Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Villas-Boas conquistou o campeonato à Pinto da Costa. Falta ganhar à AVB

O Porto de André Villas-Boas é uma espécie de museu de artes decorativas que, mal se fecham as portas ao público, revela uma cave cheia de esqueletos a chocalhar as correntes. O André, que nos venderam como o suprassumo da modernidade poliglota, parece ter descoberto que, para ganhar em Portugal, o fato bem cortado, o nó da gravata impecável e aquele ar de quem lê poesia entre dois treinos, não servem de nada se não houver um balneário a cheirar a mofo e as velhas táticas de quem já tem mais anos de tropa do que o sargento mais antigo de Mafra. Ganharam o campeonato, é verdade, com exibições que não aquecem nem arrefecem – a menos que sejas o Sporting e estejas no balneário de visitas, onde o ar condicionado foi programado para a função “Sauna Tropical”, sem direito a comando à distância. É a nova hospitalidade nortenha: se não os bates no relvado, coze-os em lume brando durante o intervalo.

Dizem que o André é o homem do futuro, mas o futuro dele tem um cheiro nauseabundo a passado. No Andebol, a coisa foi tão “perfumada” que treinador e jogador adversário tiveram de ir ver as luzes da ambulância de perto, intoxicados por um aroma que nem num aterro sanitário em dia de sol se encontra. É a mística, dizem eles. Eu chamo-lhe guerra química de algibeira. E enquanto os adversários tentam sobreviver à atmosfera, os árbitros são brindados com um serviço de “streaming” personalizado: uma televisão no balneário a passar, em modo de tortura chinesa, todos os erros que os pobres coitados cometeram no passado. É o apoio psicológico da era Villas-Boas: não é pressão, é apenas “refrescar a memória”, antes que se esqueçam de apitar para o lado certo.

Lembram-se do clássico com o Sporting em fevereiro? O Rui Silva na baliza, chuva a cair como no Norte se faz, e as toalhas dele – aquelas para secar as luvas – a desaparecerem três vezes, roubadas pelos apanha-bolas como se fossem relíquias da CAN. O Sporting queixa-se, o Varandas chama-lhe “pequenez africana”, o Porto diz que vai “averiguar” e depois multas leves caem como chuva miúda. No mesmo jogo, golo do Fofana e zás: os cones e as bolas evaporam-se, escondidos atrás dos painéis para atrasar o reatamento. Prática normal em vários estádios, dizem os dragões. Claro, normal. Em Alvalade e na Luz nunca acontece, mas no Dragão é “gestão inteligente”. O mesmo ADN que Pinto da Costa deixava no ar: intimidação subtil, guerra psicológica barata, aquele cheirinho que enoja os rivais e embriaga os de azul e branco. Para compor o quadro desta “nova era”, ainda tivemos um steward no relvado a tentar pontapear um miúdo das camadas jovens do Benfica depois de um golo. É a classe, a distinção e a educação que o André prometeu, mas servida com o velho taco de basebol por baixo da mesa.

Mas a festa não se faz sem os amigos da sombra, aqueles que o Varandas tanto denunciou. Antero Henriques, o homem que sussurra aos ouvidos dos campeões, voltou a mostrar que onde ele põe o dedo, a taça nasce. Já tinha feito o milagre no Sporting do genro Amorim – uma coincidência de família, certamente – e agora regressou a casa para provar que o sangue azul e branco é mais espesso que a água. É uma fidelidade migratória digna de estudo científico. Com Jorge Mendes a vibrar com o título na tribuna, como se tivesse acabado de vender a Torre de Belém, o cenário fica completo. É o Porto do futuro a usar o motor de arranque do passado: um esquema tão bem montado que até o vento parece soprar a favor.

O Farioli fez o que pôde com o que tinha, os jogadores suaram a camisola, é merecido, os pontos não mentem. O título está na vitrine, a brilhar como ouro de lei, mas quem passa perto ainda sente aquele cheiro nauseabundo de outros tempos. André, o caneco está no bolso, mas falta-te ganhar à tua maneira. Até lá, és apenas um Pinto da Costa com melhor pronúncia.

Valter Batista

39 Comentários

  • Jogabonito
    Posted Maio 9, 2026 at 1:43 pm

    André és apenas igual ao presidente mais titulado da história. Que falhado

  • Gorlami
    Posted Maio 9, 2026 at 1:51 pm

    O campeonato foi conquistado à FC Porto. Quase a bater recorde de pontos e melhor que todos os outros

  • Gorlami
    Posted Maio 9, 2026 at 2:01 pm

    E que ganhe muitos mais títulos à Pinto da Costa. Seria bom sinal, já que falamos do presidente mais titulado da história do futebol.

    • Art Vandelay
      Posted Maio 9, 2026 at 2:32 pm

      Isso diz bastante de ti e dos teus pseudo príncipios

      Mais engraçado ainda é teres orgulho na forma como o Porto conquistou os seus títulos mas depois dizes q não gostas do Arsenal actual pela postura q tem, quando o Arsenal é o menino do coro

  • Art Vandelay
    Posted Maio 9, 2026 at 2:30 pm

    A questão é se ele quer ganhar o título de outra forma? Como eu sempre disse a única diferença dele para o Pinto é q este como nasceu na alta sociedade do Porto sabe comer de garfo e faca desde q nasceu, tudo o resto é igual

    • FCPenta
      Posted Maio 9, 2026 at 6:01 pm

      Este comentário revela algum desconhecimento: Pinto da Costa nasceu na alta sociedade, a sua humilde casa de infância foi nada mais nada menos que o Palácio de Cedofeita, hoje um hotel de luxo.

  • Knox_oTal
    Posted Maio 9, 2026 at 4:36 pm

    E, enquanto treinador, ganhou o campeonato à la Vítor Pereira!!! Começa a ser uma tendência difícil de disfarçar… falta muita coisa a AVB, e originalidade parece ser uma delas!

    O dinheiro não compra tudo… Imagem de duque da Foz, postura de ralé.

    Saudações desportivas

  • Kacal
    Posted Maio 9, 2026 at 5:41 pm

    Gostava de saber o que é que isso quer dizer… falam de corrupção? Compramos árbitros esta época? O benefício foi escandaloso em todos os jogos e sem ele não seríamos campeões? Outras coisas? É que discursos maus, esconder toalhas e apanha-bolas a desaparecer com a bola não faz de ninguém um campeão. Nem sequer ganha jogos por si só. Se me perguntarem se aprecio certos discursos e postura assim como certas atitudes como as que enumerei? Não. Não me identifico e não devia acontecer. Espero que na próxima época se deixem disso porque sabe melhor ganha sem isso e é muito melhor. É feio e desnecessário. Fiquei desiludido com isso. Agora nós fomos campeões porque escolhemos bem o treinador, reforçamos bem o plantel com base na opinião e ideias desse mesmo treinador e porque em campo após isso tudo fomos os mais consistentes. Vencemos o SC Braga 2x, não perdemos nenhum jogo com Sporting e Benfica e nos restantes perdemos 1 jogo a época toda. E somos a melhor defesa da Liga destacada e podemos ainda igualar o recorde de pontos numa só época (91) tendo mais 9 pontos que ambos os rivais. Acho que isto é preciso ser competente. Nem sempre jogamos um futebol brilhante e ofensivo, mas jogamos um pragmático e eficiente. Fomos os mais consistentes na época. Não sei como medir se fomos mais ou menos beneficiados que os rivais teria que me lembrar de todos os jogos e lances e ter tudo anotado, peço desculpa mas não o tenho. Mas uma coisa eu sei, não fomos os únicos beneficiados durante a época acho que todos acabam por ter jogos em que o são, muda conforme a altura da época e conforme as épocas quem é mais beneficiado, mas sinceramente acho que fomos campeões porque fomos melhores esta época. O resto é o resto. Tira brilhantismo à conquista e não devia acontecer, espero que na próxima seja diferente embora ache impossivel, infelizmente. Mas a não ser que estejam a falar de corrupção clara ou benefício absurdo constante mesmo à descarada, não vejo onde o resto tenha feito de nós campeões. Mas ok, na derrota nem todos sabem ganhar e nem todos sabem perder.

    • Knox_oTal
      Posted Maio 9, 2026 at 6:52 pm

      E coagir árbitros ao intervalo? Ajuda a ser campeão? É que apesar do lapso deste incidente no teu comentário, foi de longe o mais grave e a ausência de consequências abre um precedente perigoso… além de enviar uma mensagem clara para fora.

      E sim, não acontece só no e com o FCP, mas nos posts sobre outros clubes, inclusive o meu, faço a devida crítica igualmente. A questão é que o FCP fez isto esta época e foi grave, sendo que o nível da arbitragem no geral em Portugal já é fraco (provavelmente porque pessoas mais competentes e sérias não se querem meter neste circo que é a nossa liga) então árbitros incompetentes e condicionados é perigoso!

      Saudações desportivas

      • Kacal
        Posted Maio 9, 2026 at 10:11 pm

        Não estou muito por dentro disso da coação a arbitros ao intervalo, mas até tu próprio admites que não é apenas de um clube que é feito. Obviamente isso é errado e não pode nem deve acontecer, mas resumir esta conquista de campeonato a isso acho que diz mais de quem o faz do que de nós. Mas pronto são opiniões e há que aceitar e respeitar, embora não entenda muito bem isso mas é o que é. Agora admito que sejas um dos que critica no teu clube também, mas infelizmente há muitos que não o fazem e fazem-se de Santos e atacam os outros mas com telhados de vidro. Apenas acho que é redutor atribuir a conquista da Liga a isto e retirar mérito desta maneira.

        Saudações DesPortistas!

        • Knox_oTal
          Posted Maio 10, 2026 at 7:08 am

          Mas é ou não grave coagir árbitros ao intervalo? E pode ou não influenciar a arbitragem?

          E isto é factual, aconteceu no estádio do Dragão, pelo FCP e de certeza com o aval ou indicação de AVB! “Não estou muito por dentro disso” é o argumento equivalente à avestruz a meter a cabeça na areia desculpa lá que te diga! Se queres realmente mudança como tanto clamas, não podes ficar pelas meias palavras, sobretudo quando é conveniente porque se ganhou!

          E mais, não sabemos se sem estas manobras fora de campo o FCP teria ganho da mesma forma, até admito que sim, mas quem pus um asterisco na conquista do campeonato foi o próprio FCP com estes comportamentos extra-campo! Não é ser redutor, é ser realista, aconteceu e pode ter tido influência (por muito que digas que não entendes, sabes bem do que falo pois és alguém inteligente), e mais um vez, quem colocou essas dúvidas no mérito aparente foi a tua própria e equipa e representantes! Maior espírito crítico era útil portanto, se realmente uma mudança no futebol português é o pretendido, e é um grande SE… os adeptos têm o futebol que merecem e querem!

          Saudações desportivas

          • NCM77
            Posted Maio 10, 2026 at 10:43 am

            Ainda bem que admites a possibilidade do Porto ser campeão. Obrigado. Sem a aprovação e validação do título por parte dos adeptos adversários nem deveria ser possível ser campeão.

            • Knox_oTal
              Posted Maio 10, 2026 at 11:10 am

              No meio de tanta coisa anti-desportiva, sim consegui encontrar mérito desportivo! Parabéns já agora…

              Bem haja

              PS: esse argumento de ir buscar sempre os outros para justificar tudo e mais alguma coisa começa a ficar repetitivo! Podes ficar contente por ter ganho, mas admitir e assumir que coisas graves e anti-desportivas ocorreram envolvendo o teu clube e com possível influência no desfecho do campeonato, chama-se ter espírito crítico!

          • Kacal
            Posted Maio 10, 2026 at 3:42 pm

            Quando falo “não estou a par disso” digo porque eu não estou lá dentro no túnel a ver o que passa. Estou cá fora como adepto. Isso da coação a árbitros ao intervalo saiu por quem? Midia? Ou foi o próprio árbitro a relatar? Falo mesmo genuinamente porque confesso que nem ouvi falar disso aqui no VM em posts (talvez tenha aparecido mas não me recordo, não leio outros sites e blogs). Mas sim é grave, ponto final. Não o nego. Mas para mim não retira o mérito do trabalho desportivo que foi feito e o que foi feito dentro de campo. Na minha opinião ganhariamos na mesma sem isso e acho que muitos reduzem esta conquista a isso. É por aí que falo. Mas sim dou-te razão que é grave e tira brilhantismo à conquista, sim. De resto eu digo que quero fazer e ser nelhor porque é o que tento fazer e sempre que um rival foi campeão eu elogiei o que havia a elogiar e dei logo os Parabéns não focando em mais nada. Disso não me podem acusar. E não me venham dizer que no titulo dessas equipas não houve também coisas menos boas e graves. São todas iguais no fundo, umas mais que outras sim, mas muitas parecenças. Mas sempre elogiei e dei os Parabéns porque não quero focar nisso e acho sim redutor apontar isso como motivo das conquistas. Há posts e momentos indicados para falar de cada coisa, a meu ver. E quando é para falar desportivamente há que falar e saber aceitar a derrota e saber perder e ser capaz de ver e admitir mérito aos outros. Atenção que nem me refiro a ti propriamente mas como me respondeste falo a ti, mas há muitos por ai que precisam de aprender a saber perder e admitir mérito aos outros.

            Saudações DesPortistas!

            • Gui Loureiro
              Posted Maio 10, 2026 at 9:41 pm

              Como assim foi os mídia? O árbitro fez queixa e a consequência foi zero. O Porto é justo campeão, dentro de campo, porque foi a equipa que mais trabalhou para isso no sentido de regularidade e de reforço de plantel tanto no verão como em Janeiro.

              Mas, e no tugão há sempre um mas, isto aconteceu e foram zero consequências de uma coisa que é grave, aliás, muito grave.

              Deixar uma televisão a passar lances da primeira parte em loop, no balneário dos árbitros, é condicionamento óbvio e as consequências de um acto como este, deveria ser muito mas muito severo.

              Se para mim, desaparecerem bolas e toalhas, deveria dar interdição do campo (sim, há que ser duro para que o “crime não compense”), haver qualquer interferência no balneário dos árbitros durante um jogo então é completamente impensável numa competição que se queira séria.

            • Knox_oTal
              Posted Maio 11, 2026 at 5:56 am

              Algumas considerações:

              – Eu não ponho em causa o mérito, já o disse anteriormente, o FCP foi a equipa mais regular e eficaz! Não foi a equipa que melhor praticou futebol e a qualidade de jogo esteve algo aquém do que seria de esperar, mas a equipa esteve sempre sólida e foi a que ganhou mais… nada a dizer!!! Mais uma vez parabéns, que também já dei (valha o que valha a minha palavra);

              – No entanto, o título está fechado, os parabéns dados, os festejos feitos! Se há altura para discutir o resto é agora! Não entendo essa dos momentos… Nem tão pouco ir buscar os títulos dos rivais com polémicas, como já disse ao teu colega de bancada, esse argumento é repetitivo e vazio! Estamos a falar do FCP e deste ano… e se os outros também têm “telhados de vidro” legítima alguma coisa errada que possa ocorrer é isso?!?

              – Estou muito à vontade para falar dos actos extra-campo e postura do FCP, pois tento ser coerente e fazer igual com outros clubes quando assim o acho necessário, inclusive o meu clube (que até é quem mais crítico).

              – Quanto ao incidente com o árbitro no Dragão, sendo quem és, até te dou o benefício da dúvida e partir do princípio que não me estás a dar tanga. Nem me vou alongar na descrição da situação pois o Loureiro já resumiu. E se realmente achares grave vais pesquisar e tirar as tuas próprias conclusões. O ponto é que foi grave, o FCP, perante a queixa e o inquérito, admite ter posto o vídeo mas por lapso (lol), fala-se durante uma semana, dá-se uma multa de 12 mil euros e pronto siga! Isto é uma brincadeira, numa competição a sério estamos a falar duma situação potencial de dedução de pontos (mais não seja do jogo envolvido) e uma multa daquelas que aleija. E nestas situações há que ter em conta a mensagem que fica, ou seja, qualquer árbitro a partir dali ficou a saber que se fosse ao Dragão e não tivesse uma performance do agrado do FCP iria ter uma surpresa no balneário e sem aparentes consequências! Isto é gravíssimo e sim pode ter influenciado o sucesso, com mérito, do FCP, além de ter aberto um precedente perigoso.

              – Por fim, tenho pena, mas sim, quanto a mim, este título tem um asterisco. Fora todos os outros fait divers dos adversários barrados à entrada, das bolas e toalhas (zero fair-play certo, mas não costumo perder tempo nessas discussões), o mais grave de todos é este condicionamento à vista de todos da arbitragem! E quem se pôs a jeito foi o FCP, foi o seu Presidente e entourage que puseram lá este asterisco! Se preferes ignorar, e achar que é tudo mérito desportivo, que estas coisas não estão ligadas e que não têm sequer importância significativa no desfecho, ok estás no teu direito… mas só estás a perpetuar o status quo e é pena (bom-senso e espírito crítico precisa-se em toda a linha se quisermos realmente mudar alguma coisa no futebol português)! E a realidade é uma… aconteceu no Dragão, esta época, é factual e foi grave… passou impune!

              Espero que o meu ponto esteja mais claro, do porquê de achar importante esta questão! Até porque nem são de grandes debates de “telhados de vidro” ou polémicas da arbitragem!

              Saudações desportivas

              • Kacal
                Posted Maio 11, 2026 at 11:33 am

                Não estou a dar tanga, confesso mesmo que nada vi sobre o caso por incrível que pareça. Sendo assim acredito no que dizes e o user Loureiro e sim, é grave e a punição devia ter sido severa e maior. Dou vos razão e não posso negá-lo. Mas pronto não sou eu que decido nada portanto nada posso fazer, mas sim acho isso grave e desnecessário. Como disse para mim seríamos campeões esta época sem essas artimanhas na mesma e portanto é só uma estupidez que tira brilhantismo e dá “armas” aos adversários para rebaixar a nossa conquista e com razão atenção. Admito isso. Mas o mérito desportivo também está lá e apenas acho que fomos melhores está epoca com ou sem “artimanhas”. Só isso. Mas sim, dou razão a ti e ao user Loureiro nesta situação!

                • Knox_oTal
                  Posted Maio 11, 2026 at 6:05 pm

                  Acredito que te tenha passado ao lado, também me acontece de perder algumas notícias da actualidade (e às vezes ou muitas vezes até, nem é algo negativo… paz de espírito também faz bem neste mundo acelerado).

                  E sim, também concordo plenamente que não seriam necessários estes estratagemas para ganhar, até porque dentro de campo a equipa disse presente e os reforços encaixaram que nem uma luva!

                  E é de louvar o teu poder de encaixe, por isso é agradável debater ideias contigo… também sabes dar o “braço a torcer” e optas sempre pela educação e bom-senso (também TENTO fazer por isso nas minhas interacções por aqui eheheh). Posto isto, obrigado!

                  Até um próximo debate!!! Aqui este teimoso está sempre pronto para uma troca de “galhardetes de retórica” interessante!

                  Saudações desportivas

                  • Kacal
                    Posted Maio 12, 2026 at 12:16 pm

                    Disseste tudo Knox, tal e qual. E agradeço os elogios e retribuo! Se fossem todos os debates como contigo eu estaria bem. Discordar faz parte e não me importo nada. Muitas vezes até se aprende portanto é bem-vindo. Nunca tive problemas em debater e dar o braço a torcer quando acho que não tenho razão. Desde que seja com respeito e de forma saudável aceito bem isso e o debate. Na boa. E é sempre um gosto debater contigo dessa forma também. Retribuo todos os elogios de volta. Obrigado. E até ao próximo debate ahah.

                    Saudações DesPortistas!

        • Knox_oTal
          Posted Maio 10, 2026 at 7:49 am

          *quem pôs o asterisco

      • Pablo2
        Posted Maio 12, 2026 at 4:47 am

        Foi pena o Porto não coagir o árbitro para marcar o penalti do A. Silva no Ghul no fim do jogo no Dragão. Deveriam investigar o Otamendi, esse sim. Partiram-lhe os rins, teve paragens cerebrais e fugia do campo… investiga

    • Vincent Vega
      Posted Maio 9, 2026 at 8:35 pm

      Eu ajudo-te na tua dúvida sobre se fomos mais ou menos prejudicados esta época que os outros. Fomos claramente o menos beneficiado dos três grandes, mas a grande distância. Mas há coisas que nunca mudam e temos que ignorar, é sinal de que estamos a ganhar novamente.

      • Kacal
        Posted Maio 9, 2026 at 10:12 pm

        Pois também acho que o benefício nem foi tão claro assim em nosso favor, mas enfim. É como referes, ignorar e seguir. Calha a todos e há quem não saiba perder.

      • _Mushy_
        Posted Maio 10, 2026 at 2:41 am

        Curioso que em 1 mês foram só 5 expulsos..
        Alberto – Sporting
        Zaidu. penalti e vermelho com Famalicão
        Zaidu jogo seguinte pisão claro na canela do adversário
        Gabri Veiga – Sporting
        Kiwior, mas um pisão que escapou a 2ºamarelo com Alverca.

        Entre tantos outros, como o penalti fantasma em Arouca..

        A diferença que uns admitem quando são beneficiados outros preferem dizer que APENAS os outros é são beneficiados..
        Mas as promoções dos quiosques servem para isso, moldar as cabecinhas pequenas de muitos adeptos

        Desde dia 1 a falar sempre das arbtiragens dos jogadores dos outros, de lance aqui e acola a meter pressão, quando também foram beneficiados.

        Ninguém tira o mérito do campeonato, o que se tira é a baixeza que usaram todas as semanas.
        Mas o adepto portista gosta, na sua maioria, foram habituados a este ambiente tóxico onde veem inimigos até na sombra

        • Kacal
          Posted Maio 10, 2026 at 8:59 am

          Desculpa mas não é verdade que ninguém tira o mérito do campeonato, o que muitos (não todos) fazem constantemente é exatamente tirar mérito da conquista do campeonato. Porque a tal “baixeza” que falas não faz de ninguém campeão!

      • NCM77
        Posted Maio 10, 2026 at 10:51 am

        O que é irritante é superioridade moral com que alguns adeptos adversários escrevem no blogue. Acusam os portistas de nem saber ganhar mas eles é que não sabem perder. Não existiu um adepto neste blogue que eu tenha lido que tenha sempre colocado um “mas” na vitória do Porto, ora criticando o futebol da equipa, ou o Farioli ou o Vilas Boas ou mesmo o campeonato que passou a sermais medíocre com a vitória do Porto.
        Não sei quem foi mais prejudicado ou beneficiado e acho essa contabilidade ridicula para ser sincero, porque existem sempre lances duvidosos que nem reunem unanimidade na análise entre os árbitros e analistas.
        Agora o que sei é que o Sporting está numa final da Taça quando deveria ter sido eliminado com o Santa Clara e que o ano passado não teria ganho a final ao Benfica se o árbitro (e o var) tivessem expulsando o Matheus e dado a posse da bola ao Benfica, num jogo que estava a acabar. Agora Boa sorte para encontrares um sportinguista que o admita.

        • Mantorras
          Posted Maio 11, 2026 at 12:05 am

          Nao ha nada de errado em criticar os comportamentos anti desportivos que se passaram em algumas ocasioes. Alias, faz mesmo parte de qualquer adepto de desporto ser contra isso.

          Tambem nao vejo qualquer problema em criticar o futebol do Porto, sempre e quando as criticas sao justas, e muitas vezes foram. Acontece com todos os campeoes terem fases menos boas.

          De resto, nao houve ca arbitros a levar o Porto ao colo, e quem disser isso esta a ressabiar valente. E nesse caso, entendo que nao aceitem as criticas, mas todas as outras sao legitimas e tambem nao deviam fazer muita comichao. Faz parte.

          • Kacal
            Posted Maio 11, 2026 at 11:36 am

            Na mouche Mantorras! Tanto falei e não consegui expressar-me como tu o fizeste. Tal e qual. Era aí que queria chegar. Houve coisas duvidosas, umas mais graves que outras. Que deviam ter sido punidas fortemente e que eram desnecessárias e devem ser criticadas. Depois o futebol da equipa eu próprio critiquei em alguns momentos. Agora o meu problema contra o qual me insurjo é que para mim não houve arbitros a levar-nos ao colo e fomos campeões por qualidade e mérito.

  • yanis
    Posted Maio 9, 2026 at 10:20 pm

    Bom texto. Gostei da ficção. Quando chegar aos cinemas, avisem por favor.

  • JJ Okocho
    Posted Maio 10, 2026 at 9:06 am

    Conversa de perdedor. Interessa é ganhar.
    Se os adversários espernearem e chorarem, mais delicioso é.
    Mentalizem-se que este é o país do rouba mas faz. Pinto foi afastado porque deixou de fazer

    • NCM77
      Posted Maio 10, 2026 at 10:53 am

      Que roubo tão feito que permitiu ao Porto perder a hegemonia do futebol português e perder mais do que ganhou nos últimos 10 anos. O Benfica roubou melhor? O Sporting aprendeu a roubar? Até pedia para explicares essa lógica mas para isso teria de ter lógica.

      • Kacal
        Posted Maio 12, 2026 at 12:17 pm

        Sabes como é NCM77, temos que disfarçar um pouco e perder de proposito uns tempos para não dar nas vistas e ser tão óbvio…

  • NCM77
    Posted Maio 10, 2026 at 10:54 am

    *tão bem feito.

    • JJ Okocho
      Posted Maio 10, 2026 at 6:46 pm

      Apito Dourado?
      Sim, foi tão bem feito que deu imensos títulos. Há que realçar a excelência da execução do esquema. Mérito a quem o tem.

Deixa um comentário