Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Em Inglaterra continua a haver futebol… e com público

Parece óbvio que se não fossem os casos mediáticos, do Arteta e Hudson-Odoi, a Premier League teria continuado a sua actividade com toda a normalidade. Aliás, em Inglaterra, apesar dos 1391 casos confirmados, a abordagem tem sido muito diferente da maior parte dos países europeus, sendo que alguns ‘especialistas’ até estão a defender que a população deve ser infectada para começar a ganhar imunidade.

A Premier League está suspensa até Abril mas o futebol continua em Inglaterra. Este fim-de-semana os jogos da Non-league decorreram com toda a normalidade, e por exemplo no Maidenhead United e Stockport County estiveram 1662 pessoas, bem mais que em muitos jogos da nossa I Liga.

41 Comentários

  • Chico
    Posted Março 16, 2020 at 10:11 pm

    A Inglaterra ficará na página errada da história. Se essa aberração da imunidade de grupo for levada a cabo, alguém terá que ser julgado por crime contra a humanidade. Estão a abordar esta situação com uma leviandade extrema e vai correr muito mal…

    • DNowitzki
      Posted Março 17, 2020 at 2:55 am

      Exatamente! Estão a fazer experiências com seres humanos como ratos em laboratório.

      Além disso, com as mutações que os vírus sofrem, a imunidade é uma treta.

  • Joga_Bonito
    Posted Março 16, 2020 at 4:27 pm

    Há várias soluções possíveis, esta pode ser a pior. A vacina vai demorar muito. Há artigos médicos (acho que devemos sempre pesquisar em sites de medicina para ver o que médicos dizem) que falam do uso de dióxido de cloro e e de vitamina C como curas. A questão é que se o vírus estiver muito avançado ou a pessoa for idosa pode já não ir a tempo. Acho mesmo que o principal problema disto é que a exposição deste vírus em gente já debilitada pode ser mortal, mortalidade essa agravada pela ruptura dos serviços médicos que face a milhares de casos não poderão actuar a tempo de salvar todos.
    Depois há aquelas pessoas que já em si são doentes e que nunca se saberá por inteiro o que causou a morte.
    Acho que a iniciativa que vi colocada na net de uma rapariga que afixou à porta dos vizinhos idosos uma oferta de ajuda para ir comprar comida e medicamentos parece-me óptima. Acho que isso devia ser encorajado, até porque as pessoas idosas são as mais susceptíveis a terem medo da doença e as mais prováveis a irem para fora de casa. Apenas se deve informar a população para desinfectar tudo o que comprar quando levar para casa.

    • Chico
      Posted Março 16, 2020 at 10:17 pm

      O único artigo que encontrei numa pesquisa rápida na Pubmed entre milhares que têm sido provocados sobre o COVID-19 a mencionar vitamina C diz isto: “Several adjunctive pharmacologic interventions have been studied for their immunomodulatory effects, including macrolides, corticosteroids, cyclooxygenase-2 inhibitors, sirolimus, statins, anti-influenza immune plasma, and vitamin C, but none is recommended at present in severe RVIs”.

      Estou como o outro user.

    • E o que temos
      Posted Março 16, 2020 at 6:14 pm

      Que sites de médicos é que andas a ver??? Vitamina C como cura? Meu deus

      • Joga_Bonito
        Posted Março 16, 2020 at 6:38 pm

        Sites de médicos que lidam com pacientes e vêem curas. Ou percebes mais do que eles? Informa-te, eu não disse que apenas isso cura, afirmei que li em sites que a vitamina C foi um dos meios usados como cura, juntamente com outras soluções. Informa-te por sites médicos, que são gente que percebe mais disto do que nós.

        • E o que temos
          Posted Março 16, 2020 at 7:21 pm

          Oh rapaz eu sou da area da medicina. Deves andar a ler aqueles sites de medicina homeopática ou de medicina tradicional chinesa que dizem que a vitamina C é usada para “reforçar” o sistema imunitario quando há zero provas que sequer seja possivel reforçar o sistema imunitario.

          • Joga_Bonito
            Posted Março 16, 2020 at 7:30 pm

            Eu vi sites de medicina, não eram de medicina chinesa. E admitindo que não sou da area da medicina não sei porque a medicina chinesa há-de ou não ter menos respeito que a ocidental que está pejada de escândalos científicos.Nunca há 100% de certezas de nada, agora a vitamina C não é algo tóxico e se bem não faz mal não há-de fazer.

            • E o que temos
              Posted Março 16, 2020 at 7:46 pm

              Ahaha pronto, eu fico-me por aqui. recuso-me a tentar falar com alguém que acha que a medicina chinesa tem algo de base a não ser interesses governamentais.

              • Joga_Bonito
                Posted Março 16, 2020 at 7:59 pm

                É pena que te recusas a continuar, porque estaríamos interessados em que explicasses qual a ligação entre medicina chinesa e “interesses governamentais” ou é uma posta sem sentido?

                • E o que temos
                  Posted Março 16, 2020 at 8:51 pm

                  Se queres ficar informado aconselho-te a passar pelo Scimed – Ciência Baseada na Evidência tanto no facebook como no blog onde tens explicações para leigos a desmontar esses mitos da treta de boost ao sistema imunitario e medicina tradicional chinesa. Boa leitura

  • CarlosSL
    Posted Março 16, 2020 at 11:25 am

    A abordagem inglesa parece macabra mas tem fundamentação cientifica. Não estou a dizer que concordo ou discordo, sou muito “Klopp” nesta questão, mas a base cientifica está lá e até é bastante fundamentada. Quanto à mutação do virus, é uma preocupação lógica, mas aplica-se à imunidade por vacinação também. Por isso mesmo temos que tomar a vacina da gripe todos os anos, como o pico da gripe é atingido em alturas diferentes nos dois hemisférios usa-se a informação do último que teve inverno para criar a vacina para o próximo (estirpes mais comuns, onde estão regularmente “covid’s”). Não podemos apenas olhar para a questão do “não matem os velhinhos”, é fundamental criar imunidade na população, sempre foi ao longo da história e sempre continuará a ser enquanto a ciencia nao tornar o sistema imunitario obsoleto.
    Dando um bitaite de um economista apenas curioso por ciência, diria que se os grupos de risco fizerem quarentena e o resto da população levar em consideração a sua segurança, esta abordagem até me parece mais ajustada

    • RodrigoRealista
      Posted Março 16, 2020 at 4:03 pm

      Ainda bem que eu não mando bitaites sobre economia…
      Nao ha qualquer fundamentaçao cientifica, à luz do conhecimento actual, para fazer o que Inglaterra fez. Pode ser uma medida espetacular. Mas perante o que sabemos agora, e com o que (des)conhecemos do vírus, é uma jogada arriscadissima e eticamente questionavel

  • Diogo Moura
    Posted Março 16, 2020 at 11:13 am

    Primeiro o Brexit, agora isto. E os Americanos é que têm a fama… Enfim ?‍♂️
    Isto trocando por miúdos é muito simples. As pessoas saudáveis, podem nem sequer ter sintomas e serem portadoras do vírus e andar a contaminar meio mundo sem saberem (atenção que há casos de malta saudável a ficar em estado crítico, mas é raro). O problema do Covid-19 é que a taxa de mortalidade começa a disparar a partir dos 60 anos e em pessoas com problemas de saúde (diabéticos, hipertensos, doentes oncológicos, etc.)
    A quarentena tem de ser aplicada de forma a proteger os mais vulneráveis – os nossos tios mais velhos, avós e pais.
    Relativamente há imunidade, ela já existe, há muitas pessoas que de certeza já tiveram o vírus e não sentiram nada e o corpo eleminiou.
    Ninguém no seu perfeito juízo acredita que o vírus só tenha chegado à Portugal em Março. Já deve andar para aí desde Janeiro/Fevereiro. Só que na altura associavam sempre a uma gripe e iam para casa curar.
    Só foi oficialmente admitido o vírus quando o primeiro teste realizado deu positivo, porém, houve imensas pessoas que foram à urgência com sintomas e ninguém as havia testado. Era mais uma gripe/constipação, normal para a época.
    Tanto é que tenho um caso próximo na qual 3 pessoas (que trabalham juntas e contactam com turistas) ficaram com os sintomas todos e estiveram 2 ou 3 dias de cama. Não foram ao médico – lá está, em Fevereiro não se falava de Covid-19 em Portugal. Foram à farmácia, xarope para a tosse, bruffen para a febre e siga. Ficaram recuperadas. Agora se podem ter contaminado mais alguém? Provavelmente sim. Até eu posso ter contraído o vírus, mas até à data, nada, zero sintomas.
    Mas isto não significa que ande aí todo contente na rua, pelo contrário. Não vou visitar familiares mais velhos, passei o fim de semana em casa e vai ser só casa – trabalho, trabalho – casa. Ter os cuidados necessários, evitar contactos desnecessários, etc.
    Resumindo, no UK isto é uma palhaçada. Ou metem mão nisto, ou daqui a 1 mês o sistema de saúde vai estar a rebentar pelas costuras com idosos a morrer em catadupa nos corredores dos hospitais. As farmácias a zero e sem capacidade para responderem a tantos doentes, etc.
    Que governo ridículo. E ainda eu me queixo do nosso, que apesar de tomar medidas a um bom ritmo – melhor que Italia e Espanha, por exemplo – acho que não são suficientes pois o SNS é frágil. Temos bons médicos, não temos é recursos.

  • JoaoMiguel96
    Posted Março 16, 2020 at 11:12 am

    Vão usar a táctica de Herd Immunity sem saberem se o vírus pode voltar a mutar (porque já mutou, sendo que tem uma estirpe mais violenta que atacou Itália) e sem terem um controlo de quarentena eficaz. Querem infectar a população jovem para acabar com o vírus já.

    Parece giro, mas tem tudo para ser uma catástrofe.

    • Estigarribia
      Posted Março 16, 2020 at 12:09 pm

      João,

      Este vírus do COVID-19, tal como eu disse a um amigo meu, vai colocar o mundo todo numa espécie “modo Mad Max”. E pelo que se vê nos supermercados, farmácias e centros comerciais cada vez estou mais certo disso mesmo.

      Saudações Leoninas

      • M'difh
        Posted Março 16, 2020 at 12:38 pm

        Daqui a 1 ano já nem se vai falar neste vírus. Vamos ter de aprender a viver com ele

        • Estigarribia
          Posted Março 16, 2020 at 1:49 pm

          Tarik D. Gama,

          Fazer previsões para o próximo ano ainda é cedo, mas eu vi na televisão que o Governo prevê que o pico do contágio será em Maio. E sinceramente não vejo isto a melhorar… Bem pelo contrário. Só hoje já estão contabilizados, até ao momento, 331 infectados com COVID-19.

          Em relação ao futebol, sinceramente acho que a próxima época já estará em risco, até porque há jogadores que acabam contrato a 30 de Junho e isto vai causar graves problemas financeiros aos clubes portugueses (falando no contexto do futebol português).

          Saudações Leoninas

          • M'difh
            Posted Março 16, 2020 at 10:02 pm

            O que eu queria afirmar era que o vírus se vai tornar endémico, ou seja, vai começar a viver com os humanos de forma maioritariamente inerte. Haverá sempre pessoas a sofrer com ele, mas pelo que já li (muito artigo de fontes fidedignas) e pelo que aprendi (sou licenciado em bioquímica) e pelas características que apresenta, tanto epidemiológicas como bioquímicas, acho que este vírus veio para ficar.

            Quanto ao futebol em si, as organizações que regulam o desporto têm aqui muito pano para mangas.

            Saudações Desportistas

  • Miguel Lopes
    Posted Março 16, 2020 at 10:27 am

    Será que a segurança social deles também está a necessitar de que os velhinhos comecem a morrer para garantir a sustentabilidade do sistema? Eh pá, ai se o Centeno ouve isto!!

  • Filipe Ribeiro
    Posted Março 16, 2020 at 10:12 am

    Na China não faltam casos de pessoas que recuperam e voltam a ser infectados, está da imunidade é muito boa, sem dúvida…

    • Freitas
      Posted Março 16, 2020 at 7:25 pm

      Falsos positivos. A partir de um determinado momento deixaram de fazer análises a muitas pessoas pensando que as mesmas por terem os sintomas do covi19 estariam infectadas. Por exemplo numa família de quatro pessoas, três fizeram o teste e acusaram positivo, a quarta que tinha sintomas não fizeram o teste e consideraram que estava com o vírus e realmente não estava. Mais tarde volta a adoecer e aí fazem o teste, acusando positivo.
      Da primeira vez ainda não estaria infectado e seria uma gripe normal.
      Esta foi a explicação que o Dr. Francisco Jorge, antigo director da Direcção Geral da Saúde deu hoje, no estação pública.
      Penso que será alguém mais bem informado que qualquer um de nós.

  • Estigarribia
    Posted Março 16, 2020 at 9:08 am

    Muito gostam os ingleses de ser do contra. Mas de um país que tem um Primeiro Ministro com ar de maluco já espero tudo…

    Saudações Leoninas

  • Mantorras
    Posted Março 15, 2020 at 11:38 pm

    Uma coisa e certa, os que sobrevivem ficam mais fortes e os mais velhos morrem, que na realidade tambem deve contar como imunidade para estatistica maquiavelica. Quando os hospitais romperem pelas costuras vai ser bonito, mas na volta isto ja e e a prova do “somos demasiados” e comecou a fase em que vamos abrandar isto, a bem, ou a mal.

    • DNowitzki
      Posted Março 17, 2020 at 3:00 am

      Ficam, ficam, nomeadamente os que perdem 30 a 40% da capacidade pulmonar.

      • Mantorras
        Posted Março 17, 2020 at 1:01 pm

        Ficam mais fortes do ponto de vista de resistencia, ja que a maior parte dos doentes recuperados desenvolve algum tipo de imunidade, mesmo que a mesma seja temporaria.

        Ja agora, perdem 20-30%, nao sao todos, e nem todos sentem qualquer efeito, embora os medicos consigam verificar danos nos orgaos (pulmoes). Os efeitos a longo prazo sao perfeitamente desconhecidos e nao se sabe se, por exemplo, o orgao nao recupera totalmente ao fim de algum tempo. Para ja nao ha qualquer conclusao sobre o assunto, tanto quanto percebi.

  • riscas
    Posted Março 15, 2020 at 11:15 pm

    O processo normal será a maioria da população ser infectada, no entanto é necessário limitar o numero de infectados em simultâneo para que os sistemas de saúde consigam dar conta do recado.
    É por isso que por cá estamos em isolamento, para limitar o numero de infectados simultâneamente.

  • Amigos e bola
    Posted Março 15, 2020 at 11:08 pm

    Tive um amigo meu que me contou da tática da “imunização” do Reino Unido e eu nem queria acreditar.

    É por demais macabro e vai por em risco a vida de milhares de britânicos, em especial os mais idosos.

    Deveriam ser julgados por crimes contra a humanidade.

    • El Pipito
      Posted Março 16, 2020 at 4:43 am

      Já agora, qual é a tática? Matar os velhotes?

      • Ricard0
        Posted Março 16, 2020 at 1:28 pm

        Pelo que eu percebi em Inglaterra estão a sugerir infetar a população (de propósito?) para ganharem imunidade ao vírus. Claro que muitos dos velhotes podem morrer nesse “processo”.

      • Fantantonio
        Posted Março 16, 2020 at 1:27 pm

        A tática é baseada num modelo matemático.
        Basicamente, queriam (porque entretanto perceberam a cagada e vão tentar implementar medidas de isolamento social como os outros países em vez disso) fazer com que 60% da população apanhasse o vírus deliberadamente até ao pico do vírus que estimavam para junho para criar uma imunidade de grupo e conseguirem controlar uma possível propagação e fatalidade do vírus pior ainda no inverno.
        Havia vários problemas com isto:
        – o primeiro é a facilidade de transmissão e o período incerto de incubação do vírus onde parte significativa da população pode nem sequer se aperceber que o tem e que o transmite, logo, conseguir que 40M contraíssem o vírus de forma controlada até junho, sem grandes medidas de contenção, tinha tudo para falhar por larga margem porque ou o número de infetados poderia passar essa marca ou atingi-la bastante mais rápido do que o que estimavam;
        – o segundo está ligado ao primeiro, na medida em que a proposta também passava por isolar todos os idosos e grupos de risco para não contraírem o vírus enquanto a experiência decorria, algo que um país democrata no Ocidente, sinceramente não me parece que conseguisse controlar;
        – o terceiro é que o modelo foi exposto com base na percentagem de mortalidade do vírus e completamente subestimando-o, basicamente estimaram que cerca de 2% da população morreria, mas o vírus já passou por pelo menos uma mutação bem antes de sequer haver perspetivas de uma vacina para um futuro próximo, havendo casos de pessoas que também ficaram infetados uma segunda vez depois de terem alta e nada disto foi tido em conta. Basicamente a medida tinha tudo para falhar por larga margem novamente;
        – NHS (Sistema Nacional de Saúde) vai estar a rebentar pela costuras, tal como cá e em todo o lado e mesmo que não fosse esse o caso, 2% de 40M é muita morte e não iam ser só velhotes, basicamente toda a gente com infeção sintomática iam passar mal se não houvesse material para ser assistido devidamente;
        – Por fim, no Ocidente há imunidade de grupo sim, mas porque a esmagadora maioria das doenças tem vacinas para as combater e no mundo desenvolvido a maior parte das pessoas é vacinada. No caso do SARS que foi o coronavirus de 2002/3, era muito menos contagioso, mas nunca chegou a haver vacina porque todos os animais que foram testados faleceram, nenhum sobreviveu, a única maneira de fazer o vírus desaparecer foi através de medidas de quarentena restritas e não era nem de perto nem de longe tão contagioso como o COVID-19.
        A tática tinha bastantes mais contras do que pros, mas é o Boris Johnson o líder do governo, por isso, não é de admirar.

  • Barinho
    Posted Março 15, 2020 at 10:45 pm

    Sempre do contra estes gajos. Também já tinha lido que eles querem deixar o pessoal ser infectado pra ganharem imunidade de grupo. Para os mais novos e com sistema imunitário normal é tranquilo, mas este tipo de mentalidade vai matar muita gente mais idosa e com sistema imunitário enfraquecido.

    • Dca
      Posted Março 15, 2020 at 11:41 pm

      Mas como se ganha essa imunidade?

      • Claudio V.
        Posted Março 16, 2020 at 10:08 am

        Ainda nem se conhece quão mutável é este vírus. Pode toda a gente ganhar imunidade a esta versão, no próximo ano aparecer outra e não ter servido de nada promover a morte de milhões de pessoas…

      • Marcelo Afonso
        Posted Março 16, 2020 at 9:57 am

        A imunidade coletiva pressupõe sempre a existência de um antiviral (vacina) que limite a transmissão do agente infeccioso. Dado que o Corona pode infectar quem já foi infectado, isto parece-me uma tática kamikaze, absurda e ridícula.

      • Lopes da Silva
        Posted Março 16, 2020 at 8:01 am

        É esse o princípio da vacinação. As vacinas (ao contrário de antibióticos, por exemplo) não “matam”, por assim dizer, os vírus. As vacinas têm os próprios vírus inactivos ou agentes muito semelhantes. Assim que o corpo humano detecta esses agentes estranhos produz anticorpos. Quando fores efectivamente infectado pelo vírus a sério o organismo já tem esses anticorpos de memória que vão responder à infecção (ganhaste imunidade). Muito simplisticamente é isto. Por isso é que se diz coloquialmente que as crianças devem andar a brincar na rua a mexer nas coisas para ganhar imunidade aos diversos agentes ambientais.

      • Kafka
        Posted Março 16, 2020 at 6:53 am

        DCA

        É “infectando” toda a população jovem e adulta que seja saudável levando a que todos eles ao ficarem doentes e consequentemente sobrevivam fiquem imunes, isso depois permitiria aos mais idosos finalmente poderem sair de casa e agir normalmente porque já não seriam contaminados pelos mais novos, pois os mais novos já tínham sido contaminados e já estavam imunes

        É uma explicação meio atabalhoada, não sou médico logo em termos técnicos não sei explicar isto como deve de ser… Algum medico aqui que consiga explicar melhor, mas a ideia é mais ou esta

      • Rev7
        Posted Março 16, 2020 at 2:36 am

        Se apanhares o virus o teu corpo vai ter de o expulsar. Isto significa que o corpo ganha anticorpos. Da próxima vez que apanhares o virus, será ainda mais fácil de o expulsar. O problema é que isso põe em perigo todas as pessoas que tenham um sistema imune fraco.

      • E o que temos
        Posted Março 16, 2020 at 2:07 am

        A partir do momento em que és infetado e sobrevives desenvolves anticorpos contra o virus. Imagina agora uma população de 100 mil pessoas, se 60 mil tiverem anticorpos não conseguem passar a doença e as outras 40 mil acabam por estar protegidas indiretamente através desta imunidade de grupo. Isto é importante porque muitas pessoas não podem ser vacinadas por diversas razões logo estão a ser protegidas pelas outras que podem ser vacinadas. Na prática e no caso do UK, isto tem tudo para correr mal e levar a uma espécie de genocidio mas veremos como eles lidam com isso.

  • E o que temos
    Posted Março 15, 2020 at 10:19 pm

    Usar Inglaterra como exemplo para alguma coisa nesta situação só pode ser para rir. O Boris Johnson está a usar o próprio país como ensaio clínico para uma tentativa de combater o vírus através da imunização de grupo o que tem tudo para correr mal.

Deixa um comentário