Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

L.F. Vieira critica adeptos; Portugal ultrapassa a França; Benfica só superado por Real, Bayern, Barcelona, Chelsea e Atlético

As vitórias de Benfica e FC Porto na 2.ª jornada da Liga dos Campeões permitiram a Portugal, agora com 46.248 pontos, recuperar o quinto lugar do ranking da UEFA, que pertencia à França (46.082). Ainda assim, a margem é muito curta, pelo que ainda nesta ronda (consoante o que acontecer na Liga Europa) ou nas próximas jornadas é possível que esta tabela sofra alguma alteração. Em todo o caso, também não convém descurar as contas da Rússia, que está em sétimo lugar – um posto que retira uma equipa da Liga dos Campeões. No que diz respeito ao Ranking de clubes, Benfica e FC Porto mantiveram as suas posições no ranking da UEFA. Os encarnados estão no sexto lugar (apenas superados por Real, Bayern, Barcelona, Chelsea e Atlético), ao passo que o FC Porto surge no 11.º posto.
Águias correm o risco de ser penalizados pela UEFA – Luís Filipe Vieira, que esta época tem aparecido pouco, falou aos jornalistas no final da vitória do Benfica diante do Atlético para demonstrar confiança no futuro mas também para lamentar o comportamento dos adeptos encarnados no estádio Vicente Calderón, que atiraram uma tocha para as bancadas do adversário que acabou por ferir uma criança. «Foi um jogo muito importante para o Benfica, acho que demos provas do que pretendemos para o futuro. Agradecemos o apoio dos adeptos que aqui estiveram, mas infelizmente provocaram muitos desacatos. Devem pensar que estão a prejudicar gravemente o Benfica. Não estamos assim no futebol. A maioria dos benfiquistas não merece este tipo de comportamento e quase de certeza que vamos ser gravemente penalizados», disse o presidente do clube da Luz, fazendo questão de dirigir pedido de desculpas ao Atlético Madrid. «Não é assim que o Benfica quer estar no futebol. Uns arruaceiros mancharam o nome do Benfica, enquanto a equipa tudo fez para dignificar o clube no relvado», rematou.

0 Comentários

  • Artur
    Posted Outubro 1, 2015 at 2:47 pm

    O arremesso de tochas para o público é inadmissível e a haver algum castigo será merecido e justo. É completamente de lamentar que continuem a persistir este tipo de comportamentos nas claques portuguesas.
    A atitude do presidente do benfica que preferiu condenar esses actos do que assumir os louros por uma vitória extraordinária foi de louvar.
    Agora espero que todos os actos deste género sejam condenados e castigados, por isso incomodam-me as palavavras do presidente do Conselho Superior dos Desportos espanhol, Miguel Cardenal, que classificou o lançamento de tochas por parte de adeptos do Benfica no jogo com o At. Madrid de "extraordinariamente grave" e prometeu que "haverá uma resposta à altura". É q estou farto de uma certa arrogância dos espanhóis em relação a nós, e não me lembro de iguais palavras aquando das agressões organizadas a adeptos portugueses por parte da claque do atlético (jogos com FCP e SCP).

  • Nuno R
    Posted Outubro 1, 2015 at 11:15 am

    A criança tem 2 anos, segundo li. Mas em jogo europeus podem entrar crianças tão pequenas? Tinha a ideia de que no mínimo, teriam de ter 3 anos(?).

    De resto, são uns animais. Metessem as tochas na sala de jantar das suas casa (isto para não referir um certo orifício), que fazem lá um efeito bonito. Querem pirotecnia, vão para as festas populares lançar foguetes.
    O Vieira faz o seu papel, claro que aqui há um misto de revolta e receio (a UEFA não brinca nestas coisas), mas acredito que ele se sinta indignado com o comportamento de alguns adeptos. Verdade seja dita, pouco faz pela legalização das claques (também, tem o efeito que tem, visto que os "legais" também fazem porcaria), falta-lhe passar das palavras aos actos neste ponto.

    Alguém se lembra se aqueles cânticos do "Hu(lk), Hu(lk)" no Dragão foram na UEFA ou na Liga portuguesa?

    • Filipe Ribeiro
      Posted Outubro 1, 2015 at 12:44 pm

      Foi foi lembro me no Dragão sempre que o Balotelli tocava na bola os adeptos gritavam Hulk Hulk isto dito pelo Hulk na flash interview claro.

    • João Dias
      Posted Outubro 1, 2015 at 12:09 pm

      Também entoaram esse barulho racista sempre que o Jackson tocava na bola ontem à noite.

      Lamentável.

  • Rummenige
    Posted Outubro 1, 2015 at 8:38 am

    Nunca consegui perceber esta disparidade nos pontos atribuidos pela UEFA, porque é que o Real por exemplo tem 9.10000 pontos com dois jogos duas vitorias e o Benfica tem 8.7332 com dois jogos duas vitórias ???

    Alguem me sabe explicar? tem a ver com o ranking dos adversarios? tem a ver com o ranking da nossa liga?

    Não faz sentido….

    • AntonioCell
      Posted Outubro 1, 2015 at 10:18 am

      Tem a ver com o ranking da liga, antes de começarem sequer as competições europeias, as equipas recebem logo alguns pontos que dependem do ranking da sua liga

  • Gaston Pérez
    Posted Outubro 1, 2015 at 1:01 am

    Outro problema não referido no texto é que os ultra espanhóis irão tentar responder quando vierem ca para a segunda volta.
    O presidente do Benfica esteve muito bem a falar para os adeptos, aqueles fumos não acrescentam absolutamente nada, só chateia e pelos vistos magoa.

  • Daniel Alves
    Posted Setembro 30, 2015 at 11:29 pm

    Concordo em inteiro com o presidente, e esta situação já aconteceu tantas em vezes em jogos da Uefa que me surpreende que não só a UEFA não nos tenha castigado mais severamente como também não se identifique e proíba quem causa estes desacatos de aparecer no estádio.
    Não sou contra petardos e tochas e foguetes, até porque gosto do efeito e da cor e do espectáculo que criam, mas utilizá-los para atirar para relvados ou bancadas já é demais.
    Não sei o que a UEFA irá fazer. Espero que não interdite o estádio da Luz mas se o fizer não me surpreende.
    Espero que não, pois os nossos adeptos serão importantes nos próximos jogos.

  • LMS
    Posted Setembro 30, 2015 at 11:17 pm

    Não querendo desresponsabilizar os actos dos adeptos (poucos) que se portaram mal, quero aqui perguntar o seguinte:

    1-Como é que alguns adeptos do Benfica conseguem entrar no estádio com tochas? Não foram revistados? Não compete ao Atlético de Madrid velar por essa revista e assegurar que os adeptos não entrem no estádio com material pirotécnico?

    2- Porque é que os lugares destinados aos adeptos do Benfica ficavam POR CIMA dos adeptos da casa? Aliás, porque é que havia adeptos do Atlético nos sectores imediatamente inferiores e laterais ao sectores onde estavam os adeptos do Benfica? Nos jogos da Champions League não existe uma norma que impede a lotação esgotada precisamente para criar uma caixa de segurança em volta dos adeptos do clube visitante? O Atlético de Madrid NÃO CUMPRIU com essa norma. A culpa também é do Benfica?

    • JSC
      Posted Outubro 1, 2015 at 7:28 am

      A norma é obrigatória a partir da próxima época.

    • Pedro Fernandes
      Posted Outubro 1, 2015 at 12:20 am

      Simplesmente porque não revistam as "partes privadas" dos adeptos. E não o podem fazer de qualquer forma por isso é fácil entrar com material pirotécnico dentro dos estádios.

  • João Carlos
    Posted Setembro 30, 2015 at 11:17 pm

    Quando foram atiradas tochas para o meio dos adeptos em Alvalade pela "claque" do benfica, foi e passo a citar: "folclore" segundo o joao gabriel. Agora que vêm a mão pesada da uefa a chegar aí já dizem que não estão assim no futebol. Antes tarde que nunca

    • Silva
      Posted Outubro 1, 2015 at 7:17 am

      Quando foi criada a caixa de segurança pelo clube da luz, também foi chamada de folclore…agora já é super inovador

  • Schieße
    Posted Setembro 30, 2015 at 11:11 pm

    Provavelmente o LFV até vai ser criticado por alguns adeptos, ainda para mais o próprio não é um exemplo de moralidade, mas nos últimos 2 anos quando o ouço falar reconheço-lhe sensatez e razão, mesmo como adepto rival.
    A nível "político" e de gestor, já há muito se afastou da abordagem de "tá tudo contra nós" de BdC (e bem, para isso tem Gomes da Silva) e já se sente no direito de fazer este tipo de juízos de valor tal como PdC (mal ou bem, é sinal que já há outro Papa a sul do Douro).
    Se como adepto noto evolução e involução em jogadores ou treinadores, também o noto em dirigentes. Neste caso, ganha o Benfica com isso.

  • Francisco A.
    Posted Setembro 30, 2015 at 11:10 pm

    Amanhã espero que o Sporting não se acanhe outra vez na Europa, que o Braga ganhe e que o Belém pontue ao menos.

    O Porto e o Benfica, em conjunto, têm nos 4 jogos realizados, 3 vitórias e 1 empate. As equipas inglesas ( que são 4) com 8 jogos têm o mesmo nº de vitórias e 5 derrotas. Interessante..

    • Francisco A.
      Posted Setembro 30, 2015 at 11:57 pm

      Eu constatei factos, se és sensível a eles, tu lá sabes.
      Leste sequer o meu comentário? É que estás a deturpar o que escrevi.
      Vens falar em competitividade da Liga com as prestações europeias das equipas inglesas, por ter escrito que têm as mesmas vitórias que as portuguesas, mas quem é que escreveu isso?

    • João Lains
      Posted Setembro 30, 2015 at 11:15 pm

      Mas porque é que todos vocês insistem nessa história? São as prestações das equipas inglesas nas competições europeias que permitem aferir a competitividade do campeonato nacional?

  • Kafka I
    Posted Setembro 30, 2015 at 11:00 pm

    O Benfica para o ano vai levar um tremendo rombo no ranking, Juventus PSG e Dortmund vão-nos ultrapassar e o Porto vai ficar bem próximo de nós, portanto este ano vamos ter mesmo de "dar aos pedais" para a queda não ser muito grande

    Quanto aos PSEUDO-Adeptos é vergonhoso o que fizeram e a UEFA não brinca nestas situações e não me admirava nada que levássemos uns 3 com estádio interdito tudo por culpa daquelas bestas que se intitulam adeptos se são adetpos, não são adeptos do Benfica nem sequer adeptos de futebol…

    • Hélder
      Posted Setembro 30, 2015 at 11:21 pm

      Para os próximos 2/3 vamos começar a pagar a fatura da campanha nojenta realizada no ano passado. Este ano basta uma vitória e já igualamos o ano passado.

      E da forma que os sorteios são realizados agora é discutivel a vantagem de ser pote 1 ou 2.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Setembro 30, 2015 at 10:59 pm

    Tenho que concordar com o presidente.
    Não sou contra tochas, porque sendo sincero adoro o efeito que faz. Mas e por causa destas brincadeiras que as mesmas são banidas.
    A UEFA já penaliza o uso, então atirar para o relvado e bancadas de adeptos do Atlético e apenas estúpido e digno de um arruaceiro.
    A claque fez-se ouvir, deram espectaculo. Até podiam acender as tochas (sendo também crime), mas nunca as arremessem.

    • Sakui
      Posted Outubro 1, 2015 at 8:25 am

      Muito boa resposta … tão boa que agora conhecendo a uefa o benfica deve apanhar alguns jogos a porta fechada para alem de uma multa. Tendo em conta ate que já o ano passaram levaram um aviso da uefa por causa dos very lights

    • João Dias
      Posted Setembro 30, 2015 at 11:04 pm

      Abafaram os espanhóis e de que maneira…

      Como já disse, uma bela resposta para aqueles que dizem que os ultras espanhóis são melhores que os ultras portugueses… totalmente mentira. Somos melhores.

  • João Dias
    Posted Setembro 30, 2015 at 10:59 pm

    Incrível alguns relatos que surgem de Madrid.

    Um pai e um filho espanhóis tiveram de ser hospitalizados por terem sido atingidos por um very-light, agressões a adeptos do Atlético fora do estádio, destruição de estabelecimentos comerciais em Madrid…

    Estes vândalos (que não têm outro nome) dão uma imagem muito negativa lá fora do Ultra português.

    Segundo consta, terá sido uma fação mais radical dos NN que conseguiu viajar para Madrid a provocar estes desacatos todos.

    • Gongas
      Posted Setembro 30, 2015 at 11:51 pm

      uma tocha nao é um very-light ha que perceber isso, sao coisas muito diferentes

    • Tiago C.
      Posted Setembro 30, 2015 at 11:21 pm

      Só uma nota que acaba por nao ter muita importância, mas, uma tocha, mesmo que atirada para o ar, não se transforma num very-light.

    • João Dias
      Posted Setembro 30, 2015 at 11:21 pm

      A Frente Atlético é dos mais nacionalista que há. Deve ser a claque mais hostil da Europa em relação aos portugueses.

      Sempre que vêm a Portugal causam o caos. O problema é que levam de volta…

    • Anónimo
      Posted Setembro 30, 2015 at 11:09 pm

      João sou Sportinguista, e tanto tu como eu e a maior parte dos que comentam aqui sabemos o que é a frente atlético… sabemos o que fizeram quando o SCP e o FCP foram lá jogar e até mesmo cá em Portugal.
      Uma coisa é certa, voltamos à velha história dos Very-Lights que já é apanágio dos fervorosos adeptos do SLB e por aqui me fico.
      Agora pelo que ouvi e vi à uns anos a destruição de estabelecimentos não terá sido os adeptos a tentar fugir da confusão? A mim parece-me que sim…

      Um abraço
      DG

  • Rodolfo Trindade
    Posted Setembro 30, 2015 at 10:54 pm

    Desta vez o presimente esteve muito bem!

    • Manuel
      Posted Outubro 1, 2015 at 1:57 pm

      Infelizmente as coisas passam-se e quem deve tomar medidas não o faz. Entretanto as pessoas falam e culpam quem não terá culpa, preferem a maledicência ao conhecimento. O habitual, portanto.
      Deixo um texto de alguém que sabe mais de leis do que eu:

      "Infelizmente, de acordo com a legislação em vigor em Portugal, um clube pouco ou nada pode fazer nestas situações pois não tem sequer poder para proibir a entrada destes energúmenos no estádio, assim se apresentem com o respectivo bilhete.
      A única hipótese será alterar a nossa legislação à imagem do que sucede em Inglaterra onde foi atribuído aos clubes o poder de, em caso de violência, racismo e demais comportamentos incorrectos, poderem optar pela expulsão destes idiotas a título definitivo dos estádios.
      Até lá têm que ser o Ministério Público(a deduzir acusação) e os tribunais a tomar estas decisões.
      Infelizmente até hoje com tantos casos de violência no futebol português (em muitos deles com as pessoas devidamente identificadas pelos sistemas de segurança dos estádios) apenas 4 pessoas tinham sido proibidas até há pouco tempo pelos nossos tribunais de frequentarem os nossos estádios. Podiam e deviam ter utilizado este expediente legal um maior número de vezes".

      Portanto, pertence ao MP e à FPF tomar medidas para que a legislação mude para que finalmente a situação também mude.

    • Anónimo
      Posted Outubro 1, 2015 at 1:16 pm

      Não, não esteve bem. É só conversa. Isto vem acontecendo há anos em jogos do Benfica. Em Inglaterra, os clubes têm câmeras nos estádios e identificam e punem os adeptos que agem assim. Expulsando-os por um ano, dois anos, ou até de forma vitalícia. E não se escondem atrás do sistema de justiça: não é preciso uma condenação em tribunal para agirem. Luís Filipe Vieira nunca mexeu uma palha. Sou benfiquista e isto, para além da responsabilidade óbvia dos animais que atiraram as tochas, é também responsabilidade da direcção. E escusado será dizer: em Portugal o problema é geral, não apenas do Benfica. As direcções dos clubes dão cobertura implícita às claques. Só se indignam quando são os seus adeptos as vítimas. Benfica, Porto, Sporting, Braga, Guimarães… são todos iguais. O modus operandi é o mesmo.

      Hugo Rocha

    • troza
      Posted Outubro 1, 2015 at 11:59 am

      Basta lembrar o que aconteceu quando os adeptos do porto ficaram no piso superior no estádio da luz… mas depois nunca fazem nada…

    • Kafka I
      Posted Outubro 1, 2015 at 9:05 am

      Diogo JR

      Então deves ver os jogos da equipa B apena? A claque do Porto até já facadas deu em adeptos adversários…darem uma de puritanos para cima de mim não, só quem não conhece a história do futebol Português é que acredita nesse puritanismo das claques, sejam elas do Benfica, Porto ou Sporting..

    • Cristiano
      Posted Outubro 1, 2015 at 7:40 am

      O problema não é só a multa, podemos ficar com o estádio interdito uma ou duas jornadas e isso é muito maus para as nossas aspirações. Todos sabemos da importância que os adeptos têm na dinâmica da equipa e com este começo de LC era evitável estar a meter obstáculos nesta caminhada sem necessidade nenhuma!

    • paulo
      Posted Outubro 1, 2015 at 7:03 am

      Isso quer dizer que o arremesso de centenas de bolas de golfe num jogo apenas não é nada

    • Diogo JR
      Posted Outubro 1, 2015 at 1:43 am

      Kafka,

      Vejo todos os jogos do Porto e nunca vi ninguém a atirar tochas para os adeptos adversários, ouve-se insultos, o que por mim já é mau, pois eles estão lá para apoiar a equipa e não insultar os adversários, mas nunca vi atirarem tochas para adeptos que vão ao estádio uma vez, é que se ainda fosse um confronto de claques como o costume, agora atirar para adeptos que nada fizeram…

    • Kafka I
      Posted Setembro 30, 2015 at 11:17 pm

      Francisco A

      Se fosse o Porto? mas atirar areia para os olhos a esta hora? pelo amor de deus, mas queres mesmo falar disso? poupa-nos a todos a hipocrisia

    • Francisco A.
      Posted Setembro 30, 2015 at 11:15 pm

      duartebvibe, subscrevo a 100%.

      Em Portugal, a imprensa não daria eco ( se fosse o Porto…). Lá fora, sabem que isto será levado a sério e que o Benfica será de alguma forma castigado.

    • luis vieira
      Posted Setembro 30, 2015 at 11:13 pm

      Sendo assim duarte pelas tuas palavras fico com a sensação que LFV se está pouco lixando para a segurança dos adeptos e disse aquilo só para ficar bem na fotografia na imprensa internacional, ou então é a minha interpretação que eu tive da tua resposta não é a mais correcta….

    • MiguelSantos
      Posted Setembro 30, 2015 at 11:11 pm

      As multas na Uefa nada têm a ver com as da liga portuguesa..

    • miguellopes
      Posted Setembro 30, 2015 at 11:06 pm

      ahahah presimente!! Muito bom

      Quem estiver distraído certamente pensará que se trata de um erro na escrita :)

    • duartebvibe
      Posted Setembro 30, 2015 at 11:05 pm

      Porque cá o Benfica não é penalizado da mesma forma que na Europa, e a exposição internacional dum jogo Atlético M. – Benfica não tem nada haver com a exposição dentro de portas dum clássico Sporting – Benfica….

    • luis vieira
      Posted Setembro 30, 2015 at 10:59 pm

      Concordo com o que ele disse, mas não percebo porque no ultimo clássico do ano passado no estádio do Sporting (e corrigi-me se tiver enganado) vários adeptos do Benfica atiraram petardos/tochas contra a multidão do Sporting e ele não disse, que eu me nem uma única palavra a criticar.

Deixa um comentário