Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FIFA: Messi eleito o melhor do Mundo pela 6.ª vez

Justo? Seria estranho se o melhor marcador da Europa e da Champions, que ainda por cima é de longe o que mais cria e desequilibra, não vencesse, mas como não tem o marketing de outros tudo era possível (veremos como vai ser na Bola de Ouro). Mesmo a questão dos títulos este ano foi nivelada por baixo, como tal não fazia sentido ter um grande peso. Van Dijk tinha o factor Liga dos Campeões mas não venceu nada a nível interno. Já Ronaldo, que ficou apenas em 4.º nos melhores marcadores da Série A, viu a Juventus realizar a pior época dos últimos anos em Itália, e com o problema de ter caído logo nos quartos da LC.

Se é que precisasse de um prémio para isso, mas a partir de agora todos podem voltar a dizer que Messi é o melhor jogador do Mundo. O argentino, do Barcelona, venceu o The Best, prémio da FIFA que consagra o melhor do último Ano, superando a concorrência de Virgil van Dijk e Cristiano Ronaldo. Messi é assim eleito o melhor do Mundo pela 6.ª vez, o que passa a ser um recorde (CR7 vem em 2.º com 5 eleições).

126 Comentários

  • E o que temos
    Posted Setembro 23, 2019 at 8:58 pm

    Mais que justo. E tudo que nao seja outra bola de ouro é um roubo.

  • Leonidas
    Posted Setembro 23, 2019 at 8:59 pm

    Não fosse o marketing e ganhava há 10 anos seguidos.

    • E o que temos
      Posted Setembro 23, 2019 at 9:01 pm

      Tudo dito

    • El Pipito
      Posted Setembro 23, 2019 at 9:01 pm

      Sim sim

    • Joga_Bonito
      Posted Setembro 23, 2019 at 9:10 pm

      Ainda havia suicídios por conta disso. Numa sociedade como a actual, das florzinhas de estufa que não suportam nada contra os seus sentimentos, Messi ainda era um criminoso por ganhar mais títulos do que os outros.

    • Jorx17
      Posted Setembro 23, 2019 at 10:08 pm

      O Ronaldo é favorecido pelo marketing, o Messi é favorecido pela empatia. O Messi devido às suas caracteristicas (baixinho, magrinho, tímido,…) é alvo de enorme empatia por toda a gente, o que o favorece e de que maneira neste tipo de votações. O mesmo aconteceu com Modric o ano passado.
      Não há duvidas que se Van Dijk fosse alo do mesmo factor ganharia o troféu, como não? MVP e campeão da melhor competição de clubes do mundo, MVP e vice-campeão do melhor campeonato do mundo, vice-campeão da competição de selecções em que participou. Só falta pedir os mesmos números ao nível de golos e assístencias…

      • Kafka
        Posted Setembro 23, 2019 at 10:30 pm

        Errado, no ranking da Uefa a La Liga é de longe melhor que a Premier League, portanto o Messi é que venceu o melhor campeonato do Mundo, o ranking é bem claro

        Depois tem piada, aí ser 2o da Premier League conta mas ir às meias finais com uma enorme exibição nessa eliminatoria já não conta

        Depois troféus da Taça Liga Nações? Oi? Isso é a sério?

        Essa da empatar então, não tem o mínimo fundamento, se há coisa que o Messi não gera é precisamente empatia, porque não fala, não dá entrevistas, ele nem sequer vai aos flash interviews pós jogos, nada de nada.. Mesmo na net é muito raro por posts e raramente interage com os seus seguidores

        Messi é o oposto de gerar empatia, o que consegue é exclusivamente pelo seu futebol

  • Joga_Bonito
    Posted Setembro 23, 2019 at 9:02 pm

    Ao menos isto.
    Mas cheira-me que a táctica foi dar este prémio a Messi para assim o pessoal relaxar e assim poderem meter quem querem no 11, que assim já não causa tanta celeuma.
    Não sei não, mas um dia que se revele os contratos dos jogadores pode-se descobrir muita coisa. Parece que o foco é meter alguns no 11, com algum intuito e cálculo, mas dada a barraca que isto está a dar há anos, agora tentaram dar ao Messi a vitória nisto para criar fumaça.
    Que a FIFA não pense que somos parvos.
    Adorava que Messi fizesse daqueles discursos à D10s contra a FIFA…

    • Pablo
      Posted Setembro 23, 2019 at 9:08 pm

      Comentário nada a ver Joga_Bonito. Achas que o Sérgio Ramos, o Marcelo e o Modric ligam por estarem no melhor onze? Não é por nada mais ás vezes tens uns comentários fora da realidade :)

      • Joga_Bonito
        Posted Setembro 23, 2019 at 9:18 pm

        Então porque razão lá estão se ninguém liga a isso? Haverá interesses de todo o tipo, lobbys vários. Nem é preciso dizer que o Real Madrid tem a força que tem no marketing.

        • Pablo
          Posted Setembro 23, 2019 at 9:30 pm

          É tudo sempre conspiração.

          • Joga_Bonito
            Posted Setembro 23, 2019 at 9:52 pm

            Não, também sugiro que haja jogadores que pouco saibam de futebol. Mas há questões que têm de ser colocadas, há decisões surreais que se repetem ano após ano. Uma vez por outra passa, mas anos a fio isto há que colocar questões.

        • Rev7
          Posted Setembro 23, 2019 at 9:37 pm

          Mas eles ganham assim tanto por entrarem num onze ideal? foi votado pelos jogadores e estes votam pelo marketing.

          • Joga_Bonito
            Posted Setembro 23, 2019 at 9:54 pm

            O VM sugeriu que podem haver cláusulas nos contratos que estipulem algo sobre certos jogadores terem de estar. A questão é essa. o marketing sim influencia algumas mentes, mas alguns não é burrice, alguns é mesmo pressão de lobbys.

  • Mike-UK
    Posted Setembro 23, 2019 at 9:02 pm

    Justissimo, parabéns a Messi que é um dos melhores jogadores de sempre e merece este prémio e para todos os efeitos merece, na minha opinião, a distinção de acabar com mais títulos individuais do que Ronaldo.
    Nem ele nem Ronaldo devem justificações a absolutamente ninguém no que ao serem dos melhores da história diz respeito.
    Com Messi, de resto, sempre o escrevi aqui, só discordo dos seus fans que são absurdamente irracionais.

    • Kafka
      Posted Setembro 23, 2019 at 9:18 pm

      Se consideras os fans de Messi irracionais, nem quero imaginar o que pensará dos fans do Cristiano a começar pelo Seleccionador Português e TODA a comunicao social Portuguesa que desde Junho que defendem a premissa “Bernardo merece ser o 2o melhor do Mundo porque ganhou TUDO internamente e foi o melhor jogador da Liga Nações e o Cristiano merece ser o melhor do Mundo porque ganhou a Serie A”

    • Kafka
      Posted Setembro 23, 2019 at 9:34 pm

      Aliás é curioso falares na irracionalidade dos fans de Messi quando a Federação Portuguesa acaba de cair no completo ridículo ao fazer um post totalmente vergonhoso

  • André Dias
    Posted Setembro 23, 2019 at 9:02 pm

    Justíssimo, principalmente depois de ser roubado no ano passado. Para mim é incontestável, apresentou números, exibições e consistência muito à frente de qualquer outro futebolista.

  • Abilio
    Posted Setembro 23, 2019 at 9:02 pm

    A azia do Tadeia diz muito da nossa cultura futebolísitica. Absolutamente vergonhoso

    • E o que temos
      Posted Setembro 23, 2019 at 9:03 pm

      Não ha um unico comentador que se aproveite nos 4 canais generalistas.

    • JDTM
      Posted Setembro 23, 2019 at 9:05 pm

      Ia mesmo para dizer isso. Que azia… depois leva as outras pessoas em erro e que não viram os jogos a pensar que ele não jogou nada. Mais justo não podia ter sido.

    • Joga_Bonito
      Posted Setembro 23, 2019 at 9:07 pm

      Sinceramente acho que isto piorou devido a interesses. Acho que até a esta ascensão de marketing havia algum sentido do ridículo. Com o marketing pensa-se que se pode impingir tudo. Basta ver os comentários em jogos, eles pensam que somos todos parvos e que se pode dizer tudo.
      O abandono da honestidade intelectual gerou uma onda de imbecilidades na tv onde se presume que as pessoas são burras e onde se pode dizer o mais absurdo. Quando não há sentido de verdade, pode-se dizer tudo.

    • Abilio
      Posted Setembro 23, 2019 at 9:25 pm

      Já agora, somos muito pequeninos. Não sei qual é a necessidade de as redes sociais da Seleção Nacional colocarem isto logo a seguir a outro que não Cristiano ser premiado, aliás há uma espécie de bajulação neste país que não se vê em mais lado nenhum.

      https://twitter.com/selecaoportugal/status/1176225351686590466

      CR7 já nem merecia estar no top-3, quanto mais vencer. Pena é que não mostraram o mesmo descontentamento quando o Bernardo ficou fora dos nomeados.

      • E o que temos
        Posted Setembro 23, 2019 at 9:28 pm

        Concordo plenamente. Sinto vergonha alheia desta bajulação a um jogador, principalmente na seleção nacional.

      • Kafka
        Posted Setembro 23, 2019 at 9:30 pm

        Esta publicação da Federação Portuguesa é vergonhosa e mais uma tremenda falta de respeito ao Bernardo que foi o melhor jogador português desta época, logo se a Federação devia estar indignada era por o Bernardo não estar, e não por o Cristiano não ter ganho

      • David
        Posted Setembro 23, 2019 at 10:00 pm

        Para nem falar que o Bernardo foi de longe o melhor jogador português este ano, isto é só mais uma demonstração da pequenês que é a mentalidade da nossa seleção. O Ronaldo pode tirar férias de competições para se “ambientar” à Juventus numa qualquer praia paradísiaca. Depois ainda têm que estar constantemente a dar palmadinhas nas costas ao menino sempre que ele fica triste por não ganhar um prémio.

        É mais do mesmo, que anedota e que vergonha este tipo de publicações por parte de uma seleção nacional.

      • J Silver
        Posted Setembro 23, 2019 at 11:13 pm

        Eh pa… que vergonhoso.

  • Francisco Torgal
    Posted Setembro 23, 2019 at 9:02 pm

    Não concordo que o Messi não tenha marketing, e não digo isto para denegrir o prémio antes pelo contrário, tudo o que ele faz ecoa no mundo do futebol e é dos mais mediáticos à sua maneira.

    Acho que teria sido justo o prémio para o Van Dijk. O Messi espalhou o perfume de sempre e fez uma época individual monstruosa e certamente terá um sabor de justiça este prémio especialmente tendo em conta aqueles jogadores do Real no XI do ano, mas o Van Dijk, sendo um defesa fez uma época que me fez segui-lo com tanto gosto como um avançado que marca golos.

    E se o prémio é individual não concordo com o negrito do VM em que dizem que o Van Dijk não ganhou nada a nível interno, visto que foi o melhor do Liverpool na Champions e Liga Inglesa e apenas não venceu o campeonato inglês contra um super city e ainda assim ficara muito perto. Da mesma forma que sublinham a capacidade de desequilibrar do Messi tendo “só” ganho o campeonato espanhol assim de mais importante e o Van Dijk “só” a Champions, os dois tiveram níveis muito semelhantes nas suas posições.
    Para mim seria:
    1 – Van Dijk
    2 – Lionel Messi
    3 – Cristiano Ronaldo

    • Filipe22
      Posted Setembro 23, 2019 at 9:28 pm

      Unpopular opinion: o Mané foi o melhor jogador do Liverpool na época passada.

      • Francisco Torgal
        Posted Setembro 23, 2019 at 9:35 pm

        Aceito bem que foram os 2 os melhores. Só acho difícil (no geral) aceitarem um defesa como o melhor do ano.
        Respeito a tua opinião e não me chocaria nada se ele tivesse ganho. Já foi um crime não estar no XI.

        • Filipe22
          Posted Setembro 23, 2019 at 9:39 pm

          Para mim o melhor do Liverpool foi o Mané, seguido do Van Dijk. Foram ambos monstruosos mas o Mané, para mim, foi qualquer coisa de espetacular…

  • Kafka
    Posted Setembro 23, 2019 at 9:03 pm

    Foi o melhor jogador de 2019 e portanto seria mais um escândalo senão vencesse.. Até pq não é um jogo que ditou a eliminação contra o Liverpool que apaga a tremenda época que fez até porque nessa eliminatoria em concreto até teve melhor que o Van Djik, apesar do Liverpool até ter ganho essa eliminatoria

    Aliás o ranking do VM é bem explicito quanto à diferença de rendimento entre Messi e os restantes… Sem lesões está num patamar acima de qualquer outro jogador na actualidade, de longe o melhor e mais completo jogador da sua geração e deste século

  • Estigarribia
    Posted Setembro 23, 2019 at 9:03 pm

    Eu já disse isto aqui e volto a dizer: Leo Messi é o meu ídolo, mas não acho que seja justo para o argentino. Van Dijk merecia mais o The Best, visto que foi uma das peças fundamentais para o Liverpool voltar a sagra-se campeão europeu e esteve na final da Liga das Nações.

    Saudações Leoninas

    • Estigarribia
      Posted Setembro 23, 2019 at 9:25 pm

      Já agora, aproveita para dizer que a minha ‘Teoria do Empate’, envolvendo LM10 e CR7, cai assim por terra.

  • DNowitzki
    Posted Setembro 23, 2019 at 9:04 pm

    Afinal eu tinha razão ao «adivinhar» o motivo pelo qual Ronaldo não esteve presente e o motivo por que o argentino levou toda a família.

    Creio que é justo, embora o central holandês tenha tido um ano espetacular também.

    É uma machadada muito dura no ego e nas pretensões de Ronaldo.

  • Sobe Alges
    Posted Setembro 23, 2019 at 9:04 pm

    Justíssimo. Não há comparação.

  • Mitroglou
    Posted Setembro 23, 2019 at 9:05 pm

    O discurso do tadeia é ridiculo

  • Ricardo Matos
    Posted Setembro 23, 2019 at 9:06 pm

    Podia ganhar 10 bolas de ouro ou nenhuma. É um dos melhores de sempre, senão o melhor. Pelo menos da sua geração é o melhor.

  • ThatMan
    Posted Setembro 23, 2019 at 9:10 pm

    GOAT

    Apesar de aceitar se o vencedor tivesse sido Van Dijk, que fez uma excelente época, Messi esteve acima de todos (novamente) e merece o prémio.
    Acho que fica mal ao Cristiano não estar presente. Poderia mostrar o fair-play e ajudar a remover o fair-play do futebol, mas pode ter estado ausente por outro motivo que desconheça.

    PS: A azia do Antonio Tadeia na transmissão do prémio diz muito do que é a “vassalagem” que se deve fazer ao Ronaldo em Portugal…

  • Tiago Peixoto
    Posted Setembro 23, 2019 at 9:12 pm

    O Messi para mim é um monstro, o melhor jogador da história do futebol, nunca vamos ver mais ninguém como ele, mas este ano, acho que merecia mais o Van Dijk.
    A maneira épica como o Liverpool venceu a Champions, o facto do holandês ter passado a época inteira (sim, um ano INTEIRO) sem ser driblado, a maneira como transformou um Liverpool promissor na melhor equipa do mundo, como levou a Holanda aos playoff da Liga das Nações, acho que merecia vencer. Até porque o único duelo que houve este ano entre Messi e Van Dijk quem venceu no final foi o holandês.
    E digo mais, merecia muito mais o Van Dijk este ano do que o Modric o ano passado.
    Mas no final do dia, o Messi é um animal, não há ninguém como ele, devia haver um prémio só para ele e outro para os meros mortais, era mais justo.
    E, não me levem a mal, sou português, mas sou amante de futebol e acho que a minha opinião ao nível futebolístico não devia ser condicionada pela minha nacionalidade. Para mim, era um pouco injusto que o Messi e o Ronaldo acabassem a carreira com o mesmo número de Bolas de Ouro. Era mais bonito, sim, tendo em conta uma “rivalidade” tão bela que encheu o mundo durante 13/14 anos. Mas o Messi é um jogador à parte. Mas vamos ver, o Ronaldo até pode surpreender tudo e todos e fazer mais uma super época e igualar o argentino.

    • MCastru
      Posted Setembro 23, 2019 at 9:34 pm

      Tiago, não diria melhor! Subscrevo a 100% o que dizes. Acrescento que não é normal um DC ter este impacto numa equipa, e não me lembro de uma equipa dar um salto qualitativo tão grande com a chegada de um DC. Portanto, seria bonito reconhecer o valor dos defesas.

    • Oldasity
      Posted Setembro 23, 2019 at 11:12 pm

      Mas tu acreditas genuinamente nisso? A sério? Há inúmeros vídeos na net que mostram Van Dijk a ser driblado nesse ano inteiro que falas..

      Mas cada um tem a sua opinião.

  • Simon1893
    Posted Setembro 23, 2019 at 9:13 pm

    Justíssimo. Uma vez que levou o Barça ao colo na La Liga juntamente com o Ter Stegen. Melhor marcador e assistente. Fez uma champions monstruosa, apesar da eliminação frente ao campeão. Van Djik para mim merecia o segundo lugar.
    Ridículo pra mim é Modric, Sergio Ramos e Marcelo terem estado no melhor 11 quando há Bernardo, Laporte ou Robertson/Arnold… enfim.

  • savitski7
    Posted Setembro 23, 2019 at 9:13 pm

    Amigos, o prémio deveria ter sido para o Van Dijk, ponto.
    Messi teve uma época excelente, mas o Van Dijk foi tão ou mais preponderante que o Messi. E teve títulos, QUE ELE AJUDOU (E MUITO), A GANHAR.
    Por isso, Messi vencedor injusto

    P.s. É a minha opinião, não precisam de me rebaixar.

  • Gunnerz
    Posted Setembro 23, 2019 at 9:14 pm

    Honestamente nem me lembrei q era hoje, vim agora ao VM e fiquei agradavelmente satisfeito, todos sabíamos que só era entre ele e van djik mas por tudo o q se tem falado mais as odds online já não acreditava q ganhasse. Para mim é justíssimo Messi merecia mais que ninguém e os números mostram isso, além de tudo o q faz de bonito em campo. Muito bom, e com isto parece me q tem tudo para levar a bola também.

    Como são feitos os votos no The best mesmo?

  • Kafka
    Posted Setembro 23, 2019 at 9:20 pm

    Já agora, mais uma demonstração de falta de fair play e pequenez por parte do Cristiano que como não ganhou voltou a falhar a gala, mas depois na campanha para a Bola Ouro anda a dizer que quer jantar com o Messi, mas só se o Messi ficar atrás dele, porque se ficar à frente ele falha of jantar

    • Francisco Torgal
      Posted Setembro 23, 2019 at 9:34 pm

      Esse comentário foi desnecessário porque primeiro não sabes se ele sabe que não ia ganhar nem a razão por não ter ido e segundo porque ele não comparecer em nada invalida a boa intenção dele de socializar com o Messi em privado ou jantar. Estás a criar conflito onde não existe e isso é que falta de fair play para com uma rivalidade saudável mas que na tua cabeça é mais que isso.

      • Kafka
        Posted Setembro 23, 2019 at 9:40 pm

        Claro que os 3 sabem previamente se vão ganhar ou não, a prova disso foi o Messi ter levado os filhos e a mulher… Ou pro exemplo o Cristiano só comparece quando ganha, quando não ganha falha quase sempre

      • PedroAlmeidaSLB
        Posted Setembro 24, 2019 at 1:17 am

        Tanta inocência nesse comentário, será verdadeira? É que o Ronaldo nunca vai quando não ganha, e como eles obrigatoriamente sabem de antemão, até para poderem gravar uma mensagem quando não podem MESMO ir por compromissos desportivos… Falta maturidade ao Ronaldo, mas isso não é novidade e ele não a vai ganhar porque não está interessado.

    • Humberto Cruz
      Posted Setembro 23, 2019 at 9:42 pm

      Oh, então toda a gente sabe que o Ronaldo prevê o futuro… Como não ganhou não compareceu na gala. Os perdedores sabem antes dos outros que perderam. Mais um comentário completamente desnecessário com certeza baseado nos teus “factos”

      • Kafka
        Posted Setembro 23, 2019 at 10:00 pm

        Pois é claro que é pura coincidência o Cristiano só ir às galas quando ganha e não comparecer quando perde, claro que é tudo mera coincidência… É isso tudo

        • Joga_Bonito
          Posted Setembro 23, 2019 at 10:13 pm

          aliás há uns anos li que a FIFA, aquando das barracadas da BO decidiu que iria dizer antes do tempo ao vencedor para evitar as caras feias e declarações polémicas a quente. Não sei se dirão semanas antes, mas até acho que será um ou dois dias antes, li isso há uns anos.

        • FTM30025
          Posted Setembro 23, 2019 at 11:23 pm

          Isso é conversa da treta porque quando não ganham não é só o Ronaldo que tem mau perder mas sim todos os jogadores. No ano do primeiro The Best que o Ronaldo ganhou o Messi faltou à gala, o ano passado faltou o Ronaldo mas também faltou o Messi. O mau perder infelizmente existe no futebol, mas não é só o Ronaldo que o tem, são todos!!!

      • John Rambo
        Posted Setembro 23, 2019 at 11:04 pm

        Ou seja, tu estás a dizer que se por acaso ele ganhasse apanhava o avião da noite?

      • Oldasity
        Posted Setembro 23, 2019 at 11:14 pm

        Mas há se quer dúvidas que os jogadores, pelo menos os 3 finalistas, já sabem antes?

        Messi levou a família toda e Ronaldo nem compareceu, não foi por acaso.
        Aliás, esta situação já se repetiu várias vezes.

  • Filipe22
    Posted Setembro 23, 2019 at 9:26 pm

    Para o Tadeia não há justificação para o Messi ter ganho ?
    Não percebo qual é o mal de admitir, em Portugal, que Messi foi melhor este ano (e tem vindo a ser constantemente).

    • Joao X
      Posted Setembro 23, 2019 at 9:56 pm

      O que é que ele disse?

    • John Rambo
      Posted Setembro 23, 2019 at 11:01 pm

      Ele admite, mas não é na TV.
      Se fores para a TV portuguesa “não endeusar o marcador de penaltis com celebracoes como se fosse um golo do outro mundo” não te admires de “terem que ir para intervalo” e não te voltarem a convidar mais na vida para comentar. Penso eu de que.

  • TheHunter
    Posted Setembro 23, 2019 at 9:29 pm

    Muitos parabéns ao messi o prémio para mim fosse para ele ou o VVD ficava bem entregue. Só uma palavra para a transmissão da rtp, vergonha. Ter pessoas com este nível de mesquinhez e que nada percebem de futebol a comentar eventos destes ajuda a que muitos adeptos em portugal continuem “cegos”.

  • Joao X
    Posted Setembro 23, 2019 at 9:35 pm

    Acabei de ouvir no café, aquando do resultado do prémio: o que é que o Messi fez este ano??
    Infelizmente neste país a maior parte das pessoas pensa assim. Totalmente irracionais.

  • Rev7
    Posted Setembro 23, 2019 at 9:36 pm

    Para mim justo. Van Dijk podia ter ganho sim (seria sempre justificável), mas os números de Messi falam por si. Leva literalmente uma equipa às costas, com exibições do outro mundo (é raro ver um jogo mau do Messi muito raro mesmo), ainda por cima jogando neste Barcelona de Valverde. Mesmo assim acho que não ganharia se não tivesse feito aquela exibição fantástica na 1ª mão das meias da champions.

  • Khal Drogo
    Posted Setembro 23, 2019 at 9:45 pm

    Totalmente justo. A meu ver, Messi foi o melhor de 2019 e, portanto, o prémio é mais do que merecido – indo também de encontro àquilo que eu gostava que acontecesse. Não acharia escândalo nenhum se van Djik tivesso ganho, no entanto. Compreenderia e aceitaria se assim tivesse sido.

    Contudo, e apesar de a minha preferência cair para o lado do argentino, não posso deixar de sublinhar que não me revejo – de forma alguma – nos comentários de alguns dos users que também torciam pela vitória do Leo:
    – Não tenho qualquer “gostinho” especial pelo prémio não ter ido para o Ronaldo.
    – Não entro na ladainha de que só “os outros” têm marketing e de que estas vitórias do Messi são uma espécie de “contra tudo e contra todos”.
    Para além disso (e isto serve para os dois lados da “barricada”), não me parece correto dar ou deixar de dar valor a este tipo de prémios consoante o resultado dos mesmos…

  • David
    Posted Setembro 23, 2019 at 9:47 pm

    O prémio mais justo no meio da palhaçada que foi tudo o resto.

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 23, 2019 at 9:50 pm

    O meu voto iria para o Van Dijk, mas ganhar o Messi é completamente justificável. Fartou-se de desequilibrar, de criar e de levar o Barcelona às costas. Fartou-se de marcar também, melhor marcador do campeonato e da Champions como disse o VM, justíssimo.

    Quero só acrescentar uma pergunta: porque é que o Ronaldo não foi à Gala (desta vez)? Isto é uma vergonha, toda a gente lá, a representar o futebol, por muito injusto que sejam as escolhas não se pode deixar de ir, fica-lhe muito mal e é por este tipo de atitudes que não consigo ser um fã dele.

    • Oldasity
      Posted Setembro 23, 2019 at 11:19 pm

      Injusto as escolhas? Injusto é ele estar no pódio e os amigos dele estarem no XI (Sérgio Ramos e Marcelo, por exemplo).

  • David
    Posted Setembro 23, 2019 at 9:58 pm

    De destacar que o Ronaldo conseguiu uns incríveis 36% num ano em que nem devia estar perto do top 3 dos melhores do mundo. Depois ainda me dizem que o marketing dele não lhe rendeu alguns prémios que deveriam ter ido para outros jogadores.
    Uma época normalíssima que coincidiu com a pior da Juve nos últimos anos, apenas o campeonato italiano onde nem sequer foi o melhor marcador.

    Aqui está mais uma prova do que é a realidade. Um ano banal do Ronaldo e fica a uma distância marginal do VVD e muito pequena do Messi para a diferença que foi a época dos dois.

    • Kafka
      Posted Setembro 23, 2019 at 10:07 pm

      Ora nem mais

    • John Rambo
      Posted Setembro 23, 2019 at 10:59 pm

      Claro, e ainda a procissão vai a meio, não te admires até à bola de ouro sairem 35 entrevistas, 74 ex jogadores a dizerem bem, 37 amigos familiares primos do miguel paixao e das katias aveiras, e provavelmente o premio ir para ele só para o stock de rennie em Itália e Portugal não esgotar para quem realmente tem problemas sérios de azia.

  • Jorx17
    Posted Setembro 23, 2019 at 9:58 pm

    O Ronaldo tem marketing, o Messi tem empatia. Não há qualquer dúvida que o Messi, tal como aconteceu com o Modric, tem a empatia da massa votante devido a serem underdogs (magrinhos, baixinhos, …). Muito mais importante do que ter bom marketing é ter empatia, e disso Messi tem de sobra e não é apenas devido à qualidade como jogador

    • Kafka
      Posted Setembro 23, 2019 at 10:07 pm

      Que comentário sem noção, isso da empatia vale tanto que o ano passado puseram-no em 5o… Ainda para mais é incrível dizeres que a empatia é mais importante que o marketing e depois vemos Cristiano nos 3 primeiros lugares precisamente devido ao marketing, pois não foi de todo um dos 3 melhores do Mundo

      • Jorx17
        Posted Setembro 23, 2019 at 10:23 pm

        O marketing apenas serve para criar empatia. E a empatia apenas serve para tender a votação em casos de dúvida. Tu achas que o marketing serve para quê?? Comprar votos???
        Não é por teres empatia por algum que o colocas no topo quando de longe não teve ano para isso. Isso são fanboys…

    • Jorx17
      Posted Setembro 23, 2019 at 10:18 pm

      Se ser o MVP e vencedor da melhor competição de clubes do Mundo, MVP e vice-campeão do melhor campeonato de clubes do mundo e vice-campeão da competição de seleçcões em que participou não é mais que suficiente para ser o melhor jogador do ano… Lá está falta-lhe o marketing, que gere a empatia que ele naturalmente não tem por nao ser underdog

      • Kafka
        Posted Setembro 23, 2019 at 10:33 pm

        Já respondi em baixo, o teu comentário não tem o mínimo fundamento e até é falacioso, pois a melhor Liga do Mundo é a La Liga, isto é factual conforme o ranking da Uefa prova, vá pronto sendo ranking da Uefa para ser mais exacto é a melhor Liga da Europa, mas vai dar ao mesmo porque a Inglaterra tb pertence à Europa, logo o Messi factualemnte ganhou o melhor campeonato de todos os participantes… O ranking da Uefa é factual

        • Khal Drogo
          Posted Setembro 23, 2019 at 11:33 pm

          Isso também não fará muito sentido ver assim. Este prémio é apenas referente à época passada e, portanto, teria de se ir ver qual a melhor Liga na época passada (e não no ranking global, que faz a média das últimas 5 épocas).

        • Jorx17
          Posted Setembro 23, 2019 at 11:42 pm

          Estás novamente a ser desonesto intelectualmente, ou estúpido. Sabes bem como esse ranking é elaborado, e sabes bem como o desinteresse dos clubes ingleses (devido a privilegiarem o que de facto é o melhor campeonato do mundo, em detrimento de provas como a liga europa e até a champions) faz esse ranking ser falacioso. Ser o país com mais pontos na UEFA não significa ter o melhor campeonato.

        • Jorx17
          Posted Setembro 24, 2019 at 12:03 am

          Pergunta a qualquer adepto do Liverpool se não trocava a Champions pelo campeonato. Depois faz a mesma pergunta aos 3 crónicos candidatos ao campeonato espanhol. Se não fores novamente desonesto intelectualmente chegas à resposta, e à conclusão bastante facilmente.

      • Leo.10
        Posted Setembro 23, 2019 at 10:59 pm

        Ganda mindf***, agora fiquei abananado. Quem é que não é underdog e foi “campeão” disso tudo? O Van Dijk?
        Então o significado de underdog afinal é ser baixo?

      • Filipe22
        Posted Setembro 23, 2019 at 11:55 pm

        Marketing teve ele com fartura! Digo-te 3 melhores que ele na época passada na Premier League: Mané, Bernardo e Sterling (sem qualquer ordem).

        • Jorx17
          Posted Setembro 24, 2019 at 12:30 am

          Só a jeito de curiosidade:
          -Van djik foi eleito o melhor jogador do southampton na sua primeira época no clube, época essa que foi a melhor dos últimos 30 anos do clube.
          -Van djik é eleito o melhor jogador do Liverpool na sua primeira época completa no clube, época essa que foi a melhor dos últimos 28 anos no mínimo.
          Sorte? Coincidência?

          • Filipe22
            Posted Setembro 24, 2019 at 11:12 am

            Isso não significa que tenha sido obrigatoriamente melhor do que os jogadores que mencionei acima.

            • Jorx17
              Posted Setembro 24, 2019 at 12:27 pm

              Pois não. Se fosse jogador de ataque provavelmente estava nessa tua lista. Futebol não é só ataque… mete lá um jogador de características defensivas melhor que o vin Dijk nessa lista

    • Tiago Peixoto
      Posted Setembro 23, 2019 at 10:38 pm

      O Messi, provavelmente o melhor jogador da história, é underdog? Se fosse para ganhar o underdog ganhava o Ronaldo

    • Leo.10
      Posted Setembro 23, 2019 at 10:54 pm

      Messi e underdog são palavras antagónicas. Underdogs são os outros em qualquer evento futebolístico em que o Messi participe. Obra do talento ímpar, não de “empatias”.

    • Jorx17
      Posted Setembro 23, 2019 at 11:52 pm

      Vejam lá se deixam de ser desonestos intelectualmente. O Messi é e sempre será um underdog à partida devido à sua compleição física em qualquer desporto. Só esse facto já cria empatia, o mesmo aconteceu com o Modric.
      O mesmo aconteceu com Nakajima em Portimão. Todos nos identificamos com ele por ser o pequenino indefeso que levou com a fúria do mauzão Conceição. Se o mesmo tivesse acontecido por exemplo com Uribe, ou Danilo a empatia não seria a mesma.

      • PedroAlmeidaSLB
        Posted Setembro 24, 2019 at 1:13 am

        Isso quando muito seria um jogador com “handicap”, não um “underdog”. Um “underdog”, pessoa ou clube, são os Boavistas, Leicesters e , por agora, Famalicões desta vida. Convém saber o significado das palavras antes de as usar.

        • Jorx17
          Posted Setembro 24, 2019 at 12:22 pm

          Underdog é um perdedor esperado. Olhas para o Ronaldo ou Vin Dijk enquanto atleta e olhas para o Messi e qual seria o mais bem sucedido à partida?
          Ninguém está a falar de underdog neste prémio em concreto. Apenas a explicar porque o Messi gera empatia naturalmente

          • PedroAlmeidaSLB
            Posted Setembro 24, 2019 at 1:41 pm

            Nada a ver. Messi nunca foi um underdog porque cresceu no Barcelona, tal com Ansu Fati já nunca será underdog porque estreou-se no Barcelona a bater recordes. Continuo a dizer, volte a investigar sobre o significado de “underdog”.

            • Jorx17
              Posted Setembro 24, 2019 at 4:19 pm

              Vou retirar o termo underdog da questão visto que eu não faço ideia do significado. Pessoas frágeis fisicamente e introvertidas naturalmente geram mais empatia que pessoas fisicamente robustas e eloquentes. Para pessoas simples uma explicação simples. Resumir os prémios de Ronaldo a marketing e desvalorizar o factor empatia em Messi é desonesto.
              Já agora o Jeffrén Suárez, grande vedeta do futebol mundial manda cumprimentos por nunca se ter sentido underdog na carreira porque se estreou no Barcelona.

            • Jorx17
              Posted Setembro 24, 2019 at 4:24 pm

              O Bojan Krikic manda cumprimentos também por nunca ter sido um underdog visto até hà uns dias ser o jogador mais jovem a marcar pelo Barça

      • Sobe Alges
        Posted Setembro 24, 2019 at 6:24 am

        Acho que nunca li tanto disparate junto.

  • Gunnerz
    Posted Setembro 23, 2019 at 10:04 pm

    Bem acabei de ver o post da FPF e senti uma vergonha descomunal.

  • Louco de Lisboa
    Posted Setembro 23, 2019 at 10:11 pm

    Triunfo justo para o melhor jogador de todos os tempos.

  • MiguelF
    Posted Setembro 23, 2019 at 10:26 pm

    Simplesmente THE GOAT!

    Messi não é só o que joga mas também o que faz jogar. É um previlegio viver na mesma época deste extraterrestre e poder ver com os meios próprios olhos o que faz em campo.

    Van Dijk fez uma época brutal e sem extraterrestres seria o número 1, mas Messi só há um e, se o ano passado já merecia, depois de mais uma época com números extratosfericos é um justo vencedor, na minha opinião é claro.

  • silverstone
    Posted Setembro 23, 2019 at 11:27 pm

    Sinceramente, estar aqui que o Messi é o melhor é uma absoluta perda de tempo, porque é tão factual que se torna surreal estar a justificar tamanha evidência.
    O que me deixa estupefacto é haver gente a defender que Cr7 devia ganhar. Honestamente, vocês vêm jogos de futebol? Vocês gostam de futebol? Vocês viram mesmo a época/2019 de Cr7.
    É que eu queria perceber como é que se justifica tal opinião. Com todo o respeito o digo, mas como é possível dizer que Cr7 é o melhor do mundo? Um jogador que há anos está utilizar os “números” e “estatísticas” (de resto, é a primeira vez que se utiliza tal argumento na história do futebol) para tentar equiparar-se a um génio do futebol.
    Que se prefira Cr7 por ser português, por ter músculos, por dizer “siii” quando marca golos, tudo é aceitável e respeita-se. Dizer que é o melhor, é, na minha opinião, patético.

  • Fantantonio
    Posted Setembro 23, 2019 at 11:47 pm

    O pessoal do nacionalismo bacoco mete nojo no futebol português, quando no estrangeiro há mais indignação pelo melhor jogador da Liga das Nações no melhor 11 da Premier, campeão inglês com triplete e semi-finalista da champions nem estar no top 10 de nomeações deste prémio do que no seu próprio país, onde a própria federação e o corpo técnico são os primeiros a vincar cegamente que só um está acima de todos os outros numa altura em que este faz uma época abaixo do que sabe e nem é o melhor jogador da sua seleção neste momento, diz tudo.
    Estes prémios são uma fantochada e muitas vezes tornam-se em concursos de popularidade, sem dúvida, mas make Portugal watch football without palas again.

    P.S: já de algum tempo para cá que António Tadeia não parece ter as ideias no sítio, não percebi a sua reação à entrega do prémio hoje.

  • Fr_Baresi
    Posted Setembro 23, 2019 at 11:47 pm

    Das pessoas que falam sobre este tema, gostava de saber quantos jogos completos viram do Ronaldo, do Messi, do Van Dijk e do Mane, do Bernardo Silva, do Mbappe, e do de Jong?
    Quem viu jogos completos e não olhou apenas para resumos e estatísticas, viu uma diferença grande de um destes em relação ao outros .. E que o top 3 nem deveria ser este.

  • SenyorPuyol
    Posted Setembro 23, 2019 at 11:52 pm

    Vendo parte do conteúdo que já vai nesta caixa de comentários nem dá muita vontade de contribuir, mas deixo três comentários da minha parte, um relativo a cada um dos finalistas.

    – Orgulho enorme em Messi pelo que representa para o meu clube, na minha óptica era o único vencedor lógico este ano e alegra-me que finalmente volte a receber o prémio. Qualquer culé tem hoje pelo menos um motivo para celebrar.
    – Eu nunca daria um prémio individual a um defesa (e atenção que o jogador que mais admirei é um central), parece-me antinatural. Também não colocaria o Van Dijk no top-3, como já tive oportunidade de dizer, o meu seria composto por Messi, Mané e Bernardo. MAS, o holandês fez uma época que me faz aceitar a sua presença no pódio, e a isso dou muito (e genuíno) mérito.
    – Ronaldo não fez a sua melhor época e é discutível que merecesse estar no pódio, tudo bem. Mas a forma como está a ser tratado aqui e no outro post é simplesmente vergonhosa.

    • Khal Drogo
      Posted Setembro 24, 2019 at 12:08 am

      É um alívio ver o seu comentário por aqui, SenyorPuyol. Contribuiu um pouco para a destoxificação desta caixa de comentários.
      Confesso que não pensei a fundo num top3 pessoal, mas Messi (obviamente) e Mané estariam sempre. O senegalês terá sido, porventura, o jogador mais “ignorado” da última época.

      • SenyorPuyol
        Posted Setembro 24, 2019 at 10:45 am

        O mesmo posso dizer do seu!!
        E pensando bem, muitas vezes cometo o erro de dar mais atenção aos comentários mais tóxicos que aos que realmente interessam. E com isso acabo por deixar passar a oportunidade de agradecer e motivar a que continuem a aparecer estes últimos.
        Felizmente, vários comentadores como você permanecem aqui de pedra e cal independentemente deste “feedback”. Mas olhando a este seu excelente hábito, penso que tanto o blog como eu próprio beneficiaríamos de ainda mais users seguindo esse exemplo. Espero criar também esse hábito!

        Peço desculpa pelo aparte tão longo, mas é uma reflexão que me veio tão anexa à sua resposta que quis partilhar.

        Quanto ao Mané, sem dúvida alguma, não acompanhei todos os jogos do Liverpool, mas sempre que tive oportunidade de fazê-lo, Mané foi uma das imagens que me ficou na retina. A certa altura comecei a acompanhá-lo em alguns jogos, tanto com, como sem bola, e ganhei a noção da sua importância no sistema de Klopp, absolutamente essencial! E de forma ainda mais notória quando faltou Firmino e teve de assumir mais galões.

        • Khal Drogo
          Posted Setembro 24, 2019 at 12:41 pm

          Muito obrigado por esse aparte, fico sempre contente quando vejo comentários que manifestem posturas semelhantes à sua. Admito que, por vezes, é difícil manter este registo e, provavelmente, já me terei expressado da forma que eu mesmo critico. Mas, de qualquer das formas, na maior parte do tempo, tento manter-me fiel aos meus princípios e focar-me mais em exemplos como o seu.

          Relativamente ao Ronaldo, ele não é o meu jogador favorito, nem acho que ele merecesse estar no pódio deste ano. Para além disso, não me identifico com muitos dos seus comportamentos. Aliás, compreendo perfeitamente que não se goste dele e que se critique as suas atitudes – faz parte do que é a vida duma figura pública e mediática. No entanto (e é esta parte que me custa a aceitar), não entendo como é que se passa da crítica ao insulto gratuito; não entendo como é que se passa de não aprovar um comportamento do Ronaldo a fazer automaticamente juízos de valor definitivos acerca da sua personalidade (quando nenhum de nós o conhece na intimidade); não entendo como é que confunde tão fácil e rapidamente conspirações com dados factuais.
          Em alguns dias, se alguém completamente alienado do mundo viesse a esta caixa de comentários, acharia que se estava a falar de um criminoso de alta segurança, ou de alguém que cometeu crimes contra a Humanidade. Não entendo.

          Peço desculpa por me ter focado na parte do seu comentário que, porventura, lhe interessava menos discutir. Mas precisava mesmo desta troca de ideias com alguém como o SenyorPuyol.

          • SenyorPuyol
            Posted Setembro 24, 2019 at 1:44 pm

            Entendo-o bem, eu também já me expressei erradamente aqui no blog e até penso que alguma outra vez me terei excedido. Mas lá está, passa-me o mesmo que a si e ao encontrar outros exemplos, tomo a referência para melhorar a postura. No fundo, acabamos por representar uma ajuda mútua neste aspecto.

            Não peça desculpa porque esse tópico também me parece bastante importante!
            E subscrevo integralmente o que você disse. Pessoalmente também não aprecio nem me revejo em muitos dos comportamentos de Ronaldo, mas daí ao insulto à sua figura e mesmo à pessoa em si devia ir uma boa distância.
            Penso que a assertividade com que muita gente embandeira interpretações individuais como verdades estabelecidas é preocupante. Isto até já nem é só com Ronaldo, mas no caso dele vêm-se, realmente, casos extremos, chegando, como já referimos, ao insulto pessoal.

            Do meu ponto de vista, isto advém um pouco da ânsia da sociedade moderna em expressar a sua voz, procurar “altifalantes” para a fazer ressaltar. Este conceito, na sua génese, até é bastante positivo e de salutar, mas onde penso que começa o problema é no ponto em que o tal altifalante vem na forma da expressão de opinião de forma radical e intransigente, a primazia à disrupção e contraste em detrimento do debate do “in-between”.
            Não sei, é preocupante. Eu próprio acabo por contribuir para isto, por exemplo pela forma como já falei algumas vezes de Arturo Vidal.
            Mas lá está, podemos sempre melhorar com reflexões como esta. ;)

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Setembro 24, 2019 at 1:06 am

      É a forma que ele se faz por tratar. Nos últimos meses, ele tem tentado rivalizar com o casamento do Toy em termos de conteúdos para rir/chorar(?). Entrevistas forçadas, histórias desenterradas (que outrora disse nunca desenterrar), etc.

      • SenyorPuyol
        Posted Setembro 24, 2019 at 10:53 am

        Tudo bem, podemos gostar mais, ou menos, dessa postura.
        Eu, pessoalmente, reprovo-a também. Não é uma coisa que me agrade.

        Mas já houve oportunidade de opinar sobre isso nos posts referentes a essas situações. Recalcar isso uma e outra vez são apenas ataques gratuitos que além de desnecessários, apenas potenciam o tal “circo” que você refere e que tanto é criticado.

  • Kacal
    Posted Setembro 24, 2019 at 12:03 am

    Justíssimo e merecido. Queria que vencesse o CR7 e irei querer sempre e torcer por tal, mas sendo racional o Messi merecia este ano e é um justo e merecido vencedor. Os meus Parabéns ao argentino e espero que o Ronaldo dê o litro e vá “atrás dele”! Parabéns ao Messi!!

  • Fernando Pangane
    Posted Setembro 24, 2019 at 12:04 am

    Por mais que se tente tornar a champions league o passaporte directo para os prémios individuais, é impossível ignorar a qualidade do argentino… Tem qualidade de passe, drible, remate e desmarcação excelente, entende o jogo como poucos, associado a todas essas características marca uma quantidade de golos absurda.
    Messi é futebol no seu estado mais puro, não vi Maradona e nem Pelé, mas Messi é de longe o jogador com maior arsenal futebolístico que alguma vez vi jogar.
    É uma pena que tudo que ele faz em campo, os highlights não mostram, senão a opinião de muitos seria bem diferente. É verdade que Messi tem excelentes estatísticas, mas eu fico muito triste quando vejos alguns fãs de futebol e que tem Messi como ídolo tentar usar as estatísticas (golos/assistências) para defender ou justificar a grandeza de Messi. Estatísticas são apenas detalhes para quem assiste Messi jogar, pois com um passe de rotura, um passe alto, até um passe curto, acompanhado de um drible, Messi consegue tirar suspiros.

    Saber que um dia hei-de ligar a TV e ouvir Messi dizer que vai fazer o seu último jogo, me faz sentir saudades por antecipação.

  • Quinhas
    Posted Setembro 24, 2019 at 12:07 am

    “A MESSI o que é de MESSI,a DEUS o que é de DEUS”
    Venceu porque mereceu,ninguém teve PERFORMANCES equiparáveis as suas ,a juntar a isso números incomparáveis ,golos para todos os gostos,criou,desequilibrou como ninguém,relembro que nesta Champions o Barça foi sufocado em casa ,pelo ManU,Liverpool e”SÓ” e “SOLO” um Super MESSI para salvar um Barça ,apesar de ser o Melhor de Sempre não pode fazer tudo nem estar em todo lado,Anfield e Roma é das Maiores traições que vi um jogador sofrer ,quando os colegas não conseguem segurar uma vantagem de 3 golos .Tem sido o melhor época atrás de época ,mas quando toca a falar em troféus, ficasse vergonhosamente a falar nos candidatos”SES”…SE ganhar a Champions ,SE Se…
    Mesmo reunindo tantos factores como Melhor jogador da época,Melhor Marcador ,a MESSI exigem sempre mais que a todos os outros,porque essas coisas são naturais para ele ,que só consegue vergar/render alguns resistentes levantando a Champions!!!
    Mas ao contrário de alguns ,esses Troféus não vão fazer dele melhor ,mas para mim ,é sim uma forma de verdadeiro agradecimento por toda a ARTE,MAGIA que só ele consegue oferecer !!!

  • MiguelF
    Posted Setembro 24, 2019 at 11:00 am

    Ah, e é verdade… Depois de ver aquele post FPF senti mesmo vergonha alheia.

    Depois é só ir aos comentários para se ter ideia do que é o nacionalismo bacoco dos dias de hoje.

    Mais engraçado ainda é que em 99% dos comentários não se fala uma única vez do Bernardo Silva que foi, na minha opinião, o melhor jogador português da última época.

  • masterDC
    Posted Setembro 24, 2019 at 12:37 pm

    Fazendo um apanhado da noite de prémios relativamente ao The Best, devo dizer que foi justa a vitória de Messi, para mim o meu top 3 teria sido:
    1.º – Messi
    2.º – Van Dijk
    3.º – Bernardo

    Em 4.º lugar teria ficado o Mané, que sendo o meu jogador preferido do Liverpool e não tendo feito uma época inferior ao Van Dijk, coloco-o atrás do defesa holandês, não porque seja bonito ter um defesa nestes prémios mas porque realmente o holandês também foi muito importante nos Reds e na sua seleção que foi vice-campeã da LN. De acordo com alguns critérios que a FIFA tem tido é por este motivo que o coloco na 2.ª posição, apesar de preferir o Mané.

    Quanto à FPF percebo que se queiram colocar ao lado do melhor jogador português de sempre mas realmente deveriam ter melhores intervenções porque apesar de gostar muito do Ronaldo, ele não pode ganhar sempre todos os prémios e este ano estava mais que claro que nem no top 3 merecia estar quanto mais ter uma possível vitória.
    Por outro lado estiveram mal no não apoio ao Bernardo, que foi o melhor português esta época e este sim merecia estar no pódio. O Fernando Santos não pode ter a postura que tem sobre o Ronaldo, não é bom para ele nem para a seleção. A FPF deveria ter feito maior apoio ao Bernardo e demonstrado o desagrado por ele não ter constado na lista dos 10 melhores para este prémio.

    Por fim quanto ao XI do ano, estes critérios deveriam mudar porque são uma total fantochada, os jogadores não podem votar porque estes não têm o conhecimento devido para poderem analisar e decidir corretamente. Penso que neste caso as votações deveriam ficar a cargo dos jornalistas, sempre era mais justo.

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Setembro 24, 2019 at 1:39 pm

      Não, a ideia do XI do ano é correta na sua base, que é os jogadores votarem nos seus pares. A urna fica lá na sede do clube, e eles todos contentes tiram fotos a colocar o voto na urna (página do Famalicão, por ex.). O que devia ser bem explicado é que é para votar no melhor da época, e não nos ídolos, porque só assim se explica que o Real Madrid tenha tantos jogadores quando fez a pior época dos últimos anos.

  • Le God
    Posted Setembro 24, 2019 at 5:09 pm

    Vitória justa e expectável. Mais um ano sensacional de um fora-de-série. Inacreditável como consegue aliar o melhor dos dois mundos (magia e objetividade) e ainda apresentar essa consistência durante toda a carreira. Resta-nos apreciar o seu futebol enquanto ele ainda está para as curvas.

Deixa um comentário