Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Seria fácil comprar um avançado por 12 milhões, mas preferimos investir esse dinheiro na Academia»

Boa opção? 

Frederico Varandas no discurso dos prémios Leões D’Ouro apontou as guerras internas como principal entrave à evolução do Sporting. “Perguntaram-me o melhor e o pior momento. O momento que me dói mais é quando vou a uma reunião, a uma Cimeira de Presidentes de clubes, e inúmeros vêm ter comigo e dizem não lhe dão descanso, que esse clube não tem emenda… Ouvir isto dos nossos adversários? Os nossos adversários estão de cadeirinha a olhar para um clube a guerrear-se continuamente. Sabem o que isso faz: sou médico e oficial do exército, mas é uma lei básica das ciências da guerra: quem combate em casa perde força a combater fora de casa. E enquanto houver esta guerra interna, esta luta, esta doentia necessidade de poder, isto enfraquece. É uma das razões deste ciclo de que é cada vez mais difícil sair. Nós vamos ficando para trás e eles riem-se”, considerou o líder leonino, acrescentando: “Vejo que temos uma força brutal após um ano, mas podíamos ter ainda muito mais força. Quando olho para os nossos rivais e para as armas deles, armas que construíram devido a décadas de estabilidade, a minha preocupação e a da minha equipa não é um, dois ou três títulos, mas munir o Sporting das armas para ser um eterno candidato a todos os títulos. Sem demagogias, sem populismos. Como conseguimos ter essas armas? Como? Só há uma maneira. Criar valor, na área extra-futebol, como estamos a fazer. Os nossos orçamentos vêm sobretudo da criação de valor na área desportiva. É aqui que temos de apostar muito, seja no futebol ou nas modalidades. A formação é o nosso ADN”. O presidente do Sporting explicou, ainda, por que não avançou para a compra de um ponta-de-lança na reta final do mercado de transferências: “Seria fácil, podíamos ter comprado um avançado por 10 ou 12 milhões mas preferimos investir esse dinheiro na Academia. Sabem porquê? Porque o Sporting não é desta direção, é dos sócios e a missão desta direção é garantir um futuro. Era fácil e até uma medida popular apresentar um grande jogador por 10 ou 12 milhões. Interessa-me muito mais que daqui a uns anos esses 10 ou 12 sejam transformados em 60 milhões“, disse.

37 Comentários

  • tony cebola
    Posted Setembro 7, 2019 at 4:43 pm

    A desculpa para a vinda dos extremos por emprestimo é que não havia dinheiro, a desculpa para não vir um avançado de 12 milhões é que esse dinheiro vai ser investido na academia, soa a mentira por todo o lado. Duvido muito que ao longo deste mandato sejam investidos 12 milhões, e como investimento estou a falar de novas infraestruturas, recuperação das actuais, novos tecnícos etc…

  • coach407
    Posted Setembro 7, 2019 at 4:37 pm

    Tal como se aproveitou do trabalho passado bem feito que levou à conquista das duas taças ou dos títulos europeus, não dividindo o mérito com Bruno de Carvalho ou Sousa Cintra, que foram mais importantes que ele nessas conquistas, Varandas prepara-se agora para ficar com os louros do que foi feito anteriomente na formação.

    O Bruno de Carvalho na fase inicial do seu mandato não investiu muito na formação porque queria era ganhar, queria subir imenso o patamar competitivo do clube no imediato. Algo que, na minha opinião, foi conseguido se compararmos com o período anterior a BdC.

    Ainda assim, houve um trabalho incrível na formação nos últimos tempos. O Varandas pegou no Sporting quando o clube tem gerações de um nível extraordinário a chegar. O Sporting conseguiu produzir mais talentos que o Benfica que tem sentido muita necessidade de reforçar a equipa com elementos de fora para melhorar os júniores, sub-23 e equipa B.

    O Varandas tem zero a preocupar-se com os talentos potenciados na Academia do Sporting nos últimos anos. São incríveis. Só tem de dizer que valoriza imenso a formação e tal e aproveitar os enormes talentos que estão aí a chegar nos próximos 2-5 anos. E os adeptos vão bater palmas porque os jogadores estavam todos lá quando Varandas entrou, mas pronto. Ninguém vai querer saber disso.

    A única coisa que o Varandas tem de fazer é criar condições para integrar estes jogadores na equipa principal. Só isso. O talento já está lá todo e a ser muito bem potenciado. E já estava antes dele entrar.

    Ainda assim, obviamente pode-se sempre melhorar e isso é de louvar.

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Setembro 7, 2019 at 6:57 pm

      O Varandas apanhou gerações tão talentosas quanto o presidente anterior. Ou vamos esquecer que Nuno Tavares, Cassamá, Romário Baró, David Tavares, Heriberto Tavares, Tiago Gouveia, etc, foram despachados no tempo de BdC?
      Além disso, ele não apanhou gerações talentosas. Está a prepará-las porque tem um plano. Está a colocar juniores de 1.º ano nos sub-23 como o Bruno Tavares, Joelson, Nuno Mendes, etc, para melhorar o quadro. Há um fosso ali de 2 ou 3 gerações onde apenas saíram 2 ou 3 elementos de jeito e por isso é necessário preparar já a partir dessas fornadas. Com BdC estes elementos andariam nos juniores ou teriam saído provavelmente porque não havia um plano para a formação. O facto de se ter acabado com a equipa B, mesmo que começasse no Campeonato de Portugal, é outro revés com que esta direcção tem que lidar e a anterior não teve.

    • Joao X
      Posted Setembro 7, 2019 at 6:43 pm

      Concordo com o facto da sorte que o Varandas teve em apanhar gerações talentosas. Cabe a ele dar-lhes condições para evoluírem e explodirem.

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Setembro 7, 2019 at 6:02 pm

      Parabéns pelo comentário. Concordo na íntegra. Nada de pessoal tenho contra o Varandas, mas infelizmente já são muitas as incoerências no seu discurso. Diz que a Academia está um caos, mas a verdade é que há talentos a despontar. A menos que me digam que foi Varandas, qual Panoramix usando uma poção mágica, que mudou tudo em meses.
      Se a Academia precisa de melhorias? Sem dúvida. Mas ainda se produz talento por lá? Rapidamente estará à vista.

      Em relação à opção do ex-presidente do meu clube, também disseste o essencial. Foi feita uma opção. Como os recursos são (sempre) escassos, canalizou-se capital para treinadores e jogadores. Com erros? Claro. Se até Sousa Contra, famoso e “batido” empresário, deu 6 pelo Diaby… Enfim, são erros. Mas atenção: o Diaby tinha feito uma época muito boa na Bélgica.

      Tivemos Bruno, o tocador de bombo. Agora temos Varandas, o tocador de flauta. Até nisto o Sporting é um clube de extremos.

      • coach407
        Posted Setembro 8, 2019 at 2:01 am

        Sim, concordo plenamente.

      • Mildio
        Posted Setembro 7, 2019 at 8:59 pm

        Isto só pode ser de loucos..
        entramos no ponto em que se louva o trabalho de um lunatico que destruiu a academia, desinvestiu completamente na academia para ganhar dinheiro com comissões, deixou sair os melhores técnicos e jogadores para os rivais, e vocês conseguem vir dizer que se varandas tiver agora vai colher o fruto do trabalho do lunatico?? Mas está tudo louco??
        Se forem por esse prisma temo que o varandas terá de primeiro fazer a criança treina lá, e só depois pode colher os louvores de ter apostado na formação.. porque o outro se ainda lá estivesse iria mesmo aproveitar essas gerações top que se avizinham no Sporting..
        já vale de tudo..

  • Pipi Romagnoli
    Posted Setembro 7, 2019 at 4:35 pm

    100% de acordo nesta situação, é preferível precaver o futuro do clube de forma sustentável e em Portugal não há melhor forma de o fazer do que investir na formação onde já fomos muito bons, do que gastar esse dinheiro em um ou dois jogadores que nunca saberemos se vão dar o rendimento deles esperado, para mim a formação devia ser sempre uma das bandeiras do Sporting e se esse for o objectivo real da Direcção do FV, sou todo a favor, espero é que não seja só conversa fiada, mesmo tendo a noção que uma boa Academia não renasce de um dia para o outro.
    Acho que esta entrevista foi produtiva por parte do Varandas e era aquilo que eu já andava há algum tempo à espera, por vezes é bom que a direcção venha a público explicar aos adeptos o que pretende alcançar no futuro e dar a entender o que está a fazer no presente para o conseguir (sem banalizar o acto), até aqui acho que era um dos pontos menos bons desta direcção pois pareciam muito desligados, mas finalmente o Presidente veio a público explicar o que tem sido feito e o porquê de ter sido feito.Esteve bem e resumidamente ganhou pontos na minha opinião.SL

  • Frankscp
    Posted Setembro 7, 2019 at 11:46 am

    Até aceitava isto, mas, tendo em conta que o melhor avançado dos sub-23, Pedro Mendes, não foi sequer inscrito (inenarrável) isto é só conversa para inglês ver.

    • Fantantonio
      Posted Setembro 7, 2019 at 4:12 pm

      O que é chocante porque não se trata de nenhum cepo e ter-se dado a oportunidade ao seu suplente Pedro Marques na época passada.

    • Chomate
      Posted Setembro 7, 2019 at 1:49 pm

      Isso é mesmo verdade? Que sentido faz ter um jogador com 21 anos nos sub23 se não pode subir á equipa principal?

      • Frankscp
        Posted Setembro 7, 2019 at 3:28 pm

        Sim. Parece mentira, mas não é. Já o ano passado, o Pedro Marques é que era chamado aos A, porque o Pedro Mendes não estava inscrito.

  • Leonidas
    Posted Setembro 7, 2019 at 11:05 am

    Aqui discordo do que foi dito por Varandas. Por essa lógica o Sporting nunca teria comprado Bruno Fernandes porque poderia haver na formação alguém com a qualidade dele. Ou quando fomos campeões não tínhamos ido buscar o Jardel.

    Uma coisa é não enchermos o plantel de entulho que basicamente rouba o espaço todo aos jovens da formação. Outra é confiarmos cegamente na formação para solucionar todos os problemas. É que esta política no tempo de Paulo Bento levou a uma banalização excessiva do plantel. Mas por outro lado, da última vez que fomos verdadeiramente candidatos ao título com 6 jogadores da formação (Patrício, Rúben Semedo, William, Adrien, João Mário e Gelson).

    E sendo assim gostaria de saber porque emprestamos Matheus Pereira por exemplo

    • josediogo
      Posted Setembro 7, 2019 at 2:34 pm

      Basicamente, é uma questão de prioridades.
      Não que o Sporting não precisa de um PL de valha 12M, porque dava imenso jeito.
      Porém, parece ser prioritário o investimento na formação (e muito bem).
      Quando não há dinheiro para tudo, há que fazer escolhas e definir prioridades.

      No tempo do Paulo Bento não houve uma banalização do plantel.
      Houve sim, uma total incapacidade para coexistir e equilibrar o plantel com jogadores jovens/formação, com jogadores feitos e experientes.
      Aquando dessa ultima vez que fomos candidatos ao título, existia um misto e equilibrio.
      Nesse ano, contratações como Téo e Bryan Ruiz foram super importantes.
      É esse equilibrio que precisamos de encontrar.

    • Mildio
      Posted Setembro 7, 2019 at 12:00 pm

      A questão é que as coisas nao podem ser feitas em cima do joelho.. primeiro tens de compor as contas, saldar dividas urgentes, ganhar fulgor financeiro para poder atacar outro “Bruno Fernandes” sem destruir as contas.. com as contas equilibradas é possível fazer esses ataques ao mercado.. porque sim a formação tem de ser gerida com pinças.. isto não é andar a dizer que se aposta na formação e vamos voltar a ter as épocas penosas de paulo bento.. ha que ter a noção que a formação se der 1 ou 2 jogadores por ano ao plantel principal é excelente.. e que a formação nao tem soluções de qualidade para todas as posições.. isto ha que saber fazer uma avaliação muito grande do que temos bom e o que nao temos.. não é andar a subir tudo o que é da formação so porque sim.. ha espaço para a formação como uma base e depois tem de haver fulgor financeiro para atacar as lacunas do plantel e atacar jovens promessas ( ex plata ).

    • Kafka
      Posted Setembro 7, 2019 at 11:38 am

      Eu nem sou do Sporting mas acho que percebeste mal as palavras do Varandas

      O que ele disse é que preferiu gastar os 12 milhões na melhoria da academia (infraestruturas, treinadores, etc) do que gastar 12 milhões num único jogador

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Setembro 7, 2019 at 10:41 am

    O Sporting estava muito atrasado em termos de formação por isso é natural que exista essa preocupação de melhorar a Academia e o scouting. Acho que é o pensamento lógico.

  • josediogo
    Posted Setembro 7, 2019 at 10:34 am

    Muito bem Varandas nestes últimos dias a “sair à rua” e impor o seu discurso e ideias, pondo alguns “pseudo-notáveis” no seu sítio.
    Discurso super realista e ideias exemplares que só não cabem na cabeça destes pseudo adeptos extremistas a favor de BC, que foram o pior que este anterior presidente, deixou.

  • Joao X
    Posted Setembro 7, 2019 at 10:05 am

    Decisão óbvia tendo em conta as condições em que o Sporting se encontra.

  • Ss
    Posted Setembro 7, 2019 at 9:55 am

    Gosto do discurso. Mas a deixar o Leonel Pontes à frente da equipa ( nem que seja por 15 dias) e depois dizer que tem uma idea de investimento no futuro… Mas o discurso é bom. Vamos vêr se o deixam trabalhar ( e sem resultados dentro do campo isso não vai ser possível)

  • mcthespecialone
    Posted Setembro 7, 2019 at 9:43 am

    Se a formação sempre foi prioridade porque é que se contratou um treinador (Keizer) que nunca deu grandes oportunidades aos jovens da academia, para iniciar um projeto que supostamente tem a formação como base?

    • pedrodasilva82
      Posted Setembro 7, 2019 at 12:08 pm

      Se calhar foi despedido por causa disso…

    • Mildio
      Posted Setembro 7, 2019 at 11:54 am

      A contratação de keizer teve essa linha de pensamento.. keizer estava cotado como treinador que apostava nos jovens, escola holandesa e mais nao sei que.. keizer começou por fazer isso. alias num dos primeiros jogos e para a liga europa jogou com um 11 de suplentes e miúdos.. em que o meio campo chegou a ser Bruno paz Miguel luis, pedro mendes na frente thierry etc.. por isso keizer começou bem.. muito bem.. o problema de keizer foi esta pre época e quando deixou de fazer essas apostas de risco e se acomodou.

      • mcthespecialone
        Posted Setembro 7, 2019 at 1:06 pm

        Apenas num jogo em que já estávamos apurados ou perto disso? E daí para a frente o que é que houve? Nunca houve uma aposta consistente. Além disso, eu não defendo uma equipa só composta por jovens da formação. Ninguém faz isso. Nem o Ajax. Mas há jovens que na época passada deviam ter tido mais minutos (Jovane, Bruno Paz, Daniel Bragança (antes do empréstimo), Miguel Luís, Thierry, etc).

        • josediogo
          Posted Setembro 7, 2019 at 2:28 pm

          Jovane foi tendo minutos, mas a sua inconsistência e muitas lesões (tão estranho num jogador tão jovem), foram retirando espaço.
          Bruno Paz começou a ter espaço e minutos até à lesão.
          Daniel Bragança impossível quando existe Bruno Fernandes.
          Miguel Luis é super banal.
          Thierry teve o tempo dele, tanto que resultou num belo negócio.
          Basicamente, precisamos de segurar e valorizar mais os jogadores com grande potencial.
          E os “mais ou menos” desta vida, ex: Thierry, aproveitar que fizeram uns bons jogos e vendê-los da mesma forma por valores que permitam recuperar o clube financeiramente.
          E mais, nenhum desses é um fora de série.
          Não basta apostar nos jovens só porque sim, é preciso que eles sejam bons jogadores.
          Esta geração que se avizinha tem muito mais potencial e será (esperemos todos), muito bem aproveitada.

          • mcthespecialone
            Posted Setembro 7, 2019 at 4:32 pm

            “NA ÉPOCA PASSADA”… Passou-te ao lado esta parte do meu comentário?

            – O Jovane não esteve lesionado uma unica vez no ano passado. No pouco que jogou até fez mais assistências do que o Raphinha.

            – É mentira que o Bruno Paz tenha tido minutos até à lesão. Fez 17′ naquele jogo com o Vorskla e nunca mais calçou. Esse jogo foi em Dezembro e ele fez a rotura em Abril.

            – Não faz sentido o Daniel Bragança sair só porque o Bruno Fernandes não saiu. São jogadores distintos e o Daniel até tem jogado a “6” na seleção sub21.

            – O Miguel Luís entrou bem com Keizer, marcou um golo ao Belém e a partir daí deixou de ser aposta só porque o Wendel recuperou mais rápido do que se pensava.

            – O Thierry só teve o tempo dele depois de não haver rigorosamente mais ninguém na sua posição. Na época passada, fez uns minutos na liga Europa. Tivesse ele mais minutos o ano passado e teria entrado mais preparado este ano.

            • Mildio
              Posted Setembro 7, 2019 at 8:49 pm

              Ainda não consegui perceber o conteúdo do teu comentário..
              mas quem é que tu estás a criticar??
              O varandas?? O keizer??
              Se é o keizer podes ficar sossegado e descansado que já foi despedido..
              se é o varandas não faz sentido nenhum.. é o varandas que treina?? Quem escolhe os convocados?? Quem escolhe o 11?? Quem decide quem entra e quem sai??
              Ele quer apostar na formação, quando viu que o treinador que tinha não o fazia decidiu despedi lo.. satisfeito??
              Isto já vale tudo para criticar o homem..

              • mcthespecialone
                Posted Setembro 7, 2019 at 11:29 pm

                Estou a criticar o Varandas como é óbvio. Quando escolhes um treinador tens de formular um perfil e estudar as características dos vários candidatos. Varandas deduziu que Keizer iria apostar na formação só porque treinou os jovens do Ajax e a sua equipa B. Uma amostra demasiado curta.

                Não é suposto perceber o perfil do treinador apenas depois de o veres a treinar a tua equipa e as coisas não correrem bem senão andas sempre a dar tiros nos pés e a pagar indemnizações a torto e a direito. Foi ai que Varandas falhou. Contratou um perfeito desconhecido. Até para ele que supostamente deve ter estudado o currículo do Keizer antes do contratar.

      • Estigarribia
        Posted Setembro 7, 2019 at 12:19 pm

        Mildio,

        No jogo com o Vorskla Poltava, na Liga Europa, foi o Pedro Marques que jogou esse jogo e não o Pedro Mendes.

        Saudações Leoninas

  • Mildio
    Posted Setembro 7, 2019 at 9:33 am

    Absolutamente de acordo com Varandas.. Por isso tem todo o meu apoio.. seria muito fácil calar os adeptos barulhentos e namoradas do bruno de carvalho, bastava comprar carradas de jogadores.. mas tal como o texto anterior, nem que comprasse o Ronaldo as coisas seriam fantásticas.. haveria sempre algo a apontar.. assim Varandas esta a sacrificar-se a si e aos seus em prol do futuro do clube.. As medidas populistas acabaram.. tomadas de decisão em cima do joelho acabaram.. Neste momento a um plano.. e da maneira forte que os adversários estão, não ha que ter medo em assumir que temos muito de trepar, temos muito que crescer e estabilizar, depois de anos e anos a afundar com as direções anteriores.. afundaram-nos desportivamente, sem resultados sem títulos.. afundaram-nos financeiramente, com ordenados absolutamente incomportáveis para a realidade do clube e realidade Portuguesa. afundaram-nos com o desinvestimento na academia o que levou a que a maioria dos jogadores que viriam para o Sporting agora preferem ir para outro lado, a academia não tem condições para evolução dos atletas.. é aqui que se tem de apostar.. e não me importo que os melhores jogadores de um determinado ano vão para o Benfica.. se ficarmos com o 4 melhor jogador dessa geração está óptimo, porque tem de ser na parte de desenvolver o jogador, criar bases humanas e psicológicas, desenvolver e corrigir certos aspectos do jogo de cada um para que consigam ser a base do Sporting durante as próximas décadas.. Porque nem sempre são os melhores que vingam na alta competição, por vezes são os Varelas desta vida que singram e não os Paims.
    Abram os olhos de um vez por todas sportinguistas.. ou mais vale fechar as portas..

  • JoaoMiguel96
    Posted Setembro 7, 2019 at 9:28 am

    Duvido este comentário em duas partes: primeiro a questão das guerras internas e depois a questão do avançado.

    As guerras internas no Sporting são uma questão desde há uns 20 anos, pelo menos. Nas vitórias ninguém diz nada, nas derrotas aparecem estes notáveis e ex-funcionários do clube constantemente a dizerem mal, a gravitarem em volta do clube para continuarem ou voltarem ao tachinho de sempre. Ficou com pior com a entrada de BdC no Sporting e ainda pior com a sua saída, dado o comportamento da falange de “adeptos” do Carvalhismo. Ninguém sobrevive neste clima de guerra constante e aqui, Varandas, apesar de muitas vezes não ter uma grande postura, esteve bem.

    Quanto à parte do avançado, a verdade é que um avançado centro de alta qualidade faz falta ao plantel. Se temos capacidade para dar 10 ou 12 milhões por um? Não sei, Varandas há de saber melhor. Se valia a pena o investimento? Se fosse um jovem de qualidade comprovada em ligas menores e com potencial para crescer e valorizar, porque não? Também é um caminho a seguir, o da valorização de ativos.

  • Estigarribia
    Posted Setembro 7, 2019 at 9:28 am

    Concordo plenamente com Frederico Varandas. Mais vale investir os 12 milhões de euros na revitalização da Academia de Alcochete do que ir torrar o dinheiro num avançado que podia muito bem vir a ser um flop. É muito mais importante termos uma Academia de Alcochete de volta àquilo que sabe fazer melhor, que é formar grandes jogadores, do que gastar o dinheiro mal gasto como foi no tempo daquela ‘mente brilhante’ que andou pelo meu Clube e destruir a formação, aquilo que era o ADN do Sporting Clube de Portugal.

    Saudações Leoninas

    • Leonidas
      Posted Setembro 7, 2019 at 11:41 am

      A destruição da formação do Sporting é muito anterior a BdC – nós perdemos imensa qualidade na estrutura na reestruturação financeira. Isso não desculpa a falta de projeto que teve para a formação mas os problemas do Sporting não começaram em 2013.

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 7, 2019 at 8:42 am

    Acho que fizeram bem, mas deveriam ter ido buscar mais um avançado na mesma, ou então sobem o Pedro Mendes. De qualquer maneira a prioridade tem que ser a formação, hoje em dia qualquer miúdo que dê uns toques na bola vale milhões, veja-se o caso do Thierry. É assim que o Sporting tem que fazer de quiser sair da crise financeira e aos poucos vai construindo uma equipa que consiga competir com os rivais.

Deixa um comentário