Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting: Rochinha é o reforço que se segue

Boa opção? Tecnicamente é dos mais fortes em Portugal. Fica a dúvida se reúne o suficiente para ser indiscutível, mas pode ser um bom elemento de rotação, ainda por cima a situação financeira dos leões não parece permitir outro tipo de reforços, sendo que esta formula de contratar os melhores jogadores da nossa Liga tem dado certo.

O Sporting está a fechar a contratação de Rochinha a troco de 2 milhões de euros. O médio ofensivo/extremo, de 27 anos, termina contrato com o Vitória em 2023 e foi um pedido expresso de Rúben Amorim. Recorde-se que Rochinha foi formado no Benfica e juntou-se ao Vitória SC depois de ter passado pelo Boavista.

103 Comentários

  • Velho do Restelo
    Posted Julho 5, 2022 at 11:29 am

    Bem acho que com esta contratação o Trincão já não deve vir.
    O Rúben Amorim tem frisado que gosta do plantel curto, 2 jogadores por posição.

    Adán
    Franco Israel (?)
    André Paulo

    St Juste
    Neto
    Coates
    Inácio
    Marsá

    Porro
    Esgaio

    Matheus Reis
    Nuno Santos

    Matheus Nunes
    Ugarte
    Morita
    Bragança

    Pote
    Rochinha
    Edwards
    Tabata
    Paulinho

    Para fazer 2 jogadores por posição fica a faltar um DC (não me parece que venha, Amorim tem tido sempre 5 jogadores para as 3 posições do eixo) e um PL (ainda acredito que possa vir um PL digno desse nome para tentar uma abordagem mais ofensiva em certos momentos).

    De resto ainda sobram alguns jovens, como o Essugo, o Veiga, o Diogo que veio agora do Porto, o Nazinho, o Geny, o Fatawu, o Rodrigo…
    A presença do Fatawu e do Rodrigo pode vir a reduzir a necessidade do tal PL… Vamos ver o que é que o RA faz. O ano passado sofremos um pouco com a falta de profundidade e soluções em alguns momentos, será que RA se vai retratar e procurar um plantel mais robusto ou vai continuar com a sua abordagem mais conservadora….

    • Filipe Ferreira
      Posted Julho 5, 2022 at 11:50 am

      O Tabata será o homem para PL e virá Trincão.
      Geny e Fatawu como jokers.
      Rodrigo Ribeiro, Essugo, Nazinho, Diogo Abreu e Chermiti à espreita de oportunidades

    • Velho do Restelo
      Posted Julho 5, 2022 at 11:46 am

      Esqueci-me do Jovane, o que vai ser feito do rapaz?
      Mais um empréstimo até acabar o contrato? Terá mercado para render algum valor minimamente interessante?
      Eu acho que a emprestar que seja por cá, para bem do rapaz. Ele tem aquele feitio fechado e tímido e não parece ser muito forte mentalmente, por isso seria bom para ele continuar perto da família e amigos que terá por cá. Espero que tenha sucesso.

  • Antonio Clismo
    Posted Julho 5, 2022 at 9:02 am

    Tal como o Nuno Santos, mais um talento nascido no norte do país que começou nas escolas do FC Porto, passou pela academia do Seixal e acabou no Sporting.

    Cabe agora ao Rúben Amorim conseguir inseri-lo no grupo. Todos sabem que o Rochinha não tem um temperamento fácil. Vai andar a morder os calcanhares do Pote, isso sim.

    • João Ribeiro
      Posted Julho 5, 2022 at 10:06 am

      Não, nem todos sabemos que o Rochinha não tem um temperamento fácil. Claramente só tu o sabes porque sentes necessidade de atrair atenções. Como ninguém te respondeu ao outro comentário, fazes outro para conseguires isso, sendo que em todos eles tem algo de provocador…

      O Rochinha, no Vitória, sempre foi um profissional exemplar, nunca criou qualquer confusão dentro do clube, mesmo quando era relegado pelo Ivo Vieira para 5ª opção dava tudo nos pouquíssimos minutos que entrava, sempre teve um trato espetacular com os adeptos e não me recordo de o ver metido em confusões co colegas de profissão. O que aconteceu no Bessa foi uma minoria de adeptos boavisteiros que celebraram a morte da sua mãe e ele apenas respondeu como a foto documenta, e digo apenas porque até esta reação mostra o quão controlado é o jogador a nível temperamental (e agora que o Rochinha vai para o Sporting, aposto que quando se repetirem esses cânticos sairão as tais aberturas de telejornal e os grandes castigos).

  • Mickael.fonseca
    Posted Julho 5, 2022 at 8:16 am

    Muitra controversia com esta contratação. Também tenho as minhas dúvidas mas estou confiante. Já que olharam em Guimarães poderiam tentar o Estupinan que está sem contrato. Seria uma boa alternativa no ataque e sem custos.

  • Pormenor Tatico
    Posted Julho 5, 2022 at 12:04 am

    Muito boa contratação, fiquei surpreendido, talvez, mas era dos melhores alas em Portugal, é um jogador versátil, que tanto pode jogar na ala como no meio, encaixa que nem uma luva neste sistema de 3 e no qual poderá fazer incursões em zonas interiores.

    É um jogador rápido e criativo, com bom último toque, não é um portento físico, nem muito forte a defender, mas o Sporting precisava dum jogador destes para a esquerda, que tinha poucas opções, esta largura e criatividade que o Rochinha vai dar, é muito importante para o Sporting, a liga perdeu-se muito por aqui também, não foi só o problema do meio ou dos centrais.

    Ao contrário do que dizem, as contratações de Lino e Trincão não estão em risco, o Lino pode jogar como referência móvel na frente, duvido que o Ribeiro fique como 2ªopção, têm 17 anos e está verde, o próprio Rúben disse, a referência fixa não funciona neste sistema, eu pessoalmente gosto de referências móveis, neste sistema faz ainda mais sentido, trazem mais problemas às defesas contrárias.

    Trincão será para a direita, tenham calma, haverá espaço para todos, é possível que Tabata possa sair.

    Têm de acabar todo este drama no meu clube, somos o clube mais estável nos últimos 2 anos, que menos jogadores vendeu, que mais títulos ganhou, sim, perdemos a liga na época passada porque o planeamento não foi bom, disse-o desde o início, não foi um super Porto, longe disso, foi mais demérito nosso.

    Esta época os sinais são diferentes, os jogadores contratados encaixam que nem uma luva no que a equipa precisa, sejam titulares ou suplentes, a equipa será muito mais versátil, criativa e dinâmica.

    Ponho quase as minhas mãos no fogo em como o Sporting será campeão nacional, mais do que há 2 anos, aposto que chegámos aos 90 pelo menos.

    • DICAS
      Posted Julho 5, 2022 at 11:46 am

      Genuinamente não tens noção nenhuma do que dizes !

      O Sporting está com o plantel bem mais fraco e parte atrás dos outros dois … E tu com essa bazofia toda que representa 1% dos sportinguistas.

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 5, 2022 at 10:00 am

      Envergonhas-me como adepto do Sporting. É a pala de comentários como este que depois somos conotados de forma depreciativa constantemente.

    • Estigarribia
      Posted Julho 5, 2022 at 8:18 am

      Pormenor Tático,

      Tem lá calma com a bazófia.

      Vamos pensar no campeonato jogo a jogo. Somos candidatos a ganhar um jogo de cada vez. E esperar que os nossos rivais percam pontos.

      Não nos adianta deitar já os foguetes, porque com o histórico que o nosso clube tem de fazer festas antecipadas as coisas podem correr mal.

      Como eu disse, vamos pensar jogo a jogo.

      Saudações Leoninas

  • Marcio Ricardo
    Posted Julho 4, 2022 at 10:53 pm

    É bom jogador ? É.

    É o tipo de jogador que um campeão precisa ? Não.

    Eu como benfiquista fiquei satisfeito com esta aquisição do Sporting, mas isso é problema dos sportinguistas e seu clube.

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 5, 2022 at 10:01 am

      Como é que um benfiquista fica satisfeito ou deixa de ficar com uma coisa que nao tem nada a haver com o seu clube?

    • ilcalcioedichiloama
      Posted Julho 4, 2022 at 11:53 pm

      Tu ficares satisfeito com esta aquisição não é problema de ninguém

    • Pormenor Tatico
      Posted Julho 4, 2022 at 11:49 pm

      Não é porquê?

      Porque tu dizer!?

      Falar dos outros, quando tens o plantel que tens é para rir, Rochinha é bom jogador, encaixa bem no modelo tático do Rúben, dará outra mobilidade e criatividade aos corredores, algo que faltou na época passada, foi essa falta de largura que fez o Sporting perder a Liga.

      Precisávamos de outra opção na esquerda, só Pote e Nuno era curto e ai está ela.

      Ainda virão Trincão e Lino, o 1º para a direita e o 2º será avançado móvel, pois têm golo, depois venho buscar.

  • Foge Quim
    Posted Julho 4, 2022 at 10:28 pm

    Grande “rocha” no sapato este…

  • henry14
    Posted Julho 4, 2022 at 10:10 pm

    Ora bem, mais um benfiquista a ingressar no Sporting, estão no bom caminho :D. Agora a sério…
    Pelos valores que são, parece-me uma contratação bastante interessante… para o banco e para elemento de rotação. Para titular acho mais difícil, mas nunca se sabe. Não dava nada por este Rochinha mas gostei do que vi dele na época passada. No entanto, e lendo alguns comentários da malta sportinguista aqui do blog, compreendo a frustração dos mesmos. Passar de Sarabia para Rochinha não é entusiasmante. Mas pensem assim, talvez a ideia do Amorim seja passar de um Tabata ou mesmo de um Jovane (do qual eu estava à espera duma evolução muito maior) para um Rochinha seja uma boa notícia.
    Eu desde que tivesse o Deus Amorim (este sim, um milagreiro ao contrário do outro) estaria tranquilo.

  • FGomes
    Posted Julho 4, 2022 at 9:45 pm

    Isto é para os apanhados?! Só assim se compreende. Não retirando algum mérito aos números do Rochinha, mas passar de Sarabia para ele é brincadeira. Eu sei que o orçamento é curto e etc, mas não é assim que se aumenta a (boa) competitividade do plantel. As contratações têm de acrescentar, não fazer número. Não faz qualquer sentido. São 2 milhões a menos para outro qualquer objetivo mais ambicioso. Não entendo o movimento. Dito isto, espero estar errado e espero que o treinador consiga tirar dele o máximo proveito em prol da equipa. (Só um aparte, eu sei que o salto era grande, mas aposta no escuro por aposta no escuro, tinha ido buscar o Jota Silva ao Casa Pia, que foi precisamente para o Guimarães! Não sei porquê, acho que há ali um diamante por lapidar!)
    SL

  • DNowitzki
    Posted Julho 4, 2022 at 9:15 pm

    Eu não o queria no Benfica.

    Pergunta: não há ninguém da formação que faça o mesmo que o Rochinha vai fazer?

    • thiago97
      Posted Julho 4, 2022 at 10:06 pm

      Há um jogador bem melhor que ele e com muito maior potencial mas infelizmente o treinador não gosta dele

      • DICAS
        Posted Julho 4, 2022 at 10:23 pm

        Braganca ?

        • Filipe Ferreira
          Posted Julho 5, 2022 at 8:35 am

          Plata

          • Estigarribia
            Posted Julho 5, 2022 at 11:16 am

            Filipe,

            Já acreditei mais no potencial e na qualidade do Plata. Sinceramente acho que o equatoriano não passará de uma segunda versão do Carrillo: muita qualidade e potencial, mas parece-me ter pouca cabeça.

            Saudações Leoninas

            • Filipe Ferreira
              Posted Julho 5, 2022 at 11:51 am

              Se chegar ao nível do Carrillo já não é mau. Jogou na Premier League, foi campeão em Portugal e tem imensos jogos pela sua seleção (inclusive em mundiais)

    • Filipe Ferreira
      Posted Julho 4, 2022 at 9:56 pm

      Neste momento não há nenhum jogador na formação com 148 jogos de 1ª liga.
      Com potencial para isso há o Fatawu, mas tem 18 anos e acabou de chegar à Europa. Pode ser demasiada exigência.

  • Bruno Cunha
    Posted Julho 4, 2022 at 9:01 pm

    Ver uma caixa de comentários ponderada após uma contratação é uma lufada de ar fresco. Ai se fosse para o Benfica, o banho de sangue que não estaria para aqui…

    Boa contratação do Sporting. Obviamente que não é Sarabia mas em termos de “extra grandes” até me parecia superior ao Nuno Santos e se tiver o mesmo impacto já vale o dinheiro.

    Acho no entanto que o Sporting está perder muita qualidade: Palhinha e Sarabia são demasiados bons para ser substituídos facilmente, e o plantel já me pareceu curto no ano passado.

    Os adeptos parecem-me confiantes,(houve anos com planteis com mais nome que não se via tanta confiança na capacidade do plantel), o que mostra esta aura que Ruben tem que parece que faz tudo jogar bem.

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 4, 2022 at 9:51 pm

      Os adeptos do Sporting estão claramente iludidos.
      Ou então não acreditam que o Sporting é candidato (eu tenho dúvidas). Essa confiança deve ser no treinador (aí eu assumo que é extraordinário e quem sabe opere novo milagre).

      Isto da forma que está, estamos bem longe de Porto e Benfica (apesar de vir já aí um comentário do Pormenor Tactico a dizer que limpávamos a Bundesliga com a nossa equipa B).

      Saem dois craques e entram incógnitas completas, o plantel perdeu imensa qualidade de repente, embora seja expectável.

      O Sporting já foi campeão contra todas as expectativas, ser campeão este ano era mesmo ao nível do Lille ou do Montpelier.

      SL

      • lipe
        Posted Julho 5, 2022 at 12:54 am

        Que exagero. O Sporting só faz 4 jogos contra Porto e Benfica, os restantes 30 fá-los contra equipas inferiores, a grande maioria delas muito inferiores mesmo. O Sporting entra como claro favorito em 90% dos jogos que realiza no campeonato.

        • Neville Longbottom
          Posted Julho 5, 2022 at 10:04 am

          Pois é meu amigo mas isso é verdade (e bem mais verdade) para Porto e Benfica.

          Tal como já disse e provei aqui, o Sporting tem muitas dificuldades em dominar jogos contra equipas pequenas, até há jogos onde somos dominados em largos períodos.

          Se o Sporting for campeão, é um feito épico (mais um).

          • lipe
            Posted Julho 5, 2022 at 11:28 am

            Nunca um dos 3 grandes ser campeão pode ser visto como um feito épico em Portugal.

            Feito épico seria o Gil ser campeão.

            • Neville Longbottom
              Posted Julho 5, 2022 at 6:02 pm

              Pois mas o Sporting é um grande, como dizer, especial.

              • Jokicjoker
                Posted Julho 5, 2022 at 7:23 pm

                Não acho que seja um grande especial, é um grande ponto. Se não têm tido os melhores rendimentos desportivos, deve-se principalmente à constante instabilidade na direção que viveram (aliás antes do Pinto da Costa o meu Porto viveu exatamente o mesmo). Agora com o Varandas, parece que estabilizou, mas novamente, tudo depende dos adeptos do Sporting terem paciência para que criem uma estrutura a todos os níveis coesa e eficaz, de forma a remar para o mesmo caminho. O sporting é o Atlético Madrid de Portugal, o Benfica o Real e o Porto o Barcelona.

  • Artur Trindade
    Posted Julho 4, 2022 at 8:31 pm

    Excelente contratação numa lógica de plantel low-cost, é dos meus preferidos na nossa liga.
    É competente em posse (jogo associativo), na profundidade, e tem golo.
    Num mundo ideal, vinham Samuel Lino e Trincão, sendo assim o Rochinha ocupa a vaga de Lino, EE de pé direito, e é esperar pelo ED, o esquerdino Trincão.
    Seria obviamente complicado ficar com 2 emprestados, com opções de compra elevadas.
    Acredito (ainda sem o ver) que Fatawu possa ser a margem plus de progressão em qualidade do plantel, tal como o Diego Moreira o pode fazer no plantel do Benfica.

    Tabata apenas pode sair em caso de entrada de Trincão, apesar de ficarmos dependentes de Paulinho se apresentar melhor, e Rodrigo Ribeiro tenha feito um crescimento acelerado nestes meses.

  • Paulopes
    Posted Julho 4, 2022 at 8:29 pm

    Se vier com fome de vencer e se é aposta do Rúben Amorim por mim está tudo bem.

  • MiguelCosta
    Posted Julho 4, 2022 at 8:18 pm

    Não gosto muito da contratação.
    Acho que mais do que jogadores para rotação, precisamos de titulares, de jogadores de qualidade superior, que tenham capacidade para serem dos melhores do campeonato. Arranjar alguém do nível do Sarabia será praticamente impossível mas devíamos andar a fechar jogadores da qualidade do Trincão e depois sim procurar jogadores para a rotatividade.
    Continua a faltar o Trincão e um PL que tenha realmente estatuto (e qualidade) para competir com o Paulinho. O nosso ataque está muito mais fraco que o dos rivais. E esta época notou-se imenso isso. Então agora sem o Sarabia…

    Aos dias de hoje, para mim são 2M mal gastos e sem utilidade. 2M a menos. Mas eu também não gostei da contratação do Nuno Santos, e depois acabou por me calar.
    Espero sinceramente é que não se falhe o Trincão e se arranje outro avançado senão vamos quase de certeza penar imenso na luta pelo campeonato.

    • Meppo22
      Posted Julho 5, 2022 at 11:25 am

      Miguel é muito facil dizer que primeiro deviamos fechar o trincao… Mas jogadores mais talentosos ou com outro hype sao sempre mais dificeis de negociar.
      Ja agora o que é que viram no trincao? Fez uma boa epoca bo braga mais nada…nao percebo esta euforia. Se vier para o Sporting também nao ficarei por si só eufórico nao sei o que sairá dali.

      Em relação ao rochinha acho um bom negócio, era o melhor jogador do Guimarães tecnicamente mto forte vai jogar mto é a minha previsão.
      Em relação ao sarabia teve excelentes números o ano passado sem duvida…mas não é o elemento desiquilibrador que faça a diferença na minha opinião…e o ano passado sofremos muito e foi o principal problema do Sporting não haver qualquer rasgo de criatividade e improviso. Sarabia nao tinha 1×1.
      O que me está a preocupar sim é a falta de um PL isso sim é um grande problema.

      • Neville Longbottom
        Posted Julho 5, 2022 at 6:03 pm

        O Sarabia não tinha 1×1 mas sempre que enviava a uma bola à baliza era meio golo. De onde quer que fosse.

      • MiguelCosta
        Posted Julho 5, 2022 at 2:59 pm

        Sei disso. Mas o Trincão já anda a ser falada praticamente há 1 mês. 1 mês de novela para um jogador que não conta para o clube onde está, começa a soar a exagero. Felizmente parece que já está quase.

        Que euforia? Eu não estou eufórico. Passar de Sarabia para Trincão é um downgrade. Eu apenas acho o Trincão um excelente jogador e quero que ele venha. Só isso.
        O que ele fez no Barça e no Wolves pouco me interessa porque ele vem jogar para o tugão (onde demonstrou ter muita qualidade) e não para a la liga ou a premier.

        Discordo com a tua opinião sobre o Sarabia. Por muito pouco que acrescente no 1×1, foi o melhor marcador da equipa. E não era o jogador mais avançado. Tem uns pés excelentes, acrescentou muita experiência, não desaparecia do jogo como o Pote e acumulava estatística muito facilmente.

        Veremos este ano com o Trincão ou o Edwards se nos fazia mais falta um elemento desiquilibrador ou um Sarabia.

  • coach407
    Posted Julho 4, 2022 at 7:59 pm

    Há pouco tempo falei do aproveito extraordinário que o Benfica tem feito da sua formação/equipa B do ponto de vista financeiro e/ou desportivo sendo muito poucos os casos que não renderam de uma forma ou de outra e que depois mais tarde deram jogadores que poderiam ser titulares no Benfica são muito raros…

    Os exemplos que referi foram apenas Reinildo e Nuno Santos, mas referi ainda o Rochinha como um jogador que parecia-me que poderia entrar aqui nas perdas do Benfica que chegaram a esse nível. Muito bom ver que não sou o único a ver o Rochinha com capacidade para jogar num grande. Veremos o que pode dar a esse nível, mas boa contratação e barata.

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Julho 4, 2022 at 7:51 pm

    Não é Sarabia (poucos são e também não creio que seja o seu substituto) mas é bom jogador para dar profundidade ao plantel. Pessoalmente acho que por 2M é um movimento interessante do SCP.

    Entretanto um dos diários desportivos (por isso vale o que vale) notícia aquela que será porventura a melhor notícia para a maioria dos benfiquistas – caso se concretize – desde a sua fundação: o Gala pretende levar Pizzi, AA e Seferovic, de uma assentada. A intenção também, segundo eles, é incluir Tino no negócio. Prevejo que o stock de velas em Portugal vai-se esgotar, a ver se é verdade e se dá certo. O que pode correr mal é que muitos, com a ganância, também quererão incluir Taarabt e Meite, e quando tudo se quer, tudo se pode perder.

    • DNowitzki
      Posted Julho 4, 2022 at 9:13 pm

      Vou já acender uma velinha. Só em salários poupa-se 10 milhões.

      • TOPPOGIGGIO
        Posted Julho 4, 2022 at 10:03 pm

        Fala a verdade, vais fundar uma fábrica delas, para garantir que há stock suficiente :D

        Concordo que Pizzi e AA devam sair, é mesmo o Sede, por muito que goste dele (apesar das coisas más que tem) e gostasse que ele continuasse, há opções para o ataque, por isso é um mal menor. O Pizzi já foi muito útil e a sua imagem está desgastada junto da maioria, não me choca que saia, embora acho que não deva ser enxovalhado como é muitas vezes. O AA nunca foi um primor e teve também a sua utilidade, à falta de melhor (há quem diga que não veio ninguém melhor porque o próprio inviabilizava compras para a posição, mas nunca ninguém provou nada e duvido que seja verdade), mas é, entre todos, aquele que menos falta faz. Desejar-lhes boa sorte a todos, e se for verdade, o Gala que os leve em pacote e deixe entre 15 e 20M. Se for menos, é como dizes, alivia muito a folha salarial.

  • Alex03
    Posted Julho 4, 2022 at 7:43 pm

    Não é assim que o Sporting vai aumentar o nível. É preciso muito mais que isto na frente, numa frente que perdeu Sarabia, o unico que fez algo de jeito na época passada.

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 4, 2022 at 8:28 pm

      Fico contente por meterem o Sporting no topo com este tipo de comentários mas não correspondem à realidade.

      • Sporting1906
        Posted Julho 4, 2022 at 9:31 pm

        O Sporting foi campeão o ano passado e ficou em 2o lugar este ano. Em ambas as épocas fez 85 pontos. Se alguns jogos do Porto não fossem os escândalos de arbitragem que toda a gente sabe provavelmente seria bicampeão em título. Por isso já chega deste discurso de pequeninho, somos um dos três grandes e um claro candidato ao título, estamos no topo e no mesmo patamar de Porto e Benfica.

        • Neville Longbottom
          Posted Julho 4, 2022 at 9:54 pm

          Estás enganado jovem.

          Estou a falar do facto de ser ridículo alguém afirmar que foi apenas o Sarabia a fazer alguma coisa de jeito. Como se não tivéssemos visto o Pote a bisar com o Dortmund ou o Edwards no fim do campeonato a meter 2 golaços e inúmeros pormenores incríveis. O user em questão deu a entender que isto não é suficiente para ser “de jeito” como se o Sporting fosse o Bayern.

          Quanto a estarmos no mesmo patamar de Porto e Benfica é ilusão e tu sabes disso bem lá no fundo. Mas se optares por ignorar a realidade tratará do assunto mais cedo ou mais tarde.

          Boa tarde

  • Mik6
    Posted Julho 4, 2022 at 7:07 pm

    Aposta inesperada mas que tem tudo para resultar.
    O Pote mostrou pouca consistência o ano passado apesar dos bons números e o Rochinha se vier com a confiança que esteve esta época tem tudo para jogar muitos minutos e fazer boa figura. Preferia a aposta no Samuel Lino pq tem mais golo e margem para evoluir mas sinceramente fazia me confusão vir só emprestado por isso compreendo a decisão.
    Com esta aposta é provável que o miúdo Ganês ou Tabata ainda saiam.
    SL

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 4, 2022 at 7:41 pm

      Tábata ainda este ano na Champions mostrou serviço. Trocar pelo Rochinha…enfim.

      • Mik6
        Posted Julho 4, 2022 at 10:33 pm

        Moutrou serviço em meia duzia de jogos o que acaba por ser curto.
        Uma coisa eu acredito, é que este não vem para o lugar do Sarabia, vem morder os calcanhares ao Pote mas ao dia de hoje, Rochinha parece me com outra maturida que Tabata, Edwards, Jovane ou o miudo Ganês não têm por isso acredito que irá acrescentar nas oportunidades que tiver.

  • Mr. Mojo Risin'
    Posted Julho 4, 2022 at 7:03 pm

    Vejo o Rochinha como vejo um Chiquinho. Faz-me confusão que clubes que estejam na luta pelos mesmos objetivos tenham enquanto cenários vontade despachar um porque há lá bem melhor, enquanto o outro vai comprar esse jogador.

  • Crux100
    Posted Julho 4, 2022 at 7:01 pm

    Também não entendo, não me parece uma contratação para nada mais que acrescentar rotatividade ao plantel. Faz sempre falta jogadores deste tipo mas tendo em conta que já há fatawu, pote, edwards, tabata, nuno santos e outros das camadas jovens…o que faz falta é um elemento diferenciador para substituir o Sarabia, passar de Sarabia para este é que não pode ser. Continuo com fé no Trincão.

  • Nunop
    Posted Julho 4, 2022 at 6:59 pm

    É bom jogador mas é o substituto de Sarabia?

    O espanhol marcou 21 golos e fez 8 assistências, para além da qualidade que acrescentava (as pré-assistências). Quem vai substituir isto?

    Trincão era a melhor solução, é o mais próximo de uma “truta” que o Sporting conseguiria arranjar dentro do seu orçamento, e mesmo assim era um downgrade grande.

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 4, 2022 at 7:42 pm

      É óbvio que não é.
      Sporting está mais fraco e sem capacidade para colmatar as saídas, Sarabia é uma perda enorme.

  • Tiago Silva
    Posted Julho 4, 2022 at 6:57 pm

    Gosto muito do Rochinha, sempre foi um dos meus preferidos no campeonato, um jogador muito forte tecnicamente e bastante completo, seja em drible, passe e até em golo. Precisa de ganhar uma maior consistência, mas é um excelente jogador para a rotação no Sporting, pode jogar nas posições atrás do avançado, como ala direito e até como falso 9. Muito bem sacado pelo Sporting, o preço foi acessível e já tem experiência no nosso campeonato.

    Quanto ao Vitória, grande perda, mas por aqueles lados tem havido uma pequena revolução na equipa e estão com algumas dificuldades financeiras, pelo que a saída pode ser importante para eles e assim até há mais espaço para o Jota Silva.

  • Nickles
    Posted Julho 4, 2022 at 6:56 pm

    O Sporting, que tem dado lições de como fazer um mercado de jeito, mal aqui.

  • Football Scene Investigation
    Posted Julho 4, 2022 at 6:55 pm

    Isto é que é uma grande notícia.

    Adoro o Rochinha, acho que é um grande jogador e se estiver ao melhor nível como no Vitória poderá a vir a ser importante na manobra de garantir os 3 pontos.

    Agora, o Vitória deve estar um bocado de pé atrás. Terá de encontrar um substituto a altura se isto se concretizar e já para o playoff da Liga Europa.

    SL

  • Antonio Clismo
    Posted Julho 4, 2022 at 6:53 pm

    Rochinha para fazer de Sarabia?

  • Wonderkid
    Posted Julho 4, 2022 at 6:53 pm

    Este é daqueles reforços que acaba por não entusiasmar muito a maioria dos adeptos, mas a verdade é que se olharmos para os números do Nuno Santos da última época antes de ingressar no Sporting e se os compararmos com os da época passada do Rochinha, este até teve mais uma participação directa em golos, sendo que hoje ninguém duvida da mais valia que o NS é, portanto é esperar para ver.

    Espero que apareça em breve um ponta de lança confirmado assim sem grandes rumores como aconteceu neste caso, será sinal de que se está a trabalhar bem.

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Julho 4, 2022 at 7:25 pm

      Confesso que também não entendi a vinda do Nuno Santos e errei aí, mas o Nuno Santos chega numa altura em que o patamar da equipa e as expectativas são bem mais baixas que atualmente. Mas se render tanto como ele, já será um bom reforço.

      • Wonderkid
        Posted Julho 4, 2022 at 8:15 pm

        É isso, é esperar para ver no que vai dar, sabendo que temos um Treinador expert em espremer o melhor que há nos seus jogadores.

  • thiago97
    Posted Julho 4, 2022 at 6:50 pm

    Sério que há sportinguistas que acham que o Rochinha aumenta o nivel do Plantel do Sporting ???

  • FVRicardo
    Posted Julho 4, 2022 at 6:40 pm

    Gosto muito do Rochinha. Para mim é uma grande contratação para o presente, ainda por cima pelo preço. Não estava à espera, pois pensava que Amorim apostasse em Fatawu ou Tabata como 4ª opção. O Sporting aos poucos vai subindo o nível do plantel (na teoria claro) ano após ano e hoje em dia tem 2 opções claras para cada posição, algo que não acontecia desde os tempos de JJ, gastando menos dinheiro.

  • solrac43
    Posted Julho 4, 2022 at 6:27 pm

    Contratação que tem tanto de agradável como de surpreendente.

    Chega um dos jogadores mais técnicos da nossa liga, a baixo custo, numa idade interessante, e que tem variabilidade tácita que o RA tanto gosta. Podendo ser até uma opção válida até para a ala direita em caso de necessidade de ataque (não existe nenhum extremo com essa capacidade para o lado direito no plantel)
    O Rochinha vem de um bom ano, em que mostrou grande personalidade após os problemas com a claque no jogo do Bessa, e pelo próprio estado em que se encontra o Vitória a nível diretivo.
    Suspeito que com esta entrada, e caso venha o Trincão, o Tabata possa estar de saída, tanto se tem falado que vem acumulando interessados até em mercados mais vantajosos financeiramente para ele.

  • Kacal
    Posted Julho 4, 2022 at 6:23 pm

    Pote em forma é indiscutível e depois da época passada acredito que volte a subir o nível exibicional já que em números nem foi mau, anormal seria repetir a 1ª época de Sporting nesse capitulo. Depois Edwards já adaptado tem que ser aposta forte a titular com a saída de Sarabia, é para potenciar.

    Na frente Paulinho é “fetiche” de Amorim e será o titular, dificilmente conseguirão alguém muito melhor para o sentar por isso vai continuar no XI.

    Tendo em conta isto o Sporting só precisa é mesmo de suplentes que sejam opções válidas de rotação e acrescentem qualidade a sair do banco e a jogar alguns jogos a titular, nesse sentido um elemento como Rochinha é uma excelente opção, a meu ver. 2 milhões é uma pechincha na minha perspectiva de um elemento tecnicista, versátil na frente e com anos de 1ª Liga, com 27 anos está no ponto certo para ser uma mais-valia já. É um jogador para chegar e jogar.

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Julho 4, 2022 at 6:38 pm

      O que o Sporting tem é suplentes e jogadores para ser opções. O que falta é jogadores que elevem o nível. Não há um Díaz, não há um Corona, não há um Brahimi, não há um Rafa, um Neres, um Sarabia, um Darwin, etc etc.
      Falta um assim.

      • Kacal
        Posted Julho 4, 2022 at 10:38 pm

        Não concordo. Díaz, Corona ou Brahimi eram assim tão superiores e mais cotados que um Edwards quando cá chegaram? O Edwards é jovem ainda e tem talento, parece-me óbvio que será aposta forte de Amorim. O Pote já tem provas dadas cá. Será que o Sporting conseguia ir buscar alguém superior a eles e assim tão barato? Para mim não tinham ninguém com o perfil de Rochinha para suplente e já preparado a ser uma mais-valia por 2 milhões apenas, acho um bom reforço mas ok.

      • Sporting1906
        Posted Julho 4, 2022 at 9:35 pm

        Há um Pote e há um Edwards e talvez venha a haver um Trincão. O Pote já mostrou que consegue ser um jogador que eleva o nível, os outros dois têm potencial para isso.

      • thiago97
        Posted Julho 4, 2022 at 7:42 pm

        Concordo totalmente , agora secalhar nós é que achamos que o Sporting vai lutar que secalhar por algo que é maior do que o treinador e a direção acham e para isso seja suficiente o Rochinha

      • Jan the Man
        Posted Julho 4, 2022 at 6:59 pm

        Estar a meter Neres nesse “saco” depois do flop que foi o Everton parece precipitado.

        Diaz chegou e foi crescendo na sombra, um pouco como aconteceu com Edwards na 2a metade da última época. Acredito que este ano pegue de estaca e possa ser o desequilibrador que a equipa necessita.

        Mas sim, apesar disso, faz falta um jogador ao ataque do Sporting que eleve o nível e galvanize os restantes. Não sei se Trincão tem capacidade para ser esse jogador, caso seja o próximo alvo.

        • Mr. Mojo Risin'
          Posted Julho 4, 2022 at 7:20 pm

          Se resulta ou não é outra coisa, mas o Neres já demonstrou na europa que tem qualidade intrínseca para em Portugal ser dos melhores jogadores do campeonato. É isso que peço, quando se está a lutar contra quem tem isso.
          Especialmente quando se vem de uma época em que o ataque foi pior que os rivais e ainda se perdeu o melhor jogador (com alguma distância) do setor.

      • Mabk
        Posted Julho 4, 2022 at 6:52 pm

        ahahah tentaste disfarçar o Neres, dispensado do Ajax que ainda nem jogou, aí no meio na esperança que ninguém reparasse?

        • Mr. Mojo Risin'
          Posted Julho 4, 2022 at 7:22 pm

          Tem qualidade intrínseca para ser dos melhores da liga. Pode falhar, mas a questão é ter a ambição de ir buscar um jogador que pode estar nesse nível.
          O St. Juste pode falhar (como o Neres), mas o Sporting para mim esteve bem em ir buscar porque pode elevar o nível da defesa porque a sua versão máxima pode ser mesmo muito boa. Quero o mesmo para o ataque, simplesmente isso.

  • Neville Longbottom
    Posted Julho 4, 2022 at 6:22 pm

    Desilusão máxima. Jogador banal e que não acrescenta nada que Jovane ou Tabata (para mim melhores) não acrescentassem.

    Enfim, espero estar errado.

    • Filipe Ferreira
      Posted Julho 4, 2022 at 8:46 pm

      Rochinha acrescenta precisamente o que o Jovane não consegue acrescentar. Muito mais forte em espaços curtos, entrelinhas e no 1×1. Faz muito mais sentido um Rochinha neste “novo” Sporting que joga muito mais tempo em ataque continuado do que um Jovane, além de que o Jovane tem imensos problemas físicos enquanto o Rochinha tem feito sempre bastantes jogos no Vitória

      • Neville Longbottom
        Posted Julho 4, 2022 at 9:59 pm

        É a tua opinião. Se é para ser banco é bom que seja alguém diferente de quem está lá dentro porque para isso ficavam lá dentro.

        Rochinha faria o que Jovane fez com o Porto quando entrou e bisou? Não creio.

        Para mim Jovane é superior ao Rochinha no global ainda que entenda o teu comentário.

        • Filipe Ferreira
          Posted Julho 5, 2022 at 8:40 am

          O Jovane é de luas. Nesse jogo com o Porto tava em lua cheia, Não espanta que jogasse 5 ou 10min de mês a mês. O Rochinha vem para ter um papel semelhante, também de suplente, mas com maior exigência, mais minutos. O Rochinha está mais que habituado ao nível e tem quase 150 jogos de primeira liga (a maioria como titular).

          Em termos de capacidades técnicas, são jogadores diferentes. Não conheço o Fatawu muito bem, mas do que vi parece-me que pode ter um perfil semelhante ao do Jovane, resta saber se sera melhor.

          • Neville Longbottom
            Posted Julho 5, 2022 at 10:09 am

            O Jovane começou a época como titular, marcou na supertaça e marcou em Braga.

            E não estamos propriamente a falar de um miúdo de 19 anos. Tem 97 jogos de primeira liga e apenas 24 anos.

            • Filipe Ferreira
              Posted Julho 5, 2022 at 11:58 am

              O Jovane só tem 68 jogos de primeira liga e apenas 26 como titular, uma média de 39min por jogo.
              O Rochinha tem 148, 91 vezes como titular, 56min por jogo.

              Eu lembro-me bem do inicio de época do Jovane, tive esperança que fosse o ano em que brilhasse definitivamente. Depois de ser relegado para o banco 1 ou 2 jogos nunca mais voltou a esse nível.

              É preciso alguém com capacidade física e mental para lutar pelo lugar. Não pode ser um rapaz que se vai abaixo depois de perder o lugar, além das lesões crónicas

              • Neville Longbottom
                Posted Julho 5, 2022 at 6:08 pm

                Desculpa. 97 é no total (Champions incluída).

                O Jovane foi-se abaixo porque? Há fases melhores e piores.

                • Filipe Ferreira
                  Posted Julho 6, 2022 at 8:49 am

                  Nunca mais apresentou o rendimento do início da época
                  Porquê só ele e o treinador saberão

        • thiago97
          Posted Julho 4, 2022 at 10:10 pm

          Discordo de muitas das tuas opiniões , mas sobre este tema assino por baixo

    • Mantorras
      Posted Julho 4, 2022 at 6:50 pm

      Se calhar sai um desses ou ambos e o Sporting encaixa algum dinheiro trocando esses 2 por 1. Nao sei, mas se fosse assim nao seria tao descabido financeiramente.

      • Neville Longbottom
        Posted Julho 4, 2022 at 7:44 pm

        Financeiramente ate pode ser bom. Desportivamente é que não. E como o dinheiro não entra nos meus bolsos prefiro mil vezes o segundo ao primeiro.

  • DICAS
    Posted Julho 4, 2022 at 6:22 pm

    Mixed feelings aqui.

    Com Pote e Edwards indiscutíveis falta realmente alguém para pisar os calcanhares e se não há dinheiro, por 2M, o Rochinha é bem sacado para.rotacao e maturidade.

    Porém, os miúdos perdem espaço e o Rochinha nunca vai acrescentar muito mais do que fez até agora.

    Mas por 2 M? Tranquilo. Desde que não impeça o crescimento de valores promissores.

    Por exemplo, Fatawu ou Ribeiro (que não vai ser ponta mas sim mais 2nd avançado). Chermiti tem mais caracteristicas para ser o homem referência

  • Olheiro da 2ª
    Posted Julho 4, 2022 at 6:19 pm

    Contratação para?
    Esta contratação significa a não contratação do Trincão? O Sporting sem o Trincão (inspirado é o abre-latas que falta à equipa) e outro avançado bom no jogo aéreo vai ter imensas dificuldades em desbloquear alguns jogos da 1ª liga.
    Dos 3 grandes parece-me que vai ser a equipa a reforçar-se pior (posições carenciadas/qualidade do jogador).

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Julho 4, 2022 at 6:29 pm

      Acho que significa que o Lino não vem. O Rochinha é para a esquerda. O Trincão deve vir na mesma ou, pelo menos, o plano é que esta não invalida a do Trincão. Se falhar, tem que vir outro. Já faltavam opções de nível o ano passado, com a saída do Sarabia então… era mais um ano a marcar muito menos golos que os rivais e consequente estar mais longe dos títulos.

    • Estigarribia
      Posted Julho 4, 2022 at 6:29 pm

      Olheiro da 2ª,

      Acho que significa mais que o Samuel Lino não vem para o Sporting.

      Quanto ao Trincão, eu continuo a acreditar que vem para Alvalade, mas é um negócio que vai ser preciso muita paciência. O negócio do Trincão não depende só do Sporting, nem do Trincão, depende sobretudo do Barcelona.

      Saudações Leoninas

  • Estigarribia
    Posted Julho 4, 2022 at 6:16 pm

    Estou como o user fanatic: por esta não estava nada à espera. Desportivamente até é um jogador muito interessante e que vai de encontro àquilo que o Rúben quer para a equipa e para um ataque mais móvel.

    Saudações Leoninas

    • Flavio Trindade
      Posted Julho 4, 2022 at 6:35 pm

      Somos 2.

      Surpreendente de facto.

      Mas, não deixa de ser uma opção diferente para entrar na rotação.

      Pode jogar nas duas alas e no miolo ofensivo, tecnicamente é muito forte, desbloqueia várias partidas no drible, conhece bem a liga e por 2M é um belíssimo negócio de ocasião

  • Filipe Ferreira
    Posted Julho 4, 2022 at 6:15 pm

    Surpreendente, mas não assim tanto.
    É um dos bons valores do nosso campeonato. Faz a diferença por cá e é/foi titularíssimo no Vitória.
    Tem técnica, drible, algum golo, velocidade. Será uma boa opção de rotação.
    Neste momento o Sporting conta apenas com 2 homens para as alas: Pote e Edwards. Há Fatawu e Geny como recurso e espera-se que chegue Trincão.

  • fanatic
    Posted Julho 4, 2022 at 6:13 pm

    Nao estava à espera desta. Como opção de rotação acho bem mas continuo a achar que faltaria um jogador tipo Jovane mas sem as lesoes, ou seja, um extremo esquerdo destro mais vertical.

    Para a esquerda já há Pote, para a direita Trincao tambem nao acho necessário (já ha Edwards,Tabata, Plata, que nao deve contar, e o miudo que foram buscar). Para à esquerda faria sentido esse tal extremo mais vertical porque o Rochinha é demasiado parecido ao Pote

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 5, 2022 at 10:11 am

      O Pote curiosamente joga bem melhor à direita (onde meteu os 23 golos da liga 20/21, onde Nuno Santos era o extremo à esquerda).

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Julho 4, 2022 at 6:26 pm

      Jovane é um bom elemento para ser lançado, pois tem velocidade e golo. É forte num jogo dito mais direto, rápido e incisivo mas há dois problemas.
      1º – Não decide assim muito bem
      2º – Idade. É jovem e sabe perfeitamente que não será titular no Sporting. Há que saber vender o jogador, uma vez que o próprio teve até agora uma carreira com pouca continuidade. Não acredito que a condição de crónico suplente o agrade.

      E já nem meto as lesões na equação.

      O Rochinha tem mais experiência e parece saber pausar melhor o jogo. É uma aposta de risco baixo e vem numa lógica de ter bons jogadores às opções do Amorim. O Pote já deverá estar com um pé fora do Sporting, pois tem mercado e deve durar, no máximo, um ano cá.

      Mesmo que sejam parecidos, é bom ter alguém para fazer o Pote descansar mesmo que isso não acarrete grandes mudanças do ponto de vista do estilo de jogo.

      Acho que foi uma contratação interessante. O custo foi bom e a expectativa é baixa. Ele não está à espera de ser titular mas está muito entusiasmado por chegar ao Sporting. Em termos de balneário isso é muito importante.

      Acho que esta contratação vem riscar definitivamente a vinda do Horta. Trincão, a vir, será para pegar de estaca e isso não será bom para o Edwards. Aliás, eu desconfio que o Edwards não tem o que se pede para ser um indiscutível. Tem técnica, mas acho que lhe falta mais critério.

      Para mim, este é um dos enigmas do Sporting. Não sei até que ponto o treinador está mesmo convencido a apostar em força no Edwards.

      • fanatic
        Posted Julho 5, 2022 at 10:00 am

        Eu nao estou a dizer que o Jovane é o jogador que o Sporting precisa. Estou a dizer é que o Sporting precisava de um jogador como ele no sentido de ser um jogador mais vertical e com mais explosão

  • josediogo
    Posted Julho 4, 2022 at 6:11 pm

    Reforço interessante.
    Não será a estrela da equipa, contudo a sua adaptação será imediata.
    Grandes equipas não se fazem apenas com bons 11’s, mas também com planteis onde as segundas linhas produzem quando chamadas.
    Não obstante, espero que o Trincão sempre venha.

  • João Ribeiro
    Posted Julho 4, 2022 at 6:10 pm

    Negociarmos o Rochinha por 2M mostra bem o quão no fundo está o Vitória financeiramente. Recuamos uns 15 anos no tempo e vai ser duro levantar disto.

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Julho 4, 2022 at 6:16 pm

      Não é irónico, até porque quando a notícia começou a sair também pensei que fosse por mais que 2M, mas qual seria o valor justo para a saída do Rochinha na perspetiva do Vitória?

      • João Ribeiro
        Posted Julho 4, 2022 at 7:05 pm

        O preço justo tem que ver com o momento. O Vitória precisa de fazer 15M para saldar dívidas no imediato, que é o mesmo que dizer que precisa disso para “sobreviver”. Tendo isso em conta, o facto de estar em último ano de contrato e não haver possibilidade de lhe renovar porque não há dinheiro, e que as vendas não se estão a efetuar consoante as expetativas da SAD, os 2M são justos.

        Num contexto digamos normal, diria que o preço justo seria a rondar os 4-5M. Estamos a falar do capitão e de alguém que é uma referência no clube e que foi o melhor jogador das últimas 2 temporadas.

  • Mr. Mojo Risin'
    Posted Julho 4, 2022 at 6:06 pm

    Não entendo. Não acho que tenha qualidade para acrescentar grande coisa no nível do Sporting, apesar de ser um jogador interessante. É uma aposta de baixo custo para compor o plantel, mas não me parece que isso seja o necessário. O necessário é jogadores diferenciados na frente. Para compor e serem elementos de rotação já temos lá que chegue.
    Não é por aqui que se sobe o nível e o objetivo agora para a frente de ataque tem que ser esse.

Deixa um comentário