Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Fernando Santos volta a dar nota à prestação de Portugal e aproveita dica de Rony Lopes

Concorda? Parece claro que FS é o pioneiro da ideia, do “pouco importa, pouco importa, se jogamos bem ou mal”, veremos é qual será a resposta quando o resultado for adverso (Portugal entrou nos 2 jogos praticamente a vencer). 

Fernando Santos voltou hoje a abordar a exibição da Seleção Nacional no jogo com Marrocos, mas com um discurso algo diferente. “O Rony Lopes respondeu muito bem a essa pergunta”, disse o selecionador, quando questionado sobre as críticas à prestação de Portugal. Recorde-se que o médio do Mónaco escreveu: «Lembro-me do tempo em que jogávamos sempre bem e perdíamos sempre mal. Prefiro ganhar como hoje do que perder como dantes. Vamos Portugal!!!». Já sobre a nota que atribuía à prestação portuguesa no Mundial, destacou: “Às exibições dou seis. Aos resultados dou sete“. Fernando Santos assegurou ainda que não vai pensar nos cartões amarelos como eventual critério de desempate com Espanha na corrida pelo primeiro lugar do Grupo B do Mundial: «Não vou pensar nisso. Quero é ficar nos dois primeiros, o resto não me interessa».

45 Comentários

  • cepp
    Posted Junho 22, 2018 at 9:26 pm

    Acho que Manuel Fernandes e Mário Rui deviam ser titulares

  • cepp
    Posted Junho 22, 2018 at 9:26 pm

    Contra Espanha foi um 6 contra Marrocos foi um 2.
    para mim a pior exibição da era FS

  • nvenancio
    Posted Junho 22, 2018 at 11:35 am

    Boas,
    o Rafael nao esta tao mau como o pintam simplesmente nao esta em modo Super Rafael, pq isto de nao ter nenhum medio q o ajude e constantemente ter de levar com 2 jogadores adversarios nao eh facil.
    O problema do Bernardo eh que o Cedric nao ataca, alias ir ha linha centrar eh coisa q nao acontece, ou seja o Bernardo recebe a bola olha para a lateral e o Cedric esta la atras, olha para o meio campo ofensivo e nao ve ng, pq o Moutinho esta longe e nem o Guedes nem o CR7 jogam de costas para a baliza.

    Por isso o FS tem de fazer eh tirar o Guedes e meter o Andre, meter Quaresma/Gelson ou outro medio q perceba que tem de vir atras defender e depois trocar o Cedric pelo Ricardo, para podermos ter ambas as laterais a atacar e ta feito.

    E assim de repente vao ver Portugal a ter um jogo completamente diferente sem sequer mudar de sistema tactico.

    Ab,

    NV

  • Mantorras
    Posted Junho 22, 2018 at 2:50 am

    Uma equipa pragmatica tem que saber o que fazer a bola quando a tem e defender minimamente bem para controlar minimamente o adversario. Portugal nao foi pragmatico, foi incapaz e teve Ronaldo. Marcou cedo, depois nao conseguiu, nao por atitude pragmatica, nao de proposito, nao por modelo de equipa cinica, mas porque nao soube mais, fazer nadinha da vida. Deixem de denfender isto, criticar nao e querer mal. Acordem que ainda vao a tempo, parem com as substituicoes que nada mudam, e o sistema sempre igual. Tres medios no meio e 433. Isto que se tem visto nao esta a resultar e mudando deixem o Ronaldo em campo que pior nao fica. Pragmatica… yeah right.

  • Nome sem Caracteres Ilegais
    Posted Junho 21, 2018 at 7:05 pm

    Neste momento da competição, concordo com Rony Lopes; no futuro logo se vê. Porém, jogar mal até ver também significa defender mal…e isso é grave! Ganhámos o Euro sob a famosa frase de Alex Ferguson (acho) “o ataque ganha jogos, a defesa ganha campeonatos”, mas acontece que no Mundial a defesa está a deixar a desejar. E isso não é bom, sobretudo quando (e se…XD) enfrentarmos equipas com avançados mais impiedosos…

    Neste momento já não seria contra colocar Ricardo Pereira a defesa esquerdo, como jogou em tempos…também aceito Mário Rui, agora continuar com Guerreiro é andar na corda bamba. E quem sabe também mudava Fonte em prol de R. Dias…

  • Joaquim O
    Posted Junho 21, 2018 at 6:43 pm

    As notas so valem se formos qualificados. Ainda não estamos nos oitavos ao contrario da Russia, do Urugay ou da França. Se perdermos contra o Irão ficamos por cá e os jogos valerão 0.

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 21, 2018 at 5:13 pm

    Fonte jogou melhor neste jogo, mas do meio campo para a frente ninguém jogou nada.

    Espero que se estejam a guardar para a fase a eliminar

    • Santos David
      Posted Junho 21, 2018 at 8:15 pm

      Estou com a ideia que sao as instruçoes do Sr Engenheiro que fazem que os jogadores joguem tao mal (com os jogadores que temos deviamos fazer muito muito mais a nivel de jogo)
      Posso me enganar mas é a minha ideia

  • Littbarski
    Posted Junho 21, 2018 at 4:51 pm

    Claro que prefiro ganhar. Mas também não é a jogar assim que vamos lá chegar.
    No entanto, não nos podemos esquecer que durante o Europeu a qualidade de jogo da selecção foi subindo. Resta esperar que aconteça o mesmo este ano

  • ZeColmeia
    Posted Junho 21, 2018 at 4:34 pm

    Contra Espanha foi um 5/6, contra Marrocos um 3. Os resultados foram todos nota 10.

  • DR
    Posted Junho 21, 2018 at 4:13 pm

    Também prefiro ganhar Rony, mas não sei como é que alguém que olha racional e objectivamente para os jogos de Portugal de Fernando Santos e chega à conclusão que os bons resultados (campeões europeus, quase apurados para os oitavos do mundial), são consequência directa do trabalho do treinador e do nosso modelo.
    Diz-se muito que Portugal é uma equipa cínica, pragmática. Mas porquê? Onde é que está o cinismo de ter um jogador fenomenal lá na frente, que converte duas faltas sofridas sobre ele e faz um golo com (muita) ajuda do guarda redes? Onde está o cinismo de ser dominado durante 85 minutos por Marrocos e ver os adversários falharem golos cantados ou esbarrarem num guarda redes de muita qualidade? Uma equipa pragmática permite tantas oportunidades de golo aos adversários? E do Euro nem vou falar, já o fiz muitas vezes…
    Sou da opinião de que para jogar “bem”, é indiferente ter 75% de posse de bola ou fazer 3 ataques o jogo todo. Isso é uma questão de filosofia, e embora umas me atraiam mais que outras, tem pouco a ver com jogar “bem”.
    O futebol é um desporto tão entusiasmante, porque existem 1001 factores completamente fortuitos e fora do domínio de treinadores e jogadores, que podem alterar de forma significativa o rumo e resultado de um jogo, sejam eles decisões de arbitragem, a bola que bate no poste e entra, a que bate no poste e não entra, uma escorregadela (Gerrard…), uma lesão, etc.
    Quem joga bem é quem faz o que lhe é possível, considerando todas essas condicionantes que vão sempre existir, para controlar o destino do jogo, quem faz o que pode para reduzir o impacto desses acasos. Se o faz com muita posse de bola ou pouca, privilegiando o jogo interior ou os cruzamentos, isso é indiferente.
    Isto tudo para dizer, durante o Euro 2016 e durante o Mundial 2018, raramente vejo Portugal a jogar no sentido de controlar o seu destino, vejo demasiadas vezes os resultados a surgirem não como consequência de um plano, de uma ideia, mas do acaso.
    Tem sido tudo muito à base da sorte, da bola que bate no poste e sai, de rasgos individuais, de golos de islandeses… e pouco como resultado de uma estratégia intencional. E o maior culpado disso, e quem mais tem beneficiado desta “vaca” imensa que parece que não abandona esta selecção, é Fernando Santos.
    É por isto que, embora goste de ganhar como qualquer outra pessoa, e embora atribua, naturalmente, mérito e competência a Fernando Santos e aos jogadores pelas suas conquistas, eu não consigo dar valor a uma equipa que tem andado ao sabor do vento, quando sei que, invariavelmente, o vento vai deixar de soprar a nosso favor.

  • Joao A
    Posted Junho 21, 2018 at 4:05 pm

    Sim, porque antes foi só perder, principalmente em 2004 e 2006, ou mesmo em 2010 e 2012 onde fomos sempre eliminados pelos eventuais campeões.

    Entretanto ganhamos uma competição onde teoricamente nunca devíamos ter passado da fase de grupos, contra 3 selecções bem inferiores e agora o que é bom é não jogar um chavelho. Assim vamos longe, sem dúvida.

  • Dca
    Posted Junho 21, 2018 at 3:59 pm

    A malta vai insistindo que jogamos mal mas ganhamos. Curiosamente no Euro em 90′ ganhámos apenas um jogo. Num Euro antigo, nem da fase de grupos tínhamos passado (3 empates contra a misera Hungria, Áustria e Islândia). Apanhámos até à final: Croácia, Polónia e País de Gales. Isto não é jogar mal e ganhar. É jogar mal e ter uma sorte descomunal como nunca antes vista. Não gosto do Fernando Santos.

  • AngeloGJ
    Posted Junho 21, 2018 at 3:56 pm

    A verdade é que se Portugal jogar contra o Irao como jogou contra Marrocos e a Espanha, Portugal dificilmente vencera o jogo e se defender mal vai perder, realmente ja vi Portugal meter grandes seleccoes no bolso e depois em 1 erro perder o jogo, mas ainda assim é possivel fazer melhor do que o tem sido feito, ate se pode ser pragmatico mas pelo menos jogando melhor, mas prontos, acredito que Portugal fique em segundo lugar e que a Russia fique em primeiro no seu grupo, sendo que primeiro o adversario de Portugal na proxima fase sera mesmo a Russia…

  • ACT7
    Posted Junho 21, 2018 at 3:55 pm

    Agora vejam isto na perspectiva de um adepto benfiquista.
    Jogos sofríveis em que temos 20 ataques cardíacos por cada 90 min, passar o resto da semana na igreja mais próxima a rezar para que o nosso Cristiano Jonas Ronaldo Pistolas não se lesione.

  • quentin
    Posted Junho 21, 2018 at 3:39 pm

    Concordo plenamente. As exibições não têm sido boas, apesar dos bons resultados. Mas prefiro ser realista e exibições menos conseguidas e bons resultados do que dar espectáculo e perder. Foi com este pragmatismo que ganhámos o EURO e chegámos aqui no Mundial, sendo pela primeira vez cabeças de série em ambas as competições (nunca tinha acontecido por mérito próprio).
    Há enorme margem para melhorar se os alguns jogadores se conseguirem soltar da pressão (Bernardo, Bruno, João Mário, … ) e aí a culpa também é daqueles que criticam ao primeiro empate ou só porque o 23º jogador devia ser A em vez de B…

    • Humberto Cruz
      Posted Junho 21, 2018 at 5:34 pm

      A selecção não é pragmática, é sortuda e tem o Ronaldo que não precisa de muito para marcar.

      • quentin
        Posted Junho 22, 2018 at 11:33 am

        Sim, é pragmatismo. Uma equipa que tem o Ronaldo que cria pelo menos um golo por jogo só tem de ser pragmático e não sofrer golos para ganhar jogos.
        Eu prefiro este pragmatismo do que jogar como nunca e perder como sempre.

        • Humberto Cruz
          Posted Junho 22, 2018 at 12:58 pm

          Pragmatismo implica algum controlo sobre o jogo defensivo. Portugal no euro2016, apesar de com alguma sorte à mistura, era pragmática. Defendíamos bem e conseguíamos sair bem para o ataque.
          Contra a Espanha, conseguimos sair bem para o ataque e até defendemos bem, mas a verdade é que os golos que tivemos vieram de um penalti (é penalti mas se não tivesse sido feito falta dificilmente resultava alguma coisa do lance), de um frango e de uma falta a 2 minutos do fim caída do céu. Estivemos bem mas raramente tivemos o jogo sob controlo, estivemos sim apertados.
          Contra Marrocos então é que nem deveria valer a pena falar. Marcámos golo no primeiro lance aos 4 minutos e a partir daí nunca tiveste o jogo sob controlo. Não conseguíamos fazer 3 passes seguidos, não tínhamos a bola no pé e defendemos mal que dói. Marrocos teve uns 5 ou 6 lances perigosos e fossem finalizadores melhores do que os que tiveram a bola à frente para rematar contra a nossa baliza, tínhamos empatado ou facilmente perdido. Nunca tivemos o jogo sob controlo, atacámos mal (se é que atacámos…) e defendemos mal. Ou seja, em nenhum momento do jogo estivemos bem. Isso não é pragmatismo, é azelhice e sorte.
          Quando se fala de pragmatismo eu penso em Itália de há uns anos atrás. Defendiam bem e sabiam sair para o contra ataque. Era propositado, punham-se na posição de defender para depois apanhar em contra pé e sair rápido. A nós puseram-nos na posição de defender e quando queríamos sair rápido era chutão para a frente ou tentar fazer 3 passes e perder a bola no 2º. Não sofremos golos contra Marrocos porque foram eles azelhas e tivemos o patrício numa enorme defesa, não foi por causa da nossa qualidade defensiva ou pragmatismo.
          Olhem para a nossa equipa, nós podemos jogar bem e ganhar na mesma. Não somos uma islândia ou uma grécia.

  • VitSoulC
    Posted Junho 21, 2018 at 3:39 pm

    Jogar a pensar nos cartões é meio caminho andado para ser eliminado.

  • Joao D
    Posted Junho 21, 2018 at 3:39 pm

    E por falar em Rony Lopes.O jeito que o rapaz dava agora.
    Nunca foi grande espingarda a jogar pelas seleções jovens mas para fazer o que o Bernardo Silva tem feito.

    Muita coisa tem de mudar no jogo com o Irão. Ou subimos o nível ou vamos passar mal. Até porque é conhecida a nossa dificuldade em desmontar defesas bem montadas, devido à falta de criatividade e imprevisibilidade do nosso jogo.

    Rui Patrício, Mário Rui, Pepe, Ruben Dias, Ricardo, William, Moutinho, Manuel Fernandes, Ronaldo, Guedes, Quaresma

    Bernardo e Guerreiro já andam a pedir banco (estiveram lastimáveis até agora). Fonte está sem pedalada para este nível e o Cedric é banalissimo.

    Em 2004, não jogamos nada contra a Grécia, mudámos meias equipa depois disso e depois foi sempre a ganhar até à final. Há que fazer o mesmo agora.

    • Mantorras
      Posted Junho 22, 2018 at 2:37 am

      Concordo em pleno com o teu 11, alias ja tinha feito o mesmo nos posts sobre o jogo, menos o quaresma, prefiro que entre… mas pelos vistos assim e que esta bem. E nao mudar nada e vir criticar no fim pelo que se ve nos comentarios…

    • josediogo
      Posted Junho 21, 2018 at 4:06 pm

      Continuo sem entender o ódio ao Cédric. Banal ou não, nunca é pelo lado dele que portugal sofre.

      • Mantorras
        Posted Junho 22, 2018 at 2:33 am

        Com a Espanha sofreu e muito por ali. Ve o jogo de novo. Nao se brinque… Nao deu uma pa caixa. Essa do nao compromete… um extremo bom faz o que quer dele.

      • Xyeh
        Posted Junho 21, 2018 at 5:46 pm

        O Cédric é bom a defender mas 0 na construção atacante, e vou explicar porquê: temos um jogador que requisita sempre os jogadores no seu raio de acção para passar curto (William), na transição defesa – ataque acaba por muitas vezes requisitar o Cédric para ter linha de passe curta o que acaba por quebrar as linhas e deixar 1 homem da frente a ter que ir atrás ao meio para receber bola, acaba por descompensar a equipa no ataque fazendo com que seja mais fácil pressionar o ataque de Portugal. Já li a pedirem o Cédric com o Ricardo mas o Ricardo iria acabar por ter que vir atrás buscar bola na mesma, se usarmos um lateral mais ofensivo já não se quebram as linhas mas podemos vir a ter o William a perder bolas perigosas com a equipa descompensada pela subida do lateral daí o Sr. Engenheiro prefira o Cédric porque lhe garante solidez defensiva mesmo que tenha de abdicar de um corredor todo e ser pressionado no ataque.

      • Humberto Cruz
        Posted Junho 21, 2018 at 5:40 pm

        O cedric defende, o problema é com a bola no pé. A atacar é mentira, chega à linha e em cada 10 cruzamentos acerta 1. Nem vale a pena referir que vai sair sempre cruzamento, não sabe fazer outra coisa. A sair com bola é que é limitadissimo a meu ver. Não consegue sair inteligente, é um constante balão para a frente quando principalmente agora contra marrocos precisávamos era de bola no pé. E outra em que se pode ver como funciona a cabeça do rapaz, neste último jogo o patrício faz uma defensa monumental e a bola sobra para a linha de fundo. O cedric absolutamente sozinho faz ali um golpe de karaté e manda a bola directamente para canto. Com tempo para ter calma não pensa duas vezes, é chutão. Não seria um problema tão grave se os dois centrais soubessem sair com bola mas assim ficam 3 em 4 que só sabem chutar pra frente. A defender safa se bem, mas para Portugal a meu ver precisa se mais

        • Ah ok...
          Posted Junho 21, 2018 at 5:50 pm

          Portugal ao tem laterais assim tao completos como a maior parte das pessoas pensam.
          Os nossos ou são bons a defender ou são bons a atacar e o cedric em termos defensivos é o que menos compromete e por isso a escolha mais obvia.

          • Humberto Cruz
            Posted Junho 21, 2018 at 6:01 pm

            Além de que ser bom defensivamente mas depois não conseguir sair a jogar e oferecer a bola ao adversário, mete nos de novo na posição de ter de defender, o que não seria preciso se não tivéssemos perdido a bola em primeiro lugar

          • Humberto Cruz
            Posted Junho 21, 2018 at 6:00 pm

            Acho que o Ricardo se safa bem a defender também. A meu ver temos equipa para jogar com laterais mais ofensivos do que o cedric mesmo se for para ficarmos a perder um pouco defensivamente, apesar de achar que com o Ricardo não perdemos assim tanto

      • Ah ok...
        Posted Junho 21, 2018 at 4:55 pm

        Concordo plenamente! Subvalorizado só pq nao possui um estilo de jogo apelativo.
        Ele é dos que tem mais intensidade e rara vez vacila ao contrario de muitos “bem amados”.

      • Joao D
        Posted Junho 21, 2018 at 4:37 pm

        Se para ser titular na seleção é suficiente “não comprometer” então já não sei se somos Portugal ou se somos o Irão.

  • JoaoMiguel96
    Posted Junho 21, 2018 at 3:32 pm

    6 de 0 a 20, certo? É que a exibição foi paupérrima.

Deixa um comentário