Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O melhor jogador da I Liga 2022/23

Foi um ano atípico no que ao melhor jogador do campeonato diz respeito. Sem em anos anteriores o domínio de um jogador é quase evidente, designadamente nos anos de Hulk, Jonas, Pizzi, Bruno Fernandes, Coates ou Darwin, na época passada, esta temporada existe margem para a discussão e vários nomes poderiam entrar nas contas para MVP do campeonato. Será, por isso, um ano onde o vencedor permitirá sempre discussão, mas, tendo em conta a classificação da equipa, o rendimento, a importância para o coletivo, o impacto individual e a regularidade, o melhor jogador da edição 2022/23 é Fredrik Aursnes.

Chegado a Portugal com alguma desconfiança, uma vez que era praticamente um desconhecido dos portugueses e porque custou um valor já considerável (13 milhões de euros), a verdade é que poucos hoje duvidarão do rendimento do norueguês. Roger Schmidt conhecia-o bem como adversário e fez força para o ter no seu plantel, possivelmente por lhe reconhecer capacidade para ser útil em diversas posições. E foi mesmo isso que Aursnes mostrou esta temporada, isto é, um jogador de coletivo, competente em diversas funções e que, apesar de ter chegado, teoricamente, como médio defensivo, raramente jogou nessa posição. Vimo-lo a deambular pelos flancos, em movimentos sucessivos da faixa para o meio, ou mesmo no apoio ao lateral. Na retina fica, por exemplo, o impacto na 2.ª parte em Alvalade, estagnando o domínio dos Leões por aquele flanco, depois de terem dominado a seu belo prazer na primeira parte da partida.

Foi também opção a ‘8’, ou nas costas do ponta de lança e sempre com um rendimento alto. Muito disponível fisicamente (impressionante como parece estar em todo o lado durante 90 minutos), simboliza o ideário de pressão alta trazido por Roger Schmidt e o jogador de equipa, capaz de possibilitar o máximo rendimento aos restantes. Todos à sua volta brilharam e os melhores momentos do grupo estiveram quase sempre ligados a grandes exibições de Aursnes. Não é um jogador de grandes floreados, embora tenha feito a vida negra a João Mário, no Dragão, mas é uma espécie de “camaleão tático”, que simplifica o jogo e, acima de tudo, o acelera. Aursnes não deixa os adversários respirar, nem que joguem com conforto. Representa, por isso, o jogador moderno, inteligente taticamente e que passa por vários lugares ao longo da jornada.

Neste sentido, apesar dos golos de João Mário e Gonçalo Ramos, que terminaram a temporada com menor fulgor; da qualidade de Grimaldo e da omnipresença de Otávio em todos os momentos do jogo, a escolha do Visão de Mercado para melhor jogador da I Liga é Fredrik Aursnes.

74 Comentários

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Junho 15, 2023 at 2:28 pm

    MVP e melhor são coisas diferentes.
    Para MVP votaria em Enzo, Aursnes, Ugarte.
    Para melhor, votaria em Enzo, não acho que mais ninguém se tenha aproximado.

  • Knoxville
    Posted Junho 13, 2023 at 10:44 pm

    O “tapa-buracos” é o MVP… Não é o melhor 6, não é o melhor 8, não é o melhor defesa-direito, não é o melhor ala mas consegue ganhar o MVP do campeonato, um jogador que faz todas as posições mas não é o melhor em nenhuma. Sem querer tirar valor ao jogador (gostava de o ter no Sporting obviamente) mas isto é um MVP? MVP=polivalência?

    • Ricardo10_
      Posted Junho 14, 2023 at 1:54 pm

      É tapa buracos para os básicos do futebol. MVP significa Most Valuable Player, ou Jogador Mais Valioso.É bem diferente de Melhor Jogador.
      Chega a ser embaraçoso, ter de explicar a alguém, que o Aursnes foi o jogador mais valioso do campeão nacional, porque cumpriu sempre muito bem, sempre que o Benfica precisou. E sim, uma das características de MVP pode muito bem ser a polivalência. Se o Marítimo tivesse o Kevin de Bruyne, o Belga seria o MVP mesmo que descessem de divisão? Não ver o que o Aursnes deu ao Benfica e vir falar de melhor 6 e melhor 8, ou melhor lateral, é não perceber patavina de futebol.

      • Knoxville
        Posted Junho 14, 2023 at 9:05 pm

        Já tu não és nada básico, até sabes que MVP significa Most Valuable Player, bravo expert.
        Isto do Aursnes ser o MVP, Most Valuable Player para quem não sabe, justifica-se com a quantidade de malta a votar que pensa que os prémios individuais têm obrigatoriamente de ir para a equipa campeã, junta-se a isso muita lente vermelha (que não sei se é o caso aqui).

  • Artur Trindade
    Posted Junho 13, 2023 at 5:22 pm

    Tenho dificuldade em entrar nesta discussão, por 2 motivos, o eleito não é obrigatoriamente do campeão, como no ano passado que elegi Darwin por larga distância, e porque vou sempre associar ao melhor jogador da liga, noção para mim indistinguível de MVP da liga.
    J. Mário, Gonçalo Ramos, Ugarte, Pote, Otávio, Taremi e Musrati são melhores que Aursnes, portanto estão naturalmente á frente, mesmo que alguns tenham feito épocas menos boas.
    Aursnes revelou-se uma contratação acertada, perante a desconfiança inicial generalizada, perante os 13M, de alguém que até aos 25 anos, apenas tinha jogado no seu país, e nunca pode ser uma grande contratação, pois não acredito que possa ter propostas que dobrem o valor gasto.
    É alguém que é contratado numa lógica de rendimento, para fazer carreira, mas como todos os polivalentes tem o estigma de renderem em todo o lado, e não serem valorizados.
    No esquema de Amorim, teria muitas dificuldades, pois não ótimo num duplo-pivot, e como ala não tem propensão ofensiva. Excelente para 3 médios, com 2 interiores.
    A sua prestação como lateral é sofrível.

    Não me lembro de alguém tão polivalente como Iordanov, PL, que se fixou como MC e até central foi na seleção, mas a estrela sempre foi o Balakov.

  • Syd Barrett
    Posted Junho 13, 2023 at 4:04 am

    Para mim Enzo enquanto cá esteve, depois Otávio seguido de João Mário/ Grimaldo.
    Sem qualquer desprimor não acho Aursnes se quer top5 de melhores da liga, nem consigo entender que um MvP seja um “Ruben Amorim”, ou seja, um bom médio, capaz de fazer muita posições mas não é extraordinário em nenhuma. Não entusiasma. Não é o jogador que os adeptos de futebol pagam para ver ( não falo dos adeptos do próprio clube). Um médio que não é propriamente dotado tecnicamente, não dribla, não é veloz, não tem último passe, não tem visão de jogo. Mas corre muito. E ao que parece chega para ser MVP de uma liga de Luís Diaz, Jonas, Hulk, Gaitan, Bruno Fernandes, Quaresma, etc.

    • henry14
      Posted Junho 13, 2023 at 1:01 pm

      Comentário sem nexo. Olha que Otávio se formos a ver também tem muito de Ruben Amorim. Joga no meio, joga na direita, joga atrás do ponta. Gostar mais de João Mário do que Aursnes (nesta época) ou é de um gajo que não percebe de futebol ou então é de um fã do futebol de Excel. Mas “graças a Deus” que não te atreveste a meter o Otávio no meio desses craques que mencionaste no fim do comentário.

      • Syd Barrett
        Posted Junho 13, 2023 at 2:31 pm

        Sem nexo é não aceitar a opinião dos outros.
        Só me dás razão, o Otávio faz um papel semelhante ao do Aursnes mas acrescenta assistências e último passe ( entre muitas outras coisas)
        Otávio esse que em passes de ruptura ficou só atrás de Messi nas 6 melhores ligas, fez mais 30 que o segundo na liga tuga. É o médio ofensivo com mais ações com bola, com mais passes progressivos, o segundo jogador do porto com mais dribles com sucesso e acrescenta a isso o facto de ser o 8 jogador da liga ( em todas as posições) com mais desarmes por jogo, entre muitos outros dados. O futebol não é só estatística mais ajuda a fundamentar. Não gostar de um jogador e não lhe dar mérito porque veste uma camisola diferente ou porque reclama é que não são contabilizados nestes dados.
        Podia de facto ter colocado o Otávio na lista dos jogadores que falei anteriormente, foi um lapso da minha parte

        • henry14
          Posted Junho 13, 2023 at 3:24 pm

          Aceitar opiniões tenho que aceitar sempre. Mas felizmente posso achar opiniões ridículas e descabidas, acho eu.
          Continuem lá a idolatrar o vosso ídolo Otávio, estão no vosso direito. E não são só vocês, portistas. Há muitos benfiquistas, sportinguistas,braguistas e adeptos de todos os clubes que o adoram. Certo, por mim impecável. Eu cá cresci a ver o Porto com Deco, Pepe, Hulk, Lucho, Lisandro, Quaresma, Jackson, Falcão, James, Luís Diaz, Bosingwaz Alex Sandro e podia continuar aqui a lista. Isto sim, jogadores temíveis.
          Façam bom proveito do Tavinho.
          Em relação ao Aursnes, acho que brevemente mudarás de ideias.
          Um abraço.

          • Ricardo10_
            Posted Junho 13, 2023 at 4:36 pm

            Desses todos, só houve realmente 2 grandes jogadores, apenas 2 com nível mundial: Deco e Pepe, mesmo com toda a agressividade deste ultimo. O Falcao provavelmente também lá chegaria mas infelizmente teve a lesão que teve.
            Quaresma é o exemplo perfeito de que a técnica não faz um jogador de futebol, tal como Hulk, jamais tiveram a inteligência para jogar num clube de jeito numa grande liga Europeia.
            Qualquer treinador minimamente competente a treinar numa liga de 1º mundo, preferia ter um Aursnes no plantel do que um Quaresma ou um Hulk, a verdade é esta.

        • Ricardo10_
          Posted Junho 13, 2023 at 3:02 pm

          Só faltou os dados das simulações e agressões. No Porto até o Marega tinha bons números.
          Queres estatísticas?
          -Otávio 7 golos 13 assistências
          -João Mário 23 golos 13 assistências
          Queres tirar os penaltys ao João Mário? Ok, 11 golos 13 assistências!

          • Syd Barrett
            Posted Junho 13, 2023 at 6:29 pm

            Mas eu meti o João Mário como um dos 3 melhores jogadores está época. Não percebi o seu celeuma .

    • Ricardo10_
      Posted Junho 13, 2023 at 10:05 am

      Percebes imenso de futebol, quase tanto como teres boa visão e conseguires ver que o único atributo do Aursnes é correr muito. Parabéns! Ninguém é o dono da verdade mas é preciso ser muito limitado para não ver certas coisas. Só espero que quando tiveres 80 anos não te deixem conduzir, pois vais ser um daqueles que vai em contra mão e os outros é que estão todos mal.

      • Ricardo10_
        Posted Junho 13, 2023 at 3:14 pm

        Claro…É um bom médio mas depois afirmas que não tem muita técnica, não dribla, não é veloz, não tem último passe e não tem visão de jogo…Imagina se não fosse bom…Se calhar o problema é mesmo a tua escrita.
        Tudo isso é mentira, claro que não é veloz mas não é nenhum William de Carvalho, mas eu desconfio seriamente que tu os únicos jogos que viste do Benfica foi o Benfica-Porto. Vai ao youtube e vê com os teus olhos como o homem fez excelentes assistências e últimos passes que não deram em golo porque os colegas não marcaram.
        O problema é que ele tem aspecto de tosco mas é bastante inteligente e tem muito futebol naqueles pés, ele ao contrário de outros artistas de circo de que tu pareces gostar, é um verdeiro jogador de futebol. Mas continua lá no teu mundinho.

    • Neville Longbottom
      Posted Junho 13, 2023 at 8:46 am

      Nenhum desses jogadores joga na primeira liga a não ser o Gaitán completamente acabado. Por isso esse argumento é estranho. O facto de ter havido grandes craques no passado significa que no presente um gajo menos habilidoso não possa ser MVP?

      • Syd Barrett
        Posted Junho 13, 2023 at 2:08 pm

        Os jogadores que dei exemplo foram jogadores virtuosos dignos de MVP e que mostram a queda da qualidade da liga se o Aursnes é o melhor jogador. Sobre esta época enumerei no início do comentário os que eu considerei melhores. E pode ser o MVP para ti e para o VM, cada um tem direito à sua opinião. Eu disse que para mim, um MvP não é um jogador deste gênero e creio ter explicado a minha opinião

  • Pipinho
    Posted Junho 12, 2023 at 10:31 pm

    Para mim, por esta ordem, Enzo, Grimaldo e Aursners. O Otávio é quanto muito o melhor do Porto, nada mais e mesmo aí penso que o Taremi tem uma palavra a dizer.

  • Veridis Quo
    Posted Junho 12, 2023 at 3:13 pm

    Como tinha dito no outro post, discordo.

  • Apessoa
    Posted Junho 12, 2023 at 2:27 pm

    Grande craque, para mim ele o o Otavio eram os dois favoritos, para primeiro ano, melhor era impossivel.

  • DNowitzki
    Posted Junho 12, 2023 at 1:38 pm

    Entrei só para dizer que não faço a mínima ideia de quem foi o melhor, mas, já agora, voto no João Neves.

  • Slayer666
    Posted Junho 12, 2023 at 12:39 pm

    concordo mas discordo.
    concordo porque de todos os que fizeram a época completa foi o mais importante no 38.
    MAS, no entanto, discordo, porque o MVP foi – para mim claramente – aquele gajo Argentino que foi vendido ao Chelsea em janeiro…sem ele não sei se haveria 38. Mesmo por meia época, para mim, foi o jogador do campeonato, de tal forma que se viu quando ele saiu o que ia acontecendo…

    • Slayder
      Posted Junho 12, 2023 at 9:20 pm

      A pior fase foi depois da pausa seleçoes onde perdemos varios jogos, custou champions e levou campeonato ate ao fim… Enzo? discordo plenamente, para meia epoca para ser considerado teria que ter feito milagres…

    • bong0
      Posted Junho 12, 2023 at 4:24 pm

      Discordo. A pior fase não foi exatamente quando ele saiu.
      E o teu argumento aplica-se também ao Aursnes, não tivesse sido esta meia época não sei se haveria 38.

  • Anacleto
    Posted Junho 12, 2023 at 12:16 pm

    Como já havia dito no desempate com Otávio, concordo a 100% com esta nomeação.

  • Pao com Presunto
    Posted Junho 12, 2023 at 12:15 pm

    É bom ver que nem sempre o que joga o futebol mais rendilhado ou o que tem mais golos vence o MVP. Justo, na minha opinião.

  • Daervar
    Posted Junho 12, 2023 at 11:04 am

    Batam-me mas o melhor jogador do campeonato foi Enzo. Sem ele o Benfica nunca teria sido campeao.

    • Pipinho
      Posted Junho 12, 2023 at 10:33 pm

      Concordo

    • Gato das Bolas
      Posted Junho 12, 2023 at 11:42 am

      Também acho que qualitativamente foi o melhor mas como só jogou meia época também acaba por ser normal a ausência (à semelhança do Luís Diaz na época passada, que em janeiro ia destacado para ser o MVP da liga)

  • Sporting1906
    Posted Junho 12, 2023 at 11:03 am

    Vi muito poucos jogos do Benfica e do Porto neste campeonato por isso não sei se o Aursnes foi ou não o MVP deste campeonato mas admito que do pouco que vi achava que o Rafa, o João Mário e o Otávio estavam todos acima do Aursnes.

    • Slayder
      Posted Junho 12, 2023 at 9:22 pm

      Rafa foi insconstante, teve mt bem inicio mas ultimos 2 meses muito abaixo, Joao Mario igual, fim de epoca perdia mt bola, por exemplo jogo contra sporting era um a menos, saiu o benfica mudou logo.
      Otavio podia duelar cm ele no premio mas concordo com o premio, primeira epoca e fez tudo bem praticamente, jogando em varias posiçoes e quando o benfica jogava mal ele nunca baixava os braços.
      Para mim foi mt merecido e 13 M viraram pechincha.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Junho 12, 2023 at 11:52 am

      Rafa? Nem Top 20 do campeonato.

      • henry14
        Posted Junho 12, 2023 at 1:50 pm

        Calma transmontano. Não entremos em exageros.

        • Ricardo10_
          Posted Junho 13, 2023 at 9:53 am

          Exageros? O Rafa começou muito bem e não tem culpa, mas mais de metade da época foi miserável! Completamente rebentado e sem motivação nenhuma, salvou-se o golo ao Braga! Arrisco-me a dizer que quase perdemos o campeonato porque o Roger não soube rodar mais a equipa e não meteu o Rafa no banco. Nos últimos 27 jogos, foi quase sempre titular e quase sempre fez os 90 minutos, marcou 3 golos e fez 5 assistências, são números ridículos para um jogador do Benfica que joga na posição do Rafa e faz tantos minutos.

          • Valentes Transmontanos
            Posted Junho 13, 2023 at 12:51 pm

            Obrigado. O pessoal tem memória muito curta. Como o Benfica foi campeão, já se esqueceram dos comentários às exibições do Rafa desde que voltou de lesão.

          • henry14
            Posted Junho 13, 2023 at 12:50 pm

            Concordo com tudo o que disseste. Só não diria mais de metade, diria metade . Mas ainda assim não encontro 20 jogadores melhores que Rafa neste campeonato.

        • Valentes Transmontanos
          Posted Junho 12, 2023 at 9:28 pm

          Esta época? O Rafa desde Novembro não fez nada (tirando o golo ao Braga), possivelmente devido à sua lesão. Este ano não foi Top 20 de jogadores da Liga, é a minha opinião.

          • henry14
            Posted Junho 13, 2023 at 10:37 am

            Eu concordo que foi das piores épocas dele mas o facto de ele ter 4 meses maus (não esquecer lesão e mundial) não anula os outros belíssimos meses que teve. Ainda gostava de ver um top 20 de jogadores de campeonato para me rir um pouco ??. Se calhar ainda via um Kiko Bondoso ou assim. Jogadores jeitosos dos pequenos. Mas que jamais são top 20 do campeonato.

            • Valentes Transmontanos
              Posted Junho 13, 2023 at 12:43 pm

              Eu não disse que o Rafa não é Top 20 do campeonato. Claro que ele é Top 20 do campeonato. Mas este ano, para mim, não teve uma das 20 melhores performances.

              Um Top 20 a esta hora? Do que vi, e sem ordem específica de performance. Repito, sem ordem específica de performance, apenas por clubes e posições:

              António Silva
              Otamendi
              Grimaldo
              Aursnes
              Enzo Fernandez
              João Mário
              David Neres
              Gonçalo Ramos

              Pepe
              Uribe
              Otávio
              Pepê
              Taremi

              Al Musrati
              Ricardo Horta

              Ugarte
              Pote
              Trincão

              Ivan Jaime

              Fran Navarro

              É assim tão descabido achar que estes 20 jogadores tiveram uma performance superior à do Rafa? Nuns casos, muito superior, noutros pouco, sendo perfeitamente discutível se ele poderá entrar num top 15 de performances. Mas é ABSURDO o que eu escrevi ou simplesmente discordas?

              E nem incluí guarda-redes, porque já sei que ficariam muito melindrados e ridiculizariam a inclusão de um Diogo Costa, de um Luiz Junior, de um de Arruabarrena ou de um Paulo Vítor.

              Quanto aos clubes pequenos, tens aí certas coisas por resolver. É que o Rafa antes de jogar no Benfica e no Braga jogava no Feirense, muitos dos grandes jogadores dos grandes jogaram antes em clubes pequenos. Essa boquinha a tentar ser engraçado só pelo meu comentário no post dos treinadores só te fica mal.

              Não te preocupes, estive na Luz no jogo do título e juntei-me aos restantes no mais que merecido tributo ao Rafa. E digo-te mais: se o Rafa tivesse mantido o nível de Agosto-Outubro, estaria no Top 20 do mundo esta época. É uma convicção que tenho. Infelizmente vieram a lesão e o mundial e quando voltou teve jogos deprimentes. É ir reler os comentários aos jogos do Benfica.

              • Pipinho
                Posted Junho 13, 2023 at 3:48 pm

                O braga com o campeonato que fez ter menos jogadores que o sporting diz bem desta escolha….

                • Valentes Transmontanos
                  Posted Junho 13, 2023 at 4:35 pm

                  Parece que tenho de repetir: “do que vi”. Do que vi. Do que vi.

                  Não vi muitos jogos do Braga. Eu não falo daquilo que não vejo.

                  Quem acrescentarias? Matheus? Abel Ruiz?

                  • Pipinho
                    Posted Junho 14, 2023 at 11:34 am

                    O Sporting na minha opinião mete o Ugarte só e apenas. Já o Braga meteria Musrati, Horta e Matheus.

                    • Valentes Transmontanos
                      Posted Junho 14, 2023 at 2:51 pm

                      Pronto, é legítimo.

              • henry14
                Posted Junho 13, 2023 at 1:48 pm

                Taremi? Que faz um campeonato pós-mundial verdadeiramente horrível, simplesmente camuflado por penaltys? Ok.

                Trincão? Sem comentários

                Já sabia que ia aparecer o Pote. Enfim, sobre Pote tenho uma opinião muito extensa e muito pessoal e não me vou alongar.

                João Mário? Não discordo, mas também teve apagões duradouros. Se o Rafa marcasse os penaltys do benfica teria tantos golos como o malteser

                Só acho que a última imagem é a que aparenta ficar. E se aquilo que Rafa jogou desde Agosto até Novembro (4 meses) tivesse sido de Fevereiro a Maio as opiniões seriam diferentes.

                Não é nada contra os clubes pequenos nem foi nenhuma boca, só acho descabido achar que há alguém com uma performance superior a Rafa nas equipas “pequenas”. Mas vá, até concedo o Ivan Jaime e o Fran Navarro. Principalmente o Ivan Jaime.

                Mas vá, voltando ao teu top tira lá o Trincão e mete o Rafa. Se os sportinguistas vêem aí o Trincão ainda te caem em cima ahahah.

                Entretanto reli o teu comentário e as tuas duas primeiras frases chegam-me.

                Abraço.

                • Valentes Transmontanos
                  Posted Junho 13, 2023 at 3:11 pm

                  Não percebi esse penúltimo parágrafo. O que eu disse foi que, intrinsecamente, o Rafa é obviamente Top 20 (e até 10 e no seu auge Top 5) da nossa liga, mas que este ano para mim não foi.

                  Lá está, Trincão, Pote e mais 1 ou 2 são discutíveis, mas também podiam estar 2 ou 3 GR que fizeram épocas fabulosas ou mesmo mais 1 ou 2 jogadores de campo de outras equipas.

                  Abraço.

  • Joga_Bonito
    Posted Junho 12, 2023 at 10:51 am

    De desconhecido na liga norueguesa, a melhor na Liga portuguesa. Ainda me lembro quando criticavam a sua vinda com o argumento que se fosse bom não estava até aos 25 na Noruega.

    Que tal deixar os jogadores mostrarem o que valem e depois julgar?

    • Gato das Bolas
      Posted Junho 12, 2023 at 11:44 am

      Estava no Feyenoord dos países baixos. Inclusivamente foi campeão lá e cá

      • Joga_Bonito
        Posted Junho 12, 2023 at 5:31 pm

        Eu referia-me àqueles que apontavam que ele até aos 25 (2021) ainda estava na Noruega e só depois foi para a Holanda.

        • Gato das Bolas
          Posted Junho 12, 2023 at 5:40 pm

          Ah entendi, e só então ter ido para o Feyenoord. Nesse caso eu é que desconhecia que aos 25 ainda estava na Noruega. Desculpa a confusão

  • Knox_oTal
    Posted Junho 12, 2023 at 10:34 am

    Merecido, foi uma grande estreia no futebol português. No entanto, devido ao saltitar de posições (que não é culpa dele, e pela componente versatilidade é até um aspecto positivo) que lhe retirou alguma consistência a dado momento, e a quebra após o Mundial tal como toda a equipa, daria o prêmio a alguém igualmente fulcral na sua equipa, um senhor em campo e, acima de tudo, um craque… Al Musrati!

    É legítimo claro e até lógico dar a um jogador do campeão, mas a época do líbio foi de tal ordem que pus uma equipa do Braga a pensar que talvez o título fosse possível. Pelo menos para mim é evidente que foi a qualidade da sua época que fez os guerreiros subirem de patamar!

    Mas pronto em Portugal, seria impensável dar este prêmio a um jogador fora dos 3 ditos grandes… falasse muito das instituições e tal mas são pessoas que no geral que perpetuam a mentalidade instalada. Enfim, o desabafo da praxe…

    Falando em desabafo, e correndo o risco de ser conotado de hater ou pior, ver o nome de Otávio nestas conversas dá-me imensa comichão! Afinal o “crime” sempre compensa, e por crime obviamente falo do comportamento anti-desportivo em praticamente todos os jogos e em vários momentos fora deles (só no jogo da final da Taça teve um lance em que numa Liga à sério teria um castigo pesado)! E já estou farto da desculpa, só se deve olhar ao lado desportivo… faz parte (vá espero que sim) e devia ser um mínimo exigível, um comportamento no mínimo mais cuidado. É um exemplo, mau neste caso, para muitas crianças e adolescentes, devíamos ser mais exigentes e deixar de o desculpabilizar por ser um bom jogador (não é isso que está em causa)… E até acho que nem é pedir muito a alguém que tem uma vida privilegiada num país em dificuldade como o nosso (válido para ele e todos os outros jogadores de nomeada, não se lhes pode exigir que resolvam problemas sociais ou sejam perfeitos, óbvio, mas caramba um pouco de esforço e exigência pelo menos na imagem e exemplos transmitidos não?!?).

    Enfim, já está… talvez até falei demais sobre alguém que não merece, mas pronto é frustrante por vezes…

    Saudações desportivas

    • Syd Barrett
      Posted Junho 13, 2023 at 3:54 am

      Cada um tem a sua opinião, mas para mim esse julgamento não faz qualquer sentido. Desde logo, Messi e Ronaldo tiveram problemas com a justiça ( Ronaldo com acusações bem sérias) e não foi por isso que não foram os melhores do mundo ano após ano. Qual era a legitimidade que a bola de ouro teria se durante os últimos 15 anos nc premissas os dois ET? Para muitos, Maradona também é o melhor de sempre, quando jogou dopado a maior parte da carreira. Não faltam exemplos. E quanto ao Otávio até se fala em atitude/comportamento não em incumprimento da lei civil como nos outros casos.

      • Knox_oTal
        Posted Junho 13, 2023 at 8:43 am

        E já agora nunca achei o Cristiano Ronaldo exemplo para ninguém, pois se no lado desportivo tem uma carreira lendária e um cuidado com o corpo e treino ímpar, no resto… enfim, tem alguns episódios tristes e desnecessários ao longo dos anos com o expoente máximo naquela entrevista recente. Mas isso já são outros “quinhentos” como diz o outro!

        E já agora se ele e mesmo o Messi tivessem umas quantas BO a menos não me chocaria, nem “estragava” o seu legado desportivo (e bem que Iniesta, Robben, KdB ou Sneijder mereciam)…

        E a maior parte desses problemas, como dizes e bem, são referentes a situações extra jogo e muitas vezes envolvendo a sua entourage… o que ainda assim é MUITO diferente dos comportamentos anti-desportivos do Otávio durante os jogos e mesmo na consequência destes. Numa esfera global os outros problemas serão mais graves? Claro! No futebol, que é o que se fala por aqui, o ponto de vista é naturalmente diferente e mais específico… pelo menos para mim!

        Por fim, para dar um exemplo diferente mas com a mesma premissa, se o Cristiano fosse dado como culpado no caso dos USA e fosse detentor ou candidato da BO, achas que não haveria pressão para a retirar ou o retirar da corrida?!? Ou se fosse o Greenwood ou Sigurdsson?!? Eu acho que sim, e seria legítimo quanto a mim! Por que, reforçando o meu ponto de vista, a este nível a quem é premiado tem que se pedir mais do que talento e performance! Mas percebo quem diz que não…

        Saudações desportivas

        • Syd Barrett
          Posted Junho 13, 2023 at 2:43 pm

          Eu percebo o que queres dizer e quanto aos olhos dos adeptos ( rivais) acaba por ser bastante mais “incomodativo” os comportamentos dos Otavios desta vida que se o Ronaldo e o Messi roubaram o estado. Mas não devia. Se estamos a falar em valores e ética então seriam todos condenáveis quanto a mim. Mas o futebol não quer saber disso. Basta pensar no Ruben Semedo por exemplo. Quanto ao Greenwood, não me admira até que seja reintegrado. Várias votações de adeptos pedem o regresso, e consta que vai ser emprestado está época. Por isso o comum adepto não quer saber. O Zouma apareceu em vídeo a bater ao gato e continua na melhor liga do mundo.

          • Knox_oTal
            Posted Junho 13, 2023 at 4:27 pm

            Eu só falo por mim, o que o “comum adepto” acha ou deixa de achar sinceramente não me interessa muito! Até porque “a moral e os bons costumes” já tiveram melhores dias (pelo menos disfarçava-se melhor)! Simplesmente fiz um desabafo, dei o meu ponto de vista sobre quem eu premiava… por sinal um jogador que nem dos 3 do costume é!

            E de acordo, há coisas no mundo do futebol bem mais graves que o comportamento anti-desportivo do Otávio, mas isso por si só não invalida o meu argumento ou o desculpabiliza.

            E não, não é subjectivo o comportamento em causa do Otávio… é factual, basta fazer uma pesquisa rápida, e não, não será o único na Liga, mas será certamente o que mais abusa nesse aspecto e, pior, passa incólume. E ainda é premiado por cima… é isso que me irrita, assumidamente. E não tem correlação com a cor da camisola (com outros talvez), pois sou benfiquista (vá já fui mais ferrenho) e destetava a postura em campo do Pizzi no Benfica e digo sem problema nenhum que aprecio o Diogo Costa ou o Uribe por exemplo como jogadores que dão tudo pela sua equipa mas sabem estar, a ganhar ou a perder.

            Para finalizar, também acho que há aspectos no endeusamento ao Cristiano, e também do culto de ódio à sua volta diga-se, que são bem mais nefastos para a nossa sociedade. Mas não era bem esse o ponto, pois não? Era sobre o MVP da Liga, logo legítimo falar do Otávio, já falar/comparar com o Cristiano/Messi é fora do contexto (nem percebo a insistência da comparação confesso), digo eu. Haverá outras oportunidades para discutir até à exaustão esse assunto (os méritos e pecados da dicotomia Messi/CR7) do tipo “sexo dos anjos”… mas sinceramente nem gosto de dar para esse peditório, é difícil existir um debate racional.

            Espero ter sido ainda mais claro! Desculpas se ficou longo…

            Saudações desportivas

      • Knox_oTal
        Posted Junho 13, 2023 at 8:26 am

        Ou seja dizem respeito a comportamentos no jogo! Lá está… daí a minha opinião, mas percebo o teu ponto de vista!

        Saudações desportivas

    • Slayder
      Posted Junho 12, 2023 at 9:30 pm

      Nao vi os jogos todos do Braga por isso normal nao posso fazer a melhor comparaçao possivel, mas vi os do Benfica, Porto e Sporting praticamente tbm (braga 70%)
      Mas para mim o titulo tbm so foi possivel porque um jogador que nao fala portugues honrou a camisola que ainda a pouco nada lhe dizia, quando o Benfica tinha fases menos boas, havia um jogador que nao parava e praticamente acertava sempre.
      VIrei fa dele, ainda por cima nao se ve a reclamar com arbitro ou a ter comportamentos de anti jogo, faz lembrar as ecolinhas ” a bola so para quando o arbitro apita, e nao se pode reclamar cm o arbitro.

      Parte final concordo plenamente
      comportamento anti jogo recompensado….

    • MM
      Posted Junho 12, 2023 at 12:46 pm

      Basta ver a quebra do Braga no final da época que coincidiu com a sua lesão e pós lesão para ver o peso que teve.

      Não discuto se foi ou não melhor que o Aursnes, mas fez uma temporada excelente e levou o Braga as costas (muito mais que o Horta)

      • Knox_oTal
        Posted Junho 12, 2023 at 4:15 pm

        Exactamente! Tenho bastante apreço pelo R. Horta, tem um legado extraordinário em Braga, mas esta época quem fez a equipa sonhar foi o Musrati, e como dizes, notou-se muito o durante e pós lesão.

        Por isso, não me chocava, bem pelo contrário, se fosse o líbio premiado, embora o Aursnes também seja um justo vencedor!

        Saudações minhotas

    • Sporting1906
      Posted Junho 12, 2023 at 11:56 am

      O Otávio é um craque e um dos melhores jogadores da nossa liga (esta época se calhar foi mesmo o melhor) por isso tem que entrar nestas conversas.

      • Pipinho
        Posted Junho 12, 2023 at 10:36 pm

        Na minha opinião, Enzo, Grimaldo, Aursners e Musrati, foram melhores que o Otávio, este, quanto muito foi o melhor do Porto, tendo o Taremi uma palavra a dizer.

      • Knox_oTal
        Posted Junho 12, 2023 at 12:53 pm

        Força nisso, mas é possível ter uma opinião própria diferente?!?

        • Sporting1906
          Posted Junho 12, 2023 at 2:50 pm

          Pode ter as opiniões próprias que quiser mas algumas opiniões não fazem sentido.

          • Slayder
            Posted Junho 12, 2023 at 9:33 pm

            Muitas opinioes sem sentido viraram leis e novas descobertas da humanidade…
            Nao temos o direito de definir se opinioes fazem sentido ou nao apenas porque nao as compreendemos.
            Espero ter ajudado

            • Sporting1906
              Posted Junho 13, 2023 at 11:36 am

              Conversa de treta: se eu quiser também posso comecar a dizer que o Eder é o melhor jogador de sempre e que essa é a minha opiniao própria mas nao deixa de ser um disparate por causa de ser a minha opiniao.

              • Slayder
                Posted Junho 13, 2023 at 1:42 pm

                Poder poder, mas convem argumentar quando o fazes e nao ser mal educado com as opinioes dos outros, e sobretudo nao confundir opinioes com pessoas.
                Se a tua opiniao for do tipo Eder è o melhor, os teus argumentos vao ser tao bons como a opiniao e tudo se resolve =) (entendi que era um ex)

          • Knox_oTal
            Posted Junho 12, 2023 at 3:52 pm

            Na tua opinião, lá está… Espero que tenhas percebido como funciona, e gostei da parte em que debates o meu ponto de vista com argumentos a sério e não o clássico “porque é assim…”!

            Até porque deixei explícito que não era pela questão da qualidade futebolística, simplesmente penso que a quem é premiado nestas coisas deviam ser exigidas ou valorizadas outras coisas também…

            Enfim, nem sei porque me estou a cansar, não deve valer a pena!

            Muita força nessa luta! Bem haja

  • Gato das Bolas
    Posted Junho 12, 2023 at 9:48 am

    MILF = Man I Love Fredrik <3

  • Tiago Silva
    Posted Junho 12, 2023 at 9:45 am

    Acabo por concordar. O Aursnes é um jogador taticamente irrepreensivel e com uma capacidade física muito forte. Ainda para mais liga bem com os colegas e joga simples. Estas caracteristicas permitem-lhe ser opção para quase todo o lado, apesqr de não gostar de o ver na dupla de meio-campo nem a lateral.

    Como lateral não tem velocidade e tem algumas dificuldades no 1×1 defensivo. Como médio acho que deveria ser apenas uma opção de recurso pelo menos nos jogos contra equipas em que tenhamos mais bola. Não tem uma precisão no passe muito boa nem criatividade para romper linhas quer em condução como no passe. Em jogos em que tenhamos que jogar mais baixo e onde a sua leitura tatica e capacidade de ocupação de espaços sejam importantes, concordo que possa jogar como médio, mas em jogos contra blocos fechados gosto mais de o ver mais à frente.

    Não o acho o melhor jogador do campeonato, mas foi o MVP da epoca que agora acabou, concordo.

  • Nickles
    Posted Junho 12, 2023 at 9:43 am

    Há discussão para quem?

    • Pipinho
      Posted Junho 12, 2023 at 10:37 pm

      Enzo e Gri na minha opinião foram melhores.

    • Borsalino
      Posted Junho 12, 2023 at 10:36 am

      Vai haver vai. Daqui a pouco eles chegam.

      • For Dummies
        Posted Junho 12, 2023 at 11:59 am

        Como em qualquer discussão saudável, há opiniões e argumentos passíveis de serem discutidos sem uns serem mais e outros serem menos, dizendo, uns serem “Aursnes” e outros não o serem, sem serem apelidados de “eles”.

Deixa um comentário