Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O jogador com mais técnica na I Liga continua em Portugal; Mas é um problema ou a solução?

6002Os últimos dias do mercado de verão de 2016 foram, como sempre, loucos e imprevisíveis. Notícias de “última hora” de minuto em minuto, informações e contra informações, regressos inesperados, ofensivas desesperadas. Vimos, no contexto internacional, o Chelsea recuperar David Luiz e o Valencia aumentar exponencialmente o valor dos seus centrais com apenas duas investidas. A nível nacional concluíram-se novelas, sendo a mais proeminentes a de Rafa, que ruma ao Estádio da Luz. O Sporting, por seu turno, não teve “mãos a medir”: saídas, contratações, manutenções, enfim, uma panóplia de operações resolvidas até à meia noite. Os rivais da segunda circular podem, contudo, rejubilar pois, apesar de terem perdido titulares, reforçaram-se adequadamente (mesmo havendo posições deficitárias, a qualidade dos elencos melhorou). Mais a norte, porém, as sensações derivam para o pessimismo.

Após duas temporadas marcadas por fortíssimas movimentações no mercado, algo mudou no reino do Dragão. O FC Porto, protagonista das últimas janelas de transferências, manteve uma postura muito passiva nesta, deixando arrastar assuntos que deveriam ter sido prontamente solucionados, sendo o mais óbvio a questão do defesa central que só em cimo do fecho do mercado foi encontrado (e não era, sequer, a primeira opção…). O fracasso na aquisição de Mangala não foi, contudo, caso virgem no derradeiro dia: Brahimi, atleta que os dirigentes portistas tentaram insistentemente transferir, mantém-se na Invicta. Porém, fechando-se uma porta, pode-se abrir uma janela ainda maior, com o argelino a poder transformar-se no reforço “bomba” pelo qual os adeptos azuis e brancos ansiavam.

Brahimi é, potencialmente, o jogador mais talentoso a alinhar em Portugal. A sua qualidade de drible é única, bem como toda a restante componente técnica, sendo capaz de “tirar coelhos da cartola” com uma facilidade assinalável. O problema é que o internacional pela Argélia é também dotado de uma irregularidade suprema, surgindo, não raras vezes, alheado de jogos menos mediáticos. É, de resto, este handicap, que poderia ser tão facilmente revertido, o principal motivo pelo qual o ex-Granada tarda em confirmar o valor que, a espaços, mostra possuir – no primeiro ano no nosso país entrou a um nível avassalador até que se eclipsou na segunda metade da época; em 2015/16 ora decidia jogos, ora era um elemento a menos. Assim, urge fazer a pergunta: que Brahimi teremos? O que (quase) justifica a cláusula de 60 M€ ou o que foi equacionado para sair por empréstimo? Se for o primeiro não há dúvidas de que será a estrela da equipa, o extremo em “falta”, o desequilibrador, o mágico que brilha – quer em Tondela, quer em Madrid. É esta a versão que os adeptos pretendem – e que os rivais temem. Vê-la-emos ao longo do ano? Cabe ao argelino decidir.
Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): António Hess
VM
Author: VM

48 Comentários

  • Martinszinho
    Posted Setembro 1, 2016 at 7:35 pm

    Não percebo toda a excitação sentida pelos adeptos dos clubes da 2a circular , principalmente pelos adeptos do SCP . Reforçaram se bem , mas nenhum dos jogadores que entraram são superiores aos que saíram , aliás , vai pairar sempre esse fantasma , mais concretamente em Bas Dost , caso não marque o que se espera . O SLB é , de facto , o candidato mais favorito , mas mesmo assim já vacilou num jogo muito inesperado .
    O pessimismo para os lados do dragão pode transformar se em vitamina para uma época que pode transcender as expectativas , dado que o central que chegou é acima da média , brahimi é o que o VM já mencionou e muito bem , tendo um plantel profundo , mas não com tanta qualidade como os dois outros rivais . No entanto , não percebo a clivagem que criam entre os rivais de Lisboa e o FCP , mas com o decorrer da época , essas dúvidas dissipar-se-ão

    • Pogback
      Posted Setembro 1, 2016 at 7:44 pm

      Os jogadores não são superiores aos que sairam, verdade. Mas e no inicio da época passada? O que valia Slimani? O que valia João Mario?

      Efeito JJ.

      • Brunoflip
        Posted Setembro 1, 2016 at 9:34 pm

        O Slimani era o mesmo, até acabou por ir para onde o apontaram na época passada. O JM já tinha bastantes pretendentes nessa altura também.

        Mas se queres ver as coisas por esse prisma, de que os jogadores do Sporting podem não parecer ser grande coisa e no final da epoca serem grandes, o que impede o mesmo de acontecer ao Porto? Queres ver que antes do JJ os jogadores não evoluíam? Como é que o Porto foi buscar tantos jogadores por tostões e vendeu por milhões? Que efeito JJ é esse que falas que só existe em Alvalade?

    • Yuri
      Posted Setembro 1, 2016 at 7:46 pm

      Concordo em todos os aspectos, Martinszinho. O problema é se o Porto encarna esse espírito, à semelhança do que aconteceu na época passada, e por isso é que o jogo com o Sporting era bastante importante para nós portistas. Noutros tempos, este discurso era capaz de unir o porto e os portistas, mas agora toda a gente critica, mesmo depois de um bom inicio de época. Acredito que temos um campeonato a 3, mas temos de observar como é que o Porto reage às derrotas.

    • Reis
      Posted Setembro 1, 2016 at 7:46 pm

      Concordo. Na minha opinião o Porto tem um onze de grande qualidade, que comparativamente com os outros dois até ganha em alguns setores pois na minha tem a melhor dupla de laterais do campeonato.
      A parte negativa do Porto é sem duvida o banco que tem poucas soluções principalmente para a zona atacante.

      • Francisco A
        Posted Setembro 1, 2016 at 7:52 pm

        Os centrais é quem me causam preocupação.

        • Yuri
          Posted Setembro 1, 2016 at 8:52 pm

          Mas até ao momento acho que os centrais têm estado bem e o que mais me preocupa é o Layun em tarefas defensivas. Excelente a atacar e verdadeiramente mau a defender, muito mais que qualquer outro dos laterais do Porto.

    • Yuri
      Posted Setembro 1, 2016 at 7:52 pm

      Mas só um pequeno reparo. Por mim, enquanto portista, sem olhar para o aspecto desportivo, o Brahimi nunca mais calçava no Porto.

    • cards
      Posted Setembro 2, 2016 at 9:40 am

      O plantel do Porto é bom mas é inferior ao do Benfica e Sporting.
      Na bqliza Casillas não sem um substituto que dê confiança.
      Os laterais são bons os centrais é cada um pior do que o outro.
      No meio campo tem bons jogadores nos titulares e medianos no banco.
      O ataque é muito bom maa são todos muito jovens e por isso faltam-lhes experiência que será decisiva em muitos jogos ao longo da época.

      Posto isto, o Porto é candidato ao título, a sua história assim o exige, mas não acredito que o vença pois tanto Benfica como Sporting têm melhores plantéis.

  • OvosMoles
    Posted Setembro 1, 2016 at 7:37 pm

    Não sei se cabe só ao argelino decidir. Há que ver se ele é NES resolvem o seu diferendo e qual o papel que o treinador está disposto a dar o jogador. Pelo que se vê é pelo feitio de Brahimi, não me parecerá fácil virar a página. SD

  • Francisco Veloso
    Posted Setembro 1, 2016 at 7:41 pm

    Pessoalmente deliciame ver Brahimi em campo, agil e bastante tecnicista e um constamte perigo para a baliza adversaria. O problema e a sua cabeca , desde que o vejo a jogar que quer resolver tudo sozinho e que pouco ou nada pensa na equipa. O jogador tem que reflectir e decidir se vai ficar em equipas medias altas ate ao fim da carreira ou se assume todo o seu talente. Uma mudanca de aires faria lhe bem, pois os seus niveis de motivacao encontram se muito em baixo

  • Goncalo Gaia
    Posted Setembro 1, 2016 at 7:43 pm

    Neste momento o plantel do Porto é um grupo que está focado no coletivo em si, mostrando mais vontade e determinação em campo que nos últimos anos combinados. Eis que entra Brahimi, um jogador que apenas sabe olhar para o seu umbigo e está mais preocupado em valorizar-se para ir jogar para Inglaterra ou um tubarão europeu. Um problema bicudo que só se resolverá se o argelino mudar a sua atitude. Vejamos o que a época nos reserva…

  • Pedro
    Posted Setembro 1, 2016 at 7:45 pm

    Em teoria , o ataque de Sporting e Benfica é superior e variado que o do Porto e isso na nossa liga faz a diferença

  • Pogback
    Posted Setembro 1, 2016 at 7:47 pm

    Brahimi é aquela máquina, completamente focado em todos os jogos e torna-se um senhor jogador.
    Aquele drible no fifa dá sempre um jeitaço BRUTAL…

    • cards
      Posted Setembro 2, 2016 at 9:45 am

      Se Brahimi nunca foi esse jogador em Portugal, duvido que faça esta época.
      E não te esqueças que em Janeiro à CAN e Brahimi, se for convocado, estará ausente entre 2 a 5 semanas.

  • Francisco A
    Posted Setembro 1, 2016 at 7:49 pm

    Brahimi tem que perceber que não tem que fintar todos os jogadores que surgem à sua frente.

    O argelino infelizmente joga para si e com esta idade e a menos que NES lhe abra os olhos vai sair do Porto pela porta pequena.

    Se interagir mais com a equipa, acredito, que voltaremos a ver o Brahimi de 14-15 em potência.

    • cards
      Posted Setembro 2, 2016 at 9:48 am

      O Brahimi de 2014/2015 acabou a época em Novembro.
      No jogo que decidiu o título, Porto 0 Benfica 2, realizado em Dezembro de 2014 Maxi fez o que quis de Brahimi. Nesse jogo Brahimi foi uma nulidade em campo.
      Depois quando regressou da CAN parecia que já não sabia jogar futebol.

  • diogopalma
    Posted Setembro 1, 2016 at 7:49 pm

    O Porto tem um plantel muito fraquinho comprando com Sporting e Benfica … só se safam nas laterais defensivas que são os pontos menos fortes dos outros dois “grandes” (se bem que o Benfica ainda tem um problema na posição “8” e por isso parece que o Sporting é quem ficou mais forte).

    • cards
      Posted Setembro 2, 2016 at 9:50 am

      O plantel do porto não é fraquinho, apesar de ser mais fraco do que o de Benfica e Sporting.
      Os laterais do Sporting são no meu entender os piores dos 3 grandes.

  • MikeM
    Posted Setembro 1, 2016 at 7:56 pm

    O mercado de transferências do Porto foi do mais estranho que tenho visto.
    Desde gastarem cerca de 13 milhões em 2 laterais esquerdos, da desvalorização de alguns dos maiores activos que tinham e os melhores jogadores nas respectivas posições, falo de Aboubakar e Brahimi, de terem emprestado o Martins Indi e vendido o Maicon e terem gasto mais 13 milhões em 2 centrais muito parecidos a estes dois em termos de qualidade, da contratação de jogadores que não parecem ter o suficiente para serem mais valias, como o João Teixeira…
    Safou-se mesmo o empréstimo do Óliver, esse sim uma (e para mim única) excelente contratação da parte do Porto.

    É muito cedo para falar mas pelo menos na teoria, em termos de qualidade, o plantel do Porto fica bem abaixo do do Benfica e Sporting.

  • Jesus
    Posted Setembro 1, 2016 at 7:56 pm

    Na minha opinião os jogadores com mais técnica em Portugal são Bryan Ruiz, Jonas e Oliver, Brahimi é o maior habilidoso.

  • Silva
    Posted Setembro 1, 2016 at 7:58 pm

    Eu como portista de todos os momentos, fico contente quando dizem que estamos mais fracos e que partimos atrás dos outros 2 grandes. Não porque nao seja verdade na teoria, os nossos rivais estão mais estáveis, têm mais opções e estão com a moral toda claramente. Se Nuno conseguir aquilo que pretende, ter uma equipa em que todos lutam e remam para o mesmo lado e não um conjunto de jogadores de qualidade mas que não se comportam como equipa, estou confiante e acho que vamos dar luta e surpreender muita gente, que já nem sequer acreditava na passagem à fase de grupos da champions. Olho para o plantel e não vejo porque não acreditar, com Oliver então acho que iremos melhorar. Quanto a Brahimi é complicado de falar, podia ser o melhor e já nem estar no fcp, mas sim num grande da Europa, mas enquanto tiver mentalidade pequena e que não acompanha o seu enorme talento,não vai sair daquilo que vimos e sabemos. Espero um jogador humilde e com capacidade para perceber que pode realmente ser o melhor jogador do campeonato e no final da época sair pela porta grande e para um clube de champions e não de liga Europa.

    • Andre
      Posted Setembro 1, 2016 at 8:41 pm

      Atencao: o Porto ja e um grande da Europa. Acho que querias dizer “um clube com mais recursos financeiros”.

      Nota de interesse: nao sou portista.

    • cards
      Posted Setembro 2, 2016 at 9:53 am

      No jogo entre grandes o Sporting mostrou ser mais forte que o Porto.

  • JotaSCP
    Posted Setembro 1, 2016 at 8:00 pm

    Em termos de desequilíbrio, drible compreendo que o Brahimi e o mais dotado do campeonato.
    Mas para mim em termos técnicos, Bryan e Jonas são os melhores.

  • Barrichello
    Posted Setembro 1, 2016 at 8:20 pm

    Coloquem no a jogar com o treinador de qualidade !
    Com nuno sem pulso , ele nao vai ao sitio.

  • diogopalma
    Posted Setembro 1, 2016 at 8:25 pm

    Bryan, Jonas e Óliver parecem ter mais tecnica que Brahimi ou pelo menos outro perfume …

    Em termos de imprevisibilidade e drible o argelino rivaliza com Markovic e Rafa.

    • radiofutebol
      Posted Setembro 1, 2016 at 8:45 pm

      Imprevisibilidade? O problema do Brahimi é mesmo esse, ele faz sempre os mesmos movimentos no 1vs1…

    • Sancho
      Posted Setembro 1, 2016 at 11:19 pm

      Salvio e Carrillo também têm uma palavra a dizer.
      Técnica abunda nesta 1ª Liga, resta saber se determinados jogadores se vão apresentar ao nível do passado (Markovic, Carrillo, Salvio, Brahimi)…

  • luis bcn
    Posted Setembro 1, 2016 at 8:42 pm

    Faz falta um” Jorge Jesus”… ao Brahimi e ao Corona.

    São prodigios técnicos, o Corona até me parece mais que o Argelino mas também anda sempre com a cabeça no ar.

    O Rafinha do Vitória também é um craque mas isto de fintas por vezes não dá em nada.

    Daniël de Ridder…conhecem? Era um espetáculo em fintas, melhor que Messi…deu no que deu.

  • Goncalo R
    Posted Setembro 1, 2016 at 8:46 pm

    Como alguns users referiram e bem, uma coisa é a tecnica outra é a habilidade, a tecnica é muito mais do que a finta, muito muito mais. O Jonas, o Oliver e o Ruiz são superiores ao Brahimi tecnicamente.

  • Mosquito77
    Posted Setembro 1, 2016 at 8:46 pm

    É mais do que óbvio que vai ficar encostado até ir para a CAN e lá se tentar valorizar, são conhecidos casos semelhantes na Sad do Porto, sendo o mais mediático o Rolando e quando o André Silva não queria renovar também não jogava. Naturalmente que seria titular e o Porto ganharia aí ( com o melhor Yacime ) um jogador ao nível de Markovic ou Salvio, no entanto quer pelo jogador, quer pelo clube, quer pelo treinador, que disse que não o convocava por não apresentar rendimento, infelizmente Brahimi não irá jogar.
    PS: Antero Henrique acaba de sair da SAD

  • coach407
    Posted Setembro 1, 2016 at 8:57 pm

    O Gaitan saiu há algum tempo.

  • Will Grigg
    Posted Setembro 1, 2016 at 9:18 pm

    Não considero o jogador com mais técnica a alinhar em Portugal, sobretudo comparando com jogadores Jonas ou Bryan Ruiz. Nem tão pouco acho que seja o mais forte no um-para-um. Demonstrando quase sempre pouca inteligência e uma muito fraca atitude competitiva, acho que vai continuar a ser um problema para o Porto.

  • sadf
    Posted Setembro 1, 2016 at 9:45 pm

    vai parecer para rir…mas o nr 1 é o Taarabt

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 1, 2016 at 10:02 pm

    Não acho que o Brahimi vá a ser o reforço bomba. O Brahimi é talentoso (muito talentoso) mas não é só preciso de talento para se brilhar ao mais alto nível. É preciso cabeça! O Brahimi faz sempre as mesmas fintas, não passa a bola e não decide bem na maior parte das vezes. Mas isso também se treina e penso que se trabalhar bem e melhorar esses aspetos poderá ser uma mais valia para o Porto.

  • Luis Duarte
    Posted Setembro 1, 2016 at 10:10 pm

    O Brahimi é o jogador tecnicamente mais dotado da nossa liga. O facto de ele não calçar por outras razões não faz dele pior tecnicamente, o facto de ele ser irregular não faz dele ser pior tecnicamente, o facto de muitos portistas quererem fazer dele um “culpado” pelos fracassos que as épocas anteriores foram não faz dele pior tecnicamente. É uma pena a cabeça não acompanhar o que os pés dele são capazes mas mais uma vez, isso não faz dele pior tecnicamente, e não me digam que por ele decidir que isso o torna mais fraco a nível técnico, torna-o menos efetivo é certo, mas não faz dele mais fraco tecnicamente, técnica é uma coisa, atributos psicológicos já são coisas diferentes. Neste momento ele é PIOR JOGADOR do que o Jonas, Bryan, Corona, Oliver mas tecnicamente é superior a qualquer jogador da nossa liga, saibam diferenciar as coisas meus caros.

  • cards
    Posted Setembro 2, 2016 at 9:33 am

    Brahimi é isto é um jogador muito irregular faz um jogo bom e logo a segui um jogo péssimo.
    Sejam sinceros e deixem-se de enganar a vocês próprios se Brahimi fosse tãl bom como os pprtistas acham que ele é nunca teria vindo do Granado para o Porto. Nenhum jogador top 50 mundial jogou no Granada.

    • Miguel Tavares
      Posted Setembro 2, 2016 at 3:32 pm

      O facto Granada–» Porto é um passo positivo na carreira dele que vem de encontro ao natural desenvolvimento da sua carreira..
      qual é a relação entre o mediatismo de uma equipa e a qualidade de um jogador? Não é justo criticar um jogador pelo seu anterior clube.. nem todos os craques são formados em Barcelonas
      Miguel Tavares

  • RodolfoTrindade
    Posted Setembro 2, 2016 at 10:24 am

    A melhor opção é o Nuno começar a utilizá-lo obviamente.

  • Gil Rodrigues
    Posted Setembro 2, 2016 at 10:25 am

    O Brahimi vai ser (apenas) um óptimo suplente para o JOTA!

Deixa um comentário