Águias deviam fazer guarda de honra ao campeão nacional?
Varandas Fernandes, vice-presidente do Benfica, afirmou, que não está a ser preparada qualquer “receção especial” ao Sporting no dérbi de sábado, no Estádio da Luz. “Não há receção nenhuma especial, há respeito pelos clubes, é isso que o Benfica tem. Recebemos todos os clubes de maneira igual, sejam maiores ou mais pequenos. É isso que vamos fazer ao Sporting quando os formos receber no nosso estádio, com o mesmo respeito”, declarou, reforçando sobre a possível guarda de honra ao novo campeão nacional. “Já vi vários comentários sobre isso. Somos um clube eclético, prezamos muito a boa educação e o civismo. Muitas das vezes sócios que se exaltam um pouco mais, mas temos de compreender na emoção dentro do futebol. Sempre soubemos receber as pessoas e clubes que nos visitam, por maior ou menor projeção que tenha a nível nacional ou internacional. Respeitámos sempre. Não sei o que é guarda de honra, no Benfica deve ser feita é ao presidente pelo grande trabalho que tem vindo a fazer. Respeitamos e recebemos quem nos visita de forma educada, que é nossa obrigação fazer. Não há nada de especial em relação a isso.”


131 Comentários
Toni do Benfica
Será que é preciso bater ainda mais fundo?
Até quando Benfica? ACORDA!!
Para esta gente vale tudo, tudo se põe em causa.
Soubessem e tivessem noção da história do Sport Lisboa e Benfica e já tinham sumido. Tinham-se escondido e ficado debaixo da pedra de onde nunca deviam ter saído.
Que falta de noção
Que dor de alma.
Peter S
Quando é que os benfiquistas vão parar com a hipocrisia de culpar apenas os 62% pelas atitudes reprováveis das pessoas ligadas ao clube? Pelas atitudes de jogadores, treinadores, dirigentes e adeptos do FCP culpa-se toda a gente e a cultura em que o clube se baseia. Quando se trata do Benfica, são só os que votaram em Vieira.
Pyros
Este rapaz é um grande troll… mas ainda falta sugerir substituir a estátua do Eusébio pela do grande líder.
hortalica
“Não sei o que é guarda de honra, no Benfica deve ser feita é ao presidente do Benfica pelo grande trabalho que tem vindo a fazer.”
Que declarações assustadoras. Estas declarações estão ao nível de um regime ditatorial, que falta de noção. Os escritórios do SLB devem estar decorados com fotografias do Grande Líder e têm de bater a continência às fotografias sempre que se entra numa sala.
Eu não sou do Benfica mas sempre apreciei o Rui Costa enquanto jogador, mas continuar a compactuar com este tipo de direcções/comportamentos é triste de ver no que o Rui Costa se tornou. Em prol de um ordenado compactuar com estes comportamentos que são cada vez mais humilhantes para o Benfica. Pelos vistos amam mais o ordenado que o Benfica.
Estigarribia
hortalica,
Tal como tu, eu também era grande fã do Rui Costa, desde os seus tempos no AC Milan e na Selecção Nacional. No Benfica, o Rui Costa podia ter metido algum bom senso na cabeça dos restantes dirigentes benfiquistas, mas acabou por ser mais um.
Saudações Leoninas
Vegeta
Alguém sabe quando é que o Sport Lisboa e Benfica, volta a ser o Benfica e deixa de ser o slv ?
Vergonha e nojo disto tudo.
E o pior é que ainda existem “pessoas” que defendem isto.
cards
Sou benfiquistas e acho que deveria haver guarda de honra SEMPRE.
Não entendo os portistas em 2013/2014 receberem o Benfica já campeão e não fizeram guarda de honra agora criticam o Benfica por fazer o mesmo.
Rosso
Não faltava mais nada. A sabujice a cara de pau também têm limites.
Quanto à guarda de honra, não me importava que o Benfica a fizesse, mas não lhe caem os parentes na lama se não o fizer. De resto, acredito muito pouco que outros se lembrassem disso. Há algum exemplo assim em Portugal? Se há, desconheço. A nossa “cultura” desportiva não é propensa a isso.
GoncaloB
O Boavista fez ao Benfica em 2017. O Sporting fez ao Benfica no futsal em 2019…isto sao apenas dois exemplos.
Rosso
Confesso que não me lembro nem de um nem de outro (e até estive para ir ver esse jogo no Bessa), e no futsal é um pouco diferente. Mas pronto, são já exemplos que ficam e que poderiam dar frutos.
Knox_oTal
Enfim é o que há, e o que há é triste! Para quando a oficialização da religião?!?
xhaka
Se fosse o contrário, o Sporting tivesse de fazer guarda de honra ao Benfica.. acredito que se fizesse uma vez que o RA preza o Fair Play, talvez não se fizesse só para o RA não ser acusado de nada.
Nunca esperei uma guarda de honra do Benfica, muito menos com esta direção e treinador. O Sporting destes anos todos não o faria, talvez só o deste ano e o do ano passado o fizessem (Se o Sporting do BdC fizesse guarda de honra até me caia os olhos eheh).
Por mim não me chateia nada a guarda de honra. existem coisas que não iriam mexer com o orgulho de qualquer uns dos grandes que se podiam começar a fazer e custavam menos.
dabide23
ah e quanto à guarda de honra… completamente a favor!!
quero lá saber se os outros fariam ou não! seria um sinal inigualável de respeito e desportivismo e um enorme exemplo de civilidade!
mas isso seria num Mundo em que no Benfica houvesse valores e Amor por aquilo que é o Clube ??♂️
infelizmente, o Clube está minado de mediocridade e interesses obscuros ?
dabide23
sempre que quiserem saber o que é o Benfiquinha, fundado por LFV em 2003, oiçam estas declarações…
temo (muito) pelo futuro do Sport Lisboa e Benfica quando, depois de uma das piores Épocas da História do Clube, um nojento destes tem o desplante de dizer uma coisa destas!
o Sport Lisboa e Benfica está feito refém desta corja de Vieiristas avençados ???
TBL
Não entendo porque é que se tende a achar que fazer guarda-de-honra a um rival é uma humilhação para o clube que a faz. Como benfiquista, prefiro que os jogadores façam guarda-de-honra e depois comam a relva pela camisola que vestem para ganhar o jogo do que os embaraços que tenho visto ao longo. Isso sim, é uma humilhação e uma vergonha para o clube e os seus adeptos!
hugosilva79
Pelo contrário,fazer guarda de honra é sinal de grandeza,algo que resta muito pouco neste Benfiquinha 2003!
Gringo
Os que dizem que o Benfica não deve fazer guarda de honra devem ser aqueles que bateram palmas quando o Renato Sanches marcou dois golos ao Benfica na Luz.
Sejam homenzinhos, reconheçam o mérito dos outros e comecem a preparar a nova época, porque esta, por mais milhões que tenham sido gastos, não foi bem preparada.
Saudações Benfiquistas
RomeuPaulo
Para mim a guarda de honra ao Sporting é um não-assunto, seria apenas mais show off para camuflar os problemas do futebol português.
Preocupa-me muito mais a segunda parte do discurso, uma guarda de honra a um presidente é só ridículo, é uma necessidade estúpida que os nossos dirigentes têm de ter atenção quando são essencialmente atores dos bastidores, trabalhando na sombra em benefício do clube.
Um bom dirigente não precisa de puxar os galões dos seus feitos, esses são reconhecidos, apenas dirigentes maus e inseguros o precisam fazer.
Quanto ao futebol, os protagonistas são sempre os jogadores, depois os treinadores, árbitros, adeptos, etc…, esses sim são importantes para o futebol, os dirigentes vêm no fim dessa lista.
Nazgul
Na minha opinião quem deve decidir quem faz são os jogadores, porque são eles que vão dar a cara, por isso eles deviam decidir e mais ninguém!
Rui Miguel Ribeiro
Por essa ordem de ideias, também seriam os jogadores a decidir como jogam, visto que são eles que dão o corpo ao manifesto.
Nazgul
Grande lógica a tua …
Existe um presidente, director e treinador que detém autoridade sobre os jogadores e estes decidem como e quais jogadores jogam!
A guarda de honra não está descrita em qualquer contrato nem sequer em nada da liga ou federação de futebol por isso ninguém é obrigado a fazer, por isso cabe aos jogadores decidirem!
A guarda de honra é uma hipocrisia tremenda, eu não deixa de ter mais ou menos desportivismo por não fazer, podes cumprimentar e dar os parabéns aos adversários por tua iniciativa em vez de seres obrigado a algo que não sentes vale 0
Rui Miguel Ribeiro
Eu estou totalmente contra a guarda de honra, mas reitero que isso não fica à discricionaridadae de cada um.
Ezio
Mas porque carga de água é que o Benfica teria de fazer guarda de honra ao Sporting? OK ganharam e parabéns mas fica por aqui, ainda para mais fazer guarda de honra a um clube onde o ódio contra o Benfica é constante.
Quanto à guarda de honra ao presidente concordo prefeitamente… Aos anos que desejo ver o Vieira a ter uma guarda de honra, a acompanhá-lo a entrar numa carrinha celular…
Rui Miguel Ribeiro
Exactamente Ezio, não tem que haver guarda de honra nenhuma. Por alma de quem? Ganharam, festejaram, ponto. Não tem nada a ver com o Benfica.
RenatoFr
Secalhar és do que aplaude quando isto é feito na Premier League
Ezio
E porque vou aplaudir uma coisa que me é indiferente? Tu se calhar é que és daqueles que se fosse ao contrário, ias concordar comigo.
Af2711
Um clube gigante com pessoas limitadas e pequenas lá dentro.
Mitroglou
E ainda há quem pague cotas, breve têm que fazer 3 horas de oração pela saúde e finanças do grande lider.
Cossery
Quando disse nenhum clube quis dizer nenhum dos rivais, my bad.
Cossery
Eu acho que o Benfica devia fazer guarda de honra. Nenhum clube o faria ao Benfica e nem que fosse por isso devia fazer, se querem mostrar valores diferentes então ajam em conformidade.
A cena do presidente bem comento, de tão ridícula que é…
Carlos Almeida
Ainda em 2019 o Sporting fez ao Benfica em Futstal
Cossery
Não sabia disso, é bom ter esse exemplo, mas ainda assim o futsal tem menos rivalidade que o futebol, acho que não são realidades comparáveis mesmo tratando-se dos mesmos clubes. Mas, volto a frisar, eu quero que o Benfica o faça e acho que noutros tempos os rivais também o fariam, falo do contexto actual.
Flavio Trindade
A falta de vergonha na cara destas pessoas assumiu níveis assustadores.
Esta direção fez os princípios, a história e a moral do Benfica baterem completamente no fundo.
Fim da oligarquia
Afinal, mudaram de ideias e anteciparam a guarda de honra para o jogo de Basket.
Parecia o festival dos oscares,tal era o tamanho da passadeira vermelha.
Como diria o inenarrável Silvio Cervan para os outros é sempre o jogo da vida deles contra o Benfica, já para o Benfica parece sempre um jogo a mais lá perdido no meio do calendário.
No fim os outros ficam com os títulos e o Benfica com as pedras da calçada e com os títulos da credibilidade.
Abbas
Incrível como o Benfica tem frequentemente americanos que jogaram na NBA ou na primeira divisão da NCAA e continua a não ganhar nada ano após ano, mas o Carlos Lisboa mantém-se por lá.
Fim da oligarquia
Treinador miserável se é que dá para o apelidar disso.
Uma demonstração perfeita de como se dá cabo de um passado heroico por simples ego.
Bastaria as jogadas preparadas por ele no time out ou o facto de em dois anos não ter conseguido que a equipa saiba responder a uma simples pressão campo inteiro para se perceber o nível.
Kafka
Os 62% só têm o que merecem, não foi por falta de aviso….
Nazgul
Íamos ganhar com o outro candidato?
Nunca se sabe nem se prevê o futuro, mas uma coisa é certa mais de 50% da população portuguesa dava o Benfica como campeão nacional porque tinha uma “grande equipa” por acaso não me lembro se fazias parte desse leque Kafka, mas o futebol não é exato, assim como aposto que só o varandas no início da época acreditava no título (ou nem ele)
Vegeta
Nazgul
Ganhar não sei.
Mas iamos ter valores e todos iam ter orgulho no nosso clube.
Assim só temos é nojo.
Mas é como diz o Kafka, 62% quiseram isto, só tem o que merecem.
Kafka
Pois não estamos a falar a mesma língua então
Para ti isto é uma questão de ganhar ou perder campeonatos…. para mim é uma questão de princípios e valores que respeitam a fundação e história do clube…. portanto o SLV até pode ser campeão europeu, não retiro uma única palavra do que disse…
O que aconteceu esta semana na assembleia da República foi só uma das páginas mais negras em mais de 100 anos de história do clube…. Ou melhor teria sido se o Benfica ainda existisse, neste SLV pelos vistos ele ainda foi elogiado pela sua trupe de 62% de fanáticos
Flavio Trindade
Isto.
Não é preciso acrescentar absolutamente mais nada Kafka.
Nazgul
O que tu disseste Kafka não foi nada disso … “os 62% estavam avisados” das trafulhices do Vieira? Mas quem não sabe isso? Qual o presidente no tugao que não se aproveita do clube? Manchar o nome do Benfica? Quem irá preso é o Vieira quando sair do Benfica não somos nós!
E quanto a guarda de honra, quem tem de decidir são os jogadores porque são eles que vão fazer não somos nós!
E na minha opinião isso ê uma palhaçada, assim como por exemplo perdes um europeu, mundial etc estás destroçado e ainda vais bater palmas porque és obrigado aos adversários para parecer bem? Deixemos de hipocrisias isso vale 0!
ThatMan
Então como os outros roubam e aldrabam, eu também posso? Que lógica é essa mesmo? Vale de tudo para defender o líder supremo.
Se há coisa que não falta neste SLV é a falta de vergonha…
Fim da oligarquia
Se é para perder na mesma com qualquer um porque o futebol não é exacto aumentar-se-ia com certeza as possibilidades de ganhar com um que em vinte anos não ganhasse só sete vezes.
As probabilidades parecem estar contra ele.
Qualquer dia até o Varandas ganhou mais e continuas a esconder-te na inexatidão do futebol.
Mas não deixa de ser curioso apreciar que és tão corrosivo com alguns temas e agora perante o culto do grande líder passas batido no tema e mudas de assunto.
Nazgul
Grande líder? Eu corrosivo? Já tinha saudades tuas oligarquias ou não … os debates contigo tem pouco interesse porque tu não falas de futebol tu tentas ganhar uma razão a tua razão …
O Kafka disse que não foi por falta de aviso, mas a população visada incluindo portistas e sportinguistas davam o Benfica como campeão, aliás se o Benfica fosse campeão ja idolatravam o “grande líder” e continuavam a enxovalhar o varandas como desde a época passada!
O futebol vive de momentos hoje es o maior amanhã es o pior!
Quanto as trafulhices do grande líder Vieira, eu não votei nele, mas compreendo as pessoas que votaram que tem todo o direito em votar em quem quiserem! O Vieira só ganhou 7 vezes em 20 anos? Não sei se alguém faria melhor ou pior assim como não sei se o varandas vai durar 20 anos e se vai ganhar 7 vezes, mais ou menos!
Mas sei que tu oligarquias sabes tudo e vais-nos dizer como grande profeta e dom da palavra!
Fim da oligarquia
Eu não tento ganhar nada. Dou a minha opinião e tu dás a tua. Tu gostas de refutar outras e eu as tuas.
Se não percebeste, o culto do grande líder referia-se ás declarações. Que outro motivo haveria para fazer uma guarda de honra a um Presidente se não esse. Seria por ganhar a liga dos campeões.
Quanto ao corrosivo, pensei que seria óbvio mas cá vai a adenda. È só comparar a tua postura com o treinador e alguns jogadores e depois ver os panos quentes aqui.
Também tens a certeza que outro treinador ou jogadores resolveriam. Não, mas isso não é desculpa para se ficar no mesmo sitio.
Vegeta
Nazgul
O Vieira até podia ter ganho 20 em 20.
É corrupto, ladrão, agride os sócios, não tem os anos necessários para ser presidente do Benfica, no ano do penta investe mais em advogados do que em reforcos, suja o nome do Benfica, queres mais ?
E ainda dizes tu que entendes quem votou nele, pois eu não, e esses que votaram só tem o clube que merecem.
dabide23
nunca saberemos se ganharíamos ou não…
mas não veríamos o nome do Benfica a ser lançado à lama, como temos visto nos últimos tempos!
adoro ganhar e, por mim, o Benfica ganhava sempre! mas com estes Senhores, nem ganha desportivamente e nem o mais importante é garantido… ninguém que ali está respeita o Sport Lisboa e Benfica e tenho a certeza de que, pelo menos isto, com a outra Lista, seria preservado ??♂️
Fernandes35
O que só prova o quão escandaloso e até vergonhoso é a época, dentro e fora de portas, por parte do Benfica. Melhor, SLV com o compadrio do Deus Jesus e as suas vacas sagradas.
Daniel Alves
Ninguém sabe como seria com outro, mas não era difícil arriscar como seria com este.
Bruno Cunha
Isto não tem a ver com ganhar.
O Benfica não pode ser gerido por lixo humano nem que ganhe 20 campeonatos seguidos.
Kafka
Exactamente Bruno
Tiago Silva
Acho que se deveria começar a fazer, eles foram os melhores e era uma grande forma de fair-play e de respeito pelo novo campeão nacional. Não interessa se é um rival ou não, tem que haver respeito no futebol e só assim os clubes fazem mais para crescer e serem melhores.
Pablo
Sobre fazer a não fazer a guarda de honra acho acertada, muitos esqueceram o que sempre fazem ao Benfica até nos festejos o Benfica é alvo. Quando o Porto ou o Sporting têm uma arbitragem má nos jogos, logo visam o Benfica… Poderia enumerar muitos mais… O resto das declarações nem vale comentar, é sempre o mesmo, fomos tomados de assalto pela mafia LFV e companhia.
DQuinta
Não ficava mal mas não seria obrigatório. Agora descartar esta hipótese parece-me que envia aos adeptos uma mensagem errada… No norte ouviram-se também palavras cujo conteúdo é o do costume. Estes dirigentes andam há 15 anos, em conjunto, a envenenar o ambiente do futebol português.
SL
DNowitzki
1. Convém não esquecer o papel recente do Sporting relativamente ao Benfica, nomeadamente a reunião com os altos comandos do Porto e o que se seguiu.
2. Quando é com o SLB, surgem sempre estas questões. Deve ser karma.
3. Os festejos anti-SLB não ajudam nada à criação de um clima propício a isto.
4. A guarda de honra a Vieira é de uma falta de vergonha e coluna enormes, mais que não fosse depois do que se passou na AR há dias.
5. Não obstante, se a direção do Benfica quisesse dignificar o Benfica e dar uma nota de diferença faria essa guarda de honra.
6. O que se passou e está a passar com os festejos do Sporting é uma vergonha para todos os intervenientes, desde os adeptos até ao PM. Não me surpreenderia se a polícia ainda acabasse por ser a vítima disto tudo.
Stromp1906
1 – Aqui há uns anos, Pinto da Costa foi Presidente da Liga com o apoio de Manuel Damásio ou o contrário, mas a intenção é a mesma e deita esse argumento por terra.
2. Não sei se é Karma, mas não será culpa do Sporting, porque, infelizmente, temos ganho poucas vezes
3. Imitar very lights é pior que qualquer clima anti sportinguista, é repugnante.
4. É um problema dos sócios e adeptos do Benfica
5. Não tem obrigação de iniciar uma tradição que nunca existiu, tinha obrigação de ter ficado á espera que o Vitória levantasse a Taça de Portugal aquando da última final que disputaram
6. Estive na festa, sempre de máscara, com distanciamento mais controlado que os adeptos do Benfica que receberam a equipa no passado clássico ou os do Porto do cordão do outro dia, para dizer que há de tudo em todo o lado.
Vegeta
7- Alguém se esqueceu da época 2013/2014
Abbas
Quando digo de resto não me refiro aos outros pontos, nos quais discordo em muita cois.
Rosso
Úlima vitória que disputaram? Estamos em 2021, e da última vez que Benfica e Vitória de Guimara~es se defontaram na final da taça o Benfica é que a levou.
Fim da oligarquia
Imitar very lights para relembrar uma das páginas mais negras do Benfica é de facto muito grave.
Aliás a direção do Benfica deveria impedir esses indivíduos de frequentarem os recintos do clube porque mancham o clube e criam repulsa nos restantes sócios que não acham graça nenhuma a essa alusão e nas vitimas do mesmo.
Mas trazê-lo à colação para ganhar uma discussão de vão de escada também não é muito edificante. Aliás isso nem tem nada a ver com anti nada e sim com incitamento á violência . Foi só um descontextualizar de conversa para sair por cima, muito mau por sinal e que pretende atirar um estigma grave para toda uma massa associativa de um clube.
Com certeza só deves ouvir esses sons e ficas tão afetado que não observas outras coisas que se passam nesses mesmos jogos.
Já que eu também os vejo sei bem o que as duas claques fazem e a grande maioria das coisas de apoio tem pouco sejam verdes ou vermelhas.
Mas não as enumerarei porque sei que representam uma grande minoria e não tento manchar um clube inteiro com as práticas de alguns.
Quanto ao distanciamento ,estiveste tu mas não tiveram outros que nem máscara sabem o que é mas se até no distanciamento vais por cores.
Alguém disse que os outros eram porreiros para encarares isso como um ataque. Se fosse o Benfica seria igual, parece-me consensual.
Agora de certo que deves compreender a escala dos ajuntamentos ou parece-te que toda a gente fala disse só para chatear o Sporting.
Stromp1906
Precisamente o contrário, pelo facto de adeptos de outros clubes quererem “mostrar” que o que aconteceu foi apenas por ser o Sporting e os seus adeptos, é que recorri ao argumento que existem energúmenos em todos os clubes. Esta ideia de ter sido assim por ser uma festa verde, não implica que não tivesse sido igual numa azul, vermelha ou cor de laranja.
Querem criticar, façam-no porque o que se passou foi uma vergonha, mas não mandem areia para os olhos dos sportinguistas, porque, insisto, seria sempre assim ou parecido.
Abbas
Algum jogador do Benfica imitou um verylight. Adeptos idiotas e criminosos há em todo o lado, é ver a festa em Lisboa de há uns dias. Negar que o antibenfiquismo do Sporting é muito superior ao antisportinfuismo do Benfica é impensável. De resto, concordo e acho vergonhoso esta posição do clube que apoio.
Stromp1906
Não tens forma de medir isso até ao momento em que ganhemos mais ou menos o mesmo. Nessa altura poderei ou não dar-te razão, para já é o normal, o clube que ganha menos, aparentemente odeia mais o grande rival que ganha mais… Aparentemente
Alex03
Não sei se é maior ou menor…se calhar está mais escondido devido as poucas vitórias do Sporting. Este ano já se viu um pouco como afinal existe quem prefira o Porto campeão ao Sporting em diversos lados, e dizem coisas disparatadas para isso acontecer, mesmo que o clube perca.
BioSpot
Sobre este assunto existe vários pontos a destacar.
Não é tradição, até aqui tudo bem. Não ser tradição leva a que não tenha sentido a sua realização. No entanto, esta tradição está encaixada numa mentalidade de desportivismo onde Inglaterra está anos de luz à frente do resto da Europa. Porquê não a adotar e mudar mentalidades, começar por pequenos gestos a mudar o paradigma em Portugal?
Depois, já se realizou em Portugal.
O vice do Benfica com estas palavras só cai ainda mais no ridículo que tem sido o discurso de época dos encarnados. Mas no futebol sofre tudo de Alzheimer seletivo. Primeiro diz não saber, mas depois diz que tem de ser feita é ao Presidente… completo desnorte, diz e desmente. Ridículo.
Viva o Vieira, o próximo salvador da humanidade.
Xyeh
O homem enganou-se, não era guarda de honra ao LFV, era um entra a estátua para os benfiquistas desanuviarem as frustrações, seria LFV a entrar 1º, Pizzi 2º, JJ 3º e em 4º Sferovic?
andresilvac
Quanto a parte da guarda de honra não faz a meu ver sentido andarem a fazer isso até porque o titulo está entregue, não concordo com a guerrilha em que o futebol português vive mas nem 8 nem 80 é um jogo as equipas teem objetivos diferentes (o Sporting já é apenas estatístico) joguem a bola sem circo nem beijos normal como deve ser.
Quanto a alusao a guarda de honra ao presidente mais uma para o livro de memórias de LFV e do vieirismo perdeu uma oportunidade para estar calado.
Cumprimentos
Stromp1906
Na minha opinião é um não assunto, não temos esta tradição, logo… Parece-me mais grave em finais o clube derrotado não assistir á entrega do troféu, e aí já existem alguns clubes com telhados de vidro.
Quanto ao resto da declaração, os benfiquistas é que terão que opinar, mas que parece o regime chavista muito parecido com o que BdC quis impor no Sporting, la isso parece.
Meu nome é Toni Sylva
É um comentário equilibrado.
BrunoAlves16
Subscrevo na íntegra
ACT7
Ridículo o que se está a passar no clube. Declarações para rir, sendo que a vontade é chorar.
Clube sem qualquer tipo de chama… Esta época ainda vai culminar com a derrota na taça de Portugal.
Quanto à guarda de honra, na minha opinião devia ser feita, se não é tradição, passa a ser. Até porque podíamos marcar aqui uma posição no que toca ao fair play. O Lage quando venceu fez referência aos rivais e mostrou um enorme fair play, mas foi logo chacinado à nascença talvez por ter esta postura.
Ainda assim não nos podemos esquecer que os jogadores do Sporting andavam com um cascol que fazia referência ao Benfica nos festejos, tal como o Porto faz questão de insultar a torto e a direito o Benfica quando ganha. Agora não podem vir ofendidos pedir guardas de honra.
Xyeh
Antes do Lage vir com o fairplay já tinhas tido o NES no FCP que deu os parabéns ao SLB pelo campeonato e queimou a hipótese de ficar mais uma época no FCP.
Abbas
Não me esqueço. Um dos motivos pelos quais o NES será sempre para mim um dos grandes senhores do futebol português, isso e tudo o resto. Esteve sempre uma postura impecável, mesmo quando começou a correr mal (não se pode dizer o mesmo de Lage), e por isso foi corrido pelo FCP.
Vegeta
Não se pode dizer o mesmo do Lage ?
Já agora posso perguntar, porquê?
E se vieres com aquela dos almoços o teu argumento cai logo por terra, porque é verdade que o JJ paga almoços a jornalistas no solar dos presuntos.
Portanto o Lage só disse 1 verdade.
Abbas
Quando as coisas começaram a correr mal, o Lage perdeu a classe. Não era honesto com o que a equipa (não) estava a jogar, sempre num tom de confrontação com os jornalistas, etc. O NES não.
Vegeta
Na questão, de nunca ter dito, o porquê, de jogarmos tão mal, concordo contigo a 100%.
No entanto, é comum a todos os treinadores do nosso clube, nem o Rv deu, nem o Lage, muito menos o JJ.
Quanto aos jornalistas, já não concordo contigo, devido ao que escrevi no primeiro comentário.
ACT7
Sim certo, por isso teve os mesmo fim do Lage.
DYI
Eu enquanto sportinguista acho que ficava bonito ao Benfica fazer a guarda de honra exatamente por ser uma demonstração de fair play e por serem vocês a começar uma coisa nova.
No entanto, claro que não fico ofendido se o Benfica não o fizer, até porque nunca foi feito e não há obrigação de fazer. Quanto aos insultos e etc até acho que era uma chapada de luva branca ao Sporting devido ao incidente dos cachecóis. Outra razão que vejo para não se fazer é porque o adepto português médio é demasiado estúpido para aceitar uma guarda de honra a um rival e para eles isso seria um ultraje e o LFV gosta de manter esses adeptos contentes, por isso é que não vai haver guarda nenhuma acho eu.
ACT7
Sim eu se fosse capitão de equipa a minha equipa iria fazer. Ou então iria dar os parabéns ao Sporting a quando da escolha de campo. Aliás já o fiz quando jogava nas camadas jovens.
Alguém têm de dar o 1º passo e este era o ano ideal. Eu não me importo nada de dar os parabéns ao Sporting porque ganhou de forma justa e limpa. O mesmo não posso dizer se fosse o Porto a vencer com as artimanhas do costume, isso aí é diferente. Agora se o Porto vencer como venceu com Vilas Boas em que realmente mereceu, também dou os parabéns.
Rui Carvalho
Tal e qual, a guarda deve ser de jogadores para jogadores, quando
Nem os jogadores merwcem respeito… está tudo dito. Mais uma grande diferença do Benfica para os restantes, festeja-se Benfica.
Varkie
Eu na minha falta de atenção natural e distração em que leio palavra sim palavra não até achei que estavam a sugerir guarda de honra ao Varandas especificamente…
anjos
Sabem receber tao bem que no benfica porto o unico presidente da tribuna presidencial era o pinto da costa. E tudo seu sr presidente. Disfrute. Faca como se tivesse em casa!
lipe
O presidente a quem ele se refere é o Varandas ?
Agora a sério, são declarações infelizes e sintomáticas do clima tóxico que se vive no futebol português – portanto, nada de novo. Quanto à guarda de honra, percebo quem gostava de a ver acontecer, eu também gostava, até porque passava uma boa mensagem para fora, mas pura e simplesmente não é hábito por aqui e não vamos estar agora a fingir que acontece ou acontecia regularmente. Posso estar com uma amnésia selectiva mas não me lembro de alguma vez ver isso ser feito em Portugal.
ktc
Por isto é que o nosso País não muda .. Os dirigentes , E não interessa a cor do clube, deveriam dar exemplos de fair-play mas não, a única coisa que sabem é incentivar ao ódio depois choram que o ambiente no futebol é terrível quando são eles que fomentam isso. Neste caso acontece o SLB não fazer guarda dehonra, como se não bastasse um vice ainda vem gozar com isso, incrível. Mas não é por ser o SLB é um problema claramente geral
Kenya24
Acho piada quando leio comentários a dizer que não é habitual em Portugal se fazer guardas de honra, logo não se faz.
Se fosse assim nada nunca na vida seria mudado e seria sempre o mesmo.
Eu como benfiquista gostava que o Benfica fizesse, podíamos estar nesta situação e não estamos por culpa própria.
E assim era mais um estímulo para os jogadores serem campeões para o ano, para não passarem pelo mesmo.
Nem o Sporting vai ser maior do que é, nem o Benfica mais pequeno por fazer uma guarda de honra.
JJoker
Não é hábito em Portugal, no entanto ainda há pouco tempo o Benfica teve direito a guarda de honra. É uma questão de desportivismo, que não existe cá.
Isto sair no dia em que Pinto da Costa volta a fazer figura inferior perante Lisboa acaba por resumir bem o quão patética é a cultura do desporto neste país.
Para Ruben Amorim no entanto isto é perfeito… e ele melhor que ninguém saberá como o usar para motivar os seus jogadores – não esquecer que foi ele quem há um ano disse que fazia bem aos seus jogadores passarem pela dor de ver o Porto campeão.
Pelo que me parece, fez-lhes bem, e de que maneira.
Fim da oligarquia
Que nojo.
Já gozam com as pessoas sem qualquer pudor.
Neste momento estão nas suas sete quintas.
Se fosse para fazer-lhe uma guarda de honra teria que se contratar figurantes como fazem nas galas do Benfica de preferência com outras orientações clubísticas porque o Presidente caloteiro sempre que vê um benfiquista tem tendência para o agredir. É mais forte do que ele.
Antonio Clismo
Se as eleições fossem na próxima semana voltava a ganhar… este regime tem tudo muito bem controlado…
BrunoAlves16
Eh pá eu não sou benfiquista mas isto é altamente constrangedor.
Oakander10
Sinceramente isto da guarda de honra é uma “não questão” para mim… Não é tradição, não se faz por cá e encaro com normalidade que não se faça.
Agora esta resposta… Isto é qualquer coisa. Que subserviência incrível se vive no mundo benfiquista.
Nickles
Por acaso até apoio uma guarda de honra ao Vieira. Com paus.
Vegeta
Com paus e pedras.
johnnyp96
Como adepto do Sporting claro que gostaria que fizessem, mas isso está no direito do Benfica e eles têm que ser respeitados por essa ou outra decisão.
Agora a declaração de que a guarda de honra devia ser feita ao Vieira, é gozar com os adeptos do Benfica, que falta de respeito.
Kacal
Após 19 anos sem vencer seria um bonito gesto por parte do Benfica, iria mostrar grandeza e desportivismo mas é melhor esperar sentado.
Vegeta
É como o Porto em 2013/2014, já jogou com o Benfica, sendo o Benfica campeão e esperemos sentados pela guarda de honra.
Kacal
E o teu ponto é?! A falta de atitude de uns justifica a de outros? Sou um dos maiores críticos do meu clube aqui no blog e obviamente o problema é geral da falta de cultura futebolística e fair-play em Portugal infelizmente. Mas este post é sobra o Benfica que eu saiba…
Vegeta
O meu ponto, é esse mesmo, que em Portugal, são todos iguais.
E o Porto, quando teve a oportunidade, de ser diferente, também não o fez,
Tu és crítico do teu clube e eu do meu.
Outra vez arroz ? É sobre o Benfica, mas se o teu clube teve uma atitude igual, não posso comparar?
Estigarribia
Kacal,
Disseste tudo. Enquanto não houver uma mudança de mentalidade e cultura desportiva em Portugal bem podemos esperar sentados em relação a guardas de honra e coisas parecidas. Contudo, uma simples guarda de honra amanhã poderia ser o início de um virar de página na cultura desportiva em Portugal.
Saudações Leoninas
Bruno Cunha
Assim está o Benfica meus amigos.
Houve oportunidade de tirar toda esta corja do poder é importante não esquecer disso.
Abbas
Que vergonha deste clube! Rua com esta gente toda! Se o Benfica fosse um clube diferenciado e digno, fazia uma guarda de honra mais do que merecida ao Sporting.
DM
Claro que sim, para ser mais bonito ainda eles levavam os cascois alusivos ao Benfica, tirava se fotos com um jogador de cada equipa a segurar no cascol, isto antes do jogo. Ao intervalo juntavam se todos a meio campo e cantavam “SLB, SLB, se calhar somos irmãos” e depois o famoso “quem não salta é mais vezes campeão que nós”
Uma coisa é fair play outra é dar se ao respeito
Fut765
Os que votaram nele que lhe façam a guarda de honra. Fartinho de ter um criminoso a manchar a imagem do maior clube português.
E sim, deviam fazer guarda de honra aos jogadores do Sporting! Humildade sempre. Lembro-me logo daquele mítico vídeo do Manuel Fernandes e Humberto Coelho a congratularem-se mutuamente. O desporto vive de vitórias e derrotas, mas acima de tudo de respeito e desportivismo!
LevonAronian
Aquela frase que começa na quarta linha a partir do fim… dá-me vontade de vomitar.
Este senhor é o mesmo que disse no dia seguinte às eleições qualquer coisa como “com este resultado, quem critíca o presidente está contra o Benfica”, portanto pelo menos dou-lhe o mérito de ser consistente a ser um idiota
golias
Como adepto do Benfica não tenho dúvidas que deviam fazer. Há que saber perder e saber ganhar.
Sobre as declarações são más de mais para tecer qualquer comentário.
odracir
Este tipo de discurso dentro do clube já enjoa. Esta campanha eleitoral constante cheira mal por todos os lados, e ainda por cima era desnecessária, uma vez que o manto de fumo que envolve cada ato eleitoral é de tal forma denso e o torna tão obscuro.
MGBG
Mais um que calado é um poeta, já mete nojo o culto ao grande líder. Ainda por cima na semana da palhaçada que foi a audiência parlamentar de LFV.
Porquê mencionar a sua idolatria para com LFV neste contexto? Vamos ficar em terceiro porra. Assumam a porcaria que fizeram.
André Pires
“…deve ser feita é ao presidente pelo grande trabalho que tem vindo a fazer”.
Qual o presidente a que ele se refere? Não estou a ver.
Miguel SADSC
O que tem dívidas de centenas de milhões que andam a ser pagas pelos contribuintes. Rir para não chorar.
Sobe Alges
Ao menos o Benfica paga a sua dívida. Já outros recebem perdões.
Miguel SADSC
Quando me vires a defender qualquer pessoa que seja responsável por coisas similares podes vir comentar. São todos, na sua grande maioria, escroques com demasiado poder e com toda a impunidade do mundo que recebem milhões enquanto geram dívidas ainda maiores incluindo muitos que passaram pelo meu clube. Viesse alguém do meu clube dizer que se devia fazer guarda de honra a alguém com histórico similar e o meu comentário seria igual.
El Pipito
Shiu. Só o Vieira é que deve dinheiro pah!
Fim da oligarquia
O Benfica paga mas o seu Presidente que se orgulha tanto disso quando toca ao pessoal já não lhe interessa falar.
E já que quiseste mandar a boca ao Sporting com a qual eu concordo, é exactamente o facto de o Presidente e de outro membro da direção terem uns telhados de vidro completamente estilhaçados que justifica o facto de nunca se terem pronunciado ou assumido posição sobre nenhuma dessas questões porque iriam ser confrontados com a sua falta de vergonha e incoerência.
Abbas
A maioria dos benfiquistas é do Benfica, não é do Vieira.
Fim da oligarquia
Mesmo por isso. Para defender o Benfica e que a sua voz tenha influência é necessário que o Presidente do clube não esteja condicionado e que não seja visto como um pária.
Hirok "The Truth"
Eu como benfiquista faria uma guarda de honra ao Vieira se fosse a entrada de uma prisão qualquer..
Não há respeito nenhum no Benfica, os valores perderam-se, estão cada vez mais parecidos com o “modus operandi” do Porto..
Estava aqui uma grande oportunidade para se mudar mentalidades e trazer de volta os valores do desportivismo e rivalidade sã, e nada melhor como o maior clube português para dar esse exemplo, mas depois o nº2 do Benfica vem dizer estas palhaçadas.. isto deixa-me envergonhado e será assim durante os próximos 4 anos, até haver uma mudança que já foi feita no Sporting, mas que tarda a acontecer no Benfica e no Porto só irá acontecer quando PdC estiver debaixo da terra, o nível de dirigismo é dos maiores cancros do futebol português porque os exemplos dados são péssimos.. perde o desporto que todos amamos que é o futebol
Estigarribia
Em Itália, a Sampdoria fez a guarda de honra ao Inter de Milão. Fazer o mesmo em Portugal? Era bonito, sem dúvida, mas infelizmente não há cultura, nem mentalidade desportiva, para um gesto destes.
Saudações Leoninas
Oakander10
O Amorim, no jogo do título o ano passado disse que o Sporting (que nem esteve na luta) devia sentir a dor de ver o Porto ser campeão… Nem sou benfiquista mas isso da mentalidade aplica-se a todos e estou seguro de que se hipoteticamente fosse o Porto campeão e fosse ao estádio de Alvalade no jogo seguinte, não haveria guarda de honra do Sporting.
Louco de Lisboa
Fez a Sampdoria, graças a Ranieri e aos seus tempos de Premier League. Não é uma prática reiterada.
Valderrama
Não fazia qualquer sentido, não há nenhuma tradição de guarda de honra em Portugal
Abbas
Aí está algo que simboliza a miséria do futebol tuga. Para o teu clube seria impensável, realmente. Infelizmente para os dirigentes do meu tbm parece ser, acho vergonhoso.
DM
E acho que nos festejos desse título os adeptos e jogadores do Benfica nunca mencionaram o nome do Boavista
Abbas
Sim, nisso tens razão. Esqueci-me desse pormenor.
Valderrama
Ou seja, não importar uma tradição que não tem nada a ver com o futebol português representa o estado miserável em que ele está… Aproveita-se para mandar mais uma laracha ao clube rival numa notícia em que está em discussão uma eventual falta de fair play.
Realmente se há utilizador que promove constantemente o discurso positivo e saudável no futebol português é o nosso caro Abbas.
Abbas
Em que mundo é que o Porto faria isto ao Benfica? Desde que eu sou vivo, só o NES é que parabenizou o Benfica por um título salvo erro e foi sentença de morte. Nenhum título do Benfica desde que sou vivo foi ganho sem falcatrua de acordo com a direção do FC Porto, houve sempre marosca. Mas aqui coloco o meu clube ao lado do Porto eticamente, pq tiveram uma oportunidade de mostrar que são diferentes, parabenizar o adversário e é uma oportunidade totalmente desperdiçada. É tirar os bons exemplos dos outros e aplicá-los, estas declarações deste lacaio do Vieira demonstram a podridão que vai no futebol tuga, só isso. A minha função não é promover o discurso saudável, digo o que penso em cada circunstância e momento, tento ser ponderado com a noção de que não sou perfeito. Aqui estou só a apontar o dedo ao que estava errado, não tenho poder para influenciar ou fazer alterações, desculpe, caro Valderrama.
BrunoV
Em Itália também não e este ano fizeram isso.
A guarda de honra é uma tradição inglesa.
É um gesto de desportivismo que podia ser adotada em todo o lado.
Num país que é para inglês, era bom que se começasse a fazer isso mesmo, seja o campeão que for.
Valderrama
Claro que em Itália a Juve não faria nada disso ao Inter nem a Sampdoria o faria ao Génova.
A guarda de honra em Portugal não tem sentido. Não tem qualquer tradição em Portugal e seria apenas mais um tópico para alimentar polémicas pelas vezes em que não se fizesse, um pouco como acontece em Espanha com os clássicos.
E eu nem sou benfiquista mas lembrarem-se desta história da guarda de honra precisamente no ano em que o Sporting vence ao fim de tantos anos…
coach407
Em Itália fez a Sampdoria ao Inter, não foi o Milan ao Inter. Compara o comparável se queres dar exemplos…
BrunoV
Ok, pronto, vou comparar a falta de desportivismo do Benfica com o desportivismo da Sampdoria!
A Sampdoria nisto é um clube bem maior que o do Benfica!
Benfica não! SL Vieira!
Cortisso
Isto envergonha qualquer benfiquista… mau demais!!!
Jeremias
Eu não acredito nisto. Ahahahahah demasiado bom para ser verdade, há mesmo gente cega pronta a fazer culto de personalidade. Sem qualquer tipo de menção, tumba, lá vai o pajem bajular o todo-poderoso. Muito bom, obrigado Benfica. Ansioso para ver os comments também