Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O 11 do KO: Melhor médio ofensivo/2.º avançado? (quartos-de-final)

Estamos promover uma discussão sobre o melhor XI em Portugal deixando ao critério dos nossos leitores a eleição do mesmo. A ideia é irem votando no preferido nas várias ‘batalhas’. Fica o duelo para os quartos-de-finais dos médio ofensivos/2.º avançados:

 

Qual o melhor?

Bruno Fernandes
Wilson Eduardo
Created with Quiz Maker

 

Qual o melhor?

Paulinho (Portimonense)
Otávio
Created with QuizMaker

 

Qual o melhor?

Chiquinho
Pizzi

 

Qual o melhor?

João Félix
Krovinovic
Created with QuizMaker

36 Comentários

  • Bio
    Posted Janeiro 10, 2019 at 11:16 pm

    Bruno (muito superior, duelo mais desequilibrado)
    Otávio (detesto o Otávio em termos pessoais, mas acho-o um jogador superior ao Paulinho)
    Pizzi
    Krovinovic (João Félix tem bastante potencial, mas até agora fez meia dúzia de jogos como sénior. Acho estranho tanta gente o achar superior a Krovinovic)

  • van Dijk
    Posted Janeiro 10, 2019 at 5:08 pm

    Bruno Fernandes.
    Paulinho.
    Pizzi.
    João Félix.

  • Fernando neves _36
    Posted Janeiro 10, 2019 at 3:37 pm

    Bruno Fernandes
    Paulinho (sei que falhou no Porto, mas no reinado de Sérgio Conceição qual foi o jogador tecnicista que rendeu excepto Brahimi ?
    Chiquinho (não aprecio o Pizzi e sempre gostei muito do Chiquinho, no entanto, também será indiferente porque qualquer um deles perde para o Krovinovic ou para o João Félix.
    Na ultima votei nos 2 e explico porquê, a 2 avançado prefiro o João Félix, mas se for a médio ofensivo já gosto mais do Krovinovic.

    • Papi
      Posted Janeiro 10, 2019 at 3:44 pm

      Esta época Corona tem rendido.

      • Fernando neves _36
        Posted Janeiro 10, 2019 at 5:09 pm

        Sim tens razão, não me recordei, mesmo assim são muito poucos, o próprio Olivier que é dos melhores jogadores do campeonato rendeu 5/6 jogos e já foi para o banco.
        É um futebol que aposta mais na força e na velocidade em vez da técnica

  • Papi
    Posted Janeiro 10, 2019 at 3:32 pm

    Gosto do Wilson Eduardo.
    Não sou sportinguista
    Wilson Eduardo consegue ter 70 votos.
    Não percebo

  • Bernardo Guerreiro
    Posted Janeiro 10, 2019 at 1:10 pm

    Bruno Fernandes
    Paulinho
    Pizzi
    Félix

    • Deco10
      Posted Janeiro 10, 2019 at 1:48 pm

      Qual a lógica para achares o Paulinho superior ao Otávio? É que até já estiveram os dois na mesma equipa, um é importantíssimo, o outro nem calçou…

      • Bernardo Guerreiro
        Posted Janeiro 10, 2019 at 2:08 pm

        A lógica é que a tua opinião não é superior às outras, obrigado.

        • Deco10
          Posted Janeiro 10, 2019 at 2:23 pm

          Nem disse que era, mas não ter argumentos para explicar uma escolha demonstra bem o nível de conhecimento de uma pessoa.

          • Bernardo Guerreiro
            Posted Janeiro 10, 2019 at 2:36 pm

            Após ler a tua resposta várias vezes, peço te as mais sinceras desculpas, quando li a resposta não consegui ver outra coisa que não uma tentativa de me rebaixar por ter uma opinião contrária. A minha escolha baseou-se na importância em que tem o Paulinho no sistema do Portimonense (muito maior do que o do Otávio no Porto) a juntar ao facto de não gostar nada do Otávio, tanto em termos de estilo de jogo quanto atitude para com os adversários

            • Chico
              Posted Janeiro 10, 2019 at 3:36 pm

              Nisso concordo. O Otávio é capaz de ser o jogador com pior atitude em Portugal: quezilento, maldoso com os adversários (faz muitas faltas feias às escondidadas), responde mal aos árbitros e tem um ódio descomunal ao Benfica.

  • coach407
    Posted Janeiro 10, 2019 at 1:04 pm

    A partir do momento que o Krovinovic é banal no último terço não há grande discussão. No Benfica há 4 jogadores melhores que ele para este critério de “Médio ofensivo / Segundo Avançado” que são Jonas, Pizzi, João Félix e Zivkovic. O brasileiro e o sérvio suponho que contem para outras posições. Acho que Krovinovic também deveria estar como médio centro. Teria mais hipótese de fazer concorrência ao Gedson e ao Herrera de que nesta posição.

    • Chico
      Posted Janeiro 10, 2019 at 3:46 pm

      O Krovi é tão banal quanto o Pizzi no último terço.

      • Kacal
        Posted Janeiro 10, 2019 at 4:05 pm

        Nem o Krovi é banal, nem o Pizzi. Se há coisa que o Pizzi não é banal, é precisamente no último terço. Aí faz a diferença, basta ver os números dos últimos anos.

    • Fernando neves _36
      Posted Janeiro 10, 2019 at 3:15 pm

      Banal é o teu comentário.
      Não percebo como alguém pode falar tanto e acrescentar tão pouco.
      A frase, “Krovinovic é banal no ultimo terço” é só mais uma para juntar a tua extensa lista de pérolas.
      Já te disse 1 vez e repito novamente, o Krovinovic é 1000x melhor que o Pizzi, mas já sabemos que para ti o Pizzi é batota, podes dizer-me se o Pizzi é o tal mago que falas porque que ele não singrou no Atlético de Madrid ?
      Atenção que eu sei perfeitamente que muitos jogadores falham no Atlético mas visto que segundo o coach o Pizzi é um craque, como é que ele falhou?
      Secalhar fizeram batota ?

      • coach407
        Posted Janeiro 10, 2019 at 4:44 pm

        Estás muito confuso. Estás a falar com quem disse que não queria o Pizzi na pior equipa da Premier League.

        Eu já sei que tu gostas pouco de falar de futebol mas vou explicar pela milésima vez o enquadramento futebolístico que sustenta a importância do Pizzi no Benfica.

        Existem 4 momentos do jogo: defesa, transição defesa-ataque, ataque e transição ataque-defesa.

        Na defesa é fraco. Foi bem explicado por Jorge Jesus: «Ofensivamente é muito forte, em cinco passes falha um. Quando o futebol for andebol, é sempre Pizzi e mais dez. Joga a atacar e depois sai. Mas o futebol não é assim. O Pizzi está a adaptar-se às nossas exigências e fez um bom jogo dentro do nosso jogo ofensivo».

        É essencialmente isto que tenho a dizer sobre o Pizzi nesse momento do jogo. O ideal era ser andebol e só atacar.

        Em relação às transições também não é uma brutalidade pelas suas caraterísticas físicas. Mas convém dar aqui mais aulinha: muita gente diz que o Pizzi fisicamente é uma lástima. Demonstra um claro desconhecimento sobre a palavra “fisicamente” que é muito mais ampla que isso. E agora vais ganhar uma nova frase minha para ridicularizares e desprezares a explicação que vou dar, como é habitual fazeres: o Pizzi é um portento físico. Dentro das suas caraterísticas musculares. Tem um perfil, claramente, aeróbico. Carateriza-se por fibras musculares lentas, dito de forma básica. É um jogador preparado fisicamente para a longa duração, para a fadiga. Não é por acaso que o Benfica tem tido IMENSAS lesões desde que o Pizzi chegou e ele nunca se lesionou. Não é por acaso. Mesmo considerando que tem um número abismal de jogos durante essas épocas. Mesmo considerando que, além desses minutos de alta competição, ainda consegue ser sempre dos jogadores com mais kms percorridos. Momento para o teu comentário, novamente desconhecendo a realidade, “Ai o Pizzi nem corre”. Dizer isto de um jogador que jogou a 8 em 4x4x2 com os médios em distribuição vertical mais do que uma época e sendo campeão, por si só, já era estranho. Mas há números para comprovar. Por exemplo, na época que o Pizzi foi o melhor jogador do campeonato, ele era o jogador com mais quilómetros percorridos da Liga dos Campeões até sermos eliminados pelo Dortmund. Não era o Fejsa! Não era o Modric, Matuidi, Casemiro… quem tu quiseres. Ninguém correu mais que o Pizzi. E não foi esporádico, o Pizzi sempre correu muito. Na mesma linha, há o Bernardo Silva também. Falo de caraterísticas musculares. Daí veres um animal como o Bolt nos sprints e um Mo Farah como fundista, um atleta muito magro mas que fisicamente é dos melhores da história mundial. Com isto quero dizer “muito cuidado com as palavras que escolhem. Não tentem comparar se o Pizzi é melhor ou pior fisicamente que o Hulk. Isso não existe. Podes dizer as diferenças entre um e outro mas é incomparável. Da mesma forma que não faz sentido comparar Mo Farah e Usain Bolt. Isto é ciência exata, nem sequer é questionável.

        Voltando ao que estava a dizer, Pizzi não é um portento nas transições devido ao seu perfil muscular mas acaba por compensar no primeiro momento da transição ataque-defesa, é forte na pressão alta pela sua leitura de jogo. Disse isto na antevisão ao último jogo e, curiosamente, o Benfica empatou por Félix depois de uma grande recuperação do Pizzi na pressão alta. Ainda assim, se o adversário passa essa pressão Pizzi torna-se, novamente, banal.

        Na transição defesa-ataque Pizzi não é um fora de série por não ter as tais fibras rápidas que se pede na transição mas é muito forte se tiver envolvido. Nesses momentos pede-se a tal precisão e risco no passe e executado com velocidade. Resumindo: no transporte é banal, no passe é ótimo. Numa transição por vezes tens de reter a bola em drible e aí mete o Krovinovic. O problema é que o croata não sabe fazer passes verticais com precisão suficiente. Joga sempre na diagonal de forma fácil não deixando o colega na melhor posição para finalizar. O que se pede nesse último passe é aquilo que também vimos o Pizzi a fazer no último jogo. Esperar até ao momento perfeito e fazer um passe difícil para a finalização ser fácil. Isto é o Pizzi com a diferença destes passes dificeis parecerem super fáceis para ele. Ainda assim, no cômputo geral, neste momento do jogo o melhor médio ofensivo do Benfica é o Zivkovic. É impressionante. O Benfica bem pode agradecer ao Krovinovic a sua lesão logo em Janeiro que levou o Benfica a uma sequência incrível de jogos a ganhar com o sérvio a ser completamente imparável na transição defesa-ataque.

        No que diz respeito ao “ataque” o Pizzi é realmente bom. Tem imensa qualidade em ataque organizado, isola jogadores quando ninguém está à espera, arrisca muito entrelinhas mas com uma precisão assinalável, aparece em zonas de finalização para finalizar ou criar espaços com muita qualidade.. cria espaço na zona decisiva. É a melhor qualidade de um médio ofensivo e nisso (ainda) não há melhor que o Pizzi no Benfica, além de Jonas mas esse pisa terrenos diferentes. Criar espaço tanto pode ser com um passe para um lado como um passe vertical, o problema é que o passe para o lado do Pizzi tem toda a intenção do Mundo e se conseguires interpretar o jogo percebes o que ele está a fazer. E os colegas também. E o treinador também porque isto é treinado. Todos os movimentos do Benfica é o Pizzi que escolhe, é o homem da batuta, é ele que sabe o que é preciso para “abrir o cofre” pela estratégia. É um desmontador de defesas de topo… na dimensão do Benfica. E quando está em grande forma contra os pequenos (aka jogos com maior % de momentos de ataque) é quase batota na nossa realidade porque estava a criar 5 golos cantados por jogo naquela altura. Num nível muito elevado mesmo. Assim era difícil não entrarem 2/3.

        E porque é que prefiro então o Pizzi no Benfica e na Premier League preferiria o Krovinovic? Tem a ver com os pesos relativos dos momentos do jogo. O peso do momento “ataque” numa equipa como o Benfica é gigante. Se é gigante e Pizzi é o melhor nisso porque haveria de não jogar? Porque o outro “defende” melhor? Um 10 é escolhido por defender bem? Agora com a inclusão do Félix nas costas do avançado já pode haver alguma conversa sobre se não poderia jogar Gedson ou Krovi em vez de Pizzi. Agora num 4x3x3 com Gedson e Krovi ao mesmo tempo? Isso é brincadeira (para jogar no nosso campeonato). Mete o Alfa também a 8.

        Obviamente numa equipa como o Atletico Madrid os momentos do jogo são muito diferentes. É uma equipa de “defesa” e das duas transições. Como é que um jogador como Gaitan ou o Pizzi podem jogar numa equipa assim? Não jogam. O Gelson tem mais perfil físico mas… e capacidade de decisão? O Atletico quer ir lá poucas vezes mas marcar sempre. Ter um jogador como Gelson estraga completamente o modelo de jogo da equipa.

        Alguma vez disse que o Pizzi era jogador para jogar numa equipa dessa dimensão? O Isco que é mil vezes melhor não consegue jogar no Real Madrid… vai agora o Pizzi ser titular no Atletico Madrid. Não faz sentido nenhum.

        • Xefe
          Posted Janeiro 10, 2019 at 6:04 pm

          Explicação perfeita. Este comentário devia ser usado como copy-pasta para explicar a alguns users as qualidades do Pizzi.

        • Fernando neves _36
          Posted Janeiro 10, 2019 at 5:06 pm

          Vlachodimos
          Sálvio ou Corchia
          Ruben Dias
          Jardel
          Grimaldo
          Fejsa
          Gedson Fernandes ou Krovinovic
          Zivkovic
          Rafa
          João Félix
          Jonas.
          Não estando ninguém lesionado, tudo em forma e a jogar em 4x4x2 o 11 tem de ser este e tu vens me falar na importância do Pizzi ? o Pizzi se o treinador do Benfica for inteligente não passa de um suplente. Deixa o Bruno lage trabalhar e veremos, não te esqueças que agora temos treinador.
          Defendes muito o Pizzi mas nunca te vi dizer o que pensas da época horrivel e desastrosa que o mesmo fez o ano passado e o teu amigo nunca teve coragem de o colocar no banco.

          • Xefe
            Posted Janeiro 10, 2019 at 6:08 pm

            Como é que o melhor 11 do Benfica incorpora um jogador como o Rafa?

            Pizzi na direita, Zivkovic na esquerda e ai sim tens um 11 forte (faltando ainda arranjar alguém melhor que Fejsa). Também se pode por o Pizzi a 10 num esquema losango e meter o Gedson na meia direita “à Ramires”.

          • coach407
            Posted Janeiro 10, 2019 at 5:39 pm

            Depois do comentário que fiz sobre futebol tu mandas um 11 à treinador de FM, dizes que “o 11 tem de ser este” como se fosse assim que as coisas funcionam e ainda consegues dizer que Jorge Jesus e Rui Vitória não são inteligentes nem treinadores e o Bruno Lage é que é. Que curiosamente na hora do 4x4x2 sentou o Gedson e o Krovinovic, não foi o Pizzi. Mesmo não sendo completanente óbvio que tenha de jogar o Pizzi em 4x4x2. Aí já admito ter um médio mais fraco no processo ofensivo que compense nos outros momentos do jogo, como eu referi no meu comentário. Agora pode fazer sentido incluir Krovinovic ou Gedson. É um disparate ter Gedson e Krovinovic no mesmo 11 (a menos que um deles jogue a 6 ou noutra posição qualquer). Jogando o Félix a equipa fica menos dependente do Pizzi para criar espaços no último o que permite, agora sim, questionar se deve ser titular.

            No entanto o passado diz-nos, com Jorge Jesus e Rui Vitória, que é Pizzi e mais 10. E dentro dessas várias épocas apenas 1 o Benfica não foi campeão. Sempre com Pizzi responsável pela organização ofensiva da equipa. Não se senta um jogador assim do nada. Sobretudo porque já ultrapassou muito a questão técnica do assunto. Com a estaleca que o Pizzi já tem é muito difícil mas não é impossível. É um domínio claro das milhões de formas que tens para desbloquear um jogo. Isto não é apenas técnica, é preciso conhecimento, estudar muito. O futebol não são 11 macacos atrás da bola. Ronaldo não é o melhor finalizador do Mundo e é o que põe a bola mais vezes lá dentro. Vai muito para além das 4 linhas e do ginásio.

            Mas pronto vamos ver se o Lage senta o Pizzi. Pode ser que sim, apesar da amostra do último jogo em que Pizzi foi extremamente decisivo em 2 golos marcados pode ser que o sente já amanhã. E não estou a ser irónico. É possível.

            • Fernando neves _36
              Posted Janeiro 10, 2019 at 8:37 pm

              Claro que ele não o senta já amanhã, mas tem calma, com o tempo vais ver o que vai acontecer.
              Falas de futebol e dizes que o Pizzi é um portento fisico ???.
              Com JJ era Pizzi e mais 10, tu realmente vives num mundo só teu, podes ter a certeza que foi a última vez que te respondi porque já vi que contigo não vale mesmo a pena.
              Uma ultima nota não é um 11 à fm, é o melhor 11 do Benfica ponto final.

              • coach407
                Posted Janeiro 10, 2019 at 8:49 pm

                “Falas de futebol e dizes que Pizzi é um portento físico ???”

                És tão previsível que dei logo spoiler. Já sei que o vais repetir mais vezes daqui para a frente ignorando toda a explicação. Enfim.

                Com JJ não era Pizzi e mais 10?????????? Ahahah Não respondas mesmo sff.

  • Kacal
    Posted Janeiro 10, 2019 at 12:37 pm

    – Bruno Fernandes (aqui nem é preciso dizer porque, melhor jogador do campeonato a par de Jonas para mim, fim);
    – Otávio (um joga no Porto, o outro esteve lá e nem oportunidades teve, ambos são bons jogadores, mas até têm estilos idênticos, mas o Otávio é melhor jogador, a meu ver, já provou mais noutro nível também);~
    – Pizzi (sei que “malham” muito nele, mas é um jogador de muita qualidade e quando está bem e o colectivo acompanha é capaz de ser dos melhores do campeonato, além disso não podemos deixar de lado a sua experiência em Portugal e a preponderância que teve nos últimos campeonatos conquistados pelo Benfica, não podemos ter memória curta. O Chiquinho pode ser bom jogador e é, mas duvido que fizesse melhor no Benfica. Além de estarmos a falar de um internacional A e que também tem experiência de Champions e não esquecer tudo que já provou noutros clubes em Portugal também. Além disso votei no Tozé logo devo seguir o meu próprio critério);
    – João Félix (muito equilibrado este “duelo” portanto optei por diferenciar escolhendo pelo potencial e pela minha preferência pessoal).

    Foram as minhas votações. As meias-finais vão ser interessantes, venham de lá elas!!

  • Magico8
    Posted Janeiro 10, 2019 at 12:24 pm

    Bruno Fernandes
    Otávio
    Pizzi
    Félix

  • Chico
    Posted Janeiro 10, 2019 at 12:09 pm

    Bruno, Otávio, Pizzi e Félix. De caras. Krovi é mais um 8 criativo que um verdadeiro 10.

  • Turiacus
    Posted Janeiro 10, 2019 at 11:19 am

    Bruno Fernandes
    Otávio
    Pizzi
    Krovinovic

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 10, 2019 at 11:10 am

    Bruno Fernandes
    Otávio
    Chiquinho
    João Félix

  • JC31
    Posted Janeiro 10, 2019 at 11:03 am

    Nesta categoria tem de ganhar o Bruno Fernandes.

    Bruno Fernandes
    Otávio
    Pizzi (quando lhe apetece)
    Krovinovic (embora, João Félix tenha mais potencial)

  • PauloDybala1O
    Posted Janeiro 10, 2019 at 10:55 am

    BF
    Ótavio
    Pizzi
    Krovi

  • Estigarribia
    Posted Janeiro 10, 2019 at 10:30 am

    Bruno Fernandes
    Otávio
    Chiquinho
    João Félix

    Saudações Leoninas

    • Chico
      Posted Janeiro 10, 2019 at 10:48 am

      Chiquinho??? Calma…

      • Hugo
        Posted Janeiro 10, 2019 at 11:10 am

        Também votei Chiquinho. O Pizzi faz um jogo bom em cada 25, não sabe bater bolas paradas e etc. Chiquinho está a jogar muito bem e tem sido um dos impulsionadores deste fantástico e inesperado Moreirense

        • Chico
          Posted Janeiro 10, 2019 at 12:11 pm

          Mete o chiquinho no Benfica e vê se corresponde. Não sou grande fã do Pizzi, mas por amor de deus… Um jogador internacional e a nível puramente técnico um dos melhores de Portugal. Acho que devia ser suplente no Benfica pq há melhores e ele não tem rendido tanto quanto pode no esquema atual, mas estamos a falar do Chiquinho… No Moreira, o Pizzi era rei

        • Fabio Mendes
          Posted Janeiro 10, 2019 at 11:30 am

          Vou ter de discordar.

          Não é verdade que faça “um bom jogo a cada 25”. Eu sei que hiperbolizaste um pouco essa expressão e também sei que o Pizzi tem sido um jogador bastante inconsistente passando do 8 ao 80 muito rapidamente mas em termos globais, ainda assim, o considero superior ao Chiquinho.

          Apenas uma mera curiosidade: O Pizzi tem, em 16 jogos na Liga, 5 golos e 6 assistências enquanto o Chiquinho tem apenas 1 golo e 3 assistências.

          Jogar no Benfica é diferente de jogar no Moreirense, obviamente, mas não considero que o Chiquinho tenha mostrado, até agora, capacidade para ser melhor que o Pizzi.

Deixa um comentário