António Salvador confirmou, na rubrica ‘Duas de Letra’, que vai manter a política de só dar 5% dos bilhetes aos adeptos do FC Porto, Benfica e Sporting.
Exatamente, o problema é deles. Felizmente ainda há quem pense que o dinheiro não é tudo. O Salvador prefere ter 16 mil pessoas e estar em maioria do que tar com 30 mil e estar 50/50 ou ligeiramente em maioria na sua própria casa.
Mantorras
Posted
Abril 19, 2020 at
2:55 pm
Sao estas coisinhas que depois separam “o tugao”, como lhe chamam por aqui, de ser um campeonato a serio. Ainda nao se chegou a coisa nenhuma e ja estamos nos com palermices. O estadio quer-se cheio e os visitantes nao sao para espezinhar, sao para serem bem recebidos. Nao e isto que faz uma grande diferenca, mas nas pequenas coisas demonstramos a nossa mentalidade parvinha.
CSM1910
Posted
Abril 19, 2020 at
5:55 pm
Se a lei diz que o Clube da casa só deve ceder 5%, só cede 5% se assim o entender. Quer-se os estádios cheios, mas quer-se os estádios com adeptos do Clube da casa principalmente, é esse o conceito de jogar em casa, e como tal o Salvador tem que defender os interesses do seu Clube.
Mantorras
Posted
Abril 20, 2020 at
10:10 am
A lei e o mais parvo de tudo, concordo. O resto e parvinho na mesma, mas pronto, e por isso que o Braga nao ganha pelos vistos.
CSM1910
Posted
Abril 20, 2020 at
10:45 am
Não é uma questão se ganha ou não, é uma questão de querer estar em maioria nas bancadas na sua própria casa, é o conceito de jogar casa. É uma questão de defender os interesses do Clube e dos seus Sócios.
Mantorras
Posted
Abril 20, 2020 at
12:55 pm
Aceito perfeitamente os teus argumentos. Continuo a achar uma parvoice. O futebol nao e uma guerrinha de rivalidades, nao se ganha por ter mais mil ou menos mil, nem com atitudes deste genero. E eu nao estou aqui com clubismos, porque o meu clube nao e exemplo para ninguem, mas isto tambem faz parte do conjunto de coisas que em nada contribui para melhorar a forma como o desporto evolui em Portugal. Se as coisas nao funcionam assim, entao ha que fazer funcionar, mas nao e retirando gente dos estadios.
CSM1910
Posted
Abril 20, 2020 at
2:19 pm
Infelizmente em Portugal é necessário para que um Clube possa estar verdadeiramente em casa, no caso do Braga talvez nem precise disso que ia tar na mesma só que ligeiramente, mas os outros precisam, devido à discrepância enorme que há de adeptos. Pelo menos eu acho importante estar em maioria na própria casa independemente do resultado. Da mesma forma que jogar fora é isso mesmo, estar em minoria a fazer a festa na casa dos adversários é suposto ser um dia diferente.
Meu nome é Toni Sylva
Posted
Abril 20, 2020 at
3:54 am
Concordo, mas acho os 5% pouco. 10 ou 15 seria suficiente para que ‘quase todos’ fossem da casa.
CSM1910
Posted
Abril 20, 2020 at
10:43 am
Também podia ser, acho que 10% era o ideal.
CSM1910
Posted
Abril 19, 2020 at
6:01 pm
Só é obrigado a ceder 5%*
lipe
Posted
Abril 19, 2020 at
4:14 pm
Essa “mentalidade parvinha” de que falas por muitas vezes já pôs em perigo a vida ou integridade física dos adeptos do Braga no seu próprio estádio, é que há muita coisa que não passa na televisão. Quem costuma ir aos jogos com os grandes sabe do que falo, cadeiras arremessadas para cima dos adeptos do Braga, parafusos, todo o tipo de objectos. Levam 5% que é aquilo a que têm direito e chega.
Mantorras
Posted
Abril 20, 2020 at
10:08 am
Amigo eu ja estive na parte de baixo daquela bancada para onde estavam a ser arremessadas pedras enormes bem la de cima, nao da bancada, mas de um caminho que passa la por cima. As pedras chegam a bancada pela pate do lado e curiosamente so pode acertar mesmo quemm fica naquela parte de baixo… ou seja, o visitante. Sim, entendo… esse perigo todo.
Quanto aos resto, podem ficar com os 95%, fixe para voces, ninguem vai morrer por isso, mas e parvinho sim virem com estas palermices. Escusam de ficar todos ofendidos.
oMeuUserName
Posted
Abril 20, 2020 at
5:16 pm
“curiosamente so pode acertas mesmo quem fica naquela parte de baixo… ou seja, o visitante.” Ah? Há quantos anos não vens a Braga? É que já há 3/4 anos que os adeptos visitantes ficam na superior da Nascente e do lado contrário ao da Pedreira. Curiosamente, é daí que os “adeptos” do teu clube, nos últimos 3 anos, atiram parafusos, cadeiras e petardos no fim dos jogos para a parte de trás da bancada, enquanto os adeptos do Braga saem. 3 anos seguidos a fazer o mesmo!!! Não adianta ir com crianças de cabeça rachada chamar à atenção aos polícias, não adianta pedir às câmaras de TV que se virem para lá e mostrem a realidade, fazem todos vista grossa, e repete-se tudo ano após ano. Os adeptos da casa perderam o Bar do Estádio à entrada da Alameda, pois em dia de jogo grande está fechado para que os adeptos adversários entrem por essa zona, não só impedindo o funcionamento do Bar, como ocupando a maioria da zona de convívio dos adeptos do Braga. A juntar a isso, no último ano estes jogos grandes começaram a não ter roulotes nas imediações do estádio, por imposição da polícia. Os No Name Boys, nas famosas carrinhas de 9 lugares alugadas pelo clube, estacionam sempre na Decathlon e daí partem a bater em toda a gente até que a polícia os apanhe e os “escolte” para dentro do estádio. Ou seja, os locais perdem vias de acesso, perdem estacionamento, perdem os poucos locais de convívio e “abastecimento” pré-jogo. Os visitantes são deixados na bancada, têm prioridade sobre a principal entrada para o estádio, e os que causam desacatos são escoltados para dentro do estádio. Não deve haver nenhum grande estádio em Portugal onde os visitantes sejam melhor tratados do que em Braga. Veja-se até o exemplo do ano passado, onde os adeptos do Vitória SC até entraram com objetos proibidos dentro do estádio com a conivência da PSP. Para quem vê de fora podem parecer palermices, para quem lida com estas questões constantemente, não se sentindo seguro para ver o futebol na própria casa, são questões bastante importantes.
Não que seja a única explicação, mas o tratamento que os adeptos do Braga têm na própria casa, explica uma boa parte das fracas assistências. E aí o próprio clube tem muita culpa, muito contestado tem sido o Salvador por essa falta de cuidado. Esta medida agrada, porque pelo menos traz mais segurança a quem quer ir “ver a bola”. Não devia ser necessária num mundo ideal, mas na prática acaba por ser bastante benéfica.
Mantorras
Posted
Abril 20, 2020 at
8:45 pm
1. Se a medida e em funcao da seguranca eu acho que isso devia ser claramente dito. Se assim for cedam 0% que tem o meu apoio. Para grandes males, grandes remedios.
2. Quanto as zaragatas fora do estadio, tenho zero duvidas que tal seja verdade. E vergonhoso que isso continue a acontecer, no entanto e pratica corrente. Se calhar se as tentassem resolver isto a serio resolviam, e resolver a serio nao e dar menos bilhetes.
Ja nao a Braga ha muito tempo, mas fui umas 5 ou 6 vezes antes de sair de Portugal… e em nenhuma das vezes, repito, em NENHUMA das vezes, nao choveram pedras. E olha que nem sempre foi para ver o Benfica, quando calhou Braga vs Varzim para a taca fui ver e chuveram pedras… eramos tipo 20 gajos ali em baixo… nem por isso deixaram de chover pedras.
Nao devia ser preciso ir menos gente. E se eu gostasse de ir a Braga com o meu miudo, para ele ver um estadio diferente, para poder tirar umas fotos, e caso eu morra amanha, ele um dia poder dizer que la esteve com o pai… era fixe eu poder fazer isso. E so isso. Quem diz do Braga, diz de outro sitio qualquer… as picardias nao acabam mas comecam logo na atitude dos dirigentes. E um absurdo brutal a forma como hoje em dia se vive o futebol… basta ler o teu comentario e pelos vistos nem a malta do proprio clube pode ir ver um jogo no seu estadio em paz. Isto tem alguma piada? Ou logica? Enfim, so posso dizer que lamento, mas deviam combater isto a serio, e nao com estas medidas.
O Varandas, que ate considero que nao e grande espingarda de presidente… pelo menos mandou as claques pastar, e verdade seja dita, o mundo nao acabou por causa disso.
oMeuUserName
Posted
Abril 20, 2020 at
9:08 pm
Quanto ao teu ponto 1, só posso concluir que não viste o vídeo, porque o Salvador aos 20seg do vídeo diz que foi por razões de segurança dos adeptos do Braga.
Quanto às chuvas de pedras que falas, confesso que não sabia, e falo a sério. Nunca utilizo o caminho por trás do ecrã, que é onde presumo que fossem arremessadas as pedras, e nunca tive conhecimento disso. Arremesso de isqueiros, cadeiras, moedas e coisas do género dum lado da bancada para o outro, isso sei que era recorrente. Isso das pedras com essa frequência, nunca ouvi falar, sinceramente. A solução primária foi enjaular os visitantes em vários estádios. Ainda assim, alguns “animais” que foram para o setor visitante nos últimos Braga-Benfica, arranjaram maneira de tirar os parafusos que sustentam as cadeiras e arremessá-los para a bancada inferior, onde estão apenas famílias e a claque feminina do Braga, composta maioritariamente por mulheres mais velhas. Posto isto, parece que o caminho passa mesmo por proibir, visto que não há interesse em identificar e punir os responsáveis.
Uma coisa é certa, no Braga-Benfica desta época, a diferença de segurança foi notória, pelo que parece que o Salvador neste caso tem razão, e parece que é para continuar…
Mantorras
Posted
Abril 20, 2020 at
9:58 pm
Nao vi nao, de facto. Nesse caso I rest my case. Tenho pena que as coisas sejam assim… e espero que sendo assim, a coisa resulte e ao menos os da casa possam ver o jogo em paz e sossego.
bstrider
Posted
Abril 19, 2020 at
4:00 pm
Qual espezinhar? Só se formos nós, os locais, os espezinhados. Porque dificilmente os adeptos adversários têm melhores condições em Braga, dentro das limitações do estádio. Ocupam metade da Alameda para separação de adeptos, entram com as camionetas quase pela bancada adentro, já numa zona delimitada. Aos adeptos que não vêm nas camionetas já sabem que estando misturados com os locais pode haver confusão, principalmente nas zonas mais afastadas ao estádio. Mas aí é para os dois lados, porque há quase sempre carrinhas de casuals a rondar essas zonas em Braga. Por isso não sei quem é que é espezinhado. Os locais que vêm se limitados em vários sentidos ou os adversários que entram pela Alameda adentro. Esta limitação a 5%, apesar de não ser perfeita, é a que dá mais garantias de segurança. Aos locais e aos adversários. Infelizmente tem de ser assim quando uma minoria não se sabe comportar, seja locais ou adversários.
Mantorras
Posted
Abril 20, 2020 at
10:06 am
Ai e uma questao de seguranca? E isso? Wishful thinking.
MM
Posted
Abril 19, 2020 at
2:51 pm
Prefiro ver estadio cheio do que meio vazio, mesmo que seja com adeptos adversarios, alem do cash que traz.
Ainda assim concordo com esta medida para garantir mais seguranca para os adeptos do braga, para crair maior clivagem com os grandes e para reafirmar que em braga mandamos nos (ainda que por medidas administrativas) .
Estivela
Posted
Abril 19, 2020 at
1:11 pm
Giro ver o pessoal aziado. É que todos correm pelo mesmo prisma, não há Benficas Bs nem Portos Bs por muito que queiram. Quero lá saber das assistências, quero é ver famílias de volta e poder andar no estádio sem medo de ser agredido. O que aconteceu depois das medidas propostas. Parabéns pela iniciativa Salvador.
Leonidas
Posted
Abril 19, 2020 at
2:31 pm
Eu já vou ver jogos de futebol desde 2000, sendo que 90% deles foram jogos do Sporting a jogar fora. A única vez que fui insultado num estádio foi exatamente este ano em Braga. Portanto, ainda há quem vá a Braga ver futebol e tenha medo de ser agredido.
oMeuUserName
Posted
Abril 20, 2020 at
5:38 pm
Fogo, só uma vez? E apenas um insulto? Que sorte!
Já eu, que nunca me meto nas confusões, já fui ameaçado na Fan Zone do Jamor por elementos da Juve Leo, insultado por adeptos do Sporting no Jamor e em Alvalade, insultado e agredido na Luz, apedrejado 4/5 vezes em Guimarães (não eu, mas o meu veículo), já tive de me desviar de bolas de golfe, pratos, ovos e fruta arremessada em Guimarães, já tive de fugir de pedras arremessadas por vitorianos em Braga, já tive de fugir de elementos dos No Name armados com paus de bandeira em Braga, já fui insultado por boavisteiros em Braga, fui insultado em Moreira de Cónegos, na Vila das Aves, em Leiria, etc.
No entanto, ao longo dos anos, já vi milhares de benfiquistas, sportinguistas e portistas a irem ver jogos a Braga e entrarem pelas mesmas portas dos adeptos do Braga sem nenhum problema. No entanto, raramente vejo um adepto identificado com adereços do Braga nas bancadas da Luz, Dragão ou Alvalade, que não seja no setor visitante. E conheço várias pessoas que já foram, mas vão sem identificação com medo de serem agredidos. Por isso que também gosto muito das deslocações a estádios mais pequenos. Em Moreira de Cónegos o clima costuma ter alguma tensão, pelo facto de pertencer ao concelho de Guimarães, mas já entrei plenamente identificado com os adereços do Braga antes do jogo num café onde só havia adeptos do Moreirense, particularmente membros da sua claque Green Devils, e estive lá ao balcão a beber uma cerveja sem qualquer problema. Já fui a Portimão e estive a conviver numa roulote à porta do estádio com adeptos do Portimonense. Em Barcelos é sempre uma enorme romaria em que os adeptos de ambos os clubes andam na rua misturados sem qualquer problema. Em Aveiro e Coimbra sempre nos sentimos à vontade, principalmente na cidade dos estudantes. Em Setúbal esta época estive na roulote plenamente identificado e rodeado de vitorianos sem qualquer problema. Nunca consigo estar 100% à vontade, mas esse clima de convívio é que torna isto bonito, além do jogo dentro das 4 linhas. Agora estar impedido de ir à Fan Zone do Jamor (supostamente para os adeptos de ambos os clubes) porque essa zona estava “controlada” pelas claques do Sporting, ter de fugir a centenas de metros da minha própria casa depois dum jogo porque há adeptos adversários que são atrasados mentais, ou estar consciente que vou voltar sem vidro da viagem a 18km ao lado (e que é sempre uma roleta russa se sou atingido ou não), isso não é bonito. Eu gosto de cânticos provocatórios e de brincadeiras e gestos (dizer adeus aos rivais depois de uma derrota dá sempre algum sabor, mas devia ficar por aí), mais do que isso não. Até porque tenho amigos de muitos clubes, e penso sempre que do outro lado pode estar um deles…
No seu caso em específico, não pode exigir ser recebido duma maneira, quando os adeptos do seu clube não recebem dessa maneira. Infelizmente, 90% dos clubes têm telhados de vidro nesse aspecto…
Bracaro
Posted
Abril 21, 2020 at
2:26 am
Não sei se vai, mas de há dois para cá temos sido apedrejados tanto à chegada como à saída no Bonfim. Na Vila das Aves aquilo é um festival dos polícias no lombo das pessoas. Em Moreira como disseste é super tranquilo, a não ser que estejam lá elementos do WA que gostam de ir lá cuscar o que se passar
oMeuUserName
Posted
Abril 21, 2020 at
12:13 pm
Fui ao Bonfim esta época, como disse no comentário. E foi super tranquilo… Eu fui em carro próprio, não fui na viagem organizada, por isso não sei de apedrejamentos. No entanto, duvido que os apedrejamentos tenham origem em vitorianos, visto que até há um historial de amizade entre o VIII Exército (claque vitoriana) e as claques do Braga, nomeadamente os Red Boys. Ou isso acabou e descambou para o torto, ou então são adeptos de outros clubes dali de perto, se me faço entender…
Bracaro
Posted
Abril 22, 2020 at
3:15 am
Conheço essas relações, mas fomos apedrejados pelo Grupo 1910 à chegada do Bonfim. Isto tudo começou depois daquela eliminação deles contra nós na Taça de Portugal, com um golo do Pablo.
Por falar de clubes dali de perto, certamente te lembras do jogo da época passada em Felgueiras em que braguistas foram apedrejados por vitorianos…
Nazgul
Posted
Abril 19, 2020 at
12:30 am
Uma mentira contada muitas vezes torna-se real, o salvador sempre teve uma língua comprida, mas também tem o nariz sempre a crescer! Quando o Porto foi jogar a Braga em vez de 2500 bilhetes o Braga deu 3500 porque o Porto pediu … “não perca esta oportunidade de comprar o Alan”
O Braga é o Benfica B yeah right …
Barinho
Posted
Abril 19, 2020 at
10:53 am
Nessa altura o Braga ainda não tinha instituído essa medida, só começou esta época…
Nazgul
Posted
Abril 19, 2020 at
1:18 pm
Completamente Mentira! O Benfica tb pediu e foi recusado além de que o Braga meteu os bilhetes o dobro do preço!
Barinho
Posted
Abril 19, 2020 at
1:45 pm
Como sempre os adeptos dos grandes acham que sabem mais dos outros clubes que os seus próprios adeptos…
Meu caro, a época passada o Benfica veio cá perto do do fim do campeonato e teve direito a encher a nascente superior. Esse jogo ficou famoso pela tarja gigante que a claque do Braga pos e que ficou em frente aos adeptos do Benfica e depois os tipos da sic confundiram os monumentos de Braga com os de Lisboa…
Depois começou a nova época e pra já vieram cá Benfica e Sporting e tiveram direito aos 5% e o Porto ainda não veio cá desde essa medida.
Nazgul
Posted
Abril 19, 2020 at
7:22 pm
22/03/2019
“A pedido do FC Porto, o SC Braga cedeu mais 1.000 bilhetes a preço de público, respeitando a política de bilhética definida pelo clube já no arranque da época. Assim sendo, foi enviado para o emblema visitante um total de 3500 bilhetes, o que corresponde a cerca de metade da Nascente Superior.”
28/08/2019
“O SC Braga enviou para a Luz 1.614 bilhetes, cumprindo o que está determinado no Regulamento de Competições da Liga. Deste lote, 1.514 dizem respeito aos 5 por cento da lotação do Estádio Municipal de Braga, a 31 euros, e os restantes 100, com o preço de 93 euros, são referentes à bancada de primeira categoria a que os clubes visitantes também têm direito. Os responsáveis minhotos aplicaram os valores máximos permitidos.”
Vá sabichão vai lá argumentar e dizer do antes e depois bla bla o salvador é um santo diferente dos outros!
oMeuUserName
Posted
Abril 20, 2020 at
5:50 pm
“Devido à enorme procura de bilhetes que excede largamente a oferta inicialmente destinada para os nossos Sócios, para o jogo da 31.ª jornada entre o Sporting Clube de Braga e o Sport Lisboa e Benfica, informamos que todos os restantes Sócios, adeptos e simpatizantes do Sport Lisboa e Benfica, que estejam interessados em assistir ao jogo, poderão ainda adquirir bilhetes.
Estes, estão disponíveis nos pontos de venda oficiais do Sporting Clube de Braga, isto é, nas Bilheteiras do Estádio Municipal de Braga e nas lojas oficiais do SCB no Shopping Braga Parque e no Edifício Liberdade Street Fashion.
Estes ingressos são para a Bancada Nascente Superior, que está destinada exclusivamente para os Sócios, adeptos e simpatizantes do nosso clube.
Lisboa, 24 de abril de 2019”
in slbenfica.pt
Atenta no último parágrafo, sabichão. Puseste a transcrição de que metade da Nascente Superior era para o Porto, mas um mês depois, o teu clube põe no site oficial que a bancada TODA era para o Benfica. E agora, sabichão? Se não sabes distinguir entre 2018/2019 e 2019/2020, o problema é teu! O Braga implementou a medida na época 2019/2020, sendo que o Benfica foi a primeira “vítima” dessa medida. O Sporting já foi a Braga nas mesmas condições, e o Porto também iria. A diferença seriam os preços, visto que o Sporting e o Porto aceitaram um acordo de permuta com o Braga de 1500 bilhetes a 10€ na 1ª e na 2ª volta, garantindo o preço baixo para os seus adeptos. O Benfica recusou o acordo de permuta, pelo que o Braga aplicou os preços máximos permitidos por lei, pois não tinha a palavra do Benfica para na 2ª volta fazer os mesmos preços. Isto para não falar do tratamento dos adeptos do Braga na Luz na época passada, em que puseram 1500 pessoas numa bancada com 750 lugares. Mas o sabichão é que sabe…
Nazgul
Posted
Abril 20, 2020 at
6:40 pm
Sabichão sabes ver a diferença de preços e de bilhetes? Não venhas com histórias disponibilizaram nos últimos dias quando viram que não vendiam mais e não enchiam o estádio, e puseram ao dobro e triplo do preço coisa que só acontece quando vai aí o Benfica …
eu até simpatizo com o Braga e acho que cresceu bastante, mas esse presidente metesse em bicos de pés para tentar chegar ao joelhos de muitos, que levante menos a garganta que muitas vezes só se enterra!
O Benfica é maior que o resto dos clubes e tem muito mais adeptos e depois todos aproveitam se para nos aumentar o preço, quando depois vierem todos pedir mais igualdade nos direitos o Benfica faz o manguito e choram!
oMeuUserName
Posted
Abril 20, 2020 at
8:56 pm
Tu é que não sabes ver a diferença de épocas!
Para a época 2018/2019, o número de bilhetes disponível e o preço dos mesmos, para Porto e Benfica, foram exatamente os MESMOS. Houve apenas uma ligeira diferença: o Porto teve 3500 para vender nas suas lojas, enquanto o resto estava à venda nas lojas do Braga, enquanto o Benfica teve 2500 para vender nas suas lojas mais os outros nas lojas do Braga. O preço foi O MESMO, porque o Braga tem a política de bilhética definida desde o início da época. Tal como diz nesse texto que tu próprio colocaste: “o SC Braga cedeu mais 1.000 bilhetes A PREÇO DE PÚBLICO”. Ora, o preço de público para os jogos com Benfica, Porto e Sporting variava entre os 30 e os 60€ nessa época, e foram esses os preços praticados em Março de 2019 na recepção ao Porto e em Abril de 2019 na recepção ao Benfica. “Disponibilizaram nos últimos dias”, o jogo foi no dia 28, essa citação que pus do site do Benfica foi no dia 24… Precisam de mais de 4 dias para comprar bilhetes? Não chegam 4 dias? É que o Benfica pôs os seus bilhetes à venda precisamente no mesmo dia, o dia 24… Logo, o Braga já tinha à venda os bilhetes no dia em que o Benfica os colocou à venda… Ou seja, o Braga até teve mais tempo os bilhetes à venda do que o próprio Benfica…
Acontece que, para a época 2019/2020, o Braga alterou a sua política de bilhética para esses jogos, sendo que não põe à venda mais bilhetes do que a lei exige (5% da lotação mais 100 bilhetes de público). Os preços, como já expliquei, têm a ver com as permutas que os clubes fazem. Na época passada o Porto teve direito a 1500 bilhetes a 10€ mais 1000 a 20€, porque na primeira volta o Braga teve direito a, precisamente, 1500 bilhetes a 10€ mais 1000 a 20€… A isso chama-se um acordo de permuta. Os restantes bilhetes para essa bancada foram vendidos a preço de público como tabelado no início da época (30 a 60€). O Braga e o Benfica também costumam fazer permutas. Mas, nesta época, o Vieira aziou e disse que queria mais do que 1500 bilhetes. O Salvador disse que não, que são 1500 para todos. Posto isso, o Vieira disse que não queria fazer acordo de permuta, e então o Braga pôs os bilhetes ao preço máximo: 31€ para os 1500 obrigatórios da lei e 93€ para os 100 bilhetes de público. Na 2ª volta, o preço dos bilhetes para os adeptos do Braga foi de 30€, sendo que vocês até seriam obrigados a ceder 3250 bilhetes pela lei, mas o Braga recusou parte. Logo, não vejo o que vocês se queixam… O Sporting já cá veio depois de vocês e tiveram exatamente o mesmo número de bilhetes, sendo que os preços foram bastante diferentes, precisamente porque os clubes estabeleceram um acordo de permuta na 1ª volta. Se o Porto fosse a Braga jogar em condições normais, teria direito exatamente ao mesmo número de bilhetes, sendo que o preço deveria ser de 18€, que foi o que os adeptos do Braga pagaram na 1ª volta no Dragão…
Podes tentar encontrar as conspirações que quiseres, mas eu apresento os factos, sabichão. Tu dizes que o teu clube teve menos bilhetes, quando te mostro uma citação tirada precisamente do site do teu clube a dizer que a bancada Superior era na sua totalidade destinada a adeptos do Benfica. Foi até célebre as imagens da tifo com monumentos da cidade de Braga e o Paulo Garcia da SIC a dizer que eram monumentos de Lisboa… Podes ir rever e verás a bancada Nascente Superior repleta de benfiquistas… Se ainda assim não acreditares, o problema é teu, tira as palas.
CSM1910
Posted
Abril 19, 2020 at
7:44 pm
A questão é que a partir desta época o Braga aplicou esta medida dos 5% para todos.
Leonidas
Posted
Abril 18, 2020 at
9:28 pm
Este ano tive a infeliz ideia de ver o jogo Braga – Sporting ao estádio. Pela primeira vez na minha vida fui impedido de comprar um bilhete para ver o jogo. Resultado: tive de recorrer ao “mercado negro” (dando dinheiro às claques), ver o jogo junto das claques e só pude sair do estádio 1h depois do jogo acabar. Foi do modo que tive a certeza que nunca mais irei ver um jogo a Braga.
Giuseppe F
Posted
Abril 19, 2020 at
12:47 am
Ir a Braga é “engraçado” mas isso não é exclusivo.
Em Guimarães na primeira derrota do Keizer foi uma vergonha o que se passou com os adeptos do Sporting a ficarem retidos à entrada da cidade até 20 depois (sim depois) do jogo começar. O pessoal do norte (aí uns 400) ficou a entrada do estádio à espera cercados pela polícia. Entramos aos 40 minutos de jogo. Eu gostava de saber quem é que me vai restituir 40% do bilhete. E também gostava de saber se isto se passa em Alvalade (sempre que la vou fico à espera que os adeptos visitantes passem primeiro).
oMeuUserName
Posted
Abril 20, 2020 at
5:57 pm
Em Guimarães na época passada aconteceu o mesmo aos adeptos do Braga… Ficaram parados 20min na auto-estrada à entrada da cidade, chegaram 20min depois do jogo à universidade e ainda fizeram 1km a pé até ao estádio, começando a entrar aos 40min. Em Braga, 30min antes do jogo começar, estavam TODOS lá dentro. Mas aqui há MUITA culpa da PSP e dos respectivos comandos distritais…
Barinho
Posted
Abril 18, 2020 at
11:09 pm
E então? O Braga enviou os 5% a que vocês tinham direito. Podias ter comprado pela bilheteira do teu clube.
Nestes jogos o clube só disponibiliza bilhetes de sócios e muito bem. É a única maneira de andar seguro. Os últimos anos com o Benfica só não aconteceram desgraças por milagre. Cadeira a ser arremessadas desde o alto do estádio até cá abaixo onde saíam os adeptos do Braga, se uma acerta em alguém mata. Confusões a entrar e a sair com misturas. Assim não há problema nenhum.
Leonidas
Posted
Abril 19, 2020 at
2:27 pm
Nunca me tinha acontecido algo semelhante e já fui ver jogos do Sporting ao Dragão e à Luz. E há uns anos fui ver um Braga-Sporting também sem problema.
É óbvio que se as condições que eu tenho para ir ver um jogo do meu clube é ficar “enjaulado”, no meio das claques e ter de ficar uma hora no estádio depois do jogo prefiro ficar em casa.
oMeuUserName
Posted
Abril 20, 2020 at
5:54 pm
Mas os adeptos do Braga quando vão a Alvalade ficam onde? E quem diz do Braga, diz os outros todos… Não ficam enjaulados? Não saem só 1h depois do jogo? Que eu saiba, não és mais que ninguém… Até te digo mais, os adeptos do Braga vão a Alvalade e ficam lá em cima no cantinho, sendo que a bancada inferior, que também está “enjaulada”, fica vazia. Os adeptos do Sporting vieram a Braga para a Final Four no ano passado, pagaram bilhetes a 10€ para a Superior e viram o jogo na Inferior. Este ano, tinham bilhetes à venda para a bancada Inferior por 10€ para 2 setores. Os outros 3 clubes (Braga, Porto e Vitória) só tinham bilhetes a 10€ para a bancada superior, na inferior o mínimo era 15€. Vocês até são dos que menos razões de queixa têm.
André
Posted
Abril 19, 2020 at
4:22 pm
Leonidas, essa questão de teres de fica “enjaulado” no meio das claques é um problema que tem de ser resolvido pelo Sporting e não pelo Braga. O Braga disponibiliza os bilhetes que tem de disponibilizar, e bem na minha opinião, o Sporting é que decide onde e a quem os vende. Isto aplica-se a todos os clubes.
Leonidas
Posted
Abril 19, 2020 at
6:33 pm
O Sporting não manda nada neste caso. Não é o Sporting que decide para onde vão os adeptos no estádio do Braga. Se o Sporting não tivesse vendido um único bilhete às claques teríamos de ir na mesma para aquele local.
Giuseppe F
Posted
Abril 18, 2020 at
9:21 pm
Não entendo a questão aqui? O Sporting da mais do 5%? 5% não é o mínimo obrigatório?
Barinho
Posted
Abril 18, 2020 at
11:06 pm
A questão é que geralmente para além dos 5% que é obrigatório ceder ao adversário até um preço máximo, nas bilheteiras dos clubes também há bilhetes de público. Nestes jogos o Braga apenas envia os 5% e de resto só vende mais bilhetes a sócios e também ha os que tem ligar anual.
Giuseppe F
Posted
Abril 19, 2020 at
3:52 pm
Tudo normal portanto. Qual é a questão aqui?
Leonidas
Posted
Abril 19, 2020 at
6:34 pm
A questão é não vender bilhetes a público geral. Que é algo extremamente incomum de acontecer.
CSM1910
Posted
Abril 19, 2020 at
11:41 pm
É extremamente incomum em Portugal. Na Inglaterra acontece não em todos os jogos, mas em vários jogos. O Braga só é obrigado a ceder 5%.
Meu nome é Toni Sylva
Posted
Abril 20, 2020 at
3:46 am
Mas o Braga tem sócios que cheguem para ficarem com 95% dos bilhetes?
CSM1910
Posted
Abril 20, 2020 at
10:47 am
Se tem ou não isso é problema do Clube da casa. Se o obrigatório é ceder 5%, os Clubes só têm que ceder essa percentagem. Se o Clube da casa prefere ter meia casa prefere ter 20 mil no Estádio e tar em maioria do que ter 30 mil e tar 50/50, aí o problema é deles, eles é que sabem. Eu gostava que a medida fosse aplicada no Marítimo.
Meu nome é Toni Sylva
Posted
Abril 20, 2020 at
10:47 pm
Mas só por curiosidade, os adeptos que não são do Marítimo conseguem encher muito mais de 5% de um estádio que fica na Madeira?
CSM1910
Posted
Abril 21, 2020 at
10:22 am
Eu não percebi muito bem a tua questão. Refereste aos adeptos do Benfica e do Porto? Bem se for a contar só com os que vêm de fora, nem 5% conseguem, mas a contar com os Madeirenses que são adeptos desses Clubes conseguem meio estádio.
Meu nome é Toni Sylva
Posted
Abril 21, 2020 at
11:59 am
Não tinha essa ideia, achava que na Madeira era tudo muito mais dos clubes da região.
Antonio Clismo
Posted
Abril 18, 2020 at
9:19 pm
As assistências em Braga até têm caído nos últimos tempos. A cidade e a região já andaram mais de mãos dadas com o clube do que agora.
HeberPrincipe
Posted
Abril 18, 2020 at
9:12 pm
Na tribuna também?
E o que temos
Posted
Abril 18, 2020 at
8:57 pm
Mas vai continuar a abrir excepções para os amigos
Givanildo Vieira de Sousa
Posted
Abril 19, 2020 at
1:53 pm
Braga e amigos na mesma frase só remete para um clube. E esse clube é o Benfica.
Francisco Goncalves
Posted
Abril 19, 2020 at
2:59 pm
Porto e Sporting?
Mantorras
Posted
Abril 19, 2020 at
2:50 pm
Teorias ha muitas, factos e que normalmente sao poucos.
Givanildo Vieira de Sousa
Posted
Abril 19, 2020 at
4:04 pm
Então vamos a factos:
Últimos 15 jogos entre Braga e Benfica: 13 vitórias do Benfica
Últimos 15 jogos entre Braga e Porto: 7 vitórias do Porto
Últimos 15 jogos entre Braga e Sporting: 6 vitórias do Sporting
E nem vou falar do handicap, que muitos dos jogos foram 4 ou 5 batatas.
Barinho
Posted
Abril 19, 2020 at
6:04 pm
Se calhar pode ser porque sei lá não sei, o Benfica nos últimos anos tem sido mais forte que o Porto e Sporting? Já foste ver o histórico das outras equipas contra o Benfica e comparaste com os outros dois? Sabias que por exemplo o Sporting nos últimos jogos com o Benfica tem um registo semelhante ao Braga. E que o Vitória por exemplo tem ainda pior? Também são todos Benfica B?
E já agora há uns anos essa tendência era contra o Porto porque era a equipa mais forte. Aposto que ainda nunca te passou pela cabeça chamar aos outros de Porto B, mas aos benfiquistas passava.
Enfim nem vale a pena discutir mais este tópico, é o mesmo que tentar falar com uma parede.
Givanildo Vieira de Sousa
Posted
Abril 19, 2020 at
9:43 pm
Felizmente tenho amigos em Braga e são do Braga desde pquenos e não tem problemas em admitir que sempre que jogam contra o Benfica sabem que se “passa algo”, que os jogos são diferentes…
E o que temos
Posted
Abril 19, 2020 at
10:57 pm
Tenho amigos do braga que dizem o contrário, e esta hein?!
Barinho
Posted
Abril 19, 2020 at
2:41 pm
Vocês não se cansam desse disco riscado? É o Benfica B, é o Porto B, é o que convém. Nem esta época que ganhamos aos 3 se deixam disso. Uma bela amostra da falta de cultura desportiva em Portugal.
bstrider
Posted
Abril 18, 2020 at
9:47 pm
quais excepções?
Daniel Alves
Posted
Abril 19, 2020 at
1:04 am
Provavelmente aquela que abriu ao Porto na época passada, onde os adeptos do Porto tiveram a parte superior de uma bancada toda para eles. O Benfica foi lá umas jornadas depois e teve o cantinho do costume.
oMeuUserName
Posted
Abril 20, 2020 at
6:00 pm
Mentira!
“Devido à enorme procura de bilhetes que excede largamente a oferta inicialmente destinada para os nossos Sócios, para o jogo da 31.ª jornada entre o Sporting Clube de Braga e o Sport Lisboa e Benfica, informamos que todos os restantes Sócios, adeptos e simpatizantes do Sport Lisboa e Benfica, que estejam interessados em assistir ao jogo, poderão ainda adquirir bilhetes.
Estes, estão disponíveis nos pontos de venda oficiais do Sporting Clube de Braga, isto é, nas Bilheteiras do Estádio Municipal de Braga e nas lojas oficiais do SCB no Shopping Braga Parque e no Edifício Liberdade Street Fashion.
Estes ingressos são para a Bancada Nascente Superior, que está destinada exclusivamente para os Sócios, adeptos e simpatizantes do nosso clube.
Lisboa, 24 de abril de 2019”
in slbenfica.pt
O Benfica teve menos bilhetes quando foi jogar a Braga ESTA época. Da mesma maneira que o Sporting teve menos, e o Porto teria se a Covid-19 deixasse…
Barinho
Posted
Abril 19, 2020 at
10:53 am
Nessa altura o Braga ainda não tinha instituído essa medida, só começou esta época…
Daniel Alves
Posted
Abril 19, 2020 at
4:58 pm
Não digo o contrário. O meu comentário nem era em tom de crítica, era mesmo só a dizer qual foi a excepção.
Mantorras
Posted
Abril 19, 2020 at
2:50 pm
Deram na mesma a bancada ao Porto e 4 bilhetes e meio ao Benfica. Nao era medida instituida, mas ja se praticava e ja era so para alguns.
oMeuUserName
Posted
Abril 20, 2020 at
6:01 pm
Mentira… Já pus a citação do site do teu clube acima…
Mantorras
Posted
Abril 20, 2020 at
8:51 pm
Ja vi. Nao sei porque acho que isso foi o ano passado entao… porque eu juraria que foi, mas ok. My bad.
oMeuUserName
Posted
Abril 20, 2020 at
9:09 pm
Porque foi logo à 4ª jornada desta época, bem no início…
73 Comentários
Rui Miguel Ribeiro
Tem receitas menores, problema dele(s).
CSM1910
Exatamente, o problema é deles. Felizmente ainda há quem pense que o dinheiro não é tudo. O Salvador prefere ter 16 mil pessoas e estar em maioria do que tar com 30 mil e estar 50/50 ou ligeiramente em maioria na sua própria casa.
Mantorras
Sao estas coisinhas que depois separam “o tugao”, como lhe chamam por aqui, de ser um campeonato a serio. Ainda nao se chegou a coisa nenhuma e ja estamos nos com palermices. O estadio quer-se cheio e os visitantes nao sao para espezinhar, sao para serem bem recebidos. Nao e isto que faz uma grande diferenca, mas nas pequenas coisas demonstramos a nossa mentalidade parvinha.
CSM1910
Se a lei diz que o Clube da casa só deve ceder 5%, só cede 5% se assim o entender. Quer-se os estádios cheios, mas quer-se os estádios com adeptos do Clube da casa principalmente, é esse o conceito de jogar em casa, e como tal o Salvador tem que defender os interesses do seu Clube.
Mantorras
A lei e o mais parvo de tudo, concordo. O resto e parvinho na mesma, mas pronto, e por isso que o Braga nao ganha pelos vistos.
CSM1910
Não é uma questão se ganha ou não, é uma questão de querer estar em maioria nas bancadas na sua própria casa, é o conceito de jogar casa. É uma questão de defender os interesses do Clube e dos seus Sócios.
Mantorras
Aceito perfeitamente os teus argumentos. Continuo a achar uma parvoice. O futebol nao e uma guerrinha de rivalidades, nao se ganha por ter mais mil ou menos mil, nem com atitudes deste genero. E eu nao estou aqui com clubismos, porque o meu clube nao e exemplo para ninguem, mas isto tambem faz parte do conjunto de coisas que em nada contribui para melhorar a forma como o desporto evolui em Portugal. Se as coisas nao funcionam assim, entao ha que fazer funcionar, mas nao e retirando gente dos estadios.
CSM1910
Infelizmente em Portugal é necessário para que um Clube possa estar verdadeiramente em casa, no caso do Braga talvez nem precise disso que ia tar na mesma só que ligeiramente, mas os outros precisam, devido à discrepância enorme que há de adeptos. Pelo menos eu acho importante estar em maioria na própria casa independemente do resultado. Da mesma forma que jogar fora é isso mesmo, estar em minoria a fazer a festa na casa dos adversários é suposto ser um dia diferente.
Meu nome é Toni Sylva
Concordo, mas acho os 5% pouco. 10 ou 15 seria suficiente para que ‘quase todos’ fossem da casa.
CSM1910
Também podia ser, acho que 10% era o ideal.
CSM1910
Só é obrigado a ceder 5%*
lipe
Essa “mentalidade parvinha” de que falas por muitas vezes já pôs em perigo a vida ou integridade física dos adeptos do Braga no seu próprio estádio, é que há muita coisa que não passa na televisão. Quem costuma ir aos jogos com os grandes sabe do que falo, cadeiras arremessadas para cima dos adeptos do Braga, parafusos, todo o tipo de objectos. Levam 5% que é aquilo a que têm direito e chega.
Mantorras
Amigo eu ja estive na parte de baixo daquela bancada para onde estavam a ser arremessadas pedras enormes bem la de cima, nao da bancada, mas de um caminho que passa la por cima. As pedras chegam a bancada pela pate do lado e curiosamente so pode acertar mesmo quemm fica naquela parte de baixo… ou seja, o visitante. Sim, entendo… esse perigo todo.
Quanto aos resto, podem ficar com os 95%, fixe para voces, ninguem vai morrer por isso, mas e parvinho sim virem com estas palermices. Escusam de ficar todos ofendidos.
oMeuUserName
“curiosamente so pode acertas mesmo quem fica naquela parte de baixo… ou seja, o visitante.” Ah? Há quantos anos não vens a Braga? É que já há 3/4 anos que os adeptos visitantes ficam na superior da Nascente e do lado contrário ao da Pedreira. Curiosamente, é daí que os “adeptos” do teu clube, nos últimos 3 anos, atiram parafusos, cadeiras e petardos no fim dos jogos para a parte de trás da bancada, enquanto os adeptos do Braga saem. 3 anos seguidos a fazer o mesmo!!! Não adianta ir com crianças de cabeça rachada chamar à atenção aos polícias, não adianta pedir às câmaras de TV que se virem para lá e mostrem a realidade, fazem todos vista grossa, e repete-se tudo ano após ano. Os adeptos da casa perderam o Bar do Estádio à entrada da Alameda, pois em dia de jogo grande está fechado para que os adeptos adversários entrem por essa zona, não só impedindo o funcionamento do Bar, como ocupando a maioria da zona de convívio dos adeptos do Braga. A juntar a isso, no último ano estes jogos grandes começaram a não ter roulotes nas imediações do estádio, por imposição da polícia. Os No Name Boys, nas famosas carrinhas de 9 lugares alugadas pelo clube, estacionam sempre na Decathlon e daí partem a bater em toda a gente até que a polícia os apanhe e os “escolte” para dentro do estádio. Ou seja, os locais perdem vias de acesso, perdem estacionamento, perdem os poucos locais de convívio e “abastecimento” pré-jogo. Os visitantes são deixados na bancada, têm prioridade sobre a principal entrada para o estádio, e os que causam desacatos são escoltados para dentro do estádio. Não deve haver nenhum grande estádio em Portugal onde os visitantes sejam melhor tratados do que em Braga. Veja-se até o exemplo do ano passado, onde os adeptos do Vitória SC até entraram com objetos proibidos dentro do estádio com a conivência da PSP. Para quem vê de fora podem parecer palermices, para quem lida com estas questões constantemente, não se sentindo seguro para ver o futebol na própria casa, são questões bastante importantes.
Não que seja a única explicação, mas o tratamento que os adeptos do Braga têm na própria casa, explica uma boa parte das fracas assistências. E aí o próprio clube tem muita culpa, muito contestado tem sido o Salvador por essa falta de cuidado. Esta medida agrada, porque pelo menos traz mais segurança a quem quer ir “ver a bola”. Não devia ser necessária num mundo ideal, mas na prática acaba por ser bastante benéfica.
Mantorras
1. Se a medida e em funcao da seguranca eu acho que isso devia ser claramente dito. Se assim for cedam 0% que tem o meu apoio. Para grandes males, grandes remedios.
2. Quanto as zaragatas fora do estadio, tenho zero duvidas que tal seja verdade. E vergonhoso que isso continue a acontecer, no entanto e pratica corrente. Se calhar se as tentassem resolver isto a serio resolviam, e resolver a serio nao e dar menos bilhetes.
Ja nao a Braga ha muito tempo, mas fui umas 5 ou 6 vezes antes de sair de Portugal… e em nenhuma das vezes, repito, em NENHUMA das vezes, nao choveram pedras. E olha que nem sempre foi para ver o Benfica, quando calhou Braga vs Varzim para a taca fui ver e chuveram pedras… eramos tipo 20 gajos ali em baixo… nem por isso deixaram de chover pedras.
Nao devia ser preciso ir menos gente. E se eu gostasse de ir a Braga com o meu miudo, para ele ver um estadio diferente, para poder tirar umas fotos, e caso eu morra amanha, ele um dia poder dizer que la esteve com o pai… era fixe eu poder fazer isso. E so isso. Quem diz do Braga, diz de outro sitio qualquer… as picardias nao acabam mas comecam logo na atitude dos dirigentes. E um absurdo brutal a forma como hoje em dia se vive o futebol… basta ler o teu comentario e pelos vistos nem a malta do proprio clube pode ir ver um jogo no seu estadio em paz. Isto tem alguma piada? Ou logica? Enfim, so posso dizer que lamento, mas deviam combater isto a serio, e nao com estas medidas.
O Varandas, que ate considero que nao e grande espingarda de presidente… pelo menos mandou as claques pastar, e verdade seja dita, o mundo nao acabou por causa disso.
oMeuUserName
Quanto ao teu ponto 1, só posso concluir que não viste o vídeo, porque o Salvador aos 20seg do vídeo diz que foi por razões de segurança dos adeptos do Braga.
Quanto às chuvas de pedras que falas, confesso que não sabia, e falo a sério. Nunca utilizo o caminho por trás do ecrã, que é onde presumo que fossem arremessadas as pedras, e nunca tive conhecimento disso. Arremesso de isqueiros, cadeiras, moedas e coisas do género dum lado da bancada para o outro, isso sei que era recorrente. Isso das pedras com essa frequência, nunca ouvi falar, sinceramente. A solução primária foi enjaular os visitantes em vários estádios. Ainda assim, alguns “animais” que foram para o setor visitante nos últimos Braga-Benfica, arranjaram maneira de tirar os parafusos que sustentam as cadeiras e arremessá-los para a bancada inferior, onde estão apenas famílias e a claque feminina do Braga, composta maioritariamente por mulheres mais velhas. Posto isto, parece que o caminho passa mesmo por proibir, visto que não há interesse em identificar e punir os responsáveis.
Uma coisa é certa, no Braga-Benfica desta época, a diferença de segurança foi notória, pelo que parece que o Salvador neste caso tem razão, e parece que é para continuar…
Mantorras
Nao vi nao, de facto. Nesse caso I rest my case. Tenho pena que as coisas sejam assim… e espero que sendo assim, a coisa resulte e ao menos os da casa possam ver o jogo em paz e sossego.
bstrider
Qual espezinhar? Só se formos nós, os locais, os espezinhados. Porque dificilmente os adeptos adversários têm melhores condições em Braga, dentro das limitações do estádio. Ocupam metade da Alameda para separação de adeptos, entram com as camionetas quase pela bancada adentro, já numa zona delimitada. Aos adeptos que não vêm nas camionetas já sabem que estando misturados com os locais pode haver confusão, principalmente nas zonas mais afastadas ao estádio. Mas aí é para os dois lados, porque há quase sempre carrinhas de casuals a rondar essas zonas em Braga. Por isso não sei quem é que é espezinhado. Os locais que vêm se limitados em vários sentidos ou os adversários que entram pela Alameda adentro. Esta limitação a 5%, apesar de não ser perfeita, é a que dá mais garantias de segurança. Aos locais e aos adversários. Infelizmente tem de ser assim quando uma minoria não se sabe comportar, seja locais ou adversários.
Mantorras
Ai e uma questao de seguranca? E isso? Wishful thinking.
MM
Prefiro ver estadio cheio do que meio vazio, mesmo que seja com adeptos adversarios, alem do cash que traz.
Ainda assim concordo com esta medida para garantir mais seguranca para os adeptos do braga, para crair maior clivagem com os grandes e para reafirmar que em braga mandamos nos (ainda que por medidas administrativas) .
Estivela
Giro ver o pessoal aziado. É que todos correm pelo mesmo prisma, não há Benficas Bs nem Portos Bs por muito que queiram. Quero lá saber das assistências, quero é ver famílias de volta e poder andar no estádio sem medo de ser agredido. O que aconteceu depois das medidas propostas. Parabéns pela iniciativa Salvador.
Leonidas
Eu já vou ver jogos de futebol desde 2000, sendo que 90% deles foram jogos do Sporting a jogar fora. A única vez que fui insultado num estádio foi exatamente este ano em Braga. Portanto, ainda há quem vá a Braga ver futebol e tenha medo de ser agredido.
oMeuUserName
Fogo, só uma vez? E apenas um insulto? Que sorte!
Já eu, que nunca me meto nas confusões, já fui ameaçado na Fan Zone do Jamor por elementos da Juve Leo, insultado por adeptos do Sporting no Jamor e em Alvalade, insultado e agredido na Luz, apedrejado 4/5 vezes em Guimarães (não eu, mas o meu veículo), já tive de me desviar de bolas de golfe, pratos, ovos e fruta arremessada em Guimarães, já tive de fugir de pedras arremessadas por vitorianos em Braga, já tive de fugir de elementos dos No Name armados com paus de bandeira em Braga, já fui insultado por boavisteiros em Braga, fui insultado em Moreira de Cónegos, na Vila das Aves, em Leiria, etc.
No entanto, ao longo dos anos, já vi milhares de benfiquistas, sportinguistas e portistas a irem ver jogos a Braga e entrarem pelas mesmas portas dos adeptos do Braga sem nenhum problema. No entanto, raramente vejo um adepto identificado com adereços do Braga nas bancadas da Luz, Dragão ou Alvalade, que não seja no setor visitante. E conheço várias pessoas que já foram, mas vão sem identificação com medo de serem agredidos. Por isso que também gosto muito das deslocações a estádios mais pequenos. Em Moreira de Cónegos o clima costuma ter alguma tensão, pelo facto de pertencer ao concelho de Guimarães, mas já entrei plenamente identificado com os adereços do Braga antes do jogo num café onde só havia adeptos do Moreirense, particularmente membros da sua claque Green Devils, e estive lá ao balcão a beber uma cerveja sem qualquer problema. Já fui a Portimão e estive a conviver numa roulote à porta do estádio com adeptos do Portimonense. Em Barcelos é sempre uma enorme romaria em que os adeptos de ambos os clubes andam na rua misturados sem qualquer problema. Em Aveiro e Coimbra sempre nos sentimos à vontade, principalmente na cidade dos estudantes. Em Setúbal esta época estive na roulote plenamente identificado e rodeado de vitorianos sem qualquer problema. Nunca consigo estar 100% à vontade, mas esse clima de convívio é que torna isto bonito, além do jogo dentro das 4 linhas. Agora estar impedido de ir à Fan Zone do Jamor (supostamente para os adeptos de ambos os clubes) porque essa zona estava “controlada” pelas claques do Sporting, ter de fugir a centenas de metros da minha própria casa depois dum jogo porque há adeptos adversários que são atrasados mentais, ou estar consciente que vou voltar sem vidro da viagem a 18km ao lado (e que é sempre uma roleta russa se sou atingido ou não), isso não é bonito. Eu gosto de cânticos provocatórios e de brincadeiras e gestos (dizer adeus aos rivais depois de uma derrota dá sempre algum sabor, mas devia ficar por aí), mais do que isso não. Até porque tenho amigos de muitos clubes, e penso sempre que do outro lado pode estar um deles…
No seu caso em específico, não pode exigir ser recebido duma maneira, quando os adeptos do seu clube não recebem dessa maneira. Infelizmente, 90% dos clubes têm telhados de vidro nesse aspecto…
Bracaro
Não sei se vai, mas de há dois para cá temos sido apedrejados tanto à chegada como à saída no Bonfim. Na Vila das Aves aquilo é um festival dos polícias no lombo das pessoas. Em Moreira como disseste é super tranquilo, a não ser que estejam lá elementos do WA que gostam de ir lá cuscar o que se passar
oMeuUserName
Fui ao Bonfim esta época, como disse no comentário. E foi super tranquilo… Eu fui em carro próprio, não fui na viagem organizada, por isso não sei de apedrejamentos. No entanto, duvido que os apedrejamentos tenham origem em vitorianos, visto que até há um historial de amizade entre o VIII Exército (claque vitoriana) e as claques do Braga, nomeadamente os Red Boys. Ou isso acabou e descambou para o torto, ou então são adeptos de outros clubes dali de perto, se me faço entender…
Bracaro
Conheço essas relações, mas fomos apedrejados pelo Grupo 1910 à chegada do Bonfim. Isto tudo começou depois daquela eliminação deles contra nós na Taça de Portugal, com um golo do Pablo.
Por falar de clubes dali de perto, certamente te lembras do jogo da época passada em Felgueiras em que braguistas foram apedrejados por vitorianos…
Nazgul
Uma mentira contada muitas vezes torna-se real, o salvador sempre teve uma língua comprida, mas também tem o nariz sempre a crescer! Quando o Porto foi jogar a Braga em vez de 2500 bilhetes o Braga deu 3500 porque o Porto pediu … “não perca esta oportunidade de comprar o Alan”
O Braga é o Benfica B yeah right …
Barinho
Nessa altura o Braga ainda não tinha instituído essa medida, só começou esta época…
Nazgul
Completamente Mentira! O Benfica tb pediu e foi recusado além de que o Braga meteu os bilhetes o dobro do preço!
Barinho
Como sempre os adeptos dos grandes acham que sabem mais dos outros clubes que os seus próprios adeptos…
Meu caro, a época passada o Benfica veio cá perto do do fim do campeonato e teve direito a encher a nascente superior. Esse jogo ficou famoso pela tarja gigante que a claque do Braga pos e que ficou em frente aos adeptos do Benfica e depois os tipos da sic confundiram os monumentos de Braga com os de Lisboa…
Depois começou a nova época e pra já vieram cá Benfica e Sporting e tiveram direito aos 5% e o Porto ainda não veio cá desde essa medida.
Nazgul
22/03/2019
“A pedido do FC Porto, o SC Braga cedeu mais 1.000 bilhetes a preço de público, respeitando a política de bilhética definida pelo clube já no arranque da época. Assim sendo, foi enviado para o emblema visitante um total de 3500 bilhetes, o que corresponde a cerca de metade da Nascente Superior.”
28/08/2019
“O SC Braga enviou para a Luz 1.614 bilhetes, cumprindo o que está determinado no Regulamento de Competições da Liga. Deste lote, 1.514 dizem respeito aos 5 por cento da lotação do Estádio Municipal de Braga, a 31 euros, e os restantes 100, com o preço de 93 euros, são referentes à bancada de primeira categoria a que os clubes visitantes também têm direito. Os responsáveis minhotos aplicaram os valores máximos permitidos.”
Vá sabichão vai lá argumentar e dizer do antes e depois bla bla o salvador é um santo diferente dos outros!
oMeuUserName
“Devido à enorme procura de bilhetes que excede largamente a oferta inicialmente destinada para os nossos Sócios, para o jogo da 31.ª jornada entre o Sporting Clube de Braga e o Sport Lisboa e Benfica, informamos que todos os restantes Sócios, adeptos e simpatizantes do Sport Lisboa e Benfica, que estejam interessados em assistir ao jogo, poderão ainda adquirir bilhetes.
Estes, estão disponíveis nos pontos de venda oficiais do Sporting Clube de Braga, isto é, nas Bilheteiras do Estádio Municipal de Braga e nas lojas oficiais do SCB no Shopping Braga Parque e no Edifício Liberdade Street Fashion.
Estes ingressos são para a Bancada Nascente Superior, que está destinada exclusivamente para os Sócios, adeptos e simpatizantes do nosso clube.
Lisboa, 24 de abril de 2019”
in slbenfica.pt
Atenta no último parágrafo, sabichão. Puseste a transcrição de que metade da Nascente Superior era para o Porto, mas um mês depois, o teu clube põe no site oficial que a bancada TODA era para o Benfica. E agora, sabichão? Se não sabes distinguir entre 2018/2019 e 2019/2020, o problema é teu! O Braga implementou a medida na época 2019/2020, sendo que o Benfica foi a primeira “vítima” dessa medida. O Sporting já foi a Braga nas mesmas condições, e o Porto também iria. A diferença seriam os preços, visto que o Sporting e o Porto aceitaram um acordo de permuta com o Braga de 1500 bilhetes a 10€ na 1ª e na 2ª volta, garantindo o preço baixo para os seus adeptos. O Benfica recusou o acordo de permuta, pelo que o Braga aplicou os preços máximos permitidos por lei, pois não tinha a palavra do Benfica para na 2ª volta fazer os mesmos preços. Isto para não falar do tratamento dos adeptos do Braga na Luz na época passada, em que puseram 1500 pessoas numa bancada com 750 lugares. Mas o sabichão é que sabe…
Nazgul
Sabichão sabes ver a diferença de preços e de bilhetes? Não venhas com histórias disponibilizaram nos últimos dias quando viram que não vendiam mais e não enchiam o estádio, e puseram ao dobro e triplo do preço coisa que só acontece quando vai aí o Benfica …
eu até simpatizo com o Braga e acho que cresceu bastante, mas esse presidente metesse em bicos de pés para tentar chegar ao joelhos de muitos, que levante menos a garganta que muitas vezes só se enterra!
O Benfica é maior que o resto dos clubes e tem muito mais adeptos e depois todos aproveitam se para nos aumentar o preço, quando depois vierem todos pedir mais igualdade nos direitos o Benfica faz o manguito e choram!
oMeuUserName
Tu é que não sabes ver a diferença de épocas!
Para a época 2018/2019, o número de bilhetes disponível e o preço dos mesmos, para Porto e Benfica, foram exatamente os MESMOS. Houve apenas uma ligeira diferença: o Porto teve 3500 para vender nas suas lojas, enquanto o resto estava à venda nas lojas do Braga, enquanto o Benfica teve 2500 para vender nas suas lojas mais os outros nas lojas do Braga. O preço foi O MESMO, porque o Braga tem a política de bilhética definida desde o início da época. Tal como diz nesse texto que tu próprio colocaste: “o SC Braga cedeu mais 1.000 bilhetes A PREÇO DE PÚBLICO”. Ora, o preço de público para os jogos com Benfica, Porto e Sporting variava entre os 30 e os 60€ nessa época, e foram esses os preços praticados em Março de 2019 na recepção ao Porto e em Abril de 2019 na recepção ao Benfica. “Disponibilizaram nos últimos dias”, o jogo foi no dia 28, essa citação que pus do site do Benfica foi no dia 24… Precisam de mais de 4 dias para comprar bilhetes? Não chegam 4 dias? É que o Benfica pôs os seus bilhetes à venda precisamente no mesmo dia, o dia 24… Logo, o Braga já tinha à venda os bilhetes no dia em que o Benfica os colocou à venda… Ou seja, o Braga até teve mais tempo os bilhetes à venda do que o próprio Benfica…
Acontece que, para a época 2019/2020, o Braga alterou a sua política de bilhética para esses jogos, sendo que não põe à venda mais bilhetes do que a lei exige (5% da lotação mais 100 bilhetes de público). Os preços, como já expliquei, têm a ver com as permutas que os clubes fazem. Na época passada o Porto teve direito a 1500 bilhetes a 10€ mais 1000 a 20€, porque na primeira volta o Braga teve direito a, precisamente, 1500 bilhetes a 10€ mais 1000 a 20€… A isso chama-se um acordo de permuta. Os restantes bilhetes para essa bancada foram vendidos a preço de público como tabelado no início da época (30 a 60€). O Braga e o Benfica também costumam fazer permutas. Mas, nesta época, o Vieira aziou e disse que queria mais do que 1500 bilhetes. O Salvador disse que não, que são 1500 para todos. Posto isso, o Vieira disse que não queria fazer acordo de permuta, e então o Braga pôs os bilhetes ao preço máximo: 31€ para os 1500 obrigatórios da lei e 93€ para os 100 bilhetes de público. Na 2ª volta, o preço dos bilhetes para os adeptos do Braga foi de 30€, sendo que vocês até seriam obrigados a ceder 3250 bilhetes pela lei, mas o Braga recusou parte. Logo, não vejo o que vocês se queixam… O Sporting já cá veio depois de vocês e tiveram exatamente o mesmo número de bilhetes, sendo que os preços foram bastante diferentes, precisamente porque os clubes estabeleceram um acordo de permuta na 1ª volta. Se o Porto fosse a Braga jogar em condições normais, teria direito exatamente ao mesmo número de bilhetes, sendo que o preço deveria ser de 18€, que foi o que os adeptos do Braga pagaram na 1ª volta no Dragão…
Podes tentar encontrar as conspirações que quiseres, mas eu apresento os factos, sabichão. Tu dizes que o teu clube teve menos bilhetes, quando te mostro uma citação tirada precisamente do site do teu clube a dizer que a bancada Superior era na sua totalidade destinada a adeptos do Benfica. Foi até célebre as imagens da tifo com monumentos da cidade de Braga e o Paulo Garcia da SIC a dizer que eram monumentos de Lisboa… Podes ir rever e verás a bancada Nascente Superior repleta de benfiquistas… Se ainda assim não acreditares, o problema é teu, tira as palas.
CSM1910
A questão é que a partir desta época o Braga aplicou esta medida dos 5% para todos.
Leonidas
Este ano tive a infeliz ideia de ver o jogo Braga – Sporting ao estádio. Pela primeira vez na minha vida fui impedido de comprar um bilhete para ver o jogo. Resultado: tive de recorrer ao “mercado negro” (dando dinheiro às claques), ver o jogo junto das claques e só pude sair do estádio 1h depois do jogo acabar. Foi do modo que tive a certeza que nunca mais irei ver um jogo a Braga.
Giuseppe F
Ir a Braga é “engraçado” mas isso não é exclusivo.
Em Guimarães na primeira derrota do Keizer foi uma vergonha o que se passou com os adeptos do Sporting a ficarem retidos à entrada da cidade até 20 depois (sim depois) do jogo começar. O pessoal do norte (aí uns 400) ficou a entrada do estádio à espera cercados pela polícia. Entramos aos 40 minutos de jogo. Eu gostava de saber quem é que me vai restituir 40% do bilhete. E também gostava de saber se isto se passa em Alvalade (sempre que la vou fico à espera que os adeptos visitantes passem primeiro).
oMeuUserName
Em Guimarães na época passada aconteceu o mesmo aos adeptos do Braga… Ficaram parados 20min na auto-estrada à entrada da cidade, chegaram 20min depois do jogo à universidade e ainda fizeram 1km a pé até ao estádio, começando a entrar aos 40min. Em Braga, 30min antes do jogo começar, estavam TODOS lá dentro. Mas aqui há MUITA culpa da PSP e dos respectivos comandos distritais…
Barinho
E então? O Braga enviou os 5% a que vocês tinham direito. Podias ter comprado pela bilheteira do teu clube.
Nestes jogos o clube só disponibiliza bilhetes de sócios e muito bem. É a única maneira de andar seguro. Os últimos anos com o Benfica só não aconteceram desgraças por milagre. Cadeira a ser arremessadas desde o alto do estádio até cá abaixo onde saíam os adeptos do Braga, se uma acerta em alguém mata. Confusões a entrar e a sair com misturas. Assim não há problema nenhum.
Leonidas
Nunca me tinha acontecido algo semelhante e já fui ver jogos do Sporting ao Dragão e à Luz. E há uns anos fui ver um Braga-Sporting também sem problema.
É óbvio que se as condições que eu tenho para ir ver um jogo do meu clube é ficar “enjaulado”, no meio das claques e ter de ficar uma hora no estádio depois do jogo prefiro ficar em casa.
oMeuUserName
Mas os adeptos do Braga quando vão a Alvalade ficam onde? E quem diz do Braga, diz os outros todos… Não ficam enjaulados? Não saem só 1h depois do jogo? Que eu saiba, não és mais que ninguém… Até te digo mais, os adeptos do Braga vão a Alvalade e ficam lá em cima no cantinho, sendo que a bancada inferior, que também está “enjaulada”, fica vazia. Os adeptos do Sporting vieram a Braga para a Final Four no ano passado, pagaram bilhetes a 10€ para a Superior e viram o jogo na Inferior. Este ano, tinham bilhetes à venda para a bancada Inferior por 10€ para 2 setores. Os outros 3 clubes (Braga, Porto e Vitória) só tinham bilhetes a 10€ para a bancada superior, na inferior o mínimo era 15€. Vocês até são dos que menos razões de queixa têm.
André
Leonidas, essa questão de teres de fica “enjaulado” no meio das claques é um problema que tem de ser resolvido pelo Sporting e não pelo Braga. O Braga disponibiliza os bilhetes que tem de disponibilizar, e bem na minha opinião, o Sporting é que decide onde e a quem os vende. Isto aplica-se a todos os clubes.
Leonidas
O Sporting não manda nada neste caso. Não é o Sporting que decide para onde vão os adeptos no estádio do Braga. Se o Sporting não tivesse vendido um único bilhete às claques teríamos de ir na mesma para aquele local.
Giuseppe F
Não entendo a questão aqui? O Sporting da mais do 5%? 5% não é o mínimo obrigatório?
Barinho
A questão é que geralmente para além dos 5% que é obrigatório ceder ao adversário até um preço máximo, nas bilheteiras dos clubes também há bilhetes de público. Nestes jogos o Braga apenas envia os 5% e de resto só vende mais bilhetes a sócios e também ha os que tem ligar anual.
Giuseppe F
Tudo normal portanto. Qual é a questão aqui?
Leonidas
A questão é não vender bilhetes a público geral. Que é algo extremamente incomum de acontecer.
CSM1910
É extremamente incomum em Portugal. Na Inglaterra acontece não em todos os jogos, mas em vários jogos. O Braga só é obrigado a ceder 5%.
Meu nome é Toni Sylva
Mas o Braga tem sócios que cheguem para ficarem com 95% dos bilhetes?
CSM1910
Se tem ou não isso é problema do Clube da casa. Se o obrigatório é ceder 5%, os Clubes só têm que ceder essa percentagem. Se o Clube da casa prefere ter meia casa prefere ter 20 mil no Estádio e tar em maioria do que ter 30 mil e tar 50/50, aí o problema é deles, eles é que sabem. Eu gostava que a medida fosse aplicada no Marítimo.
Meu nome é Toni Sylva
Mas só por curiosidade, os adeptos que não são do Marítimo conseguem encher muito mais de 5% de um estádio que fica na Madeira?
CSM1910
Eu não percebi muito bem a tua questão. Refereste aos adeptos do Benfica e do Porto? Bem se for a contar só com os que vêm de fora, nem 5% conseguem, mas a contar com os Madeirenses que são adeptos desses Clubes conseguem meio estádio.
Meu nome é Toni Sylva
Não tinha essa ideia, achava que na Madeira era tudo muito mais dos clubes da região.
Antonio Clismo
As assistências em Braga até têm caído nos últimos tempos. A cidade e a região já andaram mais de mãos dadas com o clube do que agora.
HeberPrincipe
Na tribuna também?
E o que temos
Mas vai continuar a abrir excepções para os amigos
Givanildo Vieira de Sousa
Braga e amigos na mesma frase só remete para um clube. E esse clube é o Benfica.
Francisco Goncalves
Porto e Sporting?
Mantorras
Teorias ha muitas, factos e que normalmente sao poucos.
Givanildo Vieira de Sousa
Então vamos a factos:
Últimos 15 jogos entre Braga e Benfica: 13 vitórias do Benfica
Últimos 15 jogos entre Braga e Porto: 7 vitórias do Porto
Últimos 15 jogos entre Braga e Sporting: 6 vitórias do Sporting
E nem vou falar do handicap, que muitos dos jogos foram 4 ou 5 batatas.
Barinho
Se calhar pode ser porque sei lá não sei, o Benfica nos últimos anos tem sido mais forte que o Porto e Sporting? Já foste ver o histórico das outras equipas contra o Benfica e comparaste com os outros dois? Sabias que por exemplo o Sporting nos últimos jogos com o Benfica tem um registo semelhante ao Braga. E que o Vitória por exemplo tem ainda pior? Também são todos Benfica B?
E já agora há uns anos essa tendência era contra o Porto porque era a equipa mais forte. Aposto que ainda nunca te passou pela cabeça chamar aos outros de Porto B, mas aos benfiquistas passava.
Enfim nem vale a pena discutir mais este tópico, é o mesmo que tentar falar com uma parede.
Givanildo Vieira de Sousa
Felizmente tenho amigos em Braga e são do Braga desde pquenos e não tem problemas em admitir que sempre que jogam contra o Benfica sabem que se “passa algo”, que os jogos são diferentes…
E o que temos
Tenho amigos do braga que dizem o contrário, e esta hein?!
Barinho
Vocês não se cansam desse disco riscado? É o Benfica B, é o Porto B, é o que convém. Nem esta época que ganhamos aos 3 se deixam disso. Uma bela amostra da falta de cultura desportiva em Portugal.
bstrider
quais excepções?
Daniel Alves
Provavelmente aquela que abriu ao Porto na época passada, onde os adeptos do Porto tiveram a parte superior de uma bancada toda para eles. O Benfica foi lá umas jornadas depois e teve o cantinho do costume.
oMeuUserName
Mentira!
“Devido à enorme procura de bilhetes que excede largamente a oferta inicialmente destinada para os nossos Sócios, para o jogo da 31.ª jornada entre o Sporting Clube de Braga e o Sport Lisboa e Benfica, informamos que todos os restantes Sócios, adeptos e simpatizantes do Sport Lisboa e Benfica, que estejam interessados em assistir ao jogo, poderão ainda adquirir bilhetes.
Estes, estão disponíveis nos pontos de venda oficiais do Sporting Clube de Braga, isto é, nas Bilheteiras do Estádio Municipal de Braga e nas lojas oficiais do SCB no Shopping Braga Parque e no Edifício Liberdade Street Fashion.
Estes ingressos são para a Bancada Nascente Superior, que está destinada exclusivamente para os Sócios, adeptos e simpatizantes do nosso clube.
Lisboa, 24 de abril de 2019”
in slbenfica.pt
O Benfica teve menos bilhetes quando foi jogar a Braga ESTA época. Da mesma maneira que o Sporting teve menos, e o Porto teria se a Covid-19 deixasse…
Barinho
Nessa altura o Braga ainda não tinha instituído essa medida, só começou esta época…
Daniel Alves
Não digo o contrário. O meu comentário nem era em tom de crítica, era mesmo só a dizer qual foi a excepção.
Mantorras
Deram na mesma a bancada ao Porto e 4 bilhetes e meio ao Benfica. Nao era medida instituida, mas ja se praticava e ja era so para alguns.
oMeuUserName
Mentira… Já pus a citação do site do teu clube acima…
Mantorras
Ja vi. Nao sei porque acho que isso foi o ano passado entao… porque eu juraria que foi, mas ok. My bad.
oMeuUserName
Porque foi logo à 4ª jornada desta época, bem no início…