Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Barcelona contrata central francês por 35,9 ME

Para ser titular? É um central muito completo, forte na marcação, timing de corte, divididas e jogo aéreo, sendo que também não tem aqueles lapsos de concentração que por vezes colocam em causa a linha mais recuada. E mesmo ofensivamente, evoluiu muito na última temporada, sentindo-se mais confortável para ligar o jogo desde trás e circular a bola em terrenos ofensivos. Veremos que papel terá no Barça, é que apesar dos 31 anos de Piqué e das possíveis saídas de Vermaelen e Mina, o facto de ser canhoto pode ser um entrave para a compatibilidade com Umtiti.

Clément Lenglet é o 2.º reforço do Barcelona para 2018-19, depois de Arthur. O central, de 23 anos e 1m87, custou 35,9 milhões de euros ao conjunto blaugrana, valor da cláusula de rescisão do contrato que o ligava ao Sevilha, e assinou um contrato até 2023, ficando com uma cláusula de 300 milhões de euros. O francês, de 1,86m, que não esteve nos convocados para o Mundial’2018, participou em 54 jogos na época passada, tendo apontado 4 golos. Recorde-se que Lenglet, que há uns meses brilhou frente ao Man Utd, foi uma das últimas aquisições de Monchi, que o contratou ao Nancy em Janeiro de 2017 a troco de 5 milhões de euros.

VM
Author: VM

50 Comentários

  • Kacal
    Posted Julho 13, 2018 at 1:57 am

    Acho que é um excelente reforço para o Barça. Mas não, titular não será. Umtiti é indiscutível e o Piqué, concordemos ou não, acaba por ser também por razões óbvias. Posto isto, o Lenglet será a 3ª opção e forte concorrência à dupla titular, não os vai deixar “relaxar”. Parece-me um excelente reforço, um central jovem e completo, que tem subido pouco a pouco na carreira e vai evoluindo por onde passa, esteve muito bem no Sevilla e fez por merecer esta transferência, já conhece a La Liga é um jogador que acrescenta qualidade mas sem o “estatuto”, que permite tê-lo como suplente. O contra é mesmo o facto de ser canhoto o que à partida impede uma dupla com Umtiti. Acho que o Mina devia ficar como alternativa ao Piqué e o Lenglet ao Umtiti. Vermaelen seria vendido.

    Em termos de 11 o Barça está fechado. Só precisam de mais opções ofensivas para o banco, talvez um jogador como Suso e um PL mais de área para ter opções diferentes. Agora um médio como Rabiot ou Eriksen seria sempre bem-vindo, assim como um Griezmann, qualidade nunca é demais!

  • josevilela
    Posted Julho 12, 2018 at 11:32 pm

    Nao percebo a insistencia na contrataçao de um substituto do Iniesta quando lá esta o Coutinho, ou querem-no encostar á linha ?

    Um meio campo com Busi-Rakitic-coutinho nao dá garantias ? Ajudar o trio Messi,Suarez e Hazard(é um sonho meu)

    • SenyorPuyol
      Posted Julho 13, 2018 at 12:10 am

      O plano para Coutinho parece ser mesmo esse, substituir Iniesta, portanto, jogar com ele na esquerda. Continuam a sobrar 3 posições no meio porque Dembélé, depois de uma primeira época complicada vai começar esta como “suplente de luxo”.
      Assim, o meio-campo, neste momento é composto por 5 jogadores que de facto entram nas contas. Busquets, Rakitic, Arthur, Denis e Aleña. Penso Denis será o suplente de Coutinho, e para as duas posições do meio estão Busquets, Rakitic e Aleña (acho que Arthur está mais pensado para interior direito) portanto continua a faltar um jogador que tanto possa rodar com Busi e Rakitic e possa ser usado como interior direito. O objetivo é dar matéria prima a Valverde, para que tenha várias opções na hora de ter de mudar de esquema/sistema.

  • Flavio Trindade
    Posted Julho 12, 2018 at 10:22 pm

    Lenglet é craque.

    Acima de tudo tem tudo aquilo que se pede a um central…Não inventa. E isso é optimo.

    Faz-me lembrar outro central francês que gosto muito, Koscielny. Ou seja, não é extraordinário em nada mas é bom em tudo.

    Ainda assim deve ser suplente da dupla Pique-Umtiti.

    Defensivamente o Barcelona está muito sólido, na frente o génio de Messi, e o instinto de Suarez continuarão a fazer a diferença, (ainda há Coutinho) e assim sendo o Barça só necessitará de reforçar o meio campo com mais um elemento de inegável qualidade para acrescentar a Busquets e Rakitic (fazer regressar Thiago era bem visto, mas Erikssen seria o reforço)

  • MiguelF
    Posted Julho 12, 2018 at 7:39 pm

    Grande contratação do Barcelona. O Pique que se cuide…

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Julho 12, 2018 at 5:28 pm

    Não sei se é pior que o Umtiti.

    • SenyorPuyol
      Posted Julho 12, 2018 at 5:48 pm

      Umtiti ainda é melhor no posicionamento, é mais rápido e tem maior poder de choque, ainda acho Lenglet um bocado “mole”, pode ser mais agressivo (a agressividade “positiva”, como é óbvio).
      Na minha opinião Lenglet até lhe ganha na tal capacidade de concentração, mas ambos estão próximos nesse aspectos.

  • T. Pinto13
    Posted Julho 12, 2018 at 5:18 pm

    Grande contratação. O Piqué que se empenhe senão…

  • BIGBOSS
    Posted Julho 12, 2018 at 3:17 pm

    Jogar com 2 canhotos é o mesmo que jogar com 2 destros, é uma questão de criar habitos e rotinas entre os 2.

    • andrew65
      Posted Julho 12, 2018 at 9:16 pm

      Exacto. Umtiti é nomeadamente Varane riem-se. O segundo então tem capacidade de jogar bem com o pé direito efectuando passes de alguma distância.

    • Thanos
      Posted Julho 12, 2018 at 4:36 pm

      Exatamente, é uma conspiração contra os esquerdinos. Mais a sério,nunca percebi porque é que quando são dois centrais destros a jogar, não há problema e ninguém diz nada, mas quando é com esquerdinos, há sempre algum comentário. Já no outro dia, o Freitas Lobo começou a falar que jogar com dois esquerdinos é um problema.
      Penso que Lenglet e Umtiti têm tudo para formar uma das melhores duplas de centrais do mundo para os próximos anos, embora goste do Piqué e até acho que um bocado subvalorizado.Só fico triste pelo meu Sevilha.

      • GreenVillage
        Posted Julho 12, 2018 at 5:48 pm

        Dizer que o Umtiti poderá a vir a ser um dos melhores centrais do mundo é um pouco arrojado, e corajoso também.

        • Oldasity
          Posted Julho 12, 2018 at 5:57 pm

          Oi? Esta época foi claramente dos melhores, e tem tudo a ver com questões de gosto. Mas na minha opinião entre Godin, Sérgio Ramos e Umtiti , qualquer que fosse a escolha do melhor central era perfeitamente aceitável.

        • AndreChaves9
          Posted Julho 12, 2018 at 5:52 pm

          Estou a ler bem? Umtiti é claramente um dos melhores do mundo e top-4 na liga espanhola.

      • Rodrigo Ferreira
        Posted Julho 12, 2018 at 5:27 pm

        O problema é que um esquerdino raramente usa o pé direito e quando usa é mal. O contrário não é bem assim.

        • Luke
          Posted Julho 13, 2018 at 9:37 am

          Verdade. Também tenho reparado que de uma maneira geral (e repitoo: de uma maneira geral, não é uma verdade absoluta) é mais comum ver um avançado destro a marcar um bom golo de pé esquerdo ou um defesa destro a aliviar bem de pé esquerdo do que avançados esquerdinos a marcarem de pé direito e defesas esquerdinos a aliviarem de pé direito.

          Outras curiosidade é o facto de que a maioria dos “pé canhão” que me lembro são esquerdinos, talvez pelo facto de terem esse pé muito mais treinado porque nunca usam o outro. Assim de repente lembro-me de Roberto Carlos, e em Portugal lembro-me de Oscar Cardozo, Ronny (este especialmente), Talisca, Eliseu, … Todos canhotos.

  • 100Clubismo
    Posted Julho 12, 2018 at 3:05 pm

    Vamos ver se é desta que o coxo de Piqué vai para o banco de vez. E daí em diante ele pode fazer ativismo político na sua região, a tempo inteiro, já que para o futebol, e ainda por cima para o Barça, não serve.

  • Estigarribia
    Posted Julho 12, 2018 at 3:02 pm

    Boa contratação para o emblema culé, que assim garante um sucessor para Gerard Piqué na defesa do Barcelona. Umtiti e Lenglet serão o futuro da defesa blaugrana e, mesmo assim, ainda gostaria de ver Nicolás Otamendi em Camp Nou.

  • SenyorPuyol
    Posted Julho 12, 2018 at 2:36 pm

    Aqui está mais uma contratação de enorme valia e que já aguardava há bastante tempo!
    Por mim sim, era titular, mas o que o VM diz é bem certo, não sabemos até que ponto resultaria jogar com os dois canhotos no centro da defesa.
    Nada a acrescentar à caracterização feita no texto, sendo que o que mais me agrada em Lenglet é essa capacidade de concentração que demonstra, que lhe permite ser muito bom no posicionamento e antecipação. Agora já posso respirar mais tranquilo quando não tiver Umtiti por qualquer motivo (apesar de Vermaelen ter estado muito bem durante a lesão do francês).

    A direcção começa a calar as minhas críticas do ano passado e Bartomeu, com a limpeza que está a fazer na mesma, vai-me provando que não era ele a fonte de incompetência.

  • Oldasity
    Posted Julho 12, 2018 at 2:34 pm

    Duvido que seja titular. Há Umtiti que por enquanto é melhor que Lenglet e ambos são esquerdinos.
    Só se houver a possibilidade de mudar de sistema e passarem a jogar com 3 centrais, mas mesmo assim duvido que aconteça.

    Mas fica a questão. É assim tão ridículo ver 2 esquerdinos como dupla de centrais? Se se vê bastante duplas de destros, e que conseguem jogar confortavelmente como central do lado esquerdo, é assim tão disparatado jogar com um esquerdino como central do lado direito?

    • SenyorPuyol
      Posted Julho 12, 2018 at 3:08 pm

      Simplesmente há menos canhotos, por isso não é tão normal.

      Eu pessoalmente fico de pé atrás nestas situações por uma simples razão, automatismos, um canhoto nunca (ou raramente) treina no lado oposto e acaba por inconscientemente automatizar movimentos e posturas, falo por experiência pessoal, também sou canhoto e no desporto que praticava, custou-me muito adaptar-me ao lado oposto quando tive de jogar lá, por outro lado, um destro, ao longo da sua formação, acaba sempre por treinar no lado oposto uma ou outra vez, no mínimo. Óbvio que aqui estamos a falar de jogadores de alto nível e podem muito bem adaptar-se, mas é como digo, pessoalmente, fico de pé atrás.

    • oMeuUserName
      Posted Julho 12, 2018 at 2:41 pm

      Obrigado! Também nunca percebi essa discriminação aos canhotos. Já houve uma altura em que se falou muito desse “problema” quando o Porto chegou a jogar com Martins Indi e Marcano, mas sinceramente não entendo… Vejamos: o Real Madrid tem S. Ramos e Varane, o Bayern tem Hummels e Boateng, o City tem Stones/Kompany e Otamendi, o Atlético tem Godin e Gimenez, o PSG tem Thiago Silva e Marquinhos. Tudo duplas formadas por 2 destros, e nunca ninguém viu isso como problema. Pessoalmente prefiro um destro e um canhoto, mas se não há problema em serem 2 destros, qual o mal de serem dois canhotos? São deficientes os canhotos?

      P.S.: Sim, sou canhoto…

      • Oldasity
        Posted Julho 12, 2018 at 2:48 pm

        Subscrevo a 100%. Não deixa de ser estranho ver 2 canhotos como dupla de centrais, mas não vejo que deva ser grande problema.

        E o ano passado quando jogou a dupla Vermaelen-Umtiti, apesar de inicialmente me ter feito confusão, não houve grandes problemas.

  • RodolfoTrindade
    Posted Julho 12, 2018 at 2:34 pm

    Será um excelente backup para os outros 2 centrais.

    Veremos se o Pique continua esta época em modo medíocre ou se sobe o nível agora que tem concorrência.

  • Kafka
    Posted Julho 12, 2018 at 2:32 pm

    Não é difícil ser melhor que o Pique, que cada dia que passa está pior jogador e só enterra… Ainda assim a camisola do Barça pesa milhões de vezes mais que a do Sevilha e portanto nem todos aguentam esse peso, vamos ver… Gostava que tentassem ainda o rapaz do Ajax e o Rabiot

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Julho 12, 2018 at 5:27 pm

      O rapaz do Ajax era o Tagliafico

    • MystogaN
      Posted Julho 12, 2018 at 2:42 pm

      Estás a falar do De Jong? Era muito bom. Mas preferia o Thiago de volta. E apostava mais no Alena, voltar a apostar na La Masia. Se não conseguirem o Thiago, De jong era muito bom .

    • SenyorPuyol
      Posted Julho 12, 2018 at 2:40 pm

      Acho que estavam a pedir demasiado pelo De Jong e o Barça recuou nas negociações, mas o mercado é longo e ainda pode vir, pessoalmente também gostava que o contratassem.

  • Pedro Leal
    Posted Julho 12, 2018 at 2:30 pm

    Agora o Barcelona tem de se preocupar com o meio campo, porque saíram Iniesta e Paulinho dois jogadores importantes e até agora para o meio campo há Busquets, Rakitic, André Gomes , Arthur e Rafinha. Portanto tem de haver mudança desde logo vender o André Gomes que não tem qualidade para jogar no Barcelona e ele tem de votar a relançar a sua carreira. Depois é preciso comprar um jogador muito bom para substituir Iniesta e esse pode ser Thiago do Bayern como muita gente tem aqui falado. Depois penso que esse Arthur é um jovem, mas como nunca o vi jogar não posso falar muito dele. Então também vai ser preciso um jogador para substituir o André Gomes, mas estes não precisa de ser uma estrela, basta ser uma jogador bom (pelo menos melhor que o André Gomes) para cumprir. Para terminar um médio com as características de Paulinho pode dar jeito como se viu esta época onde a chegada dele ajudou o Barcelona.
    Resumindo:
    Vendas: Iniesta, Paulinho e André Gomes.
    Contratações: Thiago, Substituto de Paulinho e de André Gomes

    • Tiago Silva
      Posted Julho 12, 2018 at 4:41 pm

      Concordo. Thiago ou Rabiot. E também acho que o Oriol Busquets poderia subir à equipa principal para ser o backup do Busquets.

    • oMeuUserName
      Posted Julho 12, 2018 at 2:42 pm

      Há ainda o Denis Suarez e o Aleña

    • Oldasity
      Posted Julho 12, 2018 at 2:38 pm

      Atenção que ainda há muitos médios no plantel: Busquets, Rakitic, André Gomes, Arthur, Rafinha, Dennis, Aleña e ainda Sergi Roberto que puderá contar de uma vez por todas para o meio campo e é preciso contar com Coutinho para essa posição.
      Além disso, se vier um jogador com o perfil de Rabiot, como se tem falado ultimamente, Messi puderá passar de uma vez para nº10.

      Ainda existe a possibilidade de venda de Rakitic.
      E gostaria de ver Kanté no Barça.
      Veremos o que acontece.

      • 100Clubismo
        Posted Julho 12, 2018 at 3:19 pm

        No FIFA eu sei que o Aleñà e bom. Eheh.

      • MystogaN
        Posted Julho 12, 2018 at 2:48 pm

        Rafinha e André gomes quase certeza devem sair. Devem ficar com busquets, rak, arthur, Dennis, Alena e uma contratação. Gostava que subissem também o outro busquets(oriol), para dar um descanso no Sergio.

        • Oldasity
          Posted Julho 12, 2018 at 3:03 pm

          Adorava que Oriol subisse e fosse o substituto direto de Sergio.

          AG e Rafinha devem sair e assim haverá mais oportunidades para Aleña. No entanto, com 4 saídas do meio campo (Paulinho, Iniesta, AG e Rafinha), deverá chegar mais 1 médio, e Rabiot seria uma excelente escolha. No entanto, a minha preferência seria Kanté.

  • Alvaromoreira
    Posted Julho 12, 2018 at 2:27 pm

    Alternativa a umtiti. Umtiti é indiscutível, por isso será suplente, pois apesar da idade de pique, Valverde não pode jogar com dois centrais canhotos. Fala se de rabiot perto do barca também. Bom mercado dos blaugrana.

  • Gunnerz
    Posted Julho 12, 2018 at 2:27 pm

    Talvez seja eu que esteja a leste mas não estava nada a espera. Finalmente uma contratação com algum sentido depois das “até agora” contratações falhadas do ano passado.

    • SenyorPuyol
      Posted Julho 12, 2018 at 2:37 pm

      Já vinha sendo falado há muito tempo, andou mesmo distraído ;)

      • Gunnerz
        Posted Julho 12, 2018 at 2:47 pm

        Eu sei que foi falado, tal como o de ligt. O que queria dizer é que nos últimos dias não ouvi nada sobre o assunto :)

        • SenyorPuyol
          Posted Julho 12, 2018 at 3:01 pm

          Ah isso teve a ver com o facto de já não ser notícia.
          Ambos os clubes já tinham assumido publicamente o interesse do Barcelona, o Sevilla simplesmente exigiu a cláusula, por isso, o pagamento passou a ser apenas uma formalidade e o Barcelona passou à fase de acordar pormenores com o jogador. Oficializaram agora que já está tudo tratado, a apresentação será já amanhã.

Deixa um comentário