Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

10 verdades que ficam do Benfica-FC Porto

O clássico prometia, uma equipa precisava de vencer, a outra podia “alugar o Marquês”, mas o espectáculo foi pobre e não correspondeu às expectativas. Mesmo assim, o empate entre Benfica e FC Porto deve ter definido o vencedor final da I Liga e evidenciou ainda mais algumas certezas sobre esta época. Nesse sentido, o VM aponta as 10  verdades que mais se destacam:


Desde a saída de Vítor Pereira, Jorge Jesus inverteu a tendência contra o FC Porto: Quando André Villas Boas e Vítor Pereira orientavam os azuis e brancos, Jesus sofria sempre nos clássicos, tendo vencido apenas 2 partidas em 10 (sendo que uma foi para a Taça da Liga e outra numa eliminatória da Taça de Portugal que viria a perder) e somado 6 derrotas, algumas com grande impacto, tal como o 5-0 no Dragão, a derrota na Luz que sentenciou o título dos Azuis e Brancos ou o célebre jogo do golo de Kelvin. No entanto, desde a saída do atual treinador do Olympiacos, no Verão de 2013, o cenário alterou-se, com as Águias a defrontarem o rival (treinado por Paulo Fonseca, Luís Castro ou Lopetegui) por 7 vezes e apenas perdendo em 2, sendo que estes dois desaires não forem significativos, dado que um foi quando os Encarnados já eram campeões e outro numa eliminatória que viriam a superar. Neste período, JJ venceu duas meias-finas contra o FC Porto e saíu sempre com resultados positivos dos embates para o campeonato.

Águias conseguem terminar a época com invencibilidade contra os rivais, algo que não acontecia desde 93-94, apesar de nunca terem sido superiores: Um novo Jesus, mais pragmático e ciente do potencial do seu plantel, apresentou sempre um Benfica nos jogos grandes, excepção para o dérbi na Luz, especulativo, a dar a iniciativa ao adversário e a jogar essencialmente no erro e com os momentos do jogo. Resultado: as águias nunca se conseguiriam superiorizar aos rivais, não encantaram e em Alvalade até tiveram alguma estrelinha, mas vão terminar a época com 3 empates e uma vitória.


Jackson não é Hulk: A qualidade do colombiano é inegável, um avançado e jogador acima da média, mas nos jogos contra o Benfica, ao contrário do Incrível, não se tem agigantado, muito pelo contrário. Cha Cha Cha falhou na Luz, também já tinha desperdiçado no Dragão e muito provavelmente vai se despedir do FC Porto com apenas 3 golos, em 9 jogos, contra as águias. E mesmo esses golos foram em circunstâncias peculiares, um de penalti, outro numa oferta de Artur e outro que não teve impacto na eliminatória, já que o Benfica levou a melhor nessas meias-finais da Taça.


FC Porto falhou sempre nas decisões: Eliminado em casa frente ao Sporting para a Taça de Portugal, derrotado na Taça da Liga diante do Marítimo, goleado em Munique para a Champions e sem conseguir vergar o Benfica para o campeonato, quando os jogos tinham rótulo de decisivo (mais que o empate na Luz foi a derrota no Dragão que definiu o destino dos portistas).
A qualidade do futebol português é baixa: Jogos decisivos proporcionam muitas vezes espectáculos pouco atraentes, mas este Clássico foi parco em emoção, jogado a um ritmo baixo, e sem qualquer tipo de qualidade de jogo. A partida foi a perfeita demonstração do que são muitos dos encontros do nosso campeonato: muitas faltas, muitas paragens, muitas simulações, pouco futebol. Enquanto o Benfica jogou o suficiente e não sentiu necessidade de arriscar, o FC Porto não teve engenho para mais. As individualidades, que muitas vezes resolvem o que o colectivo não consegue, foram engolidas pelos esquemas tácticos orientados para não deixar jogar e pelas constantes paragens.

Lopetegui acusou a goleada sofrida em Munique: O FC Porto na 1.ª parte tentou essencialmente não perder o equilíbrio mental. O treinador portista reforçou o meio campo, apostou numa equipa de menos acelerações e mais compacta, para não correr riscos, dando a titularidade a Neves e Evandro. Mas ficou a ideia que com Herrera, um extremo puro e Óliver no meio os azuis e brancos tinham mais hipóteses de desbloquear o bloco encarnado.

Brahimi terminou a época em Dezembro: Foi engolido no FC Porto-Benfica, no Dragão, e desde aí nunca mais foi o mesmo. Na Luz tinha a hipótese de dar uma sapatada na crise com uma grande exibição, era o palco ideal para fazer a diferença, mas acumulou más decisões e deixou a equipa a “chorar” por Tello. Mais do que a CAN fica a ideia que, por um lado ainda não é um fora de série, por outro pareceu iludir-se com o impacto que teve na fase inicial e principalmente com os prémios que venceu. O argelino depois dessa fase deixou de desequilibrar, começou a embrulhar ainda mais as jogadas, exagerando sempre no individualismo e o seu impacto na época portista acabou por ser mínimo nesta segunda metade. 

Sai Oblak, Garay, Siqueira, Enzo, mas as águias continuam implacáveis no processo defensivo: A imagem de marca pode ser a nota artística ou o rolo compressor, mas o que  se destaca é a capacidade defensiva do conjunto de Jorge Jesus. Mesmo perdendo elementos cruciais como Garay, Siqueira ou Enzo, e tendo como titulares jogadores apelidados de medianos como Eliseu ou Jardel (que demonstrou mais uma vez que é um dos 2 melhores centrais da época), o facto é que o Benfica continua a sofrer poucos golos, e nem sequer permite aos adversários muitas oportunidades de o fazer (pelo menos no plano interno). Seja em jogo corrido ou em lances de bola parada, contam-se pelos dedos as vezes em que Júlio César é colocado à prova. Há que destacar o bom trabalho do treinador neste aspecto, pois o colectivo consegue colmatar as deficiências individuais dos elementos mais frágeis (nomeadamente o lado esquerdo).

Jonas vai terminar o Ano sem marcar aos “grandes”:  Só foi titular em 2 jogos também. Mas em Alvalade e na Luz, frente ao FC Porto, ficou em branco, e o seu impacto, devido ao jogo mais especulativo de Jesus, foi nulo.

Azuis e brancos ficam sem guardião para 2015-16: A maneira como Fabiano foi encostado no jogo do título vai pesar na sua confiança, e a menos que Helton, que há muito justificava a titularidade (é claramente melhor que o ex-Olhanense), rejuvenesça, aos 37 anos, é provável que o campeão das compras de guarda-redes volte ao mercado.

0 Comentários

  • Gonçalo Vargas
    Posted Abril 27, 2015 at 8:39 pm

    Meus amigos o Benfica este ano só tem 2 jogadores de topo no 11 inicial. Jonas e gaitan, o resto é tudo trabalho do JJ. O próprio Jardel é tão bom como qualquer central com alguma inteligencia seria se trabalhasse 5 anos com o mesmo tecnico, sendo que os principios defensivos do JJ são de top mundial.

    O grande trabalho que se faz no Seixal mascara, por assim dizer as fragilidades individuais que a equipa do Benfica tem esta época. O colectivo é que sobressai sempre e é por isso que somos lideres desde a 5ª jornada, ainda que o futebol praticado tenha sido mais pragmatico do que bonito (fruto da falta de jogadores de qualidade).

    Acrescento ainda que se o Lopetegui e o JJ trocassem de clube, o Porto já seria provavelmente campeão por esta altura. E não sei quem estaria em segundo.

  • Joao Souto
    Posted Abril 27, 2015 at 7:26 pm

    Creio que há uma outra verdade sobre o nosso campeonato, que é o facto de ser bastante fácil ser trinco num dos grandes, daí todo o hype que há sempre em volta dos mesmos

  • Kacal I
    Posted Abril 27, 2015 at 6:12 pm

    Excelente análise.

    Em geral concordo com o post.

    O futebol praticado pelo Porto do Vítor Pereira não era atraente mas era um treinador na linha do Mourinho, as suas equipas defendem bem, são coesas e alcançam resultados, o único problema foi as fracas prestações na Taça de Portugal e na Champions mas temos que perceber que o plantel actual do Porto é superior ao plantel que o VP tinha ao seu dispor (11 forte mas poucas alternativas) e portanto acredito que o Vítor Pereira se tivesse ficado mais uma época e tivesse a oportunidade de reforçar o plantel, também faria boa figura nas competições a eliminar, de resto em competições de regularidade é fortíssimo e nos jogos contra os "grandes" raramente vacilava e costumava dar "banho táctico".

    De resto, não é justo comparar Hulk com Jackson, o brasileiro é um desequilibrador e o colombiano é um finalizador que precisa de uma equipa a acompanha-lo.

    Quanto ao GR, o Helton parece-me "fresco" e acho que pode aguentar mais uma época a titular, o Gudiño tem potencial para ser o #1 no futuro, o Fabiano foi "queimado" e também não é GR para o Porto e depois Andrés Fernández e Ricardo não contam, é preciso ir ao mercado contratar um GR que possa ser uma mais-valia e o Navas pode ser novamente um alvo.

    • Kacal I
      Posted Abril 28, 2015 at 11:55 am

      Paulo Pereira,

      Não estou certo que Casemiro e Óliver regressem aos seus clubes, neste momento é o mais provável mas podemos ter uma surpresa, no entanto supondo que vão mesmo embora e a eles se juntam Campaña, Brahimi (duvido que saia já) e Jackson.

      De resto em relação ao que disseste, penso o seguinte:

      GR: Concordo

      DD: Ricardo não me convenceu nessa posição e se calhar um empréstimo fazia-lhe bem, o regresso do Opare seria o ideal mas no Besiktas é titular e está a fazer boas exibições, com uma clausula de cerca de 2 milhões não me parece que regresse, resta apostar no Victor Garcia e ir ao mercado ou então contratar dois DDs (um investimento mais elevado no Mayke ou Bruno Peres mais o empréstimo com opção de compra do Manquillo, por exemplo).

      DE: Concordo

      MDF: Concordo

      MC: Se fosse possível vendia o Herrera que não me convenceu e não encaixa na equipa, depois contratava um médio que tenha o perfil pretendido e que seja acima da média.

      MOC: Concordo, no entanto o Sérgio Oliveira hoje em dia é mais um #6/#8.

      Extremos: Concordo

      PL: Concordo

      Nota: acho que o Quintero não sai, acho que o Ghilas não regressa e o Porto deve investir num PL, acho que o Brahimi vai ficar mais uma época e acredito na possibilidade de Casemiro e Óliver continuarem (embora saiba que é complicado, claro, é apenas uma convicção/esperança).

      De resto, como fã do Kléber gostava que ele tivesse uma oportunidade na pré-época mas sei que não vai acontece e compreendo, sendo assim esses nomes que disseste devem ser colocados na maior parte como venda e nos outros como empréstimos a clubes da 1ª Liga ou para Ligas como a belga, turca ou assim.

    • Paulo Pereira
      Posted Abril 28, 2015 at 12:02 am

      Kacal I, como construirias o plantel do Porto para a próxima época?

      Assumindo que Jackson e Brahimi saem (para além do Danilo) e que Casemiro, Campana e Oliver regressam aos respectivos clubes, penso que o ideal seria o seguinte:

      GR: Manter o Helton, promover o Gudino à equipa principal, vender/emprestar o Fabiano, o Fernandez e o Ricardo e contratar mais alguém, de valor conhecido.

      DD: Manter o Ricardo e fazer regressar o Opare.

      DE: Manter o Alex Sandro e o Angel.

      DC: Manter o Indi e o Marcano, promover o Lichnovsky, vender o Maicon e o Reyes e contratar um central acima da média.

      MDef: Manter o Rúben Neves e contratar alguém do nível do Casemiro (nem que seja por empréstimo).

      MC: Manter o Herrera, sabendo que, pelos vistos, o André André já está contratado.

      MOC: Manter o Evandro, vender o Quintero e contratar um bom substituto para o Oliver, sabendo ainda que, pelos vistos, Sérgio Oliveira vai voltar ao Dragão.

      E: Manter Tello, Quaresma, Adrian e Hernani. Dar talvez uma oportunidade ao Kayembe.

      PL: Manter Aboubakar e Paciência e fazer regressar o Ghilas.

      Adicionalmente, colocar também todos os jogadores que se encontram emprestados (com excepção dos mencionados acima): Tozé, Izmaylov, Djalma, Bolat, Licá, Abdoulaye, Josué, Varela, Carlos Eduardo, Kléber, Sami, Kelvin, Otávio e Ivo Rodrigues. E ir dando oportunidade a alguns jovens (ou colocá-los em boas equipas para rodar): Mikel, Podtawski, André Silva, Leandro, Pité, Verdasca, etc.

  • JVP
    Posted Abril 27, 2015 at 6:11 pm

    Em geral estou de acordo, jogo chato em que a postura do Benfica foi a correta pela vantagem que tinha e onde a atitude do Porto: tirar um extremo para por um trinco, arriscar pouco nas subidas dos laterais, tirar o jogador mais criativo do meio, não arriscar um segundo PL, não se compreende para uma equipa que tinha que vencer o jogo para continuar realisticamente na luta e de preferência devia tentar até vencer por 2 golos.

    Se fosse o meu treinador a fazes isso estaria seriamente chateado… Pior ficaria se ele demorasse 2 ou 3 meses a perceber que o Hélton é melhor que o Fabiano tal é a diferença de qualidade entre ambos.

    Quanto ao meu clube, o grande destaque é o JJ, que provou que Burro Velho afinal pode aprender línguas, melhorou muito estrategicamente e percebeu que ás vezes a prioridade tem que ser não perder.

    A diferença é enorme se recuarmos a 2012 em que a ganhar com a lesão do Aimar coloca o Rodrigo no seu lugar quando poderia ter colocado Matic e segurá-do o meio campo. Depois sofremos aquele golo do James em contra ataque e colocámos o fiscal de linha em condições para resolver o título (perdoem-me o á parte mas ás vezes parece que anda por aqui muita gente sem memória ou acesso ao youtube)…

    O ponto da organização defensiva é chave também, ao contrário da opinião geral é aqui que o JJ é top mundial, no ataque é só normal (bem inferior por exemplo a Peseiro na organização ofensiva). A maneira como os defesas estão sempre alinhados é qualquer coisa de fantástico, conseguimos com isso defender muito mais subidos roubando metros pois em geral conseguimos controlar bem a profundidade (mesmo com a velocidade do Luisão).

    Goste-se ou não do homem é, e de muito longe, o melhor treinador do Benfica em 25 anos (desde Erickson) e merecia mais respeito de alguns Benfiquistas que por aqui comentam… Algo que irá ter e em dobro quando sair, aí sim irá ser consensual como VP começa a ser para os Portistas.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Abril 28, 2015 at 11:28 am

      Essa é que é a verdade, o JJ é o melhor que tivemos pós-Eriksson. Mas há sempre quem esteja permanentemente insatisfeito.

    • Luís C
      Posted Abril 27, 2015 at 7:11 pm

      Essa questão da defesa alinhada é muito bem apanhada. Lembro-me de ver 7 foras de jogo do Porto contra 0 do Benfica, ou nas estatísticas finais do encontro ou perto do final.

  • Jose Pereira
    Posted Abril 27, 2015 at 6:11 pm

    Jackson e igual a hulk o problema e que lucho e mlehor que olivier e noutinho e 120 vezes melhor que herrera., ja para nao falar de maicon ser pior que otamendi e e rolando ser melhor que marcano.

  • Filipe pedro
    Posted Abril 27, 2015 at 6:07 pm

    Só acrescentava o facto de lopetegui ter mau perder ou empatar. Um treinador que não reconhece os próprios erros ou os da equipa e um treinador medíocre. o que passa para dentro e que está tudo bem e o seu sistema e o melhor (não há uma alternativa com futebol mais directo ou 2 avançados Qd e preciso ganhar) e que só não ganha por causa dos árbitros, dos autocarros, dos castigos, do tempo sei lá tantas já foram as desculpas. Com um plantel destes tinha de fazer muito melhor. E depois a classe não é só z saber falar. Aquele bate boca com jesus se é verdade a leitura que os jornais fazem e de mau perdedor e sem carácter

  • Luis La Liga
    Posted Abril 27, 2015 at 5:55 pm

    Jackson não é Hulk. É melhor.
    Também nunca teve uma equipa/ treinador como o Hulk teve.

    Neste momento o Porto é Jackson. A ver se o PdC desencanta outro do género, porque o colombiano não fica em Portugal de certeza.

    • Luis La Liga
      Posted Abril 27, 2015 at 6:43 pm

      Excelente elogio. Como é obvio o Porto com Hulk nunca empataria este jogo. Embora não seja fa do Hulk (Falcao e provavelmente o melhor que vi em Pt a par do Jardel) o Jackson nunca sera metade do que foi o Hulk ou o melhor quaresma.

      Ps: como é obvio nao escrevi o comentario supracitado

    • Anónimo
      Posted Abril 27, 2015 at 6:37 pm

      São jogadores incomparáveis. O Hulk era um jogador que pegava na bola, fintava 2 ou 3, ganhava em velocidade e força a outros tantos e desferia uma bomba de onde quer que estivesse. O Jackson é um jogador que defende, que segura a bola, que joga e faz jogar, que distribui jogo.
      Mas concordo contigo, o Porto está muito Jacksodependente.
      Joel Cerqueira

  • Rodolfo Trindade
    Posted Abril 27, 2015 at 5:40 pm

    Excelente análise!

    Realmente lembrei-me logo dessa questão dos guarda-redes. Será que o FCP vai adquirir mais GR na próxima época?

    Parece o Benfica a comprar extremos e depois tem de jogar com aquela arvela (pataniscas) a extremo..

  • Baresi
    Posted Abril 27, 2015 at 5:30 pm

    Dizem que o Eliseu é fraco, mas esta época secou completamente Nani, Quaresma, Brahimi, e individualmente não perdeu para ninguém.
    Eu gosto do açoriano, pelo preço que custou era complicado ir se buscar melhor.

    • The Monster
      Posted Abril 27, 2015 at 8:10 pm

      Gaitan também foi facilmente anulado por Danilo nos dois jogos, e nem Quaresma, nem Brahimi, nem Tello são especialistas.

    • Baresi
      Posted Abril 27, 2015 at 7:17 pm

      Brahimi jogou metade de um lado de um lado, outra metade pelo lado do Eliseu. Quaresma foi lançado para esse lado. Nenhum lhe causou problemas. E nem Gaitan, nem Talisca, são especialistas em fechar o seu flanco…

    • Kacal I
      Posted Abril 27, 2015 at 6:13 pm

      Quantas vezes se viu Jardel e até Samaris a compensar o mau posicionamento e os erros do Eliseu?? a estratégia do Benfica ajudou disfarçar as lacunas do Eliseu e os seus colegas compensaram bem.

    • Rodrigo
      Posted Abril 27, 2015 at 5:54 pm

      O termo secar e algo exagerado, ate porque a abordagem do Benfica a esses jogos ajudou a esconder as lacunas do Eliseu no momento defensivo, Alem disso, Brahimi e Nani actuam do lado do Maxi Pereira, enquanto que na Luz o FC Porto nao colocou ninguem em cima do Eliseu (pedia-se Hernani), visto que no Dragao jogou Andre Almeida. Com o Sporting diga-se que ainda teve alguns problemas com Carrillo.

    • Nuno S
      Posted Abril 27, 2015 at 5:36 pm

      Ora essa, o Eliseu poderia ter chegado a custo zero se tivesse sido negociado no inicio ou a meio da pré temporada.

  • Jose Pereira
    Posted Abril 27, 2015 at 5:17 pm

    O problema e que se fosse vitor pereira metade destes jogadores nenhum iria querer ser treinado por ele, talvez brahimi e casemiro. o resto manda va o a fava.

  • Anónimo
    Posted Abril 27, 2015 at 5:05 pm

    Se Vitor Pereira tivesse esta "super-equipa" faria coisas muito mais agradáveis no F.C.Porto.
    No entanto, gosto de Lopetegui e penso que este ano foi um ano de "choque" para ele, pois fico com a ideia que ele veio para o futebol português a pensar que eram favas contadas. Espero que ele ganhe a "mística", o amor ao clube e que comece a tomar mais decisões acertadas e se envolva em menos polémicas, como chorar pelas arbitragens e o que aconteceu com JJ.

    Marcos

    • carlos eduardo Cardoso
      Posted Abril 28, 2015 at 11:58 am

      André vieira, sabes o que é publicidade, patrocinios, merchandising, etc etc? So na adidas vs warrior é mais do dobro.

    • The Monster
      Posted Abril 27, 2015 at 9:07 pm

      Só o Hulk e o James na mesma equipa no campeonato português era uma barbaridade. Na primeira época do Vítor Pereira o Porto nem tinha avançado, mas para quê avançado, Hulk e James chagavam perfeitamente mesmo sem avançado.
      Mas com isto só dão ainda mais razão ao Lopetegui, que apesar de ter sido o principal culpado, não teve assim tão boa equipa que muitos apregoam, e se formos a analisar friamente os factos, conseguiu uma boa média de pontos no campeonato, praticou melhor futebol que o Vítor Pereira com pior equipa, e foi aos oitavos da champions, merece o benefício da dúvida apesar de, repito, como treinador é o principal culpado da época do Porto.

    • Mister JóJó
      Posted Abril 27, 2015 at 8:40 pm

      O JVP tem toda a razão do mundo quando refere o 11 inicial de VP, que era mais o menos o mesmo de AVB. Essa equipa individualmente era a mais forte que me lembro de ver no futebol Português.

      E isso só dá valor ao trabalho de JJ nestes últimos anos. Tem defeitos mas neste momento não vejo mais ninguém cá em Portugal capaz de oferecer o mesmo que ele oferece ao Benfica.

      E apesar de o plantel atual do Porto ser inferior ao que VP teve à sua disposição, não deixa de ser o mais forte cá em Portugal, com alguma vantagem até, tanto em banco como no 11 inicial.

    • The Monster
      Posted Abril 27, 2015 at 8:08 pm

      Aí é que te enganas, o Benfica tem mais receitas a nível de bilheteira, o Porto teve mais receitas em prémios UEFA( só aqui já dá para levar uma distância assinalável), e direitos televisivos, visto que fez o dobro dos jogos na Liga dos Campeões, que é transmitida praticamente no mundo inteiro.
      Não sei se o Benfica, entre o deve e o haver, ficou a ganhar quando prescindiu do contrato com a Oliverdesportos, para passar os seus jogos no próprio canal, mas aí a diferença é quase nula.
      Depois, o Porto terá de investir muito menos do que o Benfica no plantel, visto que o Benfica tem um plantel muito envelhecido, e a renovação de Maxi é uma incógnita, e Gaitan e Salvio serão vendidos para que o Benfica possa equilibrar as suas contas.
      Por alguma razão o Porto foi buscar Aboubakar, porque sabia que Jackson faria a última época no clube, quanto aos outros serão necessárias as contratações de um médio defensivo, lateral direito e médio centro. Mesmo que o Porto venda o Alex Sandro, tem José Angel que é um grande lateral.

    • Kacal I
      Posted Abril 27, 2015 at 8:02 pm

      Claro que os golos e a média não são tudo mas são um factor importante na análise de um PL e para um jovem de 21 em estreia num "grande" até esteve bem só que foi "arrumado" a meio do ano e nunca percebi a razão, deve ser problema meu.

      Nem vou falar no Jackson porque não comparei o Kléber com ele, nem perto, apenas disse que o brasileiro era a única opção em 2011/2012 e podia ter rendido mais.

      Quanto aos penaltis, junta os golos do Hulk (7 de penalti) e o do James (1 de penalti) e são 8 golos de penalti, se o Kléber tivesse batido os 8 e marcasse 4 ou 5 já tinha 13 ou 14 golos, foi nesse sentido que falei, lembro-me de um jogo contra o Olhanense em Olhão onde ele "sacou" o penalti e quis bater mas o Hulk não deixou e acabou por falhar (achas que isso dá confiança a um jovem??) e depois até o Jackson falhou alguns penaltis decisivos em 2012/2013, por exemplo, no Estoril falhou 1 ou 2 mas marcou 2 ou 3, só falha quem os marca.

      O Kléber tinha sim qualidade e potencial, demonstrou no Marítimo e o Porto fez de tudo para o contratar e estavam interessados nele Benfica e Sporting também, até ficamos de relações cortadas ou perto disso com o Marítimo para o contratar, continuo a achar que se o Kléber não tivesse ficado 1 ano a mais no Marítimo e tivesse vindo em 2010/2011 com o AVB a treina-lo e o Falcao como "modelo a seguir", com a época e sucesso que tiveram ele ia amadurecer e evoluir, na época seguinte podia fazer bem melhor, além disso raramente vejo um comentador a não elogia-lo.

      Por fim, eu não disse que o Kléber era jogador para o Porto, podia ter sido noutro contexto só que correu mal, é assim o futebol, agora para um Braga ou até Sporting seria um bom reforço.

      PS: essa do Kléber não ser indiscutível no Estoril fez-me rir bastante, confesso, ele só não joga quando está lesionado ou suspenso ou quando enfrenta o Porto, de resto a 100% é sempre titular e está a fazer uma boa época e com golos.

    • JVP
      Posted Abril 27, 2015 at 7:31 pm

      Monster,

      Isso que tu dizes dos outros planteis é bastante óbvio, mas por qualquer motivo criou-se esse mito da super equipa, talvez por os jogadores vierem de equipas de top em Espanha. Aliás bem melhor que este plantel do Porto era o último do Benfica, se contarmos com o Bernardo Silva então…

      Para o ano depende do mercado, o Benfica deve ficar sem Sálvio e Gaitan (no mínimo 1 deles) e o Porto sem Casemiro, Oliver, Danilo, Jackson e Alex (até pelo contrato).

      Também me parece que este investimento do Porto é insustentável, ao contrário do Benfica, e que mais cedo ou mais tarde vai ter que diminuir para se ajustar ás receitas anuais.

      É que nem é preciso fazer muitas contas, o Porto tem cerca de 60,70% das receitas do Benfica ou pouco mais o normal é investir menos, irá ter que comprar tb os passes de Brahimi, Aboubakar e provavelmente o Tello, logo menos sobrará para investir.

      Nem sequer é uma questão de ser adepto mas prefiro bem mais a posição actual do Benfica para o futuro, isto claro se o JJ ficar.

    • JVP
      Posted Abril 27, 2015 at 7:18 pm

      Mas os golos e a média são tudo? O futebol é assim tão simples que o jogador que marca mais golos ou tem melhor média é melhor?

      Suponho que o Kléber tenha média de golos nesse ano parecida com o Jackson nos seguintes… Achas que são comparáveis? Suponho que para ti os melhores PL da Premier são o Giroud e o Cisse já que têm as melhores médias de golos por minuto…

      Para já o Kléber não marca penaltys porque não sabe, ainda este ano falhou 1 ou 2 no Estoril…

      Espero que quando analisares os golos de Messi vs Ronaldo tb tenhas esse critério de tirar os penaltys, principalmente este ano… A ver se és mesmo imparcial…

      Mas qual qualidade e qual potencial? Achas tu isso, não quer dizer que seja verdade… Aliás nem no Estoril o Kléber é indiscutível quanto mais para o Porto.

      Infelizmente os treinadores do teu clube não pensam como tu… Que bom seria para o meu clube.

      Não deve haver por aqui mais um Portista que ache que o Kléber é jogador para o Porto por muitos golos que marque no Estoril, tal como o Derley não é para o Benfica e marcou bem mais no Marítimo.

    • Kacal I
      Posted Abril 27, 2015 at 6:55 pm

      JVP,

      É, apeteceu-me brincar… as pessoas gostam de criticar pela "moda" mas o Kléber não esteve assim tão mal como fazem parecer.

      Em 2011/2012 foi titular meio-ano e fez 9 golos no campeonato, só 13 jogadores ficaram à frente dele, desses 13 houve 5 com apenas mais 1 golo que ele e 3 com apenas mais 2, depois ficaram James, Wolfswinkel, Hulk, Lima e Cardozo com mais 5 ou mais golos que ele.

      Desses 13 apenas o Baba (Marítimo) fez menos jogos que ele, os restantes fizeram 4 (mínimo) ou mais jogos que ele.

      Já agora o Kléber fez 9 golos em 21 jogos com 0 DE PENALTI (não o deixaram bater nenhum, era sempre o Hulk) e o Top5 dos melhores marcadores foi Cardozo (20 golos em 29 jogos, se tirarmos os 5 de penalti fica com 15 golos), Lima (20 golos em 30 jogos, se tiramos os 3 de penalti fica com 17), Hulk (16 golos em 26 jogos, se tirarmos os 7 de penalti fica com 9, os mesmos que o Kléber em mais jogos), Wolfswinkel (14 golos em 25 jogos, se tirarmos os 5 de penalti fica com 9 golos, os mesmos que o Kléber em mais jogos) e James (13 golos em 26 jogos, se tirarmos 1 de penalti fica com 12, mais jogos que o Kléber e apenas mais 3 golos), sendo que nos restantes 8 jogadores à frente do Kléber há 3 ou 4 com penaltis batidos.

      Além disso é o que tem a melhor média de golos do Top 20.

      Por fim, pergunto como é que um jovem de 21 anos com qualidade e potencial que fez golos apenas jogou meio ano a titular e depois foi arrumado, nem sequer teve oportunidade de mostrar o seu valor, na pré-época seguinte até fez golos e bisou num jogo mas nem oportunidades teve.

    • Kacal I
      Posted Abril 27, 2015 at 6:54 pm

      Guilherme Silva,

      Claro, não disse o contrário, apenas estou a querer dizer que o Kléber não era assim tão fraco e podia ter rendido mais, agora claro que o Vítor Pereira potenciou outros jovens e falhou noutros, é assim, não estou a menosprezar o VP como treinador.

    • The Monster
      Posted Abril 27, 2015 at 6:35 pm

      JVP, é um muito sobrevalorizada quando dizem que é a melhor dos últimos 30 anos, isso é uma mentira pegada pelos adeptos do outro clube para que sua a vitória lhes saiba melhor ainda, o melhor plantel dos últimos 30 anos ganhou tudo o que havia para ganhar. Mas também verdade seja dita, não deixa de ser a melhor equipa portuguesa tanto em termos individuais( plantel) como colectivos este ano.
      E concordo consigo, todos os jogadores mencionados por si tinham lugar nesta equipa, é óbvio que sim, muito devido à experiência que já tinham, sendo que para Oliver entrar tinha de sair um entre Lucho ou Moutinho, já o banco é muito melhor o deste ano sem dúvida.
      Mas também há que dizer que o Danilo de Vítor Pereira era muito inferior a este Danilo.
      Nem acho que seja o melhor plantel dos últimos 10 anos, há precisamente 10 anos o Porto tinha no seu plantel 3 campeões europeus de clubes e vice campeões da Europa de selecções( Nuno Valente, Costinha e Maniche), dois jogadores carismáticos e campeões europeus como Jorge Costa e Vitor Baía( melhor guarda redes do mundo em 2004), talvez o melhor jogador da Grécia campeã europeia( Seitaridis), 3 grandes criativos como Diego, Carlos Alberto e Quaresma, e avançados para todos os gostos como Postiga, Luís Fabiano, Benni e Derlei, tinha outros jogadores promissores como Pepe, Bosingwa, Paulo Assunção, Raul Meireles. Também houve um grande investimento, e nesse mesmo ano, não ganhou nem a taça de Portugal, e fez pior figura no campeonato do que este ano, perdeu muitos mais pontos nesse ano do que neste, para além de ter caído nos oitavos, este ano caiu nos quartos. E acho sinceramente que esse plantel era melhor do que o actual, também tinha jovens muito promissores, cheio de soluções, e jogadores muito experientes( coisa que o actual não tem). Nos 4 anos seguintes, com piores planteis do que o de 2004/2005, o Porto foi Tetra campeão.
      E com isto queria dizer que ter melhores planteis não significa que a equipa seja mais forte ainda para mais com a média de idades do plantel actual, para o ano estou convencido que o Porto, aprendendo com os erros deste ano, e apesar de teoricamente saírem 4 jogadores nucleares, mantém-se uma boa base e com duas ou três contratações cirúrgicas, estará muito mais forte do que este ano. Começar do zero outra vez é que era uma parvoíce.

    • JVP
      Posted Abril 27, 2015 at 6:35 pm

      Estás a brincar Kacal?

      O Kléber foi titular meio ano e mostrou o quão fraco era, pelo menos para um clube como o Porto. O VP é bom treinador mas não faz milagres, como o JJ não faz do Eliseu e do Emerson bons DE…

      Se o VP não põe o Hulk no meio este ano o meu clube iria para o 35º…

    • Guilherme Silva
      Posted Abril 27, 2015 at 6:31 pm

      E é o trabalho com o Kléber que vai avaliar um treinador? Se formos por aí, não há bons treinadores. VP potenciou Mangala e os laterais por exemplo, nem Mourinho e Guardiola potenciam tudo o que têm, nenhum treinador no mundo o faz.

    • Kacal I
      Posted Abril 27, 2015 at 6:18 pm

      Mas o trabalho de um treinador também é potenciar jovens e o Kléber chegou ao Porto com 21 anos e um potencial interessante, o VP não conseguiu trabalha-lo da melhor maneira e também as suas fragilidades psicológicas não ajudaram, claro que Jackson é superior mas o VP podia ter feito um trabalho mais positivo com o Kléber, a meu ver.

    • JVP
      Posted Abril 27, 2015 at 5:47 pm

      A super equipa do Porto é o maior mito de sempre…

      O 11 do Porto do VP era bem melhor, esta tem é um banco superior.

      Helton, Danilo, Alex, Maicon estavam na equipa do VP do primeiro ano.

      Essa equipa tinha ainda Hulk, James, Fernando, Otamendi, Moutinho e Lucho todos eles seriam titulares absolutos nesta equipa, sendo a única dúvida entre o Lucho e o Oliver.

      Ou seja descontando os jogadores que estavam nas duas equipas a única posição em que o Porto está melhor é no Jackson, que é 1000x melhor que Janko ou Kléber e mesmo esse trabalhou no ano seguinte com VP…

  • Sombras
    Posted Abril 27, 2015 at 4:59 pm

    Acho que já chega de se chamar mediano ao Jardel. Não é, nem nunca será um central com categoria inegável como Luisão, ou com tarimba mundial como Garay, mas é o protótipo do 3º central perfeito. É fortíssimo no tempo de desarme, como se tem comprovado é muito difícil ser batido no 1 contra 1, é fortíssimo no jogo aéreo (veja-se a quantidade de bolas que cabeceia, torto é verdade, mas chega lá, na bola parada ofensiva. Tem pelo menos uma por jogo) e tem uma característica que para mim é fundamental num defesa central: sabe fazer faltas, onde as tem que fazer, como as tem de fazer. É sofrível a sair a jogar, e tem uns pézinhos que sai de lá tudo menos arte. Mas tem consciência daquilo que é, não inventa e dá-se bem. Não é um central de topo, mas está longe de ser mediocre.

    Bem sei que o pus fora do onze combinado no clássico, mas fiquei finalmente convencido. Embora prefira um Marcano num dia inspirado pela categoria que este apresenta, categoria essa que, lá está, Jardel não tem. Mas tem outras coisas bem mais favoráveis.

    PS: Jardel foi eleito no onze desta semana do Jornal Marca de sul-americanos a jogar na Europa. Onze esse que tinha homens como Messi, Lavezzi ou James Rodriguéz. Acho que reforça aquilo que venho a defender.

    • Jose Pereira
      Posted Abril 27, 2015 at 5:30 pm

      Jardel nao deixa de ser mediano , agora chega para o campeonato como chega maicon ca dentro e maravilha la fora treme.

    • Nuno S
      Posted Abril 27, 2015 at 5:29 pm

      Acrescento outro jogador tremendamente subvalorado: Andre Almeida. Este acaba por ficar marcado pela prestação contra a Alemanha no Mundial, que não foi boa, certo, mas tal como toda a equipa portuguesa.

    • Sombras
      Posted Abril 27, 2015 at 5:15 pm

      sem dúvida Rodrigo, é principalmente pela velocidade que tem que apresenta as qualidades que referi.

    • Rodrigo
      Posted Abril 27, 2015 at 5:03 pm

      Faltou uma caracteristica invulgar em alguem com a sua estatura: a velocidade.

  • Awesome_Mark
    Posted Abril 27, 2015 at 4:59 pm

    A acrescentar uma decima primeira verdade, apesar de agora que é uma realidade poucos fazerem referência a tal, clássicos (e todos os jogos em geral) à tarde dão outro gosto de se seguir. Esta é definitivamente a hora do futebol. E isto meus caros, por muito que muitos não o admitam, só foi possível com a passagem dos jogos caseiros das águias para a Benfica TV.

    • Alexis
      Posted Abril 27, 2015 at 7:19 pm

      Awesome não podía estar mais de acordo!
      aliás como defendemos há uns dias, esta era uma mudança que só iria beneficiar a liga (melhores assistências, entenda-se).

    • Kafka I
      Posted Abril 27, 2015 at 5:31 pm

      A hora do futebol é à tarde

      Como há uns dias escreveste Awesome, os jogos deviam ser todos à mesma hora e à tarde, ficando um jogo para 6ª feira à noite e outro para Sabado à noite e tudo o resto seria à mesma hora ao Sabado à tarde ou Domingo à tarde, teria de se estudar qual o dia mais viavel para a maioria das pessoas, se Sábado ou Domingo

    • Sombras
      Posted Abril 27, 2015 at 5:07 pm

      Concordo em absoluto. É um prazer indiscutivelmente maior ver jogos às 17/18h de um sábado e até domingo e tal reflete-se em estádios muito mais cheios. Saúdo o Benfica por ter apostado na BTV pois isso foi algo que o futebol Português (e o Benfica principalmente) saiu a ganhar. Falo por mim, fui mais vezes ao estádio nestes últimos 2 anos do que tinha ido em anos transactos.

  • Miguel Almeida
    Posted Abril 27, 2015 at 4:54 pm

    Subscrevo inteiramente, parabéns ao Visão de Mercado por este artigo.

    Na minha opinião o abanão surgiu naquela época em que perdemos os dois títulos principais aos 92 minutos. Nas épocas anteriores a equipa do Porto era das mehores da Europa e ponto final. Esse abanão foi crucial e teve de acontecer.

    Como dizia Sun Bin, o melhor estratega não é aquele que conhece as estratégias todas, mas aquele que possui a flexibilidade de as saber adaptar consoante o adversário que encontra.

    No Benfica é isso que está a acontecer:

    Enquanto este modelo de jogo continuar a dar resultados é para manter. Não me importo de ver um Benfica mais pragmático se continuar a "superiorizar-se" aos principais rivais no fim da época (com campeonatos e taças claro).

    Diga-se de passagem que o plantel do Benfica não tem a qualidade individual do ano passado, nem tem a qualidade individual FC Porto desta época. Não nos podemos dar ao luxo de jogar bonito (porque temos poucos jogadores para isso) se não obtivermos resultados. Com todo o respeito, mas sendo realista não quero um Arsenal português.

    Quando tivermos um plantel com mais "Gaitáns" aí é deitar tudo abaixo já que sou dos poucos que preza o futebol espetáculo. Até lá, aproveitar o erro… Deixando os adversários ganhar as batalhas para nós ganharmos a guerra no fim.

    • Alexis
      Posted Abril 27, 2015 at 7:18 pm

      O Benfica pragmático que é o clube com mais golos marcados à 30a jornada com 6 golos de avanço sobre o segundo..
      Diz que está na moda chamar às equipas com mais golos marcados "pragmática" ou "dos autocarros" – Já o Mourinho com o avanço que leva e com o 2o melhor ataque da BPL é apelidado do mesmo (creio que vou ter de reaprender o termo futebolístico "pragmático" e o "autocarro")

    • Anónimo
      Posted Abril 27, 2015 at 6:37 pm

      É uma comparação com os planteis dos últimos 3 anos. É razoável a comparação.
      Lizardking

    • Miguel Almeida
      Posted Abril 27, 2015 at 5:27 pm

      Outro título Europeu Robson, por exemplo ;)

      Podemos ter opiniões diferentes e eu respeito isso, e é verdade que temos tudo o que acabaste de referir. Porém, a superioridade do Benfica nota-se pela postura táctica e pela experiência do treinador no campeonato português. Existe às vezes um ou outro momento de magia de jogadores como o Gaitán que ajudam a desbloquear um encontro, mas esta época vai ser marcada pelo Benfica pragmático. Como eu não estou a ver nos próximos anos a virem "charters" de jogadores de top para o Benfica, temos de estar com os pés assentes na terra e ganhar jogos. Caso contrário o cenário vê-se negro para nós. Não quero desvalorizar ninguém, todos merecem reconhecimento quando o trabalho é bem feito. Não vou andar por aí a cantar (se o Benfica cumprir) que o nosso plantel é semelhante ao do Curral de Moinas e mesmo assim ganhamos o campeonato. O plantel do Benfica é inferior ao do ano passado e isso é um facto, não sou daqueles que se serve desse facto para atirar a cara dos adversários. Se é inferior o problema é nosso, daí ajustar-mos a táctica. Não vamos conduzir um Fiat como se fosse um Ferrari.

    • Andre L.
      Posted Abril 27, 2015 at 5:24 pm

      Que interessa ter um grande orçamento se é gasto em Bebés e afins? As grandes contrataçoes do Benfica, este ano, até foram a custo zero: Julio e Jonas.

    • Jose Pereira
      Posted Abril 27, 2015 at 5:14 pm

      concordo com o rikky , a partir do momento que o benfica foi eliminado das competiçoes era o principal favorito para mim , lopetegui nao e mau mas tambem tem falhas , e foi aprendendo com os erros.

    • Kafka I
      Posted Abril 27, 2015 at 5:13 pm

      Rikky Robson

      A única coisa que sabes falar é de orçamentos, como se o teu clube também não tivesse um orçamento anos-luz acima das restantes equipas da Liga Portuguesa, à excepção de Benfica e Porto, isto há com cada um, deves pensar que as pessoas andam aqui a dormir

    • Rikky Robson
      Posted Abril 27, 2015 at 5:06 pm

      Da forma que está a falar até parece que está a falar de um Sporting ou de um Braga (com as devidas diferenças). Não sei porque está a tentar inferiorizar o plantel do benfica, possivelmente deve ser para ainda darem mais valor à vitória do campeonato.

      O benfica tem o mesmo treinador há 6 anos, que é um dos mais bem pagos do mundo, tem jogadores e um orçamento anos-luz acima da média da liga portuguesa, o que é preciso mais?

  • Ricardo Ricard
    Posted Abril 27, 2015 at 4:52 pm

    Quanto aos derbys e clássicos só faltou um pequeno pormenor:

    O Sporting na Luz levou um banho de bola e além da sorte de não terem levado 3 ou 4 golos,tiveram a estrelinha que o Artur lhes deu.
    Em Alvalade o Sporting foi ligeiramente superior embora os Sportinguistas ainda hoje falem em massacre,o resultado justo foi mesmo o empate,apenas foi diferente porque o golo do Jardel foi em cima da hora.
    No Dragão o Porto teve mais bola mas não foi superior em nada,o Benfica fez um jogo perfeito tacticamente.
    Ontem na Luz o Porto não foi superior ao Benfica,foi um jogo triste para os dois lados.

    Agora eu pergunto,se o campeonato fosse só os jogos dos grandes,quem é que merecia ser campeão?

    • Miguel Ribeiro
      Posted Abril 27, 2015 at 10:49 pm

      É bom relembrar o que foi o Benfica-Sporting Ricardo, foi mesmo como disse: saiu a sorte grande ao Sporting.

    • Anónimo
      Posted Abril 27, 2015 at 6:36 pm

      Aí está a "justiça" do resultado.
      Lizardking

    • Kafka I
      Posted Abril 27, 2015 at 6:32 pm

      Rikky

      É evidente que os orçamentos contam e MUITOOO, isso é inquestionável

    • JVP
      Posted Abril 27, 2015 at 6:21 pm

      Rodrigo, a questão fundamental é que nesse período de 15 minutos o Benfica teve 5 oportunidades de golo. O Sporting no jogo todo não teve mais que 2… Isto descontando os golos, e já nem falo de como surgiu o vosso.

      O nosso golo em Alvalade foi com sorte certo, mas como foi o vosso? Um corte do Samaris que foi cair aos pés do vosso avançado por acaso… se isso não é sorte… Para além dos golos ouve um cabeceamento do Carrillo e um lance em que o Jonas decidiu mal um 2 para um na vossa área.

    • Rikky Robson
      Posted Abril 27, 2015 at 6:18 pm

      Por isso mesmo Kafta I, por ter orçamento acima dos outros vejo com naturalidade o 3' lugar e não como algo de transcendente.

      Se os orçamentos não importam o que importa, a vontade!? Você paga as contas com vontade ou com dinheiro? Escusa de responder porque se trata de uma pergunta retórica.

    • The Monster
      Posted Abril 27, 2015 at 5:54 pm

      JVP, o Porto teve cinco oportunidades claras de golo no jogo do Dragão contra duas do Benfica.
      E passo a dizer quais foram, duas bolas no poste do Jackson, um falhanço de Jackson para defesa do Artur, um falhanço do Herrera com a baliza escancarada e um remate perigoso do Danilo ao lado.
      Já o Benfica não teve oportunidades para além dos golos.

    • Rodrigo
      Posted Abril 27, 2015 at 5:49 pm

      O jogo foi ha muito tempo, e normal que nao se recordem. O Benfica teve um periodo muito intenso na 2ª parte, mas tirando isso o jogo foi claramente repartido e o Sporting teve tambem as suas oportunidades para vencer. E depois nao ha coerencia quando se fala em sorte nesse jogo e se esquece a sorte em Alvalade com um golo caido do ceu.

    • JVP
      Posted Abril 27, 2015 at 5:37 pm

      O resultado justo no Dragão era o empate. O Porto teve mais bola mas em oportunidades de golo foi ela por ela, em Alvalade idem aspas e ontem tb.

      Agora no Benfica Sporting é preciso ter uns óculos muito verdes para não admitir que o Benfica foi claramente melhor.

    • Rikky Robson
      Posted Abril 27, 2015 at 5:00 pm

      Se fosse assim nenhum merecia ser campeão. Nenhum mostrou nos dois jogos (casa e fora) grande superioridade.

      Agora analisando um pouco mais a fundo, o Sporting tem um orçamento muito mais baixo que o Benfica e Porto, e só houve um jogo que se notou essa diferença que foi no jogo que o Sporting levou 3 do Porto. De resto estão mais ou menos ao mesmo nível. O Benfica vai ser campeão porque falhou menos contra as equipas mais fracas e ponto final.

    • Rodrigo
      Posted Abril 27, 2015 at 4:58 pm

      Um banho de bola? Eu vi 10 minutos intensos do Benfica nesse jogo na Luz. De resto, o Sporting ate poderia ter saido vencedor desse jogo se tivesse tido outra eficacia.

      Em Alvalade, se falas de sorte no 1º jogo, o que dizer do golo do Jardel. Bom jogador de futvolei o Pizzi.

      Por fim, podes dizer o que quiseres, mas os resultados mais justos tanto no Dragao como em Alvalade seriam as vitorias do adversario, sendo que no confronto da Luz frente ao Sporting aceitava perfeitamente a vitoria do Benfica. Ontem o jogo foi demasiado mau e o 0-0 aceita-se.

  • SlyRP
    Posted Abril 27, 2015 at 4:50 pm

    Um ponto que também me parece importante: Lima, infelizmente, já não tem qualidade para o Benfica. É um jogador esforçado, teve alguns bons jogos ao longo da época, corre e trabalha para a equipa, mas comete muitos erros. Passes errados, maus domínios, más decisões, alguma individualidade, por vezes. Muitos não gostam de Derley, mas por alguma razão gostava de o ver ter mais minutos. Ele tem muita qualidade a segurar a bola e jogar de costas para a baliza, que podia ser muito bom juntando à qualidade do Jonas.

    • Anónimo
      Posted Abril 28, 2015 at 11:59 am

      A única coisa que o Cristante tem melhor que o Samaris é a visão de jogo e qualidade de passe. De resto, com bola no pé, seja em finta curta ou em progressão está muito abaixo do Samaris. Já para não falar da intensidade e velocidade (tanto de ponta como de reação), que são muito menores. Tem bastante potencial, mas para ser um médio mais fixo, numa equipa que privilegie mais o passe longo e a variação rápida e longa do centro de jogo. O ideal seria o Cristante jogar com outro Médio Defensivo, até mesmo o próprio Samaris, penso que poderiam completar-se. Mas o Cristante tem de ganhar muito mais mentalidade competitiva, ainda é muito mole. Sabe posicionar-se bem, mas falta-lhe agressividade.

      JD

    • Anónimo
      Posted Abril 27, 2015 at 8:56 pm

      Vejo muita qualidade no Cristante. Vai jogar quando Samaris. Penso que o grego tem apenas 25 anos, está-se agora a impor e dá para ver que é um excelente jogador. Já disseram que o Valência o queria. Não acredito nestes rumores, mas ele é um excelente jogador. Tem tudo para ser um grande jogador: raça, velocidade, qualidade de passe bastante razoável e tem uma boa compleição física. Sempre acreditei nele, grande jogador.
      De referir que contra os endeusados médios do Sporting e do Porto, realizou sempre grandes exibições.

      Bruno

    • JVP
      Posted Abril 27, 2015 at 8:06 pm

      Alexis,

      O Samaris não é nenhum tamanco, mas não se compara ao Cristante, aliás em termos de qualidade de passe nem chega aos calcanhares sequer do Amorim.

      Volto a frisar, não é mau jogador, mas tb não é nada de especial.

      O que eu quis dizer e parece que ninguém percebeu é que o Cristante vai ser melhor jogador que ele em pouco tempo, não disse que era melhor hj em dia. E não acho que tenha dito nada de especial, o Cristante é dos jogadores Italianos com mais potencial (capitão dos sub 20, jogador mais jovem de sempre a jogar pelo Milan na Champions, etc), vê o que se disse em Itália quando o Milan o vendeu…

      Boa analogia que fazes com o Xabi e o Pirlo, principalmente o primeiro, acho que são jogadores com características semelhantes e o Cristante pode chegar no futuro perto do nível que o Espanhol teve se trabalhar para isso…

      E já agora como jogou o Bayern contra o Porto? Não foi 4-4-2 como o nosso? O Xabi não jogou exactamente na posição 6 como jogaria o Cristante? O Liverpoll do Benitez jogava na mesma táctica e o Xabi no mesmo lugar…

      O que não se ensina é técnica, visão de jogo, capacidade de passe, etc. O resto aprende-se, tal como aprendeu o Samaris, o Matic (era 10 antes de JJ) ou como irá aprender o Neves no Porto, basta o Cristante ter vontade para isso… Mesmo fisicamente tem as características que se pedem.

      Agora claro que o Cristante com 20 anos, na primeira época onde jogou regularmente nos seniores não é melhor que o Samaris, mas no futuro vai ser, apostava muito dinheiro nisso. Tal como o César vai ser melhor que o Jardel, o Uruguaio melhor que o Lima e o Bernardo (para mim o maior erro do JJ) melhor que o Sálvio (mesmo adaptado), aliás neste caso até acho que já é.

    • Alexis
      Posted Abril 27, 2015 at 7:13 pm

      JVP 10-0 com a bola no pé? Nestes ultimos 4 meses ja conto umas 5.. sim 5 possíveis assistências do Samaris, caso Lima, Salvio e Jonas dessem o melhor seguimento ao lance.
      Outra coisa: o Fejsa quando jogou tinha o Enzo cheio de vontade ao lado dele. O Samaris jogou com Enzo a jogar contrariado (e aqui ainda se estava a habituar à posição) e agora o Pizzi, que todos sabemos, não dá a ajuda que o Enzo dava ano passado.
      E mesmo assim, o melhor Samaris em nada fica a dever ao melhor Fejsa.

      Quanto ao Cristante, creio que a garra e intensidade não é ensinada. Ou tens ou não. E o Italiano é claramente um médio talhado para ser o "regista" da equipa (à imagem de Pirlo ou Xabi Alonso). Ou seja, se JJ continuar, o meio-campo a 2 vai continuar. E dentro deste cenário só vejo duas saídas ao Cristante: ou o Benfica contrata um 8 que o ajude na manobra defensiva. Ou então o Cristante vai perder ainda mais espaço com o surgimento do Fejsa. (A menos que mude a sua atitude competitiva – e maneira de jogar – coisa que não acredito daí não ter colocado este cenário como hipótese)

    • JVP
      Posted Abril 27, 2015 at 6:32 pm

      Alguém disse que o Samaris era mau?

      Só disse que o Cristante em pouco tempo vai ser melhor… Com a bola nos pés (qualidade de passe, visão de jogo, técnica) o Cristante dá 10 a 0, o Samaris defende melhor e é mais competitivo.

      Acho que a evolução natural será o Cristante ser melhor que ele em pouco tempo, caso trabalhe nos treinos não há treinador melhor para aprender os comportamentos defensivos naquele lugar.

      Posso dizer o mesmo para o Rúben quando comparado com o Casemiro, e dizia o mesmo em 2012 quando falava do Matic e do Javi.

      O Samaris esteve bem ontem, nestes jogos em que só precisa de defender tem estado bem, mas nos jogos com equipas mais pequenas em que é preciso ter bola as suas falhas técnicas (no passe principalmente) vêm ao de cima. Basta lembrar o jogo contra o Belém onde foi dos piores da equipa.

      Aliás estando bem prefiro o Fejsa. Querem comparar o que jogava o Fejsa o ano passado ao Samaris este ano?

    • Alexis
      Posted Abril 27, 2015 at 6:20 pm

      JVP o Jardel tem-se afirmado e de que maneira. Sim, o Garay era e é melhor mas o Jardel não compromete. E se no inicio de época dizia que precisavamos de um central, com o Jardel a este nível, não é preciso gastar nesta posição.

      Quanto ao Samaris, já não o vês jogar ha quanti tempo mesmo? Diz a verdade.. é que o Samaris da 2a volta está um senhor jogador!! Ainda vai evoluir na posição. O Cristante é bom de bola mas falta-lhe garra e intensidade para ser o 6 do Benfica.

    • Anónimo
      Posted Abril 27, 2015 at 6:18 pm

      JVP, o Samaris é uma questão de tempo até perder o lugar? Alguém que está cada vez melhor e que ontem fez uma exibição brutal?

      Erwin SS

    • Anónimo
      Posted Abril 27, 2015 at 6:16 pm

      Tens visto o Samaris jogar JVP?

      Silvarinni

    • Kacal I
      Posted Abril 27, 2015 at 6:16 pm

      Derley vai sair na próxima época, o Lima sai ou passa a suplente, o JJ deve apostar em Jonas e Jonathan Rodríguez mais um reforço.

    • JVP
      Posted Abril 27, 2015 at 5:40 pm

      Verdade, não tem ele, não tem o Eliseu e por muito bem que defenda um jogador com os pés e a saída de bola do Jardel nunca pode ser titular num clube grande.

      O Samaris tb é uma questão de tempo até perder o lugar para o Cristante.

    • Rodrigo
      Posted Abril 27, 2015 at 4:55 pm

      Julgo que na proxima epoca ja nao sera um titular.

    • Kafka I
      Posted Abril 27, 2015 at 4:53 pm

      Sem dúvida, para o ano teremos de ir buscar alguém para substituir o Lima e formar dupla com o Jonas

  • Rodrigo
    Posted Abril 27, 2015 at 4:37 pm

    1º ponto: AVB e Vitor Pereira sao treinadores com muito mais perfil de FC Porto do que os restantes e o sucesso no FC Porto tambem passa um pouco por aí. Os dragoes fazem da guerrilha a sua melhor arma para derrubar os adversarios e nos ultimos anos isso nao tem sido possivel, um pouco pelo fim de ciclo de Pinto da Costa e pela menor capacidade dos treinadores para esse tipo de papel de auto-motivaçao.

    3º ponto: Jackson tem sido perdulario perante o Benfica, e certo, mas e altamente injusto dizer que nao e Hulk quando e quase um salvador no FC Porto. Pode nao ser Hulk, mas Herrera nao e Moutinho, Oliver ainda nao e Lucho, Maicon nao e Otamendi.

    4º ponto: Tinha dito que a experiencia ia pesar no Classico e isso foi notorio. O FC Porto tem acusado sempre a pressao e isso deve-se em parte a inexperiencia do treinador e dos proprios jogadores. Tirando Jackson, Quaresma ou Helton poucos tem experiencia neste tipo de decisoes, sendo que Danilo ou Alex Sandro sao jogadores de top nas suas posiçoes. Por outro lado, o Benfica tem um treinador que sbae tudo no futebol portugues e varios jogadores com alguns anos de Benfica.

    6 e 7º pontos: Afirmei que o 11 nao deveria ser o mesmo de Munique (ja entravam os laterais, e certo), uma vez que era inevitavel o jogo deixar marcas fisicas e psicologicas na equipa. Evandro foi bem lançado, assim como Helton, mas com tanto medio de posse a equipa perdeu largura e profundidade. Ruben Neves foi um tiro ao lado, sendo que Herrera e Hernani deveriam ter sido lançados de inicio como tinha referido. Ja Brahimi, acabou a epoca em Portugal em Dezembro e nao pode estar a frente de Quaresma nesta fase.

    10º ponto: Jonas terminara o ano sem marcar aos grandes, mas mais por estrategia colectiva do que por incapacidade propria. O Benfica optou sempre por especular nesses jogos e por um bloco recuado, algo que dificulta naturalmente a missao dos avançados a nivel ofensivo. A classe e a qualidade de Jonas nao estao de modo nenhum beliscadas.

    • Anónimo
      Posted Abril 27, 2015 at 8:52 pm

      Aposto que não vai ficar no plantel. Provavelmente, será vendido ou emprestado. Saul e Koke são bastante superiores.

      Bruno

    • PedroL
      Posted Abril 27, 2015 at 6:29 pm

      Mas o problema é que quando o "Oliver for Lucho", já não estará no Porto. Aquele é craque não engana, próxima temporada está no Atlético Madrid.

  • João Dias
    Posted Abril 27, 2015 at 4:34 pm

    Jogo paupérrimo, este na Luz transmitido por um canal, também ele paupérrimo em qualidade.

    O Brahimi passou o jogo todo a disparatar. Como é possível ele ser titular jogos a fio sem dar uma para a caixa em nenhum deles?

    Falam mal do Eliseu mas o que é certo é que o Jackson, um dos melhores do mundo na sua posição, foi facilmente engolido por ele.

    O Danilo é acima da média mas não é bom o suficiente para o Real Madrid. E por favor, não me venham com a conversa habitual do Cedric sempre que falo no Danilo…

    • Manuel
      Posted Abril 28, 2015 at 11:28 am

      Como já muita gente disse, a BTV é um canal de clube, muito superior aos outros canais de clube que existem, até na isenção que é mesmo fruto de crítica por parte de muitos benfiquistas.

      É mais imparcial do que a RTP para com o Porto, por exemplo, um canal público pago por todos. Basta fazer a conta aos adeptos sportinguistas e portistas que trabalham e comentam lá nos programas sobre desporto.
      Há programas em que consigo contar 4 e 5 adeptos desses clubes. Do Benfica, nem um, o qual devido a ser o maior clube, logo com bastante mais telespectadores, devia estar em maioria. Não é assim que devia funcionar a democracia num canal pago por todos?

      Só se fala na qualidade baixa do futebol português quando o Benfica ganha ou vai à frente. Quando é o Porto a conversa já é outra. A minha memória funciona muito bem.

      Mas uma mentira repetida para satisfazer "Wishful thinking" de adeptos não se torna uma verdade, e a conversa que aqui foi repetida até à exaustão de que o Porto tinha um plantel que iria ganhar tudo este ano foi contestada por mim desde o princípio do ano (Agosto), ainda tenho os textos que escrevi, até porque sempre afirmei que tinham um treinador banal.

      Brahimi, sempre foi para mim um flop. Os mesmo adeptos que diziam que o Porto ia ganhar tudo é o elevaram à condição de fora de série. É muito bom jogador com espaço para jogar mas marcado em cima não faz nada. É fraco fisicamente com pouca resistência e isso já foi apontado pelo selecionador do seu país. Andava escondido no Granada e afinal de conta os scouters dos grandes espanhóis não andavam a dormir.

      A mesma propaganda que elevava o Brahimi descontava o Jardel, um jogador que eu sempre gostei. Enganou muito benfiquista que gosta de se enganar pelos ouvidos. E esperem até darem mais um ano ao César.

      A informação que eu tenho é que Lopetegui já se anda a oferecer a clubes espanhóis. Já deve ter percebido para onde foi, têm-no utilizado como porta voz da propaganda do clube, com as consequências desastrosas para a sua imagem, como se viu nos lamentáveis acontecimentos no fim do jogo passado, em vez de serem os dirigentes a fazê-lo, já percebeu onde se meteu e quer dar o fora.

      Se ficar, para o ano é que vamos ver a sua pouca qualidade quando perder os 5 ou 6 melhores jogadores do plantel, a espinha dorsal da equipa, que nunca poderá ser substituída com a mesma qualidade.

    • PedroCastela
      Posted Abril 28, 2015 at 1:02 am

      Engraçado criticarem a qualidade da BTV, quando admitem Paulo Sérgio, Nuno Luz e Fernando Correia nos canais abertos. Tenham dó. Volte Gabriel Alves, está perdoado e nós gostamos de si!

      O Hélder conduto é reconhecido e respeitado internacionalmente pelas suas capacidades jornalísticas. Aliás, em Portugal para mim, ou Hélder conduto ou Miguel prates. Tudo o resto é paisagem.

      Penso que a BTV alterna bem períodos de acérrimo benfiquismo em alguns programas, com outros de isenção no decorrer dos jogos.

      Força! Vão continuar com a minha assinatura!

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Abril 27, 2015 at 11:51 pm

      João Dias: Você tem claramente um problema com o Benfica. Talvez devesse resolvê-lo, mas aqui é capaz de não ser o local indicado.

    • zacarias
      Posted Abril 27, 2015 at 8:34 pm

      João Dias sem querer ser impreciso, quanto a realização os jogos na BTV não te podes queixar porque acho que é a mesma dos da Sport tv.
      Quanto aos comentadores já são gostos, e como canal do Benfica é normal que por vezes não haja isenção. O Hélder Conduto por exemplo para mim é dos melhores comentadores.
      E porque é que não te mostras tão indignado com a RTP que é uma televisão pública e tem o Paulo Sérgio a comentar?!

    • José Miguel Mota Pinho
      Posted Abril 27, 2015 at 6:58 pm

      A única diferença que vejo do BTV para os outros clubes que são igualmente parciais é a realização dos jogos da equipa principal no desporto rei.
      Quanto ao Danilo, houve momentos do jogo em que me pareceu tocado, inclusive o Ricardo foi aquecer, mas há vários jogadores jovens com muito potencial para esta posição como o Darmian, De Sciglio e Aurier.
      Pinho

    • Anónimo
      Posted Abril 27, 2015 at 6:51 pm

      Rui Sancho

      Concordo contigo. Sou benfiquista mas não sou fanático. Sou o primeiro a criticar qualquer facciosismo em qualquer relato, em qq conversa de amigos no café.

      E acho q a BTV melhorou muito (não tenho há muito tempo). Acho o Helder Conduto um bom comentador, descontraído, e até o acho bastante imparcial (dentro do possível). Ele esforça-se para dar uma perspectiva 50/50 dos jogos, fala nos jogadores do porto como fala nos do benfica. Era só tirar essa do "estou arrepiado", mas também, não é imparcialidade na análise, é apenas um festejo sensacinalista do golo. O Calado é assim assim, mas aquele terceiro comentador (não sei o nome, fala pouco) é que é a maior inutilidade (sensacionalista, só diz treta non-sense que não interessa).

      E a BTV parece-me ter melhorado a qualidade da imagem (de raíz do Estádio da Luz), está muito boa; ontem até mudei para o Arsenal-Chelsea e até prefiro a qualidade do SLB-FCP.

      Não ao facciosismo, sem desculpas.

      PA

    • Rúben Gomes
      Posted Abril 27, 2015 at 6:41 pm

      Só digo isto: o Enzo chegou a ser castigado devido a provas da BTV. Isto é ser parcial.

    • SENSEI
      Posted Abril 27, 2015 at 6:13 pm

      Sinceramente, e sendo sportinguista, não achei os comentadores assim tão tendenciosos. No início das transmissões da BTV, talvez. Agora, nos últimos jogos, não acho. Ou se o são, não serão mais tendenciosos do que os da SportTV.

      Em relação a Danilo, não vale a pena fazer suposições. Ele não é perfeito, tem aspetos a melhorar, como qualquer outro jogador, e apenas o futuro dirá se é ou não jogador para o Real Madrid. Tantos foram os outros que levaram um estatuto para o Real ou outro clube, e acabaram por não cumprir com as expectativas. Bem como o inverso.

    • Rodrigo
      Posted Abril 27, 2015 at 5:45 pm

      A questao e que nos restantes eles vao variando, na Benfica Tv parece nao haver uma alternativa.

    • Anónimo
      Posted Abril 27, 2015 at 5:42 pm

      Eu vi o jogo ontem pela BTV e até não achei que os comentadores com clubite aguda.

      Sócrates

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 27, 2015 at 5:35 pm

      Ou estou a ficar maluco ou percebi que alguém está a dar a entender que o canal do Sporting é mais profissional que o do Benfica e mais imparcial…Tenho que ia ao médico!

    • Anónimo
      Posted Abril 27, 2015 at 5:34 pm

      Na minha opiniao tanto a Benfica Tv, como o Sporting tv e o Porto Canal sao tudo canais facciosos e nao deveriam transmitir jogos da primeira liga em direto, visto que as equipas rivais deveriam ter o direito a isenção por parte dos comentadores, e nunca o irão ter a ver os jogos num canal que pertence a um clube.
      Obviamente que em lances polémicos pode haver sempre confusão e dizer se que a realizacao do canal nao mostrou os angulos mais correctos para analises e essas coisas, tal como polemicas devido a linhas de fora de jogo.
      Acho que se se pretende verdade desportiva, transparencia e isençao nunca poderá haver jogos transmitidos de uma liga profissional num canal privado de um clube, mas isto é só a minha opiniao.
      Se o mesmo acontece se no canal do Porto esta era mantiida, apesar de eu ser Portista.

      Tambem compreendo que os Benfiquistas gostem de ver os jogos transmitidos no seu canal, eu tambem preferia sempre ter relatos que puxassem pelo meu clube, é normal, faz nos sentir que estamos a ver futebol com amigos do nosso clube, mas a verdade é que isso não funciona para quem quer futebol isento, transparente e talvez seja por essa razao que mais nenhum canal de nenhum clube do mundo transmita jogos de primeiras ligas.

      Mas como disse é a minha opiniao.

      Jozef

    • JVP
      Posted Abril 27, 2015 at 5:34 pm

      A Benfica Tv na transmissão de jogos não fica nada a dever á Sporttv, só é pena é ter o Calado a comentar que além de ser pouco imparcial analisa muito mal os jogos.

      Agora o que não podem atacar é a realização e imparcialidade da mesma, mostram sempre os lances contra o Benfica e na maior parte deles o Hélder Conduto dá uma opinião correta seja o lance contra ou a favor do Benfica.

      Acho que faz parte de um esforço geral para tornar a BTV mais apelativa a adeptos de outros clubes e assim ganhar clientela, a maior parte dos adeptos de futebol gosta de ver a Premier League e era uma pena perder esses clientes por sermos parciais ou fanáticos.

      O que é inatacável é que foi um óptimo ato de gestão passar os jogos na BTV, a receita que tivemos no primeiro ano foi praticamente igual á proposta da Sporttv para esse ano (a média era maior mas o pagamento ia aumentado ao ano) para além disso o número de clientes tem aumentado substancialmente o que leva a crer que em breve o modelo de negócio será ainda mais viável… tudo isto sem aumentar as receitas do nosso maior rival o que iria acontecer caso assinássemos a proposta da Sporttv.

      Quem está em maus lençóis é a Sportvv que em 2 anos teve 12 milhões de prejuízo… Se por acaso forem á falência quero ver como se aguentarão os outros clubes… A juntar a todos os outros problemas documentados do Joaquim Oliveira estes prejuízos não auguram nada de bom.

      Por fim tenho que concordar num ponto, o Pedro Guerra é uma vergonha para todos os Benfiquistas e a sua presença naquele canal está para o Vieira como Joseph Goebbels para a Alemanha Nazi.

    • Baresi
      Posted Abril 27, 2015 at 5:27 pm

      O Hélder Conduto sempre comentou assim os jogos, fosse o Benfica, Porto, Sporting ou Oliveirense.
      É o seu estilo, não tem nada a ver com o Benfica.

    • Rodrigo
      Posted Abril 27, 2015 at 5:26 pm

      Ontem nem ouvi, mas todos sabemos aquilo que é o Calado.

    • Kafka I
      Posted Abril 27, 2015 at 5:21 pm

      Rodrigo

      Não disseste é um facto, presumi mal erro meu, no entanto faço-te uma última questão, se para ti "o BenficaTV é mediocre porque tem o Calado", há algum canal em Portugal que seja bom? eu em todos eles consigo dizer-te comentadores ao nível da mediocridade do calado ,seja Sporting TV, Porto TV, RTP, TVI, SportTV, todos eles têm o seu "Calado"…

    • João Lains
      Posted Abril 27, 2015 at 5:19 pm

      O que é que o Calado disse assim de tão mal ontem para continuarem a falar de cor?

    • Rodrigo
      Posted Abril 27, 2015 at 5:16 pm

      Esses ultimos argumentos nao seriam para mim, certamente. Alem disso, onde viste eu afirmar que a Sporting Tv tem qualidade? Ate e bem raro assistir a alguma transmissao desse canal.

    • Pedro Miguel
      Posted Abril 27, 2015 at 5:10 pm

      João Dias, gostava que me explicasse essa sua obsessão em dizer que a BTV é "paupérrima". Já é o segundo comentário idêntico mas depois não usa um único argumento que sustente a sua afirmação. Enfim…
      O Danilo não é bom o suficiente para o Real? Deixe-me adivinhar, é o Cancelo ou o Esgaio?

      Realmente não sei porque insiste em comentar no blog, quando tudo o que escreve é sobre como os jovens portugueses são melhores que todos os outros e que tudo o que é estrangeiro é sobrevalorizado. Opiniões são opiniões mas tudo tem limites, quando nem se digna a justificar as suas mesmas e apenas as "distribui" como se fossem verdades absolutas.

    • SlyRP
      Posted Abril 27, 2015 at 5:08 pm

      Faltou-me uma vírgula, que muda o sentido da frase. "(…)analisar lances, sendo parciais,(…)"*

    • Rui Sancho
      Posted Abril 27, 2015 at 5:06 pm

      Chama-se a isto opinar a quente.

      A BTV evoluiu imenso, os relatos já não são totalmente avermelhados. Aliás não fosse o gajo dizer que está arrepiado a cada golo do Benfica e eu acreditaria estar a ver um canal público.

    • Kafka I
      Posted Abril 27, 2015 at 5:03 pm

      Rodrigo

      Quem te ouvir falar, até parece que o canal do teu clube não tem telhados de vidro no que concerne à qualidade mediocre dos comentadores, enfim…

      Para além de que lanças suspeitas completamente falaciosas e lamentáveis de que o BenficaTV esconde lances e afins, ou não vez os jogos transmitidos pela BenficaTV ou simplesmente estas a mentir só porque sim, enfim..

      O Carlos Manuel quando comentava na Sportv para ti é que devia ser bom, ou então os comentadores da TVI ou da RTP que nada percebem de futebol é que têm qualidade, enfim

    • Rikky Robson
      Posted Abril 27, 2015 at 5:02 pm

      Kafka I são iguais??? Os comentadores da Sporting TV e o restante departamento de comunicação são os primeiros a dizer que foi erro deste ou daquele jogador do Sporting.

    • SlyRP
      Posted Abril 27, 2015 at 5:02 pm

      Tirando o Calado, os comentadores da Btv são bons. Às vezes têm uma certa dificuldade em analisar lances sendo parciais, mas para isso basta ver um jogo do Benfica comentado pelo Pedro Henriques e vê-se exatamente o mesmo, só que contra o Benfica. No jogo de ontem, sinceramente, nem faço ideia o que eles foram falando, mal tomei atenção, no entanto, sempre que ouvia análises dos lances, não notei nada de errado.

    • Rodrigo
      Posted Abril 27, 2015 at 5:01 pm

      Por isso mesmo e que nao tem qualidade, Kafka.

    • João Magalhães
      Posted Abril 27, 2015 at 4:59 pm

      Sim, nesse lance o Danilo é inocente, porque em vez de fechar dentro junto do defesa que estava no corredor central, tenta adivinhar o passe e leva com ela nas costas. Mas, falhas todos têm e ele compensa isso com grande poder físico e capacidade de ir à frente. Eu considero o Alex Sandro melhor jogador que o Danilo, isto apesar de jogar no lado contrário.

    • Kafka I
      Posted Abril 27, 2015 at 4:56 pm

      Má realizações dos jogos?????? enfim…

      Comentadores com palas? aquilo é o canal do Benfica, querias o quê? aquilo não é a RTP que tem obrigação de ser isenta, há que saber contextualizar as coisas…o SPorting TV e o Porto TV são exactamente iguais, onde nenhum dos comentadores é isento, aliás tenho acesso ao Real Madrid TV e ao Barça TV e são exactamente iguais, sem um pingo de isenção

      São canais de clube, não consegues perceber isso?

    • João Dias
      Posted Abril 27, 2015 at 4:56 pm

      João Magalhães,

      Pois, mas um lateral do Real Madrid não pode ter essas lacunas que nos grandes jogos podem ser fatais.

      O Rodrigo no jogo Benfica-Porto do ano passado que o diga…

    • Rikky Robson
      Posted Abril 27, 2015 at 4:55 pm

      O João tem as suas razões para dizer isso da BTV. Eu também prefiro ver um benfica-porto na Sportv ou RTP ou mesmo num canal estrangeiro do que ver no btv, são muito facciosos, principalmente o Calado.

    • Rodrigo
      Posted Abril 27, 2015 at 4:53 pm

      Quando estao em causa jogos da Liga a verdade desportiva tem de ser salvaguardada, logo nao sao apenas os socios do Benfica que tem de ser protegidos. Felizmente nao foi permitida a transmissao de jogos de outros clubes penso eu, algo que seria absurdo. Por fim, ter alguem como o Calado a comentar denuncia a qualidade do canal, mas ainda assim a falta de qualidade dos comentadores e geral.

    • João Dias
      Posted Abril 27, 2015 at 4:51 pm

      Kafka I,

      Eu já expliquei porque acho a Benfica TV um canal paupérrimo: más realizações dos jogos, comentadores com palas e Pedro Guerra.

      Não gosto de canais de fanatismo nem de culto do chefe.

    • João Magalhães
      Posted Abril 27, 2015 at 4:49 pm

      Tendo em conta o nível dos laterais direitos que há nos dias de hoje, o Danilo acaba por ser acima da média. Tem limitações defensivas quando está a atacar e não se prepara para a perda de bola. Ainda ontem quando saía para o ataque, abria crateras no corredor dele. Os lances de contra-ataque do Benfica foram muito por causa disso

    • Anónimo
      Posted Abril 27, 2015 at 4:48 pm

      Não te falo no Cedric, mas pergunto-te por 2 ou 3 laterais direitos com qualidade e potencial igual ao do Danilo e ainda jovens?

      Pedro R

    • Kafka I
      Posted Abril 27, 2015 at 4:45 pm

      João Dias

      Insistes em dizer que o BTV é um canal paupérrimo, mas és incapaz de sustentar a tua afirmação, o costume

      Depois outra coisa, a BTV caso não saibas não é um canal público, é um canal privado e obriga a subscrição para ser visto, logo senão gostas tens muito bom remédio, não subscrevas o canal e não vejas, eu sou cliente MEO e há uma serie de canais Premium que eu não subscrevo porque não gosto, PONTO

      Por fim, caso não saibas, o Canal do Benfica não tem obrigação de satisfazer os adeptos do Beira Mar, tem sim obrigação de satisfazer os sócios e adeptos do Benfica e eu como sócio do Benfica e subscritor do canal estou bastante satisfeito com a BTV (é óbvio que há coisas há melhorar, mas isso até a CNN e a BBC têm coisas a melhorar)

    • Renato Teixeira
      Posted Abril 27, 2015 at 4:43 pm

      Eliseu engoliu o Jackson? Mas tu viste o jogo na TV ou na playstation? O Jackson se foi engolido por alguém foi pelos centrais … E mesmo assim teve 2 chances de golo…

    • João Lains
      Posted Abril 27, 2015 at 4:42 pm

      2 perguntas muito simples: primeiro, o que é que tens para apontar à Benfica TV e , segundo, se o Danilo não é jogador para o Real Madrid, então quem é?

  • Tpds
    Posted Abril 27, 2015 at 4:30 pm

    Ora aqui estão umas boas verdades.

    Como Portista, devo confessar que não gostava de Vitor Pereira. Mas hoje sou o primeiro a admitir que ele era um treinador com "eles" no síto! Quando precisava de arriscar, arriscava com aquilo que tinha e correu-lhe sempre bem. Sinceramente acho-o um bom técnico e se tivesse os meios que Lopetegui tem, provavelmente estaria diferente a classificação. O Lopetegui é um técnico razoável mas falta-lhe aquela "alma" de campeão, que Jesus, Vitor Pereira e Vilas Boas têm e que conseguem transmitir à equipa.

    Apesar de acreditar pouco, penso que o SLB vai mesmo festejar o título. Infelizmente foi merecido porque foi superior nos jogos contra o adversário directo (polémicas de arbitragens à parte – que agora pouco interessam). Acho que não vão cometer os mesmo erros da época do 92. Mas a esperança é a última a morrer.

    • Pedro Salgado
      Posted Abril 28, 2015 at 9:21 am

      Caro TPS, o que se diria do Fonseca se tivesse entrado com aquela equipa na Luz? O Lopetegui, com excepção da Champions – onde a bem da verdade acabou por ter sorte nos adversários – não apresentou resultados consentâneos com o valor da equipa. Foi o treinador que teve dos plantéis com mais soluções dos últimos anos e piores resultados apresentou.
      O Vítor Pereira com este plantel aposto que seria campeão e com alguma margem.
      Cumprimentos,
      Pedro Salgado

    • Diogo JR
      Posted Abril 27, 2015 at 8:57 pm

      Apesar de tudo, continuo a achar o Lopetegui um bom treinador, falta-lhe aprender algumas coisas, mas as ideias de jogo dele são boas. O Porto este ano só não depende de si próprio para ser campeão por duas razões, uma delas tem o Lopetegui como principal culpado, não há dúvidas que uma equipa para ser campeã não pode falhar em tantas decisões, mas a verdade é que não fosse o Benfica tão ajudado em alguns jogos, e neste momento, provavelmente, estariam atrás do Sporting.

Deixa um comentário