Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting detalha contas: Maxi Araújo custou 15,7 ME, Debast pode chegar aos 21,7 ME e Harder aos 22 ME; Amorim rendeu 12,66 ME

Vão justificar? Foi o 2.º ano consecutivo em que os Leões gastaram valores muito anormais para a sua realidade, ainda por cima não venderam nenhuma das joias da coroa, mas a verdade é que esse esforço está a dar resultados desportivos que podem resultar em mais-valias financeiras ainda superiores.

O Sporting comunicou à CMVM um resumo das operações das entradas e saídas no futebol no último período de transferências, destacando-se os valores pagos por Maxi Araújo (15,7 ME), Debast (16,275 ME mais bónus de até 5,5 ME, tendo o Anderlecht direito ainda a 15% de uma futura mais-valia) e Conrad Harder (19,07 ME mais bónus de até 3 ME, ficando o Nordsjælland ainda com 20% de uma futura mais-valia). Já Kovacevic implicou um investimento de 5,25 ME, aos quais podem acrescer mais 1,2 ME em bónus. No que toca a saídas, Fatawu rendeu 16,25 ME no imediato, tendo o Sporting garantido ainda 15% de uma mais-valia futura e até 1,5 ME em bónus, mas implicou uma comissão de 1 ME. Já Mateus Fernandes foi vendido ao Southampton por 15 ME mais 5 ME em bónus, ficando a Gestifute com uma comissão de 1,43 ME e o Sporting com 10% de uma futura mais-valia, enquanto Paulinho rendeu 7,4 ME, Jovane 0,8 ME e Nazinho 0,95 ME. Destaque ainda para os empréstimos de Rúben Vinagre, Pontelo, Sotiris, Tanlongo e Koba, que contemplam todos opções de compra, ao contrário do de Dário Essugo. Por fim, a saída de Rúben Amorim para o Man Utd garantiu benefícios no valor de 12,66 ME.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

36 Comentários

  • Greenman
    Posted Novembro 12, 2024 at 10:11 pm

    Toda a gente fala dos valores investidos mas até podiam ser 200M€ se as vendas fossem próximas desse valor, não vejo nenhum escândalo.
    Vejamos as contas (após todas as comissões, prémios assinatura, partilhas de passes):
    2024/2025 – Entradas 59,063M€ | Saídas 49,95M€ | Saldo -9,11M€
    2023/2024 – Entradas 64,52M€ | Saídas 96,77M€ | Saldo +32,25M€
    2022/2023 – Entradas 66,24M€ | Saídas 142,993M€ | Saldo +76,753M€
    2021/2022 – Entradas 35,464M€ | Saídas 37,865M€ | Saldo +2,401M€
    2020/2021 – Entradas 45,571M€ | Saídas 42,017M€ | Saldo -3,554M€
    TOTAL = 98,74M€! Enough said.

    PS: todos os anos atualizo as contas do Sporting com os valores que vêm nos R&C, pelo que podem confiar nos números ;)

    • NCM
      Posted Novembro 14, 2024 at 12:05 pm

      Saldo muito positivo. Se tiveres os valores do Porto e Benfica era interessante colocares aqui para comparação. Mas se só tiveres do Sporting é compreensível, Greenman ?

    • Antonio Clismo
      Posted Novembro 13, 2024 at 2:20 pm

      Tendo em conta o buraco que havia, o sporting não vai lá apenas com 5 exercicios de boa gestão, vai precisar, no minimo, de outros 5 exercicios com eficácia semelhante ou superior.

      • Miguel Lopes
        Posted Novembro 13, 2024 at 9:51 pm

        26º lugar Market Poll Europa 10,56
        26º lugar Market Poll Resto do Mundo 3,52

      • Miguel Lopes
        Posted Novembro 13, 2024 at 9:50 pm

        Não estamos assim tão mal.
        Este ano já garantimos à volta de 47M€ da Liga dos campeões.
        Participação: 18,62
        3 Vitórias + 1 Empate: 7,00
        16º lugar: 6,22
        Prémio Bónus até ao 16º: 1,00

  • FVRicardo
    Posted Novembro 12, 2024 at 7:23 pm

    Já se sabia que o esforço tinha sido enorme. E foi uma aposta ganha, não só desportivamente como também na vertente financeira. Mais uma de Varandas! Basta reparar na valorização do plantel desde o verão, pelo Transfermarkt por exemplo. Com outra conjuntura duvido que Quenda e Harder, por exemplo, evoluíssem tanto.

    No verão custou perder o Mateus, mas já deu para entender que há mais médios de grande qualidade na academia, Simões, Arreiol, Mendonça.

    Ao contrário das duas últimas épocas, creio que os dois próximos mercados darão muito lucro obviamente. Não só porque se venderá pelo menos Gyokeres e Inácio, mas também porque haverá “substitutos” dentro de portas praticamente para quase todos os que saírem, subindo jogadores da B e dando palco aos que agora são suplentes e já terão capacidade para serem titulares num candidato ao título como Bragança, Quaresma, Debast e Harder. Podendo ainda haver a inclusão de emprestados como Essugo ou Rodrigo Ribeiro que esteve quase a ficar no plantel

    • Antonio Clismo
      Posted Novembro 12, 2024 at 8:51 pm

      Um bom substituto para o Morita/Bragança poderia ser o André Almeida (Valência).
      Um bom substituto para o Esgaio/Fresneda poderia ser o Thierry Correia (Valência).
      Um bom substituto para o St. Juste poderia ser o André Amaro (um clube qq no Qatar).

      • Gndias
        Posted Novembro 13, 2024 at 8:54 am

        A ideia é lutar pelos lugares da liga europa?

      • pg1960
        Posted Novembro 12, 2024 at 10:18 pm

        O Thierry ?

        O objectivo é melhorar o plantel não piorar

      • FVRicardo
        Posted Novembro 12, 2024 at 9:57 pm

        Concordo apenas em relação ao André Almeida. Um meio campo com Hjulmand, Bragança, Almeida e Essugo/Arreiol/Simões/Mendonça seria muito bom.

        Não haverá substituto para o Esgaio ou Fresneda (devia ser emprestado já em janeiro), visto que há Quenda e Geny e se houvesse necessidade não acho que o Thierry fosse alternativa.

        Não sei se o St Juste sai… até acho que pode renovar.

        • Antonio Clismo
          Posted Novembro 12, 2024 at 10:29 pm

          O Valencia está nas ruas da amargura, poderia ser uma oportunidade para conseguir esses 2 jogadores que não precisariam de qualquer adaptação à Liga Portuguesa e evoluíram imenso nos últimos anos em Espanha.. Se calhar o Valencia até os vendia por metade do que custavam só para fazerem alguma liquidez neste momento

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 12, 2024 at 6:51 pm

    João Pereira além de ter que ter mãozinhas para continuar o ritmo do Rúben Amorim também estará incumbido de reformular a equipa para a próxima época > a este nível muito dificilmente ficarão Diomande, Inácio, Hjulmand, Pote, Gyokeres, Quenda.. mesmo o Edwards ficaria em último ano de contrato caso não seja transacionado no próximo ano.. Morita, St Juste ou Trincão também poderão querer experimentar outros ares..
    .
    Enquanto isso, dizer que comprar jogadores como Debast, Harder ou Maxi Araújo na casa dos 20 milhões não é minimamente sustentável e o Sporting no pós-vendas, terá de saber sacar mais jogadores como o Morita que encaixou que nem uma luva nestas funções e dinâmica e custou ape as 3.5M de euros…
    .
    Seria fundamental tentar revitalizar o Rúben Vinagre, pois além de ter sido caríssimo, cedo deixou de contar para Rúben Amorim… possivelmente deverá ter um feitio complicadíssimo e não deve ter a melhor ética de treino… Mesmo nas seleções jovens raramente contou para Rui Jorge que também é um treinador disciplinador, e para Hélio que é um treinador que permitia tudo, foi tremendamente importante quer nos sub17 e sub19 onde foi campeão europeu em ambos os escalões… Pode ser que a idade já o possa ter feito ganhar algum pouco de juízo, e mesmo a paternidade e agora saiba ser mais jogador de equipa e trabalhar mais durante a semana. Seria um ativo importantíssimo para o lado esquerdo do Sporting, caso venha com a mentalidade correta.

    • Mik6
      Posted Novembro 12, 2024 at 10:27 pm

      Concordo que não seja sustentável a longo prazo estas compras mas para entrar hoje no 11 do Sporting tem de ser esse tipo de contratações.
      Em relação ao Vinagre, também sou um dos que sempre acreditou no potencial dele mas neste momento está bem no Legia e a opção de compra que não é alta parece que será exercida.

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 12, 2024 at 6:35 pm

    Esta venda do Rúben Amorim vai fazer com que o o Sporting consiga aguentar até Janeiro sem ter de liquidar ativos de jogadores e a continuação de uma boa Champions pode fazer com que aguentem o barco até Junho.
    .
    Mas depois já se sabe, até do ponto de vista estratégico e de gestão, é uma oportunidade de ouro para liquidar ativos pois estão todos (ou quase todos) em máximos de valorização e portanto é de aproveitar.
    .
    O atual plantel do Sporting teve um custo de aproximadamente 170 milhões de euros e se for bem vendido, teria de dar pelo menos 500 milhões.. portanto é preciso aproveitar, porque estas oportunidades no mundo da gestão não passam 2 vezes..

    • O-melhor-ser-humano-de-todos-os-tempos
      Posted Novembro 12, 2024 at 8:36 pm

      Por 500M comprava-se o plantel do Sporting, o Alvaláxia, o Jubas e o património todo que os Visconde deixou aos netos. A ideia de que o Inácio ou Pote podem dar grandes vendas numa época em que estão metade do tempo lesionados é absurda. Já para não falar que o futebol em princípio não acaba este ano (excepto, talvez, para o meu clube) e é preciso haver plantel para o próximo.

      • Greenman
        Posted Novembro 12, 2024 at 10:14 pm

        Por 500M€ comprava provavelmente 3/4 do plantel do Sporting.

      • FVRicardo
        Posted Novembro 12, 2024 at 10:13 pm

        Inácio vai sair pela clausula, quiçá já em janeiro. 60M por ele é mais que aceitável. O Liverpool e Man United por exemplo não têm nenhum central canhoto. Iñigo acabará contrato com o Barça, Alaba entrará no último ano de Real Madrid…

        Pote não sairá porque ninguém oferece o que ele vale para o Sporting. O valor de mercado dele em nada corresponde à importância que ele tem no jogo da equipa.

      • Neville Longbottom
        Posted Novembro 12, 2024 at 9:24 pm

        Não não se comprava.

        • O-melhor-ser-humano-de-todos-os-tempos
          Posted Novembro 12, 2024 at 11:53 pm

          Falamos em Junho. Mete aí um lembrete que eu também vou meter.

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 12, 2024 at 6:29 pm

    Foi uma opção de gestão mas as contas do Sporting estão neste momento no osso

    • Mantorras
      Posted Novembro 12, 2024 at 11:04 pm

      O Sporting tem um plantel valioso com imensa gente para vender. E para vender caro.
      O Sporting se quiser fazer dinheiro, so em Gyokeres, Hjulmand, Diomande, Quenda e Inacio paga duas epocas.
      Ja para nao falar que Pote ou Trincao valem muito dinheiro, e as contratacoes de Maxi, Debast ou Harder valerao pelo menos o mesmo que custaram, podendo atingir valores muito altos dependendo do rendimento.
      Concluindo, estao no ponto onde tem uma bela equipa, um bom grupo, tem resultados e podem gerir de cadeirinha, vender no pico de valorizacao, ou porque ha propostas, ou porque quer sair, ou porque tem quem os substitua, e ir gerindo este plantel. Financas no osso era quando nao conseguiam pagar os emprestimos.

    • Ghost Writer
      Posted Novembro 12, 2024 at 9:02 pm

      Fundamenta a tua análise, p.f.

      • Antonio Clismo
        Posted Novembro 12, 2024 at 10:35 pm

        Entre vender umas jóias no Verão e passar o ano descansado com uma almofada financeira robusta (como o Benfica fez com o João Neves) e manter o plantel na máxima força e passar uma época financeiramente “no osso” em busca de dividendos mais substanciais no final, o Sporting escolheu a segunda opção. Assumiram o risco.

        • Ghost Writer
          Posted Novembro 13, 2024 at 7:13 pm

          Fazendo as minhas contas de merceeiro porque não sou nenhum especialista em Finanças e Contabilidade, entre as saídas e entradas e contando ja com o valor do Amorim, o Sporting teve prejuízo de cerca 2M, sendo que só a vitória inesperada contra o City, tornou já o resultado positivo. Portanto, a aposta feita demonstrou-se acertada, o Sporting não vendeu nenhuma jóia e tem o plantel a ser valorizado, o que permitirá se tudo se mantiver assim, fazer duas/três vendas de valores elevados e provavelmente ter o maior resultado positivo da sua história.
          Mesmo pelo que vejo nos resultados apresentados, não me parece que as contas do Sporting estejam no osso, também na tua resposta não consegues comprovar isso…

  • batalha34
    Posted Novembro 12, 2024 at 6:13 pm

    Dinheiro é papel

  • MuchoG
    Posted Novembro 12, 2024 at 5:34 pm

    Quase 40 milhões pelo Fatawu, Paulinho e Mateus Fernandes é bom negócio, mesmo tendo em conta o risco de dois desses jogadores serem jovens que podem valorizar no futuro.
    __
    O Sporting fez o esforço para manter todas as pérolas esta época e está a dar resultado, estão a valorizar ainda mais e os resultados desportivos estão a corresponder. Pena o meu Benfica nunca ter feito isto. Não sei se podem fazer o mesmo no próximo Verão, especialmente sem Amorim que, pelos vistos, teve impacto na permanência de certos jogadores.

    • Mik6
      Posted Novembro 12, 2024 at 6:53 pm

      Só gostava de saber que jogadores permaneceram no Sporting por Amorim ficar.
      O Sporting tinha realmente uma ideia este ano (vamos ver se o United estragou ou não) e para o ano com uma ou duas vendas consegue manter este projeto. No Benfica não me parece haver este critério.

    • Honestly
      Posted Novembro 12, 2024 at 6:39 pm

      40 milhões? 16,5 +1,5 – 18 milhões mais 15% de mais valia futura. Achas que o fatawu vai conseguir uma transferência acima de 100 milhões? Para esses 15% de mais valias valem 22 milhões?

      • AM
        Posted Novembro 12, 2024 at 8:32 pm

        40 milhões em várias transferências, mencionou alguns nomes e não só o fatawu… para ser mais rigoroso, 40.4Milhoes, sem contar com possíveis bónus e mais valias de futuras vendas

  • Stravinsky
    Posted Novembro 12, 2024 at 5:04 pm

    Estou confiante que se possa recuperar o dinheiro investido no Maxi e até ganhar algum. Também estou confiante que possamos ganhar algum dinheiro com o Harder.
    Já com o Debast, não acho possível que gere retorno financeiro.

    • filipe19
      Posted Novembro 12, 2024 at 10:00 pm

      O Debast vai dar centralão. Ele está no top 10 dos centrais mais valiosos sub21. Quem o quisesse hoje teria no mínimo pagar 25 milhões pelo passe dele, se não fôr mais ainda.
      Ele tem uma abertura de jogo que poucos têm, só lhe falta um pouco de músculo o resto ainda há-de vir. Os centrais normalmente “explodem” a partir dos 24 anos e não assim tão cedo como os avançados p.ex.. Este vai te ainda enganar, e muito.

      • Pablitoaimar82
        Posted Novembro 13, 2024 at 12:26 am

        O ferro explodiu mais cedo. Aos 24 ou 25 anda o debast num amadora dessa belgica

        • Chomate
          Posted Novembro 14, 2024 at 12:30 pm

          Que piada. Com a idade do DeBast o Ferro ainda andava na equipa B do Benfica. O Debast com 21 anos já é titular pela Belgica, já foi capitão do seu clube e rendeu uma transferência que pode chegar aos 20 milhoes de euros. E esta época já marcou um dos golaços desta edição da Champions.
          Comparar os dois é o mesmo que comparar Filet mignon com bife da alcatra.

      • Antonio Clismo
        Posted Novembro 12, 2024 at 10:31 pm

        De Ligt também valia 100 milhões e depois que começou a encher (também diziam que lhe faltava músculo) a sua valorização e performance caiu a pique…

    • Rui Conceicao
      Posted Novembro 12, 2024 at 6:24 pm

      Harder ainda acho uma incógnita, no que concerne a retorno, face ao avultado investimento. Tanto pode dar imenso, como pode não dar para as despesas, só saberemos quando for o principal n.º 9.
      Maxi acho excelente jogador, mas não é deslumbrante, mas bem trabalhado pode dar uma espécie de Porro da esquerda. A questão é que já não há RA.
      Já Debast, vejo um potencial brutal. Só precisa elevar os seus níveis de concentração, que condicionam, e daí muitos apontarem logo o dedo.

      • Stravinsky
        Posted Novembro 12, 2024 at 8:56 pm

        Sim, já não há RA e por isso, provavelmente os jogadores não vão atingir o potencial que poderiam atingir com ele, e isso pode mudar estas previsões todas.

Deixa um comentário