Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Formação do Sporting volta a fazer história pela negativa

Não surpreende. Desde que a direcção de Bruno de Carvalho assumiu o comando dos leões, que a formação passou a ser medíocre (a anos Luz do trabalho que se faz no Benfica). O trabalho de Virgílio tem fragilizado muito aquela que era a jóia da coroa do Sporting. O que é uma má noticia para o futebol português, já que os verde de brancos são dos poucos clubes a darem espaço aos elementos da formação no futebol sénior (algo que deverá mudar no futuro, considerando a pouca qualidade dos jovens e a actual política de contratações, em massa, da dupla Inácio-BdC).

Depois dos Juniores terem sido humilhados na Liga dos Campeões. A equipa de Juvenis do Sporting deu continuidade ao descalabro na Academia de Alcochete e falhou a passagem à 2.ª fase do campeonato nacional da categoria. É a 1.ª vez na história do clube leonino que os leões ficam por esta fase das provas nacionais. Mérito para a Real Massamá, que continua a dar a cartas na formação e, apesar da qualidades dos adversários da Série D, acompanha o Benfica para a próxima fase. Quanto aos Juvenis do Sporting resta agora a luta pela manutenção.

0 Comentários

  • João
    Posted Janeiro 11, 2015 at 12:15 pm

    Sem palavras… um dos dias mais vergonhosos na história do Sporting.

    Parem com a política de tachos em Alcochete, o Bruno de Carvalho inundou aquilo de amigos sem cultura de Sporting muito menos qualidade para trabalharem na formação. Isto tem de parar.

    • ricardo antunes
      Posted Janeiro 11, 2015 at 12:44 pm

      Já o Venâncio esta a dar cabo dos iniciados que tinham muito bons valores.

      Eu acho que o bruno de carvalho ficou traumatizado com as experiências com Pedro mendes, bruma, ilori, dizer, etc
      Para quê investir na Formacao se os garotos à primeira oportunidade apunhalam o clube pelas costas?? Andavam a formar mercenários e não jogadores de futebol.

      Por vezes para fazer algo de bom é preciso destruir para construir, penso quebé o caso. De outra forma não vejo porque é que o bruno de carvalho iria meter a frente da formação pessoas tão incompetentes.

    • Gustavo
      Posted Janeiro 11, 2015 at 1:19 pm

      Mesmo… a equipa principal ficar em 7º lugar é uma migalha à beira disto…

      Formação completamente destruída. Nani, William, João Mário, Adrien, Cédric, Tobias Figueiredo, Rui Patrício, Mané, Podence, Esgaio… Só malta que não veio da academia…

    • Yordanov
      Posted Janeiro 11, 2015 at 3:46 pm

      E há quantos anos isso foi?
      Patricio está há quase 10 anos na equipa principal, Adrien há 7, Cedric há 5, William é so um ano mais novo que Cedric e João Mário um ano mais novo que William, Mané é aquilo que vimos no último jogo, Tobias, Podence e Esgaio todos juntos têm quantos minutos na equipa A?
      O Nani tá quase a fazer 10 anos que o vendemos, a sério que se estão a agarrar a isso só porque agora nos foi emprestado? Haja juízo…
      Meter o Nani a jogar agora que é de longe o nosso melhor jogador é apostar na formação?
      Nani foi apostar na formação em 2005, estamos em 2015, o Aimar voltou agora ao River Plate, os milionários estão a apostar na formação se o meterem a jogar?

    • Katia Aveiro
      Posted Janeiro 11, 2015 at 5:26 pm

      Benfica – 45
      Real – 43
      Sporting – 42
      Sacavenense – 42
      O Sporting nos primeiro 3 jogos, perdeu 2, e acabou o campeonato com apenas essas 2 derrotas! Às quais somou 3 empates… O Sporting foi o melhor ataque e melhor defesa, melhor diferença de golos, e ficou em 3o empatado com o 4; que só demonstra que este campeonato ta equilibrado… O Benfica faltava 4 jornadas e estava em 3o (atrás do real e sacavanense); o Sporting faltava 2 jornadas estava em 2o (atrás do Benfica); o Sporting empatou o penúltimo jogo o que foi fatal num campeonato tão equilibrado. Foi mau, mas não foi assim tanto, só demonstra que o campeonato ta equilibrado e não há o domino tradicional dos "tubarões"

    • Matemático
      Posted Janeiro 11, 2015 at 11:23 pm

      yordanov:

      xpto.
      tenho dito.

  • Cherbakov
    Posted Janeiro 11, 2015 at 12:17 pm

    Levamos tareias do Benfica em tudo. Modalidades, Atletistmo, formação e futebol. Podem dizer o que quiserem mas no tempo do Godinho ganhávamos campeonatos de formação e tínhamos qualidade na formação. Ganhávamos titulos europeus no Andebol e estavamos mais fortes no Futsal e Atletismo.

    • Miguel Guerreiro
      Posted Janeiro 11, 2015 at 12:19 pm

      O que diz é verdade, mas é o mesmo que dizer que no tempo do Sócrates viviamos à grande!!

    • Paulo Campos
      Posted Janeiro 11, 2015 at 12:26 pm

      Claro… No tempo do Godinho a usar dinheiro que não podíamos a hipotecar receitas de 2018 é normal… Mas bom bom era ganhar como n interessa mesmo que isso nos leve à rotura completa… Este é um caminho mau mas necessário para reerguer… N julguem quando 1 semana após eleições o Sporting poderia ter fechado as portas…

    • mario coelho
      Posted Janeiro 11, 2015 at 12:48 pm

      Não tenho duvidas que esta equipa de juvenis do Sporting mesmo não se tendo qualificado para a fase final vai meter mais elementos no futebol sénior do que os campeonissimos juvenis do Benfica. O Benfica contrata os melhores com 13, 14 anos mas depois deixa os perderem-se..

    • Vermelho
      Posted Janeiro 12, 2015 at 1:10 am

      mario, se continuarem sem vencer o campeonato força nisso, quem seremos nós para nos queixar-mos.

  • J.Heleno
    Posted Janeiro 11, 2015 at 12:17 pm

    É certo que o Sporting foi forçado a desinvestir na formação. É uma realidade resultante do estado financeiro do clube.
    Contudo, e apesar de tal facto, imputar os actuais resultados da formação a uma direcção que tomou posse há dois anos é manifesta má-fé.
    Com efeito, como disse o LPF a actual equipa de juniores do SLB demorou 8 anos a ser construida, logo não é sério responsabilizar a actua direcção pelos maus resultados nos juvenis e juniores.
    Do meu ponto de vista, o MAU trabalho realizado a nível de formação pela actual direcção será pago (se não for invertido) daqui a 5-6 anos.
    Mais, a actual geração de juniores e juvenis, apesar de ter perdido 2-3 jogadores importantes, já remonta ao tempo das anteriores direcções, onde se iniciou precisamente o desinvestimento.

    É urgente mudar este paradigma, caso contrário o futuro será negro, sendo que as mudanças que forem tomadas só terão repercussões significativas a médio prazo e nunca a curto prazo como o VM faz transparecer.

    • Diogo
      Posted Janeiro 11, 2015 at 12:35 pm

      O problema já remonta às anteriores direcções???

      Então o Bruno de Carvalho foi entregar ao Porto o Moretto Cassamá e o Sambu que deviam ser agora os melhores Juvenis. E a culpa é dos outros?

      Então o melhor jogador dos Juvenis preferiu sair para o Guimarães porque percebeu que no futuro ia ser suplente das contratações do Inácio na B, tipo o Enoh e Cissé. E a culpa é dos outros?

      Continuem a bater palmas e não percebam que a intenção do Bruno de Carvalho é acabar com a formação e a equipa B e vão longe.

    • J.Heleno
      Posted Janeiro 11, 2015 at 12:41 pm

      Diogo,

      Se o problema na formação fosse a saída do Cassamá e do Sambu estava o Sporting muito bem…O problema é estrutural, já vem de trás e recentemente está a piorar a olhos vistos!
      Na formação falta o rigor e a competência que o Presidente tantas e tantas vezes repete.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 11, 2015 at 12:44 pm

      J. Heleno, permita-me discordar da sua opinião. O paradigma actual que se vive na formação do Sporting deve-se única e exclusivamente à direcção de Bruno de Carvalho/Virgílio Lopes. O desinvestimento por parte desta direcção na Academia foi brutal, nomeadamente a nível de despedimento massivo de treinadores e técnicos da área de prospecção bastante conceituados a nível de formação. Quem ganhou com esta tomada de decisão foram clubes como Porto, Benfica, Braga e Guimarães que absorveram, e bem, este valioso capital humano.

      Numa altura em que a formação ganha cada vez mais preponderância nos clubes (o fim dos fundos contribui para este acontecimento) temo que o Sporting tenha cometido um enorme erro de gestão neste capítulo, desvalorizando esta área em detrimento da contratação de jogadores de qualidade duvidosa (Heldon. Slavchev, Shikabala, Geraldes, Oriol,etc).

    • Chilavert
      Posted Janeiro 11, 2015 at 1:14 pm

      Diogo,
      o Moretto e o Idrisa saem do SCP porque o FCP paga 200 mil eur anuais a cada um e o SCP não quis pagar
      É simples

    • Nuno R
      Posted Janeiro 11, 2015 at 3:01 pm

      Anonimo
      Foi com o BdC que contrataram um tipo que ficou a mamar uns valentes dinheiros, e depois se pirou para o Seixal com o know-how de Alcochete?

      (isto não limpa a ma gestão feita em Alcochete e na equipa B, mas há que ter memória)

  • Miguel Guerreiro
    Posted Janeiro 11, 2015 at 12:22 pm

    Isto demonstra que o Sporting está a perder o seu grande ativo (e o qual todos os sportinguistas elogiam, a formação). É necessário pensar e na minha ótica rolar cabeças. Um clube como o Sporting ter uma péssima equipa de juniores e ter uma equipa de juvenis a ficar na história pela negativa, não pode ser SÓ culpa do anterior presidente. Na minha ótima, o ecletismo do Sporting pouco ou nada acrescenta ao museu do Sporting (atualmente), a formação está como está… Se fosse sócio do Sporting, na próxima AG iria pedir esclarecimentos (com factos) ao BdC em vez de ir dar votos de confiança e erguer o punho e vociferar bem alto, só eu sei porque não fico em casa.

  • J.Heleno
    Posted Janeiro 11, 2015 at 12:24 pm

    E repito, sem querer ocultar o MAU trabalho realizado pela actual direcção a nível do futebol jovem. Isso é uma realidade.
    Somente entendo, que apesar da muita incompetência, não é em dois anos que se conseguem "destruir" os dois últimos escalões de formação, conforme se insinua.

  • João Dias
    Posted Janeiro 11, 2015 at 12:24 pm

    Quem diria que foi esta cantera que já deu 4 bolas de Ouro ao mundo do futebol…

    Algo tem de mudar.

    O problema é que os sportinguistas ( tal como os outros ) só se preocupam com a bolas que entram na baliza pelo que isto não lhes interessa nada.

    A formação do Sporting deu o baque em 95. Tinha elementos acima da média de 93 ( Ilori, Esgaio ), elementos acima da média de 94 ( Bruma, Tobias, Dier, Iuri Medeiros ) e elementos acima da média de 95 ( Gelson Martins, Podence, Domingos Duarte ).

    A partir daqui é só banalidade. Salva-se o João Serrano e o Zé Turbo que já foi embora.

    • Zé Borges
      Posted Janeiro 11, 2015 at 1:10 pm

      Elogiar Domingos Duarte? Enfim..

      Até á data de hoje deu 3 bolas de ouro, não 4..

      Contradizes-te na questão das bolas que entram na baliza. No post anterior dizes que na selecção sub21 contra a Holanda contaram as que entraram na baliza, mas aqui acusas os outros disso mesmo. Mas não há de ser nada.

      S

    • Mega Badjeras
      Posted Janeiro 11, 2015 at 1:14 pm

      4 ou 3? Foram duas do Ronaldo e uma do Figo

    • João Dias
      Posted Janeiro 11, 2015 at 1:47 pm

      Porque é que me contradigo???

      É que não percebi…

    • João Dias
      Posted Janeiro 11, 2015 at 2:02 pm

      Lapso meu. Desculpem.

  • Rodrigo
    Posted Janeiro 11, 2015 at 12:24 pm

    De facto, os resultados da formaçao tem vindo a piorar nos ultimos tempos. Apesar de nao ser essencial como sabemos, e sempre importante para os jovens crescerem e se manterem motivados, uma vez que e sempre mais estimulante lutar por titulos e por boas prestaçoes na Europa do que levar goleadas e lutar pela manutençao. Creio que a qualidade destas ultimas fornadas pode tambem nao ser tanta como as anteriores, nomeadamente a geraçao de Esgaio, Ilori, Dier, Mane, Bruma e Joao Mario, a ultima de bom sucesso. Ainda assim, e evidente que o trabalho pode nao estar a ser bem feito e torna-se urgente resolver esse topo de falhas.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 11, 2015 at 12:58 pm

      Este tipo de falhas pode não ter retorno, o que mantia a Academia do Sporting no topo era o capital humano que lá se encontrava. Esse pessoal foi despedido, pois era visto como uma sanguessuga do clube. Esta direcção optou pela aposta em jogadores de qualidade duvidosa em detrimento de jogadores com selo de qualidade provenientes da Academia. Presumo que o dinheiro investido na contratação de Shikabala, Heldon, Slavchev etc permitiriam a manutenção da Academia tal como estava por uns longos anos, bem como permanencia de perolas como Moreto Cassama, Matheus Pereira, Jose Correia, Idrissa Sambu, Alexandre Silva, por aí fora..

    • Rodrigo
      Posted Janeiro 11, 2015 at 1:07 pm

      Os problemas nao se resumem ao Cassama ou ao Matheus. Eram jogadores talentosos, gostava que tivessem ficado, mas naturalmente que so nao ficaram porque o clube nao podia pagar o que eles queriam. Alem disso, uma geraçao demora tempo a ser preparada e estes jogadores dos juniores e dos juvenis nao forma trazidos nem preparados pelos elementos desta direcçao. E certo que o despedimento de alguns profissionais pode ter tido o seu peso, mas o trabalho desta direcçao relativamente a formaçao so podera ser analisado daqui a 2 ou 3 anos.

      Digo ainda que se nao fosse por necessidade, jogadores como Bruma, Ilori, Dier, Zezinho ou Cedric poderiam nao ter tido a oportunidade de aparecer na equipa principal do Sporting no reinado de Godinho Lopes, ja que foi notoria a mudança de paradigma relativamente a aposta na formaçao durante esses 2 anos.

    • Antonio
      Posted Janeiro 11, 2015 at 1:40 pm

      Perolas e Jose Correia, Sambu e Alexandre Silva na mesma frase é para rir…

  • m1950
    Posted Janeiro 11, 2015 at 12:33 pm

    O Sporting enquanto organização está e ainda vai pagar os erros todos cometidos pelas gestões anteriores , não foi com BdC que estes jovens chegaram a academia leonina , isto rebentou agora , é um problema de scouting e captação não do excepcional método de trabalho em Alcochete.

    O Sporting com incompetências foi perdendo na captação na zona sul , mas também com o super investimento do Benfica com o qual não pode ir a leilão pelos jogadores , o scouting do Sporting esteve 2 anos sem receber e está a ser reorganizado, garantia dada pelo Aurélio Pereira.

    Vamos ver desastres e vamos pagar muito do que foi feito , ontem por exemplo , levamos 7-0 no Hóquei num pavilhão chamado Livramento. Não tivemos pavilhão (e consequentemente o investimento) porque o Godinho entendeu que o Tomás Taveira tinha de gastar em azulejos coloridos , e um clube como o Sporting não há problema em não ter pavilhão, interessa sim ter azulejos coloridos.

    Não nos vamos levantar de um dia para o outro , o ano passado ontem tudo correu bem e até tivemos sorte no que toca ao futebol profissional iludiu muita gente , a pensar que já estamos de pé , e a pessoas perderam a noção que o Sporting quase acabou.

    Telmo Costa é um excelente treinador e eu vi esta equipa a jogar muito bom futebol, o que eu não vi foi talento , espero que haja discernimento e não se mexa nos métodos de trabalho da formação do SCP , e percebam que tem a ver com a qualidade dos jogadores.

    A organização Sporting no seu todo , tem muito que penar , mas muito que penar mesmo , depois do meteorito que lhe caiu em cima.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Janeiro 11, 2015 at 1:42 pm

      O teu primeiro parágrafo diz tudo… ao contrário do post que afirma quase com todas as certezas que foi BdC a contratar iniciados que agora estão a fazer péssima figura nos juvenis.

    • Mariazufi
      Posted Janeiro 11, 2015 at 2:54 pm

      O que tem os azulejos a ver pro caso? O estádio foi feito em 2003

    • m1950
      Posted Janeiro 11, 2015 at 3:54 pm

      Mariazufi , estou a falar naquilo que é a organização Sporting , abdicou-se do pavilhão porque o estádio custou mais do que se esperava , ficamos com um atraso nas modalidades de pavilhão considerável em relação aos nossos rivais , pois como sabe isso pesa bastante nos sponsors , o facto de não termos pavilhão. Ontem vi levarmos 7 – 0 e fiquei muito triste , e sei que estamos a voltar a apostar no Hóquei e o nosso atraso perante os nossos rivais é lamentável e doloroso para mim.

      E o mesmo vai acontecendo na formação , estamos a pagar tudo !! A fatura chegou , as pessoas não repararam pois fomos sempre tendo grandes jogadores , mas as gestões foram-se desleixando como se Alcochete fosse uma máquina automática , e vamos pagar AGORA!!

      Resumindo quis dizer que temos de penar muito para recuperar os erros cometidos no passado que estamos a sentir no presente e ainda vamos sentir no futuro.

    • cards
      Posted Janeiro 11, 2015 at 5:59 pm

      Caro 1950,
      o Futsal tem vos dado muitas alegrias e o andebol alá vai ganhando uma taças…

      No hóquei a diferença para o Benfica é abissal acredita que levar 7 de uma equipa que tem como 5 inicial Trabal, Valter Neves, Diogo Rafael, João Rodrigues e Carlos Nicolia e no banco de suplentes Abalos, Tiago Rafael, Tuco, Carlos López é perfeitamente normal.

  • Diogo Palma
    Posted Janeiro 11, 2015 at 12:43 pm

    De facto estes resultados da formação leonina foram muito maus mas não vale a pena dramatiza, é o reflexão da aposta na formação de outros clubes o que leva alguns miúdos a irem para outras paragens em fez de irem para Alcochete como acontecia anteriormente.
    Para se resolver este problema é precisa fazer mais campanhas de marketing para cativar os jovens a optaram por representar o Sporting em detrimento de outros clubes.

    Vamos ver o que o futuro nos reserva, nem todas as "fornadas" saem perfeitas.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Janeiro 11, 2015 at 1:40 pm

      Não me preocupa, porque todas as fornadas vão ter 2/3 elementos acima da média e o Sporting continuará a aproveitar esses, como tem feito desde que BdC chegou ao Sporting.
      Poderá é não ter tanta opção de escolha (mas também quando havia, depois não havia espaço e oportunidades para todos… portanto), porque como dizes e bem, principalmente o Benfica também está a aliciar bens os jovens desde cedo e portanto é normal que se divida mais a qualidade… e se o Benfica investir, é normal que fique com mais talentos.

    • Nuno Red Devil
      Posted Janeiro 11, 2015 at 4:41 pm

      E que jogadores são esses que BdC apostou desde que lá está Luis?

    • Anónimo
      Posted Janeiro 11, 2015 at 5:50 pm

      William, cedric, joao mario, esgaio, mane, só assim de repente

      Luís

    • Alexis
      Posted Janeiro 11, 2015 at 8:11 pm

      Gosto particularmente quando dizem que é o reflexo do investimento dos rivais e desinvestimento do SCP.
      Veja-se o caso do Real Massamá… devem gastar milhões para ter a equipa que têm…
      Enfim.. a culpa nunca é da direcção e da razia que fizeram a nível técnico (treinadores não só com historial e currículo, mas também com o espirito da casa). Preferiram os amigos.. preferiram dar tachos… agora pagam a factura.. mas nunca se pode culpar o querido líder..

  • Julio Alves
    Posted Janeiro 11, 2015 at 12:49 pm

    Sim agradeçam ao GL e ás anteriores direcções

    Tivemos preujuízos incriveis a todos os níveis, renovações, contratações anedóticas e a aposta na formação era pouca

    Na 2º metade da época é que se subiram vários jogadores da formação, Bruma, Illori, Dier, Betinho, Pedro Mendes entre outros

    Nenhum quis ficar, pois a instalbilidade do Sporting era grande e o dinheiro falou mais alto (não quero imaginar uma dupla Dier, Illori e há frente com Bruma

    Agora na direcção de BDC

    Verdade algumas contratações eram desncessários, pois na equipa B e formação há melhor

    Mas a verdade é que estamos a apostar nos nossos jovens, Mané, Esgaio, Pondence, Tobias e futuramente Iuri, Gelson, Luis Ribeiro, Domingos Duarte

    Depois á aqueles de 2º linha Riquicho, Mica, Palhinha, Francisco, embora ainda tenha reservas

    Agora a qualidade da formação nos escalões parece ter descido, talvez devido aos cortes feitos, ou os miudos recentem-se das contratações

    É algo que se deve rever

    • LuisRafaelSCP
      Posted Janeiro 11, 2015 at 1:38 pm

      Não digas isso. Não se vê que a culpa é do BdC? O Godinho estava a ser brilhante!

    • Nuno Red Devil
      Posted Janeiro 11, 2015 at 4:42 pm

      Não não. Os anteriores eram os piores do mundo e agora está lá o melhor da galáxia… O Luis parece o tipo dos croquetes…

    • Nando
      Posted Janeiro 11, 2015 at 11:41 pm

      A mim mete-me confusão ver falarem em tantos nomes (que eu até concordo) e omitirem o nome do Nuno Reis.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 11, 2015 at 12:51 pm

    Para quem dizia que a equipa de juniores era apenas uma má fornada, e que quando fosse substituída pela subida dos juvenis tudo se iria recompor, parece me que de facto estavam redondamente enganados e mais uma vez a viver a ilusão, mas para quem (sportinguistas) dizem que têm a melhor equipa B, quando quase todos os jogadores da equipa B do Porto seriam titulares na B do Sporting, mais ficamos com a noção do nível de ilusão de que se vive.

    Jaime

    • Nuno Red Devil
      Posted Janeiro 11, 2015 at 4:43 pm

      Na mouche caro Jaime. Vários users do VM aquando das goleadas sofridas na Europa disseram que a equipa de juvenis era ótima, os juniores eram um erro de casting… Vê-se…

  • Pedro
    Posted Janeiro 11, 2015 at 1:02 pm

    É verdade que desde que o Bruno de Carvalho é presidente o Sporting nunca ganhou ao Benfica no futebol, seja sénior ou formação?

    • Anónimo
      Posted Janeiro 11, 2015 at 10:29 pm

      Sim é, ou pelo menos acho que só houve uma vitória do sporting na formação (não me lembro do escalão.)

      Guilherme

  • Celso
    Posted Janeiro 11, 2015 at 1:14 pm

    Se Eu fosse o Presidente do Sporting, faria o mesmo para que investir tanto na formaçao se depois os miudos com idade de junior ja pensam que sao craques e exigem fundos e mundos?
    O Sporting investe e nao licra? O que faz a federação pelo clube que ja deu 3 bolas de Ouro? Nada. Entao se os outros querem investir na formação, ok que o fassam.
    Agora podem falar o que quizerem, mais se nao dao nada ao clube(jogadores) entao nao adianta perder tempo e dinheiro com eles.

    • Nuno Red Devil
      Posted Janeiro 11, 2015 at 4:46 pm

      Em todos os clubes os "craques" exigem mundos e fundos. É normal que assim seja. Não tem de se pagar, mas tem de se aceitar que outros paguem. E não lucra? Não lucra porque vende mal, o que até tem mudado com esta direção. Ilori e Bruma foram bem vendidos…
      E já agora, o quê que a Federação devia fazer pelo Sporting? Por favor responde-me que eu quero-me rir… Pagam-vos? Começam o campeonato com mais 9 pontos (3 por cada bola de ouro)? Querem que vantagem?

    • Matemático
      Posted Janeiro 11, 2015 at 11:51 pm

      e o que querias da federaçao?
      so um sportinguista diria algo assim…

  • Gustavo
    Posted Janeiro 11, 2015 at 1:21 pm

    A formação é de continuidade. Portanto, a culpar alguém pela actualidade de jogadores medianos, é o Godinho…

    • Nuno Red Devil
      Posted Janeiro 11, 2015 at 4:47 pm

      Exato. Daqui a 10 anos o Godinho ainda será culpado. Culpar o BdC de alguma coisa é que não… Ele é o maior do universo

    • Nando
      Posted Janeiro 11, 2015 at 11:57 pm

      Gustavo. Todos nós sabemos que o Godinho Lopes fez um péssimo trabalho, agora culpá-lo daquilo que hoje se passa, também já começa a ser injusto.

      Não foi o Godinho Lopes que despediu todo o staff que estava dentro da academia e que estava a fazer um belíssimo trabalho.

      Não foi o Godinho Lopes que despediu o Abel deixando a equipa B ao Deus dará sem qualquer rumo.

      Não foi o Godinho Lopes que desinvestiu no futebol de formação.

      Não foi o Godinho Lopes que foi contratar jovens sem o mínimo de condições para representar o Sporting.

      Volto a dizer que Godinho Lopes fez um péssimo trabalho mas, querer desculpar o mau trabalho de Bruno Carvalho com ele, acho que não seja correcto.

      Quanto às modalidades os grandes culpados chamam-se José Roquette e Santana Lopes que com o famoso projecto Roquette acabaram com algumas começando a dar cabo de uma das grandes bandeiras do clube que é o seu ecletismo.

      Mas Bruno Carvalho não está isento de culpas daquilo que se passa hoje nas modalidades.

      O seu desinvestimento nelas originou que se chegasse ao estado em que elas estão. Então no Atletismo que é só a modalidade que mais alegrias deu ao clube, até mete dó a forma como se desfez uma equipa.

      Por fim só digo que não existem dados que augurem um futuro mais risonho antes pelo contrário, estou muito pessimista em relação ao futuro.

    • Pawn
      Posted Janeiro 12, 2015 at 3:11 pm

      Em 30 de Junho de 2012 saiu uma noticia que dizia: "Sporting dispensa mais de 30 treinadores do setor da formação". Quem era o presidente do Sporting nesta data ?? Ia jurar que o Bruno de Carvalho tinha entrado em 27 de Março de 2013… Mas se calhar estou enganado!

      E atenção, eu não acho que tudo o que o Bruno fez foi bem feito, mas por favor, virem dizer que foi ele que despediu os treinadores todos… ele despediu alguns, houve quem antes dele tenha despedido outros.

      Para um clube que estava à beira de um PER, não se pode esperar que após o pior ano de sempre no futebol (em que ficámos em 7º) se consiga corrigir tudo o que de mau pudesse haver.

      Por mim, tem muita margem de manobra…(até ao final do mandato!) o meu campeonato não é o Benfica… ao contrário de outros que por aqui andam a chorar-se de perdemos com o Benfica em todas as frentes… De relembrar que quando ganhámos por 7-1 ao Benfica eles é que foram campeões! Querem ganhar ao Benfica ou ser campeões ? Se tiverem de escolher, parece-me que mtos preferem ganhar ao Benfica, o que é ridículo!!

      O Bruno de Carvalho está no clube nem há 2 anos… há um pavilhão a ser pensado, temos Sporting TV (com lucro garantido), o clube está equilibrado financeiramente, voltámos a ter o Hoquei como modalidade do clube (estamos na 1ª divisão há 2 épocas! Há 2 épocas atrás o Benfica foi campeão Europeu de Hoquei!!), temos uma equipa de futebol que pode não ter nível para lutar pelo 1º lugar… mas pelo menos, à excepção do jogo em Guimarães, não nos tem envergonhado! Eu ainda me lembro dos tempos em que levámos 12-1 … e mesmo assim o treinador não foi despedido!!! Este ano perdemos por 0-1 e 1-3 com o Chelsea, e de resto jogámos de igual para igual com o Schalke 04.

      Precisamos de tempo para corrigir o aumento de 300M-400M no passivo nos últimos 15 anos do projecto Roquette (e no ano em que fomos campeões com Jardel e companhia tivémos 28M de prejuízo!)

      SL,

  • Chilavert
    Posted Janeiro 11, 2015 at 1:24 pm

    Há qualquer coisa aqui que não bate certo…
    Esta equipa de Juvenis do SCP foi a equipa que o ano passado ficou em primeiro no campeonato distrital da AFLisboa(Benfica e SCP colocam as suas equipas de 1º ano a competir no campeonato distrital), a frente de uma equipa do SLB que este ano ganhou a serie D.
    Quem olha para a classificação 2 coisas saltam a vista: O SLB ganha a serie apenas com 3 pontos de vantagem sobre o SCP portanto o talento não deve ser muito dispar(tendo em conta que o ano passado o SCP tinha ganho ao SLB).
    O que altera aqui as contas é o Real que tem uma super equipa e o Sacavenense(grande aposta tambem) é muito competitivo!
    Sinceramente que aconteceu o ano passado ao SCP é mais grave( perdeu o titulo a 10 minutos do fim por sobranceria) que este ano.
    Ficar de fora da fase final não significa que se esteja a fazer um mau trabalho ou que os miudos não tem talento(não é nos juvenis que essas indicações vão ser dadas) portanto não vale a pena fazer politicas de terra queimada.
    Fico a aguardar o percurso desta geração até ao fim da formação(+ 2 anos de juniores)

  • Alexis
    Posted Janeiro 11, 2015 at 1:38 pm

    Eu que não acompanho as camadas jovens do SCP, estou boquiaberto com esta notícia. Aliás ainda acho que invenção da imprensa que só existe para deitar abaixo o SCP. Então, se na semana passada quando surgiu a notícia dos 19 pontos de diferença do SLB para o SCP em juniores, li por aqui imensos adeptos leoninos a dizer que os juniores não tinham qualidade mas os juvenis iam dominar o panorama nacional, agora só existe uma explicação para este afastamento: mentiras da imprensa para descridibilizar o melhor dirigente desportivo do Mundo e da Historia BdC.
    Não é possivel nem me acredito que seja verdade que esta geração de juvenis carregados de vedetas que iriam dominar o Mundo do Futebol estejam afastados da fase final.

  • Nuno R
    Posted Janeiro 11, 2015 at 1:43 pm

    Dia histórico para o sporting, pelos piores motivos.
    A equipa de juniores parece ser abaixo de péssima, a de juvenis, a aferir pelos resultados, também não parece cheia de talento.
    O problema está para lá dos jogadores, mas sim ao nivel da prospecção e das equipas técnicas. Falta qualidade.
    Podemos sempre dizer que para tal é preciso investir, e o Benfica de momento atira dinheiro para cima da formação, pagando tanto a jogadores como aos melhores profissionais a nível técnico. Mas aí cabe à Direcção fazer mais com menos, e aproveitar o facto do Sporting apostar nas carreiras dos atletas pós-academia, o que lhe pode dar vantagem na altura dos jovens (e papás) escolherem para onde querem ir.

    Agora:

    os títulos de formação significam zero em termos de carreira senior. A geração do Figo não ganhou nada, com excepção de um título de iniciados.
    O futebol está cheio de jogadores que eram estrelas jovens, internacionais, e depois deram zero como seniores. Também os há os que nunca deram nas vistas, e depois tiveram excelentes carreiras.

    • Chilavert
      Posted Janeiro 11, 2015 at 1:51 pm

      Chegou ao ponto onde queria chegar!Não é uma campanha menos conseguida nos juvenis que vai determinar ou não a qualidade de um jogador nos seniores

    • Hugo Gomes
      Posted Janeiro 11, 2015 at 3:53 pm

      Vamos então desatar a perder jogos e a ficar atrás do Massamá, esse sim é o caminho para um futuro melhor.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Janeiro 11, 2015 at 4:22 pm

      Se formos a ver, o Benfica certamente que tinha jogadores com mais "talento" que o William quando este era juvenil ou junior. Agora vamos ver onde estão esses elementos cheios de talento e onde está o William… é o que digo, estão a dramatizar, mas enquanto isso, o Sporting vai sendo o único a lançar e a aproveitar a sua "medíocre" formação.

    • Nuno Red Devil
      Posted Janeiro 11, 2015 at 4:55 pm

      É tudo isto que nos distingue enquanto adeptos. Eu sou exigente com o meu clube, mas sou mesmo ao ponto de não me bastar ganhar. Quero que se aproveitem os jovens portugueses, quero que a política de contratações seja muito melhor, quero que se jogue bom futebol, e por isso critico e muito a dupla JJ e LFV. No Sporting isso não acontece, há sempre uma desculpa, ou várias. Ou é os árbitros, ou a Liga, ou o investimento dos outros (em juvenis nenhum clube paga), nada mas nada mesmo parece fazer com que os adeptos do Sporting critique esta direção. E porquê? Porque as outras anteriores é que eram as piores de sempre… Esta coitada, paga pelos erros passados. Foi o Godinho que despediu uma série de gente que trabalhava na formação há anos? Ganhavam muito? Ganhavam mais do que custou o Shikabala ou o Slavchev? Ganhavam muito mas não faziam do Sporting a maior potência nacional em termos de formação? Os profissionais que são bons merecem ser bem pagos, se vocês não quiseram pagar, azar, há quem pague. Mas não fiquem é a chorar e a culpar os outros, quando a culpa é de quem desinvestiu na formação. E foi BdC que desinvestiu… Não outro. Deixassem de comprar os 30 jogadores para a equipa B e já tinham dinheiro para pagar aos juniores com contratos minimamente decentes, e para os profissionais das camadas jovens.

    • João Amorim
      Posted Janeiro 11, 2015 at 5:09 pm

      O William nas camadas jovens já se destacava bastante, sobretudo pelo fisíco, faziam um grande meio campo com o Zezinho e co Afonso Taira.
      Quem eram esses jogadores que o Benfica tinha com mais talento?
      O William só venceu uma vez o titulo nacional nas camadas jovens, mas quem ganhava mais nessa altura era o Porto e não o Benfica.
      Era a geração do Atsu, Tiago Maia, André Teixeira, Ricardo Alves, etc etc que limpou tudo em todos os escalões.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 11, 2015 at 5:15 pm

      Há 5 anos o Danilo Pereira era "muito superior" ao William Carvalho, o titular das selecções jovens, incluindo aquela que ficou em segundo no mundial de sub-20, onde o Danilo, o Nélson Oliveira, e o Mika foram premiados como alguns dos melhores do mundial da Colômbia, os três da formação do Benfica, os 3 talentos desacompanhados, estagnados e desperdiçados; nessa selecção o Sporting tinha 2 titulares, os defesas Nuno Reis e Cédric, deu oportunidades aos 2, o primeiro nunca mostrou nível para a equipa A (este vai ser o último ano na B), mas insistiu no segundo até que o muito desvalorizado Cédric chegou a titular do Sporting e da Selecção… Não tenho dúvidas que Danilo, Mika, e Nélson Oliveira teriam tido carreiras completamente diferentes (para muito melhor, claro) se tivessem sido mais inteligentes, e optado pela camisola listada… Tem sido sempre assim, os do Sporting têm futuro, os do Benfica não, e não será diferente nesta geração…
      JMF

    • João Carvalho
      Posted Janeiro 11, 2015 at 8:24 pm

      Não estou de acordo. O Danilo, Mika e Nelson já na altura do campeonato do mundo eu não achava nada de especial neles e nada mudava para melhor se tivessem ido para o Sporting. Se calhar até
      estavam pior. Esta é a minha opinião.

      Em Portugal há muito a mania da pieguice, coitadinhos dos meninos e não sei mais o quê! Nos países avançados da Europa os miúdos com 18 anos são desmamados e postos fora de portas pelo pais e que se desunhem quando vão estudar para as universidades.

      Os jogadores que jogam no Benfica nem sabem a sorte que têm! É-lhes oferecido tudo! Dinheiro, cama, roupa lavada, comida, atenção médica, um treino contínuo com os melhores profissionais do sector para fazerem aquilo que mais gostam e até uma educação escolar exigente e completa!

      Depois vêm alguns adeptos com as sua pieguices a exigir o que não podem nem devem e ainda são ingratos! Mentalidades doentias!

      Os jovens não podem esperar que se ande com eles pela mão. Os jovens têm de se habituar a desmamarem-se com 18 anos e se o não conseguem temos pena! Mudem de país! Logo aprendem!

  • João
    Posted Janeiro 11, 2015 at 2:00 pm

    As gerações de sub-19 e sub-18 do Sporting são realmente de questionável qualidade.
    Já a geração de sub-17, agora arredada da fase final, ficou a 3 pontos do Benfica, teve não só a melhor goal-difference da série (75 golos), mas de todas as séries, ganhou 4-0 ao Real Massama ainda há mês e meio depois de empatar a zero no Seixal, e viu-se privado do seu melhor jogador logo no início da temporada, quando Pedro Ferreira foi promovido aos juniores.
    A geração de sub-16 e sub-15 são a par do Benfica as que mais jogadores dão as respectivas seleções.
    A geração de sub 16 pode ficar à frente do rival se ganhar o jogo que tem em falta e os sub 15 que deram 11 jogadores a seleção na última convocatoria fez uma má primeira fase ficando bem atrás do Benfica. Tem, no entanto, jogadores de algum potencial, em particular, Bernardo Sousa.
    Mais do que questionar a qualidade dos jogadores ou do scouting, questiono a qualidade dos responsáveis por orientar as equipas, desde Boa Morte a Venancio. Não coloco Telmo Costa na mesma situação, pelas razões que apontei acima sobre a equipa de sub 17.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 11, 2015 at 2:36 pm

      Esse jogo no Seixal, resume o que se passa na equipas de sub-17 do Benfica e do Sporting. Pouco talento em ambas as equipas. Esse argumento do Pedro Ferreira não cola. Participou em vários jogos do juvenis, inclusivamente no Seixal.
      A isso chama-se tapar o sol com a peneira.
      Este resultado não significa que o Sporting seja muito pior que o Benfica. Apenas teve azar de apanhar a série mais competitiva em muitos anos. Na própria equipa do Benfica, os elementos sub-16 são melhores que os sub-17.
      Saudações
      Crow

    • João
      Posted Janeiro 11, 2015 at 3:18 pm

      chama-se tapar o sol com a peneira quando se diz que geração sub-19, sub-18 são mas? Que os treinadores são fracos? Haja paciência.
      o Sporting não perdeu o apuramento no empate no Seixal. Gostava que me definisses o que significa vários: 2, 5, 10?

    • João
      Posted Janeiro 11, 2015 at 3:24 pm

      Por outro lado, a mensagem principal é a de que a formação do Sporting tem cada vez piores jogadores, e que está a criar-se uma diferença crescente para os rivais. Nota-se claramente um investimento maior no Seixal personificado em Guedes, Sanches ou Joao Carvalho. Mas quando olhamos as gerações mais novas, percebe-se que há um equilíbrio maior no número de convocados entre Sporting e Benfica (o Porto tem menos jogadores), o que me faz questionar os maus resultados não pelo talento dos jogadores mas pela incompetência de quem os orienta.
      Espero ter sido mais claro.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 11, 2015 at 3:58 pm

      Tiraste as minhas declarações fora do contexto. Eu sou benfiquista. E sei que o Pedro Ferreira jogou alguns jogos pelos juvenis do Sporting. Quantos? Não sei. Também é verdade que jogou mais pelos juniores. E que os juniores do Sporting têm pior qualidade do que os do Benfica. Isso é um facto.
      Tapar o sol com a peneira, é dizer que com o Pedro Ferreira, como melhor jogador limitou o Sporting, sendo que como já referiram, o Sporting ganhou o Distrital o ano passado. O Benfica em juniores não tem o Guedes, o Romário e o Renato. Olha em que lugar e quantos pontos de avanço têm do Sporting. São 3 jogadores e não 1. Além disso, em termos de talento puro, nem uma geração, nem há outra, se comparam a tempos recentes. São ambas fracas. Como benfiquista, acho que nem uma nem outra vão dar grandes frutos no futuro.
      Saudações
      Crow

  • jtmatos
    Posted Janeiro 11, 2015 at 2:44 pm

    O resultado das formações não se avaliam nos campeonatos de Juniores e Juvenis… Se assim fosse, tendo em conta os bons resultados das selecções jovens, a selecção nacional não estava em crise de jogadores.
    Apesar de ser a primeira vez que não passa a fase seguinte, não é a primeira vez que não ganha campeonatos de formação… Tal como foi defendido recentemente pelos responsáveis, a ideia é sempre levar jogadores para equipa A, e não ganhar campeonatos de "formação".

    Quer neste campeonato quer no da UEFA, vários jogadores não jogaram, porque foram chamados para os escalões a cima…

    Para além disso, não existe nenhuma formação no mundo, que todos os anos apareçam 20 jogadores excelentes.. No entanto, bastam aparecer 1 ou 2 jogadores "topo" por ano que possam chegar a equipa principal, para a formação ser bem sucedida.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 11, 2015 at 2:47 pm

    Atenção que esta equipa de juvenis , é uma equipa de enorme qualidade , sendo que o Benfica não é melhor.
    Se reparamos bem esta equipa está repleta de jogadores de qualidade como o central e capitão Gonçalo Vieira , o patrão da defesa , o outro central o Serra também com qualidade tal como os laterais o fortissimo Abdu Conté e outro não me lembro do nome. No meio campo aparece Bruno Paz (no ano passado fazia dupla com Gonçalo Vieira) e Helder Almeida claramente os melhores medios-centro destes juvenis. O melhor jogador desta geração de 98 do Sporting é claramente Pedro Ferreira que mesmo não tendo dado muito do seu contributo , visto que subiu de escalão, e talvez tenha feito muita falta. Quanto aos extremos do sporting também muito rápidos e o avançado , Gil Santos , muito possante mas que peca um pouco pelo individualismo. Ou seja esta equipa do Sporting não é inferior à do Benfica e com Pedro Ferreira talvez até seja melhor. Um meio campo sportinguista com Pedro Ferreira , Bruno Paz e Helder Almeida é um meio campo de luxo , capaz de ombrear com o meio campo benfiquista com Jorge Pereira, João Tavares e Gedson. De nota que no caso do Benfica brusca diminuição de qualidade comparando com a geração de 97 que tinha por exemplo Renato Sanches, João Carvalho , Guga , Diogo Gonçalves , quanto ao Sporting a geração de 98 parece me equivalente à de 97, sendo que este ano algo claramente não funcionou no Sporting porque qualidade existe.
    Cumprimentos a todos.

  • Nuno R
    Posted Janeiro 11, 2015 at 2:57 pm

    Chamem-me preconceituoso, mas cada vez que falam dos Sambus e dos Camarás como super-estrelas só me vêm à memórias os Bambos e Tonis…
    Tenho especial desconfiança em relação a jogadores que dão nas vistas porque o pescoço deles está ao nível da nuca dos adversários

    • Rodrigo
      Posted Janeiro 11, 2015 at 3:17 pm

      O Cassama ate e bem pequenino.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 11, 2015 at 6:20 pm

      realmente nunca deve ter visto o cassama…
      segundo o zerozero neste momento, com 16 anos, tem 1,65 m. se isto e ser grande….

    • Nuno R
      Posted Janeiro 11, 2015 at 6:51 pm

      Com voces tem de ser tudo no sentido literal.
      Pronto, eu não me referia ao caso particular do Idrisa SAmbu e do Cassama (Vejam lá que até o nome saiu errado, logo isso invalida todo o raciocínio), mas sim à globalidade dos jogadores de origem africana, que têm uma capacidade física superiora às dos rapazes da sua idade (e nem coloco em causa as falsas idades), quer em estatura, quer em musculatura.
      Fazem a diferenças nos escalões de formação porque são mais altos, mais fortes, mais rápidos.
      Quando chegam a seniores, essa diferença esbate-se, daí não terem grande sucesso, porque o factor diferenciador foi-se.

      PS: e sim, duvido que o Bruma venha a ter uma carreira por aí além.

  • Fábio
    Posted Janeiro 11, 2015 at 2:59 pm

    Curiosamente esta é a unica fornada com qualidade, jogam bom futebol, tem miudos cheios de qualidade(ao contrario dos iniciados e juniores), melhor ataque, melhor defesa, mas só isso nao chega e ficam assim pelo caminho. Quando ao BdC e formação, ele tem culpas obviamente, mas à muitos e muitos anos que a formação está mal, mas enquanto que os anteriores presidentes beneficiaram dos anos em que na academia se trabalhava bem, com BdC a bomba dos péssimos trabalhos anteriores rebentou e ja se acha que é o principal culpado. As anteriores direcções apenas se importavam com quanto iam gastar e assinar o cheque e colhia os frutos do bom trabalho anterior.

  • Ricardo F.
    Posted Janeiro 11, 2015 at 3:42 pm

    Estou em completo desacordo convosco, VM. Culpabilizar a direção atual por esta situação parece-me bastante errado. BdC tem culpa em algumas coisas negativas que aconteceram/acontecem no clube, mas esta não me parece uma delas.
    O crescimento da formação do Benfica tem sido gradual, ao longo dos últimos anos e os frutos estão a nascer agora (saliente-se que este crescimento ajuda a que a formação leonina fique pior, pelo simples facto de os jovens começarem a preferir os encarnados)…o Benfica não começou a "esmagar" a concorrência de um dia para o outro.
    Já no que diz respeito ao Sporting, ao contrário do que se faz transparecer neste post, o declínio da formação também não aconteceu do dia para a noite. Nem simplesmente de há dois anos para cá. É certo que o trabalho também não está a ser muito positivo – os resultados falam por si, mas penso que isto acontece, acima de tudo, por BdC querer que acabem de vez os Ilori, Bruma, Pedro Mendes, Cassamá…aqueles que não têm respeito pelo clube que os formou e que apanham o primeiro comboio que traga dinheiro. O objetivo será começar a formar homens e só depois jogadores. É claro que isto afasta muita qualidade, mas veremos se trará os resultados que se esperam daqui a 5/6 anos.
    SL

    • LuisRafaelSCP
      Posted Janeiro 11, 2015 at 4:24 pm

      Subscrevo tudo. A actual direcção tem cota parte da culpa porque não está a inverter a situação… mas isto começou à bem mais tempo. Aliás, basta ver que isto são juvenis, ou seja, há dois anos eram iniciados. Foi BdC que dispensou e contratou os iniciados?

    • Nuno Red Devil
      Posted Janeiro 11, 2015 at 5:04 pm

      Não, foi BdC que dispensou metade do staff técnico, os bons.
      Digam-me uma coisa, vão começar a fazer testes psicotécnicos para adivinhar se o jogador daqui 6 ou 10 anos vai apanhar o tal comboio? Querem formar homens e depois jogadores? Isso é apenas falta de cultura de clube. O Sporting é um clube, não é os escuteiros de Alvalade.
      Se a qualidade não é reconhecida, e quando digo reconhecida é mesmo paga, é normal que os jogadores queriam ir para onde reconheçam mais (paguem melhor). O Sporting cada vez paga menos e pior, e querem que os jogadores fiquem por amor ao clube? Quando vêm o 1º escalão de seniores (equipa B) inundado de estrangeiros de qualidade duvidosa e bem pagos? Mas, responsabilizem tudo menos os que lá estão, os adversários agradecem…

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 11, 2015 at 6:18 pm

      a culpa e sempre dos outros…
      mas sera que nao sabem que muitos desses jogadores nem dinheiro tinham para umas chuteiras? que vivem mal, eles e as suas familias. o sporting começa a pagar menos, eles vao para onde recebam de acordo com a sua qualidade, e nao vao estar a receber mal com clausulas de milhoes, para o sporting ganhar com eles e eles nada ganharem. a familia depende deles, se chama a isso ser moralmente incorrecto? e consigo.

      e ja agora, luisrafael, acha que os jogadores fazem o percurso desde os escolinhas a seniores? acha que nao vao buscar la pelo meio? e sim, foi bdc quem dispensou os melhores iniciados.
      a formaçao do sporting tinha dado muito pouco a equipa principal, so mesmo a aposta e a vitoria moral de ser o clube que mais aposta, agora ainda vai dar menos.

  • Pedro Rui
    Posted Janeiro 11, 2015 at 4:32 pm

    A opção do Sporting é contratar jogadores feitos e não formá-los.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Janeiro 11, 2015 at 6:13 pm

    "o equipa de juniores e so uma geraçao, a seguir voltamos ao top"… era isto que diziam quando se criticava a equipa de juniores. bem, nem tudo vai bem.
    enquanto isso, aquela formaçao rasca encarnada acaba de meter 4 juniores, alguns de 1º ano, a jogar na 2º divisao, e mesmo assim ganhar.
    mandaram emboras os melhores, queriam o que? ha pouco tempo BdC disse que havia mais ronaldos na academia… onde estao? e quantos "ronaldos" e que ele ja mandou embora?

    • Pedro Chambel
      Posted Janeiro 11, 2015 at 6:22 pm

      E quantos desses vão ser aproveitados?!
      Falar é fácil a realidade é outra

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 11, 2015 at 8:14 pm

      nao sei, mas ja temos um junior com tempo de jogo, e outro que foi para o banco. e do actual plantel de juniores do sporting, quantos tem minutos de jogo?

  • Pedro Chambel
    Posted Janeiro 11, 2015 at 6:20 pm

    Com muita pena minha está-se a fazer um desinvestimento na formação do Sporting que era a menina dos nossos olhos, a que chamar as pessoas a razão e acreditem que o desinvestimento é o pior que pode acontecer porque se o Sporting quer no futuro tirar proveito das mais valias e na formação que elas estão, o futebol cada vez mais vai viver da formação e isto é triste para o futebol português porque quer queiram quer não queiram o Sporting era das equipas que mais apostava na formação

Deixa um comentário