Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Se houver uma final Portugal-Alemanha, Portugal ganha. França? Somos os últimos a jogar e quando chegarmos ao jogo saberemos que resultados nos poderão interessar»

Quando se começa a fazer estas contas, “a ver se perder 1-0 com a França dá”, por norma dá mau resultado.

Fernando Santos manifestou este domingo a convicção que Portugal vai passar aos oitavos-de-final. «Depois do jogo houve frustração e tristeza. Desde o jogo até cá nem sei se alguém falou pelo caminho. São jogadores que estão em grandes equipas, já ganharam coisas mas também já perderam finais. Eu também sou experiente para perceber que é o momento para não se falar, deixar refleti. O grupo está em aberto, não quero antecipar cenários. Somos os últimos a jogar e quando chegarmos ao jogo com a França saberemos que resultados nos poderão interessar», disse o selecionador, que voltou ainda ao confronto com a Alemanha. «Estamos entre as 10 melhores seleções do mundo, digo-o com toda a confiança… Faltou colocar um homem junto dos centrais, para que não fôssemos desposicionados e para que não tivéssemos situações de cinco para quatro e por isso é que inverti o triângulo do meio-campo, mas não conseguimos controlar o jogo da Alemanha. Se houver uma final Portugal-Alemanha, Portugal ganha».

49 Comentários

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Junho 21, 2021 at 2:21 pm

    Se houver uma final Portugal-Alemanha…

    O Fernando Santos deveria ponderar seriamente dedicar-se à comédia…

  • Kacal
    Posted Junho 20, 2021 at 11:11 pm

    A mim dá-me a impressão que o sucesso subiu à cabeça de Fernando Santos, o facto de ter feito história ao conquistar a 1ª grande competição da nossa selecção faz-lhe pensar que pode dizer tudo e que fica livre de tudo. Com esta conversa dá a entender que se for preciso um empate apenas para garantir a passagem vai tentar empatar, se a derrota chegar vai tentar não perder por muitos, enfim é triste porque temos jogadores para mais.

  • Jota Neves
    Posted Junho 20, 2021 at 10:36 pm

    Fernando Santos demorou 24 horas a ver aquilo que estava à vista de todos.

    Aos 5 minutos de jogo, golo invalidado a Gosens, que apareceu a rematar à entrada da lateral esquerda da pequena área um centro da direita. Gosens aparece solto de marcação nas costas do Nelson Semedo, que estava a marcar o Gnabry nas costas do Pepe. Nesse lance estão 5 atacantes alemães para 4 defesas portugueses.
    A linha de 5 do ataque alemão só foi desfeita com a saída do Gosens, ao minuto 62. Enquanto durou, a defesa portuguesa esteve sempre em desvantagen numérica, 4 para 5, e sofremos quatro golos e criaram mais algumas ocasiões para marcar.
    Todos estavam a ver o que se estava a passar. Todos não, menos um. Precisamente aquele que tinha obrigação de ter visto.
    O que fez Fernando Santos? Nada, ou quase nada, substitui o Bernardo pelo Renato. Troca por troca.

    Só hoje, 24 horas depois descobriu o que deveria ter feito ontem, logo a seguir aos 5 minutos, quando os alemãs deram o primeiro aviso?

    O jogo de ontem fez-me lembrar o jogo cque perdemos contra a França, em Lisboa, no passado mês de Novembro. A França entra com o Kingsley Coman à direita encostado na linha. Obrigando o Guerreiro a vir fora para defndê-lo e a explorar o jogo interior nas costas do William . Cria ocasiões atrás de ocasiões e domina o jogo. Fernando Santos foi surpreendido com a manobra tática do Deschamps e revelou-se totalmente incapaz de corrigir a equipa. Resultado, perdemos o jogo por um golo e fomos totalmente dominados pelos franceses.

    • DNowitzki
      Posted Junho 20, 2021 at 11:06 pm

      Toda a gente viu o que relataste, exceto (a) o selecionador nacional e (b) os que escolheram o Semedo como o bode expiatório deste Euro e vão bater nele aconteça o que acontecer.

      Lembro-me bem do mesmo «parlapiê» em 2016 com o Éder e depois andaram aos pulinhos graças, em grande parte, ao homem.

  • Red Scorpius
    Posted Junho 20, 2021 at 9:55 pm

    Se o próximo jogo com a França fosse a final ganhávamos. Esperemos que à hora que se disputa o nosso jogo já haja dois terceiros fora da competição. Se assim não for estamos tramados.

    • Kafka
      Posted Junho 20, 2021 at 10:32 pm

      Para matemáticamente estarmos apurados antes do jogo, a Croácia e Escócia teriam de empatar, Eslováquia vencer e a Suécia não perder

      Ora é pouco provável que a Eslováquia vença, portanto esse cenário não é provável

      No entanto pode bastar perder por 1 ou até mesmo perder por 2 com a França…. Seria preciso Ucrânia e Áustria NÃO empatarem, e a Bélgica vencer a Finlândia…. Caso isso suceda, a derrota por 1 com a França chega

  • Gunnerz
    Posted Junho 20, 2021 at 9:49 pm

    Se o Deschamps dissesse “se houver uma final França Portugal, França ganha” estava aqui tudo a falar de arrogância..

    Q nervos de treinador.

  • Joaquim O
    Posted Junho 20, 2021 at 9:45 pm

    Mas ele pensa mesmo que a Alemanha iria fazer exatamente a mesma coisa se jogasse outra vez contra nós? Enfim. Antes de pensar as finais é ver se conseguimos passa

  • Dca
    Posted Junho 20, 2021 at 9:18 pm

    Vou ser o mais sincero possivel… Nojo.
    Temos uma equipa incrivel, e andamos sempre neste tipo de discurso. “Quem é que acha que vai à Alemanha ganhar”.. A sério?
    Eu sei o que ele faz, mete os outros nos pincaros, os outros são fortissimos e superiores e depois o que ele fizer de bom, parece um Deus. E o povo vai todo contente atrás. N amigos meus que pouco ou nada percebem de futebol consideram o FS eterno e insubstituivel.
    Este constante desvalorização do nosso potencial, a sério que me enoja.

  • Pipi Romagnoli
    Posted Junho 20, 2021 at 9:12 pm

    Já chegou a este ponto coitado, alguém que lhe diga que rezar não serve de nada no que ao futebol diz respeito. Sl

  • Goncalo Silva
    Posted Junho 20, 2021 at 9:07 pm

    Afinal Fernando Santos viu o mesmo que nós sobre as situações constantes de 5 contra 4. Se diz que faltou um central, porquê é que não o fez? Ele falou em inverter o triângulo do meio campo mas eu pelo menos não vi nada disso.

  • Ezio
    Posted Junho 20, 2021 at 9:06 pm

    Enfim isto é inacreditável, que falta de noção…

  • ACT7
    Posted Junho 20, 2021 at 9:00 pm

    Ahhh afinal faltou por um jogador juntos dos centrais. Aliás ontem o FS não referiu isso, hoje e certamente depois de ter visto o jogo concluiu o óbvio.
    Tão simples que era no momento defensivo colocar o Danilo entre o Rúben e o Pepe e alargar a linha defensiva.

  • BioSpot
    Posted Junho 20, 2021 at 8:55 pm

    “Faltou colocar um homem junto dos centrais”, a sério que só agora percebeste isto, FS? Era pior recuar o Danilo para central (alias andou a fazer jogos de preparação nessa posição) deixar o meio campo para William e jogar numa espécie de 3-4-3? Com linhas mais juntas? Será que daria ainda pior resultado?
    Depois todo o discurso do FS parece-me perdido, de alguém que não tem rumo, muito diferente do discurso usado em 2016.

  • Schwifty
    Posted Junho 20, 2021 at 8:41 pm

    Este gajo trocou o tabaco por cenas que fazem rir! É que só pode… Que treinador medíocre e já digo isto desde 2016… Ele continua a acreditar que se mexer o menos possível na seleção de 2016, vai ser campeão europeu outra vez! Está a arriscar-se a nem passar da fase de grupos… Declarações ridículas antes do jogo da Alemanha, declarações ridículas depois do jogo da Alemanha, declarações ridículas antes do jogo da França… Enfim! Calem o homem, por favor… Um treinador com esta mentalidade não deve e não pode ser o treinador de uma seleção que representa um país conhecido pela sua garra, ambição, capacidade de sacrifício…

  • Ramon Caetano
    Posted Junho 20, 2021 at 8:38 pm

    Pobrezinhos de nós ter que levar com isto.

    O milagre de 2016 deu-lhe crédito infinito?

  • Sodogodo
    Posted Junho 20, 2021 at 8:36 pm

    Quando os treinadores começam a ter conferencias de imprensa assim, é muito mau sinal. Nada do que ele diz desde o final do jogo faz sentido. A mentalidade de pequeno está lá.

  • deus_Ex_machina
    Posted Junho 20, 2021 at 8:32 pm

    De empate em empate até à final!

  • e13
    Posted Junho 20, 2021 at 8:21 pm

    Mas não precisava de inverter o triângulo sr. Engenheiro … se o objetivo eram dobras e compensações tem o Palhinha no banco.
    Ou então, há que chegar à conclusão que este 4-3-3 vai ser comido de cebolada por todos os adversários que se apresentem num sistema de 3 centrais. Arranje-se soluções…
    Que tal, em vez de utilizar o duplo pivô, apostar em 3 guarda-redes contra a França. O empate, ou perder por poucos chega, não é verdade sr. Engenheiro?!

    • Ezio
      Posted Junho 20, 2021 at 9:48 pm

      Portugal não jogou em 4-3-3, mas sim num 4-2-3-1, sendo que esses 2 do meio campo pareciam 2 bonecos de matraquilhos a jogar um ao lado do outro, para onde ia um ia o outro, depois o homem mais à frente não tem capacidade para jogar a 10 e para ajudar à festa nem a defender ajudava, enfim mau demais, mas vai voltar a ser isto no próximo jogo que ninguém pense o contrário, vamos ver como corre, apesar de o optimismo ser muito pouco neste momento.

  • Abbas
    Posted Junho 20, 2021 at 7:59 pm

    Mentalidade problemática, no mínimo.

  • Kafka
    Posted Junho 20, 2021 at 7:59 pm

    É o que digo, o Santos desde o início que está a fazer as mesmas contas que eu e daí saber que está tudo a correr bem para já

    O mais provável até é Portugal já chegar qualificado ao jogo com a França, ou apenas precisar de perder por 1 ou algo parecido

    Para já uma coisa é certa, basta o empate contra a França que passarmos, independentemente dos restantes resultados

    • Joaquim O
      Posted Junho 20, 2021 at 10:07 pm

      Não adianta esses cálculos, no Mundial empatamos com o Irão e perdemos contra o Uruguai. Não viste a França empatar com a Hungria ontem? Se é para perder nas grandes penalidades nos quartos de final e depois considerar que fizemos um bom Europeu mas “tivemos azar”, e levar ainda com as estratégias do FS mais 5 anos, não obrigado.

    • Berdadeiro
      Posted Junho 20, 2021 at 9:02 pm

      Essas contas ainda vão sair furadas…

      Como é que o mais provável é Portugal já chegar qualificado ao jogo com a França se já há outros 3 terceiros com pelo menos 3 pontos? A única hipótese de Portugal entrar em campo já qualificado seria uma conjugação de resultados em que Croácia empatasse com a Escócia, a Espanha perdesse com a Eslováquia e a Polónia não ganhasse à Suécia.

      • Cambiasso
        Posted Junho 20, 2021 at 9:28 pm

        Por causa da diferença de golos, Portugal tem +1 enquanto outras selecções com 3 pontos, como a Finlândia, Áustria e Ucrânia têm 0, a Rússia tem -2. Neste momento somos o 2º melhor 3º classificado, atrás da Suíça que tem 4 pontos, pela diferença de golos.

        • Berdadeiro
          Posted Junho 20, 2021 at 10:11 pm

          Sim, mas a partir do momento em que podes levar 4 da França e ficar com a pior diferença de golos, não entras em campo já apurado.

          • Cambiasso
            Posted Junho 21, 2021 at 12:17 am

            Eu percebo o que dizes e sinceramente concordo. Só referi a classificação actual e ficando os 3º classificados como estão após a última jornada Portugal pode chegar com a qualificação quase garantida porque vamos jogar para o 0-0 ou para a derrota por 1-0, logo pode dar …
            Mas o que se passou em Munique foi só para enganar. O Fernando Santos sabe muito e isto foi só para relaxar os alemães caso os apanhemos numa fase avançada da competição. Está tudo calculado.

      • Luke
        Posted Junho 20, 2021 at 9:22 pm

        Não ha nenhuma hipótese matemática de Portugal chegar já apurado à última jornada, visto que há sempre a muito improvável hipótese da Hungria ganhar à Alemanha e Portugal passar para último lugar do grupo.

    • DNowitzki
      Posted Junho 20, 2021 at 9:02 pm

      Em suma, poderias perfeitamente estar no lugar do Santos, dadas as competências necessárias para o cargo.

      Tu, eu ou qualquer pessoa que saiba somar.

    • Flavio Trindade
      Posted Junho 20, 2021 at 8:59 pm

      Espero que tenhas razão Kafka, embora ache mesmo que Portugal vai necessitar do empate para se qualificar

    • Luke
      Posted Junho 20, 2021 at 8:17 pm

      Percebe-se o que queres dizer, mas é matematicamente impossível Portugal chegar à ultima jornada já apurado, mesmo que haja dois grupos em que o terceiro lugar tenha feito menos de 3 pontos. Isto porque há sempre a muito improvável hipótese da Hungria ganhar à Alemanha, o que nos atiraria para o ultimo lugar do grupo.

      • Kafka
        Posted Junho 20, 2021 at 10:36 pm

        Correcto Luke, mas a derrota da Alemanha em casa contra esta fraca Hungria longe dos seus 60 mil adeptos, parece-me um cenário extremamente improvável…. Mas sim tens toda a razão, há que respeitar a matemática e é um cenário possível sem dúvida

    • Amigos e bola
      Posted Junho 20, 2021 at 8:17 pm

      Nunca na vida empatamos com a França, a jogar como jogamos.

    • Santos David
      Posted Junho 20, 2021 at 8:16 pm

      Kafta
      Ja percebemos as tuas contas, esta tudo controlado nao é?

      • Kafka
        Posted Junho 20, 2021 at 10:34 pm

        Santos David

        Sim, para já a situação está controlada e dentro do plano que é ficar em 3o lugar na parte fácil

        Mas como é óbvio, ainda não é matemáticamente garantido, portanto tb pode falhar, mas neste momento todas as probabilidades jogam a favor de Portugal

    • Cossery
      Posted Junho 20, 2021 at 8:12 pm

      Nunca vi um Kafka tão optimista!

    • Miguel SADSC
      Posted Junho 20, 2021 at 8:02 pm

      A jogar como se anda a jogar, um empate com a França só caído do céu.

  • HeberPrincipe
    Posted Junho 20, 2021 at 7:58 pm

    O homem já não diz coisa com coisa

  • disturbed17
    Posted Junho 20, 2021 at 7:58 pm

    Jogou com 2 Trincos, levou banho de bola e diz que o que faltou foi mais 1 central?

    • Santander
      Posted Junho 20, 2021 at 9:09 pm

      Óbvio que o que faltou foi mais um central.. Não conseguindo superioridade com bola e tendo de dar a iniciativa era fulcral segurar a largura e com extremos que pouco defendem o melhor a fazer era ter jogado com uma linha de cinco.. mudando do esquema para 3-5-2 tenho poucas dúvidas que o resultado poderia ser bem diferente.. mas esse e o típico pensamento de treinador de bancada.. o que falta era extremos e avançados

    • Nunop
      Posted Junho 20, 2021 at 8:58 pm

      Sim faltou. O problema todo da seleção foi não ter colocado o Danilo no meio do Pepe e do Rúben Dias. Se o fizesse, o Raphael podia ficar com o Kimmich e o Nelson Semedo com o Gosens.

      Agora que alguém na equipa técnica já lhe deve ter dito que devia ter feito isso, vem para aqui fingir que sabia, quando levou 4 por causa disto e podia ter levado mais não fosse a Alemanha ter tirado o Gosens.

      Era preciso um ajuste tático mas temos no banco um homem cuja principal valência, é rezar e ter fé.

      • DNowitzki
        Posted Junho 20, 2021 at 11:08 pm

        Nem precisava da equipa técnica; bastava ler o que muitos treinadores de bancada – nós – aqui escrevemos ontem.

        • Nunop
          Posted Junho 20, 2021 at 11:17 pm

          O que eu não entendo é como que pessoas que comentam no VM conseguiram ver isto enquanto o jogo decorria, e o selecionador nacional, com mais de 15 ou 20 anos de carreira como treinador, não conseguiu perceber e fazer o ajuste necessário.

    • batalha34
      Posted Junho 20, 2021 at 8:47 pm

      Ele nao disse isso, ele tem razao no que diz faltou o danilo dar apoio aos centrais para os mesmos poderem ajudar os laterais já que temos 3-4 pessoas que nao defendem e estão à espera para partir para o contra-ataque. A questão é porque é que isto nao foi corrigido logo ao inicio do jogo.

    • jafdfm
      Posted Junho 20, 2021 at 8:21 pm

      O que o homem quis dizer foi que faltou um dos trincos (Danilo) se juntar aos centrais para não haver inferioridade de 4 para 5 quase sempre. Preferiu deixar os médios baterem de frente nos médios da alemanha, era suposto os alas seguirem os alas da alemanha mas ficaram sempre a ver jogar e o Gosens estava sempre sozinho no lado direito.

  • Amigos e bola
    Posted Junho 20, 2021 at 7:54 pm

    Mentalidade de treinador de equipa pequena, “vamos tentar não perder por muitos”.

Deixa um comentário