Quando é que vamos começar a “meter o dedo na ferida”? A “chamar os bois pelos nomes”?
Quando há um problema em Portugal identificado num clube, temos a tendência a criticar o tema sempre acompanhado de um “mas isto acontece em todos os clubes”, para suavizar. E NÃO! NÃO ACONTECE EM TODOS.
Se há, efectivamente, características que são paralelas principalmente aos clubes (como a forma de estar no desporto das claques, apenas para citar um exemplo), há outras que são muito próprias e enraizadas em determinados clubes.
E por mais que possa doer aos adeptos mais coerentes e mais desportistas do FCP, esta é forma de estar no futebol nos últimos 30 e picos anos.
Cria-se e espalha-se uma teoria de que “toda a gente nos quer mal”, “somos o alvo a abater”. E vai desde clubes rivais (especialmente o Benfica, que terá poder sobre toda a sociedade, e que toda a sociedade quer o Benfica vencedor), passando pelos políticos e governos, arbitragem, principais instituições com responsabilidade no desporto, enfim tudo por onde se possa pegar. Monta-se retórica de que é contra todos, criando motivações baseadas no ódio que é constantemente semeado na mente dos seus seguidores (por mais que neguem e que tentem arranjar sempre justificação quando acontece, a verdade é que os responsáveis do Porto passam a vida a falar do rival, em jornais, canal do clube, adeptos no estádio a jogar contra um Tondela e a gritarem “Filhos da… SLB), e conseguem atingir até algumas das mentes mais coerentes e menos apologistas deste tipo de estratégia, que constantemente bombardeadas por este discurso ano após ano, acabam por se “render”.
Qualquer decisão que seja negativa para o clube, grande parte dos adeptos já nem tem o discernimento de avaliar se foi justa, bem ajuizada ou não. É logo “roubo”… “contra tudo e contra todos”… por ai em diante.. Neste caso o jogo parece-me que foi bem ajuizado. Não vejo por onde o Porto possa ter assim tanta queixa da arbitragem.
O Porto terá muitos méritos noutro tipo de situações assim como Benfica e Sporting também terão as suas características muito próprias e claro, varias delas negativas, mas isto… isto é a forma de estar do Porto.
Alguns PS:
– Tanto Benfica com Vieira, como o SCP, especialmente com Bruno de Carvalho, tentaram replicar esta estratégia com base no ódio, felizmente sem grande sucesso.
– Criticas a arbitragem? Óbvio que todos os clubes fazem, principalmente nos momentos que estão apertados, geralmente dirigentes. Agora, não me lembro de muitos jogadores no ativo fazerem este tipo de insinuações. Estou curioso para saber se vai ser castigado e que tipo de castigo terá.
– Queria também ter introduzido no texto, para reforçar a minha opinião, o momento do Telles com o cachecol a dizer “Toda a mer£§ é Benfica”…
Por fim, algo que acho muito importante, mas que está a passar pelos pingos da chuva:
Na final da taça, supostamente, não estavam só presentes a comitiva do Porto, do Benfica e da Liga? Se sim, então quem proferiu aquelas injurias ao logo de todo o jogo com especial foco no momento da expulsão até ao final da primeira parte? Perfeitamente audíveis, sem sequer ser necessário aumentar o volume da TV. Desde corno, passado por ladra e filho da…?
Queremos estar no futebol a sério ou a brincar? Queremos ter um futebol admirável e chamativo ou queremos continuar mais 20 ou 30 anos com estas mesquinhices todas?
Tenho a ilusão que um dia se possa começar a trabalhar para limpar os podres do nosso futebol, começando por atribuir castigos grandes (suspensões e multas) a clubes, dirigentes e jogadores. Quem faz parte do futebol não pode contribuir para este clima tóxico.
Saudações a todos
Filipe22
Posted
Agosto 3, 2020 at
2:42 pm
O Bernardo Silva é punido por um post no Twitter (que era uma brincadeira entre colegas de equipa) e este cromo vem dizer isto na televisão e não se passa nada?
Tiago Martins
Posted
Agosto 2, 2020 at
10:53 pm
Estamos em Portugal, tudo é permitido! Fosse isto num campeonato a sério e Octávio falhava uma série de jogos.
TBL
Posted
Agosto 2, 2020 at
2:36 pm
Acho que a pior coisa que se pode fazer perante declarações deste (baixo) nível é não perder grande tempos com os Otávios desta vida, sejam de que clube forem. É triste não saber perder nem saber ganhar.
Ventola28
Posted
Agosto 2, 2020 at
1:25 pm
Nao tens razao nenhuma de queixa, aliás ainda devias era perguntar como é que acabaste o jogo sem levar um unico amarelo quando só te faltou bater no arbitro! És dos jogadores mais nojentos que andam no futebol portugues!
Ganhas-te e ganhas-te bem agora vires com esse paleio de coitadinhos só te fica é mal e nao tens razao nenhuma!
Agora fico á espera do teu castigo pelas palavras proferidas! Mas vou esperar sentado pra nao me cansar!
Joga_Bonito
Posted
Agosto 2, 2020 at
12:32 pm
Está aberta a época de stand-up comedy!
Pedro Geraldo
Posted
Agosto 2, 2020 at
12:06 pm
Acusarem o Otávio como se fosse um caso isolado é patético. Infelizmente em Portugal isto é comum no meio futebolístico e abrange todos os clubes. Agora quanto há forma de estar do FC Porto tem muitos defeitos mas uma virtude não se pode negar: a garra e o empenho visível no apoio dos suplentes e dos que estavam na bancada. Fez me lembrar quando comecei a jogar rugby na AAC nos anos oitenta: éramos a única equipa que dava luta às equipas de Lisboa que tinham a hegemonia do rugby em Portugal e fazíamos disso uma bandeira principalmente no nosso estádio onde não admitiamo que o árbitro não fosse imparcial, coisa que não acontecia quando jogávamos na capital. E sim, pressionávamos o árbitro e não muitas vezes os jogos acabavam em batalha campal o que hoje carinhosamente chamamos de Rugby das cavernas e do qual não nos orgulhamos.
Ventola28
Posted
Agosto 2, 2020 at
5:20 pm
Ter garra acho muito bem ! Agora chamares garra á aquilo o que os jogadores do porto fazem e principalmente o banco do porto nao esta correto, a isso nao se chama garra mas sim impunidade! Por varias vezes vimos esta epoca e nas outras os jogadores do porto a rodearem os arbitros! Coisa que nao se vê quando jogam para a liga europa ou liga dos campeoes! Vai la ver a reacao dos jogadores do porto quando em leverkursen o arbitro mandou repetir o penalty.. ve la a reacao! Agora imagina se mandassem repetir um penalty contra o porto em portugal.. coitado do arbitro! Alias, ver um treinador como o conceicao quando devia ser exemplo devido á instituicao que represente apontar o dedo ao arbitro a ameaça-lo como se viu ontem diz muito do que sempre foi a impunidade e da porcaria que é o futebol portugues!
Atençao toda a gente tem o direito de protestar as decisoes da equipa de arbitragem, mas tem que ser feito com modos e pra isso existe o capitao! Apesar de ser igual em todas as equipas que todos os jogadores protestam! Mas os exageros nos protestos vem sempre do mesmo clube, e chegasse ao fim nao á suspensoes pra ninguem e enquanto uns pagam aos 30 e 40 mil de multas outros pagam aos 150 e 300€..
Johnaw
Posted
Agosto 2, 2020 at
12:57 pm
Quando se está a ganhar é mais fácil estar a apoiar.
A verdade é que não tem nada de garra aquilp quebo bamco do Porto fez, apenas mostra a cultura de impumidade que passa por ali.
Ver o jogo sem adeptos permite ouvir as palvras do banco todo do Porto cada vez que é apitada uma falta, então se usarem a opção de desligar os comentários, chega a meter nojo, aa facilidade com que sai o insulto, principalmente ao árbitro.
Quanto à fazer lembrar o rugby da académica, ja la gui jogar bastantes vezes, talvez seja a cultura do Norte, da mesma maneira que uma pessoa que no trabalho fala com os outros através do que alguns poderiam considerar insultos, mas é apenas a forma de falarem.
Mas a verdade é que jogar rugby no estádio Sérgio Conceição (estadio do AAC) continua a ser dos ambientes mais vergonhosos do rugby português. Num desporto que prezam tanto em Portugal por se considerar diferente, e ainda por cima por ser amador, o insulto ao arbitro e a jogadores a partir das bancadas é habitual. E pior ainda é num desporto amador e com tao poucos adeptos, são as tentativas constantes de intimidação dos adeptos do AAC a tudo o que seja outsider.
Antigamente percebo pq poderia ser uma bandeira, hoje em dia acho apenas triste.
Pedro Geraldo
Posted
Agosto 2, 2020 at
2:51 pm
Não estou a falar do estádio Sérgio Conceição mas sim do Universitário onde não havia bancadas. Mas de qualquer forma recordo que uma das páginas mais tristes do rugby nacional se passou no ano passado em Lisboa onde vi miúdos das camadas jovens das equipas envolvidas a baterem em pessoas de idade. Mas tudo bem, de Coimbra para baixo é só cavalheiros.
Rui Silva
Posted
Agosto 2, 2020 at
11:05 am
Atitude execrável. Ganhou (e bem), é um dos jogadores menos leais do plantel do Porto (e tem muitos – com Pepe à cabeça), a expulsão do jogador do FCP foi bem decidida, e podia ter havido outra até porque Pepe tenta – e talvez consiga, não sei, nem importa – agredir Vinicius com uma cotovelada. Ou seja, tinha tudo para estar calado, mas a sua falta de lealdade mas também cultura que lhe é transmitida (por vários membros da administração e treinador à cabeça) é mesmo esta.
PS: questão – houve var? É que o segundo golo de mbemba nem foi ao var. Não sei como é possível. Também uma bola na mão na primeira parte, na área do Porto, não foi. É estranho…
Ventola28
Posted
Agosto 2, 2020 at
5:23 pm
O mais bonito disso tudo desse lance do pepe é que ele tenta ou agrediu(nao da para ver bem) o vinicius e atirasse para o chao e o vinicius é q leva amarelo!
Pelo que dizem houve VAR mas a linha só apareceu uns 15/20m depois! A mim pareceu-me logo fora de jogo! Mas isso nao é desculpa uma equipa a jogar 50m com 10 tem que fazer muito mais,nem que nao consiga marcar o que ás vezes acontece, o problema é que nem ocasioes criava!
andresilvac
Posted
Agosto 2, 2020 at
1:42 pm
Eu vi Essa repetição desse lance apesar de fraca a realização mostrou a bola toca quando o braço está encolhido e totalmente furtuito o lance é inócuo na minha opinião Otávio poderia e deveria ter criticado o critério de ASD esse sim foi vergonhoso até comparando com jogos desta época, assim de cabeça no jogo do Dragão na 2a volta perdoa a expulsão ao Taarabt 2 ou 3x e o penalty apesar de existente é 20x menos notório que um que ASD deixou por marcar sobre o Marega contra o Rio Ave no Dragão.
Mas isso já se sabe não é a toa que ASD sendo o melhor árbitro português só apita jogos em Portugal tudo o que seja UEFA e FIFA o melhor que consegue é ser assistente de VAR e provavelmente apenas foi por termos sido das 3 4 ligas a adoptar o VAR experimentalmente mas nem assim conseguiu ser VAR no campeonato do Mundo
Pitoxoroglu
Posted
Agosto 2, 2020 at
12:13 pm
O Octavio devia conter-se neste tipo de comentários, agora confundir atitude e raça com falta de lealdade é não querer ver.
Tivesse qualquer equipa em Portugal 1 jogador com metade da raça do Otávio e estaria sempre mais perto de ganhar…
Dando o exemplo do Pizzi, aconselho a verem os jogos dele sem bola, tem quase tanta preponderância no jogo como o cameraman…
Rui Silva
Posted
Agosto 2, 2020 at
2:09 pm
O Pepe também é só raça quando agride/tenta agredir jogadores do Benfica em todos os jogos (vlachodimos, taraabt, Vinicius)? Eu acho que um jogador pode ter raça e ser desleal. É o caso. E é falta de lealdade a partir do momento em que faz este comentário sem razão – o Benfica não foi beneficiado, ponto final. Para além disso ele próprio tem de ficar satisfeito por ter terminado o jogo sem ver um único amarelo apesar dos recorrentes protestos muito exuberantes – lembro-me de um em direção ao fiscal de linha em que o árbitro só não lhe mostra amarelo por nítida falta de coragem.
Aurinegro
Posted
Agosto 2, 2020 at
11:58 am
O golo foi ao VAR. Estava 3 cm em jogo. Mostraram a imagem das linhas mais tarde.
Mas normal que não tenhas visto. Foi uma das piores produções televisivas de um evento desportivo que vi em muito tempo. Mostravam adeptos enquanto o jogo a decorrer, mostravam repetições durante demasiado tempo (o Mbemba com os braços abertos passou inumeras vezes) e por fim, má escolha de angulos em diferentes lances.
Ventola28
Posted
Agosto 2, 2020 at
5:25 pm
O que é estranho é que por norma quando a decisao é tomada eles ja tem os lances com as linhas e no maximo 1 ou 2m mostram as linhas.. aqui demorou 15 a 20m.. mas pronto vamos acreditar que estava mesmo 3cm…
Rui Silva
Posted
Agosto 2, 2020 at
2:05 pm
Aurinegro, eu duvidei se foi ao var precisamente pelo facto de terem sido 3 cm. A avaliar pelo que aconteceu durante a liga, um lance deste género costuma demorar uns bons 3/4 min a ser avaliado. Este foi rapidamente validado, e a imagem com linha só apareceu passados uns 10 min… De resto concordo – péssima produção.
Azevedo
Posted
Agosto 2, 2020 at
11:04 am
Penso exatamente da mesma maneira como Otávio, mas não devia ser ele a falar do assunto jogo mais que encomendado este. Luiz Diaz bem expulso, mas 2 minutos antes Gabriel faz entrada para vermelho direto nem falta foi, Rubem dias e Jardel quantas vezes forem poupados o segundo cartão amarelo? Aquele pênalti só e marcado para tentar meter o Benfica em jogo, não seria marcado a mais nenhuma equipa em Portugal. A melhor resposta foi mesmo levantar a taça.
JJ da bancada
Posted
Agosto 2, 2020 at
2:04 pm
Faz lá um comentário a sério agora… Porque só podes estar a brincar em relação ao pênalti. O marega de todas as vezes que caía era falta, O 2 golo do Porto, a falta é no mínimo discutível… Ah é as palhaçadas do Pepe??? Nem O batatinha fazia tanta palhaçada!
RicardoFaria
Posted
Agosto 2, 2020 at
3:50 pm
Isso das fitas todos os jogadores fazem..
O Ruben Dias fez uma fita num lance em que o corte do Otávio é totalmente levar e o ASD marca falta.
Nesse lance Otavio devia ter levado amarelo por ter exagerado nos protestos..
Saudações DesPortistas!
JJ da bancada
Posted
Agosto 2, 2020 at
7:48 pm
Sem dúvidas que todos os fazem mas de certeza que concordas comigo de que o Pepe é uma coisa por demais…
RicardoFaria
Posted
Agosto 2, 2020 at
8:14 pm
Sim, o Pepe abusa mas todos fazem e isso é algo que a mim me irrita..
As vezes ninguém lhes toca e parece que estão a ter um ataque cardíaco.. enfim.
Saudações DesPortistas!
Winchester
Posted
Agosto 2, 2020 at
11:03 am
Este tipo de declarações num campeonato a sério, com uma liga a sério e com um conselho de disciplina a sério, daria direito a uma boa multa e a uns quantos jogos de suspensão.
Assim, estes personagens, que não existem só no FC Porto e portanto sejam eles de que de clube for, começavam a pensar duas ou três vezes antes de abrir o chinelo.
O futebol em Portugal é digno de anedota.
B.Jardim
Posted
Agosto 2, 2020 at
10:57 am
Otávio nesta época tornou-se o melhor 10 do campeonato. Muita inteligência e acerto técnico no seu jogo, aliado a uma raça incrivél e alguma falta de requinte visual, fazem qualquer adversário odiá-lo e pintar uma caricatura daquilo que ele é: ” jogador asqueroso, bla bla bla”
Já quem gosta de ver futebol pelo futebol tem que gostar deste jogador. Dos poucos do campeonato português que tem qualidade técnica de outros tempos.
Joao Duarte
Posted
Agosto 2, 2020 at
11:21 am
As coisas não são dissociáveis. Pode ser bom jogador tecnicamente, mas não deixa de ser uma pessoa asquerosa. É raro o jogo onde não tenha uma atitude nojenta. Gosto de ver futebol pelo futebol e não é por isso que tenho de admirar o Otávio. Aliás, quem gosta de futebol deveria recriminar as suas atitudes.
Kafka
Posted
Agosto 2, 2020 at
10:45 am
O “Somos Porto” é isto em estado de puro, ou seja, uma completa falta de noção da realidade, completa falta de respeito, de educação e acima de tudo uma completas falta de memoria por tudo o que se anda a passar nos últimos 40 anos
Estigarribia
Posted
Agosto 2, 2020 at
9:08 am
Ridículo. O Otávio é dos jogadores mais nojentos do futebol português. Num futebol a sério, este indivíduo já estaria suspenso pelas insinuações aqui lançadas. Mas é o futebol português, malta…
Saudações Leoninas
Nickles
Posted
Agosto 2, 2020 at
8:31 am
Como disse no post do jogo, é normalíssimo os jogadores do Porto terem estas atitudes que não coadunam minimamente com uma sociedade em constante processo evolutivo em pleno séc XXI, já que o clube foi construído nessa base e portanto não faz sentido nenhum mudar agora.
A identidade é para manter, e seres como este ou o Conceição encaixam perfeitamente no ADN do Porto que conhecemos.
Ah e também não vale a pena ir buscar o apito dourado, a fruta ou a fuga para Vigo. É uma total perda de tempo já que a falta de noção e a hipocrisia neste clube atingiu níveis absurdos, e qualquer lógica será completamente rebatida com um maravilhoso “contra tudo e contra todos”.
AndreADG
Posted
Agosto 2, 2020 at
12:27 pm
Embora muita coisa não deva ser justificada com isso, a verdade é que o Porto foi campeão e só ouvi falar foi em Jorge Jesus. Portanto sim, se até mesmo quando se ganha só se ouve falar é no fracasso do rival e no seu novo treinador, então é normal existir algum tipo de revolta. E agora, mesmo com a dobradinha, aposto que só vão é falar no Cavani e Cebolinha e etc, porque isto é o costume.
Mas eu acho engraçado que o Benfica tem um presidente que já devia ter sido preso, sendo ele conhecido como o traficante dos pneus, que era (secalhar ainda é) um dos maiores devedores do BES, sendo que andamos nós a pagar esse buraco, e que tem sido arguido em x número de casos ilegais que envolvem o clube, e só agora que o clube falou do projeto europeu e fracassou, é que já não o querem lá, porque antes estava tudo bem. E depois vêm chamar os outros de hipócritas e com falta de noção. Aliás, o Benfica que teve a ajuda do Governo para não o deixarem ir para a Juventus em 64. Realmente fala-se muito mas é sem olhar para os próprios telhados de vidro.
Guga21
Posted
Agosto 3, 2020 at
12:18 pm
tanta pérola num só comentário…
os adeptos do Benfica podem só ter ganho vergonha agora, mas pelo menos ganharam, já o Sr escutas, o sr café c leite, viagens ao brasil e amigas limitadas continua lá no poleiro, eleito mais uma vez, considerado por todos o maior, eu falo por mim e por todos os meus amigos, desde o caso dos vouchers que nos sentimos envergonhados com o que se passa no clube, infelizmente para alguns benfiquistas e (pelos vistos) para muitos portistas vale tudo para ganhar.
quanto ao facto de só se falar em jorge jesus, por curiosiade após o porto ter ganho e pondo no porto canal, ouvi de rajada pinto da costa, otávio e corona, todos a falarem do Benfica, o adjunto falou das gentes do norte que são isto e aquilo (todo o resto do pais sao pessoas idiotas e burras sem vontade de lutar pelas coisas). Em 64 nao deixaram o Eusebio ir para a Juventus, nem deixavam grande parte dos portugueses sair do pais assim de qualquer maneira, traficar pessoas pela fronteira era uma profissao na altura, e por ultimo sim o Vieira é corrupto e devia estar preso, mas isso vindo de um portista é absolutamente hipócrita
os festejos dos vossos adeptos em 50% do tempo foi a falar do benfica
DM
Posted
Agosto 2, 2020 at
5:06 pm
O canal do Porto, os dirigentes do Porto e os atletas do Porto só falam no Benfica. Criam programas no canal do clube para falar do Benfica, gritam pelo Benfica em todos os jogos e nos festejos de todos os títulos, depois ficam escandalizados que se fale no Benfica. Ao menos mesmo nesta época da treta do Benfica temos os adversários para nos lembrarem que somos gigantes
Aurinegro
Posted
Agosto 2, 2020 at
2:00 pm
Mas quando o próprio canal, diretor de comunicação e comentadores falam tanto do Benfica, como é que o resto da CS não ia falar? Até o presidente na entrevista a seguir ao título falou no rival.
Kafka
Posted
Agosto 2, 2020 at
1:02 pm
Num País a sério o Porto tinha descido para a distrital depois de tudo o que se provou, não desceu como continuou tudo igual
Kafka
Posted
Agosto 2, 2020 at
12:48 pm
Aliás como é que um Portista tem a lata de falar em ajudas estatais quando o Porto actualmente a título de exemplo foi-lhe oferecido o actual centro de estágio e vai-lhe ser oferecido o novo centro de estágio que vão construir
AndreADG
Posted
Agosto 2, 2020 at
1:07 pm
E alguém está a negar isso? Pronto, só para saber. E depois, que eu saiba foi o próprio Eusébio que contou isso, portanto a não ser que tu saibas mais que ele, não preciso de dizer mais nada. Mas engraçado é mesmo quanto não vi nem um pio. É dificil contrariar as verdades, eu sei.
DM
Posted
Agosto 2, 2020 at
4:56 pm
Mais, isto vindo de alguém que jogava no estádio 28 de Maio, a vossa capacidade de mudar a história é qualquer coisa, fake news before it was cool
DM
Posted
Agosto 2, 2020 at
4:53 pm
Grande ajuda essa de proibir o Benfica de fazer um negócio já tratado que iriam possibilitar o clube de avançar com infraestruturas que só conseguiu ter passados 10 ou 20 anos… Nessa mesma altura em que se censuravam hinos ou apelidos dos vermelhos!!!
Avante Benfica!!
hugosilva79
Posted
Agosto 2, 2020 at
4:19 pm
Então e o Eusébio ia de borla para a Juventus?Depois até apareceu o Inter a seguir ao mundial de 66 que só ao Eusébio pagava 3 milhões de dólares na altura. Uma fortuna ! Para se ter noção,só o prémio de assinatura dava para comprar,salvo erro, os Restauradores em Lisboa à época,dito pelo próprio Eusébio!Agora imagina um clube a receber tanto dinheiro numa altura em que as únicas receitas eram de bilheteira e o fosso que iria criar para os rivais.E o Benfica já tinha sido campeão Europeu sem Eusébio e depois da hipotética transferência não voltou a ser,por isso a única diferença seria a nível nacional.Perdendo Eusébio,mas ficando com dinheiro para ter todos os melhores jogadores a nível nacional o domínio não seria ainda maior? Ou haver dinheiro para contruir o estádio sem ser necessário endividamento,o que que evitaria anos mais tarde andar com a corda ao pescoço que originaria por sua vez a grande crise?Se calhar em vez de 37 campeonatos já eram 50! Tudo suposições,é certo,,não é possível reescrever a história,mas é absurdo criarem a narrativa que vos interessa para desvalorizar os feitos dos outros! Podia ter sido diferente,mas se calhar o desfecho final é que não seria agradável para os rivais!
Kafka
Posted
Agosto 2, 2020 at
12:46 pm
O André AG falar da ajuda do Governou em 64 quando isso é falso, e ignorar que o Porto só não desceu de divisão porque o estudo novo na altura não deixou, é no mínimo sublime, mas vai ao encontro do modus operandi dos portistas tentando apagar tudo o que vergonhosamente tem acontecido
Nazgul
Posted
Agosto 2, 2020 at
8:15 am
O jogador certo para falar deste assunto … simula faltas, da fruta a toda a hora, cospe nos adversários, faltas manhosas sem bola e quando estão a cair, pressiona o árbitro desde o 1 minuto até ao fim e sempre com agressões verbais, mas é o típico jogador que representa bem o Porto e quase que podia ser filho do Conceição!
Quanto ao jogo acho que não há muito a dizer, não percebo onde foi a escandaleira do roubo que falam porque è bem expulso, mas mereceram inteiramente ganhar porque a final os jogadores do Benfica nem estão com receio do Jesus ou preferem ir já embora do que correr o dobro e cansarem-se!
Uma nota foi o Pepe nos últimos 20 minutos todas as bolas que disputou mandou-se sempre para o chão e marcaram sempre falta …
Andrezinho14
Posted
Agosto 2, 2020 at
3:09 am
O Vinicius riu-se desse comentário, em especial no lance que viu amarelo quando o Pepe tenta dar-lhe uma cotovelada.
Bah não foi uma grande arbitragem do ASD mas culpa do critério curto que deu a ambas as equipas.
Quanto a este jovem é mais um dos que tem sorte de estar na equipa em que está. Numa equipa (e até vou incluir o Benfica) que não top 3 e com as atitudes que demonstra em campo tinha umas quantas expulsões.
Kacal
Posted
Agosto 2, 2020 at
2:57 am
É por isto que não aprecio o Otávio, é bom jogador sem dúvida mas depois é isto. Se pensa assim que guarde para ele. Ganhamos caramba para quê entrar por este caminho? É alimentar algo que não vale a pena.
RomeuPaulo
Posted
Agosto 2, 2020 at
2:28 am
Não acho que o Otávio tenha razão no que disse.
Considero que o árbitro teve excesso de zelo com os amarelos, mas a verdade é que seguiu sempre o mesmo critério para os dois lados.
A expulsão é indiscutível, aliás se fosse vermelho direto não era escândalo nenhum.
Quanto ao Sérgio Conceição, o primeiro amarelo parece bem mostrado e o segundo penso que se deve mais à reacção global do banco, sendo o treinador o principal responsável, é ele que leva amarelo, o problema é que era o segundo.
No entanto, tenha ou não o Otávio razão, estas declarações não são admissíveis, por isso, se a FPF/LFPF quer manter alguma credibilidade, deveria ser aplicado um castigo exemplar.
Ryovanni
Posted
Agosto 2, 2020 at
1:10 am
Curto e grosso.
Bernardo Guerreiro
Posted
Agosto 2, 2020 at
12:54 am
Um dos jogadores mais sujos do campeonato português a falar sobre a sujidade numa arbitragem em que tanto o vermelho como o penalti são corretos. Lindo.
RicardoFaria
Posted
Agosto 2, 2020 at
12:48 am
Tendo ou não razão, não pode vir dizer isto..
A arbitragem em Portugal também se põe a jeito, contudo, quando queremos comentar, temos que ser coerentes e queixarmo-nos quando também somos beneficiados.
Saudações DesPortistas!
Chico
Posted
Agosto 2, 2020 at
12:46 am
Indivíduo execrável. Já o venho referindo há muitos anos. É pontapés quando o adversário está a cair, faltinhas maldosas, constantemente malcriado, pressiona os árbitros, pica os adversários a procurar expulsão (exemplo – Gabriel no ano passado). Apenas uma maximização do clube que representa. Hoje nem vi o jogo, mas cá por casa houve quem visse e ouvi muita c***lhada e sei de banco é que veio…
Hoje tem estas declarações que em qualquer país era suspensão para vários jogos. Cá veremos o que acontece. Se fosse um jogador do Benfica a partir os dentes de um adversário, nem imagino o escândalo que seria. Mas para indivíduos que pensam que o Benfica é beneficiado por uma expulsão por entrada de sola na canela, vale tudo.
Oldasity
Posted
Agosto 2, 2020 at
9:04 am
Oxalá que seja suspenso, mas como ele, esperemos que a equipa de arbitragem seja suspensa e nunca mais arbitre um jogo destes.
Chico
Posted
Agosto 2, 2020 at
10:59 am
Porquê? Com base na expulsão? É que eu já estou muito habituado ao Benfica acabar com 10 contra o Porto, mesmo quando ganha, prefere isso?
Xyeh
Posted
Agosto 2, 2020 at
1:46 am
Ouviu-se muita c***lhada mas também se ouviu os jogadores não convocados a puxar pela equipa, eu se fosse benfiquista ficava triste por ter um clube que parece um zombie, só o Rúben Neves e o Jardel parecem ter alguma raça para defender o emblema. O Octavio é um jogador duro mas é um jogador que dá tudo pela camisola, tivesse o Benfica alguns assim e Pizzis e companhias iam ter muita mais atitude. Quanto às declarações do Octavio não gosto do que disse, como portista pareceu-me que o árbitro parecia estar a apitar tudo contra o FCP e existiram entradas duras dos jogadores do SLB que poderiam ter dado 2º amarelo a alguns jogadores e não deram mas faz parte do jogo. O 1º amarelo ao Diaz foi estranho e o 2º amarelo para mim era alaranjado (só não digo vermelho directo porque o Diaz parece querer dominar a bola e não se apercebe que o André Almeida se ia antecipar), o penalti ainda não percebi o que foi marcado falta mas tenho que ver o lance outra vez.
Chico
Posted
Agosto 2, 2020 at
7:54 pm
O que o Benfica precisa é da selvajaria do Porto? Não, obrigado. Já lá andamos perto na direção e vamos trabalhar para acabar com isso dentro de pouco tempo.
Fim da oligarquia
Posted
Agosto 2, 2020 at
6:26 pm
Não precisas de ficar triste porque nós não precisamos da vossa condescendência, nem sequer vocês alguma vez vão conseguir sentir e pensar como pensa alguém do Benfica porque para o bem e para o mal existe um mundo de diferença entre os dois clubes.
Quanto á falta de tesão dos jogadores do Benfica não me parece que seja uma grande novidade, agora se para ti ter raça ou tesão é aquilo que o staff do Porto fez em vez de dares conselho aos outros clubes devias sim envergonhar-te pelo teu porque foi um espectáculo deprimente digno de uma selva.Não representa exemplo para ninguém,Ainda nem expulsão havia já se ofendia toda a gente com uma linguagem própria dos bares de prostituição em que antes levavam os árbitros para confraternizar.
Daniel Alves
Posted
Agosto 2, 2020 at
12:44 am
Mal habituados dá nisto. Mas o Benfica também culpa nisto, deixa-os ganhar e ainda temos de ouvir estas merdas.
Uma vez que o Benfica controla tudo, fico à espera da suspensão de meio ano que ele vai levar.
DNowitzki
Posted
Agosto 2, 2020 at
12:37 am
Somos Porto!
Há alguma dúvida sobre a cultura?
Ramon Caetano
Posted
Agosto 2, 2020 at
12:24 am
Ridículo. Este jovem se ficar por cá vai levar uns bons jogos de castigo, caso não leve, passa a valer tudo nas conferências de imprensa.
AndreFD
Posted
Agosto 2, 2020 at
12:57 am
É como colocar assobios nas colunas do estádio quando o árbitro decide contra determinado clube. Já vale tudo há muito tempo
Chico
Posted
Agosto 2, 2020 at
4:16 pm
Mentira, foi um jogo apenas na transmissão televisiva, não havia som no estadio
AndreFD
Posted
Agosto 2, 2020 at
5:39 pm
Se assim é, peço desculpa pois não tinha conhecimento. Mas ainda se torna mais triste
Rui Silva
Posted
Agosto 2, 2020 at
7:39 pm
A sport TV também tem um canal onde acontece a mesma coisa – sons simulados. O que a malta inventa para atacar clubes rivais sem sequer se questionar se são “teorias” que façam sentido é surpreendente.
Rui Silva
Posted
Agosto 2, 2020 at
11:00 am
Isso foi quando e feito por que clube, AndreFD?
bandua
Posted
Agosto 2, 2020 at
2:14 pm
Pelo Benfica
Chico
Posted
Agosto 2, 2020 at
4:15 pm
Mentira, foi apenas na transmissão televisiva. No estádio não havia som.
63 Comentários
Heisenberg
Quando é que vamos começar a “meter o dedo na ferida”? A “chamar os bois pelos nomes”?
Quando há um problema em Portugal identificado num clube, temos a tendência a criticar o tema sempre acompanhado de um “mas isto acontece em todos os clubes”, para suavizar. E NÃO! NÃO ACONTECE EM TODOS.
Se há, efectivamente, características que são paralelas principalmente aos clubes (como a forma de estar no desporto das claques, apenas para citar um exemplo), há outras que são muito próprias e enraizadas em determinados clubes.
E por mais que possa doer aos adeptos mais coerentes e mais desportistas do FCP, esta é forma de estar no futebol nos últimos 30 e picos anos.
Cria-se e espalha-se uma teoria de que “toda a gente nos quer mal”, “somos o alvo a abater”. E vai desde clubes rivais (especialmente o Benfica, que terá poder sobre toda a sociedade, e que toda a sociedade quer o Benfica vencedor), passando pelos políticos e governos, arbitragem, principais instituições com responsabilidade no desporto, enfim tudo por onde se possa pegar. Monta-se retórica de que é contra todos, criando motivações baseadas no ódio que é constantemente semeado na mente dos seus seguidores (por mais que neguem e que tentem arranjar sempre justificação quando acontece, a verdade é que os responsáveis do Porto passam a vida a falar do rival, em jornais, canal do clube, adeptos no estádio a jogar contra um Tondela e a gritarem “Filhos da… SLB), e conseguem atingir até algumas das mentes mais coerentes e menos apologistas deste tipo de estratégia, que constantemente bombardeadas por este discurso ano após ano, acabam por se “render”.
Qualquer decisão que seja negativa para o clube, grande parte dos adeptos já nem tem o discernimento de avaliar se foi justa, bem ajuizada ou não. É logo “roubo”… “contra tudo e contra todos”… por ai em diante.. Neste caso o jogo parece-me que foi bem ajuizado. Não vejo por onde o Porto possa ter assim tanta queixa da arbitragem.
O Porto terá muitos méritos noutro tipo de situações assim como Benfica e Sporting também terão as suas características muito próprias e claro, varias delas negativas, mas isto… isto é a forma de estar do Porto.
Alguns PS:
– Tanto Benfica com Vieira, como o SCP, especialmente com Bruno de Carvalho, tentaram replicar esta estratégia com base no ódio, felizmente sem grande sucesso.
– Criticas a arbitragem? Óbvio que todos os clubes fazem, principalmente nos momentos que estão apertados, geralmente dirigentes. Agora, não me lembro de muitos jogadores no ativo fazerem este tipo de insinuações. Estou curioso para saber se vai ser castigado e que tipo de castigo terá.
– Queria também ter introduzido no texto, para reforçar a minha opinião, o momento do Telles com o cachecol a dizer “Toda a mer£§ é Benfica”…
Por fim, algo que acho muito importante, mas que está a passar pelos pingos da chuva:
Na final da taça, supostamente, não estavam só presentes a comitiva do Porto, do Benfica e da Liga? Se sim, então quem proferiu aquelas injurias ao logo de todo o jogo com especial foco no momento da expulsão até ao final da primeira parte? Perfeitamente audíveis, sem sequer ser necessário aumentar o volume da TV. Desde corno, passado por ladra e filho da…?
Queremos estar no futebol a sério ou a brincar? Queremos ter um futebol admirável e chamativo ou queremos continuar mais 20 ou 30 anos com estas mesquinhices todas?
Tenho a ilusão que um dia se possa começar a trabalhar para limpar os podres do nosso futebol, começando por atribuir castigos grandes (suspensões e multas) a clubes, dirigentes e jogadores. Quem faz parte do futebol não pode contribuir para este clima tóxico.
Saudações a todos
Filipe22
O Bernardo Silva é punido por um post no Twitter (que era uma brincadeira entre colegas de equipa) e este cromo vem dizer isto na televisão e não se passa nada?
Tiago Martins
Estamos em Portugal, tudo é permitido! Fosse isto num campeonato a sério e Octávio falhava uma série de jogos.
TBL
Acho que a pior coisa que se pode fazer perante declarações deste (baixo) nível é não perder grande tempos com os Otávios desta vida, sejam de que clube forem. É triste não saber perder nem saber ganhar.
Ventola28
Nao tens razao nenhuma de queixa, aliás ainda devias era perguntar como é que acabaste o jogo sem levar um unico amarelo quando só te faltou bater no arbitro! És dos jogadores mais nojentos que andam no futebol portugues!
Ganhas-te e ganhas-te bem agora vires com esse paleio de coitadinhos só te fica é mal e nao tens razao nenhuma!
Agora fico á espera do teu castigo pelas palavras proferidas! Mas vou esperar sentado pra nao me cansar!
Joga_Bonito
Está aberta a época de stand-up comedy!
Pedro Geraldo
Acusarem o Otávio como se fosse um caso isolado é patético. Infelizmente em Portugal isto é comum no meio futebolístico e abrange todos os clubes. Agora quanto há forma de estar do FC Porto tem muitos defeitos mas uma virtude não se pode negar: a garra e o empenho visível no apoio dos suplentes e dos que estavam na bancada. Fez me lembrar quando comecei a jogar rugby na AAC nos anos oitenta: éramos a única equipa que dava luta às equipas de Lisboa que tinham a hegemonia do rugby em Portugal e fazíamos disso uma bandeira principalmente no nosso estádio onde não admitiamo que o árbitro não fosse imparcial, coisa que não acontecia quando jogávamos na capital. E sim, pressionávamos o árbitro e não muitas vezes os jogos acabavam em batalha campal o que hoje carinhosamente chamamos de Rugby das cavernas e do qual não nos orgulhamos.
Ventola28
Ter garra acho muito bem ! Agora chamares garra á aquilo o que os jogadores do porto fazem e principalmente o banco do porto nao esta correto, a isso nao se chama garra mas sim impunidade! Por varias vezes vimos esta epoca e nas outras os jogadores do porto a rodearem os arbitros! Coisa que nao se vê quando jogam para a liga europa ou liga dos campeoes! Vai la ver a reacao dos jogadores do porto quando em leverkursen o arbitro mandou repetir o penalty.. ve la a reacao! Agora imagina se mandassem repetir um penalty contra o porto em portugal.. coitado do arbitro! Alias, ver um treinador como o conceicao quando devia ser exemplo devido á instituicao que represente apontar o dedo ao arbitro a ameaça-lo como se viu ontem diz muito do que sempre foi a impunidade e da porcaria que é o futebol portugues!
Atençao toda a gente tem o direito de protestar as decisoes da equipa de arbitragem, mas tem que ser feito com modos e pra isso existe o capitao! Apesar de ser igual em todas as equipas que todos os jogadores protestam! Mas os exageros nos protestos vem sempre do mesmo clube, e chegasse ao fim nao á suspensoes pra ninguem e enquanto uns pagam aos 30 e 40 mil de multas outros pagam aos 150 e 300€..
Johnaw
Quando se está a ganhar é mais fácil estar a apoiar.
A verdade é que não tem nada de garra aquilp quebo bamco do Porto fez, apenas mostra a cultura de impumidade que passa por ali.
Ver o jogo sem adeptos permite ouvir as palvras do banco todo do Porto cada vez que é apitada uma falta, então se usarem a opção de desligar os comentários, chega a meter nojo, aa facilidade com que sai o insulto, principalmente ao árbitro.
Quanto à fazer lembrar o rugby da académica, ja la gui jogar bastantes vezes, talvez seja a cultura do Norte, da mesma maneira que uma pessoa que no trabalho fala com os outros através do que alguns poderiam considerar insultos, mas é apenas a forma de falarem.
Mas a verdade é que jogar rugby no estádio Sérgio Conceição (estadio do AAC) continua a ser dos ambientes mais vergonhosos do rugby português. Num desporto que prezam tanto em Portugal por se considerar diferente, e ainda por cima por ser amador, o insulto ao arbitro e a jogadores a partir das bancadas é habitual. E pior ainda é num desporto amador e com tao poucos adeptos, são as tentativas constantes de intimidação dos adeptos do AAC a tudo o que seja outsider.
Antigamente percebo pq poderia ser uma bandeira, hoje em dia acho apenas triste.
Pedro Geraldo
Não estou a falar do estádio Sérgio Conceição mas sim do Universitário onde não havia bancadas. Mas de qualquer forma recordo que uma das páginas mais tristes do rugby nacional se passou no ano passado em Lisboa onde vi miúdos das camadas jovens das equipas envolvidas a baterem em pessoas de idade. Mas tudo bem, de Coimbra para baixo é só cavalheiros.
Rui Silva
Atitude execrável. Ganhou (e bem), é um dos jogadores menos leais do plantel do Porto (e tem muitos – com Pepe à cabeça), a expulsão do jogador do FCP foi bem decidida, e podia ter havido outra até porque Pepe tenta – e talvez consiga, não sei, nem importa – agredir Vinicius com uma cotovelada. Ou seja, tinha tudo para estar calado, mas a sua falta de lealdade mas também cultura que lhe é transmitida (por vários membros da administração e treinador à cabeça) é mesmo esta.
PS: questão – houve var? É que o segundo golo de mbemba nem foi ao var. Não sei como é possível. Também uma bola na mão na primeira parte, na área do Porto, não foi. É estranho…
Ventola28
O mais bonito disso tudo desse lance do pepe é que ele tenta ou agrediu(nao da para ver bem) o vinicius e atirasse para o chao e o vinicius é q leva amarelo!
Pelo que dizem houve VAR mas a linha só apareceu uns 15/20m depois! A mim pareceu-me logo fora de jogo! Mas isso nao é desculpa uma equipa a jogar 50m com 10 tem que fazer muito mais,nem que nao consiga marcar o que ás vezes acontece, o problema é que nem ocasioes criava!
andresilvac
Eu vi Essa repetição desse lance apesar de fraca a realização mostrou a bola toca quando o braço está encolhido e totalmente furtuito o lance é inócuo na minha opinião Otávio poderia e deveria ter criticado o critério de ASD esse sim foi vergonhoso até comparando com jogos desta época, assim de cabeça no jogo do Dragão na 2a volta perdoa a expulsão ao Taarabt 2 ou 3x e o penalty apesar de existente é 20x menos notório que um que ASD deixou por marcar sobre o Marega contra o Rio Ave no Dragão.
Mas isso já se sabe não é a toa que ASD sendo o melhor árbitro português só apita jogos em Portugal tudo o que seja UEFA e FIFA o melhor que consegue é ser assistente de VAR e provavelmente apenas foi por termos sido das 3 4 ligas a adoptar o VAR experimentalmente mas nem assim conseguiu ser VAR no campeonato do Mundo
Pitoxoroglu
O Octavio devia conter-se neste tipo de comentários, agora confundir atitude e raça com falta de lealdade é não querer ver.
Tivesse qualquer equipa em Portugal 1 jogador com metade da raça do Otávio e estaria sempre mais perto de ganhar…
Dando o exemplo do Pizzi, aconselho a verem os jogos dele sem bola, tem quase tanta preponderância no jogo como o cameraman…
Rui Silva
O Pepe também é só raça quando agride/tenta agredir jogadores do Benfica em todos os jogos (vlachodimos, taraabt, Vinicius)? Eu acho que um jogador pode ter raça e ser desleal. É o caso. E é falta de lealdade a partir do momento em que faz este comentário sem razão – o Benfica não foi beneficiado, ponto final. Para além disso ele próprio tem de ficar satisfeito por ter terminado o jogo sem ver um único amarelo apesar dos recorrentes protestos muito exuberantes – lembro-me de um em direção ao fiscal de linha em que o árbitro só não lhe mostra amarelo por nítida falta de coragem.
Aurinegro
O golo foi ao VAR. Estava 3 cm em jogo. Mostraram a imagem das linhas mais tarde.
Mas normal que não tenhas visto. Foi uma das piores produções televisivas de um evento desportivo que vi em muito tempo. Mostravam adeptos enquanto o jogo a decorrer, mostravam repetições durante demasiado tempo (o Mbemba com os braços abertos passou inumeras vezes) e por fim, má escolha de angulos em diferentes lances.
Ventola28
O que é estranho é que por norma quando a decisao é tomada eles ja tem os lances com as linhas e no maximo 1 ou 2m mostram as linhas.. aqui demorou 15 a 20m.. mas pronto vamos acreditar que estava mesmo 3cm…
Rui Silva
Aurinegro, eu duvidei se foi ao var precisamente pelo facto de terem sido 3 cm. A avaliar pelo que aconteceu durante a liga, um lance deste género costuma demorar uns bons 3/4 min a ser avaliado. Este foi rapidamente validado, e a imagem com linha só apareceu passados uns 10 min… De resto concordo – péssima produção.
Azevedo
Penso exatamente da mesma maneira como Otávio, mas não devia ser ele a falar do assunto jogo mais que encomendado este. Luiz Diaz bem expulso, mas 2 minutos antes Gabriel faz entrada para vermelho direto nem falta foi, Rubem dias e Jardel quantas vezes forem poupados o segundo cartão amarelo? Aquele pênalti só e marcado para tentar meter o Benfica em jogo, não seria marcado a mais nenhuma equipa em Portugal. A melhor resposta foi mesmo levantar a taça.
JJ da bancada
Faz lá um comentário a sério agora… Porque só podes estar a brincar em relação ao pênalti. O marega de todas as vezes que caía era falta, O 2 golo do Porto, a falta é no mínimo discutível… Ah é as palhaçadas do Pepe??? Nem O batatinha fazia tanta palhaçada!
RicardoFaria
Isso das fitas todos os jogadores fazem..
O Ruben Dias fez uma fita num lance em que o corte do Otávio é totalmente levar e o ASD marca falta.
Nesse lance Otavio devia ter levado amarelo por ter exagerado nos protestos..
Saudações DesPortistas!
JJ da bancada
Sem dúvidas que todos os fazem mas de certeza que concordas comigo de que o Pepe é uma coisa por demais…
RicardoFaria
Sim, o Pepe abusa mas todos fazem e isso é algo que a mim me irrita..
As vezes ninguém lhes toca e parece que estão a ter um ataque cardíaco.. enfim.
Saudações DesPortistas!
Winchester
Este tipo de declarações num campeonato a sério, com uma liga a sério e com um conselho de disciplina a sério, daria direito a uma boa multa e a uns quantos jogos de suspensão.
Assim, estes personagens, que não existem só no FC Porto e portanto sejam eles de que de clube for, começavam a pensar duas ou três vezes antes de abrir o chinelo.
O futebol em Portugal é digno de anedota.
B.Jardim
Otávio nesta época tornou-se o melhor 10 do campeonato. Muita inteligência e acerto técnico no seu jogo, aliado a uma raça incrivél e alguma falta de requinte visual, fazem qualquer adversário odiá-lo e pintar uma caricatura daquilo que ele é: ” jogador asqueroso, bla bla bla”
Já quem gosta de ver futebol pelo futebol tem que gostar deste jogador. Dos poucos do campeonato português que tem qualidade técnica de outros tempos.
Joao Duarte
As coisas não são dissociáveis. Pode ser bom jogador tecnicamente, mas não deixa de ser uma pessoa asquerosa. É raro o jogo onde não tenha uma atitude nojenta. Gosto de ver futebol pelo futebol e não é por isso que tenho de admirar o Otávio. Aliás, quem gosta de futebol deveria recriminar as suas atitudes.
Kafka
O “Somos Porto” é isto em estado de puro, ou seja, uma completa falta de noção da realidade, completa falta de respeito, de educação e acima de tudo uma completas falta de memoria por tudo o que se anda a passar nos últimos 40 anos
Estigarribia
Ridículo. O Otávio é dos jogadores mais nojentos do futebol português. Num futebol a sério, este indivíduo já estaria suspenso pelas insinuações aqui lançadas. Mas é o futebol português, malta…
Saudações Leoninas
Nickles
Como disse no post do jogo, é normalíssimo os jogadores do Porto terem estas atitudes que não coadunam minimamente com uma sociedade em constante processo evolutivo em pleno séc XXI, já que o clube foi construído nessa base e portanto não faz sentido nenhum mudar agora.
A identidade é para manter, e seres como este ou o Conceição encaixam perfeitamente no ADN do Porto que conhecemos.
Ah e também não vale a pena ir buscar o apito dourado, a fruta ou a fuga para Vigo. É uma total perda de tempo já que a falta de noção e a hipocrisia neste clube atingiu níveis absurdos, e qualquer lógica será completamente rebatida com um maravilhoso “contra tudo e contra todos”.
AndreADG
Embora muita coisa não deva ser justificada com isso, a verdade é que o Porto foi campeão e só ouvi falar foi em Jorge Jesus. Portanto sim, se até mesmo quando se ganha só se ouve falar é no fracasso do rival e no seu novo treinador, então é normal existir algum tipo de revolta. E agora, mesmo com a dobradinha, aposto que só vão é falar no Cavani e Cebolinha e etc, porque isto é o costume.
Mas eu acho engraçado que o Benfica tem um presidente que já devia ter sido preso, sendo ele conhecido como o traficante dos pneus, que era (secalhar ainda é) um dos maiores devedores do BES, sendo que andamos nós a pagar esse buraco, e que tem sido arguido em x número de casos ilegais que envolvem o clube, e só agora que o clube falou do projeto europeu e fracassou, é que já não o querem lá, porque antes estava tudo bem. E depois vêm chamar os outros de hipócritas e com falta de noção. Aliás, o Benfica que teve a ajuda do Governo para não o deixarem ir para a Juventus em 64. Realmente fala-se muito mas é sem olhar para os próprios telhados de vidro.
Guga21
tanta pérola num só comentário…
os adeptos do Benfica podem só ter ganho vergonha agora, mas pelo menos ganharam, já o Sr escutas, o sr café c leite, viagens ao brasil e amigas limitadas continua lá no poleiro, eleito mais uma vez, considerado por todos o maior, eu falo por mim e por todos os meus amigos, desde o caso dos vouchers que nos sentimos envergonhados com o que se passa no clube, infelizmente para alguns benfiquistas e (pelos vistos) para muitos portistas vale tudo para ganhar.
quanto ao facto de só se falar em jorge jesus, por curiosiade após o porto ter ganho e pondo no porto canal, ouvi de rajada pinto da costa, otávio e corona, todos a falarem do Benfica, o adjunto falou das gentes do norte que são isto e aquilo (todo o resto do pais sao pessoas idiotas e burras sem vontade de lutar pelas coisas). Em 64 nao deixaram o Eusebio ir para a Juventus, nem deixavam grande parte dos portugueses sair do pais assim de qualquer maneira, traficar pessoas pela fronteira era uma profissao na altura, e por ultimo sim o Vieira é corrupto e devia estar preso, mas isso vindo de um portista é absolutamente hipócrita
os festejos dos vossos adeptos em 50% do tempo foi a falar do benfica
DM
O canal do Porto, os dirigentes do Porto e os atletas do Porto só falam no Benfica. Criam programas no canal do clube para falar do Benfica, gritam pelo Benfica em todos os jogos e nos festejos de todos os títulos, depois ficam escandalizados que se fale no Benfica. Ao menos mesmo nesta época da treta do Benfica temos os adversários para nos lembrarem que somos gigantes
Aurinegro
Mas quando o próprio canal, diretor de comunicação e comentadores falam tanto do Benfica, como é que o resto da CS não ia falar? Até o presidente na entrevista a seguir ao título falou no rival.
Kafka
Num País a sério o Porto tinha descido para a distrital depois de tudo o que se provou, não desceu como continuou tudo igual
Kafka
Aliás como é que um Portista tem a lata de falar em ajudas estatais quando o Porto actualmente a título de exemplo foi-lhe oferecido o actual centro de estágio e vai-lhe ser oferecido o novo centro de estágio que vão construir
AndreADG
E alguém está a negar isso? Pronto, só para saber. E depois, que eu saiba foi o próprio Eusébio que contou isso, portanto a não ser que tu saibas mais que ele, não preciso de dizer mais nada. Mas engraçado é mesmo quanto não vi nem um pio. É dificil contrariar as verdades, eu sei.
DM
Mais, isto vindo de alguém que jogava no estádio 28 de Maio, a vossa capacidade de mudar a história é qualquer coisa, fake news before it was cool
DM
Grande ajuda essa de proibir o Benfica de fazer um negócio já tratado que iriam possibilitar o clube de avançar com infraestruturas que só conseguiu ter passados 10 ou 20 anos… Nessa mesma altura em que se censuravam hinos ou apelidos dos vermelhos!!!
Avante Benfica!!
hugosilva79
Então e o Eusébio ia de borla para a Juventus?Depois até apareceu o Inter a seguir ao mundial de 66 que só ao Eusébio pagava 3 milhões de dólares na altura. Uma fortuna ! Para se ter noção,só o prémio de assinatura dava para comprar,salvo erro, os Restauradores em Lisboa à época,dito pelo próprio Eusébio!Agora imagina um clube a receber tanto dinheiro numa altura em que as únicas receitas eram de bilheteira e o fosso que iria criar para os rivais.E o Benfica já tinha sido campeão Europeu sem Eusébio e depois da hipotética transferência não voltou a ser,por isso a única diferença seria a nível nacional.Perdendo Eusébio,mas ficando com dinheiro para ter todos os melhores jogadores a nível nacional o domínio não seria ainda maior? Ou haver dinheiro para contruir o estádio sem ser necessário endividamento,o que que evitaria anos mais tarde andar com a corda ao pescoço que originaria por sua vez a grande crise?Se calhar em vez de 37 campeonatos já eram 50! Tudo suposições,é certo,,não é possível reescrever a história,mas é absurdo criarem a narrativa que vos interessa para desvalorizar os feitos dos outros! Podia ter sido diferente,mas se calhar o desfecho final é que não seria agradável para os rivais!
Kafka
O André AG falar da ajuda do Governou em 64 quando isso é falso, e ignorar que o Porto só não desceu de divisão porque o estudo novo na altura não deixou, é no mínimo sublime, mas vai ao encontro do modus operandi dos portistas tentando apagar tudo o que vergonhosamente tem acontecido
Nazgul
O jogador certo para falar deste assunto … simula faltas, da fruta a toda a hora, cospe nos adversários, faltas manhosas sem bola e quando estão a cair, pressiona o árbitro desde o 1 minuto até ao fim e sempre com agressões verbais, mas é o típico jogador que representa bem o Porto e quase que podia ser filho do Conceição!
Quanto ao jogo acho que não há muito a dizer, não percebo onde foi a escandaleira do roubo que falam porque è bem expulso, mas mereceram inteiramente ganhar porque a final os jogadores do Benfica nem estão com receio do Jesus ou preferem ir já embora do que correr o dobro e cansarem-se!
Uma nota foi o Pepe nos últimos 20 minutos todas as bolas que disputou mandou-se sempre para o chão e marcaram sempre falta …
Andrezinho14
O Vinicius riu-se desse comentário, em especial no lance que viu amarelo quando o Pepe tenta dar-lhe uma cotovelada.
Bah não foi uma grande arbitragem do ASD mas culpa do critério curto que deu a ambas as equipas.
Quanto a este jovem é mais um dos que tem sorte de estar na equipa em que está. Numa equipa (e até vou incluir o Benfica) que não top 3 e com as atitudes que demonstra em campo tinha umas quantas expulsões.
Kacal
É por isto que não aprecio o Otávio, é bom jogador sem dúvida mas depois é isto. Se pensa assim que guarde para ele. Ganhamos caramba para quê entrar por este caminho? É alimentar algo que não vale a pena.
RomeuPaulo
Não acho que o Otávio tenha razão no que disse.
Considero que o árbitro teve excesso de zelo com os amarelos, mas a verdade é que seguiu sempre o mesmo critério para os dois lados.
A expulsão é indiscutível, aliás se fosse vermelho direto não era escândalo nenhum.
Quanto ao Sérgio Conceição, o primeiro amarelo parece bem mostrado e o segundo penso que se deve mais à reacção global do banco, sendo o treinador o principal responsável, é ele que leva amarelo, o problema é que era o segundo.
No entanto, tenha ou não o Otávio razão, estas declarações não são admissíveis, por isso, se a FPF/LFPF quer manter alguma credibilidade, deveria ser aplicado um castigo exemplar.
Ryovanni
Curto e grosso.
Bernardo Guerreiro
Um dos jogadores mais sujos do campeonato português a falar sobre a sujidade numa arbitragem em que tanto o vermelho como o penalti são corretos. Lindo.
RicardoFaria
Tendo ou não razão, não pode vir dizer isto..
A arbitragem em Portugal também se põe a jeito, contudo, quando queremos comentar, temos que ser coerentes e queixarmo-nos quando também somos beneficiados.
Saudações DesPortistas!
Chico
Indivíduo execrável. Já o venho referindo há muitos anos. É pontapés quando o adversário está a cair, faltinhas maldosas, constantemente malcriado, pressiona os árbitros, pica os adversários a procurar expulsão (exemplo – Gabriel no ano passado). Apenas uma maximização do clube que representa. Hoje nem vi o jogo, mas cá por casa houve quem visse e ouvi muita c***lhada e sei de banco é que veio…
Hoje tem estas declarações que em qualquer país era suspensão para vários jogos. Cá veremos o que acontece. Se fosse um jogador do Benfica a partir os dentes de um adversário, nem imagino o escândalo que seria. Mas para indivíduos que pensam que o Benfica é beneficiado por uma expulsão por entrada de sola na canela, vale tudo.
Oldasity
Oxalá que seja suspenso, mas como ele, esperemos que a equipa de arbitragem seja suspensa e nunca mais arbitre um jogo destes.
Chico
Porquê? Com base na expulsão? É que eu já estou muito habituado ao Benfica acabar com 10 contra o Porto, mesmo quando ganha, prefere isso?
Xyeh
Ouviu-se muita c***lhada mas também se ouviu os jogadores não convocados a puxar pela equipa, eu se fosse benfiquista ficava triste por ter um clube que parece um zombie, só o Rúben Neves e o Jardel parecem ter alguma raça para defender o emblema. O Octavio é um jogador duro mas é um jogador que dá tudo pela camisola, tivesse o Benfica alguns assim e Pizzis e companhias iam ter muita mais atitude. Quanto às declarações do Octavio não gosto do que disse, como portista pareceu-me que o árbitro parecia estar a apitar tudo contra o FCP e existiram entradas duras dos jogadores do SLB que poderiam ter dado 2º amarelo a alguns jogadores e não deram mas faz parte do jogo. O 1º amarelo ao Diaz foi estranho e o 2º amarelo para mim era alaranjado (só não digo vermelho directo porque o Diaz parece querer dominar a bola e não se apercebe que o André Almeida se ia antecipar), o penalti ainda não percebi o que foi marcado falta mas tenho que ver o lance outra vez.
Chico
O que o Benfica precisa é da selvajaria do Porto? Não, obrigado. Já lá andamos perto na direção e vamos trabalhar para acabar com isso dentro de pouco tempo.
Fim da oligarquia
Não precisas de ficar triste porque nós não precisamos da vossa condescendência, nem sequer vocês alguma vez vão conseguir sentir e pensar como pensa alguém do Benfica porque para o bem e para o mal existe um mundo de diferença entre os dois clubes.
Quanto á falta de tesão dos jogadores do Benfica não me parece que seja uma grande novidade, agora se para ti ter raça ou tesão é aquilo que o staff do Porto fez em vez de dares conselho aos outros clubes devias sim envergonhar-te pelo teu porque foi um espectáculo deprimente digno de uma selva.Não representa exemplo para ninguém,Ainda nem expulsão havia já se ofendia toda a gente com uma linguagem própria dos bares de prostituição em que antes levavam os árbitros para confraternizar.
Daniel Alves
Mal habituados dá nisto. Mas o Benfica também culpa nisto, deixa-os ganhar e ainda temos de ouvir estas merdas.
Uma vez que o Benfica controla tudo, fico à espera da suspensão de meio ano que ele vai levar.
DNowitzki
Somos Porto!
Há alguma dúvida sobre a cultura?
Ramon Caetano
Ridículo. Este jovem se ficar por cá vai levar uns bons jogos de castigo, caso não leve, passa a valer tudo nas conferências de imprensa.
AndreFD
É como colocar assobios nas colunas do estádio quando o árbitro decide contra determinado clube. Já vale tudo há muito tempo
Chico
Mentira, foi um jogo apenas na transmissão televisiva, não havia som no estadio
AndreFD
Se assim é, peço desculpa pois não tinha conhecimento. Mas ainda se torna mais triste
Rui Silva
A sport TV também tem um canal onde acontece a mesma coisa – sons simulados. O que a malta inventa para atacar clubes rivais sem sequer se questionar se são “teorias” que façam sentido é surpreendente.
Rui Silva
Isso foi quando e feito por que clube, AndreFD?
bandua
Pelo Benfica
Chico
Mentira, foi apenas na transmissão televisiva. No estádio não havia som.