Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Conceição: “Talvez seja a última derrota do FC Porto”

Se os azuis e brancos não aumentarem o nível, a menos que voltem a acontecer duelos como o de Setúbal (com vitórias a cair do Céu), dificilmente esta espécie de profecia se vai cumprir.

O FC Porto averbou a 2.ª derrota esta época ao perder na Luz frente ao Benfica, mas Conceição mantém o optimismo e até se mostra convicto que será o último deslize dos azuis e brancos até final do campeonato. “Nós não gostamos de perder, somos os campeões nacionais e com muito mérito. Vamos lutar muito pelo bicampeonato. Estamos habituados a vitórias e a ganhar três pontos. O campeonato é longo e vamos com certeza ser mais competitivos. Talvez seja a última derrota no campeonato… Nós olhamos com otimismo, sei bem o grupo que tenho. Neste momento, estamos desiludidos por não termos dado uma resposta como queríamos, mas convictos de que vamos fazer um bom campeonato e que vamos lutar por ele. Não estou satisfeito, mas confiante no futuro”, disse o técnico portista no final do Clássico.

27 Comentários

  • José S.
    Posted Outubro 8, 2018 at 4:01 pm

    Estive a trabalho e não tive hipótese de ver o jogo, mas o resultado não me surpreende nada…
    E bolas não acertei. Afinal não houve continuação de milagre e muito menos golaço de Octávio…
    Pode ser que seja o click para o SC mudar algo. Ele lá sabe o que quer dizer com a sua previsão, embora duvide muito.

  • RodolfoTrindade
    Posted Outubro 8, 2018 at 10:16 am

    Tendo em conta o que o Porto tem jogado o estranho é ter mesmo só duas derrotas nesta altura.

  • De Carvalho
    Posted Outubro 8, 2018 at 9:26 am

    Está na altura de SC se reinventar e começar a ver o futebol não como força mas sim como espetaculo.
    Não consigo perceber como ontem ao fazer uma substituição para ganhar o meio campo, aprtir desse momento o jogo passou a ser todo do benfica.
    Depois a falta de soluções a sair do banco é incrivel.
    Não temos um extremo capaz de rasgar o jogo, Oliver que poderia dar um bocado de açucar ao jogo não conta, e avançados não existem.

    O PORTO club vai ter de se reinventar de uma vez por todas procurar ter formações mais fortes para se dar ao luxo de fazer contratações caras e cirurgicas.

  • Tiago Martins
    Posted Outubro 8, 2018 at 2:09 am

    Talvez esteja errado. Estou quase certo disso até, mas percebo o discurso de Sérgio Conceição. A superação e garra foram fundamentais no título portista, daí a tentativa de transformar algo mau em algo positivo para o futuro. Ou seria este discurso ou sobre a arbitragem, mas neste jogo seria descarado se o fizesse.

  • Tiago MR
    Posted Outubro 7, 2018 at 11:30 pm

    O próximo jogo do Porto e daqui a 15 dias. Pode ser que até la ja esteja alinhavada uma alternativa ao sistema táctico. Toda, repito, toda a gente sabe como o FCP joga. É imperativo criar e pôr em pratica uma alternativa.

    A minha sugestão para se testar é o 352:
    Casillas
    Corona, militao Filipe diogo leite telles
    Sergio Oliveira Danilo Herrera
    Adrian Lopez e Soares

    Ao intervalo:
    Sai leite e entra brahimi
    Sai SO entra Oliver

    Ficamos com musculo no meio campo e alas mais frescas mais tempo e alem disso é facil mudar o sistema com uma so substituição. Nao seria pra jogar todos os jogos mas naqueles em que o adversario pode fazer mais mossa, pq não?

    • Madame Tatica
      Posted Outubro 8, 2018 at 7:35 pm

      Fiz login propositadamente para comentar o quão acho interessante o teu ponto de vista sobre a mudança de paradigma tático que o SC tem de adotar, saber usar a rotatividade não só nos jogadores, como nas posições, nos esquemas e nas funções. Não vivemos apenas de bolas paradas estudadas, lances fortuitos, físicos e a tal profundidade que o Marega oferece.
      Apesar de achar que no cômpute geral do campeonato o 352 possa ser difícil de gerir, a aposta não tenho nada como descabida.
      Falar sobre substituições é um pouco redundante e abstrato, além de que a gestão danosa da SAD não permite a conciliação e o criar de um verdadeiro clube de topo.
      As minhas hipóteses de 352 recaíam então:
      1)
      Casillas
      Militão Felipe Diogo
      Corona Óliver (ou Herrera) Danilo Brahimi (ou Otávio) Telles
      Marega Soares (ou Aboubakar)

      2)
      Casillas
      Militão Felipe Mbemba
      Maxi S. Oliveira Danilo Herrera Telles
      Brahimi Soares

      Estas hipóteses, apesar de algo abstratas, creio que teriam algo a oferecer ao jogo, mais do que agora em aspeto técnico-tático se observa, privilegiando bola curta e controlo do jogo. Não punha Brahimi numa ala porque o argelino é bastante débil na quantidade de piscinas que teria de fazer.

      Notando-se a permanência da mesma tática e do mesmo esquema posicional, sugeria a alteração de jogadores que estão em claro subrendimento e que, por incapacidade e força motivacional para querer o lugar, deveriam ser postos de parte na medida de ser garantida mais minutos a quem não calça tanto e tem qualidade.

      • Tiago MR
        Posted Outubro 8, 2018 at 9:22 pm

        Antes de mais, obrigado pelo feedback.
        Claro que sim, nao vamos aplicar um 3 5 2 no dragao contra o Aves.

        A ideia é simplesmente mudar o chip e criar um novo conceito/alternativa à equipa. Mais do que a composicao tactica, como dizes, é estimular e ensinar os jogadores as suas novas movimentações em campo. 3 centrais declarados é diferente de 2 mais Danilo. Com 3 centrais e danilo os alas nao precisam de descer tanto, logo menos piscinas e presenca dos dois medios na criação de jogo permite que um (Herrera) chegue a area para juntamente com os dois avancados concluir cruzamentos. A juve jogou bastante tempo com centrais e tem sido campea. So é necessário criar e ensinar aos jogadores as suas missões, trabalho da equipa tecnica..

    • AngeloGJ
      Posted Outubro 8, 2018 at 12:04 am

      A tactica sem duvidas é boa, mas o SC, NUNCA, vai meter o Brahimi e o Marega no banco, NUNCA, principalmente o Marega, que é nunca é substitiuido a nao ser que haja ali uma possibilidade de lesao, Mas concordo que o sistema de jogo ja esta mais do que denunciado, e ate na epoca passada tambem era evidente, porem o ano passado o FCP tinha alguns protagonistas que permitiam a equipa jogar de outra forma, a comecar pelo Ricardo Pereira que dava profundidade a direita e permitia a equipa jogar com 2 laterais e 2 extremos e depois o Marcano que era o patrao da defesa, o jogador que conseguia por gelo nos momentos maus da equipa em campo , e que muitas vezes organizava os laterais e o Felipe, foram apenas 2 perdas, mas perdas essencias para a forma como a equipa jogava…

      Se fosse para jogar com 3 centrais, gostaria de ver algo assim:

      ……………………..Iker……………………
      …..Militao..Felipe..Mbemba……….

      Corona..Danilo…Herrera….Telles
      …………………Brahimi………………….
      …..Marega………………………………..
      ………………….Aboubakar……………

      • Sirius86
        Posted Outubro 8, 2018 at 11:40 am

        Na minha opinião jogar com 3 centrais é um desperdício no nosso campeonato, ainda para mais tendo o Danilo que facilmente se junta aos centrais para ajudar a defender ou libertar os laterais na construção. A única coisa que mudava no onze era o Oliver pelo Herrera, o meio campo está a precisar de sangue novo. No ataque o que está a faltar é agressividade ofensiva, no ano passado em cada bola na área tinhamos 3-4 jogadores, agora cruzamos para 1-2, não sei se é falta de confiança…antes corríamos atrás do resultado, agora a equipa está mais conformista, fica à espera que o resultado caia para o nosso lado. Temos também demasiados jogadores que dependem do momento de forma e estão em sub-rendimento, quando é assim não pode haver medo apostar noutro jogador, no ano passado entrou Sérgio Oliveira e depois Soares, agora pelo menos Oliver tem que entrar no onze.

      • DevNull
        Posted Outubro 8, 2018 at 9:40 am

        Muito interessante. Mas eu meteria Telles no lugar do Mbemba, Brahimi no lugar de Telles, Oliver no lugar de Brahimi e provavelmente Maxi no lugar de Corona (senão ninguém defende).

      • Tiago MR
        Posted Outubro 8, 2018 at 6:07 am

        Eu percebo claramente o que estas a dizer mas por causa do meu raciocinio tem de ser assim pq nem o brahimi é 10 (mais depressa é o Otavio) e nem o Marega sabe jogar como 2 avancado. Para alem disso o FCP nao pode ser dependente de Marega.. isso diz muito do pouco que andamos a jogar.

        • Pedritxo
          Posted Outubro 8, 2018 at 9:33 am

          Essa tatica é a ideal para o FCP, porque o Maxi ja nao deveria contar e Joao Pedro parece carta fora do baralho, e assim Corona tambem poderia ter mais destaque.
          O Porto tambem tem 3 centrais para 2 lugares, sendo que assim jogariam os 3, o problema seriam as alternativas que seria so Diogo Leite.
          Brahimi jogaria solto e poderia espalhar toda a sua magia.

  • Miguel Cruz
    Posted Outubro 7, 2018 at 11:04 pm

    Cada vez mais o SC me lembra o Sá Pinto no Sporting. Uma primeira época se “faca nos dentes” com uma injeção de moral abundante. Na época seguinte vai-se a novidade, o encanto, e futebol que é bonito nem vê-lo…

  • Mantorras
    Posted Outubro 7, 2018 at 10:59 pm

    Sim, presume-se que não andem a oerder de propósito por isso… também pode ser “apenas a segunda”.

  • T. Pinto13
    Posted Outubro 7, 2018 at 10:19 pm

    Falou bem. Está a dar um Boost de moral aos jogadores.

  • Alvaromoreira
    Posted Outubro 7, 2018 at 10:05 pm

    A roda no final de jogo leva a crer num discurso do Sérgio a apelar para a união, e secalhar fez ver aos jogadores que este não era o caminho. Na segunda volta há clássico cá, teremos tempo para nos vingarmos, mas para isso é preciso jogar, coisa que ainda não vi esta época. FORÇA PORTO.

  • Prontauro
    Posted Outubro 7, 2018 at 10:02 pm

    Talvez seja a última derrota se a equipa não comparecer a mais nenhum jogo. É aposta segura, assim…

  • Khal Drogo
    Posted Outubro 7, 2018 at 9:53 pm

    Custa-me muito perceber este tipo de situações. A equipa é praticamente a mesma, o treinador é o mesmo, os adversários não estão mais fortes… Porque é que o Porto está a jogar tão pior do que na época passada? Ultrapassa-me.

    Não será a última derrota da época, com certeza.

    • Kacal
      Posted Outubro 7, 2018 at 10:10 pm

      Parece-me que se deve a 3 factores: 1 – Forma física 2 – Conhecimento dos adversários e 3 – Atitude

      No 1 parece-me que a equipa não está na mesma condição física e forma (há jogadores a render bem menos, até em subrendimento). No 2 parece-me que as equipas estão mais a par do nosso jogo e estudaram as fraquezas, são mais preparadas e capazes de nos anular. E no 3 a atitude não me parece ser a mesma da época passada, nem a mesma garra e entrega, talvez a mensagem de SC já não esteja a passar e os jogadores estejam um pouco “fartos” dele.

      • Fieldings
        Posted Outubro 7, 2018 at 10:52 pm

        Concordo essencialmente com o ponto 2. Creio que a estratégia de “4-4-2 corre marega” não vai ser tão feliz este ano – até porque os adversários directos, com excepção do Sporting, estão bastante mais fortes

        • Kacal
          Posted Outubro 7, 2018 at 10:59 pm

          Ora nem mais, Fieldings. Estão mais fortes os adversários e também mais preparados contra nós, também acho que essa estratégia não irá resultar, daí achar que o SC deveria introduzir algumas nuances novas e mudar um pouco a forma de jogar, apostando um pouco mais nos criativos com Óliver à cabeça, mas duvido que vá acontecer e até tenho duvidas que o SC tenha tal capacidade. Vai ser um ano mais difícil, claramente. Vamos ter mais dificuldades e tenho a certeza que não será o último deslize que teremos, agora derrota vamos a ver mas também duvido.

    • Humberto Cruz
      Posted Outubro 7, 2018 at 10:03 pm

      Sérgio Conceição dá-me ideia de que é treinador para uma época ou para entrar a meio da época num clube em baixo e metê-los a jogar. Um bocado a lembrar-me o Sá Pinto, é chegar aos gritos, pôr os jogadores todos cheios de vontade e isso resulta por uns tempos, mas depois passa.

      • Khal Drogo
        Posted Outubro 7, 2018 at 10:09 pm

        É bem observado, Humberto. De facto, o SC nunca conseguir singrar mais do que uma época em lado nenhum.

  • Kostadinov
    Posted Outubro 7, 2018 at 9:23 pm

    Pois, o negrito do VM diz tudo. Com esta qualidade de jogo estranharei mais as vitórias do que as derrotas, que naturalmente continuarão a vir. Os milagres não acontecem todos os fins de semana.

  • E o que temos
    Posted Outubro 7, 2018 at 9:07 pm

    Temos um bruxo aqui, depois o RV é que fala e nao diz nada

  • Andre Pina
    Posted Outubro 7, 2018 at 9:05 pm

    Este senhor julgar-se treinador e ser campeão em título diz muito sobre o estado do futebol Português

  • Sombras
    Posted Outubro 7, 2018 at 8:33 pm

    Sim, ou talvez não.

Deixa um comentário