Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

XIII: Eficácia

O termo é de interpretação dúbia. Sorte para uns, qualidade para outros. Por mais que se treine as diversas possibilidades de finalização que acontecem numa partida de futebol, o momento do remate é sempre diferente e peculiar, o mais esperado do jogo e aquele que provoca maior expectativa nas bancadas. Todavia, se o golo é aquilo que marca verdadeiramente a diferença nesta modalidade, é necessário dar mérito a quem o consegue porque foi mais competente que o adversário naquilo que se pede em primeira instância. O Benfica conseguiu-o no grande duelo da ronda e, deste modo, fixou em cinco pontos a distância pontual para o eterno rival da 2.ª circular. Reduzir um encontro com tanto “sumo” à eficácia pode parecer redutor, mas acaba por traduzir uma das grandes diferenças entre Benfica e Sporting na actualidade. Os Encarnados possuem um leque de jogadores com muito sentido de baliza, objectivos e verticais na forma de abordar o jogo e que não hesitam na hora de atirar à baliza contrária. Em sentido inverso, a turma de Jorge Jesus tem pecado nos últimos trinta metros, evidenciando uma dificuldade rara nas suas equipas, isto é, uma grande incapacidade para materializar o caudal ofensivo e as oportunidades criadas em golos. Não raras vezes os Leões chegam com facilidade ao último terço do terreno, mas, ora por descoordenação entre os jogadores, ora por erros na definição e execução das jogadas ou ainda por deficiências na finalização, acabam por ficar a lamentar-se das ocasiões perdidas. Neste desafio, ficou novamente a sensação de que o desfecho poderia ter sido diferente com outra eficácia. A somar a isso, estão à vista as debilidades dos Verde e Brancos na transição defensiva. A capacidade de pressão e de ocupação dos espaços não são as mesmas de outrora e, como tal, é fácil ao adversário chegar perto da grande área de Rui Patrício com perigo. William tem sido um dos rostos dessa fragilidade, assim como os laterais, que voltaram a ser dois passadores. Do outro lado, Rui Vitória apostou em Rafa e deu-se bem. O antigo extremo/avançado do Sp. Braga apareceu solto no derby, desequilibrou com facilidade, assistiu e fez a cabeça em água aos opositores. Apesar da defensiva encarnada ter voltado a fraquejar, nomeadamente Nélson Semedo e Lindelöf, Ederson voltou a dizer presente, tendo Salvio e Jiménez, que sentou o apagado Mitroglou, feito o mais importante. Na ressaca de uma semana europeia negativa, levou a melhor o campeão em título, sendo que Rui Vitória, apesar do Benfica continuar sem convencer nestes “jogos grandes, somou o 2.º triunfo sobre o arquirrival. Já em Santa Maria da Feira, o FC Porto entrava em campo depois de uma vitória sofrida diante do Sp. Braga e de uma goleada imposta ao Leicester. André Silva voltou a facturar cedo, graças a uma grande penalidade que deixou o Feirense reduzido a dez unidades, parecendo claro que o sucesso dos Dragões na finalização passa muito por ele. Por outro lado, apesar da exibição não ter sido famosa, a formação de Nuno Espírito Santo voltou a golear e a não sofrer golos (Casillas é o menos batido da Europa), demonstrando novamente força nas bolas paradas. Já Danilo, que tem estado a grande nível, e Óliver destacaram-se no miolo, num triunfo que permitiu um assalto ao 2.º lugar, a quatro pontos da dianteira.

Nos restantes desafios, o Sp. Braga aproximou-se do pódio ao bater o Paços de Ferreira, o Moreirense foi derrotado em Chaves, apesar da boa exibição de Podence e o V. Guimarães venceu no Bessa. Já o V. Setúbal derrotou o Estoril, tendo Fabiano Soares saído da equipa da Linha; o Nacional conseguiu uma reviravolta em casa diante do Tondela na última meia hora, Gerso deu os três pontos ao Belenenses perante o Marítimo e o Arouca perdeu em casa com o Rio Ave nos últimos minutos, naquele que foi o 3.º triunfo de Luís Castro.

Equipa da Jornada: Nacional – O conjunto insular esteve a perder 2-0, uma derrota que poderia impulsionar a saída de Manuel Machado, mas os jogadores “agarraram” na partida, conseguiram uma reviravolta no 2.º tempo e acabaram por salvar o treinador com um triunfo diante de um rival directo. Após um defeso prometedor, a verdade é que os insulares têm sido uma das decepções da Liga, mas estes três pontos podem possibilitar um renascimento, sendo que tem sido hábito as equipas de Manuel Machado realizarem melhores segundas voltas do que primeiras.

Equipa Desilusão: Estoril – A equipa da Linha realizou uma exibição muito pobre em Setúbal e a derrota acabou por ter como consequência a saída do treinador. Apesar dos últimos jogos terem sido marcados por resultados positivos, a direcção parece querer mais, sendo notório que o plantel não tem a mesma qualidade de outrora após a saída da Traffic.

Melhor 11 da 13.ª jornada da I Liga: Ederson (Benfica), Maxi Pereira (FC Porto), Josué (V. Guimarães), Marcano (FC Porto), Nuno Pinto (V. Setúbal), João Palhinha (Belenenses), Óliver (FC Porto), Ricardo Horta (Sp. Braga), Rafa (Benfica), André Silva (FC Porto), Rui Fonte (Sp. Braga)

Jogador da Jornada: Ederson (Benfica) – Após uma exibição competente em Alvalade no ano passado, na partida que marcou a sua estreia com a camisola encarnada no campeonato, o brasileiro voltou a fazer a diferença contra o Sporting, tendo sido o grande protagonista no dérbi. Foram três/quatro boas intervenções entre os postes e uma grande qualidade na reposição de bola em jogo, parecendo evidente que se trata de um guardião que “dá pontos”.

Jogador Desilusão: Bryan Ruiz (Sporting) – Época decepcionante até ao momento. Depois de ter sido o reforço de maior regularidade na época passada, sendo responsável pelo pensamento de jogo ofensivo da equipa e um dos elementos de maior confiança de Jorge Jesus, tem-se arrastado pelos relvados portugueses nesta primeira metade de temporada, não conseguindo colocar a qualidade que lhe reconhecíamos em campo. Todavia, o treinador não o quer deixar cair, até por se tratar de um elemento que sabe tudo do jogo, mas é claro que com a displicência que tem revelado, ausência constante da partida e lacunas no passe, o costa-riquenho é, possivelmente, mais problema do que solução neste momento.

Jogador a Seguir: Podence (Moreirense) – Exibição muito competente do extremo/avançado emprestado pelo Sporting, mas que não impediu a derrota em Chaves. Irreverente, vertical e capaz de acelerar o jogo com facilidade, destacou-se igualmente pela capacidade de decisão, servindo os companheiros com qualidade e aparecendo a finalizar. Tem subido de produção nas últimas partidas e parece preparado para uma grande 2.ª volta.

Rodrigo Ferreira

68 Comentários

  • Kacal
    Posted Dezembro 13, 2016 at 11:23 pm

    Claro que a direcção do Estoril quer mais e ainda bem. Só espero é que o novo treinador venha acrescentar esse tal mais, neste momento é uma incógnita mas eles poderão saber algo que nós não sabemos, é esperar para ver. O Estoril tem jogado muito pouco, muito mal e os resultados positivos foram fruto de alguma sorte à mistura. Não atacam e quando o fazem são montes de passes falhados e erros, sem ambição. O plantel não é perfeito, longe disso, também não é tão bom como em épocas passadas mas é suficiente para estar no Top10 do campeonato mas a jogar um futebol mais positivo e com olho na vitória. Na Taça de Portugal estão a ir bem e caso passem amanhã estão num bom caminho mas é preciso jogar muito mais. Eu gostava de ver um Estoril com Paulo Henrique e Kléber na frente em jogos com adversários de valia idêntica.

  • Rodrigo A
    Posted Dezembro 13, 2016 at 11:25 pm

    Tem sido desde o início da época, e era algo previsível. O Ruiz não tem descanso vai para 3 anos, porque vai a Copas Américas, Mundial e concacaf. Isto além dos mais de 30 e muitos jogos por esposa que tem feito a juntar a sua idade algum dia ia rebentar.

    A sua entrada deve-se ao facto do Sporting não ter um jogador que paute , mas a verdade é que não tem rendido nada é mais valia deixa lo no banco os próximos jogos e meter o Campbell que mostrou que é das poucas novidades positivas que temos.

  • The Sporting Fan
    Posted Dezembro 13, 2016 at 11:31 pm

    Bom, já foi mais do que esmiuçado aqui.

    O Benfica soube preparar bem o jogo. Na minha opinião há apenas um setor onde penso que o Sporting é superior e é o centro do terreno, onde Adrien é efetivamente um grande jogador. O Benfica apenas tinha de contornar este obstáculo é fê-lo muito bem através dos lançamentos e dos contra-ataques pelas faixas laterais onde, algo já sabido e também esmiuçado, reside a grande lacuna do Sporting. Mérito para Rui Vitória aqui.

    Quanto a nós podemos queixar-nos de alguma infelicidade, mas a verdade é que o nosso jogo interior desapareceu. Temos um ponta-de-lança de área e dois extremos (Campbell e Gelson) que o podem servir “por fora”. A saída de João Mário, aliada à ida para o inferno de Bryan Ruiz não ajuda nada. Valha-nos Bruno Cesar mas Jorge Jesus decidiu retirá-lo do jogo, na minha opinião, inexplicavelmente.

    No cômputo geral, o jogo pôs a nu a diferença (que continua bem grande) de qualidade entre uma e outra equipa, algo também espalhado na classificação, que só surpreende quem anda distraído.

    O Porto fez o seu trabalho e já está em segundo lugar. A consistência defensiva juntou uma excelente capacidade de decisão no ataque (finalmente), algo que tinha vindo a ser criticado.

    No que resta do campeonato, temos um Benfica embaladissimo para o título, seguido por um Porto cada vez mais forte. Eu tinha dito que uma derrota na Luz reduziria as aspirações do Sporting a nada, mas mesmo assim mantenho alguma esperança. Quem sabe não teremos um milagre!

    SL

    • Kacal
      Posted Dezembro 13, 2016 at 11:49 pm

      Rui Patrício, Coates, Semedo, William Carvalho, Gelson e Campbell são jogadores de qualidade, não vou compara-los aos do Benfica mas com o colectivo fortalecido e bem potenciados são acima da média. O Sporting contratou 2 ou 3 avançados e nenhum tem servido para SA. Não foram buscar laterais. É por culpa própria que não estão melhores.

      E não concordo nada nessa diferença. O Sporting estava a 2 pontos do Benfica antes do clássico. Não pode é perder 3-1 contra o Rio Ave e deixar-se empatar a 3 com o Vitória de Guimarães. Neste clássico podia perfeitamente ter empatado ou mesmo ganho. Não vi um Benfica assim tão superior, foi eficaz.

      • The Sporting Fan
        Posted Dezembro 14, 2016 at 12:01 am

        Não pode perder com o Rio Ave nem empatar com o Guimarães, concordo.

        O que digo é que falta qualidade para evitar que resultados destes aconteçam com frequência.

        O Benfica perde pontos 1 vez a cada 20 jogos e o Sporting 1 vez em cada 3 ou 4. É o que é.

        Se a culpa é nossa? Sem dúvida, 100%. Sou dos poucos aqui a criticar muito a abordagem do Sporting ao mercado!

        Agora que é factual que temos uma equipa bem pior, é.
        Culpa nossa? Muita!

        • Kacal
          Posted Dezembro 14, 2016 at 1:33 am

          Ai nisso estamos de acordo, é culpa do Sporting. No entanto, também é culpa do JJ que não está a conseguir potenciar alguns jogadores e não acho que vocês sejam assim tão piores.

        • DM
          Posted Dezembro 14, 2016 at 9:24 am

          A diferença de qualidade no 11 base tem tudo a ver com o facto do Sporting não ter laterais de qualidade, porque se ignorarmos essas duas posições a diferença não é assim tão grande. Nas opções é que há uma maior diferença mas o Benfica dá-se ao luxo de gastar 10M em “suplentes” quando com 10M o Sporting comprou o jogador mais caro da sua história. Mas a verdade é que ainda faltam 2/3 do campeonato e ainda há muitos pontos para perder/ganhar/recuperar

          • The Sporting Fan
            Posted Dezembro 14, 2016 at 9:58 am

            A diferença é nas laterais, é nos centrais, é nos extremos e nos avançados. E no banco INTEIRO. Só essa pequena diferença.

            • DM
              Posted Dezembro 14, 2016 at 10:53 am

              Eu estava a falar só dos melhores 11 de cada lado, nos extremos Gelson é o melhor de um lado e Rafa de outro, nos avançados o melhor até tem sido Dost. No centro da defesa, neste momento, para mim, os melhores são Semedo e Lindelof. No meio Fejsa e Adrien e na frente Guedes e Dost, neste momento.
              Os guarda redes são muito parecidos qualitativamente, nas laterais é que há muita diferença, os suplentes do Benfica seriam titulares no Sporting tanto à direita como à esquerda.

              • The Sporting Fan
                Posted Dezembro 14, 2016 at 10:59 am

                Já escrevi aqui. Só 3 jogadores no SCP teriam lugar no Benfica.

                • DM
                  Posted Dezembro 14, 2016 at 12:07 pm

                  Eu estou a falar dos 11 jogadores que têm jogado, se considerar todos os jogadores a 100% e a qualidade que apresentaram anteriormente Jardel e Jonas são titulares de caras

    • ACT7
      Posted Dezembro 13, 2016 at 11:55 pm

      O Adrien como provou no Euro contra um dos melhores do mundo (Modric) não deixa construir a equipa adversária, rouba a bola e lança os colegas com qualidade, obviamente o Benfica se ia provocar duelos Pizzi vs Adrien ia perder todos ou praticamente todos.
      Quanto ao vosso jogo interior desapareceu porque há um tipo chamado Fejsa, que recupera imensas bolas (a diferença que foi ter Fejsa vs o Sporting e Samaris no Dragão). Concordo que o B.César não devia ter saído.
      Ainda pode dar muita volta este campeonato, o Porto não ganhava a ninguém e de um dia para o outro goleia. O Benfica goleia o Marítimo por 6-0 e 2 semanas depois perde por 2-1. Ainda há muitos jogo.

      • The Sporting Fan
        Posted Dezembro 14, 2016 at 12:04 am

        Não estou a falar deste jogo, o Fejsa jogou pela primeira vez contra o Sporting este ano e há muito que o nosso jogo interior se eclipsou.

        Há muito jogo pois há AC17, é isso que me assusta!

        • JoaoMiguel96
          Posted Dezembro 14, 2016 at 12:21 am

          O nosso jogo interior desapareceu não por causa de Fejsa mas pela saída de JM e Teo para além da má forma de Bryan.

          • The Sporting Fan
            Posted Dezembro 14, 2016 at 1:44 am

            Óbvio!

          • kurt
            Posted Dezembro 14, 2016 at 9:38 am

            Se vais pela saída de jogadores o Benfica ia pelas lesões e saídas e duvido que ficasse a perder. O jogo é o que foi jogado não o das suposições

            • The Sporting Fan
              Posted Dezembro 14, 2016 at 9:58 am

              Mas quem é que disse isso?

              • kurt
                Posted Dezembro 14, 2016 at 10:08 am

                O joão miguel que basicamente desvaloriza o papel do Fesja com as ausências do sporting. Não era uma critica ao teu comentário.

                • JoaoMiguel96
                  Posted Dezembro 14, 2016 at 11:15 am

                  Nada disso, eu estava a falar desde o início da época. É óbvio que ter um jogador como Fejsa do outro lado não ajuda mas estava a falar no geral da época Kurt.

          • R. T-Bag
            Posted Dezembro 15, 2016 at 12:45 pm

            Sim.. O Benfica tambem tinha um avançado melhor.. Era o Eusébio.. Mas o jogo interior desapareceu porque o JM saiu em setembro? O jogo foi este fim de semana.. Já lá vão 3 meses!

  • Pedro
    Posted Dezembro 13, 2016 at 11:34 pm

    Com o Podence nos quadros nunca vou perceber para quê que o Sporting gastou quase 10 milhões no Alan Ruiz. O Markovic ainda lhe dou o beneficio da dúvida, porque joga noutra posição e já demonstrou qualidade em Portugal… agora dar tanto dinheiro para o Ruiz é de uma enorme incompetência.

    • Francisco A
      Posted Dezembro 13, 2016 at 11:42 pm

      Entre Podence e Alan Ruiz, a escolha é difícil, não sei qual é o pior.
      Fico contente que JJ deixe para segundo plano Markovic, já quanto ao Joel, tem sido uma desilusão.

  • ACT7
    Posted Dezembro 13, 2016 at 11:46 pm

    Discordo, como já disse no post das 10 verdades sobre o derby.
    Dá a entender que o Benfica foi lá 2 vezes e marcou, o Ederson fez defesas impossíveis, etc.
    O Benfica na 1ª parte controlou o meio campo do Sporting em que os Adrien não apareceu e o William carregou bem nas faltas quando o Benfica entrava no meio campo adversário. O Benfica chega ao 1º golo aproveitando (aquilo que para muitos o mestre da táctica é especialista) a famosa transição defensiva do Sporting. Na segunda parte o Sporting com a entrada do Campbell o Sporting destapa o lado esquerdo (mas ganhou mais velocidade a nível ofensivo) e eis que aparece (para muitos o flop do jogo) a cruzar para o golo do Jimenez.
    É evidente que o Sporting a perder 2-0 tem que atacar ( RV mexeu mal também, e o JJ aí teve merito, sobe o William e passa a criar jogo a partir de trás com os 2 centrais e o RP como 3º homem), cria 2 ou 3 oportunidades (uma delas uma defesa difícil do Ederson) e chega ao golo num erro defensivo do Lindelof, Bas Dost não pode ficar ali sozinho.
    A partir daí o Sporting não criou mais perigo, o RP faz a defesa da noite, o Rafa finta meia equipa e tem medo de chutar.
    Eficácia foi ano passado em Alvalade e foi no 2-0 no Dragão, que fizemos 1 remate e marcamos 2 golos (o primeiro foi um “remate” com a cintura do lima).

    • The Sporting Fan
      Posted Dezembro 13, 2016 at 11:58 pm

      É evidente que, a perder 2-0, a equipa tem de atacar mas não é assim tão evidente que o consiga fazer.

      Nem a ganhar por 2-0 é evidente que tenha de se sofrer para vencer o jogo.

      • ACT7
        Posted Dezembro 14, 2016 at 12:04 am

        Estamos a falar do Sporting, que tem uma boa equipa e um bom treinador. Não estamos a falar de uma equipa amadora.
        Até a ganhar 3-0 se sofre para empatar, já provamos os dois disto este ano.

    • Kafka
      Posted Dezembro 14, 2016 at 12:01 am

      Resumo perfeito, o Benfica terminou o jogo com mais oportunidades claras de golo que o Sporting, portanto se vamos falar de falta de eficácia o resultado então só peca por escasso

    • Diogo L
      Posted Dezembro 14, 2016 at 2:45 am

      Até me deu um arrepio na coluna ao lembrar-me desses 2-0…

    • DM
      Posted Dezembro 14, 2016 at 9:28 am

      O William ganha mais protagonismo quando o Pizzi e o Guedes o deixam de chatear sempre que ele tem ou vai receber a bola. Danilo ainda muito verde e sem química com o resto da equipa, um erro esta substituição

    • Rui Sousa
      Posted Dezembro 14, 2016 at 10:27 am

      Não tive oportunidade de ver o jogo por isso torna-se algo tão confuso ler opiniões tão diferentes dos dois lados (nem sempre a defender a mesma equipa atenção). Em relação por exemplo ao jogo com o Porto no Dragão (e esquecendo obviamente o resultado, porque uma vitória dá sempre a entender que a equipa jogou melhor do que num empate), o Benfica esteve melhor ou pior?

      Cumps

      • DM
        Posted Dezembro 14, 2016 at 10:50 am

        Melhor!
        Jogo dividido até aos 60minutos, depois disso o Sporting tomou conta do jogo e o Benfica só se interessou em segurar o Sporting.

  • Bernardo L
    Posted Dezembro 13, 2016 at 11:53 pm

    Peço desculpa mas continuo com a minha ideia de que o Rui Patrício é excelente, mas não é superior ao Ederson.
    Apesar de ter sido considerado o 2º melhor GR a jogar na Europa, todos sabemos que a votação “deixa muito a desejar” nem Patricio é o 2º melhor, como o Buffon tb não é o melhor.

    Á frente de Patricio estão pelo menos 10 GR, Ederson é um deles.

    Cumprimentos.

    • Observador
      Posted Dezembro 14, 2016 at 12:38 am

      O que provou Ederson?! Fiquei curioso. Mas tem calma, não te exaltes já. Ederson tem potencial para ser top. Não sei se será, Nostradamus não é o meu nome do meio, mas que tem muito potencial, tem. Patrício ainda é superior a Ederson, e dizem o mesmo os factos. Quais são?! Um bocadinho de pesquisa ou até de observação geral sobre o momento actual de ambos responde à pergunta. Não misturemos o Ser com o Será.

      • alvaro
        Posted Dezembro 14, 2016 at 3:06 am

        Ja na altura do oblak a conversa era a mesma, o rui patricio era melhor e que o eslovaco nao tinha provado nada… A verdade éque oblak era e é muito melhor que o patricio, e ederson igual…

    • Diogo L
      Posted Dezembro 14, 2016 at 2:44 am

      Ederson é superior a Patrício se compararmos ao Patrício com a idade que tinha o Ederson, por agora Patrício ainda me parece superior. Já não comete erros infantis como dantes, enquanto o Ederson ainda vai dando alguns (pénalti contra o Dynamo, golo do Jota,…), também vai safando o Benfica em vários jogos o que acaba por compensar, mas por agora Patrício é mais seguro.

      • kurt
        Posted Dezembro 14, 2016 at 9:36 am

        no Jota não considero erro dele, no Dynamo ele defendeu o Penalty. E conseguiste enumerar dois erros desde que ele é titular no Benfica. Neste período vai contar os erros do Patricio.

    • DM
      Posted Dezembro 14, 2016 at 9:32 am

      São guarda redes muito parecidos em questão de qualidade, já o expliquei aqui várias vezes, Rui Patrício é melhor dentro da baliza e Ederson fora dela. Um ser melhor do que outro é uma questão de opinião (ou cor clubistica), dizer que um é muito melhor que o outro é que é o erro, tanto num caso como no outro.

  • Kafka
    Posted Dezembro 13, 2016 at 11:53 pm

    Discordo da ideia que o Sporting foi melhor e só pecou na eficácia, mas isso já foi esmiuçado noutros posts, não me vou repetir….

    Olhando para o resto, muito cuidado com o Porto que tem tudo para embalar, pois nas próximas 5 jornadas fará 4 em casa, portanto a equipa pode se ganhar as próximas 5 jornadas (significaria 7 vitórias seguidas no campeonato) entrar aqui numa dinâmica de vitória que depois se torne extremamente difícil de parar

    • The Sporting Fan
      Posted Dezembro 14, 2016 at 12:02 am

      Concordo em absoluto com a parte relativa ao Porto.

    • proxy
      Posted Dezembro 14, 2016 at 12:34 am

      Acho o plantel do Porto algo “curto”. Mas vem aí o mercado de Janeiro, vamos ver no que dá.

    • kurt
      Posted Dezembro 14, 2016 at 9:34 am

      Eu estou farto de apelidar isto como eficácia, ou seja “sorte”. Não foi eficácia, tivemos mais oportunidades e falhámos, até ao 2-0 controlámos, depois do 2-0 e tirando o Salvio perdeu-se verticalidade e a equipa baixou as linhas. Mas o Sporting não criou assim tantas mais oportunidades.

  • Dca
    Posted Dezembro 14, 2016 at 12:41 am

    Muita gente desvaloriza a estratégia do RV. O Benfica, até ao 2-0, tinha três oportunidades de golo flagrantes, contra uma flagrante do Sporting. Tinha mesmo assim mais posse de bola. Não parou 9/10 dos ataques do Sporting com faltas. Depois do 2-0, baixou as linhas (muitas pessoas queriam que continuasse naquela toada, mas o futebol não é assim tão simples, não é o FM, que o jogo estar sempre em “atacar” continua a dar). A verdade, é que ganhou o jogo e ganhou bem. Estamos a falar de uma equipa sem Grimaldo (faz uma diferença estrondosa) e Jonas (funciona como um terceiro médio a construir, dado o seu toque curto e de classe), e isso, num jogo destes, faz muita diferença. Sinto que este jogo foi muito importante para o resto do campeonato do Benfica. Volta a dar uma confiança muito grande.

    • The Sporting Fan
      Posted Dezembro 14, 2016 at 1:43 am

      Não tenhas a mínima dúvida. Jogo muito importante este que foi ganho por vocês.

    • Diogo L
      Posted Dezembro 14, 2016 at 2:41 am

      Falando por mim, com outro treinador qualquer esperava um Benfica muito mais dominador no início do jogo, a jogar em casa tem de pegar no jogo (claro que sem arriscar muito pois estando à frente o mais importante até era não perder), no entanto, sendo RV o treinador, já tinha a ideia que ia ser o Sporting a tentar pegar no jogo.

      Estas táticas de RV favorecem o Benfica pois ele consegue meter a equipa a jogar de forma cínica, mas também demonstra que ele reconhece as suas limitações, é um treinador que consegue desmontar defesas de equipas pequenas muito bem (e é isto que ganha campeonatos), no entanto é um treinador limitado no que toca a dividir o jogo com equipas de igual ou mais valia. Ponto positivo para o Benfica é que não inventa e lá vai ganhando pontos.

      • kurt
        Posted Dezembro 14, 2016 at 9:33 am

        um treinador tem que se adaptar aos jogadores e momentos em que estes tão, sendo que não confia em carrilho, tinha que jogar Salvio, guedes é o único para aquela posição, e optou por colocar Rafa, são jogadores muito verticais, tudo em velocidade não de pensar o jogo, logo já se sabia que ia ser essa a estratégia..Por exemplo no ano passado com Renato, Pizzi, Jonas e Gaitan sim podia e devia exigir-se um estilo de jogo diferente, este ano ainda não.

    • Bouça Nova
      Posted Dezembro 14, 2016 at 3:36 pm

      RV, montou a melhor estratégia, concretizou-a com maior eficácia (ainda deu para inventar pelo meio). Mas JJ à suicida é que é bom, o SCP a subir como se estivesse a jogar contra o Tondela é que joga bem.
      Façam bom proveito que dessa pastilha já tomamos nós durante 6 anos.

  • JoseRibeiro
    Posted Dezembro 14, 2016 at 12:59 am

    O principal problema defensivo do Sporting por incrível que pareça nem passa pela defesa. Já todos sabemos que os laterais são fraquíssimos a defender (chega a ser incrível a facilidade com que cometem erros defensivos básicos), mas são os mesmos do ano passado. Todos sabemos que William não é muito adepto de correr em transições defensivas, mas o ano passado era o mesmo jogador. Os centrais e guarda-redes são também os mesmo da época passada. Por incrível que pareça o principal problema defensivo do Sporting (em relação à época passada) é no ataque. O que Slimani, Teo, João Mário e Bryan Ruiz (o jogador de futebol e não esta imitação fraca que temos agora) faziam era impedir que as equipas saíssem em ataque rápido contra o Sporting e impediam também que o adversário conseguisse progredir imensos metros com a bola (o jogo onde se notou mais a diferença foi contra o Rio Ave). Num sistema com 2 médios como é o caso do Sporting é vital que sejam os avançados a impedir a posse do adversário para permitir ao resto da equipa organizar-se defensivamente. Outro factor importante é que na época passada era possível trocar a bola com muito maior qualidade e raramente haviam perdas de bola no último terço do campo (algo recorrente este ano). Ora, se há mais perdas de bola ainda por cima quando a equipa está toda balanceada para o ataque é muito mais fácil lançar contra-ataques com qualidade.

    • The Sporting Fan
      Posted Dezembro 14, 2016 at 1:42 am

      Concordo! Eu até costumo dizer que o Slimani era simultaneamente o nosso melhor avançado e defesa!

      • Rui Sousa
        Posted Dezembro 14, 2016 at 10:24 am

        Curiosamente, e não estando a entrar em comparações, penso que esse é um dos motivos pelo qual o Porto tem sofrido tão poucos golos, porque o André Silva é o nosso primeiro (e fá-lo de forma exemplar) defesa. O Revés da medalha é que passa mais tempo fora de área do que dentro dela, e ao contrário do SCP que jogava num 442, o Porto não tem um segundo avançado para estar na área quando ele não está.

        Cumps

  • MosqueteiroSLB
    Posted Dezembro 14, 2016 at 2:28 am

    Cheguei tardíssimo a casa no dia do derby e não tive tempo de comentar, por isso fica aqui a minha tentativa de contributo.

    Antes de mais, ver os posts das escolhas individuais tinha a sua piada. Os adeptos do Sporting que andavam a cascar sucessivamente nos seus laterais, aparentemente já tinham melhores laterais que o Benfica. A experiência valia para uns, para outros já não. Mas é o clássico que já por diversas vezes salientei por aqui: têm sempre os melhores jogadores, o melhor plantel, o melhor treinador e os melhores adeptos… até as coisas correrem mal. Quando as coisas dão para o torto, é o WC a pedir banco, é as laterais medíocres, é o coitado do Ruiz, é o Bas Dost que não é o Slimani, é o JM que foi embora…

    Ederson fez mais um partidão. É um grande gr e tem um futuro promissor. A experiência que dizem que lhe falta é apenas uma forma de o desacreditar para dar vantagem a um gr “cheio de experiência”.

    Nelson Semedo tem sido altamente criticado. Pessoalmente, discordo por completo. Na 1º parte anulou completamente quem lá aparecia. Na 2º parte fez uma assistência e continuou a anular todos os que lá apareciam até o Benfica ceder a posse de bola. Aí notou-se algum cansaço e o facto de levar constantemente com 2 jogadores não o ajudava. Convém realçar que fazia o que queria dos jogadores do Sporting ofensivamente. Cada vez que ele simulava um cruzamento havia um homem a dar piruetas…

    Luisão não me dá confiança, já o disse e repito. Precisamos de Jardel o mais rapidamente possível. Não só Luisão é lento, fraco no 1×1, como neste momento está longe de ser um líder em campo. O que aconteceu na luz, aconteceu na turquia e não pode acontecer. Eu não percebo e sinceramente irrita-me ver o Benfica a dar a posse ao adversário sistematicamente. Não percebo porque quando temos um jogo controlado, onde estamos por cima, em vez de manter a bola começamos a mandar charutos deixando o adversário carregar (para facilitar também baixamos as linhas) e empolgar-se. Não percebo porque é que os jogadores param de dar soluções ao gr na saída de bola.

    Lindelof comete um erro no golo, mas pessoalmente não acho que tenha estado mal. Mas é o clássico um jogador do Benfica comete um erro e está cheio de hype, do outro lado é só pseudo craques com culpas nos golos mas isso nem vale a pena mencionar. Se o Lindelof tem hype grande que tenha. Uma coisa eu tenho a certeza: com ele temos um central para ganhar o campeonato para fazer boa imagem na europa. Tenho total confiança nele!

    AA- nunca será Grimaldo. É diferente de Eliseu e até acho que encaixa melhor que o 2º neste Benfica. Apesar de tudo, morro de saudades do Grimaldo.

    Fesja- é um monstro! Ele vai onde for preciso ir. Foi uma pena não ter ido ao dragão.
    Pizzi- quem diria… contra um grande? Mais uma para tantos… fez um bom jogo, é muito bom com bola. Para box-to-box tem claras lacunas defensivamente. Graças a Deus que há um Fesja para corrigir.

    Rafa fez um jogão. Foi caro, mas de resto sempre disse que teria lugar no 11. Pessoalmente não teria tirado o Cervi, mas o português correspondeu.

    Salvio foi o mesmo que tem sido, mas soma mais um golito assim como quem não quer a coisa.

    Guedes- voltou a ser importantíssimo na pressão e contribui para o 1º golo da equipa. Mais um “jogador banal” e “cheio de hype” a fazer mais que os pseudo-craques.
    Jimenez- o mexicano fez uma grande partida e ainda entrou na lista dos marcadores. A verdade é que enquanto Mitro anda permissivo, o mexicano está com vontade de se mostrar. Foi pena o falhanço…

    Cervi entrou muito bem na partida.
    Danilo entrou mal- à semelhança de Rafa contra o Besiktas. Tem muita qualidade, mas sem tempo de jogo, é difícil.

    De resto, acho que JJ mexeu muito mal na partida. Campbell merecia mais tempo, a sair alguém deveria ter saído o Ruiz e o Dost teria que acabar o jogo. Uma das lacunas do Benfica é claramente a zona central, e sim, Bas Dost é mais fácil de marcar para Luisão, ainda assim fazia pouco sentido fazer essa substituição no fim quando o Benfica estava recuado.

    Arbitragem- Aqui é a velha história. Quando é para uns é penalti escandaloso, quando é para outros é casual. Comparar agora as reações às que aconteceram há uns meses.
    De resto houve uma dualidade de critérios impressionante. Tivesse o árbitro mantido o critério… Mas quando os amarelos só saíam se os jogadores do Benfica fossem virados do avesso fica difícil. E nem vamos falar do lances onde o árbitro dava a lei da vantagem e o Benfica ficava com menos um jogador no ataque, seja por puxões ou faltas claras. Mas como é lei da vantagem aparentemente pode-se entrar como se quiser…

    Fora de campo foi uma vergonha dos dois lados…

    Por fim, o presidente do Sporting continua com os seus comentários e com a desculpabilização para os seus falhanços. Pode levar com o atrasado mental que disse que tatuava o símbolo do Sporting caso o mesmo ganhasse.

    • The Sporting Fan
      Posted Dezembro 14, 2016 at 9:56 am

      Tu não deves ler os comentários todos, deves ler aqueles que queres só para depois vires aqui atacar.

      É UNÂNIME que o Benfica tem muito melhor equipa e qualquer sportinguista decente reconhece isso, mas preferiste vir-nos atacar depois de teres ganho. É assim.

    • Alexandre Ferreira
      Posted Dezembro 14, 2016 at 10:05 am

      Bom dia,
      Começas por dizer que os sportinguistas é que dizem que os seus são melhores e não sei quê.
      Todo o teu texto, bem escrito claramente, foi a dizer bem dos teus, ou seja, fazes igual aos sportinguistas , certo (…) Perdeu todo a validade.
      Cada um tem a sua opinião e tem que se respeitar , mesmo que se ache essa mesma esteja errada.
      Se fosse o benfica a perder, seriam vocês a dizer que o jogador X e Y são fracos e etc.

      Resumindo, foi um bom jogo .. O empate teria sido o ajustado, ainda há muito campeonato pela frente .

    • BioSpot
      Posted Dezembro 14, 2016 at 7:10 pm

      Este é o típico comentário de quem se quer apenas mostrar e não acrescenta nada, ainda por cima é feito fora de tempo e, sinceramente, sobre o derby já qualquer um, até quem não gosta de futebol, nem tão pouco liga está farto… Está cheio de arrogância, de picardias, de ataques, mas depois usa expressões de “mas o Sporting é que era o melhor”… Alem disso, e isto acho grave usa vocabulário ofensivo e discriminatório (pois esses “atrasados mental” também existem para o lado do seu clube).

      Agora acho piada que quando um Sportinguista ou Portista ou Academista (que é o meu caso) puxa a brasa à sua sardinha, somos os maiores, arrogantes… mas um texto claramente só a enaltecer o Benfica (que mais uma vez foi inferior a um grande em Portugal) ai já não há problema… pede-se, como em tudo, coerência quando se analisa alguma coisa, imparcialidade, ou, pelo menos tenta-se…

      O Derby começou com ambas as equipas a apresentarem problemas, táticos, técnicos individuais… e terminou e realçar o já sabido por todos…

  • Tiago Silva
    Posted Dezembro 14, 2016 at 8:36 am

    Melhor equipa: Nacional
    Pior equipa: Estoril
    Melhor XI: Ederson, Maxi, Josué, Marcano, Nuno Pinto, Palhinha, Oliver, Ricardo Horta, Rafa, Rui Fonte e André Silva
    Melhor jogador: Ricardo
    Horta
    Pior jogador: Bryan Ruiz
    Jogador a seguir: Podence

  • RodolfoTrindade
    Posted Dezembro 14, 2016 at 9:59 am

    Momento da jornada: o GOLO de Ricardo Horta!

  • dmpdias
    Posted Dezembro 14, 2016 at 11:24 am

    O Benfica ganhou e bem este derbi.
    O Sporting dominou o centro do terreno porém a grande diferença está nas laterais. Considerando que João Mário dava outra consistência defensiva e Ruiz (nesta forma) é menos 1, foi demasiado fácil para o Benfica explorar os nossos péssimos laterais. Sem pressão no primeiro momento do jogo e sem apoios defensivos nas laterais, perdoem-me que vos diga, não há Centrais e Williams que resistam.
    Por último, já não consigo ver o Bas Dost à frente. Falha que se farta e não serve para este sistema.
    Arranjem um segundo avançado para apoiar o gigante ou então metam o homem a tirar fotos com o Jubas.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Dezembro 14, 2016 at 6:16 pm

    A equipa da jornada é o Benfica. Ganhou o derby, um dos jogos mais importantes do Campeonato, reforçou a liderança e introduziu mudanças relevantes na disputa mais importante da prova: o título. Não vejo como tal se pode sobrepor a uma reviravolta em casa perante o último classificado.

Deixa um comentário