Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Com Quaresma e Fernando, Portugal pode chegar ao pódio no Mundial 2014»

Concorda com o treinador que venceu o campeonato nacional ao serviço do Boavista?
«Tenho confiança que se o Quaresma e o Fernando forem chamados, podemos ficar nos três primeiros lugares. Se eles forem [ao Mundial 2014], com a equipa, treinador e boa organização que temos, podemos lutar pelo pódio», afirmou Jaime Pacheco em declarações à margem da XI Gala do jornal Gaiense. Este regresso do Mustang ao FC Porto tem tido tanto impacto que Fernando Santos também reconheceu que lhe dava jeito ter na Grécia um jogador como o extremo portista, já Jesualdo Ferreira considerou «Quaresma nunca foi um jogador muito feliz nas seleções e ele sabe isso. Está a fazer uma reafirmação de que necessitava e queria, e a ultrapassar uma crise de identidade por que seguramente passou. Isso é muito mais importante para ele do que ir à Seleção, pois se tal não acontecer ele sabe que não irá à Seleção».

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Março 26, 2014 at 3:21 am

    Sou da opinião que o fernando sim poderia ser convocado e o william poderia ser puxado para 8, com moutinho à sua frente.

    EduardoG

  • Anónimo
    Posted Março 25, 2014 at 10:40 pm

    Este discurso do Jaime Pacheco parece encomendado pelo "Papa". Quanto valerá o passe do Fernando após a ida a um Mundial por uma selecção como a portuguesa?

    Paulo

  • João7
    Posted Março 25, 2014 at 7:16 pm

    Não percebo a ideia de não quererem o Fernando na selecção. O William Carvalho é excelente mas ainda só jogou um ano no campeonato português e não tem a experiência do Fernando na Europa contra grandes equipas. Quem deve representar a selecção nacional são os melhores jogadores seleccionáveis e não os mais "patriotas". Se as regras assim o permitem e as outras selecções o fazem, não percebo porque não o devemos fazer também.
    Se a Espanha ganha o Mundial, o que fica para a história é que foi Campeão. Ninguém quer saber se jogou com um brasileiro (Diego Costa) ou como jogou com Senna há uns anos.

    Se em 2003/2004 fosse ano de Mundial e não ano de Europeu, o Deco provavelmente também tinha escolhido jogar pelo Brasil. Não tenho grandes dúvidas que isso podia acontecer. O Liedson também preferia representar o Brasil, como é óbvio.

    Se o Paulo Bento acha que o Miguel Veloso e o W. Carvalho se adequam mais ao nosso estilo de jogo, já é outra conversa. Mas para mim, o Fernando era titular da nossa selecção e o W. Carvalho também era seleccionado.

  • Anónimo
    Posted Março 25, 2014 at 7:10 pm

    quaresma é imperativo ser titular na selecção!!!!!

    fernando … pela qualidade sim …. mas por tudo o resto NÃO PODE IR A SELEÇÃO!
    se ele tal como deco ou pepe ou até liedson nunca tivesse dito que o seu sonho era jogar pelo brasil era uma coisa!

    agora o ingresso na seleção nacional ser uma segunda opção?! quando já temos melhor que ele lá (William) ?
    enfim

    rpga

  • lizardking
    Posted Março 25, 2014 at 6:35 pm

    O que interessa se eles são jogadores diferentes ou não?comparar jogadores nas posições é comparar jogadores nas suas posições. Se eles jogam a 6 comparam se.Não interessa se depois na função têm caracteristicas diferentes ou não.Isto para complementar que sou completamente contra Fernando na selecção. E que quaresma se continuar assim pode ser chamado.No entanto o percurso dele na selecção é reconhecidamente pobre ao nível das exibições

  • Fábio Minas
    Posted Março 25, 2014 at 6:15 pm

    Se Portugal jogar com o Fernando vou deixar de ver os jogos da nossa seleção, vou começar a ver os do Brasil que é quase igual

  • Fideliscp
    Posted Março 25, 2014 at 5:18 pm

    Mas está tudo doido?! Os pais do William já eram portugueses porque nasceram em território português antes da descolonização e provavelmente vieram para Portugal com essa nacionalidade.
    Qualquer semelhança com alguém que nasceu num país independente há 150 anos só pode ser doidice, para não falar no percurso pelas selecções jovens.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 26, 2014 at 10:46 am

      A Franca saca o quê?

    • João
      Posted Março 25, 2014 at 6:55 pm

      Como é que é!?!?

      Bora Estónia, Lituânia, Letónia, Ucrânia, Moldávia.. agora joga tudo pela Rússia e pouca treta. E a França, que frente de ataque! Só à pala da Costa do Marfim, saca o Drogba, Bony, Gervinho e Doumbia. Já agora, venha o Kévin Gameiro e metade dos Daft Punk, que os pais nasceram cá. Siga, já temos avançado para a selecção e 6 grammys. Assim isto vai lá.

  • Bruno Fonseca
    Posted Março 25, 2014 at 3:41 pm

    Quanto á convocatória para o Mundial a minha seria:

    Rui Patrício
    Beto
    Ricardo ou Anthony Lopes
    João Pereira
    Pepe
    Bruno Alves
    Neto
    José Fonte
    Fábio Coentrão
    Diogo Figueiras
    William Carvalho
    Fernando
    Adrien
    Moutinho
    Meireles
    Rafa
    Quaresma
    Varela
    Nani
    Ronaldo
    Hugo Almeida
    Nélson Oliveira
    ??

  • Bruno Fonseca
    Posted Março 25, 2014 at 3:32 pm

    Boa tarde!

    Eu sou bocado nacionalista mas acho que o Fernando faz falta á nossa seleção, vem acrescentar muito com certeza.

    Quanto ao Quaresma merece sem duvida ir ao Mundial. É na minha opinião atualmente o segundo extremo português em melhor forma.

  • Luis Figueiredo
    Posted Março 25, 2014 at 3:27 pm

    Sou Caboverdiano residente na ilha de Santiago, mas desde muito pequeno sou um adepto fanatico na nossa seleção das Quinas e como um adepto que quer ver a nossa seleção singrar na mundial o melhor meio-campo que podiamos apresentar seria Fernando sem duvida a trinco no lugar do M.veloso que nen consegue correr direito, depois um bocadinho mais a frente colocaria o W.Carvalho do lugar de R.Meireldes que é um jugador que admiro muito mas que sejamos sinceros já esta um bocado velho e por fim o nosso GRANDE pequeno J.MOUTINHO como construdor de jogo , para min este seria sem sobras de duvida o melhor meio-campo que a nossa seleção poderia apresentar no Mundial e ate aspirar em ganhar esta grande competição ! !!!! Saudações Benfiquistas diretamente de Cabo Verde

  • Anónimo
    Posted Março 25, 2014 at 3:11 pm

    Para mim jogadores para jogarem na selecção têm de ter nascido em portugal ou ser descendentes de portugueses, não são esses "chico-espertos" (ex: fernando, w.carvalho,lima,pepe) uns porque não tem hipóteses de representar a selecção do seu país devido à falta de qualidade ou então devido à existência de melhores jogadores para a posição, outros porque a selecção de origem não é tão forte quanto as outras por isso não têm hipótese de se mostrar.
    Posto isto quem nos garante que é impossível alcançar um bom resultado sem um w.carvalho,fernando ou um pepe?
    Vejam o exemplo do Athletic, disputam a melhor liga do mundo e não é por causa de terem jogadores só do País basco ou descendentes de bascos que deixaram de ser campeões ou de estarem em 4 lugar(?!)
    O problema de portugal é que metade do possível 11 titular é suplente em várias equipas.

    Quanto ao post concordo com a chamada de quaresma mas não concordo com a chamada de fernando.

    Tiago Lacerda

    • KingLeao
      Posted Março 25, 2014 at 3:58 pm

      este comentario e so racismo, mas que raio o W.Carvalho e portugues esta em Portugal des os seus 7 anos, e falar do Pepe quando e o jogador que sente mais a camisola das quinas e incrivel este comentario devia ser apagado.

      SL

  • Anónimo
    Posted Março 25, 2014 at 2:44 pm

    Comparar a naturalização do Diego Costa com Fernando é gozar… Diego Costa tem lugar na selecção brasileira e Fernando não. Um vai por escolha, o outro porque ninguém o quer… Se o problema é não termos uma selecção competitiva, então criem regras de mínimos de jogadores nacionais, e protejam os clubes formadores. A solução não pode passar por ficar com os melhores estrangeiros a jogar em Portugal…
    Cumprimentos
    Simão

  • jose martins
    Posted Março 25, 2014 at 2:42 pm

    Porque convocar Fernando?? Ele nem é Português! Quaresma?? Só gosta de protagonismo e é um arruaceiro.

    • João
      Posted Março 25, 2014 at 3:43 pm

      Ronaldo? Mandar braçadeiras para o relvado porque lhe anulam um golo e mandar calar os próprios adeptos? João Pereira? Um tipo com um historial de expulsões e umas sapas a dizer "casal ventoso"? O Coentrão, que fazer uma frase em português é de gesso e aquele cabelinho oxigenado à azeiteiro? O Figo com aquela penca e aquelas assinaturas por 20 clubes diferentes quando foi para Espanha? O Nani, Djaló, Rolando, William… nem portugueses são!

      Fernando Alexandre e Tony à selecção! Volta Cadete!

      Poupem-me.

  • Filipe
    Posted Março 25, 2014 at 2:36 pm

    Os meus convocados seriam +/- isto(e digo +/- porque me posso esquecer de alguem):
    Patricio
    Beto
    Ricardo(não sei como tem estado o redes do Lyon mas também seria opçao caso esteja bem)
    Joao Pereira
    Cedric
    Pepe
    Bruno Alves
    José Fonte
    Rolando/Neto
    Coentrao
    Silvio
    William
    Miguel Veloso
    Moutinho
    Meireles
    Adrien
    Amorim
    Danny
    Quaresma
    Nani(caso não tenha mais nenhuma lesão ate final da epoca e comece a jogar com regularidade)
    CR7
    Hugo Almeida

    PS: Não convocaria Fernando pelo simples facto dele ja ter referido varias vezes que nao queria jogar pela seleçao, e o outro PL dependeria muito do que irá acontecer ate final da epoca.

  • Lourenço
    Posted Março 25, 2014 at 2:07 pm

    vergonhosa a campanha a favor de um jogador que ja tinha dito claramente que selecçao só a do Brasil.
    Só que os anos passam e canarinha nada..

    MAs como o Dom Corleone do Porto necessita que o Polvo seja interacional pelo menso uma evz, para o vender para Inglaterra, TODA a comunicação social entra nesta campanha vergonhosa…
    Valor do jogador não está em questão, o que está em questão é que a seleção já não é a de todos nós, é a dos interesses. (pessoalmente nada contra naturalizações, desde que não sejam por maroscas ….)

    Vá bentinho, continua a baixar -te que já se vÊ o rego. Semrpe pensei que tinhas mais coluna dorsal que o Queiroz, mas são todos do mesmo saco.

    • Hélder A.
      Posted Março 25, 2014 at 2:33 pm

      Infelizmente (principalmente no futebol) as pessoas têm uma memória curta!

      O caso do Fernando então chega quase ao ridículo um jogador que diversas vezes disse na imprensa que só queria jogar pelo Brasil… Como é possível estarmos todos nós a colocar a hipótese de ter um jogador destes a jogar pela nossa seleção? Mas ninguém tem sentido de patriotismo? Ou então a seleção é simplesmente um “clube” e que só queremos ganhar a qualquer custo?

      Hélder Araújo

  • Rabensandratana
    Posted Março 25, 2014 at 2:00 pm

    Não sei se realmente a selecção portuguesa conseguirá o 3º lugar, mas uma coisa o Jaime disse e bem é que o Fernando e Quaresma podem ser duas excelentes opções para Portugal, ora vejamos, Fernando é indubitavelmente o melhor trinco a actuar em Portugal e quiçá um dos melhores a nível mundial.
    Neste momento é inadequado colocar o W. Carvalho ao nível do Fernando, já que o brasileiro joga regularmente nas maiores provas da Uefa e é quase sempre um dos melhores se não mesmo o melhor jogador deste FCPORTO.
    Quarema poderia trazer a magia que falta infelizmente às alas da selecção Ronaldo é excelente mas precisa de um outro jogador que desequilibre na outra ala, já que Nani está arrumado na United, Varela tem feito uma época fraca e muito irregular, Ivan Cavaleiro praticamente só tem minutos na equipa B, para ser sincero só vejo como solução equiparável ao "ciganito" o Bebé mas este infelizmente ainda tem de aprimorar a parte dos cruzamentos, característica essencial num extremo que queira ser seleccionável, já que força, remate forte e técnica tem.

    Espero que o Paulo Bento não invente e chame os melhores jogadores e acima de tudo traga soluções para a selecção.

    • Kacal l
      Posted Março 25, 2014 at 4:18 pm

      Concordo com vocês, mas terá de ganhar mais consistência e melhorar na decisão das jogadas e na finalização, mas com 23 anos, quem sabe.

    • slb1994
      Posted Março 25, 2014 at 2:20 pm

      Esqueceste te do Danny e do próprio Pizzi.

      Bebé tem jogado liberto no ataque (num sistema idêntico ao da selecção sub 21 nos primeiros jogos da fase de qualificação) e é ai que tem rubricado as melhores exibições desde que chegou à Capital do Móvel. Veremos o que lhe reserva o futuro- não nos esqueçamos que tem apenas 23 anos- mas não será descabido pensar que Bebé poderá tornar se num avançado centro (é rápido, explosivo e remata bem).

  • João S
    Posted Março 25, 2014 at 1:54 pm

    Meio campo com: Fernando, William/Veloso, Moutinho = Não passa nada

    • Kacal l
      Posted Março 25, 2014 at 4:17 pm

      slb1994,

      Não anda longe, mas ele e o Javi Garcia podem ser substitutos, numa 2ª linha, que o diga o Anderson. :-)

    • slb1994
      Posted Março 25, 2014 at 2:39 pm

      Jonas, o Fernando Aguiar ficaria guardado para os jogos mais difíceis.

      Kacal, o Katsouranis está longe de ter a ""classe"" para pertencer a este lote restrito de jogadores.

    • Kacal l
      Posted Março 25, 2014 at 2:33 pm

      Com um meio-campo com Rinaudo, Bynia e Petit, porque não o Katsouranis, a única coisa que não passa é o Homem, a bola passa, portanto não pode ser um meio-campo em que não passa nada. ;-)

    • Anónimo
      Posted Março 25, 2014 at 2:31 pm

      slb1994,

      Como e que te podes esquecer desses monstros que foram Fernando Aguiar, Paulinho Santos e Vidigal?

      Jonas

    • slb1994
      Posted Março 25, 2014 at 2:15 pm

      A pisadela no ultimo jogo fez me pender a escolha para Busquets, mas sem dúvida que o argentino seria uma óptima escolha.
      Já agora, Matterazi e Pepe no centro da defesa formariam a dupla de centrais.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 25, 2014 at 2:02 pm

      slb1994,

      Tirar o Busquets e pôr o Rinaudo… perfeito

    • slb1994
      Posted Março 25, 2014 at 1:59 pm

      Meio campo que não passa nada? Escolheria o Petit, o Busquets e o Bynia :D

  • Antonio Neves
    Posted Março 25, 2014 at 1:50 pm

    Essa conversa do não ser Portugues já chateia…
    Se analisaram a historia da nossa seleção sempre houve jogadores que não nasceram em Portugal.
    A Espanha não existem esses preconceitos… e são campeoes Europeu e Mundial.
    Para que conste, sou Sportinguista.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Março 25, 2014 at 1:46 pm

    Concordo, mais por causa do Quaresma do que pelo Fernando (não colocando em causa a enorme qualidade do mesmo), apenas porque na posição do "cigano" estamos mais carenciados (quem diria, Portugal carenciado de extremos…) de um jogador em forma e capaz de desiquilibrar, e porque na posição de Fernando temos o Veloso que cumpre e costuma estar bem nas grandes competições e temos claro, William.

  • NSC
    Posted Março 25, 2014 at 1:38 pm

    Se o Fernando é para chamar então o que dizer do Lima…

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 26, 2014 at 10:48 am

      Este João deve ser a reencarnação do JN.

    • João
      Posted Março 25, 2014 at 6:30 pm

      Comparar um jogador que veio para cá com 19 a um que veio com 26, bem visto.

      Comparar com o William, Bruma, Rolando, Nani, etc.. já não "porque esses estavam cá há mais tempo"

      #antilogic

    • Kacal l
      Posted Março 25, 2014 at 4:57 pm

      Rúben Cardoso,

      O Fernando pode ser uma grande mais-valia desde já e também no futuro, o Lima é uma chamada á pressa, dá para este Mundial e pouco mais, é aí que quero chegar, mas ambos têm esse direito.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 25, 2014 at 4:32 pm

      Estamos a falar da convocatória para este Mundial. Se andamos a chorar que não temos PL, e que até se tem que quase adaptar o Ronaldo, e que precisamos de um médio-defensivo como o Fernando, porque é que o Lima não pode ser considerado.

      E atenção, por mim nenhum dos dois ia. Mas se podem, que vão, que fazem falta.

    • Kacal l
      Posted Março 25, 2014 at 4:16 pm

      Rúben Cardoso,

      Exacto, eu concordo contigo, o Lima também tem o direito de ser convocado legalmente, mas o que quero dizer é que não são situações comparáveis, tu é que estás a comparar, não eu.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 25, 2014 at 2:52 pm

      Kacal,

      então mas esses critérios não existem! A única coisa que eles precisam para representar a selecção é: ter 5 anos de residência em Portugal e, obviamente, serem convocados. Se serve para o Fernando, também serve para o Lima.

    • Kacal l
      Posted Março 25, 2014 at 2:32 pm

      Comparar um trinco da qualidade do Fernando, com 26 anos, pode ir ao Mundial 2014, Euro 2016, Mundial 2018 e até mesmo no Euro 2020, com um PL que está num bom momento, mas não é de top e já tem 30 anos (faz 31 em Agosto), depois do Mundial começa a entrar em decadência, sem contar com o facto de que ele chegou a Portugal em 2009, com 26 anos, acho que não há comparação.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 25, 2014 at 2:05 pm

      Pessoalmente concordo com as chamadas de Deco, Pepe e outros jogadores dessa linha, isto é, jogadores que desde cedo e assim que disponíveis assumem vontade de jogar pela nossa selecção.

      Jogadores como Liedson e Fernando, que dizem que o sonho deles é jogar pelo Brasil, e quando veêm que não há outra opção que não representar Portugal, e depois dizem que têm muito orgulho em ser portugueses, para mim, não eram convocados!

      No caso de Lima é diferente de todos os outros que enunciei, pois foi um jogador que apareceu já tarde no nosso futebol e que nunca foi falado para representar o Brasil e portanto nunca teve declarações a dizer que rejeitava Portugal ou que a prioridade era o Brasil. De qualquer das formas é trintão, podia fazer um bom Mundial, mas não é uma solução a longo prazo. Sou contra a sua chamada portanto.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 25, 2014 at 1:51 pm

      Concordo plenamente. Gostava de saber a opinião dos defensores acérimos do Fernando acerca de uma possível convocatória do Lima, o ponta-de-lança em melhor forma de um leque de possíveis seleccionáveis (se já tiver a nacionalidade).

      Atenção, não é que concorde com isto, é mesmo só para saber as opiniões.

  • Farináceo
    Posted Março 25, 2014 at 1:27 pm

    https://www.maisfutebol.iol.pt/brasil-fc-porto-liga-estoril-porto-fernando-resultados/520b72bf3004bc615fd229be.html https://www.sambafoot.com/pt/noticias/39898_exclusivo__fernando__do_porto__diz_que_vai_lutar_para_estar_na_selecao_brasileira_na_copa_de_2014.html

    Estamos a falar de uma situação muito diferente da de Deco, ou de Pepe, e incomparável com William Carvalho, que representou Portugal nas camadas jovens e veio para Portugal em miúdo.
    Se Paulo Bento convocar Fernando, depois daquilo que disse, é mais um descrédito para o seleccionador: https://www.record.xl.pt/Futebol/selecoes/interior.aspx?content_id=690791

  • FabiuhM.
    Posted Março 25, 2014 at 1:07 pm

    O Nani já precisa de uma bola só para ele quando joga, portanto acho que o melhor seria por Quaresma na outra ala e passar a jogar com 3 bolas, uma para cada um deles e outra para a restante equipa. Futebol e um desporto coletivo, e equipas que querem ganhar alguma coisa não se podem dar ao lucho de jogar com jogadores tao individualistas. Quanto a Fernando é sem duvida a melhor opção para a posição mais recuada do meio campo.

  • Kacal l
    Posted Março 25, 2014 at 1:04 pm

    Concordo que com Fernando e Quaresma, somos mais fortes e mais candidatos, se podemos chegar ao pódio??? isso já é outra conversa, á nossa frente há o Brasil (vencedor da Taça das confederações, joga em "casa" e tem excelentes jogadores, com Scolari são claramente mais fortes como colectivo), Espanha (são os actuais bi-campeões europeus e os campeões mundiais, têm excelentes jogadores) e a Alemanha (muita qualidade e são sempre fortes, para além disso estão motivados para voltar a ganhar), depois há a Itália e a Argentina que também são candidatos, embora a Argentina tenha alguma falta de qualidade defensiva, depois aparecemos nós.
    Na minha opinião, somos mais candidatos que a Holanda e a Inglaterra, na última década temos provado que somos mais fortes como equipa, sempre que os enfrentamos nestas competições, conseguimos elimina-los, se formos a ver por qualidade individual, tirando o CR7, se calhar há mais Selecções á nossa frente, mas como equipa, como colectivo, em termos de experiência nestas "andanças", somos mais fortes que essas Selecções.
    Não há duvidas que com Fernando e Quaresma somos mais fortes e temos mais "armas" para ir ao Mundial lutar pela conquista de um titulo que ainda não conseguimos conquistar, o William Carvalho é muito bom e vai ser convocado com todo o mérito, mas o Fernando também pode ser chamado, uma coisa não invalida a outra, até pode ser útil para jogar em duplo-pivot em caso de necessidade, o Quaresma faz falta, visto que o Danny não conta, o Vieirinha e o Bruma estão lesionados, o primeiro já recuperou, mas mesmo assim dificilmente chegarão em boas condições ao Mundial, o Nani vai ser chamado, mas não está na melhor forma, o CR7 e o Varela já têm lugar garantido, acho que o Rafa e o Ivan Cavaleiro ainda não têm o que é preciso, portanto o Quaresma tem de ir ao Mundial, embora o Rafa possa ser convocado na mesma como um dos médios, assim seria a favor da sua chamada, vamos ver, mas em geral até concordo com o Jaime Pacheco, somos mais fortes e mais candidatos com estes dois jogadores.

    • Pedritxo
      Posted Março 25, 2014 at 10:28 pm

      com essa defesa ainda poderiam ir la,apesar de ser mais fraca do que a nossa,mas sabella e mau treinador e o onze passar por romero,fede e gago/biglia/banega, portanto esta no mesmo patamar que portugal.
      agora se convoca outros jogadores e muda o onze ai sim, talvez estejam um patamar acima.

    • Kacal l
      Posted Março 25, 2014 at 2:28 pm

      Pedritxo e slb1994,

      No papel, a Argentina é mais favorita do que nós e vai estar motivada para ganhar em "casa" do rival, mas concordo com vocês que na prática somos tão bons como eles, eles são fortíssimos ofensivamente, mas nós somos mais equilibrados.

      Pedritxo,

      Uma defesa com Caballero, Zabaleta, Otamendi/Demíchelis, Garay e Rojo (tem sido dos melhores elementos do Sporting, está em boa forma), depois com Mascherano a #6 e Enzo Peréz a #8, não me parece nada fraca, mas realmente com Sérgio Romero, Fede Fernandez e Biglia/Banega/Gago no meio-campo, são menos fortes, mas isso pode mudar, depois no ataque são fortíssimos.

    • slb1994
      Posted Março 25, 2014 at 2:03 pm

      Muito honestamente acho que muito boa gente irá desiludir se com a prestação da Argentina no Mundial. O sistema normalmente utilizado é muito desiquilibrado, o melhor guarda redes não é convocado, o melhor #8 idem.

      Uma selecção portuguesa ao nível das ultimas competições internacionais têm francas possibilidades de eliminar a Argentina.

    • Pedritxo
      Posted Março 25, 2014 at 1:49 pm

      nao considero a argentina mais favorita do que portugal, se eles tem messi, nos temos ronaldo.

      A argentina tem um ataque top, mas depois deixa a desejar no meiocampo defensivo e defesa,ate por algumas opçoes do treinador.

      A gr. se tivesse la o caballero ainda se safavam , os outros sao fraquinhos, beto e patricio e ate antonhy lopes sao melhores.

      A def.direito zabaleta e bom, joga muito.

      Centrais garay e nao me lembro do nome do outro central sao regulares, garay e o melhorzito mas pepe e melhor.

      o def,esquerdo e rojo ate antunes e melhor.

      a medio defensivo, mascherano e bom mas ja nao rende o que rendia e comete erros e tem que ter alta rotaçao porque ninguem defende.

      A boxtobox com biglia,banega ou gago nao vao la, muito fracos, aqui enzo perez seria titularissimo.

      Um imix titular de selecçoes seria:
      Beto/Patricio
      Zabaleta pepe Garay Coentrao
      Wiliam carvalho
      enzo perez moutinho
      di maria messi ronaldo

      Nao coloquei aguero porque asssim seriam 3 a nao defender e ou ele ou messi sairiam da sua posiçao.

  • Samuel Noronha
    Posted Março 25, 2014 at 1:00 pm

    Fernando é de longe dos melhores trincos do Mundo, dizer que o William é melhor é no mínimo irónico. Jogar em Portugal não é a mesma coisa que enfrentar jogadores de top Mundial, e nisso o Fernando já mostrou que tem grande categoria, tanto nas provas internas como internacionais.

  • Tiago Quintas
    Posted Março 25, 2014 at 12:52 pm

    Eu levava Fernando, William e Quaresma; Fernando a titular e William para o substituir. Veloso pode fazer o trabalho do Meireles, tem boa capacidade técnica e táctica para isso, assim rodavam os 2 naquela posição. Depois Moutinho e talvez Rafa (jogador muito diferente mas útil) para o substituir.

    Sendo assim a minha equipa seria:

    Rui Patrício
    Coentrão – Pepe – Bruto Alves – João Pereira
    Fernando – Veloso – Moutinho
    Quaresma – *inserir um dos cepos disponíveis* – Ronaldo

    Em relação ao tema dos nacionalizados. A Espanha tem jogadores aos montes para quase todas as posições, e mesmo assim jogaram com alguns nacionalizados (há uns anos tinham um trinco que agora não me lembro do nome, e agora têm o avançado do At. Madrid); Ou fazemos o mesmo ou corremos o risco de ficar para trás. Imaginem vocês que nós tínhamos o Zlatan Ibrahimovic ou o Suarez para ponta de lança, que ele(s) se tinha(m) naturalizado em Portugal. Tínhamos equipa para ganhar o mundial.
    Isto de ser do país tal tem muito que se lhe diga. Nos dias que correm acabamos por ser tanto 'cidadãos do mundo' como do nosso país.
    Um fácil exemplo é a quantidade de gente a sair de Portugal para outros países com melhores condições. Basta falar inglês e somos capazes de facilmente comunicar sem problemas na maioria dos países desenvolvidos.
    Futuramente acabaremos por caminhar para um mundo regido pelas mesmas leis em todos os países (especialmente a nível económico, isso faz muita falta na União Europeia). Onde um gajo nasceu não interessa muito, o que realmente interessa é ele ser profissional e ter capacidades. E isso o Fernando tem.

    • Kafka I
      Posted Março 25, 2014 at 4:23 pm

      Exacto Le Tissier, sim já tinhamos falado neste assunto antes :) …e obrigado desde já pela disponibilidade para o esclarecimento, entretanto se eu também conseguir descobrir, também direi …obrigado :)

    • Matt Le Tissier
      Posted Março 25, 2014 at 3:50 pm

      Boa tarde Kafka.

      Creio que já me perguntou isso uma vez e eu não lhe respondi certo? Foi puro esquecimento não leve a mal.
      Mal saiba digo lhe, nem que seja num off topic num post vindouro.
      Mas parece me ser a Argentina, pelo menos é o mais lógico.

    • João
      Posted Março 25, 2014 at 3:38 pm

      "O que é produzido cá", mais precisamente ali na Academica de Alcochete, porque se forem nascidos no c* de judas mas fizerem a academiazinha não há problema, se crescerem como jogadores no Porto ou noutro clube qualquer já não é produzido cá.

    • Kafka I
      Posted Março 25, 2014 at 3:16 pm

      Tiago Quintas, eu entendo o teu ponto de vista, mas só deixa aqui o apontamento que neste momento Portugal joga com mais naturalizados que a Espanha…aliás, tal como eu já frisei e demonstei várias vez neste blog, sempre que falam no tema naturalizados, a Selecção Portuguesa é neste momento das Selecções que joga com mais naturalizados, tendo sido no Mundial 2010 por exemplo a Selecção Europeia que jogou com mais jogadores naturalizados…

    • Kafka I
      Posted Março 25, 2014 at 3:13 pm

      Le Tissier, já agora sabes qual o País mais representado na Selecção Espanhola? presumo que seja a Argentina?

    • Matt Le Tissier
      Posted Março 25, 2014 at 3:08 pm

      Boa tarde.

      A selecção Espanhola já fez alinhar na sua história 40 jogadores nascidos fora do seu território, o último foi Diego Costa.
      O jogador do Atlético de Madrid tornou se assim no 5º brasileiro a jogar por Espanha depois de Becerra, Donato, Catanha e Senna.

      A questão das naturalizações em Espanha nunca foi tabu, lembrem se que já os grandes Puskas e Di Stefano (naturais da Hungria e da Argentina) alinharam pela selecção espanhola.

    • Al'thor
      Posted Março 25, 2014 at 2:25 pm

      Uma selecção nao é uma equipa. É uma representaçao daquilo que é produzido cá. Até podiam ser todos coxos, mas ia orgulhar-me na mesma de alguem que sua pelo seu pais.

      No momento em que as selecções começarem a "contratar" naturalizados bem que podem acabar com os campeonatos do mundo e ficamos com a Liga dos Campeões que acaba por ser a mesma coisa… As selecções mais ricas com mais poder de recrutar jogadores de topo começam a dominar o jogo.

      Qualquer dias tens um qualquer Qatar ou Arabia saudita a comprar uma selecção capaz de lutar pelo titulo mundial sem um unico jogador a nascer no seu pais ou descendente directo de pessoas da sua nacionalidade…

    • Vitor Machado
      Posted Março 25, 2014 at 1:53 pm

      Há uns anos atrás também tiveste o Donato que jogava no Corunha a representar a selecção espanhola, julgo que foi o 1º naturalizado a representar os espanhois!

    • Manuel Brando
      Posted Março 25, 2014 at 1:10 pm

      Era o Marcos Senna do Villareal

  • Trust3r
    Posted Março 25, 2014 at 12:47 pm

    Todos as épocas há sempre alguém no Sporting melhor que o Fernando, impressionante.
    Cometem sempre o erro de compararem alguém com o Polvo que nem comparações lhe deveria ser permitido fazer.

    Paulo Bento devia levar Fernando, William, Moutinho e o Rúben Amorim (preferia o Adrien mas já se sabe) para o banco. O tridente ofensivo deveria ser Quaresma, CR7 na frente, Nani e Dany para o banco.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 25, 2014 at 5:04 pm

      O William este ano também não podia jogar na Champions, e está na sua primeira época no Sporting. E pode ser a primeira e última.

    • luis bcn
      Posted Março 25, 2014 at 4:58 pm

      Cuidado com os factos, o Fernando com 21 anos ja tinha 10 jogas na Champions, era ja titular no fcp…a unica coisa que nao tinha era a nacionalidade Portuguesa. Esse é o unico motivo de discusao.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 25, 2014 at 2:09 pm

      Também não exageres. Não se pode fazer comparações porquê (não é preciso ir para aquela lenga-lenga de perguntar quem era o Fernando aos 21 anos pois não)? O Matic e o Javi Garcia também foram sempre comparados a ele, qual o melhor e bla bla bla, um está no City, outro no Chelsea e outro continua no Porto.

      Fernando é fantástico, William também, são dois jogadores da mesma posição mas com características diferentes e que são bastante compatíveis no mesmo 11 até (obviamente que para ter certezas só colocando os 2 no mesmo 11, mas pelas características de ambos, parece-me que sim)!

  • Anónimo
    Posted Março 25, 2014 at 12:42 pm

    O William jogando a interior, conseguiria ter a intensidade e evidenciar-se tanto quanto a pivot defensivo. Tenho essa dúvida, até porque partindo da hipótese Fernando e William, acho que acabaria por redundar em algo pouco eficaz e pouco fluido para o jogo da Selecção.
    Acho ambos bons jogadores, mas em conjunto, não se iria repetir aquilo que aconteceu no Porto, em que o Fernando por vezes estava limitado em termos de espaço para soltar o seu jogo? O William jogou a interior no Cercle, mas querem comparar a exigência do campeonato Belga com um Mundial? É que em Portugal poucos os viram jogar como interior, julgo eu. A não ser quem via os seus jogos na camadas jovens no Sporting, ou que aí tenha jogado alguns jogos quando estava no Fátima.
    Saudações
    Crow

  • Al'thor
    Posted Março 25, 2014 at 12:42 pm

    Por uma questão de principio, se o Fernando for convocado para esta selecção "nacional" é da maneira que vou torcer pelo Holanda… ou Itália.. ou um underdog qualquer.

    Um jogador que ainda à menos de um ano dizia que o sonho dele era vestir de amarelo e que nunca pensar em ser naturalizado e jogar por Portugal… agora ser convocado apenas porque agora ja mudou de ideias?

    Não, obrigado. Clubimos à parte, prefiro o William ou mesmo o Amorim.

    • Anónimo
      Posted Março 26, 2014 at 2:46 pm

      na minha opiniao acho mal naturalizados. No caso do William, ele ja nasceu com nacionalidade portuguesa, tal como Rolando e Nani..nada a ver com o Fernando…

      joao rato

    • João
      Posted Março 25, 2014 at 5:41 pm

      Peço desculpa, tem razão. Pablo Osvaldo, serve? Nascido ali entre Veneza e Génova numa zona conhecida por Buenos Aires, capital da Argentina, italiano desde puto, só menos um bocadinho que o Thiago Motta e ligeiramente mais que o Boateng da sub-21, outro nascido na provincia italiana do Gana.

    • Kacal l
      Posted Março 25, 2014 at 4:14 pm

      Al´thor e Filipe,

      Sim, mas só estou a tentar dizer que há Selecções mais poderosas e com mais soluções de qualidade (Negredo, Torres, Soldado, Villa, Llorente, etc) que também chamam jogadores naturalizados, mas cada um tem a sua maneira de pensar e a sua opinião.

    • Kafka I
      Posted Março 25, 2014 at 3:52 pm

      O Balotelli nasceu na cidade de Palermo, logo é Italiano como outro qualquer…

    • João
      Posted Março 25, 2014 at 3:35 pm

      Deve ser para rir. E esqueceu-se de torcer pela Itália (selecção de Mario Barwuah Balotelli, que só pelo nome do meio vê-se logo que nasceu ali no centro de Roma, no cruzamento) ou pela Holanda (Bruno Indi, nascido na zona holandesa conhecida como Barreiro, margem sul do rio holandês conhecido por Tejo) quando o Nani jogava pela selecção. Eo Djaló? E o Rolando?

    • Filipe
      Posted Março 25, 2014 at 2:45 pm

      Kacal com os "males" dos outros posso eu bem, os jogadores deles ate podiam ter dito todos isso, nao me interessa, interesso me é pela minha seleção, por isso concordo com o al´thor menos com a parte do torcer pela holanda, italia etc.

    • Al'thor
      Posted Março 25, 2014 at 2:20 pm

      E então? Lá por o Diego Costa ser um mercenário também tenho de concordar com o Fernando a vestir as cores nacionais?

      O que a espanha faz é para o lado que durmo melhor…

    • Kacal l
      Posted Março 25, 2014 at 1:26 pm

      Al´thor,

      O Diego Costa também disse que não se importava de representar a Selecção Brasileira e só não a representou porque demoraram muito a decidir convoca-lo, mas mesmo assim ainda jogou em dois jogos particulares e agora está a representar a Selecção Espanhola, actual bi-campeã da Europa e campeã do Mundo, portanto não seria a primeira vez.

  • Tiago Meireles
    Posted Março 25, 2014 at 12:29 pm

    Fernando tem de ser convocado e ser titular na nossa selecção, sem possível discussão…
    E para o jogo com a Alemanha o PB pode perfeitamente jogar com o Fernando, William e Moutinho. O William é um excelente jogador e vai ser melhor ainda, mas nunca jogou nem na Liga Europa nem Champions League, não quero com isto dizer que se for titular no Mundial não mostrasse a sua qualidade, mas falta muitos quilómetros a William coisa que Fernando já têm.

    • Tiago Meireles
      Posted Março 25, 2014 at 12:33 pm

      Quanto ao Quaresma, nem vale a pena falar é um génio, resolve jogos e a seguir a CR7 é o extremo em melhor forma e com melhores números.

  • Schmeichel
    Posted Março 25, 2014 at 12:29 pm

    Porquê sempre William vs Fernando?! Será que não podem jogar os dois? Atenção que eu tenho algumas reservas em relação à convocação do Fernando, porque ele só quer jogar por Portugal porque sabe que não tem hipóteses de jogar no escrete, mas estou a tentar abordar a questão no campo meramente desportivo.

    Sobre o Quaresma, a questão que o Paulo Bento se coloca para o convocar ou não é a capacidade dele de se enquadrar no conjunto que é a selecção. Não pensem que ele vai tolerar ter um jogador que tem 15 ou 16 perdas de bola para acertar 3 ou 4 jogadas (mesmo que uma ou duas delas redundem em golos). Ou seja, o Quaresma para a selecção precisa de ser bem mais colectivo que o é na equipa do Porto.

  • Pedritxo
    Posted Março 25, 2014 at 12:24 pm

    Acho que a questao de alguns nao quererem fernando nao e pelo facto de ser brasileiro,mas sim com declaraçoes antigas dele a dizer que nao queria a nossa selecçao, so lhe interessava a canarinha.
    Ele so quer jogar por nos,porque sabe que scolari nao quer nada com ele, sim e verdade, que ele tem bastante qualidade e se nao fosse o caso acima merecia ser convocado,mas as declaraçoes dele estragaram tudo.
    O Deco,Pepe foram casos diferentes, eles teriam lugar no brasil.
    Casos como Nani,William tambem nao tem nada a ver,porque vieram novos para portugal, logo sao portugueses de alma e coraçao,claro que alguns tem afeto pelo seu pais natal.
    Outro que por mim tambem nao meteria um pe na selecçao e rolando, o que fez quando ganhou a liga europa com a bandeira de cabo verde e sabe-se bem que so representa portugal porque cabo verde nao serve os interesses dele, e outro tipo fernando, nao merece a nossa selecçao.
    Prefiro ter jose fonte,miguel vitor no lugar do rolando e gonçalo santos ou andre leao no lugar de fernando.

    em relaçao a quaresma,desde que esteja com cabeça limpa,merece claramente a selecçao

  • Pedritxo
    Posted Março 25, 2014 at 12:24 pm

    Acho que a questao de alguns nao quererem fernando nao e pelo facto de ser brasileiro,mas sim com declaraçoes antigas dele a dizer que nao queria a nossa selecçao, so lhe interessava a canarinha.
    Ele so quer jogar por nos,porque sabe que scolari nao quer nada com ele, sim e verdade, que ele tem bastante qualidade e se nao fosse o caso acima merecia ser convocado,mas as declaraçoes dele estragaram tudo.
    O Deco,Pepe foram casos diferentes, eles teriam lugar no brasil.
    Casos como Nani,William tambem nao tem nada a ver,porque vieram novos para portugal, logo sao portugueses de alma e coraçao,claro que alguns tem afeto pelo seu pais natal.
    Outro que por mim tambem nao meteria um pe na selecçao e rolando, o que fez quando ganhou a liga europa com a bandeira de cabo verde e sabe-se bem que so representa portugal porque cabo verde nao serve os interesses dele, e outro tipo fernando, nao merece a nossa selecçao.
    Prefiro ter jose fonte,miguel vitor no lugar do rolando e gonçalo santos ou andre leao no lugar de fernando.

    Em relaçao a quaresma, desde que esteja com cabeça limpa, merece claramente a selecçao.

  • Diogo Palma
    Posted Março 25, 2014 at 12:24 pm

    Para mim os 23 seriam:

    Guarda-redes: Patricio, Beto e A. Lopes
    Defesas: J. Pereira, Cedric, F. Coentrão, Antunes, Pepe, Bruno Alves, L. Neto e R. Costa
    Médios: W. Carvalho, Fernando, M. Veloso, J. Moutinho, Adrien, Rafa
    Avançados: C. Ronaldo, Quaresma, Danny, Postiga e H. Almeida

    Notas: Destes 23 jogadores temos 4 do Sporting, 3 Real Madrid, 2 Porto, 2 Valência, 2 Zenit, 1 Man United, 1 Sevilla, 1 Lyon, 1 Braga, 1 Besiktas, 1 Lázio, 1 Málaga, 1 Fenerbahçe, 1 Mónaco, 1 Dínamo de Kiev.
    Clubites à parte para mim estas são as melhores opções, claro que há jogadores como José Fonte, Silvio, R. Amorim, Josue, N. Oliveira, etc que poderiam ser chamadas se alguem dos outros se lesiona-se.
    Não selecionei nenhum jogador do Benfica porque acho que não têm mais qualidade comparando com os que decidi selecionar, não foi por razões clubisticas.
    Na minha opinião temos uma boa equipa e podemos lutar contra qualquer seleção quase de igual para igual, acredito que podemos fazer uma campanha muito positiva.

    11 inicial:
    Defesa: Patricio, J. Pereira, Pepe, Bruno Alves e F. Coentrão.
    Meio-campo: Fernando/William, Adrien/Veloso e Moutinho
    Ataque: Nani/Danny, Quaresma e Ronaldo.

    • antonio Silva
      Posted Março 25, 2014 at 4:33 pm

      Lol, trocar meireles pelo adrien deve ser uma anedota. Meireles e o medio com melhor qualidade ofensiva na nossa selecção! E ainda teriamos o ruben amorim.
      Tiraria tb o cedric, existem 2 ou 3 melhores e nao acho proveitoso levar 4 laterais ao mundial, logo a vaga poderia ser aproveitada pelo amorim ou varela.

    • Kacal l
      Posted Março 25, 2014 at 4:19 pm

      Diogo Palma,

      Não concordo nada, mas aceito a tua opinião.

    • Diogo Palma
      Posted Março 25, 2014 at 2:43 pm

      Pedritxo,

      Sei que o José Fonte está em grande forma e que é o "jogador fetiche" de muitos adeptos da seleçao portuguesa mas a nossa seleção tem dois centrais indiscutíveis (Pepe e B. Alves), um jovem com potencial (Neto) e um jogador experiente como o R. Costa.
      Penso que o José Fonte ou o Rolando sao o 5º central desta seleçao, caso algum dos outro se lesione.

    • Diogo Palma
      Posted Março 25, 2014 at 2:39 pm

      Tiago Alves,

      Se o Éder estivesse a jogar e a mostrar o potencial que mostrou anteriormente também o escolhia em detrimento do Hugo ou do Hélder.

    • Diogo Palma
      Posted Março 25, 2014 at 2:37 pm

      Kacal l,

      Eu nunca gostei do estilo de jogo do Meireles, para mim não tem lugar na seleção, preferia que o P. Bento aposta-se no Adrien.
      Para mim jogava com aquela frente de ataque que referi mas Ronaldo não seria um PL "fixo" seria mais um jogador "vagabundo" andaria a deambular de um flanco para o outro e apareceria no meio para finalizar, seria um bom ataque para jogar em contra-ataque.

    • Pedritxo
      Posted Março 25, 2014 at 1:58 pm

      da sua convocatoria tiraria fernando para por meireles,ricardo costa por jose fonte,talvez cedric por miguel lopes mas a lesao pode impedir isso.

    • Tiago Alves
      Posted Março 25, 2014 at 1:39 pm

      Esta é também a minha convocatória. Talvez apenas trocasse um lateral por R.Meireles, este mesmo durando pouco, os 60minutos sao sempre de qualidade. E talvez H.Almeida por Éder.

    • Kacal l
      Posted Março 25, 2014 at 1:33 pm

      Diogo Palma,

      Quando é que percebem que o Raul Meireles na Selecção tem um rendimento muito superior ao que tem no seu clube, ele ganha outra motivação e na Selecção apresenta-se sempre a um nível elevado, não percebo porque é que insistem em tira-lo do 11, no Verão acho que ainda é a melhor opção para o seu lugar.
      O CR7 a PL, não dá, neste momento ele não rende tanto, a escolha deve ser o Hugo Almeida que tem estado em boa forma e a marcar golos, lesionou-se recentemente, mas estará a 100% no Mundial.

  • Anónimo
    Posted Março 25, 2014 at 12:23 pm

    Por mim era os 2 convocados, o Quarema esta em grande forma, e pelo que vejo nos jogos no Porto ele vai ajudando a defender, bastar estar atento. O Fernando é o Fernando e não é preciso dizer mais nada.
    A minha convocatória seria esta:
    Guarda Redes: Rui Patrício, Beto, Anthony Lopes.
    Defesas Laterais: João Pereira, Fábio Coentrão, Sílvio.
    Defesas Centrais: Pepe, Bruno Alves, José Fonte, Neto.
    Meio Campo: Fernando, William Carvalho, Moutinho, Meireles, Veloso; Rúben Amorim,
    Avançados: Ronaldo, Quaresma, Nani, Varela(Danny), Hugo Almeida, Hélder Postiga(Nelson Oliveira).
    "Porfírio": Rafa

    Guilherme Maia

  • MM
    Posted Março 25, 2014 at 12:14 pm

    em relação ao quaresma, totalmente de acordo, até me parece que a frente de ataque mais forte seria Quaresma/Nani ou Danny/Ronaldo, o extremo do porto tem estado num nível muito elevado e está a mostrar que ainda tem muito futebol nas pernas.
    quanto ao Fernando, só falha num requisito, não é português…

  • slb1994
    Posted Março 25, 2014 at 12:13 pm

    – Mesmo com eventuais ausências de Quaresma e Fernando não sei qual seria o espanto de Portugal ficar no pódio do Mundial (o 4º lugar no ranking FIFA não é por acaso). Apesar do típico sofrimento na fase de qualificação, temos alcançado bons resultados nas últimas grandes competições internacionais onde temos ombreado com as melhores selecções do Mundo (fomos eliminado pela Espanha duas vezes, sendo uma delas com um golo em fora-de-jogo e outra em penalties). Aliás, claramente à frente da nossa selecção apenas três nações: Espanha, Alemanha e Brasil.

    – Fernando tem o direito de representar a selecção portuguesa e por mim seria convocado, mas se tal não acontecer percebo a opção do seleccionador (não sou extremista neste tipo de casos). Quanto a Quaresma, pela qualidade futebolística têm que ser convocado- é um jogador que sozinho decide jogos.

    – Em relação às lacunas da selecção, resolveu se bem a de defesa esquerdo (Fábio Coentrão, Antunes e o próprio Sílvio) e recentemente a de médio defensivo (com dois seleccionáveis entre os 20 melhores #6 do Mundo) sobrando agora duas: médio criativo – Danny poderia ser a “surpresa” dado que Villas Boas deu a entender que o utilizará a #10 num 4-3-3 semelhante ao sistema tático da nossa selecção – e avançado centro – aqui será mais complicado, sendo que Hugo Almeida e o próprio Edinho são os que estão em maior evidência.

    • slb1994
      Posted Março 25, 2014 at 2:08 pm

      Tiago Alves,

      Paulo Bento é um treinador conservador e não me acredito que opere grandes mudanças. Patrício, João Pereira, Fábio Coentrão, Pepe, Bruno Alves, Raul Meireles, João Moutinho e Cristiano Ronaldo têm enormíssimas hipóteses de serem aposta no onze base da nossa selecção.

      Posto isto, há três vagas : médio defensivo ( Miguel Veloso/William Carvalho/Fernando), extremo (Varela/Quaresma/Nani/Danny) e ponta-de-lança (Hélder Postiga/Hugo Almeida/Edinho/Nélson Oliveira)

    • slb1994
      Posted Março 25, 2014 at 1:51 pm

      Na modelo utilizado na nossa selecção prefiro o Meireles ao Veloso a #8.

      Concordo com um leitor que disse que Raul Meireles é dos médios mais subvalorizados da Europa. Não é jogador para 90 minutos, mas é um jogador muito inteligente, forte tacticamente juntando a isso boa qualidade de passe e visão de jogo.

    • Tiago Alves
      Posted Março 25, 2014 at 1:37 pm

      Slb1994,

      Estou a ver que será como no Euro2004. Scolari apostou no 11 base e mais rotinado no 1º jogo, e finalmente no 2º, usou o melhor. Irá acontecer isto este ano também.

    • Kacal l
      Posted Março 25, 2014 at 1:35 pm

      Não se esqueçam do Meireles que na Selecção tem sempre um rendimento elevado e apresenta-se em bom nível.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 25, 2014 at 1:05 pm

      Se há jogadores, neste momento, com capacidade para jogar em duplo pivot com o Fernando, é o William, porque as suas características complementam-se, e libertaria muito mais o Moutinho.

      A outra opção que gostaria de ver na nossa seleção era a inclusão do Veloso, mas ao lado de Moutinho, com William ou Fernando a jogar atrás.

    • slb1994
      Posted Março 25, 2014 at 12:38 pm

      Eu fui dos que defendi a inclusão de William Carvalho e Fernando no mesmo onze…

      Mas ao reflectir sobre o assunto acho complicado isso acontecer devido à falta de tempo para preparar esta mudança. Estamos a falar de um jogador com apenas um jogo a titular (e num amigável ) e outro que nunca foi convocado à selecção. E claro, seria necessário a equipa adaptar se ao facto de jogar com dois #6 (criar onzes e sistemas tácticos no papel é fácil, mas na prática é bastante complicado e não se faz de um dia para o outro):

  • José Manuel
    Posted Março 25, 2014 at 12:04 pm

    Se não houver lesões lá estarão o brasileiro Pepe e o angolano William Carvalho e agora querem o brasileiro Fernando? E que tal o brasileiro Lima?

  • Vitor Machado
    Posted Março 25, 2014 at 12:02 pm

    Meus amigos o Fernando é tão ou mais português do que o William!
    Ambos nasceram fora de Portugal, ambos adquiriram nacionalidade portuguesa e ambos merecem ir ao mundial porque são os melhores na sua posição e ponto final..!
    Não percebo o drama de se convocar o Fernando quando não temos ninguém com a sua qualidade e experiência, o William é um belíssimo jogador e não tenho dúvidas que vai ser melhor que o Fernando, para algumas pessoas já o é e não discuto opiniões, mas neste momento falta-lhe a experiência nos grandes palcos que o Fernando já adquiriu.
    SL

  • NFM
    Posted Março 25, 2014 at 11:59 am

    Fernando era um reforço de peso pela sua experiência e qualidade…

    Quaresma é o extremo em melhor forma a seguir a CR… Neste momento não só devia ser chamado como seria titular indiscutivel…

    Se CR jogar no meio quem serão os alas?? Varela e Rafa? Nani que não joga a meio ano?? Danny parece que está riscado da selecção?

    Quaresma é um talento e neste momento é titular indiscutivel, só o facto de não ter um determinado empresário o impede de ser chamado…

    A selecção é de todos nós e não de J. Mendes e seus Amigos e P. Bento não devia prestar-se a este papel… As convocatórias de A. Gomes e I Cavaleiro são o espelho dessa promiscuidade…

    Adrien e Quaresma mereciam mais do que a convocatória a titularidade mas duvido que sejam seleccionados

    • slb1994
      Posted Março 25, 2014 at 12:40 pm

      Sempre que esteve apto foi convocado. Falou se muito disso por não ter sido convocado para o amigável, mas ele esteve lesionado várias semanas.

    • NFM
      Posted Março 25, 2014 at 12:30 pm

      Ontem no Dia Seguinte afirmaram que ele estava riscado da selecção e também já tinha ouvido antes…

      Se for verdade é uma pena pois ele em forma é um grande jogador embora na selecção nunca tenha rendido o que pode

    • slb1994
      Posted Março 25, 2014 at 12:24 pm

      O Danny esteve lesionado bastante tempo e o seleccionador afirmou não haver qualquer problema com o jogador.

  • Leonardo Santos
    Posted Março 25, 2014 at 11:53 am

    Estao a fazer do William um 'monstro do futebol' que ainda nao é. Ainda tem de comer muita sopa para chegar ao nivel do Fernando! Ou é por fazer uma boa época no campeonato portugues que ja é considerado jogador de topo? Deixem o rapaz crescer e ganhar maturidade!
    No entanto, defendo que tanto um como o outro deveriam ser titulares (com o terceiro elemento do meio campo, sem discussao ser o Moutinho), porque Portugal contra as melhores seleçoes tem de jogar em transições ofensivas.
    Quanto ao Quaresma, se deveria ser convocado? Sim, está a fazer por isso. Mas por outro lado, tem de deixar as suas manias de vedeta, pois na seleçao ja existe Ronaldo. O Ronaldo ja ajuda pouco na defesa, ter um Quaresma que no Porto, nada faz na defesa, pode ser fatal. Por outro lado, nas transiçoes ofensivas iriamos ganhar muita força e perigo.
    O meu 11 talvez se baseasse ou pouco em:
    Patricio;
    Coentrão, Pepe, Neto/Alves/Fonte, Cedric/Silvio/J.Pereira;
    William, Fernando, Moutinho;
    Ronaldo, Nelson/H.Almeida, Nani/Quaresma/Danny

    LS

    P.S.-estou a ver muitos comentários a colocarem o nosso capitao a ponta de lança.. sei que nao temos qualidade no nº9, mas a soluçao nao é pôr o Ronaldo la.

    • Filipe
      Posted Março 25, 2014 at 12:26 pm

      O Quaresma não faz nada na defesa?Tens visto os últimos do Porto?Lá que ele tem a mania que é vedeta,tem mas nos últimos jogos ele tem acompanhado os laterais adversários até à defesa sempre a fazer pressão

  • Mike-UK
    Posted Março 25, 2014 at 11:52 am

    Nao vou entrar na discussao Fernando vs William pois ambos os jogadores sao de top na sua posicao.
    Alias, vou mais longe e digo que a seleccao teria muito a ganhar com ambos em campo… nao acho que tenha de ser um ou outro, e jogando os dois no meio um pouco como Costinha e Maniche faziam, podem perfeitamente conviver em campo, tendo depois Danny ou Moutinho nas costas de dois avancados.

    Para mim teriamos de jogar 4-2-1-2-1:

    Patricio
    Pereira, Pepe, Alves, Coentrao
    Fernando, William
    Danny
    Quaresma Ronaldo (Varela)
    Almeida (Ronaldo)

    mas muito provavelmente vamos ter esta maravilha:

    Patricio
    Pereira, Pepe, Alves, Coentrao
    Veloso
    Meireles, Moutinho
    Ronaldo, Varela, Almeida

    • João
      Posted Março 25, 2014 at 3:28 pm

      Selecção sem Moutinho deve ser piada.

    • Mike-UK
      Posted Março 25, 2014 at 2:27 pm

      Mas perdendo o william perde-se algum poder defensivo e nos nao temos uma defesa por ai alem.
      Talvez Fernando + William + Moutinho fosse mesmo a melhor opcao. E' uma pena nao termos Nani pq para mim em condicoes normais os 3 da frente deveriam ser Nani + Ronaldo + Danny numa especie de anarquia ofensiva, um pouco como joga a Espanha…

    • FXF
      Posted Março 25, 2014 at 1:53 pm

      Também concordo com essa possibilidade, mas, nesse caso saltava o William.

      A 8 nem sequer são comparáveis… Moutinho é muito melhor do que o William. Ficaria Fernando Moutinho e Danny.

      Em todo o caso, não me parece que o Danny não vá ser convocado.

    • Mike-UK
      Posted Março 25, 2014 at 1:05 pm

      O Moutinho e' um muito bom jogador mas estou a analisar as coisas a partir do potencial que temos.
      Fernando mais recuado, William a 8 e depois falta um jogador para 10 (ou algo semelhante, a conversa sobre o papel e relevancia do '10' no jogo actual e' algo dificil, confesso) e na minha opiniao nem o Moutinho nem o Adrien sao jogadores suficientemente agressivos para desempenharem essa funcao, dai que tenha sugerido o Danny.
      Imaginar um meio campo com Fernando, William e Moutinho parece sempre mais uma postura defensiva do que ofensiva, mas la' esta', sao experiencias que deveriamos ter feito neste ultimo amigavel e que por algum motivo se decidiu nao ser o momento para isso.

      Que fique claro que nao estou a vetar Moutinho nem nada semelhante, mas na minha cabeca o Joao e' um jogador mais valioso no momento de pensar o jogo do que no momento de atacar e os outros dois ja sao defensivos o suficiente.

    • NFM
      Posted Março 25, 2014 at 12:32 pm

      o 2 melhor jogador da selecção não jogava?? Não brinques

    • slb1994
      Posted Março 25, 2014 at 12:23 pm

      João Moutinho tem que jogar… Mas de resto acho as escolhas bastante interessantes.

  • João Lains
    Posted Março 25, 2014 at 11:37 am

    Mas com Fernando, deixaríamos de ser Portugal. Estamos bem servidos com o William.

    • João Lains
      Posted Março 25, 2014 at 6:11 pm

      Então eu acabo de dizer que o Fernando é um dos meus jogadores favoritos e ainda acham que me estou a deixar levar por clubismos. Há mesmo gente sem noção e não percebe a incongruência que existe entre sonhar em representar a canarinha e em meses mais tarde, mostrar-se disponível para representar a seleção portuguesa, simplesmente porque não lhe abriram outra porta.

    • João
      Posted Março 25, 2014 at 5:44 pm

      O nosso melhor e, de longe, mais esforçado jogador em 2006 e 2008 mandou dizer:

      Deco: «Ir à selecção do Brasil sempre foi o meu sonho» 2002

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 25, 2014 at 4:51 pm

      Se tem essa opção, então porque é que não escolhe?

      Ah, espera, ele escolheu, mas mudou de ideias.

    • antonio Silva
      Posted Março 25, 2014 at 4:41 pm

      La esta ruben cardoso, o fernando tem essa opcao, o willian, o rolando, o bruma etc. Com muito respeito pelas respectivas selecções, nao!

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 25, 2014 at 4:34 pm

      Se tivesse essa opção de escolha, nem hesitava em escolher o Brasil.

    • antonio Silva
      Posted Março 25, 2014 at 4:21 pm

      Tens 3 nacionalidades, portuguesa, brasileira e angolana? Que selecção escolhias representar?
      La se foi o argumento ;) o fernando e tanto portugues como o william, rolando, bruma, pepe etc, e o que e certo e que tem lugar na equipa das quinas, o resto e clubismos!

    • João Lains
      Posted Março 25, 2014 at 4:16 pm

      Vocês não percebem que isto é uma questão de princípio e não de qualidade individual? Não é por ser benfiquista que o Fernando deixa de ser um dos meus jogadores favoritos e neste momento até o prefiro em detrimento do William Carvalho. No entanto, para mim não é concebível que um jogador seja chamado à nossa seleção depois de ter confessado o sonho de representar outra, alguns meses antes. E todas as comparações seja com Bruma, Nani ou William, não fazer nenhum sentido

    • Kacal l
      Posted Março 25, 2014 at 4:10 pm

      Ace-XXI,

      Desde quando é que o Lima joga há mais tempo em Portugal que o Fernando???

      – O Lima está em Portugal desde 2009, está na sua 5ª época cá, chegou a Portugal com 26 anos;
      – O Fernando está em Portugal desde 2007, está na sua 7ª época cá, chegou a Portugal com 19 anos.

      Não me parece…

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 25, 2014 at 4:01 pm

      Vou voltar a explicar o factor diferenciador entre Fernando/Lima e Djaló/Nani/William/Bruma: os segundos representaram as camadas jovens da Selecção Portuguesa, e fizeram uma boa parte da sua formação em Portugal, apesar de serem provenientes de ex-colónias portuguesas. Os outros não. Isto para mim devia ser requisito obrigatório para se poder defender as cores de Portugal.

    • João
      Posted Março 25, 2014 at 3:27 pm

      Os sportinguistas todos juntos na defesa da raça, mas só a partir de certa idade e "Djaló, Nani, William e Bruma à selecção já!" é de partir a rir.

    • Ace-XXI
      Posted Março 25, 2014 at 3:14 pm

      Fernando já jogou 1 mundial pelas camadas jovens do Brasil se houvesse alguma lógica no futebol Fernando nao seria opção.

      Curioso que mesmo com a falta de avançados ninguém se lembra de lima que já joga a mais tempo que Fernando em Portugal.

    • João Lains
      Posted Março 25, 2014 at 2:34 pm

      Não me vou alongar e antes que entrem em conspirações, quero deixar bem claro que o Fernando, enquanto médio defensivo, é um dos meus preferidos. Por fim, fecho com chave de ouro:

      29/03/2013 – "Agora só falta a seleção brasileira"

      31/10/2013 – "Estou disponível para representar a seleção portuguesa"

    • Kacal l
      Posted Março 25, 2014 at 1:39 pm

      João Lains,

      Por acaso até é, se dois jogadores tiveram direito de representar a nossa Selecção em condições semelhantes (Pepe e Deco) e houve outro que representou a nossa Selecção com uma naturalização á pressa e já com mais de 30 anos de idade (Liedson), acho que o Fernando estando naturalizado, tem todo o direito em ser convocado, se em termos desportivos é praticamente unânime que seria uma mais-valia, não vejo problema em ser convocado.

    • Tiago Alves
      Posted Março 25, 2014 at 1:33 pm

      Fernando e Bruma estão cá desde 2008. Bruma nem falar sabe e mesmo assim ninguém reclama a sua chamada.

    • Tiago Meireles
      Posted Março 25, 2014 at 1:02 pm

      Sim sim João, o teu problema é outro…
      O Fernando é tão Português como é o William.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 25, 2014 at 12:32 pm

      Até podia escrever aqui parágrafos e parágrafos de explicações, mas acho que há um factor que, para mim, devia entrar sempre nas contas: a passagem pelos escalões jovens do país. No dia em que isto for obrigatório, acabam-se estas discussões, e não constitui nenhuma violação dos direitos humanos.

    • João Lains
      Posted Março 25, 2014 at 12:24 pm

      Por mim, até podia ter nascido na Suazilândia. Passou cá toda a sua infância e fez toda a formação no Sporting. O Fernando chegou ao nosso país com 18 anos, recém cumpridos, um homem portanto. E não é por existir uma excepção que tem de ser aberto um precedente.

    • Tiago Meireles
      Posted Março 25, 2014 at 12:20 pm

      Tanto o William como o Fernando não nasceram em Portugal, porque é que com o Fernando deixávamos de ser Portugal e como o William estamos bem servidos!?

    • Bruno
      Posted Março 25, 2014 at 11:55 am

      Também é o que penso. Já somos dois..

    • Fura
      Posted Março 25, 2014 at 11:44 am

      A luz da lei em vigor, e tao portugues como tu e eu…Com os mesmos direiros e deveres. O tal que nos deixa bem servidos nasceu em Luanda…

      E uma seleccao devem ir oe melhores. E os melhores por sinal sao eles os dois.

  • pedro
    Posted Março 25, 2014 at 11:35 am

    o meio campo com:
    fernando
    william/meireles
    moutinho

    Ataque com:
    quaresma
    varela
    ronaldo

    acho que tinhamos guerreiros e uma equipa com capacidade choque.

  • H Soares
    Posted Março 25, 2014 at 11:29 am

    Fernando é o melhor trinco que Portugal pode ter. Eu adoro ver o William Carvalho jogar é um jogador fora de serie, apesar de ser um pouco lento o homem é um monstro, mas trinco como o Fernando desculpem não é.
    Sou daqueles que pensa que a selecção tinha muito a ganhar se em alguns jogos jogassem ambos, vejam por exemplo o Chelsea de Mourinho quando joga David e Matic.

    • H Soares
      Posted Março 25, 2014 at 12:07 pm

      Eu como te disse eu gosto muito do William. Eu para mim podemos pensar de duas maneiras.
      Caso PB queira jogar com um médio defensivo William Carvalho é superior ao Miguel Veloso.
      Caso PB queria jogar com um trinco cujo objectivo seja destruir aí a opção deverá ser Fernando.

    • Mobster
      Posted Março 25, 2014 at 12:00 pm

      Não querendo tirar o mérito ao W. Carvalho nesse jogo, mas será que fui o unico a reparar que o Quaresma saiu lesionado para o intervalo ?? Deu-me a clara sensação que ele foi fazer a 2ª parte em esforço, daí não ter continuado com a corda que tinha da 1ª parte

    • Nuno R
      Posted Março 25, 2014 at 11:34 am

      O homem pode ser lento, mas a partir do momento em que caiu em cima do Quaresma, este deixou de criar perigo. E olha que é bem mais lento que o Cedric, que ficou com os olhos trocados 2 ou 3 vezes.

  • Rúben Cardoso
    Posted Março 25, 2014 at 11:26 am

    Rui Patrício
    João Pereira
    Pepe
    Bruno Alves
    William
    Fernando
    Moutinho
    Quaresma
    Nani
    Ronaldo

    Esta selecção faria-me sonhar com algo mais que uns oitavos de final.

  • FXF
    Posted Março 25, 2014 at 11:25 am

    Não tenho qualquer dúvida que o Fernando era titular nesta selecção e que nos daria bastante jeito. E gostaria de ver o meio campo Fernando William e Moutinho, mas, eram precisos alguns jogos para ver se funcionava e não os vamos ter (Será que o William se aguenta a jogar a ?).

    Em todo o caso, acho que o Paulo Bento não o vai convocar e que vai premiar (mal) o meio-campo que garantiu o apuramente oferecendo-lhe a titulariedade pelo menos na fase inicial: Veloso-Meireles-Moutinho.

    Sobre o Quaresma, se o Paulo Bento o conseguisse encaminhar para que estivesse com a mentalidade certa na selecção, então, acho que seria bastante útil ter um suplente como o Quaresma. Para mim, o Nani será sempre o primeiro titular (eventualmente, se estiver fora de forma acabará por ir para o banco n0 2º ou 3º jogo, esperemos que não, porque, Portugal precisa do Nani).

  • fcp4ever
    Posted Março 25, 2014 at 11:21 am

    No jogo já contra a Alemanha seria bom um meio campo forte com Fernando, William Carvalho e Moutinho mas não estou a ver o Bento capaz de tal ousadia, vai contra o seu status quo, lá vamos nós ter que aturar o Miguel Veloso…

    • PeCo
      Posted Março 25, 2014 at 3:00 pm

      Talvez por ser um jogador muito limitado. Não põe intensidade no jogo, não é agressivo e parece sempre que está muito mais preocupado com ele próprio do que com a equipa.

      Não faz más exibições porque não chega a fazer mais nada do que passar para o lado e para trás de forma muito lenta (e ele no passe é bom). É mau jogador? Não. Mas não está ao nível do que Portugal precisa que um trinco faça.

    • slb1994
      Posted Março 25, 2014 at 2:10 pm

      Mas muitos já o põem fora Mundial. A ele e ao Raul Meireles…

    • Tiago Alves
      Posted Março 25, 2014 at 1:28 pm

      slb1994,

      Concordo, já tinha notado isso. Veloso ainda é importante na selecção, as suas bolas em profundidade são bastante importantes para a estratégia de contra ataque do PB

    • slb1994
      Posted Março 25, 2014 at 12:21 pm

      Criou se um mito em relação à fraca qualidade de Miguel Veloso…
      Qualquer dia está ao nível dos distritais.

  • Anónimo
    Posted Março 25, 2014 at 11:17 am

    com danny, manuel fernandes, e se o nani recuperar a forma até lá mais o quaresma e o fernando (em vez do meireles) e convocava o carvalho e adrien e Moutinho… belo meio campo…
    SL Flávio Martins

  • Nuno R
    Posted Março 25, 2014 at 11:15 am

    Uma selecção, para vencer um torneio destes, mais do que ser forte, não pode ter pontos fracos. E nós temos demasiados.
    Para não contar com o facto de, estarmos dependentes de um número limitado de jogadores, que se não estiverem em forma, não têm opções à altura.
    Passar a 1ª fase, chegar a uns quartos de final, é uma prestação positiva, para o actual cenário do nosso futebol.

  • Pedro
    Posted Março 25, 2014 at 11:13 am

    Não creio que possa chegar ao pódio, mas que ficava muitos mais forte lá isso ficava. Assim seria possível colocar Nani (Se recuperar) e Quaresma do outro lado, no apoio a CR7 que poderia jogar como homem mais avançado da equipa que á algo que nos falta. No Meio campo poderiamos jogar com Moutinho, Meireles e Fernando tendo sempre a grande alternativa que é o William Carvalho. Quarteto defensivo composto por Pepe Neto Coentrão e Sílvio.

  • João Dias
    Posted Março 25, 2014 at 11:13 am

    Corroboro o que o Jaime Pacheco disse.
    Todas as seleçoes ( tirando o Brasil ) gostariam de ter trincos com a qualidade do Fernando.
    Hoje, o Fernando esta entre os 4/5 melhores trincos do mundo ao passo do que o William Carvalho esta entre os 8/9…Porque nao tentar conciliar os dois? Ficariamos ainda mais fortes.
    Quanto ao Quaresma, nao oferece discussao. Vai ser convocado.O seu talento e imenso…Ainda por cima com o Bruma lesionado.
    Creio que temos qualidade para fazer um grande Mundial.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 26, 2014 at 10:50 am

      Tem pelo menos 10 à frente dele. E meto o Luiz Gustavo, pelo simples facto de este contar para a selecção brasileira, e o Fernando não, quando acho que são bastante semelhantes.

    • João
      Posted Março 25, 2014 at 6:25 pm

      Fernando é fácil top 15/20, mas assim de repente só estou a ver 5 ou 6 melhores e desses 5 ou 6, metade não é. Fantástico.

      #antilogic

    • David Gomes
      Posted Março 25, 2014 at 6:13 pm

      Permitam-me que discorde. Quer dizer nem concordo nem discordo em absoluto. O Yaya tem características de 8, pode considerar-se que é um 8 pois actualmente esse é o seu papel quando o Fernandinho joga, mas não deixa de ser um 6, que até é a sua posição de origem. Para além do mais quando não está o Fernandinho é ele que faz a sua função. Por actualmente jogar mais vezes a 8 que a 6 não quer dizer que tenha deixado de ser um 6, uma coisa não invalida a outra. Para mim ele estará até num meio termo entre as duas posições, pois tem características para fazer ambas e fá-las com semelhante qualidade, pelo que defini-lo como sendo um 6,um 8 ou mesmo pivot defensivo é algo limitativo.

      Esquecendo tudo isto, veio-me à cabeça uma questão:

      Um 6 (é errado generalizar desta maneira, mas englobemos aqui os pivot defensivos, tipo Matic, e os trincos puros, tipo Fernando) define-se pela sua posição no terreno ou pelas suas características? Passo a explicar, se o Yaya- que, consensualmente, tem características de 8- jogar a 6, ele é um 6 ou um 8?

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 25, 2014 at 4:03 pm

      Quem dera ao Fernando ser metade daquilo que Cambiasso era no seu auge. E eu escrevi um parentesis à frente, não sei se repararam.

      Nos dias de hoje, existem cada vez menos trincos, e cada vez mais médios-defensivos. Começa a não haver espaço nas equipas e nos esquemas tácticos para jogadores que assentam 90% do seu jogo em tarefas defensivas.

    • PeCo
      Posted Março 25, 2014 at 2:56 pm

      Yaya, De Rossi e Fernandinho não são trincos. Xabi Alonso é diferente, tem algumas coisas que o Fernando não tem mas o contrário também se aplica. Cambiasso nem comento.

      O mal do Fernando é ser muito limitado no ataque (ainda que esteja a melhorar) porque defensivamente não vejo aí nenhum melhor do que ele.

    • Kacal l
      Posted Março 25, 2014 at 2:22 pm

      David Gomes,

      O Yaya é um #8, um box-to-box, o De Rossi e o Xabi Alonso são jogadores diferentes, o Javi Martínez e o Busquets, concordo, há ainda o Matuidi, Fernandinho e Matic, mas o Fernando está no Top15/20, que já é bastante bom.

    • slb1994
      Posted Março 25, 2014 at 2:11 pm

      Cambiasso actualmente não é melhor que Fernando.

      E prefiro o Fernando ao Luís Gustavo, mas se é superior ou não será discutível.

    • Tiago Alves
      Posted Março 25, 2014 at 1:26 pm

      David,

      Yaya é tanto trinco como David Silva é nº8.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 25, 2014 at 1:09 pm

      Matic, Matuidi, Cambiasso (apesar de não estar já no topo das suas capacidades, continua a ser dos melhores), Fernandinho, Luiz Gustavo…

      Mas o Fernando é indiscutivelmente um top15/20.

    • David Gomes
      Posted Março 25, 2014 at 12:42 pm

      yaya, de rossi, busquets, xabi alonso, javi martinez. e lá se foram os 4 ou 5

  • enfim...
    Posted Março 25, 2014 at 11:12 am

    Como sempre muita gente mete o clubismo a frente da realidade.
    Fernando e William são os melhores trincos da selecção de longe.
    Quanto ao Quaresma se retiramos o C.Ronaldo há algum extremo em melhor forma do que o quaresma? a realidade é que não.
    Resto é puros fait-divers e clubismos.

  • Filipe Barreira
    Posted Março 25, 2014 at 11:12 am

    O Quaresma tem lugar de caras nesta selecção e a titular. Tal como o Fernando, se bem que ficariamos bem servidos com o William Carvalho. Espero que o PB nao se esqueça do Ruben Amorim

  • Kafka I
    Posted Março 25, 2014 at 11:12 am

    Lugar no pódio acho exagerado, o meu prognóstico é que Portugal será eliminado nos 4º de final contra a Argentina..pela lógica na fase de grupos ficamos em 2º lugar, depois apanhamos a Russia ou Bélgica, e acho contra qualquer uma das duas passamos, e depois nos 4ºs de final será contra a Argentina, onde na minha opinião seremos eliminados..

    • Anónimo
      Posted Março 25, 2014 at 12:08 pm

      Completamente de acordo Kafka. Acabo de reparar que entre as equipas dos grupos E, F, G e H (que se defrontam entre elas até à fase das meias finais – aí poderão encontrar uma equipa do quadro A, B, C e D) aquelas que se destacam são: Alemanha >> Argentina >= França* > Portugal >= Bélgica. (*Sim, acho que a França pode estar ao nível da Argentina – tem uma equipa fantástica, com jogadores experientes e jovens – certamente já ultrapassou Portugal)
      Por enquanto, no papel, Portugal é inferior à Argentina mas, tal como não estamos certos de vencer a Bélgica num eventual encontro, não devemos estar certos de perder com a Argentina.
      Sobre o quadro do Mundial: acho que o quadro dos grupos A, B, C e D é mais interessante na perspetiva dos jogos a eliminar: Espanha, Brasil, Holanda, Itália e Inglaterra.
      Chegar aos quartos de final seria um bom objetivo para Portugal face à equipa que temos. Se o conseguirmos, a Argentina deverá ter cuidado, visto que nas grandes competições a nossa seleção supera-se.
      João Campagnolo

    • I.C.E.
      Posted Março 25, 2014 at 11:56 am

      Olhando atrás no tempo, a Argentina não foi mais além dos 4º de final desde 1990. Bem sei que a nossa seleção tem feito piores resultados, no geral, olhando até essa data. Mas num confronto direto, a Argentina tem muito mais pressão pelos nomes e pela história em relação a Portugal e por isso, tem muito mais a perder.

      Quanto ao post, Quaresma e Fernando seriam mais-valias para o 11 base. O primeiro em qualquer das alas mostra serviço. O segundo num meio-campo com William Carvalho e Moutinho já era um meio campo bastante forte

  • A Cabral
    Posted Março 25, 2014 at 11:11 am

    Selecção mais forte para o mundial:
    GR: Rui Patrício
    DE: Fábio Coentrão
    DC: Pepe
    DC: Bruno Alves
    DD: Cédric Soares
    MDC: William Carvalho
    MC: Adrien Silva
    MOC: João Moutinho
    AE: Nani
    AD: Quaresma
    AC: Cristiano Ronaldo

    Um bom banco: Ricardo (Académica), Neto, João Pereira, Fernando, Rúben Amorim, Varela, Carlos Mané

    • Gonçalo Freitas
      Posted Março 25, 2014 at 7:26 pm

      A cabral – Só vês verde à frente

    • João
      Posted Março 25, 2014 at 3:18 pm

      Falta aí o Pereirinha e o Rinaudo que já se deve poder naturalizar honoris causa

    • Nuno R
      Posted Março 25, 2014 at 12:28 pm

      dei o exemplo dos ingleses porque é normal eles convocarem 22+1. Nem sequer ponho em causa se vão os melhores, os piores, os assim-assim.
      E o declínio da seleccão inglesa tem mais a ver com o excesso de estrangeiros nas melhores equipas (nos último anos) do que propriamente com o facto de serem cepos ou matacões… mas isso por si só daria um post.

    • slb1994
      Posted Março 25, 2014 at 12:18 pm

      O Sílvio tem 17 jogos pelo Benfica e não fosse as lesões o número seria superior.
      Em condições normais chegará ao fim da época com cerca de 25 jogos.

    • Bruno R.
      Posted Março 25, 2014 at 12:08 pm

      Só jogam 16 ou 17,mas não sabes que posição vais precisar portanto levar um jogador só por levar não é boa politica

    • Daniel Vargas
      Posted Março 25, 2014 at 11:58 am

      Muito bom..os jogadores do campeonato turco ou do benfica B

    • Kafka I
      Posted Março 25, 2014 at 11:57 am

      Nuno R, não vou entrar na discussão de quem deve ir ou não, mas só queria dizer que se há Selecção que não é exemplo para nada é a Selecção Inglesa, são sucintamente uns cepos a jogar à bola e sempre foram…podias ter dado outro exemplo de uma Selecção como deve de ser…

      Quanto ao conteúdo concordo, acho que se deve levar jogadores mais novos sim, e um exemplo foi o Fenómeno quando 1994 foi ao Mundial, penso que nem 40 minutos chegou a jogar, e não foi por isso que o Brasil não foi campeão do Mundo na mesma, porque como disseste e bem, dos 23, só uns 16 ou 17 é que chegam mesmo a jogar e o jogador assim começa logo a ganhar exepriência de grandes competições etc,..como tal concordo contigo, só não dês é o exemplo dos cepos Ingleses..

    • Bruno R.
      Posted Março 25, 2014 at 11:49 am

      Nuno R
      Eu n sou contra convocar jogadores novos a questão aqui é que estes sejam melhores que os outros que não foram convocados. Por exemplo o Nelson Oliveira não merecia ter ido ao Europeu, e o Mané também não está pronto para isso. O Paulo Bento tem de levar os melhores, não jogadores por fazer.

    • A Cabral
      Posted Março 25, 2014 at 11:34 am

      Acho engraçada a Vossa postura em relação à Seleção. Por mim até podiam ser 20 jogadores da Academia, desde que fossem os melhores. A minha vaidade na Seleção não é por possuir mais ou menos jogadores do meu clube, até porque não tenho lá nenhum representante. Sou simpatizante do Belenenses. Rúben Amorim é um jogador mediano, um pronto socorro. Sílvio? Nem sequer é titular num clube onde o ponto fraco são os laterais. Hugo Almeida ou Postiga a titulares é sinónimo de pouca eficácia. Meireles nem um terço da intensidade que tinha ele tem hoje´… deixem-se os Senhores de clubismo .

    • Nuno R
      Posted Março 25, 2014 at 11:33 am

      Bruno
      E quando os ingleses levam um puto de 18 anos, porque convenhamos, dos 23, jogarão 16 ou 17 no máximo, porque é que tudo bate palmas?

    • Bruno R.
      Posted Março 25, 2014 at 11:29 am

      A selecção não é para desenvolver é para jogadores feitos, se assim não tem sido já é outra questão.

    • A Cabral
      Posted Março 25, 2014 at 11:28 am

      Curiosamente não sou sportinguista. Quem sugerem dentro dos jogadores que podem oferecer mais e melhor à seleção? Os assíduos do fantástico campeonato Turco ou os portugueses do Benfica B?

    • A Cabral
      Posted Março 25, 2014 at 11:21 am

      Mané já pode integrar a comitiva e até seria bom para o próprio desenvolvimento

    • A Cabral
      Posted Março 25, 2014 at 11:21 am

      Concordo, esqueci-me do Rafa

    • João Dias
      Posted Março 25, 2014 at 11:20 am

      E viva o sportinguismo…
      Podias ser um bocadinho mais imparcial.

    • Anónimo
      Posted Março 25, 2014 at 11:20 am

      Não és nada do sporting?

      Filipe Alves

    • A Cabral
      Posted Março 25, 2014 at 11:20 am

      Restantes convocados: Miguel Veloso; Rolando; Danny; Nélson Oliveira; Hugo Almeida

    • Bruno R.
      Posted Março 25, 2014 at 11:16 am

      Calma o Mané ainda precisa de tempo pelo menos mais um ano.Falta nessa lista o Rafa.

  • Miguel Lopes
    Posted Março 25, 2014 at 11:08 am

    Fernando, William e Moutinho no meio campo! Era um meio campo fortissimo em termos defensivos. Depois com Nani (?), Quaresma (?), Danny (?), Ronaldo para o contra ataque tinhamos hipóteses de chegar longe

  • Nuno R
    Posted Março 25, 2014 at 11:07 am

    Sim, tirando o facto de não termos um médio de construção, e um ponta de lança que prenda as defesas (o que ajuda a criar espaços para o Ronaldo), temos uma equipa ao nível das melhores… se esquecermos que os laterais, defensivamente, têm dias (são fortes no ataque, mas tem pouca capacidade de choque e dificuldades no jogo aéreo), e que dependemos muito de jogadores cuja forma é duvidosa (Moutinho, por exemplo, tem falhado mais jogos que o habitual), sim, temos qualidade para ombrear com Espanha, Alemanha, e que tais…

  • Rúben Cardoso
    Posted Março 25, 2014 at 11:03 am

    Ainda tenho o sonho que o Paulo Bento dê uma cabeçada nalguma pedra e meta o Fernando e o Willam no meio-campo da selecção.

  • Joao Pimenta
    Posted Março 25, 2014 at 11:02 am

    Não diria um lugar no pódio mas que aumentava a qualidade da nossa selecção disso não tenho duvidas..
    Apesar do RQ7 estar num grande momento a titularidade será entregue ao Nani(que é uma incognita) o fernando ao ser convocado seria para o 11 titular, o que daria bastante jeito contra selecçoes mais fortes devido à sua capacidade de pressão e recuperação de bolas, o William pode ser um excelente jogador mas apanhar jogadores de alta qualidade no Mundial é diferente dos jogadores que temos cá em Portugal, é um jogador para o futuro e só para o ano quando jogar a champions(se mantiverem o 2ºlugar) poderemos tirar as duvidas que restam da sua enorme qualidade..

  • Anónimo
    Posted Março 25, 2014 at 11:02 am

    Fernando, mais do que dispensável, seria banal chamar um jogador daqueles. O William está em condições suficientes para ser chamado e demonstrar serviço. Quaresma, só se acontecesse uma grande desgraça a todos os alas possiveis que podessem ser chamados, é que alguem no seu perfeito juizo teria que convocar Quaresma. Na selecção sempre se mostrou um jogador muito inconstante, com uma ou duas vezes grandes exibições e 10 jogos seguidos em que foi o "menos um". Isto é a minha analise de todo o percurso do Quaresma, jogador que aprecio ver jogar no Porto, mas fora disso não consegue superar. Quanto ao Fernando volto a repetir, é um jogador falso que esperou até a ultima para o Scolari dizer que não para se naturalizar e dizer que quer jogar por Portugal, pois eu quero é que ele vá jogar noutro lado se quiser, porque na selecção do meu país não tem lugar. Jogadores como Deco e como o Pepe não esperaram até à ultima, alias foram "aliciados" muito antes.

    Já este Jaime Pacheco é senil e tem graves problemas de memória. Aliás afirmá-lo como vencedor do campeonato nacional é um atentado, já que quem levou o Boavista ao campeonato foram arbitragens manhosas e muita máfia da família Loureiro. Depois é um treinador que devia ter continuado na china, só lhe fazia bem. Um gajo que afirma que o Mourinho é atrasado mental, não pode ser levado de todo a sério.

    Rui Sousa

    • João
      Posted Março 25, 2014 at 3:16 pm

      A lembrar.. os jogos estrondosos de Nani, Danny e Simão não selecção.

      Para não falar no brutal ritmo competitivo, nomeadamente do Nani.

    • Anónimo
      Posted Março 25, 2014 at 1:04 pm

      Pois eu também sou benfiquista! Não é nada absolutamente contra o Quaresma, mas simplesmente os jogos que faz pela selecção ou qualquer outro clube que não seja o Porto o nivel de rendimento é absolutamente incrivel, de tão baixo que é.

      O Nani tenho que discordar, os ultimos jogos que tem feito pela selecção têm sido de baixo rendimento, mas acredito que a nivel de balneário seja muito melhor lidar com um Nani do que com um Quaresma. Já o Scolari experienciou isso, que quando o Quaresma não joga e acha que deve ser titular tem uma atitude muito negativa. Até pode não existir época para o Nani, mas além de ter boas relações no balneário, é um jogador que por acaso é constante a nivel de rendimento, ou é baixo ou é alto.

      Rui Sousa

    • Anónimo
      Posted Março 25, 2014 at 12:34 pm

      A qualidade do Quaresma é inegável. Para mim, mais que discutir a mudança da geometria do meio campo do Porto, a diferença é mesmo o Quaresma estar ou não estar em campo, visto que é o único jogador que desequilibra no Porto, dos habituais utilizados. Porque tenho a ideia de que se o Quintero crescer um pouco tacticamente, o Porto volta a navegar em águas mais ou menos tranquilas, porque volta a ter que resolva sistematicamente na frente.
      Ora, o Paulo Bento jogou com o Quaresma, sabe qual é atitude dele enquanto jogador, já o chamou à selecção, já o levou a competições oficiais, portanto sabe aquilo que o Quaresma vale no contexto Selecção.
      O Nani, apesar da paupérrima época que está a fazer, é daqueles jogadores que o Paulo Bento conhece de olhos fechados, porque o trabalhou e o viu crescer no Sporting e consegue tirar dele coisas que muitas vezes, não se avizinham possíveis quando está no United. Na minha modesta opinião, Quaresma está a jogar muito, mas talvez no seio do grupo não seja adição ideal a um espírito já formado, há várias variáveis que têm de ser tomadas em conta, não simplesmente o rendimento desportivo e sei que esta última afirmação pode suscitar críticas, mas penso que seja mesmo assim. Por vezes acima da qualidade em termos futebolisticos, tem de estar o espírito de grupo e provavelmente, fazendo futurologia, Quaresma não irá ao Mundial, não pelas suas qualidades individuais, mas sim pela sua personalidade e pela forma como pode afectar ou o espírito de grupo.
      Saudações
      Crow

    • Anónimo
      Posted Março 25, 2014 at 12:12 pm

      Quando estava a referir o percurso do Quaresma na seleção enquadrei logo o Nani nessa filosofia, a verdade é que Nani mesmo não contribuindo para a equipa, continua a ser selecionado e a jogar a titular, mesmo que não tenha jogos nas pernas pelo clube. Por que não o Quaresma? o Quaresma já fez bem mais esta época do que o Nani, eu pessoalmente gostava de o ver no Mundial.
      Só para que conste sou benfiquista portanto não estou a olhar a cores!

      Francisco TM

  • Diogo Coutinho
    Posted Março 25, 2014 at 10:56 am

    De certa forma pode-se concordar, quer dizer nao digo que lutar pelo podio mas por ventura fazer uma melhor prestaçao,devido principalmente ao facto de fernando poder dar uma consistencia defensiva a nivel de meio campo que a nossa seleção de momento nao possui,sendo um dos top 5 da sua posição a nivel da europa(ou mundial) e quaresma,visto estar consistentemente a subir de rendimento , visto que nani nao joga dificilmente estara a bom nivel, bruma lesionado , e sendo superior a varela, acredito que verdadeiramente Portugal consiga uma melhor prestação com essas duas peças que sem elas.

  • Bruno
    Posted Março 25, 2014 at 10:54 am

    Fernado para mim está fora de questão.
    Quaresma é perfeitamente seleccionável.

    SL!

    • Artur
      Posted Março 30, 2014 at 10:33 pm

      Fernando fora de questão? Quem é que vais meter lá? O Miguel Veloso ou o William Carvalho que apesar de ter uma qualidade tremenda quando se vir a jogar contra as grandes figuras do futebol mundial o mais certo é tremer por todos os cantos? Sejamos realistas, por mais que o William Carvalho tenha uma qualidade técnica superior ao Fernando, porque tem, não tem capacidade nem experiência para fazer um trabalho melhor que o Fernando, futuramente talvez mas agora está longe de ser melhor que o Fernando. Só espero que não seja outro tipo Rui Patrício que tanto prometia e morreu no Sporting.

  • Rodrigo Ribeiro
    Posted Março 25, 2014 at 10:53 am

    Quaresma? Não acho que faça qualquer falta… William e Fernando são as melhores opções para a posição

    • Pedro Fakir
      Posted Março 25, 2014 at 6:36 pm

      Sinceramente, por melhor que o Quaresma esteja a jogar no Porto, não o vejo a jogar na seleção. Ele é o tipo de jogador que só dá alguma coisa se for a estrela da equipa, o que não seria na seleção, está habituado a que a equipa jogue sempre para ele…
      Fernando ou William, não vejo o problema em convocar os dois, mas a ter que convocar um seria o William, estaria muito mais motivado e neste momento é melhor que o Fernando. Também temos que nos lembrar que os habituais convocados são o Veloso e o Meireles -.-'

    • Jorge
      Posted Março 25, 2014 at 2:11 pm

      Então não faz? O Danny continua a ser ignorado, e o quaresma é capaz de não ser convocado para ir o nani, que deve ter feito 2 ou 3 jogos esta época.

  • Bruno R.
    Posted Março 25, 2014 at 10:49 am

    Um grande Quaresmo é de facto uma necessidade mas o Fernando é dispensável o William Carvalho se já não é melhor que o Fernando pouco falta e para alem disso já se preparava um futuro com um jogador que já é grande, muito grande!

    • Pedro Costa
      Posted Março 31, 2014 at 12:13 am

      Luciano castro, muito obrigado por esse comentário mesmo, depois de ver tanto comentário parvo já estava quase a desistir de ler e li o seu. Percebi que afinal à alguém com discernimento para perceber as coisas, por tudo aquilo que disse acho que o William tem de ser o titular, o miúdo é daqueles que não enganam. Além do mais, agora vou ser patriota (e não sou contra naturalizados jogarem) não quero na selecção de nós todos um jogador que em 2011 andava numa final europeia com a bandeira do Brasil as costas… ainda por cima com um mundial no país dele…

    • Anónimo
      Posted Março 30, 2014 at 11:21 pm

      Sim, a selecção não tem rotinas de jogo para ter um jogador como o Fernando que joga à 5 6 épocas ao mais alto nivel num sistema táctico idêntico. E a meu ver em alguns anos com filosofias de jogo muito parecidas… Se calhar é o William ou o Miguel Veloso

      RT

    • Fred
      Posted Março 25, 2014 at 6:45 pm

      Na minha opinião Fernando não é seleccionável para a nossa selecção, pode ser bom jogador, mas não vale tudo quando toca a patriotismo ou à falta dele!

    • João
      Posted Março 25, 2014 at 6:18 pm

      Isso não é "termos genéricos" são 4 formas diferentes de dizer a mesma coisa, sabe passar melhor a bolinha. Defensivamente o Fernando é muito superior e é rever o golo do Lucho este ano contra o Sporting para o assunto ficar arrumado, o William vem a nanar e a acompanhar o Lucho com os olhinhos desde o meio campo. E não, o Fernando não é, muito longe disso, o pior a recuperar a bola e sair a jogar. Nisso se calhar é só o melhor dos 3.

      Funções de 8 são funções de 8, e o William é melhor. A 6 não há comparação possível. E não é porque o Veloso é tronco em ambas as posições que a selecção "não usa um 6".

    • Luciano Castro
      Posted Março 25, 2014 at 2:39 pm

      Dizer que o Fernando é superior ao William é uma barbaridade. Tal como será dizer o contrário.
      Como jogadores em termos genéricos o William é claramente muito mais jogador que o Fernando, aqui nem há comparação, o jovem luso tem muito mais qualidade técnica, de passe,mais altura, melhor condução de bola e qualidade de passe, ao passo que o brasileiro é mais forte tácticamente e posicional. Um deles pode jogar com qualidade em mais que uma posição devido à dimensão do seu futebol e o outro apenas pode jogar numa posição específica com qualidade, posição essa onde é superior ao outro.
      A questão aqui prende-se com aquilo que PB quer do seu médio mais defensivo, e a resposta é simples: PB quer um médio completo que dê maior qualidade na posse de bola, cujo jogo não se limite à posição "6" e cuja dimensão do seu futebol seja superior, nesse sentido o Fernando (apesar de ser o melhor trinco dos 3) seria sem grandes dúvidas a 3ª opção para a seleção atrás do Veloso e do William para a posição de médio mais defensivo. Os atributos que Fernando não tem são aqueles que PB prefere para essa posição, atributos esses que tanto Veloso quanto William têm, a destruir jogo em quantidade o Fernando é o melhor, mas a construir em qualidade é o pior e mesmo a destruir em qualidade e sair a jogar com qualidade é o pior.
      Querer comparar 2 jogadores com características muito distintas apesar de jogarem na mesma posição é uma asneira.
      Na minha opinião o Fernando não tem lugar na nossa seleção pois a mesma não tem rotinas de jogo para ter um jogador com as características dele.

    • sadf
      Posted Março 25, 2014 at 1:32 pm

      Acho que alguém que diz que o William carvalho r melhor jogador neste momento que o Fernando simplesmente percebe zero de futebol.

      Apesar de achar o William um grande futuro jogador.

      Fernando na selecção é rezar para que isso nunca aconteça.

      Cumpts

    • Anónimo
      Posted Março 25, 2014 at 12:56 pm

      Acho engraçado a malta que diz que o William é tão bom ou melhor que o Fernando, quando o William ainda só fez uma época de bom nível. O Fernando está há 5/6 anos a jogar a este nível, inclusive na Liga dos Campeões ou Liga Europa (troféu que ganhou). Por isso, não estou a ver como pode haver comparação entre os dois. Se o William tem qualidade e potencial? Tem. Se é melhor que o Fernando? Ainda tem de «correr» muito…

      Ricardo Nogueira.

    • ViBar
      Posted Março 25, 2014 at 12:37 pm

      Lembra-se dos títulos dos jornais sobre o Carlos Eduardo após um bom jogo? Já era o novo Deco…

    • Anónimo
      Posted Março 25, 2014 at 12:34 pm

      Não percebo essa história do William tem tudo para ser um jogador de elite. O william É um jogador de elite. Assim como o Fernando. São dois 6 diferentes, o William dá frieza, qualidade na posse de bola, transporte da mesma para o ataque e altura. Fernando é melhor no posicionamento, força e desarme. Com isto quero dizer que cabem perfeitamente os 2 na equipa ficando o Fernando a 6 puro e o William na posição "yaya toure". Já a dez pode ficar o Moutinho pois é a posição que este ocupa no Mónaco e ficava o Nani de plano B para a posição 10. Quaresma a este ritmo é titularíssimo.
      Jorge dos Santos

    • Anónimo
      Posted Março 25, 2014 at 12:25 pm

      Continuo sem perceber o que querem dizer com "patriotismo".
      Tanto um como o outro são naturalizados.
      E neste momento o Fernando é muito, mas mesmo muito melhor que o William.
      Sempre que um jogador dá nas vistas numa das equipas de Lisboa é valorizado de uma forma que não aquando de um jogador de outra qualquer equipa em Portugal. Isto é uma facto que ninguém poderá contrariar.
      Relativamente à comparação dos jogadores aos 21 anos, não se esqueça que o Fernando foi titular em todos os escalões de formação da selecção brasileira. E não venham comparar a qualidade (e a quantidade de jogadores seleccionáveis) de ambas as selecções.

    • Bruno R.
      Posted Março 25, 2014 at 11:53 am

      O Veloso tem feito grandes Europeus e Mundiais, já para não falar que está rotinado, a ir o William não devia ser titular porque fez pouco jogos com a equipa. O Fernando já disse que na minha opinião não devia ir.

    • Luis Sa
      Posted Março 25, 2014 at 11:45 am

      sabem o que é que é melhor que um pássaro na mão? dois na mão! pelo sim e pelo não, preferia levar os dois. a selecção agradece

    • Bruno R.
      Posted Março 25, 2014 at 11:40 am

      A questão principal é que os jogadores não devem ir à selecção pela 1ª vez para uma competição como o mundial. O argumento da idade é apenas para dizer que já se estaria a preparar o futuro e que o Fernando iria para o banco no futuro próximo se o William continuar a evoluir assim, por isso não vale a pena convocar o Fernando. Admito que tb é o meu patriotismo a falar um bocado, mas este é o meu ponto de vista!

    • Ulisses Rodrigues
      Posted Março 25, 2014 at 11:30 am

      o William até pode vir a ser melhor que o Fernando mas neste momento prefiro o Fernando com toda a sua experiência europeia do que lançar já o William as feras o que pode correr muito bem mas tambem muito mal. Neste mundial dava titularidade ao Fernando e depois gradualmente o William ia lutando pelo lugar com ele ou ao lado dele até. Não me venham com patriotismos que se os outros grandes países usam jogadores naturalizados (espanha, frança, ..) nós não somos melhores que eles e assim com estas palas nos olhos nunca ganharemos nada. Quanto ao Quaresma sem dúvidas que tem de ser convocado a questão de ser titular depois se verá.

    • Nuno R
      Posted Março 25, 2014 at 11:29 am

      Não quero aqui defender o Fernando, mas esse termo de comparação é tolo. A decisão é entre o William de 21 anos e o Fernando de 25 anos, e não entre o William e o Fernando de 21.
      O William tem tudo para ser um jogador de elite, mas é impossível dizer como vai evoluir.

      PS: não acho que o Fernando seja "indiscutível" na selecção, pelo simples facto d nunca lá ter jogado, e nem sequer sabermos como se integra no grupo, e não me refiro exclusivamente à integração dentro de campo.

    • Bruno R.
      Posted Março 25, 2014 at 11:10 am

      A diferença é que o William aos 21 anos, é muito superior ao Fernando com 21 e quase tão bom ou melhor que o Fernando aos 26. A experiência é sem duvida importante mas neste caso não é suficiente para escolher o Fernando em vez do William. O William é presente e futuro. O Fernando nunca foi à selecção, na minha opinião nenhum jogador devia ser convocado pela 1º vez para ir a uma fase final, e se fosse era apenas para uma competição porque no próximo europeu se o progresso continuar seria relegado para o banco pelo William, escolher o Fernando até demonstra falta de visão para o futuro.

    • Fred
      Posted Março 25, 2014 at 10:58 am

      Reconheço que o William tem potencial para ser melhor que o Fernando, mas Fernando já fez, senão me engano 5 ou 6 épocas de champions league e já ganhou vários títulos pelo Porto.William ainda é um jogador muito jovem, e até chegar ao nível do Fernando ainda vai ser um processo longo,que não é com uma época a jogar nas provas internas que lá chega.

    • Anónimo
      Posted Março 25, 2014 at 10:54 am

      O Fernando é titular indiscutivel nesta selecção.

      Diogo Santos

Deixa um comentário