Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sete Pecados de Jesus

phpthumbPassaram apenas alguns dias desde a excelente exibição leonina no Santiago Bernabeu, aclamada por toda a Europa. Os elogios sucederam-se, vindos de todas as partes, aos jogadores e ao treinador cuja estratégia fez tremer o campeão europeu. Embalado por um percurso 100% vitorioso a nível interno, seguia-se uma viagem ao Estádio dos Arcos, que tudo tinha para ser mais um capítulo numa história feliz. Mas Jesus cedeu à tentação, e pecou. E os pecados tiveram pena capital.

Bruno César não é solução – O grande mal dos remendos funcionarem é as pessoas pensarem que aqueles podem resolver permanentemente um problema. Bruno César colocado a defesa esquerdo é um remendo, e nada mais que isso. Funciona contra adversários que usem os seus extremos como defesas, e que se acomodem a uma postura defensiva, mas quando a exigência defensiva aumenta, as naturais lacunas de quem é estranho à posição vêm à tona. E talvez tão mau quanto colocar um falso lateral como tal, é perder um ala/extremo que, neste momento, é dos que melhor interpreta o jogo colectivo pretendido pelo treinador.

Slimani já não mora aqui – O argelino era preponderante no Sporting, e não apenas como referência ofensiva. O avançado funcionava como o primeiro dos defesas, impedindo uma fácil saída de bola e circulação por parte da última linha adversária e dificultando a construção ofensiva a partir de trás. A incapacidade mostrada pelo duo da frente de pressionar pode ser potenciada pelo facto de serem dois jogadores ainda estranhos ao processo colectivo, mas tanto André como Alan Ruiz não mostraram características físicas ou psicológicas (Slimani, por mais irrelevante que fosse com bola, nunca deixava de correr e pressionar) para desempenhar esse papel com a mesma eficácia. O primeiro golo do Rio Ave, em que um central recebe a bola solto, domina, e sai calmamente a jogar é prova de que a pressão alta ainda tem de ser trabalhada, ou pelo menos desempenhada por outros intérpretes.

Alguns jogadores ainda estão verdes – Jesus gaba-se (entre muitas outras coisas) de que os seus esquemas tácticos são tremendamente eficazes quando bem interpretados, mas que demora tempo até os jogadores assimilarem os processos. Assim sendo, faz muito pouco sentido lançar num jogo com algum grau de dificuldade jogadores com pouco tempo de trabalho. Uma das vantagens mostradas frente a Porto e Real foi a coesão colectiva, consequência do Sporting jogar com uma equipa consolidada há cerca de um ano (em Madrid, apenas Bas Dost foi cara nova). Por outro lado, se os jogadores ainda não saberão bem o que o treinador pede, também o treinador não saberá bem o que eles podem fazer. O expoente máximo em Vila do Conde foi Joel Campbell, colado na linha, incapaz de fechar por dentro, ou de ajudar o lateral, tacticamente um zero, defensivamente um a menos.

Mudança de Chip não funciona – A mudança de chip foi mais uma das expressões que entrou no léxico futebolês sabe-se lá como, e que se aplica em qualquer situação. Entre Bernabéu e Arcos não havia chip ou circuito integrado a mudar, bem pelo contrário: a disciplina, agressividade e disponibilidade mostradas na partida em Espanha deveriam ser as mesmas da disputada em Vila do Conde. O problema foi que o chip mudou, e a atitude foi aquela de uma equipa que pensa que basta aparecer e fazer serviços mínimos para vencer. O problema é que o Rio Ave pode não ter grande futebol, mas também está longe de ser um conjunto que se assuste com o vislumbre de uns emblemas de clube grande. O Sporting facilitou, o Rio ave aproveitou; velocidade, aproveitamento dos espaços, eficácia, vitória inequívoca.

Schelotto, o elo mais fraco – O argentino foi e será útil em muitas das partidas intra-muros, pela sua disponibilidade física e agressividade. Mas, mais uma vez, provou-se que quando confrontado com oposição válida, as suas muitas deficiências são evidentes. A sua movimentação sem bola deixa muito a desejar, e o tempo e modo de abordagem a alguns lances é questionável. Em jogos a doer, João Pereira é indiscutível (esta afirmação tem tanto de improvável quanto de verdadeira).

Inércia no banco – No banco, Jesus tem sido rápido a esbracejar e corre rapidamente dentro e fora da sua área técnica. No Domingo, porém, o seu cérebro não acompanhou a velocidade de pernas e braços. Ficou patente desde o início qual o plano de jogo do Rio Ave, e de onde e como vinha o perigo. O golo sofrido foi prova cabal de que os indícios eram mais que isso. Ficar à espera de que os jogadores acordassem da sua letargia foi um erro tremendo, e o Rio Ave capitalizou. As substituições operadas deram outro equilíbrio à equipa e melhoraram a qualidade de jogo, pelo que ficará a dúvida do que poderia ter acontecido caso tivessem sido realizadas mais cedo. Por outro lado, o sempre interventivo Jesus nunca conseguiu corrigir posições ou movimentos, pelo que a sua presença naqueles 15 minutos foi quase que nula. E desta vez nem teve que gritar das bancadas.

(Falta de) Estudo do adversário – A atitude não foi a melhor, mas a verdade é que o Sporting também não pareceu preparado para as dificuldades que o Rio Ave colocou em campo. Se o comum dos adeptos se ficou a perguntar quem seria o Gil Dias (um brasileiro que chegou este ano?), Jesus e os seus homens já o deviam conhecer de trás para a frente. Uma das qualidades de qualquer equipa é não deixar a outra jogar, anulando os seus pontos fortes, mas pela amostra, o Sporting não fez o trabalho de casa no que respeita à análise do adversário.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Nuno R.

VM
Author: VM

120 Comentários

  • spinfas
    Posted Setembro 20, 2016 at 3:17 pm

    O último ponto então, é crucial!

  • Login
    Posted Setembro 20, 2016 at 3:21 pm

    Boa análise. Alguns destes pecados são circunstanciais ou não.
    Como Sportinguista, receio que este ano tenhamos cometido um pecado original, que nos pode ser fatal: o up grade ao contrário. Eu explico: Slimani é melhor que Bas Dost. Teo é melhor que André e Montero é melhor que Barcos/Castaignos. São pecados a mais no ataque.

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 20, 2016 at 3:32 pm

      O Slimani foi um bom negócio,o Teo estava farto do Sporting e o Sporting farto dele e o Montero já saiu na época passada e provavelmente custou o campeonato ao Sporting.

    • B0SS
      Posted Setembro 20, 2016 at 3:37 pm

      Sou benfiquista mas quase que subscrevo na totalidade. Na minha opinião, o Slimani é limitadíssimo com bola nos pés, é exageradamente agressivo e mesmo no posicionamento não é um PL de topo mundial, ao contrário do Bas Dost que tem mais recursos e mais faro de golo perdendo “apenas” na raça… De resto, concordo.

      Por outro lado, ganhou mais opções para as alas e de grande qualidade, sendo importante referir que ainda se estão a adaptar ao estilo de jogo praticado pela equipa.

      Ainda acho o Sporting o principal candidato ao título, já que apesar de ter um plantel de qualidade semelhante à do Benfica, ganha no treinador. Claro que inventa às vezes, como se viu contra o Rio Ave (os benfiquistas lembrar-se-ão logo dos jogos contra o Porto), e claro que é uma pessoa rude e egocêntrica (podem-me atacar mas já o achava quando era treinador do Benfica) mas, infelizmente não tenho dúvida, que é um ótimo treinador e o melhor em Portugal!

      De qualquer das formas, apesar do que disse, é óbvio que acredito no plantel do Benfica e acredito completamente que é possível ser campeão! Será um ótimo campeonato!

      PS: o termo que procuravas, ou seja, o “upgrade ao contrário”, é downgrade!

      • Eagle
        Posted Setembro 20, 2016 at 6:52 pm

        BOSS, viste a época passada? Ou apeteceu-te mandar para o ar? Slimani ERA limitadíssimo com os pés, repito ERA, teve uma evolução brutal e hoje em dia como se viu no último jogo do Leicester, participa e muito no jogo de equipa, desce para vir buscar bolas, combina com os colegas, joga entre linhas, conduz a bola, entre outras coisas, claro que não é nenhum portento técnico, mas já tem uma técnica razoável e suficiente para um PL de 1,88m.

        SL

    • Nuno R
      Posted Setembro 20, 2016 at 3:42 pm

      Com 28 anos e por 30M tinha de sair.
      O bas Dost, tecnicamente é superior, mexe-se bem na área, e acredito que, desde que ponham a bola na sua área de acção, mete tantos ou mais que o Slimani.
      Mas não esperem é que corra e defenda tanto e tão bem como o Slimani…

      • Login
        Posted Setembro 20, 2016 at 4:30 pm

        O Dost é um bom avançado, mas o Slimani é melhor.
        Senão, não Valia

        O Dost é um bom avançado, mas o Slimani é melhor.
        Por alguma razão custou o triplo. Até pode marcar 27 golos, mas não consegue “fazer” 27 golos, porque muitos deles era o argelino que os fazia. Às vezes, bastava um cabeceamento à Slimani. Não sei se me fiz entender…
        Mas o problema maior até reside no 2 avançado, porque aí a diferença de qualidade piorou bastante.

        • Ricardo Ricard
          Posted Setembro 20, 2016 at 5:17 pm

          O preço é que faz os jogadores? Quando o Slimani custou 300 mil euros o que é disseram?

  • Lizard King
    Posted Setembro 20, 2016 at 3:22 pm

    A falta de estudo do adversário sempre foi a minha crítica sobre o JJ. Ele não prepara as suas equipas de acordo com as características dos adversários, porque aqui no campeonato português 90 % das equipas joga retraída contra os grandes, e então ele aborda mais a forma de actuar da sua equipa contra um bloco random, do que propriamente contra a equipa que está a defrontar. E é por isto que ele é muito mais bem sucedido no campeonato português do que nas competições europeias durante a sua carreira. Recordo de 2 exemplos: Um, de um jogo do Benfica em Paris contra o PSG, em que ele afirmou que não estava à espera do posicionamento do Ibra(em que recuava para buscar a bola) quando bastava ver 2 ou 3 jogos do PSG para perceber isso. O outro exemplo foi num jogo contra uma equipa israelita que o Benfica defrontou na Champions à uns anos e que praticamente afirmou que não conhecia nada da equipa.

    Sobre isso relembro sempre um episódio de Vilas Boas, quando o Porto defrontou o Limianos, em que o treinador afirmou que ficou impressionado com AVB quando este no final do jogo lhe deu um relatório completo e muito pormenorizado sobre o Limianos. ..

  • Manuel Teixeira
    Posted Setembro 20, 2016 at 3:22 pm

    O meu pai fartava-se de dizer isto quando ele estava no Benfica: “Se tivermos a ganhar 4-0 ele não para de berrar. Se estivermos a perder tá caladinho que nem um rato!”

    O Estoril vai pagar a fatura desta derrota, com muita pena minha.

    • Nickles
      Posted Setembro 20, 2016 at 3:37 pm

      Nunca entendi a razao para ele fazer isso. Quando está a ganhar grita, insulta os jogadores, faz 30 por uma linha mas, quando está a perder…
      Deve ser para mostrar que é o “verdadeiro” obreiro da vitória.

      • Ricardo Ricard
        Posted Setembro 20, 2016 at 4:23 pm

        Tem tudo a ver com o ego…Quando o Benfica goleava ele queria ser o centro das atenções porque era o principal responsável pelo resultado. Quando estava a perder desaparecia para ser o menos responsável.

    • chemahatma
      Posted Setembro 20, 2016 at 3:40 pm

      Ele sabe que qd está a ganhar as câmaras focam nele.

  • jolasdasagres
    Posted Setembro 20, 2016 at 3:24 pm

    Jefferson estando bem é o melhor lateral esquerdo do Sporting não faz sentido não ser utilizado .
    Na direita é que é mais complicado e os dois jogadores são banais e é de longe a pior posição do plantel.
    Relativamente ao Gil Dias , durante o jogo fui pesquisar o jogador porque fiquei com exactamente a mesma ideia que o Nuno R tão bem retrata em mais um excelente texto .

    • chemahatma
      Posted Setembro 20, 2016 at 3:52 pm

      Eu que não sou treinador, não sou adepto do Rio Ave FC e ainda só tinha visto 10/15min deles contra o FC Porto e sabia quem era o Gil Dias.

  • Ricardo Ricard
    Posted Setembro 20, 2016 at 3:28 pm

    O que é certo é que há um tempo muita gente dizia que o Bruno Cesar chegava bem para lateral já que o Midas transformava água em vinho ou que o Campbell era um grande jogador e que os adeptos do Arsenal choravam com o seu empréstimo. Quando na verdade o Brasileiro é bom a lateral contra equipas do Inatel e o Costa-Riquenho só sabe correr com bola e fazer umas fintas,de resto é imaturo,não defende e tacticamente é muito mau. A verdade também é que o Sporting não fez um super-jogo contra o Real Madrid como o clube,os adeptos e quase toda a comunicação social andaram a vender,simplesmente fez um jogo competente e o Real fez um jogo horrível,adoro o argumento que o Real jogou mal porque o Sporting não deixou jogar bem. Depois a ajudar à festa vieram as declarações do Jesus. Já fizeram a cama a muitos treinadores por muito menos e são este tipo de coisas que fazem do Jesus aquilo que é…Bom treinador em alguns aspectos e uma mau treinador em outros. A mexer no banco Jesus sempre foi medíocre por exemplo. A sua arrogância é o que não lhe permite nem nunca irá permitir chegar mais longe e espero que não ganhe mais nada no Sporting porque simplesmente não merece.

    • Wonderkid
      Posted Setembro 20, 2016 at 4:03 pm

      Os adeptos do Arsenal, efectivamente, “choraram” a saída de Campbell. Não é por este ter feito um mau jogo pelo Sporting que isso mudou.

      • Ricardo Ricard
        Posted Setembro 20, 2016 at 4:09 pm

        Não são os adeptos do Arsenal…São alguns adeptos!
        Assim como alguns choraram e outros festejaram a saída do Adu,Urreta ou do Ola John do Benfica.

        • Wonderkid
          Posted Setembro 20, 2016 at 5:24 pm

          Então vamos fazer o seguinte: pesquise no google “joel campbell signs for sporting”; clique no primeiro resultado da pesquisa (notícia do Daily Mail) e veja se “alguns adeptos” não são a maioria dos adeptos do Arsenal que comentaram a notícia. Repita o exercício para quantas notícias quiser referentes à vinda do Joel Campbell para o Sporting (de meios de comunicação social Britânicos, obviamente) e depois venha cá escrever de novo que são “alguns adeptos”.

          PS – não conheço nenhum Benfiquista nem vi nenhum comentário de nenhum Benfiquista em lado nenhum a chorar as saídas de Adu, Urreta ou Ola John do Benfica.

          • Ricardo Ricard
            Posted Setembro 20, 2016 at 6:43 pm

            Só assim de repente ninguém se lembra do Urreta ser o melhor jogador contra o Porto e depois nunca mais jogar. Ninguém reclamou,fui eu que sonhei.

            Pesquisando no google tambem encontras o seguinte de 2015: “Arsenal looking to offload flop Joel Campbell this summer” ou “Campbell, 22, has failed to make an impact for the Gunners in his four-year spell since arriving from Saprissa in 2011.”

            Claro que depois tornou-se um craque.

          • bmcrl
            Posted Setembro 20, 2016 at 8:15 pm

            O Arsenal deve ter mais adeptos que os que comentaram. Apenas os que estavam descontentes se manifestaram… Mas vá, choraram todos, queriam todos o Campbell porque ele é uma estrela tal como demonstrou nos últimos anos da sua carreira.

            • Wonderkid
              Posted Setembro 20, 2016 at 11:16 pm

              Têm razão, os Sportinguistas é que sonharam que os adeptos do Arsenal choraram a saída do Campbell.

              Aliás, os comentários nas páginas do facebook afectas ao Arsenal, nos fóruns e nas notícias dos media Britânicos foram todos feitos por Sportinguistas a fazerem-se passar por adeptos do Arsenal! ;)

  • Miguel
    Posted Setembro 20, 2016 at 3:29 pm

    GRANDE texto Nuno R.
    Concordo com tudo, parabens por essa visão tão acertada (pelo menos para mim) das coisas

  • Mário Silva
    Posted Setembro 20, 2016 at 3:31 pm

    O ultímo ponto na minha opinião é o mais relevante.
    O Rio Ave é uma equipa tradicionalmente complicada para o Sporting e o Jesus não parece ter respeitado o histórico de confrontos entre as duas equipas.

    Em Guimarães poderá ocorrer a mesma situação.

  • PP#SLB
    Posted Setembro 20, 2016 at 3:32 pm

    Sporting so joga bem contra os grandes!

  • António
    Posted Setembro 20, 2016 at 3:32 pm

    Se quando um artigo é diferente, acutilante e nos dá uma perspectiva diferente sobre um assunto já muito debatido os elogios são feitos, é preciso ver que as críticas devem obedecer à mesma regra. E este texto demonstra tudo o que está mal com o futebol em Portugal (uma realidade que acredito que o VM tenta combater).
    Antes de tudo o enorme enfoque que se dá aos 3 grandes, artigos e artiguinhos a analisar pormenores já sem grande importância.
    O não-mérito atribuído à equipa do Rio Ave, um clube que tem tido um incrível crescimento sustentado, que tem disputado finais e competições européias não pode ser tratado com este desprezo, denominado de Clube “sem grande futebol”.
    E no 1o golo do Rio Ave o que vejo é um corte de peito, saída a jogar com 3 ou 4 dribles lá pelo meio. Será tudo inércia do Sporting? Ou haverá enorme mérito desse central (sem o nome dele se dignam a pronunciar), por sinal um renegado de JJ.

    Todos adoram a Premier League, e dizem que é melhor liga do mundo, que o equilíbrio entre equipas e a imprevisibilidade a tornam incrível. No entanto aqui está um texto a contribuir uma vez para o centralismo do futebol português.
    De um Vileiro

  • JoseRibeiro
    Posted Setembro 20, 2016 at 3:34 pm

    Concordo com tudo o que é dito aqui. Fui um dos infelizes que foi ao estádio no Domingo a pensar que ganharíamos e que iríamos segurar o primeiro lugar mas em vez disso vi uma das piores exibições da era Jesus.

    Logo nos primeiros 10/15 minutos foi possível detetar quase todos os erros que viriam a determinar a derrota: qualidade horrível dos laterais (se Bruno César apenas foi mau a defender, Schelotto foi péssimo a defender e a atacar não tendo quase nenhuma ação positiva) e falta de capacidade de pressão na primeira fase de construção. Relativamente a este último ponto a culpa não é de William e Adrien, mas sim de André, Alan Ruiz e Campbell (este último cheguei a pensar que estava lesionado pois nunca o vi defender para trás, algo claríssimo no segundo golo). E quando se joga apenas com 2 médios eles não conseguem segurar uma equipa sozinha se os avançados e alas não participarem no processo defensivo.

    Espero que este jogo tenha sido um despertar para TODOS. BdC reagiu bem no pós-jogo (algo que é uma raridade) assim como JJ (esteve perfeito na análise do pós-jogo) . Sexta e terça vão ser dois jogos onde a vitória é exigível, e espero que de uma vez por todas JJ pare com os auto-elogios pois está mais que visto que os únicos resultados são motivação extra para os rivais e humilhação para o clube que ele representa.

    Aproveito também para acrescentar que Matheus (que sábado provou que a segunda liga é brincadeira para ele) deveria ter uma oportunidade. Não se entende como um jogador o ano passado cumpriu de forma exemplar contra o Porto não tenha mais oportunidades na equipa principal quando os reforços (Markovic e Campbell) ainda não conseguem fazer a diferença.

  • PP#SLB
    Posted Setembro 20, 2016 at 3:34 pm

    O Sporting so joga bem contra os grandes!
    Diria mais, como acontecia com o Benfica que os jogadores as vezes ja nao podiam com ele, parece que alguns do Sporting tambem ja nao podem com ele (ou com o presidente). William e Adrien!?

  • Stalley
    Posted Setembro 20, 2016 at 3:37 pm

    Excelente Post, NunoR.

    Naquele dia fiquei puto, o que se notou no meu comentário ao jogo, nem tanto pela derrota( não se ganha sempre), mas sim pela atitude da equipa em campo e ainda por Jorge Jesus ter inventado e reagido depois muuuito tarde aos acontecimentos (3-0 na mata qualquer equipa, a partir dos 2-0 tinha que mexer no onze).
    Naquele dia, o meio campo estava todo roto e o lado esquerdo nem existiu, tem algum sentido Bruno Cesar, jogar a DE em Vila do Conde com Jefferson no banco?
    O ataque era onde Jesus devia ter estado quieto, pelo menos no Bas Dost,…

    Enfim, uma semana para reflectir, principalmente para Jorge Jesus.
    Contra o Estoril, espero uma excelente resposta da equipa, que os adeptos bem merecem, aqui é algo que não se podem queixar, agora o troco tem que ser dado dentro de campo.

  • ZRodrigues
    Posted Setembro 20, 2016 at 3:37 pm

    Estou desejoso de ver é o Rio Ave contra o benfica, para ver se o Roderick vai ser um autêntico Beckenbauer , o Gil Dias a partir a loiça toda e o Guedes a fazer o que o Benzema não conseguiu (ganhar duelos ao Coates).

    • Manuel Teixeira
      Posted Setembro 20, 2016 at 3:56 pm

      Eu estou desejoso de ver o Besiktas-Galatasaray no sábado, para ver se o Talisca se arma em Juninho Pernambucano, o Aboubakar em Eto’o e o Quaresma em Kevin de Bruyne.

      • Nuno R
        Posted Setembro 20, 2016 at 4:04 pm

        o Quaresma é gajo para se pôr a fazer umas fintas à entrada da área sendo o último jogador…

      • ZRodrigues
        Posted Setembro 20, 2016 at 10:58 pm

        O Aboubakar e o Quaresma jogaram muito, então o Quaresma a fintar sendo o ultimo homem,
        E o que teve de especial o livre do Talisca? Um grande frango, antes assim…

    • Martin Pringle
      Posted Setembro 20, 2016 at 4:06 pm

      Isto serve para os adeptos dos três grandes!
      Os clubes pequenos querem sempre vencer por vezes conseguem mascarar as diferenças e fazem uma surpresa a maioria das vezes não, por isso são pequenos e os outros grandes.
      Também podemos dizer: quero ver se o Setúbal joga igual contra o Sporting! Provavelmente vai a Alvalade e leva 5… Ou seja vai ter um resultado normal entre pequenos e grandes!

    • Nuno Pereira
      Posted Setembro 20, 2016 at 4:14 pm

      ZRodrigues, estou desejoso que chegue Maio para ver se essa azia continua…

    • cards
      Posted Setembro 20, 2016 at 5:27 pm

      Por essa lógica quero ver o que Vitória faz contra o Sporting em alvalade se empatou na luz tem que no mínimo empatar em Alvalade.

    • Bernardo
      Posted Setembro 21, 2016 at 1:09 am

      É muito engraçado. Agora os jogadores das outras equipas são todos craques mundiais, mas só jogam bem contra o Sporting, quando é contra os outros fazem se de fracos… Custa lhes a carreira internacional inteira, mas nao faz mal, tudo vale a pena se conseguirem prejudicar o Sporting, afinal eles não têm familias que suportar nem nada, o que interessa é a conspiração mundial contra o Sporting!

  • Kafka
    Posted Setembro 20, 2016 at 3:37 pm

    Com muita pena minha, acho que foi um mero percalço circunstancial nada mais que isso

    O processo de jogo do Sporting, neste inicio de época, continua a ser o mais consistente dos 3 grandes…foi um mau jogo só isso, duvido que aconteça mais vezes e o mais provável (espero estar completamente errado) é o Estoril na 6ª feira levar já uma goleada

    • Jose
      Posted Setembro 20, 2016 at 3:49 pm

      Que estranheza de Benfiquisto

      • Filipe A
        Posted Setembro 20, 2016 at 7:15 pm

        Isso não é Benfiquismo é a tática do chora piscos…
        Tá sempre a chorar aqui no VM, o benfica reforçou-se bem e por causa de uma posição pensa que somos muito maus.
        Para não falar que faz de jesus algo que não é, porque se o fosse já não tava em Portugal

        • Kafka
          Posted Setembro 20, 2016 at 7:49 pm

          Onde é que estou a chorar?

          Para mim o Jesus é melhor que o Rui Vitória, logo se Benfica e Sporting para mim têm planteis similares, mas o Sporting tem melhor treinador, é normal que o considere o principal favorito

          Mas já que tu és artista, então presumo que para ti o Benfica seja o principal candidato a vencer a Champions certo? não me digas que és bebe chorão?

        • Kafka
          Posted Setembro 20, 2016 at 7:50 pm

          Já agora se para ti o Jesus é fraco porque esta em Portugal, significa então que para ti o Rui Vitória também é fraco porque afinal também esta em Portugal certo? upss…

          • Filipe A
            Posted Setembro 21, 2016 at 12:13 am

            Adoro quando dizes ups…
            Sabes ler? Vês algum comentário meu a dizer que o Rui Vitória é melhor que o JJ?
            Por e simplesmente tou farto mas mesmo fartinho que desvalorizem o RV e valorizem o JJ como se ele tivesse ganho tudo e a todos.
            Ele em 6 anos de benfica perdeu tudo (ou quase tudo) em 3 e agora no 1º ano do Sporting só ganhou a supertaça…
            Porque é que valorizam assim tanto o plantel do Sporting? Achas o dost melhor que o sli? Achas que alguma das contratações é melhor que JM?
            Sim estás a ser chorão…
            O andré horta é um jogador com potencial compromete imenso no meio campo vai ser complicado jogar com grandes com ele, mas renato só há 1 e não se encontram jogadores com 19 anos com a maturidade que o Horta já apresenta

        • Kafka
          Posted Setembro 20, 2016 at 8:08 pm

          Por fim e só para nos localizarmos, desde quando é que para ti o Rui Vitória é melhor que o Jesus?

          Tu não me digas que por exemplo em Março/Abril de 2015 tu dizias à boca cheia que o Jesus era mediocre e que o Rui Vitória era melhor que o Jesus??

    • spinfas
      Posted Setembro 20, 2016 at 3:52 pm

      Pois, com muita pena minha, o Estoril vai levar por tabela…

    • Ntorion
      Posted Setembro 20, 2016 at 5:08 pm

      Foi um percalço, caso n volte a apostar em 4 ou 5 jogadores sem intensidade… caso volte a entrar com estes “brinca na areia” todos ao mesmo tempo vai voltar à acontecer… claro que pode fazer como o ano passado e abdicar da europa.
      Outro facto é que contratou 4 avançados e dois alas direitos e nenhum defesa esquerdo, que é onde se aponta a lacuna neste jogo com o rio ave… e por falar em defesa esquerdo, quem foi aquele cepo em que ele apostou uma época inteira no Benfica? Emerson? Portanto já sabemos que ele nem sempre aprende com os erros, antes prefere insistir para ver se prova que são os outros que estão errados…

      • Gil Rodrigues
        Posted Setembro 21, 2016 at 1:55 am

        se ele tivesse apostado num só cepo para lateral esquerdo: Emerson, Peixoto, Carole, Melgarejo, Cortez, e outros que mal “calçaram”

    • cards
      Posted Setembro 20, 2016 at 5:28 pm

      Foi o primeiros dos muitos percalços que o Sporting terá esta época.

    • cards
      Posted Setembro 20, 2016 at 5:29 pm

      Foi o primeiro de muitos percalços que o Sporting terá esta época.

    • Joao X
      Posted Setembro 20, 2016 at 5:29 pm

      “O Sporting é tão candidato que já está a 2 pontos do Benfica e a 3 do Porto”. Então e agora que o Benfica passou para a frente? O candidato é agora o Benfica, não?

      • Kafka
        Posted Setembro 20, 2016 at 5:48 pm

        O Sporting nunca teve a 2 pontos do Benfica e a 3 do Porto

        Depois eu nunca disse que o Benfica não era candidato, o que eu disse é que o principal candidato ao titulo é o Sporting, porque PARA MIM, o Benfica e Sporting têm planteis similares, mas o Sporting tem melhor treinador

        Logo planteis similares com treinador melhor, faz do Sporting o principal candidato PARA MIM

    • João Duarte
      Posted Setembro 20, 2016 at 5:42 pm

      Concordo que tem sido o mais consistente, mas agora já perdeu (alguma) margem de erro. E a confiança também levou um abanão. Ainda assim também acho que irá voltar ao normal.

    • The Sporting Fan
      Posted Setembro 20, 2016 at 6:42 pm

      Espero sinceramente que tenhas razão.

      Prevejo, sinceramente, que não.

    • Gil Rodrigues
      Posted Setembro 21, 2016 at 1:51 am

      A alteração é que o JJ (ficou a saber que só tem 12 ou 13 jogadores que dão garantias) para a próxima não vai rodar no campeonato, mas sim rodar na champions.

      Pensando bem: jogar com o André e o Alan, foi a justificação perfeita para poder voltar ao tradicional JJ de “por os ovos todos no mesmo cesto” (campeonato) e cag** na champions.

  • chemahatma
    Posted Setembro 20, 2016 at 3:39 pm

    Nuno R sempre em grandes análises.

  • Joaquin
    Posted Setembro 20, 2016 at 3:43 pm

    Não tinhamos o melhor plantel nem temos o pior agora, foi um jogo para esquecer, tudo nos correu mal, o schelloto parecia um lateral das distritais, o coitado do bruno césar também. Na frente continuo sem perceber o porque do alan ter custado 8 milhões.. O sporting todos os anos têm este tipo de jogos, jogam mal e tudo sai mal ( o rio ave praticamente nos primeiros 3 remates faz 3 golos), foi uma derrota justa e merecida a qual espero que sirva de abre olhos para todos os que achavam q o campeonato ia ser um passeio. Mas é bom que estes jogos aconteçam agora e não no fim. Sexta feira há mais um jogo e é pensar no futuro, não ficar a remoer por estes 3 pontos.

  • Wonderkid
    Posted Setembro 20, 2016 at 4:06 pm

    100% de acordo com esta análise do Nuno R.
    É incrível como se conseguiu à “última da hora” jogadores como o Elias ou o Markovic, mas não sei conseguiu colocar o Jefferson e contratar um lateral esquerdo que esteja ao nível do resto do 11 titular.

  • N.S.
    Posted Setembro 20, 2016 at 4:20 pm

    Mas que mito que os sportinguistas estão a criar, o de que fizeram um grande jogo frente ao real Madrid. Tão absurdo como a do Adrien secar o Modric. O Sporting fez um golo aos trambolhões num ressalto aproveitado pelo Bruno Cesar e ainda teve a sorte das bolas nos ferros. A verdade é que o Real jogou q.b. e não jogou muito diferente do que faz contra equipas do meio da tabela da La Liga, apenas teve pouco acerto na finalização com um Bale e Benzema desinspirados.

    O pecado de Jesus não é um pecado, somente a sua incompetência. Não tem capacidade de ler o jogo e melhorar a equipa com substituições cirurgicas. Falha sempre nos momentos decisivos como no ano passado no Sporting- Benfica, no Benfica-Porto de 2013 e nas duas finais europeias. Um completo fracasso esta sua passagem no Sporting; com todo o esforço financeiro que fizeram chegará ao segundo ano a “ganhar bola”, zero, e fazendo bem pior que o seu antecessor que teve uma dupla de centrais de 2a divisao. Contentes estarao os benfiquistas e portistas de não ter este falhado com um ordenado de 8M a minar o clube. Sim, porque outro mito já generalizado nas mentes dos sportinguistas é a de que o Jesus, apesar dos fracos resultados desportivos, é um midas que potencia jogadores como ninguém. Ora bem, o Porto fez as melhores vendas da sua história com treinadores como Vitor Pereira e Lopetegui, serão estes treinadores também Midas? E o Rui Vitória que vende um menino de 18 anos por 35M + 45M deve ser chefe alquimista por essa lógica.

    • nuno
      Posted Setembro 20, 2016 at 4:34 pm

      Esse mito do Jesus ser o midas a potenciar jogadores demorou 6 a ser criado. Não pode ser destruido assim tao facilmente.

    • Pedro Carvalho
      Posted Setembro 20, 2016 at 4:41 pm

      A marca e toda a imprensa desportiva internacional não viram o mesmo jogo que tu. Mas se calhar são eles que estão mal e tu é que estás certo..

    • Carlos F.Silva
      Posted Setembro 20, 2016 at 5:18 pm

      Chamar ressalto a uma assistencia do Bryan Ruiz, enfim,..só de quem precisa mesmo de óculos.

      • Wey
        Posted Setembro 20, 2016 at 6:18 pm

        Reveja o golo novamente . Passe de kroos para bruno cesar

        • Carlos F.Silva
          Posted Setembro 20, 2016 at 7:34 pm

          Do site oficial… cronica do desafio… onde fala do Kroos?

          Bruno César (Sporting CP) scores!

          The visitors take the lead and you could not say they do not deserve it. Ruiz tries to poke a pass into the box and it breaks to the Brazilian, who curls inside the left-hand post and beyond the reach of Casilla. Are Sporting heading for their first-ever UEFA competition win in Spain?

          Voce é que deveria rever o jogo de novo.

          • Wey
            Posted Setembro 20, 2016 at 9:50 pm

            A uefa nao atribiu assistencia Ruiz, ressalto entre ele e Modric

            • Carlos F.Silva
              Posted Setembro 21, 2016 at 4:59 pm

              Modric? Então não foi o Kroos?.. cada tiro, cada melro, daqui a pouco foi passe do Pepe (que nem jogou).
              Você só de desdiz e contradiz…. Txauuuuuu

    • Sérgio R.
      Posted Setembro 20, 2016 at 5:51 pm

      André Ventura, queriam-lhe bater não era?

    • JoseRibeiro
      Posted Setembro 20, 2016 at 7:27 pm

      O Real, para além do golo apenas teve mais uma oportunidade por Ronaldo. Mas tens razão, foram os Sportinguistas a criar o mito. A Imprensa Nacional e Estrangeira nem sequer disse que o Sporting foi superior e merecia ter ganho. Claro que não. Tudo mito.

      Mas pronto, já se torna inútil discutir com gente que continua sem admitir o crescimento que JJ deu ao Sporting.

    • bmcrl
      Posted Setembro 20, 2016 at 8:19 pm

      Estão a querer fazer de alguns jogadores do Sporting aquilo que eles não são.

  • João
    Posted Setembro 20, 2016 at 4:33 pm

    Vou apenas falar da questão do defesa esquerdo, pois estou com pressa para sair. Mais logo tento vir cá comentar o resto.

    O problema é que Jefferson ainda defende pior que Bruno Cesar e o Marvin não defende melhor que o chuta chuta, ou seja, com bola o Bruno César é o melhor e sem ela também(aqui pode empatar com o Marvin, mas mesmo assim creio que o brasileiro seja superior, mesmo a defender numa posição que não é a sua). A diferença é que Marvin tem tido ou o Bruno César ou o Bryan Ruiz, que ajudam bastante o defesa esquerdo, já o Bruno César teve à sua frente um Campbell que defende 0, ou pelo menos nesse jogo defendeu 0, não vinha atrás ficando o Bruno César sempre sozinho contra 2 ou 3 do Rio Ave. Claro que o Bruno César também tem culpas e por vezes foi ultrapassado no 1×1, mas o principal problema não foi esse. Já que falei no Campbell, acrescentar apenas mais uma coisa, devido às suas características ele nunca poderá jogar na esquerda, pois fica limitado a nível de movimentos, é quase como jogar com 10, com ele ali, por isso ou ele joga na direita(onde está tapado e bem pelo Gelson), onde tem que começar a defender obviamente, ou a 2º avançado.

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 20, 2016 at 4:57 pm

      Que o Jefferson é muito melhor a atacar do que a defender toda a gente sabe,agora que é pior que o Bruno Cesar a defender é uma novidade para o mundo inteiro. Por amor de Deus…

      • ZePedro
        Posted Setembro 20, 2016 at 6:19 pm

        Que jogo mau do Bruno César a lateral no Sporting tinhas visto antes deste? Sê sincero…nenhum não é?

      • João
        Posted Setembro 20, 2016 at 8:57 pm

        Ricardo o Jefferson é simplesmente medíocre a defender(é o pior defesa dos grandes, mas com larga diferença), já o digo desde 2013 por isso estou à vontade para falar. E essa de novidade para o mundo inteiro é porque anda desatento, pois já muita gente diz o mesmo e há bastante tempo.

    • DavidDop
      Posted Setembro 20, 2016 at 6:09 pm

      Claramente errado. O jogador com melhores carateristicas para ser trabalhado é o Marvin, o que lhe falta é posicionamento e concentração, que são “fáceis” de treinar e transmitir. Se ele jogasse vs Rio Ave, pelo menos em corrida o Gil Dias não tinha a mesma facilidade. O Jefferson não era assim tão mau a defender, mas nem me lembro do último jogo de jeito que ele fez. A solução mesmo, e que já devia ter sido feito na pré época, era reforçar as laterais. Falar do lado esquerdo, sem falar da nulidade que foi aquele Schelloto……..!

  • Joao
    Posted Setembro 20, 2016 at 4:34 pm

    Eu sou benfiquista e continuo a achar que o ultimo jogo do sporting nao passou de um deslize e que tirando o comportamento do treinador perante o microfone, o sporting continua a ser o mais forte e o favorito infelizmente.

    • The Sporting Fan
      Posted Setembro 20, 2016 at 6:38 pm

      Não entendo como é que foi criada essa crença de que o Sporting é favorito. 3 equipas grandes. Uma delas dispensa apresentações. A outra é tricampeã nacional. O Sporting, que é o que sobra, não vence o título há 14 anos.
      Ok que estes argumentos podem valer de pouco, mas mesmo olhando para os plantéis das equipas, o plantel do Sporting está longe de ser o melhor.

    • bmcrl
      Posted Setembro 20, 2016 at 8:21 pm

      O tricampeão, que por acaso tem o melhor plantel e manteve o treinador que conquistou o título na época passada com o recorde de pontos na Liga, e que tem uma estrutura bastante sólida (que tem vindo a cimentar-se ao longo dos anos) e que sabe defender os seus interesses como ninguém, não é o favorito?
      Como benfiquista a não conquista do tetra será uma desilusão.

  • cb31
    Posted Setembro 20, 2016 at 4:46 pm

    Quando há tantas pessoas a criticar o mourinho e temos, aqui mesmo ao lado, um treinador teimoso que erra sempre no mesmo, não evoluí com o passar do tempo… Com tão poucos títulos numa carreira já bem longa… É verdade que Jesus consegue construir uma equipa e colocá-la a fazer boas exibições mas, quando as coisas correm mal, ele simplesmente não sabe o que fazer ou o que alterar durante um jogo. Este senhor é que é arrogante.

    • Carlos F.Silva
      Posted Setembro 20, 2016 at 5:16 pm

      Essa “com tão poucos titulos numa carreira já bem longa” é uma autêntica pérola!
      Queria que ganhásse titulos no Felgueiras, E Amadora, Amora, etc etc…
      Cada vez perco mais a vontade de vir aqui ler tamanhas afirmações sem nexo.
      (Podem não gostar dele, isso aceito perfeitamente, mas há limites)

      • cards
        Posted Setembro 20, 2016 at 5:36 pm

        Rui Vitória venceu títulos no Vitória e foi a uma final com o Paços de Ferreira.

      • Ricardo Ricard
        Posted Setembro 20, 2016 at 5:37 pm

        O Vitória não ganhou uma Taça de Portugal com o Guimarães?

        • The Sporting Fan
          Posted Setembro 20, 2016 at 5:56 pm

          O Vitória de Guimarães, na minha opinião, é superior ao Felgueiras, ao Estrela da Amadora e ao Amora.

          Os clubes que Jesus treinou que pudessem ganhar títulos foram o Belenenses e o Braga. E foi a uma final daTaça.

          • Ricardo Ricard
            Posted Setembro 20, 2016 at 6:37 pm

            Que eu saiba o Jesus treinou o Braga e o Guimarães…

            • Marques
              Posted Setembro 20, 2016 at 6:58 pm

              Guimarães? acho que nunca, mas nao vou jurar.
              No Braga ganhou uma Intertoto.. se é que se pode dizer que ganhou

              • OlaTudobem
                Posted Setembro 20, 2016 at 7:52 pm

                Treinou o Guimarães em 2003-2004. Depois disso foi Moreirense, U.Leiria, Belenenses, Braga e Benfica. Até desceu de divisão com o Moreisense e sim, ganhou a tal taça Intertoto com o Braga tendo chegado também a uma final

              • Tiago
                Posted Setembro 20, 2016 at 8:20 pm

                So para clarificar o Jesus já passou por 7 clubes atualmente na 1a divisao ( sporting, benfica, braga, belenenses, guimaraes, setubal e moreirense), tendo treina do tb 3 outros clubes na altura na 1a divisao: estrela amadora, felgueiras e leiria. Parece que nao mas ainda passou por bastantes clubes ate chegar onde chegou e nao foi uma ascensao nada rapida.

        • Pedro Salgado
          Posted Setembro 20, 2016 at 6:15 pm

          Não! o Rui VItória ganhou uma Taça com o VItória Sport Clube, vulgo Vitória de Guimarães.

      • João Duarte
        Posted Setembro 20, 2016 at 5:40 pm

        Em relação a ganhar títulos nesses clubes estamos de acordo, é difícil (ainda assim não impossível, há treinadores dessas equipas que já ganharam qualquer coisa com elas), mas então ele que não se gabe e não diga que é o melhor. É que se fosse o melhor de sempre não estava onde está nem tinha ganho ´”apenas” o que ganhou.

        • Ricardo Ricard
          Posted Setembro 20, 2016 at 5:46 pm

          Se fosse o grande mestre deste e do outro mundo não deveria ter tido uma oportunidade num grande mais cedo?

          • OMotoqueiroGuti
            Posted Setembro 21, 2016 at 2:45 pm

            No futebol não reina a meritocracia: o Paulo Sérgio, por exemplo, foi para o Sporting numa altura em que estavam todos com a mania de encontrar o novo Mourinho. Assim como há jogadores que nunca tiveram oportunidades num grande, há treinadores que também não a tiveram por motivos extra-quatro linhas. Se o Ricardo Ricard ainda não se apercebeu disso… então anda pouco atento ao Futebol. Outro exemplo: porque motivo Rui Jorge se tornou treinador sub-21? Que experiência tem ele? Muito pouca comparada com alguns treinadores de escalões inferiores. No futebol, como na vida, há sempre o factor sorte (que nem sempre se domina) e o factor “relações inter-pessoais” …

            • Ricardo Ricard
              Posted Setembro 21, 2016 at 3:13 pm

              Quem é bom mais tarde ou mais cedo chega ou demonstra competências para um grande. A minha dúvida é porque é que o Jesus demorou tanto tempo e mesmo assim quando foi para o Benfica havia quem duvidasse da sua qualidade.

      • Harryke
        Posted Setembro 20, 2016 at 5:46 pm

        Carlos, acho que a questão que se põe aqui é o porque de não ter chegado a um clube de maior dimensão mais cedo, como é o caso de Marco Silva, Villas Boas, Rui Vitoria, entre outros. Ao juntar à longa lista de finais e campeonatos perdidos sem perdão, a atitude que apresenta JJ não tem fundamento, contrariamente a Mourinho que pega no Porto e é campeão europeu. Veja se o exemplo do Inter, em que pega numa equipa que ninguém dava nada por eles numa altura em que AC Milan, Barcelona e Man United dominavam o futebol e limpa tudo em 2 anos.

        Em suma, a avaliação feita é esta: Feitios idênticos, um deles não tem sequer metade da moral do outro que obteve feitos históricos.

        • Kafka
          Posted Setembro 20, 2016 at 6:55 pm

          O Milan dominava o quê?

          O Mourinho quando chegou ao Inter o Milan já estava neste buraco, vinha da ressaca do calciocaos e andava perdido na tabela tanto que o Inter já era Tri-campeão na altura

          E depois ninguém dava nada pelo Inter? Na altura o Inter era uma das 6/7 melhores equipas do Mundo

        • Carlos F.Silva
          Posted Setembro 20, 2016 at 7:06 pm

          Nisso de não ter chegado a um Clube grande mais cedo, posso concordar mas… e só neste século, FCP apostava em Mourinhos, Vilas Boas, V Pereira,(com as gafes Victor Hernandez, Octavio Machado, Couceira, pelo meio).
          O Benfica apostava em nomes conhecidos (Heynckers Camacho, F Santos, Quique Flores, Koeman.)
          O Sporting mudava, (Boloni, F Santos, Peseiro), depois 4 anos P.Bento, alguma melhoria, mas depois foi o que se viu, depois “enlouqueceu” a contratar treinadores.. Paulo Sérgio, Domingos, Sa Pinto etc (não coloco nesta lista Carvalhal e Jesualdo).
          Jesus ainda não tinha feito “grande coisa” nos clubes onde passou e os 3 grandes não o olhavam como muito candidato..até que um dia no verão de 2009 sucedeu o que todos sabemos :-)

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 20, 2016 at 5:31 pm

    O Campbell não pode jogar a extremo! Ele é daqueles jogadores vedetas que só quer atacar e defender está quieto! O Sporting tem que usar o Bryan ou o Bruno César para o lado esquerdo, porque estes ajudam em tarefas defensivas o que é muito importante no 4-4-2 do Jesus.

    Outro problema é que o Dost não é o Slimani: mas não podem cascar já em cima dele. O Slimani quando jogou ao Sporting também não jogava tão bem como quando saiu.

  • Pedro Salgado
    Posted Setembro 20, 2016 at 6:10 pm

    O Jesus tem muitos defeitos, agora afirmar que não estuda os adversários não tem qualquer fundamento. Se há coisa que o Jesus conhece muito bem – daí a sua mais-valia- é o campeonato nacional. O jogo em Vila do Conde apenas correu mal. Somente isso. Só tenho pena é que não aconteça mais vezes aos “grandes”, era bom para o futebol nacional e para a sanidade de muitos adeptos, analistas, jornalistas, comentadores e afins que pululam por aí que perante uma derrota colocam tudo em causa: jogadores, treinadores e dirigentes.
    De uma forma subliminar, este texto apenas confirma uma ideia que perpassa nos adeptos nacionais: uma derrota de um “grande” só acontece por demérito. As outras equipas apenas existem para fazerem número, para terem a possibilidade de defrontarem estes gigantes nacionais e serem derrotadas sem apelo nem agravo.
    O curioso é que quando esses “grandes” batem o pé aos Madrids e Bayerns desta vida, são elevados à categoria de galácticos. A coerência no futebol é algo singular.

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 20, 2016 at 6:36 pm

      As equipas mudam de treinadores,jogadores,sistemas tácticos…Conhecer o campeonato é uma coisa,conhecer as equipas é outra.

  • Mister JóJó
    Posted Setembro 20, 2016 at 6:11 pm

    1 – David Luiz, Cortez, Emerson. Teimoso como tudo, teve uma boa adaptação que foi o Coentrão, de resto sempre que inventou saiu buraco.

    2 – Com 28 anos pelo preço que foi, foi bem vendido. Bas Dost é diferente mas deve ser tão bom como o Argelino. Agora com os Andrés desta vida é que fica dificil.

    3 – Os processos de JJ são complicados e demoram a assimilar. Muitas caras novas, muita gente que não sabe o que deve fazer. Lá para meio do campeonato devem haver melhorias significativas.

    4 – É do mais natural, jogar contra o Real, e deois contra o Rio Ave não ter a mesma motivação. Ainda mais para jogadores que não estão habituados a isto.

    5 – O plantel do Sporting é melhor que na temporada passada (na minha opinião) mas a meu ver o do Benfica é superior, tanto no 11 inicial como no banco. Schelottos e amigos das laterais são muito fracos, chegando ao ponto em que até o Bruno Cesar joga a lateral. Está tudo dito.

    6 – Jorge Jesus nunca foi bom a mexer na equipa durante os jogos. Mentalmente também é fraco. A prova disso foi ajoelhar-se em pleno Dragão. Também não funciona bem sobre pressão, e não sabe gerir egos.

    7 – Isto já foi bem exposto por outro user, JJ estuda alguns adversários, mas a maioria deles nem por isso. Preocupa-se mais com o processo da sua equipa do que com os dos adversários. É uma maneira de trabalhar, com os seus prós e contras.

    • Eagle
      Posted Setembro 20, 2016 at 6:48 pm

      Uma mentira dita muitas vezes não se torna verdade, Bas Dost nunca chegará ao nível do Slimani, você pode acreditar que cheegue, como eu também queria mas temos que ser realistas e aceitar os factos. 30M pelo Slimani foi bom financeiramente mas péssimo desportivamente, e o Bas Dost nunca será um Slimani, nem tão bom como ele, tinha que nascer 10 vezes.

      SL

      • Mister JóJó
        Posted Setembro 21, 2016 at 12:39 am

        O homem ainda agora chegou….Tem mais tecnica que o argelino, é bastante forte no ar, perde na garra obviamente, mas não me parece inferior.

        • Eagle
          Posted Setembro 21, 2016 at 9:44 am

          Amigo eu vi os jogos todos e não vi mais técnica no Bas Dost que no Slimani, se calhar estamos a falar de jogadores diferentes.

  • Nuno_m
    Posted Setembro 20, 2016 at 6:49 pm

    Excelente texto, mais uma vez, Nuno R.
    Concordo em absoluto.

    Depois do jogo de Domingo, so’ tenho de agradecer a Deus (ou Jesus, ou whatever) que nao deixou o Adrien sair. No ultimo dia do mercado, a novela ja me estava a meter nojo e estava numa de “por mim pode ir”. No jogo de Domingo, ja’ imaginaram o resultado sem o Adrien, possivelmente o jogador supostamente cansado mas com mais intensidade da equipa? Prefiro nao imaginar.

    Nunca e’ demais dar os parabens ao Rio Ave. Ganharam e muito bem, nem deram margem a choradeira no final.

  • SCP 1979
    Posted Setembro 20, 2016 at 7:22 pm

    Sinceramente não há muito que saber é utilizar o mesmo onze de Madrid substituindo Marvin pelo Jefferson, e o Jesus que se deixe de amuos com ele, já se viu que não é muito inteligente mas é tentar valorizá-lo até Janeiro e tentar vender para contratar um melhor que o Marvin. O Problema é que parece ser o Jesus que escolhe os jogadores, e apesar de ser na minha opinião o melhor treinador de campo em Portugal, tem um gosto péssimo na escolha de jogadores, parece que só vê futebol brasileiro e argentino, se fosse eu só contratava jogadores que jogassem na Europa, isto já para não falar que torrámos 8 milhões no Alan Ruiz e ele não vai fazer esquecer o Teo de maneira nenhuma, esse era maluco mas marcava golos e defendia, para gastar 8 milhões no Ruiz mais valia ficar com o Podence, é pequenino mas pelo menos corre e defende. Onze base tem de ser o de Madrid com Jefferson a lateral esquerdo e quando for para rodar fazer só uma alteração em cada jogo, não me venham com cansaço, estamos em Setembro e passaram 96 horas entre o jogo de Madrid e Vila do Conde.

    Saudações leoninas

  • bmcrl
    Posted Setembro 20, 2016 at 8:10 pm

    Lida mal com a pressão, mexe quase sempre mal na equipa e acha-se muito melhor do que aquilo que é. E este último defeito é essencial em qualquer profissão: uma pessoa tem de ter noção das suas limitações. Além disto, e como diz Rui Vitória, “quem só percebe de futebol não percebe nada de futebol”. A vitória moral em Madrid e o rebaixar o plantel para se elevar a si mesmo é de alguém que, além de egocêntrico, não me parece muito inteligente. Percebe muito de táctica, domina o 4-4-2 como pouco, etc etc, mas não me venham dizer que o homem é inteligente. “Podia metê-lo deste tamanhinho”, “não é meu colega”… E muitas outras pérolas do Mestre da táctica que não o favoreceram. Pode ganhar o campeonato, mas não é nem dos melhores do mundo, nem vale aquilo que ganha. O Mestre da táctica não passa disso.

    • João Duarte
      Posted Setembro 21, 2016 at 12:42 am

      “Quem só percebe de futebol, então de futebol nada percebe” é uma frase de Manuel Sérgio. Provavelmente repetida por Vitória que trabalhou com ele.

    • The Sporting Fan
      Posted Setembro 21, 2016 at 2:12 am

      “Não vale aquilo que ganha”.
      E quem define isso? Tu?

      • bmcrl
        Posted Setembro 21, 2016 at 10:16 am

        Dei a minha opinião. É a mesma discussão de “um jogador vale aquilo que pagarem por ele”… Tendo em conta a realidade portuguesa, especialmente a do Sporting, pagar 8M por ano a um treinador não me parece viável. E até podia começar a discutir a competência de BdC no que à gestão diz respeito, mas não vale a pena.

        • João Victor
          Posted Setembro 21, 2016 at 10:57 am

          8M? onde viste isso?

        • The Sporting Fan
          Posted Setembro 21, 2016 at 12:44 pm

          Portanto, tu que nem sequer tens nada a ver com o Sporting, vens dizer que um funcionário do clube “não vale aquilo que ganha”.

          Ou seja, estás em muito piores condições de avaliar o seu trabalho do que os dirigentes do clube, mas sabes que ele “não vale o que ganha”.

          E se os dirigentes do Sporting estiverem satisfeitos com ele? Já vale?

          Ah não te parece viável? Está bem. Então afinal tens razão.

          Quanto à gestão do Bruno de Carvalho, o melhor mesmo é não irmos por aí.

        • John Jesus
          Posted Setembro 21, 2016 at 4:00 pm

          A título de curiosidade quantos ordenados de JJ se pagam com as vendas de João Mário e Slimani?

          Quantos salários de JJ no Benfica pagaram as vendas de Di Maria, David Luiz, Matic, Enzo Perez, WItsel, Javi Garcia, etc
          Já para não falar da entrada direta na liga dos campeões, dos estádios cheios em razão de a equipa lutar por títulos, merchandising em razão da vitalidade do clube….

          Como é que tendo todos estes factos tão visíveis ainda se consegue dizer que JJ é um treinador caro?
          Caros são os Quiques Flores, Lopeteguis e Vercauterens, desta vida que recebem menos por ano mas não dão retorno nenhum.

          SD

  • PedroLx
    Posted Setembro 20, 2016 at 8:33 pm

    Ha uma semana atras, a nossa equipa era top, o nosso treinador era dos melhores do mundo, o Bruno Cesar jogava bem ate a central se fosse preciso… Agora os jogadores ja sao medianos, o treinador é incompetente, e estamos á beira do abismo…
    Nao se tiram conclusoes em cima de um jogo.

    • Sheuzap
      Posted Setembro 20, 2016 at 11:26 pm

      Ya era os jogadores do Braga terem sido tão eficazes como os do rio ave e estaríamos a falar dos 7 pecados do Rui vitória, pecados esses kê existem todos os jogos mas kê as equipas não tem sido eficazes. Já o scp raramente da hipóteses na defesa neste fim de semana deram mais abebias que o normal é calhou o adversário estar com a eficácia ao máximo. Na segunda parte nem uma oportunidade tiveram. Scp sempre.

      • Gil Rodrigues
        Posted Setembro 21, 2016 at 1:31 am

        Então está tudo bem! A derrota do SCP “não conta” porque o Braga falhou muitos golos…. e os que o Benfica falhou? não contam?

        Como de costume, tudo o que se passa no Sporting, vive em função do Benfica!

        P.S.: Acho preocupante a quantidade de oportunidades que permitimos. Resolver essa situação será a nossa prioridade. As coisas que se passam no sporting são “fait divers” e não nos ajudam, em nada, a resolver o que se passa no Benfica.

        Enquanto se preocuparem mais em justificar as derrotas com o Glorioso, nunca irão resolver (ou sequer perceber) o que vos fez/faz falhar.

Deixa um comentário