Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto versão 2015-16: “All-In”, a Sequela

Tudo ou nada. É assim que o FC Porto vai encarar esta época, depois de um ano em que, apesar do forte investimento, ficou em branco. Ou então não, e daqui a um ano, como agora fazemos numa espécie de repetição de 2014, vamos voltar a repetir este discurso. Independentemente do All-In, que como os portistas estão a demonstrar parece ter “sete vidas”, a chegada de Lopetegui e a “espanholização” do plantel não foram suficientes para derrotar o Benfica de Jesus, e a apatia demonstrada nos jogos com o rival tiveram um impacto decisivo nas contas da temporada. Mesmo com reforços a pedido, como Marcano, Óliver, Casemiro ou Tello, as ideias do técnico basco demoraram a ser assimiladas e os dragões apenas se tornaram uma equipa temível na segunda metade da época (a exibição em casa contra o Bayern ficou na memória). Esta temporada as exigências serão ainda maiores e não há margem de erro para Lopetegui, que mostrou ser um adepto da rotação. O plantel permite-lhe isso, já que é claramente o melhor do campeonato e voltou a merecer um grande investimento. Apesar da saída de Jackson, que ainda deverá ser colmatada, e de faltarem alguns reforços (um central, um “10” e um extremo), Maxi, Casillas, Imbula e Bueno, para além dos portugueses Sérgio Oliveira, Danilo e André André, são soluções de qualidade e podem fazer a diferença num ano que se espera exigente e desgastante. Há vários objectivos para os portistas, mas a prioridade é só uma: voltar a ser campeão nacional. O Benfica, com a saída de Jesus, terá de se adaptar a uma nova realidade e não deverá ter a mesma força que demonstrou, mas o Sporting, com a chegada do treinador campeão pelas águias, pode ser uma ameaça mais séria. Tudo o que não seja o título será um fracasso tremendo, sendo que a repetição da excelente prestação europeia é também uma das ambições para o novo ano, bem como uma campanha mais positiva nas Taças. Neste sentido, o Visão de Mercado aponta aquele que poderia ser uma espécie de plantel ideal para os azuis e brancos:

GR: Casillas (Real Madrid), Hélton, Gudiño – Iker vai ser o maior foco da época em Portugal, tudo que dizer será esmiuçado, irá proporcionar muitas capas e comentários, e com naturalidade será o titular na baliza portista. Para lhe fazer sombra há o capitão Hélton, que, aos 37 anos, quererá provar que ainda é uma opção válida. Já Gudiño, promissor guardião com um perfil parecido a Courtois, deve ser o dono da posição na equipa B e o terceiro guarda-redes da equipa principal.
DD: Maxi Pereira (Benfica), Ricardo Pereira – O ex-Benfica foi outra das bombas do mercado e depois da saída de Danilo para o Real Madrid vai ser o dono do lugar. Ricardo Pereira deverá voltar a ser aposta para a posição, podendo também somar minutos mais à frente.
DC: Gil (Corinthians), Marcano, Maicon, Indi – Os azuis e brancos precisam de um central, de preferência alguém que jogue do lado direito. É que Indi foi exibindo as suas lacunas com o decorrer da temporada, Maicon a cada ano que passa exibe menos qualidade e Lichnovsky nem na B demonstrou uma capacidade que o distinga dos demais. Sobra Marcano, que é nesta fase o melhor central do FC Porto, mas é curto. O problema é que os bons elementos para esta posição são poucos e caros. Rudiger (Estugarda) tem sido falado, mas o seu histórico de lesões condiciona, como tal, uma solução pode passar por Gil, que é na actualidade o melhor central a jogar no Brasil. Um jogador alto (1m93), imperial no jogo aéreo, com muita presença e que tem melhorado ao nível da saída de bola. Uma transferência que iria obrigar a um bom investimento, mas o Timão precisa de realizar encaixes e há umas semanas circulou o rumor que o internacional pelo Brasil tinha salários em atraso. Uma opção ainda mais interessante seria Tiago Ilori, pela qualidade técnica, velocidade, e talento que apresenta, ainda por cima português, o que é uma raridade no 11 portista, colmatava uma lacuna, mas, apesar de não ter espaço no Liverpool a cláusula que o Sporting colocou no negócio quando vendeu o sub-21 aos Reds complica um potencial negócio.
DE: Alex Sandro, José Ángel – A situação contratual periclitante do brasileiro obriga Pinto da Costa a resolver este problema com pinças. Pretendentes não faltam, uma vez que estamos na presença de um dos 10 melhores laterais esquerdos do Mundo, mas os azuis e brancos não se podem arriscar a perder mais um titular. Assim, é natural que exista um esforço financeiro para renovar com o ex-Santos, prometendo-lhe eventualmente a saída na próxima época, algo habitual na política de mercado dos dragões. Por outro lado, apesar de ainda não ter convencido a massa adepta, José Ángel será a alternativa.
MDF: Rúben Neves, Danilo Pereira (Marítimo) – Na posição 6, duas opções com um perfil futebolístico distinto. Rúben Neves foi a revelação do início de temporada no ano transacto, devendo somar mais minutos ainda esta época como manda a lógica. O pivot defensivo poderá dar uma grande qualidade de passe e visão de jogo ao início de construção da equipa, mas, por outro lado, é natural que em determinados jogos Lopetegui procure um médio defensivo com outras características. O reforço Danilo será esse elemento, acrescentando a sua capacidade de física e nos duelos, intensidade, jogo aéreo e qualidade no transporte de bola.
MC: Imbula (Marselha), Herrera, André André (V.Guimarães), Sérgio Oliveira – O senhor 20 milhões (contratação mais cara de sempre do futebol português, o que demonstra a aposta do FC Porto para esta época) deverá ter um lugar assegurado no 11. Médio muito completo, com boa qualidade de passe, de transporte e de chegada à área, oferecendo ainda dimensão física ao sector intermediário. Como concorrentes directos terá o habitual titular da época passada Herrera, um jogador que até poderá sair mediante uma boa proposta, André André, filho de uma antiga glória do clube e que está a agradar nesta pré-época com a sua capacidade de pressão, recuperação de bola e ocupação do espaço central, e, por fim, Sérgio Oliveira, um activo que deu nas vistas no Europeu sub-21 e que após uma época bem sucedida no Paços de Ferreira regressa revigorado à casa que o formou. Com tantas soluções, Evando, apesar de até oferecer mais criatividade que André e Oliveira, devia sair, principalmente se entrar o médio ofensivo que os azuis e brancos pretendem.
MO: Belhanda (D. Kiev), Bueno (Rayo Vallecano) – Lucas Lima ou Óliver devem reforçar o FC Porto – Pinto da Costa não ia anunciar publicamente que tinha interesse nos jogadores sem ter uma garantia – mas caso isso não aconteça, uma solução, que até podia ser a 1.ª, pode passar pela aquisição de Belhanda. O marroquino não se impôs no D. Kiev, inclusive há uma forte hipótese que regresse a França neste Defeso (o Lyon está a tentar garantir a sua aquisição por empréstimo), mas encaixava na perfeição no conjunto de Lopetegui. É criativo, forte no passe, tem golo e faz muitas assistências, podendo ser igualmente utilizado na posição de extremo. Mas, independentemente de quem entre, a falta de criatividade e de capacidade para desequilibrar no espaço central é uma das lacunas da equipa, sendo que a entrada de Bueno, um dos 5 melhores marcadores da última La Liga, poderá permitir ao treinador basco contar com um activo capaz de permitir uma certa variação táctica e também de acrescentar visão de jogo e presença na área adversária.
EE: Brahimi, Moses Simon (Gent) – O FC Porto na teoria tem 4 bons extremos, o problema é que nenhum é regular, muito pelo contrário. Brahimi só rendeu 3 meses, Tello, se excluirmos o hattrick ao Sporting, fez apenas uma época normal, Varela nunca foi de Top e, apesar de até ter fortes possibilidades de ser titular, devido a ser mais consistente e ser mais acutilante sem bola, não é agora que vai ser aquele elemento que decide partidas, e Hernâni não demonstrou, ainda, ter o necessário para ser titular. Como tal, a contratação de Lamela (Tottenham) ia resolver uma das lacunas “invisíveis” deste plantel. Mas como não acreditamos que chegue alguém com “peso” para esta posição, até para não bloquear o espaço que parece reservado a Brahimi e Tello, a ser contratado algum elemento à partida será uma opção de futuro. Neste sentido, Pione Sisto tem sido falado mas Moses Simon, do Gent, seria uma solução mais interessante. Um jogador explosivo, desequilibrador nato e que, apesar de ter apenas 20 anos, foi um dos jogadores mais decisivos no último campeonato belga.
ED: Tello, Varela- Saiu Quaresma, Hernâni também devia ser transferido (é pretendido pelo Olympiacos), mas será interessante verificar que extremo irá assumir a titularidade. Tello dá largura, profundidade e capacidade de agitar as partidas com a sua velocidade, poder no um contra um e até de finalização. Varela é mais regular, mais consistente, equilibra melhor a equipa, e, apesar de não apresentar a mesma velocidade e capacidade nas acções individuais, tem igualmente golo.
PL: Osvaldo, Aboubakar, André Silva – Jackson foi o abono de família nos últimos anos (92 golos em 3 épocas), sendo que além do seu fantástico poder de finalização era um elemento preponderante no modelo de jogo dos azuis e brancos, uma vez que participava na construção de jogadas, pressionava e dava profundidade à equipa quando necessário. No entanto, o Atlético bateu a sua cláusula de rescisão, o que vai proporcionar uma nova Era no Dragão. Osvaldo parece ser o eleito para ocupar a vaga no ataque, um jogador peculiar, que nos últimos 2 anos passou pelo Southampton, Inter, Juventus e Boca, mas talentoso. Mesmo assim, uma aposta no excedentário Soldado fazia mais sentido. O espanhol não parece contar para o Tottenham, mas é um goleador (nos 3 anos que esteve no Valencia marcou 81 golos) e mais profissional. Outro avançado que está no mercado é Negredo, que até tem um perfil semelhante ao de Jackson, o problema é que é só o jogador mais bem pago do plantel do Valencia. Para concorrer com Osvaldo há Aboubakar, que não tem a mesma qualidade técnica e visão de jogo, mas tem características que criam mossa nos adversários e sempre que foi chamado correspondeu com golos. O ex-Lorient até pode aproveitar o facto de ser o único avançado que transita da época passada para ganhar um lugar no 11. Por fim, André Silva tem sido testado nos estágios de pré-temporada e, apesar do seu talento e do óptimo Mundial sub-20 que realizou, é provável que continue a evoluir na equipa B, sendo apenas uma 4.ª opção na equipa principal, depois de Osvaldo, Aboubakar e Bueno.

0 Comentários

  • LuisRafaelSCP
    Posted Agosto 1, 2015 at 7:19 am

    Pensava que o "all-in" tinha sido já na época transata. Parece-me que o PdC é que vai fazer all-in nestes últimos anos de mandato, quem vier a seguir que se desenrasque…

    Em relação ao plantel, não é preciso muito mais do que já foi contratado. A juntar a Osvaldo (embora não ache a melhor opção, faltava um ponta de lança para concorrer com Aboubakar), um defesa central de outro nível (Rudiger era boa opção), e um médio mais criativo (Oliver ou Lucas Lima) o plantel fica quase perfeito e recheado de qualidade.

  • De Carvalho
    Posted Agosto 1, 2015 at 2:49 am

    Para as posições indicadas pelo VM aqui vão às minhas apostas
    DE grimaldo perfil ideal para este porto venda do JOse Angel
    DC apesar de gostar do Ilori penso que é preciso outro tipo de central não conheço Gil mas a minha aposta vai para BARTRA
    MC oliver
    Ext concordo que é uma posição sombra no plantel Lamela
    PL el loco Osvaldo

    • Alexis
      Posted Agosto 1, 2015 at 12:09 pm

      Ficava muito caro mas ficavam com um plantel de sonho, caso o Osvaldo se decidisse a jogar futebol e acatar ordens do treinador…

  • Anónimo
    Posted Julho 31, 2015 at 9:10 pm

    Sinceramente só contratava um médio ofensivl. Falta magia na transição ofensiva (criem uma equipa de futsal e metam lá o quintero!) , alguem que desbloquei aquele futebol empastelado (atenção ao imbula!). De resto, abouba e talvez o melhor ponta de lanca em Portugal (jonas e segundo avançado) e os centrais chegam perfeitamente, não ha que ter tino nas despesas. Se se vendesse metade dos emprestados Ai a música podia ser outra.. Quanto ao médio ofensivo, a primeira opção e se viável seria oliver, craque e já enquadrado no estilo de jogo. Sendo impossível, apostava no lamela (que me parece ainda mais impossível) e como terceiro opcao Lucas lima (confesso que não conheco belhanda..)

    E prevê-se um campeonato acima da média com contratações bomba como a do chuta-chuta!

    Pedro pinto

  • José Silva
    Posted Julho 31, 2015 at 8:59 pm

    Continuo sem perceber como o porto pode estar a fazer all-in esta época depois de deixar sair Jackson, danilo,Oliver,Casemiro,quaresma que renderam cerca de 80 milhões. Tirando a contratação do imbula a maior parte dos reforços sonantes foram baratos ou a "custo zero"…a nível salarial o aumento não terá sido assim tão grande porque o Jackson o quaresma o Danilo também eram bem pagos.

    • André Pinto
      Posted Agosto 3, 2015 at 11:37 am

      José, pelos vistos não sou o único a achar isto. Tanto que segundo consta, este nem foi o ano em que se investiu mais, tendo as vendas do "costume".
      Há também um ponto extra. Nunca vamos agradar a todos. Alguns Portistas estão contra, outros a favor.
      A verdade é que já são 2 anos sem ganhar.

      Eu sempre fui apologista de ter 1 Imbula por 20 milhões do que ter 10 brasileiros por 20 milhões ao todo. Porque desses 10, só um viria a ser jogador (quase de certeza). É um risco dar tanto por Imbula, mas se render tal como Danilo, Jackson, Hulk, entre outros, será vendido por um cheque de pelo menos 30 milhões.

      Mas enfim, nunca vamos agradar a todos.

  • Invictus
    Posted Julho 31, 2015 at 8:32 pm

    Na minha opinião contratava-se Rudiger,Lamela,Lucas Lima,Osvaldo, sendo que um substituto para A.Sandro ñ seria mal pensado, pois J.Angel é fraco…

    Casillas,Maxi,A.Sandro,Rudiger,M.IndiMarcano,Imbula,Herrera,L.Lima,Brahimi,TelloLamela,Osvaldo.

    Helton,Ricardo,J.Angel,Maicon,M.Indi,Danilo,Andre Andre,Bueno,Tello,Varela,Aboubakar

    24-R.Neves 25-S.Oliveira

    • Kacal I
      Posted Agosto 1, 2015 at 2:52 pm

      Só concordo com o Filipe no caso do Lamela, é impossível vir Lucas Lima e Lamela, só um deles virá mas Rudiger e Osvaldo a juntar ao MO é perfeitamente possível, no entanto investir também em mais laterais é para esquecer, só em caso de saída do Alex Sandro mas temos o Opare arrumado e podia ser opção porque é bom lateral e até faz os dois lados, por exemplo.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 31, 2015 at 9:32 pm

      Não queres o Zlatan ou o Messi também?
      Acho que os portistas estão a perder o senso de realidade.

  • I.C.E.
    Posted Julho 31, 2015 at 8:30 pm

    Muito antes desta "louca" temporada das transferências, a minha opinião sobre que posições deviam ser reforçadas, ou seja com jogadores de qualidade à séria, seriam apenas aquelas em que se perdesse um determinado jogador.

    Visto que o ano passado, com um plantel muito bom e com um treinador desconhecedor da realidade nacional conseguiu fazer na Champions um percurso como há muito não se via e no campeonato atendeu-se que foi por culpa própria, creio que devia ter sido esta a política.

    No entanto, olhando ao todo do plantel, este ano está melhor tem mais soluções e de qualidade. Assim, sempre se evita uma quebra como o cansaço de Brahimi, Casemiro ou Óliver em determinados momentos da época. Quanto ao onze, apenas o lateral direito, o médio-centro e o avançado está mais fraco do que o ano passado. Veremos como corre a época.

  • Alexis
    Posted Julho 31, 2015 at 8:26 pm

    concordo em absoluto! Acrescento apenas que após a chegada do #10, creio que ainda vão contratar um extremo, usando o budget destinado ao ponta de lança. E para além destes, não me admirava que avançassem, ainda, para o Grimaldo, agora que o Benfica recuou.

  • Anónimo
    Posted Julho 31, 2015 at 8:05 pm

    Excelente análise,

    Mas na minha opinião o 15 do Porto devia ser um 14, esta minha avaliação prende-se nos factos de embora o plantel continuar a ter bons jogadores a qualidade de jogo que tem sido exibida nesta pré época não é grande coisa, mas não digo que com o decorrer da época o Porto não possa chegar a um 15.

    Vitor Abreu

  • Stalley VM
    Posted Julho 31, 2015 at 8:02 pm

    Porto continua a ter o melhor plantel em Portugal, já o tinha escrito o ano passado e este ano mantenho a mesma opinião, mesmo com as saídas de Jackson e Danilo, continua forte e ainda vai entrar um avançado e extremo/nº10 não duvido disso, e veremos ainda a questão do central.
    Agora veremos como colectivo o que vale esta equipa no decorrer da época e também o que Lopetegui faz este ano, tem a obrigação de fazer bem melhor e isso só vai acontecer se for campeão e ganhando uma Taça ou fazer uma Champions parecida ao ano passado.

    SL!

  • Kafka I
    Posted Julho 31, 2015 at 7:28 pm

    Ao dia de hoje o Porto é de longe o principal candidato ao titulo, apesar de ter perdido Danilo e Jackson que são jogadores quase impossiveis de substituir (dentro das limitações do Porto e do Futebol Português), soube minimizar bem os estragos, e continua a ter o melhor 11 e o melhor plantel do campeonato

    A somar à melhor valia individual, o Porto tem ainda a "vantagem" de Lopetegui ter mais um ano de experiência de futebol Português, e portanto alguns dos erros que cometeu o ano passado precisamente por desconhecimento do campeonato na teoria este ano não acontecerão e portanto alguns dos empates que teve o ano anterior, se transformem em vitórias….(atenção não estou a dizer com isto que o Loptegui é a ultima coca-cola do deserto, agora é factual que tendo mais um ano de conhecimento do futebol Português devera errar menos, pois alguns dos erros foram por desconhecimento)

    A somar a tudo isto, o Porto ainda tem a vantagem de a distância para o Benfica ter aumentando, isto mesmo o Porto estando mais "Fraco", mas apesar de poder parecer um contra-sendo não é, um exemplo …o Porto antes valia 16 e o Benfica 15…ora o Porto agora vale 15 e o Benfica 12, logo mesmo mais fraco a distância, portanto é possível, na minha opinião claro, e tendo como base o dia 31 Julho a 31 dias do mercado fechar

    Quanto a posições possíveis ainda de ser melhoradas, diria que se se confirmar o Osvaldo, ficaria só mesmo a faltar um nº10

    • Kacal I
      Posted Agosto 1, 2015 at 2:49 pm

      Rúben Gomes,

      Atenção que eu concordo contigo e o Danilo é superior ao Maxi, no entanto o Danilo foi para o Real e apenas acho que o uruguaio é um bom reforço e a nível interno não ficaremos mais fracos, na Champions vamos ver o que ele vale.

      Casemiro e Danilo tenho a mesma opinião.

      Também concordo contigo sobre o Aboubakar, agora falta ver se o Lucas Lima e o Osvaldo vêm mesmo e aí falares, na boa.

    • Rúben Gomes
      Posted Julho 31, 2015 at 10:28 pm

      Kacal,

      O Mini Pereira, por muito que eu goste dele, ou gostasse, não tem a qualidade do Danilo. É certo que muito dificilmente encontrariam um melhor substituto para o brasileiro a curto prazo ( tem 7 anos de Liga Portuguesa ), mas penso que para o estilo de jogo do Lopetegui ira notar se a diferença. Danilo oferecia uma enorme qualidade na saida de bola, e na posse da mesma que tanto caracteriza o treinador basco. Maxi não tem os mesmos "pés" que Danilo. Pode fornecer maior agressividade e intensidade, mas perde em alguns capitulos, como no passe, na circulação da bola e principalmente no jogo interior que tanto caracterizava Danilo.

      Casemiro e Danilo podem ser equiparaveis, aí admito que não haja um "downgrade".

      Lucas Lima, não posso falar dele porque não é jogador do Porto, portanto neste momento, como não há nenhum criativo para substituir o Mago Espanhol, estão evidentemente mais fracos.

      Aboubakar por Jackson, é claramente um "downgrade". O Camarones tem um claro problema com recepção de bola, tal como não tem a capacidade de baixar no terreno e a visão de jogo do Colombiano. É mais rapido e tem melhor remate, mas pelo que vi da epoca passada, e a intenção do Porto querer contratar outro PL é indicio que não empregará a mesma qualidade de Jackson.

      Osvaldo também não posso falar, porque não é jogador do Porto.

    • Kacal I
      Posted Julho 31, 2015 at 9:32 pm

      Acho que Maxi, Danilo Pereira, Lucas Lima e Osvaldo são dignos substitutos de Danilo, Casemiro, Óliver e Jackson, a nível interno é mais que suficiente e não digo que estejamos mais fracos, eu até prefiro o Lucas Lima ao Óliver mas falo apenas pelas características, gosto do estilo do brasileiro.

    • Rúben Gomes
      Posted Julho 31, 2015 at 8:39 pm

      Tenho de concordar com o Kafka. Apesar de o 11 inicial do Porto, não o plantel (!), estar mais fraco. Vamos ver se o Lopétoqui ( admite, Pedro, foi de proposito ) continua a rodar em demasia a equipa, ja que quando conseguiu estabelecer um 11 mais rotinado a equipa jogou bom futebol e realizou uma segunda volta de enorme qualidade.

      Quanto ao nosso Benfica… É como tenho dito, é esperar até dia 31.

    • Kafka I
      Posted Julho 31, 2015 at 8:37 pm

      Filipe

      Bem verdade, por incrível que pareça de uma forma bem fria talvez o Benfica perder com o Sporting na Supertaça até pode ser mais benéfico que prejudicial para o Benfica, porque ai sim os adeptos do Benfica iriam deixar de dizer a lenga lenga do "o ano passado foi igual e isto e aquilo" e iam perceber que de facto o Benfica precisa de reforços e ai o LFV ia sentir-se pressionado pelos adeptos a ter mesmo de contratar

    • Stalley VM
      Posted Julho 31, 2015 at 8:14 pm

      Subscrevo por inteiro.
      Para mim o Porto é também o grande favorito á conquista da Liga, continua a ter o melhor plantel mesmo com as saídas, entraram outra vez excelentes jogadores e ainda a vem Osvaldo(ou outro do mesmo nível) e um extremo/nº10(Lamela ou Lucas Lima).

      O Benfica penso que estão a fazer a "cama" muito cedo ao Rui Vitória, claro não se compara a Jorge Jesus mas é que dar tempo ao homem pelo menos, no entanto parece-me a mim também que a abordagem ao mercado o Benfica não é a melhor e isto também não ajuda Rui Vitória, saiu Lima e Maxi, entrou quem? a questão do Defesa Esquerdo também, eu sei que o ano passado Júlio César e Jonas vieram já no fim, mas com a SuperTaça e campeonato á porta, não era melhor pelo menos já ter vindo pelo menos um/dois jogadores acima da média?

      SL!

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 31, 2015 at 7:44 pm

      Claramente tens razão no que dizes mas também já sabes como funciona o populuxo Vieira se por exemplo perdermos com o Sporting na semana seguinte aparece dinheiro para contratações.
      Mas dito isto mesmo não achando nada de especial esta equipa do Porto e principalmente o treinador são os maiores candidatos ao título.

    • Sombras
      Posted Julho 31, 2015 at 7:43 pm

      O Porto parte à frente apenas e só porque o Benfica está mais fraco, tudo o resto não está melhor que na época passada.

  • Anónimo
    Posted Julho 31, 2015 at 7:12 pm

    Sinceramente este plantel do Porto não é assim tão superior, mantém-se como o melhor da Liga mas bastante inferior ao do ano passado…a contratação de Casillas é tudo bonito e eu fiquei muito contente por ver alguém com este mediatismo e currículo no nosso campeonato mas desportivamente não me parece que tenha sido necessário e a verdade é que alguns portistas ficaram demasiados "cegos" com a contratação de Casillas e ainda a de Maxi por ter saído do Benfica após 8 anos e a de Imbula por ter vindo por 20 milhões…ora a realidade é que o Porto perdeu 4 titulares (Danilo, Casemiro, Oliver e Jackson) e ainda Quaresma que diga-se o que disser ainda seria útil neste Porto e as alternativas parecem-me inferiores, nunca fui fã do Maxi e ainda para mais com 31 anos deverá cair de rendimento portanto Danilo dava mais garantias, Casemiro e Oliver foram decisivos no meio campo portista e ainda por cima falta claramente um 10 e substituir Jackson seria sempre muito difícil e apesar de gostar de Aboubakar ainda tem muito para crescer e Osvaldo é uma verdadeira incógnita, uma autêntica bomba relógio que quando rebenta é o perigo para o balneário…e a zona central da defesa também à exceção de Marcano precisa claramente de um central de qualidade inegável, esse Gil pode ser uma opção válida. E depois falta o mais importante: o treinador. O Lopetegui tem ainda demasiadas limitações técnico-táticas e pode-se falar que o Porto ao contrário dos diretos rivais mantém o mesmo treinador mas eu até acho uma aposta de risco pois um resultado menos bom neste início e terá a vida já complicada. Apesar de tudo eu diria que não há qualquer favorito ao título até ao momento, todos ainda têm algumas coisas a refazer e portanto diria que está: Benfica – 30%, Porto – 30 %, Sporting – 30 % e Outros – 10 %.

    Peter Griffin

    • Anónimo
      Posted Agosto 1, 2015 at 4:23 pm

      Concordo com o sombras!

      Zé Maria

    • Anónimo
      Posted Julho 31, 2015 at 9:15 pm

      Vai ser divertidissima esta época, quando se começar a ver as arbitragens.. ;-)

      Miguel Pereira

    • Anónimo
      Posted Julho 31, 2015 at 7:48 pm

      Nunca se sabe :) mas sim, admito que foi exagerado, seja como for a ideia principal é que está, na minha opinião, tudo em aberto onde entre Benfica, Porto e Sporting não creio que haja um favorito claro até ao momento e portanto sem dúvida que esta época tem tudo para ser digamos…divertida.

      Peter Griffin

    • Sombras
      Posted Julho 31, 2015 at 7:45 pm

      Eu não consigo por o Sporting ao mesmo nível de Benfica e Porto, pelo menos por enquanto. Diria
      40% Porto
      35% Benfica
      24% Sporting
      ~1% Outros (sendo que dos outros o Braga tem para aí 75%)

    • Anónimo
      Posted Julho 31, 2015 at 7:28 pm

      10 por cento para os outros?

      No máximo 2%…

      João Pedro

    • Scp_Duxxi
      Posted Julho 31, 2015 at 7:26 pm

      10% outros? Acho demasiado.

  • Anónimo
    Posted Julho 31, 2015 at 7:10 pm

    Não percebo esta ideia do Hernani não ter demonstrado nada, se nao tem opurtunidade de jogar…

    O rapaz jogou quase sempre no final dos jogos, conseguiu fazer uma coisa que muitos dos seus companheiros não faziam, (tirando o Oliver) desiquilibrar. É verdade que ainda tem que melhorar a nível de jogo interior mas se lhe derem OPURTUNIDADES ele vai mostrar o que vale, é um jogador muito interessante e com muito potencial.

    Nesta pre epoca o Hernani tem jogado pouco tempo e o que me irritou profundamente foi um jogo que vi em que ele entrou no inicio da segunda parte e estava a ser dos melhores (mexeu com o jogo) marcou um golo (nao tenho a certeza se foi ele que marcou) e fez um grande cruzamento e 15 minutos depois de ter entrado sai para entrar…O Adrian…

    Sem opurtunidades ele não pode fazer melhor, nas que o Lopetoki lhe tem dado, ele tem aproveitado, mas se ele fosse Juan Hernani as tantas tinha mais opurtunidades…

    Vitor Abreu

  • Anónimo
    Posted Julho 31, 2015 at 7:05 pm

    O Varela só seria titular se se chamásse Varella ou Etxevarela..

    João Jorge

  • Rodrigo
    Posted Julho 31, 2015 at 6:34 pm

    Ilori seria um grande reforço, mas acho que nao e possivel. Gil era uma opçao interessante, mas para vir o brasileiro acho que e melhor manter a dupla actual. Rudiger, apesar das lesoes, seria o tal upgrade, mas no meu entender os centrais actuais sao suficientes.

    Por outro lado, Moses Simon e Belhanda eram optimos reforços, enquanto que no ataque tambem nao apostaria no Osvaldo.

    Por fim, seria preferivel colocar Herrera a Evandro, enquanto que o Hernani na minha opiniao tinha tudo para ter muitos minutos esta epoca e acrescentar a sua tecnica, velocidade e poder de finalizaçao ao ataque portista em varios jogos.

  • The Monster
    Posted Julho 31, 2015 at 6:28 pm

    Primeiramente ainda não tive oportunidade de me debruçar sobre a quase certa contratação de Osvaldo.
    Apesar da sua grande qualidade, o seu ego e temperamento podem causar estragos no balneário do Porto que é vulnerável( já não existem aqueles líderes que se imponham como Bruno Alves, Jorge Costa) e poderá ser uma mau exemplo para os mais jovens no plantel, já para não falar do seu elevado salário e o factor idade que traz poucas perspectivas de futuras mais valias financeiras. Posto isto, da minha parte esta contratação leva chumbo!
    De resto, penso que a contratação de um central não é prioritária, mas seria bem vinda, portanto a haver uma oportunidade de contratar o Gil, sem entrar em loucuras( já são demasiadas), levaria nota positiva da minha parte.
    As laterais estão bem compostas, saiu o Danilo e entrou o Maxi, que apesar de estar muito longe da qualidade do brasileiro é um elemento conhecedor do futebol português, não precisará de um período de adaptação, competitivo, e penso que internamente não se irá notar muito a diferença.
    No meio campo defensivo, a luta será entre Danilo e o Rúben. Parece-me que o Rúben subindo um pouco a intensidade, e melhorando o posicionamento( este último virá com a acumulação de jogos) para se proteger de alguma lentidão na transição defensiva, ganhará facilmente a titularidade ao Danilo.
    Mais à frente Imbula tem lugar garantido, Herrera penso que também terá pelo investimento feito nele e por algum estatuto que já adquiriu apesar de não ser muito consensual, e a vir um médio ofensivo, que estou convencido que virá(ainda acredito no Oliver), a solução deverá passar pelo recuo de Imbula para trinco.
    André André, Sérgio Oliveira e Evandro, dois destes terão de sair, sendo que apostaria em Evandro e Sérgio Oliveira.
    No Ataque, já me debrucei sobre Osvaldo, portanto penso que Aboubakar daria conta do recado até Janeiro ficando André Silva como alternativa, e depois logo se veria se era curto ou não.
    Nas alas, por mim não se mexia, Hernâni continuaria no plantel como alternativa a Tello e Brahimi, e Varela completava as alas, mas penso que como o Porto irá ao mercado por um extremo ainda, saindo Hernâni possivelmente para a equipa de Marco Silva, Pione Sisto seria o ideal, é um extremo que bem treinado pode tornar-se de nível mundial, não muito caro tendo em conta a inflação dos últimos tempos( 5/6 milhões) e com boas perspectivas de um futuro encaixe financeiro.

  • BrunoSLB
    Posted Julho 31, 2015 at 5:48 pm

    Resumindo troca-se no onze inicial Fabiano por Casillas, Danilo por Maxi, Casemiro por Danilo Pereira, Herrera por Imbula, Oliver Torres (até pode regressar) por Lucas Lima (há interesse) e Jackson por Osvaldo. Na baliza há um claro upgrade nos outros lugares não me parece, mas é um bom plantel.

    • BrunoSLB
      Posted Julho 31, 2015 at 11:14 pm

      Concordo, cá estaremos para comentar esses lances menos "felizes", mas amigo Marques, sem agoirar……lol

    • Anónimo
      Posted Julho 31, 2015 at 9:17 pm

      BrunoSLB sem querer agoirar, claro que pode fazer a diferença..para o bem ou para o mal.. ;-)

      Marques

    • BrunoSLB
      Posted Julho 31, 2015 at 7:43 pm

      Provavelmente não amigo Marques, mas é o campeonato que temos. O Casillas é um nome incontornável no panorama futebolístico e poderá fazer a diferença nos jogos com elevado grau de dificuldade como os jogos entre os grandes e na Liga dos Campeões.

    • Anónimo
      Posted Julho 31, 2015 at 7:02 pm

      Upgrade na baliza, para apenas 7/8 jogos na Liga.
      Ou acha que Aroucas, Tondelas, Setubal's, Académicas etc vão por muito à prova o Casillas?

      Marques

  • Miguel Guerreiro
    Posted Julho 31, 2015 at 5:37 pm

    O Gil no Porto seria uma contratação fantástica, assim como o Ilori. Acredito que para médio ofensivo volte o Olivier. Sem dúvida que falta um extremo com alguma regularidade a este Porto, eu apostava no Izquierdo era um bom jogador para o Porto e que é muito bom a finalizar.
    Em resumo, o Porto em condições normais tem de longe o melhor plantel de Portugal (e um dos melhores planteis de Portugal neste século XXI). O problema do Porto para mim como já disse é o Lopetegui, que é fraco, fraquíssimo, um treinador que vai na 2ª pré-época e não se vê um fio de jogo, não se vê os jogadores com mais anos de casa a perceberem as ideias do treinador. A competividade deste campeonato passa pelo Lopetegui manter-se de dragão ao peito.

  • NoSense
    Posted Julho 31, 2015 at 5:32 pm

    Já vou ler com mais atenção, até só vi mesmo os jogadores apontados por posição, contudo (depois comentarei melhor), à primeira vista e apesar de ser arriscado atacar a época com uma posição que se quer com gente já adaptada e neste caso seriam precisas duas contratações, mas Brahimi tem que ser MO…na esquerda, apesar dos rasgos (a espaços) não rende tanto como no meio, na minha opinião (assim não seria necessário Belhanda que espalhou magia em montpellier, mas seriam necessários EE)

  • Kacal I
    Posted Julho 31, 2015 at 5:30 pm

    Não tenho muito a dizer sobre este post, ao que parece o Osvaldo vai mesmo ser o eleito para o ataque e o Lucas Lima é o preferido para MO e também prefiro-o ao Belhanda, depois um DC e um extremo podem chegar e aí Rudiger e Lamela seriam o sonho, no entanto o alemão é possível mas o argentino fica quase impossível se o Lucas Lima for contratado e portanto uma aposta em Pione Sisto seria interessante mas admito que esse Moses Simon possa ser uma mais-valia porque não conheço mas confio no VM, de resto é renovar com o Alex Sandro e plantel fechado.

    PS: um DD ou um lateral que faça ambos os lados seria bem-vindo mas não é uma prioridade, nem uma necessidade secundária, aparece em 3º plano.

    • Joker
      Posted Julho 31, 2015 at 11:44 pm

      Kacal,

      Acho que não tomaste muita atenção ao Angel… É falso dizer que ele esteve bem, quanto muito esteve competente num jogo ou outro mas está constantemente a errar (passes e cruzamentos ridiculos), como disse o Luis Freitas algumas pessoas precisaram deste péssimo jogo contra o Borussia para perceber que o Angel está para o futebol do Porto como está o Adrian Lopez.
      Preferia bastante mais ter o Ricardo Pereira a defesa direito da minha equipa do que o espanhol a defesa esquerdo, e para evoluir como segunda opção então (visto que o português tem bastante mais potencial) nem se fala.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 31, 2015 at 10:12 pm

      Kacal

      Acho que percebeste o que queria dizer por jogar lá não faz dele extremo o Lamela na Roma era como o James no Porto ou o Ruiz no Twente são segundos avançados que partem da ala.
      Esta é a minha visão do jogador e da forma dele jogar podes ter outra.

    • Anónimo
      Posted Julho 31, 2015 at 9:49 pm

      Fábio, não viste os mesmos jogos que eu então, o Angel já era sempre dos piores em campo o ano passado, só é pena que alguns adeptos só tenham reparado nisso depois do jogo com o Borussia.
      Não é melhor que o Ricardo em qualquer aspecto, se existem duvidas foca bem no jogador no próximo jogo em que atuar.

      Luis Freitas

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 31, 2015 at 9:40 pm

      Rúben

      Não levo de todo sei bem que falho muito nesse capítulo,escrever à pressa no tele dá nisso.
      Mas vou tentar mudar,obrigado.

    • Kacal I
      Posted Julho 31, 2015 at 9:29 pm

      Filipe Ribeiro,

      Por acaso acho que ele rende mais a extremo direito com movimentos interiores do que a MO, até prefiro vê-lo a SA mas no Porto não utilizamos um e portanto entre MO e ED prefiro vê-lo na ala, eu prefiro o Lucas Lima para o que é pretendido, gosto bastante dele.

      Joker,

      É como o Fabio diz, o potencial não joga no presente e para mim o José Ángel é um bom lateral e é suficiente para alternativa ao Alex Sandro, na época passada esteve bem quando foi chamado a jogo e não é por estar mal na pré-época que passa a ser cepo, além disso jogar pouco é complicado depois render no seu melhor nível, já o Ricardo não me convence a DD e um empréstimo só lhe faria bem.

      Nuno,

      Se essa pergunta é para mim, sim tenho visto e o José Ángel tem estado mal mas a pré-época não deve definir nada e ele esteve bem na época passada, tem qualidade e como alternativa é suficiente, não podemos ter dois jogadores top por posição.

    • Rúben Gomes
      Posted Julho 31, 2015 at 8:34 pm

      Filipe Ribeiro, não leves a mal, podes levar como um conselho. Tenta usar mais pontuação e paragrafos. Tens bastante conhecimento e uma escrita agradavel, mas por vezes tenho de me esforçar para entender o contexto das tuas frases. Espero que não leves a mal, abraço.

    • Nuno
      Posted Julho 31, 2015 at 7:56 pm

      Tu andas a ver os jogos do Porto?

    • Fabio
      Posted Julho 31, 2015 at 7:51 pm

      Na posiçao de defesa o Angel é muito melhor que o Ricardo Pereira, nao foi por ter feito um jogo horrivel que ja nao presta. Na época passada quando jogou raramente comprometeu, para mim um dos erros do Lope foi nao o ter inscrito para a champions.

      No geral o Ricardo tem muito mais potencial que o Angel.

    • Joker
      Posted Julho 31, 2015 at 7:24 pm

      Porque sugeres um DD e não um DE?

      Achas que o Angel tem mais qualidade ou potencial que o Ricardo Pereira?

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 31, 2015 at 7:19 pm

      Eu não vejo o Lamela a extremo na Argentina nunca jogou como tal é um médio ofensivo 2 avançado.
      O Belhanda o ano passado não acompanhei mas a primeira no Dinamo sim e realmente não se adaptou muito longe do jogador fantástico na ligue 1 na altura pensava que iria para algum clube top.
      A top é muito superior ao Lucas Lima e gosto muito do brasileiro.

    • Kacal I
      Posted Julho 31, 2015 at 7:16 pm

      Vitorino,

      Eu sei mas esse não conta para o treinador e portanto não entra nos planos.

    • Anónimo
      Posted Julho 31, 2015 at 5:41 pm

      Opare faz as 2 laterais…

      Vitorino

  • Anónimo
    Posted Julho 31, 2015 at 5:28 pm

    Um facto bastante curioso é que o Jackson marcou mais golos em 3 anos de Porto que o Osvaldo em toda a sua carreira. E atenção que o italiano já vai a caminho dos 29 anos.

    João Pedro

    • Kacal I
      Posted Julho 31, 2015 at 9:25 pm

      João Pedro,

      Ok, ainda assim a diferença de qualidade dos campeonatos é notória.

    • Anónimo
      Posted Julho 31, 2015 at 7:25 pm

      Kacal, eu apenas contabilizei os golos que o Jaxkson marcou no Porto. Se for somar os que marcou antes de chegar ao Porto, bem bem…

      João Pedro

    • Kacal I
      Posted Julho 31, 2015 at 7:17 pm

      Também é verdade que o Jackson só jogou no campeonato colombiano, mexicano e português, já o Osvaldo esteve no italiano, espanhol e inglês, não é por aí, a meu ver.

    • Gonçalo Melo
      Posted Julho 31, 2015 at 5:47 pm

      Ja vai a caminho dos 30.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Julho 31, 2015 at 5:27 pm

    Na minha opinião este plantel do FCP ainda é inferior ao da época passada, mas isso não invalida que na actualidade não seja o plantel mais forte da liga portuguesa.

    Falta claramente a chegada de mais um médio criativo e possivelmente mais um extremo. Se Maicon saísse a entrada de mais um central talvez não fosse mal pensada.

    Gostei muito da sugestão do Moses Simon e do Belhanda.

  • Anónimo
    Posted Julho 31, 2015 at 5:25 pm

    Bom plantel contudo na minha opinião será certamente inferior ao da última época.

    Outra opinião particular, é que eu considero o Evandro superior ao Sérgio Oliveira e ao André André, há mais alguém da mesma opiniao?

    Pedro Sousa

    • Kacal I
      Posted Julho 31, 2015 at 7:18 pm

      Pedro Sousa,

      Não, eu também acho que o Evandro é superior ao Sérgio Oliveira e talvez ligeiramente ao André André mas também gosto bastante deste último.

    • Rodrigo
      Posted Julho 31, 2015 at 6:45 pm

      So pode ser inferior por causa do Jackson, pois mesmo a lateral direito o Maxi da garantias a partida. De resto, Casillas, Imbula, Danilo ou Bueno sao reforços muito bons, alem de que elementos como Hernani, Ruben Neves ou Aboubakar estarao ainda melhor.

    • João Magalhães
      Posted Julho 31, 2015 at 5:28 pm

      Melhor que o Sérgio e relativamente do mesmo nível do André. É o que acho.

  • Simão Lima
    Posted Julho 31, 2015 at 5:25 pm

    Não sendo portista, e na teoria, não vejo o Porto mais forte do que a época passada, mesmo assumindo as contratações dadas pelo Visão de Mercado, a prática assim dirá se tenho ou não razão.. Espero estar certo :P

    Saudações desportistas…

    • Anónimo
      Posted Agosto 1, 2015 at 3:28 am

      O onze não esta mais forte mas o plantel parece mais equilibrado. Na temporada passada o meio campo por exemplo pareceu-me sempre muito partido, com um casemiro e herrera que embora bons jogadores pareciam não adaptar-se totalmente á forma de jogo, de muita posse e muito passe curto a exigir receção e decisão rapida. O plantel que for criado vai ser maiis facilmente adaptavel ao estilo de jogo que o treinador pretende. Logo veremos os resultados.

      Helder

    • João Magalhães
      Posted Julho 31, 2015 at 7:18 pm

      Os recursos que o Porto tem também são graças ao treinador. Tello, Casillas, Bueno, Marcano e por aí fora estão cá, em grande parte, por ser o Lopetegui à frente do clube.

    • Anónimo
      Posted Julho 31, 2015 at 5:42 pm

      Ainda vamos numa fase embrionária, pelo que me parece muito precoce traçar-se destinos para qualquer que seja a equipa. O que é preciso salientar é o facto de este ser já um 2º all-in, com um treinador estrangeiro a ter recursos que outrora seriam impossíveis neste país.
      Independentemente da vinda de mais 1 ou 2 jogadores, é certo que a exigência para este plantel tem que ser máxima, sendo que o crédito de Lopetegui já vem sendo mais que muito.
      Teorias da conspiração apontam para que este seja o último ano de Pinto da Costa à frente do clube, apostando por isso todas as fichas.

      Bernardo C.

Deixa um comentário