Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sérgio com salário de 28 ME, Chico com cláusula de apenas 30 ME e ainda a receber 20%. O FC Porto foi uma mina de ouro para os Conceição

© Getty Images

É giro bater no peito ou dizer milhares de vezes que é frontal, apesar de a seguir meter a mulher e filhos a falar mal do sucessor, mas que portismo é este que se aceita renovar a dois dias das eleições com um salário de 7 milhões de euros por época? Que portismo é este em que alguém renova com uma cláusula de apenas 30 ME e ainda fica com 20% da transferência?

Claro que Pinto da Costa deixou as contas depenadas, e provavelmente o buraco é ainda maior do que se imagina, mas não terá sido o seu principal problema ter ficado dependente de um treinador que sempre se achou acima do clube? É que o FC Porto antes de Conceição nunca deixava sair jogadores a custo zero, mas com SC o importante foi sempre a parte desportiva, nem que para isso a Instituição tivesse de se prejudicar financeiramente. E essa política, como é óbvio, acabou por ter um peso importante na situação atual. Se juntarmos a isso este salário monstruoso do treinador Sérgio Conceição, além da renovação surreal do filho, é normal que o momento financeiro seja um lodo… pelo menos para o FC Porto, já que para os Conceição foi uma mina de ouro.

Visão do Leitor: João Mendes

63 Comentários

  • pedrotoch
    Posted Junho 6, 2024 at 9:23 am

    O problema não foi terem feito isto com o Chico, foi não o terem feito com o João Félix…

  • Nickles
    Posted Junho 6, 2024 at 9:28 am

    Não sabia isto da cláusula de 30 ME, sendo assim fica muito mais fácil para o AVB desvencilhar-se deste problema. Tem a palavra o Benfica

  • Knox_oTal
    Posted Junho 6, 2024 at 9:33 am

    Nesta família só importam os valores… monetários! Que gente hipócrita, enfim…
    .
    Espero que os dois saiam do futebol português, não fazem falta! One down, one to go… por isso até que não me importo que o Chico esteja nas Quinas, pode ser que o ajude a valorizar e a sair.
    .
    Não sei se os clubes de topo ainda estejam interessados em extremos com um perfil unidimensional como o Conceição Jr. Quer dizer o Chelsea é capaz… E integridade também não é uma prioridade, como foi evidente no caso do Caicedo (bem nas Quinas também não vá)!
    .
    Para seguir…

  • Francisco Ramos
    Posted Junho 6, 2024 at 9:38 am

    Sérgio Conceição teve um grande professor (um 2º pai como o intitulou) que lhe ensinou que não se deve sair pela porta grande mas a dos fundos! Ora vejamos:
    – “Não foi por dinheiro que vim para cá!” – a ganhar 7M/ano, ninguém diria que não tinha sido. É mais que Roger Schmidt e Ruben Amorim juntos.
    – “Quebra de confiança num dos elementos da minha equipa técnica” – aquando da renovação, apenas renovou o seu contrato e não o dos seus adjuntos, pelo que nesta altura não se preocupou minimamente com os seus adjuntos que terminam contrato a 30-06-2024.
    – “Ingerência na integridade” – que foi a mesma que teve quando renovou a 2 dias das eleições com um presidente moribundo e que se sabia que não iria ser eleito (todas as suas acções a isso levam a crer).
    – “Cláusula que me permitia sair sem qualquer encargo” – com tanta lealdade apregoada, essa cláusula também devia ser permitida ao clube mas não estava salvaguardada.
    – “Um discurso de transparência” – então que venha cá dizer tudo o que aconteceu nos últimos 7 anos mas mesmo tudo como o prémio de 25 jogos a Rodrigo Conceição (a 2 jornadas do fim tinha 23), a venda, compra e percentagem do Francisco Conceição, entre muitas outras coisas. Os anéis vão mas os dedos costumam ficar!

    • Artur Trindade
      Posted Junho 6, 2024 at 1:21 pm

      Não conhecia essa história do prémio do Rodrigo, eram 25 jogos como profissional no FCP?

      • Francisco Ramos
        Posted Junho 6, 2024 at 2:01 pm

        Artur, o Rodrigo se fizesse 25 jogos na equipa principal tinha direito a um prémio, penso que seja uma das alíneas dos contratos dos jovens jogadores para ganharem pouco mas terem mais estimulação competitiva e um prémio de desempenho. E não é que o rapaz fez 25 certos no último jogo do campeonato?

        • Artur Trindade
          Posted Junho 6, 2024 at 4:56 pm

          A desfaçatez do Sérgio, até na questão familiar é qualquer coisa, o miúdo provavelmente recebeu mais dinheiro no último jogo pelo FCP, do que receberá na carreira toda (especulação pura).
          Com o Chico era óbvio o potencial, mas antes do empréstimo ao Ajax, puxou bastante por ele, mesmo nesta época foi fundamental na sua explosão, pois lançou-o à titularidade sem que o justificasse nos primeiros jogos, mas tudo aponta que consiga voar sem o pai, com a ajuda do gosto particular do Martinez por ele.
          A entrada de dinheiro na família vai ser garantida, basta que sejam solidários como na família de Ronaldo, é um forte incentivo à continuação da natalidade na família Conceição, tão necessária no nosso país.

  • Jan the Man
    Posted Junho 6, 2024 at 9:41 am

    Então mas agora a culpa de jogadores titulares saírem a custo zero é imputada ao treinador?

    Conceição pode ter muitos defeitos, que prejudicaram o clube a longo prazo, mas foi claramente, em conjunto com a sua equipa técnica, os únicos profissionais de uma estrutura totalmente amadora e estagnada no tempo, que foi perdurando devido aos resultados obtidos em campo.

    Quanto ao negócio do Chico, é mais uma prova deste amadorismo, de Vítores Baías e afins. O jogador defendeu os seus interesses e bem, assim como o pai na renovação, duvido que se tivesse havido mão firme nas negociações os contornos do regresso do extremo fossem estes.

    • anjos
      Posted Junho 6, 2024 at 9:56 am

      Na mesma pergunta escreveste “jogadores titulares” e “imputada ao treinador”.

      Jogavam porque ele queria, porque não procurava soluções, porque preferia manter os jogadores para o ultimo ano de contracto ao invés de fazer uma venda.

      • Filipe Curado
        Posted Junho 6, 2024 at 11:27 am

        O treinador prefere sempre que os bons jogadores não sejam vendidos. Se o são ou não, isso já é responsabilidade das direções dos clubes. O Amorim tb não queria que o Matheus Nunes fosse vendido… A culpa destas saídas a custo zero é toda de Pinto da Costa e amigos.

      • Jan the Man
        Posted Junho 6, 2024 at 12:07 pm

        Então mas se são ativos desportivos, porque razão é que o treinador deveria abdicar deles?
        A estrutura é que tem que ser responsável pelas renovações. Se não chegam a acordo até 12 meses do final do contrato, tinham de partir para venda dos mesmos, ponto.
        Esperar que seja o Sérgio a fazer chantagem com os mesmo, abdicando da qualidade destes, é só mais uma prova de amadorismo. Sem o contributo de Brahimi, Marcando, Mbemba, Herrera, Taremi, etc. ao longo do seu último ano de contrato se calhar não estávamos a falar do técnico mais titulado de sempre do clube.

  • gonzalo
    Posted Junho 6, 2024 at 9:52 am

    A forma com o porto vai recuperar, vai depender dos adeptos. O Porto vai demorar para voltar a ter estabilidade financeiras e bons resultados desportivos . Paciência é a chave.
    Provavelmente nos próximos meses, toda a situação financeira , gastos e a má gestão da anterior direção será revelada ao pormenor.
    O Porto já conseguiu desfazer-se de um treinador dispendioso, o bom caminho começa a ser traçado.
    Mas a situação de Francisco Conceição é inacreditável, negocio feito exclusivamente para prejudicar o clube, a meu ver, comprado por 10M, 20% de futura transferência para o jogador. E uma cláusula até 15 julho de apenas 30M . Um dos principais ativos do porto para fazer um grande encaixe financeiro poderá sair a preço de saldos e sem a totalidade do valor arrecadado. Também receber 30M(será provavelmente 20M depois dos encargos de empresários e os 20% para o jogador) não é um mau negocio, lucro de 10 M.
    Parece que a antiga direção, tentou ao máximo dificultar e até hipotecar todas as aspirações de André Vilas Boas.
    Boa sorte para o Porto e os seus adeptos.

    • gonzalo
      Posted Junho 6, 2024 at 10:04 am

      A única forma que vejo isto, ou é os empresários do jogador, fizeram exigências ao clube, que prontamente aceitou, sem negociar, desespero total ( um trunfo para as eleições, que seria resolvido assim que pdc ganhasse).
      Ou então, ao negociar o contrato, os empresários devem ter pedido 2 M ao ano, cláusula de 60M(exemplo).
      E o Porto deve ter oferecido 3 M, 20% de transferência, 30M cláusula até o final do euro, 45M( também baixo para as cláusulas de ultimamente no futebol nacional) após dia 15(exemplo).
      – Os empresários devem ter dito, mas isso é melhor do que aquilo que pedimos.
      E a direção do Porto, falou eu sei.

      São os únicos exemplos que vejo possível( sendo o segundo menos provável), amadorismo puro.

  • Ricardo10_
    Posted Junho 6, 2024 at 10:01 am

    A cláusula aumenta para 45 milhões a 15 de julho. A pergunta é: Quem é que vai dar 30 milhões pelo Conceição até lá? E 45M depois? Só se for um clube árabe completamente endrominado pelo Mendes…
    Quer queiram quer não, o Conceição ao dia de hoje é um jogador banal, elevado ao que não é por ser jogador do Porto, por ser filho de quem é e por ser agenciado por quem é! A convocatória para o Europeu não foi à toa, o Conceição tem de ser vendido e vai ganhar um bom dinheiro com a comissão dos 20%! Basta ver o filme que andam a fazer por ter feito duas assistências contra uma seleção que está em 61º no ranking FIFA, atrás do Iraque, Mali ou Jamaica por exemplo. Ontem até li que devia tirar o lugar ao Bernardo! O Iván Jaime mostrou muito mais futebol e potencial no Famalicão por exemplo.
    Toda a gente sabe ou deveria saber, que aos anos que Pinto da Costa, a sua família, os seus amigos e o Madureira, andam a rapinar completamente o clube. Nem o Vieira deixou o Benfica como esta gente deixou o Porto, se calhar mais uns aninhos e deixava, não sei. O Conceição, que ama muito o Porto, já antes desta renovação ganhava os 7 milhões, já antes desta renovação era o treinador mais bem pago de sempre em Portugal. Então tanta gratidão e tanto amor, e sabendo que o clube tem sérias dificuldades financeiras, e tem um ordenado destes?! Não seria mais normal ter um ordenado de 2 milhões e ganhar mais com objectivos? Mas o que interessa é quase dar porrada em tudo e todos, ser constantemente expulso e falar do Benfica, isso é que é a grande manifestação de amor e gratidão que tem pelo clube…Incrível como mesmo depois de isto tudo, haverá milhares de portistas a venerar esta gente. Tal como é incrivel ainda haver outros milhares a venerar o Vieira ou o Bruno de Carvalho. As pessoas adoram venerar incompetentes, ladrões e corruptos. É a triste natureza humana.

    • Francisco Ramos
      Posted Junho 6, 2024 at 10:12 am

      Li até jogador banal e parei… O título subiu mesmo à cabeça de alguns!

      • Ricardo10_
        Posted Junho 6, 2024 at 10:50 am

        Ainda bem que paraste. Qual titulo? Do futebol feminino? Ya, subiu bué!

      • ForsenCD
        Posted Junho 6, 2024 at 10:50 am

        Não é do título, isto é o estado natural de boa parte dos Sportinguistas. Depois temos Benfiquistas e Portistas com as suas pancas também.
        O comentário desse user foi alimentado à base de pura azia pelo Trincão ter sido rejeitado.
        Esta época houve um clique mental e físico do Chico, só não vê quem não quer ver.

        • Neville Longbottom
          Posted Junho 6, 2024 at 11:09 am

          Um homem que é adepto do Benfica fica aziado porque o Conceição foi chamado em vez do Trincão?

          • ForsenCD
            Posted Junho 6, 2024 at 12:06 pm

            É verdade, tens razão.
            Acho muito estranha a opinião dele, não deve ter visto as exibições do Chico este ano.
            É assim tão difícil perceber que atletas têm ritmos de evolução diferentes?
            Com as devidas distâncias, temos Vingegaard que esteve escondido no pelotão até aos 24 anos e de repente explodiu, ou por outro lado Tiago Santos do Lille que começava a definhar nas camadas do Sporting e de repente dá um pulo, depois de ser dispensado, que não parecia possível.
            *
            Confesso que houve uma altura em que o Chico fez-me lembrar o Ruben Vinagre, mas está a conseguir dar a volta.

            • Neville Longbottom
              Posted Junho 6, 2024 at 2:07 pm

              Pronto, era só isso.
              O facto de haver pessoas que acham que o Trincão devia ter ido em vez do Chico não significa necessariamente que essas pessoas estejam aziadas. Podem estar genuinamente tristes ou chateadas apenas.
              Nem tudo é ódio ou azia.
              Pessoalmente acho que deviam ter ido os 2, agora vivo plenamente bem com a ausência do Trincão. Vivo pior com o discurso do selecionador (que é patético, mas isso enfim). Bastava ter dito que prefere o Bernardo, o Neto, o Chico e o Leão e pronto, confia mais nestes do que no Trincão, fim da história, é a opinião dele nada a dizer. Isso pode ter aumentado a sensação de incredulidade (e azia sim) de muitos, mas nem tudo é azia como é este caso.

          • Ricardo10_
            Posted Junho 6, 2024 at 12:19 pm

            Eu no fundo tenho um coração de leão… ???

        • Filipe Curado
          Posted Junho 6, 2024 at 11:37 am

          “É o estado natural de uma boa parte dos Sportinguistas”. E a tua flexibilização criativa dos limites da verdade é o quê? O estado natural dos adeptos portistas que durante anos fecharam os olhos às manigâncias do PdC? É que o user que respondeu é Benfiquista, quer saber tanto do trincao como eu do jhonder cadiz…

          • Francisco Ramos
            Posted Junho 6, 2024 at 1:58 pm

            Felizmente, tu és do que estás Curado!

            O comentário do senhor em questão diz mais dele do que propriamente do jogador! E sendo do Benfica mostra ainda outra coisa, que no final do dia não é do Benfica mas Anti-Porto!

            Sobre o fechar os olhos, faz parte da vida. Andamos cá todos no mesmo para viver. Diz-me o teu clube que eu já te pergunto se fechaste os olhos a algumas coisas a ver se és assim tão diferente.

      • KingPin
        Posted Junho 6, 2024 at 11:31 am

        Igual… Demonstra a noção de algumas pessoas

    • Bruno Cunha
      Posted Junho 6, 2024 at 10:15 am

      Banalizamos a palavra “banal”.

      Não consigo perceber como se olha para o Conceição e se diz que está ali um jogador banal. Sabe jogar por dentro e por fora, tem desequilíbrio no 1vs1, tem definição, velocidade e remate fora de área, e a juntar a estas valências ainda é super agressivo na perda.

      Que aches que não dá para mais que o Porto tudo bem, o que não é propriamente um insulto pois não há muitos clubes melhores que o Porto, mas banal não me entra na cabeça.

      • Ricardo10_
        Posted Junho 6, 2024 at 10:49 am

        Banal não é medíocre, banal é igual a tantos outros. O Iván Jaime é algum craque? É alguém que vês a jogar num candidato ao título em Espanha, Itália, Inglaterra ou Alemanha? É mentira que mostrou mais futebol do que o F. Conceição? Vês o Conceição nesses candidatos ao titulo? O Conceição joga neste Porto porque este Porto é dos piores que me lembro e é filho de quem é! Não serviu para um Ajax nas ruas da amargura porquê? Ainda por cima num país que tem um futebol muito mais aberto e ofensivo, que seria o ideal para o F. Conceição. Porque será? Em Portugal acham sempre que por os jogadores jogarem num grande e fazerem umas fintinhas, são logo craques ou bem acima da média.

        • Knox_oTal
          Posted Junho 6, 2024 at 11:10 am

          Banal é diferente “de igual a tantos outros”, isso é mediano! Sobretudo a este nível…
          .
          Por muito que não aprecie a postura do Chico, é algo palerma e derivado de clubite aguda apelidá-lo de banal!
          .
          Agora, é um jogador que considero algo unidimensional no seu jogo, mas na Liga Portuguesa faz a diferença ou contra as Finlândias desta vida! Vamos ver em contextos mais exigentes, tenho muitas dúvidas, mas nada melhor que o tempo para tirar as teimas! E sendo novo pode também evoluir no seu jogo.
          .
          E mesmo sendo unidimensional, pode ter uma boa carreira internacional… por exemplo, Robben era algo unidimensional no seu jogo (na minha opinião) mas era o melhor no que fazia e super eficaz!
          .
          Banal não, unidimensional sim (para já pelo menos, daí preferir o perfil de um Trincão), postura muito fraquinha, controlo emocional inexistente (até ver)…

          • Meu nome é Toni Sylva
            Posted Junho 6, 2024 at 11:57 am

            Eu peço desculpa, mas banal e mediano são sinónimos do mais exacto que se encontra.

            • Knox_oTal
              Posted Junho 6, 2024 at 1:23 pm

              Depende da média qualitativa do contexto competitivo… e no nível a que o Francisco Conceição joga, no qual é enquadrado ou com quem é comparado, banal é altamente exagerado e ilógico ! Mas nesse mesmo contexto, dos melhores clubes das 6 principais ligas europeias, podemos considerá-lo mediano (para já). Era mais nesse sentido…
              .
              Saudações desportivas

            • Neville Longbottom
              Posted Junho 6, 2024 at 2:08 pm

              Exato, principalmente no contexto competitivo. Mediano = estar na mediana, isto é 50% para cima 50% para baixo, não sei se há melhor definição do que é banal.

              • Knox_oTal
                Posted Junho 6, 2024 at 6:14 pm

                Pessoalmente associo mais banalidade com mediocridade (que é diferente de ser mediano, quanto a mim pelo menos), mas percebo o ponto de vista! É uma palavra que tem um sentido algo lato…
                .
                Saudações desportivas

      • setentaeumporcento
        Posted Junho 6, 2024 at 4:04 pm

        Portanto… “não há muitos clubes melhores que o Porto” – deverá ser um dos comentários mais sem noção que vi aqui no blog. Tens que viver completamente alheado de tudo o que se passa no futebol ou com umas palas nos olhos bem grandes para dizer uma barbaridade dessas. O Porto é uma vergonha para o país e só espero que o AVB não vá atrás a trafulhice toda dos ultimos 40 anos que é para não descredibilizar a percepção sobre o futebol Portugues. Italia ainda está a pagar uma fatura dessas e dificilmente voltará a ter o estatuto que teve em tempos

    • CavacoVezesTres
      Posted Junho 6, 2024 at 12:29 pm

      Se calhar não é agenciado por quem pensas.

      • Ricardo10_
        Posted Junho 6, 2024 at 3:25 pm

        O Conceição supostamente é agenciado pela Gestifute, a questão é que o novo contrato com o Porto foi feito sem ele. Resta saber se não tem mesmo agente neste momento, ou se foi qualquer tipo de jogada(mais uma). O Mendes de burro não tem nada…

    • Pedro Geraldo
      Posted Junho 8, 2024 at 8:41 am

      Pelos vistos, jogadores banais são suficientes para partir o Benfica ao meio.

  • Mike-UK
    Posted Junho 6, 2024 at 10:05 am

    No que ao clã Ceição diz respeito, a situação de prémio do Rodrigo vai passando entre os pingos da chuva em que não se molham os que são supostamente “transparentes”.
    O dano para o clube é evidente, e, no meu entender como jurista, há matéria para ação criminal…

  • DNowitzki
    Posted Junho 6, 2024 at 10:42 am

    Conceição? Mas ele obrigou alguém a alguma coisa? O ex-presidente foi raptado pelo ainda treinador para dar andamento a todas essas malfeitorias? É incrível como o sujeito sempre foi passando meio pelos pingos da chuva, desde q corrupção até este episódio com Conceição. Quem manda é sempre o primeiro e último responsável por tudo – ou quase – que acontece.

  • Carreira
    Posted Junho 6, 2024 at 11:01 am

    Afinal há mesmo uma campanha contra o homem!
    E essa visão retrograda de que é ele que manda a mulher e os filhos escrever seja o que for, já só se permite em discursos futebolísticos…

    • disturbed17
      Posted Junho 6, 2024 at 12:31 pm

      Retrógrado é haver ainda alguém que defenda este sujeito, inclusive aqueles portistas mais fervorosos.
      Felizmente a liga portuguesa está livre desse circo, o Porto para já ainda não…

      • Carreira
        Posted Junho 6, 2024 at 9:55 pm

        Calma amigo, não defendi ninguém, mas também não ataco ninguém com base numa desconfiança pessoal, é exatamente isso que faz o Sergio Conceição e é exatamente isso que se faz aqui. Há muito espaço para isso no futebol português, não é só no Porto. Não contem comigo para fazer dos outros ignorantes com as vossas superioridades morais. São iguaizinhos ao Sérgio Conceição. Pensem pela vossa cabeça, não é tudo a preto e branco.

    • Gndias
      Posted Junho 6, 2024 at 1:56 pm

      Um sujeito que manda a esposa, os amigos e os filhos falarem por ele tem um grande nível

      Estranho ter apenas os colossos Marselha e Lazio atŕas dele

  • fernando pimentel
    Posted Junho 6, 2024 at 12:38 pm

    O adepto portugues e ingrato.
    Primeiro, o Conceicao ganhava tanto ou um pouco menos do que o Amorim ou Schmidt e segundo o Chico Conceicao vindo de uma familia com meios e do mundo do futebol obviamente nao vai assinar qualquer contrato que o coloquem a frente. Ele nao e um Bruma que com 15 anos assina um contrato de 3+6 anos evidentemente. A clausula de 30M nao e propriamente assim tao baixa quanto isso.

  • Primo1904
    Posted Junho 6, 2024 at 12:45 pm

    7 milhões líquidos ou brutos?
    Independente disso eu não sou um apreciador das qualidades humanas do Sérgio e do filho mas neste momento está a pegar-se já por tudo e por nada.
    Na questão com o Vítor Bruno, o Vítor Bruno tem todo o direito a seguir uma carreira como técnico principal dentro do clube mas ficou lhe mal não ter informado o SC dessa situação…
    O SC reagiu mal e se tivesse sido sério não teria renovado com o clube a dia das eleições, mas assim já não bateria no peito a dizer que não leva “um tostão a mais” .
    Quanto ao Chico e segundo o que se consta ganhava pessimamente para um clube como o Porto e a sua saída foi natural.
    Voltou e resguardou os seus direitos, está no seu direito.
    Não sei quando foi acordado este acordo mas no início de época ninguém imaginaria que 30 milhões fosse uma cláusula baixa.
    Devido às divergências entre o SC e o Vítor Bruno acho que seria benéfico a saída do Chico.
    Muito trabalho para o AVB, acho que toda a gente já pressentia que quando o PC saísse que ia descobrir-se o lodo financeiro que o clube supostamente está.
    Quanto ao PC é incrível como passa pelos pingos da chuva no meio deste suposto desastre, constou ainda que enquanto ganhou foi por mérito único dele e neste momento todo este suposto lodo financeiro se deve à sua idade e ter sido influenciado pela comitiva que fazia parte da equipa dele, é essa a sensação que tenho sempre que falo com amigos portistas.

  • Sam Tuga
    Posted Junho 6, 2024 at 2:03 pm

    Resumindo o Chico também se vai embora, principalmente pelo teatro que tem sido a troca de treinadores no porto, as acusações etc etc etc, não estou mesmo a ver ele trabalhar com o treinador que a família acusa de traidor, depois e não menos importante, o que são 30M hoje em dia? O Fábio Silva saiu pelo mesmo e não tinha demonstrado o mesmo. E ainda existe o trunfo dos 20%, o miudo pode abdicar deles so para sair. Bem ja tinha achado este negócio desde a saida dele por 5M (se não estou em erro) o porto recompra por 10M e agora esta sujeito a perder por 21M (chico 20% + empresário 10%). O Pinto estava assim tão desesperado?

  • lengalenga
    Posted Junho 6, 2024 at 2:14 pm

    Ou seja, então a cláusula não são os tais 60M há uns tempos noticiados, mas sim 30M, que podem ser 45M depois do Euro, mantendo na mesma os 20% para o Conceição… Incrível, isto é que é amor ao clube…

  • Diogo Oliveira
    Posted Junho 6, 2024 at 3:43 pm

    Este negócio financeiramente é péssimo. O Porto a vendê-lo pela cláusula, terá de dar cerca de 10 milhões ao Chico e ao empresário, mais 10 milhões para amortizar no valor da aquisição, na verdade, o Porto, apenas, terá um lucro de 10 milhões, ou seja, somente 33 % do valor total da venda. É ridículo e a gestão que foi feita, até então, tem sido mais do que ruinosa, mas, sim, criminosa.
    De acordo com as noticias, o Porto vai poupar uma pipa de massa em salários nas saídas do Sérgio Conceição e do Pepe.
    Será mesmo uma missão espinhosa para o Villas Boas.

    • Francisco Ramos
      Posted Junho 6, 2024 at 4:06 pm

      O André Villas Boas já tinha reportado na campanha que após as vendas, a percentagem de dinheiro que entra efectivamente nos cofres portistas é consideravelmente mais baixa que a dos rivais.
      Para termos uma ideia, após amortizar tudo, o Porto fica com 7% quando comparado com os 35% e 43% dos rivais, que para se ter uma ideia com 500M, o Porto fica com 35M e os rivais com 175M e 215M. Só por aqui já se mostra a gravidade das dificuldades de tesouraria!

    • Francisco Ramos
      Posted Junho 6, 2024 at 4:08 pm

      Sobre os salários, saindo Pepe e Sérgio, são menos 13 milhões brutos por ano!
      Novamente para comparar, Vitor Bruno receberá aproximadamente 1M/ano.

    • For Dummies
      Posted Junho 6, 2024 at 4:31 pm

      Pode-se juntar a venda, ao Ajax, de 5M e a recompra por 10M e ainda fica mais ruinoso/criminoso.

  • Kacal
    Posted Junho 6, 2024 at 3:54 pm

    Este deve ser dos piores negócios que já vi da anterior direcção! Houve vários maus mas este é de uma gestão desastrosa! O jogador sai por apenas 5 milhões, volta por empréstimo tivemos que pagar o dobro para o ter de volta em definitivo e ainda conseguimos que tenha apenas 30 milhões de cláusula de rescisão e fique com 20% de futura transferência? Lindo! Enfim. Que vale é que temos uma nova direcção e um novo rumo encerrou-se um ciclo e começa outro que espero que seja bem diferente neste tipo de gestões.

    Sobre o Chico Conceição fez uma época bastante boa, esteve muito bem contra a Finlândia pela Selecção sendo tão jovem e com o talento que tem (tem um perfil distinto, um “jogador de rua” como já ha poucos gostemos ou não da “personagem”) portanto não me admirava que fazendo um Bom Europeu até saia já este Verão. Facilmente um clube bate a cláusula, a meu ver.
    Nesse caso o Chico receberia cerca de 6 milhões e encaixariamos 24 milhões, é isso? Ou seja basicamente recebemos 29 milhões (juntando os 5 que o Ajax pagou) mas gastamos 16 milhões (10 ao Ajax mais 6 ao Chico) nesta situação toda? Isto é surreal! Claro que o clube não pode estar bem financeiramente, impossível. E mesmo desportivamente perdemos o campeonato e nem Champions há portanto se ele sair este Verão por exemplo ganhamos uma Taça ok mas é muito fraco no geral aquilo que lucramos desportivamente e financeiramente. É esperar que ele não saia já este Verão e tentemos alterar o contrato pelo menos para uma cláusula de rescisão em volta do dobro! Vamos lá ver o que acontece mas enfim o que está feito, feito está. Agora é olhar em frente e não cometer estes erros nem ter gestões destas daqui em diante, mas repito confio na nova direcção e no novo rumo!

    Sobre Sergio Conceição, enfim… renovar antes das eleições, mas depois dizer que sai na boa caso o Presidente assim entenda mas depois demorar uma semana e criar “novelas” que só prejudicam e adiam o trabalho da nova direcção. Sim porque quem começou as novelas não sei mas que SC fez parte delas, fez. Muita coisa estranha e surreal de quem se diz com tanto portismo… enfim é olhar em frente e tentar fazer melhor que é o que importa!

    • Sam Tuga
      Posted Junho 6, 2024 at 6:03 pm

      O jogador tem direito a 20% e o empresário a 10%. Resumindo dos 30M “apenas” sobram 21M. isto tendo em conta que custou 5M ( vendem por 5 recompram por 10) é pouco de facto e mais basta ele fazer um mundial engraçado e se estiver desesperado para não ter que olhar para o novo treinador abdica dos 20% (com um bom salario em contrapartida) e qualquer clube paga os 24M (21+3 do empresario).

      • Kacal
        Posted Junho 6, 2024 at 11:02 pm

        Pois Sam, lá está nem percebi essa parte do empresário mas só torna as coisas ainda piores. Desastroso! E sinceramente se o Europeu correr bem dou quase 100% de possibilidade dele sair. E mesmo sem jogar muito no Europeu por este valor tendo em conta a idade e potencial facilmente alguém arrisca. Estou mesmo a vê-lo a sair já este Verão, concordo totalmente contigo e subscrevo! Será desastroso e quase impossível evitar que o seja.

        • Sam Tuga
          Posted Junho 8, 2024 at 7:52 am

          Disse Mundial mas queria dizer Euro como é obvio.
          Sim hoje em dia qualquer “manco” assina por um clube inglês a custar 25M e a receber 3M limpos, por isso e tendo em conta o potencial do Miúdo é certo que vai embora. Fico admirado como um clube como o porto tinha tantas “sanguessugas” e foi preciso chegar a 2024 para os Portistas abrirem os olhos.

  • setentaeumporcento
    Posted Junho 6, 2024 at 3:59 pm

    Anos e anos de vilanagem, mas esta aqui uma novela pegada que promete compensar… Quando vês um Portista a dizer que há poucos clubes tão bons como o Porto! ahhahahahah

    • The Mo
      Posted Junho 6, 2024 at 9:02 pm

      O teu cerebro só funciona a vinte e nove por cento, faltam os outros setentaeumporcento.
      As melhoras.

  • disturbed17
    Posted Junho 6, 2024 at 6:49 pm

    Nos dias de hoje cláusula de 30M não é baixa?! Tirando os 20% que tem direito estamos a falar de 24M por um jogador que custou 10M.. possivelmente o jogador mais valioso que o plantel tem neste momento pode valer no máximo 14M…

    • Sam Tuga
      Posted Junho 6, 2024 at 8:05 pm

      70% para o Porto
      20% para o Chico
      10% para o empresario

      O porto no max se for acionada a cláusula recebera 21M, e é o que tenho dito, caso realmente haja atrito entre o novo treinador e o chico não sera muito dificil sair para mais se ele fizer um bom europeu

Deixa um comentário