Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: «Os treinadores são overrated»

Pep Guardiola destacou, no lançamento do jogo com o Dortmund, que a influência dos treinadores é overrated.

19 Comentários

  • Numb
    Posted Setembro 14, 2022 at 1:30 am

    Acho que o que ele disse está a ser interpretado um pouco da forma errada.
    Apesar da falsa modestia bem conhecida do Guardiola, e que usa de forma a tirar pressão da sua equipa e colocar na equipa adversária por norma, acho que o que ele quis dizer não invalida que ele ache que os treinadores sejam a peça mais importante de uma equipa, ele disse sim que os treinadores são overrated em termos de influência porque o jogo pertence aos jogadores e concordo em parte porque quando algo corre mal numa equipa o treinador é logo o primeiro a ser despedido (e tem lógica não só por ser a peça mais importante e porque não vão despedir jogadores e por novos) mas o overrated entra também aí porque pensam que basta mudar de treinador e mudam logo tudo, não interessa se existe jogadores em baixa de forma, se existe um plantel mal construído por falta de investimento ou decisões da direção ou que existam jogadores a “fazer a cama” ao treinador. No fim de contas os jogadores é que estão lá dentro do campo, e o percurso do Guardiola tanto vai contra o que ele diz (porque é claramente o melhor treinador do mundo dos últimos 12 anos) como também lhe dá razão porque ele conseguiu fazer o que fez no City depois de um bom investimento (em dinheiro mas mais em qualidade até) e ponderado porque se o Guardiola tivesse ficado com os mesmos jogadores da primeira época do City com certeza que não teria feito o mesmo trabalho.
    Temos inúmeros casos de lances de baliza aberta e de 1vs1 que jogadores mesmo de classe mundial falham e caso tivessem acertado a história teria sido outra, o treinador não tem mais ou menos qualidade ou mais ou menos influência por um jogador falhar de baliza aberta, mas no fim de contas a culpa é do treinador, acho exagerado essa avaliação.

  • ItsAboutTime
    Posted Setembro 13, 2022 at 10:48 pm

    Com o dinheiro que ele tem tido á disposição desde sempre, claro.

    • SENSEI
      Posted Setembro 14, 2022 at 12:19 am

      Poderias também falar do seu palmarés ou de como criou a equipa mais temível do Século XXI até à data.
      Gasta muito dinheiro, é um facto (jogadores de qualidade não costumam sair baratos…) mas ao menos sabe como gastá-lo. Isto diferencia muitos treinadores, saber construir plantéis e colmatar saídas.
      Contam-se pelos dedos os jogadores por ele contratados e que “floparam”.
      E com ou sem dinheiro, ficará nos livros da história do futebol como um dos génios deste desporto, mas só atrás do JJ.

      • ItsAboutTime
        Posted Setembro 14, 2022 at 11:52 am

        Eu não critiquei o Pep, um gênio do futebol moderno.. concordei foi que com tanto dinheiro á disposição os treinadores não sejam tão valorizados. No oposto estará um treinador com pouco ou nenhum e que faça um brilhante.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Setembro 13, 2022 at 6:44 pm

    Há um grande quadro dos humoristas catalães do Crackovia sobre a filosofia de Guardiola, Mourinho, Simeone e Ancelotti. Hilariante, mesmo dez anos depois.

    https://www.youtube.com/watch?v=K63d5EK59sI&ab_channel=ComediaFutbolistica

  • Kacal
    Posted Setembro 13, 2022 at 5:09 pm

    Acho mais possível uma equipa mediana ter um bom trabalho com um grande treinador do que uma equipa forte com um treinador mediano. Para mim o treinador é a parte mais importante de uma equipa, não falando obviamente da direcção e estrutura do clube que tem que ser competente e estável com um projecto sólido.

    Mas esquecendo a parte de cima, o treinador é sem duvida a parte mais importante de uma equipa. O Guardiola é um exemplo disso, duvido que este City rendesse metade mesmo com o plantel que tem nas mãos de outros treinadores e tivesse tanto sucesso como tiveram estes anos. Se calhar com um do nível de Klopp até podiam ter, mas refiro-me a treinadores abaixo desse patamar não me acredito nisso.

    Discordo de Guardiola aqui.

  • Kafka
    Posted Setembro 13, 2022 at 5:01 pm

    Completamente errado, mas é a habitual falsa modéstia dele onde até um Arrentela é uma equipa de classe Mundial

    O treinador é só a peça mais importante na estrutura de um clube e o Guardiola é a prova disso mesmo, na forma como chegou a um Barça desfeito em 2008 e transformou aquela equipa em farrapos numa equipa dê topo e que ganhou tudo no ano seguinte

    O próprio City actualmente, claramente deu um salto para um patamar superior dsd que tem o Guardiola e não venham com a treta que só é graças ao investimento loool…
    Ninguém faz 198 pontos em 228 possíveis na melhor liga do Mundo só pq gastou mais q os outros, há mt mérito do treinador neste feito absolutamente brutal… E o Barça é a prova disso, quando estoirou milhões sem fim nos últimos anos, mas fruto de ter treinadores absolutamente medíocres, tem ganho bola

    • BoaMike
      Posted Setembro 13, 2022 at 8:52 pm

      Acho que ele quer dizer que a influência durante o jogo ( no caso dele tem pouca) até porque é um treinador mediano a mexer no jogo mas é o melhor no pré jogo.

      O treinador tem influência nas dinâmicas mas sai os jogadores que decidem na hora H.

      O caso do Barcelona foi contratar jogadores sem perfil vencedores, Coutinho é a prova disso, jogador acomodado, que desmotiva com facilidade.

      O CR7 apesar de todos os defeitos dele , e demonstrou os está época, é o aposto, se estiver a correr mal ele motiva se e muito do sucesso dele foi por ser assim.

  • Diogo Moura
    Posted Setembro 13, 2022 at 3:51 pm

    Sim, muitos deles são. Outros, nem por isso. Há treinadores que sem ovos ainda sacam uma omelete. Outros, deixam-na queimar-se.

  • Stravinsky
    Posted Setembro 13, 2022 at 3:17 pm

    É normal dizer isto, mas todos sabemos que o treinador é a peça mais importante de uma equipa. E isto tem sido visto ainda com mais força nos últimos anos.

    • Mantorras
      Posted Setembro 13, 2022 at 4:03 pm

      Nem mais. Um treinador pode mudar completamente o panorama de um clube. E a peca mais importante do puzzle.

  • Marcio Ricardo
    Posted Setembro 13, 2022 at 2:53 pm

    Quando os treinadores são medianos ou mais sim. Mas quando são bons e têm o grupo do seu lado fazem a diferença sim. Por isso que o Guardiola está onde está e ganha o que ganha.

  • pdomingues
    Posted Setembro 13, 2022 at 2:35 pm

    Um Lider é sempre um lider. Um mau lider pode ter sucesso se a equipa que tem foi excelente. Mas um bom Lider pode ter sucesso com uma equipa menos talentosa.

    • Stromberg
      Posted Setembro 13, 2022 at 3:15 pm

      Guardiola e a sua falsa modéstia, capítulo 1234…

      • SilvadasAguas
        Posted Setembro 13, 2022 at 4:13 pm

        Falsa porquê? Nao pode ter essa opiniao?

        • Stromberg
          Posted Setembro 13, 2022 at 4:27 pm

          Ele não tem essa opinião.

          Guardiola é mestre na falsa modéstia e também na “graxa” aos adversários… são sempre os melhores do mundo e estão sempre organizados e com um excelente projecto.

          • Fireball
            Posted Setembro 13, 2022 at 6:24 pm

            Esse patife! Como se atreve a dizer bem dos adversários?! É por isto que o futebol está como está.

            • Stromberg
              Posted Setembro 13, 2022 at 9:34 pm

              Não é uma crítica… apenas constactei um facto, o qual faz parte da “estratégia Pep”.

Deixa um comentário