Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: Para quem não viu o Ronaldo “Fenómeno”

Todos os que acompanharam o futebol nos anos 90 sabem que está entre os 5 melhores de sempre. Ficam alguns momentos da qualidade que exibiu na final da Taça UEFA de 1998, em que apontou um dos golos da vitória do Inter frente à Lazio.

67 Comentários

  • Barrow
    Posted Janeiro 10, 2020 at 4:58 pm

    A seguir a Messi o melhor que já vi. Surreal. Tinha tudo, o verdadeiro avançado completo, muito influenciado pelo mítico Weah. Destes já não se fazem

  • Joga_Bonito
    Posted Janeiro 10, 2020 at 4:12 pm

    Que saudades!
    Um verdadeiro ET, defesas de classe mundial como Nesta pareciam pinos com ele!
    Ronaldo Fenómeno, o jogador mais espectacular de sempre!

  • Litmanen
    Posted Janeiro 10, 2020 at 3:00 pm

    Pfffff… um menino.
    Metam aí um vídeo do Jari Litmanen para verem o que é um ponta de lança em condições.
    Como é óbvio estou a brincar. Este tipo era um fenómeno.

    Para a malta que questiona porque já não há jogadores assim hoje em dia, basta ver que também já não há defesas assim a nível geral (desequilibrados, fraco apoio de pés, longe da bola, precipitados no desarme, pouca ou nenhuma carga corporal no avançado). Já não é possível jogar este futebol… isso acabou. Hoje dribla-se em velocidade e força e cada vez será mais assim.

    Olhe-se, por exemplo, para o Rúben Dias. O protótipo do central moderno. Vai ser um central de alta categoria, não digo que irá ser de elite ou de classe mundial, mas vai ser um tipo que hoje podia, por exemplo, jogar numa equipa top 3 em Itália (como era esta Lazio na altura).
    Nenhum dos principais dribles do Ronaldo aqui daria para o ultrapassar… no lance aos 1:02, o Ronaldo ganha a posição ao defesa enquanto este troca os pés e se abaixa (?). Hoje em dia, naquele lance, a carga corporal do central era logo feita e ele nem cheirava a bola.
    Quando eu jogava futebol nos anos 90, iam para defesa os tipos que eram mais altos e esforçados, mas que coitados trocavam os pés, e chegava muito bem. Hoje em dia não é bem assim.

  • luis dionisio
    Posted Janeiro 10, 2020 at 1:56 pm

    Excluindo a regularidade de Messi e Cristiano, o Ronaldo Nazario do Barça e Inter pré lesões foi o melhor jogador que já vi. E, sendo eu um jovem na altura, penitencio-me não lhe ter dado o devido valor na altura…

  • Af2711
    Posted Janeiro 10, 2020 at 1:20 pm

    Esse foi mesmo o jogo em que o apelido “Fenômeno” foi dado ao grande fenômeno que ele era.

    Ronaldo no prime era um avançado completo (só não era um bom cabeceador, mesmo assim marcou alguns), o Elástico que ele dá neste jogo para sair de uma zona de pressão é de outro planeta.

    Uma sugestão ao VM: Traga mais atuações se possível, para que possamos relembrar e debater.
    Ex: Maradona vs Inglaterra 86, Zico vs Argentina 82, Pelé vs Itália 70, Ronaldinho vs Inglaterra 2002, Zidane vs Brasil 2006. etc

  • Manchester Is Red
    Posted Janeiro 10, 2020 at 1:08 pm

    O melhor que vi jogar e o meu favorito de sempre.

    Tinha tudo. Tudo! Técnica, finalização, explosão, passe, jogava com os 2 pés.

    O verdadeiro Fenómeno.

  • Diogo Moura
    Posted Janeiro 10, 2020 at 1:04 pm

    Quem não se lembra da quantidade de miúdos que imitaram o seu penteado no mundial de 2002? O cabelo todo rapado com uma poupinha à frente? O Ronaldo era um autentico ídolo, o melhor. E numa geração onde não existia internet e TV por Cabo para se assistir às melhores ligas.
    So que simplesmente o que ele fazia em campo, naquele tempo, era transcendente, tinha tudo. Técnica para dar e vender, fintas, velocidade, força, leitura de jogo – desmarcações absurdas e nos timings certos. Em suma, marcou uma geração.
    A carreira ficou marcada pelas lesões, levava porrada em todos os jogos. No dias de hoje, com maior protecção aos jogadores criativos e com os avanços na medicina, teria dado 5x mais ao futebol.
    Saudades daquela geração brasileira, Ronaldo, Rivaldo, Roberto Carlos, Cafu, Ronaldinho, Lucio, Dida e Kaka (ainda com os seus 20 anos, penso eu).

  • Francisco Torgal
    Posted Janeiro 10, 2020 at 1:00 pm

    Com um jogador destes qualquer equipa desbloqueava os jogos. Saía de qualquer aperto.

  • AngeloGJ
    Posted Janeiro 10, 2020 at 12:42 pm

    Ver isto e ver o que os jovens fazem hoje em campo é uma brincadeira de mau gosto, tenho saudades daqueles craques que inventavam fintas, que faziam coisas em campo que os miudos depois iam a rua tentar copiar, tenho saudades dos jogadores que tinham individualidade futebolistica e que eram unicos e excelentes naquilo que faziam, que raramente falhavam passes tal era a qualidade…

  • Valderrama
    Posted Janeiro 10, 2020 at 12:39 pm

    Técnica e potência a nível GOAT

  • Mantorras
    Posted Janeiro 10, 2020 at 12:38 pm

    De longe, o melhor avancado que vi jogar.

    Lembro-me de jogar ISS2 (o que hoje e o PES), para a PS 2, e quando jogava com R9 nunca rematava, dizia que “com este so vale marcar a entrar pela baliza dentro”.

    PS: ver as bolas daquela altura!! :) pensar que quando tive uma daquelas, “das oficiais”, guardava-a debaixo da cama para nao se estragar e nunca levava para a rua!

    • Estigarribia
      Posted Janeiro 10, 2020 at 1:30 pm

      Mantorras,

      Eu quando era pequeno tive uma bola de futebol da Mitre, usada no campeonato inglês, mas na altura em que a recebi não sabia que era da Premier League e desapareceu ?

      Saudações Leoninas

      • Mantorras
        Posted Janeiro 10, 2020 at 3:14 pm

        Mitre :) a marca das minhas primeiras chuteiras antes das “do Rivaldo”!

        Eu tive uma da Diadora, que era a do Boavista que foi a minha preferida de sempre. So jogava com ela na praia, mas estragou-se na mesma!

        • Estigarribia
          Posted Janeiro 10, 2020 at 3:43 pm

          Ainda tive uma bola do Mundial 2006 e uma da 1ª Liga Portuguesa semelhante à do Mundial de 2006, mas vermelha e branca. E não há muito tempo arranjei uma bola da altura em que a FIFA fez 100 anos.

          Saudações Leoninas

  • Kafka
    Posted Janeiro 10, 2020 at 12:27 pm

    Este sim o verdadeiro Ronaldo, infelizmente só as lesões o pararam… Também jogou num futebol mais duro que o de hoje e a ciência não estava tão evoluída como agora

    Outra coisa engraçada é que apesar de muitos acharem que ele era só força e velocidade (pois tem muitos golos assim), mas não podiam estar mais errados, do ponto de vista técnico era simplesmente brutal o que ele fazia com uma bola, em nada fica atrás do Ronaldinho Gaúcho por exemplo, não dava era tanto espalhafato e era mais objectivo… E quando foi para a Itália (na altura era a melhor Liga do Mundo, não era a mediocridade que é agora) foi quando a capacidade técnica dele ainda mais veio ao de cima, e no Inter tem coisas brutais do ponto de vista técnico

    • Joga_Bonito
      Posted Janeiro 10, 2020 at 4:19 pm

      Basta ver esta exibição contra a Lazio, o Nesta levou com cada nó cego…e o elástico que ele dá no meio campo, Lindo!
      ele tinha um domínio do drible incrível, conseguia tanto ser eficaz como espectacular, ultrapassava tudo em linha recta, mas sempre com aquele perfume, aquela magia!
      Quem diz que ele não tem técnica só pode nunca ter visto R9 jogar. Ou então achar que habilidade e fintinhas sem nexo é o mesmo que técnica, quando são coisas distintas. Eu entendo por técnica o uso da habilidade no tempo, local e dose certa. O R9 tinha isso de forma incrível, sabia sempre ler muito bem as coisas. Só que certos ignorantes é que acham que porque corria de forma incrível era só força.
      Aquele drible contra o Valência, creio que num Barça-Valência, em que ele dá acelera com a bola e dá um esticão e passa o defesa che mostra a conjugação letal de técnica e velocidade que fizeram deste menino um ET.
      Eu adoro Maradona, é o meu favorito, mas creio que se R9 não se tem lesionado tenho sérias duvidas se hoje não era o melhor de sempre.
      Até porque ele evoluiu do Barça para o Inter, as lesões impediram a progressão da sua evolução.
      Contudo, ainda um jogador em progressão e já era do outro mundo, R9 o Fenómeno!

    • Francisco Torgal
      Posted Janeiro 10, 2020 at 12:44 pm

      Essa história do verdadeiro Ronaldo é para gostos, embora aceite a opinião.
      Primeiro podemos usar o teu argumento do futebol ser mais duro (não percebi esta) ou a ciência menos evoluída.
      Depois também se pode argumentar que não podes extrapolar que iria ter uma carreira de 13 anos a este nível porque, como teve lesões e interrupções não podemos assumir que só porque era um craque logo iria manter este nível durante os próximos anos, logo não se pode por ao nível de outros (pelo menos em consistência), pois já vimos imensos craques brasileiros que já foram os melhores od mundo descer a pique aos 30. Atenção, nível de qualidade do Fenómeno quando esteve no auge ninguém põe em questão, era um ET do seu tempo.
      Dito isto, só acho estranho estas afirmações do “verdadeiro” Ronaldo só por causa do nome em comum, quando o Ronaldo (e Messi) fizeram o que fizeram durante anos, mesmo tendo em conta que o argentino neste momento é muito superior ao português, no entanto só se usa o Ronaldo Fenómeno para antagonizar o Cristiano.

      • Kafka
        Posted Janeiro 10, 2020 at 1:08 pm

        Francisco

        O futebol na altura era muito mais duro e violento que é agora, até porque estávamos ainda na transição das regras do pós-Van Basten…. Antes do Van Basten podia bater-se à vontade, foi com as lesões e abandono do futebol pelo Van Basten que a UEFA e a FIFA perceberam que ou protegiam os melhores jogadores ou iria continuar a haver mais “Van Basten lesionados” e foi a partir daí que as regras mudaram e os árbitros tivera indicações para passar a punir a violência da altura e o futebol começou a ficar bem mais soft e so grande jogaodres passaram is ser mais protegidos,ao ponto de hoje o futebol ser bastante soft e basta o Messi ou Cristiano ou qualquer estrela se atirar para o chão que é logo falta e amarelo para o defeat, antigamente só para aí à 5a ou 6a entrada a sério é que havia amarelo e vermelho esquece lá isso, nunca levavam vermelho…. Ora o Fenómeno ainda apanhou essa fase de transição, isso também não ajudou nada para o seu estado físico

        Hoje em dia um defesa só pode dar no máximo 1 ou 2 pontapés bem assentes num avançado… Naquela altura podia dar 7 ou 8 e no máximo levava amarelo, não há comparação possível na dureza daquela altura para a actual

        • Pipo
          Posted Janeiro 10, 2020 at 3:41 pm

          O Ronaldo teve o azar de se lesionar sozinho, nada teve a haver com os adversários serem agressivos ou não.
          Por outro lado também não foi sempre um profissional exemplar ( em termos de saber cuidar do corpo pelo menos), e o que fez com que baixasse os seus índices físicos ainda mais rapidamente.
          Ele foi sem dúvida um dos maiores talentos, senão o maior que apareceu desde sempre, mas teve o azar das lesões e isso não permitiu que usufruíssemos o suficiente do seu futebol, ao contrário de um Messi, Zidane, CR7 etc etc. Mas foi o suficiente para ficar na História.

          • Xyeh
            Posted Janeiro 10, 2020 at 5:11 pm

            Isto, o Fenómeno teve azar das lesões mas a culpa não foi dos adversários como querem fazer passar, não só sofria da tiróide como não se tratava bem fisicamente e isso foi o que o tornou propicio a lesões, daí que para mim Messi e Cristiano serão lendas para sempre e o Messi será o GOAT por várias décadas.

            • Kafka
              Posted Janeiro 10, 2020 at 7:07 pm

              Errado…..com a ciência que existia na década de 90 (20 anos em ciência é uma diferença brutal) e com o jogo muito mais duro naquela altura, qualquer jogador na altura independentemente de se tratar muito ou pouco teria sempre carreiras mais curtas que os jogadores actuais….porque é completamente diferente tu levares todos os jogos 9 e 10 pontapés ou levares apenas 1 pontapé por jogo no máximo dos máximos como actualmente acontece, isto para não falar que não há comparação possível a nível cientifico entre o que era feito há 20 anos atrás e é feito agora

              Tu és obcecado pelo Cristiano e só sabes falar do Cristiano, devias um dia abrir horizontes e ver a big picture…qualquer jogador hoje em dia tem mais condições para ter uma carreira mais longa que anteiorirmente, alias é pura ciência, da mesma forma que um Ser Humano hoje em dia vive em média mais tempo que há 40 anos atrás, e isto não invalida que há 40 anos atrás não houvesse na mesma Seres Humanos a chegarem a idades mais avançadas

              Senão consegues perceber que o futebol hoje é muito mais soft e a ciência está muito mais evoluida e só isso é que permite ao Cristiano e Messi terem carreiras tão longas então nunca viste futebol e não tens noção alguma do que é a ciência

          • Kafka
            Posted Janeiro 10, 2020 at 3:56 pm

            Errado algumas das lesões que o Fenómeno foi tendo foram fruto de entradas…. Depois só mesmo alguém que não percebe nada de ciência é que acha que é exactamente igual levar 8 e 9 pontapés por jogo ou levar a pena 1 pontapé e acha que isso não faz mossa física nenhuma aumentando a propensão a lesões

            Depois nem percebo bem a tua conversa e do Xyeh porque ninguém aqui falou do Cristiano, eu pelo menos não falei, vocês é que vivem obcecados pelo Cristiano e estão a falar no Cristiano

            • Pipo
              Posted Janeiro 10, 2020 at 4:25 pm

              “Este sim o verdadeiro Ronaldo” , “A Serie -A naquela altura não era a mediocridade que é agora” , todos sabemos onde queres chegar com esta lenga lenga escusas de te armar em santo que não enganas ninguém lol
              Mas adiante, claro que levar umas pancadas não faz bem a ninguém, mas as lesões que marcaram a Carreira do Fenomeno foram as do joelho, lesões essas que não foram causadas por pancadas…pequenas lesões musculares todos os jogadores têm.
              O CR7, fartou-se de levar pancada em Inglaterra e Espanha, o Messi igual, o Neymar é outro saco de pancada, e nenhum ficou no estado físico que ficou o fenómeno.

        • Xyeh
          Posted Janeiro 10, 2020 at 3:13 pm

          O Van Basten retirou-se em 1993, o Ronaldo teve o seu primeiro clube profissional em 1993 e retirou-se em 2011, o Cristiano Ronaldo teve o seu primeiro clube profissional em 2001, ou seja, jogou 10 anos no mesmo período do Ronaldo Fenómeno (2 anos de Inter e todos os anos do Real Madrid). Para mim o peak Fenómeno foi entre o Barcelona e os primeiros anos de Inter em que o Cristiano ainda não jogava mas as regras não mudaram nesses 5 anos até aparecer o Cristiano por isso a teoria do Ronaldo Nazario ter apanhado futebol mais físico é treta, o Figo acabou a carreira ao mais alto nível mais tarde e não teve tantas lesões, o Nazario apesar de ser o mais completo avançado que vi jogar também gostava bem das suas festas e provavelmente não se tratou da melhor forma, isto é só mais uma coisa que me faz achar que o Messi e o Cristiano são bestas pela forma como se mantiveram no top tantos anos, tem a ver com a mentalidade do jogador. O Fenómeno vai ser sempre uma lenda, mas o Cristiano Ronaldo também vai ser.

          • Kafka
            Posted Janeiro 10, 2020 at 3:58 pm

            Outra coisa sem sentido é dares o exemplo do Figo quando o Figo só foi para a Itália já com o futebol bastante mais soft

            Mas independentemente disso, eu nem falei do Cristiano, vocês são mesmo obcecados pelo Cristiano, até em posts sobre o Fenómeno falam no Cristiano, valha-me Deus

          • Kafka
            Posted Janeiro 10, 2020 at 3:53 pm

            Outra coisa que ignoras é a evolução da ciência… Enfim a habitual desonestidade intelectual…. Só quem não viu futebol na década de 90 é que pode achar que o futebol actual é tão duro e violento como o dessa altura

            • Xyeh
              Posted Janeiro 10, 2020 at 5:09 pm

              Desonestidade intelectual é a sua, porque fala que a liga Italiana agora é medíocre e fala no “verdadeiro” Ronaldo quando toda a gente sabe que foi uma dupla bicada ao Cristiano Ronaldo, não admitir isto é que é ser intelectualmente desonesto. Vi futebol na década de 80 e na de 90, lembro-me bem de como era o futebol na altura, sabe quem jogou nessa altura também? Totti, Del Piero, Zidane. O Fenómeno teve problemas tiróide e não se tratava como devia, se você via jogos na década de 90 sabe muito bem que o Fenómeno até um Mundial doente jogou, nada disto apaga que foi o avançado mais completo que vi jogar, mas a dureza dos defesas e a evolução da ciência poderiam ser usados em décadas mais distantes, neste caso outros jogadores aguentaram a liga italiana, o Fenómeno não (muitos outros não a aguentaram).

          • Kafka
            Posted Janeiro 10, 2020 at 3:52 pm

            Como é óbvio o Xyeh está a mentir…. O Cristiano começou a jogar futebol sénior na época 2002/2003… Já o Fenómeno jogava futebol ao mais alto nível nivel desde 1994… O Fenómeno apanhou a transição das regras do Pos-Van Basten que foi entre 93 e 2000

            • Xyeh
              Posted Janeiro 10, 2020 at 4:47 pm

              Onde é que eu menti? No Wikipédia diz que o Cristiano começou na equipa sénior em 2001. Vamos ao próximo.

              • Kafka
                Posted Janeiro 10, 2020 at 5:01 pm

                on 7 October 2002, Ronaldo made his debut in the Primeira Liga, against Moreirense,

                • Xyeh
                  Posted Janeiro 10, 2020 at 5:29 pm

                  Estreou-se na liga em 2002 mas já estava no plantel profissional do Sporting, já jogava contra jogadores bem mais velhos do que ele. Eu disse que ele começou na equipa sénior, e você para tentar ter razão vem com a estreia para a liga. Não coincidiram 10 anos, foram 9…

                  • Kafka
                    Posted Janeiro 10, 2020 at 7:00 pm

                    Sim claro, porque treinar com colegas de equipa é exactamente a mesma coisa que jogar com defesas adversários dispostos a espetarem-te 7 e 8 pontapés nas pernas por jogo como em Itália antes da mudança das regras, faz todo o sentido a comparação de facto

                    Depois mentes novamente porque a mudança de regras foi no pós Van Basten a partir de 93, e o pico do Fenómeno foi no Barça e Inter precisamente nessa transição de regras e amenizar do jogo ….o Cristiano quando começou a jogar em 2002 já o futebol estava mudado e muito mais soft e já o Fenómeno estava arrumado pelas lesões pois o seu pico foi até 2000

        • Francisco Torgal
          Posted Janeiro 10, 2020 at 1:17 pm

          Bom acréscimo de informação, sim desse ponto de vista concordo, em todo o caso lá está, não podemos antecipar consistência ou longevidade até depois dos 30 de um jogador com base no “se não se tivesse lesionado”, mesmo com o factor de que era muito mais fácil sair lesionado na altura.

      • Estigarribia
        Posted Janeiro 10, 2020 at 12:56 pm

        Francisco,

        Tudo dito. Essa história do “verdadeiro” Ronaldo pegou moda por causa do Mourinho ter mandado uma indirecta ao Cristiano Ronaldo. Daí para cá utiliza-se esse argumento para, como disseste, e bem, antagonizar o Cristiano. Como já disse noutros comentários, o “Quarteto Fantástico” formado por Leo Messi, Ronaldo, Ronaldinho e Thierry Henry, cada um nos seus clubes, deram-me muito gozo em ver mas também gostei de ver grandes jogos, golos e jogadas do nosso Cristiano Ronaldo.

        Saudações Leoninas

        • Francisco Torgal
          Posted Janeiro 10, 2020 at 1:06 pm

          Há uma difícil aceitação de que existem vários jogadores ao nível do Fenómeno e quase um conservadorismo em admitir que atualmente existem jogadores (no caso do Fenómeno só dois) melhores que essa geração de ouro.
          Parece-me mais um embirrar com fundamento do que comparação objetiva dos jogadores. Como dizes, o Mourinho lançou a farpa, seja em que contexto for, e o pessoal alimentou já de forma um pouco indigna a ideia de que o Cristiano é inferior ao Fenómeno.
          Para mim vai um pouco de encontro à comparação do Messi com o Maradona, sendo que pessoalmente considero o Messi superior (não é por não ter 1 mundial que é pior). O facto é que nesta última comparação dos argentinos não existe esta agressividade para minimizar o Messi (e ainda bem, embora ele seja criticado noutros aspetos).

  • Dca
    Posted Janeiro 10, 2020 at 12:01 pm

    Quantos jogadores temos assim hoje em dia? Que fintem, que vão para cima, que dêem espetáculo?
    Mbappe? Félix (numa equipa que potencie isso nele)? Entre um ou outro que me esteja a escapar, mas o problema aqui é também a mentalidade dos treinadores que cada vez querem mais organização então cada vez promovem situações ou liberdade para jogadores assim.
    Faz muita falta isto.

    • Xyeh
      Posted Janeiro 10, 2020 at 3:22 pm

      Eu só tenho pena que o Quaresma e o Hulk não tenham tido uma carreira mais grandiosa porque eram desses jogadores de ir para cima, é algo que ano após ano me tira a vontade de ver futebol, parece que desapareceram os extremos mágicos, os avançados brinca na areia, o futebol tornou-se um desporto calculista.

    • Francisco Torgal
      Posted Janeiro 10, 2020 at 12:45 pm

      Acho que também tem que ver com o rigor táctico de cada treinador, sendo que se for alguém deste nível é natural que se dê liberdade no último terço, mas tem de ser alguém que alie esta qualidade técnica a um nível de decisões alto.

      • Dca
        Posted Janeiro 10, 2020 at 12:59 pm

        Claro que sim! Mas o problema acaba por ser esse, demasiado rigor tático no futebol de hoje em dia, muito pela análise ao adversário, análise da própria equipa, etc, que evoluiu para patamares nunca antes vistos.

    • Oldasity
      Posted Janeiro 10, 2020 at 12:26 pm

      Félix? Nunca vi muito disso nele para ser sincero.
      Tem inegável qualidade, mas nunca me pareceu esse tipo de jogador, até porque não é rápido.
      Tem bons pormenores, mas não é de partir para cima dos adversários como fazia Ronaldo e como faz Neymar.
      Mbappé, na minha opinião, não faz tanto isso. Procura mais o espaço e mete a bola na frente para a ir buscar e não me parece ser tanto de ir para cima dos adversários.

      • Dca
        Posted Janeiro 10, 2020 at 12:59 pm

        O Félix tem muita capacidade de drible, aquilo que fez ao Pique, na pré época e mesmo no golo do Atlético, a forma como tira o Vidal do lance. Não é um jogador de explosão mas precisa de total liberdade para se poder ver magia. É basicamente isso.

        • Oldasity
          Posted Janeiro 10, 2020 at 3:30 pm

          O Félix tem capacidade de drible, nunca disse o contrário. Mas não é jogador de partir para cima do adversário, até porque seria estupidez da parte dele se o fizesse tendo em conta que não é rápido nem forte.

          Não é um jogador que massacra os defesas com drible mas sim com movimentações, passe e remate.

      • Kafka
        Posted Janeiro 10, 2020 at 12:58 pm

        Concordo Oldasity

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 10, 2020 at 11:50 am

    Quero aproveitar este post para fazer uma observação que reparei neste vídeo. Eu sou da geração de 98 portanto não o vi jogar e não acompanhei o futebol dessa altura, do que sei desses tempos foi apenas através de vídeos como este, mas reparei que o Fenónemo baixava imensas vezes no terreno, sendo ele um ponta de lança para se envolver no jogo, muitas vezes até para a posição de quase um 6. Também não sei assim tão bem o seu estilo de jogo, e se calhar era só ele que fazia isso, mas acho isso super importante, um grande avançado não pode ser apenas aquele que fica na área, mas aquele que é completo e que procura sempre o golo, mesmo quando vai lá atrás. Acontecia isso com o Jonas por exemplo, e isso não invalidou de marcar muitos golos. Acontece com o Firmino.

    Por isso é que não vou com a desculpa de o avançado não teve bola porque esteve numa ilha, se está numa ilha tem que recuar para se envolver no jogo. Nem sempre é culpa do jogador é verdade, às vezes é culpa do treinador que pede para ele ficar lá na frente. Por exemplo, o Félix ontem não teve bola, mas também não a soube procurar (ou soube e a equipa não esteve com ele, não vi o jogo). Isso tem sido uma tendência no futebol atual, cada vez mais os jogadores que sabem jogar, com qualidade técnica e boa percepção do jogo têm que jogar no último terço, mas esquecem-se que a bola tem que lá chegar também e para isso tem-se que ter jogadores capazes para isso, dinâmicas capazes para isso, e cada vez mais são jogadores sem capacidade técnica e sem capacidade de organização de jogo que começam a construir e isso não deveria acontecer, contribui para um futebol fraco e pouco apoiado. Vou dar outro exemplo: Adel Taarabt. O quanto o Benfica melhorou com a sua entrada no XI? E porquê? Começou a ter um jogador capaz de transportar jogo, de fazer a equipa chegar ao último terço em boas condições e com qualidade.

    Com isto, não estou a dizer que se devem acabar com os destruidores de jogo, com os equilibradores. Não! Têm é que estar envolvidos numa dinâmica em que potencie as suas qualidades, têm que ser jogadores de equilíbrio, tem que saber onde estar no campo e onde a equipa está, em que fase do seu jogo está. Sempre com capacidade com bola para a poderem entregar aos mais capazes. Isso sempre! Uma grande equipa é a que percebe os vários momentos do jogo, uma grande equipa é a que tem boas individualidades num bom coletivo, tudo incluindo numa ideia de jogo.

    • Xyeh
      Posted Janeiro 10, 2020 at 3:27 pm

      O Porto teve o Lisandro Lopez que fazia precisamente isso, vinha até ao meio campo do Porto para cortar uma bola dava no Lucho e começava a correr para a área, esse tipo de jogador é super importante numa equipa porque motiva os outros jogadores a correr também e penso que seja por aí que o Sferovic seja um bocado fetiche do Bruno Lage e o Marega do Sérgio Conceição, se são jogadores que se esfolam em campo e não tens alternativa viável vais premiar o jogador que se dá ao jogo.

    • Mantorras
      Posted Janeiro 10, 2020 at 12:31 pm

      O futebol era diferente, mas Ronaldo nao tinha a alcunha de fenomeno por acaso. Sinceramente, so a ele essa alcunha assentava que nem uma luva. Era a definicao de numero 9.

      Tens razao, ele recuava e deambulava muito pela frente, aparecia em qualquer lado, era esse tipo de avancado. Isto no inicio de carreira, porque depois ficou muito mais . fixo, mas a prova de que era um finalizador brutal, e que mesmo assim era um avancado top.

      Ronaldo lesionado marcou uma era, sem lesoes talvez tivesse superado Maradona.

      • Xyeh
        Posted Janeiro 10, 2020 at 3:37 pm

        Para mim pecou ao ir para o Inter, se tivesse ficado no Barcelona poderia ter tido outra carreira e até poderia ter jogado com Messi e Ronaldinho.
        Se se tivesse tratado melhor até poderia ter apanhado o Cristiano no Real Madrid.

        • Mantorras
          Posted Janeiro 10, 2020 at 5:54 pm

          Claramente. Acho que ele provavelmente sempre teve alguma tendencia para aquele tipo de lesoes, talvez pela sua fisionomia e musculatura, nao sei, mas e quase certo que “a falta de cuidado” e o excesso de peso, foram um factor.

          Hoje percebemos facilmente que o Inter foi uma escolha errada, mas de qualquer forma, e sendo absolutamente objectivos na analise, R9 iria ser o melhor do mundo destacado, e partir tudo, fosse em que liga fosse, se nao fossem as lesoes.

          Com 17/18 anos detona a liga holandesa (30 golos) e na segunda tem o primeiro problema no joelho, lesao que o afasta durante a maior parte da temporada, e mesmo assim, fez 19 golos / 21 jogos (54 golos / 58 jogos), isto enquanto puto chegado do Brasil. Muita fruta.

          Chega a Barcelona e fica claro que ha uma prateleira para ele e outra para o resto do mundo. Toda a gente fica simplesmente um degrau abaixo do seu nivel. Ninguem, mas mesmo ninguem, se compara a ele. Naquela altura, se perguntassem a todos os jogadores do mundo, todos diziam que R9 era o melhor. O que ele fez, com 19/20 anos, nunca se tinha visto, foi uma especie de furacao Katrina que passou ali, e durante aquele ano, nao havia tabuas que salvassem as janelas, o homem partia tudo (34 golos / 37 jogos na liga e 47 / 49 em todas as competicoes). Absurdo. E puto. Nem Messi, nem Ronaldo, nem Neymar, nem Mbappe, nem ninguem, mesmo que joguem para estatisticas, mesmo que tenham equipas a jogar para eles: ninguem fez isto com a idade dele, muito menos num clube novo, muito menos no seu primeiro ano num clube de topo.

          No Inter faz 25 golos / 34 jogos na Serie A (34 em 47 overall), acho que aqui ja era bola de ouroe depois tem uma segunda epoca onde joga menos, tem algumas lesoes e faz so 14/19 na liga (15/28 overall), mas ate aqui, o que se viu foi o “verdadeiro” Ronaldo. Ele nao era so bom pelos golos que marcava, era daqueles que simplesmente jogava um absurdo.

          Lesiona-se em Novembro de 99 e volta em Abril de 2000, e… (ainda me lembro perfeitamente de ter visto isto) :( no jogo em que regressa, lesiona-se. Roptura total dos ligamentos. Acho dificil, mesmo hoje em dia, com os avancos que houve, alguem voltar a jogar na sua plenitude, com uma lesao assim. Ficou mais 15 meses de fora. So fez 8 jogos em 99/2000, ate se lesionar, ficou 5/6 meses de fora, depois mais 15 meses de fora, ou seja, a epoca toda de 2000/2001 sem jogar, e em 2001/2002, faz apenas 16 jogos. Nunca mais foi o mesmo Ronaldo, continuou a ter momentos brilhantes, mas quanto muito era uma tempestade, nunca um furacao.

          Teve momentos bons, tinha na mesma classe, fazia coisas giras, sentava os GRs quando queria, ou seja, via-se ali coisas do grande craque que tinha sido, mas so resticios. Deu para andar pelo Real e ser o melhor marcador da la liga, bater o record de golos em fases finais de mundiais (que mais tarde o Klose bateu), e ser artilheiro e campeao da “copa do mundo”… mas acima de tudo ficaram muitas saudades.

          Diria que de todos os infortunios que vi no futebol, este foi o que mais “marcou” o desporto. Na realidade, nunca saberemos ate onde teria chegado Ronaldo…

    • Estigarribia
      Posted Janeiro 10, 2020 at 12:17 pm

      Tiago,

      Excelente comentário. Aliás quando li a última frase do teu comentário lembrei-me, precisamente, de uma equipa que sabia fazer isso: o Barcelona de Pep Guardiola. Era uma equipa fantástica em todos os momentos do jogo e mais fácil tornava o seu jogo com intérpretes como Xavi, Iniesta, Leo Messi, Busquets, etc, etc. Era uma Dream Team simplesmente fantástica e que me fez ser ainda mais fã desse Barcelona (também por ‘culpa’ de Leo Messi e, muitos anos antes, de Ronaldinho Gaúcho).

      Em relação aos avançados, tens ainda o exemplo de Bas Dost no Sporting. O holandês pouco, ou nada, participava no jogo dos ‘leões’ e limitava-se, muitas vezes, a ficar na área adversária para receber bolas. Talvez por indicações de JJ, não sei, mas não se envolvia tanto no jogo como, por exemplo, Islam Slimani que era sempre o primeiro a destruir a primeira fase de construção do adversário. Aliás, no actual plantel do Sporting, talvez só Luiz Phellype tem um pouco dessa características de Slimani, mas é só a minha opinião.

      Por fim, sobre o Ronaldo Nazário, eu sou da geração de 93 e ainda vi jogos do ‘Fenómeno’ e era um jogador com uma categoria e uma classe impressionante. Sendo eu grande fã de Ronaldinho Gaúcho e de Thierry Henry, além de Leo Messi, para mim Ronaldo Nazário completa o ‘Quarteto Fantástico’ dos jogadores que mais gozo me deram ver jogar: Ronaldinho Gaúcho, Thierry Henry, Ronaldo Nazário e Leo Messi (podia incluir CR7, mas sendo português a resposta seria óbvia).

      Saudações Leoninas

      • Tiago Silva
        Posted Janeiro 10, 2020 at 12:49 pm

        Obrigado Estigarribia e claro que o Barcelona de Guardiola encaixa e tudo o que falei, porque era uma verdadeira grande equipa, a melhor que já vi jogar.

        Quanto à tua observação do Dost e do Slimani também é um bom exemplo e aproveito para deixar outro apontamento. Os bons jogadores têm consciência das suas limitações e é por isso que o Slimani era tão bom jogador no Sporting. Contribuía da sua maneira em todo o jogo, não andava a fintar a equipa toda ou a construir jogo, mas ajudava a equipa da sua maneira, recuava, sabia pressionar e lutava lá na frente, servindo sempre de apoio também nas alas muitas vezes. Foi um jogador que aprendeu imenso sobre o jogo e nisso o JJ teve grande mérito e soube potenciar as suas características também, daí ele também ser um grande treinador.

        Outro bom exemplo disso é o Soares, um jogador que acho parecido ao Slimani nessa altura, é um jogador que sabe das suas limitações e usa isso para melhorar o seu jogo.

        De qualquer forma, não acompanhei o futebol dos anos 90, mas deve ter sido fantástico!

  • André Dias
    Posted Janeiro 10, 2020 at 11:30 am

    Obrigado por este pedaço de nostalgia inesperado. Além de Ronaldo, neste jogo estavam alguns nomes conhecidos como Simeone, Zanetti, Djorkaeff, Nesta, Nedved ou Mancini. Sven-Goran Eriksson era o treinador da Lazio. Para os amantes de CM 01/02, Taribo West também estava em campo (foi titular no Inter).

    Para se apreciar devidamente o que jogava Ronaldo, além da sua qualidade fenomenal, é preciso ter noção do que era o campeonato italiano daquela altura. Não era apenas a melhor liga do mundo, tinha também os melhores e mais duros defesas.

    Hoje elogiamos o índice de trabalho, profissionalismo e longevidade de carreira de Messi e Cristiano, e com toda a justiça, mas um dos grandes factores para o seu sucesso foi a sorte que tiveram em termos de lesões. Se jogassem em Itália nos anos 80/90/00 duvido que tivessem chegado aos 30 anos.

    • Dennis Bergkamp
      Posted Janeiro 10, 2020 at 2:38 pm

      Concordo muito com o teu 2º parágrafo. É colocar na equação aquele que para muitos é o melhor defesa de todos os tempos: Maldini. A forma como Ronaldo o deixava para trás, como o deixava no chão, como o deixava ansioso e preocupado (segundo relatos de companheiros de equipa) e como o próprio fala do brasileiro (coloca apenas Maradona à frente, de entre os jogadores que enfrentou).

    • Estigarribia
      Posted Janeiro 10, 2020 at 12:05 pm

      André,

      Esse Taribo West era cá uma personagem ehehe Ele e o Vágner Love ficam na história do futebol pelos seus excêntricos penteados (a nível capilar ainda havia Abel Xavier e Ljuboja, mas West e Love batiam a concorrência ehehe)

      Saudações Leoninas

  • Estigarribia
    Posted Janeiro 10, 2020 at 11:25 am

    Craque. Craque. Craque. Ronaldo Nazário era um predestinado e ficará para sempre na História do Futebol. Apesar de eu ser mais fã de Ronaldinho Gaúcho e Thierry Henry também tinha uma certa admiração pelo ‘Fenómeno’.

    Saudações Leoninas

  • Azor
    Posted Janeiro 10, 2020 at 11:21 am

    Uma pena as lesões terem dado cabo dele. Ainda assim, conseguiu voltar e ser campeão mundial mas poderia ter dado muito mais. Uma barbaridade de jogador, lenda! Que saudades do futebol dos anos 90…

  • Turra
    Posted Janeiro 10, 2020 at 11:17 am

    Jogava a medio centro ?

  • Vegeta
    Posted Janeiro 10, 2020 at 11:17 am

    O melhor 9 de sempre e o meu jogador preferido de todos!
    Fantástico!
    Até lesionado ganhou 1 mundial sendo o melhot marcador.

  • RicardoFaria
    Posted Janeiro 10, 2020 at 11:16 am

    Que máquina e que pena por estes jogadores não serem eternos!

    Saudações DesPortistas!

  • Rev7
    Posted Janeiro 10, 2020 at 11:16 am

    Acreditar que o Inter foi busca-lo ao Barça, na transferência mais chocante que se tinha visto na altura. como tudo muda.

  • R10UELME
    Posted Janeiro 10, 2020 at 11:16 am

    Hoje em dia ainda haveria uma campanha contra o R9 por humilhar os adversários…

    Mais a sério, um monstro, com Ronaldinho, dos jogadores que mais prazer me deu ver jogar, representa tudo o que o futebol deve ser e do tipo de jogadores que, em breve, vamos sentir falta.

  • AndreChaves9
    Posted Janeiro 10, 2020 at 11:02 am

    O pico que ele atingiu está ao nível de Messi sentado no top-5 dos melhores de sempre. Pena que as lesões estragaram a regularidade que podia ter tido.

  • Wonderkid
    Posted Janeiro 10, 2020 at 11:00 am

    Fenómeno é mesmo a alcunha perfeita para o que este senhor fez.

Deixa um comentário