Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Tudo ao contrário

O FC Porto deu uma lição de como não se deve lançar um jovem da formação.

André Silva era no final de Dezembro o melhor marcador da II Liga com 11 golos. Foi convocado para o jogo com a Académica no Estádio do Dragão e chegou a ir para o aquecimento mas de lá não saiu e Lopetegui ouviu um coro de assobios dos adeptos portistas por não colocar o jovem numa altura em que o encontro estava decidido a favor dos Dragões. Não jogou contra a Academica mas fez a sua estreia na Taça da Liga contra o Marítimo numa pesada derrota por 1-3 no Estádio do Dragão, num péssimo espectáculo por parte dos Dragões mas foi André Silva a fazer a assistência para Aboubakar já nos descontos, que protagonizou um mal-estar acentuado entre os adeptos e o treinador Lopetegui.
Seguiu-se o clássico em Alvalade que iria protagonizar o regresso do Sporting à liderança. Lopetegui lançou o avançado, numa altura em que já perdia por 1-0, aos 71′. Fez assim a sua estreia na Primeira Liga num duelo que decidia o líder à 15.ª jornada, ou seja cenário mais desfavorável era quase impossível.
Seguiram-se algumas partidas na primeira equipa do FC Porto, numa altura em que Lopetegui não conseguia dar a volta e foi despedido. Em todos esses jogos, a equipa entrou sob enorme pressão. No total foram 3 jogos na Taça da Liga, 3 na Primeira Liga e 1 minuto na Taça de Portugal e 0 golos.
Chegou Suk e André Silva regressou à equipa B. Desde aí, em 13 jogos apenas marcou 3 golos. Muito pouco para aquilo que tinha feito antes de chegar à equipa A.

André Silva alcançou um patamar que todos os jovens, neste caso da formação do FC Porto, querem atingir, mas esse feito acabou por lhe ser desfavorável.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): José Mendes

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Abril 12, 2016 at 2:45 pm

    Discordo em parte…Se reparem, o processo de entrada do Renato Sanches no Benfica foi semelhante…entrou na equipa, quando o Benfica seguia em terceiro, a jogar bastante mal…e a verdade é que o impacto foi imediato. O futebol apresentado pelo Benfica melhorou substancialmente, bem como os resultados…
    Mas depende sempre muito de como correm os 2 ou 3 primeiros jogos…se o Renato Sanches tem jogado mal, hoje se calhar ia jogando de vez em quando na equipa B, mas como foi feliz e conseguiu mostrar valor em pouco tempo, é hoje o "golden boy" da moda!
    O mesmo poderia ter acontecido com o André Silva, mas infelizmente para ele e para o Porto, não aconteceu, o que não significa que não tenha qualidade…
    Artur Santos Silva

  • chemahatma
    Posted Abril 12, 2016 at 8:59 am

    Extra: Segundo informações que circulam aqui pelo norte, o Rúben Neves se jogar mais 45min o seu empresário recebe mais 100 mil €, ou seja, não é de esperar que o jovem azul e branco jogue mais esta época.

  • André Capitão
    Posted Abril 12, 2016 at 8:54 am

    Comprar Marega e Suk quando se tem André Silva e Paciência, só demonstra a total incompetência e ganância pelas comissões, da estrutura gestora do FC Porto actual.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Abril 12, 2016 at 8:30 am

    O André Silva não pode passar mais um ano na sombra nem na equipa B.

    Se para o ano não for uma aposta efectiva do FCP, espero que seja emprestado a uma equipa de primeira liga.

    Mas terá de ser uma equipa que jogue futebol e que não passe o jogo a mandar charutadas para o ar.

    Este talento não se pode perder.

  • Rabensandratana I
    Posted Abril 12, 2016 at 8:19 am

    Eu como grande fã do André Silva andava a segui-lo desde dos 15 anos posso dizer que o jogador em causa estragou em parte uma fase da formação com aquele diferendo que opôs o clube e o pai do jogador.

    Depois esta cláusula dos 100 mil euros é ridícula e está a queimar-lhe as hipóteses que deveria ter, em seguida as contratações do Suk e do Marega retiraram-lhe espaço na equipa A e por conseguinte perdeu também a confiança quando foi recambiado de novo para a equipa B.

    O André por mim seria titular até ao final da época é impossível fazer pior do que o Suk ou mesmo o prof. Aboubakar, a equipa deveria jogar também como o Francisco Ramos a titular jogador que adora o FC Porto sente o clube como ninguém e é uma autêntica formiga trabalhadora, corre o jogo todo e é superior aos demais que estão na equipa principal.

    Varela, acabou o ridículo é que lhe renovaram o contrato no princípio da temporada por mais uns quantos anos. Suk e Marega deveriam levar guia de marcha, apesar de eu achar que se o Marega jogasse na posição do sul coreano marcaria alguns golos. Suk é um jogador para uma equipa do meio da tabela.

    Posto isto, faltam jogadores que gostem do clube, temos de dar oportunidade aos jovens da equipa B que de certeza não farão pior e os adeptos com o campeonato perdido não se importarão de ver actuar os possíveis jogadores que farão parte da próxima época temos de dar uma volta de 180 ou mesmo mais ao actual plantel.

  • Manuel Teixeira
    Posted Abril 12, 2016 at 8:14 am

    Acho que o título resume na perfeição: tudo ao contrário!

    OT: Ao que parece Aboubakar não foi convocado por ter agredido Martins Indi.

  • chemahatma
    Posted Abril 12, 2016 at 7:47 am

    Vejo muito mais potencial no André Silva do que no Gonçalo Paciência, desde que vi o André nos sub-19 lhe augurei bom futuro, mas esta época no FC Porto não ajuda ninguém (tipo Sporting CP de Sá Pinto, Vercauteren e Jesualdo) e o melhor é não queimar o miúdo junto dos adeptos (algo que já começa a acontecer).

    Com as palavras recentes do Pinto da Costa não me parece que para o ano o André tenha espaço no Dragão, por isso deverá sair por empréstimo para uma equipa Top 6 nacional, que jogue futebol de ataque onde ele se possa mostrar.

  • Carlos Gonçalves
    Posted Abril 12, 2016 at 7:33 am

    jovens jogadores e clubes portugueses? tá bem tá!

    olhem a mentalidade deste pessoal! "é emprestá-los a um rio ave ou um braga!"

    campeonato sério? onde cada um tenha os seus activos? nada disso! o que é preciso é 3 clubes e outras 15 equipas B com 10 jogadores emprestados cada uma dos 3 do costume. isso sim era futebol!

    o egoismo e a falta de respeito pelos demais é algo de surrreal.

    • Diogo Palma
      Posted Abril 12, 2016 at 8:57 am

      Essas outras equipas B de que falam têm beneficiado e muito com os jogadores emprestados pelos "grandes" porque nao têm condições para contratar a titulo definitivo jogadores deste nivel.

  • cards
    Posted Abril 12, 2016 at 7:26 am

    Agora é o melhor momento para se lançar jovens, a grande maioria dos adeptos já perceberam que uma equipa com jogadores como José Angel, Cissokho, Marcano, Indi, Sérgio Oliveira, Herrera, Evandro, André André, Imbula, Brahimi, Corona, Varela, Tello, Bueno, Osvaldo, Aboubakar, Suk, e Marega nem na playstation é campeã. Logo este é o momento para os jovens como André Silva mostrarem que são melhres do que os milionários jogadores acima referidos. Com os milionários o Porto não vence isso está provado e demonstrado, pode ser que com jovens consigam. Finalmente se os jovens não jogam nestes últimos 5 jogos onde não existe nenhuma pressão não será na próxima época com a reformulação que terá que ser feita no plantel. Este é o momento ideal para se lançar jovens

  • bio
    Posted Abril 12, 2016 at 2:06 am

    O melhor para o André teria sido assinar pelo Sporting.

  • Pyros
    Posted Abril 11, 2016 at 11:47 pm

    Ao André Silva o melhor provavelmente teria sido feito o caminho inverso do Suk – e ter ido para o Vitória de Setúbal emprestado até ao final da época. Penso qeu teria sido bom para ambas as partes.

    Já agora, quanto aos 100k por mais de 10 partidas – não sei se é por cada 10 partidas, mas partindo do princípio que é um prémio pago anualmente caso faça 10 partidas, temos de ter em conta que 100k é menos de metade do que alguns jogadores ganham garantido por mês… Mas num jogador jovem pode ser prejudicial.

  • Pedro Barata
    Posted Abril 11, 2016 at 11:32 pm

    O Porto tinha 2 pontas-de-lança que podiam ser de clube grande. Diferentes, mas apresentavam potencial para serem trabalhados e poderem afirmar-se a um alto nível. Mas apostar num jogador, no verdadeiro sentido da palavra, não é atirá-lo para um campo ou para uma cedência. É dar-lhe confiança, continuidade, enquadrá-lo.

    Mas o FC Porto não fez isso com nenhum deles. Um queimou, metendo-o em contextos adversos (como Alvalade) por pequenas períodos de tempo e contratando 2 avançados quando lhe foi prometida uma aposta pelo presidente. O outro meteu numa equipa em que ele é uma ilha, jogando a 50 metros da baliza adversária e raramente vendo a sua equipa atacar, com pouca atividade motora e num "habitat" que tem zero que ver com o que ele algum dia encontrará no FC Porto.

    Dito isto, ambos são muito jovens, e vão mais do que a tempo de fazer carreira Tenham força de vontade, não se venham abaixo, e saibam aproveitar as oportunidades que, esperemos, lhes sejam (bem) dadas.

    • coach407
      Posted Abril 12, 2016 at 8:25 am

      O Rui Vitória fez o mesmo com o Nélson Semedo. Não lhe dá minutos na pré-época e atira-o para o jogo decisivo contra o Sporting.

  • ACT7
    Posted Abril 11, 2016 at 11:20 pm

    Ao André Silva faltou um voz de um capitão.
    Tondela vs Benfica o R.Sanches é lançado a 2 ou 3 min do fim Luisão faz questão de chamar o Renato para lhe passar a bola para que este ganhe confiança.
    Buffon tem uma atitude semelhante ao pedir para colocar a bola fora para quem um miúdo se possa estrear.
    O caso de AS é reflexo da instabilidade que o Porto vive, faltando uma clara voz de comando. Foi muito bonito ter o capitão mais novo de sempre na LC mas isso é claramente um mau sinal.

    • Diogo JR
      Posted Abril 11, 2016 at 11:32 pm

      Revendo as coisas de cabeça fria, penso que a instabilidade do Porto começou quando Lucho quis sair, como é possível um capitão que tem tanto respeito pelo nosso clube força a sua saída, ainda para mais para as Arábias…

  • De Carvalho
    Posted Abril 11, 2016 at 11:18 pm

    André Silva e Ruben Neves tem de jogar na equipa B para estarem no top para os jogos olímpicos e estarem sem pressão.

    O estado do Porto neste momento não é bom para lançar estes jovens que tem muita qualidade

  • Anónimo
    Posted Abril 11, 2016 at 11:15 pm

    O ser lançado no jogo com o Sporting tanto pode ser visto como um "atirar à feras" como uma prova de confiança no jovem, depende do partido que se quer tomar relativamente a Lopetegui. Se o André Silva calha de marcar um golo Lopetegui era o maior porque não teve medo de arriscar no jovem num jogo daquela importância… Eu considero que se Lopetegui tem ficado, o porto estaria ainda na luta pela liderança e acho também que os despedimentos a meio da época só causam instabilidade (os choques psicológicos só funcionam nos aflitos). Não estão em causa as vistas curtas que mostrou nem a inadequação do basco ao futebol português, como também não está em causa a alguma competência que seguramente tem e já demonstrou a treinar os jovens de Espanha.

    Arnaldo

  • André Simões
    Posted Abril 11, 2016 at 11:06 pm

    Não podemos analisar este caso como 1+1=2. A questão do lançamento de jovens jogadores pode ter uma índole benéfica ou maléfica e por vezes torna-se "um pau de dois bicos" para os timoneiros das equipas de futebol profissional.
    Podem levantar-se várias questões nestes casos, entre elas:
    – Estará o jogador mentalmente preparado? (Assumo que fisicamente esteja)
    – Será que a pressão dos adeptos sobre o treinador para que este coloque o miúdo a jogar não mexe com o subconsciente do jogador (ainda que involuntariamente) e não o leva a algum laxismo?
    – Será que o jogador tem perfil mental para aguentar com um lançamento em plena primeira liga num clássico?
    São apenas algumas das questões que levanto podendo fazer outras tantas que me ocorrem. Além disto tudo há a juntar o facto de o jogador em causa ter estado algum tempo lesionado e de se ter criado todo um endeusamento em volta dele como se fez com Nélson Oliveira por exemplo rotulando-o desde cedo como o futuro (certo) Ponta de lança da equipa portuguesa.
    Talvez o crescimento deste jovem fosse bastante melhor se em Janeiro conseguisse ingresso numa equipa menor, com menos pressão e mais tempo de jogo (Belenenses, Académica, Rio Ave, Vit. Guimarães,…) ou talvez fosse melhor se o tivessem lançado faseadamente, mas são tantos os exemplos de jogadores na nossa liga que são lançados às feras em contextos desfavoráveis e vingam, que me custa a querer que isto tenha sido só pelo timing do seu lançamento e não pelo seu psicológico!

  • Anónimo
    Posted Abril 11, 2016 at 11:04 pm

    Como adepto, por muito que goste do André Silva, lhe reconheça qualidade e o queira ver a jogar no Porto, acho que ainda não é altura de ser a referência na frente do FC Porto.
    O melhor para ele seria um empréstimo a um bom clube, talvez fora da liga portuguesa, onde pudesse jogar regularmente de uma forma competitiva. Nada de Académicas, Aroucas ou outros que tais, onde já se percebeu que o modelo de jogo não é compatível com o Porto, logo, não seria muito benéfico para o jogador.
    Ser ponta de lança do Porto não é fácil, e por norma as referências que cá surgem e que são bem sucedidas já têm alguma rodagem como séniores (na casa dos 24 a 26 anos). Não há margem para erros, por isso não há margem para aprendizagem profunda, têm de chegar e marcar.
    Os jovens jogadores que o porto lançou recentemente com a responsabilidade de ser a referência do ataque fraquejaram (Kléber e Aboubakar), por isso, acho melhor optar pela fórmula mais eficaz.

    Bruno M.

  • Guilherme Loureiro
    Posted Abril 11, 2016 at 10:57 pm

    Perfeitamente de acordo com o que foi dito. André Silva tem mais potencial, na minha opinião, que Paciência e está a ser completamente desaproveitado. Tal como Rafa são os pilares da formação do Olival e os jogadores jovens com mais potencial do Porto. Embora Pinto da Costa já tenha dito que farão parte do plantel, não sei se um empréstimo dos dois não seria mais benéfico tendo em conta que o Porto apostará tudo para voltar aos títulos e não deverão ter assim tantos minutos. Rafa estará tapado por Layun e terá minutos aqui e ali e a regressão para a equipa B não será certamente o melhor para a moral e desenvolvimento do jovem. Já André Silva concordava com um empréstimo a uma equipa com futebol positivo para ganhar experiência de 1ª liga, sendo que acredito que o Porto vá ao mercado por um goleador.

  • Frederico
    Posted Abril 11, 2016 at 10:56 pm

    Ideal para a carreira do André Silva: 1 ano no SP. Braga. Explode e vai para o estrangeiro – única hipótese de se salvar.
    É possível? Talvez. O FCP não quer o Rafa? Proponham uma troca. Todos ganham.

    O que estão a fazer à carreira do André Silva é um crime futebolístico: é alvo de uma gestão desportiva completamente amadora, depois, segundo o Football Leaks, tem aquela cláusula dos 100.000€ por cada 10 jogos… uma vergonha.
    Não sou adepto do FCPorto, mas como adepto do futebol, isto é um vergonhoso reflexo de amadorismo misturado com ganância.
    Ainda vai a tempo de se salvar o jogador, mas a continuar dentro deste furacão de incompetência, vai ser díficil.

    *Gostava muito de o ver no Sporting, mas infelizmente não é possível (por vários motivos).

    • jgo
      Posted Abril 12, 2016 at 8:25 am

      O André Silva dificilmente pegaria no Braga, não por não ter qualidade porque a tem e muita, mas porque as suas características são mais de jogador de 4-3-3 do que de 4-4-2.

      É um finalizador nato e não um jogador que pressione o adversário e que tente ganhar espaços nas suas costas, algo que os avançados do Braga têm obrigatoriamente de fazer. Mesmo o Hassan esteve vários jogos no banco até aprender a jogar assim.

    • Diogo Palma
      Posted Abril 12, 2016 at 7:18 am

      Frederico,

      Concordo que o Rui Fonte nao é nada de especial mas os titulares do Braga sao um egipcio e um servio … e com esses o Andre Silva nao tem hipoteses.

    • Marcelo Silva
      Posted Abril 12, 2016 at 12:11 am

      Não tenho acompanhado o atlético clube de Portugal, quem é esse Grizman? Kkk

    • Frederico
      Posted Abril 11, 2016 at 11:39 pm

      Obviamente que não seria uma troca directa. Seria algo nos moldes do que foi noticiado a semana passada: 2/3 jogadores mais 7 milhões pelo Rafa. O André Silva podia ser um desses 2 ou 3…

    • Anónimo
      Posted Abril 11, 2016 at 11:26 pm

      Sim, faz todo o sentido tentar trocar o André pelo Rafa… mas não custava perguntar ao Atletico se nao querem trocar o Grizman pelo André, nunca sa sabe, e o Grizman também dava jeito ao Porto…
      Daniel

    • Frederico
      Posted Abril 11, 2016 at 11:21 pm

      Eu vejo muito potencial no André Silva. Acho-o mais completo, por exemplo, que o Rui Fonte. Claro que é menos experiente, mas ainda assim, se eu fosse adepto bracarense, preferia o André Silva.
      Mas a questão aqui, na minha óptica, não é ser o Braga ou o Rio Ave. A questão é não rodar – para mim, o André Silva precisa mesmo de sair do Porto – a não ser que fossem buscar o Leonardo Jardim (que já foi confirmado no Mónaco para 16/17) ou alguém assim para a próxima época.

    • Diogo Palma
      Posted Abril 11, 2016 at 11:07 pm

      Achas mesmo que o André Silva seria titular no Braga?
      Acho extremamente complicado, deveria rodar num clube mais pequeno tipo o Rio Ave que deverá ir à Liga Europa.

  • Miguel Guerreiro
    Posted Abril 11, 2016 at 10:53 pm

    Um jogador que baixou imenso a forma na 2ª volta. Este e o Rúben Neves estão uma sombra daquilo que já apresentaram no passado. Os condicionalismos dos seus contratos criam-lhes pressões pouco benéficas.
    Quando és obrigado assinar, seja isso desfavorável, dá neste tipo de situações.

  • Diogo JR
    Posted Abril 11, 2016 at 10:51 pm

    Na minha opinião a culpa de André Silva ser lançado como foi é dos "adeptos" que acham bonito lançar um miúdo para um jogo sem sequer pensar no resto da equipa, depois Lopetegui esteve mal em lançá-lo contra o Sporting como resposta aos adeptos, parece-me que tentou limpar a sua imagem queimando o miúdo.

    Agora parece-me que o melhor para o André é mesmo jogar na equipa B até ao final do ano e voltar à A para a pré-época, porque o ambiente no Dragão é hostil, o público está sem paciência e isso cria pressão extra desnecessário para os jovens de valor que temos na equipa B.

    • Nuno Ferro
      Posted Abril 12, 2016 at 9:23 am

      André Silva teve a sua oportunidade contra o Marítimo na Taça da Liga, falhou 5 golos.

      A melhor solução para André Silva é rodar uma época e voltar em 2017/2018.

      Gonçalo Paciência estará no plantel em 2016/2017.

    • Pessoa
      Posted Abril 12, 2016 at 5:12 am

      Aquando o jogo com o Scp comentei no blogue que ter entrado num jogo importantíssimo era demasiada pressão num jogador tão jovem, foi literalmente queimado. Ridícula a gestão do Lopetegui d do Porto. Muitas coisas têm de mudar para não se repetir os erros desta época. Completamente ridícula.
      Cumprimentos
      André Pessoa

    • Afonso Teixeira
      Posted Abril 12, 2016 at 1:41 am

      14 golos em 37 jogos. Isto são números de Éder. Ele que trabalhe mais que as oportunidades surgem e os resultados também. O futebol é para homens e não para meninos que choram por oportunidades.

    • Vital Moreira
      Posted Abril 12, 2016 at 1:29 am

      O André baixou o rendimento, isso é notório, mas precisa de assimilar mais rápido, pois um jogador de elite não se pode dar ao luxo de ter estas quebras de rendimento só por estar a passar de equipa principal para a B.

      Se fosse jogador do Jorge Mendes já estaria num Mónaco e seria jogador de selecção de certeza.

Deixa um comentário