Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Shevchenko compara Coronavírus a desastre que também afectou a Europa nos anos 80

Mesmo grau de gravidade?

Para Andriy Shevchenko, lenda do AC Milan e D. Kiev, esta pandemia da Covid-19 é semelhante ao que viveu nos anos 80 com o desastre de Chernobyl. «Estou a viver em Londres e há 10 dias que estou fechado em casa. É uma situação muito semelhante a Chernobyl, quando tinha nove anos. Foi uma altura muito difícil, mas tivemos que confiar no governo e não fazer nada estúpido», disse o seleccionador ucraniano à Sky Sport Italia.

48 Comentários

  • DNowitzki
    Posted Março 29, 2020 at 10:04 pm

    Creio que o Shev está a comparar as circunstâncias do ponto de vista pessoal, isto é, o que pessoalmente enfrentou com o desastre nuclear na Ucrânia: o medo/o pânico, a reclusão, a doença e a morte a espreitarem a casa instante sempre a par.
    Note-se, por outro lado, que os reflexos dos desastres nucleares duram muitíssimo para além do nosso tempo de vida. Os bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki vão fazer 80 anos e ainda hoje nascem crianças com deficiências físicas e mentais derivadas da radiação e não só.

    Creio que os dados são da OMS, mas não tenho a certeza. Ainda assim, nos últimos 100 anos, temos sensivelmente os números seguintes relativos a episódios deste género:
    1. Gripe Espanhola: 50 milhões de mortos.
    2. Gripe asiática: 1, 5 milhões.
    3. Gripe de Hong Kong: 2 milhões.
    4. SIDA: 35 milhões.
    5. Gripe suína: 200 mil.
    6. Ébola: 11 300.
    7. COVID-19: 33 883.

    Este vírus, comparativamente, é menos mortal que o anterior, porém contagia muito mais e mais rapidamente, daí a acumulação de mortos num curto espaço de tempo.

    • Luis Sousa
      Posted Março 30, 2020 at 3:11 pm

      Este vírus parece ser mais semelhante ao da gripe espanhola. Felizmente o avanço da medicina e o conhecimento das medidas de higiene e isolamento e a própria velocidade de partilha de informação vão permitir um impacto muito menor. Infelizmente haverá também muita sequela em pessoas que não faleceram, sobretudo nas que estiveram em estado crítico.

    • Kafka
      Posted Março 29, 2020 at 10:26 pm

      Exactamente Nowitzki, e depois há outra questão, nunca o Mundo foi tão global, hoje em dia é mais difícil de “controlar” um virus cingindo-a a uma determinada zona do globo, é mesmo impossivel com a globalização

      Ainda assim acredito que este virus não atinja as dimensões apocaliticas a nível de mortes da gripe espanhola por exemplo, mas também se deve a hoje a medicina estar muito mais avançada que há 100 anos atrás, de os cuidados de higiene serem muito superiores e também deste confinamento em casa a que estamos sujeitos, que acredito que não foi executado da mesma forma em 1920 pelas autoridades

      Basicamente em 1920 as pessoas estavam entregues à sua sorte de terem um sistema imunitário muito bom, selecção natural pura e dura….todas estas medidas (e bem) é também para tentar salvar fortes e fracos, novos e velhos e acho muito bem….

      Se 7 mil milhões de pessoas fossem deixadas entregues à selecção natural, acredito que este virus também chegaria aos milhões de mortes

  • Chico
    Posted Março 29, 2020 at 5:28 pm

    Fenómenos radicalmente diferentes e incomparáveis. O desastre nuclear de Chernobyl foi mais grave localmente na Europa de Leste, mas o COVID-19 é um dos maiores desafios da humanidade à escala global, senão mesmo o maior da era moderna. O factor que os une é o medo e a incerteza do futuro com a certeza de que algo terá que mudar.

  • Luis Sa
    Posted Março 29, 2020 at 4:09 pm

    São ambas desastres e representaram/representam um perigo para o mundo. Mas de formas diferentes. Uma tem alcance limitado (nuclear) enquanto que o Covid pode chegar aos 4 cantos do Mundo. Ambas foram inicialmnete desvalorizadas por parte das autoridades competentes (ponto comum, ambas desvalorizadas por partidos comunistas e abafadas). Uma afecta apenas seres humanos (ate ver) e outra afectou a natureza em geral.

    Creio que o Shevchenko quis comparar oisolamento mas mesmo aqui existe uma diferença crucial, com o Covid19 não é perigoso estar na rua desde que se esteja em isolado e se evite contacto ao maximo contrariando Chernobyl que um simples passeio na rua podia ser fatal.

    Felizmente o mundo já não está tão dependente dos governos para se informar. Felizmente conseguimos entrar em contacto com mais gente competente e capaz de ajudar do que aquando do desastre de chernobyl. Cabe a nos fazer o melhor que conseguimos com a informaçao que dispomos.

    Isto vai passar, temos é que ter paciencia e seguir as indicações que nos foram dadas.

    • Kafka
      Posted Março 29, 2020 at 8:09 pm

      O Trump esse outro grande comunista quando em Janeiro disse “isto em Abril vem o calor e o virus também desaparece como acontece com o Influenza”….

      Trump esse outro grande comunista….vai ser engraçado este novo user Luis Sa, mais um bandwagon neo-liberal, ou melhor neo-estatal porque só são liberais quando há lucro ai o estado não pode meter o bedelho, mas quando há prejuizo lá vão de mão estendida para o estado

      • Luis Sousa
        Posted Março 30, 2020 at 2:26 pm

        Penso que o Luís Sá se refere à China, que abafou os primeiros médicos e jornalistas a chamar a atenção para a nova epidemia, e que nunca saberemos se poderiam ter contido a doença logo na cidade em que surgiu. Não defendendo muitas atitudes do Trump, ele foi dos primeiros a querer fechar as ligações aéreas para a China e foi criticado por isso. Depois disso já teve várias intervenções infelizes, mas não me parece que desvalorize a situação como o Bolsonaro, por exemplo. O Bolsonaro infelizmente também penso que irá mudar quando a situação explodir no Brasil.
        Só para terminar, a Suécia não é de todo um país liberal, é um país socialista com grande peso do estado na sociedade e claramente de esquerda. Ainda veremos o resultado da política deles, mas espero que não se vejam obrigados a mudar como o Reino Unido.

        • Joga_Bonito
          Posted Março 30, 2020 at 5:10 pm

          A Suécia não é um país socialista, mas sim social-democrata, porque tem uma economia onde mistura aspectos sociais púbicos e economia privada. Socialismo é o que se viu na URSS e no Bloco de Leste e mesmo aí nunca chegou ao ponto que se propôs, o socialismo é uma utopia que nunca chegou a ser aplicada a 100% na realidade.
          É preciso ter cuidado com os termos.

          • Luis Sousa
            Posted Março 31, 2020 at 11:30 am

            Sim, não no sentido extremo de ser governado exclusivamente por um partido comunista. Mas há décadas com governos com ideologia de esquerda, mais do que Portugal por exemplo.

      • Luis Sa
        Posted Março 29, 2020 at 11:47 pm

        Socio,
        repito, até em isolamento e com demasiado tempo, responder-te é perda de tempo. Se estas à procura de livros, recomendo Portugues 7ºano, pode ser que ajude à interpretação de comentários. Não falei de Trump e ainda menos defendi o Bolsonaro. Mas ok.

        • Kafka
          Posted Março 30, 2020 at 1:08 pm

          É normal que depois de mais uma vez eu te ter apanhado a seres desonesto intelectualmente (ou será apenas ignorância e desconhecimento da tua parte?) é normal que não tenhas argumentos para mim

          • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
            Posted Março 30, 2020 at 1:27 pm

            Muito cuidado com o uso da palavra “neo-liberal”.

            É muito fácil colocar rótulos. Mais difícil é justificar o rótulo de acordo com a teoria aceite sobre os conceitos políticos usados…

      • Freitas
        Posted Março 29, 2020 at 10:42 pm

        Não deixa de ser curioso que tanto o Trump como o Bolsonaro são políticos com um discurso anti-sistema, contra o establishment, e muitos dos seus apoiantes são pessoas que estão revoltadas com os partidos políticos tradicionais e com o próprio sistema político, e na primeira crise, onde está em causa nada menos que a vida humana, estão os dois completamente nas tintas… valorizam a economia e convivem bem com uma taxa de letalidade elevada…. Para esses meninos neo-liberais que por aí andam vai ser uma bota difícil de descalçar….

        • Luis Sa
          Posted Março 29, 2020 at 11:42 pm

          Freitas,

          Não valorio o Trump e ainda acho ainda mais bacoco o Bolsonaro. Acho que os dois sao produto da desinformaçao que existe e do descredito que a classe politica começa a ter.

          Em relação a vida humanas vs economia, não sou desumano. Ja disse noutro post, tenho acompanhado isto tudo desde janeiro por causa dos mercados financeiros, por mim bailout so às PMEs e deixava os grandes cair. Não sei se isto é uma posição mt liberal.

        • JMF
          Posted Março 29, 2020 at 11:38 pm

          Pode-me explicar porque é que o trump e o bolsonaro são neoliberais? O trump, por exemplo, defende politicas protecionistas e de incentivo à produção made in usa que tem muito pouco de neoliberal. Já o bolsonaro tem um discurso de conservadorismo que também não me parece ter muito de neoliberal. Com a parte de que ambos têm um discurso anti sistema concordo plenamente. Agora essa ligação ao bicho papão do neoliberalismo já me parece um long shot.

        • Kafka
          Posted Março 29, 2020 at 10:58 pm

          Ora nem mais Freitas, na mouche….os bandwagons do Chega/Iniciativa Liberal agora estão num beco sem saida, mas as pessoas como são ignorantes vão continuar a votar nesses 2 e ainda lhes vão é dar mais votos…depois quando forem esses meninos a mandar vai ser cá igual e vão-se estar a c***ar para as pessoas desde que a economia cresça, podem morrer à vontade

          • B.Jardim
            Posted Março 29, 2020 at 11:45 pm

            O Chega foi o primeiro partido a pedir o afastamento social e fecho das fronteiras.
            O modo como os governos reagiram ao virus nada tem a ver com a sua ideologia política.
            Por um lado é a China que tem no mercado doa animais exóticos um dos maiores lobbies, por outro são os EUA que preferem que a economia não vá abaixo em prol de possíveis fatalidades, que até o poderão a ocorrer na mesma graças à crise, que inderatamente possivelmente até se sentirá mais em paises cuja isolação social seja mais longa por atrasarem a propagação do virus.
            Por outro lado nem a China é um regime comunista tradicional, daqueles que são iguais a regismes fascistas e causaram milhoes de mortes até na própria China, nem os paises neo liberais o são em todas as vertentes, pelo menos os europeus. E esses paises nunca causaram milhares de mortes em prol da famosa equidade.
            Aliás se fores ver dados sobre o desenvolvimento humano e os objectivos da ONU para este milenio, por exemplo em relaçao à pobresa generalizada, poderás constatar que já foram atingidos, isto tudo sobre as garras do tal neo liberalismo.
            Portanto, comparar um regime que já matou milhoes em menos de 100 anos com outro que apesar das suas falhas, já ajudou milhoes a erguerem se da pobreza e há hoje mais pessoas obesas do que pobres segundo os standards da propria onu, comparar estes dois é duma falta de noção para além do absurdo.

            • Kafka
              Posted Março 30, 2020 at 11:07 am

              O Chega fez aproximadamento político mais nada, basicamente é do contra pede sempre o contrário do que é feito… Quando fôr ele a mandar como é óbvio vai agir tal e qual o Trump ou Bolsonaro estão a agir e vai ca***ar nas pessoas e o que interessa é a economia… Aliás basta ver que o Chega quer privatizar o País inteiro e destruir o SNS ou escola pública, quer acabar com o estado social e tornar a saúde e educação apenas acessível às elites mais nada…. De facto um partido assim preocupa-se imenso com as pessoas não haja dúvidas…. Portanto estamos conversados quanto à falta de noção aqui

      • JMF
        Posted Março 29, 2020 at 10:29 pm

        Sem querer fazer de advogado de ninguém mas há um “inicialmente” no comentário do Luís Sa que me parcee fazer toda a diferença na interpretação do comentário dele, se o objetivo for ser intelectualmente honesto.

        • Luis Sa
          Posted Março 29, 2020 at 11:36 pm

          Foi so uma nota de comparação entre as duas situações.E sim, com intenção de ser honesto. Sem tomar partido entre esquerda e direita, há maus dos dois lados.

        • Kafka
          Posted Março 29, 2020 at 10:55 pm

          Desonesto intelectualmente foi ele, ao mencionar que um País Comunista desvalorizou o vírus, como se não é tão ou mais vergonhoso ainda já depois do vírus estar disseminado e conhecido os seus efeitos pelo Mundo e haver mesmo assim Países Neo-Liberais que o continuam a desvalorizar

          Para mim é bem pior e bastante mais grave ao dia de hoje continuar a haver Países que desvalorizam o virus e curiosamente são todos países Neo-Liberais que o estão a fazer, mas isso o Luis Sa não quis falar e preferiu ser desonesto intelectualmente falando apenas que ao inicio quando ainda mal se conhecia o virus houve um País Comunista que o fez, isso é ser desonesto quando se está a ver a vergonha que é os paises neo-liberais na forma como estão a desvalorizar este virus

          Portanto se tu e ele querem ser intelectualmente honestos, falem de tudo e não só da parte que interessa, mas eu sei bem qual a vossa retórica neo-liberal é do tipo:

          – China ignora o virus: lá vem os bandwagons dos neo-liberais com a ladainha “do scandalo total, é uma vergonha um partido comunista ignorar o virus e bla bla”

          – USA, Reino Unido, Suécia, Holanda, Brasil ignoram o virus: Silêncio total dos neo-liberais

          Está acerto, mas o desonesto aqui sou eu claro….aprendam a ser sérios

          • JMF
            Posted Março 29, 2020 at 11:33 pm

            Foi simplesmente assinalado um ponto comum entre a origem deste vírus e o desastre nuclear em questão. Todos os restantes significados estão a ser retirados por si.

    • Kafka
      Posted Março 29, 2020 at 7:52 pm

      Alias no Brasil o Bolsonaro, esse grande Comunista como ficámos hoje a saber pelo Luis Sa, até veio fazer uma campanha nacional a dizer que o “Brasil não pode parar”, isto depois de há uns dias atrás ter vindo dizer que “isto não passava de uma constipação”

      Nem o Bolsonaro devia saber que era comunista, como o Luis Sa diz que ele é comunista é porque é

    • Kafka
      Posted Março 29, 2020 at 7:37 pm

      Ah e já me esquecia da Holanda e dos Países Nórdicos como por exemplo a Suécia onde nada foi fechado e as pessoas continuam a circular livremente e como todos sabemos a Holanda e a Suécia são paises bastante comunistas não haja dúvida nenhuma

      O Luís Sá é um génio politico, maravilhoso

    • Kafka
      Posted Março 29, 2020 at 7:30 pm

      “ambas desvalorizadas por partidos comunistas”

      Por acabo o Bolsonaro, o Boris Jonhson ou o Trump são bastante comunistas de facto, não haja dúvida nenhuma e não desvalorizaram/desvalorizam nada de nada esta doença

      Mais uma pérola dos bandwagons neo-liberais e em especifico do Luís Sa que já nos está a habituar ao seu habitual desconhecimento quando fala

  • Amigos e bola
    Posted Março 29, 2020 at 2:52 pm

    Apesar de Chernobyl ter sido um desastre humanitário de grande gravidade (e todos os que viram a famosa série “Chernobyl” que retrata o acontecimento sabem disso), a Covid-19 é bem mais complexa.

    Primeiro porque a Covid-19 é uma doença que se propaga, ao contrário de Chernobyl cujos efeitos para a saúde “cingiram-se” aos afetados.
    Depois porque já é uma pandemia à escala global, ao contrário de Chernobyl, cujo sacrifício de muitos permitiu que o problema não se expandisse além da Europa de Leste e um pouco da Europa Central.

    Haveremos de recordar esta fase por muito tempo.E sinceramente acho que haverá um antes e um depois quando esta pandemia passar, e se passar.

    • M'difh
      Posted Março 30, 2020 at 3:31 pm

      Viste a série Chernobyl e achas-te conhecedor do assunto o suficiente quando adquiriste esse mesmo conhecimento numa série ficcionada baseada em factos verídicos, onde só um punhado de pessoas te sabe dizer o que realmente se passou naquele reactor. A Netflix até já tem a infâmia de alterar “pequenos pormenores” das histórias só para ter audiência. Sabes tanto do asintot que até deu para o reduzires à escala regional (facepalm)… Chernobyl foi um aviso para o que vinha aí, foi um aviso para os iluminados que achavam a energia de fissão nuclear a grande descoberta da humanidade, mas afinal não era aquilo que eles faziam passar às populações. Os cientistas avisaram sobre isso, sobre as pandemias e a falta de alerta global para o surgimento de uma estirpe desta ordem. Tanto especialista no mundo e nenhum foi capaz de prever isto, a não ser um leigo no assunto, chamado Bill Gates. Aii esses mesmos especialistas que afirmavam que o tabaco fazia bem à saúde…

      E a cereja no topo do bolo é estares 24/7 aqui no blogue a escrever barbaridades como se o mundo fosse acabar amanhã, vens referenciar os pseudo-especialistas que ouves mas não referencias nenhum, porque esses especialistas chamam-se CMTV e TVI24. Para quem está por dentro do assunto e sabe do que fala (sou formado em Bioquímica) digo-te já que isto dos vírus é brincadeira de meninos. Comparado com outros peritos muito maiores que ai andam à solta… Vá ler sobre o efeito Donning-Krueger e aprenda algo

      P.S.: quem cons

      • E o que temos
        Posted Março 30, 2020 at 5:55 pm

        A energia nuclear é das poucas alternativas que tens para manteres um planeta sustentável. Obviamente na mão de governos e de gente ignorante tem o potencial de o destruir

    • Luis Sousa
      Posted Março 29, 2020 at 4:16 pm

      Concordo totalmente. A Covid-19 já matou mais pessoas do que as piores estimativas directas e indirectas do desastre de Chernobyl, e os números ainda estão a subir exponencialmente. Será muito pior em termos de vidas humanas e terá um atingimento muito mais global. Todos nós vamos perder pessoas conhecidas e infelizmente muitos irão perder entes queridos. O único aspecto positivo é que podemos fazer algo em relação a isso e ficar sempre que possível em casa.

      • André Dias
        Posted Março 29, 2020 at 7:31 pm

        As melhores estimativas do número de mortos provocados pelo desastre de Chernobyl apontam para as dezenas de milhares. As piores chegam quase a um milhão de mortos. Ninguém sabe ao certo porque quem morre de cancro naquela região não sabe se o cancro apareceu “normalmente” ou se foi provocado pela radiação.

        • Luis Sousa
          Posted Março 30, 2020 at 2:07 pm

          Mortos até ao momento por Covid: 35004 (irá aumentar, claro)

          Estimativas de Chernobyl:
          – 31 mortos (directamente)
          – 15 mortos (indirectamente)
          – 6000 casos de cancro da tiroide (cancro com baixa mortalidade)
          – 4000 mortes a longo prazo nos países soviéticos
          – 9000 a 16000 mortos por contaminação na europa

          No total, por volta de 25000 no máximo.

          Fontes:
          – OMS (23 de Abril de 2011)
          – Revista Nature – Special Report. Counting the dead.

          • André Dias
            Posted Março 30, 2020 at 4:25 pm

            Se tiveres tempo e estiveres interessado, lê este artigo: https://www.bbc.com/future/article/20190725-will-we-ever-know-chernobyls-true-death-toll

            Como já disse noutros comentários, ninguém sabe ao certo quantas pessoas morreram e ainda morrem devido ao desastre de Chernobyl. Esses números da OMS podiam ser verdadeiros de acordo com os dados da altura mas 9 anos depois há novas informações e é algo que não ficará por aqui.

            • Luis Sousa
              Posted Março 30, 2020 at 9:54 pm

              Obrigado, nesta altura há mais tempo realmente! O artigo de facto refere que os números podem ser mais elevados mas não refere números em concreto, excepto as 36000 viúvas consideradas pelo governo ucraniano. Não sei se serão contas mais credíveis que as da OMS, mesmo que de 2011. Mesmo assim, assumindo na pior das hipóteses 50000 ou mesmo 100000 mortos, infelizmente a Covid-19 deve ultrapassar esses números. Estamos com mais de 37000 mortes oficiais (que sabemos que são menos do que as reais, como na Alemanha), e ainda vai ser muita gente atingida na Europa, EUA, América central e do sul, África, Índia…

        • DNowitzki
          Posted Março 29, 2020 at 9:24 pm

          Exato!

    • BrunoV
      Posted Março 29, 2020 at 3:36 pm

      Sinceramente…
      Aconselho-te a fazer uma pesquisa sobre paranoia /medo social e o dunning-krueguer efeito… pode ser que deixes de dizer as barbaridades que tens dito.

      O corona vírus afeta humanos, somos animais, uns morrem outros vivem… É a lei da natureza… Lembraste da Gripe A? Por esta altura já tinha mais mortos que o Covid-19.

      Chernobyl afetou a natureza à escala mundial, obviamente que o seu foco foi a europa de leste, mas ainda hoje se nota efeitos desse acontecimento.
      As bombas atómicas da 2ª guerra mundial ainda hoje se fazem sentir, pesquisa sobre vinhos e o elemento atómico césio e entederás…

      Dizer que um vírus que afeta humanos é pior que uma explosão nuclear que afetou a natureza… nossa… obrigado internet.

      • Amigos e bola
        Posted Março 29, 2020 at 4:29 pm

        Comparar o Covid-19 a Gripe A é perigoso. Por vários motivos.

        1 – não houve as medidas extremas de contenção com a Gripe A, que hoje os Governos mundiais estão a adotar. É um facto. É por interesse? Duvido. Nenhum governo quer paralisar a economia do seu país, salvo. Que o diga Bolsonaro.

        2 – Analisando o nosso país, a Gripe A, até ao final do seu surto teve mais de 50 000 casos em Portugal. Morreram 120.
        Até hoje, a Covid-19 vitimou 117 pessoas em quase 6000 casos. É só fazer os cálculos.

        É tudo uma questão de discernir. Chernobyl, graças a deus, foi contido a uma parte geográfica alargada, mas específica. Já o coronavirus disseminou-se pelo mundo e está a fazer colapsar melhores sistemas de saúde do mundo como Portugal, Espanha, Itália, França, etc.
        E países como Estados Unidos e Reino Unido, tendo sistemas de saúde menos “democráticos”, estão a sentir dificuldades tremendas.

        • SCP1906
          Posted Março 29, 2020 at 7:09 pm

          Quis mesmo dizer que Portugal tem um dos melhores sistemas de saúde do mundo? E o sistema de saúde do Reino Unido ainda é bastante “democrático” apesar do actual governo supostamente ter planos de o americanizar.

          • Amigos e bola
            Posted Março 29, 2020 at 7:28 pm

            Sim, é. Com todos os seus defeitos é mesmo um dos melhores do mundo. E com alguns dos melhores especialistas do mundo.

            Traduzido em números, as taxas de sobrevivência em diversos tipos de cancro são das mais elevadas da Europa.

            Criticamos porque não sabemos dar valor ao que temos.

            Sei de pessoas emigradas no Reino Unido que têm de ter consultas médicas em Portugal porque os preços lá praticados são completamente incomportáveis.

    • Kacal
      Posted Março 29, 2020 at 3:31 pm

      Peço desculpa, mas acho que o senhor devia abster-se de comentar, não é uma exigência nem uma ordem como é óbvio, mas um conselho porque está realmente muito pessimista e a lançar alarme aos outros, a não ser que seja um especialista ou tenha uma bola de cristal, acho excessivo. Gosto de vir aqui ler os comentários mas pouco tenho comentado muito sobre isto porque não tenho competência para tal, nem acho que devo fazê-lo, mas comentários assim são desnecessários, pelo menos tenho essa opinião.

      • Amigos e bola
        Posted Março 29, 2020 at 4:22 pm

        Comentário baseado na opinião dos mais diversos especialistas. Se é péssimismo, entende como tal. Mas é a realidade em que estamos e temos que nos adaptar a ela.

        • Kacal
          Posted Março 29, 2020 at 11:13 pm

          Pois, isso depende porque já li opiniões contrárias mas sinceramente ainda não li nada que vá de acordo ao que dizes, mas talvez esteja a procurar mal ou ler menos, admito. Seja como for, ninguém sabe o futuro e teremos que aguardar, cumprir o que há a ser feito e esperar. Sem alarmismos. Uma coisa é cuidado e disciplina, outra coisa é alarmismos e dramatismo.

  • André Dias
    Posted Março 29, 2020 at 2:24 pm
    • Luis Sousa
      Posted Março 29, 2020 at 4:20 pm

      É mais grave nas áreas próximas, claro. De resto, globalmente esta doença já matou mais pessoas e irá matar muitas mais. E muitas irão ficar com sequelas pulmonares a longo prazo, com dependência de botija de oxigénio para o resto da vida por exemplo.

      • André Dias
        Posted Março 29, 2020 at 7:23 pm

        Como é que sabes que o Covid-19 já matou mais pessoas se ainda hoje não se consegue saber ao certo quantas mortes foram provocadas pelo desastre de Chernobyl?

        Se tiveres em conta apenas as mortes provocadas directamente pela explosão, tens toda a razão, o Covid-19 já matou mais. Mas se considerares quem morreu por doenças provocadas pela radiação, o número de mortos provocados pelo acidente de Chernobyl, embora sem 100% de certeza, está nas dezenas de milhares.

        • Luis Sousa
          Posted Março 30, 2020 at 2:09 pm

          Respondi no outro comentário. Estima-se, num dos piores cenários, 25 mil mortes devidas a Chernobyl. As mortes por Covid-19 já passaram as 35 mil.

    • Rev7
      Posted Março 29, 2020 at 3:26 pm

      São diferentes. Um desastre nuclear é mais grave, mas foi mais fácil de lidar, por ser apenas naquela zona. Enquanto isso o Covid é bastante mais complicado de controlar e vai afectar economicamente as pessoas de forma pesada.

      • André Dias
        Posted Março 29, 2020 at 3:59 pm

        Não acho que seja mais fácil de lidar, de todo.

        A radioactividade afecta ar, terra, água, fauna e flora. E os seus efeitos permanecem durante milénios.

Deixa um comentário