Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Portugal atropela Inglaterra; Cardoso Varela (três assistências) e Rodrigo Mora (bis e assistência) deram show

Brilhante exibição dos lusos, frente a uma Inglaterra que fisicamente impressiona, tecnicamente também está ao nível das melhores e ainda por cima vinha de golear a França por 4-0. Os jovens portugueses foram extremamente eficazes, tiveram outra vez Rodrigo Mora e Cardoso Varela (apenas 15 anos) em grande foco, e reforçaram a candidatura ao título. Diogo Ferreira foi igualmente decisivo ao negar o 1-0 com uma grande defesa.

Portugal deixou muito bem encaminhada a qualificação para os quartos-de-final do Europeu Sub-17 ao bater a Inglaterra por 4-1. Rodrigo Mora (bis e assistência) e Cardoso Varela (três assistências) brilharam, num jogo em que Gabriel Silva e Afonso Patrão também marcaram e Mikey Moore fez o tento de honra dos ingleses. João Santos alinhou com: Diogo Ferreira, Martim Cunha, Rafael Mota, Rui Silva, Duarte Soares, David Daiber, João Simões (Afonso Meireles, 67′), Rodrigo Mora, Geovany Quenda, Cardoso Varela e Gabriel Silva (Afonso Patrão, 67′).

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

44 Comentários

  • Mantorras
    Posted Maio 25, 2024 at 1:33 pm

    Ja eu destacaria o Mora e o GR, o puto fez umas quantas defesas soberbas.

  • OTioVermelhudo
    Posted Maio 25, 2024 at 7:08 am

    Pois vi o joguinho a espaços, portanto a minha análise ao jogador em questão é feita mais na base de suposições do que numa opinião devidamente fundamentada. Basicamente, se o tempo mostrar que eu estou completamente errado… tá tudo bem.
    ——
    Vi o tal Quenda e tive as chamadas Bruma vibes. E o Bruma, para quem não sabe, supostamente iria ser uma enorme figura do futebol nacional quando tinha 17 anos.
    É um guri com energia, este Quenda, claramente se deve destacar na sua faixa etária, e num futebol de toque bonito como o nosso, mas parece ser daqueles casos em que joga muito à bola, mas pouco futebol.
    Lembrou-me também o Frank Moreiry, que lá saiu para o Chelsea na época passada e que teve decisões paupérrimas com bola sempre que jogou na nossa equipa principal.
    ——
    Sempre que vejo estes guris de faixa supostamente muito talentosos, tento perceber se jogam tanto como jogavam o Chris ou o Quaresma ou o Simão. Não me impressionam rigorosamente nada.
    O Sabrosa, se não fosse a lesão depois da primeira época no Benfica, tinha tido uma carreira internacional ao nível de um Bernardo Silva porque tinha inteligência, toque, passe, cruzamento, velocidade, remate para ou equipas de posse ou para ser um demónio no contra ataque. Num Barcelona, tão novo, era complicado.
    Em termos globais, Simão Sabrosa era um jogador muito mais completo que o Bernardo Silva.
    ——
    Relativamente aos outros dois, tinham fintas curtas para todos os gostos de deixar um cara de queixo caído e que faziam as delícias do menino Tiozinho.
    —–
    Portanto, e podendo errar grandemente, não vejo nada de especial no Quenda. Provavelmente será mais um caso daqueles miúdos que se destaca nos escalões jovens também porque nos escalões jovens não se defende como gente grande e há muito mais anarquia tática.
    Se o Tio estiver errado, tudo bem. Bom para o moço.

    • Red Scorpius
      Posted Maio 25, 2024 at 12:35 pm

      Ó tiozinho,

      Não sei se sabe, mas o Bernardo foi campeão em França pelo Mónaco, onde o PSG já era muito mais forte que a concorrência, e leva 6 Premiere Ligue e uma Champions pelo City, sempre titular. Não terá o golo nem a velocidade de Simão, mas no resto a comparação só pode ser uma piada.
      Gostei do Sabrosa no meu clube, onde terá atingido o auge da sua carreira, mas um bocadinho longe do auge do Bernardo, não acha?

      • OTioVermelhudo
        Posted Maio 25, 2024 at 3:10 pm

        Pois eu vou simplesmente perguntar onde raio é que a análise comparativa entre jogadores tem a ver com o Mónaco isto ou aquilo?
        Nada.
        —–
        Velocidade com e sem bola, capacidade de partir para cima, golo, marcação de livres diretos, penalidades, mais resistência ao choque e mais destemido no confronto físico. Tinha também passe e cruzamento de excelência e leitura boa.
        —–
        Para mim, Simão oferecia mais a um treinador do que o Bernardo.

        • Red Scorpius
          Posted Maio 25, 2024 at 4:01 pm

          A análise tem a ver com o que cada um foi, ou ainda é no caso do Bernardo, no futebol. O resto são lérias.

          • OTioVermelhudo
            Posted Maio 25, 2024 at 4:23 pm

            Pois eu diria que o Simão foi um jogador muito mais completo, tendo capacidade para replicar com bastante qualidade o estilo de jogo do Bernardo.
            O inverso não dava.
            O Bernardo não consegue fazer muito do que o Simão fazia.
            —–
            Em termos de carreira, Bernardo ganha.

            • Red Scorpius
              Posted Maio 26, 2024 at 9:43 am

              Em termos de carreira, Bernardo ganha porque…é mais completo.
              O tio tem que procurar o que Guardiola – penso que entenderá mais do assunto que o tio que terá tido também melhor carreira – tem dito sobre as qualidades de Bernardo, bem como alguns colegas do City, como Grealish, Foden e outros.
              Mas só a sua visão é que está bem…Fique com ela e estime-a.

        • w0bbly
          Posted Maio 25, 2024 at 3:48 pm

          No futebol de hoje em dia nunca na vida. A capacidade de trabalho, a inteligência na ocupação de espaços, o hibrido entre ala e médio. Principalmente no modelo do Guardiola, nem por sombras o Simão oferecia mais. No entanto numa coisa concordo contigo acho que não estão em planos qualitativos tão afastados como querem dar a entender. Tudo bem o Bernardo ganhou imensos titulos, está inserido numa equipa super competitiva e top 3 da ultima decada mas o Simão era jogador de outros voos. Tinha uma qualidade superlativa.

          • OTioVermelhudo
            Posted Maio 25, 2024 at 4:20 pm

            Pois discordo quando falas em capacidade de trabalho. Simão tinha de sobra e era de uma inteligência futebolística fora do normal.
            —–
            Obviamente o Bernardo dá coisas ao Guardiola que o Simão não daria em termos táticos.
            Porquê? Porque este último nunca trabalhou com ele.
            Não vejo qualquer limitação física, técnica ou de inteligência tática para o Simão não conseguir fazer muito do que o Bernardo faz.
            —–
            Passe, cruzamento, decisão… Em algumas o Simão era fraco? Não.
            Acrescenta a isto livre diretos, velocidade com e sem bola, mesmo fisicamente Simão era mais forte e com mais intensidade para partir para cima.
            Bernardo é muito inteligente, baila e vem para dentro em busca de espaço e temporiza bem. Simão conseguiria fazer isso, mas rematava melhor.
            ——
            As carreiras são fruto do trabalho, da sorte e da qualidade.
            Eu comparo apenas a qualidade.
            Para mim, o Sabrosa era muito mais completo porque até nas bolas paradas metia medo.

    • Citizen_Erased
      Posted Maio 25, 2024 at 11:02 am

      O Simão é mais completo que o Bernardo?

      • Mike-UK
        Posted Maio 25, 2024 at 12:05 pm

        “Muito mais completo”, foi o palavreado.
        Na medida em que completou mais épocas no Benfica, isso é inquestionável.
        O plot twist é que ambos tem exactamente o mesmo número de títulos conquistados ao serviço do Benfica.

        • Citizen_Erased
          Posted Maio 25, 2024 at 2:21 pm

          Nem tinha reparado, se mais completo é bastante questionável, muito mais completo é impossível. Como diz o Red Scorpius, tinha mais golo e velocidade, mas no resto, nunca na vida…

          • OTioVermelhudo
            Posted Maio 25, 2024 at 3:14 pm

            Pois vamos além da velocidade e finalização.
            Livre diretos?
            Penalidades?
            Capacidade de driblar ou de ultrapassar o jogador em velocidade?
            Capacidade de ir à linha?
            Capacidade de diagonais com golo?
            —–
            Simão Sabrosa foi um jogador muito mais completo que o Bernardo, não retiro nada do que disse.
            Quem viu o Simão, como o Tio viu, sabe que este conseguiria também fazer um jogo de posse de excelente qualidade como o Bernardo o faz muito bem hoje em dia.

    • Mike-UK
      Posted Maio 25, 2024 at 9:43 am

      O Simão se se se se…

      SE o Simão tivesse vingado em Barcelona não tinha vindo parar ao Benfica. Só nesse ponto o Bernardo dá 15-0. Nos outros todos é obliteração total.

      • OTioVermelhudo
        Posted Maio 25, 2024 at 3:07 pm

        Pois poderei dizer simplesmente que o Bernardo vai para um Mónaco e o Simão vai para um Barcelona.
        Só por aí, acho esse argumento sem sentido.
        Depois, há laterais direitos cuja qualidade era superior ao Estádio mas que nunca chegaram a um grande.
        Acontece.
        Uma coisa não invalida a outra.

        • Mike-UK
          Posted Maio 25, 2024 at 4:04 pm

          Só estás a dar força ao argumento: o Bernardo vai para “um Monaco”. Essa edição de série b de clube de futebol.
          E foi figura de proa.
          E foi campeão.
          Na Ligue 1 do PSG.
          E dali foi para o City afirmar-se como um dos melhores do mundo.
          Comparar Simao a Bernardo tem dois efeitos: é o melhor elogio de vida e carreira que o Simão poderia receber. E é de um tremendo mau gosto para o melhor jogador Português dos últimos 5 anos.

          • OTioVermelhudo
            Posted Maio 25, 2024 at 4:14 pm

            Pois o meu argumento mostrou duplamente que o que tu usaste não faz sentido.
            Ir para um Mónaco ou para um Barcelona são realidades bastante distintas. Nem vamos comparar a pressão de ser o novo Figo com um Mónaco.
            Simão não estava preparado.
            Depois, o Esgaio jogou num grande mas não significa que tenha sido melhor que todo e qualquer lateral português que nunca tenha jogado num grande.
            Basicamente, eu não comparo qualidade dos jogadores com clubes onde ele jogou.
            Posso é comparar carreiras. E as carreiras também são feitas por empresários.
            —–
            Comparando as qualidades de um e de outro, o Simão dava mais a um treinador do que o Bernardo.
            Penso desta forma.
            Foi um extremo invertido com golo e com cabeça de número 10. Jogador que passou ao lado de uma carreira internacional fenomenal também porque o Benfica não podia prescindir dele.
            É conhecido o episódio do avião para o Liverpool.

        • OTioVermelhudo
          Posted Maio 25, 2024 at 3:17 pm

          Naturalmente me estava referindo ao Esgaio.
          “Pois”.

    • OTioVermelhudo
      Posted Maio 25, 2024 at 9:01 am

      Pois gostaria também de acrescentar que o foi dito para o Quenda também se aplica ao Cardoso Varela.

  • Luke Skywalker
    Posted Maio 24, 2024 at 11:18 pm

    Não desfazendo de ninguém, porque esta é uma equipa cheia de talentos (um miúdo de 15 anos como o Varela fazer o que tem feito não é para todos, por exemplo), mas o Quenda e o Mora…futuros craques autênticos que Porto e Sporting têm aqui para potenciar. O Quenda já acompanhava há algum tempo, por ser do Sporting. O Mora também já se tinha destacado e chamado à atenção, mas vi muito poucos jogos dele, até hoje.
    *
    A verdade é que esta equipa inglesa é das principais favoritas a vencer o troféu e Portugal simplesmente fez tudo parecer “fácil”. Deixam aqui bastantes expetativas para uma potencial vitória europeia…veremos.

  • Tiago Silva
    Posted Maio 24, 2024 at 10:28 pm

    Por acaso não fiquei muito impressionado com o Quenda neste jogo, mas vê-se que tem bastante potencial. Mas o Cardoso Varela é outro nível, já define com um acerto impressionante! E o Mora é um talento geracional! E também o Diogo Ferreira e o João Simões impressionaram-me muito, o primeiro teve ali umas defesas espetaculares e o segundo joga sempre simples e bem. O Gilberto e os centrais também muito bem. Esta geração tem muito talento, acredito que esteja aqui muito material para potenciar com potencial de seleção A no futuro!

  • CABONG
    Posted Maio 24, 2024 at 9:30 pm

    Aqui para nós o Mora já é jogador de II Liga, veio aqui em modo editor de FM.
    Teria feito mais falta nos Sub 19 que falharam a fase final do Euro Sub 19

  • Flavio Trindade
    Posted Maio 24, 2024 at 8:57 pm

    Mora, Varela e Quenda muito talento aqui.

    O Porto se for inteligente e dada a falta de dinheiro tem aqui potencial desportivo e financeiro para crescer imenso.

    Contudo apesar do talento dos avançados esta Seleção denota outra coisa.
    Tacticamente é muito forte, o meio campo é muito sólido, o guarda redes é bom, os centrais também.

    Podemos não ter o talento individual em técnica e potência de outras Seleções, mas colectivamente somos fortíssimos.

    Muita atenção à evolução destes miúdos.
    Deem-lhes espaço!

    • Jasomp
      Posted Maio 24, 2024 at 10:43 pm

      Podemos não ter o talento individual de outras seleções? Com base em quê dizes isso?

      • Flavio Trindade
        Posted Maio 25, 2024 at 12:20 pm

        Em técnica e potência.
        França e Inglaterra aliam o plano físico ao técnico.
        Nós fisicamente somos menos dotados mas tecnicamente e principalmente tacticamente, e na compreensão do jogo do que vi até agora estamos num nível muito elevado

        • Jasomp
          Posted Maio 25, 2024 at 12:52 pm

          Naquilo que realmente interessa no talento de um jogador – a competência técnica, somos claramente melhores que os espanhóis e que os ingleses. Da França, não sei, porque ainda não vi.

  • Mike-UK
    Posted Maio 24, 2024 at 7:49 pm

    Mora, Quenda e Varela são 3 miúdos com potencial tremendo, mas Mora é muito diferenciado.

  • gyoking
    Posted Maio 24, 2024 at 7:29 pm

    Este Rodrigo Mora tem um potencial incrível, o Porto tem aqui um diamante. Se tiver cabecinha pode chegar longe, não diria ao nível de um João Neves, mas de um De Bruyne ou Messi é capaz.

    • Art Vandelay
      Posted Maio 25, 2024 at 2:30 am

      Messi? O Messi é destacado o melhor jogador deste século…

      É no mínimo arriscado (quase casino) projectar um miúdo de 17 anos para algo desta magnitude

      • Luke Skywalker
        Posted Maio 25, 2024 at 11:12 am

        Foi ironia, caro Vandelay. Acho que ele estava a querer “picar” o Nickles, por causa do João Neves e dos vários comentários dele sobre o jovem.

    • P. Pereira
      Posted Maio 24, 2024 at 8:54 pm

      Sim se fosse um bocadinho melhor ainda chegava ao nível do Gyokeres mas parece-me que vai ficar pelo nível de Messi ou De Bruyne

  • The Mo
    Posted Maio 24, 2024 at 7:28 pm

    Eu não preciso de conhecer os jogadores todos, para saber que Rodrigo Mora é de longe o melhor jogador desta competição.
    Talento absurdo.
    Cardoso Varela o seu fiel seguidor, também com muito talento.
    Se Portugal ganhar este europeu é porque acima de tudo tem estes dois jogadores.
    Sem eles a esta hora estavam eliminados.

    • Neville Longbottom
      Posted Maio 26, 2024 at 10:41 am

      Na verdade, sim precisas de conhecer.

    • disturbed17
      Posted Maio 24, 2024 at 9:25 pm

      Diz-me que és portista cego sem dizeres que és portista…

      • The Mo
        Posted Maio 24, 2024 at 10:59 pm

        Viste os jogos?
        No primeiro Portugal foi inferior a Espanha, mas o talento de Mora e Varela resolveram.
        Sem eles a Espanha teria ganho.
        Hoje o jogo foi mais equilibrado, ainda assim o resultado é mentiroso.
        Mas quando se tem Mora( 2 golos e 1 assistência) e Varela( 3 assistências) as coisas tornam-se simples.
        Sou portista, mas não precisava de o ser para constatar o obvio.

    • Mike-UK
      Posted Maio 24, 2024 at 7:48 pm

      E era para cima de 15-0 goleadas em ambos os jogos.
      Ao terceiro já nem iam para perderem só por 3.

  • Jasomp
    Posted Maio 24, 2024 at 7:24 pm

    Nossa senhora, o que jogam o Quenda e o Rodrigo Mora. Isto são talentos absolutamente geracionais.

    Sacada aos ingleses na segunda parte. Valeu a nossa superioridade técnica.

    • JohnWick
      Posted Maio 24, 2024 at 7:48 pm

      Quenda? Até pode ser muito bom jogador (não acompanho as camadas jovens do Sporting para tecer uma opinião) mas nestes dois jogos foi absolutamente banal. Já os dois miúdos do Porto jogam muito e juntam apetência ofensiva com compromisso defensivo o que não é muito normal nesta idade

      • oMeuUserName
        Posted Maio 24, 2024 at 9:29 pm

        O compromisso defensivo do Mora aparece num a cada cinco lances… Entende-se, não estou a criticar, mas mencionar o compromisso defensivo como uma das principais características do Mora é um bocado puxado.

        • JohnWick
          Posted Maio 24, 2024 at 10:38 pm

          Nunca disse que era das principais, longe disso! Considero mais um bónus porque se aos 17 anos já percebe que nem que seja uma vez por outra tem de correr pra trás é muito bom. Há malta bem mais velha que nunca percebeu isso (ou não quis perceber)

Deixa um comentário