Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Verstappen passa Hamilton na penúltima volta e reforça liderança

Vai quebrar a hegemonia de Hamilton? A Red Bull Racing-Honda neste momento parece estar melhor que a Mercedes. O carro está mais rápido e hoje a estratégia de parar duas vezes contra apenas uma do rival resultou em cheio.

Max Verstappen venceu o GP de França em F1 e reforçou a liderança no Mundial. O holandês, que saiu da pole, perdeu o 1.º lugar devido a um erro logo a abrir, mas voltou a ultrapassar Hamilton depois da primeira paragem nas boxes, e apesar de ter perdido essa posição por ter parado duas vezes, ao contrário do seu rival, que só parou uma, voou nas últimas voltas e na penúltima ultrapassou o campeão do Mundo para chegar à vitória. Sergio Pérez, que também ultrapassou Bottas nas últimas voltas, completou o pódio. Verstappen chegou assim aos 130 pontos, mais 11 que Hamilton.

26 Comentários

  • RicardoFaria
    Posted Junho 20, 2021 at 3:35 pm

    Grande vitória da RB!
    Max e Checo com grandes corridas e a RB com a melhor estratégia. Bottas estava irritado e com razão.

    Ferrari a desiludir novamente e a Maclaren a aproveitar para fugir.

    Saudações DesPortistas!

    • Tiago Peixoto
      Posted Junho 20, 2021 at 3:49 pm

      A McLaren utilizou uma estratégia bastante estranha com o Norris (da qual ele se queixou imenso ao longo da corrida) e acabou por resultar em cheio (excelente 5.º lugar). É a equipa da “moda” e merecem esse “título”. Estão a realizar uma grande temporada.

  • Johny45
    Posted Junho 20, 2021 at 3:42 pm

    Tenho pena do Bottas…
    A mercedes a levar baile neste GP e pelo que se tem visto a RB tem estado muito forte em todos os sentidos, com Perez a trazer finalmente o que lhes faltava. Alguém para ajudar o MAX.
    Não gosto deste circuito, demasiado enfadonho… a sorte foi que graças ao deteriamento dos pneus que as equipas não estavam à espera, trouxe emoção.

  • Tiago Peixoto
    Posted Junho 20, 2021 at 3:46 pm

    YES MAX!
    Que excelente corrida! A RedBull escolheu a estratégia certa e a Mercedes não, resumiu-se a isso (fico com pena do Bottas, bem avisou, mas um piloto que quando esteve a menos de 1 segundo do colega de equipa nem sequer tentou pressionar, não merece muito respeito, mesmo que fossem ordens da equipa). A Mercedes para os seus objetivos de certeza que está satisfeita com o Bottas, mas que saudades do Nico ao lado do Lewis na Mercedes (já o disse várias vezes, mas aquela era da “Silver War” foi muito boa).
    Ainda há muito campeonato pela frente, mas acredito em ti Max, vamos lá! Está a ser uma temporada fantástica (há alguns anos que não se via 2 pilotos tão taco a taco), o que é excelente para a própria F1, tendo em conta a enorme onda de novos adeptos que têm aparecido nos últimos 2/3 anos (passei de anos e anos a fio a ver F1 “sozinho” sem ninguém com quem comentar e discutir para ter vários amigos absolutamente “colados” na F1). A Netflix pode ser acusada de muita coisa (desde inventar dramas entre os pilotos a pintar mal a imagem de certos pilotos ao seu gosto), mas uma coisa é certa, aumentou o interesse na F1 de forma estratosférica e, sem dúvidas, as receitas da própria F1. Agora se são um fã OG ou se são dos novos que vieram pela Netflix, não interessa, fico é felicíssimo de ter tanta gente a interessar-se por este desporto magnífico!

    • BenDover
      Posted Junho 21, 2021 at 10:14 am

      A Mercedes está claramente a queimar o Bottas para o substituir no final da temporada. O Russell já deve estar farto de esperar.
      No ano passado a diferença entre os dois carros da Mercedes nas qualificações não era tão grande como tem sido esta época. Estão a sabotá-lo simplesmente.

    • Alforreca
      Posted Junho 21, 2021 at 11:22 am

      Discordo completamente desse ponto de vista sobre o Bottas. O Perez merece o teu respeito? É que “saltou” da frente do Max mal ele apareceu…
      Isto é um desporto de “equipa” é lixado para o Bottas que terá as suas legítimas expectativas, mas nesta luta Max vs Hamilton, o segundo piloto de cada equipa vai desempenhar um papel muito importante. A Red Bull hoje tinha esta estratégia disponível porque o Perez estava lá (qualquer tentativa de fazer isto pela Mercedes teria sido penosa, dado que mesmo com duros, Perez tinha pneus muito mais “frescos” e iria manter qualquer Mercedes durante 4 a 5 voltas (o que como se viu chegaria para guardar a vitória em caso de 1 paragem apenas).

      Aliás a “pressão” que o Bottas tentou colocar no Hamilton após a primeira paragem nas boxes, quando os dois já diziam que os pneus não davam até ao fim foi estúpida. Obrigou o Hamilton a andar em cima do Verstapen e o Bottas durante 7 ou 8 voltas a “patinar” no ar turbulento dos dois, no fim de contas foi mau para os dois…

      Também adorei os anos de Rosberg vs Hamilton, mas isso é muito difícil de gerir numa equipa e sinceramente essa é a principal razão pela qual Russel ainda não foi para a Mercedes, eles não querem repetir a dose…

      • Tiago Peixoto
        Posted Junho 21, 2021 at 12:24 pm

        São 2 situações completamente diferentes. O Pérez saiu da frente do Verstappen quando ia com mais de 20 voltas com pneus duros, enquanto o Max tinha acabado de trocar para uns médias fresquinhos. Só ia atrasar o colega se não saísse da frente.
        Já na situação do Bottas tanto ele como o Hamilton iam colados, com pneus com a mesma “idade”, ou seja a lutar pelo mesmo objetivo: a vitória. Ou seria de esperar, já que o Bottas não pressionou e até se “afastou”. Demonstrou 0 ambição, os carros teoricamente são iguais, logo com pneus iguais e com a mesma “idade”, porque não haveria de tentar competir com o colega? Percebo que tenha ordens para não atacar, mas demonstrou que não está la para ganhar, apenas para ajudar o Hamilton a ganhar, se aceita estas decisões da Mercedes.

        • BenDover
          Posted Junho 21, 2021 at 12:59 pm

          Tiago, deixo uma questão uma vez que acompanhas certamente a F1 há bem mais tempo que eu (só comecei a ver aquilo a sério após a série da Netflix mas sou aficionado e até fui a Portimão no ano passado).
          A questão é, um piloto quando vai para uma equipa e é contratado para ajudar o piloto principal, deve fingir que ambiciona ganhar ou deve ajudar o colega a ganhar?
          É que isto do Bottas quase que passa a ideia de que tenta ganhar (ou que devia fazê-lo) quando é demais evidente que só lá está para ajudar o Hamilton.
          E qualquer segundo piloto que não aceite o seu lugar não pode nunca ser equacionado para a equipa. As guerras Hamilton-Rosberg e Vettel-Webber (numa dimensão menor) são perfeitamente evitáveis se os pilotos forem profissionais e conhecerem o seu lugar.

          Por fim, quanto à questão do Russell (do user alforreca), sendo inglês e certamente acompanha a carreia do Hamilton desde garoto, duvido que na Mercedes o fosse atacar.

          Já a RB foi buscar um segundo piloto óptimo. O Perez embora saiba que pode ganhar umas corridas e fazer uns pódios, sabe também que a principal função dele é ajudar o Max e isso está à frente de qualquer ambição individual que ele possa ter mesmo sendo um veterano que está actualmente na melhor fase (e equipa) da carreira.

          • Tiago Peixoto
            Posted Junho 21, 2021 at 3:16 pm

            Claro que na prática o Bottas (e o Pérez como referes) é o 2.º piloto. Mas na teoria não existe uma distinção entre um piloto “principal” e um “auxiliar”. Naturalmente para uma equipa é preferível ter um piloto com perfil de n.º 1 e outro com perfil de n.º 2, é mais fácil de gerir e o piloto “n.º 2” mais facilmente acata as ordens da equipa.

            Mas, na minha opinião, há várias diferenças entre ser um piloto com espírito de equipa e ser um pau mandado. Vejo o Pérez como um piloto com espírito de equipa e o Bottas como um pau mandado. Se calhar estou a ser demasiado duro com o finlandês, mas vejo-o muito mais facilmente a abdicar de um 1.º lugar para o colega porque seria mais importante o Lewis fazer mais pontos, que por exemplo o Pérez a sair da frente do Max se estivessem com os carros e pneus com as mesmas condições. Se calhar encanzinei com o Bottas, não sei. Mas tiremos os olhos da Mercedes e da RebBull e olhemos para, por exemplo, a McLaren ou a Ferrari ou a AlphaTauri e qualquer outra equipa do grid. Algum dia, num taco a taco, ia o Norris afastar-se do Ricciardo ou vice-versa? Ia o Leclerc afastar-se do Sainz ou vice-versa? Ia o Gasly do Tsunoda? O Alonso do Ocon? O Stroll do Vettel? Eles estão ali para dar o seu melhor e, se possível, vencer.
            Compreendo esta estratégia das equipas de topo, mas não gosto nada. E custa-me a compreender como consegue um piloto estar na F1 e não lutar pela vitória para ajudar um colega. Vai contra toda a sua natureza, a sua essência. Não consigo perceber como conseguem sujeitar-se a tal coisa, pilotos como o Bottas. Não é o 1.º piloto nem vai ser o último a correr numa equipa de topo e não competir com o colega, mas nem ele nem os outros que fizerem igual antes merecem o meu respeito (também duvido que lhes importe se os respeito ou não).
            Eu quero é ver um Rosberg-Hamilton, um Vettel-Webber (como referiste bem), um Alonso-Hamilton, um Senna-Prost, entre outros.

            • BenDover
              Posted Junho 21, 2021 at 3:43 pm

              Muito obrigado pela tua resposta. Compreendo perfeitamente o último parágrafo. As rivalidades são boas para o espectáculo e mas as equipas que competem para ganhar querem ter estabilidade e ganhar por vários anos e isso muitas vezes só se consegue com um segundo piloto a pau mandado.
              O Bottas enquanto piloto não é nada de especial mas estatisticamente deve ter feito mais pódios, vitórias e pontos do que muitos pilotos que no passado foram campeões ou que se tornaram lendas. (Quase que podíamos chegar à conclusão que a Mercedes é tão dominante que o seu segundo piloto sem se destacar ultrapassa antigos campeões em estatísticas).
              Além disso, era difícil o Hamilton (e também o Schumacher) terem conseguido o número de títulos que conseguiram sem colegas a ajudar e a abdicar de atacar. Mas isso é transversal a todos os desportos de equipa (bonito era existir uma equipa por piloto, acabava-se esta estratégia e isto passava a ser um desporto individual), mas é obviamente inviável – e o pit lane teria facilmente 1km ehehe).
              Fazendo um paralelismo para o futebol, nenhum jogador atinge marcas record de golos marcados sem ficar com todos os penaltis e sem ter os colegas a passar-lhes as bolas todas.

            • Alforreca
              Posted Junho 21, 2021 at 4:13 pm

              Eu acho que estás a exagerar no que toca ao Bottas. Sinceramente ele é pior piloto que o Hamilton, não há discussão possível. E ele por muito que queira ganhar, sabe isso. Acho que nunca vimos o Bottas ultrapassar o Hamilton nas mesmas condições de corrida, já o contrário … Depois há uma questão, mesmo com DRS não é nada fácil ultrapassares um carro igual ao teu (a estimativa para se conseguir ultrapassar nesta pista era cerca de 1.5s por volta mais rápido). Em último, Bottas até é um piloto rápido, mas sinceramente parece-me que não tem o “killer instinct” dos grandes pilotos. Aquela coragem nos travões… Se não qualifica bem, é rara a corrida em que ultrapassa “meio mundo”. Tu achas que é falta de ambição eu acho que é falta de capacidade.

              É que essa mentalidade é a única que justifica as “gracinhas” como em Barcelona, onde ainda tentou atrapalhar o Hamilton ou na Rússia o ano passado. Mas por outro lado, tens Baku, onde veste a camisola para dar a hipótese ao Lewis de fazer uma super volta na Q3.

              BenDover quanto ao Russel, pode ter muito respeito ao Hamilton, eventualmente não se espetariam como aconteceu com o Bottas, mas é um piloto muito rápido (“Mr. Saturday”) e tem cotovelos largos, mesmo para quem está aos comandos de um Williams, tenho sérias dúvidas que se encolha para o Hamilton, até porque ele é extremamente competitivo (em termos de mentalidade) e esse é o grande dilema da Mercedes.

              Tenho até ideia que se fosse o Bottas a ter Covid nunca na vida a Mercedes dava o lugar ao Russel. Até porque em termos negociais, Russel é um trunfo para a Mercedes mesmo um heptacampeão do mundo não pode fazer um ultimato, porque claramente a Mercedes tem um piloto que mostrou que sem disparates da equipa conseguia ganhar corridas tranquilamente com aquele carro.

              • Tiago Peixoto
                Posted Junho 21, 2021 at 9:59 pm

                Sem dúvida que existe falta de capacidade do lado do Bottas, nisso concordo. Mas vejo, também, uma enorme falta de ambição/atitude. Mas como disso, é a minha opinião, compreendo que possa estar a exagerar neste meu “focus” ao finlandês.

  • Factualista
    Posted Junho 20, 2021 at 4:07 pm

    Mercedes a provar o próprio veneno, que tantas vezes já aplicou aos RedBull no passado.

    Boa corrida, a falta de pneus compensou um circuito que tem sido bastante aborrecido.

  • DNowitzki
    Posted Junho 20, 2021 at 4:16 pm

    A Ferrari teve mais uma corrida para ri, ou chorar, conforme se quiser.

    Por outro lado, a Red Bull arriscou e ganhou, dando o troco do que se passou em Espanha. Bottas avisou desde cedo que a estratégia ia falhar e, no final, teve razão em mandou umas carvalhadas para as boxes.

    Alonso, do alto dos seus quinhentos anos, continua a fazer flores.

    Pelo menos, este ano, temos poucos passeios lá na frente e não se sabe quem ganhará.

  • Cossery
    Posted Junho 20, 2021 at 8:19 pm

    Ui, o mito do melhor de sempre por causa do número de campeonatos…

    • charles eclair
      Posted Junho 22, 2021 at 1:04 pm

      Quem é o melhor de sempre é algo discutível mas claramente que o Hamilton, por muito que me custe dizer, é um dos melhores de sempre.
      Tudo bem que o carro nas últimas 7 épocas foi dominante com poucos rivais (Ferrari e RedBull aqui e ali), e que desde a chegada do Bottas ele é constantemente favorecido dentro da equipa (até 2016 com o Rosberg a história não era tanto assim), mas não se pode tirar o mérito ao Hamilton.

      Primeiro, para lá dos records de vitórias etc…, algo que mais me impressiona é que desde 2007 que ganha pelo menos uma corrida por ano. Não creio que mais algum piloto se tenha aproximado disto.
      Segundo, nenhum piloto consegue este tipo de recordes num carro que não seja dominante ou pelo menos num carro claramente capaz de lutar pelo campeonato. Schumacher na Ferrari, Alonso na Renault, Vettel na RedBull, Senna/Prost na McLaren etc…

      A história da Fórmula 1 está repleta de períodos em que determinada equipa foi dominante (uns períodos maiores que outros claro) e isso não se deve exclusivamente ao carro nem ao piloto, é uma conjugação de ambos. Duvido que o melhor piloto num carro fraco faça melhor que um piloto mediano no melhor carro.

      A única questão aqui é que o período de domínio da Mercedes, por vários motivos, está ser maior que qualquer outro e isso sim pode distorcer um pouco o mérito do Hamilton. Espero que este ano acabe com um vencedor diferente (Max) e que a próxima época, com os novos regulamentos, seja ainda mais competitiva com Ferrari e McLaren a lutarem pelo título.

      Para que não restem dúvidas, eu sou tudo menos fã do Hamilton, aliás fico algo satisfeito quando ele não ganha, mas é impossível negar que é um dos melhores de sempre e que os recordes dele irão ficar durante uns tempos valentes.

      • Cossery
        Posted Junho 22, 2021 at 11:02 pm

        Concordo com tudo charles! Fiz apenas uma pequena provocação, mas sem dúvida que Hamilton está nos melhores de sempre.

  • Richrad
    Posted Junho 20, 2021 at 9:43 pm

    Começar do pior para o melhor:
    Bem da Haas pouco se pode falar, ver a Williams e a Alfa Romeo com uma vantagem tão drástica… dá mesmo pena.
    Depois para a Ferrari parecia um recuar de 1 ano atrás e visualizar a incapacidade existente. Creio que só em pistas mais técnicas possam clubar a squadra a disputar o top-5 da grelha pois para além da Super McLaren, a Alpha está igualmente a consolidar-se e a Aston Martini começa a apresentar os resultados “habituais” da antiga Racing Point.
    No grupo da frente, fantástica vitória da Red Bull que não me canso de dizer… tem finalmente um colega à altura do Max e depois todas as variáveis a alinharem-se para mais um assalto à hegemonia da Mercedes. Sinceramente, acredito que este seja o ano de visualizarmos a ascensão em definitivo do Max.

    Acabo com esta fotografia…
    Ver o segundo mercedes aparecer somente na equipa posição e com 3 oponentes à espreita, com uma geração espetacular de condutores cada vez mais a afirmarem-se e a velha guarda como Vettel e Ricciardo a “saber” andar no meio dos novos. Simplesmente fantástico este inicio de temporada!

    • charles eclair
      Posted Junho 22, 2021 at 12:32 pm

      No geral acho que está tudo dito, no entanto apenas quero fazer um reparo sobre a Ferrari e a Haas.

      A Haas já deu a época como perdida e estão a apostar na próxima época, servindo esta para dar experiência aos pilotos. Dificilmente vão sair do fim da grelha até ao fim do ano.

      A Ferrari este ano melhorou bastante e já demonstrou ser competitiva em vários tipos de circuitos, tanto em corrida como em qualificação.
      Mesmo aqui em França, a Ferrari esteve bem na qualificação, foi a melhor equipa das restantes. O problema da corrida desastrosa a meu ver foram 2 e ambos relacionados com os pneus:
      – Os pneus duros claramente não funcionaram para a Ferrari, não conseguiram ter ritmo nem na corrida nem nos treinos. O Leclerc durante o fim de semana nunca esteve confortável com os pneus duros e o Sainz apesar de ter dado melhores indicações nos treinos, na corrida não conseguiu fazer muito melhor.

      – Após os incidentes em Baku, a Pirelli alterou a pressão mínima do pneus e na análise dos comentadores da sky, este pode ter sido um fator que penalizou mais a Ferrari em comparação com as outras equipas.

      Dito isto, acredito que possa ter sido apenas um fim de semana não (como outras equipas já tiveram, incluindo a Mercedes) e com os ajustes necessários a Ferrari tem tudo para lutar e bater a Mclaren no 3º lugar nos construtores.

  • AntReis
    Posted Junho 20, 2021 at 10:18 pm

    Ninguém fala acerca de o Hamilton ter 3s de vantagem sobre o Verstappen (fora o tempo perdido nas boxes) e ter sido ultrapassado?

    • NoSense
      Posted Junho 20, 2021 at 11:07 pm

      Na primeira ultrapassagem ou na segunda (última)?
      A primeira, max parou primeiro e deu asas a um stint novo contra um acabado do Lewis… Na segunda, médios contra duros ganham sempre, médios usados contra duros usados, ainda ganha mais e por fim, com o número de voltas que Lewis tinha nos duros, aguentar o carro em pista (e viu-se isso com bordas que já só fazia curvas por fora) já foi qualquer coisa…

      • El Pipito
        Posted Junho 21, 2021 at 1:56 am

        O que o Lewis fez já foi muito bom. Teve algumas voltas a rodar quase ao mesmo tempo, o que era extremamente difícil tendo em conta as circunstâncias. Hoje a estratégia ganhou!

  • Peter S
    Posted Junho 21, 2021 at 12:16 am

    Se o Max ganhar passo um mês só a Red Bull.

  • julioflores
    Posted Junho 21, 2021 at 11:15 am

    A Red Bull já tinha lá o prodigio, so lhe faltava um parceiro a altura e que discuta tambem ele com a Mercedes. Esta vitoria foi estratégia pura e dura (como a mercedes no GP de Espanha este ano).. O Max está este ano a impor-se como sucessor de um reinado que mais tarde ou mais cedo teria de chegar ao fim. E agora eu pergunto, será que o mau rendmento de Bottas este ano pode ser uma questão fulcral para esta maior dificuldade de Hamilton em ganhar corridas e a bater-se com Max? Será que a Red Bull conseguiu finalmente montar um carro capaz de se bater com a Mercedes e levar a melhor esta epoca? Estrategia da Mercedes este ano ultrapassada? Pena da Ferrari, Carlos e Leclerc ate estao a fazer a meu ver uma boa temporada..

Deixa um comentário