Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“Só estranhamos as pessoas sentadas nos lugares adjacentes aos que estavam destinados aos nossos administradores, não pareciam saber francês, nem sequer tocar piano. Eram assim como que… qualquer coisa entre o pirata de argola na orelha e o rufia de filme de série B”.

O Clássico continua a dar que falar, o tema da arbitragem promete ainda fazer correr alguma tinta mas hoje, os azuis e brancos acrescentaram um dado diferente à discussão: a maneira como foram tratados em Alvalade. O FC Porto através de um comunicado com o título “Manual de boas maneiras para Viscondes” evidencia o comportamento dos responsáveis do Sporting.
Comunicado do FC Porto: 
“Há gente que gosta de parecer muito educada e cordata e atira para os outros os males do mundo, como se fossem uma espécie de eleitos ou predestinados. Vem isto a propósito do comportamento, ou falta dele, dos responsáveis do Sporting no clássico de domingo. ​Pela defesa do futebol e até por respeito a todos os adeptos, independentemente da preferência clubística, o FC Porto manteve-se até aqui em silêncio. Mas depois de ver serem plantadas notícias falsas em jornais para quem o contraditório é um imenso mistério, sente-se o FC Porto obrigado a prestar alguns esclarecimentos.
É falso que o Sporting tenha cedido um camarote à Administração do FC Porto. O que aconteceu foi que após verificar que os convites enviados pelo Sporting não respeitavam as mais elementares regras da urbanidade, colocando os administradores separados na tribuna, uma empresa comprou um camarote por dez mil euros e cedeu-o ao FC Porto, para que a Administração pudesse assistir toda junta à partida. Separar os elementos da administração de um clube rival é um comportamento sem precedentes no futebol português, mas que deve fazer parte de um qualquer manual de boas maneiras a que só distintos viscondes têm acesso. Só estranhamos as pessoas sentadas nos lugares adjacentes aos que estavam destinados aos nossos administradores, não pareciam saber francês, nem sequer tocar piano. Eram assim como que… qualquer coisa entre o pirata de argola na orelha e o rufia de filme de série B.
Aproveitamos também para esclarecer o Sporting, que o belo Estádio do Dragão é mesmo a nossa casa. É tão lindo, funcional, já nos proporcionou tantos títulos e nunca foi confundido com qualquer outra coisa que estranhamos o envio dos bilhetes e convites para o Vitalis Park, antigo campo da Constituição. Não se preocupem, quando tivermos de lhes enviar bilhetes e convites recebê-los-ão na morada que indicaram à Liga e não no estádio do Lumiar ou qualquer outro sítio que no passado tenha sido a vossa casa. E já agora, dentro do prazo regulamentar de cinco dias de antecedência, mas claro que contar até cinco já é uma questão de competência, não de pedigree. Isto para não falar no vocabulário de gente que não consegue mais do que aparecer escarrapachada em revistas do social, mas que quando abre a boca está muito longe de ter a graça e o encanto das portuenses vendedoras do Bolhão. Em suma, como dizia Einstein, duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas em relação ao universo continuamos sem ter a certeza absoluta”.

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Março 19, 2014 at 11:54 pm

    Sou Sportinguista mas tenho de admitir que o GABINETE DE COMUNICAÇÃO do fcporto esteve muito bem!
    basicamente respondeu em forma de crónica ao (suposto) ataque moral do Sporting. Muito bom mesmo

    ps: independentemente dos "piratas de argola na orelha" que podiam "nem saber tocar piano" … NINGUEM DA DIREÇÃO DO PORTO FOI AGREDIDA ao contrário do que se passou no estádio do dragão o ano passado onde um elemento da administração do Sporting foi agredido por um dirigente do porto!

    de que serve "tocar piano" ou "saber françês" quando nem o básico se tem … educação!

    SL
    rpga

  • c. silva
    Posted Março 19, 2014 at 9:24 pm

    Excelente comunicado.

  • Kafka I
    Posted Março 19, 2014 at 8:03 pm

    Muito bom este comentário, não pude parar de rir…lindo lindo lindo…do ponto de vista humorístico do melhor que já vi em Portugal…não concordo com tudo, mas algumas partes não deixam de ser boas verdades para o calimero Bruno de Carvalho e a sua choradeira do costume…

  • Anónimo
    Posted Março 19, 2014 at 5:25 pm

    Deste comunicado só retirei uma coisa: O senhor que o escreveu enganou-se no emprego, em vez de trabalhar na SAD do f.c.porto, devia estar era nas manhãs da rádio Comercial com o Ricardo Araujo Pereira.

    Ass: João Cecílio

  • Nuno R
    Posted Março 19, 2014 at 5:06 pm

    Comunicado engraçado, mas estou convencido de que faria melhor.

    Estes textos são sempre divertidos, venham de onde vierem. Infelizmente, alguns só acham piada a textos de uma cor, mas não outras…

    Do conteúdo, folgo em saber que pelo menos o balneário não cheirava a bagaceira. Ou no caso do Sporting, clube elitista, a whisky (VAT69, que a vida está difícil).

    Uma errata: quem toca piano e fala francês é o marquês, não o visconde…

  • G
    Posted Março 19, 2014 at 4:57 pm

    Diz o comunicado do FCP "Vem isto a propósito do comportamento, ou falta dele, dos responsáveis do Sporting no clássico de domingo." Algum Einstein do FCP sabe me explicar o que é falta de comportamento?? lol

  • Ball8
    Posted Março 19, 2014 at 4:53 pm

    Escrevi isto em resposta a um comentário acima mas serve perfeitamente como o meu comentário geral:

    Eu só não entendo, e já reparei nisso no post sobre a pressão sobre os árbitros, como os adeptos sportinguistas podem aplaudir estas ações usando como justificação, "o Porto fez ou faz pior". Se o Porto é corrupto, eu como benfiquista não quero que o meu clube desça ao mesmo nível, mesmo que não ganhe durante 50 anos.
    Mas em todas respostas que vejo de sportinguistas leio "é o que acontece sempre, o Porto faz igual, etc etc." Mas enfim, se calhar sou eu que sou anjinho.
    Como me diz um grande amigo meu, sócio do Sporting e votante de Bruno de Carvalho, é que dar meterem o Presidente da Juve Leo ao comando da equipa. E é aqui que eu vejo quem são realmente os sportinguistas realistas e minimamente imparciais, são aqueles que reconhecem valor ao seu presidente mas que não vão com a carneirada a dizer que sim a tudo, e a dizer que assim é que é bom, e que as suas ações são corretas. Esse mesmo amigo diz que ele é um bom presidente, mas por vezes confunde o local onde está, se na presidência do clube se na presidência da Juve Leo, e que vários dos seus comportamentos são por isso incorretos.

    Da mesma forma eu olho para LFV e admito as dezenas de erros que fez, ou para o exemplo mais gritante, os comportamentos de JJ. Fazer parte de um rebanho é coisa que se percebe em gente menos instruída, em pessoas com mais dificuldades a nível intelectual (sem desprimor, cada um é como é), e acima de tudo em pessoas cegas, pouco realizadas e que descarregam as frustrações num desporto que devia ser acima de tudo um espetáculo.

    E quero adicionar uma ultima coisa. É triste, todos este clima no futebol português é triste. E no fim ninguém tem razão. Todos são beneficiados, todos são prejudicados, todos cometem atos ridículos, e os comunicados atrás de comunicados só servem para perpetuar as situações. É absolutamente ridículo, seja de que cor for.

    Eu sei de que maneira se combatia isto, que era como se faz onde o desporto é levado a sério e como um espetáculo. Aqui falta a coragem. Nos EUA e no Reino Unido acham que algum clube tinha liberdade para andar a fazer comunicados dia sim dia não? Acham que os treinadores dizem o que aqui dizem e fazem todas as semanas? Eu gosto de futebol, se quiser ler ou ouvir comunicados meto na AR TV.
    Nas ultimas épocas houve sempre casos, existiram sempre comunicados, mas esta época é demais. Já enjoa a sede de poder de qualquer um dos 3 grandes. E o futebol que é o mais importante, alguém liga?
    Em vez de falarmos das fintas, reviengas, golos e defesas, andamos a falar de escrita, de capacidade de comunicação e persuasão e de tudo o que não é futebol.

    Farto de presidentes (todos sem exceção) que só querem é ribalta e medir coisinhas (para não dizer pior), chorões que quando perdem todos os roubam e quando ganham são os maiores!!!! Deixem o futebol para quem realmente o adora e para os praticantes!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Ball8
      Posted Março 19, 2014 at 6:20 pm

      Eu falo a nível pessoal e eu critico, se tiver que o fazer, o presidente do meu clube, vá em 1º ou em 10º.
      Postura, moral e ética não dependem de tabelas classificativas.

    • fabio
      Posted Março 19, 2014 at 6:10 pm

      se no lugar do benfica, estivesse o porto, a conversa ja nao era assim.

    • João
      Posted Março 19, 2014 at 5:52 pm

      É sempre de salutar a vossa postura. É pena é que só a tenham quando vão à frente. Quando a coisa vos corre mal são piores que o Bruno de Carvalho em esteróides.

  • Nelson
    Posted Março 19, 2014 at 4:21 pm

    Não sei se estavam a falar da SAD do Porto – Pinto da Costa, Reinaldo Teles, Adelino Caldeira – quando fazem referência a "falta de comportamento e notícias plantadas e falsas", do Guarda Abel e outros quando falam "das pessoas sentadas nos lugares adjacentes destinados aos administradores", e da Carolina Salgado quando falam no "escarrapachanço nas revistas sociais".

    De facto, dá que pensar se estão a falar do Sporting CP ou deles próprios ao longo de muitos anos.

  • joaodolobo
    Posted Março 19, 2014 at 2:31 pm

    Genial este comunicado. Mais do que as questões substantivas, o estilo é delicioso!

  • Tiago Meireles
    Posted Março 19, 2014 at 2:17 pm

    Lá vem eles com a história do declínio do Porto e blá blá bá, meus amigos essa conversa já tem barba e carta de condução…
    Em 2010 tentaram vender essa história do declínio, mas em 2011 ganhamos tudo e humilhamos quem há nossa frente se meteu.
    Em 2002, quando o Sporting foi campeão (ultimo titulo de campeão Nacional…) o Porto foi 3º classificado e também era o declínio do clube e do presidente, nos dois anos seguintes limpamos tudo tanto a nível Nacional como Internacional (coisa que os nossos "rivais" não sabem o que é).
    Se nestes anos todos ainda não aprenderam, não vai ser agora que vão aprender…

    Sou PORTISTA, uso brinco e quando está calor uso corsários, mas em Alvalade não pudemos entrar com bandeiras, tarjas nem faixas, fui obrigado a descalçar-me e despir-me para um senhor me apalpar…

    Viva ao Sporting!?

    • João
      Posted Março 19, 2014 at 4:28 pm

      Continua a mentirita da bandeira? Oh gente, há vídeos a mostrar a bandeira a ser roubada porque um JL qualquer se descuidou.

      Deixem-se lá de mentiritas básicas.

    • Vitor Machado
      Posted Março 19, 2014 at 4:02 pm

      Mas os administradores do teu clube parece que não gostaram de estar sentados ao lado de pessoas que tal como tu usam brinco, eu não uso e não tenho por hábito descriminar quem o faz, já o teu clube no comunicado dá a entender que não aprecia muito…
      Quanto à revista que lhe fizeram para entrar no estádio, ao menos viu o inicio do jogo, no estádio do Dragão houve quem entrasse meia hora depois, essas pessoas também pagaram bilhete e estavam lá muito tempo antes do jogo começar! SL

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 19, 2014 at 3:52 pm

      Ah, quer dizer que aquilo que o Sporting diz é mentira, e o que o Porto diz é verdade. Está certo então.

    • Tiago Meireles
      Posted Março 19, 2014 at 3:26 pm

      Sim Rúben, uma mentira contada muitas vezes não se torna verdade…

      Vitor, a mim não me interessa se os administradores do clube iam gostar da minha companhia, paguei bilhete, paguei para ter transporte,…
      Ainda havia de ser bonito entrar atrasado no estádio quando duas horas antes já estava na entrada…

    • Vitor Machado
      Posted Março 19, 2014 at 2:51 pm

      Tenho-te a dizer que os administradores do teu clube não iriam apreciar a tua companhia na tribuna deles!
      Já agora uma questão, ao menos entras-te no estádio a horas de ver o começo do jogo ou chegas-te 30 minutos atrasado à conta de seres revistado?

    • Tiago Meireles
      Posted Março 19, 2014 at 2:48 pm

      Volte a ler sff…

    • Rúben
      Posted Março 19, 2014 at 2:46 pm

      Preferia poder entrar com bandeiras e tarjas e dentro do estadio retirarem lhas para dar ás claques rivais que foi o que aconteceu na 1 volta com os adeptos do Sporting ?

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 19, 2014 at 2:34 pm

      E está indignado por ter de ser revistado à entrada do estádio? Era o que faltava….

  • enfim ...
    Posted Março 19, 2014 at 2:08 pm

    De rir é como quando falam do jogo ninguem fala do lance capital do jogo … um penalti claro que colocava o sporting a jogar com 10 … resto é fait divers.
    Isto vai dar em mais uma conferencia de imprensa do Carvalho a por mais pressão nos arbitros …

  • Rúben
    Posted Março 19, 2014 at 2:03 pm

    Continua a coerencia e a grande moral do Porto … Sem duvida que receber bem é receber com o guarda abel …

  • Ponclas
    Posted Março 19, 2014 at 1:57 pm

    Comeu-lhes a cabeça toda o PdC. Queriam enxuvalhar os dirigentes do FCP, mas como sempre, PdC; visionário, com uma manobra de génio passou por cima deles. É a vida. BdC, continua a tirar apontamentos. Esta de comprar o camarote através de uma empresa deixando assim os planos do BdC sair furados foi sublime.

    Porém, esta moda dos comunicados é um bocado chata. Compreensivel, mas já chateia.

    • Pedro
      Posted Março 19, 2014 at 3:10 pm

      Obrigado pelos 10 mil euros.
      Vê lá não saiam outra vez as noticias dos ordenados em atraso… Os jogadores são capaz de não gostar que não estão a ser pagos para o pdf não ter que ir à casa de banho sozinho.

  • Anónimo
    Posted Março 19, 2014 at 1:57 pm

    Uma piada:

    Sabem quais são as diferenças entre um Administrador da SAD do Porto e um Rufia com uma argola?

    Uma argola e uma gravata!

    José Ribeiro

  • Mike-UK
    Posted Março 19, 2014 at 1:55 pm

    Tudo isto e' triste… a postura exagerada do Sporting (Bruno de Carvalho exagerou e errou), agora esta falta de cordialidade do Porto (o texto poderia ter sido escrito por um qualquer colunista de revistas cor de roas, ou pelo Joao Pereira Coutinho). Ninguem fica bem na fotografia.
    O Sporting foi prejudicado mais do que os seus adversarios directos ao mesmo tempo em que foi beneficiado num jogo contra um deles, e honestamente, eu proprio que muitas vezes escrevo aqui comentarios algo incendiarios, acho que tudo isto ja' passou das marcas e nos envergonha a todos.
    No final das contas, sim o Benfica foi algo beneficiado mas por amor de Deus… e' a equipa que melhor joga 'a bola e a que tem o melhor plantel e so' um louco pode dizer que e' por falta de merito que serao campeoes.
    O Porto errou na escolha de treinador e planificacao da epoca, jogou na maior parte do campeonato ate' agora pior do que Sporting e Benfica e por isso o terceiro lugar lhe assenta bem.
    O Sporting comecou a epoca sem assumir uma candidatura ao titulo (que nao podia fazer, independentemente da historia e prestigio do clube) e agora esquece toda essa postura e de repente grita por pontos que lhe foram subtraidos (que foram) mas que, provavelmente caso tivessem tratado melhor os episodios Labyad e Bruma teriam tido armas muito mais eficientes para colmatar os tais erros de arbitragem (um pouco com o Benfica tem conseguido fazer quando e' "prejudicado").
    Em suma, ninguem fica inocente e sinceramente e' preciso ver esta baixaria para eu proprio fazer o meu mea culpa e assumir sem rodeios que daqui em diante me vou distanciar de toda esta completa e patetica palhacada e nao me vao ver falar aqui de outras coisas que nao a arte jogada dentro das quatro linhas.
    Toda este gente deve fazer uma analise profunda do que promoveram este ano antes que seja tarde demais e que para o ano se vejam imagens violentas nos estadios quando os grandes jogarem entre si, essa sim deveria ser a maior preocupacao de agora em diante e tanto o Sr Mario Figueiredo como o Sr Fernando Gomes tem a responsabilidade de entrar em cena e de uma vez por todas reunirem com estes personagens e procurarem fazer o que pessoas com um minimo de educacao fazem: DIALOGAR.

    • Posted Março 19, 2014 at 5:23 pm

      NEM MAIS!!!

      O único comentario realista nesta troca de acusações…

      Como já disse, sejam homenzinhos e joguem à bola!

    • Ivo Viana
      Posted Março 19, 2014 at 2:44 pm

      Completamente de acordo, já se comportavam como adultos com responsabilidades.
      Quem se sente prejudicado, recorra aos tribunais e instancias competentes, e que eles façam justiça.
      E acaba-se com estes comportamentos que só denigrem e haja bom senso.

  • Unknown
    Posted Março 19, 2014 at 1:51 pm

    para quem tem telhados de vidro, andam a atirar muitas pedras… o sporting (BdC) tem tudo para sair por cima desta mixordia.

  • Super Dragão
    Posted Março 19, 2014 at 1:43 pm

    Chama-se: Rebentar com os rivais apenas com as palavras. Um dom que mais nenhum clube tem…o Sporting sai completamente envergonhado depois desta situação…Não vencemos dentro de campo (não nos deixaram diga-se, um penalty e expulsão para o Cedric, um golo em fora-de-jogo, uma expulsão mal dada e os jogadores do Sporting que pareciam bailarinas sempre a atirarem-se para o chão e o árbitro a marcar falta) mas mostramos realmente que para criticar sem ser mal educado (como alguns viscondes) é preciso perícia. Fantástico comunicado

  • Hugo
    Posted Março 19, 2014 at 1:39 pm

    Finalmente estamos a responder a altura as provocacoes. Quanto aos que falam de declinio, ja deviam ter aprendido que apos epocas fracas voltamos mais fortes

  • Vitor Machado
    Posted Março 19, 2014 at 1:29 pm

    Amor com amor se paga meus caros!!!
    Têm a memória curta e esquecem-se muito facilmente do que fizeram na 1º volta do campeonato, para os mais esquecidos aqui vai algumas partes do comunicado do Sporting dessa altura a relatar o sucedido:

    – Antes do início do jogo tentaram impedir-nos de verificar a integridade das cadeiras (no nosso sector), permitindo que posteriormente eventuais estragos nos fossem indevidamente atribuídos;
    – Até ao início do jogo foi passada a informação de que os elementos do Staff da nossa Equipa (Segurança, Assessor de Imprensa e Oficial de Ligação aos Adeptos) teriam lugar na bancada atrás do banco de suplentes da nossa Equipa. Ao invés, no início do jogo vedaram-lhes o acesso, colocando-os numa sala somente com cadeiras e sem televisão;
    – Além da falta de condições da sala do Staff, os ARD's (Stewards) impediram-nos de sair e circular nas zonas autorizadas, contrariamente ao regulamentarmente definido;
    – Na sala de treinadores retiraram tudo que lá estava (televisão e mesas) deixando apenas os cacifos e três cadeiras;
    – Na entrada para o estádio deixaram, primeiramente, entrar pequenos grupos de adeptos do nosso Clube. Posteriormente retardaram a entrada dos restantes adeptos, fazendo com que muitos apenas tivessem acesso ao jogo já passados 30m do apito inicial;
    – Autorizaram uma das nossas Claques a entrar com uma faixa para a bancada. Já dentro do estádio, sem nenhuma razão para tal suceder, os ARD's procederam a sua remoção à força, provocando um tumulto que resultou em feridos ligeiros. A razão invocada para este acto descabido foi que a referida faixa continha a expressão “bimbolândia”, o que era falso. Quando os membros da claque abriam a faixa para mostrar o que realmente estava inscrito (o provérbio chinês "mete-os sobre tensão e cansai-os") esta foi selvaticamente retirada pelos ARD’s. Com efeito, toda esta atitude poderia resultar num acto deliberado para provocar os nossos adeptos e posteriormente os culpabilizarem;
    – Em simultâneo, os ARD’s tiraram uma bandeira à Juve Leo, rasgando-a e entregando a mesma a uma claque da equipa adversária (Colectivo);
    – Durante o aquecimento da nossa Equipa, as bolas que iam para a bancada desapareciam. Na primeira fila estavam quatro adeptos da equipa da casa devidamente instruídos para passarem as bolas entre si e depois passarem a um quinto elemento que na fila atrás roubava a bola, levando-a consigo. Isto tudo com total conivência dos ARD's que ali assistiam impávidos e serenos;
    – Deixaram a manga de acesso do balneário ao relvado recolhida, à face das bancadas, facilitando agressões verbais e arremesso de objectos ao Presidente do Sporting Clube de Portugal, contrariamente ao acordado entre as Seguranças dos dois Clubes;
    – Nas bancadas foram colocados vários cartazes (com acabamento gráfico profissional e por isso de acesso altamente questionável) exibidos por adeptos da equipa da casa, com frases provocatórias dirigidas ao Rui Patrício enquanto guarda-redes da Selecção Nacional. Sabendo-se que há proximamente um play-off importante para a nossa Selecção, esta atitude demonstra uma mesquinhez regional, não compatível com o Seculo XXI em que vivemos, e como tal um desrespeito por Portugal;
    – O nosso Assessor de Imprensa foi impedido de permanecer na bancada de Imprensa, após lhe ter sido permitida a entrada e comunicado que ali poderia ficar durante o jogo;
    – No final do jogo, junto à entrada da zona técnica, estiveram oito colaboradores da equipa da casa, que por várias vezes insultaram pessoas do nosso Staff, até à saída do autocarro;
    – Jornalistas coagidos, nomeadamente dos três jornais desportivos foram empurrados por ARD’s. Um deles, só por ter questionado o porquê daquele inqualificável tratamento, foi de forma violenta imediatamente despojado da credencial do jogo e colocado na rua;

    Agora venham dizer que foram mal recebidos pelo Sporting, comparada com a vossa hospitalidade tenho a dizer que foram muito bem recebidos em nossa casa… SL

    • Manuel
      Posted Março 19, 2014 at 3:11 pm

      Excelente descrição dos factos. É preciso ser-se muito hipócrita para depois de mais de 30 anos a disseminar a cizânia entre os adeptos do futebol em Portugal e entre os portugueses, com as tentativas de separação entre norte e sul, virem agora quais virgens ofendidas por terem tido uma resposta à altura mas muito menor do que as partidas passadas mereciam.
      O Porto está num declive descendente há 4 ou 5 anos e irá assim continuar por muitos anos por muito que falem e por muito que censurem aquilo que eu afirmo.

    • Pedro
      Posted Março 19, 2014 at 2:57 pm

      A única diferença é que este comunicado foi factual e não precisou de falar das peixeiras para desviar atenções ou tentar ter piada…

    • João Silva
      Posted Março 19, 2014 at 1:38 pm

      Excelente post. SL

  • Hit
    Posted Março 19, 2014 at 1:22 pm

    O que ??? Mas la no porto esqueceram-se de como receberam o SCP na primeira volta??? Deve ter sido…

    Este comunicado é só rir.

    A direcção do Porto está a ficar desesperada, parece-me.

  • João Souto
    Posted Março 19, 2014 at 1:21 pm

    Isto é de uma piada, até parece que o Sporting foi bem recebido lá, e sobre o tratamento que sofreu o guarda redes da selecção nacional por parte dos adeptos do porto e sobre a forma como foi tratado o guarda redes deles cá nem uma virgula! É só hipocritas ! Só enganam quem quer ser enganado.
    E a verdade é que o Porto que até vinha sendo diferente só prova que quando perde é igual aos outros todos. Então e agora, mais um comunicado amanha ?

  • Pedro Almeida
    Posted Março 19, 2014 at 1:14 pm

    A luta pelo primeiro dos últimos está ao rubro esta época!

  • João Silva
    Posted Março 19, 2014 at 1:14 pm

    Este texto não me é estranho… Tenho a sensação de o ter ouvido aí numa escuta qualquer!! Falando num modo mais sério, Bruno de Carvalho deu o mote para a Literatura Nacional para os próximos anos, os Comunicados!! Eles agora saem de todas as maneiras e feitios, para os mais novos e os mais velhos!!
    O porto quer os seus pontos e Lourenço Pinto afirmou logo no dia a seguir que o porto iria retaliar! Eu esperava é que fosse um simples abalroamento na estrada mas essa estava já reservada. Ora a coacção ou suposta coacção vai como o atraso de 2 minutos e qualquer coisa segundos cair em saco roto, pois o Presidente do Sporting Clube de Portugal pode dizer o que bem lhe apetecer pois vivemos numa sociedade livre que assim o permite, as palavras não são acções e enquanto não houver processos em tribunal não há motivo para se sentiram coagidos e se eles são todos inocentes porquê sentirem-se coagidos?? Se o BdC é um bronco sem razão que pode ele fazer para que as pessoas se sintam coagidas? Nada! E mais, houve logo a seguir a esse comunicado que pretendia meter este mundo e o outro na barra dos tribunais, arautos da justiça desportiva a afirmar que o Sporting não o poderia fazer sob pena de descida de divisão, pelo que essa ameaça foi travada logo de inicio. Ninguém vai a tribunal podem descansar os árbitros.
    Agora sobre coacção hmm que dizer… espero pelos manuais escolares do próximo ano lectivo "Manual sobre como haver provas de coacção e mesmo assim não ser culpado" da Porto Editora… e para aqueles que agora apreciam a literatura mais do norte um thriller "Nunca falo, mas quando falo eles desaparecem" da Pneus Magazine!!
    SL

  • David Henriques
    Posted Março 19, 2014 at 1:01 pm

    Se bem me lembro o Sporting foi muito mal recebido no estádio do Dragão no jogo da 1ª volta do campeonato, penso que o Sporting estará a dar o troco. SL

  • R. Alves
    Posted Março 19, 2014 at 12:58 pm

    Estou farto desta porcaria. Aviso já, sou Sportinguista e não tenho problema nenhum em admitir que gosto do Bruno do Carvalho, mas esta conversa já enjoa. Acho que tudo bem que tem o direito de reclamar de arbitragens (de certa forma alivia a pressão da equipa), mas desta vez está a haver um claro exagero. E como se não bastasse o Porto juntou-se à festa. Joguem mazé à bola, o Porto do ano passado mesmo roubado ganharia em Alvalade <- só um exemplo.

    Quem se fica a rir com tudo isto é o Benfica, que é a melhor equipa a praticar futebol em Portugal e não teve problemas em assumir a liderança…foi por causa dos árbitros? Não, apenas jogam bem, foram beneficiados e roubados tal como os outros grandes.

    Até pode haver corrupção mas é preciso entender uma coisa, enquanto os árbitros forem humanos irá haver sempre lances mal ajuízados seja em que estádio for, haja corrupção ou não.

    Futebol em Portugal não é Futebol se não houver discussões deste género…mas um bocadinho de por favor, é preciso saber quando parar.

    SL.

    • Ball8
      Posted Março 19, 2014 at 5:03 pm

      R. Alves faço-lhe uma vénia. Finalmente!!! Finalmente alguém que pensa exatamente como eu. Já chega de comunicados, de jogadas de bastidores, de jogadas na secretaria. Nós queremos é futebol. Bem haja.

    • João Silva
      Posted Março 19, 2014 at 1:30 pm

      O que é merecido é haver presidentes que se sabe terem corrompido para ganhar mas este é que tá mal… o que BdC faz de mal é que devia fazer os comunicados por telefone assim já ficava tudo gravado em escutas e como se sabe assim já estaria tudo bem. Quem é apanhado em escutas é sempre inocente. Menos o Valentim que foi dado à morte.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 19, 2014 at 1:29 pm

      A pena para tentative de coação dos árbitros não deve andar muito longe dos 383 euros.

    • ACSilva
      Posted Março 19, 2014 at 1:16 pm

      E está tudo dito… Errar é humano, árbitros são humanos, logo os árbitros também erram…
      Faz-me confusão a quantidade de choradinhos, de tentativas de jogos ganhos em secretarias…
      Sinceramente, gostava que ficasse provada a coação dos árbitros e ver o Sporting na II liga… Já enjoa esta versão Bruno de Carvalho… Os sportinguistas, os jogadores, o clube não merece este homem!

  • Nuno Correia
    Posted Março 19, 2014 at 12:52 pm

    Isto da moral tem muito que se lhe diga. Porque os broeiros, refiro-me a dirigentes do FCP( o Boby e os tarecos desta vida) que insultam o presidente do sporting, que sao indiciados por corrupcçao no caso do apito dourado…Que contratam gorilas para agredir pessoas…Para mim nem eram dignos de entrar no nosso estadio. Quando o Futebol clube do Porto tiver uma direcção condizente com o valor, aí sim podera reclamar!

  • Euclides!
    Posted Março 19, 2014 at 12:48 pm

    Anedótica a postura do Porto, parece uma espécie, de "agora também vamos escrever comunicados e pedir inquéritos só para chatear"

    o Pior é que isto é feito sem qualquer critério, dá ideia que é apenas uma forma de retaliação aquilo que tem sido a estratégia do Sporting contra arbitragem e os poderes instituídos, mas a diferença é que enquanto o Sporting objectivamente aponta erros e manifesta-se, já a postura do Porto depois de ter perdido o classico é um total folclor, dá quase a ideia que isto serve para tentar desviar atenções de potencial instabilidade interna, pelo facto de um clube como o Porto estar altamente dependente da entrada directa na fase de grupos da champions league, se tal não acontecer, será um rombo orçamental brutal que poderá por em causa o planeamento da próxima época e obrigar a um desinvestimento

    o Futebol é uma conjuntura podre e os adeptos hipócritas apoiam tudo isto, ver Benfiquistas de acordo ou a achar piada a postura do Porto mostra que tanto os adeptos do Porto como os adeptos do Benfica, não se importam com a corrupção, não se importam com actual conjuntura, e por isso não há muito a fazer, porque isto é o mesmo que roubar, e quando quem rouba não se auto-penitencia e até se vitimiza, estamos perante um grupo de indivíduos sem qualquer tipo de vergonha que só podem ser parados ou pela força ou pela justiça, e quanto a justiça, já toda gente sabe que é má em Portugal, portanto resta a força…

    • Kaz Patafta
      Posted Março 19, 2014 at 6:52 pm

      Eu não concordo minimamente com a postura do Porto, sou benfiquista, e desmanchei-me a rir com este comunicado. Naturalmente não pela ideia que o mesmo quer passar mas pela forma como está escrito.

    • Anónimo
      Posted Março 19, 2014 at 1:45 pm

      Euclides o texto está deveras bem escrito e com piada, mas por eu achar isto não quer dizer que concorde com a postura do Porto…

      Diogo Santos

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 19, 2014 at 1:00 pm

      Não podemos ilibar o BdC do clima que se vive neste momento no futebol português… mas como refere e bem, ele tem protestado por sentir o Sporting claramente prejudicado e por querer dizer BASTA (ao contrário das anteriores direcções que ficavam serenos no seu canto a ver a vergonha que é o futebol português), não apenas por vingança sobre X ou Y.

      Cada um com a sua quota parte, isto não é bonito. Inclusive os benfiquistas (sei que não vão gostar, e que vão dizer ah e tal lá estão estes a chamar o Benfica à conversa), mas é verdade, os que têm lutado nos últimos anos pela verdade desportiva e que têm "chorado" nos últimos anos contra o Proença e o apito dourado (e aqui dou razão aos benfiquistas, pois enquanto vocês choravam os sportinguistas festejavam os títulos do Porto e a fingir que nada se passava), hoje em dia, ao verem um Sporting interessado em lutar pela verdade desportiva, parece estarem a virar-se para o lado do Porto e chamar ao Sporting de chorão.

      Enfim… o futebol português (o espectáculo em si) só perde com estas guerras.

  • Anónimo
    Posted Março 19, 2014 at 12:47 pm

    O comunicado está, do ponto de vista da ironia e da tomada de posição, genial, a roçar a excelência.

    No entanto, importa salientar:

    1º – Isto não é futebol, confesso que o futebol português me começa a causa imenso desinteresse porque, ao invés do que acontece noutros campeonatos (em Inglaterra discute-se arbitragem assim? Há, por exemplo, penaltys claríssimos que não são assinalados e não vemos os jogadores protestar mais que 5 segundos), em Portugal o futebol resume-se a discutir arbitragens;

    2º – O Porto, com este tipo de conduta, está, de facto, a demonstrar sinal de fraqueza. Não digo que não devesse responder às provocações do Sporting, mas fazê-lo desta forma e com esta densidade começa a aproximá-lo dos clubes de Lisboa, que durante décadas têm sido prejudicados por arbitragens duvidosas e que, invariavelmente, acabaram sempre por deixar em situação benéfica o congénere lá de cima, e que outra alternativa não têm tido que não seja o protesto;

    3º – O Sporting também já começa a chatear, não no sentido de causa incómodo com hipotéticas verdades inconvenientes, mas sim no sentido literal, ou seja, começam a ser chatos, porque, repito, isto não é futebol;

    4º – O Sporting, os seus dirigentes e adeptos estão com um duplo problema que terão que resolver com base numa ideia de resignação (que não se confunde com subserviência ou coisa parecida): em primeiro lugar, padecem de amnésia selectiva, uma vez que aos tão aclamados 200 mil pontos que deveriam ter de vantagem sobre o Benfica deveríamos, se quisermos então fazer uma apreciação justa e rigorosa da influência das arbitragens desta época na atribuição dos pontos, descontar outros tantos que conquistou fruto de repetidos golos conseguidos em posição irregular dos seus jogadores no início do campeonato; depois, também por força de um problema de memória, se é certo que a ambição deve ter muitos poucos limites, não é menos certo que essa mesma ambição deve ser projectada e enquadrada de acordo com um panorama de realidade fáctica, objectiva, e, nestes termos, o Sporting no seu todo tem vindo a olvidar a conturbada época transacta (na qual, honestamente, comecei a sentir que a descida de divisão poderia tornar-se realidade) e a inexperiência/falta de qualidade da equipa quando comparada com os seus rivais mais directos, em especial o Benfica;

    5º – Por fim, e enquanto adepto do Benfica, espero honestamente que se esta atitude do Sporting vier a dar em alguma coisa que seja, decididamente, para beliscar as atrocidades desportivas que há décadas têm vindo a ser perpetuadas de forma impune pelo Porto.

    Uma vez mais e alheando-me de todas as questões envolventes que acabei de abordar, este comunicado está digno do humor refinado de uma qualquer obra de Eça de Queiroz ou Gabriel Garcia Marquez.

    Cumprimentos de um grande Benfiquista,

    FTC

    • João
      Posted Março 19, 2014 at 4:21 pm

      Em que capítulo das atrocidades desportivas está jantar com árbitros no Sapo, telefonar ao Major a escolher árbitros, alterar jogos para o Algarve, comprar jogadores adversários de véspera, comprar treinadores adversários de véspera, 4 casos de doping no mesmo ano, Howard Kings e Devesas Neto?

    • João Silva
      Posted Março 19, 2014 at 1:23 pm

      Respondo-lhe só ao 4º parágrafo e digo-lhe que padece de memória selectiva… Pois em tudo o que disse era só trocar Sporting por benfica e teria o retrato de todas as épocas passadas em que apenas o benfica ombreou com o porto. Engraçado acusarem os outros de memória selectiva e esquecerem aquilo que os próprios presidentes fazem e já fizeram.

  • Rodrigo Cruz
    Posted Março 19, 2014 at 12:44 pm

    Um belo texto escrito pelas produções fictícias…

  • Elvaslion
    Posted Março 19, 2014 at 12:33 pm

    Antes de mais, o Sporting não tem relações institucionais com o porto devido a um acto de manifesta falta de respeito para com o seu presidente, pelo que é estranho agora virem pedir respeito de volta. acabaram-se os tempos de subserviência, agora vivemos nos tempos de amor com amor se paga.

    Quanto a quebra de acordos com o porto…não foi este a quebrar o acordo na transferência de mountinho?

    Não tendo uma bola de cristal, eu não sei dizer se isto é o declínio do porto, mas espero que seja o principio do regresso do equilíbrio no futebol Português, onde os três grandes poderão sem influências externas irem alternando nos títulos e não ter uma equipa que em 20 ganha 16 e se alguns poderá ter ganho com mérito, as escutas ainda que inválidas para a justiça, são validas para a moral dos adeptos que não as consideram merecidas.

  • Miguel Monteiro
    Posted Março 19, 2014 at 12:33 pm

    Sou Sportinguista e honestamente, há partes do texto extremamente bem escritas que roçam o hilariante.

    Mas não só a escrita eu admiro… mandar os bilhetes para o campo da constituição, foi só uma jogada de mestre, que embora deselegante, tem o seu quê de interessante. E meter os indivíduos da argola ao lado deles foi uma óptima ideia!

    Aparentemente, a partir de agora, será obrigatório falar Francês para nos sentarmos ao lado dos administradores da SAD do Porto… eu se fosse o Bruno de Carvalho, da próxima vez que o Porto fosse ao estádio de Alvalade, contratava uma Relações Publicas 100% francesa que daria as boas vindas ao clube e os guiava pelo estádio… isto tem muito potencial para ser explorado!

    Mas relativamente ás queixas propriamente ditas, são somente faits divers com o intuito de lançar farpas para o outro lado e de esconder a situação actual do FCPorto.

    No entanto, peço que atentem para o comunicado que o SCP lançou na primeira volta do campeonato acerca da recepção que teve no estádio da Constituição… ai desculpem… Dragão.
    Leiam-no mesmo e comparem com as queixas que o FCP apresenta agora. Escrevam no google "comunicado sporting estádio dragão" e comparem…

    Ou seja… armados em virgens ofendidas, queixam-se de uns bilhetes que foram parar a outro lado, e da companhia que tiveram no lugar do estádio… como diria o JJ… piners comparado com o que fizeram na primeira volta: agressões, pôs-se em causa a segurança dos adeptos, meteram elementos do staff onde não deviam e ainda os proibiram de sair de la, retiraram (qual censura) uma faixa ás claques, agressões verbais, arremesso de objectos, etc etc. (segundo o comunicado)
    Felizmente não tenho memória curta e se depois da recepção que tiveram no dragão só aconteceu o que está no comunicado do FCP, fico, por um lado satisfeito e reconheço que sabemos receber muito melhor que o clube do norte!

    Tenho dito!

    • João
      Posted Março 19, 2014 at 4:19 pm

      O que é que de tão grave aconteceu no Dragão, digam lá. É que já vi tantas vezes aqui esse argumento ridículo para tentarem justificar estas infantilidades que vêem no texto e ninguém elabora. É mais uma mentira repetida 1000x?

    • Miguel
      Posted Março 19, 2014 at 12:49 pm

      eu se fosse o Bruno de Carvalho metia gente italiana com uma certa pronúncia siciliana (grandes palavras do sr. Manolo Vidal)

  • Goncalo Nascimento Rodrigues
    Posted Março 19, 2014 at 12:30 pm

    O comunicado é genial? Genial é a resposta, chapada de luva branca! Depois da forma como o SPORTING foi recebido no Dragum, é o mínimo. Memória curta, é o que têm!

  • Ricardo Ricard
    Posted Março 19, 2014 at 12:30 pm

    O ridículo combate-se com o ridículo… Deus queira que esta guerra dure muitos anos.

  • Andre Pereira
    Posted Março 19, 2014 at 12:28 pm

    o porto até já faz comunicados sobre as peixeira do bulhão. Onde isto já chegou.

    O porto está a bater no fundo.

    PS-É a primeira vez que vejo um presidente do Sporting ser odiado pelos rivais. É um bom sinal, parece-me. Do Godinho todos adoravam.

    Como alguém disse um dia, o futebol não é uma questão de vida ou de morte é muito mais que isso. Gosto destas polémicas, o futebol precisa de pimenta para a coisa ficar mais divertida.

    • Kaz Patafta
      Posted Março 19, 2014 at 6:55 pm

      Eu acho que ninguém odeia o Bruno de Carvalho. No que à minha pessoa diz respeito, foi ele, e os assuntos com ele relacionado, do que mais me fez rir nas últimas duas semanas

  • JOÃO Pacheco
    Posted Março 19, 2014 at 12:26 pm

    Calma, amigos. É só uma época menos boa do FC Porto. Lembrem-se que é o clube mais titulado do futebol português e acreditem que não é o seu fim. Vejo muitos sonhadores a 'pedir' a queda do FC Porto e a esses só lhes posso dizer o seguinte: aproveitem bem esta época. Abraço.

  • Bruno
    Posted Março 19, 2014 at 12:24 pm

    Bela escrita, do ponto de vista humorístico, porque na verdade, exprimido, isto diz nada, zero. Mas claro que o rei do dirigismo manda escrever o que quer e lhe apetece e será sempre brilhante e magnifico, eu compreendo.

    SL!

    • João
      Posted Março 19, 2014 at 4:16 pm

      A azia… Haha então a escrita está porreira mas isto escrevia-se mais curto. Eu vejo ali muito conteúdo, vejo que o Sporting anda a mentir à CS e que anda com manobrinhas infantis de distribuição de lugares nos camarotes e no envio de convites.

      Tudo demasiado ridículo para não ser ridicularizado com este nível.

      Patético.

    • David Gomes
      Posted Março 19, 2014 at 1:36 pm

      pensei exactamente os mesmo. é uma escrita gira, que apela ao sentido de humor, mas em termos de conteúdo o que lá está escrevia-se em 2 ou 3 linhas. penso que a ideia é mesmo essa, desviar a atenção da pobreza de conteúdo do próprio comunicado para as palavras e expressões caras lá empregues

  • Jose Seabra
    Posted Março 19, 2014 at 12:18 pm

    A verdade é que Bruno de Carvalho já não sabe para onde se virar, dispara em todas as direcções, é gozado por Vieira, Pinto da Costa, António Salvador, Júlio Mendes, etc… é deixar andar… eu não gosto destas guerrinhas de comunicados, mas ri-me bastante, o comunicado é genial.

  • Rúben Cardoso
    Posted Março 19, 2014 at 12:17 pm

    E agora eu pergunto: quando foi o Porto – Sporting, o Bruno de Carvalho emitiu um comunicado, a falar sobre coisas que se tinham passado antes, durante e depois do jogo, entre elas o pobre tratamento dado aos responsáveis da SAD do Sporting, e aos adeptos. Esse comunicado foi, como todos os emitidos pelo BdC, ridicularizado pelos adeptos que não são do Sporting.

    Este porque usa uma prosa mais requintada já é giro? Eu também me ri, mas conteúdo é zero.

  • Endho
    Posted Março 19, 2014 at 12:11 pm

    Aos poucos, vai caindo o mito porto. O porto que desdenhava a Taça da Liga e se apresenta com atraso para poder tirar vantagem. O porto que proclamava o seu domínio fruto de força invencível e qualidade insuperável (e que,de facto, conseguiu largos anos). Onde anda esse porto? Onde anda essa força? Toda chalaça só demonstra uma coisa: o porto está fraco. E mais, teme, por todos os poros, não regressar ao poleiro. Continuem a encher os bolsos aos intermediários e comprar por milhões jogadores absolutamente banais e depois admirem-se….

  • Trust3r
    Posted Março 19, 2014 at 12:08 pm

    Belo comunicado.

    Quanto ao comportamento da direcção do Sporting, não me estranha nada, se já dá para perceber como é o BC nos comunicados públicos semanais, imagino no privado. Queixa-se que os 2 minutos de atraso foram propositados para ganhar vantagem, que são tudo truques. Mas depois não deixam as claques do Porto entrar no estádio de Alvalade com o seu material de apoio (violando o acordo com o FCP), metem os dirigentes do Porto em salas separadas, antes de um clássico pressionam os árbitros com queixas crime, exigem a sua participação na taça da liga, exigem estar em primeiro, etc, etc. Mas podiam exigir mais de si próprios. Menos circo. O respeito não se conquista assim, muito menos com estes comportamentos.

    Sempre fui a favor do comportamento low profile do gabinete de comunicação do Porto pois não sou a favor de alaridos, o que interessa é concentrarem-se a ganhar dentro de campo. Mas há alturas em que a estupidez realmente não tem limites.

    • David
      Posted Março 19, 2014 at 5:19 pm

      Trust3r… Só para dizer que quem foi ao estádio conseguiu ver as respetivas faixas das claques portistas. Não entrarem estandartes e bandeiras é, infelizmente, algo normal. Para evitar problemas.

      Mas respondo não por causa desse ponto. Este ano tive oportunidade de ir ao Dragão ver o Sporting. Entrei já perdíamos e apenas aos 20m… Parece-me que em Alvalade estavam todos os adeptos portistas na bancada 30m antes de começar o jogo. Isto, parece-me, que é mais relevante que não entrarem umas meras bandeiras.

      Saudações

    • João
      Posted Março 19, 2014 at 4:13 pm

      Miguel: porque dói. Dói muito ser adepto rival da maior hegemonia do futebol europeu este século.

      Mais alguma dúvida.

    • Trust3r
      Posted Março 19, 2014 at 2:43 pm

      Miguel não generalize. É muito fácil. Pesquisem no youtube os jogos do FCP nas últimas décadas. Ou basta ver alguns do Benfica e do Sporting para ver a diferença de qualidade dos plantéis e do futebol praticado entre o Porto e os seus rivais. E aí vão perceber porque o Porto ganhou tantos títulos nacionais e internacionais. Quem tem perto de 30 anos e viu os jogos percebe muito bem, quem não tem desculpa-se com o do costume para perceber o porquê do seu clube ter ganho poucos títulos. É mais fácil.

    • Ruben Gomes
      Posted Março 19, 2014 at 12:46 pm

      "Porque ninguém respeita o Porto?"

      Pesquise no YouTube 'Apito Dourado Escutas CM'

      Quando conseguir ver os vídeos todos vai ver que a curiosidade já não está lá.

    • Miguel
      Posted Março 19, 2014 at 12:19 pm

      "o respeito não se conquista assim"

      então conquista-se como??porque será que ninguém (adeptos rivais) respeita o porto??porque será que ninguém (adeptos rivais) dá mérito ao porto pelas suas vitórias??

      curiosidades…

  • Diogo
    Posted Março 19, 2014 at 12:07 pm

    Sou benfiquista, mas acho que é uma resposta de bastante nível. Penso que Bruno Carvalho está a conseguir uma "guerra" no futebol português, que não irá acabar bem para o lado dele. Dispara em todas as direcções, é de facto algo lindo para o presidente de uma grande instituição do futebol nacional.
    Além disso, e fugindo um pouco ao assunto deste tópico, nem quero ver o que o Sporting irá fazer na Liga dos Campeões por interferência do árbitro (BC exigira logo a conquista da Champions, mesmo que o Sporting não ganhasse um jogo).

    Cumprimentos,
    continuação de um bom trabalho

    • Diogo
      Posted Março 19, 2014 at 1:27 pm

      não sei onde é que viu que eu estava preocupado mas tudo bem. Por mim, pode continuar a disparar para todos, desde que o Benfica vá vencendo :)

    • Rui Roldão
      Posted Março 19, 2014 at 12:55 pm

      Mas qual aliança? Agora os jornais andam a inventar que existe uma aliança contra Sporting qd a muito pouco tempo depois daquela confusão na reunião da liga diziam q era entre Benfica e Sporting.
      No Benfica não precisamos de alianças nem de choradinhos ridículos, basta praticar um bom futebol e ganhar jogos

    • Paulo Lima
      Posted Março 19, 2014 at 12:49 pm

      Está mais que visto que este campeonato já tem nome.

      É o campeonato das alianças.

      Antes era oBenfica e o Sporting contra o Porto
      Agora é o Benfica e o Porto contra o Sporting.
      estou mesmo a ver que no final vai ser Porto e Sporting contra o Benfica.

      É isso.

    • Miguel
      Posted Março 19, 2014 at 12:16 pm

      preocupado com o Bruno de Carvalho??

      esta aliança entre porto e benfica tem a sua piada ;)

  • Sérgio Freitas
    Posted Março 19, 2014 at 12:06 pm

    ahahahahahaha o declínio do Porto está mesmo a acontecer, cada vez mais perto do fim ahahaha este comunicado é de rir

    • Tiago Alves
      Posted Março 19, 2014 at 1:14 pm

      Esse "declínio" deve ser o mesmo que em 2010(3ºlugar), fez com que em 2011 se ganhasse tudo…

    • Mano chico
      Posted Março 19, 2014 at 12:53 pm

      Renato a palavra chave é mesmo 'declínio', ou seja, início do fim ou queria que o declínio fosse logo descer de divisão?

    • Renato
      Posted Março 19, 2014 at 12:18 pm

      O declínio de uns é o 3º, duas meias finais e, pelos menos, oitavos na europa. O de outros…..

  • Alexandre
    Posted Março 19, 2014 at 12:04 pm

    Depois do que o Porto já fez, que moral têm eles para falar, Pinto da Costa então é o maior exemplo nacional da educação, gozou com Paulinho, roupeiro do Sporting. Tiveram o maior escândalo do futebol português, em que toda agente ficou a perceber porque é que os árbitros ajudavam o Porto e prejudicavam os outros.
    Enfim, cá se fazem cá se pagam. Enquanto sportinguista lamento as antigas direções do Sporting que tinham medo do Pinto da Costa.

    Quanto ao que se está a passar agora entre o Sporting e Porto, já aconteceu entre Benfica e Porto, um clima de tensão que levou a apedrejamento de carros, a incendiar autocarros, confusões nos tuneis, etc.
    O futebol de português está a ficar um barril de pólvora, temos de refletir o que temos de mudar.
    Provavelmente passa por todos os dirigentes e adeptos, só que existe um passado que destaca a impunidade de quem pôs em causa a verdade desportiva e não foi castigado (é difícil ignorar isto)
    A competição perdeu integridade e verdade e o sector da arbitragem não soube evoluir e aderir às novas tecnologias para se proteger a si mesmo.

    Estou a torcer pelo Benfica nas taças e até gostava que o Porto passa-se em Napoles para eventualmente se encontrar mais duas vezes com o Benfica na Liga Europa.
    O Benfica tem melhor equipa, joga melhor futebol, conseguiu isso também a custa de um passivo elevado, mas isso serão os benfiquistas que terão de avaliar se estão satisfeitos com as contas.
    Esta é a altura em que o Porto está a ter maiores dificuldades a vários níveis e o Benfica que tanto falou do prejuízo para o futebol português e da verdade desportiva é altura de contribuírem para mudar algo (novas tecnologias) e por outro lado para ganharem ao Porto para agudizarem a crise destes.

    Cumprimentos, e tanto quiseram dividir o país em Norte e Sul que numa boa parte conseguiram, parabéns

    • Cinzel
      Posted Março 19, 2014 at 12:34 pm

      1. Caro Alexandre, concordo em absoluto com o seu comentário.

      2. O Porto é o menos santinho do Futebol. As escutas valem o que valem, só as ouvem quem quiser, por muito que o Porto não as admita e adeptos Portistas continuem a ignorá-las em defesa do seu grande líder, a verdade é que o clima de instabilidade e pressão sobre os árbitros, na defesa de uma verdade desportiva, nunca foi tão intenso como o que se vive hoje.

      3. Quando os resultados desportivos não justificam os investimentos, soltam-se comunicados a falar dos camarotes. Pensei que o ambiente hostil criado pelos Super Dragões aos próprios jogadores do Porto ainda na era de Paulo Fonseca, à saída do estádio do Dragão e fortemente apoiado por Pinto da Costa, tivesse habituado a administração do clube a estar rodeado de "piratas de argola na orelha"…

  • Rabensandratana
    Posted Março 19, 2014 at 12:04 pm

    Grande comunicado da SAD esteve brilhante!!!

    Estes viscondes têm a mania que são todos "pipis/ sofisticados e intelectuais" e depois fazem o que está referido no comunicado, estão sempre com o discurso que o SCP é um clube diferente, que no SCP estas situações não existem nem nunca hão-de existir e depois descobrem-se as ditas verdades!!!

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 19, 2014 at 3:20 pm

      David, ele estava a falar do Rabensandratana. Ou pelo menos, penso eu de que…

    • David Gomes
      Posted Março 19, 2014 at 1:53 pm

      Joaquim, em primeiro parece-me que não percebeu o comentário do Ruben.

      E em segundo, acho que devia ter um pouco mais de tento na língua. Pode ser apenas um preciosismo meu mas referir-se a um grupo de pessoas da forma que o fez (depreciativa) chamando-os de "estes" fica-lhe mal, muito mal. Não o faço e não gosto que o façam, seja em relação a adeptos do Sporting, do Benfica, do Porto, ou até, veja-se lá, do Farense.

    • Joaquim Leitão de Ramos
      Posted Março 19, 2014 at 1:31 pm

      Raben, o sr. é das pessoas com um maior bom senso, eu apesar de ser um simples adepto do Farense, corroboro exactamente com o que escreveu, estes sportinguistas são e sempre serão um clube de bairro, dizem-se cordiais e respeitadores e depois têm um rufião que quer dar a transparecer que é um anjo quando todos sabemos os esquemas paralelos que quer fazer e impor na Liga.

    • David Gomes
      Posted Março 19, 2014 at 1:29 pm

      luis bcn, errado. os 3 grandes estão na miséria. isto é ponto assente. não é à toa que cada um deve centenas de milhões de euros e quando é para pagar os empréstimos obrigacionistas, etc andam todos com o rabo apertadinho e a tentar esticar prazos

    • vukanal
      Posted Março 19, 2014 at 1:15 pm

      Luís bcn então perceba lá o meu comentário, nem acredito que uma pessoa tão culta não perecebeu a minha anAlLogia

    • luis bcn
      Posted Março 19, 2014 at 12:24 pm

      Vuk nao sabe o que é uma analogia, alias se tivesse percebido entenderia exactamente a analagia. Ja agora tambem tenho brinco na orelha e uso crosario…mas nao sou pirata.

      PS: tanto que eu e voce saiba é o scp que esta na miseria

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 19, 2014 at 12:11 pm

      Vuk,

      Palmas.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 19, 2014 at 12:10 pm

      Porto emite um comunicado: "Grande SAD, brilhante!"

      Sporting emite um comunicado: "olha estes chorões, só sabem chorar, joguem à bola".

      Como EU reajo a estes comunicados: "preocupem-se com o que está mal nos clubes, e não em mandar pedradas uns aos outros via comunicados". Já dizia um amigo meu, portista confesso: estas respostas do Pinto da Costa são só para iludir os adeptos em relação àquela que pode bem ser a pior época da última década no FC Porto.

    • Vuk
      Posted Março 19, 2014 at 12:07 pm

      Eu uso brinco e quando está calor corsários. E tenho tanto ou + direito q os dirigentes do Porto a ter lugares destacados, afinal eu pago as cotas e eles não.

  • Vuk
    Posted Março 19, 2014 at 12:02 pm

    Realmente existem pessoas que não têm vergonha na cara, depois de anos a fazer pressões sobre os árbitros, depois da data de escutas que foram tornadas públicas, ainda têm a moral de acusar quem quer que seja. Só tenho pena que os Benfiquistas não percebam o lado do Bruno de Carvalho e não se lembrem quando o atual Presidente deles andou a levar DVD's à federação a mostras os constantes erros de arbitragem. A única conclusão que consigo tirar é que o Pinto da Costa se vai rindo, enquanto Luís Filipe Vieira e agora Bruno de Carvalho lutam por um futebol limpo.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Março 19, 2014 at 12:00 pm

    E quem é que nos vai ensinar as boas maneiras carago?! Aliás, a própria frase que dá título a este post, mostra a mentalidade das pessoas que escreveram isto, já para não falar dos insultos gratuitos existentes neste texto.
    Tinham direito aos vossos lugares? Sim… é obrigatório estarem todos juntos? Que eu saiba não (a não ser que sejam como as mulheres que têm de ir juntas à casa de banho)!
    E já agora, pessoas com argola na orelha que não sabem falar francês e que parecem piratas, ou rufias, têm tanto direito como vocês a serem convidados a sentarem-se numa cadeira de um estádio (ou os engravatados têm mais direitos na vida que os outros?).

    Para terminar, tanto moralismo em relação ao que se tem passado no Sporting, que se esquecem que agora também querem ganhar na secretaria, que agora também choram o sítio onde se sentam no estádio e que também choram porque foram "roubados".
    Eu sempre disse, os clubes e quem os gere, acabam todos por ter a mesma hipocrisia, e à primeira contrariedade isso fica sempre provado!

    Enfim, e agora mesmo para terminar, não gosto disto, gosto de analisar um jogo de futebol e falar de tácticas e jogadores e não de insultos e polémicas extra-futebol. Condenava fortemente estas acusações entre Benfica e Porto, não posso agora apoiar que aconteça isto no futebol português, e espero que Bruno de Carvalho não responda (se bem que sei que tem sido ele a desencadear esta onde de comunicados e provocações).

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 20, 2014 at 1:12 am

      Montez,

      Eu a querer passar imagem de justo? É para rir certo? Eu dou sempre a minha opinião, sem pensar no que os outros vão achar. Umas vezes estarei certo, outras não. Também terei certamente as minhas falhas e assuntos onde não terei a melhor análise, faz parte, e não tenho culpa que haja pessoas neste blog que me considerem isento ou whatever.

      Quanto ao seu comentário, este comunicado nada tem a ver com o que falou, mas sim é direccionado para a recepção que o Sporting preparou para a SAD portista, É pena que se esqueçam dos conflitos que houve entre o Caldeira e o BdC e outros casos, não estavam mesmo à espera de ser bem recebidos pois não?

      E continuam a ler apenas as partes que vos interessa… eu sou fã de BdC mas repito, que neste post, por mais que uma vez já disse que ele tem responsabilidades no clima que se vive no futebol português.

    • Anónimo
      Posted Março 19, 2014 at 7:16 pm

      Luis Rafael, a vossa ânsia de defender o "grande líder" nem vos permite ligar 1 a 2, além de que já disse anteriormente num outro assunto em que você quer passar uma imagem de justo mas como todos os adeptos ferrenhos não consegue.

      Este comunicado provavelmente surge como resposta à última conferência de BdC onde a dado momento exulta as qualidades humanas ímpares dos adeptos leoninos e denegrindo (no caso) adeptos portistas. Uma conferência sobre (supostamente) os casos do jogo o "grande líder" foi buscar a recepção que os adeptos portistas deram ao Patrício e comparou com a prestada pelos sportinguistas em relação ao Helton.

      Assim desta forma vieram demonstrar que as supostas capacidades ímpares de fair play, boas maneiras ou de cortesia não são extensíveis pelo menos à actual direcção do SCP:

      Montez

    • Ball8
      Posted Março 19, 2014 at 4:36 pm

      Eu só não entendo, e já reparei nisso no post sobre a pressão sobre os árbitros, como os adeptos sportinguistas podem aplaudir estas ações usando como justificação, "o Porto fez ou faz pior". Se o Porto é corrupto, eu como benfiquista não quero que o meu clube desça ao mesmo nível, mesmo que não ganhe durante 50 anos.
      Mas em todas respostas que vejo de sportinguistas leio "é o que acontece sempre, o Porto faz igual, etc etc." Mas enfim, se calhar sou eu que sou anjinho.
      Como me diz um grande amigo meu, sócio do Sporting e votante de Bruno de Carvalho, é que dar meterem o Presidente da Juve Leo ao comando da equipa. E é aqui que eu vejo quem são realmente os sportinguistas realistas e minimamente imparciais, são aqueles que reconhecem valor ao seu presidente mas que não vão com a carneirada a dizer que sim a tudo, e a dizer que assim é que é bom, e que as suas ações são corretas. Esse mesmo amigo diz que ele é um bom presidente, mas por vezes confunde o local onde está, se na presidência do clube se na presidência da Juve Leo, e que vários dos seus comportamentos são por isso incorretos.

      Da mesma forma eu olho para LFV e admito as dezenas de erros que fez, ou para o exemplo mais gritante, os comportamentos de JJ. Fazer parte de um rebanho é coisa que se percebe em gente menos instruída, em pessoas com mais dificuldades a nível intelectual (sem desprimor, cada um é como é), e acima de tudo em pessoas cegas, pouco realizadas e que descarregam as frustrações num desporto que devia ser acima de tudo um espetáculo.

    • João
      Posted Março 19, 2014 at 4:09 pm

      "O que é que tem de mal" separar os administradores do FC Porto na tribuna e sentá-los ao lado de pessoas intencionalmente hostis?

      É o que eu digo..

      No outro dia era o "O que tem de mal ameaçar um árbitro". Estes Carvalhistas abriram guerra a qualquer mínimo de noção.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 19, 2014 at 12:52 pm

      Rui Roldão,

      Certo, como eu já referi num comentário acima, trata-se apenas de mais uma provocação entre tantas outras que têm acontecido no futebol (Pinto da Costa tem sido um mestre nisso, como também já referi, principalmente em provocações ao Benfica), sem direito a comunicados (e agora o Porto vai fazer um comunicado destes quando tem criticado os comunicados do Sporting).

    • Rui Roldão
      Posted Março 19, 2014 at 12:48 pm

      Mas qual foi a razão para darem lugares separados quando isso nunca aconteceu? E só Pa criar polêmica q e isso q parece q o bruno de carvalho gosta

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 19, 2014 at 12:38 pm

      Trust3r,

      Sou um defensor acérrimo do BdC, nunca o escondi, e fiquei fulo quando o Godinho Lopes ganhou as primeiras eleições, só por aí, pode ver o quanto eu tinha a certeza que este era O presidente! Portanto, não levo a mal que alguém me diga que eu sou isto ou aquilo quando se fala de Bruno de Carvalho, porque eu nunca o escondi, nem escondo. Sou fã… MAS, não quer dizer que eu seja aquilo que você disse, ou que defenda TUDO (aconselho o Trust3r a ler o ÚLTIMO PÁRAGRAFO do meu comentário, principalmente a última frase entre parênteses, onde até refiro algo que tu também referes na tua resposta).

      De resto, em relação aos comunicados, o que tu acusas os sportinguistas de fazer, é o que tu estás a fazer e o que todos os outros portistas estão a fazer neste momento. Qualquer comunicado do BdC é ridículo e "choro", já os comunicados do Porto são para se defender e são geniais.
      É aqui que entra, a parte em que eu digo também no meu comentário (ler ÚLTIMA FRASE do 2º parágrafo), que sempre disse que os clubes (e aqui inclui-se os adeptos) e quem os gere, são hipócritas e que à primeira contrariedade vão fazer o que criticam o que os outros fazem!

      "E não venha com tretas e analise o comportamento do seu presidente", pois o seu presidente pode ser o que quiser, o melhor do mundo, um génio, muito engraçado (e realmente tem comentários que fazem rir pelo humor, mas nada mais que isso) mas é tudo menos um exemplo de boas maneiras, educação e acima de tudo MORALISMOS.

      p.s.: Gostava de não me alongar muito em respostas neste post, já dei a minha opinião, a partir daqui, vão haver os que concordam e os que nem por isso. Prefiro uma eventual discussão mais longa quando for para falar de futebol dentro de campo!

      Cumprimentos

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 19, 2014 at 12:24 pm

      Francisco Santos,

      Percebi que possa ter sido isso (também poderão não ser membros da Juve Leo, podiam ser simples adeptos)… mas continuo sem perceber o que isso tem de mal (e continuo a dizer que é uma referência muito INFELIZ, quase xenófoba em relação a essas pessoas, que não são menos que ninguém).
      Como disseram mais em baixo, até são esses elementos que pagam as quotas e vão ao estádio todas as semanas, porque não têm direito a sentar-se na tribuna VIP (é óbvio que terá ter sido em tom de provocação, mas não deixa de ser apenas mais uma provocação no meio de tantas outras que acontecem no futebol)?
      Se me disser que esses elementos estavam lá e que agrediram pessoas, aí eu condenava, mas não há relatos que isso tenha acontecido.

      Continuo a dizer, o Porto tinha lá os seus lugares, certo? A partir daí não podem reclamar se ficam juntos ou não, eu também já fui ao estádio com outras pessoas, e por uma razão ou outra, não consegui ficar na cadeira ao lado dessa pessoa. Aliás, o Sporting tem o presidente e director do futebol no banco e os restantes na bancada.

      Por mim, nada disto acontecia, mas o Porto não tem moral para nada destes "choros" (porque lá está, o que não tem faltado nos últimos anos são provocações deste nível por parte do Porto, principalmente ao Benfica, pois o Sporting não incomodava), porque estavam a condenar o Sporting por se queixar de coisas sem sentido.

    • Trust3r
      Posted Março 19, 2014 at 12:19 pm

      Luís eu sei que és um defensor cego do BC. Mas já reparaste que é sempre o BC que ataca toda a genteem primeiro mas aí já dizes que isto é que é um presidente. Quando os comunicados são até um pouco embaraçosos e ridiculos, aí os sportinguistas já dizem "bem ao menos faz barulho e assim já somos respeitados e parece que já incomodamos".

      Quando um clube responde às provocações do BC, então já é uma falta de boas maneiras, um monte de insultos, etc etc. Basta ver a sua primeira frase para ver que quando se trata de defender o BC, o LuisRafelSCP transforma-se noutro e os seus comentários enchem-se de raiva. Não são aqueles comentários normais e ponderados sobre futebol que tão bem faz.

      Não venha com tretas e analise o comportamento do seu presidente. Insultos aparecem todas as semanas nos comunicados, mas os seus óculos têm filtro verde e branco. O Sporting ataca tudo e todos. Tem o que merece. E respeito não é de certeza. Boas maneiras? Pois.

    • André
      Posted Março 19, 2014 at 12:18 pm

      Insultos gratuitos no texto?! O.o

    • Francisco Álvaro Castelo Branco da Fonseca Santos
      Posted Março 19, 2014 at 12:16 pm

      Que principio do declinio, entao anda o SLB e o SCP em pressoes constantes aos arbitros e à federacao e é suposto o Porto ficar calado a ver? Epah, ganhem juizo

    • Wonderkid
      Posted Março 19, 2014 at 12:14 pm

      E vão dois! ;)
      Como alguém disse em cima… isto é o início do declínio do FCP, antes não se via este tipo de respostas nem queixas à arbitragem…

    • Francisco Álvaro Castelo Branco da Fonseca Santos
      Posted Março 19, 2014 at 12:14 pm

      Luis leio os teus comentários e considero-te uma pessoa minimamente inteligente..Nao percebo portanto como nao entendeste que na parte do Comunicado onde se faz referencia a "pirata de brinca na orelha ou rufia de filme de série B" quer dizer que muito provavelmente puseram adeptos da Juveleo daqueles que só querem pancadaria ao lado de elementos dos administradores do Porto. Isto é uma atitude lamentável do Sporting. Lamentável. (peco dscp pela ausencia de acentos e c de cedilha mas estou num teclado alemao)

    • Anónimo
      Posted Março 19, 2014 at 12:06 pm

      Luis tiraste-me as palavras da boca, totalmente de acordo.

      Pedro

  • Anónimo
    Posted Março 19, 2014 at 11:58 am

    Não gostam da hospitalidade com que recebem os seus convidados…

    Vasconcelos.

  • Marco
    Posted Março 19, 2014 at 11:58 am

    E pronto… o início do declínio do fcp está à vista… Agora já respondem a tudo, isto para afastar os olhares sobre a péssima gestão desportiva do presente ano, a má escolha do PF e a não suplantação em termos de aquisição de jogadores para substituir convenientemente o JM e o James… Isto para além do fraco desempenho na Liga, quando têm um jogador que custou mais que o plantel do actual 2º classificado… Enfim…

  • slb1994
    Posted Março 19, 2014 at 11:55 am

    Escrita brilhante .

    • Pedro
      Posted Março 19, 2014 at 3:03 pm

      Não sei que livros anda a ler.
      Recomendo a condição humana de malroux ou paraísos artificiais de baudelaire.

  • Anónimo
    Posted Março 19, 2014 at 11:51 am

    Sou do Benfica mas devo admitir que me ri.

    Diogo Santos

  • Anónimo
    Posted Março 19, 2014 at 11:50 am

    Adoro o gabinete de comunicação do FC Porto. Ainda que benfiquista, adorei a escrita. Tiago Vidal

    • João
      Posted Março 19, 2014 at 4:05 pm

      Foi no Porto esta época que o presidente teve que pregar um sermão aos adeptos por não irem ao estádio em época de galvanização.

      Ah não, foi no clube que pelos dedos das mãos os adeptos que tem acima de Coimbra…

    • Anónimo
      Posted Março 19, 2014 at 4:02 pm

      Falar em 20mil adeptos contra o napoles e uma falacia…
      As 18h no Porto ainda se tem tem mais 1h30min para trabalhar!!
      E sou benficquista
      Kanjy6

    • Benfica Punch
      Posted Março 19, 2014 at 2:21 pm

      Muito engraçado o comunicado, mas a verdade é que estão a 5 pontos do Sporting e 12 do Benfica… pois agora vendo bem não teve assim tanta piada. Fiquem lá com o titulo dos comunicados que este ano e nos próximos não ganharão mais nada. Aos poucos e poucos vão estabilizando no vosso lugar por direito, que é o de 3º grande de Portugal. Prova disso é o facto de só por estarem numa época menos conseguida apenas conseguiram meter pouco mais de 20mil adeptos contra o Napoles. Imaginem se passassem as secas que o Benfica ou o Sporting passaram, aí até terião menos adeptos nas bancadas que o Vitória. Pois… dá que pensar…

    • Henrique Lopes
      Posted Março 19, 2014 at 12:33 pm

      Tá lindo!! O que eu me Ri. Um comunicado arrebatador para os viscondes xD

    • Samuel Leite
      Posted Março 19, 2014 at 12:18 pm

      Deveriam escrever um livro, esta brilhante este comunicado.

  • Luís Meira
    Posted Março 19, 2014 at 11:47 am

    Zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades…

Deixa um comentário