Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica passa em Tondela; Everton esteve nos 3 golos; Darwin apontou um golaço; Gonçalo Ramos também fez o gosto ao pé; Weigl cometeu vários erros; Beirões tiveram espaço na frente mas pecaram sempre na definição; Agra perdoou o 1-2 em cima do intervalo

Tondela 1-3 Benfica (Quaresma 88′; Everton 23′, Darwin 34 e Gonçalo Ramos 53′)

O Benfica regressou às vitórias ao levar a melhor em Tondela. Os encarnados não realizaram uma grande exibição, defensivamente até estiveram pobres, mas a qualidade individual acabou por fazer a diferença, sendo que com outro acerto podiam ter conseguido um resultado mais expressivo. Everton destacou-se ao marcar e bisar nas assistências. Darwin (golaço) e Gonçalo Ramos (2.ª jornada seguida a marcar), apesar de terem perdoado golos cantados, também fizeram o gosto ao pé, num jogo em que Weigl, principalmente no 1.º tempo, somou demasiados erros tanto no passe como a nível defensivo (em 4-4-2 ou num 4-2-3-1 em que Ramos é o 3.º médio sofre ainda mais). Os Beirões, por sua vez, tiveram um lance de 3-2 na área contrária logo a abrir e foram conseguindo espaços mas pecaram sempre na definição e o desperdício de Agra, que em cima do intervalo falhou o 1-2 isolado, acabou por ser fatal. Quaresma estreou-se a marcar como profissional no entanto defensivamente passou por dificuldades.

Destaques:

Tondela– Exibição confrangedora dos Beirões, que surgiram muito limitados pelas ausências de Rafael Barbosa, Dantas, Pedro Augusto ou Sagnan. A entrada até foi prometedora, mas rapidamente o Benfica tomou conta do jogo e expôs a desorganização defensiva e instabilidade da turma de Pako Ayestarán. O flanco direito, sobretudo, sentiu enormes dificuldades, sendo que o meio-campo nunca conseguiu ter bola e ligar com os avançados. Já o ataque definiu quase sempre mal, apesar de existir espaço para fazer bem melhor. Individualmente, Tiago Almeida e Quaresma, que até marcou, sofreram muito com o trio Grimaldo, Everton e Darwin, que caiu sempre muito nos flancos, ao passo que Neto Borges, que até conseguiu algumas arrancadas com qualidade, mas sem grande critério depois a definir, ainda foi expulso. No meio-campo, Undabarrena e João Pedro estiveram fora de jogo, enquanto Avilés e Boselli foram presas fáceis. Já Agra desperdiçou o 2-1 na cara de Vlachodimos a fechar o 1.º tempo, ao passo que Daniel dos Anjos foi bem vigiado. Nota final para Trigueira, que teve uma noite de muito trabalho, mas não conseguiu evitar o desaire.

Benfica – As Águias conseguem dar um pontapé na crise, numa noite onde conseguiram explorar as fragilidades do adversário e construir um triunfo confortável. Ainda assim, fosse outra a eficácia (duas bolas nos ferros e mais um bom par de ocasiões de golo) e poderia ter surgido uma goleada histórica em Tondela. Contudo, nem tudo foi positivo, na medida em que a turma de Veríssimo continua com muita dificuldade no processo defensivo, sobretudo pelo espaço que concede nas costas dos médios e de Lazaro, que teve uma 1.ª parte complicada. Pela positiva, Everton, que contribuiu com um golo, duas assistências e ainda acertou na barra foi o melhor em campo (vive claramente a melhor fase na Luz), Darwin marcou um golaço e também fez a diferença com a sua mobilidade e potência, ao passo que Paulo Bernardo ajudou a dar fluidez ao jogo. Já Ramos foi de menos (apagado e com más decisões na 1.ª parte) a mais, marcando e estando em vários lances no 2.º tempo, enquanto Grimaldo voltou a assistir e ainda deu profundidade no flanco. Em sentido inverso, Rafa esteve discreto, Weigl também cometeu vários erros, enquanto Otamendi e Vertonghen tiveram uma noite relativamente tranquila. Nota final para Odysseas, que ficou mal na fotografia nos minutos finais, com dois erros sucessivos.

XI Tondela: Trigueira; Tiago Almeida, Eduardo Quaresma, Ricardo Alves, Neto Borges; Undabarrena, João Pedro; Avilés, Boselli, Salvador Agra; Daniel dos Anjos.

XI Benfica: Vlachodimos; Lazaro, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo; Weigl, Paulo Bernardo, Rafa, Everton; Gonçalo Ramos, Darwin Núñez

54 Comentários

  • Joga_Bonito
    Posted Fevereiro 8, 2022 at 1:38 pm

    Os três ódios marcaram. Everton, apesar de eu achar que não é um craque como alguns pensariam, pode ser muito útil e render, curiosamente o seu rendimento subiu desde a saída do mestre da táctica.
    Quanto a Darwin, apesar das suas limitações técnicas, tem um andamento competitivo que mais ninguém tem e penso que pode ser dos poucos que sairá por muito dinheiro.
    Quanto a Ramos, mantenho que vejo nele muito potencial, mesmo quando não tem marcado. Tal como com Jota, que quando não rendia eu defendia o seu potencial, penso que o Ramos pode dar um grande 9, daqueles mais à antiga, mais um rato de área, porque não tem a suplesse técnica para ser um 9.5.
    Acredito que quando a equipa começar a subir de produção ele não parará de marcar.
    Quanto a Rafa, quantas pessoas notaram que ele desapareceu por completa desde a saída do JJ? Pode ser uma má fase dele, mas é curioso ver como se apagou desde que a saída de JJ se deu, sobretudo devido às acusações que faz parte de um trio de enterra-treinadores, junto com Pizzi e Almeida.
    Tem sido uma nulidade, a continuar assim mais vale apostar em Nemanja ou em Darwin para as alas.

  • Flavio Trindade
    Posted Fevereiro 7, 2022 at 10:28 pm

    Exibição qb mas que serviu para vencer sem sobressaltos, desta vez os golos cedo tranquilizaram a equipa e não houve distribuição de bolos da pastelaria para ajudar a complicar.

    Apesar de tudo, não foi bom. Longe disso.

    A recuperação da defesa a 4 expôs muitos dos velhos problemas.

    Laterais projectam-se ofensivamente, mas depois os centrais são lentos nas abordagens e no controlo da profundidade (falta o mais completo de todos, Lucas Veríssimo) e o meio campo defensivo fica exposto e revela permeabilidade.

    Weigl com uma defesa a 4 e com 2 no meio campo central é isto.
    Lage, Jesus e agora Veríssimo.

    3 treinadores totalmente diferentes, com ideias e modelos de jogo totalmente diferentes e Weigl continua igual. Mediano no melhor dos cenários.

    Não foi nunca o 6 que o Benfica precisava, não é o 6 que o Benfica precisa, e só se irá perceber isso quando o 6 for novo…nessa altura não deixará saudades.

    Darwin e Gonçalo não são complementares nem encaixam, mas têm marcado.

    O uruguaio marcou um grande golo, e afinal o Gonçalo até marca golos…

    A grande diferença e ao mesmo tempo o principal problema de Verissimo, ou qualquer outro treinador que queira adoptar o 4x3x3, prende-se com o facto do Benfica não ter extremos.

    As opções são Diogo Gonçalves que era lateral para o outro senhor, e Radonjic que toda a gente já percebeu que vai ser devolvido.

    Sobram Rafa que está a ser a maior desilusão do pós Jesus. Era o jogador mais da equipa, o mais desiquilibrante e está uma banalidade, sem golo, sem passe e sem vontade, mas em sentido inverso, Everton parece finalmente outro jogador e tem sido o elemento mais em foco do pós Jesus. Porventura o único.

    Fica a nota.

    Se for o 4x3x3 o sistema a adoptar no futuro, sistema esse que este treinador gosta muito e que uma parte muito significativa dos adeptos defende, o Benfica precisa de repensar seriamente o perfil de jogador que pretende, porque para o 4x3x3 resultar será necessário um ponta de lança forte no domínio do espaço central (só Gonçalo tem essas características porque Darwin, Yaremchuk ou Seferovic são jogadores de exploração de profundidade), dois extremos que sejam fortes no 1×1, e que consigam ser efectivos por dentro e à largura, um 6 forte e de raio largo que equilibre o processo defensivo (um Matic desta vida…) e um médio com golo e com chegada na área (tirando o Pizzi de há 2/3 anos, o Benfica não tem golo nem chegada pelos médios).

    Ou seja, para um 4x3x3 dominador, ofensivo e agressivo, pelo menos metade das peças têm que ser alteradas e têm que existir opções de rotação.

    Agora, nem uma coisa nem outra.

    • Pedro 23
      Posted Fevereiro 8, 2022 at 3:49 pm

      Uma pequena nota relativamente ao seu comentário: o Weigl é um excelente jogador, no entanto, ele não é médio-defensivo. Nunca o foi nem nunca o será. Ele é médio-centro (ou 8 como lhe queiram chamar). Aí Weigl rende, de certeza absoluta. O mesmo se passa com o Soualiho Meité. O grande problema do plantel do Benfica, para além da falta de um médio-defensivo (o empréstimo do Florentino Luís foi uma péssima de decisão bem como o empréstimo do Gedson) é o mau aproveitamento do plantel por parte do Jesus ao longo de época e meia porque a qualidade está toda lá.

    • expatriado
      Posted Fevereiro 8, 2022 at 10:58 am

      Concordo a 100%. Acrescento uma questão: Vinícius nao faria mais sentido do q o ucraniano? (ja nem falo do Seferovic…)

    • Kazamatsuri
      Posted Fevereiro 8, 2022 at 9:44 am

      Flávio,

      No papel, o Benfica jogou em 4-4-2, mas a meu ver, e na verdade, pareceu-me ter jogado em 4-2-4 com Éverton Cebolinha e Rafa Silva a aparecerem mais pelos flancos com mais perigo. E depois quem tem Darwin Nunez habilita-se a ganhar qualquer jogo num dia bom.

      SL

      • Filipe Ferreira
        Posted Fevereiro 8, 2022 at 12:24 pm

        Podes elucidar qual é a diferença do 442 para o 424? Pareceu-me que o Benfica estava em 442 com o Gonçalo Ramos a recuar para ligar jogo. Não percebi a ideia do 424

        • Neville Longbottom
          Posted Fevereiro 9, 2022 at 12:30 pm

          Parece-me que a diferença é apenas o balanceamento no ataque, já que um 424 (pelo menos interpretei assim) implica 4 avançados (2 PLs e 2 extermos declarados) ao passo que num 442, os dois “extremos” podem ter papeis diferentes (como por exemplo o João Mário tinha no Sporting de Jesus).

          Não tenho 100% a certeza que tenha sido isto que o user quis dizer.

          SL

    • Francisco Ramos
      Posted Fevereiro 8, 2022 at 9:26 am

      Flávio,

      Tal como dizes, o grande problema do Benfica é o perfil de jogadores que tem à sua disposição. Para jogar em 4-3-3 há muita coisa que tem que mudar mas pode ser esse clique o necessário para a mudança que falta no Benfica.

      Desde que Weigl chegou que digo que não é o 6 que o Benfica precisa. Pode ser muito elogiado pela critica, como foi no início da época, mas em transição e processo defensivo – que é o que se pede em primeiro lugar a um “trinco” – é muito fraco. Ele quanto muito serviria para duplo pivot num triangulo invertido porque a 8 também não tem chegada à área e ficaria curto. Para mim devia ser vendido o quanto antes (já nem devia ter sido comprado mas é o que é).

      Sobre os laterais e centrais, concordo. Discordo é do perfil de Yaremchuk. Acho que é o perfil mais indicado para jogar com avançado único, tal como seria Vinicius se voltar. São jogadores que jogam bem de costas para a baliza, que têm bom jogo de cabeça, bons finalizadores (nota-se que têm movimentos diferentes dos restantes) e que podem ser o PL que o Benfica precisaria até no pivot para o 3º homem (como faz Taremi). Tem é que mudar a maneira como são servidos porque neste momento, Yaremchuk quando joga parece que se encontra numa ilha. E não tem perfil, como não tinha o dispensado, para procurar a profundidade de dentro para fora, que é o que abre espaço ao Darwin – esse sim sem perfil de PL – para o movimento contrário.

      Sobre os médios também já disse aquilo que referes e até acho que existe boas opções no mercado nacional (Lincoln, Fujimoto, por exemplo).

      • Flavio Trindade
        Posted Fevereiro 8, 2022 at 12:35 pm

        Francisco, ainda bem que apontaste um nome do qual gosto particularmente e que tem precisamente esse perfil de terceiro médio.

        Lincoln só não está no Benfica no próximo ano se alguém andar desatento.

    • KCL
      Posted Fevereiro 8, 2022 at 9:21 am

      Eu concordo com quase tudo.

      Uma nota em relação ao médio defensivo – é muito mais evidente a necessidade de um médio estilo matic ou fejsa num 442 em que tens apenas 2 jogadores no miolo, do que no 433 que terás 3 jogadores e ficas mais equilibrado.

      Em qualquer dos casos o Benfica precisa de alguém porque neste momento tens um Weigl em subrendimento e não tem substituto.

      O problema do 442 é que o Benfica não tem médios de combate como tinha nos grandes 442 da última década, em que teve Enzo, Witsel, Renato e Javi Garcia, Fejsa e Matic. Nessa altura 2 destes faziam mais que 3 dos de agora. Depois além de serem combativos e fortes defensivamente, tinham outras qualidades bastante visiveis, sendo todos eles diferentes entre si.

      Em relação ao jogo, é o que venho dizendo, deixai o homem trabalhar e transmitir as ideias, esteve lá um a receber 5/6 Milhoes que em ano e meio andou a pastar, e este mostrou na equipa B que tem um modelo de jogo mais talhado para estes jogadores atuais, e que vai permitir a subida de jogadores da equipa B a seu tempo.

  • Red Punisher
    Posted Fevereiro 7, 2022 at 10:18 pm

    A grande questão do resultado desta noite é:

    Será Nélson Veríssimo capaz de bater o seu anterior recorde (1v) e conseguir 2 vitórias consecutivas no campeonato?

    A única coisa que gosto nele é apostar no Gonçalo Ramos e Paulo Bernardo. O resto é sinónimo de mediocridade a 100%.

    • KCL
      Posted Fevereiro 8, 2022 at 9:23 am

      O Rui Costa não o vai despedir até final da época, e ele vai poder implementar as suas ideias, e tu vais ver que o Benfica vai começar a jogar à bola. Nenhum treinador consegue implementar um modelo de jogo de um dia para o outro.
      Acho que chega de bater no Veríssimo, creio mesmo que ele vai mostrar o que vale, se tiver tempo para isso.

  • Mr. Mojo Risin'
    Posted Fevereiro 7, 2022 at 9:21 pm

    O nível do Weigl nos últimos meses tem sido muito abaixo do que mostrou no início de época. Se defensivamente as debilidades sempre estiveram lá, com o decorrer dos jogos tem sido cada vez mais notório o quão frágil é, enquanto que com bola, tem estado de longe de acrescentar grande coisa. Teve um bom início, mas de lá para cá tem sido muito fraco para o que o seu estatuto exige.

    • Mantorras
      Posted Fevereiro 7, 2022 at 9:34 pm

      Foi fraco em 2 jogos. Meses? Foi mais uma semana do que meses.

      • Mr. Mojo Risin'
        Posted Fevereiro 7, 2022 at 10:19 pm

        O nível nos clássicos foi deprimente e mesmo nos outros jogos esteve longe do que sabe. Para o nível que pode, foi fraco na minha opinião.

        • Mantorras
          Posted Fevereiro 8, 2022 at 9:42 am

          Foi claramente dos melhores da equipa com o Porto e com o Sporting. Nao tem culpa que o resto da equipa nao saiba dominar uma bola e ainda sejam piores que ele a defender.

          Nao concordo nada, basicamente o Weigl ou faz jogos perfeitos ou tem culpa ate por golos de livre quando a barreira abre e ele nem da barreira fazia parte… mas pronto…

          • troza
            Posted Fevereiro 8, 2022 at 3:08 pm

            Claramente dos melhores… falhou em 8 dos 9 golos sofridos mas claramente dos melhores…

            • Mantorras
              Posted Fevereiro 9, 2022 at 2:49 pm

              Isso é totalmente mentira. Nem tu acreditas nisso, ja pareces o Clismo a atirar cenas para o ar a ver se cola. Nao sejas Bruno de Carvalho homem. Nao sejas Rui Gomes da Silva. Tenta ser melhor que isso.

              Basta so recuar aos dois ultimos jogos, que sao os dois jogos onde esteve pior o ano todo, e temos:
              – 1 golo com o Gil, podes pegar pelo AA a passear classe em vez de recuar, pelo Otamendi que voltou ao normal e vai cheio de pujanca e so faz asneiras, ou pelo Vertonghen que é outro Ferro, mas nao… foi o Weigl.
              – 2 golo com o Gil, um canto onde o jogador que faz golo esta entre Vertonghen e Otamendi.
              – 1 golo do Tondela, outro canto, quem disputa a bola é o Grimaldo, que era quem estava a marcar, o redes faz um defesa fraquinha e o Lazaro esta a dormir e nao chega para impedir a recarga.

              Ou seja, ele tem culpa em 8 de 9, mas nos ultimos 3 nao tem nenhuma… bela matematica. Eh pah… menos… deixa la de perseguicoes absurdas e irreais, ou de odios de estimacao homem. Eu nao tenho nenhuma adoracao pelo Weigl, mas faz-me confusao ver inumeras pessoas que so sabem ver defeitos no homem, e nao vem que a dupla/tripla do meio nao funciona e que a defesa é ridicula.

              O Fejsa era um craque e limpava tudo, mas assim que a equipa deixou de conseguir jogar em 30m e passou a ter que cobrir 60m sozinho a toda a largura, nunca mais teve um rendimento top. A culpa era dele? Ele mudou? Nao. A culpa é da equipa. O Weigl pode sair e vai continuar tudo igual.

              • troza
                Posted Fevereiro 9, 2022 at 10:06 pm

                Nos jogos com o Sporting e o Porto foram 9 golos com ele a falhar em 8 deles.

                Não é uma questão de acreditar ou não… é uma questão de ter sido um facto.

                Com o Tondela a primeira falha foi o Grimaldo mas a atitude do Weigl a encolher-se com medo da bola foi a mesma no golo do Portimonense. Ele tem medo da bola e é jogador de futebol?

      • troza
        Posted Fevereiro 7, 2022 at 10:14 pm

        Os jogos com o Porto e o Sporting foram na última semana?

        Ele nem no início da época esteve bem…

        Isto é o Weigl normal. Felizmente começam a reparar que não dá. Já dizem que está num mau momento… Um dia ainda vão acordar e ver que o bom momento de época dele corresponde ao colega dele ter pernas para aguentar pelos dois e a equipa estar toda virada para o compensar defensivamente… E que ele nunca compensou as fraquezas com nada

        • Mantorras
          Posted Fevereiro 8, 2022 at 9:47 am

          Ja sabemos que nao consegues ter uma opiniao imparcial sobre o Weigl e segundo as tuas teorias se o RC vir a luz e o mandar para a Turquia ainda ganhamos o campeonato. So que nao.

          O homem tem sido criticado desde que chegou, nao sei em que mundo vives… O que aconteceu foi que os “enormes” que so criticavam o homem foram ficando caladinhos com a vergonha ao ver o desempenho dos outros e ele a ser o melhor da equipa, mas nao perdem uma oportunidade para voltar a carga.

          Eu tou contigo, gostava de fazer a experiencia. Era meter o Meite a trinco la com o Mario e o Bernardo e ver a categoria que ia ser defensivamente. E voltar atras no tempo e ir ao Dragao assim, certamente iamos dar chocolate e vencer por 4 ou 5. Quem nao se lembra daquele lance aos 30s claramente culpa do Weigl? Os outros jogam bue, mas o Weigl ta sempre a estragar tudo. Concordo.

          • troza
            Posted Fevereiro 8, 2022 at 3:22 pm

            O homem tem sido criticado? É só ouvir os comentários da BTV e tudo o que não faz mal sai elogio para a mesa Weigl. E quando faz asneira fica tudo calado.

            Não bastou o gajo falhar incrivelmente em 8 dos 9 golos sofridos contra Sporting (liga) e Porto (taça e liga) para abrir os olhos não sei o que fará.

            Por muito menos o Roberto foi queimado. Sim, o Roberto levou o carimbo de flop sem enterrar 1/3 do que enterra o Weigl.

            Eu até dava o benefício da dúvida mas o gajo não tem atitude nenhuma dentro de campo… todos os jogos há lances onde vai a passo para a defesa quando apenas o correr permitia-lhe disputar lances (e nem falo de defender bem nem nada… simplesmente correr para estar lá). Depois tem medo do contacto… olha o golo do Tondela… já fez o mesmo com o Portimonense. Ele tem medo de fazer um doi-doi. Só pode.

            A juntar a isto tudo, não tem qualidade nenhuma que me faça gostar dele como jogador.

            E ele é como o Roberto… sem ele não é garantia de vitórias mas podes ter a certeza que com ele é garantia de não vitórias.

            O Benfica não consegue ter um jogo tranquilo com ele em campo mas de certeza que é coincidência… depois é ver os vídeos… ele a passo e quem é apanhado a sprintar e a compensar a falta de atitude? Só este ano: Rafa, Darwin, João Mário, Otamendi, Lucas Veríssimo (estes dois últimos foram apanhados nas camaras claramente chateados e frustrados pela falta de esforço do alemão) só para dar alguns exemplos.

            Ainda na final da taça da liga o Sporting criou inumeras situações pelo lado dele… e quando esteve mais descaído para esquerda com o Grimaldo foi logo uma bola ou poste… ele é muita bom mas ninguém consegue fazer com que ele resulte com consistência suficiente para aguentar um campeonato.

            Já foi 4-4-2, já teve lá com um trinco, como trinco… depois os 3 centrais (em que o treinador admitiu que era para o ajudar)… também não resultou… agora vamos no 4-3-3 e controlar um jogo a meio campo e ter uma exibição convincente com ele ali? Raro e sinceramente só me lembro de uma… em que jogámos em contra-ataque o jogo todo.

            E o pior é que no Benfica se faz auto-sabotagem onde o Grimaldo e o Weigl que falham defensivamente todos os jogos e que têm problemas de dar o 100% quando estão em campo são os únicos que não saiem e nem sequer têm concorrência como deve ser.

            Por fim… deve ser coincidência também todos os recordes negativos que o Benfica fez desde que ele chegou… tudo culpa dos colegas né? Imagino…

  • Kenya24
    Posted Fevereiro 7, 2022 at 9:20 pm

    Eu sei que vou ser atacado por muitos aqui, mas não vejo tanta diferença do Benfica para os outros 2 rivais.
    O Benfica tem é um grande problema psicológico que quando as coisas começam a correr mal raramente dão a volta, e depois é muito inconstantes tanto são capazes de dar 5-6-7 como no próximo jogo não conseguir marcar um golo.
    Depois temos o Rafa que nuns jogos parece o Messi e depois outros parece um mágico ( mal entra em campo desaparece ).
    Também tivemos alguns lances de arbitragem que nos prejudicaram, não justifica tudo, no jogo com o Gil por exemplo fomos prejudicados aos 7 min mas carago tínhamos tanto tempo para dar a volta.
    Depois também temos sofrido golos de bolas paradas jogo sim, jogo sim.
    Em alguns jogos também não temos sorte nenhuma, lembrar o jogo com o Portimonense em que nem um golo em tantos lances conseguimos marcar, contra o Sporting podíamos ter empatado e no minuto a seguir levamos logo com um golo, contra o Gil Vicente o Gil foi lá a primeira vez marcou ( diga-se com uma passadeira vermelha estendida ), o segundo então até com as costas nos marcam golos.
    Tudo isto para dizer que com jogadores mais fortes psicologicamente, com um treinador em condições,um bocado de sorte num jogo ou outro, melhores arbitragens, Lucas Veríssimo se não se tivesse lesionado e com Darwin a full-time podíamos estar a lutar pelo título.
    Mas o que é certo é que em janeiro já estamos afastados de todas as competições internas.

    • Gustavinho
      Posted Fevereiro 7, 2022 at 9:30 pm

      Como assim?
      O Benfica perdeu 4x com esses 2 rivais nos últimos 2 meses.
      100% derrotas.

      • Kenya24
        Posted Fevereiro 7, 2022 at 11:44 pm

        Compreendo o que dizem quando falam nos jogos grandes que até agora para o campeonato foram dois, e perdemos e perdemos bem, no dragão foi sem espinhas mas no contexto em que foi até dou esse de barato.
        O Benfica já foi campeão sem ganhar um jogo grande (acho eu), o Benfica nos últimos anos tem perdido muitos pontos em casa ( Portimonense, Gil Vicente e Moreirense) só aqui estão 8 pontos, dava para estar a frente do Sporting por exemplo, mas isto deve ser algo que os dirigentes do Benfica devem discutir.
        Basta ver um jogo no dragão, em alvalade e na luz e vemos a diferença de ambiente que é para os adversários.
        Já ninguém tem medo de ir ao estádio da luz, e nos jogos fora parece que jogamos em casa.
        Eu sei que falar de arbitragem é um pouco redutor e ninguém sabe o que acontece depois desses lances, e se dão golo ou não, mas qqr adepto que seje sério vê que o Benfica tem sido prejudicado, ainda hoje o lance do Everton à uns anos era penalty fácil, imaginem este lance com as camisolas do porto ou Sporting, alguém tem dúvida que marcavam penalty?
        Por exemplo no jogo do Moreirense o guarda redes perdeu tempo desde o 1 minuto, na primeira parte da um minuto de compensação e na segunda pensa que deu 5, alguém imagina isto no estádio do dragão?
        Mas eu acho q a grande diferença para os adversários é mesmo na componente psicológica, física e atitude competitiva.
        E basta ver que os resultados mais expressivas do campeonato são todos do Benfica, isto só denota que é uma equipa do melhor e do pior.

        • Neville Longbottom
          Posted Fevereiro 8, 2022 at 12:04 pm

          Essa dos lances serem diferentes nos rivais faz-me lembrar o golo do Coates anulado em Famalicão. Assim de repente.

      • Napoleon
        Posted Fevereiro 7, 2022 at 10:17 pm

        No primeiro ano de Rui Vitória, Benfica perde 6 jogos seguidos contra os rivais.
        Como acabou? Benfica campeão, ganhou apenas o clássico que interessava, em Alvalade, tendo depois ganho pontos contra os pequenos, que aí sim se decide o campeão, não nos jogos grandes.

        • Neville Longbottom
          Posted Fevereiro 8, 2022 at 12:03 pm

          Não ganhou o clássico que interessava. Ganhou 1. Não foi nem mais nem menos importante que os outros.

    • PortistaDesdePequenino
      Posted Fevereiro 7, 2022 at 9:30 pm

      São muitos ses… E muitas desculpas. Até poderia aceitar que se dissesse que não há grande diferença para os rivais se os jogos entre eles tivessem sido minimamente equilibrados. Em 2 jogos contra o Sporting e outros 2 contra o Porto, o Benfica foi sempre inferior.

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Fevereiro 7, 2022 at 9:27 pm

      Deve ser um recency bias muito grande, porque deve ter sido basicamente pegar neste último jogo (com um Tondela super frágil) e olhar para ele ao mesmo tempo que se olha para os últimos dos rivais, que tem sido fraquinhos.
      A diferença de nível ficou bem patente nos jogos entre as equipas.

      • TOPPOGIGGIO
        Posted Fevereiro 7, 2022 at 10:00 pm

        O que dizes não contraria o que diz o Kenya24. As derrotas foram justas e houve mérito tanto do FCP como do SCP (reconhecido pelos benfiquistas), mas repara que em todos esses jogos aconteceu exactamente o que ele diz – e que eu concordo, para além dos próprios tiros nos pés – e o Benfica não soube reagir à contrariedade. Contra o FCP levou dois golos de rajada nos dois jogos e no jogo da Liga ainda reduziu, mas 2mn depois fica com menos um. Contra o SCP no 3-0 o SCP, tendo uma orientação e sabendo o que fazer em campo, sabia que era uma questão de tempo até o Benfica perder o controle, estando a perder desde cedo. Na Taça da Liga, leva um golo logo no início da 2a parte e psicologicamente foi uma machadada. Claro que os adversários não têm culpa disso e o Benfica é que tem de ser competente, mas deixa se ser verdade que essa é uma das pechas da equipa… Entre FCP e SCP na minha opinião o FCP está a jogar muito melhor. O SCP tem o mérito de, não sendo brilhante, ser competente e psicologicamente mais robusto que o Benfica… E tu sabes bem o que é isso uma vez que o SCP passa normalmente largos anos em que parecia que SLB e FCP não estavam grande coisa mas ganhavam e o SCP perdia jogos que “se fossem os rivais teriam ganhado” em iguais circunstâncias…

        • Pablo
          Posted Fevereiro 8, 2022 at 12:46 pm

          É o que alguns dizem, o Benfica está como está devido a muitos adeptos… Faz as contas de quantas derrotas temos nas últimas duas épocas contra os rivais e vais ver que não teve nenhum azar. Sempre mansinhos “Ah se não fosse isto”, “Ah ainda tenho esperança de ganhar o campeonato”, levamos porrada com Porto, muitos disseram “Ah ganhámos os jogadores…” é cada uma, no ano passado ainda tentaram aceitar a desculpa do covid. Mansinhos…

          Aceitem que o Benfica atualmente é medíocre, não jogam nada e precisa de limpeza geral, Weigl no Benfica a esta altura não compensa em nada, Rafa não é melhor do campeonato não vale um chavo, menos fanatismo e mais racionalidade. O Benfica não joga nada.

          • TOPPOGIGGIO
            Posted Fevereiro 8, 2022 at 1:31 pm

            Bem acho que a resposta não foi para mim Pablo… Agora se viste alguém a ser fanático, a ser pouco racional e a dizer que a culpa não é do próprio Benfica, acho que sim, deves responder a essa pessoa… Da minha parte a crítica é precisamente a equipa por lhe andar a faltar estofo há muito tempo…

            Por outra lado não acho que a racionalidade ande de mão dada com o Weigl ou o Rafa, quando a questão é bem mais profunda que o jogador A ou B. Acho que referir jogadores em particular, como se a sua troca/saída da equipa resolvesse as coisas estará mais próximo do fanatismo na medida em que, subentende-se, o resto está muito bom…

        • Filipe Ferreira
          Posted Fevereiro 8, 2022 at 8:51 am

          Tens razão, mas não é como se isso viesse caído do céu. Essa capacidade de responder às contrariedades parte muito da liderança no balneário e no crer no trabalho que é feito durante a semana. No Benfica nem há liderança e às vezes até duvido que haja trabalho.
          Podemos ver as coisas assim, mas também em algumas ocasiões vimos o Benfica golear (e bem) com meia dúzia de remates.
          Neste Benfica nunca sabemos o que esperar. Ou sai goleada ou perdem pontos, parece que não há ali um meio termo.
          Depois de uma vitória confortável é fácil vir aqui dizer que afinal as coisas não estão assim tão más. Mas é só até à próxima derrota/empate.

          • TOPPOGIGGIO
            Posted Fevereiro 8, 2022 at 11:43 am

            No fundo estamos os 3 de acordo no geral: tem a ver com liderança e quando ela falta é tudo mais anárquico e tanto pode correr bem como correr mal, tendo a 2a hipótese prevalecido nas últimas epocas. Quando não há uma orientação a equipa, seja o Benfica ou outra quase que dúvida de si própria; poucas assumem a responsabilidade. Falta nervo.

            Quanto a uma vitória fazer com que se mude depressa de opinião a mim não me toca pois preciso de consistência, de um significativo número de jogos para dizer que o meu clube está a jogar bem e que me está a inspirar confiança. Mais depressa o Benfica (estando a jogar bom futebol) joga mal 2 ou 3 e eu generalizo e digo que não anda a jogar nada do que, estando a jogar mal, faz 2 ou 2 jogos bons e digo que está muito bem.

            Foi melhor ontem, sem dúvida, mas espero muito muito mais; espero que o plantel consiga interiorizar que tem qualidade para bater qualquer equipa interna, assim haja nervo em campo e controle emocional. Mas é mais fácil fazer isso trabalhando sobre vitórias e isso não é cliché. Mas vamos ver, caso SCP perca o clássico e o Benfica encurtar para 3 pontos, o que ouviremos por aqui tanto de benfiquistas como de sportinguistas…

        • Mr. Mojo Risin'
          Posted Fevereiro 7, 2022 at 11:07 pm

          Os resultados podiam ter sido mais ou menos equilibrados, mas no computo dos 90 minutos em praticamente todos os jogos, eu vi uma diferença bem notória de nível. Isso nem sempre se traduz nos resultados, mas olhando apenas para o que aconteceu no campo eu vi uma equipa bem inferior às outras.
          O que foi dito é que não vê grande diferença entre o Benfica e os outros dois. Eu vejo, coletivamente então é gritante. O plantel ainda ter valores individuais de alto nível é que pode disfarçar a coisa.

  • Tiago Silva
    Posted Fevereiro 7, 2022 at 9:12 pm

    Exibição bem mais competente do que as anteriores, ainda assim ainda há muito para melhorar. Parece-me que hoje jogaram aqueles jogadores que têm que servir como base para o resto da época, Rafa apareceu mais por dentro e deu logo outra fluidez, Everton a definir bem e a combinar bem com o Grimaldo, Darwin a cair muito nas alas e a deixar espaço para o Gonçalo Ramos e para o Paulo Bernardo em zonas de finalização. Mas ainda existe lacunas a trabalhar e algumas mais graves, nomeadamente no espaço atrás dos médios onde o Weigl e os centrais ficam muito expostos e no controlo da profundidade. Em termos ofensivos é necessário mais incividade entre-linhas e na zona de finalização.

    Estamos a ver um Benfica que quer crescer e hoje vi algumas ideias implementadas. É continuar a crescer, jogo a jogo.

  • BENFICA36
    Posted Fevereiro 7, 2022 at 9:10 pm

    Diferença de 10 pontos retomada para o Braga.

    Mais 3 pontos e apenas isso, Paulo Bernardo e Gonçalo Ramos não somaram pontos , Weigl está a descer de forma, Vlachodimos também a errar em alguns lances e sobretudo Rafa que está fora de forma e tudo o que fez, fez mal .

    Otamendi , Vertonghen, Grimaldo a terem nota positiva mas a noite pertence a Everton e Darwin, os melhores e se Everton começa a justicar o investimento face às últimas exibições, Darwin é o principal activo do Benfica.

    Falta apenas Lázaro que nem sei o que achar , penso que Gilberto faria o mesmo .

    Nelson Veríssimo fez todas as substituições que eu faria face ao banco apresentado hoje mas nenhuma acrescentou à excepção do Meite que ainda deu alguma consistência defensiva.

    Taarabt,Diogo Gonçalves não acrescentaram nada e Henrique Araújo e Radonjic ainda estão fora do processo da equipa.

    Agora é pensar no próximo jogo e ganhar pontos a um dos 2 primeiros classificados ,se der empate aos dois .

    De 12 e 6 para 10 e 4 ou 9 6 ou 12 3 , muito honestamente o Sporting ganhar seria o melhor pois a distância para o líder diminuía para 9 pontos e podia ser que quebrassem um pouco.

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Fevereiro 7, 2022 at 9:23 pm

      O melhor para o Benfica, parece-me óbvio que é o Sporting perder. Achar que ainda vão a este título é ilusório. A luta é pelo segundo lugar e uma derrota do Sporting ajudaria a isso. Caso o Sporting ganhe, parece-me que o Benfica têm a posição definida no campeonato com mais de 10 jornadas por jogar

      • Filipe Ferreira
        Posted Fevereiro 8, 2022 at 8:54 am

        Completamente. Mais depressa perde o Benfica uns 15 pontos do que o Porto 12 ou 9

      • BENFICA36
        Posted Fevereiro 8, 2022 at 8:16 am

        Se existisse verdade desportiva, o Benfica teria mais 7 pontos ( Vitória contra Estoril,Gil Vicente e Moreirense ) , estaria a 5 do Porto e com mais 1 ponto do que o Sporting.

        Nada é impossível no futebol.

        O Porto pode perder contra o Sporting, pode perder em Braga e assim o Benfica fica a 6 pontos dos 2 da frente tendo que jogar contra ambos .

        Além do desgaste que terão ao jogar entre si na taça de Portugal. Podem escorregar onde menos se espera .

        O Benfica só têm de fazer o seu trabalho e a arbitragem deixar de roubar.

        O Sporting ainda recentemente perdeu contra Braga e Santa Clara , o Porto está à muito tempo sem perder portanto também irá quebrar mais tarde ou mais cedo .

        O Benfica se ficar a 9 e 6 e tendo que jogar com os dois ,pode reduzir para 6 e 3 e o Braga em Braga pode emperrar o Porto ficando em 3 e 3 , só é preciso mais um deslize . Enquanto for matematicamente possível, eu acredito ,embora também acho altamente improvável .

        Como adepto acredito, como pessoa que vê futebol acho que já era .

        É algo difícil de explicar , deitei a toalha ao chão contra o Moreirense mas depois penso que no futebol tudo é possível, ainda para mais quando ainda falta uma volta para jogar.

        Se o Sporting ganhar e ficarmos a 9 e 6 , diria que vai ser uma segunda volta emocionante e com muitas reviravoltas.

        • Mushy
          Posted Fevereiro 8, 2022 at 9:40 pm

          Qual verdade desportiva?? A sua verdade desportiva aos seus olhos??
          Se falar com adeptos de clubes rivais diriam que se houvesse verdade desportiva estava com mais pontos e os adversários com menos.
          Só sabe olhar para jogos que teve queixas da arbitragem, mas no que beneficiou não entra para as contas.
          Em outros anos que todos queixavam de eram beneficiados e ganhavam queixavam que os outros reclamavam muito da arbitragem, mas está a fazer o mesmo que tanto critica.

        • Filipe Ferreira
          Posted Fevereiro 8, 2022 at 12:27 pm

          Primeiro era porque o Benfica tinha o dobro dos jogos nas pernas. Agora é porque mais cedo ou mais tarde o Porto vai quebrar e o Sporting perdeu com o Santa Clara e o Braga.

          Se o Porto perder com o Sporting, e com o Braga e o Benfica ganhar ao Porto, se deslizar mais uma vez… tantos “ses” e o Benfica nem ao Porto ganha provavelmente.

          O Porto perdeu 4 pontos no campeonato todo. Tás a querer dizer que o Porto vai perder 4 vezes nas últimas 13 jornadas?

        • Neville Longbottom
          Posted Fevereiro 8, 2022 at 12:11 pm

          Se houvesse verdade desportiva, muita coisa (mas muita coisa mesmo) mudaria, inclusivamente muitas coisas no vosso clube.

  • Bruno Cunha
    Posted Fevereiro 7, 2022 at 9:02 pm

    Acho que vi Weigl falhar mais passes nestes 2 últimos jogos que em toda a sua carreira de Benfica.

    • troza
      Posted Fevereiro 7, 2022 at 10:16 pm

      Sempre que não faz o passe fácil mostrava que não era tão bom como o diziam… A malta está é apenas a começar a reparar.

      • Gato das Bolas
        Posted Fevereiro 8, 2022 at 10:00 am

        Troca a cassete.. sempre a bater na mesma tecla.. Começo a achar que o Weigl te roubou a mulher e estás ai com alguma coisa por resolver…

        • troza
          Posted Fevereiro 8, 2022 at 3:12 pm

          O Weigl apenas acabou com qualquer hipótese de o Benfica controlar um jogo a meio campo.

          Eu não percebo a malta que não podia com o Pizzi no meio mas acha que o Weigl é a última bolacha do pacote… é que com eles ali não dá para fazer nada… ok, o Pizzi ainda deu algumas vezes mas tinha Fejsa… mesmo assim não o queria ali no meio…

          E se estou sempre a bater na mesma tecla é porque a miséria que foi os jogos grandes dele é a esperança que a malta comece a abrir os olhos. O Benfica não vai ganhar nada enquanto jogar com um gajo que joga no meio campo e que para além de defender mal, defende sem atitude nenhuma. Mas este é adorado sem fazer nada. Por muito menos se leram aqui críticas ao Renato Sanches e ao Ruben Dias… mas como este tem carimbo da baviera é adorado… enfim…

          • Mantorras
            Posted Fevereiro 9, 2022 at 2:36 pm

            O Weigl nao acabou com nada. O vieira e os amigos sim. Os treinadores sim. Os pizzis e os almeidas sim. O Weigl é so mais um.

            O problema de nao controlar jogos a meio campo nao é do Weigl. É da dupla ou da tripla. O futebol é um jogo colectivo.

            O Weigl teve horrivel nos ultimos 2 jogos, mas nao nos outros, isto é ver futebol imparcialmente. Posso me enganar, mas ao menos nao ando a fazer caca as bruxas.

            • troza
              Posted Fevereiro 9, 2022 at 10:16 pm

              Claro… o Benfica antes dele chegar teve um ano em que perdeu um jogo e empatou outro para o campeonato.

              Aliás… o Benfica teve uma decada com muitas poucas derrotas em casa…

              Chega o Weigl… mas foram os outros que tiveram inclusivé lá todos durante esses 10 anos mas claramente ele não teve influência nenhuma.

              E quanto a ser um jogo colectivo? É verdade. Mas se Pizzi com Fejsa e ninguém queria o Pizzi no meio campo, se até com meio campo a 3 com Pizzi lá também não funcionou. E a culpa era de quem? Do Fejsa e dos outros? Ou do Pizzi? Ou melhor, de quem o colocava lá.

              Mas chega o Weigl, o Benfica não controla o meio campo mais mesmo com os jogadores que funcionavam antes dele chegar e obviamente que a culpa não é dele. Depois é todos os jogos ver o gajo sem recuperar a defender, é o gajo distraído em vários lances e auto estradas por onde ele anda… e a culpa é do(s) colega(s)?

              Eu gostava muito de estar enganado mas desde que ele chegou não melhorou o suficiente para se manter a aposta nele 2 anos. Por muito menos vimos adeptos do Benfica a crucificar jogadores mas este tem crédito infinito.

              Isto não é caça às bruxas… isto é o inverso do Cardozo… a quantidade de Benfiquistas que o criticava era incrivel para o jogador que era. Mas agora já reconhecem a sua qualidade… um dia com o Weigl vai ser ao contrário… será é tarde de mais. Até agora já são 2 anos e meio de atraso (sim, ele vai ficar até ao final da época). A culpa foi do Tarabaat, do Gabriel, do Pizzi, do Almeida, do Rafa (lol), do JJ, do Vieira, do Ferro, do Seferovic… enfim, já mudaram todos mas arranjam-se sempre novos culpados. O Meite fez um jogo e levou o rotulo com menos falhas que o Weigl… só ainda não jogou o suficiente com ele para ser o culpado… Ainda vai ser do João Mário (já começou), do Paulo Bernardo, do Otamendi, do Darwin e tal… incrível é como a culpa vai parar a quem passa a vida a compensar o Weigl… mas nunca a culpa é dele…

              Aliás, os vídeos que andam aí do André Almeida a recuperar a passo são sempre acompanhados de outro jogador a fazer o mesmo que ele… mas esse passa pelos pingos da chuva…

    • Mantorras
      Posted Fevereiro 7, 2022 at 9:12 pm

      Verdade. Nao vi este com muita atencao, mas no ultimo foi realmente Taraabtesco.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Fevereiro 7, 2022 at 9:10 pm

      Mesmo! Estes dois especificamente foi um fartote. Lazaro e Cebola também tem falhado muitos e os de Vertonghen muitas vezes saem com muita força. Vitória justa e que podia ter sido mais gorda mas houve relaxamento depois da expulsão (injusta a meu ver). Darwin fez falta nos útimos jogos e Ota também; o homem sai 10 segundos de capo e sofremos logo um golo :D

Deixa um comentário