Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Silas: «Se ganharmos, claramente ficamos na luta pelo segundo lugar»

Concorda?

Silas foi questionado sobre o objectivo do Sporting para o resto do campeonato e, apesar de afirmar que o primeiro objectivo passa por vencer o próximo jogo, não se coibiu de dizer que uma vitória perante o FC Porto coloca os Leões na luta pelo 2.º lugar: “Desde que entrei aqui, senti que todos os jogos são muito importantes. É verdade que pode valer mais de três pontos, é um rival directo que luta por um objetivo comum. Mas vivo sempre o jogo de forma muito similar, não estou mais ou menos nervoso e ansioso para este jogo. Se fosse uma final da Champions League talvez fosse diferente, mas neste momento não. É um jogo muito importante, queremos ganhar e eles também. Mesmo que seja com o Alverca, é para ganhar, se não passamos por dificuldades. Estivemos muito afastados do pódio e agora estamos em terceiro lugar. O objetivo é apanhar o segundo e depois o primeiro. Estamos a trabalhar para isso e vamos jogar contra um candidato ao título. Se ganharmos, claramente ficamos na luta pelo segundo lugar”.

28 Comentários

  • Filipe Ferreira
    Posted Janeiro 4, 2020 at 5:12 pm

    Não sei se gosto deste discurso. A última vez que falou em apanhar o 2º e depois o 1º, perdemos. Ainda assim, claro que concordo, desde início que achava que o principal objetivo tinha que ser o 2º lugar, por garantir Champions, já que o 1º era e é impossível. Não acho o Porto tão forte como o Benfica, mas vai tendo mais regularidade do que o Sporting

  • Joao X
    Posted Janeiro 4, 2020 at 3:53 pm

    É claro.
    6 pontos, com a 2a volta completa por jogar, não são “nada”.
    Agora, o FC Porto é superior em todos os aspetos pelo que é muito improvável perder 6 pontos para o Sporting.

  • O Comendador
    Posted Janeiro 4, 2020 at 3:23 pm

    Eu não concordo nada com as leituras que estão a ser feitas destas declarações. Vamos lá a ver… ninguém acredita no plantel de Sporting e muita gente duvida do trabalho do Silas! Como é que se coloca pressão num plantel desacreditado?
    Resposta: não coloca.
    Estas declarações só vão colocar mais pressão sobre os jogadores do Porto, porque dizem: “se perdem o jogo, nós ainda vos apanhamos na classificação”.
    Pensem um bocado nisto…
    SL

    • mcthespecialone
      Posted Janeiro 4, 2020 at 5:39 pm

      Estas declarações valem zero para os jogadores do Porto. Neste momento, o Porto só olha para cima e não para quem está atrás. O que coloca pressão nos jogadores do Porto é a possibilidade de ficar a 7 do primeiro e não a possibilidade de ficar a 6 pontos de ser apanhado pelo terceiro.

  • DNowitzki
    Posted Janeiro 4, 2020 at 3:16 pm

    Exato! Fez muito bem!
    Sei quem já pegou nessas declarações e as pespegou no balneário.

    Até agora, Silas é só garganta.

  • Kacal
    Posted Janeiro 4, 2020 at 3:08 pm

    O problema é a mentalidade e consistência. Podem vencer-nos esta jornada, mas de nada vale caso percam com um Gil Vicente, com todo o respeito, na jornada seguinte. Há que ter mentalidade forte e de vitória todas as semanas e ter consistência em exibições e resultados.

    • coach407
      Posted Janeiro 4, 2020 at 4:43 pm

      Perder com o Gil Vicente é normal. O Sporting perdeu, mas o teu FC Porto também perdeu e o Benfica também ainda vai a Barcelos.

      Os 3 grandes já deveriam partir do pressuposto que não vão ganhar esses 3 pontos em Barcelos.

      O Sporting tem é de lutar contra equipas do seu campeonato, contra o Porto e assim ;)

      • Valderrama
        Posted Janeiro 4, 2020 at 6:08 pm

        Havia aqui um user quando saiu o calendário deste ano que dizia que ir a Barcelos era mais fácil que jogar em casa contra o Paços

      • Kacal
        Posted Janeiro 4, 2020 at 5:21 pm

        Percebo a brincadeira eheh, mas falando a sério nunca é normal qualquer um dos três “grandes” perder com o Gil Vicente, sobretudo um acabado de voltar à 1ª Liga e com um plantel novo. Pelo menos não deveria ser normal e o Sporting tem obrigação de vencer jogos desses com o plantel que tem, mesmo que seja inferior ao dos rivais.

        • coach407
          Posted Janeiro 4, 2020 at 7:09 pm

          Não sei se é assim tão anormal perder com o Gil. Tivemos longe da 1a liga vários anos, mas não me esqueço. O Vítor Pereira nas 2 épocas no Porto só teve 1 derrota. Sabes onde? Em Barcelos, pois claro. Curiosamente, nessa época também eliminámos o Sporting na Taça da Liga (o Gil foi à final nesse ano). Para fechar o lote das vítimas, o Benfica também não ganhou no campeonato em Barcelos.

          Aliás, o Vítor Pereira nunca ganhou em Barcelos porque no jogo da outra época em que lá esteve (a seguinte) ficou 0-0.

          Só para tu veres o quão lixado é um grande jogar contra o Gil Vicente até quando estávamos na II Liga conseguimos chatear os grande. Nós na época do Villas Boas estávamos na II Liga, conseguimos chegar à Taça da Liga, ficámos no grupo do Porto, na última jornada o Porto tinha de vencer obrigatoriamente, vão a Barcelos e… 2-2! Aliás, o melhor marcador dessa Taça da Liga até foi o Hugo Vieira do Gil.

          Mas se puxares a fita ainda mais atrás ao tempo que o Gil estava outra vez na 1a liga (até 2005/06) vês que nessa época o Gil ganhou ao Benfica 2-0 e empatou 2-2 com o Sporting (desta vez, o Porto lá sacou um 1-0 em Barcelos…). Foi nesse ano a palhaçada do Caso Mateus.

          Isto para concluir que todas as santas épocas algum dos grandes escorrega contra o Gil Vicente e, normalmente, não é só um.

          Em 04/05 foi o Benfica, em 03/04 foi 2-0 ao Porto, 1-1 com o Sporting (em Barcelos só ganhou o Benfica 2-1 nos últimos minutos). Em 02/03 1-0 contra o Sporting em casa e 0-3 em Alvalade. Benfica e Porto perdemos, mas no jogo contra o Porto em casa o Gil estava a perder 4-1 e levou o jogo até ao 4-3. Acabou 5-3, Jankauskas aos 87′. Deu para soar. Era o treinador… Vítor Oliveira.

          01/02 escorregou o Sporting.

          2000/01 só o Sporting não perdeu pontos. O Benfica até só fez 1 ponto nos 2 jogos. E em Barcelos levaram 3-0.

          99/00 2-1 ao Porto (pelo Porto marcou o nosso Drulovic), o Sporting também só empatou (e em Alvalade também).

          E pronto em 98/99 o Gil estava na II Liga ainda… mas achas que acabou???? Claro que não. Apanhámos o Sporting na Taça de Portugal, jogo em Barcelos e adivinha quem…? Pois, Gil Vicente. 3-2 ali na beiça.

          E mesmo em 97/98 éramos tão, mas tão chatos que fomos apanhar o Benfica nos quartos da Taça de Portugal e adivinha… o jogo foi em Barcelos… e… Não, desta vez ficou 1-1 e o Benfica resistiu ao prolongamento. Na altura, não havia grandes penalidades. Era nova ronda em casa do outro. Na Luz o Benfica lá teve sorte e ganhou 1-0.

          É preciso recuar a 96/97 para vermos o Gil a não incomodar os grandes. E isto entre aspas porque o Porto foi a Barcelos na Taça de Portugal e só ganhou 1-0 no prolongamento.

          Acho que a amostra já é grande o suficiente para provar que aqueles 3 joguitos em Barcelos contra Benfica, Porto e Sporting nunca dão 3 derrotas. É normal ir a Barcelos e escorregar. Alguém terá de ser. Há 33% de probabilidade para cada um ahahah isto quando é só 1.

          • Kacal
            Posted Janeiro 4, 2020 at 10:38 pm

            Contando com as melhores competições, Liga e Taça de Portugal, o Porto venceu 13 jogos e perdeu 5 em 21 jogos. O Benfica venceu 14 jogos e empatou 5 em 21 jogos. E o Sporting venceu 10 e empatou 5 em 21 jogos.

            Realmente o Sporting perdeu 6 vezes em Barcelos, mas também Porto e Benfica foram mais fortes no geral da história. E o Sporting se quer acompanha-los não pode perder tantos pontos em campos como Barcelos e com o plantel que têm exige-se mais contra esses adversários.

            • coach407
              Posted Janeiro 4, 2020 at 11:10 pm

              Eu estava a brincar, mas por acaso até corresponde mais ou menos à realidade.

              Esses dados só reforçam o que eu disse. A probabilidade de ir a Barcelos e não ganharem é de 33%. Foi um número lançado muito a olho, mas trouxeste mais rigor à coisa e, curiosamente, eu não tinha razão… porque os números são ainda superiores aos 33% para todos os 3 grandes!

              Com os teus números, a probabilidade do Porto não ganhar em Barcelos é superior a 38%. O Benfica é 33,3(3)% e mesmo superior a 52%, o que é impressionante!

              Claro que quando falei em perder 3 pontos garantidamente estava a gozar, estas equipas têm poucas derrotas no campeonato inteiro quanto mais perderem sempre em Barcelos. Eu falo de empatar ou perder, o vulgo “escorregar”.

              Os números do Sporting são ridiculamente maus (nenhum grande em Portugal pode escorregar a maior parte das vezes que vai a um estádio de uma equipa que luta para não descer ou está mesmo na II Liga), mas os números do Benfica e do Porto são igualmente péssimos.

              Não podes não ganhar 7/8 jogos em 21 contra o Gil Vicente.

              É o que eu digo. Há sempre algum grande a cair lá todas as épocas e normalmente é mais que um. Este ano foram 2 em 2, mas essas contas demonstram que é quase impossível não cair sempre pelo menos 1.

              Estas equipas escorregam mais em Barcelos que na média dos jogos fora contra os outros adversários e isto inclui os rivais em que certamente ganham bem menos de que contra o Gil. Ainda assim, quando juntamos os outros clubes a média é bem inferior. O Sporting não escorrega em mais de metade dos jogos fora nem o Porto e Benfica escorregam com uma frequência igual ou superior a 1 em cada 3 jogos. É muito.

              • Kacal
                Posted Janeiro 4, 2020 at 11:44 pm

                Lá está, é péssimo para os 3 mas estamos em sintonia que não devem perder tantos pontos em Barcelos e terrenos similares, têm obrigação de mais. Foi isso que quis dizer, mas quando falei em Barcelos no Sporting foi apenas por ser a derrota mais recente num campo do género.

                • coach407
                  Posted Janeiro 5, 2020 at 12:43 am

                  Sim, eu só aproveitei para brincar porque sou gilista e porque realmente o Gil ganhou ao Porto e ao Sporting esta época pelo que está com uma eficácia de 100%. Um clara brincadeira.

                  Depois é que me apeteceu aprofundar o caso porque por acaso é um caso engraçado este do Gil Vicente. Nunca foi uma equipa de lutar pela Europa sequer, mas a verdade é que contra os grandes são duros de roer. É que se fosse só 1 ou se escorregassem muito contra outras equipas do mesmo nível do Gil… mas não, escorregam muito mais do que o normal e são os 3. Nenhum se pode rir. Isto demonstra que há aqui uma certa mística no Gil para cantar de galo contra os grandes.

                  Esta é antiga, mas é certa. O Gil Vicente garante sempre a manutenção contra os grandes. Sempre. Todos os anos é a mesma coisa.

                  Aliás, repara que o Gil em 14 jogos só ganhou 4… 2 foram contra Porto e Sporting. Se o Gil tivesse feito o normal teria menos 6 pontos e estaria em… penúltimo com os mesmos pontos do Paços.

                  Assim vai fazendo um campeonato regular (4 vitórias, 5 empates e 5 derrotas).

                  O Gil Vicente é muito forte em casa. Tem um dos melhores relvados do campeonato (foi eleito o 2° melhor) e ainda não tem qualquer derrota em casa no campeonato, apesar de já ter recebido FC Porto, Sporting, Braga e V. Guimarães. Aliás, o Braga e o V. Guimarães tiveram muita sorte em não terem perdido também. O Gil poderia ter conseguido bem mais.

          • Kacal
            Posted Janeiro 4, 2020 at 10:20 pm

            Pensei que estivesse a brincar, mas na teoria é normal perder em Barcelos? Percebo os argumentos e o que disseste são jogos reais, mas na TEORIA não é normal perder em Barcelos contra o Gil Vicente e havendo mérito, para mim há sempre demérito também dos três “grandes” porque se têm plantéis superiores e obrigação de lutar pelo título, têm que vencer em Barcelos, se não vencem é por incompetência por mais mérito que o Gil tenha.

  • mcthespecialone
    Posted Janeiro 4, 2020 at 2:48 pm

    A pressão estava do lado do Porto porque se não ganha fica a 6 ou a 7 do primeiro lugar. Com isto, Silas lança também pressão sobre a sua própria equipa visto que apesar da afirmação ser óbvia, não precisava de ser dita pelo próprio treinador. A vertente comunicacional é também uma das razões que me leva a desejar a saída do Silas no final da temporada. Desde que chegou têm sido várias as declarações mal geridas. E não me venham dizer que isto demonstra a necessidade de reformar o departamento de comunicação porque isso não ia mudar nada. O Silas é uma pessoa que pensa sobretudo pela sua cabeça. Diz o que acha sem filtros. Dificilmente deixa influenciar o seu discurso por qualquer departamento pelo que a qualidade dessas estruturas pouco conta neste caso.

  • Antonio Clismo
    Posted Janeiro 4, 2020 at 2:46 pm

    O Sporting tem que parar de pensar que pode competir pelo título neste momento. O Braga neste momento tem mais estabilidade e condições de discutir o título do que o Sporting e ninguém ouve ninguém a falar das chances do Braga ser campeão.

    O Sporting precisa de um ano zero, onde possa destruir para voltar a construir bem.

    A Liga portuguesa está bastante polarizada e os lugares champions já estão garantidos pelos clubes do costume. O Sporting não pode competir contra isso. Pelo menos por agora.

    O Porto está sem dinheiro e com uma equipa cara e envelhecida que não vai durar muito tempo. O Sporting tem que ser inteligente e formar uma equipa vencedora com um plano a 2, 3 anos e só assim poderão algum dia passar de ser o crónico 3º Lugar.

    O Sporting precisaria sempre de alguns anos de transição depois da gestão errática do Bruno Carvalho. Basicamente quis comprar um Ferrari e usou todo o seu dinheiro, pediu emprestado ao banco, aos pais, aos irmãos, aos vizinhos e até adiantou o seu plano de reforma para conseguir comprar o tal Ferrari. Mas conseguiu comprá-lo, o problema é que o estampou na primeira semana e agora a conta ficou para esta direcção pagar.

    É preciso tempo a arrumar a casa. É preciso começar da base e socorrer-se das pessoas certas. Na minha opinião, não acredito que o Hugo Viana seja a pessoa certa para a posição dele, mas pronto.

    É preciso trazer profissionais com ambição e fome de ganhar.

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Janeiro 4, 2020 at 2:56 pm

      Ano zero? Era este ano, onde o treinador que tinha vencido dois títulos recebeu uma equipa que não tinha sofrido muitas alterações. Ao contrário do Porto, por exemplo.
      O problema é que foi humilhado pelo Benfica. E isso, na mente de muitos sportinguistas, pesa muito.
      Isso do ano zero é muito bonito mas não se dá tempo a ninguém. Peseiro estava a construir uma equipa e foi corrido. Keizer começou este ano mal… e foi corrido. Silas também precisa de um ano zero? Está a ter neste momento: está a conhecer a equipa e a implementar as suas ideias.

      • Antonio Clismo
        Posted Janeiro 4, 2020 at 4:47 pm

        Nenhum clube lá chega sem estabilidade. É preciso investir nas áreas certas e nas pessoas certas.

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Janeiro 4, 2020 at 2:38 pm

    Por um lado não é descabido ele pensar isso uma vez que, nesse cenário, fica a 6 pontos. Por outro lado, num campeonato em que as surpresas são elas mesmas uma surpresa, 6 pontos, não sendo impossíveis (ainda a época passada aconteceu), também não são facilmente recuperáveis.

    Curiosa a referência ao Alverca quando quis dar o exemplo de que seja contra grande ou “pequeno” a mentalidade é a mesma na medida em que está fresca a eliminação às”mãos” deste. Mais valia ter optado pelos tradicionais Carcavelinhos ou Passarinhos da Ribeira:)

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Janeiro 4, 2020 at 2:31 pm

    Apesar de ser irreal colocar o Sporting a lutar pelo 2.º, o discurso tem de ser olhar para cima. No entanto, não gosto que se coloquem estas metas precisas. Muito menos antes de um jogo desta dimensão. É um erro comunicacional, mas já se percebeu que não é a área do Silas.

    • Fantantonio
      Posted Janeiro 4, 2020 at 7:17 pm

      Se não disser isto, o que vai dizer? Em terceiro já está e a época vai a meio, se não disser que quer chegar a segundo, vai dizer o quê? Que o Sporting está no lugar que merece e já está bom ir à Liga Europa?

    • Meu nome é Toni Sylva
      Posted Janeiro 4, 2020 at 6:23 pm

      É a área de quem? Ninguém no Sporting comunica como deve ser. Este ao menos diz ao que vem e defende-se sem atacar ninguém.

    • Francisco Torgal
      Posted Janeiro 4, 2020 at 3:15 pm

      Acho que o erro comunicacional seria não ter esta ambição. Por mais que a equipa do Sporting seja teoricamente inferior à do Porto é uma meta alcançável, sendo que se se conformar com o 3º lugar as coisas podem ainda correr pior. Ao contrário do que dizes acho que aqui esteve bem no que disse.

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Janeiro 4, 2020 at 3:01 pm

      O Sporting tinha e tem plantel para lutar pelo segundo lugar. Bastaria ter vencido o Rio Ave e o Famalicão para estar em igualdade pontual com o Porto neste momento. E não me digam que o plantel do Sporting não é suficientemente bom para vencer, em casa, as equipas que citei. Era só o que faltava.
      Acho que o Silas está a falar bem. Há muita “frescura” em alguns jogadores do Sporting. Muita falta de profissionalismo. Dão pouco. Sporting pode perder contra o Porto? Pode, mas… tem de dar o máximo tendo em conta a distância pontual a que poderá ficar caso vença.

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Janeiro 4, 2020 at 4:22 pm

        Correcção: não estaria em igualdade pontual mas estaria a apenas 3 pontos antes deste jogo. No fundo, teria condições para igualar o Porto.

Deixa um comentário