Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Pepe no FC Porto até aos 38 anos

Qual é que vai ser a dupla dos azuis e brancos? É um ‘reforço bomba’, e só não é uma das contratações com mais impacto dos últimos anos, porque o FC Porto nem estava particularmente necessitado de melhorar este sector. Mas os bons jogadores nunca são demais, e Pepe é só um dos melhores centrais do Mundo da última década, e com a sua experiência e qualidade vai aumentar ainda mais o favoritismo do conjunto de Conceição nas provas internas, sendo que na Champions os azuis e brancos também ganham uma ‘arma’ de peso. Veremos é como SC vai conciliar esta qualidade, já que Militão, apesar de poder jogar a lateral, parece ter mais perfil para se destacar a central.

É oficial! Pepe é reforço do FC Porto até 2021, juntando-se aos “Dragões” depois de ter rescindido contrato com o Besiktas. O central, internacional português, que completa 36 anos em Fevereiro, representou o emblema turco no último ano e meio, depois de 10 épocas no Real Madrid, regressando agora a Portugal e a um clube que bem conhece. Recorde-se que Pepe, que tem 3 Champions, 3 títulos da La Liga, 2 Mundiais de Clubes e um Europeu de selecções no currículo, tinha representado o FC Porto entre 2004 e 2007.

António Hess
Author: António Hess

143 Comentários

  • CSousa
    Posted Janeiro 9, 2019 at 12:08 pm

    Temo que isto seja uma péssima noticia para o Porto. Mais um sinal que o Militão vai embora este mês.

  • José S.
    Posted Janeiro 9, 2019 at 12:07 am

    Confirmado, grande reforço, grande regresso!! Estou satisfeito!!
    Como muitos estou ansioso por ver o que fará SC com Pepe, se irá um jogo ou 2 para o banco para reafirmar quem manda, se joga já contra o Sporting (Será??) ou só contra o Benfica na taça da liga, se militão deriva já para a direita ou se o sistema 3-5-2 entrará algumas vezes em acção.
    À parte disso, a qualidade aumenta ainda mais numa posição já de si bem servida e realçada com um mbemba que pode fazer várias posições e até jogar a trinco e por isso não deverá vir mais nenhum médio (gosto de eustáquio e podia vir..).
    O resto estou mais ou menos de acordo com os comentários já ditos…sobre o pepe claro!!
    Cumprimentos

  • Pésquerdo
    Posted Janeiro 8, 2019 at 5:40 pm

    Só vim para relembrar que o Sporting anda a negociar o Ilori. Meanwhile o Porto vai buscar o Pepe.
    Um pequeno exemplo do que tenho dito que para sermos um sério candidato ao título num próximo ano qualquer, teriam de se alinhar de novo as estrelas todas.

    É lidar. Ver a bola pelo que ela é, tentar sacar umas tacinhas de Portugal de vez em quando e fazer uma brincadeirinha na Liga Europa caso se proporcionem uns sorteios vantajosos.

  • Mrleinad
    Posted Janeiro 8, 2019 at 5:36 pm

    Excelente contratação ! Só vem adicionar valor ao nosso campeonato e consequentemente melhorar ainda mais a que para mim é a melhor defesa deste campeonato.
    Esta contratação tanto pode significar alguma saída (Militão ou Filipe), como uma mudança de posição de Militão ou pode apenas ter sido o regressar a casa de Pepe.
    Resta saber como SC vai gerir as suas opções da defesa pois a manter o seu nível Pepe (apesar dos 35 anos que tem) ainda é um dos melhores do mundo na sua posição ou seja facilmente é o melhor central da Liga e entra de caras no 11 do Porto.
    Por último, e apesar de já o ter visto a simular “matar a águia” em plena Luz sendo eu Benfiquista, é impossível não adorar Pepe por tudo o que têm dado à Seleção Portuguesa ! Um autêntico esteio da nossa selecção e uma referência para os próximos centrais a assumir a camisola das quinas !
    Saudações Benfiquistas !

  • SkylineR34
    Posted Janeiro 8, 2019 at 4:45 pm

    Sou benfiquista mas é com enorme felicidade que vejo esta transferência a acontecer. Agora vou poder acompanhar o meu central favorito ainda no activo e um dos dois centrais portugueses favoritos de sempre, ele e o Ricardo Carvalho. Nunca me vou esquecer da sua prestação no euro 2016, para mim o melhor jogador português do torneio.

  • Espessol
    Posted Janeiro 8, 2019 at 3:57 pm

    Em primeiro lugar quero referir a enorme felicidade que este anúncio oficial me despoletou, visto ser portista, e a nossa visão de mercado dos últimos anos estar muito aquém de outros tempos de níveis de prospecção de classe mundial.
    Julgo ainda, que o factor preponderante no julgamento do quão importante é esta contratação, fora o rendimento desportivo atual do jogador em causa , mudança tática, possíveis vendas ou empréstimos de ativos etc,prende-se sobretudo com a liderança, experiência e prolongamento do que é ser Porto e do que Sérgio Conceição pensa do jogo para dentro das 4 linhas e/ou para o balneário.
    Por tudo isto agradeço ao Pepe este voto de amor neste regresso a casa.

    PS: Falar em campeonatos como o nosso (8 pontos para o 4° classificado) como já ganhos nem a meio e de um plantel muito superior (mesmo a seguir à contratação do Pepe) deste FCP em relação ao Benfica e mesmo Sporting parece me descabido, até porque em relação ao ano passado pouco mudou e nunca nessa altura ouvi esta conversa.
    Cumprimentos TripeirosTransmontanos

  • van Dijk
    Posted Janeiro 8, 2019 at 3:10 pm

    Iker
    Militão-Felipe-Pepe-Telles
    Danilo

    Mel.

  • Sergio Bessa
    Posted Janeiro 8, 2019 at 2:51 pm

    Que reforço bomba para o meu Porto!
    Muitos vão dizer que está velho mas para mim é um dos melhores do mundo na sua posição!
    De salientar que Pepe é muito melhor jogador agora do que quando saiu do Porto.
    Isto sim é uma contratação de muita qualidade e uma boa dor de cabeça para o treinador.

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 8, 2019 at 2:50 pm

    Ui agora é que ninguém marca ao Porto, se já era dificil com a dupla atual, com o Pepe então…

    • nomster
      Posted Janeiro 8, 2019 at 9:54 pm

      Não é assim tão difícil marcar ao Porto ultimamente. Nos últimos 5 ou 6 jogos só não sofreu golos em 1 (Aves).

  • Fernando neves _36
    Posted Janeiro 8, 2019 at 2:42 pm

    O Benfica esta na sua melhor década de sempre e dinheiro não é problema, a única questão aqui é que nós continuamos com o André Almeida a titular e o Porto vai buscar um central top 10 do mundo, Pepe.
    Ou muito me engano ou este campeonato está fechado, mais um para o Dragão de ouro.

  • masterDC
    Posted Janeiro 8, 2019 at 2:19 pm

    E pensar que este craque esteve à experiência no Sporting ao lado de outro craque.

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Janeiro 8, 2019 at 3:08 pm

      Era muito novinho e vi o Pepe a jogar pelo Sporting em Alvalade. Foi num amigável, contra o PSG (?), creio.
      Lembro-me de muita qualidade com a bola nos pés, e uma capacidade atlética considerável.

      Fiquei bastante chateado com a falta de acordo entre os clubes… até porque, para além de demonstrar um grande potencial, no FM da altura o Pepe tornava-se jogador de elite. Não se enganaram ?

  • Kostadinov
    Posted Janeiro 8, 2019 at 2:17 pm

    Um aparte para este ‘choradinho’ constante que se tem verificado. ‘Parabéns ao Porto pelo bicampeonato’, ‘Entreguem já as faixas’, ‘Temos de começar a preparar 19-20 porque esta época já foi’… que eu saiba o campeonato tem mais 54 pontos em disputa (ainda nem a primeira volta terminou), o 2º classificado está a 6pts do Porto, e na próxima jornada há um clássico em Alvalade. Basta o Porto perder esse jogo e o Benfica ganhar o seu que ficam a 4pts (e o Sporting a 5) com toda uma segunda volta por jogar. Com o Benfica finalmente sem RV acham mesmo que 4pts em 17J seriam irrecuperáveis? Mas estamos a falar a sério? Pelos vistos esquecem-se todos de um certo campeonato há não muito tempo onde a 3 jornadas do fim um certo clube tinha 4pts de vantagem sobre o 2º e acabou por desperdiçá-la. A memória é curta mas não pode ser tão curta.

    Não sei se fazem este choradinho para se irem auto-convencendo do pior ou para depois no fim dizerem ‘eu bem disse’, mas com toda a sinceridade acho isto algo estapafúrdio quando ainda faltam tantos jogos por disputar. Devem ser as mesmas pessoas que dizem que nunca mais ninguém ia conquistar um campeonato em França desde que o PSG foi comprado ou que a Bundesliga é sempre um passeio para o Bayern. Se o Porto está numa posição privilegiada? Claro que está. Mas se fosse ao contrário não deitaria nunca a toalha ao chão nesta fase, muito pelo contrário. Até porque primeiro, o Benfica agora parece ter finalmente um treinador competente, e segundo nem sabemos ao certo os retoques que vão ser feitos nos planteis ao longo deste mês. E se o Porto perde o Militão? Ou o Brahimi? 54pts em disputa gente, há que ter noção.

    • Chico
      Posted Janeiro 8, 2019 at 6:24 pm

      mas algum dia uma equipa que acaba de mudar de treinador e com pior plantel vai recuperar 7 pontos de atraso para uma equipa que já vai com quase 20 vitórias consecutivas?

    • ThatMan
      Posted Janeiro 8, 2019 at 4:50 pm

      Quando o Benfica tem de ir ao Dragao, Alvalade, Braga e Guimaraes na segunda volta, sim, podemos falar em campeonato entregue.

      • Kostadinov
        Posted Janeiro 8, 2019 at 5:13 pm

        E o Porto ainda tem de ir a Alvalade (falam como se a primeira volta já tivesse acabado), a Guimarães e a Braga. Objectivamente a única diferença é que joga com o Benfica no Dragão. Se o Porto calha de perder em Alvalade e o Benfica de ganhar o jogo que lhe falta na primeira volta, então praticamente a única diferença passava a ser esse jogo.

        Isto tudo faz-me lembrar aquela conversa que se andava a ter até à semana passada de que o Liverpool já era campeão em Inglaterra. Passa-se um jogo, perde com o City que está agora a 4 pontos, é eliminado da Taça e de repente já não há tantas certezas como aquelas que já se viam.

        • ThatMan
          Posted Janeiro 8, 2019 at 10:20 pm

          Neste momento o Benfica está a 7 pontos do Porto. O Porto vai em 17(?) vitórias consecutivas.

          O Benfica neste momento tem de ganhar 8 pontos ao Porto, com o calendário e as luzes que o presidente viu, são 8 como podiam ser bem mais. Por isso, o Porto só não ganha este campeonato por incompetência.

        • Kafka
          Posted Janeiro 8, 2019 at 5:56 pm

          O Porto dp de ir a Alvalade na pior das hipóteses sai de lá com 4 de avanço e já só tem de ir a Braga e Guimarães enquanto o Benfica com 4 atraso teria de ir às Antas, Braga, Guimarães e Alvalade nunca o Benfica tendo conseguido fazer 12 pontos nestes 4 jogos (pelo menos neste século), e com jeitinho duvido que alguma vez na história o Benfica tenha conseguido ido fazer 12 pontos nestes 4 jogos… Até com o Eusébio tenho dúvidas que tenha coseguido… Nem no ano dos 2 empates e zero derrotas conseguiu, pois um dos empates foi nas Antas (apesar do Benfica ter sido roubado à grande nesse jogo)

    • Alex Teixeira
      Posted Janeiro 8, 2019 at 3:50 pm

      Concordo plenamente. Sobretudo com o início do 2° parágrafo.
      Eu também digo sempre que vai ser golo do adversário nos cantos que é só para poder dizer que avisei

    • Kafka
      Posted Janeiro 8, 2019 at 3:24 pm

      Não é choradinho são factos… Antes demais Braga e Sporting não contam para isto… Portanto a luta pelo título resume-se a Benfica e Porto… Depois há a questão do calendário, tendo o Benfica o calendário tremendamente mais difícil, pois está a 7 pontos mas ainda tem de ir às Antas, Alvalade Braga e Guimarães… e ao dia de hoje ainda tem de ir a casa do 6o classificado Moreirense ,mas esse é fácil desde que se tenha treinador competente portanto nem vou pela questão do Moreirense… Isto quando o Porto na 2a volta dos 4 difíceis, apenas tem de ir a Braga e Guimarães, pois já foi à Luz e Alvalade… Diga-se ainda que neste século nunca o Benfica conseguiu 12 pontos na ida às Antas, Alvalade, Braga e Guimarães

      Por fim vens dizer que a memória é curta pelo título do Vítor Pereira, quando nem sequer contextualizas, pois desses 4 pontos que o Porto tinha de atraso, 3 iam ser disputados no estádio das Antas,onde o Porto é sempre o favorito a ganhar…. Já no caso actual mesmo que o Porto perca com o Sporting, o Benfica ficaria a 4 pontos mas 3 desses pontos teriam de ser disputados nas Antas (onde o Porto é sempre o claro favorito como os dados o provam)… Para além do Benfica ainda ter o handicap de quase de certeza ir ainda perder pontos num dos 4 campos que eu frisei (Braga, Guimarães, Antas ou Alvalade)

      Para finalizar, e tambem em resposta ao Humberto Cruz, isto não é para deixar as pessoas numa posição fácil ou difícil, até pq eu estou inteiramente à vontade para falar do Porto pq eu em Agosto disse aqui que o Porto voltaria a fazer entre 86 a 90 pontos, logo assim sendo é uma questão de coerência, se eu acho desde Agosto que o Porto fará entre 86 a 90 pontos e se o Benfica ao dia de hoje já so pode fazer 89 pontos no campeonato mas ainda tem de ir às Antas, Alvalade, Braga e Guimarães, por uma questão de lógica é normal que ache que o Benfica já não consegue ser campeão

      • Dracarys
        Posted Janeiro 8, 2019 at 4:43 pm

        O que é que aconteceu à máxima “o futebol não é uma ciência exata”?

      • Alex Teixeira
        Posted Janeiro 8, 2019 at 3:48 pm

        Só uma coisa Kafka, tens algum problema que te impeça dizer o nome correcto do estádio actual (desde há 15 anos) do FC Porto?

      • Kostadinov
        Posted Janeiro 8, 2019 at 3:40 pm

        Quando começas o teu comentário com ‘Não é choradinho são factos…’ cometes desde logo uma grande imprecisão, porque o que isto está é precisamente muito longe de ser um facto. Quando ainda estão 54 pontos em disputa e o 2º classificado está a 6, dizer que é um facto que o Porto já é campeão é naturalmente uma falsidade. É como disse em cima, se está em melhor posição? Claro, como estaria qualquer equipa na sua situação. Mas não quer dizer que está ganho. Além disso, estatisticamente o contexto que referes não conta para muito, porque estamos a falar de 4 pontos perdidos em 3 jornadas. Três jornadas. O Benfica podia ter perfeitamente perdido o jogo nas Antas se tivesse ganho os outros 2 e ainda eram campeões. Estatisticamente, recuperar 4 pontos em 9 possíveis é bem mais difícil do que recuperar 7 em 57, e se o Porto o fez nesse ano o Benfica pode perfeitamente fazê-lo neste. Dás opiniões como ‘factos’ quando a história continuamente te diz o contrário. É improvável o Porto perder tantos pontos até final do campeonato, e se conseguir vencer (não empatar, vencer) em Alvalade fica claramente muito próximo do título. Mas está muito longe de ser impossível.

        • Kafka
          Posted Janeiro 8, 2019 at 5:49 pm

          Óbvio que não é um facto o Porto campeão, matemáticamente até o Chaves ainda está na luta pelo título… Quando eu digo que não é choradinho o que eu digo, é pq ao contrário de vocês não mudo discursos a meio caminho, eu em Agosto disse aqui que o Porto faria novamente entre 86 a 90 pontos (neste momento está dentro dessa média), a partir desse momento e o Benfica já so podendo fazer 89 pontos e ainda tendo 4 deslocações (Antas, Alvalade, Braga e Guimarães) onde nunca, pelo menos neste século, conseguiu fazer 12 pontos, para mim o Porto irá ser campeão e não se trata de choradinho, trata-se de ser coerente, se eu em Agosto acreditava que o Porto faria entre 86 a 90 pontos, não vou mudar isso quando ainda por cima até estão com média pontual para alcançar esse feito

          Se estavas desatento ao que eu disse em Agosto é lá contigo, agora tu e o Humberto vireem chamar choradinho a algo que simplesmente se resume a manter uma posição de coerência face algo que eu disse em Agosto, é só mais dos muitos comentários desonestos da vossa parte

          • Kostadinov
            Posted Janeiro 8, 2019 at 6:14 pm

            Em primeiro lugar não me referi directamente a ti, referi-me à generalidade dos comentários que tenho visto por aqui em relação a este assunto (inclusive de alguns portistas, nunca disse que era apanágio exclusivo dos benfiquistas).

            Em segundo lugar, como a maioria dos users mais atentos já perceberam, a tua opinião no início dos campeonatos não quer dizer grande coisa porque dizes sempre o mesmo independentemente das circunstâncias. O Benfica não ia ganhar nenhum dos últimos campeonatos que ganhou, a Juve nem precisa de entrar em campo, o PSG nunca vai perder um campeonato em França, a Bundesliga é sempre um passeio para o Bayern, e por aí fora. A tua mais recente é tentares dar a entender nas entrelinhas (ou nem isso) que o Real está melhor sem Ronaldo (já sei, já sei, posso reproduzir verbatim o que vais responder a isto por isso escusas de gastar as teclas do teu teclado, tá-se bem). E depois quando continuamente és provado errado dizes que é um milagre o que aconteceu e voltas ao mesmo diapasão na época seguinte. Para quem constantemente eleva a matemática, estares a admitir ‘milagres’ com uma frequência quase anual não deixa de ser estranho. Isso não é coerência, é casmurrice.

            • Kafka
              Posted Janeiro 8, 2019 at 6:39 pm

              Mas o Bayern já perdeu o campeonato foi? Vamos ver se o Dortmund aguenta… Dos 3 exemplos que deste (Itália, França e Alemanha), só falhei uma única vez que foi à 2 anos com o PSG, portanto dizeres que a minha previsão está sempre errada, é no mínimo engraçado…

              Quanto ao Benfica errado, dos 4 anos do tetra so falhei um deles que foi o tri com o professor de ginástica… No título e Bi campeonato disse que o Benfica era o principal favorito e acertei… No tetra campeonato disse que o Benfica tinha equipa ao nível do Porto, portanto podia pender para qualquer um, caiu para o lado do Benfica… O ano passado o Porto era favorito e acertei confirmou esse favoritismo e este ano igual…. Portanto em 6 anos falhei 1 acertei 4 e o outro disse que era 50-50…epah ainda bem segundo tu eu falho sempre

    • Humberto Cruz
      Posted Janeiro 8, 2019 at 2:26 pm

      É como disseste, esse discurso deixa as pessoas numa posição fácil. Se perderem o campeonato têm o “eu disse logo que estava entregue”, se ganharem ninguém quer saber, o que interessa é que o clube fez uma recuperação milagrosa

  • Antonio Clismo
    Posted Janeiro 8, 2019 at 2:15 pm

    Isto só quer dizer uma coisa: Militão vai sair neste mercado de Inverno.

    Pepe é um super-reforço uma vez que pode render no imediato e pode servir de exemplo e dar experiência aos promissores centrais que vêm de baixo como Leite, Queirós, Justiniano, Claudio Silva, Tiago Matos ou Levi Faustino.

    Destes 6 o FC Porto se não aproveitar pelo menos 4 é sinal claro que não pode ser considerado bom clube formador.

  • Senna
    Posted Janeiro 8, 2019 at 2:08 pm

    Excelente reforço mesmo do ponto de vista salarial aproveitando o beneficio fiscal dos emigrantes que regressam.

  • unknow
    Posted Janeiro 8, 2019 at 2:01 pm

    Comentários sobre esta transferência:
    1) Só quem, por exemplo, não viu os jogos do FCPorto contra o Besiktas é que pode supor que o Pepe não é uma excelente aquisição. Limpou tudo o que havia para limpar.
    2) Experiência e cultura ganhadora são variáveis que permitem conquistar grandes feitos! E isto tem que ser “alimentado” durante o tempo. Acredito que o Pepe terá uma grande participação e contribuição nesse domínio, que alavancará toda a equipa.
    3) O Porto vai ter um calendário complicadíssimo com jogos atrás de jogos (estamos em todas as frentes). Ter jogadores de qualidade para permitir uma rotação ou substituição que não comprometa o resultado coletivo, é sempre uma mais valia.
    5) Emprestar os Diogos para calçarem em 2020 no FCPorto.

  • coach407
    Posted Janeiro 8, 2019 at 1:58 pm

    Bem… com Pepe começo a acreditar que a Roma vai dizer adeus à Champions mais cedo este ano. Ansioso pelo duelo Pepe – Dzeko.

  • Kostadinov
    Posted Janeiro 8, 2019 at 1:54 pm

    Devo ser o único que tem pelo menos um pé atrás em relação a esta contratação. Não pelo Pepe em si, que adoro e que como já disse, mesmo com esta idade tem ainda muita qualidade, e mesmo em termos de velocidade está talvez ainda na média da ‘elite’ aos seus 36 anos porque sempre foi um central rapidíssimo. Vem acrescentar talento e experiência especialmente na Europa (para consumo interno não teria sido necessário). Estou de pé atrás porque ainda não sei o que isso vai significar e acho algo estranho. Acabámos de contratar um grande reforço para a posição com mais qualidade do plantel, de muito longe, e por isso pergunto-me qual será a consequência. Ficar tudo como está não pode como é óbvio, portanto o que é que vamos ver? Há várias possibilidades a partir de agora:

    – saída imediata do Militão. Esta é o meu maior receio, e a acontecer para mim significaria mais um mau negócio da SAD;
    – mudança de Militão para DD. Talvez o mais lógico no ‘papel’ mas apenas porque não temos nenhum DD digno desse nome. Via com bons olhos esta mudança;
    – passagem para uma defesa a 3. Seria para minha segunda opção preferida em teoria, até porque Telles é um lateral muito ofensivo, assim já conseguiríamos colocar o Corona permanentemente a LD e resolvia-se o problema da escassez de extremos (podíamos ter um meio-campo a 3 com Danilo, Óliver e Brahimi a ‘vagabundo’). Com dois avançados possantes como os que temos, ainda que nenhum seja um portanto técnico, esta seria talvez a melhor forma de explanar o futebol limitado que o Porto tem mostrado. Aqui o problema é que não sei se o SC tem capacidade para trabalhar um sistema com tantas peculiaridades como este;
    – venda do Felipe. Ainda não ouvi falar desta possibilidade e deve ser improvável, mas para mim era a melhor opção de todas. O Felipe é bonzinho mas não me encanta, e tendo em conta que está bem cotado era uma boa ocasião para realizar um bom encaixe com ele antes que o tenhamos de deixar sair a custo zero (parece ser moda no clube hoje em dia). Pepe e Militão é um par muito melhor do que Felipe e Militão, disso não tenho grandes dúvidas, por isso o Porto ficaria sempre a ganhar em relação ao que tem no momento e ainda garantia uma boa quantia pelo Felipe (parece-me estar mais cotado do que o que realmente vale).

    Não vejo outra coisa a acontecer que não uma das que mencionei acima. De todo o modo, é com nostalgia que revejo o Pepe de azul e branco, só me resta dar-lhe as boas vindas e esperar que tenha grande sucesso. Se nada mudar até lá, vejo o Porto com boas capacidades para chegar aos Quartos na Champions, talvez o coloque como favorito nesta fase, isto apesar do futebol em si continuar a ser pobre.

    • Francisco Ramos
      Posted Janeiro 8, 2019 at 3:57 pm

      Já tinha comentado com o Kacal ou o Ricardo Faria há alguns dias que esta aquisição podia ter a ver com a venda de Filipe visto que ambos são centrais pela direita. E que não é de todo credível agora passar o Militão para a direita, além de ainda haver Chidozie, Mbemba, Leite e Queirós e Justiniano na B. Caso nada disto se verifique, os jovens vão ter cada vez menos espaço.

    • Pedro Leal
      Posted Janeiro 8, 2019 at 2:04 pm

      Concordo contigo essa hipótese da venda do Felipe não tinha visto ninguém a escrever, mas de facto é uma boa justificação para a contratação de Pepe.

  • Cpt Obvious
    Posted Janeiro 8, 2019 at 1:50 pm

    Mixed feelings. Super feliz pelo regresso de um dos melhores centrais que passou pelo Porto (e na minha opinião, um dos melhores do mundo ainda), no entanto fica a questão de que papel vai assumir.

    Vai empurrar Militão para o banco ou para a direita? E se o empurrar para lateral será que vai ser positivo para a sua evolução agora que tinha pegado de estaca? Vamos ver.

    Nao obstante, super feliz por ver Pepe de regresso.

    Saudações DesPortistas

  • OMotoqueiroGuti
    Posted Janeiro 8, 2019 at 1:46 pm

    Acredito que o Militão jogue na direita apenas em situações pontuais: jogos onde seja necessária maior consistência defensiva.
    Não acredito numa alteração de esquema, nem na imediata titularidade de Pepe. E por uma razão óbvia: o Porto está bem, tanto interna como externamente. Além do mais, Militão tem valorizado imenso a jogar no centro em parelha com Felipe. Porquê mudar algo que tem resultado?
    Pepe é um jogador experimentado. Sabe perfeitamente que em equipa que ganha não se mexe e que, devido ao interesse do clube em fazer uma boa transferência, Militão deverá continuar onde tem estado bem.

    Pepe foi contratado na perspectiva de dar mais soluções ao plantel e de assumir a titularidade na próxima época.
    É esse o meu entendimento. Mas Conceição poderá inovar ( não acredito)… ou Militão poderá estar mesmo de partida. É aguardar.

  • CarlosFCP
    Posted Janeiro 8, 2019 at 1:37 pm

    Excelente notícia, a hipótese de ir mais longe na liga dos campeões acaba de aumentar com esta contratação, isto partindo do princípio que militao será deslocado para a direita a manter o nível que tem demonstrado.

    Já na próxima época, militao deve ser vendido e não se pode descartar a ideia de Felipe também ser vendido, se mbemba tiver uma série de jogos e corresponder, uma dupla com pepe no centro da defesa não deve ser posta de parte.

    Estou com muita expectativa que regresse a liga dos campeões o mais rápido possível.

    • Pipo
      Posted Janeiro 8, 2019 at 2:00 pm

      Também há a hipotese de alguem bater a clausula do militão já em janeiro. Um esquema de 3 centrais com corona e alex telles a fazer as alas também seria uma ideia interessante :)

  • Turiacus
    Posted Janeiro 8, 2019 at 1:33 pm

    Mas que reforço bomba! Das maiores contratações do nosso futebol por tudo aquilo que o Pepe já ganhou e pela qualidade que ainda apresenta. Sendo que para mim ainda é um central de topo.
    Estou curioso para ver como é que o Sérgio vai gerir tanta qualidade no eixo defensivo embora espere que esta contratação não seja para precaver uma saída do Militão. Gostava que o Diogo Leite fosse emprestado a um clube da primeira liga porque agora ainda menos minutos vai ter.
    É a primeira vez que compro um jogador no FM para o Porto e em que a transferência se concretiza na vida real ahaha

  • Meijor
    Posted Janeiro 8, 2019 at 1:28 pm

    Excelente notícia para o FCP e para o futebol português. Apesar de ter tido algumas paragens cerebrais, continua a ser um jogador que aprecio muito. É certo que fará 36 anos daqui a um mês e pouco, mas tem todas as condições para acrescentar valor. Fico apenas com uma pequena mágoa porque gostava de o ter visto jogar em Inglaterra. E não posso deixar de dizer que para mim foi o jogador mais importante da selecção na conquista do euro. Foi consistente, seguro e, mais importante, não lhe parou o cérebro.

    Nota: Muito se tem discutido de SC muda o sistema ou não. Não faz sentido nenhum, para uma equipa que vem de 18 vitórias consecutivas, mudar o sistema por causa de um jogador que chega a meio da época. Podia mudar? Sim, e em alguns momentos de jogo poderá acontecer, mas da mesma forma que aconteceu esta época sem ele estar presente. Acredito, como já disse, que foi uma oportunidade de negócio e que virá para dar profundidade ao plantel.

  • Tiago MR
    Posted Janeiro 8, 2019 at 1:27 pm

    Esta é uma contrataçao muito muito boa!! Acredito que assim que Pepe recupere os indices fisicos e que haja uma pausa para seleçoes para haver treino especifico o Porto pode efectivar o treino de um terceiro sistema com o qual abordara os jogos de uma forma completamente diferente. Ja disse ha algum tempo que o Porto poderia apostar num sistema à la Juve de 3 centrais pq tinha muitas opcoes mas agora com 3 soluçoes deste peso, creio que ja so nos resta esperar para ver o desenho em campo.

    Corona e Hernani na direita e sobretudo Oliver ao centro ganhariam mais espaço com este sistema. Ja Danilo torna-se desnecessario.

    Entusiasmado para ver o que dai vem, parabéns FCP!

  • Gaspas
    Posted Janeiro 8, 2019 at 1:21 pm

    E que bomba.
    O Porto é isto.
    Os jogadores saem do clube e pensam sempre em regressar.
    Depois dever jogadores formados no Sporting a assumirem que a regressar preferem o Porto está td dito.
    Parabéns a toda a estrutura.
    Cada vez mais sério candidato ao título.

    • Kafka
      Posted Janeiro 8, 2019 at 1:44 pm

      “cada vez mais sério candidato ao título”

      Estas a falar de 19/20? Concordo inteiramente, o fosso é cada vez maior

      Se estás a falar de 18/19 então não percebo o teor do comentário, pois o Porto já ganhou o campeonato 18/19

      • Ruben Martins
        Posted Janeiro 8, 2019 at 2:21 pm

        Em Maio se o Porto não ganhar vão dizer que os portistas andaram de peito feito como se já tivessem ganho.
        Estamos atentos. 6 pontos não é nada, o ano passado perdemos isso em 2 jornadas.

  • Chico
    Posted Janeiro 8, 2019 at 1:16 pm

    De referir ainda que o Benfica não faz uma contratação deste género desde Aimar (Saviola já estava numa fase muito descendente da carreira). O Porto nos últimos anos foi buscar Casillas e Pepe! O plantel do Porto é neste momento muito superior ao do Benfica (o do Benfica tem bem mais potencial, certo, mas daqui a 3 anos quase nenhum desses jogadores continua lá por culpa do vendedor ambulante)

    • Espessol
      Posted Janeiro 8, 2019 at 3:06 pm

      Dizer que o Porto tem um plantel muito muito superior ao do Benfica nada mais é que surrealismo puro

      • Chico
        Posted Janeiro 8, 2019 at 4:06 pm

        O que o Porto tem melhor: guarda-redes, defesa esquerdo mais completo, centrais titulares e suplentes, médios titulares, pontas-de-lança, três dos cinco melhores jogadores da Liga (Telles, Pepe e Militao)
        É ela por ela: lateral direito e extremos titulares
        O Benfica tem melhor: banco no meio campo e nas alas, Jonas, o melhor bigode do campeonato (A Almeida) e o melhor pai de família (Pizzi)

        No mínimo, equilibrado…

      • Xyeh
        Posted Janeiro 8, 2019 at 3:56 pm

        Quando de uma época para a outra o único reforço titular foi um central, no banco também não temos grandes mexidas, os rivais contrataram mais que o Porto, a diferença não é no plantel é mesmo nos treinadores e o que conseguiram retirar dos jogadores, aqui o SC fez mais que os treinadores do Sporting e o Rui Vitória.

        • Chico
          Posted Janeiro 8, 2019 at 4:10 pm

          E o Benfica foi buscar Vlachodimos e jogadores à formação. O resto foi refugo, mais valia nem ter feito nada.

    • Ruben Martins
      Posted Janeiro 8, 2019 at 2:22 pm

      No final deste ano o plantel do Porto também deve estar reduzido a metade entre saídas a custo zero e vendas inevitáveis..

      • Chico
        Posted Janeiro 8, 2019 at 2:52 pm

        SC vai substituir Brahimi com Galeno com facilidade (com SC vai render). E não vem grande mal ao mundo por se perder Herrera. E quanto a vendas, o Benfica também as vai ter que fazer, até porque não vai ter as receitas da Champions que o FCP terá.

  • Chico
    Posted Janeiro 8, 2019 at 1:12 pm

    Tremenda contratação. Um jogador que entra de caras para o top 3 de melhores jogadores a atuar no nosso país. Eu mandava Felipe para o banco e formava uma das duplas da europa (Pepe-Militão). Obviamente que Felipe não irá para o banco, porque a sua agressividade (excessiva) é muito útil a um grande português.

  • MegaBadjeras
    Posted Janeiro 8, 2019 at 1:11 pm

    Portanto a carreira do Diogo Leite e do Diogo Queirós no FC Porto acaba aqui hoje. Ainda houve uns quantos a criticar a opção do Dalot, o Dalot fez e muito bem em sair. Que estes dois centrais do FC Porto não façam como o Ferro que está com 21 anos quase 22, e ainda crê que vai algum dia ser titular no meu Benfica. Assim se estragam muitos centrais promissores portugueses. O mesmo aconteceu com o Domingos Duarte que andou a rodar de empréstimo em empréstimo.
    Neste momento, o que está mais perto de fazer companhia ao Rúben Dias na seleção A é o Gonçalo Cardoso do Boavista. Mas não creio que o cobarde medroso do FS chame um jogador do Boavista à seleção. Cá seria impensável ter um centra com 16, 17 anos a capitão e a ser chamado à seleção como aconteceu com o holandês. Hoje tem 19 anos e é um dos melhores do mundo.

    Boa sorte ao Pepe!

    • coach407
      Posted Janeiro 8, 2019 at 1:55 pm

      Calma. Aí no meio tentaste comparar o Gonçalo Cardoso ao… de Ligt?

      Ou tentaste comparar algum português a ele?

      O Ferro está no clube que lançou Lindelof e Rúben Dias mais ou menos com a idade dele. Mais ano menos ano. “O mesmo aconteceu com Domingos Duarte” não. O Benfica já percebeu há muito que os jogadores evoluem mais no Benfica B com um trabalho específico e adequado de que andar a rodar em equipinhas da I Liga.

      O erro do Benfica foi a contratação do Lema. Ao contrário de Dias e Lindelof, o Ferro não estava nos 4 centrais e assim é difícil aparecer a oportunidade que os outros tiveram.

      Se não tivessem contratado o Lema, o Ferro teria sido titular contra o FC Porto e se calhar já se teria afirmado.

      De qualquer forma, toda a gente no Benfica sabe que é uma questão de tempo até ter uma oportunidade. Se sair Lema até pode ser já na segunda volta. Tem de ter paciência.

      De qualquer forma, o Gonçalo Cardoso que se preocupe em chegar aos sub-21 primeiro. Está MUITO longe da seleção principal ainda.

      • Kacal
        Posted Janeiro 8, 2019 at 2:08 pm

        O MegaBadjeras não comparou o Gonçalo Cardoso ao De Ligt, mas sim a situação e contexto de aposta num e falta no outro, parece-me óbvio.

        • coach407
          Posted Janeiro 8, 2019 at 3:12 pm

          Ou seja, acha que as situações são comparáveis.

          Não é preciso ser um génio para perceber que se o de Ligt é aposta é porque é um fenómeno e não tem a mínima comparação com o Gonçalo Cardoso. Se este fosse um fenómeno similar ao holandês poderia fazer esse tipo de comparação.

          Se o Gonçalo tivesse a qualidade do de Ligt ou lá perto até poderia ficar escandalizado e comparar. Agora assim… daqui a bocado estamos a dizer que o Diogo Costa não senta o Casillas mas o Donnarumma foi logo aposta. Ou dizer que o Jota (Filipe) não é aposta mas o Mbappé foi.

          Há toda uma diferença de patamar. Estamos a falar de jogadores de nível Golden Boy.

          Quando houve um português a ser Golden Boy (Renato Sanches) não só foi aposta como até foi titular na final do Euro que nos tornou campeões europeus e daí foi para o Bayern.

          Se tivermos a falar de um jogador dessa dimensão podes dizer “Ah mas o de Ligt foi aposta e o Gonçalo Cardoso não é porquê?”. É que foi basicamente isto que ele disse no comentário dele. É assim tão difícil perceber porque é que o de Ligt é aposta na seleção e o Gonçalo Cardoso não?

          • Kacal
            Posted Janeiro 8, 2019 at 8:51 pm

            Nesse sentido dou-te razão e concordo, não é motivo para insultar o seleccionador. E concordo com o teu comentário, obviamente há diferenças nestas situações, mas do que percebi do ponto de vista do user Megabadjeras foi uma crítica de não se apostar em jovens com potencial que estão a jogar mesmo que em clubes mais modestos, na selecção. O tal domínio dos três “grandes” em que só se pode chamar jogadores deles, às vezes parece, acho que foi nesse sentido que ele quis falar. Mas não digo nada, percebi também o teu ponto de vista.

          • Kacal
            Posted Janeiro 8, 2019 at 3:48 pm

            Sim, há uma diferença de patamar e aí concordo. Mas lá está, daí que o De Ligt seja aposta num Ajax e o Gonçalo Cardoso num Boavista, daí que o De Ligt seja associado a um colosso e o Gonçalo Cardoso não. Mas talvez o Gonçalo possa ser associado a um dos três “grandes” e possa ser equacionado para a selecção. Além de Pepe e Rúben Dias, não temos mais centrais indiscutíveis seja por estarem em fase final da carreira ou por serem promessas que não são indiscutíveis nos respectivos clubes. Penso que o Gonçalo Cardoso poderia ser mais falado e equacionado, mas atenção que não conheço bem o jogador, estou só a tentar perceber o ponto do user Megabadjeras e dar-lhe o benefício da duvida.

            • coach407
              Posted Janeiro 8, 2019 at 5:13 pm

              Ele chamou “cobarde medroso” ao Fernando Santos por não apostar num central de 18 anos do Boavista e comparou com o de Ligt que com a sua idade era chamado à seleção da Holanda. Estás a entender a comparação que eu critiquei? Se houvesse um de Ligt português ele seria convocado mas está MUITO LONGE de ser o Gonçalo Cardoso.

              Ainda por cima o Fernando Santos levou o Renato Sanches ao Euro com a idade do Gonçalo Cardoso e até o colocou a titular na final do Euro. Além disso, ainda agora convocou o Gedson que é da idade do de Ligt e apenas 1 ano mais velho que o Gonçalo Cardoso.

              Não me parece que seja motivo para chamar merdoso ou cobarde a alguém. O Ferro é melhor que o Gonçalo Cardoso e nem observado deve ser. É convocado para os sub-21 e o Gonçalo não. Aqui se calhar até se admite a discussão mas ultrapassa o Fernando Santos. Insultar o selecionador por causa disto é estúpido mas isso é a minha opinião.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Janeiro 8, 2019 at 1:11 pm

    O Porto assim de repente é capaz de ter o 2º melhor quarteto defensivo do mundo, apenas acho a da Juventus melhor, pq de resto não estou a ver sinceramente..

    • Pedro Leal
      Posted Janeiro 8, 2019 at 2:08 pm

      Real, Atlético, Barcelona, Bayern, City, Chelsea, Tottenham têm bem melhores defesas que o Porto.

    • Mike The Kid
      Posted Janeiro 8, 2019 at 2:00 pm

      Isso é humor

    • fabio silva
      Posted Janeiro 8, 2019 at 1:37 pm

      Marcelo, Ramos, Varane, Carvajal
      Mendy, Stones, Laporte, Walker
      Jordi Alba, Pique, Umtiti, Sergi Roberto\Semedo
      Alaba, Boateng, Hummels, Kimmich
      Só de cabeça. Bem, é de longe o melhor em portugal, agora ir para dos melhores do mundo, puxado

      • Hirok "The Truth"
        Posted Janeiro 8, 2019 at 6:19 pm

        O do Real é o que se vê..
        O do city.. tem a ver com o treinador (até posso concordar)
        O do barça.. para mim só Umtiti jogava na defesa do Porto, o Jordi já não vai para novo e prefiro Telles..
        O do Bayern.. os centrais já foram dos melhores, neste momento são medianos..
        E digo isto sendo eu do Benfica..

  • Santander
    Posted Janeiro 8, 2019 at 1:08 pm

    Bem que grande contratação!! Agora seria o Mbabu o Eustaquio e o Nakajima.. Ficavamos com um plantel upa upa

  • MiguelF
    Posted Janeiro 8, 2019 at 1:02 pm

    Que excelente notícia, bem-vindo a casa Pepe.

    Curioso para saber que sistema tático vai usar o Sérgio Conceição.

    Será que Militão passa para lateral direito? Tem rendimento de forma excelente a central mas melhor que Maxi não é difícil de fazer, então a nível defensivo o FC Porto vai ganhar muito!

    Falta um lateral direito (prioridades das prioridades) e um extremo.

  • RicardoFaria
    Posted Janeiro 8, 2019 at 12:59 pm

    Fantástico!!! Altamente!!
    Ver Pepe (um dos meus centrais favoritos) que, na minha opinião, ainda é um dos melhores centrais do mundo, voltar ao FCPorto é incrível.
    Apesar de estarmos bem servidos na zona central da defesa, é um enorme jogador que chega ao clube e esses cabem em qualquer lado. Temos uma defesa de betão.
    Nota para o facto de termos 2 jogadores que foram titulares indiscutíveis num clube como o Real Madrid durante + de 10 anos.
    Estou curioso para ver como SC vai inserir Pepe na equipa.

    Saudações DesPortistas!

  • Flavio Trindade
    Posted Janeiro 8, 2019 at 12:58 pm

    Na plenitude das suas faculdades, um dos 5 melhores centrais do mundo.
    Para o Porto e para o campeonato português uma contratação extraordinária, ficando os portistas com uma defesa de nível europeu (não são muitos, pelo contrário, os clubes de topo com tantas opções de grande qualidade na defesa).

    As questões aqui são:
    -a necessidade…
    Sai Militão já? Defesa a 3? Militão a lateral desvalorizando o seu impacto e crescimento como um dos centrais mais apetecíveis do futebol mundial? Filipe no banco?

    -o próprio momento de Pepe.
    Já não joga há alguns meses, já não vai para novo, e será sempre complicado voltar ao pico de forma.

    Terá a resposta Sérgio Conceição desportivamente, e a direcção do Porto no seu projecto desportivo e financeiro.

    Ainda assim, somando todas as vertentes, como adepto de futebol é sempre um prazer enorme ver os nossos heróis nacionais voltarem à nossa liga, dando-lhe visibilidade e mais qualidade, e para os portistas, há ainda o bónus de ver regressar esse herói à casa de partida.

    • FCPenta
      Posted Janeiro 8, 2019 at 1:06 pm

      Nesta fase “desvalorizar” Militão ao meter o brasileiro na direita não é totalmente descabido.

      Pode ganhar tempo suficiente para a renovação com cláusula de 70M para cima.

  • Kafka
    Posted Janeiro 8, 2019 at 12:57 pm

    Já agora esta é só mais uma para aquele mito que os Portistas inventaram de que “o Benfica tem melhor equipa que o Porto”… Mas muito melhor, nem há comparação, upa upa

    • João Ribeiro
      Posted Janeiro 8, 2019 at 2:01 pm

      Equipa não tem, mas plantel sim.

    • Moskva slezam ne verit
      Posted Janeiro 8, 2019 at 1:13 pm

      Essa foi uma afirmação feita no início da época, quando não era sequer possível imaginar que o Pepe voltaria ao Porto; o Porto até poderá ter melhor equipa, mas o Pepe não serve como argumento.

    • FCPenta
      Posted Janeiro 8, 2019 at 1:06 pm

      As aulas do Porto mandam um abraço.

      Só digo isto: Zivkovic, 4a escolha do Benfica era titular no Porto.

      • CarlosFCP
        Posted Janeiro 8, 2019 at 1:40 pm

        Titular não sei mas seria o 12° jogador na maioria dos jogos, sem dúvida.

        Temos melhor plantel porque o Conceição consegue potenciar o que tem à disposição, com outro treinador duvido que fosse assim.

  • Footballfan
    Posted Janeiro 8, 2019 at 12:57 pm

    No fundo é também preparar o futuro (apesar dos quase 36 anos), vai garantir a venda de Militao em Junho. Agora têm de sair 2 centrais…

  • João Ribeiro
    Posted Janeiro 8, 2019 at 12:51 pm

    Cheira-me a mudança de sistema para o 3-5-2. É certo que não é muito normal nem aconselhável trocar de sistema numa equipa que está bem embalada e que vai com a época a meio, mas a equipa muitas vezes já se comporta desta forma, principalmente quando joga o Corona a lateral e a equipa se encontra em organização ofensiva. A acontecer, julgo que a equipa não sentirá muito esta eventual mudança.

  • AndreADG
    Posted Janeiro 8, 2019 at 12:49 pm

    Muito muito satisfeito com esta notícia. Pepe é ainda um grande jogador e está aí para as curvas. Se a defesa estava a abanar ultimamente, então as coisas devem melhorar bastante caso Militão vá para DD.

  • Estigarribia
    Posted Janeiro 8, 2019 at 12:48 pm

    Grande contratação! O FC Porto está de parabéns pelo regresso de Pepe.

    Agora com Pepe a fazer dupla com Felipe, Éder Militão passará, quase de certeza, para o lado direito da defesa e mantendo-se Alex Telles no lado canhoto.

    Saudações Leoninas

  • CarlosSL
    Posted Janeiro 8, 2019 at 12:47 pm

    O palmarés de Pepe em Portugal não interessa? Eu diria que sim

  • Tiago Pjanic
    Posted Janeiro 8, 2019 at 12:46 pm

    Depois de ver ontem mbemba a jogar com os pés, acho que era uma opção credível a lateral, velocidade tambem não falta

    • Kacal
      Posted Janeiro 8, 2019 at 12:54 pm

      E quem é que senta? Ou Felipe?! Nunca na vida, acredito mais no Militão a DD mesmo, jogou nessa posição no São Paulo.

      • Ze Maria
        Posted Janeiro 8, 2019 at 1:24 pm

        Sabes o significado de opção credível?

        • Kacal
          Posted Janeiro 8, 2019 at 2:02 pm

          Se calhar precipitei e não percebi bem o contexto do que disse o user “Tiago Pjanic”, agora entendi melhor. Mas sim, sei bem o que quer dizer opção credível, escusas de usar esse tom.

  • Kacal
    Posted Janeiro 8, 2019 at 12:46 pm

    FINALMENTE é oficial!! Como tinha dito, fosse qual fosse o desfecho iria ficar bem e aceitar, mas era uma oportunidade de negócio irrecusável. Um central que continua a ser top e para a nossa realidade é mesmo “bomba” e será durante 2 ou 3 épocas, acredito. Que tem muita cultura vencedora e experiência, é sempre positivo para um grupo. Que é português e internacional, que conhece o campeonato, que dará “peso” na Champions e poderá disputa-la. E que será um esteio na defesa com toda a certeza. Um dos melhores reforços deste século, a meu ver, dada a situação. Uma oportunidade de negócio e finalmente a sermos competentes na parte das transferências e fecharmos um negócio que não podia ser de outra forma. Grande reforço, esperemos que venha com a mentalidade de ser “mais um” e ajudar o grupo, se assim for tem tudo para dar certo. Deixou-me extremamente contente e satisfeito esta notícia, fantástico.

    Em termos tácticos será dupla com Felipe ou trio com Felipe e Militão num sistema de 3 centrais, mas acredito que será mais a primeira opção e Militão irá para a lateral direita, a segunda opção deverá acontecer pontualmente. De resto, esperemos que mexer no Militão que tem estado muito bem e sólido, a evoluir bem, não traga problemas e ele renda na lateral direita, vejo qualidade nele para tal. A sua altura e jogo aéreo, a sua velocidade e a sua capacidade de antecipação e posicionamento, podem fazer dele um lateral de qualidade também, sendo que mesmo tecnicamente é dotado para defesa, obviamente não acho que tenha o potencial que tem a central, mas será sempre um “upgrade” a Maxi e Corona, aí sem duvida. Esperemos que cumpra bem e continue a evolução, seja como for, quem o quiser contratar poderá fazê-lo para central na mesma. Até pode ser que “passe despercebido” e fique mais 1 época, seria perfeito. A ver vamos.

    Sê bem-vindo de volta Pepe e que tenhas muita sorte e sucesso, ansioso por vê-lo de azul e branco novamente a representar-nos, vamos Pepão!!

    • M'difh
      Posted Janeiro 9, 2019 at 4:51 am

      Tenho estado a ler alguns comentários acerca do Militão não poder render tanto a central como a lateral, o que acho estranho visto ele ser atlético, forte tacticamente e dotado tecnicamente como toda a gente diz e como o próprio vem demonstrando.
      Ora isto não poderá fazer dele um lateral “moderno” super-completo? Acho que a sua velocidade e qualidade técnica serão melhor exploradas a jogar como lateral direito. Para mim nunca fez sentido a sua utilização como central visto que ele foi contratado com base nas exibições no São Paulo a jogar nessa posição, e a jogar que se fartava, a ser dos melhores do Brasileirão. É óbvio que chegou e encantou como central, mas talvez seja agora a fase de maturação certa para fazer a mudança posicional, e se tal se verificar então será corrigida a maior lacuna do plantel do FC Porto. Nem quero imaginá-lo a fazer piscinas pelo corredor!!

      Imagino que seja um risco estar a mexer nas rotinas de jogo de um jogador a meio da época, mas se ele for mesmo bom como nós (portistas) almejamos que seja, ele vai corresponder e mostrar que é melhor lateral que central. Essa é a minha sincera opinião (e convicção): se Militão for classe mundial ele irá corresponder.

      Saudações DesPortistas

  • masterDC
    Posted Janeiro 8, 2019 at 12:44 pm

    Que reforço, agora o Militão deve passar para lateral e os portistas já não têm que levar com o Maxi a lateral! Com a vinda do Pepe ganham um central experiente, um grande defesa e que apesar dos seus 35 quase 36 será continua a ser um excelente defesa e ganham um lateral (Militão) que conhece essa posição e é um ótimo upgrade ao Maxi. É sempre bom ter excelentes jogadores no nosso campeonato. O SC deverá manter o mesmo sistema, pelo menos era o que eu faria, a meio da época não se pode fazer experiências e está mais que provado que este sistema tem dado resultados (18 vitórias seguidas). Ora com esta excelente contratação e uma possível vitória em Alvalade o Porto carimba praticamente a revalidação do título.

  • ACT7
    Posted Janeiro 8, 2019 at 12:43 pm

    Contratação bomba.
    O Porto têm neste momento têm os 3 melhores centrais da liga.
    Já se pode dizer que o Porto têm um excelente plantel ou nem por isso?
    Vamos ver como o SC vai gerir estes 3 jogadores.
    Vi algumas qualidades no Diogo Leite, é pena não terem minutos, deverá ser emprestado.

    • Mike The Kid
      Posted Janeiro 8, 2019 at 2:04 pm

      O Porto tem o melhor central da liga

    • Pedro Leal
      Posted Janeiro 8, 2019 at 1:53 pm

      O Felipe não é melhor que o Mathieu nem que que o Rúben Dias, no máximo está ao mesmo nível que estes 2. Já os outros dois (Pepe e Militão) esses sim são os 2 melhores.

    • Kacal
      Posted Janeiro 8, 2019 at 12:56 pm

      Não, não pode. Temos uma excelente defesa titular, isso sim! O sector defensivo é muito bom, mas continuamos a ter lacunas no banco nos outros sectores. Nada é perfeito.

  • Kafka
    Posted Janeiro 8, 2019 at 12:43 pm

    Vir Pepe ou vir Messi seria indiferente para a época 18/19 pois o Porto com ou sem Pepe e com ou sem Messi será sempre campeão, portanto para esta época é indeferente…. Para 19/20 aí sim é um tremendo reforço e que aumenta ainda mais o fosso do Porto para o Benfica…

    “10 anos à frente” + “dinheiro não é problema” = Porto Bi-Campeão nacional e cada vez com equipa muito superior à do Benfica

    Mas siga esta tudo fantástico

    • Ze Maria
      Posted Janeiro 8, 2019 at 1:00 pm

      Agora pensa no futuro sombrio da nossa parte. E quase tão improvável ver o Sporting campeão do que outro qualquer…

      • Kafka
        Posted Janeiro 8, 2019 at 2:02 pm

        Não é “quase”, é mesmo.. O fosso do Porto para Benfica e Sporting é cada vez maior… Bi-campeonato já está e ao dia de hoje partem claramente na frente para 19/20…pode estar a criar-se aqui uma hegemonia estilo Juve ou PSG onde os campeonatos são meras formalidades, a não ser que muita coisa mude no Benfica e Sporting daqui para a frente… Para já o fosso é cada vez maior do Porto para os restantes

  • Bernardo Guerreiro
    Posted Janeiro 8, 2019 at 12:43 pm

    Casillas, Telles, Felipe, Pepe e Militão. Que defesa, inacreditável. A melhor que me lembro de ver dos últimos 15 anos no futebol português.

  • Lopes da Silva
    Posted Janeiro 8, 2019 at 12:42 pm

    Foi uma contratação à Juventus. Sem precisar, mas nunca é demais. Grande visão de mercado!

  • touny71
    Posted Janeiro 8, 2019 at 12:41 pm

    A nível da transferência do Casillas, grande bomba. Em todos os sentidos.

    Uma pena que não possa jogar na CL

  • Lopes da Silva
    Posted Janeiro 8, 2019 at 12:41 pm

    Para mim ainda é o melhor central do mundo. Se não é, só perde para Godin.

    • AndreChaves9
      Posted Janeiro 8, 2019 at 1:19 pm

      Deve ser por isso que ninguém lhe pegou quando saiu do Real. Mais noção sff. É um dos melhores do século mas já não é top 10 mundial. Top 20 se estiver no seu melhor sem dúvida

  • MagicoLucho
    Posted Janeiro 8, 2019 at 12:40 pm

    Que grande reforço!! Bem vindo a casa Pepe! Um dos melhores jogadores da liga portuguesa, e que nos dá grande confiança na defesa.

    O porto neste momento, NA MINHA OPINIÃO, enviesada claro por ser adepto do clube envolvido, tem das melhores defesas da Europa, incluindo Guarda-redes. Que orgulho. Pena que o resto da equipa não seja toda do mesmo nivel, nomeadamente no que diz respeito a avançados, mas já chega para a realidade portuguesa.

    • Kacal
      Posted Janeiro 8, 2019 at 12:52 pm

      Também acho que temos das melhores defesas da Europa e os números provam-no mesmo sem Pepe, com ele mais ainda. Se o Militão render bem a DD, temos sim das melhores defesas da Europa. Obviamente há algumas acima de nós, naturalmente, mas temos uma excelente defesa.

      • Rui Silva
        Posted Janeiro 8, 2019 at 1:21 pm

        Os números não o provam, pelo contrário. Por exemplo, na Champions o FCP tem 9 equipas com o mesmo ou menor número de golos sofridos (aliás, aqui inclui-se o Shalke, do grupo do Porto).

        • Kacal
          Posted Janeiro 8, 2019 at 2:01 pm

          O Schalke sofreu menos, mas marcou menos 9 golos, o que demonstra que recorreu ao jogo defensivo para passar o grupo. Se vires as equipas que têm os mesmos golos sofridos que nós ou menos 1 ou mais 1, são as seguintes: Juventus, Man Utd, Real Madrid, Man City, Bayern, Ajax, Liverpool, Napoli, Inter, Atlético de Madrid, Dortmund, Schalke e Club Brugge. O que demonstra? Que exceptuando Schalke e Club Brugge, talvez o Ajax também embora contem com Blind e De Ligt, estamos a falar de alguns dos melhores clubes da Europa, logo continuo a achar que os números provam-no, sofrer 6 golos não é tanto assim. Além disso, agora temos Pepe o que dá a tal melhoria extra deslocando Militão para a lateral direita. E no campeonato somos a melhor defesa com menos 6 golos sofridos que a segunda melhor defesa.

          • Rui Silva
            Posted Janeiro 8, 2019 at 2:52 pm

            Kacal, não quis dizer que a defesa não era boa (acho que é muito boa). Nem sequer disse que não é das melhores da Europa (não acho que seja, mas são opiniões). O que quis refutar foi a tua afirmação de que os números provam que o FCP tem uma das melhores defesas da Europa…
            De resto – grande contratação para o FCP, que torna uma defesa muito boa, numa ainda melhor.

            • Kacal
              Posted Janeiro 8, 2019 at 3:44 pm

              Não achas que a nossa defesa é uma das melhores da Europa abaixo num top10/15/20? Os “ses” são sempre suposições, mas talvez com Pepe na defesa e Militão a lateral direito desde do inicio ainda tivéssemos sofrido menos golos na ChampionS. Obviamente os números provam que somos uma defesa forte, mas acho que é das melhores da Europa agora com o acréscimo de Pepe, na prática vamos ver. Mas aceito e respeito a tua opinião, claro.

              • Rui Silva
                Posted Janeiro 8, 2019 at 4:22 pm

                Num top 15 talvez, e num top 20 certamente. O Porto enquanto equipa está neste top, portanto é natural que a defesa não fuja ao panorama geral. É uma questão de definirmos o que quer dizer “das melhores da europa”. :) Abraço

                • Kacal
                  Posted Janeiro 8, 2019 at 5:18 pm

                  Eu por “melhores da Europa” defino como uma das melhores a seguir aos “tubarões” europeus, aí acho que é.

                  De resto, concordo. Também depende da definição de cada um, mas percebi o teu ponto. Abraço :)

  • Marcos
    Posted Janeiro 8, 2019 at 12:39 pm

    Bomba!!! Militão a lateral ou 3-5-2. Leite tem de ser emprestado

    • MegaBadjeras
      Posted Janeiro 8, 2019 at 1:13 pm

      Leite tem de ser vendido e não emprestado. Nunca terá espaço no FC Porto, ao mínimo erro, queimaram-no logo.

    • Groot
      Posted Janeiro 8, 2019 at 12:53 pm

      Não sei até que ponto mudar um sistema que está a dar frutos seja uma boa medida

  • Pedro Salgado
    Posted Janeiro 8, 2019 at 12:38 pm

    Excelente contratação por aquilo que vale enquanto jogador, mas também enquanto símbolo no balneário. Juntamente com Casillas representa quantos títulos?

  • André Dias
    Posted Janeiro 8, 2019 at 12:38 pm

    Pepe não era um jogador propriamente necessário mas traz muita qualidade, liderança e experiência por isso é uma excelente contratação. Deve formar dupla com Felipe e Militão passa para DD que é provavelmente a posição mais fraca do FCP (e de grande parte das equipas do nosso campeonato, diga-se).

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Janeiro 8, 2019 at 4:36 pm

      Pepe continua a ser dos melhores centrais mundiais por isso cabe em QUALQUER plantel a face da terra no meu entender. QUALQUER.

  • M1950
    Posted Janeiro 8, 2019 at 12:35 pm

    Um grande jogador de regresso ao futebol português. Nem senti que fosse natural do Brasil , Pepe é mais de nós , e um dos que mais sente a nossa camisola , teve alguns comportamentos destemperados no Real Madrid mas atingiu níveis da galeria dos melhores centrais do futebol europeu da década , jogador soberbo que ainda está aí para as curvas devido à uma excelente forma física e morfologia.

    Grande contratação do FC Porto que penso que vai quebrar o jejum de Alvalade (10 anos sem ganhar) dia 12 e fazer uma caminhada tranquila para o título.

  • J Silver
    Posted Janeiro 8, 2019 at 12:35 pm

    Melhor jogador da Liga a partir de agora. Não sei quantos mais anos Pepe vai durar mas pelo nível que apresenta na selecção, esta é uma péssima notícia para os rivais.

  • Trofa United
    Posted Janeiro 8, 2019 at 12:34 pm

    Finalmente OFICIAL! Muito contente com esta noticia. Espero que Militão encoste na lateral direita e ficamos com uma super defesa! Uma boa notícia no meio de tanto erro que o meu Porto tem cometido…
    Saudações DesPortistas!

  • Ze Maria
    Posted Janeiro 8, 2019 at 12:32 pm

    Um dos melhores reforços da história do futebol portugues.

    E isto numa equipa que lidera a lá Juventus e que não precisa de reforços. Grande contratação.

    SL

    • Kacal
      Posted Janeiro 8, 2019 at 12:48 pm

      Lá vem o exagero do costume, é difícil não te achar um pouco “troll” quando és excessivo em algumas coisas. Lidera à Juventus, ainda há 2 anos atrás o Benfica era tetracampeão. A diferença de gestão e plantel do Porto para o Benfica, pelo menos, não é como da Juventus para os outros clubes. Falta é treinador ao Benfica, mas acredito que na próxima época os facilitismos acabem.

      • Ze Maria
        Posted Janeiro 8, 2019 at 1:21 pm

        Acho que a palavra “liderar” é suficientemente explícita no que AO CORRENTE ano diz respeito. Não falei de anos passados.

        7 pontos para o Porto são irrecuperáveis, o Porto e campeão desde a derrota do Benfica em Portimão. Ser campeão em Dezembro só o Bayern ou a Juventus ou o PSG.

        Portanto, não, não é exagero nenhum.

        Para o ano vamos ver que equipa vai o Benfica apresentar.

        • Kacal
          Posted Janeiro 8, 2019 at 1:55 pm

          Neste momento temos mais 6 pontos que o 2º, 7 que o 3º e 8 que o 4º, mas vamos ver o que acontece no sábado. Basta um deslize e essa diferença diminuí logo para algo alcançável por parte dos rivais. Apesar de haver muito mérito em nós, os rivais também têm estado aquém. A Juve lidera o campeonato com mais 9 pontos que o 2º, mas depois é uma diferença abismal para 2º e 3º. 14 e 21 pontos, respectivamente. Há uma diferença. No fim da época se fazem as contas. Nesse sentido és o “Kafka de Alvalade”. Os outros são sempre melhores e insuperáveis.

          • Kacal
            Posted Janeiro 8, 2019 at 2:08 pm

            *3º e 4º

          • Ze Maria
            Posted Janeiro 8, 2019 at 2:04 pm

            Vamos lá ser sérios sff. Só o Benfica é que vos interessa e esse está a 7 pontos. 7 pontos nunca ninguém recuperou ao Porto na HISTÓRIA.

            Ninguém tem culpa que não queiras assumir o óbvio.

            Para além disso o Benfica ainda vai a Braga, Guimarães e ao Dragão.

            • Kacal
              Posted Janeiro 8, 2019 at 2:36 pm

              E é o óbvio porque tu dizes? Não percebi. Ai esse dom da razão e verdade absoluta, ai ai. Tenho a certeza que há pessoas que discordam de ti também, não será unânime. E mais uma vez a fazer do Sporting um coitadinho. A mim interessa-me todos os rivais, inclusive o Braga. Não menosprezo ninguém e nós temos é que continuar a dar o litro e vencer os nossos jogos, um deslize contra o Sporting e poderá ficar tudo relançado, muita calma. 7 pontos podem não ter recuperado, mas acredito que 4 ou 5 já e um deslize contra o Sporting poderá levar para essa diferença pontual. Vamos lá ver. Mas repito, a diferença de nós para os restantes, não é tão grande como a Juve para os outros, nós temos vencido com dificuldades em certos jogos, vamos lá ter calma com os excessos.

Deixa um comentário