Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Uma Arte Chamada Culto da Personalidade

Tenham alguma calma com os fanáticos de Cristiano Ronaldo.

Não digo isto por condescendência. Muito menos para os desculpar de tudo. Digo-o porque talvez estejamos a olhar para o problema do lado errado.

Quando vemos alguém defender Cristiano Ronaldo contra toda a evidência, relativizar qualquer comportamento, atacar quem o critica ou colocar um jogador acima da própria seleção que diz defender, a reação mais fácil é chamar-lhe irracional, fanático ou simplesmente estúpido.

Mas a história da humanidade está cheia de milhões de pessoas perfeitamente normais que fizeram exatamente o mesmo perante figuras submetidas a processos muito profundos de construção simbólica. O ser humano não nasceu imune à propaganda. Pelo contrário.

Somos extraordinariamente permeáveis à repetição, aos símbolos, à autoridade, à pertença, à emoção, à identificação coletiva, à memória afetiva e à validação social. É precisamente por isso que o culto da personalidade existe há séculos e continua a funcionar. E aquilo que foi construído em torno de Cristiano Ronaldo merece, pelo menos, ser analisado através dessa lente.

Não estou a comparar Ronaldo aos atos, aos regimes ou aos crimes de figuras políticas que protagonizaram alguns dos maiores cultos da personalidade da História. Isso seria intelectualmente absurdo. Estou a comparar mecanismos. Porque os mecanismos são reconhecíveis.

Durante mais de vinte anos, Cristiano Ronaldo deixou progressivamente de ser apresentado apenas como um futebolista extraordinário. Passou a ser apresentado como outra coisa.

Portugal, o capitão, o símbolo, o exemplo, o orgulho nacional. O homem que nunca desiste, o homem que carregou um país, o homem que fez tudo por nós. O único, o inigualável, o melhor, o eterno capitão.

Isto interessa porque a propaganda eficaz raramente funciona através de uma grande mentira lançada de repente sobre uma população. Funciona, sobretudo, através de milhares de pequenas associações repetidas durante anos.

Ronaldo com a bandeira, Ronaldo com o hino, Ronaldo com crianças, Ronaldo emocionado, Ronaldo com a mão no peito, Ronaldo a olhar para o céu. Ronaldo e Portugal, Portugal e Ronaldo. Vitória e Ronaldo, sacrifício e Ronaldo, orgulho e Ronaldo.

Repetir. Repetir. Repetir.

Até chegar o momento em que já não é necessário explicar a associação. O cérebro completa-a sozinho.

Na psicologia existe um fenómeno chamado illusory truth effect: a repetição aumenta a familiaridade de uma mensagem e essa familiaridade pode contribuir para que ela seja percebida como mais verdadeira. Existe também a processing fluency: aquilo que o cérebro processa facilmente tende a parecer mais natural, familiar e intuitivamente correto. Depois entra o efeito halo, a identificação de grupo, a dissonância cognitiva, o raciocínio motivado, o viés de confirmação e aquilo a que a psicologia social chama identity fusion.

É aqui que a coisa deixa de ser apenas futebol.

Quando uma pessoa associa Ronaldo à narrativa da infância difícil e das dificuldades familiares, ao Europeu, às bandeiras, ao orgulho de ser português, às festas na rua e aos golos que celebrou durante vinte anos, Ronaldo deixa de ocupar apenas o compartimento mental de “futebolista”. Passa a ocupar pedaços da própria identidade.

E quando isso acontece, criticar Ronaldo pode deixar de ser psicologicamente recebido como “estão a criticar um jogador” e começar a ser recebido como “estão a atacar uma coisa que também é minha”.

É por isso que algumas discussões parecem completamente impossíveis. Não estamos todos a discutir apenas os mesmos factos: uns estão a avaliar um comportamento, outros estão a defender uma identidade.

E duas pessoas podem olhar exatamente para a mesma imagem e ver coisas completamente diferentes.

A transformação do homem em símbolo

A própria linguagem institucional ajuda a perceber o processo. Cristiano Ronaldo já foi apresentado pela Federação Portuguesa de Futebol como “o capitão de onze milhões de portugueses”, “insuperável”, “inigualável” e “único”. É oficialmente tratado como símbolo internacional de Portugal, tem um aeroporto com o seu nome e a sua figura é utilizada como instrumento de projeção internacional do país.

Já pararam para pensar na raridade deste tipo de consagração ainda em vida e, mais do que isso, ainda durante a carreira ativa e no auge da projeção pública da própria personalidade?

Não é inédito homenagear figuras vivas, mas é relativamente invulgar assistir a uma acumulação tão densa de mecanismos de monumentalização antes sequer de a carreira terminar: aeroporto e praça com o seu nome, um museu dedicado à própria vida e até a academia de formação do Sporting rebatizada como Academia Cristiano Ronaldo. O próprio Sporting justificou a mudança dizendo que pretendia “imortalizar” o nome daquele que considera o maior símbolo formado pelo clube.

É quase uma monumentalização em direto. Em vez de a memória pública se formar depois da carreira, a figura começa a ser inscrita fisicamente no espaço, nas instituições e na paisagem enquanto ainda está ativa.

A relação entre a marca CR7, a Seleção, a Federação, Portugal e a identidade nacional tornou-se progressivamente mais difícil de separar.

Nada disto significa que exista uma sala secreta onde meia dúzia de pessoas controla tudo aquilo que os portugueses pensam sobre Cristiano Ronaldo.

A propaganda moderna não precisa de funcionar assim.

Uma narrativa suficientemente poderosa torna-se auto-reprodutiva: instituições repetem-na, jornalistas repetem-na, marcas repetem-na, comentadores repetem-na, adeptos repetem-na, algoritmos amplificam-na, e o próprio protagonista começa também a reproduzi-la.

É aqui que aparece outro mecanismo particularmente interessante: a auto-mitificação.

Ronaldo já não precisa que sejam exclusivamente terceiros a dizer que é o melhor. Ele próprio o diz, explica porque considera ser o mais completo, apresenta os números e define os critérios segundo os quais considera que a grandeza deve ser medida. E quando surge um critério que lhe é menos favorável, como a ausência de um Campeonato do Mundo, questiona a importância desse mesmo critério.

Isto é comunicação. É framing.

Não se altera necessariamente o facto; altera-se a moldura dentro da qual o facto deve ser interpretado.

O herói precisa do antagonista

Há depois outra característica recorrente da propaganda personalista: a narrativa torna-se extraordinariamente simples. Existe o herói, existe aquilo que o herói fez pelo povo, existe a dívida moral que esse passado cria e, quando surge um conflito, aparece o antagonista.

Ao longo da construção deste herói foram surgindo vários; o mais recente chama-se Jorge Jesus.

É também aqui que entra o personalismo: o atleta deveria servir a instituição; na narrativa personalista, começa a parecer que é a instituição que existe para servir a grandeza do atleta.

O herói também pode ser a vítima

Outra técnica extremamente eficaz é aquilo a que podemos chamar hero-victim narrative.

A figura é simultaneamente poderosíssima e vulnerável: é o maior, indestrutível, extraordinário, mas está constantemente a ser injustiçado; não o respeitam, não reconhecem aquilo que fez, tentam derrubá-lo, tratam-no mal, perseguem-no, invejam-no.

Esta combinação é extraordinariamente poderosa porque transforma praticamente qualquer conflito numa nova confirmação do mito: se vence, vence porque é extraordinário; se perde, alguém o prejudicou; se é criticado, estão contra ele; se reage mal, estava magoado; se rompe com alguém, foi provocado.

O mito torna-se difícil de falsificar porque quase qualquer resultado consegue ser incorporado dentro dele.

Tivemos esta semana um pequeno exemplo que, para mim, é quase perfeito. Uma notícia publicada nestes dias dizia:

“Proença, Jesus e staff de Ronaldo estão alinhados, falta convencer o próprio Cristiano, que ainda está muito afetado.”

Leiam devagar.

A frase é extraordinariamente trabalhada enquanto construção narrativa. Todos estão disponíveis, todos querem resolver, mas falta Cristiano. E porquê? Porque Cristiano está “muito afetado”.

Num único título conseguimos fazer várias coisas: transformar Ronaldo de potencial agente do conflito em alguém emocionalmente ferido por ele, contextualizar a sua resistência através da dor, colocar o presidente da Federação, o selecionador e o próprio staff a movimentarem-se em torno da decisão de um único homem e reforçar, voluntariamente ou não, a ideia de que Cristiano não é apenas mais um jogador dentro da estrutura, é alguém com quem a própria estrutura tem de negociar.

Há aqui victim framing, centralização personalista, deslocação de responsabilidade e aquilo a que a teoria da comunicação chama image repair.

Agora convém fazer uma distinção importante. O título possui claramente a gramática de uma peça favorável à reparação da imagem de Ronaldo. Dizer que foi diretamente “plantado” pelo seu staff exigiria conhecer a fonte da informação, e essa prova não temos.

Mas há uma pergunta jornalisticamente deliciosa: quem explicou ao jornalista que Cristiano Ronaldo está “muito afetado”?

O estado emocional privado de Ronaldo não é observável da bancada. Ou estamos perante interpretação editorial, ou alguém suficientemente próximo transmitiu essa informação. E é precisamente através destas pequenas formulações que as narrativas públicas são construídas.

A propaganda moderna já não precisa de fronteiras

Talvez seja aqui que muita gente ainda esteja presa a uma ideia antiga de propaganda. Propaganda não são apenas cartazes soviéticos, discursos de ditadores e jornais controlados pelo Estado.

Hoje existem televisão global, Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, jornalistas, influencers, algoritmos, marcas, federações, campanhas digitais e audiências de centenas de milhões de pessoas. Uma figura construída em Portugal pode ser reproduzida no Médio Oriente, na Ásia, em África ou chegar ao Camboja com uma velocidade e uma escala que nenhuma máquina propagandística do século XX poderia sequer imaginar.

A escala tecnológica mudou. O cérebro humano não mudou assim tanto.

Continuamos a responder a símbolos, a procurar líderes, a copiar grupos, a proteger identidades, a racionalizar contradições e a transformar pessoas em histórias, e histórias em mitos. Talvez seja por isso que não vale a pena olhar para um adepto completamente absorvido por Cristiano Ronaldo e perguntar:

“Como é possível esta pessoa não conseguir ver?”

A pergunta mais interessante é outra:

“O que aconteceu durante vinte anos para que esta pessoa aprendesse a ver desta maneira?”

Porque nenhum culto da personalidade começa quando alguém coloca a fotografia do líder na parede. Começa muito antes: quando o homem deixa lentamente de ser apenas um homem, transforma-se num símbolo, depois num símbolo nacional, depois num exemplo moral, depois numa memória coletiva e, finalmente, numa identidade.

Chega então o momento em que, para milhões de pessoas, atacar o homem já não parece atacar apenas o homem. Parece atacar tudo aquilo que aprenderam a associar-lhe. É aí que o culto da personalidade revela verdadeiramente o seu poder.

E não, essas pessoas não são necessariamente menos inteligentes do que nós. São seres humanos, como os milhões que vieram antes delas.

E talvez seja essa a verdadeira inquietação: Cristiano Ronaldo é apenas um caso. Se estes mecanismos conseguem moldar durante décadas a perceção coletiva em torno de um futebolista, vale a pena perguntar o que conseguem fazer quando o objeto já não é futebol, mas poder, política, guerra ou a própria perceção da realidade.

Visão do Leitor: Marco Dias

Deixa um comentário