Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sinner “não quis” eliminá-lo e agora Djokovic conquistou as ATP Finals

Foi “anjinho” ou ao desportistas nem lhes passa pela cabeça este tipo de artimanhas? Teria sido o título mais importante da sua carreira, mas também não é certo que vencesse Alcaraz, e com os seus 22 anos, no nível que vem demonstrando, provavelmente ainda terá mais oportunidades.

Djokovic conquistou as ATP Finals pela 7.ª vez na carreira, tornando-se recordista absoluto de títulos no torneio (ultrapassou Federer). O sérvio bateu Janik Sinner na final, por 2-0 com parciais de 6-3 e 6-3, vingando a derrota com o italiano na fase de grupos. Como particularidade, fica o fato de Sinner ter tido a eliminação de Djokovic nas mãos, mas venceu Rune quando uma derrota apurava ambos, e agora acaba por cair às mãos de Nole.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

18 Comentários

  • AdeptoImparcial
    Posted Novembro 20, 2023 at 8:19 am

    O pessoal tem de parar de trazer a mentalidade futebolística para o ténis. Tão poucos comentários no post e fico parvo com a falta de conhecimento do desporto, assim como dos próprios atletas.

    Primeiro, toda a assunção ridícula de que Sinner fazia bem em perder contra Rune para evitar Djokovic como se isso lhe garantisse o que quer que fosse ou como se os outros jogadores fossem todos uns bananas – é “só” o torneio com os melhores 8 jogadores do mundo. Porque razão haveria Sinner de achar sequer que não tem valor para vencer Djokovic se já o tinha feito na fase de grupos? E se estava claramente a jogar melhor que todos os outros nesta semana do torneio?

    Segundo, o achar que um jogador pensa genuinamente nestas coisas num desporto onde TODOS os jogos valem alguma coisa. Sejam pontos, dinheiro ou estatuto, achar que perder um jogo de propósito não tem qualquer impacto negativo só pode vir de alguém que sabe zero do desporto. E nem vou tocar na honestidade desportiva: como se os jogadores de topo pensassem neste tipo de situações. O mais provável é até o Sinner e o Rune terem gozado no balneário mais o Djokovic sobre a situação, tal é a proximidade do tour em torneios como este.

    O Luke explicou muito bem a lógica absurda desta ideia idiota de se perder de propósito no ténis.

    Em relação à época toda, Djokovic volta a demonstrar que a nova geração tem que dar mais. Obviamente, o sérvio é quem é, não vale a pena entrar em mais um comentário longo sobre um dos melhores de sempre, mas com a idade que tem e maior cansaço acumulado – basta ver a dificuldade física que teve para suportar alguns jogos importantes durante o ano – os “mais novos” deviam ter conseguido criar mais dificuldades. São pelo menos meia dúzia de encontros este ano que Djokovic ganha “à rasca” mais por demérito do adversário que dele próprio, mas os campeões são assim: podem estar a jogar terrivelmente que conquistam a vitória na mesma. Este torneio foi mais um exemplo disso: não conseguiu ganhar um único encontro na fase de grupos tranquilamente, precisou da ajuda de outros para passar, mas chega à fase a eliminar e ganha em 2 sets 2 encontros carregados de vantagens e jogos prolongados, break points salvos e dois resultados finais que aparentam um domínio avassalador quando tanto a meia-final com Alcaraz como a final com Sinner não foram propriamente passeios.

    Este ano serviu para comprovar a grandeza dos Big Three. Fica a sensação de que, se fossem Nadal ou Federer sozinhos durante o ano contra a nova geração, que iam ganhar muitos títulos, incluindo GS. No entanto, não acredito que Djokovic consiga voltar a vencer 3 GS no próximo ano, até porque vai dar prioridade aos JO e não é fácil de lidar com a carga de dois Roland Garros com um Wimbledon pelo meio. De qualquer das maneiras, também não imagino o sérvio a terminar sem quaisquer GS, sendo que o AUS é obviamente o mais provável de conquistar.

    • Kafka
      Posted Novembro 20, 2023 at 3:10 pm

      O teu comentário é facilmente contra-argumentavel, quando no mesmo torneio se viu o Medvedev fazer isso mesmo que tu dizes não ser possível, pois o Medvedev já estava qualificado e jogou a passo contra o Alcaraz, não forçou e claramente viu-se que não jogou 100% focado nem deu tudo…

      E não foi escândalo nenhum, nem sequer ninguém falou nisso, mas deu para ver perfeitamente que o Medvedev foi só lá cumprir calendário contra o Alcaraz

  • Obelix
    Posted Novembro 19, 2023 at 10:42 pm

    Foi o seu maior pecado.

  • DNowitzki
    Posted Novembro 19, 2023 at 8:40 pm

    Um erro estúpido pelo qual pagou com esta derrota.

  • Kafka
    Posted Novembro 19, 2023 at 7:49 pm

    Outro ponto de interesse para a próxima época, é que o Djokovic já só está a 5 títulos do Federer no total de títulos de carreira..

    Está 103-98 para o Suíço, ora esta época o Djokovic ganhou 7 títulos, portanto se fizer uma época similar à deste ano, vai ultrapassar o Suíço e não é nada descabido ele ganhar 6 torneios para o ano e tornar-se o 2° com mais títulos de sempre e depois em 2025 ultrapassar o Connors que tem 109 títulos

  • Luke
    Posted Novembro 19, 2023 at 7:25 pm

    Nem percebo essa história de perder de propósito. Em primeiro lugar havia 200 pontos ATP em, não era propriamente um jogo a feijões para o Sinner. Em segundo lugar havia um prize money considerável. Em terceiro lugar há a questão da honra – o miúdo tem 22 anos e obviamente não iria querer que o seu primeiro grande título estivesse associado a uma artimanha destas. E em quarto lugar, tinha de fazer um bom acting porque sabemos que a ATP tem regras claras contra quem “não se está a esforçar” em campo, por isso ainda se habilitava a ser castigado.

    E o mais ridículo seria se, mesmo que ele perdesse de propósito e abdicasse dos tais pontos, prize money e honra, acabasse por perder logo contra o Alcaraz/Medvedev nas meias, ou se o Djoker nem chegasse à final. Ou seja, tinha sido tudo em vão. Por tudo isto, estou com o Sinner – tomou a decisão certa e certamente terá muitas mais oportunidades de ir buscar este título.

    • henry14
      Posted Novembro 19, 2023 at 7:56 pm

      Concordo com praticamente tudo. Há apenas uma pequena coisa que discordo: não era assim tão preciso um bom acting na minha opinião. Primeiro porque Rune está longe de ser um cepo (para mim não é assim tão inferior a Sinner ao dia de hoje, simplesmente Sinner está na melhor fase da carreira) e depois porque ele pode ir a dar o máximo e falhar num detalhe ou outro de forma disfarçada e inteligente e num timing que dá para disfarçar. Como o Kafka disse, Rune teve BP no 3º set e não era assim tão difícil perder.
      Mas atenção, acho que fez muito bem por todas as razões que tu disseste.

  • Kafka
    Posted Novembro 19, 2023 at 7:23 pm

    Próxima época tem ainda o aliciante de ser a última oportunidade na carreira do Djokovic para conseguir o palmarés perfeito e ganhar o único título que lhe falta na carreira que são os jogos Olímpicos… (Nadal que lhe falta o Atp Tour Finals nem Federer que lhe falta também os Jogos Olímpicos, também não conseguiram ganhar tudo)

    Vamos ver como o Sérvio vai gerir isso, mas acredito que irá programar a primeira metade da época em função desses Jogos Olímpicos pois é a sua última oportunidade, pois já terá 41 anos em 2028

  • henry14
    Posted Novembro 19, 2023 at 7:19 pm

    Bem, que arraso! Se não o matas, ele mata-te. “Primeiro tira-te as pernas , depois tira-te a alma, cava a tua cova e faz o teu funeral”. Ser GOAT passou de discussão a uma “brincadeira” para o monstro. Em relação aos adversários atuais (onde excluo Nadal e Federer) Djoko é e sempre foi o melhor. Alcaraz ser o nº1 foi uma fraude. Não pelo puto ser mau, que não é. Será um tenista extraordinário (já o é). Foi sim por causa das circunstâncias que o levaram lá: ausência de Djoko em Australia22 e US OPEN 22, ausência nos M1000 Indian Wells 22/23, Miami 22/23, Cincinatti 22, Toronto 22 e também o facto de anularem os pontos de Wimbledon 21 ou 22. Finalmente foi reposta a verdade.
    Em relação ao Sinner, obviamente toda a gente pensou na possibilidade de Sinner no jogo contra o Rune perder para eliminar Djoko. Até o próprio deve ter pensado nisso mas aposto que apesar disso não hesitou sequer na atitude com que entrou para dentro de campo. E acho que fez muito bem apesar de ter perdido a final. Há valores que pura e simplesmente não podem estar à venda.
    Em relação ao jogo não foi muito diferente do que foi ontem contra o Alcaraz tanto a nível de parciais como no decorrer do jogo e os próprios timings: no 1º set bastou um break para desmontar Sinner uma vez que esteve irrepreensível no serviço, no 2º Sinner parece que já vai derrotado (normal de certa forma) ainda arrebita ali numa fase, tem pontos de break (tal como Alcaraz teve ontem) mas eis que Djoko fecha a porta novamente. Houve ali aquele jogo interminável de vantagens em que Sinner podia ter fechado aquilo umas 6x e faz cada falhanço. A diferença que faz no psicológico teres uma autêntica besta no lado de lá da rede…

    • dnmz
      Posted Novembro 20, 2023 at 9:24 am

      “Alcaraz ser o nº1 foi uma fraude” -> Acho mesmo isto um comentário sem noção. Claro que o Novak não podendo jogar abriu, de certa forma, possibilidades para outros jogadores chegarem ao número 1, mas dizer que é uma fraude depois desta época do Alcaraz em que divide, praticamente a época toda, o número 1 com o Novak é não ter noção, ainda para mais depois daquela final em Wimbledon. O problema foi a pressão que com essa vitória em Londres ficou, e afetou o mental dele claramente mas é normal, é muito novo a malta esquece que é um miúdo ainda porque já tem uma carreira de sonho. Fraude seria ter sido número 1, ter ganho o US Open em 2022 e depois desaparecer como a Raducanu. O alcaraz tem 20 anos e foi o jogador mais consistente da época (apesar desta fase final ter descido bastante o rendimento). Temos que parar de comparar, Novak é claramente o GOAT e merece esse estatuto, mas dizer que é fraude é irrealista na minha opinião.

      Venha a época de 2024, promete muito!

      • henry14
        Posted Novembro 20, 2023 at 8:49 pm

        É a minha opinião e não vai mudar por causa da tua resposta.
        Isso não invalida que Alcaraz seja um jogador extraordinário como referi no meu comentário. Não é qualquer um que bate Djoko em 5 sets em Wimbledon e Carlitos conseguiu.
        Mas continuo a achar que Alcaraz ser nº1 iludiu muita gente e daí ser uma fraude. Subestimar Djokovic não dá grandes resultados e vi meterem este rapaz ao nível de Djoko, Nadal e Federer. Mas está tudo bem?
        Divide o nº1 praticamente a época toda com Djokovic. Sim, é um facto. Mas não atentaste àquilo que escrevi no meu comentário? Os torneios que Djokovic não competiu? Pareces perceber de ténis pelo teu comentário (não me atrevo a dizer que não tens noção) mas é preciso explicar aqui o sistema de pontuação do ranking ATP?
        Em suma, para que fique explícito: o tenista Alcaraz não é uma fraude, pelo contrário, é uma lufada de ar fresco no ténis. O nº1 de Alcaraz foi sim, uma fraude. Pelo menos na maior parte do tempo.
        Abraço e que a época de 2024 seja excelente.

        • dnmz
          Posted Novembro 21, 2023 at 7:00 pm

          O dizer “sem noção” não foi no sentido pejorativo atenção, longe disso! Foi mais no sentido que, não gosto muito quando falam em fraude porque o miúdo consegue manter o número 1 bastante tempo e com Novak no circuito, apenas isso.

          Prefiro que me digas que se o Novak tivesse competido naquele período que esteve banido era muito dificil o Carlos chegar a número 1, em vez de dizer que é uma fraude porque, na minha opinião, aproveitou bem a ausência do goat para alcançar o número 1. Pelo o que percebi também deves acompanhar ténis há algum tempo, dá para perceber e é com essa malta que eu gosto de falar, dá gosto.

          Anyway, por incrivel que pareça, sinto bastante a comunidade do ténis a ter um entusiasmo engraçado que já não via há algum tempo (muito bonito e tal mas kinda boring devido a ganharem sempre os big3). Esta next gen do Alcaraz, Sinner e Rune é bem diferente da do Tsitsipas, Rublev, Zverev, Medvedev. Sinto que são bem mais competitivos, mais talentosos e com o ingrediente mais importante que é a fome por títulos. Promete este 2024!

          Abraço e espero que a comunidade do ténis, e não só, desfruta do que aí vem!

  • Kafka
    Posted Novembro 19, 2023 at 7:13 pm

    Por muito que a atitude seja bonita, a mesma não era “ilegal”, tinha jogado em baixa intensidade e tinha-se deixado perder contra o Rune (um pouco como o Medvedev fez contra o Alcaraz, uma vez que já estava qualificado o Russo jogou em baixa intensidade e perdeu com o Espanhol)…. aliás o Sinner no 3° Set até teve um break point contra no seu serviço, fazia uma dupla falta e dava a vitória ao Rune…

    Não quis, há que dar mérito pela coragem de dar vida ao melhor jogador da história, mas racionalmente não fez sentido algum e isso como mais ou menos óbvio viria a custar-lhe o título mais importante da carreira…

    De resto, mais um recorde para o Djokovic que fica só para si e descola de Federer, é surreal… Isto basicamente actualmente só lhe falta mesmo o recorde de títulos em Wimbledon (onde está a 1 do Federer, portanto daqui a 9 meses muito provavelmente até iguala) e os títulos da terra batida, mas aí esses é outra conversa e está fora de hipótese

    No resto, foi uma boa época que confirmou a ascensão de Alcaraz (apesar das declarações do treinador dele ontem, não são nada bom presságio, mas esperemos que ele volte a encarrilhar)… Sinner também subiu um patamar, esperemos que dê continuidade… E também confirmou a queda de Tsitsipas, está cada vez pior o grego…e claro confirmou mais uma vez que já não há palavras para Djokovic

    Que venha a nova época que promete bastante, mas faltando apenas 2 meses para o Austrália Open, ao dia de hoje Djokovic parte mais uma vez como o grande candidato ao título

    • Bernardo20
      Posted Novembro 19, 2023 at 9:37 pm

      O que é que o treinador do Alcaraz disse? Confesso que não vi.

      E continua as análises ao ténis, gosto muito de praticamente tudo o que escreves (ao contrário da questão Messi/Ronaldo ahah)

      • Kafka
        Posted Novembro 19, 2023 at 10:02 pm

        Obrigado

        Deu a entender que o Alcaraz não foi profissional durante a época toda e principalmente depois de Wimbledon desligou do ténis

      • Miguel Caçote
        Posted Novembro 19, 2023 at 9:55 pm

        O Ferrero disse algo como “se quer ser o melhor tem de ser profissional durante o ano todo”.

  • Cossery
    Posted Novembro 19, 2023 at 7:07 pm

    Neste momento o Djokovic só é batido por alguém que faça um jogo transcendental, com o fim do Federer há uns anos e o fim do Nadal deixou de ter concorrência, é absolutamente incrível, acho que ainda vai juntar uns quantos grand slams ao palmarés, mesmo que a nova geração toda junta de vez em quando o vá beliscar e ganhar-lhe aqui e ali.

    • Kafka
      Posted Novembro 19, 2023 at 8:03 pm

      Nem mais, e a prova do que dizes é que o Sinner precisou de provavelmente fazer o melhor jogo da carreira e a jogar em casa, para ganhar completamente à rasca a um Djokovic “normal”…esse jogo realizado fora de Itália e o mais provável até seria o Sinner ter perdido….

      Hoje como o Sinner já não conseguiu ser perfeito, mesmo a jogar em casa, levou um amasso total de um “normal” Djokovic… É que o Sérvio nunca jogou no máximo durante esta semana, andou a semana todo um pouco ali ao “ralenti”

Deixa um comentário