Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“Visão da Leitora”: Vítor Pereira arrisca-se a ser campeão num contexto desfavorável e com um plantel inferior ao do Benfica

Este campeonato já provou que isso pode ser precipitado – e não vamos dar determinados cenários como concretos – mas não restem dúvidas em caso de triunfo do FC Porto, Vítor Pereira merece o rótulo de “obreiro do título”.
Não sejamos hipócritas: VP nunca foi o treinador favorito dos adeptos portistas; mais: grande parte deles enjeita as suas ideias e filosofias futebolísticas, olhando reprovatoriamente para os seus falhanços e deliberadamente esquecendo os seus feitos. Mesmo perante a comunicação social, foi sempre desvalorizado (as derrotas são sempre suas, as vitórias devem-se ao jogador X, à estrutura ou sorte) e até – bastante grave em termos morais – ridicularizado. Uma base só por si complicada de contornar (de longe o treinador com menos apoio na Liga).
Para complicar esta situação. Logo no início da época e sem aviso prévio, perdeu Hulk, o principal jogador do campeonato na última década. Ainda assim, nada disso foi tido como um revés de peso para a comunicação social. O Benfica, por sua vez, teve um forte apoio mediático. Os media não se cansaram de realçar como Jorge Jesus fizera o “impossível” ao potenciar Matic e Enzo, mesmo que na época passada o sérvio já tivesse revelado detalhes superiores a Javi García (flop no City) e que o argentino fosse já considerado um jogador de qualidade, algo que se torna mais risível ainda quando os dois jogadores custaram, juntos, 10 milhões aos cofres da Luz. Tudo isto quando VP perdeu o Incrível, elemento infindavelmente mais importante para os dragões do que alguma vez Javi e Witsel foram para as águias.
Por outro lado. Lutou pelo título com armas completamente desiguais. Individualmente, em termos puramente ofensivos, as diferenças entre Porto e Benfica são abismais. Jesus tinha Cardozo, Lima, Rodrigo, Sálvio, Gaitán, Ola John e na primeira metade da época podia ainda contar com Nolito e Bruno César. Oito referências atacantes de qualidade contra apenas Jackson e James. Para agravar a situação: se até Dezembro, Moutinho e Fernando foram juntando as pontas soltas do meio-campo e James e Jackson foram impulsionando a equipa em termos ofensivos, a partir da lesão do jovem colombiano, o Porto ficou sem ataque. Até essa contrariedade o “10” e a própria equipa estavam a fazer uma época excelente, foi a partir daí que se viram as carências do plantel azul-e-branco: não havia quem substituísse a estrela. Varela foi uma nulidade durante a época inteira (dava sempre a ideia de que jogar com ele era jogar com menos um), o suplente Atsu era demasiado irregular e Kelvin só agora começou a merecer ser utilizado. Mesmo Cha Cha Cha, que marca muitos golos quando a equipa está bem, mas é incapaz de criar – e estando a equipa num deserto inventivo, o avançado desaparece, decaiu muito de produção no último terço de campeonato (rendeu muito menos, mas não houve alternativas). Fazendo o paralelismo com o plantel encarnado, o Porto tem um Cardozo, mas faz falta um Lima – um jogador que cria além de marcar. Já James, apesar das estatísticas dizerem o contrário, fez uma época bastante pobre – muito por culpa da lesão, que o refreou quando começava a explodir (estava na sua melhor fase) e da qual nunca chegou a recuperar plenamente (talvez por ser usado ainda com carências físicas). Mesmo no meio campo, as alternativas a Moutinho e Fernando eram iguais às de Enzo e Matic. E quando era claro que em Janeiro teriam de vir reforços a sério, VP recebeu Liédson e Izmaylov. Jogadores que nada acrescentaram.
Apesar de todos estes cenários, VP nunca se queixou. Continuou a fazer o seu trabalho, e enquanto a comunicação social, extasiada, continuava a enaltecer os feitos do técnico rival, jazendo confortavelmente sobre uma vantagem pontual meritória mas que o Benfica não soube aproveitar,  manteve as suas ideias de jogo e agarrou-se religiosamente às suas crenças. Mesmo quando todos se calaram – até Pinto da Costa, que nunca se cala –, o treinador foi o único a tentar remar contra a maré. O resultado está à vista: liderança na Liga e hipótese de se sagrar bicampeão. Sendo certo, que não se pode escamotear os seus desaires nas Taças e Liga dos Campeões, e muito menos menosprezar a importância dos golos de Jackson (neste capítulo também é preciso destacar que foi o técnico a pedir o avançado, aliás como foi fundamental na evolução de Mangala, Alex Sandro e até Fernando), a verdade é que num ano em que Pinto da Costa apareceu menos e falhou em termos de mercado, que não houve Hulk, e James rendeu pouco considerando as expectativas, se o demérito nas restantes competições também pertence em parte ao técnico portista, no que diz respeito à Liga o mérito do eventual sucesso é todo de Vítor Pereira.

Visão da Leitora (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Inês Sampaio 

105 Comentários

  • Marco
    Posted Maio 20, 2013 at 2:33 pm

    Este é um treinador que está a calar muitos adeptos (eu incluído). Porque goste-se ou não dele a verdade é que ele não só ganha títulos (com carências no plantel) como valorizou muito alguns dos jogadores da equipa.
    Sendo assim, caso fique, acho que já é altura de dar sossego ao homem e deixá-lo trabalhar.

  • Hugo Amaral
    Posted Maio 14, 2013 at 9:10 am

    Plantel inferior ao do Benfica????? Só perdem no medio direito ( Salvio é melhor que os demais) de resto, não vejo onde!!!

  • Anónimo
    Posted Maio 13, 2013 at 7:41 pm

    Sou benfiquista mas tenho umas correções quanto ao trabalho do VP no Porto.
    -em primeiro lugar o Fernando SEMPRE foi o melhor trinco em Portugal (joga bem com a bola no pé ,tem excelente leitura táctica do jogo e sabe quando deve dar "porrada") por isso na minha opinião o Fernando não melhorou com o VP ele sempre foi um jogador fantástico.
    -o Mangala é um central á antiga (ou passa homem ou passa bola nunca os dois) e como é novo é normal ter alguma evolução
    -em terceiro lugar o futebol é um desporto colectivo as individualidades pouco importam (vejam o caso do city e united).
    -por último o Porto tem um meio campo muito mas mesmo muito superior ao Benfica e como todos sabemos um jogo de futebol ganha-se sobretudo no meio campo.

    Quanto ao 11 ideal para mim é:
    GR: Hélton
    DD: Danilo (mas tem um valor idêntico ao André Almeida)
    DC: Yohan Tavares e Steven Vitória (como dupla de centrais foram sem dúvida das melhores surpresas neste campeonato e num clube como o Estoril)
    DE: Jéferson (mais um belíssimo jogador do Estoril que deixou muita gente de boca aberta)
    MDF: Fernando (apenas Matic se pode compara a ele mas prefiro valorizar a expiriência do "polvo")
    MC:Lucho e Moutinho
    EE:Gaitan
    ED:Salvio
    PL:Jackson

  • Anónimo
    Posted Maio 13, 2013 at 2:39 pm

    O FC Porto tem um plantel inferior ao Benfica mas consegue reunir um 11 inicial mais forte. Uma equipa não é mais forte por ser superior ou inferior na comparação de jogadores por posição mas no que toca a individualidades no 11 inicial…
    – Helton é superior a Artur
    – Danilo é inferior a Maxi Pereira ( o Maxi desta época é inferior/identico)
    – Otamendi é superior a Luisão
    – Mangala é (por enquanto) inferior a Garay
    – Alex Sandro é superior a Melgarejo
    – Fernando é superior a Matic
    – João Moutinho é superior a Enzo Pérez
    – James é superior a Salvio
    – Varela é inferior a Gaitán
    – Jackson é superior a Cardozo (ou Lima)
    – Os jogadores titulares que sobram são Lucho e Lima mas pela diferença de posição que ocupam não é possível comparar devido à diferença de sistema táctio. No entanto Lima é hoje melhor jogador que Lucho.

    Em suma, o Porto é mais forte no que toca a reunir um 11 inicial, o Benfica tem mais soluções

    Ass. Bernardo Clara

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 13, 2013 at 5:15 pm

      Tens todo o direito ao teu 11 ideal,mas não escolhes o Maxi porque fez uma época muito fraco mas depois escolhes o James…Seria bem mais justo Lima,Jackson e Salvio,a meu ver claro.

    • Anónimo
      Posted Maio 13, 2013 at 4:46 pm

      Como Portista que sou, o meu 11 ideal seria : Helton, Danilo ( Maxi fez uma epoca mto fraca ), Mangala, Garay e Alex Sandro- Fernando ou Matic, Moutinho e Lucho, James, Jackson e Salvio ( ou Lima ).

      MPires

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 13, 2013 at 3:24 pm

      O Fernando ser superior ao Matic é bastante relativo,assim como o Otamendi.
      Comparar João Moutinho ao Enzo é como comparar o Ozil ao Pirlo.
      James é superior a Salvio se estiver em forma,este ano Salvio é apenas e só um dos melhores jogadores do campeonato Português,James foi durante muitos jogos uma sombra daquilo que pode ser.
      Se o Lima fosse do Porto seria titular mais o Jackson.

      E volto a destacar o Jackson pela negativa,teve um arranque de campeonato fulgurante,mas na recta final está muito fraco em golos.

  • Rui Sancho
    Posted Maio 13, 2013 at 2:30 pm

    Discordo dos pontos fulcrais do post, mas não deixa de estar bem estruturado.

    O Hulk não merece o rótulo que lhe dá. Que tenha sido um jogador impressionante tudo bem, agora esteve longe de ser o maior desequilibrador do campeonato noutros anos que não a partir do seu segundo. Ainda para mais, sendo a menina portista, isso deve ser um insulto á imagem de Quaresma, claramente o jogador mais decisivo da era pós-Mourinho que já passou pelo Porto.

    Convém não esquecer que o Hulk também foi considerado o flop do ano na rússia. E ao contrário do Javi, ele não esteve lesionado. Por outro lado, dizer que o Hulk tinha mais relevância no plantel do Porto que Javi e Witsel no Benfica é a mesma coisa que dizer que o Cardozo tinha mais importancia no Benfica que o Fernando e o Moutinho juntos no Porto.

    Há algo que é bem lembrado, o preço do Matic e do Enzo. Mas se bem me recordo o Enzo foi contratado como extremo direito e o Matic fez parte do negócio David Luiz. E dizer que o Matic já tinha deixado boas indicações do ano passado é também, no mínimo rebuscado. O Emerson também fez um jogo muito bom contra o Chelsea…

    Não quero dizer com isto tudo que a sua opinião está errada, quero dizer que esta parte está errada. Dou-lhe razão no mérito do Vitor Pereira. Realmente tem um plantel inferior, realmente não goza do mesmo apoio. Fez para isso? Se olharmos para os resultados… sim. Fazer um campeonato sem derrotas com esse plantel é obra! Mas e o resto? Os adeptos querem ver dominância, bom futebol, e o Porto teve pouco disso este ano. Além disso o falhanço europeu ajudou a refrear os ânimos. Relembro inclusive que VP já tinha atirado a toalha o chão após o Benfica-Sporting. Para o adepto portista que tenha algum orgulho isto tem de ser vergonhoso.

    É este conjunto de situações, aliado ao pobre poder de comunicação de VP que o enfraquece. Tomasse ele uma postura mais responsável, verdadeira tendo em conta as suas próprias limitações e do seu plantel, um pouco á imagem de Jesualdo Ferreira e as coisas seriam diferentes. Nunca seria um menino bonito como foi o AVB, mas poderia ao menos ser respeitado enquanto profissional competente e, mais importante, enquanto pessoa.

    Eu pessoalmente olho para VP, ouço-o e vejo um candidato a líder dos super dragões…

  • Rabensandratana
    Posted Maio 13, 2013 at 2:04 pm

    Sr. Guga Fiel ganhou um fã. Olhe eu acho que deveria sinceramente redigir um texto aqui na VM sobre os pontos que referiu, já que muitas pessoas só olham para "A ou B" consoante a sua preferência futebolística!!!

    Faço um apelo, para o quanto antes possível e conforme a sua disponibilidade redigir um texto com as suas ideias sobre este tema.

    Um abraço e boa sorte para quarta-feira!!!

  • Guga Fiel
    Posted Maio 13, 2013 at 1:11 pm

    Apontar críticas e virtudes a treinadores e equipas após o final de um jogo é extremamente fácil. Contudo, e no caso concreto de um Porto-Benfica e/ou Benfica-Porto das últimas duas décadas, temos que ser honestos e admitir que o Porto tem sido mais equipa do que o Benfica. Deixemos de lado decisões arbitrais, as palavras impróprias de dirigentes (antes e depois dos jogos), as manchetes de jornais e os “sábios” comentadores desportivos. Não sei números, mas o Porto deverá ter ganho e empatado mais de 80% dos jogos contra o Benfica nestas últimas décadas (deverá ser semelhante em número de títulos). Em regra, as equipas do Benfica têm sempre os nomes mais sonantes, mais soluções, e supostamente maior qualidade global. Isto é o que me vendem, todos os anos. Mas se é assim, porque é que não ganham tantas vezes como supostamente deveriam? Simplesmente, porque não tem a mística e a raça (não se compram) que os faz acreditar sempre na vitória. Sim, Pinto da Costa e a sua estrutura, têm essa capacidade impar de mobilizar e mentalizar jogadores e adeptos. Sim, também sorte, mas esta também se conquista, também se luta por ela.
    Sobre o jogo de sábado, havia duas possibilidades em cima da mesa do lado de Jesus. Ou atuava da forma a que nos habituou em 98% dos jogos desta época, com resultados entusiasmantes. Ou, e seguindo a lógica dos outros 2% (Porto em casa, Fenerbache fora, Sporting em casa, por exemplo), o resultado seria sinónimo de jogo perdido ou empatado (tirando o efeito Capela contra o Sporting). Jesus optou pela segunda opção e podemos dizer que a estratégia funcionou em pleno nos 90 minutos. Só que o jogo de sábado teve mais 4 minutos…
    Estando no Dragão, senti que após a saída de Fernando, a equipa do Porto estremeceu um pouco. A equipa estava meio descoordenada e o Benfica estava a controlar o jogo. Este foi para mim o momento em que o jogo ficou decidido. O Benfica podia e deveria ter ganho o jogo nos últimos 15/20 minutos. O Benfica podia e deveria ter jogado como em 98% dos outros jogos. Eram 15/20 minutos apenas. Podíamos ter perdido com um golo nos últimos segundos, mas pelo menos tínhamos mostrado vontade de sair campeão do Dragão (foi para isso que eu lá fui). Era apenas isso.

  • Joao Goncalves
    Posted Maio 13, 2013 at 12:16 pm

    Muito bom post mas algumas considerações…

    O Porto não tem banco porque o VP não o potenciou e não porque não o teve e esta é a pequena GRANDE diferença.

    Enquanto que JJ potenciou Andre Almeida e Ola John (apesar do preço vinha muito verdinho), apostou no Matic e inventou o Enzo Perez e Melgarejo (esteve competente grande parte da época, que fez VP?

    Em que patamar estão Atsu, Kelvin, Iturbe, Castro, Tozé, Sebá, Sérgio Oliveira, Caballero, Vion, Tiago Ferreira?

    Eu sou Portista mas quando falamos de opções de qualidade o Benfica tem-nas mas porque as desenvolveu e do ano passado para este, criou algumas e cresceram… no Porto de VP, ninguém(ou quase ninguém) tem tempo/espaço para isso acontecer.

    Portanto, Kelvin não apareceu agora… apareceu no Rio Ave o ano passado com jogos muito interessantes mas sempre com um grave problema posicional e táctico (está melhor mas pouco evoluiu).

    O resto dos que disse acima, evoluíram 0.

    No Benfica, a única coisa que estranho é o Miguel Rosa continuar sem oportunidades mas todos falham aqui ou ali, e JJ não é perfeito apenas melhor a potenciar os recursos que tem na mão.

    E nunca nos podemos esquecer da razia que foi no plantel desde que VP entrou e da perda de muitos M por essa causa… Guarin, Bellushi, Djalma, Fucile, Sapunaru, C, Rodriguez até o próprio Kleber, que todos foram dados ou corridos de uma forma ou outra.

    Resumindo… não me digam que VP tem falta de opções… se tem é por culpa própria e porque ostracizou metade dos jogadores e não soube fazer "explodir" o talento que tinha em mãos.

  • Nuno Rocha
    Posted Maio 13, 2013 at 12:09 pm

    Parei de ler quando diz "Hulk era infinitamente mais importante no Porto do que Witsel e Javi Garcia no Benfica". Isto demonstra o conheciemnto sobre futebol, desde quando um jogador que cria desiquilibrios é mais importante do que um jogador que é nele próprio por demais importante na estrutura da equipa?

    Como todos os treinadores dizem, as equipas constroem-se de trás para a frente, por alguma razão será. Os jogadores que jogam no meio são fulcrais para o sucesso, o resto vem por acréscimo. No Porto, Moutinho e Fernando são, e já eram nos anos anteriores os jogadores mais importantes, porque são o nucleo da equipa, tod0os os restantes joagdores dependem da capacidade destes equilibrarem ofensivamente e defensivamente a equipa.

    Jogadores que desiquilibram há sempre, jogadores que marcam golos também. Mas jogadores que são so verdadeiros pendulos da equipa, e dos quais a tática da equipa depende são muioto poucos.

    Hulk técnicamente terá sido o jogador mais fantástico dos ultimos 5 anos, talvez mais, do futebol português. Mas não foi de todo o jogador mais importante no sistema, tatico, ofensivo, defensivo e complementar da equipa do Porto.

    O resto do post, nem sequer teria sido escrito caso aqueles ultimos 23 minutos no Dragão tivessem sido diferentes (o mesmos e palica se alguem fizer um post no sentido inverso acerca do JJ) por isso nem sequer o li.

    Isto apenas revela falta de conhecimento futebolistico, quando um jogador mais importante é o mais forte tecnicamente. Decidem jogos, lá isso decidem mas precisam de outros 10 que lhes permitam fazer isso. E bem se vê na Russia, em que foi considerado o Flop do ano… Se meterem lá o Moutinho e o Fernando vão ver que ele volta a jogar como antes.

    • S. B.
      Posted Maio 13, 2013 at 1:38 pm

      Concordo plenamente. Penso que faz mais falta o Fernando no porto ou o Luisao no benfica do que propriamente um jogador de desequilíbrios. Caso o porto não tivesse contratado o jackson agora estaria a falar no falcao como o mais influente na ultima década e o problema passa por aqui, é que não foi contratado ninguém para substituir o hulk, já que o varela e o atsu não estão ao nivel dos colegas.
      E já agora dizer que o jackson é "incapaz de criar oportunidades" é mesmo ridiculo, quando ele passa grande parte do jogo a vir buscar a bola atrás e a inventar desmarcações. O que não existe é um criativo (desde a lesão do james) como o benfica tem o gaitan, aí a dinâmica seria outra…

  • luis bcn
    Posted Maio 13, 2013 at 12:00 pm

    As pessoas continuam a dizer que foi o Benfica que perdeu, que o Jesus é que esteve mal e continuam sem perceber que é isso que nos faz mais forte. O que acontece é que os benfiquistas caem no mesmo erro ano todos os anos. Vocês não tem a nossa garra nem nunca terao, se o vp joga-se para o empate na luz quando podia la ser campeão toda a gente o "matava" e isso meus amigos voces nao podem comprar. Nao tem garra, nao tem a nossa filosofia nem nunca terao. Sao o clube das pre-epocas e o clube do povo e por isso mesmo tem dificuldades em reconhecer que os tempos mudaram e que nos somos muito mais fortes e isto nao tem nada que ver com planteis. è a mentalidade. Enquanto nao reconhecerem que existe um adversário que é normalmente melhor nao vao a lado nenhum.

    • luis bcn
      Posted Maio 13, 2013 at 4:37 pm

      O Porto e o slb com o campeonato que andam a fazer dava para ser campeoes em quase todas as ligas (de 30 jornadas) acontece que este ano as duas equipas estao a fazer um excelente campeonato, o Porto nao perdeu nenhum jogo, independentemente do ultimo jogo será sempre um grande campeonato e podera nao ganhar e titulo caso nao vença. O futebol funciona por pontos nao pelas vontades, na comunicaçao social o benfica é o que pratica melhor futebol…ate chegar o celtic, o Porto, o Lokomotiv. Na liga europa só agora vao jogar contra um clube superior ao benfica, nao fizeram mais que a vossa obrigaçao mas se perder compreende-se, é o chelsea que tem uma historia europeia "fraca" mas neste momento impoem mais respeito que o slb, da mesma maneiro que o Nottigham Forrest nao mete mais medo que o Arsenal e uma destas equipas ja ganhou 2 vezes a champions…o slb é um Nothingham quanto mais cedo perceberem isso melhor…

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 13, 2013 at 2:25 pm

      Acho piada aos 11 anos…porque não nos últimos 12 ou 13?…
      Ganharam sim,e quase sempre foram os melhores apesar de outros factores,mas custa alguma coisa dizer que no ano passado e neste (caso ganhem) o justo vencedor seria o Benfica? Achas que me custa admitir que o Porto foi o justo vencedor com o Villas Boas?
      E que mania de virem falar de humildade…Lá porque o Jesus é arrogante e deixa a humildade em casa todos os dias,não quer dizer que eu e milhares ou milhões de Benfiquistas também sejamos assim,ou também vais dizer que o teu treinador também não é arrogante? Já para não falar do teu presidente…E só por isso tens de ser igual a eles? Eles representam o clube,o que não quer dizer que todos os adeptos se revejam neles.
      Obrigado pela boa sorte,bem vamos precisar.

    • carlos
      Posted Maio 13, 2013 at 1:56 pm

      8 campeonatos dos últimos 11 sem falar em taças, super taças e 3 competiçôes Europeias.. o melhor nâo tem ganhado quase sempre? É Irónico ver-te falar em humildade quando é justamente o vosso maior défice, isso e falta de autocritica (ñ confundir com culpar o treinador ou jogador X ). Mas continuem assim, nós agradecemos e vamos somando. Boa sorte para a Uefa!

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 13, 2013 at 12:21 pm

      Se o Porto empatar no próximo domingo quero ver em que buraco é que te vais esconder…

      Mas qual muito melhor ou qual filosofia,ou qual garra que nunca teremos,ganharam um jogo aos 92 minutos,não foram superiores na Luz onde marcaram 2 golos nem sabem como,mesmo no Dragão tiveram apenas mais posse de bola,porque de resto foi mais ou menos igual,num jogo onde fizeram quase o dobro das faltas do Benfica.Durante a época quase toda o Benfica jogou melhor futebol do que o Porto,que teve jogos medíocres,onde estava tanta garra e filosofia contra o Málaga,ou na final da Taça da Liga ou com o Braga na Taça de Portugal?!

      Tem juízo e deixa de dizer disparates,espera até ao próximo domingo para fazer a festa e tem a humildade de reconhecer que o Porto voltou a ganhar um campeonato porque o Jesus inventou mais uma vez,logicamente que o Porto tem mérito por estar à frente,mas existe mais desmérito do Benfica do que mérito do Porto,nem sempre ganha o melhor,qual o problema de admitir isso?

  • Rabensandratana
    Posted Maio 13, 2013 at 11:50 am

    Sou e fui um dos principais defensores de Vítor Pereira já que conheço o seu grande trabalho feito no Santa Clara, Sp. Espinho etc.

    Se eventualmente VP, não ganhar o campeonato tenho a certeza que não ficará no comando da equipa portista!!!

    Vítor Pereira se ganhar o campeonato, eu acho que merece continuar no comando da equipa, já que só vejo dois potenciais treinadores portugueses para gerirem esta equipa: Paulo Fonseca (muito caro 2M de cláusula de rescisão) e o Leonardo Jardim treinador que tanto eu como PdC gostamos.

    Em relação à comparação dos planteis entre FCPORTO E SLBENFICA acho que os portistas dão 10 a 0 na defesa e em termos atacantes verifica-se exactamente o contrário o SLB dá 10 a 0 em termos atacantes.

    O meio-campo é similar e em termos de guarda-redes também, apesar de Artur esta temporada ter cometido alguns frangos.

  • Montez
    Posted Maio 13, 2013 at 11:48 am

    Sinceramente é somente uma análise (mais opinião) que não concordo totalmente. Muitos devem concordar provavelmente por ter sido escrito por uma senhora…. mas ok cada um é livre. Este post parece um pouco a glorificação de Vitor Pereira.

    Fala do Hulk como o desequilibrador da década e menospreza Javi Garvia apelidando de flop, mas a verdade é que ambos ganharam o mesmo nos seus clubes actuais…..

    Agora o Benfica tem para muitos um plantel Imensurável superior ao do Porto, mas basta ver a comparação entre jogadores levada a cabo pelo VM e comentada pelos usuários para ver que não é assim tão superior.
    Não terá eventualmente a mesma profundidade mas Inês, o Vitor Pereira não precisa de 4 avançados porque só joga com um, não precisa de 4 alas porque só joga com um. Na mesma ordem de ideias o Porto tem muito mais profundidade a nível de defesas e médios.

    Mas continuando a questão do melhor plantel…. Relembrar que o Benfica perdeu os 2 titulares na zona mais importante de um jogo de futebol, agora vemos que foram bem substituídos, mas lembro-me bem o quanto foi LFV e Jesus criticados.

    E quais são as alternativas realmente válidas para essas posições? Já jogou Roderick, Martins, André Gomes e Almeida, sei lá se me estou a esquecer de mais alguém.

    Vitor Pereira nunca se queixou? Em termos de jogadores não porque quem manda não lhe permite tal veleidade, tal como Jesus não falou quando perdeu os dois do meio campo.

    Agora a todos os benfiquistas que aqui vêm criticar Jesus. Escondam-se….
    Mesmo na eventualidade de não ganhar nada chegamos ao mês de Maio a puder ganhar 3 coisas mesmo depois de no inicio da época, após as vendas dizerem que seria mais uma época perdida. É preferível continuar a não ganhar nada mas entregar títulos em Dezembro ou assim….

    O homem fez o jogo correcto no dragão. Perdemos somente por mera infelicidade.
    Se fosse para lá jogar ao ataque e perdesse era porque não tinha nada de jogar assim…. O Mourinho é que é grande quando ganhou a meia final contra o Barcelona, ou Di Mateo a final da Champions….

    A verdade é que 4 golos sofridos contra o Porto um foi oferecido, outro foi autogolo e para acabar um remate (grande golo) que só acontece em um milhão de vezes.

    Aguentamos os 15m iniciais, marcamos (carambola mas marcamos), sofremos passado 5m um golo daqueles e controlamos o resto da partida. Não fizeram mais nada que justificasse. Tiveram a estrelinha.

    Vitor Pereira tem os seus méritos mas tem uma coisa que por exemplo Peseiro não tem…… SORTE

    • Hugo
      Posted Maio 14, 2013 at 4:04 am

      Então diz lá qual é um dos melhores jogadores do mundo que joga na posição do Javi. O Barry? Até venderam o De Jong que era o jogador mais parecido

    • Montez
      Posted Maio 13, 2013 at 11:24 pm

      Não comparei jogadores, somente realcei que não é por causa de um pseudo treinador incompetente (curiosamente hoje despedido) que um bom jogador passa a flop, daí ter comparado nesse aspecto a Hulk. Se bem que Spaletti é muito melhor que Mancini.

      Javi não joga mais porque o City tem um dos melhores jogadores do mundo na posição mas mesmo assim por norma correspondia quando era chamado.

      Obviamente todas as equipas e treinadores em determinado momento irão ser bafejados pela sorte, neste caso quando me referi à sorte foi ao facto que neste jogo determinante Vitor Pereira não foi melhor em nenhum aspecto técnico táctico mas sim ao nível da sorte.

      A comparação a Peseiro é que nos momentos determinantes não a tem! teve em alkmar mas abandonou-o naquela semana

    • carlos
      Posted Maio 13, 2013 at 2:01 pm

      A única sisa em que estou de acordo consigo é relativamente ao Jesus. Se entendeu bem o post.. percebe-se que Javi foi considerado flop agora no clube em que está.. sâo jogadores que actuam em posiçôes diferentes por isso nâo faz sentido comparaçôes..
      Quanto á sorte, é como os defeitos.. é muito mais fácil vê-los no visinho do que em nós mesmos.. se parar para refletir e se lembrar de alguns jogos (Leverkusen, Newcastle, Académica entre outros..) talvez entenda que a sorte nào bafeja só e sempre os mesmos. Já agora por falar em sorte, desejo-lhe smuita para 4feira que bem vâo precisar!

  • paulo
    Posted Maio 13, 2013 at 9:57 am

    enquanto tiver 1 kelvin que o salve e 1 treinador do JJ doutro lado… o campeonato ganha sempre

  • Ricardo Ricard
    Posted Maio 13, 2013 at 9:47 am

    O Vítor Pereira tem o mérito de lá estar sentado,o titulo do Porto,mais um,o 3º seguido e o 2º consecutivo em que tem claramente uma equipa inferior ao Benfica,tem apenas um culpado.

    Não foi o Vítor Pereira que foi jogar para o empate no sábado quando se sabe que jogar para empatar é quase suicídio,não foi o Vítor Pereira que quase que abdicou do ataque,não foi o Vítor Pereira que tirou o Gaitan,provavelmente o jogador mais desequilibrador e perigoso do Benfica,por aquele calhau de seu nome "Roderick" aos 65 minutos.

    Mais um titulo perdido,outro vergonhosamente quando tínhamos margem de manobra mais do que suficiente,este na penúltima jornada,em casa do principal rival,mais uma vez gozados e enxovalhados.Fala-se da sorte do Porto marcar aos 92 minutos,mas sorte foi a do Benfica não ter sofrido muito antes o segundo golo,apesar do Porto não ter tido grandes oportunidades de golo.
    Só deve haver um treinador no mundo inteiro capaz disto tudo,táctica e estratégia completamente ridículas quando dependia deste jogo uma época inteira.

    Mérito do Vítor Pereira? Continuo a achar que é um treinador fraco,se há alguém responsável por este titulo só pode ser Jorge Jesus.

    • paulo
      Posted Maio 13, 2013 at 9:59 am

      antes de a bola chegar a roderick maxi devia ter matado a jogada… é inadmissivel sofrer um golo em contra-ataque aos 92m num jogo que nos servia o empate!

  • Guga Fiel
    Posted Maio 13, 2013 at 9:23 am

    Bom dia
    Fui ao Dragão apoiar a equipa do Benfica. Fui ao Dragão porque acredito que poderíamos sair de lá campeões.
    Saí triste do Dragão, mas não derrotado. Acredito que ainda é possível ganhar o campeonato.
    Esta é a minha mentalidade. Foi assim que fui educado (ainda miúdo) nos tempos de Bento, Humberto Coelho e outros mais.
    Estive no Dragão e falei com muitos portistas. Compreendo o que eles sentem. A mística está lá. O querer, a raça e o espírito de vitória.
    Os portistas dizem que o Benfica tem medo do Porto. Dizem que, enquanto o Benfica continuar a adaptar/alterar o seu jogo quando joga contra o Porto, nunca há de ganhar nada. Esse é um dos grandes trunfos do Porto. Têm estrutura e identidade. Os outros, se quiserem, que se adaptem. Mudar um estilo de jogo que lhe garante vitórias? Não. No Porto não se pensa assim.
    Não tenho dúvidas que, se o jogo fosse na Luz, com o Porto numa situação em tudo semelhante à que o Benfica tinha antes de sábado, o Porto iria entrar com o seu estilo de jogo habitual, e que certamente iria empatar ou ganhar o jogo. A atitude e a mística do Porto está presente nos dirigentes, técnicos, jogadores e adeptos. Com ou sem arbitragens, o Porto continua a ser mais forte.
    É tempo de ganhar a Liga Europa. É tempo de ganhar ao Moreirense. É tempo do Porto empatar em Paços de Ferreira.
    Saudações Benfiquistas.

    • cmba85
      Posted Maio 13, 2013 at 2:09 pm

      A sorte é subjectiva e com um pouco de reflexâo vemos que todos acabam por têla em determinados momentos. A sorte protege os audases e o Benfica nâo o foi.. Foi aos 92.. como podia ter sido aos 72.. os jogos só acabam no final. Se formos a ver os últimos confrontos entre as duas equipas, só me lembro de um jogo em que o Benfica foi claramente superior e quiz ganhar que foi na final da Taça da liga dos 3-0.. de resto.. A sua opiniâo é respeitavel e eu nâo mudo a minha sobre o Jesus por um resultado, continuo a acharlo grande treinador e principal obrreiro deste "renascer" do benfica.. penso que se ele sair o castelo vem abaixo, muitos se esquecem de como estava o benfica á um par de anos atrás a nível competitivo e exibicional.

    • Afonso Rodrigues
      Posted Maio 13, 2013 at 12:16 pm

      cmba85, sim o Benfica pôs-se a jeito (a entrada do Roderick parece-me completamente despropositada), mas penso que a derrota foi mais azar/sorte do que propriamente jogar com "medo", o Jesus optou por jogar mais em contenção, isso não quer dizer que tenha medo ou que jogou para o empate. Continuo a achar que tudo mudou com aquele ultimo lance, caso contrário os julgamentos que muitas pessoas fazem ao Vitor Pereira e ao Jesus seriam totalmente diferentes.

    • Rabensandratana
      Posted Maio 13, 2013 at 11:37 am

      Sr. Guga Fiel, finalmente alguém com capacidade de assimilação e discernir qual a realidade dos clubes.

      Olhe que é raro nos dias de hoje existirem benfiquistas e portistas com a sua captação da realidade futebolística!!!

      Certas pessoas deviam , ler o que escreveu!!! Especialmente um mentecapto chamado Rui Gomes da Silva.

      Mais uma vez parabéns pelo seu comentário!!!

    • paulo
      Posted Maio 13, 2013 at 11:27 am

      O porto teve muitas oportunidades… E não existia 1 ser no mundo que aos 92m acreditasse que alguma das equipas marcasse! Foi 1 autentico milagre, a premiar a equipa com mais sorte de sempre

    • cmba85
      Posted Maio 13, 2013 at 10:27 am

      Sr. Afonso, o Kélvin NAO representa 50% dos adeptos do FCP! Os "ANTIS" ñ sâo bons para o futebol mas há antis de todas as cores.. O Benfica pôs-se a jeito.. e pagou por isso, ñ se pode considerar de maneira alguma o resultado injusto! Enquanto á reaçâo dos adeptos do porto ao "vergar" do Jesus.. parece-me normal depois das bocas mandadas ao longo do ano e do seu exceso de confiança. Depois das humilhaçôes sofridas (em campo) ao longos dos últimos anos perante o Porto, o Benfica tinha a obrigaçâo (como clube grande que é) de tentar ganhar a liga no Dragâo e vencer "esses fantasmas" e sejamos honestos.. nem sequer pôs essa hipótese porque jogou para nâo perder e como diz J.Jesus (que ás vezes tb diz coisas acertadas) quem joga para empatar, normalmente perde. Boa Sorte para a liga Europa, espero que o SLB a ganhe mas na minha opiniâo nâo é favorito (espero estar enganado).

    • Afonso Rodrigues
      Posted Maio 13, 2013 at 9:56 am

      Boas, compreendo perfeitamente essa análise, mas a verdade é que durante 90 min tudo funcionou, onde a única oportunidade do Porto foi um lance em fora de jogo do James. Não fosse aquele único lance, e tenho a certeza que todas as reacções seriam diferentes. O Benfica optou pela opção mais segura (não estou a dizer que concordo). O Porto é que estava em segundo, o Porto é que tinha de correr atrás do prejuízo, e o Benfica apenas tinha de aproveitar os espaços que fossem surgindo.

      E não duvido que haja excelentes adeptos portistas, mas quando.. a principal imagem que os vejo a partilhar nas redes sociais é a desilusão do Jorge Jesus ao invés dos festejos do seu próprio clube, quando vejo o Kelvin a dizer que quarta feira vai apoiar o Chelsea em vez do clube português que os defronta, penso que está tudo dito sobre o cacáter de 50% dos adeptos do FCP.

    • Carlos Manuel
      Posted Maio 13, 2013 at 9:41 am

      Quem fala assim ñ é gago! Ainda bem que há adeptos como tu que conseguem ver as coisas sem fanatismos e com realidade. Parabéns e muita sorte para 4ª feira, que possam trazer + uma liga europa para portugal.

  • MM
    Posted Maio 13, 2013 at 8:38 am

    não concordo com grande parte do post.logo quando diz que hulk era muito mais importante para o porto do que javi e witsel para o benfica e quando diz que era expectável que a dupla matic-enzo fossem resultar como resultaram porque juntos custaram 10 milhoes de euros.não faz muito sentido,até poderiam ter custado 20,o que é certo é que enzo era um extremo ou um interior direito e mesmo o matic só passou a jogar a trinco regularmente quando veio para o benfica,porque na holanda era um "8" ou mesmo um interior.concordo que hulk era o jogador mais desiquilibrador do campeonato e que foi uma grande perda,mas o porto também deu quase 10 milhoes pelo jackson e revelou-se uma boa aposta.não joga na mesma posição de hulk nem desiquilibra como este mas também provou que consegue resolver alguns jogos.do benfica saíram "apenas" os dois titulares indiscutíveis do meio-campo e não entrou ninguém para o seu lugar.matic e enzo resultaram mas nem jesus nem ninguém poderiam adivinhar isso,foi uma boa aposta como poderia ter sido completamente ao lado.depois,no plano ofensivo o benfica tem,sem dúvida,as melhores individualidades,mas daí para trás tem um plantel muito desiquilibrado,como prova ter acabado o jogo com o porto com o roderick em campo,não existem alternativas válidas a enzo nem a matic,já para não falar de um defesa esquerdo em condições…
    mesmo com tanto desiquilibrio o benfica tinha tudo para ser campeão,o que não foi,mas uma vez,devido ao seu treinador.para mim o obreiro deste mais que provável titulo do porto é o treinador,mas o do benfica…

    • MM
      Posted Maio 13, 2013 at 4:16 pm

      há que dar mérito a quem o tem…o jesus teve mérito em pôr o benfica a jogar um bom futebol(pelo menos em grande parte da época,antes do "gás" se acabar) e tem mérito em potenciar jogadores.dou-lhe todo o mérito por isso.há que dar mérito à direcção e estrutura do benfica porque de à uns anos para cá tem dado ao seu treinador jogadores de grande qualidade,o benfica tem tido nestes anos grandes plantéis.chegamos ao mais importante para os adeptos que são os títulos e tendo em conta a qualidade dos jogadores à sua disposição,jesus tinha obrigação de fazer bem melhor do que até agora fez,eu não quero que o benfica esteja à frente do campeonato 28 jornadas,eu quero que chegue ao fim e ganhe e no momento da decisão,a equipa falha constantemente,o seu treinador falha de forma completamente estúpida,o ano passado foi como foi,no seu primeiro ano ganha o titulo,mas tinha tudo para ganhar também a liga europa,já para não falar que com jj,nos jogos contra o porto,o benfica tem constantemente falhado,foi para a taça ao ganhar lá 2-0 e ao perder na luz 3-1,foram os 5-0,foi o titulo em pleno estádio da luz,foi este ano o que se viu…mostra uma arrogância enorme durante todo o ano,chega aos jogos decisivos e erra…chegam os jogos contra equipas mais fortes,muda o sistema de jogo(quem não se lembra da adaptação do david luiz a defesa esquero que deu o que deu) e sai sempre vergado.o benfica é um clube enorme,não deveria jogar para empatar…
      se o benfica continuar a trabalhar como até aqui,se se continuar a movimentar no mercado como o tem feito,não tenho dúvidas que continuará neste ciclo de fazer grandes vendas,sejaa qual fôr o seu treinador.venha o rui vitória ou o paulo fonseca que tÊm mostrado muita competência com poucos recursos,são jovens e bem formados.chega de jesus,de casmurrices e de falhar quando é proibido…

    • cmba85
      Posted Maio 13, 2013 at 10:32 am

      Lembram-se de como jogava o benfica antes de o Jesus chegar? Em que mês ficava "afastado" das competiçôes que disputava!? Acho que estâo a ser injustos com J.J. mas quando ele sair vâo ver quem segurava as cordas.. porque acham que Viieira lhe paha um ordenado de Premier League!? A estrutura e a competencia da direçâo ñ é a mesma que na casa rival e Jesus consegui equilibrar as forças nestes últimos anos.. se o despendem o Benfica regride e senâo ao tempo.

  • David Silva
    Posted Maio 13, 2013 at 8:37 am

    Como ainda aqui há dias referi, não é pelo Campeonato que Vitor Pereira não irá ficar no Porto (mesmo que ainda perca este ano), mas sim pelas competições fora dele… Ser arrumado da Champions pelo Málaga é imperdoável (até pelo o que esta equipa apresentou contra o Porto).

    Quanto ao plantel do Benfica ser melhor que o do Porto discordo absolutamente. A verdadeira diferença é que o Benfica apresenta mais soluções ofensivas( e banco muito melhor) e o Porto melhores soluções defensivas…

  • OVIA
    Posted Maio 13, 2013 at 8:22 am

    Eh pah…
    Não posso concordar…
    O Porto desde Janeiro (sem contar com a taça da liga vá) que se concentra unica e exclusivamente no campeonato… 1 jogo por semana, enquanto o Benfica esteve sempre a jogar 2 e por vezes 3.
    Plantel do SLB superior: como já alguém referiu, fale-se das coisas com honestidade (coisa que vai sendo rara nos post que leio). Do meio campo para a frente o Benfica tem soluções válidas, sim (cardozo, lima, gaitan, ola john, salvio, etc), mas estes jogadores jogam quase sempre em simultâneo e grandes quantidades de minutos (e minutos em competições a sério). Do meio campo para trás, vê-se a pobreza desta equipa. Artur muito bom (nao trocava pelo Helton), agora Maxi é uma vergonha (ate o Andre Almeida faz melhor e leva 15 dias de futebol), Luisão e Garay são os salvadores e Melgarejo é um coitado que teve sorte porque o Hulk não jogou cá este ano senão viam-se exibições ao nível do David Luiz nos 5-0… Matic muito bom, mas sem substituto. Enzo tem como alternativas 2 jogadores que entram mais cansados do que os que saem (aimar e c. martins). Onde está a clara superioridade do plantel do benfica?
    Deixem de ser facciosos e vejam as coisas como realmente são.

    • cmba85
      Posted Maio 13, 2013 at 10:40 am

      Nimguém é faccioso.. apenas se dâo opiniôes e claro que se fossem todas iguais nâo valia a pena este espaço. É unânime por parte da comunicaçâo social que o benfica tem mais soluçôes ofensivas, agora melhor plantel já pode ser discutivel. Quanto ao estar em várias competiçôes.. vamos lá ver, o Benfica ñ é uma equipa grande ou que pretende voltar a sê-lo? As grandes equipas estâo regularmente nessas condiçôes (várias competiçôes até final) ou por acaso o porto que ganhou a taça uefa e a champions e mais recente o de Vilas Boas que ganhou tudo ñ estavam numa situaçâo semelhante, e reclamaram? Pois é.. a diferença é que nessas alturas o Benfica ñ conseguiu discutir sequer o campeonato mas o Porto agora impoe-se e provavelmente ganha-o na recta final.. quem quer ser grande nâo pode dar desculpas de pequeno. Boa sorte para 4feira!

  • Anónimo
    Posted Maio 13, 2013 at 3:13 am

    Sou 100% de acordo com o segundo e terceiro paragrafo, grande parte da comunicaçao social portuguesa com destaque para o jornal record é de uma parcialidade para com o Benfica que chega a ser doentia, ridiculariza o Sporting sempre que pode e tenta elevar o nome e valor do benfica e dos seus activos a niveis exorbitantes e evita ao maximo dar destaque a noticias relacionadas com o Porto.
    Em relaçao a Vitor Pereira será sempre um patinho feio mas temos de ver as coisas, pegou numa equipa vencedora de tudo, com muitos jogadores certamente a quererem sair e foi campeao sem derrotas. Esta epoca fica sem o jogador mais importante quando ja nada o fazia prever, em meia epoca com apenas dois laterais (Danilo e Alex Sandro) um meio campo onde jogam tres teve toda a epoca apenas quatro verdadeiros jogadores (Fernando, Lucho, Moutinho e Defour) pois Castro ainda nao é jogador para fazer a diferenca num Porto nem sei se alguma vez será, a nivel de alas teve James (algum tempo nao teve devido a lesao) Varela foi uma sombra do que sabe, Atsu foi sempre irregular e Izmailov foi uma amostra daquilo que sabe, o ponta de lanca foi Jackson e mais nada pois Liedson foi um flop. Apesar de tudo isto consegue ser campeao (à partida), muitos dizem que no Porto é facil ganhar mas dadas as circunstancias desta epoca nao me parece assim tao facil pois esta epoca o Porto teve fases em que praticou um futebol muito mas muito bom.
    Muito demerito do Benfica e de Jesus mas tambem muito merito do Porto e Vitor Pereira que chegou a estar completamente sozinho muitas vezes.

    Bruno Gonçalves

  • Sideshow Bob
    Posted Maio 13, 2013 at 2:36 am

    "Apesar de todos estes cenários, Vitor Pereira nunca se queixou"

    Em que sentido?

    Ao presidente? – Não faz muito sentido quando está num lugar em que nunca deve ter imaginado estar, por isso, mais vale estar caladinho para não ser despedido e sujeitar se ao que lhe dão.

    Dos árbitros? – Até ao jogo Benfica vs estoril não fez ele outra coisa.

    Do tratamento da comunicação social em relação ao porto e ao Benfica? – Ele próprio contribui para isso quando passa as conferências de imprensa a falar no Benfica e a destilar ódio contra o mesmo. Até alteraram as de antevisão para as quintas feiras..

    Não consegui mesmo perceber essa frase do post.

    Sem querer ferir susceptibilidades, consigo definir o trabalho dele muito facilmente, ganhou um campeonato a custa do hulk e este ano esteve a dois minutos de ser despedido.

    Mas, e apesar de achar uma das personagens mais desprezáveis do futebol português actualmente, está de parabéns pelo (iminente) bicampeonato.

    Um abraço

    • Sideshow Bob
      Posted Maio 13, 2013 at 12:10 pm

      Pedro Pereira, é o bicampeonato dele como treinador principal, era isso que me estava a referir.

      Realmente parece ser um treinador somente de campeonato, e também me pareceu que quando teve que promover alguma rotatividade no plantel não lhe correu bem (eliminado em braga para a taça, derrota com o psg em paris).

      Carlos Manuel, chamar me frustrado sem sequer me conhecer não me parece correcto já que não faltei ao respeito a ninguém.
      Percebo o que quer dizer em relação as perguntas nas conferências de imprensa, mas se fosse assim tão linear como diz as respostas seriam apenas de "sim" ou "não". "Vai jogar ao ataque? Sim."
      Percebe o que quero dizer? o treinador do porto numa pergunta deste género faria questão de referir o Benfica na sua resposta tal é o seu rancor.

      Um abraço

    • Carlos Manuel
      Posted Maio 13, 2013 at 9:46 am

      Sr. Bob compreendo que esteja triste e frustrado mas é a vida.. se acompanha futebol á algum tempo (e suponho que sim) já devia bem saber que os treinadores nas conferencias de imprensa respondem ao que os jornalistas lhes perguntam! Ou seja.. se lhe fazem perguntas sobre o seu clube é natural que ele fale no seu clube (SLB). Todos sabem, Portistas, Benfiquistas e adeptos dos outros clubes quem tem complexo de inferioridade aqui.. e o FCP ñ é de certesa. Quanto ao V.pereira, se ficar é porque justificou a pulso o seu lugar.. se é tâo fraco e ganha 2 campeonatos perdendo apenas 1 jogo (se o conseguir, que todos acreditamos que sim) entào é porque merece estar onde o puseram.. e está tudo dito. Boa sorte para 4ª feira

    • Pedro Pereira
      Posted Maio 13, 2013 at 7:46 am

      Só uma pequena (GRANDE) correcção, é o tricampeonato e não o bicampeonato! Quanto a VP tem as suas qualidades e os seus defeitos, mas nunca gostei, muito dele. Aproveitou-se da estrutura deixada por AVB, e o que lhe safou foi o jackson.

      Até pode ser bom em nível técnicos, mas as prestações europeias dele foram muito más nos dois anos (até nas taças da liga e taça de portugal este ano), para não referir que a potenciar jovens é zero. No entanto, concordo que grande parte da culpa foi da estrutura (será que o PdC já perdeu a influência que outrora tinha no mercado? Recordo-me de também das grandes contratações foram sempre roubadas ao grande rival, o SLB). O FC Porto tem 11 bem melhor do SL Benfica, mas não tem soluções nenhumas no banco.

      Também, não percebo o porquê do Atsu e do Castro serem apostas mais assíduas de VP. Só dando minutos aos jogadores é que eles evoluem, e para isso não é preciso saber muito de futebol.

  • Vasco
    Posted Maio 13, 2013 at 2:20 am

    tenho gostado bastante dos textos da Inês, mas aquela análise do Jackson a meu ver deixa muito a desejar.

    O mais forte de Jackson não são os golos, é um jogador muito completo, que dá imenso à equipa, excelente a jogar de costas para a baliza, tem boa recepção de bola, boa técnica, condições físicas muito boas. De facto, é também um bom finalizador, mas o seu futebol é mais potenciado como 2ª avançado num 4-4-2, como era nos Jaguares de Chiapas, devido à facilidade com que combina com os seus colegas graças às suas qualidades, embora também esteja bem como único PL.

    Não é dos melhores PL do mundo, mas é dos mais completos. Não é claramente um killer como Falcao, embora tenha recursos muito mais diversificados. Dizer que Jackson é incapaz de criar (claro que não é um craque no 1 para 1, mas exagerem) e compará-lo com Cardozo (isto então é quase um insulto para o colombiano) é um erro de análise tremendo.

    Vamos lá ver, Jackson nas últimas semanas não tem estado tão bem, mas não tem nada a ver com os golos, simplesmente não está tão esclarecido a jogar, falhou mais passes, por vezes teve a bola demasiado tempo, etc…Mas ainda assim continuou a dar muitas soluções ofensivas à equipa, a grande quebra de rendimento é da equipa, não dele. Se virem os jogos com atenção, nos últimos 2 meses o Jackson raramente recebe uma bola em condições, está constantemente contra 2 ou 3 adversários e, assim, é impossível. A equipa tem jogado um futebol com pouca velocidade e pouca profundidade, além de previsível, e deixa-no sozinho no ataque durante grande parte do jogo (e ele acaba por ser analisado injustamente). Como querem que marque golos nestas condições? Aliás, depois da saída de Hulk, se não fosse um avançado com muitos recursos como Jackson a dar alguma profundidade (que os extremos deviam dar e quase nunca deram) no ataque, a ausência de Hulk sentiria-se muito mais.

    Outra coisa: ao analisar a época de James é preciso distinguir aquilo que foi uma 1ª metade muito boa de uma 2ª metade algo pobre, muito por culpa da maldita lesão que teve quando estava em grande forma (este ano o Porto sofreu muitas lesões com esta característica: Maicon, James, Moutinho, Defour e creio que me está a escapar mais um ou outro caso). É que a época começa em Agosto e acaba em Maio. Os 4 primeiros meses foram muito bons, depois teve 6 ou 7 semanas lesionado e daí para cá é claro para todos que não é o mesmo James (tal como Rodrigo o ano passado), tem estado muito apagado, embora convém não exagerar como muitos estão a fazer.

    • Francisco Pinhal
      Posted Maio 13, 2013 at 1:17 pm

      concordo com a análise que fizeste do jackson mas creio também que a quebra a nivel de golos que teve no ultimo terça da época, para além de se dever à pouca profundidade de jogo da equipa do porto, pode dever-se ainda a mais dois factores:

      desgaste físico: um jogador que jogou todas os jogos de todas as competições é normal que tenha uma quebra física

      desgaste anímico: jackson carrega consigo o peso de ter falhado duas grandes penalidades cruciais e isso retirou-lhe confiança e baixou-lhe a moral.

  • Hugo Silva
    Posted Maio 13, 2013 at 1:33 am

    Este post é mesmo excelente, parabéns!
    Cumprimentos

  • LuisRafaelSCP
    Posted Maio 13, 2013 at 12:36 am

    É uma análise dificil.. repito que na minha opinião Vitor Pereira está a fazer um trabalho razoável.

    Na primeira época ganhou o campeonato, mas foi eliminado da Champions num grupo acessível, foi eliminado prematuramente da Taça de Portugal, já para não falar na Taça da Liga.
    Esta época, pode novamente ser campeão, mas foi novamente eliminado da Champions por um adversário "acessível", foi eliminado da Taça de Portugal após poupar jogadores frente a um adversário do nivel do Braga e perdeu a final da Taça da Liga também para o Braga.

    Em termos de numeros e estatísticas tem estado excelente perante todas as adversidades que tem tido (saídas não colmatadas, jogadores insatisfeitos e a querer sair quando entrou para treinador principal), mas em termos práticos tem sido na minha opinão um treinador razoável, isto é, nem tão mau como muitos o pintam sempre que as coisas não estão a correr bem, nem um treinador do nível que o Porto já teve.
    De qualquer das formas, se for campeão penso que merece continuar…

  • Anónimo
    Posted Maio 13, 2013 at 12:24 am

    Excelente artigo, desde já os meus parabéns.
    Concordo com o que está escrito no artigo, sou benfiquista e na minha opinião Jesus peca demasiado em jogos importantes(mas dou mérito pelo que fez no benfica desde que chegou e espero que continue). Há que dar mérito ao VP por conseguir o que conseguiu com um plantel de nível inferior e mesmo não jogando um futebol bonito, foi um futebol eficaz. Se há algo que posso apontar o dedo a VP é que a causa de cada perda de pontos do FCP tenha sempre a mesma desculpa: (umas vezes com, outras sem razão) os árbitros, mas cada um tem a sua opinião e há que respeitar a dele.
    Queria deixar aqui os parabéns ao VM pelos excelentes artigos e os parabéns também aos leitores que comentam. Aqui sim, dá gosto ler os comentários de ambos os adeptos de cada equipa. Não há provocações, não há insultos, aqui comenta-se futebol!

  • Enak
    Posted Maio 13, 2013 at 12:05 am

    É o meu treinador e todos sabem que sempre o apoiei. Por vezes, ou sempre, esquecem-se de todas as contrariedades que encontrou e nunca lhe dão nenhum mérito.
    Espero que possa renovar e que para o ano tenha um plantel decente e sem surpresas de última hora. Este homem merece todo o amor e carinho dos adeptos do Porto, que nunca lhe saberão dar valor infelizmente.

    P.S. – Uma pessoa muito chegada (que por acaso detesta o VP e à primeira oportunidade critica-o) fala-me sempre que numa entrevista ou conferencia de imprensa ele admitiu que não gostava de planteis longos e quis apenas 19 jogadores. Isso nunca foi dito por parte dele certo? É que eu não me lembro de tal coisa…

    • Enak
      Posted Maio 14, 2013 at 4:33 pm

      Exactamente. Espero que para o ano seja o seu ano de afirmação total!

    • leugimM
      Posted Maio 13, 2013 at 3:46 pm

      Isto. Haja alguém com uma visão coerente e justa para com o Vítor Pereira.
      Com as contrariedades que tem tido, o seu trabalho só pode ser muito positivo. É para renovar, e merece-o.
      Força, VP!

  • Francisco Pinhal
    Posted Maio 13, 2013 at 12:02 am

    concordo que nunca foi dado o devido mérito ao vitor Pereira, mérito esse que é mais do que merecido, maas não concordo em absoluto que o porto tenho um plantel inferior ao do benfica.

    Se analisarmos os dois planteis vemos claramente que ambos têm carências tanto ao nivel dos titulares como dos suplentes. Se as debilidades do porto foram bem analisadas neste post, por sua vez as olvidaram-se as do plantel do benfica.

    Esqueceu-se por exemplo que os laterais do benfica não estiveram à altura da restante equipa. Melgarejo nunca convenceu em absoluto (tanto que foi preterido neste derradeiro jogo pelo andré almeida) e o Maxi fez uma época muitos furos abaixo do esperado, muito faltoso e sem a capacidade física de outros tempos, obrigando o treinador do benfica a deixá-lo no banco em algumas ocasiões – objectivamente o lance do segundo golo do Porto é o espelho da época realizada pelo uruguaio – Revejam o lance e perguntem onde estava o Maxi?

    Se por um lado o porto teve falta de soluções nas alas tendo muitas vezes que recorrer a jogadores que estão mais habituados a jogar na faixa central – defour e izmailov – o plantel encarnado por sua vez não tinha soluções para o miolo. Carlos Martins e Aimar não foram opções válidas devido à falta de ritmo e condição fisica e o andré gomes, embora tenha prometido não se conseguiu impor não tendo sido sequer chamado para o jogo do titulo.

    Acho que o crédito deve ter dado ao Vitor Pereira, pois tem um registo monstruoso na Liga Portuguesa, ao alcance de muito poucos – Praticamente 2 épocas com uma única derrota, incrivel. Quanto à continuidade, acho que todos os ciclos têm um fim, o Porto vai necessitar de renovar bastante o seu plantel (não acredito na continuidade de Moutinho e Fernando, Lucho vai começar a aparecer cada vez menos,, Helton pode estar de saida, Mangala ou Otamendi tammbém devem sair, e o porto precisa de reforçar claramente as alas e descartar-se de alguns jogadores de segunda linha) e Vitor Pereira deve aproveitar para sair pela porta Grande pois merece. Por tudo o que lutou e por ser um grande Portista. Sair nesta altura não tem que ser considerado mau, cumpriu o seu papel e o porto está habituado a ciclos curtos como foi o caso de António Oliveira, Mourinho, ou andré Vilas Boas. Caso Vitor Pereira e a estrutura portista optem pela continuidade temo que posso acontecer como o caso do professor Jesualdo que claramente ultrapassou o seu ciclo e acabou por não ter a despedida merecida com mais um campeonato.

  • Bruno Dias
    Posted Maio 12, 2013 at 11:54 pm

    No meu ponto de vista não se pode comparar Vitor Pereira a Jesus. Se o Benfica tinha mais opções? Tinha, mas ficou sem Bruno César e Nolito (duas opções bastante úteis) para ficar com Urreta e Roderick (duas opções fracas, então o Roderick não se percebe), tinha 3 avançados quando joga num sistema de 2 (Kardec nunca contou) e extremos tinha Gaitán e Salvio e Ola John mais tarde apareceu para desaparecer de novo. E restava Urreta. Meio campo tinha Enzo e Matic, Carlos Martins e Aimar eram cartas fora do baralho. Teve de resgatar o André Gomes. Laterais tinha Maxi sem concorrência (foi buscar André Almeida) e Melgarejjo (um avançado, mais uma teimosia do Jesus) e a alternativa era… Luisinho. Quanto aos centrais estava mais ao menos bem servido e ficou sem Luisão muito tempo. Com isto manteve-se em todas as competições a jogar de 3 em 3 ou 4 em 4 dias. Ora com este plantel recheado (como muitos dizem) as alterações que se faziam não eram muitas (não havia alternativas a Matic, Enzo e Salvio principalmente) conseguiu ir rodando os avançados, o extremo esquerdo e o lateral direito. Ou seja, a equipa ainda se encontra em 3 frentes e Jesus deixou de rodar, porquê perguntam vocês? Ora porque como vêem as opções não são assim tão boas e em tanta qualidade como a imprensa (que tanto dizem que apoia o Benfica) quer fazer parecer. Se podia ter usado jogadores como Miguel Rosa? Talvez seja essa a maior incógnita da época. Se foi Jesus que em Janeiro quis perder os jogadores (não me acredito nisso porque Bruno César sempre foi dos preferidos dele), ele disse que não queria ninguém no lugar deles (eu não me consigo acreditar nisso). Como Benfiquista, mesmo que Jesus ganhasse as finais é hora de sair e dar lugar a alguém novo, com novas idéias, discurso diferente e ambicioso (para mim Paulo Fonseca). Gosto do futebol arriscado e ofensivo do Benfica, mas gostava mais que tivesse consistência e que ao tentar defender um resultado aos 92 minutos não sofra um golo numa situação de 5 contra 5.
    Saudações Benfiquistas.

    Bruno Dias

    • Anónimo
      Posted Maio 13, 2013 at 3:51 pm

      Como se diz na gíria , tirou me as palavras da boca!
      Estou totalmente de acordo…
      Quanto ao treinador tenho algumas duvidas no Paulo to seca mas e uma opcao

      Ricardo Carvalho

  • Miguel Ribeiro
    Posted Maio 12, 2013 at 11:49 pm

    Vítor Pereira foi dos treinadores mais mal-amados no Porto nos largos anos. E apesar de nunca ter tido o apoio conseguiu 1 campeonato, esta reviravolta que lhe pode dar outro, e nunca perder para a liga.

    Se o Porto for campeão este eu dou o mérito inteiramente a este treinador que eu considero muito bom tecnicamente e forte psicológicamente.

    Obrigado por tudo Vítor Pereira

  • Pedro
    Posted Maio 12, 2013 at 11:37 pm

    Mas algumas pessoas ainda estão a meter o Witsel e Javi Garcia no patamar do Hulk?? Isto é a brincar ou é a influência da comunicação social?

    O Hulk sozinho o ano passado deu o título ao Porto. Aliás o Porto nos últimos 3 anos com o Hulk em campo acho que não perdeu nenhum jogo para o campeonato.

    Falem sério e não brinquem.

    Quanto à história dos plantéis. O plantel do benfica é tão superior que qualquer comparação só pode ser brincadeira.

    • David Silva
      Posted Maio 13, 2013 at 10:30 am

      Witsel e Javi Garcia no patamar do Hulk pela importancia não só no equílibrio da equipa mas também na qualidade do plantel ao nível do miolo. Se provavelmente os adeptos benfiquistas festejaram a saída do Hulk sem a entrada de alguém do mesmo calibre, acredite que os adeptos do Porto também festejaram a saída de Javi e Witsel até porque não se esperava que Matic pegasse assim tão de estaca e Enzo depois se convertesse num box to box deste nível.

      PS: Última derrota do Porto com Hulk – 20/12/2009

  • João
    Posted Maio 12, 2013 at 11:28 pm

    O plantel do Porto é mais fraco que o do Benfica, ponto e vírgula. O Benfica tem MUITO mais soluções, principalmente no banco e particularmente para o ataque, muitas e boas soluções, mas não estou a ver um único jogador do meio campo para trás que troca-se. Na baliza Helton fez uma excelente época, Alex Sandro é só o melhor defesa esquerdo a rodar em Portugal desde que os anos começam por 2, e o Danilo até pode não valer o que custou, mas mete o Maxi ao bolso. O Garay era o único central que teria lugar no Porto e dificilmente sentava o Maicon, Otamendi, muito menos o Mangala. Matic é um óptimo jogador mas.. Fernando, muito obrigado. Moutinho e Lucho também não estou a ver quem é que os sentava e, muito honestamente, venha o Jackson para qualquer avançado do Benfica (o que não é desprimor, são todos grandes jogadores). Com tudo isto, é verdade que VP teve muitos percalços, mas também se nota ali falta de qualquer coisa. Soube montar uma equipa de posse mas é medíocre a preparar os adversários e tem dificuldade em passar a posse a oportunidades de golo no último terço. Também está a congelar muitos miúdos com um potencial enorme, caso do Kelvin mas também do Iturbe, o Atsu pouco evolui e o Tozé, Seri e Quino (alternativa mais que válida ao Alex Sandro) continuam a vegetar na B. Portanto, como para tudo, há prós e contras. Gosto do estilo combativo do VP, não come e cala as tropelias que lhe metem à frente, gosto que sinta o lugar onde está, não gosto das lacunas enquanto estratega e formador de jogadores.

    • Jose Nuno Alves
      Posted Maio 13, 2013 at 12:35 pm

      A sério? O Garay seria o 4º central no Porto? Como foi dito nos posts de comparacao do VM, como médio defensivo puro o Fernando é melhor que o Matic, mas será que se tivesse o Matic no Porto, ele não lhe tirava o lugar (essencialmente nos jogos de campeonato onde o Porto tem menos necessidade de defender)? Ou mesmo como 8? Lucho é (foi) um grande jogador, mas um Gaitan e/ou mesmo um Enzo não o sentam? O Lucho de hoje não é o Lucho que esteve antes no Porto. Com esse sim, não tinham hipotese.

      Muito sinceramente acho que os 2 planteis são equivalentes.Dependendo do estilo de jogo, existem jogadores que servem melhor a um ou outro clube.

      Como foi dito aqui, o Benfica tem muitas individualidades (algumas delas inventadas/descobertas pelo JJ), mas também faltam alternativas.

  • Afonso Rodrigues
    Posted Maio 12, 2013 at 11:26 pm

    "Apesar de tudo isto, Vitor Pereira nunca se queixou". Acho esta afirmação ridícula, para um treinador que todas as conferências de imprensa acabava a falar no Benfica, que quando viu o campeonato a fugir-lhe veio logo fazer-se de vítima. O verdadeira "obreiro" do bicampeonato não foi o Vitor Pereira, foi o Jorge Jesus, a par com uma quantidade monumental de sorte.

    Sendo certo que o Benfica tem um plantel superior, também é verdade que apesar do falhanço da Liga dos Campeões, o Benfica chegou até Maio em 3 frentes. Duvido muito que se o Porto eliminasse o Málaga, tinha sido campeão. É óbvio que isso não invalida o facto de a época do Benfica ir acabar de forma desastrosa, mas isso acontece por culpa própria, e não porque VP tem algum talento de treinador.

    A única coisa positiva que vejo neste cenário é ele ficar mais um ano no FCP…

    • cmba85
      Posted Maio 13, 2013 at 9:57 am

      Lá estâo vocês com o rei na barriga.. santo deus ! por acaso ouvem as conferencias de imprensa completas? Sabiam que as conferencias de imprensa consistem em responder a perguntas colocadas pelos jornalistas!? É que se nâo sabiam agora já sabem.. ele responde ao que lhe perguntam homem! Lógicamente se lhe fazem perguntas sobre ou relacionadas com o Benfica (principal rival na luta pelo titulo de á 4 anos para cá) ele nâo vai responder sobre o Sporting, certo? É que cada vez me convenço mais que têm complexo de inferioridade em relaçâo ao Porto. Mas continuem assim, nós agradecemos! Boa Sorte para a Uefa.

    • André Filipe
      Posted Maio 13, 2013 at 1:13 am

      Nunca se queixou de não ter um plantel em condições homem! é isso que ela queria dizer

  • André Sousa
    Posted Maio 12, 2013 at 11:24 pm

    O Vítor Pereira tem vários defeitos. Emocionalmente, é totalmente descontrolado. As figuras que faz no banco, no decorrer do jogo, não passam tranquilidade nenhuma para o relvado. O JJ até nem é grande coisa nisso, porque também é intempestivo, mas, perante os jogadores, tem uma imagem completamente diferente. O VP, por vezes, perde a cabeça o que pode levar a pouco discernimento.

    Ofensivamente, não gosto muito. Acho que ainda lhe falta mais trabalho. Deixa muito para a qualidade individual dos jogadores. Ontem, por acaso, até esteve bem, na fase da criação. Meteu o Danilo a dar profundidade e largura, o James a vir para o meio, criando superioridade numérica, onde ele é fortíssimo, o Jackson a dar constantes apoios frontais… Foi bem jogado, da parte dele. E viu-se que os centrais tinham instruções para tentar colocar a bola num sector mais à frente através de um passe vertical, desfazendo várias linhas do Benfica.

    Para mim, o maior mérito dele, é defensivamente, sem bola. O Porto asfixia muitas equipas. Já disse que o Benfica, ontem, tinha que ter bola. Tinha que segurar a bola e não despachá-la ao mínimo perigo. Mas não era fácil. Eles estão bem treinados nesse capítulo. Os três da frente pressionam bem, por vezes até aparece um do meio campo a pressionar o segundo central, a linha defensiva está sempre muito alta, são muito, muito reactivos à perda e bem organizados. Isto é difícil de treinar e extremamente importante porque lhes confere aquilo que é mais importante no jogo. A bola. Se tens a bola, certamente que terás maiores probabilidades de marcar, invés de sofrer.

    • manel
      Posted Maio 13, 2013 at 10:04 am

      É que o Benfica só está talhado para atacar atacar e atacar.. nâo sabem ter um tipo de jogo mais contido.. La liga Portuguesa, onde a esmagadora maioria dos aversários sâo inferiores essa táctica está bem.. resulta, dá espetáculo e até ilusiona.. mas na hora da verdade.. em campeonatos equilibrados onde se decidem os títulos.. há que saber sofrer e controlar e o benfica nâo sabe por-se nesse papel. Apesar de nâo ser consensua Victor Pereira vence claramente nos duelos directos com Jesus, vamos lá ver se isso é suficiente para sagrar-se biCampeâo.. para já está bem posicionado.l

  • Pedrito
    Posted Maio 12, 2013 at 11:21 pm

    o post está excelente, e retrata a realidade. só gostaria de sugerir que fizessem um post semelhante mas em relação ao jorge jesus e suas opções. continuem com o excelente trabalho, este blog é o melhor de todos no que toca ao desporto!

  • André Pinto
    Posted Maio 12, 2013 at 11:21 pm

    Boa noite,

    desde já parabéns pela "visão" deste belíssimo texto.

    Eu, sempre fui contra o VP, sou sincero nisso. Sempre disse que poderia mudar a minha opinião, caso ele fizesse algo extraordinário. Não mudei ainda, mas já o comecei a ver com melhores olhos. Para mim quando perdem, todos têm a culpa, o mesmo quando empatam e ganham. Mas há erros e erros. Os dos jogadores, eu ainda sou capaz de tentar perceber. O do treinador é difícil. Vejamos, jogo de Braga para a taça de Portugal, temos o jogo na mão até a expulsão de Castro (. Mas jogar com Kleber (erro do presidente, que admiro), jogar com jogadores sem ritmo de jogo e sem conexão entre eles (é erro de treinador). Apesar duma época mais fraca do Braga, é sempre o Braga e não puderemos colocar os menos utilizados, quando a única disputa será o primeiro ou o segundo lugar da Champions numa fase de grupos. Não concordo com essa decisão, mas enfim não se pode mudar o passado.

    Outro ponto, será os empates frente a Rio Ave (fora), Olhanense (casa), Maritimo (fora) e Sporting (fora). Por muito respeito, pelos clube em causa, são jogos onde um pequeno pormenor pode mudar. Olhanense falhamos golos atrás de golos, contra uma equipa que só defende. Temos de ter outro tipo de plano e acima de tudo, o VP tem de saber gerir melhor os tempos de jogo e substituições. Contra o Maritimo, empatámos num jogo onde falhámos um penalty (oportunidade de golo). No caso do Rio Ave, estamos a ganhar e deixamos que dessem a volta (o que não pode acontecer, num clube como o Porto). O caso do Sporting, foi a constante durante o ano, a falta de empenho, o ritmo baixo que os jogadores colocavam em campo, a falta de ideias.
    Por último, a falta de capacidade de conseguir motivar os jogadores para alguns jogos, é gritante. Não falo contra o Benfica, ou PSG, mas jogos contra clubes pequenos. Sem contar com a ideia de colocar Defour a extremo e a fraca qualidade de jogo no segundo jogo contra o Malaga. Pareciam destreinador e sem qualquer ligação. Sem contar que ainda não sabe coordenador, nem orientar os miudos, exemplo de Castro, Kelvin e Iturbe.

    Em contrapartida de todos estes erros, vejo uma grande evolução do VP em vários aspectos. Trouxe ao de cima vários jogadores, Mangala desde já (meu deus, que jogador), Alex Sandro, Maicon (ano transacto), Fernando (que veio a tornar-se cada vez mais perfeito), Danilo (veio a tranquiliza-lo e a equilibra-lo), Jackson, entre outros.
    Conseguiu trazer ao Porto, o jogo de posse conseguido por AVB, conseguiu trazer uma qualidade defensiva impressionante, ficando a faltar qualidade ofensiva.

    Não sei qual o futuro de VP, nem como os dirigentes do Porto vão tratar do mercado, mas a verdade é que para mim tinhamos ou de trazer sangue novo para o Dragão, ou então teriamos de tentar vender um ou duas peças e reforçar bem a equipa.

    Para mim, o sucesso do próximo ano até pode depender de VP, bastava só ter de reforçar bem várias posições. Desde já um lateral esquerdo, um lateral direito, um 10 (lugar de Lucho), extremos rápidos com a sua devida qualidade e uma alternativa a Jackson.

    Com isto, posso ter começado a acreditar no VP, mas a verdade é que o sucesso que Pinto da Costa trouxe ao FCP, fez com que os adeptos tornassem exigentes e com a ideia de um Porto perfeito.

    Melhores cumprimentos a todos,

    Pinto

    • André Pinto
      Posted Maio 13, 2013 at 10:42 am

      Caro Luighi,

      Quino? Jogou um jogo. Mangala é um grande central e lateral, mas não pode fazer os dois ao mesmo tempo. E prefiro a central, pois é rápido, forte e um jogador inteligente que é essencial no meio. Temos de potenciar o Danilo, sim, mas também temos de ter alternativa (e deixem lá o Maicon em paz). Eu só disse as posições que deviam ser reforçadas. Quando as contratações, eu também sei dessas possibilidades.

      Mais uma coisa, Defour para mim é demasiado inconstante a 8 para jogar sempre. Sim Tiago Rodrigues pode ser opção, mas ainda não tem jogo à Porto nas pernas e Herrera ainda não chegou para ter uma avaliação minha.

    • David Silva
      Posted Maio 13, 2013 at 8:52 am

      Sublinho apenas a parte principal porque provavelmente VP não irá ficar.

      "(…), mas a verdade é que o sucesso que Pinto da Costa trouxe ao FCP, fez com que os adeptos tornassem exigentes e com a ideia de um Porto prefeito" – Sem sombras de dúvida.

    • Luighi
      Posted Maio 12, 2013 at 11:59 pm

      Lateral esquerdo serio? quando temos alex sandro e quino?e mangala que faz melhor de defesa esquerdo que 90% dos defesas esquerdas da liga portuguesa?

      Lateral direito? temos que potenciar ao maximo danilo, somente um jovem para crescer na equipa b para no futuro entrar na A.

      10, penso que o clube esta inclinado para quintana(pescara)

      moutinho deve sair, para o seu lugar temos t.rodrigues,herrera,defour.

      É possivel que saia mais 1 ou 2 jogadores(otamendi e james..?)

      Sim precisamos de 2 extremos e 1 ponta de lança.(caso treinador seja ele quem for continue com 4-3-3)

  • João Borges
    Posted Maio 12, 2013 at 11:20 pm

    Enquanto Portista, é realmente difícil explicar esta dissociação entre o nosso apoio, dos adeptos, e os resultados de Vítor Pereira.

    Penso que o principal será o facto de as exibições da equipa raramente serem brilhantes, apesar de os resultados surgirem.
    Esta sensação advém provavelmente de na época de AVB (de longe a de melhor futebol desde Mourinho), o Porto ter um jogo que para além de trazer resultados excelentes, era muito excitante de acompanhar. Porém, nessa época o Porto tinha Falcão e Hulk (para além de Moutinho e Jacmes), enquanto que na época passada só teve Hulk, e nesta só teve Jackson.
    A minha impressão pessoal é que muitos jogos se resolveram à conta desses dois jogadores, principalmente Hulk.

    No entanto, a autora dá outra visão que realmente tem que me fazer, e a todos os portistas, pensar duas vezes. O plantel do Porto tem de facto uma frente de ataque muito inferior à do Benfica, embora a defesa esteja melhor guarnecida em minha opinião. O meio-campo é que foi de facto uma grande surpresa, no início da época praticamente «festejei» as vendas de Javi García e Witsel, nunca sonhando que Matic e Enzo Pérez (que até esteve para fugir para a Argentina!) pudessem assumir os papéis que assumiram e com a qualidade com que o fizeram.

    E assim visto, realmente o Porto tem um plantel inferior ao do Benfica, e Vítor Pereira só poderá ser acusado de uma coisa: ter dado o aval às contratações de Inverno, e de não ter lutado por reforços diferentes.
    De resto, dou a mão à palmatória, o campeonato foi ganho por ele.

    Queria também só deixar uma nota que penso que faz toda a diferença entre a gestão dos dois clubes, e que espero que leve o Porto à vitória: se ontem imediamente após o jogo Pinto da Costa veio refriar os ânimos, hoje voltou a fazê-lo, e se for necessário fá-lo-á em público novamente, e junto dos jogadores todos os dias até ao jogo. É esta experiência que faz dele uma figura essencial do FCPorto.

    Um abraço

  • Ribeiro
    Posted Maio 12, 2013 at 11:19 pm

    O Jesus em 2 anos para o campeonato contra o VP não ganhou nenhum jogo. Aliás foi sempre engolido e jogou como uma equipa pequena.

    Enquanto JJ tiver no Benfica parece-me que o Benfica vai continuar a ser o bobo da corte do Porto.

  • Pelé
    Posted Maio 12, 2013 at 11:18 pm

    Excelente artigo da Inês Sampaio. Parabéns!

    Vitor Pereira passa de besta a beltial num espaço de 1 semana, ao contrário de Jorge Jesus que passa de bestial a besta. Isto do futebol tem cada coisa…

    Vitor Pereira, para mim tem um grande defeito que é o mau perder, sempre que empata ou perde a culpa é do árbitro, mas no resto até o considero um treinador razoável, não é nenhum predestinado mas um treinador que desde que assumiu o comando tecnico sofreu apenas 1 derrota no campeonato é sinal que o homem tem algum valor. A grande pedra no sapato são as provas a eliminar onde é afastado quase sempre numa fase prematura da época.
    Tenho que reconhecer que esta época está a fazer um trabalho muito bom. Com um plantel inferior ao Benfica(na minha opinhião) está quase a ser bicampeão(tri do Porto), ao contrário de JJ com um plantel forte está perto de morrer na praia pelo 2 ano consecutivo(quem dera a treinadores como Fernando Santos ou Koeman ter um plantel destes na altura!).

  • David Seraos
    Posted Maio 12, 2013 at 11:17 pm

    Não gosto de Vitor Pereira, mas tem de se lhe dar merito, mas dizer que perder Hulk foi pior que perder Javi e Witsel, podem dizer que foi igual, mais que isso é abuso. Sendo que a saida de Hulk era algo bastante provavel, se não previu isso, mesmo podendo não acontecer é falha do planeamento da temporada do Porto (não tou a dizer que a culpa é do treinador, é de toda a estrutura que devia ter-se precavido)
    E sendo que a perda de Witsel, é quase como a perda de Ramires, era o jogador que equilibrava aquela equipa.
    E tou a fazer esta adenda, pois isto no Porto não costuma acontecer, agora no Benfica já não é tão anormal lol.

    Agora sobre Jesus, gosto tanto quando ele tá calado, mesmo a sério ahah, mas tem de se lhe dar merito pelo que ele fez com o Benfica (sim pode dizer que foi pelo enorme investimento, isso para mim tem só uma parte da razão), pois acredito que grande parte disso foi pela estabilidade que a estrutura do clube lhe deu, estabilidade algo que o Benfica não conhecia a muito tempo. Agora acho que ele tem algumas falhas graves e que lhe fizeram perder estes ultimos dois campeonatos (sendo como este campeonato está, o Paços ainda pode dar uma borla ao Benfica, e eu que tanto gostava ahaha).

    Agora como equipa o Porto ainda é superior, pois a equipa não se faz de um dia para o outro (sim Jesus já teve bom tempo para fazer jogar como equipa e tem conseguido fazer, mas ainda é preciso continuar), agora a nivel individual Benfica pode ser melhor, mas quando vejo um meio campo com tão pouca solução como o do Benfica torço sempre o nariz (sim que as unicas opções são Matic, Enzo e Gaitan).
    E para mim o Maxi é fraquissimo a defender.

    P.S.: Tem de se admitir que Vitor Pereira é desvalorizado pela a imprensa, se for campeão o mérito é seu! Mas Jesus perder o campeonato nas ultimas jornadas é algo que só pode deixar os cabelos em pé a muita gente ahah. Mas como falei pela estabilidade acho que Jesus devia continuar o projecto Benfica. Pode ser que até ele cresça e deixe de perder campeonatos nas ultimas jornadas e a falar menos também ahah.

  • piccolo
    Posted Maio 12, 2013 at 11:14 pm

    Bem, vamos lá por partes então:

    – a perda do Hulk está ao nivel da perda de Javi + Witsel já que nos dois casos a forma de jogar das equipas se altera substancialmente (para alem de o incrivel ter um substituto como estrela da equipa – James)

    – O Javi Garcia só é um flop no city porque quem manda no clube é um italiano casmurro e que percebe pouco de bola, porque nas oportunidades que foi tendo jogou sempre bem (veja-se o ultimo jogo que começou a titular contra o WBA)

    – O Enzo no ano passado não era um jogador de qualidade coisissima nenhuma (fez 49 minutos!), veio bem referenciado como extremo direito do campeonato argentino mas nunca ninguem pensou (à excepção do jesus) que ele se iria revelar num dos melhores box to box da liga

    – Nolito e bruno cesar? a serio?!

    – o plantel do porto tem carencias, verdade, mas se não apostarem em jogadores como o castro e o atsu que demonstram qualidade, vai ser dificil ter banco. Já o Benfica não tem um defesa esquerdo de qualidade no plantel e alternativas viaveis ao matic, enzo e maxi

    – quantos aos reforços em janeiro ambos os treinadores estiveram mal, a culpa só tem de ser deles de não saberem corrigir as debilidades dos planteis

    – agora o mais engraçado é dizer que o vitinha nunca se queixou, quando não ha treinador mais choramingas na liga (então quando perde pontos cuidado com ele!)

    – em ralação à velha historia dos media, é mais do mesmo, é dado maior enfase às conquistas (semi conquistas) do benfica do que dos rivais por claros interesses de vendas, sendo que não tenho a certeza que sejam os rivais a sairem mais prejudicados com isto, mas pronto.

    de qualquer forma, opiniões são opinioes, respeito a sua e deixo aqui a minha

    • José Ferreira
      Posted Maio 13, 2013 at 5:47 pm

      O problema do Porto não são as opções para o meio-campo, nisso o FC POrto tem Defour que pode fazer qualquer posição, assim como Castro e os 2 fizeram bastantes minutos esta época, o problema é no ataque, quer queiremos quer não, James não é um hulk, começou muito bem a época, a grande nivel, mas depois da lesão nao foi o mesmo, atsu não tem maturidade para jogar no fc porto neste momento, e claramente, não está com a cabeça no clube, porque não quer renovar visto que tem vários clubes ingleses que o querem contratar, sobra Kelvin que vai fazendo uns jogos na B e na equipa principal… quando falamos em soluções ofensivas, o plantel do benfica é muito, mas muito superior ao do FC POrto.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Maio 13, 2013 at 12:40 am

      Concordo plenamente… os que dizem que o Porto não tem opções para o meio campo esquecem-se que o Benfica ainda teve menos ao longo da época, foi Jesus que potenciou Matic e Enzo e ficou com opções como Aimar e Martins, ou seja, teve então que ser ele a procurar as alternativas e bem, encontrou André Almeida e André Gomes.
      Se o Porto não tem opções porque não apostou mais em Castro (apreciado em Espanha pela passagem pelo Gijón), porque não potenciou nenhum jogador da equipa B para alternativa a James e Jackson?
      Muitas vezes as opções conquistam-se, não são dadas, e nisso Jesus esteve excelente esta temporada!

    • Santos
      Posted Maio 12, 2013 at 11:39 pm

      Javi Garcia é um flop porque o é! O que tem o treinador a ver com isso? Não o meteu a jogar a 6? Esquecem-se que lá os protegidos são outros e não se pode dar tanta porrada..

  • Armindo Sandos
    Posted Maio 12, 2013 at 11:07 pm

    Concordo parcialmente. James, desde a sua lesão, apresentou e continua a apresentar níveis mesmo muito baixos,só jogando pela razão de que não há outro, e pelo seu nome. e. Na realidade o Porto fez os melhores jogos quando este estava indisponivel, e parece-me que dizer que Izmaylov nada acrescentou é bastante subjectivo. Este foi bastante importante no Porto, acabando por ser ultrapassado quando James começou a jogar (mal), começando a entrar agressivo nos jogos e a levar amarelos por parvoíce.
    Vitor Pereira muitas vezes teve medo este ano em vários jogos, optando por incluir Defour em posições que não as dele, entre outras opções realmente discutíveis e que acabaram por não funcionar.
    A sermos campeões (nós=Porto), agradeço a VP e a todos, mas dou graças por ter havido um míudo chamado Kelvin que em 2 jogos dá o campeonato ao Porto, e inventa 3 golos

    • Enak
      Posted Maio 13, 2013 at 8:49 pm

      Felizmente há ainda pessoas que olham com olhos de ver e sabem dar valor a quem o tem. VP tem muito mérito como implementou um estilo de jogo no Porto e tornou a equipa temível certos jogos e também como evolui certos jogadores!
      E não sei como dizem para aqui que o Fernando é o mesmo jogador… será que quem o disse o tem visto jogar? Perfeito no controlo de bola, excelente na saída de bola, excelente a atacar (algo impensável há dois anos ou três atrás)

    • carlos
      Posted Maio 13, 2013 at 6:45 pm

      Ora exatamente.

      Quem se deixa levar pela comunicação social neste país anda muito mal informado sobre muitos temas!!

    • Pedro
      Posted Maio 12, 2013 at 11:12 pm

      "Dou graças"!?!?

      Se fosse o Jesus a meter o Kelvin era o melhor treinador de todos os tempos e tinha uma visão de jogo genial. Era tudo estudado e fazia tudo parte de um plano. Foi o Vítor Pereira a metê-lo e a malta diz que que foi sorte.

      É o efeito da comunicação social. Faz dos fracassos heróis e daqueles que dominam os ditos heróis e os envergonham incompetentes.

      Mas recordo-lhe que o Kelvin quando marcou os 2 golos ao Braga substitui o Lucho. Na altura o estádio do Dragão assobiou a sub e até os comentadores criticaram, mas VP acabou por ter razão.

  • José Ferreira
    Posted Maio 12, 2013 at 11:05 pm

    Sou portista e concordo completamente, RENOVAVA JÁ COM VITOR PEREIRA sem hesitar, acho que este porto com reforços de qualidade para a posição de extremo e ponta-de-lança (alternativa a Jackson) iria fazer uma grande época em todas as competições! Este plantel do FC POrto é bastante mais fraco que o do Benfica!

    • carlos
      Posted Maio 13, 2013 at 6:43 pm

      Concordo plenamente com a renovação de Vítor Pereira, que para mim é dos melhores treinadores da década no Porto.

      Quanto ao plantel, penso que o porto tem um onze inicial com melhor qualidade que o Benfica em todos os setores. O que falta são alternativas, principalmente a Jackson e a James.

  • Filipe
    Posted Maio 12, 2013 at 11:04 pm

    Em primeiro lugar, excelente post! Em seguida há que voltar a salientar que o título não está entregue. Um jogo muito difícil separa o Porto do título.
    Quanto a créditos:
    – Não houve Hulk, o grande peso individual do Porto quando o colectivo não resolve
    – Jackson… importante pelos golos, mas também a ser o alvo em quatro dos pontos perdidos pelo Porto pelos penalties falhados
    – James… até à lesão muito bem. A partir daí, por uma ou outra razão, nível baixou muito
    – PdC … intervenções mais fracas do que nos habituou. Inclusivé no mercado. Profundidade do plantel muito pequena: basta ver que ontem as alternativas no banco para o ataque eram um antigo goleador de 35 anos, e dois rapazes de 19 e 20. Por muita qualidade que se possa ver neles (que eu vejo pelo menos nos mais novos, no outro já a vi aqui há uns anos…), se formos a somar os minutos jogados por todos na equipa principal do Porto, não devem chegar a 500. divididos por três jogadores do banco no jogo com o 1º classificado da Liga.
    – Vitor Pereira: a nível interno as falhas estão nas Taças principalmente. Duas derrotas com um Braga de Peseiro. A nível de campeonato neste momento não há derrotas e apesar de tudo, numa situação normal, os 74/75 pontos do Benfica e Porto seriam mais que suficientes para determinar um campeão. Resta dar mérito a quem o tem e por isso, parabenizar ambas as equipas pelo excelente campeonato. E no caso, a Vitor Pereira, por, no mínimo, conseguir chegar à última jornada a lutar pelo título.
    – Fernando: época monstruosa do Polvo

    Espero que o Porto para o ano aposte bem no mercado e garanta a profundidade necessária ao plantel. Seja ela através de recurso à equipa B ou não. A aposta em jogadores tem de ser feita faseadamente e penso que alguns acabam por merecer apostas mais regulares, como é o caso de Kelvin.

  • The River Ramones
    Posted Maio 12, 2013 at 10:58 pm

    Vitor Pereira tem e teve muito mérito. As minhas criticas prendem-se sobretudo em 3 pontos:
    -Incapacidade em competições a eliminar. São duas épocas com desaires graves neste género de competições.
    -Incapacidade de lidar com a imprensa. Teve declarações vergonhosas, a meu ver, nas duas épocas e tem que evoluir bastante nesta componente, cada vez mais importante, infelizmente.
    -Falta de alternativa ao modelo táctico da posse de bola. são evidentes as dificuldades do Porto em jogos onde a equipa adversária não quer jogar. Há muita posse de bola, mas há demasiados erros em passes simples, falta de eficácia e de capacidade para criar desequilíbrios.

    No entanto, concordo plenamente com o ponto de vista da Inês. Excelente post.

  • Pedro Morais
    Posted Maio 12, 2013 at 10:57 pm

    Completamente de acordo. E merecia continuar na próxima época, apesar de achar que, infelizmente, não vai continuar. Só discordo de uma coisa: não acho que a eliminação na LC seja culpa dele, pois se o Porto este ano tem, pelo menos, mais um extremo e um avançado de qualidade , acho que aquela eliminação não tinha acontecido… Por isso acho que a culpa foi da estrutura, por não ter reforçado convenientemente a equipa.

  • David Gomes
    Posted Maio 12, 2013 at 10:56 pm

    touché! bravo!!

  • João
    Posted Maio 12, 2013 at 10:56 pm

    O Vítor Pereira pode ter milhões de defeitos mas definiu uma identidade de jogo e não a mudou.

    O Jesus pode ser muito bom mas foi ao Dragão jogar a medo perdeu a identidade e falhou.

    Isto define o campeonato.

    VP acabou por merecer ser feliz.

  • Francisco Santos
    Posted Maio 12, 2013 at 10:53 pm

    Nada a acrescentar … excelente post!

  • Ricardo
    Posted Maio 12, 2013 at 10:49 pm

    Excelente post, mais um da Inês. E vendo os prós e contras tenho de admitir, apesar de não apreciar Vítor Pereira, que este ano ele foi o grande responsável pelo título do Porto.

    – Não teve Hulk
    – Não teve apoio
    – Teve um James num nível muito fraco
    – Não teve um Pinto da Costa ao seu nível. Ou seja, Forte no mercado e junto dos poderes do futebol português…foi completamente engolido pelo Benfica.
    – E apesar de Jackson ter sido importante nem sequer se pode dizer que levou o Porto ao colo. Não teve o peso de Hulk nas outras épocas.

    Sendo assim se tiver de identificar um responsável pelo título do Porto, concordo que só pode ser Vítor Pereira.

  • Pedro
    Posted Maio 12, 2013 at 10:49 pm

    Concordo completamente. Vítor Pereira já merece algum crédito.

    Se o Benfica fosse campeão o mérito era todo do Jesus. Ninguém falava que o Benfica tinha dado 13 milhões pelo Salvio, 9 pelo Ola John e ainda tinha ido comprar o Lima. Era tudo mérito do mestre da táctica.

    O VP quando ganha parece que é sempre mérito alheio.

    É o peso da comuniação social e maneira como influencia a opinião das pessoas. Faz de uns heróis e de outros incompetentes

    • carlos
      Posted Maio 14, 2013 at 8:02 am

      Sr. Paulo.. que eu saiba as super taças jogam-se ma próxima época e contam como títulos da próxima época! Que conveniente..!

    • tiago
      Posted Maio 13, 2013 at 7:10 pm

      a minha opiniao é que Jesus é o melhor treinador que o benfica teve em uns bons anos. talvez mesmo decadas. De forma alguma acho que ele deva sair!

    • Johnny W.
      Posted Maio 13, 2013 at 6:03 pm

      LuisRafaelScp, nós os adeptos portistas podemos não o apoiar, mas pagamos bilhete (falo por mim) e vou a quase todos os jogos na zona norte. Claro que a culpa de perder com o Málaga foi do defour e do plano de jogo do VP. Mas, nós que pagamos temos o direito a nossa opinião, certa ou errada, enquanto que a imprensa que devia ser neutra, toma sempre o partido da desestabilização do balneário azul e branco favorecendo o Slb. Relembro que no jornal ABOLA, a semana passada escrevia que o Vitória de Guimarães tinha já assegurada a presença no 1 jogo da época, a Supertaça com o SLB(ridiculo). Para terminar, queria só acrescentar que na 1 época do VP ele perdeu o Falcao (melhor jogador a data) e o Fernando não jogava porque queria sair. Parabéns InÊs Sampaio, das melhores crônicas dos ultimos tempos (para mim)

    • paulo
      Posted Maio 13, 2013 at 11:30 am

      amigo não ganhando JJ tem de fazer as malas e ir à vida dele…

      Este epoca desportiva ainda pode ganhar 4 trofeus (liga europa, taça de portugal e 2 supertaças) mas para isso tem de ter mais sorte e mais visão…
      Ganhando a liga europa e taça de portugal por mim merece continuar… ganhando apenas a taça de portugal tem de seguir o caminho dele… o fcp!

    • Cláudio Ramos
      Posted Maio 13, 2013 at 10:46 am

      Isso é o preço de substituir VILAS BOAS. Já verâo vocês o que acontecerá ao substituto de Jesus (caso saia) que agora tanto criticam.. me parece a mim que muitos ainda vâo aclamar aos 4 ventos para que ele volte, mas vai ser tarde ! deviam estar satisfeitos pela competitividade que Jesus trouxe.. antes dele eram de um nível inferior e com alguns planteis que em seu dia tinham grandes jogadores.

    • luis fae
      Posted Maio 13, 2013 at 3:22 am

      Concordo e ainda acrescento, não é só a comunicação social que deita abaixo o VP, também os adeptos do Porto o fazem. Eu como benfiquista reconheço mérito em VP o que é certo é que em dois campeonatos perdeu apenas um jogo.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Maio 13, 2013 at 12:42 am

      Até parece que é a comunicação social que mete o VP no "caixão" e não os próprios adeptos do FC Porto… vá ver os comentários dos adeptos do Porto aqui no VM nos jogos antes do Benfica empatar com o Estoril!

    • - paul,
      Posted Maio 12, 2013 at 11:01 pm

      concordo consigo !

  • Cosme Damião
    Posted Maio 12, 2013 at 10:48 pm

    Realmente é ridiculo o Jesus perder este campeonato.

    O Benfica tem muito melhor plantel que o Porto, mais futebol e mais apoio, e pelo 2º ano consecutivo perdemos o campeonato porque temos um treinador que joga sempre a medo contra o Porto e é sempre banalizado pelo Vítor Pereira, tanto nos jogos como nas conferências de imprensa.

    Assim custa

    • Cláudio Ramos
      Posted Maio 13, 2013 at 10:42 am

      O Benfica tem + soluçôes ofensivas.. mas menos mentalidade e menos HUMILDADE, e esses "pequenos" factores tb sâo decisivos! Que tenham sorte na 4F

    • rafaelscp
      Posted Maio 13, 2013 at 12:44 am

      Não concordo quaind diz que o benfica tem mais futebol.
      Em ambos os jogos de confronto directo viu-se o FCP a assumir o meio-campo semptre com muitos mais passes entre-linhas. Resumindo o FCP "joga mais à bola" mas o Benfica tem melhores individualidades.

Deixa um comentário