenta dar uma dimensão ao Sporting que o clube não tem. São um grande clube, é verdade, mas não são tão grandes como ele quer fazer parecer.
Rúben Soares
Tudo isto por causa do medo de o Benfica os dobrar em campeonatos, Benfica que já teve mais títulos de campeão que Sporting e Porto juntos. Vá lá que os portistas não vêm (pelo menos a virem não são tantos como os sportinguistas) dizer que têm 30 campeonatos em vez de 27 (27 campeonatos nacionais da primeira divisão/primeira liga – 1 campeonato da liga da primeira divisão + 4 campeonatos de Portugal) já para não falar dos outros clubes mais pequenos (esses sim se excluirmos os campeonatos de Portugal como títulos de campeão nacional ficam com o títulos ou pelo menos perto disso como o boavista e o belenenses)! Esses também têm razões de queixa (os pequenos então ainda poderiam ter razões para se sentirem mais chateados por razões de historial visto que o Porto sempre ficaria com 27 quando esses clubes com 0 ou 1) se tivermos em conta os argumentos dos sportinguistas mas não os vejo fazer este barulho. Só prova o quão chorões são os sportinguistas.
Miguel Mendes
Estarão comprados pelo Benfica (inclusive o Porto)? Sportinguistas dixit.
Rúben Soares
* 0.
João Rodrigues
O quê? Os campeonatos de Portugal também eram uma prova experimental tal como os Campeonatos da Liga? O que têm a dizer os sportinguistas agora?
João Rodrigues
Será tão difícil perceber que o que está em causa é um documento que diz que os Campeonatos Nacionais da Primeira Divisão sucedem aos Campeonatos da Liga da Primeira Divisão (a competição ganha o 3º e actual nome, Primeira Liga, em 1999) e como tal a competição que determinava o título de campeão nacional era o Campeonato da Liga da Primeira Divisão e não o Campeonato de Portugal? É isto que está em causa assim como o estatuto de prova oficial do Campeonato da Liga da Primeira Divisão que não faz com que a competição não seja não oficial nem que não apure o campeão nacional.
Pedro Miguel Garcia
Isto a mim preocupa-me 0. A mim o que me interessa é ser campeão, e isso parece-me cada vez mais complicado. Este ano vai ser um passeio para o Benfica. Isso sim é que me tira o sono (e não tira que há coisas bem piores na vida)
TheGolden
Passeio não será, o verdadeiro teste do Benfica será quando for ao Dragão daqui a duas jornadas, aí sim vamos ver o tal passeio. Sendo benfiquista não espero nada menos do que uma vitória, mas será sempre muito complicado, há que ter atenção ao Porto, tem passado despercebido mas se ganha ao Benfica é líder.
cards
temos que ir ao Estádio do dragão vencer.
Dave Snow
Claro que temos que vencer no Dragão, mas é certo que este Porto nesse jogo vai comer relva por ser contra o Benfica, vai ter que ser um Benfica eficaz ao contrario do que foi na época passada.
DM
Temos de ir ao Dragão vencer mas cuidado que o Porto joga em casa e só por aí é favorito. Depois está motivado e vai ter uma casa cheia a puxar por eles, é um jogo muito complicado e sinceramente um empate já seria um bom resultado, mas espero uma vitória assim como em todos os restantes jogos do campeonato!
cards
Uma vitória em casa deles é possível e se isso acontecer vai desmotivá-los.
Eu acredito na vitória do Benfica no Dragão temos melhor equipa
DM
Eu também acredito, não me interprete mal, só acho que o Porto é favorito. Sei que temos melhor equipa mas eles não são o saco de pancada que querem fazer deles, mas acredito plenamente na vitória mas em caso de empate não acho que seja um mau resultado
João Santos
Eu honestamente nao vejo como poderá o porto ganhar ao benfica, só mesmo num dia não da defesa encarnada…
DM
Disse isso o ano passado, perdemos em casa…
Eles jogam em casa e nós não vamos com a nossa equipa a 90% sequer, tinha esperanças que maior parte das lesões já estivessem tratadas na ida ao Porto. Tudo pode acontecer, eu espero uma vitória mas volto a dizer que se o jogo acabar empatado não é um resultado assim tão mau
Kafka
Caro Pedro, Deus te oiça e que seja um passeio para o Benfica ;) ….
Agora sabes bem que estas a exagerar…dentro de 2 jornadas não é de todo descabido projectar-se que estarão os 3 todos juntos outra vez, com o Sporting apenas a 2 pontos de Benfica e Porto..
Pedro Jorge
O Benfica tem a obrigação de ganhar o campeonato sabes bem disso.
Maior Orçamento global
Plantel mais caro
Contratação mais cara
Mantém o treinador e a estrutura base
Domina o futebol português em todas as suas vertentes extra futebol
Controlo de 90% dos media
Se não ganharem é por pura incompetência da Direção.
Sombras
O Record e OJogo só representam 10% dos média? já agora o grupo Cofina é detido por um accionista do Sporting, portanto já temos aí pelo menos 33% dos média. Quanto ao resto, o Sporting tem o treinador mais bem pago e mais experiente.
DM
Então e o plantel mais caro da liga para o transfermarket? Aquele que foi usado no início da época para um qualquer dirigente vir a público dizer que tinha o melhor plantel em Portugal, já não conta? (site em que a comunidade avalia jogadores)
Então e o outro candidato ao título que manteve treinador e estrutura base?
Mas também podemos dizer que, domina o futebol português dentro das 4 linhas e é praticamente sempre superior ao adversário que encontra dentro de campo.
Não dá motivos à comunicação social para ser chacota nacional. O treinador não vem com excessos de bazófia e o presidente não anda sempre a levantar ondas sobre outros clubes.
Se não ganharem, os vencederores poderão ser vencedores com mérito ou o Benfica pode ser um vencido com mérito. Tudo o resto que se tenta dizer ou é para dormir melhor de noite ou para enaltecer ainda mais uma futura vitória. Há 3 clubes em Portugal que, face aos investimentos, lutam para ser campeão. Qualquer um desses 3 clubes que perca será sempre por demérito próprio mas podemos ter um vencido com mérito e ao mesmo tempo um vencedor ainda com mais mérito.
Já agora parabéns, aprendeu a escrever “Benfica”, agora é só aprender a ver futebol e poderá passar a ser um gosto ler os seus comentários, por agora dá para deixar de sentir vergonha alheia
R. T-Bag
O sporting nao manteve o treinador?
RREB
Ainda o Renato ainda está a tentar perceber porque de o record não ter votado nele e já o Benfica controla a CS outra vez.
Ai mas a culpa é de todos menos de nós.
Ainda estou para perceber essas vertentes extra futebol, tipo a gressão do Slimani ser julgada depois do campeonato estar decidido e ser um jogo? ou o WC ter virado um gajo sem bola e ser amarelo?
Já agora qual foi a contratação mais cara? o jimenez já ca estava e o Bas dost foi 10 M certo?
João Rodrigues
Lá vem o argumento típico dos sportinguistas (os últimos 2 pontos)…
João Rodrigues
Será tão difícil de perceber o contexto destas declarações do Bruno de Carvalho? Esta história já existe há anos nos blogues e parece que a propaganda dos mesmos chegou em boa hora ao BdC.
RodolfoTrindade
Apenas disse o que todos sabiam, inclusive os Sportinguistas, Foi mais uma fantochada do betinho mimado que com o seu síndrome de pequenez tentou alterar a história.
Alguém viu ontem o macaco albino um programa inteiro na SCP TV a defender JJ atacando RV, chamando corruptos a todos os árbitros e ofendendo tudo e todos?? Isto sim é relevante! O macaco albino já devia ter sido irradiado de todas as tv´s inclusive a do SCP. É um nojo de gente que aposto que nem os filhos gostam daquele nojento.
João Rodrigues
O tal que aproveitando este argumento dos 22 campeonatos do Sporting diz que o Benfica nunca foi campeão europeu porque venceu a taça dos campeões europeus e não a liga dos campeões mas já diz que o Porto foi campeão europeu 2 vezes e não apenas 1 quando em 1987 a competição chamava-se taça dos clubes campeões europeus e não liga dos campeões da uefa? Isto já para não falar do absurdo que é o aproveitamento deste argumento para esta conversa dos campeões europeus visto que são situações diferentes…
Kafka
João Rodrigues
Essa é outra, eu já vi no mesmo programa (portanto no espaço de minutos), o Dolbeth dizer que o Benfica NUNCA tinha sido campeão Europeu, mas uns minutos depois o assunto mudou para os adversários do Sporting e o Dolbeth começou a dizer que o Real Madrid tinha sido 11 vezes Campeão Europeu
Oi???? tipo em minutos ele conseguiu contradizer-se, só para dizer mal do Benfica
DM
No programa de ontem disse que Renato só tinha sido titular da selecção para o Benfica o vender ao Bayern. Disse que depois de o Benfica o ter vendido ele nunca mais jogou pela seleção…
Tive pena, alguém lhe devia ter dito que o Renato foi vendido para aí em Maio e que ainda nem sequer a convocatória para o Euro tinha saído, mas para dizer a verdade adoro o programa deste senhor, sinto nostalgia do tempo em que davam os “Malucos do Riso”
cards
Ainda ontem ele disse que Elias foi eleito melhor centro campista do brasileirão em 2008, 2013 e 2015, e remata… isto é em 3 anos consecutivos repito eles disse em 3 anos consecutivos.
Logo entendo o porque de o sporting dizer que tem 22 títulos eles não sabem contar disseram 22 como poderiam ter dito 36, 40, 56, 2, 1, 83.
Kafka
Isto
João Rodrigues
Isso que ele disse e que eu estou a dizer está no youtube.
João Rodrigues
Pois, isto quando o Real Madrid, por exemplo, ganhou as 5 primeiras edições da taça dos clubes campeões europeus. Enfim…
RodolfoTrindade
É um anti-Benfiquista primário. Isto que vimos aqui falando até faz parte das melhores atitudes dele, agora imagina as piores.
Essa coisa ao vivo e fora das holofotes ainda consegue ser mais baixo.
É um triste mal amado, nem gente é!!!
Kafka
Completamente de acordo Rodolfo
brunosilva
O que dizer do guerra então.
DM
Ambos deprimentes mas não vamos comparar a água com o vinho.
Digo mais, o Guerra tem a mesma decencia que qualquer um dos seus colegas de painel, Guerra, Serrão e Pina são pessoas que percebem pouco ou nada de futebol no entanto acham que ir para a tv fazer figuras ridículas e embergar em ataques pessoais uns aos outros é um bom emprego, eles lá sabem.
O Dolbeth nada tem a ver com estes senhores. Percebe mais de futebol que qualquer um dos 3 comentadores no entanto é intelectualmente muito pobre (ou faz de), entra num clima de guerrilha e de anti benfiquismo básico, é uma personagem nojenta mesmo. Isto do que passa na tv, pessoalmente até pode ser boa pessoa, assim como os 3 comentadores que falei em cima.
Se alguém não conhecer o Dolbeth que vá ao youtube e que escreva o nome deste senhor, em 5 minutos perceberão aquilo que eu tentei escrever aqui. E se alguém se identificar com este senhor… Tenho pena, tentei mudar, esse ódio todo faz mal à saúde
RREB
O guerra não tem familia, ninguem gosta dele e ocupa 10 lugares no estádio segundo o BdC por isso tá salvaguardado para dizer as tretas que diz que não tem de prestar contas em casa.
Seleção do Fernando incompetente Santos mas para ser a tábua para o Patrício por obra e graça do europeu estar na lista final da bola de ouro já serve.
RodolfoTrindade
Detesto o Guerra, mas diferença de um para o outro é como daqui para Marte!
Não existe na face da terra nada tão porco nojento como esse verme que se apresenta na SCP TV
cards
já aqui escrevi várias vezes que se eu fosse o Eliseu já tinha processado Carlos Dolbeth. Aquilo que ele fazse fosse num país evoluído já estaria irradiado das tve com muitos processos em tribunal.
Pedro Marques
E eu que pensava que o Campeonato de Portugal era a 3ª divisão. Bem, há quem chame ao Campeonato de Portugal CNS quando devia ser chamado de CP, por isso… Devem ser os mesmos que chamam à Segunda Liga Liga de Honra (como o Pedro Sousa da TVI 24) quando tem o primeiro nome desde 2012…
DR
Vá lá, menos uma palhaçada. Como Sportinguista fico contente, menos um motivo para a direcção se preocupar mais com propaganda do que com o importante.
Miguel Mendes
Até este sportinguista diz isto. Palavras para quê?
The Sporting Fan
Isto para mim é um não assunto.
Já li por aqui da parte dos benfiquistas que é o medo do Benfica fazer o dobro dos campeonatos. Mas esperem lá, vocês já têm 35, que diferença faz para a discussão terem 36? É assim tão diferente 35*18 de 36*18?
Quero lá saber se têm o dobro ou triplo. Isso a mim interessa-me zero, aliás a mim o Benfica interessa-me pouco, eu quero é saber do Sporting.
Pedro Soares
Já eras nascido quando o Sporting foi campeão? Eu não, e ainda por cima só ligo a futebol ha 3 anos e por isso só vi o Benfica campeão e a ganhar mais 6 títulos, para além de ter visto Portugal campeão europeu.
Afonso Barbosa
Bem, em pouco tempo não só viste o Benfica ganhar 9 títulos (inclusive um triplete inédito entre outros recordes), como chegar a uma final europeia como ver ainda o Porto não ganhar nada! Mas olha que já viste o Sporting ganhar uma Supertaça e uma Taça de Portugal!
The Sporting Fan
Era nascido das duas últimas vezes. Sou aficionado desde que nasci e um louco pelo Sporting desde que a idade da razão.
E posso-te dizer que seria ainda mais se me garantissem que nunca mais na vida éramos campeões.
Pedro Soares
Parabéns, mas antecipando-me a uma possível segunda resposta tua ou de outros utilizadores relativa ao meu benfiquismo (e também porque estou genuinamente curioso e o propósito não é provocar ninguém) caso o Benfica não tivesse sido campeão nestas últimas 3 épocas por que será então que os sportinguistas que residem em Lisboa (não sei se é o teu caso) não são do Belenenses (até já foi campeão), Atlético ou Oriental? Este argumento é válido para os 2 lados e claro que sempre se pode vir com a conversa de que o facto de ter familiares/amigos sportinguistas (ou de outro clube) influencia muito.
Marcio
Boom boom boom. Alguém que finalmente se chegue a frente. Achava ridículo se esses títulos fossem aceites. Mas isto vir num ano de possível 36 (dobro de 18) e que torna a situação mais ridicula
Cruz
Temos 18 títulos de campeonato nacional e 4 títulos de campeonato de portugal
João Duarte
É isso mesmo. Quanto muito têm mais 4 taças de Portugal.
João-Pedro Cordeiro
Esta polémica não me interessa para nada, só quero mesmo aproveitar para homenagear o homem que provavelmente mais me influenciou profissionalmente: Rui Tovar, filho. O pai também, mas o filho é mais da minha geração. Um dos grandes.
J Silver
Estes títulos são referentes a uma prova com o formato da actual Taça de Portugal (com eliminatórias), que precedeu a mesma. Apenas tem “campeonato” no nome porque de resto, relação com o actual campeonato com duas voltas de ‘x’ jornadas e determinação de vencedor através de pontos acumulados, não tem nenhuma.
Quer este assunto tenha sido parte da estratégia de comunicação de BdC (um desvio das atenções da equipa para ele), quer ele acredite mesmo na tanga, toda esta conversa foi humilhante para os sportinguistas com algum respeito próprio.
J Silver
Ah, e só alguém muito inseguro se pode preocupar com essa história dos 36 campeonatos do SLB serem o dobro dos 18 do SCP. Qual o problema? Toca mas é a ganhar campeonatos para lá chegar!
Tio Charles
Mais que evidente.
Lamento pelos sportinguistas coerentes, sensatos e justos – sim, ainda existem – que são inseridos todos no mesmo saco de calimerismo e falsidade aberto pelo presidente que os representa. Mas isto já se tornou o pão nosso de cada dia.
SD Amares
Avisem o BdC que pode deixar cair esta teoria estapafurdia, se o motivo foi o medo do benfica fazer o bi 18 ele que não receie mais, pois este ano a hegemonia volta de novo para norte, Diogo Jota e André Silva vão fazer uma das melhores duplas de sempre deste campeonato, serão recordados como Drulo e Jardel, Futre e Gomes, Deco e Derlei, James e Falcão etc etc
João
Não é possível o que estás a dizer. Basta um jovem talento dar um pouco nas vistas que são logo comprados…
radiofutebol
André Silva e Diogo Jota até podem ser boa dupla. Mas Mitroglou põe num bolsinho o André Silva e nem vale a pena comparar o Jonas/Rafa ao Diogo Jota.
Natsu
Boa dupla, pena que é 11 contra 11 e não 2 contra 2
Ricardo Ricard
Um comentário só para destabilizar ou então não…
cards
Esta época seremos novamente campões nacionais, pois temos a melhor equipa e um treinador muito inteligente.
Carrega Benfica, rumo ao 36, isto é, o teteacampeonato
Dca
Achas mesmo isso? Estou a ser sincero.
cards
Nada disso, estea no será igual ás últimas três épocas, isto é o Benfica vai novamente vencer o campeonato nacional e o Porto nada vencerá.
A frente de ataque do Porto é muito boa mas é muito jovem e isso será fatal em alguns momentos da época.
cards
Não entendo os sportinguistas se o querido líder amanhã ao acordar se lembrar de dizer ue o Sporti g já foi campeão europeu eles acreditam.
Se amanhã Vieira acordar e se lembrar de dizer que o Benfica tem 38 campeonatos todos os benfiquistas lhe irão dizer , presidente não é verdade só temos 35. 38 teremos quando ganharmos o 36 e depois o 37. é uma questão de tempo e não de decreto
pedro matosas
Tens uma moral Cards…Que me dizes do Vale e Azevedo???
cards
vale e Azevedo nunca alterou o nº de títulos do Benfica. só pôs o clube na falência mais nada…
Miguel Mendes
E vocês do Jorge Gonçalves?
ACT7
Também não é bem assim. Há pessoas inocentes em todos os clubes, que acreditam em tudo que lhe dizem.
Kafka
O meu elogio ao Rui Tovar, por não ter tido “medo” de dizer a verdade mesmo em frente ao BDC….tal como eu e muitos outros sempre aqui dissemos, era ridículo o Sporting dizer que tem 22 títulos…
E o Sporting e os Sportinguistas que foram atrás desta cantiga também sempre souberam que o Sporting só tem 18 titulos, a questão aqui é o medo do 18*2, ou seja de o maior rival passar a poder ter o dobro dos campeonatos…e foi isto que levou à invenção desta cantiga
Mais uma vez, parabéns ao Rui Tovar, por não ter tido medo de dizer a verdade
Rick
O Benfica até pode ganhar 100 campeonatos que a mim o que me interessa é adorar ser do Sporting Clube de Portugal.
Nuno_m
Medo de 36? Da minha parte, zero.
The Sporting Fan
Porque haveríamos nós de ter medo do 18*2?
Eu não tenho medo nenhum. Se a questão é o facto do Benfica ter o dobro, para mim já tem porque 35 é quase o dobro de 18.
Vítor Gomes
Nunca pensei ver o Sporting descer a este ponto, até pelos próprios sportinguistas este homem é gozado, só tenho pena pelos verdadeiros como o meu irmão com gamebox desde que o estádio novo existe, ou o meu tio que não falhava um treino na porta 10 A quando era miúdo, o que mais será preciso para que BdC se passe a comportar como um presidente de um grande clube? Ele não está a presidir a claque nem a escrever no milhafre orlando, estas mentiras, deturpações, falsidades, insinuações até ao líder da juve ficariam mal, já chega de por o nome do clube na lama, pelo que começo a perceber nas hostes leoninas já começam a ficar fartos também, ou muda este comportamento vergonhoso, ou não se aguentará muito tempo no poleiro.
Sobe Alges
Já estava mais do que na altura de alguém acabar com esta palhaçada.
O pior é que o Bruninho muito provavelmente vai continuar a insistir na mesma tecla, mas ao menos já ficou mais do que afirmado que são apenas 18 em vez de 22.
Um bem haja ao Sr. Rui Tovar.
Sobe Algés!
M1950
Irrelevante simplesmente. Um fait diver diria , já que o Sporting ganhou esses campeonatos mas os rivais idem , logo também aumentaria o número de campeonatos deles ( não tanto o Benfica).
Por um lado a justificação do Sporting tem algum fundamento , já que não existia na altura nenhuma prova representativa de um campeonato. Não vejo é a vantagem que o Sporting tira nisto , como tirou o Benfica que passou de 27 para títulos quando a FPF reconheceu as ligas experimentais como campeonatos.
Interessa-me sim aquilo que fez esta semana , por isso gosto mais da suas ações do que das palavras.
A renovação da Patrícia Mamona e do Francis Obikwelu apesar dos rumores de tentativas de desvio e uma resposta do rival Benfica. O segundo é um símbolo do Sporting , o Rui Silva também era , e a Patrícia Mamona é uma atleta carismática e tem ainda grande potencial a meu ver , além de campeã europeia , acredito que pode conseguir uma medalha olímpica em Tóquio se for bem apoiada. Para finalizar gostava que os rumores sobre a Telma Monteiro se confirmassem.
Voltando ao livro , ainda bem que estamos a chegar ao fim do mês , já ouvi dizer que era puxado.
Mário Lourenço
Gosto de ao chamar liga experimental, pareça que não foi séria. Chamou-se experimental para avaliar se seria o modelo a seguir, se era possível do ponto de vista burocrático e económico realizá-la. Em tudo o resto foi igual às seguintes, daí serem contadas. Mais, nunca ninguém dos clubes rivais dessa época pôs em causa a legitimidade desses títulos.
João Duarte
O facto de não existir uma prova representativa do campeonato não significa que seja esta a que preceda o campeonato. Porque também não havia uma taça jogada em simultâneo com esta, logo esta pode perfeitamente ser a que precede a Taça de Portugal, que tal como descrito nos estatutos, é o que de facto acontece.
Nuno
“Não tanto o Benfica”? O Benfica ganhou 3…
M9150
Exato o Sporting só ganhou mais e o Porto ganhou os mesmos acho eu.
Alguém que puder confirmar. Logo não vejo qual é a vantagem do Sporting nisto.
Só pode ser um fait diver. Mas se o livro foi assinado pelo Presidente do Sporting então acaba-se esta história , que para mim é irrelevante.
iBenfiquista
As razões do Sporting não têm fundamento nenhum. Não há um único documento, onde quer que ele esteja, que lhe dê razão.
As ligas “experimentais” ERAM campeonatos. O facto de se chamarem “experimentais” não tira mérito à competição já que era feita nos mesmo moldes da que ficou.
Um mero nome não retira mérito ou valor à competição.
O Rui Silva é benfiquista, apesar de todos os anos no Sporting e não foi para o Benfica como atleta, foi como técnico!
Leu o que ele disse? “Razões familiares”, disse ele.
Por fim, a Telma Monteiro só irá para o Sporting se o Benfica deixar.
M1950
Não é uma ideia sólida , mas não é estapafúrdia também pelos motivos que escrevi acima. Da minha parte não vejo é grande vantagem. Vamos ver o que decide a FPF e o UEFA , mas se o Presidente do Sporting assina o livro significa que o Sporting reconhece como oficial que tem 18 campeonatos.
Sim não nego legitimidade à Liga experimental .
Já agora o Rui Silva , alegou motivos familiares , como alegam “toda” a gente que se demite em Portugal , isso significa que seja benfiquista ??
A Telma vem se a Telma quiser , gosto mais assim.
iBenfiquista
Mas decide o quê? Já está tudo mais que decidido! Ou pensa que vão abrir o processo apenas porque o seu presidente quer para decidir se o Sporting tem mais 4 campeonatos?
Rui Silva já era benfiquista quando foi para o Sporting com 19 anos. OK?
A Telma não vai se o Benfica não quiser. Tão simples como isso. A Telma é benfiquista e nem o Sporting teria dinheiro para isso!
M1950
Simplesmente hilariante.
Pedro J.
Desconhecia o clube do Rui Tovar, alias nem sei se ele é do sporting, mas digo que adoro ouvi-lo falar de futebol ( já gostava de ouvir o seu pai), penso que é um comentador completamente isento e é dos que mais percebe de futebol, tendo ate uma memória de elefante, fala de factos passados como se tivessem sido acontecido ontem.
Quanto aos titulos do sporting, só um presidente lunático é que vem com essa dos 22 títulos, mas é fácil perceber porquê, ele está há 3 anos e meio na presidência do sporting e só recentemente falou disso, a razão é simples, se o benfica for campeão dobra os campeonatos do sporting
iBenfiquista
O Rui Tovar é sportinguista como era o seu pai.
cards
É isso tudo 36 é o dobro de 18
Pedro Santos
Também andam a procura do tetra que nunca ganharam e tanto Sporting como Porto Já . Já agora como se chamava o campeonato na altura ? Se não havia nenhuma outra prova , então não havia campeonato Nacional ? Os titulos deveriam ser contabilizados por provas e não o somatório de todas . O nome que era chamado na altura ao Campeonato x , ligas exprimentais x e campeonatos Nacionais x .
DM
A prova actualmente denominada de “Primeira Liga” já teve várias designações.
“Campeonato da Liga da Primeira Divisão” 1934 – 38
“Campeonato Nacional da Primeira Divisão” 1938 – 99
“Primeira Liga” 1999 – presente
Está então a dizer que todas estas provas deveriam ser contabilizadas individualmente? Mesmo que apenas tenha mudado o nome por questões de marketing ou qualquer outro motivo?
Não faz muito sentido mas se o senhor acha isso tenho que respeitar.
PS. Desde 92 a Premier League já teve 3 nomes distintos, concorda na separação dos troféus em Inglaterra também?
João Rodrigues
Esses nomes não eram de marketing mas são da própria competição. Nomes de marketing foram Liga Zon Sagres, Liga Sagres e agora Liga NOS.
DM
Eu sei amigo. Assim como o campeonato inglês (Premier League desde 92) teve 3 nomes por questões de marketing. Em cima coloquei os nomes que o campeonato português já teve, hoje é Primeira Liga como o campeonato inglês é Premier League. Depois em baixo perguntei se também devíamos separar os títulos quando a prova muda de patrocinador, peço desculpa se me expliquei mal.
Kafka
Isto
DM
Parecem perguntas de resposta complicada amigo Kafka por isso acho que vou continuar sem resposta…
The Sporting Fan
Mas qual é o mal de 36 ser o dobro de 18?
Não estou genuinamente a perceber.
Miguel Mendes
Acho estranho. Com isso só rebaixas a grandeza do teu cube.
João Duarte
Para ti não tem mal, mas é um número simbólico. E o teu presidente da muita importância a isso.
Manuel Teixeira
Amigo, não há mal nenhum. Mas para o BdC será complicado dominar a “carneirada” (palavra do Senhor). Como irá o homem explicar mais um falhanço (se eventualmente acontecer)? Os vouchers são giros e tal mas a maior parte dos sportinguistas, onde o incluo, não comem gelados com a testa.
Manchester Is Red
Há vários momentos no percurso do BdC enquanto presidente do Sporting que se encaixam perfeitamente na letra da “Bohemian Rhapsody”:
“Is this the real life? Is this just fantasy?”
Este é um deles. Tão absurdo que é que eu fico a pensar se é mesmo verdade aquilo que leio.
JoseRibeiro
Alguém me pode esclarecer se estes títulos (quer contem como campeonato ou não) são títulos oficiais ? E podem-me dizer também se esses títulos “experimentais” foram também sempre oficiais ?
Sombras
Os títulos oficiais são os que estão recomhecidos pela FPF e pela UEFA e consequentemente pela FIFA. Se foram experimentais, distritais, a 15 voltas ou convertidos do chinquilho, isso não interessa, o que interessa é que estão registados como oficiais, e se os estão é porque existem motivos legítimos para tal, como documentos, testemunhos ou registos históricos de jornais ou revistas.
O Benfica por exemplo conquistou a Taça Latina. A UEFA não reconhece a Taça Latina como uma prova oficial apesar desta ser a antecessora da Liga dos Campeões, por isso não conta como um título Europeu, fim de conversa.
Em relação aos títulos a conversa é igual.
cards
as 4 ligas experimentais 3 ganhas pelo Benfica e 1 pelo Porto são considerados títulos oficiais.
cards
Os campeonatos de Portugal são títulos oficiais, é como a taça das taças é uma prova extinta mas oficial.
O Sporting tem este palmarés
18 campeonatos nacionais.
1 taça das taças
16 taças de Portugal
8 Supertaças
4 Campeonatos de Portugal
e a nivel regional
19 campeonatos de Lisboa
Mais do que isto é folclore e demagogia.
Miguel Mendes
Que eu saiba os títulos regionais não são oficiais…
cards
eu acho que são oficiais, mas não posso dizer com 100% de certeza.
Filipe
Eu sou sportinguista e concordo com o Rui Tovar. Gosto do trabalho que o BdC veio fazendo mas não me revejo minimamente na sua forma de comunicação e atitudes. Gostaria que se deixasse de focar tanto no Benfica e se dedicasse em exclusivo ao Sporting, se calhar assim teríamos sido campeões o ano passado.
Ricardo Ricard
Acabou mais uma patetice? Parece que a da SuperTaça de Futsal e a dos vouchers também vai terminar,mas espero que a segunda termine nos tribunais porque esta gente não pode andar a gozar com o Benfica e com o futebol Português como bem lhes apetece.
Depois do Évora parece que a Telma também está a um passo do Sporting com mais um ordenado milionário para as modalidades. Eu até dizia para abrirem mais um bocadinho os olhos mas não vale a pena.
iBenfiquista
LFV já várias vezes, ainda na entrevista de hoje o fez, afirmou que o caso irá ser redimido em Tribunal, já com os documentos que ilibam o Benfica na mão. A intenção do Benfica é colocar um processo de 40M por difamação e calúnia ao bom nome do Benfica, dentro e fora do país. Vai doer, prevejo eu.
José Lopes
não acredito que vá dar alguma coisa, mas uma indemnizaçao de 5M ou 10M caia-me mesmo bem.
JoseRibeiro
Como está o outro processo de 14 milhões (1 euro por cada adepto)
Nuno_m
Só 40M?
O que vai fazer o benfica p tribunal? Os vouchers existiram? Sim. Alguma ilegalidade? As entidade concluíram (ou estão prestar a concluir) que não. Pronto.
iBenfiquista
Bem, se o problema se passasse noutro país, vou dar o exemplo dos EUA, e o Benfica pedisse 400M tenho a certeza que o Sporting fechava as portas!
Em Portugal a pratica jurídica não tem o hábito de condenar com indemnizações elevadas, infelizmente!
O Benfica irá apresentar as provas da sua inocência pelas autoridades desportivas e civis, perante as acusações e insinuações que foram feitas e os prejuízos que causaram à sua imagem e ao seu bom nome cá dentro e lá fora, como LFV afirmou. Não é difícil de calcular.
cards
o problema foi o querido lider e os seus generais de (des)confiança à cabeça octávio, inácio, dolbeth, melo, zé eduardo, pina paulo andrade e saraiva, andarem há um ano a dizer que o Benfica compra árbitros com vouchers de 30 euros.
ACT7
Não fazia nenhum sentido esta teoria. Muitos Sportinguistas sentiam-se envergonhados com isto, mas outros deixaram-se ir nesta treta do presidente e afirmaram ter 22 títulos.
Antes do jogo com o Vitória o presidente afirmou ter 22 títulos e que este ano será o 23º, não foi assim à muito tempo.
Para mim como benfiquista (pouco interessa a minha opinião também) existe um Sporting antes e depois de BdC, um Sporting com fair play e com respeito, para um Sporting con teorias mesquinhas sem nexo que são ditas por um ditador que se faz passar por presidente. Este “novo” Sporting quero que perca sempre seja cá ou lá fora.
J Silver
“Muitos Sportinguistas sentiam-se envergonhados com isto”
Eu, um deles. Esta esquizofrenia da direcção (e de BdC) já se tornou insuportável e só diminui o clube aos olhos de todos. Espero um dia ver um Sporting forte não só desportivamente como também a nível de imagem, em que se dê privilégio ao respeito por todos e sobretudo ao aceitar que somos menores (no futebol) do que Porto e Benfica. É uma verdade e viver com ela não significa viver rebaixado. É ser realista. Se queremos ser maiores não é com certeza com revisionismos e quezílias mas sim com concentração nos problemas que existem no interior e na resolução dos mesmos.
Esta história dos títulos é mesmo triste.
Zbambo
Sou Benfiquista e tenho grande respeito pelo Sporting, muito por causa do meu pai que, tal como o J Silver, partilha desta opinião sobre BdC. E oiço-o frequentemente questionar-se se BdC será mais Sportinguista que anti-Benfiquista, e como isso impacta toda uma estratégia desportiva. E fica sempre aquela sensação que, caso o Sporting se focasse mais em resolver os seus próprios problemas, os resultados eventualmente apareceriam.
JoseRibeiro
Como Sportinguista falo e ainda bem que queres que o Sporting perca sempre. Não foi há muitos anos que não faltavam pessoas a dizer que fazia falta um Sporting que lutasse por títulos e que se colocasse aos níveis dos rivais. Desse Sporting antigo que todos tinham pena é que todos os fins-de-semana me envergonhava (e não com declarações de dirigentes) não tenho eu saudades nenhumas.
Pedro Jorge
Tudo dito JoseRibeiro, eles querem é um Sporting conformado. Mas alguém acredita que um adepto do Benfica ou Porto quer o melhor para o Sporting? Por eles, ficávamos sempre em 7o. Eles não gostam de BdC porque este pôs os Sporting a lutar pelo título. Ponto.
Pedro Carvalho
Conformado? Como vocês estão por terem praticado o suposto melhor futebol e não terem sido campeões?
Rui Sousa
Eu não gosto do BdC ponto. Não tem nada a ver com o colocar a lutar pelo título ou deixar de colocar. Nunca tive nada contra o Paulo Bento, Soares Franco ou Dias da Cunha (a não ser quando não se calava com o sistema), e também lutaram por títulos aí.
O BdC é um arrogante, hipócrita, provocador e que falta ao respeito a muito mais pessoas do que devia, e por isso é que a maioria das pessoas não gosta dele. Obviamente que fez um bom trabalho pelo clube, não há problemas em admitir, mas isso não lhe devolve um pingo da decência e forma de estar que ela possa já ter tido algures antes de ser a figura que é hoje……..e não falo como benfiquista atenção…
Miguel Mendes
Fico contente com a vossa falta de ambição.
The Sporting Fan
Ainda bem.
Rui Sousa
Para começar não acredito que seja a maioria, embora acredito que seja uma grande parte. Falo com bastantes amigos meus sportinguistas e que dizem exactamente o que disse acima, estão satisfeitos com o trabalho e evolução do clube no entanto não se vêm na postura e forma de estar do presidente, o que foi mais ou menos por essas palavras o que eu disse.
O facto de ele não se importar é que o problema. Quando as pessoas olham só para o umbigo e esquecem o que têm à volta, e deixam de respeitar aquela linha que separa a liberdade do respeito………..é que o problema existe. E o facto de não quererem saber disso ou não se importarem com isso é que grave. Não querendo insultar os adeptos do sporting, não só porque sei que muitos não se revêm na postura, mas também porque o que vou dizer é claramente hiperbolizado, mas são muitos os ditadores/figruas históricas que não queriam saber do que os outros pensavam e faziam o que queriam, não deixavam de ter milhões de seguidores e não era por isso que o que ele fazia não deixava de estar mal feito…..porque estava a ser mal feito.
Cumps
Miguel Mendes
Ah ,já sei, a desculpa é que o Benfica de então era mais fraco. Só dizem o que vos convém visto que para defender o Jesus dizem que o Benfica antes dele chegar já tinha feito grandes investimentos!
The Sporting Fan
O Benfica era pior do que era hoje. Ou vais negar?
O Sporting aí não estava bem, estava razoável dadas as circunstâncias.
Agora estes dois 2ºs lugares com BdC são melhores que esses 2ºs porque desta vez tínhamos pior equipa de os OUTROS DOIS (e não só pior que o Porto).
Miguel Mendes
Lutar pelo título? E o que dizer dos 4 anos em que ficaram em 2º lugar com o Paulo Bento com plantéis e orçamentos inferiores? E até ganharam títulos nessa altura portanto os registos são melhores.
The Sporting Fan
Compara o Benfica da altura e compara este.
Pedro Carvalho
Vamos comparar os plantéis que teve nestes últimos anos o Benfica com esses?
Ricardo Ricard
Mas para existir um Sporting mais forte a lutar e a ganhar títulos é preciso ter um Presidente obcecado pelo Benfica e a fazer figuras tristes dia sim dia não?!
Pedro Jorge
Isso já é uma observação tua, eu não acho que o Presidente faça isso.
DM
Obrigado Pedro, estava a sentir me mal por estar a scrollar o blog em horario laboral, mas depois deste comentário já valeu a pena, mesmo se o meu patrão chegar agora mesmo e me despedir, valeu a pena!
Miguel Mendes
Enfim, acho que está tudo dito…
Sombras
É. Curioso é que esse Sporting ganha tanto como o Sporting anterior: nada.
O BdC é o melhor presidente da história do Benfica, 3 anos = 3 títulos.
The Sporting Fan
É curioso que esse Sporting antigo não tinha hoquei. É curioso que esse Sporting antigo não tinha pavilhão, é curioso que esse Sporting antigo estava em 11º lugar (uma honra!) quando BdC foi eleito. É curioso que esse Sporting ganhou zero e nós ganhámos uma Taça e uma Supertaça. É curioso que esse Sporting não soma nenhuma presença na Champions. É curioso que esse Sporting tinha na sua mais valia um jogador que foi comptado por 5 vendido por 10 milhões. É só curioso…
Miguel Mendes
Onde está o pavilhão? Que sucesso tiveram o hóquei e o andebol?
JoseRibeiro
O pavilhão é só ir ao estádio de Alvalade e ver como está. A sua inauguração está marcada para início de 2017.
O andebol não teve sucesso. Aí não há desculpas. Mas este ano a equipa foi melhorada.
O hóquei tem subido de rendimento todos os anos e este ano voltou a melhorar imenso a equipa.
Miguel Mendes
É curioso que o Sporting com orçamentos e plantéis inferiores aos de agora com o Paulo Bento tenha acabado 4 anos seguidos em 2º lugar (melhor do que um 7º mas neste ainda ilibo o BdC, obviamente, um 2º, um 3º e outro 2º) e tenha ganho Taças de Portugal e Supertaças.
DM
Temos que concordar que o Sporting está melhor com BdC, não tão bem como dizem mas está claramente melhor que o Sporting antes de BdC. Podemos dizer que o Sporting de BdC está como estava o Sporting de SF na minha opinião
JoseRibeiro
Mas porquê ir aos tempos de Paulo Bento ? Esse não é o passado recente. Quando se fala da melhoria gritante é em relação aos mandatos de Bettencourt e Godinho. Se o passado mais recente fosse o de Soares Franco não haveria muitos argumentos para diz que houve melhorias significativas. Mas o passado recente não é esse. Não foi esse o legado deixado e fevereiro de 2013.
Miguel Mendes
E por que não ir? Não é o passado recente? Como assim, não é? Aconteceu há 50 anos e não ainda neste século ou só quando vos interessa? Daqui a pouco começou quando o BdC chegou ao clube,
The Sporting Fan
Quando o Bruno de Carvalho chegou ao clube como estava ele? E como está agora?
Ou se fores nomeado CEO de uma empresa vais ser comparado com o CEO que esteve lá 5 anos antes?
JoseRibeiro
Porque desde que Soares Franco saiu até BdC chegar foi quando se levou o clube quase à ruína. Qunaod definitivamente se perd o comboio para Porto e Bnefica e até o Braga estava a um nível igual (e algumas vezes superior) ao Sporting.
Os tempos de Soares Franco foram aceitáveis, mas tiveram a particularidade de matar muita ambição do Sporting (nunca se procurou melhorar as modalidades, nunca se tve ambição de ser campeão pois o 2º lugar chegava, aqualidade dos planteis era muita baixa).
Agora, desde Soares Franco sair até BdC chegar o clube ficou incomparavelmente pior. Por isso é que digo que o passado copm que teve de lidar foi o de Bettencour/Godinho e não de Soares Franco.
Miguel Mendes
Incomparavelmente pior? Não eram campeões e continuam sem o ser.
Pedro Carvalho
E continuam sem ser campeões e sem ter basquete e vólei…
The Sporting Fan
E continuaremos a ser. Mas continuaremos!
JoseRibeiro
Então o Soares Franco é o melhor presidente do Porto. E o Vieira um dos melhores presidentes da história do Porto. E este Sporting já ganhou uma taça e uma supertaça, além do título moral o ano passado (é brincadeira, não levem isto a sério). E não se pode seriamente analisar os últimos 3 anos sem primeiro ver como estava o Sporting. E aí é impossível dizer que não houve uma melhoria enorme em tudo (excepto na formação).
DM
O Vieira foi o unico presidente a dar luta a Pinto da Costa, em 13 anos de presidencia os títulos de campeão dividem-se em 5 para um e 8 para outro. Há algum presidente que tenha discutido mais o título com Pinto da Costa?
Falar por falar…
Miguel Mendes
Não sabia que durante o reinado do Pinto da Costa o Benfica só tinha tido 1 presidente… Melhoria em tudo? No quê?
cards
concordo a 100%
Dr.evil
Subescrevo,mas duvido que haja scp depois de BdC
Kafka
Isto
Maradona
Uma situação toda ela risível desde o seu início, especialmente por BdC e os seus fieis seguidores, argumentarem que por se chamar campeonato de Portugal, equivaleria ao campeonato. Humilhado em plena apresentação do livro, pelo próprio autor.
Piloto
Temos que ir rindo. Uns dias com umas coisas, outros dias com outras. Umas mais aborrecidas outras menos. Umas com quase nenhum fundamento, outras sem nenhum mesmo.
Os adeptos do Benfica tem que se manter unidos e confiar na direcão, que embora com falhas já demonstrou que nao se deixa “comer” de qualquer maneira.
Se a Telma chegar a ir para o sporting que vá, dar salarios exurbitantes só para entrar numa guerra que se formos a ver não tem o minimo de impacto comparado com titulos de Futebol e outras modalidades como Hoquei, Voleibol, Andebol, Basquetebol e Futsal.
Neste caso, e se, sublinho o se, o Benfica no fim da época ganhar o 36, não há forma de contornar que foram dobrados pelo Glorioso.
Pedro Santos
Tanta preocupação com o que o Sporting paga aos seus atletas quanto mais para quem tem um tal de Tarabat a ganhar 2 Milhões por Ano sem treinar.
DM
Ao menos não são 8M/ano a um treinador que não ganha. Mais vale pagar 2M a um jogador que não treina, assim nem chateia, nem diz coisas como “os meus jogadores são os melhores porque treinam comigo” isso sim seria vergonhoso
DiogoP
Ou então de Labyad que já ia recebendo um pouco mais e que aumentava gradualmente de ano para ano
The Sporting Fan
Fomos dobrados pelo Glorioso tal como o Bovaista e o Belenenses terão menos 36 vezes títulos que vocês e os restantes clubes infinitamente menos.
Isso é motivo de vergonha? Ter 18 e vocês terem 36? Só vejo benfiquistas (incluindo o Francisco A.) a falar disto.
Miguel Mendes
Talvez por o Sporting ser um dos 3 maiores clubes de Portugal e um dos 2 maiores rivais (já não entro no campo da subjectividade em dizer se é o maior ou não) do Benfica, não achas? Com esse comentário só rebaixas a sua grandeza como o Jesus habitual o faz. Não sabia que esses clubes tinham a grandeza dos 3 grandes.
cards
Francisco A. é portista, mas ao contrário dos 99,9% dos portistas e sportinguistas não é anti Benfica, logo custa-te muito ver um portista a atacar o Sporting em vez do Maior de Portugal.
Foi o único portista que no última época ficou chateado coma vitória do Sporting no dragão, em 2015 99,9% dos Sportinguistas ficaram chateados com o empate do Porto no Estádio da luz.
José S.
99,9% é um bocado exagerado cards, mas percebo o teu ponto de vista.
RP
Faltou-te uns 0,099%
cards
concordo a 100%
Pedro Jorge
Se o Benfica não valoriza os seus atletas olímpicos, porque é que estes não podem mudar de ares para um clube com bastante mais história no seu desporto?
Já agora, os valores são altos para o praticado em Portugal mas nem chegam aos do jogador mais mal pago do plantel do Sporting.
Se a Telma vier, será uma honra ver a única medalhada olímpica destes Jogos Olímpicos no meu clube. E deixo a pergunta, esta ainda está em final de carreira?
Piloto
Mas quem é que está a desvalorizar os atletas olimpicos?! Mas estou no meu direito de achar que os principais investimentos do meu Clube possam ser no Futebol e nas principais modalidades de pavilhão e de não entrar em loucuras com atletas que tem o seu peso e reconhecimento mas que são basicamente falados de 4 em 4 anos, e que nessa altura participam no maior evento desportivo representando Portugal. E é com orgulho que vi a Telma ganhar bronze este verão e o N. Évora ser campeão olimpico pelo meu país e sob contrato do Benfica, assim como tive orgulo de ver o F. Ribeiro, a R. Mota e outros serem medalhados e não eram nem foram atletas do Benfica.
Acho que é simples de perceber…
João Duarte
Valorizar é dar uma exorbitância de dinheiro a mais? Para mim isso não é valorizar, ou melhor, não é apenas o que define valorizar, vai muito para além do dinheiro.
Miguel Mendes
Não valoriza ou o Sporting valoriza de mais para a idade e valor que têm?
Kafka
A Telma não está em final de carreira se bem que em Tokyo 2020 já terá 34 Anos e há vida para além dos JO e portanto pode perfeitamente ainda ganhar títulos e medalhas internacionais nos próximos Anos logo será uma excelente contratação para o Sporting
Quanto ao Évora podem esquecer, 32 Anos para um atleta de triplo salto e com as lesões que ele já teve, não volta a cheirar medalhas em Mundiais ou em Tokyo (36 Anos nessa altura).. E basta analisar a evolução das marcas dele.. Para medalhas já não tem a menor hipótese (disse isto em Agosto portanto estou a vontade para o dizer agora)… Ainda assim para o campeonato Português chega e é uma contratação para ajudar o Sporting a ser campeão nacional… Agora acho que nesta fase da carreira não vale o salário que vai ganhar…
iBenfiquista
O Benfica valoriza os seus atletas, só que o Benfica é gerido com pés e cabeça, tem orçamentos que cumpre na íntegra, não necessita de propaganda nem de roubos ao rival para esconder complexos de inferioridade evidentes e ressentimentos já muito requeimados ou a incapacidade para gerir um clube de maneira competente.
Sucessivas fugas para a frente são evidência de mediocridade e de falta de competência.
cards
A Telma tem 30 anos.
É uma boa atleta, certamente merece o que o Sportig vai lhe pagar.
Nélson Évora é 60 mil por mês. 10 paga o Sporting e 50 os seus patrocinadores.
A Telma deve receber quase o mesmo.
Desde que não vão buscar Carlos Nicolia por mim…
Diogo Gonçalves
Cards, podes ter a certeza que pelo menos vão tentar buscá-lo. A ele e ao Adroher, João Rodrigues, Diogo Rafael e Valter Neves.
cards
Diogo Gonçalves,
não acredito que tentem João Rodrigues, diogo rafael, Valter Neves, Tiago Rafael e Miguel Rocha além de sócios do SLB, alguns deles são do No Name boys, não digo quais.
Diogo Gonçalves
Não sabia mas basta acenarem com salários bem mais chorudos…
iBenfiquista
Podem tentar mas não conseguem. Têm contra com o Benfica.
cards
além de terem contrato são malucos pelo Benfica,
Diogo Gonçalves
O Adroher é louco pelo Benfica? E o Nélson Évora?
Diogo Gonçalves
O Torra e o Nélson Évora também tinham… Ah, e se calhar vão ainda buscar o Trabal apesar de idade que tem e terá…
Pedro Jorge
Então o Sporting só lhe paga 10 mil por mês! Por um campeão olímpico? Tostões.
A Telma ainda vai a tempo de grandes conquistas.
Quanto ao Nicolia, com a fragilidades que o Benfica demonstra em segurar os seus melhores atletas nas modalides não me admiraria nada.
Miguel Mendes
Bem, com o dinheiro que têm e visto que até no goalball (!) já contratam dos melhores do mundo pode ser que abram uma secção masculina sénior de vólei e de basquete. Acho estranho estarem todos os dias a dizer que são a maior potência nacional desportiva e não terem 2 das modalidades de pavilhão com mais atletas federados. Pode ser que com alguma sorte ainda vão buscar o Carlos Lisboa (treinador de basquete) que até teve passado no Sporting (se bem que foi no Benfica que ficou para a história) visto que são obcecados pelo Benfica! Até nos fariam um favor! Claro que ainda tentariam contratar jogadores do Benfica em Basquete e Vólei e no caso deste último ainda os da Fonte do Bastardo (e no primeiro de clubes como o Porto, a Ovarense, Oliveirense e Guimarães).
Miguel Mendes
Pois, já foram buscar o Tuco ao Benfica e o Pedro Gil a quem pagam balúrdios. A ele e ao puto espanhol que veio do Vic e que tinha um pré-acordo com o Barça, a maior potência europeia de hóquei (devia ir ganhar pouco para o Barça para preferir ter ido para o Sporting). Já para não falar do que pagam àquele puto que estava na formação do Benfica.
Miguel Mendes
Fragilidades que o Sporting já teve? Não te admiraria nada porque o vosso presidente é obcecado pelo Benfica!
cards
Sim, 10 mil pode ser pouco devido ao seu palmarés mas em Portugal é muito.
cards
Benfica é Nicolia, Nicolia é Benfica.
Mas entendo-te sonhar não custa.
É de longe o melhor do mundo
Diogo Gonçalves
O Benfica é muito mais do que 1 jogador que só chegou na época 2014-15. Mal seria se não fosse.
Miguel Mendes
De longe o melhor do mundo? Bem, que exagero. Se o fosse já estaria no Barça há muito tempo. Os comentadores da TV continuam a dizer que é o Pedro Gil e ainda há outros que dizem que é o Jordi Bargalló da Oliveirense… E ainda há nomes como o Lucas Ordóñez e Pablo Álvarez do Barça, entre outros.
cards
De longe Nicolia é o melhor do mundo.
Diogo Gonçalves
Na minha opinião não. Nem ele nem ninguém. Que é dos melhores, sem dúvida, mas se calhar nem o melhor é, quanto mais o melhor e de longe.
cards
De longe o melhor do mundo
cards
Espero não me esquecer de ninguém, e se tiver esquecido as minhas desculpas,
agradeço ao Kafka, Ricardo Ricard, Rodolfo Trindade, Francisco A,entre outros, por desde o início da contagem parva de títulos do Presidente do Sporting estiveram na linha da frente para alertar os sportinguistas de, mais uma mentira do seu querido lider.
A estes e a todos os outros o meu bem haja.
Finalmente em Portugal 11 milhões de pessoas já sabem que a seguir ao 18 vem o 19 não o 22.
RodolfoTrindade
Sempre disposto a contribuir Cards :;D ahah
Kafka
Tudo dito cards
Logen
Processo disciplinar e proibição deste Sr Tovar de entrar em Alvalade nos proximos 60 anos…
:)
Dr.evil
E e expulso no caso de ser socio
Pedro Barata
Mais do que evidente…Este revisionismo histórico é perigoso e nem sequer deveria ter começado. Deve-se, sim, olhar para a história, entender e compreender a mesma, mas não com a intenção de a alterar para o lado que mais nos convém. Aliás, no caso do Sporting, estas manobras da actual direcção para tentar engrandecer o clube evidenciam um complexo de inferioridade por parte desta, como se o Sporting não tivesse já uma história grande (que tem) e fosse preciso inventar agora factos para elevar o clube e rebaixar os outros. Tudo isto só desgasta a imagem do clube para o exterior…
Uma nota de admiração para o Rui Miguel Tovar, pessoa por quem eu já tinha muito apreço mas que ao colocar a honestidade e o rigor científico à frente da propaganda e do populismo fácil voltou a mostrar uma valia e uma nobreza de caracter invulgares.
Manuel Teixeira
O saudoso guarda Abel diria a Rui Miguel Tovar: Evita, tens família.
Manuel Teixeira
Esta possibilidade de o Benfica dobrar o número de campeonatos em relação ao Sporting nem o deixa dormir.