Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Van de Beek? Fizemos uma promessa no ano passado, mas…»

Boa opção para o…? 

Donny van de Beek tem sido apontado ao Real Madrid, Tottenham, Man Utd e Newcastle mas o Ajax, mesmo com a pandemia e a promessa de o transferir, não o vai deixar sair a preço de saldo. A promessa é do director Van der Sar. «Não vamos fazer descontos de 50 por cento. Os clubes interessados podem esquecer isso. No ano passado chegámos a um acordo verbal com os jogadores Onana, Tagliafico e Van de Beek para que ficassem connosco. É verdade que prometemos que os ajudaríamos a encontrar o passo seguinte na sua carreira. Os grandes clubes dizem que os valores das transferências vão baixar e é verdade que não vão acontecer transferências de 200 milhões de euros,  mas no caso do Ajax não vamos ter baixas de preços para os compradores que dizem que já não se paga tanto», garantiu o ex-guardião.

33 Comentários

  • Af2711
    Posted Maio 9, 2020 at 7:19 pm

    Tottenham poderia ser interessante. Gostava de um meio com ele, N’dombelé (a pleno), Lo Celso e mais à frente Dele Alli.

    • Kacal
      Posted Maio 10, 2020 at 1:50 am

      Seria um 4-4-2 losango? Ou um 4-2-3-1 sendo um deles um “falso ala”?

      • Af2711
        Posted Maio 10, 2020 at 2:07 pm

        Kacal, eu gostava de ver numa linha média para a frente desta forma:

        Ndombelé-Lo Celso (médios centrais)
        Son-Dele-Van de Beek
        Kane

        Não haveriam extremos (em tese) no desenho inicial, tendo os quatro jogadores de frente, liberdade de movimentações.
        Dele Alli costuma cair nas faixas algumas vezes para buscar jogo, Son teria liberdade de movimentos podendo auxiliar Kane no ataque como também fazendo descaindo para os flancos. Van de Beek teria uma função mais à Paulinho (que esteve no Barcelona, atualmente no Guangzhou) porém mais adiantado. Penso que os melhores momentos dele até agora no Ajax são chegando ao ataque como um “elemento surpresa”.

        Elementos como Bergwijn (veremos como voltará de lesão), Lucas, Sissoko, Dier, Gedson e Winks quando titulares alterariam a estrutura do XI taticamente, mas com um XI com estes jogadores eu gostava de um meio campo mais móvel, que trate bem a bola mas que elementos como Kane (tem sempre participação importante na construção quando desce no terreno), Dele Alli, Van de Beek e Son não guardem posição no ataque.

        • Kacal
          Posted Maio 10, 2020 at 3:32 pm

          Seria interessante, parece um 4-2-3-1 no papel em termos de sistema, mas dinâmico. O jogo interior seria muito valorizado e Kane teria muito apoio entre linhas para surgir em desmarcação e como é um avançado com boa técnica e mobilidade, poderiam alternar posição durante o jogo. E realmente mesmo os jogadores do banco são móveis e dinâmicos, seria uma boa estratégia Af2711.

          Mas eu pessoalmente prefiro jogar com extremos mais declarados, não jogadores que apenas ataquem em velocidade com cabeça no chão, mas que tenham essa capacidade e também de movimentos interiores, ter bola, cruzar bem. Um Sterling, por exemplo. Mas os Spurs podem jogar com Son na esquerda nesse sentido, mas teriam de investir forte na direita.

          • Af2711
            Posted Maio 10, 2020 at 6:52 pm

            É mesmo um 4-2-3-1 Kacal. Em tese sem extremos (é porque jogo FM 08 e enfrento bastante este sistema xD)
            Pois então, eu também gosto de um 4-2-3-1 com extremos. Penso até que os jogadores devem adaptar-se a um sistema, mas nunca perdendo suas características e funções principais. No futebol moderno é bem difícil haverem equipas sem extremos (pelo menos no momento defensivo) portanto é mais um exercício de imaginação mesmo.
            Para o Tottenham, naturalmente Mourinho pensa em Bergwijn e Lucas, Son também desempenha muito bem nesta posição. Ele deve ter em breve mais um para a direita como referiste. Lamela é até um bom agitador, mas o Tottenham para extremos precisa de um upgrade de maneira que permita sonhá-los com outros objetivos.

            • Kacal
              Posted Maio 10, 2020 at 11:04 pm

              Pois Af2711, bem me parecia que era um 4-2-3-1 eheh, mas concordo totalmente com o que disseste, sem dúvida. Percebi tudo.

              Aliás, penso que o eleito para a direita está escolhido e é um desejo antigo do Tottenham e um jogador que Mourinho aprecia e escolheu para o seu Chelsea anos antes… Willian!! Está em fim de contrato portanto seria juntar o útil ao agradável e li uma noticia que estava perto do Tottenham e devia ser o seu novo destino. Ainda tem 2-3 anos a alto nível pelo menos e considero-o um craque. Com Mourinho jogava na direita do ataque e é um jogador móvel capaz de cair nas duas alas e jogar mais interior, um craque e dará muito jeito.

  • olk
    Posted Maio 9, 2020 at 6:17 pm

    O van de Beek já merecia dar um passo em frente na carreira. Acho que seria interessante vê-lo no Dortmund a fazer dupla com o Witsel no meio-campo.

  • Tiago Silva
    Posted Maio 9, 2020 at 2:55 pm

    No United seria tapado pelo Bruno, gosto de ver o van de Beek mais à frente, a jogar mais entre-linhas. No Real poderia ser uma boa opção, mas duvido que tenha muito espaço. No Tottenham não seria propriamente um passo à frente nesta altura, assim como no Newcastle. Acho que o van de Beek encaixaria muito bem na Juventus, ou mesmo no Liverpool ou no Bayern, mas diria que a Juve é o clube ideal para ele nesta fase.

  • MiguelRosa
    Posted Maio 9, 2020 at 2:46 pm

    O Ajax parece honrar os compromissos com os jogadores. Parabéns.

  • T. Pinto13
    Posted Maio 9, 2020 at 1:51 pm

    United seria bom para ambas as partes

  • Kacal
    Posted Maio 9, 2020 at 1:38 pm

    Não o acho tão bom assim, por vezes uma época acima da média de um colectivo potencia os jogadores a níveis extremos. Claro que tem qualidade e apresenta margem de progressão, mas não perderia a cabeça por ele. Posto isto, pode ser um jogador útil aos colossos e pelos valores que o Ajax deverá pedir, só mesmo um para o tirar de lá. Mas seria interessante vê-los no “novo rico” do Newcastle para iniciar o projecto.

  • AndreChaves9
    Posted Maio 9, 2020 at 1:29 pm

    E que tal ser este o reforço para o meio campo do Barça? Saem Rakitic e Vidal apenas e vinha este ou o Fekir por exemplo. Que dizem?

  • Marega
    Posted Maio 9, 2020 at 12:02 pm

    No real acho que nao ia ter muito espaço, penso que o melhor para ele seja united.

  • André Dias
    Posted Maio 9, 2020 at 11:56 am

    Boa opção para reforçar o meio campo do Man Utd e surpreende-me que não tenham avançado logo quando saiu Herrera.

    • Oldasity
      Posted Maio 9, 2020 at 12:01 pm

      Acho que agora com Bruno , não fazia sentido contratar o holandês.

      • André Dias
        Posted Maio 9, 2020 at 12:11 pm

        O meio campo continua a ser curto.

        • Oldasity
          Posted Maio 9, 2020 at 12:28 pm

          Não digo que não. Mas seriam demasiadas opções a jogar nos mesmos terrenos. Principalmente opções com “nome”.

          • André Dias
            Posted Maio 9, 2020 at 1:14 pm

            Há Matic, Fred, McTominay, Pogba, Bruno Fernandes e Pereira para 3 posições, não sendo certo que Pogba fique.

            van de Beek pode jogar a 8 ou a 10, portanto seria útil para substituir Pogba (caso saia) ou para ocupar o lugar de Pereira que é um jogador razoável.

            Também há que ter em conta que a intensidade que Solskjaer exige da equipa pode provocar desgaste e lesões, como se tem visto esta época. O departamento médico também não é o mais competente.

            É preferível ter um ou dois jogadores a mais do que falta de opções para evitar outra fase como a de Janeiro em que se jogou com Pereira no duplo pivot e Lingard a titular.

            • Kacal
              Posted Maio 9, 2020 at 5:57 pm

              Aí estão 6 nomes, ficando todos dá 2 por vaga de meio-campo. Tendo em conta que um plantel deve ser composto por 2 por posição, está ótimo.

              Agora falta saber é se vão ficar esses 6, o que duvido. Acho que investir em médios só saindo alguém.

              Eu vendia Matic e Pogba (sei que não és a favor de vender o francês, mas pronto é o meu ponto de vista apenas), ficando com os restantes. Aí sim cabem reforços e a meu ver seria Ndidi e Van de Beek.

              • André Dias
                Posted Maio 9, 2020 at 6:41 pm

                Não considero que esteja óptimo porque Matic está em declínio e Pereira não me convence. Era bom substituí-los por jogadores de maior qualidade.

                Preferia continuar com Pogba na equipa mas se não estiver focado em dar o melhor pelo United então não me oponho à sua saída. Estou cansado de Raiola e das suas novelas em todos os mercados.

                Se Pogba quer sair então esta é a altura certa para o fazer. A equipa habituou-se a jogar sem ele e criou rotinas na sua ausência, desportivamente causaria um impacto mínimo.

                • Kacal
                  Posted Maio 9, 2020 at 11:51 pm

                  Sim, concordo que pode haver “upgrades”, mas lá está, estamos de acordo que terão que haver saídas.

                  Sobre o Pogba, sou apreciador das suas qualidades tal como tu, mas é por essa mesma razão da sua possível falta de comprometimento com o clube e o chato do Raiola que digo que devia sair e sem dúvida que esta é a altura ideal.

                  Ndidi / McTominay
                  Fred / Van de Beek
                  Bruno Fernandes / Andreas Pereira

                  Seria um meio-campo bem interessante, embora trazer Maddison fosse também excelente. Podem sempre trazer Grealish (com isto da má atitude já não sei) para o lugar de Andreas Pereira.

                  • André Dias
                    Posted Maio 10, 2020 at 12:22 am

                    Com as contratações de Ndidi, van de Beek e Grealish ficava um meio campo de luxo mas até já ficava contente com a chegada de dois médios.

                    Só uma correcção, o 6 é Fred e o 8 é McTominay, embora o brasileiro também faça de 8 quando é necessário.

                    • Kacal
                      Posted Maio 10, 2020 at 1:49 am

                      Aceito a correcção, embora goste de ver o Fred a #8 também e o McTominay confesso que não tenho totais noções das suas características, não me foquei muito nele ainda portanto aceito, claro.

                      De resto, totalmente de acordo que seria um meio-campo de luxo, mas sim, é possível que cheguem só 2 e já seria muito bom!

                      Sancho na direita, Rashford “à la CR7” na esquerda e Martial no meio seria o ataque.

                      Depois Greenwood alternativa a Martial e talvez seja necessário mais um extremo para alternativa ou trazias de volta o Alexis? Mata ficará contando como extremo direito ou sairá? E o Lingard sairá ou jogará onde maioritariamente? Talvez fique a faltar alguma profundidade no trio ofensivo além de Greenwood, que achas?

                    • André Dias
                      Posted Maio 10, 2020 at 1:05 pm

                      Também gosto de Fred a 8 e esta época esteve sempre bem nesse papel quando o 6 foi Matic.

                      Solskjaer apostou em Martial como PL e dei o benefício da dúvida mas até Março não me convenceu. Falta-lhe golo (marca a cada 150 minutos) mas o maior problema é não saber ler o jogo e movimentar-se como um PL. Ainda tem o hábito de esperar pelo passe para o pé em vez de atacar as costas da defesa.

                      Espero que Alexis fique no Inter. Não aproveitou as inúmeras oportunidades que teve e recebe um salário absurdo.

                      Lingard é outro que espero que saia. Não só por não ter qualidade para o United mas também por ter passado a ser representado por Raiola.

                      Mata é provavelmente o mais dotado do plantel em termos técnicos e tem uma excelente visão de jogo mas infelizmente a sua capacidade física já não acompanha o resto. Pode jogar a 10 ou no lado direito mas não sei se continuará no plantel.

                      Para já dava prioridade a Jadon Sancho e fechava o ataque com Rashford, Sancho e Martial como trio titular e James, Greenwood e Ighalo como suplentes. Mais tarde talvez tentasse um PL.

                    • Kacal
                      Posted Maio 10, 2020 at 1:47 pm

                      Esqueci-me do Daniel James e do Ighalo eheh, não me lembrei mesmo deles. Realmente assim já fica 3 para 3. E o Greenwood tem qualidades e características que fazem dele um jogador capaz de jogar numa ala.

                      De resto, concordo que Lingard e Alexis deveriam sair e o Mata servirá como opção de recurso, a sua técnica é sempre útil.

                      No caso de Martial, terá que se aplicar mais e Solskjaer focar-se um pouco mais nele, como PL que foi deverá conseguir ajuda-lo, faltará saber se o Martial será capaz de interiorizar a teoria e por em prática, mas realmente nem era mal pensado investir forte num PL com Martial a rivalizar com Rashford na ala esquerda, mas lá está, é uma eterna promessa e os anos vão passando, foi caríssimo para a altura e o United quer potencia-lo. Sobre o avançado, tendo em conta que o Timo Werner pensa seguir outros “voos” e já disse que preferia sair para o estrangeiro que para o Bayern, acho que seria um ótimo reforço e a Premier deve alicia-lo.

                    • André Dias
                      Posted Maio 10, 2020 at 2:15 pm

                      Sim o Greenwood joga em qualquer posição do ataque. Aliás, nesse aspecto o United está bem servido. À excepção de Ighalo, todos os avançados têm capacidade para alinhar em várias posições.

                      Concordo em relação a Martial. Talento tem, não lhe falta técnica no remate e no drible, por isso há espaço para melhorar. Vamos ver se Solskjaer lhe consegue passar um pouco do seu instinto matador.

                      Werner seria uma excelente contratação. Nada a apontar.

                    • Kacal
                      Posted Maio 10, 2020 at 3:18 pm

                      Sem dúvida, André. E o Ighalo demonstrou ser um PL muito útil como alternativa, devem tentar ficar em definitivo com ele mais uns 2-3 anos.

                      Sobre Martial, tudo dito. E o Werner também, a ver vamos.

                      Baliza está fechada. Na defesa é um lateral esquerdo e está fechado. No centro da defesa é que pode haver mexidas, quem sabe entrar mais um central. Ou entraria um central de topo formando dupla com Maguire sendo o Lindelof o 3º central e o Bailly o 4º, Phil Jones e Rojo devem sair, até pode sair o Bailly também e ficar o Tuanzebe como 4º central. Mas Phil Jones e Rojo devem vender, é o momento. E como o Lindelof tem estado a afirmar-se, talvez continue a titular com Maguire. E portanto ficam com Bailly e Tuanzebe sem mexidas vendendo apenas Phil Jones e Rojo ou sai um entre Bailly e Tuanzebe entrando mais um central, sendo um jovem promessa para 4º central ou alguém mais maduro mas menos cotado.

                    • André Dias
                      Posted Maio 10, 2020 at 5:40 pm

                      Para a defesa gostava de Digne e Upamecano. Vendia Bailly, Jones e Rojo. Lindelof ficava como 3º central e Tuanzebe como 4º.

                    • Kacal
                      Posted Maio 10, 2020 at 10:58 pm

                      Parece-me bem, eu cá preferia Chilwell em vez de Digne caso o inglês seja possível num negócio razoável, caso seja demasiado caro avançaria por Digne, mas Upamecano concordo totalmente. De resto nas vendas também.

                      Resumindo e concluindo, seria contratar Upamecano, Chilwell/Digne, Ndidi, Van de Beek e Jadon Sancho. Grealish também caso ainda seja possível. Ou seja uns 4-5 reforços, mas tendo em conta o poderio financeiro do United como clube e juntando vendas de jogadores como Bailly, Phil Jones, Rojo, Matic, Andreas Pereira, Lingard e Pogba parece-me possível. A ver vamos. Ficariam com um plantel mais à United!

                    • André Dias
                      Posted Maio 10, 2020 at 11:10 pm

                      Acho que uma loucura no mercado só se justifica por Sancho. Tem potencial para ser top 3 mundial na próxima década, é inglês e vem colmatar uma lacuna que existe desde que Valencia passou a ser lateral.

                      Adorava contar com Chilwell e Ndidi mas se o Leicester exigir valores acima dos 80M como fez com Maguire então prefiro que o clube procure outros alvos.

                      Daí ter falado em Digne. Parece-me mais acessível, está adaptado à PL, ofensivamente é um upgrade a qualquer lateral do plantel e é um bom marcador de bolas paradas.

                      Para a posição de médio defensivo há que considerar Tonali. Tem imenso potencial, possui características físicas que encaixam bem no estilo de Solskjaer e o seu contrato dura apenas até 2021 (+1 de opção).

                    • Kacal
                      Posted Maio 10, 2020 at 11:43 pm

                      Concordo com tudo, excluindo valores para mim seria Chilwell e Ndidi. Isto se me dissessem “Podes contratar quem quiseres”, aí ia por Chilwell e Ndidi, mas concordo que opções como Digne e Tonali possam ser mais acessíveis. Mas será mesmo o Digne mais acessível? O Everton não precisa de vender como vários clubes ingleses, está avaliado em 28 milhões e tem contrato por mais 3 anos. Achas que sairá assim tão barato? De resto, concordo.

                    • André Dias
                      Posted Maio 10, 2020 at 11:58 pm

                      Chilwell é mais novo, tem contrato mais longo, é inglês e está avaliado em 40M. Teoricamente Digne será mais acessível, o que não faz dele necessariamente barato.

                      Para já o lateral do Everton é só uma preferência pessoal, não sei se o United já o equacionou como reforço.

                    • Kacal
                      Posted Maio 11, 2020 at 3:13 pm

                      Sim, nesse sentido de mercado será mais acessível, mas depois há que ter em conta a carreira onde o Digne terá mais “nome” e quanto cada clube pedirá, o Everton pode sempre pedir uma fortuna. A ver vamos. Mas concordo que na teoria será mais acessível.

                      De resto, também não sei mas na net não vi numa referência a um possível interesse. É esperar para ver.

Deixa um comentário