Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Liga imita Bundesliga e vai ter playoff na próxima época

Boa medida? Não fazia sentido descerem apenas duas equipas num campeonato a 18, mas o problema é que na maior parte dos casos o 16.º da I liga, por ter mais orçamento e um plantel para uma divisão maior, tem grande vantagem neste playoff.

Os clubes profissionais aprovaram, em Assembleia Geral Extraordinária da Liga, a introdução de um playoff entre o 16.º da Liga NOS e o terceiro classificado da 2.ª Liga. Assim, na próxima época teremos uma alteração do quadro competitivo, à semelhança da Bundesliga, em que os dois últimos classificados da I Liga seriam despromovidos e os dois primeiros do segundo escalão ascendem à prova principal, como agora, mas o antepenúltimo da I Liga (16.º) e o terceiro classificado da II passam a disputar entre eles um play-off a duas mãos, após o término dos campeonatos, sendo que o clube da divisão inferior joga em casa o primeiro jogo.

46 Comentários

  • Kacal
    Posted Julho 29, 2020 at 3:01 pm

    Bem com isto quem sabe subam as três que até gostava de ver subir com Estoril, Académica e Portimonense (Sporting da Covilhã ou Mafra seria interessante também) mesmo que uma delas seja através do play-off. Quem pode sair prejudicado com isto é o Tondela ou o Vitória de Setúbal que costumam andar na “corda bamba” e safar-se na última, mas desta vez a salvação (ficar acima dos 2 últimos) poderá não ser suficiente. A ver vamos.

  • Bino Costa
    Posted Julho 29, 2020 at 11:36 am

    Não creio que invenções com 4 voltas e 10 equipas sejam soluções. Eu diria que 16 equipas seria o mais apropriado para o tamanho do país, e descendo 3 equipas directas. Dentro das ligas em países com dimensões parecidas temos: Bélgica (16), Grécia (14), Suécia (16), Rep. Checa (16), Holanda (18 – embora já seja maior, com 16M).
    Na 2ª Liga apimentava-se com um playoff entre o 3º ao 6º que traria uma competitividade imensa, visto que por exemplo este ano como as coisas estavam, o 15º classificado Penafiel estava a apenas 9 pontos do 6º, significando que tanto lutava como a manutenção como ainda poderia sonhar com o acesso ao playoff.

  • RonaldoFenomeno
    Posted Julho 29, 2020 at 12:08 am

    Não consigo achar “piada” a Playoffs entre equipas de divisões diferentes. Um tenta-se safar depois uma época fraca (o da liga superior) e o da liga inferior pode morrer duas vezes na praia, depois de uma época positiva (pelo menos eu considero um terceiro lugar positivo);
    Se fosse um Playoff entre o 11º e 16ª ainda podia animar, para ver se ninguém queria ficar nesses lugares e deixavam de jogar para o pontinho.

    Mas sem dúvida que a I Liga devia ser reduzida e, para mim, 16 já não era mau; acabar com a taça da Liga que não serve para nada, para lá de esquemas de apostas. É uma competição sem histórico, sem acesso a qualquer competição europeia, sem retorno financeiro e que implica jogos acrescidos…. e, já agora, acabar com a tecnologia.

  • Francis19scp
    Posted Julho 28, 2020 at 10:57 pm

    Acho uma medida absolutamente irrelevante para um problema de fundo de falta de competitividade. É melhor que antes porque mais uma equipa desce mas continuam a ser demasiadas equipas numa liga destas. Para mim haveria 13/14 equipas de primeira liga e desceriam duas diretamente e possivelmente uma por playoff.

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Julho 28, 2020 at 10:34 pm

    Playoffs não têm razão de ser numa prova de resistência. O que é preciso é reduzir para 16 equipas, mas sendo as próprias a decidir como é que vão aceitá-lo? Devia haver normas da FIFA quanto a isto. O nosso país não sustenta 18 clubes por escalão.

  • Mike-UK
    Posted Julho 28, 2020 at 9:46 pm

    Cada vez me convenço mais: 12 equipas a 4 voltas, sem taça da liga.
    descem 3, 5 vao à Europa.

    • dependente
      Posted Julho 28, 2020 at 11:55 pm

      12 equipas a duas voltas (22 jogos) e uma segunda fase com duas séries(1ºs seis a discutir o titulo/últimos seis a discutir a despromoção) de seis equipas (10 jogos) num
      total de 32 jogos. Os pontos da 1ª fase transitariam na totalidade para a segunda fase

    • Grozny31
      Posted Julho 28, 2020 at 10:56 pm

      isto

  • TBL
    Posted Julho 28, 2020 at 9:27 pm

    Não sou fã de playoffs, acho que um objetivo de uma época não pode ser decidido num jogo ou em dois. Mas é uma solução melhor do que aquela que tem estado em vigor nos últimos anos.

    Na minha opinião, o ideal são 16 equipas com 2 descidas/subidas (ia mais longe e propunha 3 para maior competição).
    A menos mal seria 18 equipas com 3 descidas/subidas.

  • Joao C. Nogueira
    Posted Julho 28, 2020 at 9:17 pm

    16/14 equipas seria o cenário ideal, não faz sentido um país pequeno como o nosso, em que o nível geral de futebol é bastante fraco, ter um campeonato com 18 equipas.

    16/14 equipas, onde duas descem diretamente, para mim seria o cenário ideal e só iria aumentar a qualidade do futebol e a competitividade.

  • Flavio Trindade
    Posted Julho 28, 2020 at 8:34 pm

    O que deveria ter acontecido era a redução da liga para 16 que é o melhor número para a nossa realidade.

    Ainda assim, esta decisão é a menos má já que permite finalmente tornar o único campeonato profissional em Portugal, verdadeiramente competitivo e imprevisível, colocar no melhor dos cenários, mais uma equipa na Primeira Liga.

    Aliás, no cenário actual, e sem desfasamento competitivo, não sei mesmo se Feirense, Mafra ou Estoril não ganhavam o lugar ao V.Setúbal, Tondela ou BSad

  • Malloy
    Posted Julho 28, 2020 at 7:54 pm

    Bom , bom eram os antigos tempos da Liguilha …onde os segundos classificados das 3 zonas da segunda divisão , mais o 13° classificado da primeira divisão iam para a luta …bons tempos

    • Lobo
      Posted Julho 29, 2020 at 9:51 am

      Sim, e no tempo da Liguilha, jogavam todos contra todos a duas voltas (6 jogos, portanto). E era emocionante, até. Se não me engano, foi assim que o Chaves subiu pela primeira vez à 1.ª Divisão — através da Liguilha e não diretamente. E correu bem, porque ficaram logo em 6.º na sua primeira presença.

  • Antonio Clismo
    Posted Julho 28, 2020 at 7:15 pm

    Já que estamos numa de importar coisas da Alemanha porque não se começam a importar dirigentes também? Assim acabava-se com o amadorismo e a falta de rumo da maioria dos clubes das nossas ligas profissionais.

  • Tiago Silva
    Posted Julho 28, 2020 at 6:48 pm

    Já é um passo, eu sou um defensor da diminuição do número de equipas na Primeira Liga de forma a torná-la mais competitiva. Com 18 equipas e apenas 2 a descer são sempre as mesmas equipas a competir e depois vemos espetáculos deprimentes de equipas a jogar para o pontinho. Temos um país demasiado pequeno para tantas equipas na Primeira Liga.

  • Hamukau
    Posted Julho 28, 2020 at 6:41 pm

    Acho uma boa medida, acredito que nem sempre será fácil jogar contra o 3º da ll liga, existem equipas bastante competitivas e que se podem superar.

    A próxima medida seria a redução da liga para 16 equipas e se poder a saída do Proença.

  • maregasemtijolos
    Posted Julho 28, 2020 at 6:33 pm

    Se por ventura a Liga quisesse imitar a Bundesliga em relação ao playoff, teria que a equipa da segunda liga jogar o segundo jogo em casa, e não o contrário.

  • masterDC
    Posted Julho 28, 2020 at 6:29 pm

    Finalmente uma boa decisão, mas eu ia mais longe ainda, eu passava a o campeonato para 16 e o antepenúltimo faria um playoff com o terceiro da 2.ª Liga, ou subiam 3 diretamente e o 4.º lugar tinha direito a um playoff, assim as equipas teriam que esforçar mais e poderiamos ter novas equipas na 1.ª, sendo que algumas até são melhores que as da primeira divisão .

    Pelo menos introduziram algo que já há muito tempo se pedia. Espero que as medidas não fiquem por aqui porque há muito a mudar no nosso futebol.

  • Kafka
    Posted Julho 28, 2020 at 6:27 pm

    Tal como acontece na Bundesliga, a grande maioria das vezes a equipa da 1ª divisão é que ganha, aqui não será diferente

    É uma solução melhor que a que estava, mas fica aquém do esperado….o ideal seria descerem os 3 últimos directos e a haver playoff era como em Espanha e Inglaterra nas 2ª divisões entre os 3º, 4º, 5º e 6º classificado

    • Fim da oligarquia
      Posted Julho 28, 2020 at 11:10 pm

      Concordo.Na primeira liga tem que descer 3 equipas até para não premiar com a manutenção equipas que foram bastante fracas como por exemplo aconteceu este ano.Para além de aumentar a competitividade.
      Já na segunda o equilíbrio até é grande e esse modelo aumentaria a emoção e até as receitas de bilheteira.

    • maregasemtijolos
      Posted Julho 28, 2020 at 9:29 pm

      Kafka, sem dúvida. Mas acho que as possibilidades da equipa da divisão inferior ainda se tornam mais pequenas quando esta tem de realizar o segundo jogo fora

  • JoaoMiguel96
    Posted Julho 28, 2020 at 6:23 pm

    Ao menos pode descer mais um clube. Já não é mau.

    Agora, enquanto tivermos 18 clubes numa Liga e num país sem capacidade para isso nada vai mudar.

  • kiterioVFC
    Posted Julho 28, 2020 at 6:11 pm

    Concordo com a decisão, mas sou apologista da redução do número de clubes no nosso campeonato.

    Diria 16 clubes, com 2 a descerem em cada época.

    Atenção, há equipas mais capazes na segunda do que na primeira…. Não sei se o Vitória eliminava o Feirense, caso existisse playoff.

    • Antonio Clismo
      Posted Julho 28, 2020 at 6:20 pm

      O Guilherme Ramos estava a ser um dos melhores centrais da Segunda Liga e a naquela forma grande parte das equipas da Primeira Liga gostariam de o ter.

      Também acho que o Feirense venceria facilmente contra o Setúbal se houvesse playoff.

      • Manel Ferreira
        Posted Julho 28, 2020 at 8:09 pm

        Ou se calhar não venceriam nada facilmente e o Feirense “parece” muito melhor que o Setúbal apenas porque passa o tempo todo a jogar contra Oliveirenses e Covas, enquanto o Setúbal joga contra equipas e jogadores bastante superiores. É mais fácil uma equipa “parecer” melhor do que outra, quando os objetivos e a competição são completamente diferentes.
        Lembremos que, ainda há um ano, o mesmo Feirense foi uma das piores equipas dos últimos 20 anos na 1ª Liga.

  • JonySilva
    Posted Julho 28, 2020 at 6:10 pm

    De aplaudir! Quanto mais tentarem aumentar competitividade mais devemos aplaudir as decisões.

  • Manel Ferreira
    Posted Julho 28, 2020 at 6:09 pm

    Não sou muito de playoffs e preferia 3 descidas diretas, mas concordo que descerem apenas 2 em 18 era ridículo e não poderia durar muito tempo.
    E sim, já se sabe que, sempre que o clube da 1ª Liga conseguir a permanência, vamos ter gritos de “injustiça”, “pobre clube X da 2ª morreu na praia, não mereciam isto” “não deviam dar estas oportunidades a clubes que fizeram épocas horríveis” e por aí fora…

  • Estigarribia
    Posted Julho 28, 2020 at 6:08 pm

    Boa medida, claro. Tudo o que seja para dar mais competitividade ao campeonato português é sempre bem-vindo, desde que seja bem feito. E mais do que descerem apenas duas equipas, fazia-me mais confusão ver o 3º classificado da Liga de Honra “morrer na praia”, por assim dizer. Pelo menos, assim, sempre o 3º classificado pode lutar por um lugar na 1ª Liga Portuguesa.

    Saudações Leoninas

    P.S.: Aliás, o ideal seria um playoff, como é no Championship, entre o 3º, 4º, 5º e 6º classificados da Liga de Honra. Mas pronto esta solução também me agrada.

    • JJ da bancada
      Posted Julho 28, 2020 at 6:17 pm

      Não acho de todo boa ideia essa do play-off entre 3,4,5 e 6! O campeonato é longo e não vejo lógica nenhuma uma equipa que ao longo de uma “maratona” Tenha conseguido mais pontos, possa perder contra uma equipa que fez menos! Decidir em 2 jogos, todo um ano… É dar a hipótese de ganhar a quem fez menos por isso!

      • Estigarribia
        Posted Julho 28, 2020 at 6:50 pm

        JJ da bancada,

        Aceito e compreendo a tua opinião, mas o Championship, por exemplo, também é um campeonato muito longo e tem playoff. Porque não fazer-se algo assim na nossa Segunda Liga? Até poderia trazer mais competitividade à Liga de Honra.

        Saudações Leoninas

  • Giuseppe F
    Posted Julho 28, 2020 at 6:04 pm

    Por mim o 16.º descia diretamente. Mas do mal o menos.

    Continuamos é com 10/12 equipas a lutar pela manutenção e 8/10 a conseguir o objetivo, o que é um pouco triste.

    SL

    • Chico
      Posted Julho 28, 2020 at 6:17 pm

      Sem dúvida, neste momento temos Benfica, Porto, Sporting, Braga, Guimarães, Rio Ave e Famalicão a lutar por algo mais do que a manutenção. As restantes equipas até podem ter uma época excecional em que consigam chegar à primeira metade da tabela com tranquilidade, mas o objetivo é sempre a manutenção. Gostava de um campeonato de 10 equipas com 4 voltas. Seria ultra-competitivo e tornaria o campeonato mais apelativo, aumentando as receitas. Além disso, Portugal não tem capacidade para sustentar tantas equipas profissionais.

      • dependente
        Posted Julho 28, 2020 at 11:59 pm

        10 equipas a 4 voltas são 36 jogos. Era capaz de não ser bom para o futebol português no contexto das provas euripaias

      • RomeuPaulo
        Posted Julho 28, 2020 at 7:33 pm

        Não colocava para já o Famalicão nesse lote, acredito que será diferente, mas esta época pode ser uma one season wonder.

        Um campeonato de 10 equipas a 4 voltas seria bastante desgastante para os jogadores e obrigaria a um maior investimento para ter plantéis mais longos e com mais qualidade (são 38 jornadas com 5 jogos cada).

        Eu prefiro um campeonato com 12 equipas e 2 fases, na 1° fase 22 jornadas todos contra todos, na 2° fase os 6 melhores lutavam para ser campeão e os 6 piores pela manutenção, pelas minhas contas daria um total de 32 jornadas com 6 jogos cada, mas com o dobro dos jogos entre as melhores equipas.

        • Filipe_Carvalho
          Posted Julho 29, 2020 at 10:04 am

          Um campeonato com 10 equipa a 4 voltas seriam 36 jornadas e não 38.

        • Cossery
          Posted Julho 28, 2020 at 9:51 pm

          É o modelo que eu sugeria também. Sei que as experiências deste género noutros países nem sempre resultaram, mas acredito que em Portugal resultaria. Talvez torna-se mais banais os jogos grandes, é possível, mas dava mais estaleca aos grandes e tinha mas potencial de direitos televisivos em conjunto.

        • Chico
          Posted Julho 28, 2020 at 8:23 pm

          Não, com 10 equipas e 4 voltas seriam 36 jornadas, mais 2 do que agora. Insignificante portanto.

          • RomeuPaulo
            Posted Julho 28, 2020 at 9:07 pm

            Tens razão, fiz mal as contas.

            Para mim o atual campeonato é longo e isso nota-se na qualidade dos jogos.

            Se queremos aumentar a qualidade do nosso campeonato, uma das medidas passa por reduzir o número de jogos para aumentar o tempo disponível para treino que se deverá refletir num aumento da qualidade dos jogos.

        • Manel Ferreira
          Posted Julho 28, 2020 at 8:14 pm

          Como já disse várias vezes sou absolutamente contra qualquer quadro com menos de 16 – que acabará por ser o número de equipas, mais cedo ou mais tarde – mas acho sempre piada a essa ideia do playoff de campeões e playoff de manutenção.
          Nem acho que a ideia seja propriamente “má”, mas num país como Portugal seria muitíssimo complicado. Imaginem o cenário em que um Benfica ou Porto chegam longe nas competições europeias (tipo quartos da LC ou meias da LE) e teriam os jogos do playoff de campeão ao mesmo tempo que esses jogos decisivos europeus.
          Ou seja, basicamente, iriam apanhar todos os Bragas, Sportings, Guimarães ao mesmo tempo que os Dortmunds, Sevillas, Tottenhams, etc…
          Boa sorte. Não durava dois anos a acabarem com isso.

          • TBL
            Posted Julho 29, 2020 at 10:46 am

            Concordo com a primeira frase. Se 18 me parecem demais para a nossa realidade, menos de 16 também não me parece fazer sentido, até porque seria a morte de muitos clubes que andam entre a I e a II Liga. Porque se neste momento temos 34+2equipasB nos campeonatos profissionais, se reduzissem os a II Liga para 12 clubes sobrariam 22+2, a muitos dos quais seria ainda mais improvável conseguirem subirem à I Liga. Por exemplo, clubes mais pequenos ou de regiões menos representadas, que cronicamente andaram uma vida inteira em divisões inferiores e conseguiram ascender à I Liga (casos de Moreirense, Arouca, Tondela…) nunca lá conseguiriam chegar se na II Liga tivessem, por exemplo, a concorrência do Marítimo ou do Boavista.

            Pessoalmente gostaria de ver 16 na I Liga, mantendo 18 na II Liga. E, de preferência, com 3 subidas/descidas. E a Taça da Liga reformulada para ter eliminatórias a apenas uma mão (sempre em casa da equipa pior classificada na época anterior) a culminar numa final four em campo neutro.

          • Giuseppe F
            Posted Julho 28, 2020 at 9:34 pm

            Ou então se calhar até corria bem. Talvez o que falte mais sejam jogos com Bragas, Sportings e Guimarães do que jogos com Boavistas e afins.

            E talvez o Porto passasse o Tottenham a ter de ir a Braga intervalado.

          • RomeuPaulo
            Posted Julho 28, 2020 at 9:16 pm

            Esse é exatamente um dos problemas dos clubes portugueses, estão tão habituados a jogos onde são claramente superiores ao adversário que não ficam tão bem preparados para as competições europeias.

            Se olharmos para o Benfica ou o Porto, estes têm no máximo uns 10/12 jogos de grau de dificuldade elevado em 34 jornadas, é bastante pouco para quem pretende ser mais competitivo lá fora.

            Numa fase inicial talvez causasse um pouco de mossa lá fora, mas em 2/3 anos as equipas portuguesas estariam muito mais preparadas para fazer frente aos tubarões europeus.

            PS: eu não defendo um playoff, defendo uma liga com as 6 melhores equipas a jogarem todos contra todos, 10 jornadas com jogo em casa e fora, playoff é aquilo que se faz no futsal por exemplo.

            • Manel Ferreira
              Posted Julho 28, 2020 at 9:59 pm

              Acho que não percebeste bem (nem o italiano de baixo, para quem a possibilidade de um clube crescer, melhorar, tornar-se mais competitivo é nula, mas adiante).
              Eu não estava a dizer se seria bom ou mau para o clube em termos competitivos. Estava a dizer que os clubes, mesmo os grandes, já se queixam de tantas coisas, que ia ser giro meterem jogos importantes e de grande dificuldade no campeonato ao mesmo tempos de jogos importantes e de grande dificuldade europeia. Acredito mesmo que as queixas disso iam ser tão sonoras que a coisa não duraria. “Estão a impedir-nos de chegar longe ao marcar um Benfica-Porto entre um Benfica-Tottenham!!!”
              De qualquer forma, não acho que um cenário destes vá acontecer tão cedo, portanto estamos apenas em especulação.

              E que eu saiba, não foi preciso reduzir para 12 (ou a aberração de 10) para os clubes portugueses conseguirem chegar a finais europeias e fazer brilharetes. Conseguiu-se perfeitamente com 16…

              • RomeuPaulo
                Posted Julho 28, 2020 at 11:09 pm

                Eu percebi bem o teu comentário, mas essas queixas que falas nada são mais que ruído para agradar aos adeptos, uma desculpa para um possível falhanço, porque em Portugal não se assume responsabilidades, arranja-se desculpas.

                Numa liga séria, esse ruído seria completamente ignorado.

                Mas lá está, isto é só especulação, existe muito lobby instalado no futebol.

Deixa um comentário