Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Não me falem mais em jogadores africanos. Ou assinam um acordo a dizer que abdicam da CAN, ou nada feito»

Compreensível? O calendário da CAN é muito complicado para os clubes.

Aurelio De Laurentiis afirmou que não vai contratar mais jogadores africanos, “a menos que assinem um acordo abdicando da Taça das Nações Africanas”. “Eu disse aos rapazes, não me falem mais de jogadores africanos”, disse o polémico presidente do Nápoles. “Adoro-os mas, ou assinam um acordo, dizendo que abdicam da Taça das Nações Africanas, ou nada feito. Estes jogadores nunca estão disponíveis”, afirmou. “Somos os idiotas que pagam os salários e depois vêmo-los em todo o Mundo a jogar por outros”, reforçou. Recorde-se que o Nápoles em 2021-22 perdeu Victor Osimhen, Andre Zambo Anguissa e Kalidou Koulibaly durante várias semanas devido à CAN.

https://twitter.com/MGuardasole/status/1554550863749939201

43 Comentários

  • Af2711
    Posted Agosto 3, 2022 at 5:27 pm

    Que não associem esta frase dele com qualquer tipo de xenofobia porque é ridículo. Está mais do que certo aqui, tem que pensar nos interesses do clube.

  • lipe
    Posted Agosto 3, 2022 at 4:59 pm

    Alguém consegue explicar o porquê de a CAN não se realizar nos meses habituais para competições de seleções?

    Até do ponto de vista mediático acaba por ser um tiro no pé. Bem mais gente veria se fosse no Verão.

  • Mantorras
    Posted Agosto 3, 2022 at 3:21 pm

    Adoro jogadores Africanos. O esteriotipo mesmo. Adoro.

    Se eu tivesse a frente de um clube dos principais campeonatos (que sao os que “colidem” com a CAN), que hoje em dia sao empresas (ne?), tambem seguiria este rumo. sao activos demasiado caros e importantes para “tirarem bilhete” a meio do ano quando podes escolher outros que nao tem essa particularidade.

    Nao ha rigorosamente nadinha de errado com isto. Alias, e bastante sensato ate.

  • Pedro Geraldo
    Posted Agosto 3, 2022 at 2:58 pm

    Outra das questões que se põe tem a ver com o facto das federações enriquecerem às custas dos jogadores pagos pelos clubes.

  • Nome sem Caracteres Ilegais
    Posted Agosto 3, 2022 at 12:28 pm

    Esta luta eterna(???) entre clubes e seleção é uma tristeza para adeptos como eu. Gosto de futebol, vejo-o por prazer e gosto de jogos de seleção assim como de clubes. Mas por vezes dá a sensação que um desses lados planeia, a longo prazo, eliminar o outro lado.

    Espero estar enganado, pois se assim fosse perdia-se inevitavelmente uma parte do futebol que eu gosto.

  • nelsonpulga
    Posted Agosto 3, 2022 at 11:49 am

    Vejamos, se tivesse dito “Não contrataremos mais jogadores seleccionaveis para a CAN” não haveria problema nenhum, como disse “jogadores africanos” é que é o “problema” para muita gente.
    O que ele disse é verdade, os clubes é que pagam o vencimento, e durante um mês estão privados da sua utilização, ponto.

    • Daiuca
      Posted Agosto 3, 2022 at 2:29 pm

      Sou Africano e não levei essas declarações nada a mal. Percebe se bem quando a pessoa quer falar de Negros com mal intenção.. Vivi muitos anos em Portugal por isso sei bem..

    • bong0
      Posted Agosto 3, 2022 at 12:18 pm

      Já vi sítios onde citam “jogadores internacionais africanos”. De qualquer forma, o contexto foi dado…

  • Francisco Ramos
    Posted Agosto 3, 2022 at 11:46 am

    Sendo o acordo legal ou não (nem me interessa a parte burocrática), concordo com o presidente a dizer que é complicado investir bastante num jogador e depois perdê-lo para a CAN durante mais de 1 mês. E isto levanta-se agora porque o Mundial também vai ser jogado “fora da data” por causa do calor e os campeonatos pararem, tal como param no Europeu. E aí cada um deve salvaguardar os seus interesses!

    Por exemplo, o Liverpool na época passada ficou sem Mané e Salah durante toda a Can e podia ter tido claro prejuízo para a equipa.

  • DICAS
    Posted Agosto 3, 2022 at 11:45 am

    O Sporting pus-se a jeito com Feddal e Slimani (se tivesse resultado) a titulares.

    Datas da CAN são ridículas para o panorama europeu.

    Como tal , sendo um presidente de um clube europeu, compreendo a lógica

    A maneira como diz poderia ser melhorada pois hoje em dia esta afirmação é polémica

  • Totti
    Posted Agosto 3, 2022 at 11:28 am

    O problema é real e tem de ser resolvido porque não faz sentido nenhum a CAN ser nas datas que são. A maneira como o expõe e tenta resolver é de alguém que não tem 2 neurónios sequer…

  • Tiago Peixoto
    Posted Agosto 3, 2022 at 10:58 am

    Esse acordo é ilegal. E cláusulas ilegais não são reconhecidas pela FIFA. Por isso os jogadores podem assinar o que quiserem com o Nápoles e depois ir à CAN na mesma.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Agosto 3, 2022 at 7:09 pm

      Não me parece. Os jogadors saem do clube e depois podem ir para onde quiserem/puderem. Em relação Oas valores, basta establecer um tecto que seja razoável para as possbilidades do Napoli. Não chega, boa viagem.

    • Pyros
      Posted Agosto 3, 2022 at 11:21 am

      Claro que podem ir à CAN. Podem é não receber o salário e ter outras cláusulas financeiras associadas.

    • Neville Longbottom
      Posted Agosto 3, 2022 at 11:20 am

      É ilegal? Não sabia, onde viste?

      • Joga_Bonito
        Posted Agosto 3, 2022 at 3:51 pm

        Acho que é ilegal recusares-te a ir à selecção segundo as regras da FIFA. Sendo assim, não vejo como possa ser legal assinares um contrato a dizer que te recusas a ir à selecção.

      • Tiago Peixoto
        Posted Agosto 3, 2022 at 12:48 pm

        Já não me lembro bem onde vi, mas é uma questão de pesquisar. Basicamente um clube não pode impedir jogadores de representarem as suas Seleções, exceto quando se tratam de amigáveis fora do calendário previsto para pausas de Seleções. Mas é a única exceção.

        E nao são as únicas cláusulas “não reconhecidas” pela FIFA. Por exemplo, cláusulas “anti-certo clube” depois de se vender um jogador também não são válidas. Por exemplo, nós temos do Bruno de Carvalho no Sporting, não era incomum o Sporting vender um jogador e no ato da venda acordar com o clube comprador que caso esse jogador fosse mais tarde vendido ao Porto ou Benfica, teriam de pagar uma “multa” ao Sporting (obviamente dependia do jogador, mas eu lembro-me de se falar num que a multa eram 30 milhões). O Arsenal chegou a fazer algo semelhante, o que levou na altura a FIFA a esclarecer que isso era ilegal.

        • Tiago Peixoto
          Posted Agosto 3, 2022 at 12:51 pm

          nos tempos* do BdC

          PS – Lembrei-me agora que o Nuno Santos tinha uma cláusula assim no Rio Ave, quando o Benfica o colocou lá. Por ser ilegal, não houve qualquer entrave quando o jogador assinou pelo Sporting.

          • Pyros
            Posted Agosto 3, 2022 at 2:57 pm

            A legalidde depende muito da redação. É ilegal proibir, por violar o direito ao trabalho (IIRC o que esteve na base do Acordão Bosman). Mas colocar um fee adicional não é, em princípio, ilegal.

            Tanto quanto saiba o SLB prescindiu do exercício da Cláusula do Nuno Santos.

  • JFN
    Posted Agosto 3, 2022 at 10:24 am

    Percebo, a entidade patronal deve ter alguma agência na aprovação dos períodos de férias dos colaboradores, em virtude dos períodos de maior necessidade da instituição.

  • Boris
    Posted Agosto 3, 2022 at 10:24 am

    Depois desse comentario os jogadores africanos é que não querem ouvir falar do Nápoles.

    Vergonhoso este comentario – aposto que nunca diria o mesmo sobre jogadores europeus.

    • Mushy
      Posted Agosto 3, 2022 at 9:34 pm

      Vergonhoso é haver ainda mentes tão fechadas e sem capacidade de perceber o que é dito e o problema que é para o clubes.
      Vergonhoso é ansia de procurar problemas em tudo e colocar o racismo em qualquer coisa só porque sim e ficar bem na figura.

      Já os clubes europeus reclamam das seleções europeias por estar muitas vezes sem jogadores ou dos jogadores virem cansados ou lesionados, pelo seu modo de pensar é o quê?? racismo?? supremacia branca??
      Não!! é um silencio porque são declarações normais a criticar algumas realidades em que os clubes saem prejudicados.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Agosto 3, 2022 at 7:10 pm

      Sim, porque os europeus inundam a CAN todos os anos. É um comentário complexado.

    • Af2711
      Posted Agosto 3, 2022 at 5:29 pm

      Deveria fazer um exercício de raciocínio se o Euro é realizado em Janeiro como é a CAN. É simples, acredito que consigas se usar um pouco o cérebro.

    • Boris
      Posted Agosto 3, 2022 at 5:15 pm

      Bem, o meu ponto é bastante simples – o CAN ocorre em Janeiro porque é o Verão no hemisfério sul, assim como o Euro ocorre em Julho porque é verão no hemisfério norte.
      Restringires um jogador de jogar pela sua selecção porque vai ausentar-se durante um mês é na minha opinião é ridiculo (mas cada um tem as suas), houve users que até compararam com outras profissões e do mesmo modo que uma empresa não dá-me ferias em janeiro eu tambem posso optar por ir para outra. My point exactly – espero que os jogadores africanos não abdiquem das suas selecções para jogar no Napoli.

      Em relação ao jogador europeu, admito que foi uma comparação infeliz.

    • Mantorras
      Posted Agosto 3, 2022 at 3:14 pm

      Pois nao. Provavelmente porque nao jogam na CAN. Precisamente por serem europeus.

    • Guga21
      Posted Agosto 3, 2022 at 12:23 pm

      O racismo existe e Portugal é uma vergonha, só temos que baixar a cabeça, mas esta situação não tem a ver com raça, é um competição que atrapalha quem disputa os campeonatos mais importantes do mundo, o mais fácil seria mudar a CAN e não tudo o resto.

      • Fantantonio
        Posted Agosto 3, 2022 at 3:13 pm

        Não é assim tão mais fácil. A CAN joga-se no período em que se joga por motivos que ultrapassam o futebol, assim como a aberração do Mundial do Catar não pode ser na janela temporal do costume ou assim como o calendário de campeonatos como o russo ou o ucraniano têm paragens de inverno. Mudar a CAN para um período sem jogos para os campeonatos europeus ou avançar com qq iniciativa tipo a que o De Laurentis sugere pq os clubes é que pagam, logo, ou as competições africanas ficam sem os melhores jogadores e perde protagonismo, ou muda-se tudo para os moldes dos interesses dos clubes europeus, é algo extremamente eurocêntrico.
        Do ponto de vista do clube, é lógico que ficar sem um jogador que seja durante 1 mês é mau, mas e os jogadores? E o futebol de seleções? Qual é a solução? Acabar com a CAN ou fazê-la acontecer fora de África para ser melhor para nós e o público africano que veja pela tv, é isso?
        Não há uma solução linear, a CAN não deve deixar de existir e os jogadores africanos têm tanto direito a aspirar a jogar ao nível mais alto em clube e seleção, tal como outra competição continental de seleções, tal como outro jogador qq. Os clubes que aceitem que dói menos porque isto sempre se fez assim e agora na última década é que se lembraram de se queixar coletivamente.

    • kubrick
      Posted Agosto 3, 2022 at 11:38 am

      Os jogadores europeus não ficam indisponíveis enquanto os campeonatos decorrem naturalmente.
      Do ponto de vista dos clubes, perdem imenso desportiva e financeiramente. O Liverpool perdia regularmente Salah e Mané ao mesmo tempo. Achas que não é incrivelmente prejudicial para um clube que lhes paga milhões e milhões por mês?

      Quanto ao último parágrafo, qualquer coisa dita hoje em dia serve para dar trigger aos snow flakes.

    • LevonAronian
      Posted Agosto 3, 2022 at 11:37 am

      Os jogadores europeus não têm competições de selecoes a coincidir com as do Nápoles…
      A maneira como a frase fica num título da notícia claro que parece infeliz, mas lendo toda a notícia percebe claramente o que ele está a dizer

    • cratera
      Posted Agosto 3, 2022 at 11:34 am

      Se os jogadores europeus tivessem torneios a meio da epoca de 2 em 2 anos, provavelmente tambem se queixava. Sim, ha Mundial em Novembro/Dezembro este ano, mas e’ uma ocasiao rara.

      Dito isto, nao concordo com o De Laurentiis, a CAN nao e’ menos valida do que um Mundial ou Europeu ou Copa America, mas tambem acho que dava para tolerar melhor se fosse so de 4 em 4 anos como sao as outras provas.

    • Joga_Bonito
      Posted Agosto 3, 2022 at 11:31 am

      Os europeus não têm Euros a meia da temporada como é o caso da CAN, é isso que está em causa, não é a côr da pele! Lá vêm vocês ver racismo em tudo, já cansa esta postura!

      A solução para isto é o que eu e alguns users já temos defendido. Deve-se reformular completamente os calendários das selecções e dos clubes. Só se parará para as selecções um mês por ano, seja para particulares seja para EURO, CONCACAF, CAN, COPA AMÉRICA, JO ou afins!
      Fora isso os clubes que pagam aos jogadores ficam com eles. Assim acaba-se estas tristes figuras. Porque além destas pressões dos clubes para que os atletas não joguem pelas selecções, agora virou moda acusar as convocatórias das selecções de serem táctica para afastar atletas importantes de alguns clubes, ao passo que os seus rivais contam com os melhores. Isto a menos que precisem de vender os seus jogadores, porque aí o discurso vira de figura e todos passam a querer impingir os seus jogadores à selecção e é só ver um rol de acusações de clubismo ao seleccionador se não levar quem eles querem para a equipa e para ser vendido.
      Basta disto!
      Com uma paragem anual para as selecções os clubes não podem negar que nenhum atleta possa representar o seu país e assim poderemos ver um CAN, EURO, CONCACAF, COPA AMÉRICA com os melhores jogadores, a darem tudo e sem falsas polémicas.
      Ganham os clubes que não têm os seus melhores jogadores afastados em momentos decisivos!

      • Goncalo Silva
        Posted Agosto 3, 2022 at 1:07 pm

        Joga_Bonito, percebo o que dizes mas também tens de ver que existem outros campeonatos que começam no Inverno em vez do Verão, como na América do Sul, países nórdicos, etc.
        Se por exemplo tivesses um mês só com jogos de seleções (o que concordo), também estarias a prejudicar os clubes desses campeonatos… que diga-se têm muitos africanos (países nórdicos). Tens também o caso da Rússia, que tem uma paragem de Inverno na mesma altura da CAN praticamente.

        • Goncalo Silva
          Posted Agosto 3, 2022 at 1:10 pm

          Provavelmente uma boa solução seria colocar esses jogos de seleções em Janeiro, Junho e Julho em vez de haverem várias pausas ao longo da época. Com isso podíamos ter o equivalente a uma pausa de Inverno em todos os campeonatos europeus em vez de ser só Rússia e pouco mais. O problema disso seria a falta de ritmo para a Liga dos Campeões em Fevereiro, mas isso até seria igual para todos os clubes.

          • Joga_Bonito
            Posted Agosto 3, 2022 at 1:14 pm

            Sim, eu sei que há esse problema e podia abrir-se algumas semanas das selecções nessas pausas mas tem de haver um novo quadro competitivo, estas polémicas só matam o futebol. E impedem que possamos ver os melhores jogadores quer nos clubes quer nas selecções.

    • Acarub
      Posted Agosto 3, 2022 at 11:31 am

      Evidente, porque os europeus não participam na CAN…

    • Pesaresi
      Posted Agosto 3, 2022 at 11:28 am

      Vergonhoso porquê? O que é que isto tem a ver com Africanos ou Europeus? A verdade é que a CAN prejudica muito equipas com jogadores africanos numa fase que pode ser decisiva nos campeonatos

    • Pyros
      Posted Agosto 3, 2022 at 11:25 am

      A verdade envergonha – e aparentemente verdade é que o calendário do CAN é pouco compatível com as competições de clubes na Europa, pelo que o interesse de contratar atletas africanos é bem menor. Mas vamos ser politicamente corretos e fingir que não, não vá se ferir o delicado ego que alguém.

      Não diz o mesmo dos Europeus pela simples razão que as competições de clubes estão sincronizadas com os compromissos internacionais das respetivas seleções. ..

    • Niall joaQuinn
      Posted Agosto 3, 2022 at 11:25 am

      Ele não diria o mesmo sobre jogadores europeus porque o Euro e a Liga das Nações não impedem a utlização de jogadores pelos Clubes.

      O Laurentiis é louco, mas aqui não disse nada de mais. Concorde-se ou não, a crítica foi para o calendário da CAN e não para os jogadores africanos.

    • Neville Longbottom
      Posted Agosto 3, 2022 at 11:20 am

      Oh pa eu não gosto deste gajo mas como é óbvio ele não diz isso dos jogadores europeus porque o Euro se joga em Junho e não em Janeiro. Parece-me óbvio.

    • João
      Posted Agosto 3, 2022 at 11:18 am

      O que isto tem a ver com cor de pele ou nacionalidade ? Tem a ver que os jogadores ficam muito tempo fora , o que é uma realidade

Deixa um comentário