Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O melhor defesa central na história do futebol português

Ricardo Alberto Silveira Carvalho. Nascido a 18 de maio de 1978, deu os primeiros toques na bola no Amarante Futebol Clube. Cedo as boas prestações o fizeram ingressar nas camadas jovens do Futebol Clube do Porto, clube ao qual regressa, depois de uma passagem pelo Leça FC, para se estrear na equipa principal, pela mão de Fernando Santos na época do penta (98/99).

Seguiram-se empréstimos ao Vitória FC e Alverca FC e o regresso às Antas na época 2001/2002. Ora quando tudo parecia apontar para uma carreira mediana, Ricardo Carvalho tem a verdadeira oportunidade na equipa principal do FC Porto pela mão de José Mourinho na época 2002/03 e contraria a lógica: é figura-chave no biénio de sonho dos Dragões, formando com Jorge Costa uma das melhores duplas de centrais da história do clube, sendo decisivo na conquista de 2 Campeonatos Nacionais, 2 Supertaças, 1 Taça de Portugal, 1 Liga dos Campeões e 1 Taça UEFA. A nível individual é considerado o Defesa do Ano pelos UEFA Club Footballer Of The Year em 2004 e integra a UEFA Team of the Year relativa mesmo ano.
A estreia na seleção nacional é feita em outubro de 2003 frente à Albânia e também aqui o seu percurso é feito a pulso: suplente da dupla Andrade-Couto durante os jogos de preparação para o Euro 2004, Carvalho assume a titularidade pela primeira vez em plena competição e logo no lugar de Couto, relegado para o banco por Scolari na sequência do arranque em falso naquela competição. Carvalho pega de estaca e, apesar do desfecho traumático para a turma das quinas, conquista lugar no 11 ideal do torneio.
Após duas épocas de sonho, Carvalho segue Mourinho para Stamford Bridge a troco de 30 ME. Nas 6 épocas nos Blues apresenta uma regularidade inquestionável (média de 35 jogos/época com 5 treinadores!!) conquista 3 campeonatos, 3 Taças da Inglaterra, 2 Taça da Liga e 1 Supertaça.
Durante este período é indiscutível na seleção nacional que atinge as meias-finais do Campeonato do Mundo de 2006 (competição em que integra o lote de 23 jogadores da All Star Team), os quartos de final do Europeu de 2008 e os oitavos do Mundial de 2010.
É nesse verão de 2010, com 32 anos, que Carvalho abandona o Chelsea FC acompanhando Mourinho para o Santiago Bernabéu. No clube Merengue, Carvalho faz dupla com Pepe (com Ramos da lateral direito) na equipa de Mou que conquista a Taça do Rei.
Em agosto de 2011, o momento mais negro da carreira de Ricardo Carvalho: após um desentendimento durante um treino com o selecionador nacional Paulo Bento, Ricardo Carvalho abandona o estágio da seleção. Na sequência deste comportamento (do qual se retratou mais tarde) é afastado da equipa nacional por tempo indeterminado.
Nas duas épocas seguintes é também notória a perda de protagonismo nos madrilenos (apenas 29 jogos realizados) mas ainda assim junta ao seu palmarés 1 La Liga, e 1 Supertaça de Espanha. Com a saída de Mourinho do Real termina também o ciclo de Carvalho nos merengues. Aos 35 anos abraça o projeto milionário de Rybolovlev no AS Monaco e, quando tudo apontava para o princípio do fim da carreira, Ricardo Carvalho contraria novamente a lógica impondo-se como figura de relevo no clube do Principado: ao cabo de 2 épocas e meia no AS Monaco leva 111 jogos sendo titular indiscutível quer com Ranieri quer com Jardim.
A “segunda vida” de Carvalho culmina com o regresso à seleção em 2014 pela mão de Fernando Santos (o mesmo que lhe proporcionou a estreia pelo FC Porto) (re)conquistando um estatuto que nunca lhe devia ter fugido: o de titular.
Hoje, aos 37 anos (completa 38 anos em maio) Ricardo Carvalho não está no auge da sua carreira mas é titular indiscutível no atual segundo classificado da Liga Francesa (dominada por um super-PSG) e arrisca-se a ser titular no Euro 2016 (é já o jogador mais velho de sempre a representar a equipa das quinas).
Por todo o seu percurso, prémios, títulos e pelo que continua a apresentar em campo Ricardo Carvalho é o melhor defesa central da história do futebol português.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): João Pinto

0 Comentários

  • cmoreira.ft
    Posted Março 28, 2016 at 3:23 pm

    Sem qualquer dúvida. Um jogador absolutamente extraordinário. E com um à vontade mediática tremendo. Uma carreira de facto apenas manchada pelo episódio com Paulo Bento, em que nunca saberemos na íntegra o que realmente se passou.

    • António Pinheiro de Campos
      Posted Março 28, 2016 at 5:44 pm

      Esse tipo de novelas, por norma, ao cabo de uns anos acabam por ser reveladas.

    • José S.
      Posted Março 29, 2016 at 10:35 am

      Não é difícil de advinhar…
      Paulo Bento sempre foi um boneco nas mãos da federação e a situação com o Ricardo foi nada mais que predileção por outros mesmo que não estivessem a 100%. Isso e o capital obviamente…

  • Kafka I
    Posted Março 28, 2016 at 3:25 pm

    Para mim é dificil dizer que é o melhor tuga de sempre, porque eu não vi todos, agora não tenho duvidas que é de longeeeeeee o melhor tuga que eu já vi…

    No Porto de Mourinho e no Euro2004 e no Chelsea era qualquer coisa de brutallll

    • Paulo Rio
      Posted Março 28, 2016 at 6:29 pm

      nunca viu Deco ou Figo a jogar por exemplo? é o melhor defesa central "tuga".

    • Kafka I
      Posted Março 28, 2016 at 8:36 pm

      O assunto era "o melhor central Português de sempre"

      Portanto quando se diz "o melhor tuga que já vi", basta inserir a frase no assunto em questão e facilmente se percebe que é referente ao melhor central

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Março 28, 2016 at 3:30 pm

    Então e o Paulo Madeira!?

  • Rodrigo Aleixo
    Posted Março 28, 2016 at 3:30 pm

    Pena é que na selecção não consiga fazer mais dois jogos seguidos, mas no Mónaco seja titular a época inteira. Mas no Euro aposto que vai estar em excelentes condições sem gripes.

  • Fábio Mendes
    Posted Março 28, 2016 at 3:35 pm

    Sendo Benfiquista não tenho problema nenhum em considerar que o Ricardo Carvalho é o melhor central português que já vi jogar.

    Excelente no posicionamento, tinha sempre o timming certo para cortar os lances e tinha uma classe enorme a jogar.

  • Diogo Palma
    Posted Março 28, 2016 at 3:35 pm

    O Carvalho é um excelente jogador e para além da qualidade tem uma elegância com poucos centrais possuem.
    Na minha opinião o Carvalho e o Pepe são os dois melhores centrais que vi jogar por Portugal (não menosprezando o Couto, Jorge Costa, Beto, Andrade, Alves, etc).

    Penso que tanto o Pepe como o Carvalho poderiam ter tido carreiras ainda melhores, acho que no estrangeiro não têm o estatuto de merecem. Para mim teriam formado dupla no Real por muito mais tempo em vez de la estar o Ramos.

  • Anónimo
    Posted Março 28, 2016 at 3:36 pm

    É de longe o melhor da história de Portugal, em 2º lugar Germano. Considero-o um dos melhores centrais da história do futebol, com Beckenbauer, Baresi, Nesta e Maldini.

    Rui Castro

    • Dulce Ferreira
      Posted Março 28, 2016 at 3:46 pm

      sabes lá tu quem foi o Germano… Dar uma resposta destas e não considerar Humberto Coelho, Klaus Aughentaler ou Ricardo Gomes.

    • Anónimo
      Posted Março 28, 2016 at 3:53 pm

      Sabe você? Vi jogar Germano imensas vezes. Não considero os 3 que referiu, mas cabem numa 2ª linha. Óptimos suplentes dos que disse.

      Rui Castro

    • Dulce Ferreira
      Posted Março 28, 2016 at 4:02 pm

      Agora a sério, o Senhor tendo visto o Germano jogar imensas vezes, acha o Ricardo Carvalho melhor central do que os que enumerei?

    • Anónimo
      Posted Março 28, 2016 at 4:16 pm

      baresi mete-os num bolso
      costacurta

    • Dulce Ferreira
      Posted Março 28, 2016 at 4:32 pm

      isso sim, já é outra conversa: Baresi é top, agora Nestas e Maldinis… Certinhos sim senhor, mas nada de loucuras…

    • Anónimo
      Posted Março 28, 2016 at 5:56 pm

      Nem entendi a sua argumentação ao misturar o Germano com o Ricardo Carvalho, mas está no seu direito de adorar falsos profetas. A do Nesta (foi só um e único) e Maldini (dorsal retirada) serem medianos foi lindo!

      Rui Castro

  • Nuno R
    Posted Março 28, 2016 at 3:36 pm

    Lembro-me de augurarem, portistas, maior futuro ao Ricardo Silva do que ao franzino que andava por Leça. Nem todas as previsões batem certo.
    Envelheceu bem, como todos os jogadores que não fazem do cabedal a primordial, e às vezes única, arma.
    Quanto a ser o melhor, virão de certeza alguns, conforme a faixa etária, falar do Vicente ou do Humberto Coelho.

    • Czarli
      Posted Março 28, 2016 at 9:58 pm

      Eu fui um deles… Até porque a sua estreia foi algo de pavorosa. Mas o Octávio foi um tipo porreiro, passado uns anos…

  • Anónimo
    Posted Março 28, 2016 at 3:40 pm

    Sou Benfiquista mas para mim este foi o melhor central Português de sempre e um dos melhores fo Mundo!!! Ainda hoje e um senhor jogador para mim era titular no Euro!!!

    Toupas

  • Anónimo
    Posted Março 28, 2016 at 3:41 pm

    Sem dúvida o melhor DC português que eu vi jogar. Jogador super completo para a posição que ocupa, com uma inteligência e posicionamento incríveis a juntar aos atributos físicos e técnicos. Para mim o melhor DC do mundo (ou pelo menos um dos 3 melhores) durante várias épocas (FC Porto e Chelsea). A passagem pelo Real e o incidente na selecção com o "Dr. Castigos" foram os momentos menos positivos e penso que o afectaram bastante psicologicamente. Ainda assim, e com 36 anos, é para mim um dos melhores na sua posição e fico feliz por poder tê-lo na selecção. É provável que seja a última competição de selecções dele.

    Bio

  • Anónimo
    Posted Março 28, 2016 at 3:44 pm

    Belo texto sobre um belo jogador. Perfeito naquilo que se pede a um defesa: posicionamento, marcação, leitura de jogo… Tudo isto sem ser o que contemporaneamente se exige que é ser músculo e altura.
    Fez parte do momento futebolístico português que mais me entusiasmou tanto a nível de clubes como na nossa selecção. Já está a deixar saudades.
    Pena o drama do abandono da selecção mas conhecendo Paulo Bento penso que até um Job correria o risco de ter «meltdown».( Isto sem por em causa o valor ou desvalor do treinador Paulo Bento.)
    John Doe

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Março 28, 2016 at 3:45 pm

    Sobre o Ricardo recordo o que disse Scolari, que ele era um pastelão nos treinos mas um leão em campo. Muito bom posicionalmente e com um excelente tempo de entrada, tem uma carreira muito boa. Juntamente com Pepe figuram sem dúvida na lista de melhores centrais que já vestiram as Quinas.

  • GN2193
    Posted Março 28, 2016 at 3:46 pm

    O melhor defesa central Português que vi jogar. Custa-me acreditar que ainda não tenha mais de 100 internacionalizações (devido aos motivos que todos sabem), porém acredito que consiga atingir esse êxito.
    Espero que seja titular no Europeu em detrimento do outro central que aparece na fotografia.

    GN

  • Paulo_Leixonense
    Posted Março 28, 2016 at 3:46 pm

    O meu pai, que tem 66 anos, diz-me sempre que o melhor central Português que viu jogar foi o Humberto Coelho e diz-me que o Ricardo Carvalho é o que mais perto chega dele!

    Para mim, desde que vejo futebol, foi o melhor central Português que vi jogar e um dos melhores do mundo!

  • Slim Shady
    Posted Março 28, 2016 at 3:50 pm

    Grande texto sobre este senhor do futebol português. Apesar disso e de toda a qualidade de Ricardo Carvalho sempre pensei que (quase unanimemente) Humberto Coelho fosse considerado o melhor central da história do futebol português.

  • Yezen
    Posted Março 28, 2016 at 3:50 pm

    Sou benfiquista e não tenho problemas nenhuns em afirmar que este é o melhor central português de sempre. Aliás, apenas um único jogador em Portugal teve uma carreira ao mesmo nível e igualmente prestigiada a nível internacional, Luisão. E mesmo assim não sei se Ricardo Carvalho não terá sido um pouco melhor central que Luisão, mas isso é discutível.

    • Diogo Palma
      Posted Março 28, 2016 at 3:57 pm

      O que é que o Luisão fez a nivel internacional? Foi à seleção brasileira como o Polga?

    • Rodrigo DV
      Posted Março 28, 2016 at 3:57 pm

      Precisamente o que eu pensei… incrível como um jogador português consegue atingir e a regularidade de um jogador como Luisão ou Nesta.

    • SD
      Posted Março 28, 2016 at 4:17 pm

      YYezen… O Luisão teve uma carreira SEMELHANTE? Semelhante…….. em quê?

    • JS
      Posted Março 28, 2016 at 4:21 pm

      Esse texto tem de ser, obrigatoriamente, irónico.

      Carreira ao mesmo nivel do Luisão? É discutivel que o Carvalho seja melhor que o luisão?

      O carvalho tem de ser comparado com jogadores como nesta, cannavaro, blanc, thuram, terry, vidic e por aí fora. Compara-lo com o Luisão é um insulto ao jogador e à carreira que fez.

    • Anónimo
      Posted Março 28, 2016 at 5:15 pm

      Concordo com o JS… Peço desculpa se o texto é irónico e não percebi, mas comparar o Luisão com o Ricardo Carvalho é no mínimo de (muito) mau gosto. Enquanto o português é um dos melhores centrais que já vi jogar, está a compará-lo com um jogador que fez a carreira toda em Portugal, um campeonato onde só tem 4 jogos difíceis por ano, enquanto o resto da época apanha os fortíssimos pontas de lança de Vitórias de Setúbal, Académicas, Belenenses, etc. E podia ver-se nos jogos com o Sporting as dificuldades que tinha quando apanhava um ponta de lança acima da média, como o Liedson. Para além disso, durante as épocas em que é convocado para ir ao "Escrete", a selecção brasileira teve sempre equipas que, para uma selecção com a historia e dimensão da brasileira, eram fracas. Um jogador que não jogou um único minuto nos 2 mundiais em que participou, suplente da dupla Lúcio (este sim um grande central, comparável com o Ricardo Carvalho) e o Juan, um central razoável, que em Portugal não tinha hipótese de ser titular com a dupla Pepe – Carvalho. Espero que o comentário do Yezen seja mesmo irónico, porque se não é, é dos maiores disparates que já li neste blog.

      Gonçalo

    • Anónimo
      Posted Março 28, 2016 at 6:23 pm

      Também sou Benfiquista, mas há que diferenciar as coisas. A carreira do Luisão será sempre marcada pela regularidade e alto nivel que teve durante os 12 anos no Benfica. Ricardo Carvalho atingiu os grandes palcos e jogou em 4 Ligas Europeias.

      Tenho, sem dúvida nenhuma, mais respeito pelo Luisão, mas Carvalho é melhor.

      Paulo

    • Jose Vilela
      Posted Março 28, 2016 at 9:22 pm

      Um pouco como de Portugal á China.

  • Daniel
    Posted Março 28, 2016 at 3:54 pm

    Há uns tempos atrás li uma curiosidade sobre ele em que o campo dw visão dele era mais pequeno que o das pessoas ditas "normais", pois apenas via com clareza o que estava à frente, acabando por a visão periférica ser prejudicada. Se isto for verdade é um feito ainda mais notável!

  • Diogo Palma
    Posted Março 28, 2016 at 3:55 pm

    Este seria o meu 11, contando apenas os jogadores portugueses que vi jogar:

    GR: Baía
    DD: Bosingwa
    DCD: Pepe
    DCE: Carvalho
    DE: Rui Jorge
    MD: Costinha
    MC: Paulo Sousa
    MO: Deco
    ED: Figo
    EE: Ronaldo
    PL: Pauleta

    • Anónimo
      Posted Março 28, 2016 at 6:05 pm

      O meu, segunto o teu critério, foi:
      Baía, Miguel, Jorge Andrade, Ricardo Carvalho, Fábio Coentrão, Paulo Sousa, Moutinho, Deco, Figo, CR7 e JVP

      Rui Vasques

    • Zé Maria
      Posted Março 28, 2016 at 6:45 pm

      Rui Costa!

      SL

    • Miguel Almeida
      Posted Março 28, 2016 at 11:09 pm

      Dos que vi jogar (Euro 2000 em diante) , seria :
      Baia ,
      Miguel , Pepe , Ricardo carvalho , Coentrao
      Costinha , Rui Costa , Deco
      Figo , CR7 , JVP

  • The Monster
    Posted Março 28, 2016 at 3:59 pm

    Central de enorme categoria e classe, exímio a cortar "limpinho" sem fazer falta, já não se fazem centrais com esta qualidade, estivesse ele hoje no auge e seria de longe o melhor do mundo, mas no seu auge coincidiu com outros enormes centrais como Ferdinand, Terry, Cannavaro, Nesta, Puyol, entre outros, o que lhe retirou algum protagonismo, apesar de estar ao nível dos citados.
    Menção honrosa também para outro central de enorme classe, que infelizmente acabou a carreira muito cedo devido ás constantes lesões, o Jorge Andrade, quando jogava no Depor estava todos os anos no melhor 11 da liga espanhola.
    Esta dupla do Euro 2004 é inesquecível.

    • Kafka I
      Posted Março 28, 2016 at 4:12 pm

      Assino totalmente por baixo…

      O Ricardo Carvalho do Porto e do Euro, ao dia de hoje era o melhor do Mundo com as 2 pernas às costas e a fazer o pino…naquela altura é que a concorrência era bem maior..

      Quanto ao Jorge Andrade, subscrevo e para mim foi a melhor dupla que vi na Selecção…melhor que a Ricardo-Pepe…não estou com isto a dizer que o Pepe é pior que o Jorge, nada disso, agora como dupla acho que Carvalho-Jorge funcionavam melhor…

    • El Greco
      Posted Março 28, 2016 at 6:46 pm

      A Grécia tem excelentes recordações.

    • NunoM
      Posted Março 29, 2016 at 11:37 am

      Pois tem, só de bola parada conseguiu transpor essa dupla e já agora no único remate à baliza de todo o encontro. Nada mau

  • Jorge
    Posted Março 28, 2016 at 4:16 pm

    O Ricardo Carvalho não é só o nosso melhor central de sempre como continua a ser o melhor em actividade e, isso sim, é de espantar porque ele está a semanas de completar 38 anos. Se ele continuar a jogar, como espero (e devíamos esperar todos), acredito que será titular no mundial 2018 – Pepe está num declínio francamente acelerado e só não vê quem não quer, Bruno Alves nem se fala, e, por muito bons que alguns jovens possam ser, sem continuidade nos clubes não chegam lá.

  • Anónimo
    Posted Março 28, 2016 at 4:21 pm

    sou sportinguista mas para mim o melhor foi o fernando couto e seguir o ricardo carvalho e em 3º o jorge costa pois o benfica sempre teve bons centrais brasileiros do melhor (ricardo gomes, mozer, aldair)

    j fonseca

    • Anónimo
      Posted Março 29, 2016 at 8:05 am

      Fernando Couto e Jorge Costa?!?! Susto!

      joao silva

    • José S.
      Posted Março 29, 2016 at 11:39 am

      Pelo Porto também passaram excelentes centrais brasileiros, Aloísio, José Carlos…por isso não é por ai
      Todos temos de reconhecer, o porto sempre foi uma grande escola em termos de centrais, portugueses, formação ou estrangeiros. Ultimamente é que tem deixado a desejar.
      Cumps

  • Diogo Araujo
    Posted Março 28, 2016 at 4:34 pm

    Fazendo dupla com Jorge Andrade sera a melhor dupla portuguesa de sempre! Ja a nivel do fcp Aloisio com Carvalho seria tremendo! Nao refiro a nivel nacional porque outras opinioes levariam a muita discussao! Ja agora aliando qualidade do jogador com curriculo a nivel nacional e internacional juntando a selecao nao estara Carvalho num top 10 de melhores jogadores de sempre?

  • Pedro Salgado
    Posted Março 28, 2016 at 4:47 pm

    Entre tantos comentários e jogadores sugeridos ninguém se lembra do Idalécio??? Pura classe!

  • Anónimo
    Posted Março 28, 2016 at 5:43 pm

    Lembro-me de ver o Ricardo jogar no Leça e já eu dizia, que se o Porto não o quisesse, o Sporting devia assinar com ele.
    Nessa altura,já evidenciava uma classe.
    Miguel Lopes

  • António Pinheiro de Campos
    Posted Março 28, 2016 at 5:54 pm

    Estou ciente da suscetibilidade de ser crucificado, mas na minha opinião (vale o que vale), neste momento do futebol português, só no Paulo Oliveira vejo algumas semelhanças ao Ricardo Carvalho (à escala, obviamente). Ainda que recentemente até tenha perdido a titularidade no clube, já há algum tempo que augura bons presságios quanto ao futuro do eixo das quinas.

    Dito isto, porém, não invalida o facto de, tanto o Ilori (é bom, mas, permitam-me, é um pseudo-fetiche do VM) como o Rúben Semedo, serem por ventura mais promissores que o Paulo Oliveira.

  • Kacal I
    Posted Março 28, 2016 at 6:27 pm

    Excelente post, João Pinto.

    Sempre gostei imenso do Carvalho e tem classe pura, não é assim muito alto mas compensou com muitas outras qualidades. Em termos de centrais sempre tivemos qualidade em jogadores como Humberto Coelho, Fernando Couto, Jorge Andrade, Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Pepe, entre outros. O melhor é sempre discutível mas daqueles que vi jogar para mim o melhor é mesmo o Ricardo Carvalho, o Jorge Andrade podia ter sido fantástico mas as lesões não permitiram, infelizmente. Dizem que o Humberto Coelho foi o melhor e admito que sim mas nunca o vi jogar e portanto não posso opinar sobre isso, agora o Carvalho está no Top3 de melhores centrais da história de Portugal, sem duvida.

  • Fernando Ferreira
    Posted Março 28, 2016 at 8:24 pm

    Nao é todos os dias que se ve neste site um jogador da terra (assim como o nuno gomes,hugo Basto ,Ruben Macedo (porto B) e Rafael Barbosa(Sporting b) ,penso que este merece toda o reconhecimento que tem tido , acho sem duvida um dos melhores centrais portugueses de sempre ,o melhor e demasiado subjetivo.
    Penso que ira somente fazer uma epoca ao mais alto nivel.
    Saudações Amarantinas!!!

  • Anónimo
    Posted Março 28, 2016 at 10:54 pm

    Então e o Renato Sanches? Com certeza tem cabedal para esta nomeação!

    Pedro M.

  • Anónimo
    Posted Março 29, 2016 at 8:24 am

    Quem lhe deu a verdadeira oportunidade de se impor no FCP, na época 2001/2002, foi o Otávio Machado depois do famoso caso da braçadeira com o Jorge Costa que leva este último a transferir.se por empréstimo para o Charlton nesse mercado de inverno. O Mourinho, se não me engano, só ingressa no FCP em fevereiro ou Março de 2002, sendo que nessa altura já o R. Carvalho brilhava na defesa ao lado do também muito promissor Jorge Andrade. Agora que escrevi isto, e comparo com a dupla de centrais atual do FCP….que saudades!!!

    Nobre

    • Anónimo
      Posted Março 29, 2016 at 1:39 pm

      isto! ia precisamente alertar para o mesmo facto. aliás, poder-se-á dizer que o Mourinho teve muita sorte nesse caso em particular, visto que o trabalho mais difícil, que seria afastar Jorge Costa para o Ricardo poder brilhar, já tinha sido feito pelo Octávio.

      João M.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Março 29, 2016 at 8:45 am

    Não sei se será o melhor central tuga de sempre, agora é certamente o melhor que eu já vi jogar.

    Muita calma, classe, serenidade, excelente timming e posicionamento, concentrado, um central completíssimo.

  • Marmita
    Posted Abril 5, 2016 at 9:21 am

    Este texto diz tudo, não é preciso dizer mais nada ! parabéns ao seu autor. PS- Humberto Coelho era do tempo que mal se defendia.

  • Alexandre
    Posted Abril 5, 2016 at 9:37 am

    100% de acordo

Deixa um comentário